Edicao 2555

12
Cultura jovem japonesa Semana do Comércio A 19ª edição do evento que promove a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais do setor será realizada entre os dias 9 e 15 de julho. Espaço denominado Ninja, no bairro Niterói, reúne simpatizantes dos seriados de anima- ção, de quadrinhos e de séries de televisão da terra do sol nascente. Canoas, 5 a 11 de julho de 2013 Edição n° 2555 Fundado em 29.07.66 R$ 1,50 Última página. Pág. 7 ROTINA NAS PARADAS CANOENSES Longa espera por ônibus lotados Pág. 5 Convite para Missa de 7º Dia de Falecimento Jussara (esposa), Fernando, Vinicius e Leonardo (filhos), Alessandra (nora), Jussara, Tamir, Bete e Tânia (irmãos), conjuntamente com netos, sobrinhos, demais familiares e amigos, convidam para Missa de 7º Dia de Falecimento de Luiz Carlos dos Santos Valdez (Caio) a realizar-se dia 05/07/2013, às 18h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Rua Tamoio, n. 3285, Canoas-RS. “Dentro dos nossos corações vai ficar um sentimento de saudade, uma palavra de esperança e a chama viva do teu amor”. Canoas, 5 de julho de 2013. Convite para Missa de 7º Dia de Falecimento GIACOMINI & VALDEZ ADVOGADOS ASSOCIADOS, por seu sócio fundador Vinicius Ludwig Valdez e sócio Dani Giacomini e demais funcionários e colaboradores, convida para Missa de 7º Dia de Falecimento do Sr. Luiz Carlos dos Santos Valdez (Caio) a realizar-se dia 05/07/2013, às 18h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Rua Tamoio, n, 3285, Canoas-RS. “Sāo nos momentos difíceis que Deus testa nossa fibra e nossa força”(LCSV). Canoas, 5 de julho de 2013.

description

 

Transcript of Edicao 2555

Page 1: Edicao 2555

Cultura jovem japonesa Semana do ComércioA 19ª edição do evento que promove a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais do setor será realizada entre os dias 9 e 15 de julho.

Espaço denominado Ninja, no bairro Niterói, reúne simpatizantes dos seriados de anima-ção, de quadrinhos e de séries de televisão da terra do sol nascente.

Canoas, 5 a 11 de julho de 2013

Edição n° 2555Fundado em 29.07.66

R$ 1,50

Última página. Pág. 7

ROTINA NAS PARADAS CANOENSES

Longa espera por ônibus lotados

Pág. 5

46anos

Convite para Missa de 7º Dia de FalecimentoJussara (esposa), Fernando, Vinicius e Leonardo (filhos), Alessandra (nora), Jussara, Tamir, Bete e Tânia (irmãos), conjuntamente com netos, sobrinhos, demais familiares e amigos, convidam para Missa de 7º Dia de Falecimento de

Luiz Carlos dos Santos Valdez

(Caio)a realizar-se dia 05/07/2013, às 18h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Rua Tamoio, n. 3285, Canoas-RS.

“Dentro dos nossos corações vai ficar um sentimento de saudade, uma palavra de esperança e a chama viva do teu amor”.

Canoas, 5 de julho de 2013.

Convite para Missa de 7º Dia de FalecimentoGIACOMINI & VALDEZ ADVOGADOS ASSOCIADOS, por seu sócio fundador Vinicius Ludwig Valdez e sócio Dani Giacomini e demais funcionários e colaboradores, convida para Missa de 7º Dia de Falecimento do

Sr. Luiz Carlos dos Santos Valdez

(Caio)a realizar-se dia 05/07/2013, às 18h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Rua Tamoio, n, 3285, Canoas-RS.

“Sāo nos momentos difíceis que Deus testa nossa fibra e nossa força”(LCSV).

Canoas, 5 de julho de 2013.

Page 2: Edicao 2555
Page 3: Edicao 2555

CANOAS, 5 A 11 DE JULHO DE 2013 I POLÍTICA I O TIMONEIRO I 3

ACELERANDO Todos indicadores políticos apontam o desejo do prefeito

Jairo Jorge (PT) à presidência do partido e, posteriormente, em abril do ano que vem, desligar-se da Prefeitura para concorrer a outro cargo.

Seus adversários dizem que ele irá concorrer a deputado federal na busca de Foro privilegiado. Mas ,tomando providên-cias para promover a imagem da Prefeitura, continua lançando, agora semanalmente, o Jornal da Prefeitura Canoas, que meses antes era chamado de Jornal de Canoas. Já foram 67 edições.

Quem examina o jornal de propaganda do governo Jairo Jorge verifica no expediente que a tiragem é de 90 mil exem-plares impresso na gráfica da RBS - ZERO HORA, ao custo, de impressão não informada, mas que deve ser de 40 mil reais. Além da quantidade imensa de jornalistas e fotógrafos que deve custar outros 40 mil reais.

Ao todo, as 67 edições da propaganda do governo já cus-taram aos cofres dos canoenses aproximadamente 2 milhões e 680 mil reais.

Essa FORTUNA de 2 milhões e 680 mil resolveria o déficit de 10 mil crianças sem creches ou viabilizaria a compra de me-dicamentos que estão faltando nas farmácias básicas.

Em matéria de jogar dinheiro público fora, na promoção pessoal e partidária dos dirigentes, Canoas está batendo recordes.

CAIO VALDEZ Com o aumento da idade a gente vai perdendo grandes ami-

gos e companheiros de caminhada. Nessa semana, juntamente com os familiares e demais amigos, nós, da turma do cinquen-tenário de formandos do ex-externato São Luis, hoje Centro Educacional La Salle, fomos prestar nossa última homenagem ao Luiz Carlos Valdez, que aprendemos a conhecer por Caio.

Canoense nascido na rua Coronel Vicente, próximo à Igreja, conosco formava a turma de alunos do Irmão Fidélis. Era um ponteiro esquerdo da melhor qualidade, mas o que sempre des-tacou Caio foi sua lealdade e solidariedade.

Todos nós, uma ou mais vezes, tivemos comprovado o espírito cristão e solidário de Caio. Quando alguém estava com problemas, não precisava chamá-lo, ele batia na porta para oferecer a mão amiga, o conselho protetor e o estímulo entusias-mante. Para alguns, a presença do Caio foi indispensável, em horas dificílimas, quando faltava base até para sobrevivência, física e psicológica.

Ele sempre foi um lutador, nunca pedia benesses, e estendia a mão para erguer e auxiliar os amigos. Enfrentou com gran-deza as dificuldades da vida, as normais e as excepcionais. Sua voz não se erguia para lastimar. Aliás, o tom sempre de Caio só erguia a voz para gritar o gol do Grêmio, ou do La Salle, ou do expressinho São Luís, todos patrimônio do seu carinho. Suas críticas, sempre em voz suave, vinham acompanhadas de propostas viáveis e decentes. Seu apoio era sempre produzido pela dignidade das ações e a clareza dos princípios.

Não me canso de repetir: o Caio não tinha interesses, ele tinha princípios. Coisa muito rara no mundo de hoje.

Neste sábado nos despedimos do grande amigo, que deixou uma marca e uma trajetória que engrandece a todos os homens e mulheres de boa vontade e o desejo de agradecermos a Deus pelo privilégio de por muitos anos convivermos com ele.

[email protected]

Quaisquer semelhanças com fatos, dados, nomes ou pessoas conhecidas, relacionados com esta estória, é simplesmente mera coincidência, ou produto da inteligência fantasiosa ou excepcional do leitor.

Cidade do Faz de ContaCORRENDO DA RUA

MARQUETEIRO – Chefe, estamos com um problema. Temos gente demais contratada para CC (cargo em comissão), maioria deles fora do que manda a lei, e precisamos achar uma alternativa para justificar essa quantidade enorme de protegidos.

PREFEITO - Já chamei o departamento jurídico e vamos criar algumas funções novas para dar visibilidade a essas pessoas. No setor da saúde, que é o que tem mais reclamações, vamos criar um serviço de prontoatendimento de telefonia e colocar esses nossos bravos companheiros nas seguintes funções:

a) Oito deles, cada um operando 3 horas, com atendimento de tempo integral, por telefone, delimitado para receber as solicitações das pessoas com mais de 60 anos de idade do sexo masculino.

b) Oito deles, cada um operando 3 horas, com atendimento de tempo integral, por telefone, delimitado para receber as solicitações das pessoas com mais de 60 anos de idade do sexo feminino.

c) Oito deles, cada um operando 3 horas, com atendimento de tempo integral, por telefone, delimitado para receber as solicitações das pessoas que moram na zona leste da cidade.

d) Oito deles, cada um operando 3 horas, com atendimento de tempo integral, por telefone, delimitado para receber as solicitações das pessoas que moram na zona oeste da cidade.

e) Oito deles, cada um operando 3 horas, com atendimento de tempo integral, por telefone, delimitado para receber as solicitações das pessoas 50 e 60 anos do sexo masculino.

f) Oito deles, cada um operando 3 horas, com atendimento de tempo integral, por telefone, delimitado para receber as solicitações do sexo feminino.

g) Oito deles, cada um operando 3 horas, com atendimento de tempo integral, por telefone, delimitado para receber as solicitações das pessoas de 30 e 50 anos do sexo masculino.

f) Oito deles, cada um operando 3 horas, com atendimento de

tempo integral, por telefone, delimitado para receber as solicitações das pessoas de 30 e 50 anos do sexo feminino.

i) Oito deles, cada um operando 3 horas, com atendimento de tempo integral, por telefone, delimitado para receber as solicitações das pessoas até 30 anos.

MARQUETEIRO - Mas quero salientar, chefe, que isto é pouco, porque temos quase 200 pessoas sem fazer nada e além da cota legal.

PREFEITO - Então vou mandar adicionar no projeto o seguinte: Para cada um daqueles setores, mais duas pessoas pelo mesmo turno de 3 horas, para transcreverem as solicitações para o computador e remeter para a secretaria.

MARQUETEIRO - Já que vamos conseguir fazer estas colo-cações e que a população vai gostar porque vai dar impressão de melhor atendimento e nossos companheiros trabalhando apenas 3 horas por dia, vão ter oportunidade de trabalhar pelo partido, entregar os jornais das nossas campanhas de promoção dos nossos líderes, e também buscar apoios financeiros, aquelas “contribuições espon-tâneas”. Mas eu queria lhe solicitar pra criar mais alguns cargos, já tenho aqui preparado a relação:

a) são 24 cargos para apoiadores de mobilizações sociais, cada um trabalhando 3 horas por dia, cobrirá a cidade toda com pessoas na rua, nossos companheiros, com bom salário, para fazer as promoções do nosso governo e do nosso partido.

SECRETÁRIO DA FAZENDA - Podíamos também criar 24 cargos para as pessoas andarem pela cidade, vendo os terrenos baldios para localizarmos os donos, se forem vivos, para propor compra ou se já tiverem há muito tempo sem contato com imóvel, pra gente preparar usucapião a nossos companheiros.

PREFEITO – Ótimo, SECRETÁRIO, reunião amanhã na minha casa para batermos o martelo. Lá a segurança é garantida.

ROTARY CLUBA cobertura da posse da governadora LORENI FEISTLER

ocorrerá em 7 de julho de 2013 (domingo), no Salão de Eventos da FIERGS, a partir das 12h30min.

A governadora é rotariana do Rotary Club Canoas Integração e terá sua gestão de julho de 2013 a junho de 2014, sendo de sua jurisdição o Distrito 4670 de Rotary Internacional, compreendido os municípios da Região Metropolitana, Vale dos Sinos, Litoral e Serra, abrangendo 59 Rotarys.

TERCEIRIZAÇÃO O juiz Alexandre Roque Pinto, substituto da 5ª Vara do

Trabalho de João Pessoa, concedeu a antecipação de tutela, em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho, proibindo o Governo do Estado da Paraíba de terceirizar mão de obra na atividade fim dos serviços, equipamentos, hospitais, postos e das unidades de saúde de todo o estado, por meio de celebração de qualquer espécie contratual, convênio ou termo de cooperação técnica. A proibição se estende a contrato de gestão pactuada e contrato celebrado com cooperativas ou congêneres.

Segundo a decisão do juiz, deve-se entender como inte-grantes da atividade fim na área de saúde os serviços prestados por qualquer profissional da área de saúde, como médico, odontólogo, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, etc.

Na última semana, a Prefeitura de Canoas assinou convê-nio com o Hospital Nossa Senhora das Graças, terceirizando os serviços de saúde em vários setores. Será que resiste a um exame do Judiciário?

ELEIÇÕES LIMPASO Conselho Federal da OAB, com a participação da Confe-

rência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) lançou, no dia 24 de junho, o movimento “Eleições Limpas”, campanha nacional que visa coletar 1,5 milhões de assinaturas em defesa da reforma política e pelo combate à corrupção.

A OAB/RS já iniciou a coleta de assinaturas, durante o debate sobre a reforma política, em Porto Alegre, bem como já tem disponível em seu site, link da página “Eleições Limpas” (http://eleicoeslimpas.org.br/), que apresenta mais detalhes sobre o tema.

A OAB Subseção Canoas também aderiu à campanha e está mobilizada a fim de coletar assinaturas em apoio ao projeto por eleições limpas.

Fonte=(http://www.oabrs.org.br/noticia-12526-oabrs-adere-campanha-pela-coleta-15-milhoes-assinaturas-em-defesa-da-reforma-politica)

MARINA SILVAOs lutadores pela formação da Rede Sustentabilidade conti-

nuam coletando assinaturas de autorização para criação. Ontem a advogada Gisele Uequed, uma das organizadoras do

grupo, exibia com satisfação a pesquisa realizada em Salvador – Bahia, onde mostrava Marina Silva como uma das favoritas para a Presidência da República.

PEDRO SIMONO senador Pedro Simon (PMDB-RS) é o entrevistado do

jornalista Geneton Moraes Neto na próxima edição do programa Dossiê Globonews, que vai ao ar no dia 6 de julho, às 21h05min e será reprisado no dia seguinte, domingo, às 17h05min.

Gravado dia 16 de maio passado, no seu gabinete em Brasília, antes das manifestações de massa que surpreenderam o Brasil, Simon fala sobre sua vida pública e os apelos que tem feito, em vários discursos, sobre a necessidade do povo ir às ruas para garantir as mudanças no país.

PLEBISCITOIncompetência do governo Dilma teve que recuar. A presidenta

não entendeu nada do grito popular e pensa que pode enrolar.

LUÍSAEu e Rosemary, juntamente com a avó materna Naira, não

tínhamos espaço para a nossa alegria e felicidade com a chegada da filha de Jorge e Susi.

Nossa outra neta Yasmin tem agora uma parceira para o co-mando de seus dominados lá em casa.

CANOASPREVO forçado débito da Prefeitura com o Canosprev chega a 8

milhões de reais.Isso sem pagar juros nem correção monetária, ou seja, é a

Prefeitura prejudicando os funcionários.

SANTA CASAComo o Canoasprev não está fazendo em dia os pagamentos

do Hospital Santa Casa, de Porto Alegre, essa pode romper o convênio para o tratamento com os funcionários da Prefeitura de Canoas.

O calote da Prefeitura prejudica o crédito do Canoasprev. Funcionários já se movimentam para exigir a eleição do presidente do Canoasprev pelo voto de funcionários e não pela nomeação politico-partidária do “toma lá, dá cá” do governo Jairo Jorge (PT).

Page 4: Edicao 2555

Praça Emancipação

Os governos estão fazendo de conta que não entenderam o recado claro vindo das ruas de que o País não mais vai tolerar de seus representantes e eleitos práticas que não sejam limpas e éticas no serviço público. Reagem ao apelo popular da mes-ma maneira com que fizeram política até hoje, com

discursos cheios de for-ma e vazios de conteú-do. Na prática, pouco ou quase nada mudou, ainda. Mas o amadure-cimento da Democracia passa também por isso, pois é necessário que o cidadão saiba que para se fazer ouvir e respeitar não basta ser politizado só em algumas épocas. É obrigatório que todos

sejam vigilantes, críticos e construtivos em tempo integral. È claro que os grupos que hoje constituem o poder não vão abrir mão facilmente de suas re-galias e facilidades. Portanto, é importante que os brasileiros saibam ler nas entrelinhas dos discursos cheios de demagogia e hipocrisia o que realmente é real e verdadeiro e que mantenha a mobilização. Se não for mais nas ruas, que seja no trabalho, na escola ou em casa, se interando das novidades e debatendo os principais assuntos referentes ao futuro do País.

4 I O TIMONEIRO I OPINIÃO I CANOAS, 5 A 11 DE JULHO DE 2013

Editorial

Discursos vazios

Diretor: Feres Jorge UequedRedator: Émerson VasconcelosDiagramação: Sinara DutraColaboradores: Daltiva UequedCirculação: Celço Andreotti Redação: Av. Victor Barreto, 3056/3º andarSala 314 - Centro - Canoas - RS - Cep 92010-000Circulação SemanalFechamento comercial: Quintas-feiras, às 14 horasIMPRESSO: Gazeta do Sul S/A - Rua Ramiro Barcelos, 1.206Santa Cruz do Sul-RS.Filiado a ADJORI/RS Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não traduzindo obrigatoriamente a opinião do jornal.

Editado por: CEDRO - Editora e Empresa de Comunicação Ltda. CGC/MF 02.347.932/0001-30

Fone/fax: 3032.3022 - 3472.3022 e-mail: [email protected]

site: www.otimoneiro.com.brEscritório comErcial Porto alEgrE

AV. CARLOS GOMES, 126/207 - HIGIENÓPOLIS - F.:8415.3142

Desde 1966 relatandoa história de Canoas

“É importante que os brasileiros saibam ler nas entrelinhas dos discursos cheios de demagogia e hipocrisia...”

Estamos vivendo uma era de apatia, de acomoda-ção, de conivências absolutas. Não há na maioria das pessoas, nas diversas classes, senão um sentimento de descaso, omissão e indiferença.

É fácil verificar, nos meios de comunicação, em qualquer dia, que os absurdos se multiplicam, A cor-rupção ninguém mais liga. A criminalidade é usual. Atropelar não é problema. O individualismo e o egoísmo se tornaram normais. Ser bem sucedido é conseguir al-cançar os objetivos, é vencer a qualquer preço. A sede, a ganância de ter e poder não tem limites.

Não existe vergonha, a educação desapareceu.A lealdade, a honestidade e a ética se tornaram

raras, senão tolas.A honradez e a dignidade viraram coisas ridículas.Cumprir compromissos é difícil, o mais comum

é não fazê-lo.Nos ônibus, trens e outros transportes coletivos, o

que mais se vê é a conduta antissocial, vinda de todas as idades.

E isto se reflete na política, como uma praga avassa-ladora. O que é falado ou prometido, é só para constar ou mais ainda, para ludibriar. As explicações e as mentiras são a tônica. A desfaçatez ardilosa e cotidiana é o cenário permanente. A incompetência e a corrupção assumiram proporções avassaladoras; desde as menores até as mais altas esferas. Elas campeiam serenas, numa seara cada vez mais fértil, crescente e receptiva.

E não faltam aqueles, investidos de cargos e pode-res, que não encontram meios de combater este estado absurdo de coisas. E que são única e exclusivamente marionetes da destrambelhada falta de vergonha, ou da ganância ou extremo mau caratismo. Que além de nada fazerem ainda facilitam mais e mais a flagrante e vergonhosa desordem tupiniquim; quando dizem que leis não podem ser mudadas. Decerto quem as fez foram extraterrestres, que sumiram no espaço.

*Colaborador

O que me levou a lhe escrever esta mensagem foi a covardia do prefeito Jairo Jorge, que cercou com gradis os acessos ao paço municipal, isolando inclusive a praça Emancipação, localizada em frente à Prefeitura, do outro lado da rua 15 de Janeiro.

Em Porto Alegre, as manifestações são muito mais intensas com um número muito maior de mani-festantes, e nem por isso o prefeito Fortunatti privou a população porto-alegrense de acessar a praça e concentrar-se em frente à Prefeitura da Capital.

As reivindicações dos canoenses são muitas, mas acredito que a área da saúde é a mais precária, na qual o Prefeito acredita que resolverá os problemas contra-tando uma empresa de teleagendamento, cujo o valor da contratação é mantido sob sete chaves. Por favor, saúde se faz com médicos e hospitais.

O próprio Prefeito reconhece o caos da Saúde em nosso município, pois, há alguns meses, quando precisou de tratamento médico, buscou atendimento em hospital da Capital.

Cabe ressaltar que o nome da praça é Emanci-pação, cujo o significado do termo é “tornar livre ou independente”, portanto, revela-se totalmente contra-ditório o ato de cercar a praça.

Por fim, peço ao Prefeito que não prive a popula-ção da praça Emancipação, pois esta é do povo!

*Cidadão canoense

Aonde queremos chegar?

Julio C. Vargas Neto*

Henrique Ilha*

“A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um indivíduo ou de uma nação”. Oscar Wilde, escritor irlandês conhecido como defensor da arte, nos ofereceu este pensamento comprometido com a luta de todos pela felicidade.

Este passo, representado pela insatisfação generali-zada, se não foi o primeiro, de qualquer modo poderá vir a ser reconhecido como um largo passo na direção de um futuro que, embora ainda distante, será de mais justiça.

Neste episódio, onde talvez hajam sido lançadas sementes de frutos cívicos duradouros, há detalhes que merecem considerações à parte: a hipocrisia oficial e certa condescendência dos “líderes” da insatisfação. Gover-nantes se “fingindo de mortos” supostamente surpresos,e fazendo de imediato o que já deviam ter feito; e “líderes” da insatisfação aceitando dialogar com governantes que, fossem legítimos, teriam evitado a própria insatisfação se houvessem cumprido suas obrigações. Então, conversar sobre o quê?

Bagagem“Das 3.900,000 crianças nascidas em nosso Brasil,

em 1985, 308 mil morreram antes de completarem um ano de idade. A cada hora, em nosso futuroso País, morrem 35 crianças. Conforme o Ministério da Saúde, 60% de nossas crianças são subnutridas, apesar de sermos um dos países mais ricos do mundo em potencial alimentar e energético. O quadro fica mais negro porque a nossa produção de alimentos diminuiu 6,6% - de 1970 a 1984 – enquanto no mesmo período nossa população aumentou em 42%”. (O Timoneiro, 22.8.1986).

A insatisfação foi um passo

*Escritor, jornalista, editor dos Cadernos Canoenses, mantenedor da Fundação Cultural de Canoas, membro da

Associação Canoense de Escritores, da Associação Canoense de Comunicação Social e da Casa do Poeta

Canabarro Tróis filho*

Esta seção está aberta a todos os canoenses, a todos que queiram falar sobre nossa cidade. São duas páginas reservadas para a opinião por edição. Para participar, envie seu texto por correspondência eletrônica para o endereço [email protected], ou diretamente na redação do jornal, na rua Victor Barreto, 3056, sala 314, no Centro. A preferência é para os textos que tenham referência à cidade e que tenham, em média, 25 linhas.

Espaço Aberto

Ressaca da ditadura x Constituição Cidadã: Logo após o período militar, o poder discricionário, voltamos para o regime presidencial, porém os sanitaristas e grupos sociais trabalhavam numa nova programada de saúde pública voltada para as prevenções. Nesta o presidente do Congresso Nacional, sr. Ulysses Guimarães, fez questão que constasse o Controle Social, exercício da cidadania do povo brasileiro. Na formatação foi criada as Leis 8080 e 8142/90, nas quais foram também criados os CMS – Con-selhos municipais; os CES – Conselhos estaduais e o CNS – Conselho Nacional de Saúde. Em cada nível de governo com 50% usuário; 25% de trabalhadores de saúde e 25% de governo/prestadores. Esses conselhos são propositivos, deliberativos e fiscalizadores das questões de saúde, desta proposta de saúde pública e do Controle-Social, um sonho que tinha tudo para nós brasileiros desfrutarmos de um sistema de saúde com o povo conscientizado e por outro lado, mas sucessivos governos não aplicaram os 12% e, desta forma, inviabilizando cerca de 10,5 bilhões de reais, prejudicando a criação de hospitais públicos, bem como de equipamentos, funcionários técnicos na saúde, nosso INSS (ex-IAPAS/INPS) tais formas de arrecadações, com regras aprovadas no Congresso Nacional, arrecadadas dos trabalhadores compulsoriamente, com ministros de indicação dos presidentes eleitos, os quais de acordo com as leis e regras existentes deveriam garantir após 30 mulheres e 35 homens o direito à aposentadoria. Tudo isso com o controle do governo. (Segue).

*Comunitarista

Dinheiro público foi geradodo trabalhador

Odil Gonçalves Gomes*

Page 5: Edicao 2555

CANOAS, 5 A 11 DE JULHO DE 2013 I GERAL I O TIMONEIRO I 5

Usuários do sistema de ônibus apontam demora e atrasos como principais problemasÉmerson Vasconcelos

A equipe de reportagem do jornal O Timoneiro, atendendo a sugestões de diversos leitores, visitou as principais paradas de ônibus do Centro, onde há cone-xões com todos os bairros, para ouvir as opiniões dos usuários a respeito de problemas frequentes no transporte público.

Em um momento em que manifestações populares estão eclodindo em todo o país, tendo como ponto de partida justamente

a questão da dicotomia custo-be-nefício do transporte público, fica claro que os canoenses não estão se sentindo nada beneficiados pela qualidade ofertada neste serviço.

Visitamos na quarta-feira, 3, o Paradão (como é conhecida a parada de ônibus no Golden Center). Ali verificamos que uma fila de ônibus se forma do Golden Center até o Calçadão. Embora os motoristas devessem parar e abrir as portas apenas na parada, na prática, em alguns casos, os passageiros precisam

correr para pegar seu ônibus no final da fila, bem longe do local indicado. A correria pode causar, e segundo vários presentes no Paradão já causou, acidentes e deixou passageiros feridos ao caírem na calçada. A superlotação tanto na parada, quanto dentro dos ônibus era perceptível para qualquer um que parasse, mesmo que por poucos minutos, junto ao local. Em cerca de uma hora que permanecemos, das 18h30min às 19h30, o local esteve igualmente superlotado por todo o período.

Na quinta-feira, 4, retornamos ao Paradão pela manhã, em torno das 9h30min, e embora a lotação naquele momento fosse muito menor no local de espera, as recla-mações predominantes eram de demora e de atrasos nos horários das linhas. Depois, visitamos a para da praça Emancipação e também a que está localizada junto à passarela que liga a ave-nida Victor Barreto à rua Araçá. Nestes dois locais as reclamações eram idênticas às identificadas no paradão.

A ROTINA NAS PARADAS

Transporte público

precário

Mauricio Moraes (usuário da linha Rio Bran-

co)"Estou há 12 ou 13 minutos esperando o linha 1 ou 2. Es-perei 25 minutos para vir para o Centro e é normalmente o tempo que demora para pegar minha linha habitual, que é o Rio Branco. A espera é longa, para um transporte de qualida-de não tão boa."

Derli Moura (usuário de diversas

linhas)"Eu acho muito demorado o transporte e, às vezes, em alguns horários, isso piora, o ônibus fica mais lotado do que eles deveriam permitir. Além de esperar muito, as pessoas ainda fazem as via-gens em condições bem ruins, isso precisa melhorar."

Ismael da Silva Santos (usuário da linha Mato Grande)"O ônibus Mato Grande é um dos piores em termos de tempo de es-pera na parada. Quando eu venho para o Centro, se não dou sorte de pegar na hora que ele passa lá no bairro, tenho que esperar até uma hora para finalmente conseguir pegar o próximo."

Vera Maria da Silva (usuária da linha Florianópolis)"Antes eu tinha duas opções de ônibus no local onde eu pego o ônibus para vir ao Centro. Ago-ra, depois que fizeram a última mudança nas linhas, só passa o Florianópolis e não é raro ter que esperar de 50 minutos a uma hora para embarcar."

Gislaine Pippi Heinle (usuária de várias linhas)

"Eu não pego ônibus todo dia e não tenho uma linha fixa, mas mi-nha maior reclamação, em todas as linhas que peguei até hoje, é a superlotação. Sempre estão muito cheios e para piorar as pessoas chegam cansadas nas paradas e muitas sequer têm bancos."

Teobaldo Carvalho (usuário da linha Guajuviras)"Eu não tenho mais paciência para esperar tanto tempo para pegar um ônibus. Morando no Guajuvi-ras, a gente espera meia hora, ou mais pelo ônibus e depois o tempo de viagem é de uns 40 minutos. Isso, quando o ônibus está lotado, é muito ruim."

Marlene Bittencourt (usuária da linha Guajuviras)"O Guajuviras tem o problema da demora, é mais de 30 minutos para conseguir pegar o ônibus e mais um tempão de viagem. No AJ Renner a gente vem apertado a viagem inteira, ainda mais depois que mudaram o lugar das roletas nos ônibus, é desumano."

Page 6: Edicao 2555

6 I O TIMONEIRO I GERAL I CANOAS, 5 A 11 DE JULHO DE 2013

NOTA DE REPÚDIOA diretoria do SINPROCAN foi surpreendida com mais uma

manobra política da atual Administração Municipal!Na última terça – feira, 25, os vereadores aprovaram mudan-

ças no Plano de Carreira dos professores municipais, criado em 2011. Há cerca de dois anos, os educadores pedem revisões no plano, mas a nova versão não atende aos pedidos e gerou descontentamento na categoria.

O plano aprovado em 2011 previa que o professor que tivesse de uma a dez faltas perdia 30 pontos de frequência, usados como critério para progressão na carreira. “Sugerimos que fosse pro-porcional, mas agora eles determinaram cinco pontos por falta, então dez faltas geram 50 pontos. Tentamos negociar com os vereadores, mas só um compareceu na reunião que marcamos. Então mandamos um ofício sugerindo três pontos por falta, ao invés de cinco. Nenhum vereador respondeu ou contatou o Sindicato”, explicou o presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Canoas (Sinprocan), Jari Rosa de Oliveira.

Segundo Jari, outro ponto que desagradou à categoria foi à forma como a Prefeitura e os vereadores resolveram a questão do Piso Nacional do magistério. “Como a lei exige que seja pago o Piso Nacional, o Prefeito está dando um reajuste para quem não é graduado alcançar este valor. Quem é graduado já ganha o piso não terá aumento. Hoje, a diferença entre graduados e não graduados é de 33%, mas vai reduzir com esse aumento para em torno de 26 a 27%. Com isso, teremos uma enxurrada de professores entrando na Justiça querendo também reajuste”, prevê Jari.

O Presidente do Sinprocan ressalta que na tarde de terça – fei-ra o projeto não estava incluído na ordem do dia para votação na Câmara de Vereadores. “Avisaram no dia, mais especificamente na hora em que foi votado”. Entrou dia 07 de maio e foi retirado, depois disso não se falou mais pontua.

PARA CONCLUIR, QUEREMOS FAZER OS SEGUINTES APONTAMENTOS E QUESTIONAMENTOS:

MAIS UMA VEZ A CATEGORIA DOS PROFESSORES É SURPREENDIDA COM DECISÕES ANTIDEMOCRÁTICAS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL – DIGA-SE PREFEITO JAIRO JORGE;

SOMOS UMA CATEGORIA QUE TEM VOZ, POIS FALAMOS, PORÉM NÃO SOMOS OUVIDOS!

POR QUE OS PROFESSORES SÃO IGNORADOS PELO PREFEITO MUNICIPAL?

QUAL A RAZÃO DO PREFEITO ESTAR COMPARECENDO ÀS ESCOLAS E NÃO TER FALADO SOBRE AS ALTERAÇÕES QUE PRETENDIA FAZER NO PLANO DE CARREIRA?

MAIS UMA VEZ A CATEGORIA ESTÁ INDIGNADA POR NÃO SER OUVIDA PELO PREFEITO – FALAMOS MUITO BAIXO OU O PREFEITO TEM PROBLEMA DE AUDIÇÃO?

POR QUE OS VEREADORES NÃO OUVEM OS ANSEIOS DA CATEGORIA DOS PROFESSORES?

SE SOMOS COMPETENTES PARA EDUCAR OS FILHOS DOS MUNÍCIPES, POR QUE OS PROFESSORES NÃO PO-DEM OPINAR SOBRE AS ALTERAÇÕES NO SEU PLANO DE CARREIRA?

POR QUE O SINDICATO DOS PROFESSORES NÃO FOI INFORMADO QUE O PROJETO DE LEI QUE ALTEROU O PLANO DE CARREIRA SERIA VOTADO?

POR QUE AS SUGESTÕES DE ALTERAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE FORAM ENCAMINHADAS PELO SINPROCAN AO EXECUTIVO MUNICIPAL FORAM IGNORADAS?

POR QUE AS SUGESTÕES DE ALTERAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE FORAM ENCAMINHADAS AO LEGISLATIVO MUNICIPAL FORAM IGNORADAS?

POR QUE RAZÃO NÃO SE ESTABELECEU O DIÁLOGO COM A CATEGORIA PARA DISCUTIR AS ALTERAÇÕES NO PLANO DE CARREIRA?

ESTÁ NA HORA DE CADA PROFESSOR COBRAR DOS NOSSOS VEREADORES MAIOR TRANSPARÊNCIA NAS DISCUSSÕES QUE ENVOLVEM O MAGISTÉRIO MUNICIPAL. (Telefone, mande e-mail, entre no facebook dos vereadores. Questione!).

Diretoria do SINPROCAN.

SINDICATO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE CANOAS

CNPJ 97.130.835/0001-06

A VOZ DO PROFESSOR

SINDICATO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE CANOAS

SINPROCANRua XV de Janeiro, 121, conj. 203. Centro. Canoas-RS.

Cep. 92010-300 Telefone: 3476-4033E-mail – [email protected]

Dr. Ednilson S. O. Lautenschläger

Gastroenterologia e Endoscopia DigestivaCremers 18980

Atende Convênios IPE, Caixa Federal, Unimed, Fassem e Particulares

CONSULTÓRIO: Rua 7 Povos, 200/401 - Canoas - F: 3466-9124

Colégio La Salle inaugura novo ginásio

Espaço atenderá alunos da Educação Infantil e do Ensino FundamentalO Colégio La Salle Canoas, inaugurou, na última terça-

feira, 2, o Ginásio Infantil Lassalinho, um espaço pensado e construído para os alunos da Educação Infantil e os três primeiros anos do ensino fundamental. Com dimensões e cores apropriadas para essa faixa etária, o espaço, além de maior conforto, está instalado em local que facilitará o deslocamento dos alunos para as atividades físicas. Para oferecer mais conforto, conta com telhado antitérmico, isolamento acústico e piso especial com amortecedor de impactos.

Símbolo do crescimentoA diretora Elisa Medeiros destacou a importância do

novo espaço aos pais, alunos, professores, funcionários e convidados que participaram deste momento especial para a instituição. “Esta inauguração simboliza o crescimento do nosso colégio, da nossa comunidade educativa”, declarou, acrescentando que o nome Ginásio Infantil Lassalinho foi pensado e escolhido para homenagear as crianças. Ela tam-bém ressaltou que o novo espaço é a concretização de um

sonho, uma conquista que celebra os 105 anos do Colégio La Salle Canoas. “Que aqui nesse ginásio consigamos estimu-lar, motivar e formar novos atletas, através do encantamento com a prática de atividades físicas e esportivas”.

ValorizaçãoO provincial e presidente da Rede La Salle Brasil-Chile,

Irmão Jardelino Menegat, prestigiou o evento e falou aos presentes que a inauguração do ginásio revela a valoriza-ção da educação lassalista às crianças e ao esporte, que é saúde, vida e integração. Também elogiou o crescimento do Colégio La Salle Canoas e o destaque obtido na região por sua qualidade de ensino e infraestrutura.

O atleta Gustavo Endres, do vôlei, representando os pais lassalistas, também elogiou a iniciativa. Como esportista e pai de aluno ele ressaltou a importância do incentivo ao esporte desde os primeiros anos escolares e contou que foi na escola que teve o primeiro contato com o vôlei, ativi-dade que o ajudou a vencer a timidez, entre os inúmeros benefícios conhecidos por todos.

O recesso nas escolas municipais de Ensino Fundamen-tal (EMEFs) será do dia 20 a 28 de julho. O reinício das aulas está previsto para o dia 29 de julho. Nas escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs), está previsto para o dia 19 de julho formação pedagógica para os professores e agentes de apoio das EMEIs, nos turnos da manhã e tarde, por isso os alunos serão dispensados. O recesso nas EMEIs se inicia no

dia 22 e segue até 24 de julho. O retorno acontece no dia 25.Esta é a primeira vez que as EMEI's terão recesso. O be-

nefício só foi concedido depois de mobilização da categoria e paralisação realizada no dia 25 de abril. No entanto, os professores ainda lutam por diversas melhorias no plano de carreira e na estrutura de trabalho nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Atenção para as datas do recesso escolar

Ginásio Lassalinho foi inaugurado na terça-feira, dia 2

Page 7: Edicao 2555

CANOAS, 5 A 11 DE JULHO DE 2013 I GERAL I O TIMONEIRO I 7

Sindilojas realiza 19ª Semana do ComércioAdvogado Darci Campos Corso, criador do evento em 1994, é o patrono desta edição

VAREJO

17 ANOS

ADVOGADOS

Linda Lúcia Uequed Pitol

Yassmine Uequed Pitol

Celso Augusto Uequed Pitol

OAB 24.996

OAB 85.730

OAB 87.612

Linda Lúcia Uequed Pitol

Yassmine Uequed Pitol

Celso Augusto Uequed Pitol

OAB 24.996

OAB 85.730

OAB 87.612

[email protected] - (51) 3059.0471

[email protected] - (51) 3059.0471

O Sindilojas Canoas organiza a 19ª Edição da Semana do Comércio 2013. A programação, que acontece de 9 a 15 de julho, terá toques de tendências no varejo, ação social e esporte. Entre as atrações a presença do renomado economista Phd, Marcelo Portugal, que irá falar do “Ce-nário Econômico Atual”. O evento se baseia na ideia da solidariedade entre os empresários do ramo do comércio.

“O evento é também aberto à comunidade, que pode acompanhar as demais atividades ofertadas pelo sindicato: Ato Inaugural, Ação Social, Palestras, entre outros”, con-vida o presidente interino da entidade, Aurides Alexandre Minuscoli. O patrono e idealizador da Semana do Comér-cio, Darci Campos Corso, destaca que o objetivo principal do evento, que já está na 19ª edição, é promover a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais do setor e deu certo.

Darci, que tem 73 anos e vive há 43 em Canoas, foi presidente da entidade de 19919 a 1997, criando em 1994 a Semana do Comércio. “Eu queria fazer os comerciantes se encontrarem, pois normalmente eles vivem isolados e a troca de experiências é algo que considero muito impor-tante. Esta semana é muito significativa também porque 15 de julho é o Dia do Comerciante”, explica o patrono.

Até 2011 a Semana do Comércio não tinha um patro-no anual. A figura foi instituída em 2012, sendo Denério

Neumann o primeiro a receber o título. Darci foi escolhido em 2013 devido à sua contribuição para o crescimento do comércio varejista na cidade.

Quem desejar saber mais detalhes sobre como parti-cipar das atrações Semana do Comércio pode entrar em contato com o Sindilojas Canoas pelos telefones (51) 3472.3789 e 3032.0903.

ProgramaçãoTERÇA-FEIRA (DIA 9)Ato InauguralLocal: Câmara de VereadoresHorário: 18h15min

QUARTA-FEIRA (DIA 10)Palestra: “Tendências e Boas Práticas do Varejo –Lições aprendidas no Maior Evento do Varejo no

Mundo”Palestrante: Gustavo Piardi dos SantosLocal: SebraeHorário: 19h30minInscrições gratuitas: 3472.3789

QUINTA-FEIRA (DIA 11)Palestra: Marketing PessoalPalestrante: Carlos Silveira WeisheimerLocal: Auditório do Senac CanoasHorário: 19h30minInscrições gratuitas: 3476.7222

SEXTA-FEIRA (DIA 12)Ação: Apresentação Sistema Fecomércio – Sesc,

Senac, Sindilojas

SÁBADO (DIA 13)Ação: Teste gratuito de Visão e GlicoseLocal: Calçadão

DOMINGO (DIA 14)2° Torneio de Fursal CDL CanoasLocal: Ginásio do Sesi CanoasHorário: das 8 às 18 horasInscrições: 3462.2330 (até 8 de julho)

SEGUNDA-FEIRA (DIA 15)Reunião-almoçoPalestra: “O Cenário Econômico Atual: O Rio Gran-

de do Sul Crescendo mais que o Brasil”Palestrante: Economista Marcelo PortugalLocal: Salão Nobre da CICSConvites: 3472-3789Horário: 12 horasInvestimento Individual:Associados: R$ 40Não associados: R$ 48

Darci Corso é o criador da Semana do Comércio

Page 8: Edicao 2555

8 I O TIMONEIRO I GERAL I CANOAS, 5 A 11 DE JULHO DE 2013

“O livro está na mesa” dia 27O professor e historiador Dari José Simi será o convi-dado principal do almoço do projeto “O Livro está na mesa”, dia 27, no Canoas Tênis Clube. Falará sobre

suas pesquisas para realizar o segundo volume de sua obra “Intelectuais canoenses”, lançada no ano 2000. “Há muito vinha me preparando para oferecer ao pú-blico uma obra que compendiasse os intelectuais ca-

noenses e suas publicações” – disse ele na Apresenta-ção daquele trabalho. Mas, como ele mesmo afirmou, “trabalho assim nunca fica pronto”, continua coletando informações para lançar um segundo volume, conten-

do autores aparecidos após a publicação de 2000.Na abertura do encontro, o jornalista-escritor Cana-barro Tróis filho lançará seu novo livro, “Crônicas de um amor crônicos”, que ele oferece como “uma de-

claração de amor a Canoas”. Convite individual por R$ 20, sem bebida. Início às 11h30min.

Balanço da feiraEsta Associação está finalizando sua avaliação da

29º Feira Municipal do Livro. Divulgação, programa, tratamento dispensado aos escritores (daqui e de

fora), valores pagos pela participação dos escritores, infraestrutura oferecida ao patrono da Feira, que nada recebe por seu trabalho diário, ao passo que autores

de fora ganham bem por um só dia de participação. O resultado do balanço será enviado à Secretaria Munici-

pal de Cultura e divulgado através da mídia.

Função da Literatura“A literatura tem uma função social que não é apenas estimular o consumo e o entretenimento, mas, sobre-tudo, o respeito pela igualdade e dignidade humanas, em todos os sentidos”. (Tânia Pellegrini, professora).

“Uma literatura dá a medida de uma sociedade”*

Airton Joel Cardoso*

A prisão de empregado não ca-racteriza abandono de emprego. O empregado de uma empresa de en-genharia ficou seis meses sem com-parecer ao trabalho. Após os primeiros 60 dias, a empregadora aplicou a ele a dispensa por justa causa, com base no disposto no artigo 482, e e i, da CLT, alegando que o longo período de faltas ao trabalho, sem justificativa legal, caracteriza desídia e abandono de emprego. Mas o trabalhador procurou a Justiça do Trabalho argumentando que só não compareceu ao serviço porque, durante todo esse tempo, esteve preso.

Ao julgar o recurso da empresa contra a sentença que converteu a justa causa em dispensa imotivada, a 8ª Turma do TRT-MG rejeitou a tese da defesa e confirmou a decisão de 1º Grau. Segundo o relator, para que seja configurada a justa causa por abandono de emprego é preciso averiguar a presença de dois elemen-tos essenciais. Um deles é objetivo: o real afastamento do serviço, como se verificou no caso. Mas o outro é de ordem subjetiva e consiste na inves-tigação do que se chama de animus abandonandi, ou seja, a verdadeira intenção do trabalhador de abandonar

o emprego. E esse último não ficou configurado na situação julgada. Isto porque, se o trabalhador não com-pareceu ao serviço porque estava preso, não se pode entender que ele tinha real intenção de abandonar o emprego.

Por seu caráter extraordinário e por constituir justa causa para a ruptura motivada do contrato de trabalho, o abandono de emprego deve ser devidamente comprovado. Todavia, se, no caso dos autos, há prova robusta de que as ausências do Autor ocorreram por circunstância alheia à sua vontade, estando este re-cluso, afasta-se, de plano, o elemento subjetivo caracterizador da hipótese prevista na alínea i, do artigo 482 da CLT. Destarte, não há como se falar na prática de abandono de emprego, sendo devidas as verbas rescisórias correlatas, concluiu o relator.

Com base nesses fundamentos, a Turma, por maioria de votos, decidiu manter a sentença que desconstituiu a justa causa aplicada e condenou a ré ao pagamento das parcelas devi-das na dispensa sem justa causa.(0001147-15.2012.5.03.0137 RO)- Fonte: TRT da 3ª Região.

*Advogado OAB/RS 43.486 Telefone: 3059.1111 / 8419.5050

Abandono de empregoDireito Previdenciário

* Frase do poeta português Guerra Junqueiro.

Marco leite

INFORMATIVO ASMCNº. 414 - Ano III

Associação dos Servidores Municipais de Canoas Fundada em 12/06/62

e-mail: [email protected] site: www.asmc.com.brFone: (51) 3472-1866

QUANDO RESOLVI SER EU MESMO

Simples escolhas. R e s o l v i v i v e r , s e r autêntico. Durante anos olhava para o lado e sentia ciúmes das condições alheias. Me preocupava muito com a felicidade, as vitórias e o sucesso não me pertenciam. Eu não me dava este direito, faltava algo sempre. O gramado do outro era sempre melhor que o meu.

Foi no sofrimento que descobri a razão de porque o gramado do meu vizinho era melhor que o meu. Simples, é que eu vivia cuidando em ter inveja do outro e esquecia de dar mais atenção ao meu gramado.

D e s d e q u e c o m e c e i a m e preocupar mais com minhas coisas, passei a viver

com mais fe l ic idade e ainda desejar isso aos outros. Passei a ter amor próprio e gostar mais de mim, aprendi a ser feliz na felicidade dos outros e não ter mais a pequenez de ter ciúmes do sucesso alheio.

Todos sem exceção merecem a felicidade e, se possível, compartilhar isso com os outros, afinal ninguém consegue ser feliz sozinho. Eu pelo menos não consigo.

Durante anos procurei a felicidade no prazer imediato das drogas, do álcool, das noitadas. Quando passei por uma recuperação do comportamento, aprendi que a felicidade não é isso. Felicidade é uma construção,uma sucessão de atos nobres que podem nos conduzir a ela.

Quando resolvi ser eu mesmo, descobri que a felicidade e o amor estão dentro de nós mesmos, e se eles aparecem atraem as pessoas. Isso se chama

espiritualidade.Mas somos seres carnais, amamos

o consumismo e as coisas. Com isso, não conseguimos conviver com a felicidade. Ela desperta o ciúmes e passamos a fugir de nós mesmos, acabamos por esquecer que somos espirituais.

Quando resolvi ser eu mesmo descobri o amor e ele é lindo. O amor traz a bondade dentro de si e não tem espaço para coisas ruins. Só que o amor dá trabalho, é preciso estar sempre em construção de um alicerce forte, para ai sim poder construir castelos e ser feliz.

Eu hoje posso dizer que sou feliz, pelo simples fato que resolvi ser eu mesmo, e deixei de me preocupar com o alheio. Com isso encontrei o amor e, por fim, a felicidade.

50+1 Prefiro ainda permanecer na memória, o Cinqüentenário

da ASMC. Deixamos a Entidade completar 51 anos e fomos fazer o balanço contábil e patrimonial e a surpresa foi grande. O patrimônio aumentou, mas quem mantém o patrimônio é o associado e este diminuiu bastante, de 3200 em 2010, em junho de 2013, chegamos em 2546 associados.

Para mantermos a ASMC estabilizada, pelo menos por algum tempo, faremos contenção de despesas, iniciando na dimi-nuição dos funcionários (empregados) da Entidade. Daremos um tempo nas obras novas, pois existe a manutenção das existentes, conseguimos concluir o sistema de segurança no pátio da Sede Social com a implantação do PPCI (Plano de Prevenção e Prote-ção Contra Incêndio), com a implantação de reservatório d’água, tubulação subterrânea, bombas de sucção e de pressurização, casa de comando, cinco hidrantes, sendo quatro com mangueira de pressão.

Como a Sede Social possui forro com sistema antichamas, o acústico com isopor de 12cm, também é antichamas, o assoalho é fixado no concreto e as demais partes são de alvenaria. Dificilmente haverá incêndio, mesmo assim, é melhor prevenir do que remediar.

Nos demais setores da ASMC, Escritório (salas 34, 36, 37 e 38), Camping de Cidreira e Sede Campestre, contratamos em-presas para a implantação de extintores de incêndio. Em termos de segurança contra fogo, a ASMC está com 100x100% implantando.

DVD Mais um associado da ASMC, o Sr. Marcos Chies Fer-

nandes fez a doação de 26(vinte e seis) DVD´s, para o acervo da Entidade, que é emprestado para os associados, os títulos são: Mar de Fogo, Efeito Borboleta, Homem Aranha 1, 2 e 3, Woodstock, Rei Arthur, Os Três Patetas (Sherlocks Medrosos e O Mundo é Patéti-co), Grease (Nos Tempos da Brilhantina), O Auto da Compadecida, Saneamento Básico, o Filme, e os Musicais: Especial Carpenters, Alanis Morissette, Bee Gees, Um Barzinho um Violão, Flash Back 06 Horas de Música (99 Clips), 92 Clips para Recordar, Lenine, Ana e Jorge, Abba (Gold The Live Story), Jesus Cristo Super Star, Olivia Newton John, Bonnie Tyler, Emerson Nogueira(ao vivo), Emerson Lake & Palmer, Cher (The Farewell Tour) e Nada vai nos Separar (Os Cem Anos do S.C. Internacional). A ASMC agradece ao Marcos Chies pela doação.

Lembramos aos demais associados, que temos “Os Amigos dos DVD’s”, que contribuem com R$ 2,00 por mês, que são revertidos na compra de novos Dvd’s, é só solicitar a sua inclusão no CPD. Atualmente possuímos 16 contribuintes com arrecadação mensal de R$ 32,00.

TROFÉU SÍMBOLO O Troféu Símbolo, que seria entregue no dia 1º de julho,

no Palácio Farroupilha da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, foi transferido para o próximo dia 09 de julho. Como estava programada a greve geral para o dia 1º de julho, a Assembléia Legislativa achou por bem preservar o espaço, suspendendo todas as atividades nesse dia.

DTG O DTG Morada de Guapos da ASMC, através do patrão

José Augusto, comunica que devido às informações meteoroló-gicas, que teremos chuva no sábado e domingo, a Cavalgada programada para ocorrer nesse sábado, dia 06, em comemoração aos 51 Anos da ASMC, foi transferida. O mesmo acontece com o Rodeio, que será realizado no mês de outubro do corrente ano.

SALÕES ASMC Comunicamos as entidades filantrópicas e secretarias

municipais, que devido à contenção de despesas na ASMC, nas solicitações de cedência dos salões da ASMC, haverá o custo da taxa de manutenção e a lavagem das toalhas.

Não será justo demitirmos funcionários, enquanto entidades fazem filantropia às custas da ASMC, que arca com gás, energia elétrica, material de limpeza e horas extras dos funcionários da Entidade, além do desgastes dos materiais. O mesmo ocorrerá com os patrocínios de mensagens nos jornais.

SÓ PARA ELAS Depois de tanta insistência das mulheres, foi concretizada

e marcada a data, para o próximo dia 02 de agosto (6ª. feira), para a realização do 10º Jantar Só para Mulheres na ASMC. Convites a R$ 35,00 (Ind). Buffet Primo Piato Bello. Show Surpresa. Reserva de convites com a Ana, através do fone (51)3472-1866. Corra e reserve o seu convite.

Canoas, 05.07.13.

ASMC 51 ANOS COM VOCÊ!

Firmo Farias dos SantosPresidente

Page 9: Edicao 2555

CANOAS, 5 A 11 DE JULHO DE 2013 I GERAL I O TIMONEIRO I 9

ESTAMOSSELECIONANDO

Candidato(a) para Agenciamento de Publicidade.

Interessadosdeverão enviarcurrículum para

[email protected] 93.445.484/0001-63

NIRE 43 3 0003102 1Cia. de Impressão Digital - CTDAssembleia Geral Ordinária - Data/Hora: 14 de maio de 2013, às 09:00 horas. Sede/Local: Rua Muck, nº30, Bairro Centro, CEP 92.010-250, Canoas - RS. Natureza do Ato: Assembleia Geral Ordinária. Quorum:Totalidade dos acionistas. Publicações Legais: a) Convocações: Dispensadas face ao quorum de instalação(100%); b) Relatório da Diretoria e Demonstrações Financeiras: Feitas no Diário Oficial da Indústria e Comér-cio em 12/04/2013 e no Jornal local “O Timoneiro”, em 12/04/2013. As Demonstrações Financeiras são partesintegrantes da ECD – Escrituração Contábil Digital, registrada no livro digital nº 40, cuja a transmissão aoSistema Público Digital – SPED, será realizada até o dia 28/06/13, conforme disposto pelo Art. 5º da IN. RFB nº787/2007. Mesa Dirigente: Presidente: Clovis Eloi Batistella. Secretário: Jaime Reinaldo Hamester. Por unani-midade de votos foram tomadas as seguintes deliberações: 1 - Em Assembleia Geral Ordinária: 1.1 - Aprovousem ressalvas, o Relatório e contas da Diretoria, bem como as Demonstrações Financeiras do exercício socialencerrado em 31 de dezembro de 2012. 1.2 - Elegeu, pelo prazo estatutário de 01 (um) ano, para ocupar oscargos da diretoria, os seguintes membros: a) Diretor Comercial e de Operações: Cesar Luiz Bini, brasileiro,natural de Caçador-SC, divorciado, dirigente de empresas, portador da cédula de identidade SSP/RS sob nº8008138921, inscrito no CPFMF sob nº 095.682.800-06, residente e domiciliado a Rua Dr. Alfredo MathiasWiltgen, nº 545, Bairro Bela Vista - CEP 90.480-060, em Porto Alegre; b) Diretor de Novos Negócios: MárioHenrique Decker, brasileiro, natural de Estrela-RS, divorciado, administrador de empresas, portador da cédulade identidade SJS/RS nº 3019463441 inscrito no CPFMF sob nº 106.293.430-04, residente e domiciliado na Av.Palmeira, nº 275, apto. 1002, Bairro Petrópolis - CEP 90.470-300, em Porto Alegre; c) Diretor AdministrativoFinanceiro: Jaime Reinaldo Hamester, brasileiro, natural de Arroio do Meio-RS, casado pelo regime de co-munhão universal de bens, advogado, inscrito na OAB/RS sob nº 46.829 e no CPFMF sob nº 200.495.870-72,residente e domiciliado na Rua Paulo Bento Lobato, nº 202, Bairro Jardim Lindóia, CEP 91.050-060, em PortoAlegre. 1.3 - Fixou, por unanimidade, a remuneração dos diretores ora eleitos, no valor global anual de até R$210.000,00 (Duzentos e dez mil reais), competindo a seus membros, em reunião, proceder à individualizaçãodessa verba. 1.4 - Ratificou o pagamento do valor bruto de R$ 197.308,66 (cento e noventa e sete mil, trezentose oito reais e sessenta e seis centavos), a título de juros sobre o capital próprio, já constante das Demonstra-ções Financeiras acima aprovadas. 1.5 - Aprovou, com base em proposta da Diretoria datada de 13 de Marçode 2013, que o Lucro Líquido do Exercício Social encerrado em 31 de dezembro de 2012, no valor de R$414.639,49 (Quatrocentos e quatorze mil, seiscentos e trinta e nove reais e quarenta e nove centavos), sejadestinado integralmente para a conta de Reserva de Retenção de Lucros. 1.6 - Aprovou a prestação de contasda Diretoria a cerca dos investimentos realizados durante o ano de 2012, bem como a proposta de revisão daprevisão de investimento para os próximos 5 (cinco) anos, determinando que do saldo da conta de Reservade Retenção de Lucros, no valor de R$ 3.286.836,29 (três milhões, duzentos e oitenta e seis mil, oitocentose trinta e seis reais e vinte e nove centavos), seja destinado o valor de R$ 1.881.797,39 (um milhão, oitocen-tos e oitenta e um mil, setecentos e noventa e sete reais e trinta e nove centavos), para atendimento deprojetos de investimentos da companhia. Esgotada a pauta da ordem do dia, os trabalhos foram suspensospelo tempo necessário à lavratura da presente ata, no livro próprio, onde, a seguir, foi lida, aprovada eassinada por todos, encerrando-se a Assembleia. Canoas, 14 de maio de 2013. Clovis Eloi Batistella -Presidente, Jaime Reinaldo Hamester - Secretário; Acionistas: Sispro S/A - Serviços e Tecnologia da Infor-mação, Clovis Eloi Batistella, Cesar Luiz Bini, Lourival Guimarães Vieira e Olir Moro. Termo de Autentici-dade: A presente ata é cópia fiel da lavrada no livro próprio. Clovis Eloi Batistella - Presidente. JaimeReinaldo Hamester - Secretário. Acionistas: Sispro S/A - Serviços e Tecnologia da Informação - Cesar LuizBini, Jaime Reinaldo Hamester. Clovis Eloi Batistella. Cesar Luiz Bini. Lourival Guimarães Vieira. Olir Moro.JUCERGS. Certifico o registro em: 20/06/2013 sob nº: 3809595. Protocolo: 13/163218-3, de 11/06/2013.Empresa: 43 3 0003102 1. Cia. de Impressão Digital - CTD. José Tadeu Jacoby - Secretário-Geral.

Professoraparticular

Aulas de Química, Biologia,Matemática e Ciências.

nsinos Fundamental, Médioe Pré-Vestibular

Atendimento a domicílio.

Contatos com a professora Fernanda Moraes Chaves pelo

telefone 8541.3148 [email protected].

EDITAIS, LEILÕES, BALANÇOS SOCIAIS,

CONVOCAÇÕES, PARTICIPAÇÕES

DE FALECIMENTO E CONVITES PARA MISSA, PERDA DE

DOCUMENTOS.

P ublicações le g a i s

3032.3022

Moradores reclamam de transtornos causados por autoescolas

Problema persiste há três anos e Prefeitura não tomou providênciasDesde novembro de 2012, um grupo de moradores das

ruas Guilherme Ludwig e Doutor Barcellos entram em contato com a redação do jornal O Timoneiro para relatar os problemas que vêm enfrentando há cerca quase três anos, em decorrência das aulas práticas de autoescolas realizadas no entorno de suas residência. Agora, segundo eles, o problema se agravou, chegando a haver agressões físicas entre um morador e um funcionário de autoescola.

“Está impossível isso. Eles continuam fazendo baru-lho e colocando em risco os moradores desde antes das 7 horas até às 23h30min todos os dias. Com todas estas manifestações acontecendo nas ruas, a gente também quer ter a nossa reivindicação atendida. Só não temos como sair às ruas porque aqui tem muitos moradores já com idade avançada. Eles me pedem ajuda, mas a Prefei-tura nunca ouve as reclamações que levamos. Esses dias um carro da autoescola bateu em um morador, que caiu no chão. Isso acabou gerando uma briga, com agressões físicas e verbais. Nós aqui não precisamos passar por isso”, desabafou um dos moradores.

Ainda em novembro de 2012, nossa equipe de reporta-gem contatou a Prefeitura, que informou estar estudando a criação de áreas próprias para a realização das aulas, longe de residências. No entanto, sete meses depois, os moradores reclamam que a situação continua igual.

Além disso, outros moradores também relataram que já entraram em contato com a Prefeitura em diversas ocasiões, mas que até o momento nenhuma providência

Moradores reclamam dos transtornos causados por aulas de autoescolas

Coluna do JuninhoLiga Canoense de Futsal

Mal terminou a primeira competição do ano e a Liga Canoense de Futsal já abre inscrições para o próximo certame. Segundo a página da entidade do Facebook há vagas para as seguin-tes categorias: sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-15 Feminino, Juvenil, sub-23, categoria Principal e Feminino Livre. São dez categorias para os diversos públicos que a Liga atinge. Todas as dúvidas ou informações sobre valores e datas você pode entrar em contato pe-los telefones 3429.1371/9629.1371/9721.6125 ou ainda na secretária da Liga de Futsal na rua Araçá, nº 129 - Centro.

Copa Inverno 2013Começa no próximo sábado dia 6 de julho a

primeira edição da Copa Inverno, competição organizada por Cezimbra Produções. Este é o segundo campeonato que Paulo Cezimbra organiza, no verão passado a chamada Copa Verão foi um sucesso de público e prestígio dos canoenses. Quatro equipes irão se enfrentar em busca do título, são elas Escolinha do Juninho, Show de Bola, Soccer's e La Salle. Cezimbra realiza esta competição com foco nas escoli-nha de futebol, pois em nossa cidade existe muito pouco ou nenhum campeonato voltado apenas para escolinhas. Na primeira rodada os confrontos serão os seguintes: sub-13, Esc. do Juninho x Unidos / Tatuíras e Soccer's x Show de Bola, na sub-11, sub-9 e sub-7 os conforn-tos serão entre Esc. do Juninho x La Salle e Soccer's x Show de Bola. Todos os jogos serão realizados no ginásio do Canoas Tênis Clube.

Escolinha do JuninhoNossa escolinha continua selecionando

atletas para a disputa da Copa União de fu-tebol, interessados devem entrar em contato pelo telefone 9145.7810. Estamos presentes nos bairros Niterói, São José e no Canoas Tênis Clube, não cobramos matrícula e taxa de inscrição. Entre no site www.escolinhado-juninho.com.br, escolha um núcleo e realize um treino grátis.

efetiva foi tomada. Eles lembram ainda que já houveram várias trocas de secretário de Transportes e Mobilidade desde que o problema começou e que nenhum até agora lhes deu um prazo para a mudança de local das aulas práticas.

Durante o período no qual OT acompanha o caso, a Prefeitura já prometeu fiscalizar os horários e também chegou a afirmar que realocaria parte das aulas para outros locais. Até agora nenhuma medida efetiva para acabar com o problema foi tomada.

Page 10: Edicao 2555

10 I O TIMONEIRO I CULTURA I CANOAS, 5 A 11 DE JULHO DE 2013

Memória da Cidade

A história de Canoas, mês a mês

AGOSTO, 1950(Continuação)Na edição anterior, apre-

sentamos uma lista de todos os que fizeram os nossos dois pri-meiros jornais impressos, “O Cruzeiro” e “O Canoense”, sob a liderança de Nemézio Miran-da de Meirelles. Alguns deles, além de funções administra-tivas, burocráticas, também assinaram matérias nos dois jornais. Meirelles, como líder, foi o autor da grande maioria dos textos assinados, inclusive poemas. José Franco Leal que, já no primeiro número de “O Cruzeiro”, assinava a crônica intitulada “Receio” concluída com estas palavras: “Hoje, mais experiente, eu penso: Mas a vida é tão enganosa... que te-nho medo de se desmoronarem mais uma vez meus castelos, e mentirem meus sonhos mais uma vez: Toda a causa das mi-nhas aspirações... e eu me veja obrigado a viver alheio a tudo; sem crença, sem esperança e sem amor, até que um dia a mão da morte baixe sobre a minha cabeça”. José Newton Morel, no número sete, assinou

texto intitulado “Ao romper da aurora” em cujo final faz uma reclamação: “Crianças! Filhos de canoas! Homens de amanhã! Crescei e estudai com afinco, pois vosso futuro depende de vosso amor aos livros, e assim sendo podereis vir amanhã a serdes dirigentes de vossa terra natal”. Rômulo Bomfim, na primeira edição de “O Canoense”, assinou a matéria “O nosso dia”, em que registra o transcurso do Dia do Soldado: “Que jamais se apa-gue de nossa memória esse dia tradicionnl, feliz e precursor de nossa história! Que jamais em tempo algum fuja dos nossos corações de brasileiros os feitos de Caxias e muitos outros que deram a vida em holocausto do Brasil”.

Anote-se que de Meirel-les Canoas sabe muito. Dos seus parceiros, na “escrita” da história de nossa Imprensa, sabemos nada ou quase. Eram todos militares, como ele, os civis servidores da Aeronáuti-ca? Ou profissionais de outras áreas? Um bom assunto para uma oportuna pesquisa. (CT).

Agenda tradicionalista

Maçonaria

A Caridade, do Latim ca-ritas = amor, se constitui do dever de ajudar o semelhante para que nossa identidade, semelhança, seja de fato. Fundada na fraternidade ou na solidariedade, ela é obrigató-ria tanto quanto a justiça, a fim de que a paz social se realize.

O Tronco de Solidarieda-de, ou de Beneficência, ou da Viúva, é nossa ferramenta a serviço da Caridade. Cada Loja tem seu Hospitaleiro, que recolhe os óbolos dos seus Irmãos em uma bolsa ou saco-la, para gastá-los no socorro aos necessitados, Irmãos ou profanos. Mesmo em reuniões informais, fora de Leja, é um bom costume fazer a coleta. Um maçom não interrompe

sua condição, sua integridade é fundamental.

O Tronco tem origem no antigo hábito de guardar docu-mentos e salários, que seriam pagos e Aprendizes e Compa-nheiros, no vazio de colunas da construção. Os arquitetos davam às colunas o nome de tronco (galicismo, do francês tronc), “mealheiro de igrejas” em sentido figurado. A árvore é sustentada pela robustez do seu tronco, de onde sobe a seiva que a alimenta. O Hos-pitaleiro gira para recolher os óbolos. Esse giro, repetido a cada reunião, fortalece a árvore (A Maçonaria), que as-sim pode cumprir sua missão de construir a Paz através do Amor. (Sócrates).

Caridade a serviço da paz

ANO 1972No salão de festas do CSSGAPA (Clube dos Suboficiais e Sargentos da Guarnição

de Aeronáutica de Porto Alegre), foi realizado o concurso de escolha da Miss Canoas 1972. A jovem Elizabeth Leonard, moradora da vila Fernandes, venceu e representou Canoas no concurso para eleição da Miss Rio Grande do Sul daquele ano. (Do arquivo do fotógrafo Toninho Silva).

Olegar Lopes*

Estamos aqui para uma prosa de galpão e numa roda de chimarrão cevado, com água aquecida bem a moda galponeira, numa velha cambona sobre o bra-seiro do fogo de chão. A erva mate, caá em guarani, surgiu a mais de 500 anos, nas regiões banhadas pelos rios Uruguai, Paraná e Paraguai, daí se espalhando de forma natural para a região missioneira do Rio Grande do Sul e Argentina, propagada pelos pássaros.

Os guaranis acreditavam ser a caá um presente dos deuses, e daí adivinham seus princípios milagrosos, segundo uma lenda indígena pré-colombiana, a ori-gem da erva-mate ou caá é obra e graça de Tupã, Deus supremo, representado pelo Sol, que como doação entregou esta aos Pagés, para que transmitissem seus poderes milagrosos, a seus filhos membros do grande império guarani. (Livro 500 anos de história da erva mate, de Clóvis Aírton Braga e Dorival Berkaí).

Pois esta erva mate que, após passar por processos como corte, sapeco, transporte, secagem e soque, chega aos nossos lares pronta para sevar um bom chimarrão ou mate amargo, também mate doce ou mate de comadre, este em desuso. Mas foi aqui no Rio Grande do Sul que a erva mate criou raízes, fazendo que o chimarrão se tornasse símbolo de hospitalidade e fraternidade do povo gaúcho. No galpão onde patrão e peões se encontram pela manhã para distribuir as tarefas do dia, ou à tardinha quando o sol já se põe e os peões prestarem conta das tarefas cumpridas, a cuia roda de mão em mão sem preconceitos. Cada vez mais o chimarrão está presente no nosso meio, é só sair de casa, num sábado ou domingo, e passar

por praças e parques para observarmos uma infinidade de pessoas das variadas faixas etárias com sua cuia e garrafa de água quente, tomando chimarrão.

Para encerrar esta prosa, imagino todos os leitores sentados em cepos rústicos, mateando num galpão, à volta de um fogo de chão num entardecer de inver-no, espiando pelas frestas o sol se por no horizonte. Enquanto isso a boca da noite se aproxima ameaça-dora, pois o vento minuano com seu assobio dá oh de casa anunciando que o frio será de renguear cusco e congelar o canto dos quero-queros nas coxilhas. Um convite para Mais Um Mate em volta do braseiro.

Um aniversário muito especialÉ o aniversário de uma cinquentona, sim porque

ela faz questão de dizer que dia 22 de junho completou 50 anos, dos quais 45 dançando. Ela é a Cristina Co-lares Pereira, filha do coração, filha da minha esposa Maria Inez. Cristina é conhecida em Canoas pela sua atuação cultural no segmento da dança-arte - como disse, desde os 5 anos de idade - tanto no espaço Art&Dança como no colégio Estadual Mal. Rondon, onde é professora de educação física e danças.

A Cristina comemorou a feliz data no salão social do Canoas Tenis Clube, onde recepcionou familiares, amigos e alunos com jantar que levou a marca do Bu-ffet Maria Hóros. Após o jantar, o tradicional bolo de aniversário, e para completar os docinhos todos com o toque da mãe Maria Inez e da mana do coração, Cássia Fernanda. Para encerrar só podia ser dança e música romântica do amigo Caroço e seu filho Jonatas.

Tradicionalista [email protected].

Prosa de galpão

Page 11: Edicao 2555

CANOAS, 5 A 11 DE JULHO DE 2013 I SOCIAL I O TIMONEIRO I 11

Marta, Gercino e Zilma Miltom, Laércio, Orion e Adélia

Paulo, Bernadete, Lurdes e Francisco Celso e Elaine, Jucélia e Hugo Joarez Hoy e Jandir

Os comendadores, lidera-dos por Osório Biazus, rea-lizaram jantar-baile no salão de eventos Waldof no dia 28 de hunho, para comemorarem os 51 anos de fundação do Hospital Nossa Senhora das Graças. Parabéns pelo belo evento e em especial ao meu amigo Gercino, pelo carinho com que me recebeu.

51 anos

[email protected] (51) 9906-1060 / 9110-0931

Page 12: Edicao 2555

Canoas, 5 a 11 de julho de 2013Segurado do INSS, requeira já

sua aposentadoria, não espere mais tempo, procure-nos, pois en-caminhamos revisão de pensão, aposentadoria, auxilio-doença e aposentadoria por invalidez.

O INSS indeferiu sua aposen-tadoria ou pensão, venha nos consultar.

I N S SOAB-RS 43.486

Airton Joel Cardoso

Rua Frei Orlando, 33/404 ao lado da Praça do Avião Centro Fone: (51) 3059.1111 – 8419.5050

Clube no Niterói valoriza cultura jovem japonesa

O espaço, pertencente à Ninja Produtora, fica localizado na avenida Getúlio VargasQuem passa pela Avenida Getúlio

Vargas, n° 6271, e vê um uma loja com o nome de “Ninja” na frente pode facil-mente deduzir que o local trabalha com produtos de origem japonesa. No entanto, não espere encontrar leques, quimonos e artigos de culinária oriental no local. O Japão representado pela Ninja Produtora e agora pelo clube de leitura aberto por ela em Canoas é o dos seriados de animação, dos quadrinhos e de séries de televisão. Uma faceta lúdica da terra do sol nascente que é adorada por uma parcela crescente dos jovens canoenses.

A história da Ninja Produtora, admi-nistrada por Leonardo Pereira Moreira e Rafael Brum Estran é resultado justamente da paixão por este lado do Japão ainda desconhecido e subestimado por quando parte da sociedade. Os dois eram fãs e apostaram suas fichas na organização de eventos voltados a um público que pensava como eles. Assim nasceram o Anime Buzz e o Animeme, que foram realizados em Canoas entre 2009 e 2012. Hoje os eventos da Ninja estão sediados em Porto Alegre, mas a abertura do clube garante a ligação da produtora com o público canoense. Por um valor simbólico, qualquer pessoa pode

Mostra Literária reúne escritores e estudantes

Durante toda a última semana, ocorreu a Mostra Literária do Colégio La Salle Ni-terói. O evento mobilizou toda a escola e na sua reta final contou com a participação de autores que são referência na literatura infantil, como Carlos Urbin e Léia Cassol. Além da presença dos autores, oficineiros exercitam diversos temas literários com os alunos. Hora do conto, sarau, apresentações artísticas e momentos de reflexões comple-tam a programação.

No dia 26 de junho, a autora Léia Cassol realizou a Hora do Conto Temática com as turmas 111 e 112, falando sobre o livro Minhoquices. Logo depois, a escritora conversou com os alunos da turma 151 a respeito do livro Aventuras de Beto e Fê: Código da Luz. Já na quinta-feira, 27, o escritor Alexandre Brito realizou uma Hora do Conto Temática para as turmas 141 e 142. O livro apresentado foi O Museu Desmiolado. Brito respondeu às perguntas dos alunos sobre a obra e também explicou sobre o seu processo criativo e sobre os caminhos que o levaram a se tornar um autor de livros infantis.

Na sexta-feira, 28, o último dia de Mostra iniciou com uma animada Hora do Conto Temática, apresentada pelo escritor Marcelo Spalding, autor do livro As Cinco Pontas de Uma Estrela. Spalding apresentou aos estudantes das turmas 181 e 182 o processo criativo por trás de cada um dos personagens principais do livro. O autor Carlos Urbin também realizou uma Hora do Conto Temá-tica no encerramento da Mostra. O escritor falou às turmas de Educação Infantil sobre o livro Saco de Brinquedos.

JOAPIJOAPI

Convite para Missa de 7º Dia de Falecimento

Os formandos da turma do Cinquentenário do Colégio La Salle e colegas convidam para Missa de 7º Dia de Falecimento do inesquecível

Luiz Carlos dosSantos Valdez (Caio)

a realizar-se dia 05/07/2013, às 18h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Rua Tamoio, n. 3285, Canoas-RS.

Canoas, 5 de julho de 2013.

visitar a sede do clube e ler quadrinhos durante horas.

Anime Buzz na rádioAlém disso, a novidade da Ninja para os

canoenses é um programa semanal na rádio Fátima. A estação, que pode ser ouvida na frequência 87.9 em parte de Canoas tam-bém podem ser acessada ao vivo através do site http://www.radiofatimafm.net. O pro-

grama Anime Buzz no Rádio é transmitido aos domingos, das 20 horas à meia-noite. O teor é informativo sobre o nicho abordado pela Ninja e, principalmente, humorístico.

No próximo domingo, 7, os diretores da Ninja recebem os organizadores da Multiverso ComicCON em um programa especial sobre os bastidores dos eventos de cultura pop realizados no Rio Grande do Sul.

Espaço proporciona diversão com base na cultura oriental

Escola Vó Babali comemora 23 anos

A escola municipal de Educação In-fantil Vó Babali, no Centro, completou 23 anos no último dia 27 de junho. A es-cola realizou uma arraial para comemorar. Vestidos à caráter, os alunos participaram da Hora do Conto, com o Boneco Juca; almoço especial, canto do parabéns a você e apresentações dos pequeninos.

De autoria do vereador Francisco da Mensagem (PSB), foi aprovado pela Câmara, no dia 2 de julho, projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de material informativo junto às escadas rolantes nos estabelecimentos de Canoas. O objetivo é tornar mais visíveis e claras as informações relativas ao uso correto desses equipamentos. Segundo

a proposta, aprovada por unanimidade, os adesivos, placas informativas e ma-teriais afins deverão ser colocados na parte externa das escadas, em pedestais próximos aos equipamentos, em tama-nhos que possibilitem ampla visão por parte dos usuários. Os materiais deverão conter, de forma objetiva, as principais informações relativas à segurança.

Segurança nas escadas rolantes