Edição 2259

16
Vanessa e Eduardo se desdobraram em favor do modelo MP dos Portos é aprovada Restrições impedem modernização portuária Viva alegre com Miss Jeffreys Isabella Fiorentino quer mais filhos ZFM vence mais uma ANO 15 - Nº 2.259 - MANAUS/AM - 26/04/2013 - www.maskate.com.br Fundo de Mineração em 2013 Governo do Amazonas pretende apoiar setor Pacote de obras para Manaus CANTEIRÃO Texto deixou brechas para estados mais pobres VANTAGENS FISCAIS DA ZONA FRANCA SÃO MANTIDAS Lei aprovada em março foi publicada no DO Cirurgia de mama no SUS a partir de hoje Jessica Grassini, candidata a Bela da Torcida do Fluminense 2013 Chinês mata Danny D’Vito baré

description

Edição 2259

Transcript of Edição 2259

Page 1: Edição 2259

Vanessa e Eduardo se desdobraram em favor do modelo

MP dos Portos é aprovada

Restrições impedem modernização portuária

Viva alegre com Miss Jeffreys

Isabella Fiorentino quer mais filhos

ZFM vence mais uma

ANO 15 - Nº 2.259 - MANAUS/AM - 26/04/2013 - www.maskate.com.br

Fundo de Mineração em 2013

Governo do Amazonas pretende apoiar setor

Pacote de obras para Manaus

CANTEIRÃO

Texto deixou brechas para estados mais pobres

VANTAGENSFISCAIS DAZONA FRANCASÃO MANTIDAS

Lei aprovada em março foi publicada no DO

Cirurgia de mama no SUS a partir de hoje

Jess

ica

Gra

ssin

i, ca

ndid

ata

a Be

la d

a To

rcid

a do

Flu

min

ense

201

3

Chinês mata Danny D’Vito baré

Page 2: Edição 2259

FALA

SÉRI

O!

|02|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 26 de abril de 2013

maskate.com.br

Fieam rebateRespondendo às co-

branças do deputado Henrique Oliveira, do PR (vixe!), de que as enti-dades deveriam se mo-vimentar um pouco mais em cima da discussão da Reforma Fiscal e defesa do modelo ZFM, o presi-dente da FIEAM, Antônio Silva, desceu o malho no parlamentar: “A ZFM é uma conquista do povo e quem é pago pra defender o povo é sua representa-ção parlamentar”.

Suporte diuturnoAntônio Silva relembra que a entidade mantém

em Brasília dois técnicos de alto nível para acom-panhar dia e noite a discussão da ZFM, e que eles fazem pareceres, estudos e redigem subsídios para assessorar os parlamentares que se interessam na defesa da ZFM. E que, cá pra nós, são poucos.

Ausência habitual Havia nenhum deputado federal na discussão

da Zona Franca de Manaus sobre a unificação do ICMS. Eles simplesmente ignoram, com atos, pala-vras, gestos e omissões, o interesse sobre a defesa do modelo do qual retiram toda a base material que lhes sustenta a sinecura e a imputabilidade criminal.

Perdido e despreparadoO deputado Henri-

que Oliveira, que atacou as entidades, chegou a Brasília mais perdido que aquele cachorro do caminhão, que des-pencou no mio da rua no dia da mudança. E não mudou de conduta desde então. Continua superficial, oportunista e despreparado como sempre foi. E ingrato... basta ver sua conduta de “agradecimento” com quem lhe deu emprego e oportunidade na TV Rio Negro.

Vanessa e EduardoNa reunião do CO-

DAM, na última quarta--feira, o presidente do CIEAM, Wilson Périco, reconheceu a postura aguerrida da senado-ra Vanessa Grazziottin, e destacou o discurso contundente de Eduar-do Braga, o líder do go-verno no senado. “Eles foram implacáveis na argumentação de defesa em cima do modelo Zona Franca!”.

À casa tornaNesta quinta-feira, como fazia antigamente, a

senadora Vanessa Grazziottin volta à FIEAM para debater com as empresas os encaminhamentos po-líticos em torno da ZFM, tanto da discussão da Re-forma Fiscal, como da prorrogação e da ampliação dos incentivos para a RMM, Região Metropolitana de Manaus.

NINGUÉM MERECE!• O prefeito Arthur Neto foi ao Congresso peitar a canalha paulista e dizer de uma vez por todas que abandona a catraia tucana se continuarem os ataques à ZFM.

• Nesta quarta-feira, a canalha encomendou ao jornal Valor mais um ataque ao modelo, dizendo que a ZFM consome 54% dos benefícios fiscais dos municípios da Região Norte, uma meia e escrota verdade.

• Os arautos da canalha omitem que 54% da riqueza produzida pela ZFM vão para os cofres da União e que a receita do Amazonas sustenta os demais estados da região.

• Eles fazem questão de omitir que chega até 65% de toda a arrecadação da região Norte o volume de impostos pagos pela ZFM. A canalha não sossega.

Versículo do Dia

Santo do Dia - Santo Anacleto

Ótimo - Pescado da Feira da Panair será vendido em outros bairros de Manaus. Medida tenta minimizar desperdício na capital. Caminhões serão disponibilizados para venda.

Pois o SENHOR, por causa do seu grande nome não desamparará o seu povo; porque aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo. 1 Samuel 12:22

Eis uma curiosidade com relação ao santo ve-nerado nesta data: seus dados biográficos se

embaralharam ao serem transcritos século após século. Papa Anacleto teve sua vida contada como se ele “fosse dois”: papa Anacleto e papa Cleto, comemorados em datas di-ferentes, 26 de abril e 13 de julho.

O engano, que passou também pelo cuidadoso Barônio, parece ter sido de um copista, que teria visto abreviado em alguma lista dos pa-pas o nome de Anacleto por Cleto e julgou que deveria colocar nova-mente o nome apagado de Anacle-to sem excluir a abreviação. Após a revisão dos anos 1960, como con-seqüência dos estudos de Duches-

ne, verificou-se que se tratavam da mesma pessoa e a data de julho foi eliminada. Ele foi o segundo su-cessor de são Pedro e foi o terceiro papa da Igreja de Roma, governou entre os anos 76 e 88. Anacleto nasceu em Roma e, durante o seu pontificado, o imperador Domicia-no desencadeou a segunda perse-guição contra os cristãos.

Bom – SUS passa a realizar cirurgia única de retirada e reparação de mama. Lei aprovada em março foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial.

Péssimo - Caseiro mata filha e neto de patrão no interior. Ele foi encontrado com neta do patrão próximo ao local do crime. Ele ia estuprar e matar a menina.

O dia 26 de abril na História

1933 - Fundação da polícia política nazi, a Gestapo.

1952 - É publicada a primei-ra edição da Revista Manchete, da Bloch Editores.

1937 - Guerra Civil Espa-nhola: Guernica, na Espanha, é bombardeada pela Luftwaffe alemã.

1964 - Tanganica e Zanzibar fundiram-se para formar a Tan-zânia.

1965 - É inaugurada no Rio de Janeiro a Rede Globo de Te-levisão.

1986 - Ocorre o acidente nu-clear de Chernobil.

2009- Dalai Lama, líder religioso budista, faz visita ao Brasil.

1977 - É inaugurada a disco-teca Studio 54, em Manhattan, Nova York.

2006 - Aprovação da cons-trução da Freedom Tower no lu-gar das Torres Gêmeas do World Trade Center.

CIDADE DOS MALUCOS

LINHA 652 - Passageiros pagam para entrar e oram para sair

Diretor: Miguel Jorge Mourão | [email protected] executivo: Mário Bakunin | [email protected] adm.: Joyce Tavares | [email protected]. de redes sociais: |[email protected]

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

[email protected]ção: (092) 3673-6333 | [email protected]: (092) 3673-9333 | [email protected].: (092) 3673-7445 | [email protected] São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Page 3: Edição 2259

maskate.com.br |03|MaskateManaus, 26 de abril de 2013

Como dois ‘cabuquinhos’ do beiradão, enjoados, con-tundentes e convincentes na defesa da ZFM, o senador paraense Eduardo Braga e a senadora catarinense Vanessa Grazziottin, fizeram por onde receber a carteirinha do Clube de Ajuricaba no desempenho e argumentação a favor da Zona Franca de Manaus, asseguran-do a manutenção de suas vanta-gens fiscais competitivas. Pare-ce que funcionou a cobrança da sociedade, sobretudo nas redes sociais, em cima do começo de mandato de ambos, quando foram tímidos e omissos na de-fesa do modelo, votando com Dona Dilma empenhada em fa-zer média com o eleitorado mi-neiro, seus conterrâneos, e com a canalha paulista, dentro do projeto de eleger Haddad para a prefeitura e Mercadante para o governo no próximo ano.

ZFM escapa por um triz na Reforma FiscalqVanessa e Eduardo foram brilhantes na argumentação pró-Amazonas

Lei complementar

Desigualdades regionaisCanalha paulista apanhou

Unificação progressiva

“...não sobrará indústria em São Paulo”

Embora as alterações tenham facilitado a votação de ontem, a nova versão do projeto estabelece condi-ções que podem dificultar, mais à frente, a reforma do ICMS. Também atendendo a reivindicações dos gover-nadores, ficou estabeleci-do que as novas regras só entrarão em vigor se uma lei complementar definir

fundos de compensação aos Estados e estímulo ao desenvolvimento. A es-tratégia original era criar esses fundos por medida provisória, cuja aprovação é mais simples: depende da maioria dos presentes nas votações, enquanto a lei complementar exige mais de 50% do total de deputados e senadores.

Os Estados mais ricos - São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Gran-de do Sul, Paraná e Santa Catarina - contam com apenas 22% dos senado-res, mas as suas bancadas chegam a 48% da Câma-ra dos Deputados. Isso significa que o pau ain-da vai quebrar e o lobby do Sudeste vai falar alto,

com a força da grana que ergue e destrói coisas be-las, incluindo o espírito de brasilidade e de combate às escandalosas desigual-dades regionais. Do lado do Amazonas, é preciso ainda mobilizar a bancada despreparada e preguiço-sa que se alheia sempre e quando está em pauta o interesse do Estado.

Em derrota dos Estados mais desenvolvidos, São Pau-lo principalmente, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou ontem nova versão do projeto do gover-no para a reforma do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Por pressão dos governadores das regiões mais pobres, fo-ram abertas brechas no texto

que procura eliminar a guerra fiscal, na qual os Estados me-nos industrializados disputam a atração de empresas com a concessão de benefícios tribu-tários. Diante do conflito en-tre as unidades da Federação, ficou para a próxima semana a análise das propostas de mo-dificação do projeto, que de-pois ainda terá de passar pelo plenário do Senado.

Para acabar com a guerra fiscal, pretende-se - ou pre-tendia-se - unificar em 4%, até 2021, a alíquota do ICMS cobrada pelos Estados pro-dutores sobre bens vendidos a outros Estados. Hoje essa alíquota é bem mais alta, de 12% na maior parte das tran-

sações. Ou seja, se o ICMS sobre um produto é de 18%, o Estado de origem cobra 12%, e o do destino, 6%. A regra atual estimula a concessão de benefícios, porque os Estados têm maior margem para ofe-recer descontos na tributação e manter parte da receita.

Para preservar em par-te essas oportunidades, os Estados mais pobres conse-guiram uma alíquota inte-

restadual de 7% para artigos industrializados e agropecu-ários do Norte, do Nordeste, do Centro-Oeste e do Es-

pírito Santo. A alíquota foi mantida em 12% para pro-dutos oriundos de áreas de livre comércio, como a Zona Franca de Manaus. Contrá-rio ao texto, o senador Edu-ardo Suplicy (PT-SP) disse ter ouvido do governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), que, se o texto for mantido, “não sobrará in-dústria em São Paulo”. Buá, buá, buá!!!! Os Estados mais industrializados não são os únicos interessados no fim dos incentivos. Para o gover-no federal e especialistas, a prática prejudica a eficiência da economia e a expansão dos investimentos, ao indu-zir empresários a se instalar em locais inadequados.

Page 4: Edição 2259

POLÍT

ICA

|04|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 26 de abril de 2013

maskate.com.br

O prefeito de Manaus, Ar-tur Neto (PSDB), anunciou, nesta quarta-feira (24), um pacote de investimentos de R$ 600 milhões em obras vol-tadas para o setor de infraes-trutura da cidade. Com prazo de início para junho deste ano, os trabalhos vão se concentrar no recapeamento asfáltico de 55km das principais ruas e avenidas da cidade, reformas em três terminais e a implan-

tação do Bus Rapid System (BRS). Segundo a Prefeitura, os trabalhos serão voltados para preparar a capital amazo-nense para a Copa do Mundo de 2014.

Ao lado do vice-prefeito e titular da Secretaria Muni-cipal de Infraestrutura (Se-minf), Hissa Abrahão), Artur informou que o recapeamen-to vai passar pelas principais vias da cidade, como as Ave-

nidas Djalma Batista, Tor-quato Tapajós, Autaz Mirim, Noel Nutels, Umberto Cal-deraro Filho, André Araújo. “Esse trabalhos também vão incluir serviços de recapea-mento total das vias e melho-ria das calçadas e do meio-fio. Faremos um serviço de alta qualidade com o melhor que tivermos. Pelos cálculos esti-mados, o gasto será de R$ 150 milhões”, disse Hissa.

Arthur Neto anuncia novo pacote de obrasq Reforma de terminais e recapeamento de 55km estão entre medidas. Artur informou que trabalhos terão início a partir de junho deste ano

Varejistas discutem cesta básica

Exército dará apoio total

Heliporto em Manaus

Rodada final das negociações

Vendas reduzidas

Varejista e atacadistas reu-nidos com a Comissão Espe-cial da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), na manhã desta quarta-feira (24), chegaram ao consenso de que a saída para reduzir os preços da cesta básica amazonense será reduzir a alíquota do Im-posto de Circulação de Mer-cadorias e Serviços (ICMS) de 17% para 1%, como era feito anteriormente. A diferença em relação à resolução anterior é

que dessa vez a isenção não será coletiva e sim por adesão.

O deputado estadual Mar-cos Rotta (PMDB), disse que a proposta vai ser encaminha-da a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) que é quem dará a palavra final. “Estamos trabalhando para construir um grande acordo que o cidadão possa perceber também uma redução substancial no preço dos produtos da cesta básica”, afirmou.

Marcos Rotta disse que a Comissão Especial da ALE-AM, que além dele tem como membros os deputados Adjuto Afonso (PP), Marcelo Ramos (PSB), Conceição Sampaio (PP), Ricardo Nicolau (PSD) e Luiz Castro (PPS), irá en-trar em contacto com a Sefaz e num curto espaço de tempo espera fazer nova reunião para rodada final das negociações. “A palavra final será do órgão, a quem caberá orientar o go-vernador Omar Aziz (PSD) sobre essa questão”, atestou.

Luiz Castro também está otimista com a proposta de 1% e espera que prevaleça. O importante na opinião do parlamentar é que seja dada garantia de que o programa a ser implantado chegue de fato na ponta, ou seja, ao consumi-dor. “Precisamos ter ousadia de fazer da política fiscal uma política social”, frisou o depu-tado, destacando que não será nos produtos da cesta básica que o governo vai melhorar sua arrecadação. “Tem meios para isso”, completou.

No decorrer da reunião fi-cou definido que, se houver a volta da renúncia fiscal para 1%, a sociedade será con-clamada a ser a grande fiscal dos produtos que compõem a cesta básica, haja vista que os comerciantes terão visíveis esses preços. Ficou explicito na reunião que na verdade os produtos básicos “servem de isca” para os comerciantes tra-zerem clientes para seus esta-belecimentos.

O fornecedor do açúcar Solimões, Alex Pinto, que tra-balha com todos os produtos

da cesta básica, foi o primeiro a propor a redução da alíquo-ta para 1%, sob a alegação de que estaria tendo prejuízo em seus negócios desde janeiro, quando o governo aumentou a alíquota para 17%. “Neste período, demiti 26 emprega-dos porque as vendas encolhe-ram”, disse, ressaltando que os comerciantes de Boa Vista (RR), Acre (RO), de Belém (PA) e regiões fronteiriças dei-xaram de comprar produtos em Manaus, comprando em seus próprios Estados porque se tornou mais barato.

Nos trabalhos, a Prefeitura informou que vai contar com o apoio do Exército, o qual será responsável pelo recape-amento de 7km, e da empresa vencedora de um processo lici-tatório. “Não vamos abrir das licitações para que se possa fazer estas obras da maneira mais transparente possível”, disse Artur, adiantando ainda que os trabalhos podem ser feitos em mais do que os 55km previstos inicialmente.

Hissa ressaltou que todos os trabalhos e alterações a

serem realizadas pelas obras serão avisadas com antece-dência à população. O prefeito de Manaus informou também à imprensa que o modelo Bus Rapid System (BRS) será im-plantado a partir de junho nas ruas de Manaus. Segundo ele, este serviço servirá quando o Bus Rapid Transit (BRT) for implantado na cidade. “Nesse setor, vamos incluir a refor-mas das paradas do Expresso. Aproveitando a oportunidade, também vamos construir mais 100 paradas de ônibus por toda

cidade”, disse. O gasto previs-to para o BRS está orçado em R$ 1,4 milhões, enquanto das paradas será de R$ 1 milhão.

Já os terminais da Jorge Teixeira, Cidade Nova e São José passaram por reformas com previsão de início para junho deste ano. Artur e Hissa informaram que o investimen-to total será de R$ 6 milhões, sendo R$ 2 milhões para cada local. Quanto aos terminais da Constantino Nery e da Cacho-eirinha, a Prefeitura reafirmou que ambos serão desativados.

Artur declarou ainda que a Seminf estuda a construção de um heliporto e uma mari-na no bairro da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. Se-gundo o prefeito, se estuda uma parceria público priva-da para que as obras tenham

início. Sobre o novo protesto realizado em frente à sede da Prefeitura de Manaus na ma-nhã desta quarta-feira (24), Artur disse não se importar com esse tipo de manifesta-ção. “Sempre estive à dispo-sição para negociar com cada

classe aqui na cidade”.Ele ainda fez uma defesa

da gestão dele no comando do Executivo municipal. “Ti-rei Manaus da UTI Financei-ra e agora chegou a hora de tirá-la da UTI Estrutural”, complementou.

Page 5: Edição 2259

maskate.com.br |05|MaskateManaus, 26 de abril de 2013

Com mudanças no texto original para agasalhar interes-se específicos e com as restri-ções para punir concorrentes, o relatório de Eduardo Braga da MP dos Portos passou go-ela abaixo do Senado, incluin-do contratos de concessão de 50 anos e a proibição de em-presas de navegação se asso-ciarem a projetos portuários privados. Doravante a estrutu-ra portuária de Manaus, cara, oligopolizada e precária – são frequentes os desabamentos e o riso de desabastecimento – podem dormir sossegado. Coincidentemente, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, são generosos os milhões que de lá procedem para patrocinar determinadas campanhas políticas.

MP dos Portos é aprovado com algumas liberalidadesqRestrições curiosas impedem a modernização portuária da ZFM

Em entrevista histó-rica dada à mídia local, Omar indagou sobre as razões pela qual o projeto estava emperrado. Lem-brou que, apesar da não exigência legal, o projeto do porto assumiu a rea-lização de EIA/RIMA, Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental, com compromissos sociais e

ambientais inéditos na região – assumidos em duas audiências públicas e em documentos conso-lidados entregues ao ór-gão ambiental e demais instâncias públicas. De fato, o projeto é reconhe-cido por entidades e ins-tituições do setor como paradigma de uso e ocu-pação da orla de Manaus.

Em agosto de 2011, con-firmando o cumprimento de todas as exigências ambien-tais, sociais, paisagísticas e arqueológicas, além do NADA OPOR da Marinha do Brasil e a determinação do Plano Diretor da cida-de de Manaus, que desti-na aquela área para os fins assumidos, recebeu o Li-cenciamento de Instalação, concedido pela autoridade

estadual de Meio Ambien-te. Depois disso, a estraté-gia de protelação para inibir o projeto tratou de incluir sua área num tombamento desenhado propositalmente para boicotar o projeto, o único empreendimento em-penhado em resguardar os parâmetros de sustentabili-dade na orla de Manaus. É hora de trilar o apito e dar início ao jogo da verdade.

Para não perder a validade, a medida provisória deve ser votada até o dia 16 de maio nos plenários da Câmara e do Senado. Os deputados e sena-dores que integram a comissão mista formada para analisar a Medida Provisória 595, a MP dos Portos, aprovaram nesta quarta-feira o relatório final da MP, mas incluíram algumas

mudanças, que ainda deverão ser analisadas pelo plenário da Câmara dos Deputados e do Senado. Entre as modificações está a previsão de que os con-tratos futuros de arrendamento tenham duração de 25 anos, prorrogável pelo mesmo perí-odo. Ou seja, meio século de privilégios e vantagens. Onde já se viu um negócio desses? O

próprio Braga pulou da cadeira. “Não há nenhum entendimento para aprovação. Isso na prática significa contratos de 50 anos de concessão. Eu não conheço na história da República contra-tos com esse tempo”.

Braga conhece muito bem a demanda portuária do Ama-zonas. Proibir indiretamen-te no texto de seu relatório a presença da Login-Logística no processo de moderniza-ção portuária da ZFM é muito curioso, pra não dizer esca-

broso, uma atitude que só faz sentido se tiver a intenção de evitar a concorrência. A em-presa se juntou à Juma, uma parceira local, com ficha lim-pa e um currículo de lutas pelo desenvolvimento do Amazo-nas que remonta ao Ciclo da

Borracha, com seus ascenden-tes do Ceará que aqui chega-ram na virada do Século XX. A Login já tem um porto im-ponente no Espírito Santo, do tamanho e da modernização que a ZFM exige. Por que ve-tar a Login?

Para um estado como o Amazonas, a sexta econo-mia do país, que não dispõe de conexão rodoviária com o resto do Brasil, a fragilidade portuária vigente tem sido fator crescente de perda de

competitividade da produção industrial e ameaça efetiva de esvaziamento do mode-lo Zona Franca de Manaus. Por essa razão, desde 2006, por iniciativa de poder públi-co, empresários e entidades

de classe, buscando atender a demanda das mais de 400 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus, formu-laram o projeto de um novo terminal nas proximidades do distrito Industrial.

Foi a Suframa que chamou a Login para conversar com a

JUMA, e estimular uma solução portaria com peculiaridades ar-

rojadas do ponto de vista da sus-tentabilidade, modernização e cumprimento de todos os itens da legislação em vigor. E se o em-preendimento surgiu no âmbito da SUFRAMA, a agência federal que administra os incentivos da ZFM, é porque fundado na convicção da necessidade estratégica e vital de assegurar competitividade ao Polo Industrial de Manaus. E foi essa a percepção do governador Omar Aziz que percebeu a seriedade e a urgência do projeto. Tão logo assu-miu o governo, tratou de desmon-tar a balela e a esparrela montadas na gestão anterior.

Paradigma de ocupação

Estratégias do boicote

Contra o relógio

Por que vetar a Login?

Golpe na ZFM

Omar percebeu a saída

Page 6: Edição 2259

AMAZ

ONAS

|06|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 26 de abril de 2013

maskate.com.br

O tão falado Polo Naval de Manaus continua gerando polê-mica, agora, por parte dos mo-radores do Puraquequara, que tem perder a tranqüilidade e até mesmo os terrenos se o pólo for efetivado. Moradores da comunidade de Jatuarana, loca-lizada na Zona Rural, voltaram a protestar contra a instalação do Polo Naval de Manaus nas terras que consideram deles.

Eles temem deixar as moradias numa área de aproximadamen-te 36 quilômetros à margem do lago do Puraquequara.

A situação é complicada, já que os moradores passaram a vida toda lutando contra o Exército Brasileiro – que se diz dono das terras e possui uma base no local – e agora surge outro inimigo: o Polo Naval já autorizado pelo Go-

verno do Estado. Eles temem que as terras sejam arrenda-das pelas empresas previstas para se instalarem no Polo e pelo Exército Brasileiro, que reclama também a posse das terras. Há ainda informação entre os moradores de que a área onde será implantado o projeto, poderá possibilitar ao Exército o arrendamento para as empresas.

Comunitários protestam contra Polo NavalqMoradores passaram a vida toda lutando contra o Exército Brasileiro – que se diz dono das terras e possui uma base no local – e agora surge outro inimigo: o Polo Naval

Vacinação segue até sexta-feira

Ônibus no prego, dinheiro de volta

De quem é a terra?

Polo Naval no Puraquequara

Peixe da Panair será vendido nos bairros

Prevista para chegar ao fim na próxima sexta-feira (26), a Campanha Nacional de Vaci-nação contra a Gripe imuni-zou mais de 167 mil pessoas em Manaus. O número corres-ponde a 68,37% da população apta para receber a vacina. A meta da Secretaria Munici-pal de Saúde (Semsa) órgão, porém, continua longe de ser alcançada, já que o objetivo é que 245 mil pessoas sejam imunizadas.

Para conseguir cumprir a meta, a Semsa informou que mantém a vacinação em to-

dos os postos de saúde, como Unidades Básicas, Unidades Básicas de Saúde da Família, Policlínicas e Unidades Am-bulatoriais, além postos em shoppings, supermercados, igrejas, unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão, presídios e comunidades indí-genas. O público-alvo da cam-panha são mulheres gestantes, profissionais de saúde, indí-genas, idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias após o parto.

Na manhã desta terça--feira (23) no plenário da Câ-mara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Júnior Ribeiro (PTN) apresentou o Projeto de Lei (PL) que obri-ga a devolução do valor da passagem de ônibus no caso de interrupção da viagem. O Parlamentar justificou expli-cando que as condutas das empresas de transporte cole-tivo, nos últimos tempos não foram as melhores e a popula-ção tem reclamado muito.

“Os problemas que ocor-

rem geralmente referem-se a ‘pregos’ no trajeto e o direito do usuário deve ser exercido para embarcar no veículo se-guinte sem pagar a passagem embora tenha o incômodo, a perda de tempo e a possibili-dade de encontrar transporte superlotado”, destacou o par-lamentar. Segundo Ribeiro, o ressarcimento da passagem deve acontecer também nos casos quando o transporte apresentar pane mecânica e isto impedir de levar os pas-sageiros a seu destino.

Os moradores alegam que são donos da terra desde 1909. Eles protocolaram no Minis-tério Público Federal (MPF) um documento que solicita a consulta do órgão para saber a autenticidade das terras e a quem pertence. Participaram também, na última sexta-feira de audiência pública na Câma-ra Municipal de Manaus.

Se por um lado parte dos moradores é contra a imple-mentação do polo, por outro, os residentes dizem que o projeto prevê transformar a comuni-dade numa “cidade operária”, aproveitando a mão de obra dos moradores. “Nunca sere-mos contrários a um projeto de desenvolvimento da comunida-de, mas não queremos ser man-

dados embora de nossas casas”, disse o presidente da comuni-dade Jatuarana, Doramir Via-na da Costa. Segundo ele, o Exército acusa os moradores de serem invasores das terras. Segundo Doramir, o Exérci-to se respalda em um decreto estadual do ex-governador do Amazonas Danilo Matos Are-osa datado de 1970.

O projeto está em andamen-to desde 2006 e tem como coor-denadores os governos Federal e Estadual. Em julho do ano passado, à área que compreen-de o Jatuarana passou por su-cessivos estudos topográficos e avaliação, o que passou a in-comodar parte dos moradores. “Ninguém nos passou informa-ção sobre estes estudos muito menos fizeram uma reunião com a comunidade para tratar do assunto, eles vão fazendo

as coisas como se não existis-se ninguém na comunidade”, disse a líder comunitária Maria José Amaral da Cunha, 55.

Doramir ressaltou que a co-munidade, também solicitou um levantamento topográfico de estudantes da Universi-dade Estadual do Amazonas (UEA) no ano passado no qual apontou que a área do Exérci-to está a cinco quilômetros do perímetro da comunidade. Já o Exército argumenta que a pro-

priedade foi homologada para as Forças Armadas durante a ditadura militar, e que tem di-reito à área onde são realiza-dos exercícios anuais. Outro entrave é que o Plano Diretor de Manaus cria diretrizes de construções para uma cidade pelos próximos dez anos, po-rém o projeto do Polo Naval, previsto para ser entregue em 2015, não está previsto no pro-jeto do plano que está sendo analisado na CMM.

Com o objetivo de minimi-zar o desperdício de peixe na Feira da Panair, na Zona Sul de Manaus, uma equipe da Secre-taria Municipal de Empreen-dedorismo e de Abastecimento (Sempab) vai iniciar um traba-lho de orientação nas embar-cações durante a madrugada, horário em que acontece o de-sembarque do pescado. Além disso, a secretaria disponibili-

zará dois caminhões para que os pescadores possam transpor-tar o pescado e comercializá-lo em outros bairros. O trabalho começa nesta quinta-feira (25).

Ainda segundo a Secreta-ria, um caminhão coletor tam-bém ficará na Panair apenas para retirar do local o peixe que realmente não servir mais para o consumo. As provi-dências serão tomadas para

amenizar a situação até que o terminal pesqueiro possa en-trar em funcionamento. Atu-almente, o terminal pesqueiro encontra-se sob domínio do Governo Federal. A Prefeitura afirma que espera a transfe-rência da administração para que possa viabilizar o funcio-namento das câmaras frigorí-ficas e resolver o desperdício de pescado na cidade.

Page 7: Edição 2259

maskate.com.br |07|MaskateManaus, 26 de abril de 2013

O Sistema Único de Saú-de (SUS) passa a realizar a partir desta quinta-feira (25) a cirurgia plástica reparadora de mama imediatamente após sua retirada por decorrência de câncer, preferencialmente no mesmo procedimento ci-rúrgico. A determinação foi publicada nesta quinta no Di-ário Oficial da União. A por-taria estabelece que, caso não seja possível a reconstrução imediata, a paciente deve ser encaminhada para acompa-nhamento e deve ter “garantia de realização da cirurgia ime-diatamente após alcançar as condições clínicas requeridas”.

Quando foi aprovado no Senado, em 26 de março, a relatora do projeto, Ana Amé-lia (PP-RS), afirmou que a lei deve beneficiar as mulhe-res mais pobres. A senadora criticou que as cirurgias são

adiadas “indefinidamente” em muitas unidades do siste-ma público habilitadas para o procedimento. “Minha von-tade era de fazer a plástica e

ficar bonita. Eu não sinto que sou eu, a autoeestima fica lá embaixo”, relatou a dona de casa Maria do Carmo Diniz, que espera pela operação des-

de 2008. Aparecida Alves está na fila há 2 anos. “Os seios são uma parte muito importante para a mulher: a nossa femini-dade”, diz.

SUS passa a realizar cirurgia de mamaqLei aprovada em março foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial. De 2008 até 2012, 68 mil mulheres tiveram a mama retirada por câncer

Caráter de urgência

Aleam decidirá questãoFila de espera é grande

Estado terá Fundo de Mineração

Lei de Bloqueio de Telemarketing

O secretário defende a criação do fundo em caráter de urgência, em sintonia com a aprovação do marco regula-tório da mineração, e explicou como deve funcionar a capta-ção de recursos. Segundo ele, um percentual dos repasses federais, receitas de fiscaliza-ções e royalties da exploração de óleo e gás iriam diretamen-

te ao fundo, que liberaria os recursos após aprovação do projeto pelo Cegeo.

Além disso, ele serviria para diminuir a discrepância entre a arrecadação de royal-ties de petróleo e de minerais, que hoje representam uma compensação de R$ 200 mi-lhões e R$ 4 milhões, respec-tivamente.

Conforme o secretário, a minuta do projeto de lei que vai criar a carteira de recur-sos deverá estar pronta na próxima reunião, em junho, passando depois para dis-cussão e votação na Assem-bleia Legislativa do Estado (ALE).

Para trocar experiências, Nava reuniu-se nesta quarta-

-feira com representantes de Goiás, que possui um fundo com o mesmo fim, há dez anos. Também esteve pre-sente o presidente da Asso-ciação Brasileira de Entida-des Estaduais de Geologia e Mineração (Abemin), Flávio Erthal, que destacou a im-portância da aprovação do marco regulatório no País.

De 2008 até 2012, segundo dados do SUS, 68 mil mulhe-res tiveram a mama retirada por conta do câncer. Nesse mesmo período, menos de 10% conse-guiram fazer a cirurgia repara-dora. O Governo Federal não sabe dizer quantas mulheres no total aguardam na fila.

“Nós estamos fazendo um

diagnóstico detalhado do Brasil com um novo sistema de infor-mação em câncer implantado em todo o país até maio, com isso teremos detalhadamente onde precisamos ampliar ser-viços junto aos estados e mu-nicípios”, afirmou na época o secretário de atenção à saúde do ministério, Helvécio Magalhães.

Até o fim deste ano, o Governo do Amazonas deve aprovar a criação de um fundo estadual de apoio ao setor de mineração, que deve beneficiar aproximadamente 300 empre-sas instaladas no Estado.

Segundo a Fapeam a pro-posta visa criar uma carteira para arrecadar fundos para apoiar projetos de pesquisa e fomentar a cadeia de explo-ração mineral. A criação do fundo está em discussão na Conselho Estadual de Geodi-versidade do Amazonas (Ce-geo), liderada pelo secretário de estado de Mineração, Geo-diversidade e Recursos Hídri-cos, Daniel Nava.

O Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon Ama-zonas) está finalizando os preparativos para colocar em prática a lei nº 3.666/2011, que versa sobre o bloqueio de ligações de telemarketing, de autoria do deputado Marco Antônio Chico Preto (PSD/AM) que prevê multa de até R$ 10 mil para as empresas

que desrespeitarem a legisla-ção e o direito de privacidade do consumidor que estiver cadastrado no sistema.

O consumidor que optar em deixar de receber ligações dos serviços de telemarketing poderá se cadastrar no siste-ma que está sendo implantan-do pelo Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon Ama-

zonas) a partir do software desenvolvido pela Empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam) a partir do mês de junho. “A partir de agora, o consumidor vai poder decidir quem ele vai bloquear ou não, e garan-tir seu direito à privacidade, que constantemente é desres-peitado por essas empresas”, relembra Chico Preto.

Page 8: Edição 2259

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acrescimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 25/04/13 a 26/04/13. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

GARANTIAESTENDIDA

R$ 112,55

ROUPEIRO BATROL TURIM 6P 3G CPLH GRIS PTCód. 67775-4À Vista R$ 959,00 ou 1+5x R$ 173,09

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 84,90• Puxador Line metalizado• Gavetas com corrediças metálicas deslizantes• Dobradiça metálica de pressão

R$ 58,72

CÔMODA BATROL GENOVA 1P 6G GRIS PT 205493Cód. 67777-7À Vista R$ 499,00 ou 1+5x R$ 90,07

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 38,51

R$ 105,31

SALA JANTAR TUBFORM CAPONGA DUNAS PT 6C 54033385 PTCód. 65525-2À Vista R$ 895,00 ou 1+5x R$ 161,53

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 78,64

SALA JANTAR TUBFORM CAPONGA DUNAS PT 6C 54033385 PTCód. À ou

*Não

acom

panh

a ace

ssór

ios.

R$ 65,83

ESTANTE COLIBRI BELISA 2551Cód. 67281-4À Vista R$ 559,00 ou 1+5x R$ 101,48

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 66,14*N

ão ac

ompa

nha a

cess

órios

.*N

ão ac

ompa

nha a

cess

órios

.

R$ 40,60

FOGÃO ESMALTEC BALI CRISTAL 4B 4003 BR / Cód. 66382-4À Vista R$ 345,00 ou 1+5x R$ 62,27

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 44,00

• Capacidade do Forno: 53,2 Litros• Prateleiras: 1 Fixa• Cor: Branco

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 55,57

REFRIGERADOR ELECTROLUX 262L 1PRDE-33 BR Cód. 67749-7À Vista R$ 899,00 ou 1+5x R$ 162,26

R$ 105,79

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 53,12

R$ 96,37

COND AR ELECTROLUX 100000 BTUS MAXIMO 110V EAM10F Cód. 54300-4À Vista R$ 819,00 ou 1+5x R$ 147,82

COND AR ELECTROLUX 100000 BTUS MAXIMO 110V EAM10F Cód. À ou

R$ 17,07

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 20,31

VENTILADOR MONDIALTURBO 40CMVT-40Cód. 67722-6À Vista R$ 145,00ou 1+5x R$ 26,17

• 70 W• 127 / 220 V• Grande vazão de ar• Super potente • Silencioso

R$ 46,95

MÁQUINA DE LAVAR ROUPA ARNO DUPPLA SUP ML71 / Cód. 67598-9À Vista R$ 399,00 ou 1+5x R$ 72,02

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 43,97

Page 9: Edição 2259

ANO 15 - Nº 2.259 - MANAUS/AM - 26/04/2013 - www.maskate.com.br

Nádia Ferreira Fala Sério sobresustentabilidadeno Maskate na TV

Num papo descontraído, mas sério, a secretária Nádia Ferreira conversou com Mi-guel Mourão, no Fala Sério

desta quinta-feira no Pro-grama Fala Mourão Maskate na TV. Na oportunidade, ela falou sobre os assuntos mais

importantes, relativos à sus-tentabilidade, bem como as metas da secretaria para os próximos anos.

Titular da SDS mostra porque se mantém firme em uma das secretarias mais emblemáticas do Governo Omar Aziz

Dez anos de lutas

Projeto de ReflorestamentoA grande batalha entre

equilibrar o ambiental, o social e o econômico, com

certeza, foi a maior luta de Nádia à frente da SDS, sem-pre ampliando o diálogo

para assegurar a participa-ção da sociedade na cons-trução de políticas públicas.

Na ocasião, a secre-tária lembrou que serão recuperados 1.450 hecta-res de áreas degradadas com o plantio de 1.450

milhões de mudas. Este projeto, que é pioneiro, será um grande aprendi-zado para as instituições parceiras.

Outra grande realiza-ção de Nádia Ferreira é o Projeto Profloram, que visa fortalecer institucio-nalmente os órgãos es-

taduais de 12 municípios selecionados, que se en-contram em áreas de in-tensa pressão de desma-tamento.

O projeto Água Para Todos já caiu no gosto do interiorano. Até setem-bro deste ano, a meta é cadastrar as 10.100 fa-mílias, cerca de 50 mil e 500 pessoas de 404 co-

munidades, abrangendo 16 municípios em todo o Amazonas. O projeto prevê promover o acesso à água a famílias rurais que vivem em condições de vulnerabilidade.

Profloram em execução

Todos querem água

Mulheres se encontram na florestaO II Encontro das Mu-

lheres da Floresta será realizado no período de 3 a 5 de junho e, segun-do Nádia Ferreira, todas

as lideranças serão reu-nidas para que haja uma discussão ampla sobre as necessidades dos po-vos da floresta. “Reuni-

remos movimentos ex-trativistas, ribeirinhas e mulheres de povos e co-munidades tradicionais”, disse ela.

Page 10: Edição 2259

|10|MaskateManaus, 26 de Abril de 2013

maskate.com.br

REDE

S SOC

IAIS

jorn

al@

mas

kate

.com

.br

As impressões de uma inglesa que revelou a be-leza da flora amazônica serão retratadas nas telas do cinema. O pré-lança-mento do documentário ‘Margaret mee e a flor da lua’ acontece em Manaus nesta quinta-feira (25). A produção assinada pela carioca Elisa Tolommelli começa às 21h30, no Cine-mais do Millennium, loca-lizado na Avenida Djalma Batista, bairro Chapada, Zona Centro-Sul da capi-tal. A estreia do filme será

na sexta-feira (26) também no Cinemais, em Manaus. Botânicos, pesquisadores, documentaristas, realiza-dores e os apreciadores das artes plásticas e cine-ma são o público-alvo.

De acordo com a Se-cretaria de Cultura do Es-tado do Amazonas (SEC), o documentário conta a história de Margaret Mee, “uma visionária ilustrado-ra botânica que, com sua arte, alertou para a ne-cessidade de preservação do meio ambiente e da

flora brasileira”. Segundo a diretora da Casa do Ci-nema, a jornalista Saleyna Borges, o registro mais im-pressionante feito pela in-glesa foi a ‘flor da lua’, que abre e fecha durante uma noite do ano. “A flor nas-ce e morre. As filmagens aconteceram no período do ano em que acontece o fenômeno, ou seja, junho. Os produtores consegui-ram filmar exatamente o que a Margaret ilustrou. Tudo estava do jeito que ela retratou”, frisou.

Documentário ‘Margaret mee e a flor da lua’ tem pré-estréia

TELECARINHO NO MASKATE NA TV

Sesc oferece 45 bolsas grátis para cursos

Jovens e adultos, interessados em for-mação nos níveis fundamental e médio, podem concorrer ao curso de educação do Sesc Amazonas. Totalmente gratuitas, as inscrições poderão ser feitas no perí-odo de 02 a 11 de maio, nos horários de 9h as 12h e de 13h as 17h. Comerciários, dependentes e alunos egressos de esco-las públicas podem efetuar inscrição no Sesc – Unidade Centro, localizado na rua Henrique Martins, nº 427. No total, 45 bolsas de estudo serão disponibilizadas gratuitamente. Para participar do proces-so seletivo, o interessado deve ter renda familiar inferior ou igual a três salários mínimos. No ato da inscrição, o candida-to deverá apresentar cópias do CPF, RG, comprovante de residência, de renda e documentos pessoais das pessoas com rendimento na residência. No caso de ser comerciário ou dependente, deve apre-sentar uma cópia da carteira do Sesc, e, se for aluno de escola pública, deve apre-sentar documento de comprovação.

No curso do Sesc, cada série é realizada em seis meses. O edital do processo se-

letivo está em endereço virtual, no portal do Sesc, www-sesc-am.com.br. Ao abrir a página, clicar no ícone do PCG (Programa de Comprometimento e Gratuidade). O resultado do certame também será divul-gado no portal. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 2126-9510 e 2126-9509.

Facebook

Twitter

Ismael Fialho

MAPmapmonicatsx

José Moreira

Mayse Garcia :}@mayseperreche

Marcia Montenegro

João Neto@joaoneto_21

Fabrício Uchoa

Roberto Berruezo@synthzoid

Page 11: Edição 2259

maskate.com.br |11|MaskateManaus, 26 de Abril de 2013

Isabella Fiorentino já é mãe de trigêmeos - Bernardo, Loren-zo e Nicholas, de um ano e oito meses -, mas a modelo revelou à revista “Lord Élégant” que ain-da não fechou a fábrica. “Queria ter mais um filho, independente do sexo. Gostaria de exibir meu barrigão, ter uma gravidez tran-quila”, diz ela, que teve uma ges-tação difícil, mas não podia estar mais feliz com os filhos. “Como eu pude viver tanto tempo sem esses anjos?”, indaga.

Atualmente trabalhando como apresentadora de TV, Isa-bella diz que é vaidosa e gosta de estar sempre arrumada, mes-mo quando está em casa. “Gosto de estar sempre arrumada, com o cabelo bonito e uma roupa gostosa. Não sou o tipo de mu-lher que quando o marido che-ga em casa está descabelada e exausta”, garante.

Rayanne Morais mos-trou as pernas torneadas ao aparecer com um vesti-do preto e curtinho duran-te o lançamento da marca Nick&Vick Cosméticos, em São Caetano do Sul, em São Paulo. O modelito co-ladinho no corpo também favoreceu a cintura fininha da noiva do cantor Lati-no. Desde o início do ano, Rayanne vem postado fo-tos de sua malhação no Instagram e depois reve-lou o desejo de ter a cintu-ra fina como a da cantora mexicana Thalia. Determi-nada, ela voltou à rede so-

cial para comprovar com fita métrica que conseguiu ter as medidas menores do que as de Thalia.

Durante a última edição do Fashion Rio, a modelo falou sobre os prepara-tivos para o casamento, marcado para 12 de ou-tubro, no Copacabana Palace, no Rio. Segundo Rayanne, será realizada uma cerimônia evangéli-ca e o estilista Alexandre Dutra assinará o vestido de noiva. Ela e Latino de-cidiram curtir a lua de mel em Dubai e Ilhas Maldivas, durante nove dias.

Ronaldo Fenômeno passeou de mãos dadas com a namora-da, Paula Morais, em Madri, na Espanha. Nesta quarta-feira, 24, o casal aproveitou o dia para fazer compras. Dona Sônia, mãe do ex--jogador, acompanhou o casal.

Ronaldo está na Europa di-vulgando a Copa das Confe-derações, o ex-jogador agora é membro do Conselho de Ad-ministração do Comitê Organi-zador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014.

Isabella Fiorentino diz que quer ter mais um filho

Rayanne Morais arrasa de preto

Ronaldo Fenômeno passeia de mãos dadas

Paula Burlamaqui se diverte em show

Na noite desta quarta-feira, 24, Paula Burla-maqui se divertiu em show no Rio. A atriz curtiu a apresentação de Lucci Ferreira na boate Prainha, na Lagoa, Zona Sul da cidade. Acompanhado de amigos, o ator Anderson Müller também assistiu à apresentação.

Viviane Araújo curte férias nos EUA

De férias, Viviane Araújo se divertiu em mais um parque de diversões em Orlando, nos Estados Uni-dos. Nesta quarta-feira, 24, a rainha de bateria do Salgueiro postou no Instagram fotos de mais um dia de sua viagem.

“Hoje o dia começou aqui! Incrível! Muito me-dinho, né?! A gente vira criança! Não tem jeito!”, escreveu Viviane – que usou um shortinho jeans para ir ao parque Islands of Adventure - na rede social.

Design de

Interiores

Móveis Planejados

Solange Saint’Clair

3084-6002

Pensou em

Ligue já! sempre consulte um profissional

Page 12: Edição 2259

POLÍC

IA

|12|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 26 de Abril de 2013

maskate.com.br

Mais 1 assaltante deônibus vai pra cadeia

O assaltante, Gonçalo Siqueira Lima, foi preso por assaltar um ônibus no bairro Santo Agostinho, Zona Oeste. De acordo com informações da vítima, Gonçalo acompanhado de mais dois comparsas, entrou em um coletivo, armado e anunciou o as-salto.

O trio conseguiu levar a bolsa de uma das pas-sageiras. Minutos depois o cobrador e o motorista do ônibus abordaram uma viatura da 8ª Compa-nhia Interativa Comunitária (Cicom) e informaram o ocorrido.

Após uma varredura no bairro, um dos homens foi reconhecido pelo motorista. A bolsa roubada foi recuperada e Gonçalo foi encaminhado para o 5º DIP, onde foi feito o auto de flagrante por roubo (Art. 157/CPB) e encaminhado para a cadeia pú-blica. Os outros dois comparsas de Gonçalo já são investigados pela Polícia Civil.

Trio perigoso é autuadoem flagrante no 1º DIP

O indivíduo, Francisco Fábio Silva da Costa, 32, foi preso por volta das 21h no Beco Gelão, bair-ro Educandos. Policiais da 1ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) chegaram até ele por meio de denúncia anônima. Marlon Araípe Rodrigues, 18, foi preso por volta das 22h no Beco Olaria, bairro Presidente Vargas. Com ele, policiais militares da 24ª Cicom apreenderam três porções de substân-cia com características de pasta base de cocaína.

A terceira prisão foi registrada por volta das 23h. Antônio Carlos Soares de Lima, vulgo “Rony”, 22, foi preso em casa, na rua Japurá, bairro Praça 14. Policiais militares da 1ª Cicom chegaram até ele, também por meio de denúncia anônima. Ele foi re-vistado e nada foi encontrado com ele, uma arma calibre 48 com cinco munições intactas. Francisco da Costa e Marlon Rodrigues foram autuados e Antônio Carlos foi autuado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo ( Art. 14/ CPB). Todos foram encaminhados para a Cadeia Pública Rai-mundo Vidal Pessoa.

O acusado de homicídio, He-rick Brolin Santos de Paula, 18, conhecido como “HB”, foi preso na manhã desta quinta-feira (25), dentro do Terminal de Ônibus da Cidade Nova (T3), na Zona Norte de Manaus. Os tiras do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) efetu-aram a prisão em cumprimento de mandado, após ser constata-do que “HB” teria envolvimento em assassinato ocorrido no últi-mo dia 5 de abril.

A vítima foi Neuber Pimentel de Oliveira, 34, que morreu após ser atingido por diversos golpes de faca na rua Nove do bairro Monte Sinai, Zona Norte. Segun-do o Delegado Jone Clei Rodri-gues, Adjunto do 6º DIP, duas testemunhas deram detalhes do momento em que Herick come-teu o crime. Uma delas afirmou que ouviu “HB” planejando a morte da vítima.

Conforme o Delegado, Neu-

ber ainda conseguiu fugir de Herick após receber os primei-ros golpes de faca, porém foi al-cançado e acabou sendo atingi-do mais vezes e não resistiu. Em depoimento, uma das testemu-nhas do crime disse que Herick exigiu várias vezes que Neuber pedisse perdão dele. Como a vítima não atendeu ao pedido, Neuber foi morto. “HB” negou o crime e disse que não conhecia a vítima.

De acordo com testemunhas, o crime foi um acerto de contas entre o traficante Herick e usuá-rio de drogas Neuber. “Ele era um dos chefes do tráfico no Monte Sinai. Os moradores têm medo dele. Ele não sabia que estava sendo investigado, acreditou na impunidade e se sentiu confor-tável em voltar à área do crime”, afirmou o Delegado Jone Clei.

Herick confirmou já ter ven-

dido entorpecentes no Mon-te Sinai, mas disse que há dois meses havia parado de traficar. “O delegado disse que era pra eu parar, então parei. Sou usu-ário de drogas apenas. Há dois meses eu comecei a trabalhar como ajudante em uma meta-lúrgica”, disse ele. Autuado por homicídio duplamente qualifi-cado, Herick será encaminhado para a Cadeia Pública Raimundo

Vidal Pessoa.A prisão preventiva de “HB”

havia sido solicitada no dia últi-mo dia 15 de abril e foi aprovada nessa terça-feira (23), pelo juiz Mauro Antony, da 3ª Vara do Tri-bunal do Júri. Herick é acusado na Justiça por dois crimes, um por posse ilegal de entorpecen-tes e outro por lesão corporal, quando brigou com outro ho-mem no bairro Monte Sinai.

A Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (DEOPS), solicita a colabora-ção da sociedade na localiza-ção de Marcos Antônio Dou-rado Penedo, 40. De acordo com os familiares, ele está desaparecido desde o dia 16 de abril, quando esteve com um tio e um amigo no muni-cípio de Manacapuru, distan-te 68 quilômetros em linha reta de Manaus.

A residência dele está lo-calizada na avenida Itaúba, Jorge Texeira, Zona Leste de Manaus. A DEOPS está loca-lizada na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil do Ama-zonas, na avenida Pedro Tei-xeira, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste. Os telefones para contato são: (92) 3214-2268 (DEOPS), 9245-4620 e 9101-2134 (familiares da ví-tima).

Homicida é preso na Cidade Nova

Acerto de contas motivou o crime

Deops procura desaparecido

3215-20503215-2050

Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha

MULTIMARCAS

Page 13: Edição 2259

maskate.com.br |13|MaskateManaus, 26 de Abril de 2013

O adolescente Dênis D Vito Santiago dos Santos, 17, (Não confundir com o ator Danny DeVito que há exatos 17 anos fazia muito sucesso no cinema) morreu na madrugada de ontem após ser atingido com um balaço na cabeça por um rapaz identificado apenas como “China”(obviamente trata-se de índio mais cla-rinho), que segundo a fa-mília era o melhor amigo dele. A bronca aconteceu em frente à casa do sus-peito, na rua J, no acon-chegante e pacato bairro Armando Mendes, na Zona Leste.

Dênis D Vito estava com mais quatro miguxos e pre-tendiam assistir uns DVDs dos filmes ‘Matilda’, ‘Júnior’ e ‘Os irmãos Gêmeos’,além de ‘Por favor jogue a ma-mãe do trem’, quando ‘China’ fez uma entrada triunfal, digna de Clint Eas-twood, nos tempos áureos e largou bala na cabeça do infeliz. Os amigos dele con-taram que Dênis D Vito pe-diu três vezes para o amigo tirar a arma. Mas ele não tirou e acabou disparando e entrou em casa, a tempo de almoçar e assistir o Vi-deo Show.

O miguxo enterrou o re-

vólver calibre 38 no quintal da casa e foi dar um pas-seio. Um outro amigo da dupla, entrou na casa, de-senterrou a arma entregou a polícia juntamente com a metade de uma porção de droga que ele achou. É cla-

ro que a outra metade, ele ficou para analisar friamen-te a substância em casa.

A mãe da vítima, Dé-bora Barbosa, 37, que co-locou o nome de Dênis D Vito nele disse, ainda, que o filho não tinha nenhum

envolvimento com drogas. Adivinhem quem vai in-

vestigar o caso? É claro, a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). Será que essa fa-mília vai esperar muito para ver o China preso?

HOMÔNIMO DE DANNY DEVITO É MORTO POR CHINÊS

TREPIDAÇÃO FATALO desocupado Luiz Gonzaga Araújo de Souza, 28, es-

tava conversando com uma curriola de vagabundos na noite de ontem, pelas sinistras ruas do bairro Nova Flo-resta, zona Leste, quando um elemento armado com um tresoito começou a lhe sacar e ficou lhe manjando. Luiz Gonzaga começou a ficar desconfiado e bastante cabrei-ro e acabou trepidando. Quando o atirador viu que ele trepidou, largou dois tiros um na coxa e outro na barriga. Depois de acertar o desafeto, o elemento não identifica-do subiu na garupa de uma motoca e fugiu alegremente. Luiz foi socorrido por seus amigos de curriola e levado ao pronto-socorro João Lúcio. Para o desespero dos pais de famílias e pessoas de bem que possam precisar de um lei-to no João Lúcio, Luiz vai ficar internado lá um bom tempo.

FACADA, CRÂNIO FURADO E MUITA ESPERA

Quando o ajudante de servente de auxiliar de pe-dreiro, Harlen Deivisson da Silva Oliveira, 23, saiu de casa na noite da última terça-feira para ir a um encon-tro de ex-drogados da igreja dele, jamais imaginou que morreria com uma facada no crânio no meio do cami-nho. Isso mesmo, gente!. Ele foi encontrado agonizan-do em cima do viaduto Gilberto Mestrinho, no Coroa-do, na nossa linda Zona Leste, onde esse tipo de coisa é muito raro de acontecer. Apenas com seu cérebro meio que saindo da cabeça pelo buraco da violenta facada Harlen Deivisson ainda chegou a ser socorrido e leva-do ao Pronto-Socorro João Lúcio, mas morreu antes de ser atendido, porque interrompeu um carteado entre os médicos, que estava em um momento crucial da jo-gada, e não deu pra atendê-lo na hora que ele queria. Como seu caso não era tão urgente quanto o jogo, teve que esperar um pouquinho, mas acabou morrendo.

O CD DA DISCÓRDIA MORTALO comerciante Gonçalo

Raimundo de Oliveira, 47, morreu na noite de terça--feira após ser atingido com apenas cinco balaci-nhos nas costas e no seu belo rosto, no lanche em que trabalhava na rua 13, no bairro Novo Aleixo, na gloriosa Zona Norte. Ele estava de boa trabalhan-do, vendendo seus bons churrascos, quando um veiculo de cor vermelha de placa de modelo não identificados chegaram ao local e três malucos larga-ram bala. Nenhum deles foi identificado.

Quanto à motivação do crime, ele disse que a família desconhece e não possui suspeitos. Ele só tinha um inimigo, João Ribeiro de Oliveira, que já tinha tentado matá-lo há dois meses por causa do CD do pagodeiro Tiagui-nho, que ele emprestou de João e que ele dizia que Gonçalo não havia devol-vido. João era muito fã do artista e por isso tentou matar o amigo. A bronca vai ser investigada priori-tariamente pela Delegacia Especializada em Homicí-dios e Sequestros (DEHS).

UM BANDIDO VACILÃO

Tiras do 5º Distrito In-tegrado de Polícia (DIP) registraram na noite de terça, a prisão do vacilão Gonçalo Siqueira Lima, preso por assaltar um ônibus no bairro Santo Agostinho, na nossa que-rida Zona Oeste. Gonçalo entrou endiabrado den-tro coletivo, armado com revólver com seus dois miguxos e saiu pegando bolsas, celulares e cartei-ras. Os três fugiram, mas o vacilão do Gonçalo fi-

cou zanzando pelo bairro e decidiu pagar gelada pra uma galera num bar, querendo mostrar que é cheio da grana para a mulherada. Os tiras le-varam o motorista do busão que reconheceu o pilantra que acabou pre-so. Gonçalo que já tinha saído da cadeia há pou-co tempo, agora irá re-encontrar seus grandes amigos e colocar a fofoca em dia, tomando aquele chazinho esperto.

Page 14: Edição 2259

TABL

ÓIDE

|14|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 26 de Abril de 2013

maskate.com.br

Mulher é parada por dirigir sem cinto e é presa com ‘coleção de drogas’

Na cidade de Belleview, no estado da Flórida (EUA), a polícia parou uma mulher para verificar uma infração de trânsito simples, já que ela estava dirigindo sem o cinto de segurança. No entanto, o oficial acabou fazendo uma apreensão de diversas drogas. Lanette Hellard, de 41 anos, foi parada em uma avenida e, além de não usar o cinto, confessou que sua carteira de habilitação estava suspensa, de acordo com um relatório do departamento de po-lícia de Marion. Por isso, a americana foi presa e levada à delegacia.

Quando os policiais decidiram vasculhar o carro da mulher, acabaram encontrando diversos tipos de drogas, desde pílulas controladas até maconha e metanfetamina. Confrontada, Hellard afirmou que todas as substâncias eram para consumo pró-prio A americana acabou detida por cinco acusa-ções de porte de drogas e por dirigir sem licença, e teve a fiança estabelecida em R$ 33 mil.

Alemão cai em fogueira durante ‘Harlem Shake’

Uma tentativa de gravar um “Harlem Shake” na Alemanha quase terminou muito mal quando um dos participantes caiu em uma fogueira que estava atrás do grupo.

Um dos homens que dançava olhando para a câmera se desequilibrou e caiu diretamente no fogo, no entanto, foi resgatado rapidamente por outra pessoa, que puxou o participante para fora de perigo. De acordo com o usuário “torpusch”, que postou o vídeo, o colega não se feriu com gra-vidade; “podemos rir de tudo isso”, escreveu. A gra-vação foi vista mais de 36 mil vezes.

Kevin Eastman (à esquerda) prepara seu arco e flecha para pescar em uma rodovia alaga-

da em West Alton, no Missouri (EUA), enquanto o irmão Sean tenta manter a embarcação

longe do guardrail. O rio Mis-sissipi transbordou e acabou interditando a rodovia.

AO artista Sean Kenney usou mais de 125 mil peças de Lego para construir mais de 30 animais, que foram exi-

bidos no zoológico Hogle, em Salt Lake City, no estado de Utah (EUA). Kenney es-pera que a exposição alerte

as pessoas sobre os habitats naturais dos animais, que es-tão desaparecendo cada vez mais.

Americanos usam arco e flecha para pescar

Artista usa 125 mil peças para criar ‘zoológico de Lego’

Page 15: Edição 2259

|15|MaskateManaus, 26 de Abril de 2013

maskate.com.br

ALDEIA GLOBAL A VERDADE DOS SONHOS

PIADAS

Amamentar - Para a mulher é sinal de gravidez pró-xima. Ver alguém amamentar: felicidade, sua generosi-dade será recompensada. Sorte: cabra.

RECEITA

Frango frito crocante

Ingredientes 1 kg tulipas de frango Sal a gosto Pimenta a gosto Ajinomoto a gosto Açafrão a gosto 1/2 limão espremido Farinha de trigo Óleo Modo de Preparo 1.Lave bem as tulipas de frango e tempere com o

sal, a pimenta, o ajinomoto, o açafrão e o caldo do limão

2.Deixe marinar nesse tempero durante 1/2 hora 3.Deixe escorrer o tempero e passar as tulipas uma a

uma na farinha de trigo 4.Coloque o óleo para esquentar na panela de pres-

são 5.Quando estiver quente, coloque as tulipas, e feche

a panela de pressão sem o pino 6.Deixar fritar durante 10 minutos, e abra a panela 7.Vire as tulipas e feche a panela novamente sem o

pino por mais 10 minutos, ou até que estejam douradi-nhas

8.Escorra em papel toalha e enfeite a travessa com alface.

Explicação do MotoristaO policial de uma pequena cidade para um motorista por

excesso de velocidade.— Mas, seu guarda, eu posso explicar... — replica o moto-

rista.— Fique quieto! Vou colocá-lo na cadeia até o chefe chegar!

— esbraveja o policial.— Mas, por favor, eu só queria dizer que...— Silêncio! Você está preso ! Se abrir a boca, apanha ! En-

tão, ele joga o coitado em uma cela, sozinho, e vai embora sem lhe dar atenção.

Horas mais tarde, o guarda volta:— O chefe está chegando! Sorte a sua que ele foi ao casa-

mento da filha dele. Deve estar de bom humor.— Duvido muito... Se tivesse me deixado falar, saberia que

o noivo sou eu!

Ladrão de GalinhasUm homem faminto, rouba duas galinhas. Na mesma hora,

um policial passa por perto. O homem, nervoso, joga as gali-nhas no rio. O policial diz:

— Roubaram algumas galinhas aqui pelas redondezas. Você esta sabendo de alguma coisa?

— Não, seu guarda! Eu não sei de nada!O policial olha para a fogueira e pergunta:— Para que essa fogueira?— É para eu me aquecer, seu guarda!— E as penas?— Ah! As galinhas foram tomar banho e pediram que eu

cuidasse das roupas.

Bichas na DelegaciaCidadezinha do interior. Duas bichas estão brigando na rua,

fazendo o maior escândalo. A polícia leva as duas pra delega-cia. E o delegado interroga:

— Então vocês dois são veados?— Nóis semo, seu delegado!E o delegado falando grosso:— Nós somos!E a bichinha:— Desculpa, seu delegado... É que nóis não sabia que o se-

nhor era também.

Documento da BestaUm português decidiu comprar um carro novo com capaci-

dade para mais de 7 pessoas. Foi até a loja e escolheu uma Bes-ta, sem nem ver o nome do carro, apenas porque era o modelo mais novo e bonito.

Passados alguns dias, decide sair para passear com a esposa e exibir o carro novo. Fazia a maior festa, buzinava, mexia com o povo na rua e etc.. até que foi parado em uma blitz policial. O guarda então, pergunta:

— Cadê o documento da besta ?O português responde:— Está aqui, e lhe entrega a identidade.O guarda então diz:— O senhor se enganou, eu quero o documento da perua.O português olha para sua mulher e diz:— Ele quer o seu documento também!

Horóscopo do DiaÁriesA Lua cheia pode exaltar os ânimos de quem não está conectado com sua própria essência. Procu-re diminuir o ritmo e equilibrar sua agenda, Uma postura mais madura e comedida se faz neces-sária.

TouroMuitas situações chegam ao clímax com o eclipse lunar e a Lua cheia. Algo deve ser deixado para trás, em nome de novas vivências e aprendizados. Pro-cure aquietar a mente.

GêmeosVocê está em pleno final de ciclo, procure se pou-par. Em tempos de eclipse, não é bom acumular compromissos, deixe espaço para manobras e des-canso. Cultive recolhimento, análises e introspec-ção.

CâncerLua cheia transborda sensações e sentimentos. Evi-te confrontos, reserve alguns momentos para rela-xar e se conectar com sua essência. As bênçãos da Lua cheia de Touro/Escorpião se derramam sobre quem estiver aberto e alinhado para recebê-las.

CURIOSIDADES3 Mentiras Mais Usadas No Mundo

3 Maiores Mentiras de Software:-> O programa foi completamente testado e não tem erros.-> Estamos a tratar da documentação.-> É claro que o podemos modificar.

3 Maiores Mentiras das Grandes Companhias:-> Trabalhamos em espírito de equipe.-> As pessoas são o nosso maior recurso.-> Dizemos, “que seja o mercado a decidir”.

3 Maiores Mentiras das Pequenas Empresas:-> Trabalhamos em espírito de equipe.-> O patrão é como se fosse mais um colega.-> Continuar pequenos é uma decisão consciente.

3 Maiores Mentiras de Marketing:-> Entrega imediata? ...Não há problema!-> Tratamos cada cliente como se fosse o mais impor-tante.-> Tratamos do negócio durante o almoço.

3 Maiores Mentiras dos Professores de Engenharia:-> Um dia mais tarde, este curso irá ser-vos útil.-> Estes testes custam-me tanto a corrigir como a vocês fazê-los.-> É assim que eles fazem na realidade.

3 Maiores Mentiras dos Executivos:-> Dinheiro ... é apenas uma parte do negócio.-> Se fosse comigo, acabava já com os lugares reserva-dos no parqueamento.-> Teria que me torcer o braço para me convencer a ir a uma viagem de negócios.

3 Maiores Mentiras dos alunos que acabam de entrar no curso de Física:-> Existem muitas saídas por aí para os licenciados em Física.-> Vamos ganhar um monte de dinheiro na nossa car-reira profissional.-> O público em geral respeita os físicos.

3 Maiores Mentiras dos Professores:-> A escola irá ajudar-vos em tudo o que puder.-> O curso de professor é interessante e estimulante.-> Os miúdos hoje em dia são iguais aos miúdos do tempo em que andávamos na escola.

3 Maiores Mentiras dos Publicitários:-> Este produto é tão bom como parece.-> Você precisa realmente do nosso produto.-> Se você usar o nosso produto, irá ter sexo com pes-soas iguais às que aparecem no nosso anúncio.

3 Maiores Mentiras das Encomendas:-> A entrega será feita num prazo de 30 dias.-> Se não estiver completamente satisfeito, garantimos o seu dinheiro de volta.-> Oferecemos reparações gratuitas e em sua casa.

3 Maiores Mentiras dos Políticos:-> Vou direto ao assunto.-> Vou dar-lhe uma resposta direta à sua pergunta.-> O governo não desperdiça o dinheiro dos contribuin-tes.

LeãoÉ tempo de começar a colher o que foi plantado na Lua nova. Confrontos ou obstáculos podem surgir se não há sintonia de ideias, ou se os seus projetos não estiverem bem estruturados e embasados na realidade. Procure dialogar, esteja aberto para ouvir.

VirgemNovas informações, novos aprendizados. Com a Lua cheia, é tempo de ajustar certos assuntos para viver a culminância de seus projetos. Mantenha-se aberto para negociar, ofereça colaboração e peça ajuda se precisar.

LibraA Lua cheia com eclipse indica um período de corre-ções, deixe o orgulho de lado. Continue aberto e recep-tivo para aceitar sugestões e críticas construtivas, para esclarecer e formalizar negociações.

EscorpiãoOs escorpianos podem ser muito beneficiados pela força profunda, intensa, curadora e transformadora da Lua cheia. Mas para tanto, é preciso estar alinhado com os propósitos de sua alma, com o caminho do coração. Aproveite para meditar e refletir.

SargitárioPactos, acordos e negociações se mantêm em pé so-mente se houver maturidade, honestidade, profissio-nalismo e comprometimento. Com a Lua cheia, um gesto de carinho, neste momento, pode ser muito valioso.

CapricornioÉ tempo de diminuir o ritmo e desenvolver novas téc-nicas e habilidades que facilitarão a realização da ta-refa. Lua e Saturno se opõem ao Sol, é preciso cultivar responsabilidade e profissionalismo.

AquarioNão há necessidade de gerar conflito entre o novo que você escolhe com o velho que descarta. Com bom senso, é possível se programar para mudar sem ruptu-ras desagradáveis.

PeixesNovos campos se abrem. Marte e Netuno prometem agilidade e fluidez. Informações chegam até você com facilidade, está mais fácil avaliar a sua situação de for-ma realista.

Page 16: Edição 2259

|16|MaskateManaus, 26 de Abril de 2013

maskate.com.br

Miss

Jeffr

eys

mer

iane

.jeff

reys

@gm

ail.c

om

A mulher serena descobre em si mesma a fonte da felicidade e do conhecimento, fonte que nunca seca. Vai ser linda assim, lá na Alemanha! Minha amiga Lorena Cursino que também foi pra Freiberg- Alemanha

Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam or-gulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra. De Manaus para o mundo ver.. Assim ele vai, em busca de novos horizontes leva com mente aberta para encher de conhecimento lá na Alemanha meu irmão querido futuro Prof. Dr. Jeffreys. Salve Mr. Jeffreys!

Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios. Nayara Brandão

Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor. Edmilson Cavalcante no The Edds Pub

Os homens de poucas palavras são os melhores. “ O Bonitão” meu amigo de fé Fotógrafo Fran-cisco Jota

Só felicidade...