Edição 22500 - 30 de abril de 2015

36
4 “VOCÊ JAMAIS SERÁ LIVRE SEM UMA IMPRENSA LIVRE.” — VENELOUIS XAVIER PEREIRA 97 71809 304002 51 ISSN1809-3043 NESTA EDIÇÃO 28 páginas ON-LINE www.oestadoce.com.br ASSISTA AOS VÍDEOS DA TV O ESTADO twitter @oestadoce facebook jornaloestado

description

Jornal O Estado (Ceará)

Transcript of Edição 22500 - 30 de abril de 2015

  • 4VOC JAMAIS SER LIVRE SEM UMA IMPRENSA LIVRE. VENELOUIS XAVIER PEREIRA

    97 71809 304002 51

    ISSN 1809-3043

    NESTA EDIO28 pginas

    ON-LINE www.oestadoce.com.brASSISTA AOS VDEOSDA TV O ESTADO

    twitter @oestadocefacebook jornaloestado

  • OPINIO

    PESIDENTE Wanda Palhano SUPERINTENDENTE Ricardo Augusto Palhano Xavier 3033.7501 DIRETORA

    FINANCEIRA Soraya Palhano 3033.7512 - DIRETORAINSTITUCIONAL Solange Palhano 3033.7502 - DIRETORA DEMARKETING Rebeca Frrer Xavier Guimares de Andrade

    3033.7508 EDITOR-GERAL Carlos Alberto Alencar 3033.7506 Telefones (Redao): 3033.7504, 3033.7505, 3033.7507 e 3033.7510 l Comercial: 3033.7513 e 3033.7519 FAX: 3454.1034 l Assinatura: 3033.7509 l O Estado Online: 3033.7516 l e--mail: [email protected]. br l Redao e Oficinas: Rua Baro de Aracati, 1320 Aldeota, Fortaleza, Cear. Cep:

    60.115-08 l Somos assinantes da agncia Folha. O Estado no se responsabiliza pelo contedo das matrias,

    artigos e colunas assinados. PABX: (85) 3033.7500

    Fundado em 24 de setembro de 1936 por Jos Martins Rodrigues

    Venelouis Xavier Pereira (1964 -1996)

    CHARGE

    EDGAR CARLOS DE AMORIM

    DESEMBARGADOR

    JOS G. MONTEIRO

    ADVOGADO

    DJACYR DE SOUZA

    PROFESSOR

    CSAR CAVALCANTE

    EX-PRES. CRA-CE

  • POLTICA

    Uma situao vergonhosaAo ocupar ontem, a tribuna da AL, o deputado Wal-

    ter Cavalcante (PMDB), apresentou uma solicitao, cujos motivos seriam capazes de matar de vergonha os donos do governo federal. Se o referido governo no ti-vesse perdido esse sentimento. A proposta de Cavalcante para que a Casa forme uma Comisso Especial, com a misso de ir Braslia, para cobrar do governo e, claro, do Ministrio da Sade a liberao imediata de recursos para esse setor, que se acham atrasados. O deputado teve a compreenso e o apoio dos colegas. Num momento as-sim, o sentimento que se apossa de qualquer cearense que conhece de perto a situao da sade no Cear - capital e interior - de justificada revolta. No h registros de que poca dos governos de presidentes como Getlio Var-gas, Juscelino, e at mesmo dos militares, tenha havido a necessidade de deputados terem que se abalar rumo capital federal, para cobrar recursos que so obrigao de quem governa. Pelo visto, parece que, apesar de todos os modernos recursos de comunicao, o governo da Unio no est acompanhando, ou ignore as condies lastim-veis em que se acham todos os hospitais federais, esta-duais e municipais do estado, superlotados de pacientes, onde h falta de leitos e de remdios, com as equipes de mdicos e enfermeiros em desespero, beira do estresse total. Virou costume dos governistas chamarem de gol-pismo falar em impeachment para quem est na chefia do poder. Se dependesse de incompetncia, tal medida j deveria ter sido aprovada. Permitir uma situao dessas pior do que roubar.

    Vingana Sobre o episdio, o PT, que parecia absorver o golpe, escandalizou-se com a explosiva carta de Marta, e j entra na Justia querendo a devoluo do mandato dela.

    Primeira reunioNuma medida oportuna, o deputado Z Airton (PT) comanda, 2-feira, no auditrio da Cear Diesel a primeira reunio da bancada federal com todos os prefeitos do estado.

    Acerto Para o deputado Raimundo Matos (PSDB), o evento servir para mostrar aos representantes federais a situao de pr-falncia da maioria dos municpios.

    Outra coisa Mdicos do Simec, negam querer impedir cubanos no Mais Mdicos. Eles so contra

    a imoral parceria com a Opas, que direciona os ganhos deles para a ditadura de Cuba.

    Por proposta... do deputado Chico Lopes (PCdoB), o centenrio do compositor cearense Humberto Teixeira, cone da msica nacional, ser comemorado em sesso solene na Cmara Federal.

    Voz geral Para a maioria dos polticos, se no Brasil, h algumas dcadas, viessem sendo fuzilados alguns traficantes de drogas, essa praga seria bem menos em nosso pas.

    Repdio O deputado Carlos Matos (PSDB) props voto de repdio ao ex-presidente Lula e presidente Dilma, que mentiram e enganaram os cearenses no caso da refinaria.

    Dia do trabalho ALCE realiza, hoje, sesso solene para celebrar o Dia Internacional do Trabalhador, comemorado em 1 de maio. O evento, que atende s solicitaes dos deputados petistas Elmano Freitas e Moiss Braz, vai acontecer s 16h, no Plenrio 13 de Maio.

    Mais informaes de Fernando Maia: e-mail: [email protected]

    blogdofernandomaia.zip.net

    A dura verdade A senadora Marta Suplicy, ao solicitar a sua desfiliao do PT, o fez atravs de um documento que mostra a coragem de quem capaz de desnudar, ante a nao, a verdade do PT de hoje. Ainda bem que o desassombrado libelo veio de uma figura de dentro da sigla.

    DIVULGAO

    FOTOS BANCO DE DADOS/ALCE

    3O ESTADO Fortaleza, Cear, Brasil Quinta-feira, 30 de abril de 2015

    A declarao do presi-dente da Petrobras, Alde-nir Bendine, descartando a construo da refinaria Premium II, prevista para ser instalada dentro da rea do Complexo Industrial e Porturio do Pcem (CIPP) e a alternativa da estatal para compensar os inves-timentos do Cear, com a transferncia do parque de tancagem de combustvel do Mucuripe para o Pecm, motivaram pronunciamen-tos dos deputados cearenses que sugeriram, inclusive, uma nota de repdio ao ex--presidente Lula.

    A preocupao dos par-lamentares porque, agora, o Governo do Cear precisa buscar os investimentos re-alizados em obras de infra-estrutura para a instalao da refinaria e tentar evitar o prejuzo total do que j foi desembolsado.

    Segundo estimativas da administrao estatual, ao longo de oito anos, o Go-verno investiu cerca de R$ 650 milhes para viabilizar a construo do empreendi-mento. Adquiriu um terre-no de 2 mil hectares, insta-lou linhas de transmisso de energia, faixas de dutos de e oleodutos, realizou obras virias, desapropriou terras e, at mesmo, realojou uma comunidade indgena que vivia na localidade, criando uma reserva chamada Taba dos Anac.

    No tem nada a ver com uma coisa com a ou-tra. Aqueles tanques dizem respeito Petrobras Distri-buidora. E j existia uma promessa anterior de trans-ferncia. Inclusive, quando o Porto do Pcem foi constru-do j foi planejado um espa-o para receber a tancagem l, pontuou o deputado fe-deral Danilo Forte (PMDB), destacando que as dificulda-des do Governo para com-pensao dos valores, o que, segundo ele, pode se tornar alvo de questionamentos por parte do Ministrio Pblico. Eu falo isso porque, no pri-meiro momento, o Governo

    Era tudo mentira.

    Nunca se enganou tanto quanto estamos sendo enganados. Agora, a mscara do PT caiu de vez. inadmissvel essa enganao. Ely Aguiar, deputado estadual do PSDC

    hora e reagirmos

    e construir uma agenda suprapartidria, no contra o Governo, mas a favor do Cear. Presso poltica fundamental. Carlos Matos, deputado estadual do PSDB

    Agora ficou difcil

    ressarcimento. Hoje, esses recursos fazem falta, pois existem diversas obras paradas por carncia de verbas. Danilo Forte, deputado federal do PMDB

    No aceito o julgamento dos que agora me julgam; s acei-to o julgamento do povo, pois s nele reconheo o juiz das minhas aes. Do grande presidente Juscelino Kubitschek, co-vardemente cassado e assassinado pela ditadura militar.

    Refinaria: Parlamentares repercutem calote no CEDeputados se mostraram contrariados com a alternativa apresentada pela empresa como compensao para o cancelamento da refinaria Premium

    INFORMATIVOPROCESSO: PREGO ELETRNICO N 053/2015. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANA CIDAD SESEC. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DESTA LICITAO AQUISIO DE 05 (CINCO) SWITCH TIPO I DO PROJETO PARQUE TECNOLGICO, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I TERMO DE REFERNCIA DESTE EDITAL. DO TIPO: MENOR PREO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: INTEGRAL. A Presidente da CENTRAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA - CLFOR torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que no AVISO DE CONVOCAO do referido PREGO ELETRNICO N 053/2015 - SESEC, publicado no dia 16 de abril de 2015 nos meios de comunicao legais: Dirio Oficial do Municpio (DOM), ocorreram atecnias, motivos pelos quais se faz necessria a publicao de um INFORMATIVO corrigindo, nos mesmos meios de publicidade, que: ONDE SE L: Samuel Alexandre de Lima PREGOEIRO DA CLFOR. LEIA-SE: Geovnia Sabino Machado PRESIDENTE DA CLFOR. Maiores informaes encontram-se disposio dos licitantes em sua sede, situada na Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE ou atravs do telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

    Fortaleza-CE, 29 de abril de 2015Geovnia Sabino MachadoPRESIDENTE DA CLFOR

    INFORMATIVOPROCESSO: PREGO ELETRNICO N 061/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOS FROTA IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAO O REGISTRO DE PREOS PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIES DE MATERIAL MDICO- HOSPITALAR (SONDAS DE ASPIRAO E URETRAL) PARA O INSTITUTO DR. JOS FROTA IJF, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I TERMO DE REFERNCIA DESTE EDITAL, POR UM PERODO DE 12 MESES. TIPO DE LICITAO: MENOR PREO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: POR DEMANDA. A Presidente da CENTRAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA CLFOR torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que no AVISO DE CONVOCAO do referido PREGO ELETRNICO N 061/2015 - IJF, publicado no dia 22 de abril de 2015 no meio de comunicao legal: Dirio Oficial do Municpio (DOM), ocorreram atecnias, motivos pelos quais se faz necessria a publicao de um INFORMATIVO corrigindo, nos mesmos meios de publicidade, que: ONDE SE L: Samuel Alexandre de Lima PREGOEIRO DA CLFOR. LEIA-SE: Geovnia Sabino Machado PRESIDENTE DA CLFOR. Maiores informaes encontram-se disposio dos licitantes em sua sede, situada na Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE ou atravs do telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

    Fortaleza-CE, 29 de abril de 2015Geovnia Sabino MachadoPRESIDENTE DA CLFOR

    INFORMATIVOPROCESSO: PREGO ELETRNICO N 075/2015. ORIGEM: INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DE FORTALEZA IPEM/FORT. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAO A CONTRATAO DE EMPRESA PARA AQUISIO DE PNEUS NOVOS E DE PRIMEIRA LINHA PARA OS VECULOS DO INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DE FORTALEZA IPEM, EM CONFORMIDADE COM AS ESPECIFICAES CONTIDAS NO ANEXO I TERMO DE REFERNCIA, PARTE INTEGRANTE DESTE EDITAL. TIPO DE LICITAO: MENOR VALOR. DA FORMA DE FORNECIMENTO: PARCELADA. A Presidente da CENTRAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA CLFOR torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que no AVISO DE CONVOCAO do referido PREGO ELETRNICO N 075/2015 IPEM/FORT, publicado no dia 29 de abril de 2015 no meio de comunicao legal: Dirio Oficial do Municpio (DOM), ocorreram atecnias, motivos pelos quais se faz necessria a publicao de um INFORMATIVO corrigindo, nos mesmos meios de publicidade, que: ONDE SE L: Samuel Alexandre de Lima PREGOEIRO DA CLFOR. LEIA-SE: Geovnia Sabino Machado PRESIDENTE DA CLFOR. Maiores informaes encontram-se disposio dos licitantes em sua sede, situada na Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE ou atravs do telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

    Fortaleza-CE, 29 de abril de 2015Geovnia Sabino MachadoPRESIDENTE DA CLFOR

    AVISO DE REVOGAOPROCESSO: PREGO ELETRNICO N 178/2014. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAO SME. OBJETO: A PRESENTE LICITAO TEM POR OBJETO A CONTRATAO DE EMPRESA PESSOA JURDICA PARA A PRESTAO DOS SERVIOS DE TERCEIRIZAO DE MO DE OBRA DE VIGILANTE, ARMADO E DESARMADO, PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAO SME, PELO PERODO DE 12 (DOZE) MESES, PODENDO SER PRORROGADO NOS LIMITES DA LEI, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I TERMO DE REFERNCIA DESTE EDITAL. DO TIPO: MENOR PREO POR LOTE. DO REGIME DE EXECUO INDIRETA: EMPREITADA POR MENOR PREO INTEGRAL DE LOTE. A Pregoeira da CENTRAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA - CLFOR torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que a Secretria da SECRETARIA EXECUTIVA DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE - SEUMA, a Senhora EVELINE MARIA CORDEIRO BRANDO, determinou a REVOGAO do certame licitatrio em epgrafe. A referida Revogao se d por razes de interesse pblico decorrente de fato superveniente, mediante justificativa que integra o processo. Maiores informaes encontram-se disposio em sua sede situada na Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE ou atravs do telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

    Fortaleza-CE, 29 de abril de 2015Camilla Holanda Lima de Freitas

    PREGOEIRA DA CLFOR

    deveria ter assinado um con-trato, j que iria ter despesas. E agora ficou difcil ressar-cimento. Hoje, esses recur-sos fazem falta, pois existe diversas obras paradas por carncia de verbas.

    AssembleiaNa Assembleia Legislati-

    va, o deputado Carlos Matos (PSDB) sugeriu a elaborao de uma nota de repdio ao ex-presidente Lula. Ele des-taca que, agora, o governador Camilo Santana (PT) precisa buscar o reembolso dos va-lores investidos para edifica-o do empreendimento. Por isso, o parlamentar pediu a construo de uma agenda positiva. hora e reagir-mos e construir uma agenda suprapartidria, no con-

    tra o governo, mas a favor do Cear. Presso poltica fundamental, no faamos de conta que no conosco. Esse Governo Federal tem que dar uma compensao para o Cear, pontuou.

    O deputado Ely Aguiar (PSDC) tambm fez a mes-ma defesa. Ele reproduziu os udios de discursos do pre-sidente Lula, afirmando que a refinaria seria a redeno econmica do povo cearen-se. Era tudo mentira. Nun-ca se enganou tanto quanto estamos sendo enganados. Agora, a mscara do PT caiu de vez, criticou o deputado, cobrando de Camilo alterna-tivas para recuperar o preju-zo. O parlamentar destaca que inadmissvel o Par-lamento continuar com essa enganao.

    Nada a verO assunto tambm chegou

    ao Legislativo fortalezense. O vereador Robert de Oliveira (PTC), que, ao lado da vereado-ra Magaly Marques (PMDB), luta pela transferncia dos tanques do Mucuripe, criticou a soluo oferecida pelo pre-sidente da estatal. Ele cobrou agilidade por parte da empresa para solucionar o problema da tancagem no Mucuripe e clas-sificou de enganao e ir-responsabilidade, at agora, no terem sido transferidos os tanques para o espao reserva-do no Pecm. No tem nada a ver com refinaria. Faz 12 anos que prometido a transfern-cia. No pode dizer que vai compensar, lembrou.

  • POLTICAMACRIO BATISTA

    POLTICA

    4

    Notas explicativas da administrao s demonstraes financeiras (Em Reais)1. Contexto operacional: A Cataventos Acara - Gerao de Energias Renovveis S.A. foi constituda em 16 de junho de 2009, tendo como objetivo a gerao de energia eltrica atravs de fontes renovveis. A sociedade atualmente mantm um projeto em desenvolvi-mento no municpio de Acara, Estado do Cear, com o objetivo de conseguir uma conces-so pblica para gerao de energia oferecida pelo Governo Federal do Brasil atravs do Ministrio de Minas e Energias. 2. Apresentao das Demonstraes Financeiras: As demonstraes financeiras foram elaboradas em conformidade com as prticas contbeis adotadas no Brasil, em observncia s disposies contidas na Lei das Sociedades por Aes, e incorporam as mudanas introduzidas por intermdio das Leis 11.638/07 e 11.941/09, complementadas por pronunciamentos, interpretaes e orientaes do Comit de Pronunciamentos Contbeis - CPC, aprovados por resoluo do Conselho Federal de Contabilidade. 3. Sumrio das principais prticas contbeis: 3.1 Apurao do resultado: O resultado, apurado pelo regime de competncia, inclui: os rendimentos, encargos e varia-es monetrias ou cambiais incidentes sobre os ativos e passivos circulantes e no circu-lantes. 3.2 Estimativas contbeis: A elaborao de demonstraes financeiras ocorreu de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil e que a Administrao usou de julga-mento na determinao e registro de estimativas contbeis. Ativos e passivos significativos

    sujeitos a essas estimativas e premissas incluem o valor residual do ativo imobilizado e pro-vises. Embora a Administrao utilize premissas e julgamentos que so revisados periodi-camente, os resultados reais podem divergir dessas estimativas. 3.3 Ativos circulante e no circulante: O imobilizado registrado ao custo de aquisio ou construo. A depreciao ser calculada pelo mtodo linear, com base nas taxas e nos prazos de vida til dos bens. Os ativos intangveis referem-se a todos os gastos e despesas incorridos no exerccio que de acordo com o CPC 04 possuem a caracterstica de itens identificveis, controlados e gerado-res de benefcios econmicos futuros. Esto demonstrados pelo custo de aquisio. Passivo circulante e no circulante so demonstrados pelos valores conhecidos ou calculveis acres-cidos, quando aplicvel, dos correspondentes encargos, variaes monetrias/cambiais in-corridas at a data do balano patrimonial. 4. Patrimnio Lquido: Capital Social: O Capital social de R$ 4.783.006,88, representado por 3.847.060 (trs milhes, oitocentos e quaren-ta e sete mil e sessenta) aes ordinrias nominativas. 5. Eventos subsequentes: Em 11/02/2015 a Brasil Kirin Participaes e Representaes Ltda. adquiriu 50% das aes da empresa Cataventos Acara - Gerao de Energias Renovveis S.A. tornando-se detentora de 100% desta Empresa. Posteriormente, em 02/03/2015, a Brasil Kirin Logstica adquiriu 50% das aes da Cataventos Acara - Gerao de Energias Renovveis S.A.

    Cataventos Acara Gerao de Energia Renovveis S.A.CNPJ: 10.902.268/0001-72

    Relatrio da AdministraoAos Acionistas, Cataventos Acara Gerao de Energia Renovveis S.A. Em obedincia aos Estatutos Sociais e s determinaes legais, temos a honra de apresentar-lhes o balano patrimonial, a demonstrao de resultados, a demonstrao das mutaes do patrimnio lquido e a demonstrao dos fluxos de caixa, todos referentes ao exerccio findo em 31 de dezembro, que evidenciam a situao da Comnpanhia naquela data. Acara, 24 de abril de 2015 A Administrao

    Balanos patrimoniais em 31 de dezembro de 2014 e de 2013 (Em Reais)Ativos 2014 2013Circulante (Reapresentado) Caixa e equivalentes de caixa 179.099 87.462 Adiantamentos a fornecedores 159.000 10.917 Impostos a recuperar 1.087 941Total do ativo circulante 339.186 99.320No Circulante Emprstimos 5.000Total do realizvel a longo prazo 5.000 Imobilizado 1.999.771 1.243.914 Intangvel 2.594.802 2.413.751

    4.594.573 3.657.665Total do ativo no circulante 4.594.573 3.662.665Total do ativo 4.933.759 3.761.985

    Passivos 2014 2013Circulante Fornecedores 242.462 Impostos e contribuies a recolher 725 881Total do passivo circulante 725 243.343No circulante Emprstimos e financiamentos 466.583Total do passivo no circulante 466.583Total do passivo 725 709.926Patrimnio lquido Capital social 4.783.007 3.847.060 Adiantamento futuro aumento capital 1.042.972 Prejuzos acumulados (892.945) (795.001)Total do patrimnio lquido 4.933.034 3.052.059Total do passivo e do patrimnio lquido 4.933.759 3.761.985

    As notas explicativas so parte integrante das demonstraes financeiras

    Demonstraes dos resultados Exerccios findos em 31 de dezembro de 2014 e de 2013 (Em Reais)

    2014 2013(Reapresentado)

    Despesas gerais e administrativas (22.474) (11.773)Outras despesas operacionais, lquidas (4.867)Resultado antes das receitas (despesas) financeiras lquidas e impostos (22.474) (16.640) Despesas financeiras (43.633) (58.128) Receitas financeiras 978 Variaes cambiais, lquidas 10.090 26.230Resultado financeiro lquido (32.565) (31.898)Prejuzo lquido do exerccio (55.039) (48.538)Quantidade de aes mdia e ponderada ao fim de cada exerccio - em milhares 3.847.060 3.847.060Resultado bsico e diludo por ao do capital social - R$ (0,0143) (0,0126)

    As notas explicativas so parte integrante das demonstraes financeirasDemonstraes dos resultados abrangentes

    Exerccios findos em 31 de dezembro de 2014 e de 2013 (Em Reais)2014 2013

    (Reapresentado)Prejuzo lquido do exerccio (55.039) (48.538)Resultado abrangente total (55.039) (48.538)

    As notas explicativas so parte integrante das demonstraes financeiras

    Demonstraes das mutaes do patrimnio lquido - Exerccios findos em 31 de dezembro de 2014 e de 2013 (Em Reais)Capital social Adiantamento para futuro aumento de capital Lucro/prejuzos acumulados Total

    Saldo em 1 de janeiro de 2013 (reapresentado) 10.000 3.640.497 (746.463) 2.904.034Aumento de capital 3.837.060 (3.640.497) 196.563Prejuzo lquido do exerccio (48.538) (48.538)Saldo em 31 de dezembro de 2013 (reapresentado) 3.847.060 (795.001) 3.052.059Aumento de capital 935.947 1.042.972 1.978.919Ajustes de exerccios anteriores (42.905) (42.905)Prejuzo lquido do exerccio (55.039) (55.039)Saldo em 31 de dezembro de 2014 4.783.007 1.042.972 (892.945) 4.933.034

    As notas explicativas so parte integrante das demonstraes financeiras

    Demonstraes dos fluxos de caixa Exerccios findos em 31 de dezembro de 2014 e de 2013 (Em Reais)

    2014 2013Fluxo de caixa das atividades operacionais (Reapresentado) Resultado lquido (55.039) (48.538) Depreciao 9.574 9.442 Adiantamento a fornecedores (148.083) (8.810) Fornecedores (94.519) 193.682 Obrigaes fiscais (156) (699) Impostos a recuperar (146) (941)Caixa lquido das ativid. operacionais (288.369) 144.136Fluxo de caixa das atividades de investimentos Emprstimos concedidos 833 54.189 Imobilizado (765.431) Intangvel (128.125) (882.070)Caixa lquido das atividades de investimentos (892.723) (827.881)Fluxo de caixa das atividades de financiamentos Emprstimos 49.857 472.883 Aumento de capital 1.222.872 196.563Caixa lquido das atividades de Financiamentos 1.272.729 669.446Variao lquida de caixa e equivalente de caixa 91.637 (14.299)Caixa e equivalentes de caixa no incio do exerccio 87.462 101.761Caixa e equivalentes de caixa no final do exerccio 179.099 87.462

    As notas explicativas so parte integrante das demonstraes financeirasDiretoria Executiva

    Newton Cesar Retamero Santana - Diretor Financeiro Paulo Jorge Ferreira Santana Casal - Diretor de Operaes Contadora: Juliana S. Arruda - CRC: 1SP196487/O-0 - CPF: 271.583.678-35

  • POLTICA

    O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB--AL), fez, ontem (29), uma cobrana presidente Dil-ma Rousseff para que ela expresse publicamente a sua opinio sobre a proposta da regulamentao da terceiri-zao no Pas, que tramita no Congresso. O peemede-bista tem segurado a anli-se do projeto no Senado por discordar da possibilidade de que todas as atividades se-jam terceirizadas. O que se quer, nesse momento, que a presidente diga claramente o que ela pensa do projeto, da precarizao, do direito do trabalhador. Isso que ela pre-cisa falar, afirmou.

    A votao do projeto da terceirizao provocou uma troca de acusaes entre Re-nan e o presidente da Cma-ra, Eduardo Cunha (PMDB--RJ). O presidente do Senado disse que, ao contrrio dos deputados, no permitiria a reduo de direitos traba-lhistas. Renan chegou a acu-sar a Cmara de ter aprovado uma verso do projeto que d pedaladas nos direitos dos trabalhadores.

    Em resposta, Cunha ame-aou barrar na Cmara a tra-mitao de projetos vindos do Senado, entre eles a vali-dao de benefcios tribut-rios concedidos por estados. Renan ento acusou o depu-tado de promover uma con-trovrsia que atinge o forta-lecimento e a independncia do Congresso e que beneficia aqueles que tm horror ao ativismo parlamentar.

    J o governo tem evitado publicizar o posicionamento da presidente por considerar que uma eventual votao contrria ao seu posiciona-mento signifique uma derro-ta do governo no Congresso.

    VetoNa ltima tera, o ex-pre-

    sidente Luiz Incio Lula da Silva disse que Dilma vetar o projeto, caso ele seja apro-vado pelo Senado da mesma

    forma que foi aprovado pela Cmara, com a possibilidade de extenso da terceirizao para todas as reas. Ques-tionado sobre se esta seria o caminho mais adequado, Re-nan afirmou apenas que este seria um desfecho de longo prazo. Tambm nesta tera, o peemedebista cumpriu a promessa de dar tramitao lenta proposta. Ele despa-chou o projeto para anlise de quatro comisses, o que

    vai retardar a votao do tex-to no plenrio da Casa.

    Os lderes partidrios tm a possibilidade de pedir urgncia na votao do pro-jeto, mas, como a maioria dos senadores defende uma discusso ampla do tema, a expectativa que o texto siga lentamente todos os passos traados por Renan.

    Sem viagem O presidente da Cmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), avisou aos demais deputados que nenhuma viagem oficial ser autorizada na ltima semana de maio. Cunha pretende votar o texto da Reforma Poltica neste perodo.

    5O ESTADO Fortaleza, Cear, Brasil Quinta-feira, 30 de abril de 2015

    FOTOSPUBLICAS.S3.AMAZONAWS.COM

    Dilma tem evitado expor publicamente a opinio sobre a proposta que tramita no Congresso

    Em vez de um pronun-ciamento por rdio e TV, no dia 1 de Maio a presidente Dilma Rousseff ir postar um ou mais vdeos nas re-des sociais, afirmou nesta quarta-feira (29) o ministro Edinho Silva (Comunica-o Social).

    Segundo ele, os vdeos se-ro gravados na quinta (30). Ele no deu detalhes de o que Dilma falar.

    Temendo que ela fosse de novo alvo de panelaos, a coordenao poltica do Governo j havia desistido do pronunciamento. A jus-tificativa oficial que a pre-sidente precisa usar outro modais de comunicao.

    a primeira vez, desde que se tornou presidente,

    que Dilma no far um pro-nunciamento em rdio e TV no Dia do Trabalhador.

    A deciso de evitar um pronunciamento por rdio e TV foi coletiva e un-nime da coordenao pol-tica, em reunio na ltima segunda-feira (27).

    Na semana passada, a reportagem apurou que au-xiliares da presidente su-geriram que ela s se expo-nha quando a crise poltica e econmica arrefecer, o que, na avaliao deles, no acontecer no curto prazo.

    O ex-presidente Luiz In-cio Lula da Silva, o marque-teiro Joo Santana e o pr-prio Edinho so alguns dos que defenderam que a presi-dente no discurse.

    Dilma troca TV por redes sociais no Dia do Trabalhador

    Terceirizao: Aumenta cobrana sobre Dilma O presidente do Senado, Renan Calheiros, cobra posio de Dilma Rousseff sobre projeto que regulamenta terceirizao no Brasil

    AVISO DE PRORROGAO DO PRAZOPARA ENTREGA DOS ENVELOPES

    PROCESSO: COMPARAO DE PREOS N 001/2015. ORIGEM: UGP PIPPJ / FUNCI. A Presidente da COMISSO ESPECIAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA-CE/CEL torna pblico, para conhecimento das Empresas: 1 - ERIKA MARIA LEITE BARROSO ME; 2 - SUPRIMAX COMERCIAL LTDA. EPP; 3 - MULTI DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS DE ESCRITRIO LTDA. - ME; 4 - F.C. SOARES E SILVA ME, que, em funo da ausncia de quaisquer Propostas at a data estabelecida, qual seja, dia 20 de abril de 2015, o prazo para recebimento de Propostas fica PRORROGADO por 05 (cinco) dias teis, a contar desta publicao, conforme determina o rgo de origem, findando-se em 08 de maio de 2015, s 17h. Maiores informaes na Central de Licitaes | Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE ou pelo telefone: (85) 3452-3477 | CEL.

    Fortaleza-CE, 29 de abril de 2015Cristiane da Silva

    PRESIDENTE DA CEL

    AVISO DE PRORROGAO DO PRAZO PARA ENTREGA DOS ENVELOPES

    PROCESSO: COMPARAO DE PREOS N 002/2015. ORIGEM: UGP PIPPJ / FUNCI. A Presidente da COMISSO ESPECIAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA-CE/CEL torna pblico, para conhecimento das Empresas: 1 - ERIKA MARIA LEITE BARROSO ME; 2 - SUPRIMAX COMERCIAL LTDA. EPP; 3 - MULTI DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS DE ESCRITRIO LTDA. ME; 4 - MARCELO VASQUES SOUSA ME (GYGABYTE INFORMTICA); 5 - INFOSOLUTION COMRCIO E SERVIOS DE INFORMTICA LTDA., que, em funo de somente uma Empresa convidada ter apresentado Proposta no prazo estabelecido de at 20 de abril de 2015, qual seja: INFOSOLUTION COMRCIO E SERVIOS DE INFORMTICA LTDA., o prazo para recebimento de Propostas fica PRORROGADO por mais 05 (cinco) dias, a contar desta publicao, conforme determina o rgo de origem, findando em 08 de maio de 2015, s 17h, uma vez que o prazo no fora considerado suficiente para elaborao das Propostas. Maiores informaes na Central de Licitaes | Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE ou pelo telefone: (85) 3105-1154 | CEL.

    Fortaleza-CE, 29 de abril de 2015Cristiane da Silva

    PRESIDENTE DA CEL

    AVISO DE LICITAO FRACASSADAPROCESSO: PREGO ELETRNICO N 043/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOS FROTA IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAO O REGISTRO DE PREOS, PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIES DE REVELADOR E FIXADOR RADIOLGICO, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I DESTE EDITAL, POR UM PERODO DE 12 MESES. TIPO DE LICITAO: MENOR PREO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: PARCELADA. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA CLFOR torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que o PREGO ELETRNICO N 043/2015 IJF foi declarado FRACASSADO. Maiores informaes encontram-se disposio em sua sede, situada na Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE ou atravs do telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

    Fortaleza-CE, 29 de abril de 2015Renato Garcia Jernimo Lima

    PREGOEIRO DA CLFOR

    INFORMATIVOPROCESSO: PREGO ELETRNICO N 068/2015. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE FOME SETRA. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAO O REGISTRO DE PREOS PARA EVENTUAIS E FUTURAS AQUISIES DE PLACAS DE IDENTIFICAO PATRIMONIAL EM ALUMNIO ANODIZADO, COM IMPRESSO EM TINTA INDELVEL, POSSUINDO 5CM (CINCO CENTMETROS) DE COMPRIMENTO E 02 CM (DOIS CENTMETROS) DE ALTURA, TODAS COM O BRASO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, NOME DA SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE FOME SETRA, NOME E CDIGOS DOS CONVNIOS IMPRESSOS EM NICA COR, NUMERADOS EM NUMERADOR AUTOMTICO, COM FITAS ADESIVAS RESISTENTES E FUROS NAS EXTREMIDADES. ESTAS PLAQUETAS DEVERO SER ACOMPANHADAS DOS REBITES NECESSRIOS SUA APLICAO, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAES E QUANTITATIVOS CONTIDOS NO ANEXO I TERMO DE REFERNCIA DESTE EDITAL. TIPO DE LICITAO: MENOR PREO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: PARCELADA. A Presidente da CENTRAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA CLFOR torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que no AVISO DE CONVOCAO do referido PREGO ELETRNICO N 068/2015 - SETRA, publicado no dia 23 de abril de 2015 no meio de comunicao legal: Dirio Oficial do Municpio (DOM), ocorreram atecnias, motivos pelos quais se faz necessria a publicao de um INFORMATIVO corrigindo, nos mesmos meios de publicidade, que: ONDE SE L: Samuel Alexandre de Lima PREGOEIRO DA CLFOR. LEIA-SE: Geovnia Sabino Machado PRESIDENTE DA CLFOR. Maiores informaes encontram-se disposio dos licitantes em sua sede, situada na Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE ou atravs do telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

    Fortaleza-CE, 29 de abril de 2015Geovnia Sabino MachadoPRESIDENTE DA CLFOR

    INFORMATIVOPROCESSO: PREGO ELETRNICO N 070/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOS FROTA IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAO O REGISTRO DE PREOS, PARA FUTURA E EVENTUAL AQUISIO DE MEDICAMENTOS, DESTINADOS AO INSTITUTO DOUTOR JOS FROTA IJF, AOS HOSPITAIS DA REDE MUNICIPAL DE SADE E SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE (HOSPITAL E MATERNIDADE DRA. ZILDA ARNS NEUMANN E SERVIO DE ATENDIMENTO MVEL DE URGNCIA SAMU), DE ACORDO COM AS ESPECIFICAES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I TERMO DE REFERNCIA DESTE EDITAL. TIPO DE LICITAO: MENOR PREO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: POR DEMANDA. A Presidente da CENTRAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA CLFOR torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que no AVISO DE CONVOCAO do referido PREGO ELETRNICO N 070/2015 IJF, publicado no dia 28 de abril de 2015, no meio de comunicao legal: Dirio Oficial do Municpio (DOM), ocorreram atecnias, motivos pelos quais se faz necessria a publicao de um INFORMATIVO corrigindo, nos mesmos meios de publicidade, que: ONDE SE L: Samuel Alexandre de Lima PREGOEIRO DA CLFOR. LEIA-SE: Geovnia Sabino Machado PRESIDENTE DA CLFOR. Maiores informaes encontram-se disposio dos licitantes em sua sede, situada na Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE ou atravs do telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

    Fortaleza-CE, 29 de abril de 2015Geovnia Sabino MachadoPRESIDENTE DA CLFOR

    INFORMATIVOPROCESSO: PREGO PRESENCIAL N 030/2015. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DAS FINANAS SEFIN. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAO A CONTRATAO DE EMPRESA PARA PRESTAO DOS SERVIOS DE IMPRESSO (OUTSOURCING), COM FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS, SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE IMPRESSES EFETIVAMENTE REALIZADAS, MANUTENO PREVENTIVA E CORRETIVA DOS EQUIPAMENTOS, COM SUBSTITUIO DE PEAS, COMPONENTES E MATERIAIS UTILIZADOS NA MANUTENO E FORNECIMENTO DE INSUMOS ORIGINAIS, EXCETO PAPEL, PARA ATENDER S NECESSIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DAS FINANAS SEFIN, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAES E QUANTITATIVOS CONTIDOS NO ANEXO I TERMO DE REFERNCIA DESTE EDITAL. DO TIPO: MENOR PREO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: EXECUO INDIRETA POR DEMANDA. A Pregoeira da CENTRAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA CLFOR torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que no EDITAL do referido PREGO PRESENCIAL N 030/2015 SEFIN, publicado no dia 20 de abril de 2015, nos meios de comunicao legais: Dirio Oficial do Municpio (DOM) e Jornal Local do Municpio, como forma de garantir maior participao no processo licitatrio, o qual se faz necessria a publicao de um INFORMATIVO com algumas alteraes nas ESPECIFICAES DOS EQUIPAMENTOS CARACTERSTICAS MNIMAS, parte integrante do ANEXO I TERMO DE REFERNCIA, nos mesmos meios de publicidade que: No Edital, ANEXO I TERMO DE REFERNCIA, ITEM 4 FORNECIMENTO DOS EQUIPAMENTOS, subitem 4.1, subitens 4.1.1., 4.1.2. e 4.1.3., folhas 17 e 18: ONDE SE L: 4.1.1. TIPO I Impressora laser multifuncional monocromtica, com recursos de impresso, cpia, fax e digitalizao; 4.1.2. TIPO II Impressora laser multifuncional monocromtica, com recursos de impresso, cpia, fax e digitalizao; 4.1.3. TIPO III Impressora laser multifuncional com tecnologia laser colorida, com recursos de impresso, cpia, fax e digitalizao. LEIA-SE: 4.1.1. TIPO I Impressora multifuncional laser ou LED monocromtica, com recursos de impresso, cpia, fax e digitalizao; 4.1.2. TIPO II Impressora multifuncional laser ou LED monocromtica, com recursos de impresso, cpia, fax e digitalizao; 4.1.3. TIPO III Impressora multifuncional laser ou LED colorida, com recursos de impresso, cpia, fax e digitalizao. No Edital, ANEXO I TERMO DE REFERNCIA ESPECIFICAES DOS EQUIPAMENTOS CARACTERSTICAS MNIMAS, folhas 29, 30 e 31: ONDE SE L: TIPO I Multifuncional laser monocromtica (impressora, copiadora, scanner e fax): Processador de 800 MHz; Bandeja de sada para no mnimo 500 folhas; Cpia: Resoluo de 1.200 x 1.200 dpi; TIPO II Multifuncional laser monocromtica (impressora, copiadora, scanner e fax); TIPO III Multifuncional laser colorida (impressora, copiadora, scanner e fax). LEIA-SE: TIPO I Multifuncional laser ou LED monocromtica (impressora, copiadora, scanner e fax): Processador de 500 MHz; Bandeja de sada para no mnimo 250 folhas; Cpia: Resoluo de 600 x 600 dpi; TIPO II Multifuncional laser ou LED monocromtica (impressora, copiadora, scanner e fax); TIPO III Multifuncional laser ou LED colorida (impressora, copiadora, scanner e fax). Maiores informaes, ligar para o telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

    Fortaleza-CE, 29 de abril de 2015Alays Andrade Madeira Barros

    PREGOEIRA DA CLFOR

    Ministro da Previdncia diz ser contra projeto que regulamenta terceirizao

    O ministro da Previdn-cia Social, Carlos Gabas, disse, ontem, que o projeto que regulamenta a terceiri-zao nas empresas fragiliza as relaes de trabalho. Ele expe muito o trabalhador e desmonta um processo que

    existe entre o empregado e o empregador, via representa-o sindical. E isso fragiliza, desestrutura toda a cadeia e, por isso, sou conceitualmen-te contra [o projeto].

    Segundo Gabas, o governo no tem uma posio centra-

    lizada e vrias pessoas deram opinio sobre o assunto, in-clusive a presidente [Dilma Rousseff], que manifestou preocupao com a forma com que o texto foi votado na Cmara, que traz um ris-co ao trabalhador.

    O ministro falou sobre a sobre as mudanas nos se-guro previdencirio que, se-gundo ele, no tem relao direta com o ajuste fiscal do Governo Federal. As mu-danas foram propostas pela oportunidade da discusso.

    Obras no Pas vo parar por falta de recursos, diz ministro dos Transportes

    O ministro dos Trans-portes, Antnio Carlos Ro-drigues, afirmou ontem (29) que vrias obras no Pas vo parar e que ele no pode esconder o que est aconte-cendo no ministrio.

    Segundo ele, o ministrio ainda no tem previso de quanto poder investir neste ano, o que atrapalha o de-senvolvimento dos projetos

    de infraestrutura. Eu nun-ca esperava chegar no incio de maio sem saber quais re-cursos teramos, disse. O ministro participa de audi-ncia pblica na Comisso de Infraestrutura do Senado. Vou receber vrias reclama-es dos senhores de parou a obra tal e, vai parar sim. Eu no tenho [dinheiro para pagar], afirmou.

  • NACIONALManter ou vetar? O Senado aprovou a medida provisria que derruba o sigilo dos financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social). Caber presidente Dilma Rousseff manter ou vetar a mudana.

    6 Fortaleza, Cear, Brasil Quinta-feira, 30 de abril de 2015 O ESTADO

    A prefeitura de Curitiba informou que mais de 170 pessoas foram atendidas na

    primeira meia hora de con-fronto entre professores e policiais militares. O con-

    fronto foi na tarde de ontem (29) e, segundo a prefeitura, muitas vtimas continu-

    am chegando aos postos de atendimento.

    Entre os feridos, 35 preci-

    saram de atendimento m-dico e foram encaminhados a hospitais, principalmente o Cajuru, prximo rea do confronto. Os servidores da prefeitura foram liberados do trabalho em razo do tumulto.

    O confronto comeou por volta das 15h, no Centro C-vico, em frente Assembleia Legislativa, quando os depu-tados estaduais comearam a sesso para votar um projeto de lei (PL) que altera a previ-dncia estadual.

    A Polcia Militar usou bombas de gs, balas de bor-racha e jatos d gua para dispersar os manifestantes. Os professores recuaram, mas os policiais continua-ram jogando bombas de efei-to moral. Agora o confronto acabou, mas os professores continuam protestando no Centro Cvico.

    Crianas esto sendo reti-radas das escolas da regio. Algumas delas passaram mal em decorrncia do gs lacrimognio usado pelas foras policiais na Praa Nossa Senhora de Salete [que fica em frente Assembleia Legislativa] para afastar os

    manifestantes, informou em nota a prefeitura.

    No saguo da prefeitura, onde dezenas de pessoas en-traram para buscar abrigo, o cheiro de vinagre, usado para amenizar os efeitos do gs lacrimognio, era muito forte, acrescentou a nota.

    Por meio do Facebook, a direo do Sindicato dos Professores do Paran disse que os manifestantes per-maneceram fora do perme-tro estabelecido pela polcia, em frente ao prdio da pre-feitura. O governo do Para-n ainda no se pronunciou sobre o confronto.

    O projeto de lei em vota-o na Assembleia Legisla-tiva foi encaminhado pelo Executivo para alterar a pre-vidncia estadual. O governo paranaense quer tirar 33 mil aposentados com mais de 73 anos do Fundo Financeiro, sustentado pelo Tesouro es-tadual e que est deficitrio, e transferi-los para o Fundo de Previdncia do Paran, pago pelos servidores e pelo gover-no, que est superavitrio.

    Empreiteiros deixam priso domiciliar aps deciso do Supremo Tribunal Federal

    PT substituir Marta Suplicy em comisses parmalentares no Senado

    O empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, desabou em choro ao saber que seria liberado aps quase seis me-ses. A afirmao foi feita on-tem (29) por seu advogado, Alberto Toron.

    Ele ficou muito feliz, sem palavras, disse Toron. Seu cliente e mais oito executivos e funcionrios investigados na Operao Lava Jato foram soltos na quarta.

    Todos ficaro em priso domiciliar, por deciso do STF (Supremo Tribunal Fe-deral), e foram Justia Fe-deral do Paran para instalar tornozeleiras eletrnicas que monitoram seus movimen-tos Ainda no est definido, segundo Toron, se Pessoa seguir ou no nas tratativas para fazer uma delao pre-miada. H decises que so

    personalssimas, no perten-cem ao advogado, afirmou.

    Para o ministro do STF Marco Aurlio Mello, repre-senta uma enorme decep-o para a sociedade a de-ciso da corte que revogou a priso preventiva dos execu-tivos. Para ele, foi um equi-voco prender os empresrios sem a comprovao de culpa.

    uma esperana v quando se inverte a ordem natural, que apurar para, selada a culpa, prender--se, disse.

    O ministro defendeu a deciso de seus colegas que entenderam que a priso pre-ventiva no pode representar a antecipao da pena.

    Os executivos cumpriam a medida por deciso do juiz Sergio Moro, da Justia Fede-ral no Paran.

    A liderana do PT no Se-nado Federal apresentar novos nomes para substituir a senadora Marta Suplicy nas comisses parlamenta-res de que ela faz parte na Casa Legislativa.

    Como indicada do bloco de apoio ao governo fede-ral, a senadora titular de quatro comisses parlamen-tares, entre elas a CCJ (Co-misso de Constituio e Justia) e a CDH (Comisso de Direitos Humanos).

    Os novos titulares do blo-co governista devero ser de-finidos na semana que vem e os nomes enviados ao presi-dente do Senado Federal, Re-nan Calheiros (PMDB-AL).

    As vagas so ocupadas pelo bloco. Como ela saiu do PT, indicarei outras pes-soas, disse o lder do PT no Senado Federal, Humber-to Costa (PE). Na tentativa de disputar pela quarta vez a prefeitura de So Paulo, a senadora pediu formalmen-te na tera-feira (28) sua des-filiao do PT.

    Segundo ela, que deve se filiar at junho ao PSB, o

    PT rompeu com princpios ticos e tem sido protago-nista de um dos maiores escndalos de corrupo que a nao brasileira j experi-mentou. A senadora acusou ainda o comando do partido de isol-la e estigmatiz-la.

    Com a desfiliao, o presidente do PT em So Paulo, Emdio de Souza, avisou ao comando nacio-nal da sigla que reivindi-car na Justia Eleitoral o mandato de Marta.

    A assessoria jurdica do PT busca argumentos para desqualificar a tese da se-nadora de que sua perma-nncia no PT seria invivel, o que justificaria perda do mandato. A deciso de in-gressar na Justia Eleitoral passar ainda pela aprova-o do ex-presidente Luiz Incio Lula da Silva.

    Sob condio de anonima-to, ministros do TSE (Tribu-nal Superior Eleitoral) disse-ram reportagem que se a senadora enfrentar um pedi-do de cassao de mandato ter de comprovar que o PT se desvirtuou.

    Confronto no Paran deixa mais de 170 feridosPoliciais e professores em greve entraram em confronto em frente Assembleia Legislativa do Paran

  • GERAL

  • 8 l Fortaleza, Cear, Brasil l Quinta-feira, 30 de abril de 2015

  • 9O ESTADO l Fortaleza, Cear, Brasil l Quinta-feira, 30 de abril de 2015 l

    Convite Missa de Stimo Dia.

    Os irmos Luciano Gomes (in memoriam), Srgio Gomes,

    Socorro Gomes, Jonas Gomes, Fernando Gomes e famlia

    convidam amigos e parentes para a Missa de Stimo Dia

    de Maria Helena Bezerra Gomes. A cerimnia ser realizada

    nesta quinta-feira, dia 30 de abril, s 20h, na Parquia

    Nossa Senhora de Lourdes, Dunas.

    Tudo tem seu tempo determinado, e h tempo para todo

    propsito debaixo do cu! (Eclesiastes 3:1)

    Av. Dolor Barreira, s/n - Lourdes, Bairro Dunas.Tel. (85) 3262-2770.

    Maria Helena Bezerra Gomes. 24/04/2015

    Atenciosamente:

    Famlia Gomes de Freitas.

    Vivi feliz, pois tive a certeza quenos reencontraramos no paraso.

  • ECONOMIA

    O Comit de Poltica Mo-netria (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, ontem, por unanimidade, aumentar a taxa de juros bsicos (Se-lic) em 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano, man-tendo o ritmo do aperto mo-netrio. Na reunio anterior, realizada no incio de maro,

    a taxa tambm tinha sido re-ajustada em 0,5 ponto. O BC informou, em nota, que isso ocorreu devido situao da economia. Avaliando o ce-nrio macroeconmico e as perspectivas para a in ao, o Copom decidiu, por una-nimidade, elevar a taxa Se-lic em 0,5 ponto percentual,

    para 13,25% ao ano, sem vis. Dessa maneira, a Selic chega ao maior percentual desde janeiro de 2009, quando es-tava em 13,75% ao ano. Ela o principal instrumento do BC para manter a inf lao oficial, medida pelo ndice Nacional de Preos ao Con-sumidor Amplo (IPCA),

    sob controle. Oficialmen-te, o Conselho Monetrio Nacional estabelece meta de 4,5%, com margem de tolerncia de dois pontos, podendo chegar a 6,5%. En-tretanto, o prprio BC ad-mitiu no ltimo Relatrio de Inf lao que o ndice de-ver encerrar 2015 em 7,9%.

    BC eleva Selic para 13,25%

    Perfumaria O fabricante de perfumes e cosmticos O Boticrio inaugura, hoje (30), quiosque no supermercado Extra Montese, localizado na Avenida dos Expedicionrios, 4444. Com as novas unidades, a empresa chega a um total de 42 lojas em Fortaleza e sua Regio Metropolitana.

    RUBENS FROTA

    ECONOMIA

    Fortaleza, Cear, Brasil Quinta-feira, 30 de abril de 2015 O ESTADO

    CriseAliado do Brasil e aplaudido por seus governantes, o

    FMI agora tambm se destaca como um dos algozes para confirmar a gravidade da crise econmica brasileira. O Brasil est vivendo o mais severo ciclo de desacelerao econmica em mais de duas dcadas, segundo o ltimo relatrio do FMI. Ainda assim, a equipe do economista--chefe do organismo multilateral para a regio, Alejan-dro Werner, sugere que o ajuste fiscal e monetrio seja mantido e concludo para que o Pas recupere credibi-lidade e sejam destravadas as engrenagens do PIB, es-pecialmente os investimentos. Em linha com os analis-tas de mercado semanalmente pesquisados pelo Banco Central, o FMI projeta uma recesso para o Brasil em 2015, com contrao de 1% do PIB. Em 2013, a econo-mia havia crescido 2,7%. No ano passado, o quadro foi de estagnao, com expanso de apenas 0,1%. A previ-so do fundo que haja recuperao do crescimento em 2016, mas modesta: 1%. Pela srie histrica do IBGE, se confirmada, a contrao de 1% do PIB em 2015 ser a mais acentuada em 25 anos. Em 1990, ano do confisco implementado pelo ex-presidente Fernando Collor de Melo, a economia desabou 4,35%. Duas outras recesses foram registradas desde ento. Em 1992, o PIB encolheu 0,54%. J em 2009, como consequncia direta da crise financeira global, a contrao econmica foi de 0,2%. A confiana dos empresrios est abalada e eles, portanto, t emem assumir riscos. Isso deve-se, alm dos entraves macroeconmicos, a dois motivos principais, avalia o Fundo: os desdobramentos da investigao na Petrobras e o impactado da seca prolongada na oferta de energia.

    LucroO Bradesco informou

    que obteve lucro lquido de R$ 4,22 bilhes no primeiro trimestre do ano. O resultado representou um aumento de 23,3% sobre os ganhos do mesmo perodo de 2014, que somaram R$ 3,44 bilhes.

    InadimplnciaA rentabilidade, medida

    pelo retorno sobre o patrimnio lquido, do banco tambm subiu, passado de 20,5% no primeiro trimestre do ano passado para 22,3%. Mas a inadimplncia (operaes com atraso superior a 90 dias) tambm foi maior: 3,6%, altas de 0,1 e 0,2 ponto percentual sobre dezembro e sobre maro de 2014.

    MobilesCom a popularizao

    dos dispositivos mveis, o computador comeou a perder importncia entre os internautas brasileiros, segundo suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios sobre tecnologia, divulgado pelo IBGE. Segundo o

    levantamento, 7,2 milhes de pessoas equivalente a 4,1% da populao do pas utilizavam somente aparelhos como smartphones e tablets para se conectar internet em 2013. Foi a primeira vez que o instituto considerou esse tipo de dispositivo na pesquisa. Naquele ano, 45,3% dos brasileiros usavam o computador para entrar na internet.

    Idosos na internetEntre 2008 e 2013,

    o percentual de idosos usurios de internet mais que dobrou. Segundo dados do IBGE, a fatia de brasileiros com 60 anos ou mais com acesso rede passou de 5,7% para 12,6%, uma variao de 121%.

    Situao tensaCom queda anual

    de 16,9% na venda de veculos no ltimo trimestre, a Volkswagen resumiu a situao brasileira como tensa em seu ltimo balano. Entre os segmentos da Volks no Brasil, a entrega de veculos comerciais, como caminhes e nibus, despencou 55%.

    Mais informaes de Rubens Frota: e-mail: [email protected]

    10

    Nvel de endividamentoatinge 61,6% de todasas famlias brasileiras

    Aps o total de famlias endividadas apresentar queda de 1,4%, em relao a maro de 2014, o ndice manteve a tendncia e registrou novo recuo em abril (-0,7%) em comparao com igual ms do ano anterior, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplncia do Consu-midor (Peic), divulgada, on-tem, pela Confederao Na-cional do Comrcio de Bens, Servios e Turismo (CNC). No entanto, na comparao mensal, o documento a rma que 61,6% das famlias esto endividadas, no Pas, ante os 59,6% registrados em maro uma alta de 2% , proporo menor que os 62,3% aponta-

    dos em abril de 2014. Acom-panhando a alta do percen-tual de famlias endividadas, a proporo de famlias com dvidas ou contas em atraso tambm aumentou na com-parao mensal, passando de 17,9% para 19,7% do total. En-tretanto, houve queda no per-centual de famlias inadim-plentes em relao a abril de 2014, quando esse indicador alcanou 21% do total. O per-centual de famlias que decla-raram no ter condies de pagar suas contas ou dvidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplen-tes avanou na comparao mensal, ao passar de 6,2% (maro) para os atuais 6,9%.

  • ECONOMIA Facilidade O Hapvida disponibilizou, atravs do domnio www.hapvida.com.br/vendas, o incio do processo de escolha e contratao de planos odontolgicos e de sade. Nestes ltimos, que so mais complexos, o cliente inicia a escolha no site e, depois, um corretor vai fechar a contratao.

    11O ESTADO Fortaleza, Cear, Brasil Quinta-feira, 30 de abril de 2015

    Comrcio demitiu 31 mil pessoas no perodo analisado

    Desemprego atinge 12,1% em maro na RMF

    CSP fecha financiamento de US$ 3 bilhes com bancosinternacionais e BNDES

    A Companhia Siderrgica do Pecm (CSP) obteve um financiamento de US$ 3 bi-lhes, com o objetivo de man-ter a estratgia de implan-tao do empreendimento. O contrato com as agncias coreanas KExim e KSure e o Banco Nacional de Desenvol-vimento Econmico e Social (Bndes) j foi assinado, para financiamento de longo pra-zo de 12 anos, sendo US$ 2,1 bilhes via agncias coreanas, que tanto financiam direta-mente quanto atuam como garantidores de sete bancos comerciais, e R$ 2,3 bi via BNDES. Complementando os recursos dos acionistas, a operao de financiamento equaciona o funding do pro-jeto, garantindo a finalizao da obra e incio da operao. O oramento total do projeto de US$ 5,4 bilhes. Em qua-tro anos de obras, os acionis-tas j aplicaram no projeto o montante de US$ 2,1 bilhes em recursos prprios, restan-do apenas o aporte adicio-nal para manter a razo de 55%/45% entre investimentos de terceiros e prprios. A CSP destina cerca de R$ 30 mi-lhes para aplicao em in-fraestrutura social, educao e cultura, governana regio-nal e aes para incluso, em projetos e aes que tiveram incio desde 2012.

    De acordo com o diretor financeiro da siderrgica, Alexandre Bernstein, a CSP tem uma estratgia de fun-ding definida. Parte de re-cursos para realizar a cons-truo viria dos acionistas e parte em captao junto ao mercado. Estamos seguindo esta estratgia. Os acionistas j aportaram US$ 2,1 bilhes e tm US$ 370 milhes para

    colocar. J havamos captado US$ 900 milhes em emprs-timo-ponte e, agora, estamos captando estes US$ 3 bi para pagar o emprstimo-ponte e o restante para concluirmos a construo da siderrgica, explicou.

    AvaliaoPara a concesso deste fi-

    nanciamento, a CSP foi ava-liada por diversas consulto-rias internacionais e aprovada numa srie de requisitos, tais como: qualidade tcnica do projeto; andamento da obra e qualificao da empresa contratada para a construo da usina; uso de boas prti-cas ambientais e sustentveis, comprometimento, experin-cia e confiabilidade dos acio-nistas - Vale (50%), Dongkuk (30%) e Posco (20%).

    O emprstimo envolveu sete bancos comerciais, duas agncias de crdito sul-corea-nas e o BNDES, ou seja, foi uma operao bastante complexa e com valores expressivos. Pas-samos por avaliao de diver-sos consultores, para podermos obter este financiamento, e pas-samos em todos eles com lou-vor, pois todos avaliaram diver-sos aspectos da CSP modelo financeiro, perspectivas de mercado, engenharia da obra, seguros, e no identificaram qualquer problema que pu-desse impedir que os credores nos fornecessem o crdito, at nos recomendaram. A obra segue em ritmo normal e o cronograma est mantido, fi-nalizou Alexandre Bernstein.

    Atualmente, a CSP um dos maiores empreendimen-tos privados em construo no Brasil e a nica siderrgi-ca em implantao no mun-do ocidental.

    Aps registrar estabilidade no nmero de desemprega-dos, na passagem de janeiro para fevereiro, o mercado de trabalho na Regio Metropo-litana de Fortaleza disparou em maro, ao avanar 12,1% em um ms, ao atingir 16 mil desempregados. Conforme in-formaes captadas pela Pes-quisa de Emprego e Desem-prego (PED/RMF), o ndice de desemprego total chegou a 8% da Populao Econo-micamente Ativa (PEA), avanando 0,6% em relao ao ms anterior (7,2%) a terceira elevao seguida, sendo a mais intensa no ano.

    O nvel ocupacional, pela quarta vez seguida, recuou ao atingir -0,2%, e o total de ocu-pados foi estimado em 1,7 mi-lho de pessoas (contra 1,704 milho registradas em feve-reiro) uma reduo de 4 mil ocupaes. O principal im-pacto veio da indstria, que eliminou seis mil postos (cor-te de 1,9%), no perodo. Por sua vez, a taxa de desemprego aberto que envolve pesso-as que procuraram trabalho, efetivamente, nos ltimos 30 dias anteriores pesquisa e no exerceram nenhuma atividade nos ltimos sete dias , cresceu, de 5,7% para

    6,4%. Por outro lado, o mer-cado avanou 0,8%, na com-parao com maro de 2014, gerando, nesse intervalo, 14 mil ocupaes ao todo. Nesse intervalo, o grande destaque est na gerao de 34 mil em-pregos no setor de servios (alta de 4,5%), enquanto que o comrcio teve o pior desem-penho, com o corte de 31 mil postos, equivalendo retra-o de 7,4% sobre maro do ano passado.

    A pesquisa, divulgada, on-tem, realizada, mensalmen-te, pelo governo do Estado, atravs da STDS, Instituto de Desenvolvimento do Trabalho

    (IDT), Sine/CE, Departamen-to Intersindical de Estatsticas e Estudos Socioeconmicos (Dieese) e a Fundao Sistema Estadual de Anlise de Dados (Seade), nos 13 municpios que compem a RMF, entrevistan-do 2,5 mil domiclios.

    ComportamentoPara o ms de referncia,

    a queda do nmero de ocu-pados (4 mil pessoas), foi inferior ao contingente de pessoas inseridas no merca-do de trabalho da regio (12 mil). O quantitativo de de-sempregados totalizou 148 mil pessoas nessa situao contra 132 mil registrados em fevereiro. O tempo m-dio de procura por trabalho, despendido pelos desempre-gados, avanou de 22 para 24 semanas, enquanto que a taxa de participao avanou de 56,4%, em fevereiro, para 56,7%, em janeiro de 2015.

    Por setor de atividade eco-nmica, a construo civil, juntamente com os servios, foram os nicos setores que criaram novas oportunida-des, com a gerao de trs mil ocupaes cada (alta de 2% e 0,4%, respectivamente), em maro. Essa alta ameni-zou, parcialmente, as per-das registradas nos demais segmentos, como indstria (-1,9%, ou eliminao de seis mil postos de trabalho) e co-mrcio e reparao de veculos e motocicletas (-0,8%, ou redu-o de 3 mil). Em 12 meses, o setor que mais gerou postos alm de servios , foi a cons-truo civil, com 7 mil novas ocupaes, correspondendo a um crescimento de 4,9%.

    OcupaoA PED revela, ainda, que,

    quanto posio na ocupa-o, houve leve reduo do total de assalariados (-0,1%, ou mil postos de trabalho a menos), decorrente da dimi-nuio da oferta de postos de trabalho principalmente no setor pblico (-4,2%, ou -6 mil) e no privado (0,5%, ou 5 mil). No segmento privado, essa reduo ocorreu entre os assalariados com carteira de trabalho assinada (-4 mil, ou -2,2%), enquanto houve expanso do emprego com carteira (9 mil, ou 1,2%). O contingente de trabalhado-res autnomos subiu (6 mil, ou 1,4%), enquanto para aqueles classificados nas de-mais posies caiu 9 mil, ou -10,8%). Nessa anlise, o em-prego domstico no variou.

    O rendimento mdio real, entre janeiro e fevereiro, ele-vou-se entre ocupados (1%) e assalariados (2,1%), cujos valores passaram a equiva-ler R$ 1.214,00 e R$ 1.247,00, respectivamente, enquanto que a massa de rendimentos reais diminuiu entre os ocu-pados (-0,5%), mas subiu en-tre os assalariados (1,9%). Tal comportamento deveu-se reduo do nvel de ocupao, j que o rendimento mdio aumentou. Entre os assala-riados do setor privado, des-taca-se que houve aumento tanto entre os trabalhado-res com carteira de trabalho assinada (1%) quanto entre os sem carteira (6,1%). J o rendimento mdio real do trabalhador autnomo dimi-nuiu 1,8%, passando a corres-ponder R$ 990,00.

    Total de desempregados, no ms, subiu para 16 mil pessoas. Em 12 meses, nvel de ocupao subiu apenas 0,8%FOTO NAYANA MELO

  • MUNDOCARLOS CHAGAS DIRETO DE BRASLIA

    DANIEL TRANSPORTES LTDATorna pblico que requereu Superintendncia Estadual do Meio Ambiente - SE-MACE a Regularizao da Licena de Operaes (LO) para Transporte de produtos perigosos, na cidade de Fortaleza, na rua Jardim Botnico, no 2095, Bairro Messe-jana, Cep: 60.874-120. Foi determinado o cumprimento das exigncias contidas nas Normas e Instrues de Licenciamento da SEMACE.

    N DOC VALOR DOC. DEVEDOR DEVEDOR APRESENTANTE13483/1A 180,34 10.895.467/0001-09 ALEXANDRE MONTEIRO DA SILVA BANCO DO BRASIL S.A.6116337 663,56 617.649.863-50 ALEXSANDRA DE OLIVEIRA RODRIGUES COELCE CIA ENERGETICA DO CE825497 424,88 891.451.433-15 ANTONIA MIRIAN TEODOSIO MOREIRA COELCE CIA ENERGETICA DO CE4430/01A 3.000,00 08.919.556/0001-98 ANTONIO MARCOS VITORIANO ME BANCO DO BRASIL S.A.MA4718/003 1.479,00 19.555.746/0001-90 ARGEU JOSE MOREIRA DE OLIVEIRA BANCO DO BRASIL S.A.NP 64/661 10.000,00 08.404.876/0001-05 BERG LAN IND E COM DE CONF LTDA ME BANCO DO BRASIL S.A.1613/C 498,00 06.884.589/0001-14 C R AUTO PECAS LTDA. BRADESCO-BCO. BRAS. DE DESCNFS-E 132 1.540,31 15.164.281/0001-95 CONSORCIO CPE VLT FORTALEZA BRADESCO-BCO. BRAS. DE DESC106178/2015 13.145,48 20.386.712/0001-06 DANIEL RICARDO FRAGA MOTTA ME BANCO DO BRASIL S.A.375301 1.654,79 14.906.054/0001-25 DMX COMERCIO DE EQUIPAMENTOS ELE LTDA BRADESCO-BCO. BRAS. DE DESC1015 1.618,80 03.092.799/0003-43 DOIS A ENGENHARIA E TECNOLOGIA BANCO ITAU S.A. AG. FLORIAN122581/1 204,49 13.379.606/0001-21 DROG. E PERFUMARIA SAUMED COMERCIAL L BANCO ITAU S.A. AG. FLORIAN0916047504 448,00 05.351.585/0001-08 E.C. MIRANDA - MICROEMPRESA BRADESCO-BCO. BRAS. DE DESCDCE-93 150,00 00.115.798/0001-17 EDISOLANA MOTOS LTDA PROXIMA PARADA PUBLICIDADE195086-1 1.989,00 18.231.042/0001-07 ELETRO CONSTRUCOES E SERVICOS LTDA ME HSBC BANK BRASIL S/A- BANCO194887-1 223,00 18.231.042/0001-07 ELETRO CONSTRUCOES E SERVICOS LTDA ME HSBC BANK BRASIL S/A- BANCO15491297 139,11 09.328.124/0001-75 EXPAND CONSULTORIA LTDA BANCO DO BRASIL S.A.24293 1.630,23 20.705.676/0001-98 F C DE SOUSA LUSTOSA ME BANCO ITAU S.A. AG. FLORIAN14006/03 388,75 73.364.507/0001-06 FADAN MERCEARIA LTDA BANCO ITAU S.A. AG. FLORIAN00000000145 4.800,00 988.162.413-49 FELIPE FERNANDES TEIXEIRA CAIXA ECONOMICA FEDERAL001115111 210,00 17.547.906/0001-23 FRANCISCA MARLIANE DA SILVA 06 BANCO ITAU S.A. AG. FLORIAN9874/4 99,90 668.709.253-72 FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA MORAIS CAIXA ECONOMICA FEDERAL6037664 769,71 016.363.123-90 FRANCISCO EDUARDO PEREIRA DA SILVA COELCE CIA ENERGETICA DO CE0084567A5 190,44 03.442.721/0002-20 FRANCISCO R O AGUIAR FILHO BANCO ITAU S.A. AG. FLORIAN0084568A5 217,10 03.442.721/0002-20 FRANCISCO R O AGUIAR FILHO BANCO ITAU S.A. AG. FLORIANS/N 675,00 021.536.003-67 FRANCISCO WELLINGTON DA SILVA MAJ SERVICOS DE ESCRITORIOS068 100,00 006.781.953-23 GERLENE MONTES LUCENA BRADESCO-BCO. BRAS. DE DESC20650-1 8.370,00 41.408.196/0001-35 H2O PERFURACOES LTDA. BRADESCO-BCO. BRAS. DE DESC1004431B 1.287,33 13.135.601/0001-53 INDUSTRIA E COMERCIO DE ALUMIN BANCO ITAU S.A. AG. FLORIAN0946211 EA 1.710,16 20.777.725/0001-06 J C COMERCIO DE ROUPAS, CAL ADOS E AC BANCO DO BRASIL S.A.000665RIFA 81,44 20.777.725/0001-06 J C COMERCIO DE ROUPAS, CAL ADOS E AC BANCO DO BRASIL S.A.004337RIFD 178,00 20.777.725/0001-06 J C COMERCIO DE ROUPAS, CAL ADOS E AC BANCO DO BRASIL S.A.004747RIEA 757,44 20.777.725/0001-06 J C COMERCIO DE ROUPAS, CAL ADOS E AC BANCO DO BRASIL S.A.004635RIEB 884,00 20.777.725/0001-06 J C COMERCIO DE ROUPAS, CAL ADOS E AC BANCO DO BRASIL S.A.004540RIFB 974,00 20.777.725/0001-06 J C COMERCIO DE ROUPAS, CAL ADOS E AC BANCO DO BRASIL S.A.4830588 418,06 525.029.023-04 JOAO HIPOLITO XIMENES MONTENEGRO COELCE CIA ENERGETICA DO CE10198.19933 882,40 18.253.334/0001-32 JOAO PEREIRA BATISTA JUNIOR ME BANCO DO BRASIL S.A.5426435 460,28 410.492.413-04 JUCELINO GAMA DE SOUSA COELCE CIA ENERGETICA DO CE0907109704 1.009,24 18.131.616/0001-67 LEANDRO DE ALMEIDA GOMES BANCO SAFRA S.A330229212R 198,00 18.954.323/0001-80 LEANDRO SOUSA COSTA- ME BANCO DO BRASIL S.A.32998 2.805,58 18.450.371/0001-30 LUIZ NERES BEZERRA CAVALCANTE ME C & M DIST DE CARNES LTDA1677 849,95 07.672.454/0001-58 LULAS BUFFET ORGANIZACAO DE FESTAS LT BRADESCO-BCO. BRAS. DE DESCE143806E 1.835,02 16.865.618/0001-54 M R COMERCIO DE PISOS LTDA ME BRADESCO-BCO. BRAS. DE DESC3715359 484,71 754.804.683-91 MARCIA FIRMINO DA SILVA COELCE CIA ENERGETICA DO CE6287215 445,20 053.399.173-04 MARIA CAROLINA TEIXEIRA PEREIRA COELCE CIA ENERGETICA DO CE2503045 556,12 030.000.533-44 MARIA MARGARETE PEREIRA VIEIRA COELCE CIA ENERGETICA DO CE000221532 125,50 441.453.063-68 MARIA ZILDENE CHAVES BANCO DO BRASIL S.A.S000008305 192,58 060.623.503-53 MARIO MOREIRA DE SOUZA BRADESCO-BCO. BRAS. DE DESC290336 60,00 675.729.873-20 NATALIA MARIA FIUZA TORRES BRADESCO-BCO. BRAS. DE DESC2-2302 549,33 15.662.542/0001-05 NOX COMUNICACAO VISUAL LTDA EPP BANCO ITAU S.A. AG. FLORIAN3062170C 4.431,64 11.150.634/0001-47 OCIAL SGP DOS SANTOS BRADESCO-BCO. BRAS. DE DESCS/N 2.728,44 813.044.983-87 PAULO ROBERTO C DE ARAUJO LUIZ DUARTE BATISTA4564 90,56 039.915.663-11 RAFAEL OLIVEIRA DE SOUZA BANCO ITAU S.A. AG. FLORIAN6173940 373,12 880.160.483-15 RAIMUNDO NONATO DO CARMO DE OLIVEIRA COELCE CIA ENERGETICA DO CE000028701 717,30 19.431.854/0001-50 RESERVA VITORIA SERVICOS BANCO ITAU S.A. AG. FLORIAN00001301/C 4.033,34 21.652.172/0001-10 RINALDO N NOGUEIRA-ME BANCO DO BRASIL S.A.900089 1.525,00 20.256.648/0001-30 ROCHA & ROCHA SERVICOS DE SAUD ESCOLA BRINCANDO E APRENDEN840/10835/1 560,81 261.094.253-20 RUI MARINHEIRO COSTA BRADESCO-BCO. BRAS. DE DESC000113 1.202,24 12.044.035/0001-01 SILVIA HELENA DE SOUSA COSTA IND E COM DE TEC E CONF S FFAT-03661 4.809,70 08.146.882/0001-00 SUZLON ENERGIA EOLICA DO BRASIL LTDA. BANCO DO BRASIL S.A.SM-10 180,00 14.443.203/0001-67 TACIANA ALBUQUERQUE ARRAIS DE VASCONC PROXIMA PARADA PUBLICIDADESN 6.174,38 492.398.133-49 TANIA MARIA BARROSO DE SOUSA ORGANIZACAO EDUCACIONAL LOP028981-4/4 346,29 06.237.592/0001-46 TECPLAN TEC. PLANEJAMENTO E CONSTRUCO BANCO DO BRASIL S.A.15480371 A 232,00 18.983.287/0001-82 V6 CAR SERVICOS LTDA ME BANCO DO BRASIL S.A.019966N04 204,60 41.444.191/0001-68 VGT EMPREENDIMENTOS LTDA BANCO DO BRASIL S.A.147935B1 2.031,60 986.557.603-15 VICENTE DE MELO FILHO BRADESCO-BCO. BRAS. DE DESC

    CARTRIO 1 OFCIO DE NOTAS E PROTESTOS DE FORTALEZA - DATA: 29/04/2015. AV. SANTOS DUMONT, 2677 - ALDEOTA - FONE: 3464-3738 - EDITAL DE PROTESTO - TORNO PBLICO QUE SE ENCONTRAM NESTE CARTRIO PARA PROTESTO OS SEGUINTES TTULOS:

    E, como no tenham sido encontrados nesta cidade, nos endereos indicados nos referidos ttulos, os devedores acima, os intimo, pelo presente edital, na forma da lei, a pagarem os ttulos em praa, ou apresentarem os motivos de suas recusas. Pagar at: 04/05/2015. Horrio de funcionamento: 8:00 s 17:00 horas. Fortaleza, 30 de abril de 2015 - Carlos Roberto Teixeira Guimares - Oficial de Protesto.

  • GERALCLUDIO HUMBERTO PODER,POLTICA&BASTIDORES

    2o OFCIO DE REGISTRO DE IMVEIS - FORTALEZA-CEEDITAL

    Solicitao n 01/97139. Natureza da solicitao: Retificao Imobiliria Administrativa. Parte interessada: Daisy Meyer Cavalcanti de Albuquerque. Objeto da Retificao: O imvel situado nesta capital, na Rua Isac Meyer, 211, registrado nos termos da Transcrio no 26.037 do 2o Ofcio de Imveis de Fortaleza Cear. EDITAL DE NOTIFICAO DE CONFRONTANTE EM RETIFICA-O IMOBILIRIA ADMINISTRATIVA. O OFCIO DE REGISTRO DE IMVEIS DA 2a ZONA DE FORTALEZA, por sua titular, ANA TERESA ARAJO MELLO FIZA, em cumprimento ao disposto no art. 213, 3o, da Lei no 6.015/73, faz saber a LUCY MEYER ALVES, proprietria dos imveis situados nesta capital, na Rua Isac Meyer, nos 199 e 223, INON ROCHA BEZERRA, proprietrio do imvel situado nesta capital na Rua Ildefonso Albano, n 1001, na qualidade de confinantes do imvel objeto desta solicitao, atravs do presente edital, que por esta serventia est se processando a retificao imobiliria administrativa requerida por Daisy Meyer Cavalcanti de Albuquerque, nos termos da Solicitao n 01/97139. O imvel objeto desta solicitao de retificao faz frente para a Rua Isac Meyer, n 211, nesta Capital, com as caractersticas constantes no memorial descritivo e na planta de situao, apresentados a esta serventia. A impugnao do confrontante, caso se julgue prejudicado, dever ser apresentada dentro do prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data da publicao do presente edital, por escrito, perante a oficiala que este subscreve, devidamente fundamentada. No sendo impugnada a retificao, presumir-se-o aceitos pelo confrontante como verdadeiros os fatos articulados no processo aqui mencionado, entendendo-se, assim, sua anuncia pela falta de impugnao. Toda a documentao encontra-se disponvel nesta serventia para anlise do confinante ora notificado. Dado e passado nesta cidade e comarca de Fortaleza/CE, aos 22 de abril de 2015. Eu, Margarete Moreira Maciel, substituta da oficiala, o fiz digitar e subscrevi.

    PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO CEAR - Comarca de Fortaleza - 13a Vara Cvel. Rua Desembargador Floriano Bene-vides Magalhes no 220, gua Fria - CEP 60811-690, Fone: (85) 3492 8344, Fortaleza-CE - E-mail: [email protected]. EDITAL DE CITAO (PRAZO DE 20 DIAS). Processo no : 0916295-57.2014.8.06.0001. Classe: Procedimento Ordinrio. Assunto: Usucapio Extraordinria. Requerente: Maria Ildemar Pereira de Oliveira. Valor da Causa: R$ 8.300,00. A Doutora Francisca Francy Maria da Costa Farias, Juza de Direito da 13a Vara Cvel, desta cidade de Fortaleza, Capital do Estado do Cear, por nomeao legal, etc. FAZ SABER aos que o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, que tem curso perante este Juzo e Secretaria respectiva, uma AO DE USUCAPIO requerida por MARIA ILDEMAR PEREIRA DE OLIVEIRA, brasileira, divorciada, comerciante, portadora do RG: 9100602994 - SSP/CE, inscrita no CPF/MF sob o no 447.485.823-91 residente na Rua Eduardo Porto, no 71, Messejana, Fortaleza/CE, com o objetivo de que lhe seja declarado o domnio do imvel localizado na Rua da Aleuda, no 344, Messejana, Fortaleza-CE, rea do terreno 412,50 m2, rea edificada 346,50 m2, distando 76,50 m do Ponto P0=0 no sentido nascente/poente para Rua Coprnico, com frente para a Rua Aleuda, no 344, Messejana, Fortaleza/CE. Inicia-se a descrio deste permetro ao Norte (frente), em um (01) segmento: do ponto P0=0, com ngulo interno = 90, ao ponto P1, com ngulo interno = 90, medindo 12,50 metros, extremando com a Rua Aleuda; ao Sul (fundos), em um (01) segmento, do ponto P2, com ngulo interno = 90, ao ponto P3, com ngulo interno = 90, medindo 12,50 metros, extremando com o imvel no 383, com frente para a Rua Oscar Leito, pertencente Ana Maria de Vasconcelos Monteiro; ao Nascente (lado direito), em um (01) segmento, do ponto P 1, com ngulo interno = 90, ao ponto P2, com ngulo interno = 90, medindo 33,0 metros, extremando com o imvel no 348, com frente para a Rua Aleuda, pertencente Daniele Gurgel Silveira Fernandes e Paulo Rgis Ponte Fernandes; e ao Poente (lado esquerdo), em um (01) seg-mento, do Ponto P3, com ngulo interno = 90, ao ponto P0=0, com ngulo interno = 90, medindo 33,00 metros, extremando com imvel n 340 com frente para Rua Aleuda, pertencente Valdenora de Paula Arajo e Luis Parente de Arajo. Limites e confrontantes: NORTE medindo 12,50 m; SUL: imvel de propriedade de Ana Maria de Vasconcelos Monteiro, medindo 12,50 m; LESTE: imvel de propriedade de Daniele Gurgel Silveira Fernandes e Paulo Rgis Pontes Fernandes, medindo 33,00 m; OESTE: imvel de propriedade de Valdenora de Paula Arajo e Luis Parente de Arajo, medindo 33,00 m. Por ordem ainda da M.M Juza de Direito, ficam CITADOS atravs deste edital, os eventuais interessados, ausentes, incertos e desconhecidos, para todos os atos e termos do processo, e, principalmente, apresentarem contestao, querendo, que dever ser oposta dentro do prazo de quinze (15) dias, sob pena de revelia e de serem presumidos como verdadeiros os fatos articulados pela autora na inicial. Eu, Lzia Mello Lima, matrcula 10743, o digitei. Francisca Francy Maria da Costa Farias - Juza de Direito.

    2o OFCIO DE REGISTRO DE IMVEIS FORTALEZA - CE - Rua Dr. Jos Loureno 870, 1o andar - Aldeota Fone: (085) 3052.1900 / Fax: (085) 3052.1911 - Ana Teresa Ara-jo Mello Fiza titular. Margarete Moreira Maciel Marcos Klein Antunes, Cludia Mesquita Rocha-substitutos. EDITAL - Solicitao n 01/125801 Natureza da solicitao: Reti-ficao Imobiliria Administrativa. Parte Interessada: Osmar Nelson Frota. Objeto da Retificao: O imvel na Rua Major Facundo, n 1427, objeto da Transcrio 33.797 do CRI da 2a zona. EDITAL DE NOTIFICAO DE CONFRONTANTE EM RETIFICAO IMOBILIRIA ADMINISTRATIVA. O OFCIO DE REGISTRO DE IMVEIS DA 2a ZONA DE FORTALEZA, por sua titular, ANA TERESA ARAJO MELLO FIZA, em cumprimento ao disposto no art. 213, 3o, da Lei no 6.015/73, faz saber aos herdeiros do esplio de Otaclio Pereira Leite, proprietrio do imvel da Rua Major Facundo, 1447, Centro, na qualidade de confinante do imvel objeto desta solicitao, atravs do presente edital, que por esta serventia est se processando a retificao imobiliria administrativa requerida por Osmar Nelson Frota representante do esplio de Maria Ebe Braga Frota, nos termos da Solicitao n 01/125801. O imvel objeto desta solicitao de retificao faz frente para a Rua Major Facundo, no 1427, nesta Capital, com as caractersticas constantes no memorial descritivo e na planta de situao, apresentados a esta serventia. A impugnao do confrontante, caso se julgue prejudicado, dever ser apresentada dentro do prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data da publicao do presente edital, por escrito, perante a oficiala que este subscreve, devidamente fundamentada. No sendo impugnada a retificao, presumir-se-o aceitos pelo confrontante como verdadeiros os fatos articulados no processo aqui mencionado, entendendo-se, assim, sua anuncia pela falta de impugnao. Toda a docu-mentao encontra-se disponvel nesta serventia para anlise do confinante ora notificado. Dado e passado nesta cidade e comarca de Fortaleza/CE, aos 29 de abril de 2015. Eu, Margarete Moreira Maciel, substituta da oficiala, o fiz digitar e subscrevi.

  • CEAR

    Nomes. Alm do prefeito Celso Crisstomo que candidato natural reeleio, at que se prove o contrrio, em Canind j se fala tambm nos nomes dos ex-prefeitos Glauber Monteiro e Cludio Pessoa, Marcos Coelho, Chico Justa, o Alemo, Pedro Germano, Renato Perito e minha cunhada Rozrio Ximenes. Edvar Ximenes, radialista

    Interior j se movimenta para as eleies de 2016

    Na condio de veterano da crnica municipalista e po-ltica, j chegando aos quase 40 anos de estrada, iniciados ainda na Vera Cruz e em Tau (animando ora a ampli ca-dora da loja de meu saudoso tio e padrinho Antonio Alves de Lima, ora, comandando algumas aes de cerimoniais no Ginsio Antonio Araripe) e, com passagem por Jornal O Povo, Televiso Educativa (hoje TVC), Tribuna do Cear e Drago do Mar de Fortaleza, nunca tinha, faltando ainda mais de uma para as eleies, recebido tantas informaes como agora, sobre as manifestaes locais sobre a futura campanha poltica. Eu mesmo, ainda no ano passado, vis-lumbrei algo diferente no ar e atravs dos nossos es-paos jornalsticos (aqui no jornal O Estado impresso e internet, Rdio Cidade AM 860 Poltica Especial, em dois horrios, no siste-ma www.avol.com.br e na rede facebook criei o bordo 2016 j chegou. Sim, est em praticamente todos os municpios e, com efervescncia a chamada pr-prparao das condutas partidrias e os primeiros nomes que provavelmente estaro no palanque comeam a surgir de fato. Aqui mesmo em Fortaleza, al-gum tem dvidas de que o atual prefeito Roberto Cludio (Pros) vai para a reeleio e como tal j est trabalhando neste sentido? Nos mais diversos municpios j se tem nomes de peso sendo observados, rgos de comunica-o, principalmente, nas redes sociais fazendo enquetes e apontando nomes. Em Maracana, Maranguape, Pacatu-ba, Caucaia, Paramoti e Canind, por exemplo, j existem conversas avanadas sobre o assunto. Em Canind, ao que estou informado, a morte prematura do ex-deputado, ex--prefeito e ex-vereador Ximenes Filho (foto), teria deter-minado o incio da chamada pr-pr, com o aparecimen-to de pelo menos oito ou dez nomes para a sucesso do atual prefeito Celso Crisstomo (PT).

    Em CaucaiaPesquisando alguns

    blogs e status de amigos da vizinha Caucaia, me deparei com uma matria, tipo enquete, onde se solicitava das pessoas que opinassem sobre nomes que podem ou no vir a disputar a sucesso do prefeito Washington Gis. O prefeito esta fora do preo, pois, cumpre o segundo mandato. Entretanto, no deu outra, a exemplo de Canind, so mais de uma dezena de nomes j bastante comentados, sendo alguns com relativa propriedade, outros, parece at em tom de brincadeira. So falados

    para a campanha em Caucaia: Baiano Ximenes, Eduardo Pessoa, Coronel Amarlio, Deuzinho Filho, Danilo Forte, Naumi Amorim, Juarez Albuquerque, Lia Gomes, Paulo Guerra, Z Gerardo Arruda, Ins Arruda, Slvio Nascimento, Toinho do Chapu e por a vai.

    Rumo ao DnitForam muitos os

    requerimentos aprovados na Assembleia, com destinao ao Dnit/Cear, com os parlamentares solicitando melhorias nas BRs que cortam o estado, sendo as duas mais lembradas: 226 e 020.

    1 - Deputado Danniel Oliveira, 2 vice-presidente da Assembleia aprovou, semana passada, vrios requerimentos com solicitaes ao Governo do Estado, dentre eles, um importante e urgente: que atravs da SSPDS possam ser desenvolvidas medidas para conter o avano da violncia e, principalmente, crimes relacionados s drogas ilcitas nos municpios de Ipaporanga, Ipaumirim, Redeno, Erer, Crato, Juazeiro, Nova Olinda, Beberibe, Groaras, Aracoiaba, Altaneira, Corea e Tiangu. 2 - Preocupado com a atual situao e perigo em trechos de rodovias que servem a Caucaia, o deputado Naumi Amorim (PSL), aprovou requerimentos na AL, onde solicita do governo estadual, via DER, a implantao de retorno na CE-085, nas proximidades do km 08, estaca 400, no Alto do Garrote e igual providncia para o km 03, estaca 155, no Parque Itapo; km 04, estaca 215 em Bom Jesus, todas em Caucaia. 3 - O deputado estadual Bruno Pedrosa (PSC), foi outro que teve vrios dos seus requerimentos aprovados, semana passada, na Assembleia.

    Fortaleza, Cear, Brasil Quinta-feira, 30 de abril de 2015 O ESTADO

    Interdio O Ministrio Pblico Estadual solicitou a interdio da Cadeia Pblica de Antonina do Norte ao juiz Erick Funk, em funo das condies de sua estrutura fsica j se encontrar ultrapassada para manter os detentos e policiais militares que trabalham na unidade prisional.

  • 15O ESTADO Fortaleza, Cear, Brasil Quinta-feira, 30 de abril de 2015

  • 16 Fortaleza, Cear, Brasil Quinta-feira, 30 de abril de 2015 O ESTADO

  • DILBERT

    GOMES

    A Coelce preza pela qualidade do fornecimento de energia para seus clientes e, para isso, executa medidas importantes na rede eltrica.

    DIA: 03/05/2015 NA CAPITAL

    HORRIO ENDEREO N DE DESLIG.07:30 s 12:30 Av. Santos Dumont, Rua Eduardo Garcia, Aldeota - FORTALEZA 15697747

    07:30 s 12:30 Rua Frederico Borges, Meireles, Rua Gilberto Studart, Coc - FORTALEZA 15697747

    07:30 s 12:30 Rua Pereira de Miranda, Papicu - FORTALEZA 15698493

    07:30 s 12:30 Rua Rio Pardo, Rua Joaquim Lima, Av. Santos Dumont, Papicu - FORTALEZA 15698165

    07:30 s 12:30 Rua Rondon, Aldeota, Rua Leite Albuquerque, Aldeota - FORTALEZA 15697747

    07:30 s 12:30 Via Frrea Parangaba Mucuripe, Rua Toms Rodrigues, Aldeota - FORTALEZA 15697747

    13:00 s 17:00 Rua Amaro da Cidade Nova, Conjunto Pref. Jos Walter - FORTALEZA 15723303

    13:00 s 17:00 Rua da Conceio, Rua Frota, Conjunto Pref. Jos Walter - FORTALEZA 15723303

    13:00 s 17:00 Rua Gaspar Dutra, Conjunto Pref. Jos Walter - FORTALEZA 15723303

    13:00 s 17:00 Rua Jata, Mondubim, Av. Joo Ramos, Pque. Novo Mondubim - FORTALEZA 15723303

    13:00 s 17:00 Rua Rita do Pantanal, Rua Monte Flor, Conjunto Pref. Jos Walter - FORTALEZA 15723303

    DIA: 03/05/2015 NO INTERIOR

    HORRIO ENDEREO N DE DESLIG.09:00 s 14:00 Av. Lindalva Rodrigues Bezerra, Av. do Agricultor, Salgadinho - JUAZEIRO DO NORTE 15521667

    09:00 s 14:00 Rua Emdio Cndido Magalhes, Horto, Rua Jos, Centro - JUAZEIRO DO NORTE 15521667

    09:00 s 14:00Rua Expedito Belarmino de Sousa, Rua Emdio Cndido Magalhes, Horto - JUAZEIRO DO NORTE

    15521667

    09:00 s 14:00 Rua Jonas Gomes de Alencar, Rua Fco. Pereira da Silva, Horto, Horto - JUAZEIRO DO NORTE 15521667

    09:00 s 14:00 Rua Jos Arnaldo Bezerra Filho, Rua Jos Romo Rodolfo, Horto - JUAZEIRO DO NORTE 15521667

    09:00 s 14:00 Rua Jos Vitalino, Rua Jos Romo Rodolfo, Horto - JUAZEIRO DO NORTE 15521667

    09:00 s 14:00 Rua Maria Cavalcante, Salgadinho - JUAZEIRO DO NORTE 15521667

    09:00 s 14:00 Rua Maria Lopes da Silva, Rua Manoel Jos da Silva, Horto - JUAZEIRO DO NORTE 15521667

    09:00 s 14:00 Rua Maria Salvina de Jesus, Romeiro Aureliano Pereira - JUAZEIRO DO NORTE 15521667

    09:00 s 14:00 Rua Sara Bezerra de Melo, Salgadinho - JUAZEIRO DO NORTE 15521667

    09:00 s 14:00 Stio Boca das Cobras, Rua Lindalva Fernandes de Oliveira, Horto - JUAZEIRO DO NORTE 15521667

    08:00 s 10:00 Rr. Jbe Aqui Per, Rural, Rr Ajunt R Feio Cur - JAGUARIBE 15649697

    08:00 s 10:00 Rua 102,104,106, Cj. Bela Vista, Rua 02, Stio Tranqueiras, Pereiro - PEREIRO 15649697

    08:00 s 10:00 Rua Contorno Nordeste, Rua Dumont, Pereiro, - PEREIRO 15649697

    08:00 s 10:00 Rua Manoel Mouro, Rua Jos Bento de Moraes, Pereiro - PEREIRO 15649697

    08:00 s 10:00 Rua Raimundo B. de Lima, Rua Manoel V. de Morais, Pereiro - PEREIRO 15649697

    08:00 s 10:00 Stio Baio, Pereiro, Rua So Vicente de Paula, Pereiro - PEREIRO 15649697

    08:00 s 10:00 Stio Canastro dos Brando, Stio Coqueiro, Stio de Fora, Pereiro - PEREIRO 15649697

    08:00 s 10:00 Stio Lages, Stio Mata, Stio So Bento, Pereiro - PEREIRO 15649697

    08:00 s 10:00 Vila Estreito, Vila Coco, Pereiro - PEREIRO 15649697

    ATENO, CLIENTE COELCE!DESLIGAMENTO PROGRAMADO

    A Coelce preza pela qualidade do fornecimento de energia para seus clientes e, para isso, executa medidas importantes na rede eltrica.

    DIA: 04/05/2015 NA CAPITAL

    HORRIO ENDEREO N DE DESLIG.08:30 s 12:30 Av. Contorno Norte, Sul, Rua 107, Conj. Esperana, Conj. Esperana - FORTALEZA 15718219

    08:30 s 12:30 Av. Lago Azul, Conj. Pref. Jos Walter, Rua 106, Conj. Esperana, Aracap - FORTALEZA 15718219

    08:30 s 12:30 Av. Penetrao Norte-Sul, Conj. Esperana - FORTALEZA 15718219

    08:30 s 12:30 Rua 04, Conj. Jardim das Flores, Canindezinho - FORTALEZA 15717773

    08:30 s 12:30 Rua 05, Lot Parque Santana, Mondubim, Estrada do Siqueira, Novo Mondubim - FORTALEZA 15718219

    08:30 s 12:30 Rua Ari Lobo, Parque Santa Rosa, Estrada do Siqueira, Novo Mondubim - FORTALEZA 15717773

    08:30 s 12:30 Rua Corao de Maria, Rua Brumado, Parque Santa Rosa - FORTALEZA 15717773

    08:30 s 12:30 Rua Largo do Tanque, Rua Setembrina, Parque Santa Rosa - FORTALEZA 15717773

    08:30 s 12:30 Rua Lucimar Fernandes, Rua Dionsio Cerqueira, Novo Mondubim - FORTALEZA 15718219

    08:30 s 12:30 Rua Silvino, Parque Santa Rosa, Rua de Castro, Parque So Jos - FORTALEZA 15717773

    13:30 s 17:00 Rua Colombo, Rua Antnio Jac, Rua Fideles, Parque Santa Rosa - FORTALEZA 15717803

    13:30 s 17:00 Rua Contorno Sul, Conj. Esperanca, Parque Santa Rosa - FORTALEZA 15717803

    13:30 s 17:00 Rua Flor de Campo, Parque Presidente Vargas - FORTALEZA 15717803

    13:30 s 17:00 Rua Pacavira, Rua Fideles, Parque Santa Rosa - FORTALEZA 15717803

    13:30 s 17:00 Rua Pedro Cabral, Rua Getlio Vargas, Parque Santa Rosa - FORTALEZA 15717803

    13:30 s 17:00 Rua Vicente Celestino, Parque Santa Rosa - FORTALEZA 15717803

    13:30 s 17:00 Vila Iraides, Rua Raimundo Aristides, Parque Santa Rosa - FORTALEZA 15717803

    14:00 s 17:00 Rua Delmiro Gouveia, Rua Amaro, Rua Jos Lino, Varjota - FORTALEZA 15717671

    DIA: 04/05/2015 NO INTERIOR

    HORRIO ENDEREO N DE DESLIG.08:00 s 12:00 Qd. Merc. Abast. Walter Peixoto, Qd. C, Centro, Rua Teotnio Vilela, Novo Lameiro - CRATO 15677155

    08:00 s 12:00 Rua Hlio Braga, Av. Jos Horcio Pequeno, Novo Lameiro - CRATO 15677155

    08:00 s 12:00 Rua Jorge Lucas, Rua Arnaldo Salpeter, Novo Lameiro - CRATO 15677155

    08:00 s 12:00 Rua Manoelito Parente, Rua Bom Jesus, Zacarias Gonalves - CRATO 15677155

    08:00 s 12:00 Rua Maria Luiza Linhares, Zacarias Gonalves - CRATO 15677155

    08:00 s 12:00 Rua Pedro Jaguaribe, Rua Natrcia Ribeiro, Zacarias Gonalves - CRATO 15677155

    08:00 s 12:00 Rua Tefilo Cavalcante, Zacarias Goncalves - CRATO 15677155

    08:00 s 12:00 Rua Wellington Belm de Figueiredo Neto, Novo Lameiro - CRATO 15677155

    08:00 s 12:00 Trav. Severino Alberto Valadares, Rua Tefilo Cavalcante, Zacarias Gonalves - CRATO 15677155

    13:00 s 17:00 Stio Jua, Distrito Ponta da Serra - CRATO 15656937

    08:00 s 12:00 Rua Residncia do Dnocs, Distrito Lima Campos - IC 15725323

    14:00 s 16:00 Rua A, B, Vila Chico Luiz, Posto Continental - IC 15430471

    14:00 s 16:00 Rua da Caixa DAgua, Rua Bernardo Pinto, Dist. de Lima Campos - IC 15430471

    14:00 s 16:00 Rua do Ceru, Rua da Br, Dist. Rua do Sangradouro, Dist. de Lima Campos - IC 15430471

    14:00 s 16:00 Rua G, H, M, O, P, Q, Alto da Esperana, Dist. de Lima Campos - IC 15430471

    14:00 s 16:00 Rua Residncia do Dnocs, Rua Sebastio, Dist. de Lima Campos - IC 15430471

    14:00 s 16:00 Stio Burrinho, Stio Bom Lugar, Dist. de Lima Campos - IC 15430471

    14:00 s 16:00 Trav. da Caixa DAgua, Trav. Sebastio, Dist. de Lima Campos - IC 15430471

    08:30 s 13:30 Av. Maria Calado, Centro, Pov. Caitano, Caetano - BEBERIBE 15724449

    08:30 s 13:30 Distrito Quatro Bocas, Distrito de 04 Bocas - BEBERIBE 15724449

    08:30 s 13:30 Pov. Paripueira, Distrito de Paripueiras - BEBERIBE 15724449

    08:30 s 13:30 Vila Lagoa de Dentro, Distrito de Sucatinga - BEBERIBE 15724449

    13:30 s 17:30 Pov. Arisco dos Barreiros, Pov. Borges, Distrito Ideal - ARACOIABA 15725389

    13:30 s 17:30 Pov. Boa Vista So Sebastio, Distrito Ideal - ARACOIABA 15725389

    13:30 s 17:30 Pov. Boa Vista, Distrito Milton Belo - ARACOIABA 15725389

    13:30 s 17:30 Pov. Maguari, Pov. Tigipio, Distrito Ideal, Pov. Maguari - ARACOIABA 15725389

    10:00 s 14:00 Cj. Francisco, Conjunto So Francisco, Pov. Riachao do Norte, Distrito Sede - ACARAPE 15725065

    10:00 s 14:00 Pov. Lagoa dos Veados, Distrito Canta Galo - ACARAPE 15725065

    10:00 s 14:00 Rua Acrsio Milhome, Cj. da Paz, Centro, Stio Morenos, Distrito Sede - ACARAPE 15725065

    10:00 s 14:00 Rua Alfredo de Souza, Rua Adalberto Vieira, So Benedito - ACARAPE 15725065

    10:00 s 14:00 Rua Antnio Andrade Bonfim, So Benedito - ACARAPE 15725065

    10:00 s 14:00 Rua Conceio, Centro, Pov. Pau Branco II, Distrito Sede - ACARAPE 15725065

    10:00 s 14:00 Rua Eldio Macdo, Rua do Trilho, So Benedito, So Benedito - ACARAPE 15725065

    10:00 s 14:00 Rua Francisco Raimundo, Rua Francisco Pedro, Centro - ACARAPE 15725065

    10:00 s 14:00 Rua Gabriel de Castro, Rua Frota Gonalves, So Benedito - ACARAPE 15725065

    10:00 s 14:00 Rua Joo Pessoa, So Benedito, Rua Joo Gabriel, Centro - ACARAPE 15725065

    ATENO, CLIENTE COELCE!DESLIGAMENTO PROGRAMADO

  • Grau de InstruoNvel superior completo em Cincias Econmicas;

    Mnima de 06 (meses) atuando como articulador em projetos de desenvolvi-mento econmico.

    Experincia

    Grau de Instruo1 - Nvel superior completo em Cincias Econmicas; Desejvel Especiali-zao em Inovao Tecnolgica. 2 - Nvel superior na rea de Comunicao; Desejvel Especializao em Marketing.

    1- mnima de 06 (seis) meses com realizao de pesquisas tcnicas, quantita-tivas e qualitativas na rea de Economia.2 - Mnima de 06 (seis) meses em Projetos, atuando na pesquisa e aquisio de materiais e/ou servios e no plano de comunicao dos mesmos.

    Experincia

    ANALISTA - JUAZEIRO DO NORTEVaga: 01vaga

    ANALISTA - FORTALEZAVaga: 02 vagas

    Benefcios paras as vagas de Fortaleza/Juazeiro

    Plano de Sade, VT, Refeio no local e Programa de Capacitao.

    Jornada de trabalho: 220hs/ms Segunda a Quinta de 08h s 12h e de 13h s18h e Sexta de 08h s 17h.

    O Aviso de Seleo com maiores informaes sobre as vagas estar disponvel no local de inscrio.

    Inscries: 30/04/15, de 08h s 17h.Os interessados devero comparecer: SENAI WCC- Avenida Leo Sampaio, 839, Bairro Tringulo, Juazeiro do Norte/CE Contato: (88) 3571-2185.Documentos Necessrios: Currculo, Cpia (frente e verso) dos Comprovantes de Escolaridade; Cpia da CTPS ou declarao emitida por Empresa(s), como comprovante das experincias exigidas.

    Inscries: 30/04/15, de 08h s 17h.Os interessados devero comparecer: Casa da Indstria: Av. Baro de Studart, 1980, Trreo (rea de R&S), Aldeota. Fortaleza/CE. Contato: (85) 3421.4213 / 2421.4211;Documentos Necessrios: Currculo, Cpia (frente e verso) dos Comprovantes de Escolaridade; Cpia da CTPS ou declarao emitida por Empresa(s), como comprovante das experincias exigidas.

    PODER JUDICIRIOJUSTIA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU DA 5 REGIO

    SEO JUDICIRIA DO CEARSUBSEO JUDICIRIA DE MARACANA

    34 VARAEDITAL DE INTIMAO DE TERCEIROS INTERESSADOS

    N. EDI.0034.000019-3/2015Prazo: 10 (dez) dias.

    PROCESSO N. 0012100-04.2013.4.05.8100AO DE DESAPROPRIAOEXPROPRIANTE: DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA ESTRUTURA E TRANSPORTES DNITEXPROPRIADO: MARIA LIDUINA DO CARMO DE SOUZA e outroFINALIDADE: INTIMAR TERCEIROS interessados, que se encontrem em

    lugar incerto e no sabido, da desapropriao do imvel situado no(a) Rua Dezesseis, n 606, bairro Alto Alegre, Maracana/CE, localizado entre as Estacas 16+912,10m a 16+919,49m, para impugnarem a titularidade da rea desapropriada ou requererem o de direito no prazo de 10 (dez) dias nos termos do art. 34 do Decreto-Lei n. 3.365 de 26.6.41. O referido imvel situa-se no Municpio de Maracana, Estado do Cear, tendo o(a) expropriante avaliado a indenizao da terra nua em R$ 1.645,83 (Hum mil, seiscentos e quarenta e cinco reais e oitenta e trs centavos) e das benfeitorias em R$ 131,72 (Cento e trinta e um reais e setenta e dois centavos), tendo oferecido o valor indenizatrio total do imvel em R$ 1.800,00 (Hum mil e oitocentos reais), cuja rea registrada a ser desapropriada de 22,98m (Vinte e dois inteiros e noventa e oito centsimos de metros quadrados), limitando-se ao Norte, com o Anel Virio (P1 ao P2,) numa extenso de 7,60m; ao Sul, com rea Remanescente (P2.1 ao p4.1), numa extenso 7,58m; ao Leste, com Rosalena Silva(P1 ao P4.1), numa extenso de 3,26; e ao Oeste, com Maria Valdinere de Sousa Rodrigues (P2 ao P2.1), numa extenso de 2,81m .

    SEDE DO JUZO: Seo Judiciria do Cear 34 Vara, sediada no endereo abaixo. Este Juzo funciona com expediente no horrio de 9 s 18 h de segunda a sexta-feira.

    Maracana, 16 de abril de 2015RICARDO RIBEIRO CAMPOSJuiz Federal da 34 Vara/CE

    Subseo Judiciria de MaracanaExpedido em 15/04/2015 por BRUNA SALES MENDES.

    PODER JUDICIRIOJUSTIA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU DA 5 REGIO

    SEO JUDICIRIA DO CEARSUBSE