Edição 2.225

16
Arma e droga Dois foram presos, entre eles um menor - polícia também encontrou munições de diversos calibres e confiscou motocicleta, dinheiro e até mesmo um coleiro 15 Wanderson Amorim PÃO DE GRAÇA EM PROL DA ECOLOGIA Em projeto alusivo ao Dia Mundial do Pão, população pode trocar garrafas pets e óleo de cozinha usado por pães doces 7 Divulgação apreendidas NO ZUMBI PROFESSORES DESTACAM LUTA POR MELHORES CONDIÇÕES 8-9 Divulgação CASTELO VIRA PISTA DE KART 7 POLUIÇÃO EM ITAOCA calcário promete reduzir emissões EMPRESA DE 16

description

espirito santo de fato

Transcript of Edição 2.225

Page 1: Edição 2.225

Arma e droga

Dois foram presos, entre eles um menor - polícia também encontrou munições de diversos calibres e confiscou motocicleta, dinheiro e até mesmo um coleiro

15

Wanderson Amorim

PÃO DE GRAÇA EMPROL DA ECOLOGIA

Em projeto alusivo ao Dia Mundial do Pão,população pode trocar garrafas pets eóleo de cozinha usado por pães doces

7

Divulgação

apreendidasNO ZUMBIPROFESSORES DESTACAM LUTA POR MELHORES CONDIÇÕES 8-9

Divulgação

CASTELO VIRA PISTA DE KART

7

POLUIÇÃO EM ITAOCA

calcário prometereduzir emissões

EMPRESA DE

16

Page 2: Edição 2.225

2 ES DE FATO, SÁBADO,15 DE OUTUBRO DE 2011OPINIÃO

([email protected])

HIGNER MANSUR

CONEXÃO MANSUR Ano 4 - nº 155

Deputado Andrade FigueiraHigner MansurO livro "Oito Anos de Parla-

mento", de Afonso Celso, pu-blicado originariamente no iní-cio dos "novecentos", reedita-do pelo Senado Federal (164pág., R$ 15,00), analisa os di-versos parlamentares da épo-ca em que o autor foi deputa-do na Câmara Imperial (1881a 1889). Conta no livro o quepara mim parece históriaexemplar de político que per-manece coerente com as idéi-as, não importa quais sejam.

O deputado fluminense An-drade Figueira (quem diz éAfonso Celso) era "rígido, in-

flexível, de uma coragem euma independência a toda aprova. Merecia ser ouvido comacatamento e agrado, graça àconsciência com que estuda-va as matérias de que se ocu-pava, à sua sinceridade e à suafranqueza - varão de outraseras, homem dantes quebrarque torcer". Lutando a favor daescravidão, por isso acuado,amiúde viu-se imprensado pelamultidão alucinada que exigia alibertação dos escravos. Votadaa Lei Áurea, diz Afonso Celso, "opovo entregou-se no recintoda Câmara a delirantes expan-sões de entusiasmo, misturan-do-se com deputados, abra-

çando-os, cobrindo-os de flo-res. Andrade Figueira, sozinho,impassível, permaneceu emsua cadeira, havendo antesprotestado contra o que deno-minou a transformação da as-sembléia num circo de cavali-nhos. E o povo o respeitou,rendendo homenagens à suacoerência e inquebrantabilida-de de crenças. O único desfor-ço que a multidão tomou da-quela atitude, um tanto provo-cadora, consistiu em atirarpara o lado de Andrade Figuei-ra grande número de ramalhe-tes. O destemido adversário daAbolição, cada vez mais seve-ro, ficou cercado de rosas e lí-

rios". Tudo isso porque para de-fender com sinceridade e seminteresse próprio os interessesdos senhores de escravos, AN-TES LIBERTARA TODOS OSESCRAVOS QUE POSSUÍA.

Pondere o leitor, contando nosdedos, quantos homens, de seuagrado ou não, são capazes dacoragem de Andrade Figueira:permanecer fiel a ideias e ab-dicar das vantagens delas parademonstrar seriedade de pro-pósito. Não sei quantos acha-rá. Mas creio que descobrirá: asmãos têm dedos em excesso.(Publicado originariamentena CONEXÃO 32, de março de2005).

O PríncipeNicolau MaquiavelCap. XV: "Resta consi-

derar agora como umpríncipe (governante)deve comportar-se comos seus súditos e amigos.Sabendo que muitos jáescreveram sobre estamatéria, duvido que nãovenha a ser tido por pre-sunçoso propondo-meao seu exame, tanto maisque, ao tratar deste as-sunto, não me alongareimuito dos princípios jápropostos pelos outros.Entretanto, como é meudesejo escrever coisa útilpara os que tiverem inte-resse, mais convenienteme pareceu buscar a ver-dade pelo fito das coisas,do que por aquilo que de-las se venha a supor. Emuita gente imaginou re-públicas e principadosque jamais foram vistose nunca tidos como ver-dadeiros.

Tanta diferença existeentre o modo como sevive e como se deveria vi-ver, que aquele que sepreocupar com o que de-veria ser feito em vez doque se faz, antes apren-de a própria ruína do quea maneira de se conser-var; e um homem que de-sejar fazer profissão debondade, mui natural éque se arruíne entre tan-tos que são perversos".

(Quer ler "O PRÍNCIPE"?Internet: "www.fae.edu/pdf/b i b l i o t e c a /O%20Principe.pdf").

Ética (?) e Partidos (?)Higner MansurDesde quando Maquiavel

rasgou a fantasia da ética teó-rica na vida pública e disse em"O Príncipe" que governo é oque existe e não o gostaríamosque existisse, isto é, falou so-bre a verdade (Maquiavel eracientista), possibilitou aos es-tudiosos falarem a verdade,possibilitou-se até a permissãode acreditar que o que pareceruim (meios), também podeservir ao bem (fins), basta olharo resultado: se é bom para opovo, reclamar para que? Temgente contra, mas não estan-do falando a verdade dos fa-tos, apenas sonham.

Votos, verbas, cargos etempo de TV: tudo a ver

Ricardo Kotscho"Programas para melhorar a

vida nas cidades? Projetos degoverno viáveis? Propostascapazes de resolver os proble-mas do dia a dia de paulista-nos, cariocas, recifenses, so-teropolitanos ou manauaras?

Que nada, tudo bobagem. Averdadeira disputa política, fazmuito tempo, se dá em tornode um grande negócio chama-do "tempo de televisão", queenvolve grandes e pequenospartidos, como já dá para verna largada das campanhasmunicipais de 2012...

Será que algum eleitor aindaacredita que PT e PSDB, osdois maiores partidos de SãoPaulo e do país, estão muito

preocupados em montar aliançascom base em princípios, planos,projetos e propostas para as cida-des brasileiras?

Sob o sugestivo título "Quem dámais?", a colunista Renata LoPrete, do Painel, resume a óperana edição da "Folha" desta se-gunda-feira: "Donos de quase umterço do tempo de TV, quatro par-tidos integrados à base de DilmaRousseff (PT), mas aliados aGeraldo Alckmin (PSDB) no Es-tado e a Gilberto Kassab (PSD)na prefeitura, abriram leilão deapoio para a eleição paulistana".

Lo Prete cita PR, PP, PSB e PDT,mas poderia se referir a qualqueroutra sigla desta salada partidá-ria, agora engrossada pelo PSD.Afinal, parece ter virado tudo amesma coisa. O eleitor tem difi-culdades para distinguir uma si-

gla da outra. A diferenciá-los, pe-sam apenas os nomes dos seusprincipais líderes...

Todos os partidos... lutam ape-nas pelo poder, ou seja, para termais votos e, portanto, mais car-gos e mais verbas. O que defineisso, cada vez mais, é o "tempo detelevisão" alimentado na "articula-ção das alianças". Neste quadro,importa mais o programa produzi-do por um João Santana ou umDuda Mendonça do que o nomedo candidato. Quanto mais des-conhecido é o candidato, maisimportante é o programa na TV.Depois, uma vez eleito o nome daaliança, cada partido vai cobrar assuas faturas, e o ciclo recomeça.

Lamento muito, mas é assimque a coisa funciona e, por issomesmo, ninguém está interessa-do na tal reforma política. En-

quanto depender destes partidose destes políticos, esta reformanão vai sair nunca. Eles estão to-dos muito satisfeitos do jeito queestá, menos os que estão fora dopoder, claro, que constituem umaminoria cada vez menor e maisirrelevante. E o país que se dane".

A palavra do jornalista Ricar-do Kotscho é relevante, vez queele esteve por muito tempo en-gajado com Lula. Parece, ago-ra, que para ele é tudo "geléiageral", inclusive em Cachoeirode Itapemirim, como vimos porestes dias, com pretensos can-didatos "atirando" para todosos lados, para ver se "acertam"algum partido. A integra está noblog "noticias.r7.com/blogs/ri-cardo-kotscho", que tem mui-to mais coisas interessantes.(Higner Mansur).

A questão, então, passa a correrde acordo com o fim almejado,muito mais com o fim alcança-do. Daí a política ser caminhopedregoso, do qual muitos seaproveitam e poucos têm cora-gem de admitir que o faz. A ques-tão fica em identificar o limite quenão se pode atravessar e que, ul-trapassado, faz com que nem apolítica do real salve o político.

Temos partidos políticos aosquais futuros candidatos aderempor vontade e por razões própri-as, boas ou más. Eleito por deter-minado partido, o político deita nacama do poder, o que faz comnaturalidade e com todo o direi-to, afinal, foi eleito pelo povo, re-presentando o tal partido.

Lá na frente, por vontade e porrazões próprias, boas ou más,entende que o partido pelo qualse elegeu já não serve à sua açãopolítica. Fica fácil: larga o parti-do, assume outro e adere à cons-tatação de Maquiavel, de que osfins justificam os meios.

Se as razões são boas ou máspara deixar o partido sob cuja le-genda se elegeu, é foro intimo decada político, mas, para mim, queMaquiavel não ouça, tanto maisse desgarra da ética aquele quemais se comprometeu com ela,inclusive no discurso de se dife-renciar dos demais políticos. As-sumo que quem não faz discursoético está dispensado dessas ni-nharias de fidelidade partidária,

principalmente se ocupar cargoeletivo. Já o político que faz dodiscurso ético-cristão sua ban-deira, que quer e faz questão dese diferenciar "dos maus políticosque andam por aí", entendo quesó há um caminho - ou perma-nece no partido e no cargo, ourenuncia ao cargo e muda departido, até por que lei federalimpede a mudança. É ético e le-gal esse último procedimento.

Creio que é sobre algo assim queo Vice-Prefeito Braz Barros se de-bruçou ou teria se debruçado empensamentos, no episódio de seutransbordo do PR para o PV, parti-dos separados por profundo fossode diferença ideológica, a não serque ache tudo igual.

Page 3: Edição 2.225

ES DE FATO, SÁBADO,15 DE OUTUBRO DE 2011 OPINIÃO 3

- [email protected] Wagner Santos

Para escapar de críticas,não faça nada, não diga

nada, não seja nada.Elbert Hubbard

PMDB vive uma situaçãocuriosa em Cachoeiro. To-dos o querem pelo tempoque tem na propaganda elei-toral de rádio e, principal-mente, televisão. Ninguémpara a cabeça de chapa.

**********

Aquele garoto, de 15 anos,que foi preso em flagrantequando roubava moto nocentro da cidade, foi soltono mesmo dia.

**********

Acidentes com motocicle-tas em Cachoeiro já estãotão corriqueiros que embreve nem destaque terãomais nas capas de jornais.No máximo uma notinha decanto de pagina.

**********

CEI dos Combustíveis se-gue engasgando.

**********

O vereador José CarlosAmaral (DEM) vai, aospoucos, retomando a com-batividade de outros tem-pos.

**********

Na edição de amanhã, en-trevista exclusiva com o pre-feito Carlos Casteglione.

**********

Coluna se solidariza a fa-mília do secretário de Se-gurança Guilherme Thomp-son, que perdeu sua filha de14 anos, no Dia das Crian-ças.

**********

Até a próxima.

O governador RenatoCasagrande freqüentatão pouco a Cachoeiro.

Camilo Cola

SOBE

Na mesma se-mana em que

foi denunciado pormanter em sua fazendatrabalhadores com situa-ção análoga a de escra-vos, também se separouda esposa Virgínia, apósseis meses de casamen-to. A desculpa oficial: pro-blemas de compatibilida-de de agendas.

DESCE

Higner MansurO advogado temmovimentado asdiscussões acer-

ca da cultura fei-ta pela Prefeitura de Ca-choeiro. Recebe públicasmanifestações de apoio epesadas críticas. Ainda as-sim mantém seu viés e con-tribui para debates relevan-tes, concordem ou nãocom o que escreve.

O cerco começa a se fe-char sobre as chamadasperuinhas (carros desom) que infernizam otrânsito e incomodam osouvidos na região centralde Cachoeiro. Já não é sóna Câmara, que tomou adianteira, que o assuntoé debatido.

O próprio prefeito Car-los Casteglione está in-comodado com a lerdezae o barulho das perui-nhas e está disposto aadotar medidas severaspara acabar com a ban-dalheira.

Em último caso, o trá-fego dos veículos poderá,até, ser proibido na re-gião central. As secreta-rias municipais de MeioAmbiente (que fiscalizao volume dos sons) e deTrânsito, serão convoca-das a adotar mais rigorna fiscalização.

Já passou da hora. Abalbúrdia chega ao pon-to de o próprio prefeito,que mora no centro e porali trafega todos os dias,seguir com seu carro umdestes veículos, que tra-fegava a inacreditáveis 15km/h e diversas vezesadvertir pessoalmentemotoristas por conta dosom alto.

A farra já não encontramais espaço neste mo-mento de reorganizaçãodo trânsito na cidade. Oobjetivo é desobstruir otráfego, que a peruinhasteimam em emperrar.

Fim da farra

R$309.164.600,00 é a dearrecadação prevista parao próximo ano em Cacho-eiro. Saúde e educaçãoconsumirão quase 49% doorçamento.

R$105.002.872,62 serãodestinados a investimentosna educação eR$45.398.513,09 à saúdeno município.

R$ 15.000.000,00 serãoinvestidos também nasobras escolhidas no Orça-mento Participativo do anoque vem, com execuçãoprevista para 2013.

R$ 60.000.000,00 é o in-vestimento total que a Pre-feitura destinará em qua-tro anos para as obras es-colhidas pela população.

NUMÉRICA

"Não tem con-dições. Ninguém

mais aguentaessa poeira

aqui".

Nely Silva BarcelosCoordenadora escolar em Ita-

oca reclama do pó branco queemana das empresas de benefi-ciamento de calcário. Ela e suasfilhas desenvolveram proble-mas respiratórios.

ASPAS

BOLSAFAMÍLIADeve ter razão o

vereador de VilaVelha que, parajustificar oi aumen-to de seu saláriodisse que R$ 7 milnão pagam as con-tas. Talvez por issoque, pobrezinho, deum vereador emMarataízes é acu-sado de receberBolsa Família. Afi-nal recebe 'míse-ros' R$ 4 mil. Ta-dinho dele, né?!.

Troca do Comando Geral da Polícia Militar do Estadodo Espírito Santo. Solenidade na noite do dia 10

outubro, no Quartel do Comando Geral em Maruípe- Vitória. Da esquerda para direita: Tenente

Roberto Martins - Comandante da Polícia MilitarAmbiental no Sul do Estado, Coronel AnselmoLima, que passou o comando geral da PMES,

Subtenente Araújo - presidente da Associação dosSubtenentes e Sargentos da PMES e Coronel

Ronalt Willian, o novo Comandante Geral da PMES

Page 4: Edição 2.225

4 OPINIÃO ES DE FATO, SÁBADO,15 DE OUTUBRO DE 2011

Desde 14 de março de 2003

Jornal Espírito Santo de FATO -CNPJ.: 06056026000138 (28) 3515-

1067 [email protected] Bernardo Horta, 81, sala 101,

Guandu, CEP 29.300-782 -www.jornalfato.com.br

Diretor -Wagner Santos

[email protected]

Editor - Marcos Leão

Departamento Comercial -Lília Argeu

Editorador -Wagner Gomes Lopes

Repórteres - Beatriz Caliman,Jackson Soares e Wanderson Amorim

Jornalista Colaborador - ElyanPeçanha, Regina Monteiro

e Célia Ferreira

Colaboradores - Evandro Moreira;Moacyr Duarte; João Bicalho

Curcio; Marilene Depes; SergioDamião; Higner Mansur, ValquiriaRigon Volpato, Raphael Santana

e Salmo Calazans

Raphael SantanaMarcus Levy

É um nome co-nhecido em Cacho-eiro, pricipalmentepor pessoas liga-das à Música ins-trumental, de al-guns anos passa-dos. Tenho me comunicado comele, via internet e perguntei se elechegou a acompanhar a carreirada mãe? A rersposta foi tão formi-dável e tenho autorização para fa-zer da resposta a minha crônicade hoje.

"Raphael, quem me dera teracompanhado alguma coisa anivel musical de mamãe. Nãocheguei a ter este prazer.

Com relação ao violão, sou100% autodidata no que con-cerne à aprendizagem. No en-tanto sempre tive a nível musi-cal, o espelho e o exemplo dosgrandes músicos que Cachoo-eiro teve.

Bom, agora vou ter que tirarum pouco de modéstiae lheexplicar isto: em Portugal eEspanha, muitos me conside-ram o melhor músico brasileirocá: desde sempre!

São os elogios pessoais, asproduições musicais e os prê-mios em festivais luso-ibéricos.

Amigo, se sou assim conside-rado é porque tive que me espe-lhar em alguma coisa, pois bem,considero que estes "espelhos"foram a minha plataforma decrescimento e, aí, posso lhe di-zer, com toda certeza, que tudoisto tem raíz, nos grandes quetivemos e temos aí,na terrinha.

No violão Adilson Dillem, Rei-naldo Farias Melo (falecido pre-cocemente), Mozart Cerqueira,José Nogueira, Zé Geraldo; nasteclas Waldir de Oliveira, Mar-cos Rezende e Wilson Laerte;na voz Lita Vieira, Carlos Ma-chado (Machadinho) e Zé Lo-pes; em Teoria musical o Con-

servatório de Mú-sica e em BandasReza Forte.

Amigo: a excep-ção de Marcos Re-zende, rerputadocomo o melhor pi-

anista de Jazz no Brasil. Muitosnão sabem a dimensão exata doseu valor, por estarem circunstri-tos à cidade e ao Estado.

Não quero ser injusto se es-quci de alguem, porque toda aatmosfera desta cidade me en-volveu.

Se sou o que dizem que sou,é por ser de Cachoeiro (sembairrismo nenhum) Abraçosnos amigos e em sua família,que por ser vizinhos por bas-tante tempo adquirismo direitode parentes. Marcus Levy."

Complemento dizendo que Mar-cus Levy é filho de Alcino Levi,que foi um bom Alfaiate que traba-lhou ao lado de seu pai, Alfredo,até a morte deste. Continuou eperdurou pouco tempo.

Galego era a calma em pessoa!A mãe dele, Lita Vieira, foi exce-

lente Cantora da Rádio ZYL 9, Ra-dio Cachoeiro de Itapemirim, situ-ada na Rua Sete de Setembro etão famosa que, ainda hoje, é lem-brada por sua localização no Cen-tro e alguns ainda dão com refe-rência de endereços: LÁ PERTODA RÁDIO CACHOEIRO.

Marcus Levy saiu de Cachoei-ro e do Brasil, para gravar músi-cas Arabe, em Portugal, comprazo de seis meses para voltar.Foi ficando. Voltou a passeio umavez. Não pode mais sair de lá.Casou-se duas vezes e tem 2filhos com cada uma mulher emoram todos distante 800 mes-tros, na mesma rua. Os filhosestão em Faculdades.

Por mim que sou amigo, só vi-ria como Cachoeirense Ausentenº 1.

Fala aí, Moacyr!Vende-se Tudo

Moacyr M. Duarte é Empresário e Advogado.Contato: [email protected]

Martha Medeirosescreveu assim:

"No mural do colé-gio da minha filhaencontrei um cartazescrito por uma mãe,avisando que estavavendendo tudo oque ela tinha em casa, pois a famí-lia voltaria a morar nos EstadosUnidos. O cartaz dava o endere-ço do bazar e o horário de atendi-mento. Uma outra mãe, ao meulado, comentou: - Que coisa tristeter que vender tudo que se tem. -Não é não, respondi, já passei porisso e é uma lição de vida.

Morei uma época no Chile e, nahora de voltar ao Brasil, trouxe comi-go apenas umas poucas gravuras,uns livros e uns tapetes. O resto venditudo, e por tudo entenda-se: fogão,camas, louça, liquidificador, sala dejantar, aparelho de som, tudo o quecompõe uma casa. Como eu não co-nhecia muita gente na cidade, meumarido anunciou o bazar no seu lo-cal de trabalho e esperamos senta-dos que alguém aparecesse. Senta-dos no chão. O sofá foi o primeiroque se foi. Às vezes o interfone toca-va às 11 da noite e era alguém quetinha ouvido comentar que ali estavase vendendo uma estante. Eu convi-dava pra subir e em dez minutos ne-gociávamos um belo desconto. Alémdisso, eu sempre dava um abridorde vinho ou um saleiro de brinde, elá se iam meus móveis e minhas bu-gigangas. Um troço maluco: estra-nhos entravam na minha casa e des-falcavam o meu lar, que a cada diaficava mais nu, mais sem alma.

No penúltimo dia, ficamos só como colchão no chão, a geladeira e atevê. No último, só com o colchão,que o zelador comprou e, compre-ensivo, topou esperar a gente irembora antes de buscar. Ganhoude brinde os travesseiros..

Guardo esses últimos dias noChile como o momento da minhavida em que aprendi a irrelevância

de quase tudo oque é material.Nunca mais meapeguei a nadaque não tivessevalor afetivo. Dei-xei de lado o zeloexcessivo por coi-

sas que foram feitas apenas parase usar, e não para se amar.

Hoje me desfaço com facilidade deobjetos, enquanto que torna-se cadavez mais difícil me afastar de pesso-as que são ou foram importantes,não importa o tempo que estiverampresentes na minha vida... Desejopara essa mulher que está venden-do suas coisas para voltar aos Esta-dos Unidos a mesma emoção quetive na minha última noite no Chile.Dormimos no mesmo colchão, eu,meu marido e minha filha, que naépoca tinha 2 anos de idade. As rou-pas já estavam guardadas nas ma-las. Fazia muito frio. Ao acordarmos,uma vizinha simpática nos ofereceuo café da manhã, já que não tínha-mos nem uma xícara em casa.

Fomos embora carregando ape-nas o que havíamos vivido, levan-do as emoções todas: nenhumarecordação foi vendida ou entre-gue como brinde. Não pagamosexcesso de bagagem e chegamosaqui com outro tipo de leveza.....só possuímos na vida o que delapudermos levar ao partir."

Não nos é fácil tal desapego, mas,estaria ela errada? Faço minhasloucas viagens de moto América doSul afora e sempre digo, apesar detodo o perrengue que passo, queas faço porque quero pois a cadapartida minha sei que, dentro deduas, três ou quatro semanas, vol-tarei um pouco mais diferente, umpouco melhor, mais evoluído, umavez que passo a valorizar mais al-gumas coisas que cotidianamentenão dou tanta importância.

Acho que eu também seria ca-paz de vender tudo, talvez só nãovenderia a minha moto, por hora...

Page 5: Edição 2.225

5POLÍTICAES DE FATO, SÁBADO,15 DE OUTUBRO DE 2011

VEREADOR SUSPEITA DEsuperfaturamento de show

JACKSON SOARES

O vereador José Carlos Ama-ral (DEM) diz que encaminha-rá denúncia ao Ministério Pú-blico contra a Prefeitura deCachoeiro. Ele suspeita quehouve superfaturamento nacontratação do show da duplade palhaços Patati Patatá.

Segundo Amaral, os valorespagos por duas apresentaçõesna cidade, na festa de Cacho-eiro e no último domingo, "sãodistintos e bem acima do preçopraticado em outros municípi-os". O vereador ainda descon-fia da contratação de imitado-res da dupla.

"Em Itapemirim, o valor cobra-do foi de R$ 40 mil. E em Ca-choeiro, R$ 71 mil. Liguei paraa empresa responsável pelavenda dos shows e pedi um or-çamento. Eles me passaram ovalor de R$ 48 mil. É precisosaber o porquê dessa diferen-

ça de preços. Ouvi boatos de que adupla que veio aqui não era a origi-nal. Isso tem de ser apurado", disse.

A Comunicação da Prefeitura deItapemirim não soube informar omontante específico pago pelo show.Porém, afirma que o preço estavana casa dos R$ 40 mil.

"Mais caro no Dia das Crianças"A Secretaria Municipal de

Cultura de Cachoeiro alegaque às vésperas do Dia dasCrianças, período de maiordemanda pela dupla, que éuma atração nacional voltadaao público infantil, o cachê dos

artistas é mais caro.A Secretaria de Cultu-

ra confirma que o custofoi de R$ 71 mil. Já peloshow da dupla durante aFesta de Cachoeiro pa-gou R$ 49 mil.

Amaral denuncia que PMCI pagou R$ 71 mil agora por showde Patati Patatá e R$ 49 mil na festa da cidade - Prefeituraalega que cachê da dupla no Dia das Crianças é mais alto

Thiago Guimarães/Secom

Comitê "Em Defesa do ES" debate partilha de royalties segundaO Comitê "Em Defesa do

ES", criado para ampliar o de-bate sobre a partilha dos royal-ties de petróleo - tanto no Es-tado, quanto em nível nacional- realizará outro encontro nogabinete do governador Rena-to Casagrande, nesta segunda-feira, às 10h30, para definirnovas estratégias de atuação.

A proposta é trocar informa-

ções sobre os últimos aconteci-mentos ligados ao tema e estu-dar novas ações concretas paracontinuar pressionando o Gover-no Federal por uma solução maisjusta para todos os atores en-volvidos no debate de novos pro-jetos em tramitação no Congres-so Nacional, sejam municípiosou estados, produtores ou não.

A última reunião do Comitê tam-

bém aconteceu no Palácio Anchi-eta, no dia 26 de setembro, poucoantes do adiamento da votação dachamada Emenda Ibsen, vetadapelo ex-presidente Lula, e quepoderia prejudicar a arrecadaçãodo Espírito Santo em aproxima-damente R$ 1,2 bilhão.

Para este encontro, são espera-dos os senadores e deputados fe-derais do Espírito Santo, deputa-

dos estaduais, prefeitos, secretá-rios de Estado, representantes dostrabalhadores, dos empresários, doMinistério Público, do Judiciário,do Tribunal de Contas e da OAB.

Mais informações sobre o de-bate dos recursos do petróleo po-dem ser obtidas no blog www. di-reitoepraserrespeitado. es.gov.br.

PERDASSegundo maior produtor de pe-

tróleo do país, o Espírito Santopode sofrer a perda de grandeparte dos recursos que recebe,caso alguma das propostas quetramitam no Congresso Nacional

sejam aprovadas, principalmenteno caso da Emenda Ibsen, quepode fazer essas perdas giraremem torno de R$ 1,2 bilhão.

Atualmente, a média da pro-dução capixaba é de 350 milbarris de petróleo por dia, comexpectativa de alcançar 400mil até o final deste ano. Em2010, o Espírito Santo rece-beu - entre Estado, municípi-os e participações especiais -em torno de R$ 900 milhõese, com a produção crescente,se forem mantidas as regrasatuais, receberá em torno deR$ 1,5 bilhão este ano.

Produção capixaba é de 350 mil barris de petróleo/dia, em média - se formantida regra atual, a expectativa é de que o Estado, segundo maior

produtor do país, receba R$ 1,5 bilhão em royalties este ano

Arquivo FATO

Page 6: Edição 2.225

6 SOCIAL ES DE FATO, SÁBADO,15 DE OUTUBRO DE 2011

TEMPERATURA

MÁXIMA

A empresa - frigorífico COFRILacaba de firmar convênio com oHospital Evangélico (HECI) atravésdo selo "Somando para Multiplicar"e vai doar, todo mês, oitenta quilosde carne à Casa de Apoio à Ges-tante de Alto Risco e ao Abrigo doCoração. // Coluna não tem dú-vidas que o clube CachoeiroAcqua Center, nesta sua novafase, vai ser a grande coquelu-che do verão em Cachoeiro. Osinvestimentos são grandes e oempresário Carlinhos Depes esua equipe merecem esse su-cesso. // O Presidente Sabino, doJaraguá Tênis Clube, nos informouque dia 19 de novembro haveráum super baile naquela agremia-ção para celebrar seu Jubileu deOuro de fundação. // A V Mostrade Ciência, Tecnologia e Cultu-ra será promovida pela munici-palidade nos dias 8 e 9 de no-vembro. O tema deste ano é"Mudanças climáticas, desas-tres naturais e prevenção de ris-cos". // Em Boa Esperança - Jaci-guá, dia 24 próximo, será celebra-do, com grande e variada progra-mação, o Jubileu "50 Anos de Sau-dades" do Padre Olívio Giordano. // Em Cachoeiro, a cerveja DE-VASSA tem penetrado nos maisrequintados eventos sociais, aexemplo do Baile de Gala e darecente festa dos 30 anos darevista "Se7e Dias". - Pelo vis-to, tem agradado em cheio! // AChurrascaria River´s Grill passan-do a servir galetos, à moda dos ca-riocas. // Banda D-14 anima noi-te dançante logo mais no Bu-ffet Bom Gosto. // Soubemos quefoi das mais movimentadas a festada revista "Mirante" do nosso diletocolega Maurício Mignone. // Ama-nhã nossa coluna especial com12 novos cromos da festa docronista Joacyr Pinto. // Bom DiaEspecial para o CL Jorginho Mo-reira, aniversariante. // Elyan Pe-çanha: 28-9222.4621 (Claro) ou28-9985.8185 (Vivo).

GENTE NOSSA

01 # Em contagem regressivapara subirem ao altar para o tra-dicional sim-sim o jovem editor darevista Sete Dias, Leverson deFreitas e sua noiva, Srta Denise:será em dezembro terá ampla co-bertura desta coluna.

02 # De agenda lotada decompromissos o Presidente daSELITA, CL José Onofre Lopesestá sem tempo até para suastarefas pessoais, mas sempredá para visita a agencia cen-tral do Sicoob-Sul, onde - commáximo prazer - nos encontra-mos início da semana.

03 # No almoço do feriado (12)no novo restaurante do ClubeCachoeiro Acqua Central mesareunia os Wagner Santos, diretordeste ES-FATO, jornalista Anto-nio Barros de Miranda, radialistaMauro Roger e este colunista. Nocardápio: novos projetos para amídia falada e televisada.

04 # Uma mesa recheada degente muito nossa na festa dos30 anos da revista Sete Dias,reunia super elegantes: Dra.Mirthes Santos Machado (nos-sa Mimite), Sâmia Creimer, Re-gina Grafanassi e Marly Rubim.Elas terão destaque especial nanossa "Gallery" de amanhã.

05 # JULLIANNA e ALEXAN-DRE, unirão pelos laços do ca-samento, logo mais às 19h45m asfamílias de Marlene RodriguesBarboza-Ruy Guedes Barboza eGuadalupe Dias Ferreira - Ale-xandre Augusto Ferreira. A ceri-mônia religiosa será celebrada naIgreja Presbiteriana Central, naRua Virginia, 33.

06 # Um casal super bacanaformado por Camila e FlavinhoMisse, do Buffet Belas Artestambém estão na expectativade próxima nova visita da ce-gonha. - Aliás, diga-se de pas-sagem, o BA fez um fantásticotrabalho, servindo na festa dos30 anos da revista Se7e Dias.

07 # Através de gente muito nos-sa, tomamos conhecimento que oShopping Sul estaria tendo proble-mas para liberar o salão do Uni-med Hall para novas funções, pelafiscalização do Corpo de Bombei-ros. - Reuniões entre entidades li-gadas ao comércio e indústria esta-riam sendo realizados visando sa-nar a questão. - A conferir!

08 # Da nova direção da TVSim-Brasil recebemos convi-te para participar de um co-quetel, a ser realizado nestapróxima segunda-feira, dia17,às 19 horas, na sede da pró-pria TV, bairro Gilberto Macha-do. Na oportunidade serãoapresentadas as novas insta-lações e metas da empresa. -confirmamos presença!

AGENDA

REGISTROS - Hoje é Dia doProfessor e da Normalista / Diado Calendário, do Caçador e doJuiz de Casamento / Pela ONU,Dia da Bengala Branca (Defici-entes Visuais) / Nesta data, em1978, era estabelecida a Decla-ração dos Direitos dos Animais. /Dia da Prevenção das Doençasdo Coração / Igreja Católica re-verencia os Santos TerezaD´Ávila, Deusdedit , Eutímio eTecla de Kitzingen.

PARABENS - Coluna registrae parabeniza os aniversarian-tes: engenheiro civil Dr. LorenJosé dos Santos / Companhei-ro de leonismo do Lions ClubeCACHOEIRO, CL JorginhoMoreira. / Terezinha, esposa doadvogado Dr. Selço Dalto, elenosso ex-colega de bancos es-colares. / Niver de casamento(51 anos) de Ana Lúcia - Dr.Ruy Vital Brasil (da Usina Pai-neiras) / Completando, nestadata, seus 57 anos, o João doPapel. / Agente imobiliário LuizCarlos Tófano.

OUTUBRO ROSA - Em Ca-choeiro eventos culturais e ser-viços diversos integram a pro-gramação do Outubro Rosa des-de o dia primeiro até dia 23. NoHospital Evangélico (HECI) vá-rias atividades serão efetivadaspara lembrar a data: no dia 17 omédico Anderson Zerbone vaiministrar palestras para profissi-onais de saúde da rede munici-pal, sobre o manejo e preven-ção do câncer de mama. - Serásàs 13h00 no auditório do HECI.

GENTE NOSSA EM EVIDENCIAUnimed Hall/ELYAN Contando,

nesta sábado

uma nova

idade nosso

companheiro

de movimento

leonístico CL

Jorge Luiz

Moreira,

integrando

do nosso

clube-padrinho

o Lions Clube

CACHOEIRO

Iluminando a

coluna a irmãs

Fabíola, Suzana e

Carla, filhas do

casal Graças

Nery - empresário

Carlinhos Depes,

ele diretor e

empreendedor do

Clube Cachoeiro

Acqua Center

Elyan Peçanha

Nesta coluna não

poderia deixar de

fazer nossa

homenagem a

esta dileta figura

chamada João do

Papel que hoje

estará cercado

pelos mimos de

familiares e

grande roda de

amigos pela sua

data natalícia

Elyan Peçanha

Aniversariante

de hoje é o

corretor de

imóveis Luiz

Carlos Tófano

que ao lado da

esposa Mailene,

todos os anos,

promove a saída

do "Bloco da

Saudade", em

Marataízes

Page 7: Edição 2.225

7GERALES DE FATO, SÁBADO,15 DE OUTUBRO DE 2011

Cidades sulinas celebramDIA MUNDIAL DO PÃO

Durante toda a manhã dehoje, os moradores de Cacho-eiro de Itapemirim, Alegre,Piúma e Guaçuí comemora-ram o Dia Mundial do Pão e,ainda, pretendem ajudar napreservação do meio ambien-te. Nesse dia, das 8h30 às11h30, garrafas pets e óleo decozinha usado serão trocadospor pães doces, sendo queduas garrafas valem um pão.Já uma pet com dois litros deóleo, dois pães.

O evento, que chega à nonaedição, é uma iniciativa do Sin-dicato e da Associação das In-dústrias de Panificação e Con-feitaria do Estado do EspíritoSanto (Sindipães e Aipães) e

pretende distribuir mais de 20mil pães doces somente na re-gião Sul. O Dia Mundial do Pãoé celebrado oficialmente nodia 16 de outubro (amanhã),mas sua comemoração no Es-tado foi antecipada para estesábado (15) e vai acontecer si-multaneamente em 18 cidadescapixabas.

O superintendente do Sindipães,Fábio Bento, afirma que, em todoo Estado, as ações devem resul-tar na distribuição de mais de 150mil pães e na arrecadação de 8mil litros de resíduos oleosos e200 mil pets, materiais que serãoencaminhados a instituições parareceber uma destinação ecolo-gicamente correta.

>> SERVIÇO: <<Data: hoje

Horário: 8h30 às 11h30

Informações: www. dia mun-dia ldopao.sindipaes. org. br

POSTOS DE TROCA:Cachoeiro de ItapemirimPraça Bairro Village da Luz

PiúmaPraça Central (bairro Niterói,

em frente à rodoviária)

GuaçuíPraça João Acacinho (em

frente à Prefeitura)

AlegreEm frente à Prefeitura Mu-

nicipal

Moradores de quatro municípios da região vão poder trocargarrafas pets e óleo de cozinha usado por pães doces hoje

3ª Copa Castelo de Kart acontece amanhãCastelo mais uma vez sedia

competição de kart. É a 3ªCopa Castelo da modalidade,circuito de rua, realizada noCentro da cidade, a partir das10h00.

Aproximadamente 40 pilotos,do Espírito Santo e do Rio deJaneiro, já estão confirmados.Haverá premiação com tro-féus para os cinco primeiros

colocados.As inscrições podem ser fei-

tas até a hora do evento.Para participar, os competi-dores pagam a taxa de R$50,00. A 3ª Copa Castelo deKart acontece durante todoo dia. Das 10h00 às 12h00acontece o treino. Em segui-da, por volta das 12h30, co-meça a prova.

Futebol: mulheres mostramO TALENTO EM ITAPEMIRIM

A mulherada de Itapemirimpromete mostrar que é boa debola. Começa hoje, às 13h00,o Campeonato Municipal deFutebol Feminino.

Este ano o evento home-nageia a ex-atleta MarilenaCardoso Bechara, pioneirana modalidade no balneário.As equipes participantessão: Bom Será Futebol Clu-be, Graúna Futebol Clube,MAF de Itaoca e Pérolas deItapemirim.

Estreiam a primeira rodada:Bom Será X MAF de Itaoca,no campo de Bom Será; ePérolas de Itapemirim XGraúna, no campo da comu-nidade de Garrafão.

A prefeita Norma AyubAlves (DEM) ressalta quea homenagem à Marilena éreflexo de uma antiga ami-

zade. A atleta, na décadade 70, formou o primeirotime de futebol feminino deItapemirim, do qual Normafazia parte.

"Sempre fui apaixonadapor esporte, em especial porfutebol. Na época destafoto, recordo-me de um dosmelhores momentos da mi-nha vida. Acredito que aprática esportiva incentivaa socialização e a cidada-nia, por isso sempre incen-tivamos os projetos espor-tivos em nossa região", diz,se referindo a fotografiaque ilustra a reportagem.

A final do Campeonatoestá marcada para 05 denovembro, às 16h00, no Es-tádio "José Olívio Soares",conhecido como Campo doAtlético.

Marilena Cardoso Bechara, Norma Ayub Alves, Professora Marcinha, Júlia, Sevilha, Marise,

Edeluse, Reuza, Leila, Dadasse, Denise, Adelina e Sandra formavam time na década de 70

Mais uma vez a cidade sulina é palco de circuito de rua - evento começa a partir das 10h00

Fotos: Divulgação

Page 8: Edição 2.225

ES DE FATO, SÁBADO,15 DE OUTUBRO DE 2011ESPECIAL8

DIA DO PROFESSOR:há motivos para comemorar?

BEATRIZ CALIMAN

Eles nos ensinam a ler, a es-crever, a contar, a pensar...São profissionais fundamentaispara o desenvolvimento e aformação da sociedade. Noentanto, hoje, no seu dia, elespouco têm a comemorar.

Os salários incompatíveis, afalta das revisões do plano decarreira e os baixos subsídiosfazem parte das principais rei-vindicações e desafios na vidados profissionais da educaçãoatualmente.

Segundo uma professora,que preferiu não se identificar,em atividade em Cachoeirohá 40 anos, muito se fala emeducação no país, mas poucoé feito para que os resultadossejam positivos no país. O pisonacional da categoria, parainício de carreira, é de R$1.187,14 mensais, considera-

do irrisório pela classe.Com tantos empecilhos na

vida dos professores, ela contaque muitos se dizem desacre-ditados e desvalorizados quan-to ao mercado de trabalho. "Opoder público não investe e nãorespeita os professores, a edu-cação. Prova disto são os pro-blemas do Enem (Exame Na-cional do Ensino Médio) e bai-xos rendimentos do Índice deDesenvolvimento da EducaçãoBásica (Ideb). Mesmo que seaumentassem a arrecadaçãoestadual, o professor não seriabeneficiado. Não há seriedadecom a classe", avalia a profes-sora.

O que mais a orgulha é o sa-ber que seu dever foi cumpri-do. "Após ensinar um aluno de65 anos a ler e escrever, eleveio me agradecer - disse queeu tinha lhe ensinado a rever omundo", relembra, emocionada.

Para o professor Magno Va-lentin Buzon Coli, que dá au-las há 2 anos, muito ainda temde ser feito para mudar estasituação. Porém, garante quenão há só percalços na vidados mestres. "Nossa maiorconquista não se resume ape-nas em uma melhor remune-ração, mas no reconhecimentode nosso trabalho pelos alu-nos", ressalta.

ProgramaçãoEm Cachoeiro, as comemora-

ções alusivas aos professoresacontecem com o Dia do Funci-onário Público, no dia 28. No Es-tado, a data foi lembrada no 28ºCongresso Estadual do Sindica-to dos Trabalhadores em Edu-cação Pública do Espírito San-to, Sindiupes, no Centro de Con-venções de Vitória.

O tema norteador do CongressoEstadual 2011 foi "Educação Nãoé Mercadoria". Os debates abor-daram os desafios para o PlanoNacional da Educação. A discus-são do Congresso teve o objetivode elaborar ações de combate àperspectiva mercadológica instau-rada no pensamento político dosgovernos capixaba e brasileiro para

a educação pública.Para ao sindicato, o principal

desafio dos professores capixa-bas no Congresso é discutir ofinanciamento da educação pú-blica, a partir da aprovação Pla-no Nacional, com investimentomínimo de 10% do Produto In-terno Bruto (PIB) na educaçãopública.

Profissionais afirmam que têm pouco a comemorar. Faltade incentivo financeiro desmotiva a classe. Para eles, oreconhecimento dos alunos é o que enaltece a profissão

Beatriz Caliman

Page 9: Edição 2.225

ES DE FATO, SÁBADO,15 DE OUTUBRO DE 2011 ESPECIAL 9

"EDUCAÇÃO JÁ FOI PIORe o professor é um herói"

É o que pensam os professores David Lóss e Leonardo Pacheco

WANDERSON AMORIM

[email protected]

Lembrando o Dia do Profes-sor, data comemorada hoje (15de outubro), a reportagem con-versou com os vereadores eprofessores Leonardo Pache-co, o Professor Léo (PT), eDavid Alberto Lóss, o Profes-sor David (PDT).

Com pontos de vista pareci-dos, eles falaram sobre as difi-culdades enfrentadas pelo edu-cador no país. David Lóss tra-balhou 35 anos como professorda rede pública e privada. Eletraz na bagagem a atuaçãocomo secretário municipal deEducação de Cachoeiro, alémde diretor de escola.

Lóss afirma que a escola pú-blica teve momentos importan-tes, mas as sucessivas reformaseducacionais atrapalharammuito o ensino. "Nos anos 75 e76 o País não sabia que tipo deeducação deveria ser ofereci-da à população. Se profissionalou acadêmica. Em Cachoeiro,por exemplo, criaram o CentroInterescolar (CIE), que funci-onava no bairro Vila Rica. Na-quela escola eram oferecidoscursos técnicos, mas o projetonão foi à frente e o CIE virouuma escola tradicional. Essasmudanças prejudicaram muitoa aprendizagem no Brasil".

Para Lóss, o professor é uminstrumento primordial para aeducação brasileira e que deveser valorizado. "O professor é

um herói, porque, nesse tempotodo, mesmo sem condições, elevem lutando e trazendo bons re-sultados para algumas escolas.O salário da categoria não ébom. O meu sonho é que o paístenha um ensino público de qua-lidade. Para isso não é apenasnecessário que as escolas se-jam equipadas com computadore outras coisas. A escola podeter tecnologia de primeiro mun-do, mas se o governo não in-vestir no professor não adian-ta. Eu dou nota cinco para a edu-cação no Brasil".

Atuando como professor des-de 1997, ano em que começouestágio na Escola Cidadã, noGinásio Municipal de Esportes,ministrando aulas de História,Professor Léo avalia que a edu-cação no Brasil já foi pior.

"A educação já foi muito ruim.Principalmente na Prefeitura.Antigamente era muito alunoem uma sala de aula, a estrutu-ra física e pedagógica era pre-cária. Por exemplo: para pas-sar um vídeo para os estudan-tes era uma dificuldade, porquenão tinha vídeo cassete e tele-visão suficientes. Hoje, a gentesabe que muita coisa precisamelhorar, mas já avançamosbastante em vários aspectos.Vamos continuar lutando paraque as melhorias possam acon-tecer para nossa categoria".

Assim como Lóss, ele pensaque a valorização do educadoré o carro chefe da educação."O que a gente vê é mais in-

vestimento na infra-estrutura edescaso com o ser humano. Oprofessor tem que ter priorida-de no atendimento médico, psi-cológico, porque se o professornão está bem, como que ele vaiconseguir passar conhecimen-to para seus alunos. A gentetem visto vários profissionais deatestado médico e passando porproblemas sérios de saúde.Acho que, para ampliar as con-quistas da educação, é precisoque os governos invistam na va-lorização do professor".

Uma das bandeiras do Pro-fessor Léo é a equiparação sa-larial entre os professores DT'se os efetivos. "Essa é umaquestão que deve ser vistacomo prioridade. Além disso,abrir mais concurso público, jáque a demanda é evidente. Evalorizar o profissional que játem mais tempo de serviço. Oprofessor precisa ser mais va-lorizado".

Léo conclui defendendo umsindicato municipal para a ca-tegoria. "Acredito que os pro-fessores deveriam ter um sin-dicato próprio em Cachoeiro,para que nossa categoria pos-sa ser cada vez mais unida eorganizada, porque assim, cer-tamente, conseguiremos avan-çar mais em pontos específicos,que só o professor, que está emsala de aula todo o dia, sabeque precisa. Inclusive, existeum grupo que está estudando areformulação do estatuto domagistério".

Giovana Callegari

O mundo das ideiasQuem nunca ou-

viu falar ou mesmoparticipou de reuni-ões ou encontrospara discutir políti-cas de prevençãode drogas? Ou en-tão, conferências para desenvol-ver projetos pedagógicos e inte-gração de negros, homossexu-ais, deficientes físicos, etc.? Ouainda, encontros com nomesdistintos, "discutindo" assuntosde pautas passadas e que nãose chegou a lugar algum?

Quem trabalha em setores pú-blicos então, esta "careca" de veresse tipo de coisa acontecer. Équase rotineira essas situações.Não sei quanto ao caro leitor quedevaneia seu olhar sobre essaslinhas, mas isso muito me irrita-va, principalmente - na épocaem que eu era quase que, obri-gada a participar de discussõesque só resultavam em dores decabeça intermináveis por causado ar condicionado ligado nomáximo - quando muito era dis-cutido, muitas ideias eram acei-tas e nenhuma aplicabilidade eraefetivada. A sensação era a deque, além de manipulada, eu as-sinava na lista de presença, mi-nha sentença de idiota.

Poderia dizer que esse é o"mundo das ideias": muito sesonha, se discute, se planeja,mas na hora de executar... ficasó a expectativa. Está na horade todos nós despertarmos dasesta tirada em "berço esplêndi-do". Devemos tomar as rédeasde nossas decisões ou delegaressa tarefa coletiva para pesso-as comprometidas com a cau-sa. Esta na hora de exigirmos,pelo menos, um pouco mais derespeito por parte daqueles queusam de nossa confiança e di-nheiro para realizar promoçõespessoais, porque é exatamenteeste o principal objetivo de vári-

os e vários encon-tros que já vi poraí. Alguns sloganou chavões - seassim os senho-res preferirem -i m p r e g n a r a m

conferências e no final foram usa-das em palanques eleitorais. Nãocitarei nenhuma delas, porqueminha intenção aqui não é a dedenunciar os "aproveitadores",mas sim abrir nossos olhos paraque não nos tornemos novamen-te mastros de manobras de al-guns oportunistas que, falam o quequeremos ouvir e depois... bem,o resto da história todos já co-nhecemos. Chega de beneficiarnas urnas, alguns que usam dafragilidade de nosso povo para al-cançar o poder, apenas pela es-tabilidade social que a posiçãoproporciona ao eleito.

O que devemos ter em mentesempre, é que, se alguns princí-pios basilares da ConstituiçãoFederal, bom senso, ética e mo-ral fossem pontos observadospor todos os que se ocupam deposição no legislativo, executivoe também no judiciário, o "paísdas maravilhas", vivido por Ali-ce, seria aqui. Desculpe a gros-seria amigos, mas nos falta ver-gonha na cara e coragem paraencarar os "donos do poder".Falamos, reclamamos, xinga-mos e até blasfemamos com asinjustiças que vemos e vivencia-mos, mas na hora de exercer-mos, definitivamente nossa revol-ta, elegemos e apoiamos osmesmos que nada fizeram du-rante tanto tempo. Não devemosnos esquecer que o poder ema-na do povo e deve ser exercidopara satisfazer as necessidadesdeste. Devemos parar com omasoquismo político no qual es-tamos enredados, não gostamosde sofrer... mas, atualmente é oque parece.

Fotos: Arquivo FATO

Page 10: Edição 2.225

10 SOCIAL ES DE FATO, SÁBADO,15 DE OUTUBRO DE 2011

Page 11: Edição 2.225

CACHOEIROAlugo galpão novo, no bairro Aeropor-to, na rua da Vimacon, R$ 1.200,00,falar com Flávio (28)9961-8691._____________________________________________________Aluga-se apartamento 401 - João Mon-teiro nº 27 - Ferroviários - 02 quartos,sala, copa + cozinha, banheiro comarmário + área serviço, 01 vaga ga-ragem (4º andar). Contato: (28) 9886-3586 / (28) 8113-0984._______________________________________________Aluga-se apartamentos 201/301 -João Monteiro nº 27 - Ferroviários -cada um com 01 quarto, sala, cozi-nha, banheiro, área serviço, 01 vagagaragem (2º e 3º andar). Contato: (28)9886-3586 / (28) 8113-0984._____________________________________________Alugo 2 residências com 2 quartos,sem garagem, na rua Mascarenhasde Morais, no bairro Santo Antonio.Contato 9956-5151.____________________________________Alugo - Vila Rica - perto do Ciodes-PM-Aptº Térreo - todo gradeado, 3quartos, sendo uma suíte, salão 2ambientes com estantes (vazada),banheiro social, banheiro de empre-gada, copa, cozinha com armários(duplex), 2 áreas de serviços e 1vaga de garagem (gradeada), alu-guel R$ 800,00. Sem condomínio.Tratar (28) 9985-7080._______________________________________Imóvel comercial - Cachoeiro. Loca-ção. 3 salas amplas, cozinha modu-lada, 2 banheiros, área para depósi-to. Localização estratégica: próximoao centro (Morro Farias). Semi-mobi-liado. Recém-pintado. Ideal para es-critórios. Detalhes: (28)9222-8734._____________________________________________Alugam-se salas comerciais no Ed.Broadway. Tratar visita pelo telefone(28) 3522-5069.______________________________________Aluga-se apartamento com 3 quartosna Rua Sergipe, no bairro Santo An-tônio. Com todas as dependências.Tel: (28) 3522-5069, Ary.______________________________________Aluga-se apartamento no Centro, aolado do Banco Itaú, 2º andar, com 4quartos, serve como residência e es-critório. Tel: (28) 3522-5069._____________________________________Aluga-se apartamento na SamuelLevy, 338, 2º andar, com 4 quartos,todas as dependências. Visita (28)3522-5069, Raul.________________________________________Aluga-se casa na Samuel Levy, 159,com 2 quartos e demais dependênci-as. Tel: (28) 3522-5069.________________________________________Aluga-se apartamento e quitinete emfrente ao colégio Inah Werneck, noAquidaban. "NÃO COBRAMOS CON-DOMÍNIO". Tratar com Geraldo ouNéia pelo tel: 9959-6393 / 9956-2073/ 3522-0287.______________________________________Alugo apartamento de um quarto edemais dependências com mobília(opcional), próximo ao Hospital Evan-gélico/Detran/Receita Federal. Tel:(28) 9885-1480 / 9945-4629 / 9884-6900 / 3517-2636.___________________________________Alugam-se apartamentos no centro,rua Alziro Viana, com 2 e 4 quartos edemais dependências. Tratar (28)3522-5069.__________________________________Aluga-se casa na Rua Coronel Bor-ges, nº 04, com 3 quartos. Tratar (28)3522-5069.

ES de Fato, Sábado, 15 de Outubro de 2011__________________________________Alugam-se salas comerciais, na ruaMoreira, Independência. Tel: 28 3522-2969 ou 3515-1670.________________________________________

MARATAÍZESPASSA-SE PONTO - Bar Cantinhodo Paulista, com ótimo movimento.Tratar com Daniela (28) 3532-6917/9254-4270.____________________________________Alugam-se casas anualmente noCentro de Marataízes. Tel: (28) 9962-0022 / (28) 9271-8345.____________________________________Apartamento 2 e 3 quartos na CidadeNova, aluga-se mensal ou anual. Tel:(28) 3522-5069._________________________________________________ Apartamentos com 2,3 e 4 quartostodas as dependências. Bairro Cida-de Nova, aluguel mensal ou anual.Tratar (28) 3522-5069.

CACHOEIROCompro terreno plano em torno de100 m² em bairros periféricos. Tel.(28) 8804-7644.

_____________________________________________________1 sítio na Gruta com 3 alqueires emeio, com nascente, lagoa com tilá-pia, irrigação por gravidade, planta-ção de banana prata e café conilonem produção, com uma casa de chá-cara toda murada, piscina com águanatural, área para churrasco, terraçoe garagem para 3 carros. Tel: (28)3522-2253 / 9923-9103 / 9946-2641,(Marluce)._____________________________________Vendo casa no bairro Recanto, com2 quartos, sala grande, copa e cozi-nha, banheiro, garagem, área de ser-viço, varanda e terraço toda engra-dada. Não financio pela Caixa. Tra-tar com Evandro (28) 9961-7721.___________________________________________Vende-se uma propriedade de 2 al-queires na localidade da Gruta, pro-duzindo café e banana com residên-cia. Contato (28) 9923-4658 / (28)3521-9774.____________________________________Vende-se pizzaria completa, 30 jo-gos de mesa, forno, self-service,masseira, cilindro, fogão, freezer,chapa, vendo barato. Motivos: saídado Brasil. Contato (28) 9963-6379 /(28) 9992-3666, Rogério.____________________________________VENDO APARTAMENTO com pis-cina, 5 quartos, 3 banheiros, sala,copa, cozinha, área para churrasquei-ra e mesa de sinuca. Acabamentoem IPE e granito, sem condomínio,garagem para 3 carros, aproximada-mente 170 m², excelente localização.Próximo ao Hotel Castelinho. Valorde R$ 380.000,00, aceito oferta. Con-tato: (28) 8114-1000, Alexandre._______________________________________________Vende-se uma área Industrial, gran-de parte plana na Rod. Cachº x Fra-de, próximo a Empresa Decolores,com água, energia, telefone. Medin-do 22 mil m², no valor R$ 230.000,00.Telefone para contato: 28 2101-7053/ 28 9971-5950.______________________________________________Vende-se os terrenos 6081 e 3484,

no jardim orquídeas, no CemitérioParque, no bairro IBC, em Cachoei-ro. Tratar com Jossiel. Tel: 3517-1418._________________________________________________LOTES FINANCIADOS? LIGUE:

28-3532 3558 E 28 9989 3178_________________________________________Vende-se uma casa no bairro GilsonCarone com 3 quartos, sala, cozi-nha, banheiro e terreno escriturado.Tel: (28) 3511-0657 / (28) 9959-1638._____________________________________________VILA RICA - Vende-se casa duplex,com 3 quartos, sendo uma suíte com-pleta (banheiro, quarto e varanda) 2quartos, banheiro social, sala 2 am-bientes, cozinha, lavabo, área de ser-viço, área de churrasco, vaga emgaragem, coberto para 2 carros. Fi-nancie-se pela Caixa. Contato: (28)9963-0111._____________________________________Vende-se um galpão de 1200 m² emItaóca (Pedra), distrito de Cachoeiro deItapemirim-ES, no Centro, rua AdemarCosse. E mais dois lotes laterais com400 m² com água, energia, esgoto, te-lefone, calçamento e documento. Tel:(28) 3522-4528 (das 8h30 às 11h00).___________________________________

OPORTUNIDADESVendo sítios e chácaras na região deCachoeiro. Sítio com 5 alqueires, for-mado; chácara de meio alqueire esítio de 6 alqueires. Tenho outros imó-veis rurais no sul do estado. Conta-to: Gilberto (27) 9986 2827 [email protected].________________________________________Vende-se uma propriedade rural com4 alqueires, no lugar Estação de So-turno. Valor R$ 90.000,00. Tel: (28)9959-1638._______________________________________Vende-se uma casa no bairro Ama-relo com 2 quartos, sala, cozinha,banheiro, 2 áreas de serviço e quin-tal. Tratar no telefone 3522-8861._______________________________________Vende-se uma área de 600 metros,com 50 metros de fundo e 12 de fren-te. Nela a uma casa de 7 cômodos,garagem para 2 carros, terraço com 3cômodos. Fica localizada no Distritode São Joaquim. Contato 9903-8370.____________________________________________Vende-se uma casa no bairro Corama-ra com 2 quartos, sala, copa, cozinha euma área. Ótima localização, perto doponto do ônibus. Preço a combinar.Fone: 9901-2333 falar com Marcelo.__________________________________________Vendo lote no KM 90 c/ 850m², 22metros de frente ótima topogra-fia, vista maravilhosa, troco porcarro, moto, sítio ou casa napraia. R$ 60.000,00. Contato 9938-7588/ 3521-2410._________________________________________Vendo apto no IBC c/ 03 qts, suíte,sala 02 ambientes, coz., área de ser-viço, garagem, varanda, terraço c/box de serviço, piso todo em grani-to. Prédio novo. R$ 130.000,00. Con-tato 9938-7588/3521-2410.______________________________________Vendo um apartamento na avenidaJones dos Santos Neves, nº 66, pró-ximo ao Perim Supermercados. Com3 quartos, sala grande, copa, cozi-nha, área de serviços com banheiro.(sem taxa de condomínio). Ótimo pre-ço! Contatos no tel: (28) 3521-4417ou 9254-4848.____________________________________________

VILA VELHAVende-se apartamento em Praia daCosta, Vila Velha, com 4 suítes, 3salas, 2 varandas. Aceito imóvel emMarataízes. Proprietário - tel: (28)9916-8101 ou (28) 3532-1647.___________________________________________

CARIACICAVendo casa de 2 quartos em Cariaci-ca. Alto da Boa Vista. Contato (28)3521-0384.___________________________________________

PIÚMAVendo linda casa, com 3 andares, ter-raço colonial, com uma casa em ane-xo. Banheiro social, suíte, sala, cozi-nha copa, garagem para 5 carros.Motivos: saída do Brasil. Contato (28)9963-6379 / (28) 9992-3666, Rogério._____________________________________________

GUARAPARIVende-se 1 lote com 576 m² próximoa praia de Setiba. 200 metros da praia.R$ 70.000,00. Tel: (28) 9962-0022 /(28) 9271-8345._________________________________________

VARGEM ALTAVende-se um terreno c/80.900m2, (ter-ra nua) com pastagens, próximo aocentro de Vargem Alta. Tel 3522-6849._____________________________________Vendem-se dois terrenos em VargemAlta, na localidade de Richmond, naCachoeiro do Caiado, medindo 20mil metros quadrados cada um. Tel:(28) 3522-6661 / 9962-0238._____________________________________Vende-se um terreno de 4 alqueires,próximo a Cachoeira do Caiado, emVargem Alta, na localidade de Rich-mond, com duas Cachoeiras. Tel:(28) 3522-6661 / 9962-0238.___________________________________________Vende-se um imóvel rural com 80.900m², perto do centro de Vargem Alta.Tel. (28) 3521-0410 / 9981-7876.____________________________________

ITAÓCAVende-se 1 casa em Itaóca, docu-mentada e registrada com 2 quartos,sendo 1 suíte, sala, copa, cozinha,área serviço, quintal e garagem para3 carros no valor de R$ 180.000,00próxima ao Centro. Tel: (28) 9962-0022 / (28) 9271-8345._________________________________________Vende-se 1 casa em Itaóca, docu-mentada e registrada, com 2 quar-tos, sendo 1 suíte, sala, copa, cozi-nha, área serviço, quintal e garagempara 3 carros no valor de R$180.000,00, próximo ao Centro. Tel:(28) 9271-8345 / 9962-0022._______________________________________

MUQUIVendo um sobrado, 2 residências, 2garagens e um terraço. Rua CoronelLobato, s/nº, Em frente à lavanderiaem Muqui. Tel: (28) 3554-1332._______________________________________

ITAPEMIRIM2 lotes de 296m², Itapemirim, bairroMaraguá. R$ 20.000,00, próximo apraia. Contato 9952-1578 / 8809-0812._____________________________________

MARATAÍZESAut: 5684 - XODO/MARATAÍZES -Apto c/sala, varanda, 02 quartos sen-do uma suíte, copa, cozinha, banhei-ro social, área de serviço, dep. em-pregada WC, 02 vagas na garagem,área de lazer e churrasqueira. Escri-tura do terreno. R$ 95.000,00. 28-9989-3178/28-3532-1810.

VILLAGE MARATAIZESLOTES EM CONDOMINIO FECHADO - ÓTIMA OPORTUNI-

DADE DE TER SUA CASA NA PRAIA COM SEGURANÇA OANO INTEIRO. VILLAGE MARATAIZES A 250 METROS DA PRAIA,TOTAL INFRA-ESTRUTURA - PORTARIA 24 HORAS, PISCINA,CAMPO SOCIETY,SQUASH,SAUNA,SALÃO DE FESTAS.

VENDAS D&C IMÓVEISWWW.DEC-IMOVEL.COM.BR

28-3511-388528-9976-0700

VENDO LAVA JATOEm pleno funcionamento,

desde 1996, Licença Ambien-tal, bem conceituado e comgrande movimento em Cacho-eiro. Tel: (28) 3036-3651.

_____________________________________Vende-se um apartamento na CidadeNova, Marataizes (rua da igreja cató-lica), com 2 quartos, suíte, sala, cozi-nha, terraço com ampla área de ser-viço, vaga de garagem para dois car-ros, varanda com vista para o mar, à50 metros da praia. Obs: rua calçada.R$ 70.000,00. Tel: 3521-4417._____________________________________Vendo uma casa simples de laje. 1ºpavimento 6 cômodos, com quintal,sem garagem, na Barra de Marataí-zes. Próximo da praia. Aceita trocapor outra em Cahoeiro. Tel: (28) 9974-5209 (Chico / Terezinha)._________________________________Vende-se um ponto comercial tipogaragem, com moradia, 2 quartos,200 m da praia. Rua Helena Valadão,nº 222 (rua da delegacia). Valor R$25.000,00. Aceito carro no negócio.9962-0933 / 3518-5809, falar com Ar-thur.______________________________________3 quartos, 1 suíte, sala para 3 ambi-entes, 2 andares. 720 m², 4 varan-das, vista para o mar 50 m da praiacom piscina, sauna, jardim. Estudopermuta. Tel: (28) 8113-3081._______________________________________Vende-se uma área de 12.000m² comvista para o mar em Marataízes. Va-lor de R$ 250.000,00. Tel: (28) 9962-0022 / (28) 9271-8345._______________________________________Vende-se uma casa no Centro de Ma-rataízes, próximo ao Banco do Brasil.Tel: (28) 9962-0022 / (28) 9271-8345.___________________________________________________Vende-se 12 lotes na Cidade Nova,R$ 60.000,00 cada. Tel: (28) 9962-0022 / (28) 9271-8345.__________________________________________Vende-se 2 casas na Cidade Nova.R$ 120.000,00. Tel: (28) 9962-0022 /(28) 9271-8345.____________________________________Vende-se aptº com 3 quartos, sala,copa, cozinha, banheiro social. Nocentro, próximo ao Hortosul Super-mercado. Contato (28) 9271- 8345 /(28) 9962-0022.________________________________________Vende-se 2 lotes no bairro Acapulco,sendo um R$ 30.000,00 e outro R$25.000,00. Tel: (28) 9962-0022 / (28)9271-8345.._________________________________________Vende-se um lote na praia de Maro-bá com 420m². R$ 50.000,00. Tel:(28) 9962-0022 / (28) 9271-8345.________________________________________Vende-se uma casa próximo ao ViaSul, com 3 quartos, sendo 1 suíte,copa, cozinha, 2 banheiros sociais,garagem para 6 carros, janelas emblindex. Contato (28) 9271- 8345 /(28) 9962-0022._________________________________________________Vende-se uma área com 600 m², pró-xima a Prefeitura e ao Fórum. ValorR$ 150.000,00. Aceito proposta. Con-tato (28) 9271-8345/ (28) 9962-0022.___________________________________Aut-7017- ACAPULCO/MARATAÍ-ZES - Casa c/ sala, 03 quartos sen-do uma suíte, 01 banheiro social,

copa, cozinha, área de serviço, ga-ragem e quintal. Tem grade, forro dePVC, laje coberta, terreno de 200 m².R$ 85.000,00. Recibo de compra evenda. 28-9989-3178/28-3532-1810.___________________________________________AUT-7014 - BARRA/MARATAÍZES- CASA NA AVENIDA PRINCIPALDE MARATÍZES COM SALA, 02QUARTOS, 01 BANHEIRO, COZI-NHA, COPA, ÁREA DE SERVIÇO,GARAGEM PARA 04 CARROS,TERRAÇO, 01 LOJA COMERCIAL.ESCRITURADA E AVERBADA R$225.000,00. 28-9989-3178/28-3532-1810._____________________________________________AUT - 5510 - LAGOA DO SIRI/MA-RATAÍZES - LOTE COM 312.50M².COM VISTA PARA O MAR E LA-GOA. R$ 20.000,00. 28-9989-3178/28-3532-1810.___________________________________________AUT -7011- BELO HORIZONTE/MA-RATAÍZES - Casa com sala, 02 quar-tos (sendo 01 suíte) copa, cozinha, va-randa, área de serviço, garagem equintal com horta e fruteiras. Casa aver-bada escritura registrada. R$ 75.000,00.28-9989-3178/28-3532-1810.___________________________________________AUT-7012- BELVEDERE/MARATAÍ-ZES - Casa com varanda, uma salade visita, uma sala de estar conjuga-da com a sala de jantar, 01 cozinha,01 banheiro social, 03 quartos sendouma suíte. Área de serviço e gara-gem para 03 carros. Escriturada eaverbada. R$ 85.000,0028-9989-3178/28-3532-1810.__________________________________________Aut: 5357- BARRA/MARATAÍZES -Casa de frente para o mar c/ 03 salas,varanda, 03 quartos sendo uma suítec/ closet, banheiro social, copa, cozi-nha, dep. de empregada, quintal e jar-dim todo gramado. Escritura do terrenoe casa averbada. R$ 200.000,0028-9989-3178/28-3532-1810.___________________________________________AUT-7016- ACAPULCO/MARATAÍ-ZES - PONTO COMERCIAL COMCOZINHA COMPLETA: BALCÃONOVO TODO EM GRANITO, BAL-CÃO FRIGORIFICO, 01 FREEZER,ESTUFA PARA SALGADOS, 06 JO-GOS DE MESA (SENDO 04 DE GRA-NITO) & FOGÃO. R$ 15.000,00 EALUGUEL um SALÁRIO. MÍNIMO.28-9989-3178/28-3532-1810._________________________________________

ALUGA-SE LOJA35m² com mezanino excel.

localização no 2º piso Shop.Cachoeiro. Aluguel a combinar.(28) 9968-3145.

ATENÇÃOPara vendedores que tenham

interesse em arroz, feijão, sa-bão em pó e outros produtospara limpeza. Entrar em conta-to pelos telefones (28) 3522-0148 ou 9255-9350 entre 10h00e 18h00. Paga-se comissão di-vidida. Ótima oportunidade.

VAGA DE EMPREGOAuxiliar administrativo para

escritório, ambos os sexos, co-nhecimento de informática emExcel e cursando direito ou ci-ências contábeis. Salário inici-al, R$ 1.000,00. Curriculumatravés do site:www.empregar.xpg.com.br

Page 12: Edição 2.225

12 CLASSIFICADOS ES DE FATO, SÁBADO,15 DE OUTUBRO DE 2011

SERVENTIA EXTRAJUDICIAL 1° OFÍCIO - 1ª Zona

EDITAL DE INTIMAÇÃOAcham-se nesta Serventia, na Rua Rui Barbosa, 16 Ed. Santa

Cecília, nesta cidade, para serem protestados após a publicaçãodeste Edital, títulos de responsabilidade das seguintes pessoas:

SERVIÇO NOTARIAL E REGISTRAL

Por não ter sido possível encontrá-las, intimo-as (§ 1º art. 15 dalei 9492/97) para os fins de direito, e não sendo atendida a

presente em até 24 horas, notifico-as do protesto.

Cachoeiro de Itapemirim, 15 de outubro de 2011.Cecília Simonato - Tabeliã

Horário de pagamento: Das 9:00hs às 18:00hs.TELEFONE: (28) 3521-0611

A L PROFETA AM TEC ROLAMENTOS CNPJ - 11.770.950/0001-11CLARA MARINA COMERCIAL LTDA CNPJ - 10.985.001/0001-96EDILSON CARDOSO MIRANDA CPF - 016.933.867-39

EDITAL DE CONVOCAÇÃOA Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim-ES - PMCI, CNPJ 27.165.588/

0001-90 convoca os empregados que com ela mantiveram vínculo empregatíciono período compreendido entre agosto de 1975 a dezembro de 1983, janeiro de1984, setembro de 1993, julho de 1999, outubro e novembro de 1999, abril de 2000,setembro de 2000, janeiro de 2001, janeiro de 2002, junho de 2002, março de 2003,e maio de 2004 a comparecerem na Secretaria Municipal de Administração eServiços Internos - SEMASI, munidos da documentação comprobatória do vínculo(Cartão PIS/PASEP, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF e outros quecomprovem vínculo empregatício com a municipalidade) com a finalidade de atu-alizar seu cadastro para individualização de valores a título de FGTS.

O atendimento será feito nos dias 01/01/2012 a 31/01/2012, na Subsecretaria deGestão de Recursos Humanos desta PMCI situado à rua Brahim Antônio Seder nº34 - 3º andar - Centro.

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 14 de outubro de 2011.

Manoel Eduardo Baptista CabralSecretário Municipal de Administração e Serviços Internos

O Município de Cachoeiro de Itapemirim-ES, através da ComissãoMunicipal de Licitação, torna público o adiamento sine die da aber-tura do Pregão nº. 186/2011, cujo objeto consiste em Aquisição deEquipamentos Odontológicos.

Cachoeiro de Itapemirim/ES, 14/10/2011.George Macedo Vieira

Pregoeiro Oficial

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, 15 de outubro de 2011Rogério Lugon Valladão - Tabelião

Horário de pagamento: De 9:00h às 12:00h e de 13:00h às 18:00h.

Por não ter sido possível encontrá-las, intimo-as, na forma doart. 15,§ 1º, da lei 9492/97, para os devidos fins de direito.

Não sendo os referidos títulos pagos até o fim do expedientedo próximo dia útil, notifico-as do protesto.

CARTÓRIO DE PROTESTO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS - 2ª ZONAROGÉRIO LUGON VALLADÃO - PRAÇA JERÔNIMO

MONTEIRO, 73, CENTRO - CEP 29300-170, CACHOEIROFONE (28) 3521-6720

EDITAL DE INTIMAÇÃOAcham-se nesta Serventia, à Praça Jeronimo

Monteiro, 73, Centro, nesta cidade de Cachoeirode Itapemirim-ES, para serem protestados, títulos

de responsabilidade das seguintes pessoas:

AGUINALDO DORIGO CPF/CNPJ: 557.612.327-15JOSE GABRIEL CPF/CNPJ: 12.740.980/0001-48PAPARAZZI CONFECCOES LTDA MECPF/CNPJ: 11.040.159/0001-56SERRA FORTE GRANITOS LTDA MECPF/CNPJ: 10.909.484/0001-40

AUT: 5867- ILMENITA/MARATAÍZES- 03 casas sendo a 1ª com dois quar-tos, sala, varanda, copa, cozinha, ba-nheiro social, área de serviço. A 2ªcom dois quartos, sala, varanda,copa, cozinha, banheiro social, áreade serviço. A 3ª com um quarto, sala,banheiro, cozinha, área grande, comcobertura, garagem para 03 carros eportão eletrônico de alumínio. R$250.000,00. Escritura do Terreno. 28-9989-3178/28-3532-1810.________________________________________Em Nova Jerusalém: vende-seuma área com 1.600 m², com casa,6 quartos, sala, cozinha, banheiro,varanda e garagem. Com mais de60 pés de frutas, água e luz etc. ValorR$ 110.000,00. Tratar (28) 9962-0933/ (28) 3518-5809 ou Gumercindo: (28)9977-6092._____________________________________Terreno de 20 x 40 (800 m²) próximoa Lagoa de Siri, em Marataizes, a 50metros da praia, asfalto na porta. So-mente interessados 9923-6754 e fa-lar com Cássio.___________________________________VENDE-SE UM PRÉDIO COM 3 AN-DARES, 3 APARTAMENTOS COM2 QUARTOS, SALA, COZINHA, BA-NHEIRO, ÁREA, VARANDA E GA-RAGEM, COM UM ESPAÇO PARAFAZER GARAGEM. Valor de R$200.000,00. FRENTE PARA 2 RUASA 3 MINUTOS DO CENTRO DA CI-DADE. NA RUA BASILIO PIMENTA,135, ACEITO CASA EM MARATAÍ-ZES (NO CENTRO). FALAR COMARTHUR. TEL: (28) 3518-5809 OU9962-0933._____________________________________Vendo um apartamento em Marataí-zes, localizado na Cidade Nova (ruada igreja católica), com 2 quartos,uma suíte com varanda de vista parao mar, banheiro social, sala, cozi-nha, ampla área de serviço no andarde cima, 2 vagas de garagem, ótimopreço, R$ 66.000,00. Telefones 9254-4848 ou 9904-6822 ou 3521-4417.____________________________________________03 casas com garagem, jardim, mu-rada, por R$120.000. Cel: (28)92738313. Motivo: mudança.____________________________________Vende-se uma casa em Marataízes(perto da praia e comércio, ônibus cir-cular na porta de meia em meia hora),com 3 quartos, sendo 2 suítes, ba-nheiro social, garagem para 2 carros,dependências completas, coberturacom planta para construir já aprovadapela prefeitura. Todos os documentosem ordem. Casa bem ventilada e ilu-minada pelo sol, rua em fase de cal-çamento. Chave com proprietário. Pre-ço a combinar. Aceito parcelamento.Contato: (28) 3532-2610._______________________________________Vende-se uma casa próximo a Pou-sada Miramar, com 3 quartos, sala,copa, cozinha, 2 banheiros sociais egaragem para 1 carro. Valor de R$100.000. Aceito financiamento. Tel:(28) 9271-8345 / 9962-0022._______________________________________________Vende-se casa na Cidade Nova comárea de 240 m², com 3 quartos, sendo2 suítes, sala, copa e cozinha ampla,garagem para 4 carros. Valor de R$

300.000,00, aceito financiamento. Tel:(28) 9271-8345 / 9962-0022.__________________________________________Vende-se apartamento próximo ao Su-permercado Hortisul com 4 quartos,sendo uma suíte, 1 banheiro social,sala, copa, cozinha, área de serviço,todo mobiliado. R$ 160.000,00. Tel:(28) 9271-8345 / 9962-0022._______________________________________Vende-se uma casa próximo ao ViaSul, com 3 quartos, sala, cozinhaampla, garagem para 2 carros e quin-tal. R$ 260.000,00. Aceito financiamen-to. Tel: (28) 9271-8345 / 9962-0022._______________________________________Vende-se 12 lotes na Cidade NovaR$ 60.000,00 cada. Tel: (28) 9271-8345 / 9962-0022.______________________________________Vende-se 2 lotes no bairro Acapulco,sendo um R$ 30.000,00 e outro R$25.000,00. Tel: (28) 9271-8345 / 9962-0022._______________________________________Vende-se um lote na praia de Maro-bá com 420 m². Tel: (28) 9271-8345/ 9962-0022._______________________________________________Vende-se uma área de 12.000 m²com vista para o mar em Marataí-zes. Valor de R$ 250.000,00. Tel:(28) 9271-8345 / 9962-0022.____________________________________________Vende-se 2 casas na Cidade Nova.R$ 100.000,00. Tel: (28) 9271-8345 /9962-0022.

VENDO 86M² DE GRANITO IBERÊGOLD POLIDO, TIPO EXPORTA-ÇÃO. CONTATO: (28) 9985-8107._________________________________________________

OPORTUNIDADEAulas particulares de inglês. Conta-

to: (28) 3522-0742 / 9276-6053, AnaMaria._______________________________________Passa-se farmácia montada. Para re-ais interessados. Tel. (28) 9918-6044._______________________________________________EMPRESA DO RAMO DE CON-SÓRCIO, PRECISA DE VENDE-DOR COM CARRO PRÓPRIOPARA ADMISSÃO IMEDIATA. SA-LÁRIO MAIS COMISSÕES. CON-TATO PELO TELEFONE 28 99760700 OU PELO EMAIL-DECCON-SORCIO@ HOTMAIL.COM.__________________________________________Vendo geladeira, fogão, armário,sofá, mesa com 4 cadeiras, rack emesa de centro. Contato: (28) 9271-2414._________________________________________Vende-se Balança Balmak Antropo-metrica capacidade 150 kg no valorde R$ 300,00. Falar com Gina (28)9985-9592 ou 3522-9544.

Vendo Fiat Pálio Celebration, 1.0Flex, 8v, 4p, 2007. Contato (28) 3521-0384.______________________________________GOL PLUS ano 2001 - 16v, ar condi-cionado, trava elétrica, limpador e de-sembaçador traseiro, kit gás - 10m³,pneus novos, R$ 15.000,00. Tratar:Alexandre (28) 8803-4021 / 3521-1042.________________________________________________Vendo uma moto CRF 230, 2009,único dono, R$ 9.000,00, falar comFlávio (28)9961-8691.________________________________________Vendo uma moto Suzuki BoulevardM800, 2007, único dono, R$ 25.000,00falar com Flávio (28)9961-8691.______________________________________Vendo uma moto Honda CBX 750,

1987, R$ 15.000,00, motor novo, fa-lar com Flávio (28)9961-8691.______________________________________Vendo um Palio weekend, 1.4, 2007,prata kit 30 anos, R$ 28.000,00, úni-co dono, falar com Flávio (28)9961-8691._______________________________________Vendo Peugeot 206, 1.6, Feline, comar digital, 05\06, R$ 22.000,00, falarcom Flávio (28)9961-8691._________________________________________Vende-se Ford 11.000, caçamba de5,5m, ano 86, motor MWM reduzido,branca, direção semi hidráulica. Do-cumento ok. Valor de R$ 30.000,00.Podendo ser pago da seguinte condi-ção: R$ 10.000,00 à vista + 4 che-ques de R$ 5.000,00. Tratar comEduardo (28) 9984-1758.________________________________________Fiorino furgão flex 1.3, branca,2008, troco Fiorino por chapa demármore branco. Contato: JoséLuiz (11) 9653-2937.______________________________________________Vende-se um Santana, 2.0, prata,com ar, vidro, trava, desembaça-dor traseiro, direção hidráulica,alarme, retrovisores elétricos,banco de couro e rodas liga levearo 15. Carro de garagem e emexcelente estado de conservação.Tel. 9953-7277 / 9256-3938, falarcom Wanderson.___________________________________________

OPORTUNIDADEVende-se Gol Bolinha 02/03, 2portas, R$ 12.000,00 e uma motoPG Trilha XR R$ 2.200,00. Tel: (28)8115-3433._____________________________________

Vende-se TOWNER, em ótimo es-tado, na cor cinza - ano 96 - gasoli-na, motor (novo), ótimo estofamento,pneus novos e documentação emdia. Propaganda volante - som pro-fissional, pronta para trabalhar. Kit hot-dog e Kit churros - ótima para seradaptada para trabalhar com kit hot-dog novo. Contato: (28) 9961-2959,falar com Rodrigo.___________________________________________Vende-se uma CB 300 2010 doura-da, com ABS. Tel: (28) 9982-0811.__________________________________________Vende-se Volkswagem Saveiro, ano

97/98, motor 1.6 AP, cor vermelha.Carro inteiro, com alarme e travas elé-tricas, bancos de couro, faróis de nebli-na, reboque, capota marítima, rodasde liga leve e aro 15. R$ 14.500,00.Tratar com Jackson (28) 9976-8914._________________________________________Vende-se um Peugeot 206, ano05/06, prata Feline, 1.6, 16v, flex,com ar digital. Tel. 9961-8691._______________________________________Vende-se um carro Corsa Sedan,branco, com 4 portas, trava e alar-me, 1.0, em ótimo estado, 2001,em conservação. Tel. 9882-9791.

Page 13: Edição 2.225

13CLASSIFICADOSES DE FATO, SÁBADO,15 DE OUTUBRO DE 2011

Ref. 2-686 – GILBERTOMACHADO: loja comercialc/ 35,00 m2, e banh;

Ref. 2-687 – GILBERTOMACHADO: sala/consultó-rio c/ 20,00m2;

Ref. 2-703 – AQUIDA-BÃN: Imóvel comercial c/4 salas, 2 banheiros e 1vaga de garagem;

Imóveis Residenciais:

Ref: 2-663 – RUBEMBRAGA: casa c/ 3 quar-tos, copa, cozinha, sala,banh social, área de ser-v iço, varanda e gara-gem;

Ref. 2-707 – CORONELBORGES: apartamento 2quartos, sala, cozinha,banh social, área de servi-ço e garagem;

Ref. 2-711 – PARAISO:Apartamento com 3 quar-tos (1 suíte), sala de estar/jantar, copa, cozinha, ba-nheiro, varanda e gara-gem;

Ref. 2-715 – VILA RICA:Apartamento com 1 quarto,sala, cozinha, banh sociale área de serviço;

Ref: 2-717 – KITINETAMARELO: com 1 quarto,sala, cozinha, banh sociale área de serviço;

Ref. 2-710 – OTTO MA-RINS: Aptº 3 quartos,sala, copa, cozinha, ba-nheiro, varanda, área deserviço.

rolante, casa residencial;Ref. 2-646 – PARAISO: Lote

residencial montanha c/ 1.300m²;

Ref. 2-665 – MARATAIZES:terreno c 240,00 m2 c/ obrainacabada, frente p/ duas ruas;

Ref. 2-706 – VILA RICA:Terreno com aproximadamen-te 440m²;

Ref. 2-714 – GILBERTOMACHADO: Terreno / Lotecom aproximadamente 300m²;

ALUGUEL

Imóveis Comerciais

Ref. 2-188 – GILBERTOMACHADO ( Ed Jaraguá): 2salas interligadas c/ 30m2, 2banh., divisórias, interfone episo em granito;

Ref. 2-249 – CENTRO: ( Ed.Cristina) sala com 36m², re-cepção e banheiro;

Ref. 2-553 – GILBERTOMACHADO Ed. Alice (proxPosto Sena): excelente salacomercial c/ recepção, copa,banh.;

Ref. 2-592 – GUANDÚ (pró-ximo ao supermercado CasaGrande): salas diversas, 1°andar;

Ref: 2-559 – CENTRO: salacomercial c/ aproximadamen-te 20m², copa e banh.;

Ref: 2-668 - SHOPPINGSUL: 02 Lojas comerciais com40m2 cada, excelente locali-zação.

Ref. 2-680 – SHOPPINGSUL: Loja comercial c/ 21m²,excelente localização.

banh., varandas e terraço.Ref. 2-701 – SAMUEL

LEVY (ED. CARAVELLE):Aptº c/ 2 quartos, sala, cozi-nha, banh. social, área deserviço, interfone e 1 vaga degaragem;

Ref. 2-704 – MARATAIZES:casa c/ 4 quatros, sala, cozinha,2 banheiros, varanda, área deserviço e garagem;

Ref. 2-709 – OTTO MARINS:Aptº 2quartos, sala, copa, cozi-nha, banheiro, varanda, áreade serviço, garagem.

VENDAImóveis Comercial:

Ref.2-656 – ALTO NOVOPARQUE: Terreno c/ 820,00 m2c/ prédio de 02 pavimentos emconstrução;

Ref. 2-658 – CORAMARA:Loja Comercial c/ aproximada-mente 340m², banheiro e escri-tório;

VENDAImóvel Rural:

Ref. 2-660 – MONTE BELO– SITIO: 600,00 m2, casa,água de nascente, energia ru-ral, com escritura;

VENDATerrenos e Áreas:

Ref. 2-474 – KM 90: lote c/197,00 m2 e muro;

Ref. 2-605 – MORRO GRAN-DE: Rodovia Cachoeiro x Ale-gre: área comercial c/ 64.000m2, galpão, escritório, ponte

VENDA

Imóveis Residenciais:

Ref. 2-608 – ALTO MON-TE CRISTO: (casa resi-dencial + terreno): casa c/2 pavimentos: 1º andar:cozinha e banheiro, 2º an-dar: 3 quartos, sala, escri-tório e banheiro.

Ref: 2-659 – CORAMA-RA: casa c/ 3 quartos (suí-te), sala de estar, sala de jan-tar, copa, cozinha, DCE, va-randas, hidromassagem, co-bertura colonial.

Ref: 2-665 – ALTO VI-LAGE: Prédio c 2 andares:Pav. Inferior c/ 3 quartos,banh. social, sala, cozinha,copa, área de serviço; Tér-reo c/ 3 quartos, sala,copa, cozinha, banh soci-al, área de serviço, gara-gem p 2 carros e terraço c/cobertura metálica, terrenoc 350,00m2;

Ref. 2-673 – ZUMBI: casa(ao lado da escola d cima) c/2 quartos, copa, cozinha,sala, banh. social, varandae garagem, base p/ + anda-res, frente p 2 ruas;

Ref. 2-682 – VILA RICA:casa c/ 3 quartos, sala,copa, cozinha, área deserv., varanda e garagemp/ 3 carros;

Ref: 2-683 – IBC: 2 pav.Casa: térreo, c/ 2 quartos,sala, copa/cozinha, banh so-cial, varanda e garagem.1ºandar, aptº. c/ 2 quartos(suíte), sala, copa, cozinha,

Venda de Terrenose Áreas:

Aluguel de ImóveisComerciaisVenda de Imóveis

Comercial:

Venda de ImóvelRural

SEU IMÓVEL ESTÁ DESOCUPADO?ESTAMOS CAPTANDO IMÓVEIS DISPONÍVEIS PARA LOCAÇÃO, VISANDO ATENDER

CLIENTES CADASTRADOS. ANUNCIAMOS, ALUGAMOS E ADMINISTRAMOS IMÓVEIS,PROCURANDO SEMPRE OFERECER SEGURANÇA E BONS SERVIÇOS. Rodolfo Fiório Imóveis,

INTERMEDIANDO COMPRA, VENDA, ALUGUEL E ADMINISTRAÇÃO IMOBILIÁRIA.

Venda de ImóveisResidenciais:

Aluguel de ImóveisResidenciais:

Máquina Italianapara polimento de bor-da automática marcaComandull i Omega100 ano 2003.

Máquina cortadeiracom levigadora parade bancada de pia.

Máquina desfiadeira /cortadeira ano 1998.

Máquina para poli-mento de borda internaBIG JOB ano 2005.

Obs: adequados e completos para uso imediatoContato HR com. 21028000 ou 99257919

Máquina desfiadeira /cortadeira metafill ano2008.

CARTÓRIO FERNANDO VIEIRA1º OFÍCIO DA SEDE DESTAEDITAL DE PROCLAMAS

Faço saber que pretendem contrair matrimônio LUIZ DE ALMEI-DA, maior, viúvo, filho de Luiz de Almeida e Maria Modesta; eIZABEL MARIA FERREIRA MACHADO, maior, divorciada, filhade Jose Pedro Ferreira e Maria Josefa Ferreira. Se alguém souber dealgum impedimento oponha-o na forma da lei.

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 06 de outubro de 2011Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira - Oficial

CARTÓRIO FERNANDO VIEIRA1º OFÍCIO DA SEDE DESTA

EDITAL DE PROCLAMASFaço saber que pretendem contrair matrimônio WELLINGTON RA-

MOS DOS SANTOS, maior, solteiro, filho de Jonas dos Santos eElizabete Ramos dos Santos; e VERÔNICA GONÇALVES LO-PES, maior, solteira, filha de Joacir Duarte Lopes e Iris Maria Gonçal-ves Braz. Se alguém souber de algum impedimento oponha-o naforma da lei.

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 10 de outubro de 2011Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira - Oficial

Page 14: Edição 2.225

CLASSIFICADOS ES DE FATO, SÁBADO,15 DE OUTUBRO DE 201114

EDITAL DE PROCLAMASFaço saber que pretendem contrair matrimônio DJALMA COR-

RÊA DA SILVA, mecânico, filho de CARLOS BENTO DA SILVAe JULIA CORRÊA DE SOUZA e ELISA FERREIRA LATAVO-NE, auxiliar de cozinha, filha de CIRO FERREIRA LATAVONEe MARIA DA PENHA ROSA. Sendo ele solteiro e residente emJerônimo Monteiro-ES, ela divorciada e residente nesta cidade,ambos naturais deste estado. Se alguém souber de algum impedi-mento, oponha-o na forma da lei.

Cachoeiro de Itapemirim, ES, 14 de outubro de 2011Jamile Valadão Missi - Registradora Civil

COMUNICADOJABEMAR MÁRMORES E GRANITOS LTDA-ME, torna públi-

co que obteve da SEMMA, a Licença Prévia nº 138/2011, comvalidade até 27 de dezembro de 2011, para atividade 01.04 - aparelha-mento (polimento) de pedras sem corte, situada Sit. Santa Rosa II, s/nº - Córrego dos Monos - Cachoeiro de Itapemirim-ES.

COMUNICADOIMETAN - INDÚSTRIA

METALÚRGICA NORBIA-TO LTDA, torna público queobteve da SEMMA, a Licen-ça de Instalação nº 073/2011,com validade até 16 de se-tembro de 2013, para ativida-de 04.03 - serviço industrialde usinagem, soldas e repa-ração de máquinas, situadana Rua Alayde Silvério, 22 -Ruy Pinto Bandeira - Cacho-eiro de Itapemirim-ES.

COMUNICADOART BELA GRANITOS LTDA ME, torna público que obteve da

SEMMA, a Licença Prévia nº 142/2011, com validade até 27 dedezembro de 2011, para atividade 01.02 -desdobramento (serraria) depedras, situada na Av. Principal de São Joaquim, s/nº - São Joaquim- Cachoeiro de Itapemirim-ES.

COMUNICADOMECÂNICA PANTERA LTDA ME, torna público que obteve da

SEMMA, a Licença de Instalação nº 074/2011, com validade até 16de setembro de 2013, para atividade 26.03 - oficina mecânica sempintura, situada na Rua Projetada, 01 - loteamento Vovó Aurinha -Coramara - Cachoeiro de Itapemirim-ES.

COMUNICADOMARE MOTOS LTDA ME, torna público que obteve da SEMMA,

a Licença Prévia nº 137/2011, com validade até 27 de dezembro de2011, para atividade 26.03 - oficina mecânica sem pintura, situada naRua Dr Amilcar Figliuzzi, 15 - Coronel Borges - Cachoeiro de Itape-mirim-ES.

COMUNICADOTAJUGRAN MÁRMORES E GRANITOS LTDA ME, torna públi-

co que obteve da SEMMA, a Licença Prévia nº 141/2011, comvalidade até 27 de dezembro de 2011, para atividade 01.04 - aparelha-mento (polimento) de pedras sem corte, situada na Rua FioravanteCypriano, s/nº - Aeroporto - Cachoeiro de Itapemirim-ES.

COMUNICADOG. COLLE BUSATTO ME,

torna público que obteve daSEMMA, a Licença Prévia nº140/2011, com validade até 27de dezembro de 2011, paraatividade 03.08 - estamparia,funilaria e latoaria, situada naAv. Jones dos Santos Neves,851 - Jardim América - Ca-choeiro de Itapemirim-ES.

COMUNICADOBERG ELÉTRICA E

MONTAGEM LTDA ME,torna público que obteve daSEMMA, a Licença Prévianº 078/2011, com validadeaté 28 de setembro de 2011,para atividade 30.01 - mo-vimentação de terra, situa-da na Rua Alzemira Mar-ques da Silva, 27 - Mar-brasa - Cachoeiro de Itape-mirim-ES.

COMUNICADOHOTEL CRUZEIRO DO SUL LTDA ME, torna público que obteve

da SEMMA, a Licença de Operação nº 008/2006, com validade até 27de setembro de 2015, para atividade 30.05 - hotéis e similares, situadana Av. Beira Rio, 167 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim-ES.

COMUNICADOITAFER COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA, torna pú-

blico que obteve da SEMMA, a Licença Prévia nº 139/2011, comvalidade até 27 de dezembro de 2011, para atividade 30.01 - movi-mentação de terra, situada na Rua José Rosa Machado, 88 -A -Quadra 1 - Lote 13 - Novo Parque - Cachoeiro de Itapemirim-ES.

COMUNICADORETIVEL RETÍFICA DE MOTORES E PEÇAS LTDA ME, torna

público que obteve da SEMMA, a Licença Prévia nº 136/2011, comvalidade até 27 de dezembro de 2011, para atividade 04.03 - serviçoindustrial de usinagem, soldas e reparação de máquinas, situada naAv. Francisco Lacerda de Aguiar, 35 - Gilberto Machado - Cachoeirode Itapemirim-ES.

COMUNICADOLACCHENG ENGENHARIA LTDA ME, torna público que reque-

reu a SEMMA, através do processo nº1832151, Licença MunicipalPrévia (LP), para atividade de Movimentação de Terra (Corte ouAterro), situada à Rua Valdemar Stanzani, Bairro São Francisco,Cachoeiro de Itapemirim/ES.

EDITALNos termos dos Estatutos Partidários, e da Legislação em

vigor, ficam convocados, pelo presente Edital, todos filiados aoPartido Popular Socialista - PPS que tiverem suas filiaçõesdeferidas até o dia 22 de setembro do corrente ano, nestemunicípio para o CONGRESSO MUNICIPAL, que será reali-zado no dia 22 de outubro de 2011, com início às 08H00 eencerramento às 12H00, na rua 25 de março nº 100, centro,com a seguinte ordem do dia:

I - Análise da Conjuntura Política Municipal;II - Eleição, por voto direto e aberto, do Diretório Municipal,

o qual será constituído por 09 (nove membros);III - Designação do Delegado e seu respectivo suplente

para o Congresso Estadual;IV - Eleição da Comissão Executiva, pelo Diretório eleito.

Cachoeiro de Itapemirim, 14 de outubro de 2011Humberto Dias Viana

Presidente da Comissão Provisória

COMUNICADOHUDSON MACHADO SANTOS FILHO, torna público que re-

quereu da SEMMA a Licença Prévia (LP), para atividade de lavagemde veículos, situado Rua João Sasso, 121, São Geraldo - Cachoeirode Itapemirim-ES.

CARTÓRIO FERNANDO VIEIRA1º OFÍCIO DA SEDE DESTA

EDITAL DE PROCLAMASFaço saber que pretendem contrair matrimônio FABRICIO DUTRA

DE AZEVEDO, maior, solteiro, filho de Jucélio de Azevedo e LindoraDutra Azevedo; e ISABELLE CORRÊA DA SILVEIRA, maior, solteira,filha de Miguel Antonio da Silveira e Maria Teresa Corrêa da Silveira. Sealguém souber de algum impedimento oponha-o na forma da lei.

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 13 de outubro de 2011Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira - Oficial

CARTÓRIO FERNANDO VIEIRA1º OFÍCIO DA SEDE DESTAEDITAL DE PROCLAMAS

Faço saber que pretendem contrair matrimônio MANOEL DA SILVACARVALHO FILHO, maior, viúvo, filho de Manoel da Silva Carva-lho e Geralda Simonaci de Carvalho; e VERA LUCIA DA SILVAMONTEIRO, maior, solteira, filha de Crivaldo Monteiro e Ceny daSilva Monteiro. Se alguém souber de algum impedimento oponha-o naforma da lei.

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 11 de outubro de 2011Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira - Oficial

CARTÓRIO FERNANDO VIEIRA1º OFÍCIO DA SEDE DESTAEDITAL DE PROCLAMAS

Faço saber que pretendem contrair matrimônio JEFERSON AU-GUSTO FERREIRA PRUCOLI, maior, solteiro, filho de AugustoCezar Prucoli e Maria Amelia Ferreira; e LUANA CRISTINA DASILVA FONSECA, maior, solteira, filha de Manoel Fernando Fonse-ca e Maria da Silva Fonseca. Se alguém souber de algum impedi-mento oponha-o na forma da lei.

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 06 de outubro de 2011Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira - Oficial

Procura-se dentista parceiro para atuar emCachoeiro de Itapemirim em clinica Odon-tológica. Interessados enviar curriculumpara [email protected] entrar em contato por telefone:

(28) 3518-4141.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Page 15: Edição 2.225

15POLÍCIAES DE FATO, SÁBADO,15 DE OUTUBRO DE 2011

PM recupera carro roubadoA Polícia Militar recuperou

um carro roubado, na manhãde ontem, na BR 101 Sul, nalocalidade de Flecheiras, mu-nicípio de Atílio Vivácqua.

De acordo com o boletimde ocorrências, PMs, empatrulhamento de rotina, naviatura RP 1893, avistaramo veículo, da marca Chery,modelo QQ3, de cor preta,placa OCV 7936, em atitu-

de suspeita.Ao verificarem a placa,

através do sistema do Cio-des, ficou constatado que setratava de um veículo rouba-do no dia 10 deste mês.

O automóvel foi guincha-do e encaminhado ao De-partamento de Polícia Judi-ciária (DPJ) de Cachoeirode Itapemirim, para as pro-vidências cabíveis.

Corpo de Bombeiros orienta sobreINSTALAÇÃO E MANUSEIO DE GÁS

O gás liquefeito de petróleo(GLP), que é mais conhecidocomo gás de cozinha, é muitoutilizado nas atividades do-mésticas e comerciais, comorestaurantes e lanchonetes.

Com a finalidade de obtero maior aproveitamento des-ta fonte de energia sem ris-co para as pessoas, os ani-mais e o patrimônio, o Corpode Bombeiros Militar orien-ta sobre como se prevenir eagir em situações adversas.

Neste ano, o Corpo deBombeiros atendeu a 42ocorrências envolvendoGLP, e foram expedidas 480regularizações, após vistori-as realizadas nos estabeleci-mentos de revendas de gásno Estado.

Os cuidados devem come-çar na instalação do botijão.

Há a necessidade de identifi-car os principais componentesdo botijão e os objetivos de cadaum, como as abraçadeiras, uti-lizadas para fixar a mangueiraque deve ser fixada ao regula-dor de pressão e ao botijão.

RECOMENDAÇÕES- A mangueira deverá ser fi-

xada sempre com abraçadeiraspara melhor segurança;

- O tipo de mangueira é a cer-tificada pelo Inmetro com a gra-vação NBR 8613, em PVCtransparente, com tarja amarelae prazo de validade;

- O regulador de pressão tam-bém deve respeitar a normaNBR 8473 e possuir certifica-do do Inmetro;

- O botijão também é fabri-cado respeitando a norma daABNT 8460, e possui massa

de 13 kg;- Preferencialmente o boti-

jão deve ficar do lado de forada residência e, caso não sejapossível, deverá ficar em lo-cal ventilado;

- Compartimentos fechadose de pouca circulação de arou próximo a ralos devem serevitados, pois o gás é maispesado do que o ar e poderáse concentrar nesses locais,aumentando o risco de explo-são por queima acelerada;

- Ao adquirir o botijão, veri-fique as condições de conser-vação, se possui alguma áreaenferrujada ou amassada.Confira também o selo de ga-rantia do produto (lacre) ob-servando se está violado ounão. Caso perceba qualquerirregularidade exija a trocaimediata da botija;

PRESO HOMEM ACUSADO DEhomicídio e porte ilegal de arma

A equipe de policiais civisda Delegacia de Polícia (DP)de Castelo prendeu, em cum-primento de mandado de pri-são por condenação, Izaldi-no Barroso Siqueira, 53 anos,acusado de homicídio. Eletambém foi preso em fla-grante, por porte ilegal dearma de fogo.

Segundo informações polici-Cuidados ao trocar o botijão:a) Verifique se todos os bo-

tões dos queimadores do fo-gão estão fechados antes detrocar o botijão;

b) Feche o registro regula-dor de pressão;

c) Não acenda ou permitaque acendam chama ou acio-nem qualquer fonte de calordurante a operação de troca;

d) Retire o lacre do botijão ecoloque o regulador de pres-são ajustando-o sem o uso de

ferramentas, para não danificarou instalar inadequadamente oregulador.

- Caso perceba qualquer indí-cio de vazamento, confira comespuma de sabão. Não utilizefogo para essa atividade. Abraportas e janelas e não ligue to-madas, eletrodomésticos ou pro-duza qualquer fonte de calor. Seo botijão estiver vazando e vocênão puder conter, leve-o para umlocal arejado para que o gás se

disperse no ambiente;- O botijão foi projetado e fa-

bricado para evitar a explosão.Se todos os dispositivos de se-gurança estiverem funcionando,dificilmente isso ocorrerá. Masé preciso sempre ter o cuidadode não aquecer o botijão ou dei-xá-lo próximo a fontes de calor;

- Se ainda existirem dúvidassobre a botija ligue para o Cor-po de Bombeiros Militar, pelotelefone 193.

ais, na residência de Izaldino,localizada no bairro Indepen-dência, no município, foramencontrados um revólver cali-bre 32 e 26 munições intactas.

Além do homicídio, ele tam-bém é suspeito de ter utiliza-do a arma em uma tentativade homicídio, ocorrida no úl-timo final de semana no mes-mo bairro.

Mais uma moto roubada em CachoeiroA jovem Miliani do Nascimen-

to de Almeida, 24 anos, teve suamoto roubada na quinta-feira,na Rua José Rosa Machado, nobairro Novo Parque, em Ca-choeiro de Itapemirim.

De acordo com a polícia, Mi-liani parou sua Honda Biz, decor preta, placa MTF 7765, noestacionamento do Supermer-cado Frigo Lima, estabeleci-

mento no qual trabalha.Ao retornar para pegar a mo-

tocicleta, o veículo não estavamais no local deixado. O cir-cuito interno de TV do super-mercado registrou as imagensdo bandido levando a moto. Elefugiu em direção ao bairro Vi-llage da Luz.

Miliani foi orientada a regis-trar queixa na Depatri.

JOVEM E MENOR DETIDOS NO ZUMBIUm revólver calibre 38, 15

munições de diversos calibres,maconha, além de uma moto,um pássaro da espécie colei-ro e R$ 192,00 em dinheiroapreendidos.

Este foi o resultado de umaoperação realizada pelos gru-pos de motopatrulhamento(Getam) e de Apoio Operaci-onal (GAO) da Polícia Mili-tar, na tarde de ontem, no bair-ro Zumbi, em Cachoeiro deItapemirim.

Um jovem, Lourenço MataCosta, de 23 anos, e um ado-lescente, de 17, foram presos.

O material confiscado foi en-contrado em uma residência

localizada na Rua José Antô-nio Santana. A operação poli-

cial foi movida por uma denún-cia anônima.

Com Lourenço e umadolescente, a polícia

achou um revólver calibre38, 15 munições de

diversos calibres, maconha,além de uma moto, um

pássaro da espécie coleiroe R$ 192,00 em dinheiro

Fotos: Wanderson Amorin

Page 16: Edição 2.225

16 GERAL ES DE FATO, SÁBADO,15 DE OUTUBRO DE 2011

PROVALE ANUNCIA MEDIDAS PARA CONTER POLUENTES

A Provale, maior empresa daregião no ramo de beneficia-mento de calcário, anunciouontem que já desenvolve e pre-tende, ainda neste ano, concluirprojetos para abrandar a emis-são de poluentes em Itaoca.

A empresa afirma que, so-mente neste ano, já investiumais de R$ 3 milhões. "A em-presa investiu como nunca emmelhorias internas, visandoreduzir a possibilidade deemissão de particulados", diz,em nota.

O distrito, conforme denúnciapublicada na edição do FATOna última quarta-feira, abrigadiversas indústrias de moagemdo calcário abundante na regiãoe sofre com grossa camada depoeira branca produzidas noprocesso de beneficiamento,apontada como a causa de vá-rios e graves problemas respi-ratórios na população local.

A Provale, que é vizinha auma creche para crianças deaté 5 anos (crianças e velhossão os que mais sofrem coma poluição), pretende agora

separar todos os empregadosdos moinhos, fazendo com queos trabalhadores realizem oenvase longe dos equipamen-tos, que serão isolados dasmáquinas por um muro quetambém impedirá, em parte, apropagação do som.

"Além dos investimentos fei-tos e em andamento, a empre-sa consta com sistemas deumectação de suas vias deacesso e pátios internos, o queamenizam a poeira nas vias deacesso", explica em nota envi-ada ao jornal.

Sobre a forte poluição que seabate sobre Itaóca, a avaliaçãoda empresa é que a Provaleestá localizada em posição ge-ográfica com um relevo quenão favorece a dispersão deneblina, ar concentrado e pos-síveis particulados.

"Além disso, nos últimos dias,Itaóca sofreu um fenômeno debaixa pressão atmosférica, pro-duzindo nuvens e neblina na lo-calidade. Vale lembrar que olocal também é mal pavimen-tado, com poucas ruas asfalta-

das, produzindo poeira no trân-sito de veículos e pela presen-ça de outras empresas de már-more e granito que atuam naregião. Suspeitamos que outrasfábricas possam estar poluindoo ar com resíduos provenien-tes do manufaturamento de ro-chas", explica a nota.

FUNCIONAMENTOA empresa contesta se enqua-

drar nas denúncias de morado-res, de que indústrias do distri-to aproveitam a chegada danoite para ligar as máquinas queemitem mais poluição e assimescapar da fiscalização.

"A Provale opera 21 horas pordia, de segunda a sábado e emnenhum momento funcionacom mais ou menos máquinas.Sempre seus equipamentosoperam em perfeito estado. Ageração de particulados é, alémde tudo, prejuízo para empresae tema de discussões diáriasentre seus gestores e seus co-laboradores, visto que são umasdas principais preocupações daalta direção da empresa".

MEDIDA ADOTADAS:• Calçamento de mais de

2000m² de suas vias de tra-fego internas, agora com100% do seu pátio de tran-sito devidamente calçadas;• Substituição de seus fil-

tros de mangas antipoluen-tes antigos por filtros demangas antipoluentes comjatos pulsantes que operamcom ar comprimido e demaneira automática. Já fo-ram instalados três filtros emais quatro já estão monta-dos com término de instala-ção prevista para os próxi-mos 60 dias;• Foram instalados oito no-

vos silos de estocagem comcapacidade superior a 80tons cada um. Eles possibili-tam que os carregamentosdos produtos finais ocorramdiretamente nos carros como mínimo de movimentaçãointerna de máquinas empi-lhadeiras;

• Instalação de um novo sis-tema de britagem de grandecapacidade para não parali-sar a alimentação dos moi-nhos, diminuindo, assim, apossibilidade de emissão departiculados, gerado com afalta de alimentação do sis-tema;• Instalação de sistema de

filtros antipoluentes no siste-ma de britagem;• Instalação de um silo pul-

mão antes do moinho princi-pal, o que impossibilita ou ate-nua a possibilidade de emis-são de particulados;• Troca de suas estruturas

de galpões, estes agora con-tando com fechamento de100% da área de produção;• A empresa conta com três

profissionais contratados des-tinados à Gestão da Qualida-de e utiliza o tema de emis-são de particulados em açõesinternas.

Poluição causada por empresas do setor de rochas ornamentais e calcário é grandeem Itaoca. Provale promete alternativas para reduzir emissão de particulados

Divulgação