edição 1323

40
Cultura Concheiros de Muge monumento nacional página 18 Rota das Freguesias Núcleo escolar é prioridade em Almoster páginas 13 a 15 Santarém Festas de S. José animam a cidade página 11 Rio Maior GNR captura ladrões antes do assalto página 17 Almeirim Paciente idosa gozada no Centro de Saúde página 17 Almeirim Paciente i dosa gozada no Cent ro de Saúde á ágina Almeirim Refeições escolares geram polémica página 16 Santarém Associação do Património responde em Tribunal página 12 Decidida em 2007, a obra da variante da linha do norte devia ter arrancado ainda em 2009, mas ficou a marcar passo ao ritmo da crise e da retracção do investimento público. A variante de Santarém deveria custar 220 milhões de euros, já tem projectos, estudo de avaliação de impacte ambiental, e foram feitas negociações com os proprietários para a expropriação dos terrenos. DIRECTOR Joaquim Duarte SEMANÁRIO 11 de Março de 2011 | Ano XXVI | N. 1323 | €0,80 (IVA incluído) Telefone 243 309 600 · Fax 243 333 766 · Centro Nacional de Exposições - Quinta das Cegonhas - Apartado 355 - 2000-471 Santarém [email protected] - www.oribatejo.pt Refer trava desvio da linha em Santarém Um relvado no meio de pastagens | página 8 | páginas 6 e 7

description

Jornal O Ribatejo - edição 1323 de 11 Março 2011

Transcript of edição 1323

Page 1: edição 1323

CulturaConcheiros de Muge monumento nacional

página 18

Rota das FreguesiasNúcleo escolar é prioridade em Almoster

páginas 13 a 15

SantarémFestas de S. José animam a cidade

página 11

Rio MaiorGNR captura ladrões antes do assalto

página 17

AlmeirimPaciente idosa gozada no Centro de Saúde

página 17

AlmeirimPaciente idosa gozada no Centro de Saúde

pááágina

AlmeirimRefeições escolares geram polémica

página 16

SantarémAssociação do Património responde em Tribunal

página 12

Decidida em 2007, a obra da variante da linha do norte devia ter arrancado ainda em 2009, mas ficou a marcar

passo ao ritmo da crise e da retracção do investimento público. A variante

de Santarém deveria custar 220 milhões de euros, já tem

projectos, estudo de avaliação de impacte ambiental, e foram

feitas negociações com os proprietários para a

expropriação dos terrenos.

DIRECTOR Joaquim Duarte

SEMANÁRIO 11 de Março de 2011 | Ano X X VI | N. 1323 | €0,80 (IVA incluído)

Telefone 243 309 600 · Fax 243 333 766 · Centro Nacional de Exposições - Quinta das Cegonhas - Apartado 355 - 2000-471 Santarém [email protected] - www.oribatejo.pt

Refer travadesvio da linha em

Santarém

Um relvado no meio de pastagens

| página 8

| páginas 6 e 7

Page 2: edição 1323

praçapúblicasopa da pedra

crónica de maldizer

Eurico H. Consciência

Atenção aos partidos! Na próxima, quero ser deputadoResolvi-me, finalmente. Já

vão ver porquê. Ficam portan-to advertidos os partidos. Não sou exigente: qualquer partido serve, desde que me coloque no segundo lugar da lista. No pri-meiro não. Sempre fui recatado e modesto e consciente das mi-nhas limitações. Não poderia por isso ocorrer-me a tentação de passar à frente do Sócrates ou do Passos Coelho ou do Portas ou do tio Jerónimo ou do Lou-ção. Logo atrás deles está bem. Prestigia-se o partido e não se ofende a minha reconhecida, quase proverbial, modéstia.

Não resultará daqui que o par-tido por que eu opte passe a ter consciência. Mas terá Consci-ência, coisa que, nestes tempos de confusão e de políticos medí-

ocres, não será de desprezar.Para desgosto do Sr. Engº

Sócrates, que se porta como se pensasse que não há vida para lá do trono ou poleiro de primei-ro ministro, as próximas elei-ções legislativas serão antes do Verão, ou, vá lá, antes do Natal – que o Sr. Engº irá finalmente passar na paz e serenidade do lar, livre das pressões do pesa-do cargo de primeiro ministro. Sendo assim, os partidos inte-ressados em terem Consciên-cia devem contactar-me, o mais tardar, até à Páscoa, porque eu preciso d’algum tempo para fa-zer a opção, porque, reconheça-se, será coisa complicada prefe-rir um partido político portu-guês, preterindo os outros. Se eles são tão parecidos…

Dou duas garantias: não que-ro ser líder parlamentar nem sentar-me nessa zona. Prefi-ro ficar lá para trás, num lu-gar discreto, consonante com a minha pequenez. Por isso mes-mo e por mais três razões, que afinal se reduzem ou recon-duzem a duas. Primeira: que-ro fazer parte da maioria, da-queles deputados que nunca falam. Quero passar desperce-bido, de tudo e de todos – me-nos, naturalmente, da Tesou-raria da Assembleia, no fim do mês. Porque se eu não receber o ordenado, as ajudas de custo e o mais que se costuma, quan-do os meus Colegas descobri-rem isso hão-de acoimar-me de provocador, de agitador, e rapi-damente correrão comigo. E eu

quero lá estar – e essa é a segun-da razão e a mais importante, a razão decisiva – quero lá estar, porque ando amargurado com a tristeza e quase desespero, de-sespero mesmo nalguns casos, que ressuma do rosto de qua-se todos os portugueses, e na Assembleia, quando vejo ses-sões da dita na TV, os deputa-dos passam o tempo a manda-rem-se biscas uns aos outros e a Sócrates e Sócrates a eles e ne-nhuns têm caras de tristeza ou desespero; pelo contrário, pas-sam o tempo na risota, felizes da vida, gargalhadas sonoras atrás de ruidosas gargalhadas, como se a vida do povo portu-guês, de que se diz que eles são representantes, corresse bem, na contrária medida das penú-

rias cada vez maiores em que tropeço todos os dias.

Como pago impostos, tam-bém terei o direito de me rir to-dos os dias. Para tanto não terei outro remédio: terei que fazer-me deputado – porque a Assem-bleia deve ser o único lugar em que não se dá conta do que se está a passar neste país.

Só pedirei uma coisa: ponham lá as máquinas de voto electró-nico, para eu não ter que estar a levantar-me para votar, para que se não diga que eu não pas-so dum daqueles deputados de cu com que já gozava o Eça.

Tenho dito.

Parece que foram

precipitadas as “notícias” que

davam como certa a vinda de Kadafi

para um “asilo político” na casa da Kikas no

Vale de Santarém. Esta brincadeira em forma

de notícia do suplemento humorístico do jornal

Público, o “Inimigo Público”, pecou por prematura.

Afinal Kadafi preferiu ir brincar ao Carnaval em

Marinhais, onde um alegre folião se mascarou de líder

líbio, com direito a uma corte de “amantes” (com pouco

jeito para a depilação) e de um séquito de mulheres guarda-

costas que, estas sim, representam bem o belo-sexo.

Além da sátira a Kadafi, os foliões não esqueceram os

aumentos dos combustíveis e a polémica da compra

de submarinos por Portugal. Em Marinhais, o

Carnaval foi criativo. O mesmo em Almeirim e

Samora Correia, entre outras localidades

do Ribatejo

O Ribatejo11 | Março | 2011

2

Page 3: edição 1323

OPINIÃO | PRAÇA PÚBLICA

CartoondeAntónio Maia

O que acha da vitória dos “Homens da Luta” no Festival da Canção?a pergunta da semana

Que eles digam mal ou digam bem, pouco im-porta, já. O sinal ficou cá dentro. E isso é que deve ser motivo de reflexão. Afinal, não andamos as-sim tão distraídos. Se não der de outra maneira, voltamos à rábula, à crítica entre as linhas, ao im-plícito, à luta. Afinal, é disso que se trata: escárnio e mal-dizer!

Fátima VasquesSantarém

Onde andam os homens das letras e os homens da música, essas vozes que aparecem em progra-mas só para subir audiências? Acho que está na altura de renovarmos e passar uma imagem de Portugal bem diferente. Quanto a canção dos “Ho-mens da Luta” acho que é bonita mas para um pro-grama de televisão portuguesa dedicado aos meus avós, domésticas e senhores do rendimento míni-mo. Não gozem connosco.João Lobato

Póvoa da IsentaMaria José

Almeirim

Já ninguém liga ao festival da canção, é dito como um programa de outros tempos, quando não havia mais nada. Apesar de lhe reconhecer o mérito que já teve e o valor dos seus representantes. É preciso que as pessoas abram os olhos porque isto é Por-tugal. Quem deu a vitória aos “Homens da Luta” fomos nós, o povo, que votámos, assim como votá-mos para termos este Governo de que toda a gente fala mal. Isto quer dizer algo, não?

Acho que não vão ganhar na Europa, mas lá que são engraçados e acutilantes, são.

Clara Duarte FerreiraEntroncamento

www.oribatejo.pt

O CAMPO DE FUTE-BOL DA ROMEIRA: Sou atleta da União Desporti-va de Santarém há alguns anos, e desde sempre me deparei com as dificulda-des económicas do clu-be, que se reflectem na falta de infra estruturas capazes. Por exemplo, o campo de futebol Chã das Padeiras não pode ser uti-lizado por falta de trata-mento da relva ou sua substituição, para a qual não há dinheiro, e os bal-neários e a bancada do es-tádio deixam muito a de-sejar.

Como não nos é possí-vel treinar no nosso cam-po de jogos, na cidade, os dirigentes têm tentado encontrar uma solução de recurso momentânea, pelo que, a situação não tem sido fácil de resolver. Há duas semanas, fui jo-gar futebol com os meus amigos na Romeira, onde, para nossa grande surpre-sa, fomos encontrar um campo de relva sintética completamente ao aban-dono, situado num des-campado onde se chega por uma estrada coberta de lama!

(…) Como atleta, é an-gustiante ver um cam-po de futebol em perfei-tas condições e onde fo-ram investidos milhares de euros , sem que nin-guém o use devida e re-gularmente.

Por isso, apelo às enti-dades públicas (Junta de Freguesia, Câmara Mu-nicipal, representante re-gional do Ministério dos Desportos, etc.) para que se sentem a uma mesa com o eventual proprie-tário e os dirigentes dos clubes mais próximos, e se viabilize quanto antes a construção de balneários e de uma estrada em con-dições a única maneira de se aproveitar o campo de futebol da Romeira e de não sermos confronta-dos com um tão grande e tresloucado desperdício.

Tomás Rosa 17 anos, Santarém

Leitura integral deste artigo em

Contra a crise, um discurso invulgar e um jornal a mudar

opiniãoonline

editorialFO RIBATEJO já mudou algumas

vezes de visual ao longo dos seus 25 anos de existência, e vai agora mu-dar outra vez. Já a partir da próxima edição o jornal O Ribatejo vai surgir com um novo formato, um novo visu-al, uma nova organização de conteú-dos jornalísticos e até com o refresca-mento do próprio logótipo da marca O Ribatejo.

O Ribatejo vai mudar para um for-mato mais pequeno, com maior nú-mero de páginas e agrafado como uma revista. Vai mudar de grafismo, e oferecer uma linguagem visual mais próxima dos magazines de informa-ção.

O Ribatejo vai inovar e acres-centar mais conteúdos jornalísti-cos: será mais interpretativo na lei-tura da actualidade regional, mais profundo na análise e mais aber-to enquanto espaço de opinião.

O Ribatejo vai também antecipar o dia de saída do jornal para as quin-tas-feiras. Já a partir de 17 de Março. Uma reforma total, assente numa ló-

gica de modernidade, que queremos ajustada às múltiplas plataformas de leitura da actualidade noticiosa e aten-ta às novas dinâmicas regionais.

O DISCURSO de Cavaco Silva, lido na íntegra é uma peça política memorável, cuja leitura se recomen-da vivamente (ver site de O Ribatejo). É quase um programa político inteiro de governação – infelizmente não se conhece ao seu partido de origem, o mesmo PSD que ambiciona ser gover-no, a mesma clareza de pensamento programático.

Poderá haver quem ache que este discurso político é mais apropriado a um primeiro-ministro do que a um Presidente da República na entrada para o seu segundo mandato. Mas, no essencial, quase tudo o que disse Cavaco Silva é merecedor de aplau-so colectivo: no diagnóstico, nos re-cados, no apelo e no rumo traçado. E por isso mesmo é difícil compreender o desconforto da esquerda parlamen-tar – e o tom agastado do PS no auxí-

lio ao ensimesmado governo –, para que só a direita parlamentar tenha aplaudido o Presidente da República – embora, tanto o PSD como o CDS, talvez mais por dever de proximida-de política que propriamente de con-cordância com o grosso das palavras de Cavaco.

Claro que, por estes dias, vamos ter muitas e variadas interpretações so-bre o significado do que disse ou não disse o Presidente, invariavelmente com algumas frases retiradas de con-texto para justificar interpretações in-críveis. Até alguma futurologia, como sempre acontece nestes casos, sobre o prazo de validade do governo de Sócrates. Por isso mesmo insistimos em recomendar a leitura integral dos cerca de 25 mil caracteres do discurso de Cavaco Silva, uma peça política ex-traordinária – dizemo-lo nós, insus-peitos de alguma vez ter simpatizado com o personagem – que rompe de certo modo com a espuma do debate que nos tem preenchido os ouvidos.

Joaquim Duarte

O Ribatejo11 | Março | 2011

3

Page 4: edição 1323

PRAÇA PÚBLICA | OPINIÃO

foto denúncia

Autorizado pelos CTT a circular em invólucro fechadode plástico envoi fermé autorisé par les PTT Portugais

· Autorização - Autorisation: Nº 16 DE 001602 DCEpode abrir-se para verifi cação postal

DirectorJoaquim Duarte [email protected] CP. n.º 867

Redacção - 243 309 601João Baptista (chefe) [email protected] - CP. n.º 1157João Nuno [email protected] - CP. n.º 6911Bruno [email protected] - CP. nº 8754Vânia Clemente Jerónimo Belo Jorge - CP. nº 1907 (Abrantes)Joana Margarida Carvalho (Estagiária - Abrantes)

ColunistasArmando Fernandes, Beja Santos, Carlos Chaparro, Daniel Abrunheiro; Eurico Heitor Consciência, José Niza, Luís Eugénio Ferreira, António Maia (Cartoon)

ColaboradoresAntónio Branquinho Pequeno, António Brotas, Alexandre Manuel, André Lopes (desporto), Adolfo Luís (fotografi a futebol), Carlos Alberto Cruz, Francisco Maia (critica cinema) Hélder Duque (fotografi a futebol), Joaquim Dâmaso (fotografi a), João Grego Esteves, José A. Costa (fotografi a fute-bol), Júlio Freches, Nuno Abreu (fotografi a futebol), Nuno Matos (fotografi a futebol), Renato Campos, Rogério Rodrigues, Rosalina Melro, Vítor Gomes (fotografi a futebol)

Departamento GráficoVítor Arsénio (chefe), António Vieira, David Antunes

Projecto Gráficodefrank - Comunicação [email protected]

Departamento Comercial - 243 309 602Rita Duarte (directora comercial) 962 108 [email protected]ís Silva - 962 108 756Ana Marecos - 962 108 762

Secretariado - 243 309 600Ana Sousa - 962 108 760

Sede:Centro Nacional de ExposiçõesQuinta das CegonhasApartado 3552000-471 SantarémGeral: 243 309 600

Publicidade243 309 602 Fax: 243 333 766

[email protected]

Internetwww.oribatejo.pt

Serviços assinaturas243 309 600

Paginação e montagemJortejo, Lda. - Santarém telef.: 243 309 605

ImpressãoImprejornal, S.A.Rua Rodrigues Faria 103, 1300-501 Lisboa

DistribuiçãoVasp

Assinaturas (52 Números)Portugal: 25,50 €Europa: 50,50 €Resto do Mundo: 76 €Preço Avulso 0.80 €(IVA incluído)

Editora e proprietária:Jortejo, Lda.Apartado 355 2002 SANTARÉM Codex

GERÊNCIAFrancisco Santos, Ângela Gil, Albertino Antunes

Departamento FinanceiroÂngela Gil (Direcção), Ana Rita Fonseca, André Pedro, Catarina Branquinho, Gabriela Alves e Patrícia Santos [email protected]

Departamento de MarketingSusana Santos (Coordenação) e Catarina Fonseca [email protected]

Departamento Recursos HumanosSónia Vieira (Coordenação) [email protected]

Departamento Sist. InformaçãoTiago Fidalgo (Direcção) e Hugo [email protected]

Unidade de ProjectosLúcia Silva (Direcção)[email protected]

Tiragem semanal 9.500 exemplaresDepósito Legal 13 983/86

Sócios com mais de 10% de capitalSojormédia: 83%

Nº Registo no ICS: 111209 (20.11.85)Nº Contribuinte: 501636110

O parque de estacionamento junto à estação ferroviária da Ri-beira de Santarém continua de-serto, apesar de gratuito. Os con-dutores preferem abandonar os carros no meio da estrada da es-tação, bloqueando a circulação, a terem de andar mais uns metros para apanhar o comboio. Quei-xam-se da falta de segurança no parque, mas alguns acabam por pagar mais caro, com os carros abalroados. E a PSP ainda não começou a rebocar...

José Niza

Penso logo insisto

Outro pre-texto invoca-do para subir os preços é o de que as culpas de tudo isto são da Líbia, um grande produtor de petróleo. Parece razo-ável. Só que, afinal, a Líbia apenas pro-duz 0,2 % de todo o petró-leo mundial: ainda sobram 99,8 %.

A GALP é quem mais ordena PREÇOS E PRETEXTOS – O melhor que se pode oferecer à Galp é uma guerrazinha no Médio Oriente, ou no Norte de África, de preferência em países produtores de petróleo. E, com esse pretexto, vale tudo.

Quando na semana passada aqui escrevi sobre os preços dos com-bustíveis, o barril do petróleo estava mais caro do que agora. Mas, mes-mo com o petróleo mais “barato”, os preços da gasolina e do gasóleo dis-pararam.

Podia chamar-se a isto o “truque da balança”: se um dos pratos baixa, o outro, em vez de também descer, vai por aí acima. E assim, “com papas e bolos se enganam os tolos”.

Outro pretexto invocado para subir os preços é o de que as culpas de tudo isto são da Líbia, um grande produ-tor de petróleo. Parece razoável. Só que, afinal, a Líbia apenas produz 0,2 % de todo o petróleo mundial: ainda sobram 99,8 %.

LUCROS – Em 2010, em relação a 2009, a GALP aumentou os seus lu-cros em 43%: 306 milhões de euros. Com a crise que vai por aí e com o consumo dos combustíveis a baixar, como é que conseguem lucros des-tes? “Elementar meu caro Watson”: claro que é à custa da especulação dos preços! E antes mesmo dos mal-fadados impostos.

CONCORRÊNCIA – Esta é a pala-vra mágica e a manobra de diversão mais inteligente e maquiavélica que a GALP e as outras gasolineiras inven-taram para iludir os pategos. Trans-formando o essencial no acessório, em vez de se falar de preços altos já à

saída das refinarias, fala-se de “con-corrência”. Ao fazer concentrar to-das as atenções em saber se a bomba A vende um cêntimo mais caro que a bomba B, a GALP e as suas “con-correntes” vão levando a água ao seu moínho e conseguindo o seu objecti-vo: não discutir a formação dos pre-ços e continuar a especular à rédea solta.

Para tornar isto ainda mais confuso e inconsequente, meteu-se pelo meio uma coisa chamada Autoridade da Concorrência, presidida por um ho-menzinho que parece ter um escudo invisível a protegê-lo. As alarvidades que esse servidor do Estado tem se-meado em audições parlamentares e intervenções televisivas bradam aos céus, mas merecem elogios da GALP. E a complacência do Governo...

TELEVISÃO – Há poucos dias a RTP apresentou um programa – a que teve o descaramento de chamar “debate” – sobre a alta dos preços dos combus-tíveis. E, para esse efeito, convidou o presidente e porta-voz da associação das petrolíferas, o inevitável doutor Sebastião e ainda um desconhecido advogado que logo começou por di-zer que não sabia nada do que se es-tava ali a falar. A RTP só não se lem-brou de convidar alguém que tivesse perguntas incómodas a fazer e que exigisse que fossem respondidas pe-rante o País. Como é possível tanta ignorância, tanta incompetência e tanta falta de isenção numa televisão que se diz de serviço público?

POLÍTICA – E, no meio de tudo isto, o que fazem o Governo e as oposi-ções?

O Governo – por indesculpável omissão – nada fez até agora para dis-ciplinar os preços dos combustíveis e impedir a escalada galpista. Mas se esta inacção governativa se deve ao facto de quanto mais altos forem os preços maior será o valor da cobran-ça de impostos, então estamos peran-te uma conivência objectiva que terá de ser punida em eleições.

E as oposições? Se têm força e votos para fazer cair governos, se são capa-zes de se pôr de acordo para destruir as reformas que o Governo tentou fazer na educação, se ameaçam com moções de censura, não serão capa-zes de – legislando democraticamen-te – travar os ímpetos da GALP?

“Pergunto ao vento que passa. E o vento nada me diz”

Ps – E a festa continua... Sebastião, o homenzinho da Autoridade da Con-corrência, jura que as gasolineiras, coitadinhas, não fazem cambala-chos. Preços da gasolina 95 em 8 de Março (Correio da Manhã): GALP – 1,584 euros; BP – 1,584 euros; REPSOL – 1,584 euros! Deve ser telepatia!

4 O Ribatejo11 | Março | 2011

Page 5: edição 1323

OPINIÃO | PRAÇA PÚBLICA

estrelas

A autarca acusa uma associa-ção de pais de querer tirar divi-dendos políticos de uma polémi-ca em torno das refeições escola-res no Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim. Até pode ter razão, mas bastava-lhe esclarecer os pais sobre as no-vas regras legais no uso de sal e condimentos nas refeições esco-lares para lhes explicar a origem da alteração do sabor da comida. (Ver pág. 16)

Emília BotasVereadora da Educação da Câmara de Almeirim

há vinte anos números

2011A mega operação Censos 2011

já arrancou. A maior operação estatística do País começou no dia 7 de Março. Os recenseado-res do INE vão entregar nas re-sidências os questionários em papel, embora se possa respon-der também pela internet, no site www.censos2011.ine.pt. A resposta é obrigatória e confi-dencial. A linha gratuita para dúvidas é: 800 222 011

O chanceler Adenauer ve-lha raposa da política alemã sempre que por esta altura do ano tinha de ir a Berlim, di-zia: lá vamos nós para a es-tepe. O clima agreste dava plenitude ao comentário, a presença das tropas do urso russo acentuavam-no. Faz frio em Berlim, no entanto, os alemães respiram pujança, bebem cerveja quente e fria, repetem a dose de suculentas salsichas enquanto franzem o nariz ao detectarem falas provindas dos ociosos e gas-tadores povos do sul. Desses países interessa-lhes o sol, as praias, as comidas, os hotéis baratos e os vinhos em con-ta, nada mais, nós pertence-mos à milenária esfera da ci-vilização, enquanto eles são da mais recente: a esfera da cultura. O rude Brodsky es-creveu: “As manadas de gen-te em calções, especialmente as que relincham em alemão, também têm o dom de me bu-lir com os nervos, dada a in-ferioridade da sua anatomia – da anatomia de quem quer que seja – em confronto com as colunas, pilastras e estátu-as.” O russo não gostava dos alemães, mas as coisas são como são, a perseverança e disciplina leva os teutónicos a superarem toda a espécie de catástrofes e, ciclicamente, retomam os comandos da Eu-ropa sem apelo ou agravo. Há dias o menino Sócrates foi re-cebido em Berlim pela Mãe

Ângela, que de angélica nada tem, a qual após lhe ter afa-gado a bochecha, propiciou-lhe violento puxão de orelhas ao ponto de numa delas José ter colocado um penso negro (veja-se a foto). O choroso ra-paz ousou dizer nada ter fei-to para receber semelhante castigo, por isso mesmo levas esta tosa, tivesses tu estudado a sério, tivesses tu dito a ver-dade ao teu povo, tivesses tu enganado o Pinóquio e rece-berias beijos e afagos, prefe-riste jaroldar, mereces forte punição. A mãe transfigurou-se de madrasta, na fotografia ela surge impositiva no rictus da face, com a mão direita a significar é como eu quero nem que seja à estalada, ele compungido, olhar pesaroso a dizer sim e dedos entrelaça-dos em sinal de receio. Depois a senhora Ângela encheu-lhe o bolso de trabalhos para exe-cutar em casa, lembrou-lhe que a partir de agora o povo português vai estar anos em regime quaresmal, ou seja: je-juns, mortificações e exercí-cios de renúncia e resignação. O atarantado Sócrates anuiu, mas a severa madrasta qual sogra perpétua não se como-veu, nem um torrão de açú-car lhe deu para suavizar a viagem de regresso, apontou-lhe a porta e disse: só estás autorizado a voltares quando trouxeres as contas acerta-das. A quaresma será dura e prolongada!

Carta de Berlim

As coisas são como são, a per-severança e disciplina leva os teu-tónicos a superarem toda a espé-cie de catás-trofes e, ciclicamente, retomam os comandos da Europa sem apelo ou agravo.

Armando Fernandes

Correia de Lima queixava-se da sobrecarga de doentes nas ur-gências do Hospital de Santarém. Confirmava-se o Dia de Portugal em Tomar. Autarcas reclamavam mais aprovações dos 129 projectos apresentados ao POVT, apenas com 88 aprovados, num total de 4,4 milhões de contos para a re-gião. Finavam-se os dois festivais de cinema realizados no distrito - em Santarém e em Tomar.

A espuma dos dias

Jel é o rosto mais conhecido dos “Homens da Luta”, grupo atrevido que nasceu há seis anos a interpelar com o seu humor ajuntamentos de rua. Acabou agora de conquistar o direito a representar Portugal no Festival da Eurovisão, a decorrer na Ale-manha. Mas cantar lá os nossos males - onde, ironia das coisas, esteve há dias José Sócrates de mão estendida a Merkel -, é que preocupa a snobeira nacional.

Homens da LutaVencedores do Festival

da Canção da RTP

José JosuéAdministrador do

Hospital de Santarém

A administração do Hospital de Santarém acaba de pôr em funcionamento um novo siste-ma informático que permite eli-minar todas as imagens de diag-nóstico em película, como raios x e mamografias, o que permite poupar 200 mil euros por ano, ao mesmo tempo que melho-ra o funcionamento dos servi-ços. Em tempo de crise todos os euros poupados contam.(Ver pág. 11)

Proposta quaresmal

Jejum e caridade

Este ano vamos destinar metade da renúncia para apoio das vítimas do tornado na região de Tomar e outra metade para o “Fun-do Social Solidário” constituído pela Igreja portuguesa para apoio a casos con-cretos da crise.

Todos os anos aproveito este pe-ríodo para propor uma reflexão so-bre algumas dimensões da fé cristã que estes quarenta dias de prepa-ração para a Páscoa nos convidam a viver. A Quaresma é realmente uma preciosa oportunidade para rever o nosso estilo de vida e re-pensar, à luz da fé, os critérios e os valores que orientam a nossa exis-tência. A crise económica e ética que estamos a atravessar torna ain-da mais pertinente a proposta qua-resmal.

(…) As tentações de Jesus, nar-radas este ano pelo evangelista S. Mateus, alertam-nos para o peri-go de nos deixarmos dominar pela ambição da fama ou do poder. As tentações são, portanto, propos-tas sedutoras que sinalizam e avi-sam-nos para a possibilidade de nos desviarmos do essencial.

Corremos realmente o risco de viver ao sabor das nossas inclina-ções e caprichos, da moda e da pu-blicidade, oscilantes na superfície das coisas, vazios por dentro, sem convicções nem projectos de vida. É neste contexto que entendemos e aceitamos a proposta quaresmal de recolhimento, de exercício espi-ritual, a fim de procurar, com pa-ciência e perseverança, a verdade e o bem.

No ambiente de consumismo, de conforto e de luxo, de ostentação e de extravagância, encontramos muitas pessoas que sofrem carên-cias de bens essenciais. A actual crise económica provocou novas formas de pobreza escondida, que se tornaram por vezes dramáticas. Também neste aspecto a proposta

da Quaresma é de grande oportu-nidade para uma revisão de vida. É de facto um tempo que nos convi-da ao jejum e à caridade. Jejuamos, cortamos no consumo de bens e oferecemos esmolas ou donativos para partilharmos com quem pre-cisa de ajuda. A abstinência e o je-jum orientam-se de alguma forma para a caridade efectiva.

Lembramo-nos facilmente de ajudar os que estão longe e pode-mos não dar conta dos necessita-dos que estão ao nosso lado. Como dizia a Madre Teresa: “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sem-pre é fácil amar os que estão ao nosso lado”. O importante na cari-dade, dizia também a Madre Tere-sa, não é só o que se dá mas o amor com que se dá.

Dar atenção, fazer companhia, tornar-se próximo de quem se sen-te abandonado, partilhar o afecto e os bens, eis a proposta do Evan-gelho na parábola do bom sama-ritano. O amor é o primeiro fruto do Espírito Santo e o testemunho mais convincente da fé.

Consideremos a renúncia qua-resmal como uma forma de exer-citar o jejum e a caridade. No ano passado foi em benefício da re-construção de estruturas da Igreja do Haiti e recolheu 40.000 Euros. Este ano vamos destinar metade da renúncia para apoio das vítimas do tornado na região de Tomar e outra metade para o “Fundo Social Solidário” constituído pela Igreja portuguesa para apoio a casos con-cretos da crise.

(*) Bispo de Santarém

D. Manuel Pelino Domingues (*)

5O Ribatejo11 | Março | 2011

Page 6: edição 1323

abertura textos ∑ João Baptista

“Comboio fantasma” assombra Santarém

Decidida em 2007, a obra da variante da linha do norte devia ter arran-cado ainda em 2009, mas ficou a marcar passo ao rit-mo da crise e da retracção do investimento público.

A variante de Santa-rém, com 26 quilómetros, desde o Vale de Santarém até Vale de Figueira, de-veria custar 220 milhões de euros, já tem projec-tos, estudo de avaliação de impacte ambiental, e foram feitas negociações com os proprietários para a expropriação dos terre-nos necessários.

A variante ferroviária a Santarém vai obrigar à de-molição de algumas ca-sas, e também da escola da Portela das Padeiras.

O traçado da variante só foi escolhido após muito

debate e alguma polémi-ca que atravessou o último mandato do socialista Rui Barreiro na presidência da Câmara de Santarém e o primeiro mandato do ac-tual presidente Moita Flo-res que, em declarações a O Ribatejo, disse que man-tém intacta a expectati-va da concretização des-ta obra que vai trazer uma grande transformação a Santarém.

E, no entanto, o plano de investimentos da Refer para 2011 faz apenas duas referências à variante de Santarém: uma primeira prevê a realização de “tra-balhos preparatórios para a variante, no troço San-tana-Cartaxo/Santarém, e outra aponta para a rea-lização de trabalhos para a modernização da estação

de Vale de Figueira, ambos com conclusão prevista em Dezembro de 2012. Porém a crise e o PEC levaram a Refer a cortar os investi-mentos previstos para 2010 de 800 para 200 milhões de euros.

Segundo a REFER, o ob-jectivo desta variante não é apenas o de aumentar a velocidade dos comboios, mas sim de criar uma al-ternativa segura ao actu-al traçado, que está sujeito a desmoronamentos. Face ao adiamento da obra, a Refer foi obrigada a rea-lizar em 2010 um investi-mento de 13,5 milhões de euros num troço de 35 qui-lómetros só para “segurar” a linha, mantendo-a com padrões de segurança ne-cessários à circulação dos comboios.

Refer trava desvio da linha do norte em SantarémObras ∑ Refer gastou 13,5milhões em 2010 na actual linha

CP garante segurança dos comboios na Ribeira de Santarém

∑ A REFER garante a O Ribatejo que as barreiras junto à linha de cami-nho de ferro em Santarém não apre-sentam sinais de instabilidade e subli-nha o grande investimento realizado em 2010 que permitiu eliminar as li-mitações de velocidade em Santarém. Quanto à construção da variante da linha do norte no concelho de Santa-rém, o Gabinete de Comunicação e In-magtem da Refer adianta a O Ribatejo que “o Plano de Investimentos de Mé-dio - Prazo 2011 / 2013 da REFER está em apreciação no Governo pelo que não é ainda oportuno divulgar infor-mações sobre a matéria”.

Em resposta às questões levantadas pelo jornal O Ribatejo sobre o actual

estado da linha férrea em Santarém, o Gabinete de Comunicação sublinha que “a Refer tem investido fortemente no aumento da qualidade e da segu-rança da infra-estrutura ferroviária”. Para concretizar tal objectivo, “os pro-gramas de investimento e de manu-tenção têm sido focados em interven-ções ajustadas às necessidades, quer de modernização, com introdução de novas tecnologias e electrificação, quer na resolução de problemas de ca-pacidade quer, ainda, na eliminação de restrições de velocidade causadas pelo final do ciclo de vida útil da su-perstrutura de via, suportadas na sua devida inspecção e diagnóstico. Subli-nha-se a existência de roteiros para a Manutenção Preventiva Sistemática que são cumpridos e que garantem a necessária segurança, identifican-do acções de Manutenção Preventiva Condicionada e correctiva”.

No que respeita, mais concreta-mente, ao troço entre Vale de Santa-

rém e Entroncamento, “onde estavam implementadas muitas limitações de velocidade devido à degradação da via, cujos carris tinham quase 40 anos de serviço, esclarece-se que foi objec-to de intervenção entre Maio de 2009 e Julho de 2010, para beneficiar a su-perstrutura de via (substituição de carris, travessas e balastro) e cons-trução de parede moldada para esta-bilização da plataforma da via, o que permitiu a eliminação total das limita-ções de velocidade neste troço”.

A Refer sub linha que “o estado ac-tual da infra-estrutura no troço en-contra-se, assim, adequado ao servi-ço que presta, não estando previstas novas intervenções”.

Finalmente, a Refer esclarece que “as encostas adjacentes à linha não apresentam, actualmente, sinais de instabilidade, de acordo com relatório recente do LNEC que, conjuntamente com a REFER, as monitoriza e acom-panha de forma sistemática”.

O pior que pode aconte-cer a um automobilista na estrada entre Alcanhões e a Ribeira de Santarém é ser assombrado pelo “comboio fantasma”. É muito frequen-te o sinal vermelho disparar na passagem de nível e de-pois ficar-se tempos à espe-ra de um comboio que nun-ca passa. “A população cha-ma-lhe comboio fantasma e tem apresentado reclama-ções à Refer, mas sem resul-tado”, afirma o presidente da Junta de Freguesia Pedro Mena Esteves. Sublinhan-do que “esta situação já se arrasta há tempo de mais, com os responsáveis a adiar sempre a resolução do pro-blema: primeiro adiaram os

projectos de supressão das passagens de nível no con-celho, depois rejeitaram a concretização da variante da EN365 e agora congela-ram o investimento na va-riante da linha do norte.

“Todos os dias perde-mos imenso tempo para-dos nas passagens de nível entre a Ribeira de Santa-rém e Alcanhões”, lamenta o autarca, fazendo eco das queixas das populações. “Defendo soluções políti-cas e diplomáticas para os problemas, mas as pessoas já perderam a paciência e podem vir contestar eta si-tuações de formas mais ra-dicais”, adverte o presidente da Junta de Alcanhões.

Refer investiu na modernização da actual linha férrea em Santarém

O Ribatejo11 | Março | 2011

6

Page 7: edição 1323

INVESTIMENTO PÚBLICO | ABERTURA

A Linha do Norte con-tinua com uma infra-es-trutura envelhecida a al-ternar com troços moder-nizados, estando apenas previstas intervenções na zona do Entroncamento, mas caindo para já a va-riante de Santarém. Este último troço é o que está em pior estado, devendo ser sujeito a restrições de velocidade para se poder manter a segurança da circulação.

O ministro das Obras Públicas anunciou, na semana passada, na As-sembleia da República, o plano de investimen-tos da Refer para o perí-odo 2010-2015 que aponta para um investimento na ordem dos 2 mil milhões de euros.

Dos investimentos que integram o Plano, o mi-nistro António Mendonça evidenciou a conclusão da quadruplicação do troço da linha de Sintra, a con-clusão da intervenção de modernização da linha da Beira Baixa, a conclusão da Ligação Ferroviária do Porto de Sines a Elvas/Caia, e a concretização das intervenções para a ligação da Terceira Tra-vessia do Tejo.

Quanto à Linha do Nor-te, “elemento estruturante da Rede Ferroviária Na-cional e que está já mo-dernizada em cerca de 2/3 da sua extensão, os troços que ainda não foram ob-jecto de modernização, e cuja última grande inter-venção ocorreu há cerca

de 40 anos, encontram-se em fim de vida útil, e se-rão intervencionados, no curto prazo, com acções de reabilitação profun-da para prevenir riscos de segurança e garantir adequados níveis de ope-ração”, disse o ministro, sem referir a construção da variante de Santarém.

Recorde-se que em 2 0 10 , a s res t r ições orçamentais e o combate ao endividamento público no âmbito do Plano de Es-tabilidade e Crescimento (PEC) levaram a Refer a abandonar praticamente todos os projectos de mo-dernização da rede ferro-viária nacional, reduzindo assim o seu investimento para este ano de 800 para 200 milhões de euros.

Governo adia investimento na variante de Santarém

Números de uma variante adiada:

2009 Ano previsto para o início das obras do novo traçado da linha férrea no conce-lho de Santarém, após o es-tudo de impacte ambiental realizado ainda em 2007;

2011 Ano previsto para conclu-são das obras;

24,5 quilómetros é extensão do novo traçado da linha de comboio no concelho de Santarém, entre a Pon-te da Asseca e Vale de Fi-gueira.

150 milhões de euros é o in-vestimento previsto na construção desta varian-te da linha férrea que per-mitirá eliminar a passa-gem pela Ribeira de San-tarém.

6viadutos deverão ser construídos ao longo des-te novo traçado, um dos quais sobre a Ponte da Asseca e outro sobre a Circular Urbana D. Luís (Rua O).

1 túnel com 14 metros de profundidade e uma ex-tensão de cerca de 150 me-tros irá passar sob a EN3 na Portela das Padeiras, minorando o impacto so-bre esta zona da cidade.

5 casas deverão ser demo-lidas na passagem do ca-minho de ferro, sendo que segundo o presidente da Câmara Francisco Moi-ta Flores, três delas estão abandonadas.

190 quilómetros por hora vai ser a velocidade máxima que os comboios pode-rão atingir com a constru-ção deste novo traçado no concelho de Santarém.

Investimento ∑ Governo deixa cair variante de Santarém

∑ “As barreiras continuam instáveis e ainda há um mês tivemos uma reunião com técnicos da Refer na Junta da Ribeira por causa de um deslizamento de ter-ras na encosta sobre a zona da estação que ameaça a li-nha”, afirma o presidente da Junta da Ribeuira, Fernan-do Rodrigues. Ao contrário do que afirma o Gabinete de comunicação da Refer, e apesar das obras realizadas em 2010, o autarca afirma que continua a verificar-se a queda de barreiras na Ribeira e no Alfange.

Barreiras continuam instáveis

“Não me surpreende a notícia da suspensão da construção da varian-te à linha do norte em Santarém”, de-clara a O Ribatejo o presidente da Câ-mara de Santarém, adiantando que “este projecto inscreve-se no con-junto de suspensão de obras públicas que o governo decretou no quadro dos PEC’s e do Orçamento do Esta-do”. Porém, “julgo que não é tanto abandonar o projecto que, aliás, sei que está pronto só faltando as expropriações e o lançamen-to dos concursos. É uma suspensão e julgo que a REFER tem interesse particular nesta obra. Não tanto por causa das barreiras de Santarém, mas sobretudo pela capacidade de rentabilização da linha”, disse Francisco Moita Flores. “Por aquilo que sei, não existe razão nenhuma para não acreditar que o projecto não se faça nos próximos três, quatro anos. Daí que não veja vantagem em desistir de tudo aquilo que já foi feito, passando uma esponja sobre o trabalho realizado.

“Variante da linha do norte não foi abandonada”

Moita FloresPresidente da Câmara Municipal

de Santarém

O que dizem os autarcas

“A informação que me deram os técnicos da Refer, numa reunião há cerca de um mês, é de que a sus-pensão dos trabalhos de constru-ção da variante da linha do norte em Santarém é temporária”, disse a O Ribatejo o presidente da Junta de Freguesia da Ribeira de Santa-rém. Fernando Rodrigues sublinha que “a instabilidade das barreiras em Santarém continua a justificar a construção da variante da linha de caminho de ferro des-de o Vale de Santarém a Vale de Figueira”. O autarca refere que os aluimentos de terras nas encostas do planalto ame-açam a linha de caminho de ferro e obrigam a frequentes intervenções dos técnicos da Refer. O autarca considera que este desvio da linha férrea da Ribeira para o norte da cidade vai ser vantajoso para todos. “Já encetei contactos no sentido de ser feita a transferência de alguns dos edi-fícios da CP para a Junta de Freguesia”, afirma Fernando Rodrigues, “ainda esperançado na construção da nova li-nha férrea em Santarém”.

“Suspensão do projecto é temporária”

Fernando RodriguesPresidente da Junta de Freguesia da

Ribeira de Santarém

“As nossas populações continuam à espera do cumprimento das pro-messas feitras no sentido de se cons-truir a variante da linha do norte no concelho, e acabar com o estrangu-lamento provocado pelas passagens de nível”, declarou a O Ribatejo o presidente da Junta de Freguesia de Alcanhões, Pedro Mena Esteves. “Abandonaram o projecto de su-pressão das passagens de nível no concelho com o argumento de que iriam fazer a variante descde Vale de Santarém a Vale de Figueira, mas entretan-to nem acabaram com as passagens de nível nem fizeram a variante e continuamos todos os dias a perder muito tempo parados nas passagens de nível entre Alcanhões e Santa-rém”, lamenta o autarca, sublinhando que “nos contactos estabelecidos com a Refer a resposta é sempre a mesma: estamos em crise, não há dinheiro para investimentos”.

“Está tudo em banho-maria”

Pedro Mena EstevesPresidente da Junta de Freguesia

de Alcanhões

O Ribatejo11 | Março | 2011

7

Page 8: edição 1323

santarém

Enquanto centenas de jovens do concelho de Santarém têm de jogar futebol em pelados, sem condições, aqui a uma dúzia de quilómetros da cidade está ao abandono um campo relvado sinté-tico no valor de uma cen-tena de milhar de euros e que foi oferecido à Câmara há seis anos.

É uma situação típica de um país do terceiro mundo. Construído pela empresa Pelicano que aqui pretendia construir um gigantesco empreendimento turístico, o relvado sintético foi ofe-recido ao Município como contrapartida pela aprova-ção do plano de pormenor.

Construído no meio de nenhures, é um dos segre-dos mais bem guardados dos praticantes de futebol de Santarém. A uma dúzia de quilómetros da cidade, perdido no meio do campo, na freguesia da Romeira, o campo de futebol com rel-vado sintético nunca che-gou a ser inaugurado ou sequer aberto ao público. Mas depressa os apaixona-

dos pela prática do futebol rebentaram a vedação e fi-zeram a apropriação po-pular do sintético da Ro-meira. Em teoria, trata-se de propriedade municipal, mas entretanto já desapa-receram as balizas.

Na semana passada, o novo proprietário da quin-ta do Gualdim começou a colocar uma vedação à vol-ta da propriedade, lançan-do entre os utilizadores o rumor de que iria cortar o

acesso ao relvado. O verea-dor do desporto da Câma-ra de Santarém, João Leite afasta os receios.

A quinta do Gualdim foi recentemente adquirida por Manuel João Carreira, proprietário de “uma so-ciedade agro-pecuária que, para já, pretende utilizar os terrenos para pastagem de gado, razão por que está a colocar a vedação”, disse a O Ribatejo o vereador João Leite que esteve recente-

mente reunido com o novo proprietário que garantiu a manutenção do acesso ao campo. O vereador João Leite confirma que a Câ-mara é dona do campo de futebol e de oito hectares na Quinta do Gualdim, que resultaram de cedências no âmbito do plano de por-menor do empreendimen-to turístico.

O vereador está em ne-gociações com o proprie-tário do terreno para ter o

seu apoio na pavimenta-ção do acesso ao campo, actualmente transformado num lamaçal, na ilumina-ção do relvado e na cons-trução de balneários. Pos-teriormente, o vereador pretende fazer um proto-colo com os clubes para a utilização do campo.

Há muito que o campo da Escola Agrária, entre-tanto relvado, deixou de ser suficiente e oferecer as condições ideais aos mui-tos miúdos formados nas escolas da Académica de Santarém. Por seu lado, devido ao mau estado do relvado natural do campo Chã das Padeiras, a União de Santarém é obrigada a repartir as diversas equi-pas jovens pelos pelados das redondezas. Nas fre-guesias, só Amiais de Bai-xo dispõe de campo relva-do sintético. Bem piores estão os jovens de Pernes, Vale de Santarém, Alca-nhões, Alcanede ou Mo-çarria condenados a esfo-lar os joelhos nos pelados.

João Baptista

SEMANA DESPORTIVA NA ESCOLA ALEXANDRE HERCULANO

A Associação de Estu-dantes da Escola Supe-rior de Saúde de Santa-rém vai organizar a III Semana Desportiva, de 14 a 24 de Março, no pa-vilhão desportivo da Es-cola EB 2,3 Alexandre Herculano, em Santa-rém, com as modalida-des de Futsal, Voleibol, Andebol e Basquetebol.Dia 24 ocorrerá entre-ga dos prémios às equi-pas vencedoras, com um churrasco de convívio na Escola.

DÁDIVA DE SANGUE NA SOCIEDADE RECREATIVA OPERÁRIA DE SANTARÉM

A Sociedade Recrea-tiva Operária de Santa-rém vai organizar uma colheita de sangue em colaboração com o Ins-tituto Português de San-gue, na sua sede, o Palá-cio Landal, na Rua Serpa Pinto, em Santarém, já no próximo dia 26, das 9h00 às 13h00.

NOITE DE FADOS ANGARIA FUNDOS PARA O CEMITÉRIO DE MOÇARRIA

A Junta de Freguesia da Moçarria vai reali-zar um jantar convívio e noite de fados, no pró-ximo dia 19, para anga-riar fundos para a obra de alargamento do ce-mitério da freguesia. Participam os fadistas Carlos Valério, João No-gueira, Rui Saloio, Pedro Frasde, acompanhados à viola por Gilberto Sil-va e à guitarra por Paulo Silva. Marcações para o jantar, podem ser feitas junto de Carlos Beja – 934900953; Carla Nunes – 914820842; Carla Monteiro – 919135196; ou Junta de Freguesia da Moçarria - 243499592.

Um sintético no meio da pastagemAbandono ∑ Praticantes de futebol de Santarém “nacionalizaram” o campo relvado da Romeira

A Construído há seis anos e oferecido à Câmara, o campo de futebol sintético da Romeira está ao abandono e já não tem balizas.

A O novo proprietário quer fazer da quinta do Gualdim uma pastagem de gado, mas garante a manutenção do acesso ao campo de futebol.

O Ribatejo11 | Março | 2011

8

Page 9: edição 1323
Page 10: edição 1323

SANTARÉM

ROUBO DE PC’S DA ESCOLA EM JULGAMENTO

Três jovens, com ida-des entre os 19 e os 21 anos, vão começar a res-ponder no Tribunal de Santarém pelo roubo de 13.200 euros em mate-rial informático na esco-la Alexandre Herculano, em Novembro de 2009. Os jovens acusados de furto estão a aguardar julgamento em prisão preventiva, um no Esta-belecimento Prisional de Leiria e os outros dois nas instalações da Polí-cia Judiciária, na Gomes Freire, em Lisboa. Nes-te processo, o MP acusa mais 10 arguidos do cri-me de receptação, por te-rem comprado ou aceite o material furtado que acabou por ser recupe-rado pela PSP de Santa-rém, durante as investi-gações.

A polícia conseguiu recuperar e devolver à escola 10 portáteis e par-te dos computadores de secretária.

Guerra peninsular assinaladaComemoração ∑ Moita Flores quer que o 5 de Março passe a ser celebrado na cidade

Santarém acolheu, no dia 3, as comemorações do bicentenário da Guer-ra Peninsular, tendo sido também apresentado o Programa do Exército para o Ano de 2011.

As comemorações in-cluiram um colóquio su-bordinado ao tema “San-tarém e as Invasões Fran-cesas”, que teve como oradores, o tenente-co-ronel Nuno Lemos Pires, Luís Mata, técnico supe-rior da Câmara de Santa-rém e mestre em História da Idade Média, major Fer-nando Silva Rita e Mário de Sousa Cardoso.

O Jardim da Liberdade foi palco de uma cerimó-nia militar presidida pelo Chefe do Estado Maior do Exército General José Luís Pinto Ramalho.

Na sessão solene no Convento de S. Francisco

foi evocada a expulsão de Santarém das tropas do general Massena, que co-mandou a terceira invasão francesa. O chefe do Esta-do-Maior do Exército lem-brou o período “extrema-mente difícil para Portu-

gal” vivido nessa época por um povo que soube man-ter a “independência e so-berania”. Francisco Moita Flores evocou o “sofrimen-to” vivido pelos portugue-ses há 200 anos como sinal de que há razões para acre-

ditar que, perante a situa-ção que o País vive, haverá “força para vencer o nosso destino e todos os profetas da desgraça”, que auguram o fim da independência na-cional. O presidente da Câ-mara de Santarém expres-

sou o desejo de que o dia 5 de Março passe a ser “um dos pilares de afirmação das Forças Armadas e dos valores da liberdade e da independência”, a que a ci-dade de Santarém está des-de sempre associada.

A Há 200 anos, no dia 5 de Março, as tropas invasoras francesas foram expulsas de Santarém.

Município de SantarémCÂMARA MUNICIPALDEPARTAMENTO DE OBRAS E PROJECTOS

EDITAL N.º 17/2011RICARDO GONÇALVES RIBEIRO GONÇALVES, Vereador do Trânsito da Câmara Municipal de Santarém.

TORNA PÚBLICO que no âmbito das “Festas de S. José”, a realizar entre os dias 17 e 20 de Março de 2011, o trânsito irá sofrer as seguintes alterações:

O acesso Norte ao Campo Infante da Câmara e parque de estaciona-��mento, será efectuado pela estrada Campo Chã das Padeiras. A saída será pela mesma via, obrigando que a circulação se efectue no sentido da rotunda do Forcado.

O acesso Sul ao Campo Infante da Câmara e parque de estacionamen-��to, será efectuado pela Rua Pedro Cid. A saída será pela Rua Padre João Rodrigues Ribeiro, obrigando que a circulação se efectue no sentido da rotunda do Forcado.

A circulação de sentido único será devidamente sinalizada no local.��

No dia 19 de Março, durante o Desfi le Etnográfi co, Procissão dos Ro-��meiros e Procissão de São José, será suspensa momentaneamente a circulação rodoviária nos arruamentos dos percursos.

Durante o dia 19 de Março, será interdito o estacionamento no Largo ��Nossa Senhora da Piedade.

Santarém, Edifício Sede do Município, 4 de Março de 2011.

O VereadorRicardo Gonçalves Ribeiro Gonçalves

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉMDIVISIÃO DE ADMINISTRAÇÃO PATRIMÓNIO

EDITAL N.º 16/2011HASTA PÚBLICA

ALIENAÇÃO DE PATRIMÓNIO MUNICIPAL – PRÉDIO URBANO SITO NA AVENIDA ANTÓNIO MARIA BATISTA EM SANTARÉM, FREGUESIA DE S. NICOLAU, COM A ÁREA TOTAL DE 982 M2

Dr. Francisco Maria Moita Flores, Presidente da Câmara Municipal de Santarém:

TORNA PÚBLICO, em conformidade com as deliberações da Câmara Municipal de 06 de Dezembro de 2010 e de 24 de Janeiro de 2011 e da Assembleia Municipal de 25 de Fevereiro de 2011, que se procederá no próximo dia 29 de Março de 2011, às 10:00 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, sito na Praça do Município, em Santarém, à alienação em hasta pública do prédio urbano a seguir identifi cado:

Prédio urbano, sito na Avenida António Maria Batista, freguesia de São Nicolau, em Santa-��rém, com a área total de 982 m2, composto por casa de rés-do-chão, a confrontar a norte com Rua Frei Luís de Sousa, a sul com Avenida António Maria Batista, a nascente com Tomaz Malaca Cordeiro e a poente com Edmundo Vaz Mourão, inscrito no Serviço de Finanças de Santarém na matriz predial urbana, sob o artigo n.º77, e descrito na Conservatória do Regis-to Predial de Santarém, sob o n.º 930/19950519 da Freguesia de S. Nicolau.

A base de licitação é de 1. € 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil euros), não sendo admi-tidos lanços inferiores a 1% da base de licitação;

As propostas deverão ser enviadas pelo correio ou entregues no Serviço de Património do Mu-2. nicípio de Santarém, Praça do Município, até às 16:30 horas do dia 28 de Março de 2011;

Podem intervir na praça os interessados ou os seus representantes, devidamente identifi cados 3. e, no caso de pessoas colectivas, habilitados com poderes bastantes para arrematar;

Impostos devidos: Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT) e Imposto de Selo;4.

No acto público da hasta pública haverá lugar ao pagamento a 30% do preço da adjudicação, 5. os outros 20% serão pagos no prazo de 30 dias após a hasta pública e os restantes 50% do preço serão liquidados com a realização da escritura de venda no Notariado Privativo do Mu-nicípio de Santarém, no prazo máximo de 60 dias, a contar da realização da hasta pública;

As Condições de Alienação e Programa de Procedimentos encontram-se para consulta no Ser-6. viço de Património, nos dias e horas normais de expediente das 09:00 às 12:30 horas e das 14:00 às 17:30 horas, até à data e hora limite da entrega das propostas.

Para conhecimento geral se publica o presente edital e outros de igual teor que vão ser afi xados nos lugares de estilo.Paços do Concelho de Santarém, 02 de Março de 2011.

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

Francisco Maria Moita Flores, Dr.

O Ribatejo11 | Março | 2011

10

Page 11: edição 1323

SANTARÉM

Entre os dias 13 e 20 de Março vão decorrer as Festas de S. José em San-tarém. Como já é habitual o Campo Infante da Câ-mara será o palco princi-pal destas festas que este ano apresenta um vasto programa de animação, numa organização con-junta da Câmara Munici-pal de Santarém e da Cul.Tur, Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém.

Além das actividades em torno datas da Re-conquista Cristã de San-tarém (15 de Março) e do Feriado Municipal (19 de Março), que comemora o Dia de S. José, Santo Padroeiro dos Artífices, destaque para os concer-tos com a cantora Aurea e com a divertida ban-da “Jim Dungo”, o show de Herman José, Joana Amendoeira, uma festa com música dos anos 80 com o DJ Paulino Coelho da Rádio Renascença, as actuações de Tunas Académicas e Ranchos Folclóricos.

À semelhança do ano passado, as Festas de S. José continuam com os palcos privilegiados da Casa do Campino e as cavalariças anexas, onde vão instalar-se os restau-

rantes e os expositores de artesanato.

Em termos de novida-des, o recinto das festas este ano terá uma área maior e conta com um novo espaço comercial. Em exposição vão estar cerca 50 stands de diver-sos ramos.

Quanto ao progra-ma, o concerto de en-cerramento do I Ciclo de Órgão marca o dia 13 de Março. Às 16 ho-ras, os Pequenos Canto-res da Basílica da Estre-la, acompanhados pelo Ensemble Studio Con-trapuncti actuam na Catedral de Santarém. A acompanhar vai estar David Paccetti Correia, no órgão e Pedro Rollin Rodrigues, na direcção. Entrada livre.

No dia 15, o programa prossegue com as cele-brações dos 864 Anos da “Reconquista Cristã de Santarém por D. Afonso Henriques”, entre as 10 e as 16 horas, no Jardim das Portas do Sol. A acti-vidade que visa recriar a tomada de Santarém aos mouros por D Afonso Henriques (a 15 de Mar-ço de 1147) destina-se às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico de Santa-rém.

Festas de S. José animam cidade até dia 20

A Festas da Cidade são aposta da Câmara.

Ponte D. Luís reabre dia 20Obras ∑ Três meses depois a centenária ponte volta a estar transitável

A EP – Estradas de Por-tugal, acaba de anunciar a reabertura ao trânsito, já a partir do próximo dia 20 de Março, da Ponte D. Luis I, em Santarém. No entanto, a EP adverte que ”até à conclusão dos traba-lhos de reabilitação, o trá-

fego na Ponte irá manter-se condicionado, recorrendo-se, sempre que necessário, à circulação alternada”. Re-corde-se que o corte total de tráfego na Ponte D. Luís I teve inicio no passado dia 20 de Dezembro e que, tal como anunciado, três me-

ses depois será novamente possível efectuar a traves-sia do rio Tejo através desta ponte. Os trabalhos de rea-bilitação da Ponte D. Luís I, que incluem a pavimenta-ção, substituição das jun-tas de dilatação e coloca-ção de iluminação pública

e decorativa na ponte, es-tarão concluídos até final do mês de Abril, possibili-tando assim a sua integral utilização na época do ano em que actividade agrícola aumenta substancialmen-te e se inicia o período de colheitas.

O Ribatejo11 | Março | 2011

11

Page 12: edição 1323

SANTARÉM

HOSPITAL DE SANTARÉM ACABA COM RAIOS X EM PELÍCULA

O Hospital de Santa-rém já tem em funciona-mento um novo sistema de distribuição que per-mite eliminar as ima-gens de diagnóstico em película, e assim melho-rar o funcionamento ao mesmo tempo que eco-nomiza cerca de 200 mil euros por ano.

Radiografias, ecogra-fias, mamografias e ou-tras imagens de diag-nóstico passaram agora a circular internamen-te através do sistema informático PACS e que permite a observação das imagens em todos os serviços no Hospital e uma maior interacção entre os médicos de di-ferentes serviços.

Segundo o presidente do conselho de adminis-tração do Hospital, José Josué, este novo sistema representa um investi-mento de 800 mil euros.

Associação de Defesa do Património responde em TribunalJulgamento ∑ Empresa Enfis processa presidente da Associação de Defesa do Património de Santarém

João Vasco Serrano, presidente da Associa-ção de Estudo e Defesa do Património Histórico e Cultural de Santarém (AEDPHCS), foi o único a ser ouvido na primeira sessão do julgamento do processo em que a Enfis Construções SA acusa o responsável e a associação dos crimes de difamação agravada pela publicidade e calúnia. Em causa estão as declarações de Vasco Serrano em Novembro de 2008, à porta do Tri-bunal Judicial de Santa-rém, prestadas a vários ór-gãos de comunicação so-cial quando foi entregar duas queixas-crime con-tra o grupo do empresá-rio Rosa Tomás, uma em relação ao incêndio que

devastou o cine-teatro Rosa Damasceno e outra relativa a destruição de vestígios arqueológicos.

As queixas-crime da AEDPHCS acabaram por ser arquivadas pelo Mi-nistério Público, e o gru-

po Enfis decidiu avançar para duas queixas por di-famação, agravadas pela publicidade e calúnia, ten-

do em conta o facto de Vasco Serrano ter dito aos jornais que os aconteci-mentos que precipitaram o fogo poderiam consubs-tanciar um crime contra bem cultural. Segundo o arquitecto, o desleixo do grupo Enfis teria permiti-do a degradação do imóvel histórico, inclusivamen-te não vedando o acesso de estranhos ao interior, o que configurava um cri-me de permissão de incên-dio.

Na sessão de julgamen-to, na sexta-feira, Vasco Serrano afirmou que o IGESPAR fez uma inspec-ção ao local, tendo “oficia-do” tanto a Enfis como a associação, alertando que a permissão de entrada “constitui crime”.

A Incêndio que destruíu o Rosa Damasceno na origem da troca de acusações.

O Ribatejo11 | Março | 2011

12

Page 13: edição 1323

almoster texto e fotos: Vânia Clemente

A construção de um nú-cleo escolar na freguesia é uma das prioridades para João de Oliveira Ne-ves, presidente da Junta de Freguesia de Almoster (PSD). Actualmente com três escolas distribuídas por Almoster, Vila Nova do Coito e Casal da Char-neca, e 54 crianças a apren-der em instalações esco-lares aquém das necessi-dades, João Neves defende que “a intenção é juntar to-das as escolas num único núcleo, até porque apesar de termos 54 crianças nas escolas da freguesia, de-viam estar 108 e só não es-tão porque acabam por se desmobilizar para outras escolas do concelho”, dis-

se o presidente da Junta. Também o actual Jardim-de-infância tem lotação esgotada, com cerca de 21 crianças e há necessidade de dotar a freguesia com equipamentos como um parque infantil pois “não temos nada e há que criar condições para as nossas crianças” adiantou.

E se a educação dos mais novos é uma prioridade do actual presidente da Junta de Freguesia de Almoster, também a qualificação dos adultos tem sido uma pre-ocupação e numa parceria com o Instituto de Empre-go e Formação Profissio-nal (IEFP), duas turmas já terminaram o ensino bási-co, através do processo de

reconhecimento, valida-ção e certificação de com-petências (rvcc) e a turma de 12ºano está actualmente a terminar a avaliação dos projectos.

Uma aposta no ensino adulto que se tem revela-do um sucesso e neste sen-tido, já se encontram aber-tas as inscrições para uma nova turma de ensino bási-co, enquanto para a segun-da turma de 12º ano, já de-correm as entrevistas.

Outra preocupação de João Neves, é a situação do cemitério da freguesia. Com um cemitério lotado, e uma ocupação de 98 por cento, “temos sempre que levantar ossadas para pro-ceder a novos enterramen-

tos”, disse o presidente da junta, que adianta como solução a compra de um terreno, uma medida que não pode ser tomada pela Junta de Freguesia, visto que não dispõe de verbas financeiras para o fazer.

Também na área da saú-de, a população vive dias difíceis. Com uma exten-são de saúde a funcionar diariamente em Almoster, as queixas face às más con-dições das instalações são constantes e segundo João Neves, é preciso encontrar uma solução com urgên-cia, até porque é impres-cindível que a extensão de saúde continue a exis-tir pois “ainda estamos um pouco longe de Santarém”.

Um novo espaço para a ex-tensão de saúde já foi pon-derado, mas mais uma vez o terreno não é da Junta de Freguesia e isso obrigaria a custos que o actual exe-cutivo não conseguiria ob-ter.

Dias difíceis, a juntar a um orçamento reduzido e a um acumular de dívidas herdadas do anterior exe-cutivo, que trazem grandes constrangimentos para a freguesia, mas “não vale a pena esperar que nos ve-nham resolver os proble-mas. Somos nós, com a ajuda da população e com pequenos passos que os vamos resolvendo” reve-la o presidente da Junta de Freguesia.

FREGUESIA PRECISA DE CENTRO-DE-DIA

Almoster é uma fre-guesia com 42 quilóme-tros quadrados, 12 lugares, cerca de 2000 habitantes e uma população maiori-tariamente envelhecida. Ainda assim, não existe na freguesia nenhum lar ou centro de dia, que dê apoio a esta faixa etária, que tantas necessidades sofre. Um assunto que causa preocupação ao actual executivo da Junta de Freguesia de Almos-ter, desde que tomou pos-se e encontrou uma conta bancária para o “Centro de Dia”. Ao todo, chega-ram a estar depositados 12 mil euros na conta, mas na altura da tomada de posse de João Neves, o montante total dispo-nível era de 7 mil euros. Desde então, o executivo assumiu que iria repor o montante em falta e que o dinheiro da conta ban-cária seria efectivamente para o fim inicialmente estipulado, ou seja, cons-truir um centro de dia, que possa servir a popu-lação idosa. 14 meses de-pois, com a realização de actividades e a angaria-ção de donativos, o mon-tante depositado ronda os 13 mil euros. Ainda assim, João Neves adianta que a dívida de 5 mil euros da Junta continua de pé e irá ser cumprida. O presi-dente da Junta de Fregue-sia revela ainda, que ape-sar de haver vontade em construir um centro de dia, esta responsabilida-de não pode ser da Junta de Freguesia e que devem ser outros a dedicarem-se a este assunto, apesar do “embrião Centro de Dia” já estar a ser criado com as verbas angariadas até à data.

Núcleo escolar é uma prioridadeEnsino ∑ Almoster quer reunir escolas da freguesia em núcleo único, com mais condições para as crianças

A Apesar das dificuldades financeiras, João Neves diz que “devagarinho vamos equilibrando as contas”

ROTA DAS FREGUESIASO Ribatejo11 | Março | 2011

13

Page 14: edição 1323

ROTA DAS FREGUESIAS | ALMOSTER

Todos os anos, a 1 de Ja-neiro, a tradição cumpre-se na Louriceira, fregue-sia de Almoster. De pre-sunto no andor e de adega em adega, abrem-se as portas aos amigos e deixa-se entrar o convívio, dan-do as boas-vindas ao ano novo. “Vamos quase com o presunto às costas, de ade-ga em adega, bebe-se uns copos e convive-se, porque as pessoas já sabem que se realiza a via-sacra e apare-cem” disse Alcides Silves-tre, presidente da Associa-ção Recreativa de Cultura e Desporto da Louriceira – Freiria (ARCDL). Uma tradição que começou por brincadeira e já dura há mais de oito anos. Mas esta é apenas mais uma iniciati-va da ARCDL, fundada em 1982, que nasceu de uma antiga comissão de mora-dores que se reuniam habi-

tualmente para momentos de convívio e distracção. Actualmente, a ARCDL realiza actividades ao ar livre, tardes desportivas, serões de aldeia, almoços anuais e passeios de mo-tos através do “Clube das Duas Rodas”. Iniciativas que vão ajudando a anga-riar verbas, em tempos

de crise e a cobrir os cus-tos mensais do bar aberto diariamente, no centro da Louriceira. Quanto a no-vos projectos, segundo Al-cides Silvestre, presiden-te da ARCDL, “ideias há muitas, haja dinheiro” e revela que precisavam de um salão para as activida-des da associação, “seria

um espaço mais amplo, onde poderíamos realizar mais actividades de conví-vio, podíamos fazer mais brincadeiras para a popu-lação, era diferente”. Mas sem verbas e com poucas capacidades o que interes-sa “é continuar a meter o que temos de pé, porque os dias são difíceis”.

Almoster recebe a 26 de Março, o passeio pedestre “Caminhos de Almoster”. Um passeio pelos trilhos naturais da freguesia, com 7 quilómetros, duração de 3horas e de dificuldade re-duzida. Uma descober-ta da fauna, flora e patri-mónio histórico da região, onde no século XIX se deu a batalha de Almoster en-tre tropas absolutistas e li-berais. O passeio pedestre tem concentração marcada para as 09h00, no Largo do

Mosteiro de Almoster e a organização aconselha o uso de vestuário e calça-do confortável. O custo da iniciativa inclui seguro e é de 3 euros para aderen-tes e 2 euros para sócios efectivos. A iniciativa é organizada pela Associa-ção Ambiental “Clube do Mato” em parceria com a Junta de Freguesia de Al-moster. Mais informações através do endereço elec-trónico http://clube-do-mato.blogspot.com

Via-Sacra do presunto é tradiçãoAssociação ∑ quer manter actividades na freguesia e sonha construir salão de festas

A Desde há 8 anos que se realiza a via-sacra do presunto na freguesia da Louriceira

Pelos “Caminhos de Almoster”

O Ribatejo11 | Março | 2011

14

Page 15: edição 1323

ALMOSTER | ROTA DAS FREGUESIAS

Em contenção financei-ra, o presidente da Junta de Freguesia de Almoster re-vela que não há margem para gastos. Com uma dívi-da superior a 100 mil euros, a solução foi cortar nas ver-bas para as associações e “não realizar actividades enquanto existisse dívida anterior correspondente à iniciativa”. Foi o caso do co-nhecido Passeio dos Avós, realizado em Agosto e so-bre o qual existia uma dívi-da de quase 400 euros. Ape-sar dos protestos, só depois da dívida paga, o actual exe-cutivo voltou a realizar o convívio (Outubro de 2010). O mesmo aconteceu com a participação no Carna-val em 2010 e com as festas da freguesia. “Decidimos que só participamos quan-

do não há compromisso fi-nanceiro que possa dese-quilibrar as contas”, revelou João Neves e adiantou que a solução para sair do “bura-co” é reduzir as despesas e, se possível, criar receitas. Uma solução que nem sem-pre é fácil de conseguir, ain-da assim, as contas vão se equilibrando e já foi possí-vel realizar melhoramentos no edifício da Junta. “Resol-vemos problemas de infil-trações, substituímos a ilu-minação, compramos um desumidificador e um ar condicionado, calafetámos as portas, comprámos ma-teriais de protecção e pagá-mos uma carrinha”. Obras de requalificação, neces-sárias que aos poucos vão melhorando a qualidade de vida na freguesia.

Freguesia em contenção financeira

Limpar freguesia com acções voluntáriasFreguesia ∑ aposta em acções sectoriais de limpeza e requalificação

“Limpar Portugal” em 2010, foi um sucesso na fre-guesia de Almoster. Mais de 200 pessoas juntaram-se na freguesia, e partici-param numa mega opera-ção de limpeza das matas, florestas e rios da fregue-sia, recolhendo cerca de 80 toneladas de resíduos. Um movimento que envolveu a população e fez despertar

o sentimento cívico. Des-de então, o envolvimento da população em acções de voluntariado têm sido cons-tantes, foi o caso da pintura do muro do cemitério, com a ajuda de 34 pessoas e a do-ação de 185 quilos de cal. Se-gundo João Neves, “a junta não tem recursos e o traba-lho voluntário tem sido a possibilidade de fazer mais

qualquer coisa pela fregue-sia” disse o presidente

Quanto ao Limpar Portu-gal 2011, João Neves adian-ta que a freguesia não vai participar, “no futuro tal-vez o façamos, mas primei-ro temos que conseguir dar resposta aos entulhos”. En-quanto isso não acontece, vão apostar em acções sec-toriais como o embeleza-

mento e a limpeza da fonte da Louriceira e a limpeza das margens da Ribeira da Atalaia. Gestos que podem parecer pequenos mas que significam muito para a fre-guesia, até porque “se qui-sermos, conseguimos tor-nar a freguesia mais limpa, bonita e preservada”, afir-mou João Neves.

João Neves, presidente da Junta de Freguesia de Al-moster tem conseguido dar resposta a algumas exigên-cias da freguesia nomeada-mente ao nível da requalifi-cação das estradas e do em-belezamento. Desde finais de 2009 até ao momento, o actual presidente conseguiu regularizar a Rua dos Al-faiates, como alternativa de passagem, durante as obras da ponte sobre a Ribeira de Almoster, regularizar a es-trada do Cabeço, Moinho e a Rua Fonte da Bica, alcatro-ar a Rua das Várzeas, alar-gar a ponte sobre a Fonte da

Pureza, alcatroar o piso do Casal Caria, em Vila Nova do Coito , proceder à colo-cação de um contentor de resíduos sólidos urbanos, acompanhar a colocação da vedação na escola de Al-moster e iniciaram traba-lhos de pintura pela fregue-sia. Brevemente vão come-çar os trabalhos de pintura no parque infantil do Casal da Charneca.

Pequenos trabalhos de requalificação que tornam a freguesia de Almoster mais limpa e conservada aos olhos de quem cá vive e de quem a visita agora.

Requalificação e embelezamento

O Ribatejo11 | Março | 2011

15

Page 16: edição 1323

região lezíria do tejoSECRETARIADO JÁ PREPARA FESTIVAL DE FOLCLORE

O secretariado do Fes-tival Internacional de Folclore do Concelho de Almeirim (FIFCA) já está a trabalhar na edi-ção de 2012, que vai de-correr entre os dias 20 e 25 de Abril do próximo ano. O site oficial do fes-tival, que se tem vindo a tornar num dos maio-res que se realizam pelo país, vai ser lançado ofi-cialmente no próximo dia 15 de Abril, no cine-teatro de Almeirim.

Durante a cerimónia, vai ser também apresen-tada a instituição de uma menção honrosa que, a cada edição, servirá para homenagear uma perso-nalidade do concelho, li-gada à etnografia e ao folclore. A organização decidiu atribuir a pri-meira menção honrosa a José de Jesus, natural da freguesia de Benfica do Ribatejo.

ÁGUAS DO RIBATEJO LANÇA CAMPANHA NAS RÁDIOS LOCAIS

“Uma gota pelo plane-ta” é o nome da rubrica que a empresa intermu-nicipal Águas do Ribatejo e a Quercus apresentam diariamente em quatro rádios regionais, e onde se divulgam pequenos gestos que contribuem de forma decisiva para um uso racional deste re-curso. Este projecto pio-neiro nas rádios locais e regionais, semelhan-te ao “1 Minuto Verde” e “1 Minuto pela Terra”, emitido na RTP e RDP, é apresentado por Fran-cisco Ferreira e Ana Pa-drão Dias, da Quercus, que, apenas num minu-to, deixam conselhos para reduzir o consumo de água e poupar o am-biente.

“Uma Gota pelo Plane-ta” é emitida várias vezes por dia, nos horários de maior audiência das rá-dios Iris FM, Marinhais FM, RCA Ribatejo e Voz do Sorraia.

Pais queixam-se de faltade qualidade nas refeiçõesCâmara de Almeirim ∑ Nega a existência problemas nas ementas escolares

A A associação de pais do agrupamento das Fazendas de Almeirim está a promover um abaixo-assinado

A associação de pais do agrupamento de es-colas das Fazendas de Al-meirim está a promover um abaixo-assinado onde exige maior qualidade nas cerca de 600 refeições ser-vidas diariamente aos alu-nos das várias escolas. O documento vai ser entre-gue à Câmara de Almei-rim, que nega a existência de qualquer problema, e acusa mesmo o represen-tante dos encarregados de educação de tentar ti-rar dividendos políticos, criando uma polémica inexistente.

“A qualidade da comi-da decresceu muito des-de o início do ano lectivo, quando a gestão da cozi-nha foi entregue a uma empresa privada”, afir-mou ao nosso jornal Pau-lo Cesário, o presiden-te da associação de pais. Enquanto a escola EB 2,3 das Fazendas foi respon-

sável pelas refeições, nun-ca houve queixas, adian-ta o mesmo responsável, para quem “a mudança não foi feita para melho-rar, mas sim para poupar à custa dos alimentos usa-dos na confecção”. Segun-do o mesmo, “há dias em que crianças que se recu-sam a comer”, e relatam aos pais que “a carne tinha muita gordura, o peixe es-tava cheio de espinhas ou que a sopa não prestava”. Paulo Cesário explica que são estes os motivos que levaram a associação de pais a mover-se no senti-

do de alertar a autarquia, promovendo o abaixo-as-sinado.

“Em seis meses, não re-cebi uma única queixa es-crita ou verbal acerca da qualidade da comida”, ga-rantiu ao nosso jornal a vereadora com o pelouro da educação, Emília Botas, para quem Paulo Cesário “só pode estar a tentar ga-nhar protagonismo políti-co”, uma vez que foi o can-didato derrotado da CDU à Assembleia de Freguesia das Fazendas, nas últimas autárquicas.

“Sabemos que não são

os encarregados de educa-ção que vão ter com a as-sociação de pais, são eles que andam atrás dos pais a pedir para assinar o docu-mento”, revela ainda a ve-readora. “Se não há quei-xas em Almeirim, porque surgem agora estas quei-xas nas Fazendas?”, inter-roga Emília Botas, expli-cando que a empresa pri-vada, escolhida por ajuste directo, gere as cozinhas dos dois agrupamentos do concelho.

João Nuno [email protected]

JOÃO VINAGRE LIDERA CDS/PPDE ALMEIRIM

João Vinagre foi elei-to o novo presidente da comissão política con-celhia (CPC) do CDS/PP de Almeirim, tendo Nuno Duarte como vice-presidente, Mário Rosa como secretário, e Cláu-dia Constantino e João Filipe Teixeira como vo-gais. Para a mesa do ple-nário concelhio, Carlos Chora é o novo presiden-te, tendo Daniel Gonçal-ves como vice-presiden-te, e Dina Ribeiro como secretária. Como dele-gados ao plenário distri-tal, foram eleitos Nuno Duarte e Mário Rosa, ao passo que Nuno Duarte e João Filipe Teixeira fo-ram eleitos como os dele-gados ao XXIV congres-so do CDS/PP. Refira-se que o novo presidente da CPC, João Vinagre, foi fundador da Juventu-de Popular no concelho de Almeirim, juntamen-te com Dina Ribeiro e Nuno Duarte, que agora assumem outras funções na estrutura concelhia.

MARCHA PELA IGUALDADE COM GRANDE ADESÃO

Organizada por quatro alunas da escola secun-dária do Cartaxo, a mar-cha pela igualdade reu-niu um grande número de participantes no sába-do, 5 de Março. Ao longo do percurso, pelas ruas Batalhoz, Camões, 16 de Novembro e 5 de Outu-bro, foram muitos os que decidiram aderir à inicia-tiva, realizada por oca-sião do dia internacional da mulher e com o objec-tivo de apelar à igualda-de de género e de opor-tunidades. “Estávamos à espera de ser surpre-endidas pelas pessoas e também de surpreender as pessoas. Isso aconte-ceu e estamos muito sa-tisfeitas”, disse Soraia Baptista, uma das alunas responsáveis pela inicia-tiva, juntamente com as colegas Mariana Duarte, Catarina Costa e Liliana Carlos.

∑ “Há novas regras e restrições legais no uso de sal e outros condimentos, o que pode alterar um pouco o sabor da comida, mas é completamente falso falar de falta de qualidade nos alimentos usados na confecção”, esclarece Emília Botas, garantindo que tem acompa-nhado o trabalho dos nutricionistas da empresa desde o primeiro dia em que foram servidas as refeições, a 14 de Setembro de 2010.

Ementas sãofeitas pornutricionistas

O Ribatejo11 | Março | 2011

16

Page 17: edição 1323

RIO MAIOR | ALMEIRIM | REGIÃO

TERCEIRO DEBATE SOBRE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO

A terceira sessão pú-blica de discussão so-bre o plano estratégico de desenvolvimento de Rio Maior realiza-se na segunda-feira, dia 14 de Março, a partir das 20 horas, no auditório dos paços do concelho. Nes-ta sessão, cujo tema será precisamente “as ques-tões centrais da estraté-gia de desenvolvimento”, está prevista a participa-ção de Augusto Mateus, da empresa Augusto Mateus & Associados, responsável pela elabo-ração do plano, nomea-damente do diagnóstico prospectivo à constru-ção da visão e da estraté-gia para Rio Maior.

RIO MAIOR VAI TER BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO

O protocolo para a implementação do fu-turo banco local de voluntariado (BLV) de Rio Maior foi assinado no dia 4 de Março, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia lo-cal. A cerimónia contou com a presença de repre-sentantes das três enti-dades que vão dinamizar o projecto, Isaura Mo-rais, presidente da Câ-mara Municipal, Filipe Santana Dias, presidente da Junta de Freguesia, e o provedor da Santa Casa, João Castro.

O BLV será um espa-ço de encontro entre os voluntários e as organi-zações sociais que pro-movem as acções onde é possível prestar o tra-balho comunitário. A coordenação ficará a cargo da Misericórdia local, que vai disponi-bilizar um técnico para o acompanhamento e dinamização do projec-to. O espaço para o fun-cionamento do BLV será disponibilizado pela Jun-ta de Freguesia de Rio Maior, ao passo que ca-berá à Câmara, entre ou-tras tarefas, disponibili-zar uma viatura para que o técnico se desloque às freguesias para as entre-vistas e selecção dos can-didatos ao voluntariado.

A GNR de Rio Maior de-teve dois cidadãos de na-cionalidade brasileira na sexta-feira, 4 de Março, que tinham na sua posse uma arma de fogo, armas brancas e outros objectos suspeitos de serem utiliza-dos para cometer assaltos. A dupla foi detida na Rua D. Afonso Henriques, após a guarda ter sido alertada pelas 15h30, por um popu-lar que viu um dos sus-peitos exibir uma pistola dentro do carro em que se transportavam.

Quando foram aborda-dos, os indivíduos, de 26 e 37 anos, tinham na sua posse uma pistola 9mm., três facas de talhante, ca-nivetes, gorros passa mon-tanhas, uma soqueira, lu-vas e diversas ferramentas que a GNR suspeita servi-rem para cometer crimes. Tendo em conta o local da detenção, o facto de nas proximidades existir um

quiosque agente dos jogos Santa Casa, e de ter sido a uma sexta-feira, a GNR de Rio Maior tem razões para suspeitar que os homens se preparavam para assaltar o estabelecimento. Cerca de duas horas antes, os mi-litares detiveram um casal de cidadãos romenos no Intermarché de Rio Maior, quando estes se prepara-vam para passar nas cai-xas registadoras com cerca de 140 euros em produtos dissimulados dentro de um saco forrado com papel de alumínio, para tentar iludir os alarmes. Segundo fon-te da GNR de Rio Maior, o casal reside em Santa Apo-lónia, Lisboa, e deslocou-se à cidade num carro con-duzido por um cúmplice que ficou a aguardar no parque de estacionamen-to, tendo conseguido esca-par. O alerta foi dado pelos funcionários da superfície comercial.

GNR de Rio Maiorcaptura ladrões antes do assalto

Carla Rodrigues Dias foi reeleita para o quarto man-dato consecutivo como pre-sidente da delegação da Or-dem dos Advogados da co-marca de Rio Maior para o triénio 2011-2013, tendo sido eleita numa assembleia de comarca que decorreu na sala de advogados do Tri-bunal Judicial de Rio Maior, no passado dia 28 de Feve-reiro. Para o cargo de te-soureiro, foi eleito Valada Rodrigues, ao passo que

Cristina Frazão desempe-nhará as funções de secre-tária. A sede da delegação da Ordem dos Advogados de Rio Maior continuará assim a funcionar no escri-tório de Carla Rodrigues Dias, que foi também recen-temente empossada como membro do Conselho Dis-trital de Lisboa da AO, ten-do a seu cargo os pelouros das delegações e interdele-gações e dos advogados em prática individual.

Carla Dias eleita para a Ordemdos Advogados

Idosa “gozada” nocentro de saúdeAlmeirim ∑ Ambulância de transporte não foi accionada

A Emília Castelo guarda o pedaço de frango que a médica não detectou

Um simples pedaço de frango preso na garganta podia ter sido fatal para uma idosa de 73 anos, que teve de ser assistida de emergência no Hospital de Santa Maria, em Lis-boa. Mas o que mais in-digna Emília Castelo, re-sidente em Paço dos Ne-gros, é a forma como foi atendida no Centro de Saúde de Almeirim, onde diz ter sido “gozada” por uma médica e um enfer-meiro e “tratada abaixo de cão”.

O caso ocorreu a 2 de Março, quando chegou ao centro de saúde leva-da pela nora, pelas 12h15, com dificuldades respi-ratórias e um desconfor-to óbvio provocado pelo bocado de comida. “A mé-dica auscultou-me e dis-se que eu não tinha nada na garganta. Ainda deu a entender que eu estava a fingir, antes de mandar darem-me um copo de água”, recorda a queixosa ao nosso jornal. De segui-da, mandaram-na aguar-dar no corredor, sem lhe

dar oxigénio, e onde um enfermeiro foi “gozando” com a situação, à medida que ia passando.

“O enfermeiro disse-me três vezes que já tinham chamado uma ambulân-cia para me levar ao hos-pital de Santarém”, o que “era mentira”, pois a pró-pria utente confirmou junto dos Bombeiros de Almeirim que nunca foi accionada qualquer via-tura de transporte. Foi a nora, que entretanto tinha regressado ao centro de saúde, quem a transpor-tou ao hospital, às 15h50, quase três horas depois.

Em Santarém, “por mero azar”, sublinha, o

pedaço de frango deslo-cou-se da garganta para o esófago. Emília Caste-lo foi então enviada para Santa Maria, em Lisboa, onde a carne teve que ser removida através de uma endoscopia. Fez questão de trazer o frango “para mostrar à médica de Al-meirim o que ela não viu”, acrescenta a idosa.

O nosso jornal solici-tou esclarecimentos so-bre este caso ao Centro de Saúde de Almeirim e à di-recção executiva do ACES Lezíria II, não tendo rece-bido qualquer resposta até ao fecho desta edição.

João Nuno Pepino

∑ A família da septuagená-ria está a preparar as respec-tivas queixas formais à Ins-pecção-Geral de Saúde e às ordens dos médicos e dos en-fermeiros. “Casos destes não deviam cair em saco roto”, afirma Emília Castelo, ressal-vando que censura apenas o comportamento destes dois profissionais..

Família vaiapresentarqueixa

O Ribatejo11 | Março | 2011

17

Page 18: edição 1323

REGIÃO | CARTAXO | SALVATERRA DE MAGOS

Uma ourivesaria no centro do Cartaxo foi as-saltada por dois indivídu-os armados com um mar-telo, que conseguiram fu-gir com oito fios em ouro para criança, na segunda-feira, 7 de Março. A dupla entrou na ourivesaria Con-ceição e Pina, na Rua Ba-talhoz, por volta das 9h30, com a cara tapada com ca-checóis, quando a empre-gada estava sozinha junto ao balcão. Ao ver um deles com um martelo na mão, a funcionária correu para as traseiras a dar o alerta aos patrões, que ligaram de imediato para a polícia. Os ladrões só tiveram tem-po de destruir uma vitrina e fugir para a rua com os dois expositores onde es-tavam os fios de ouro de criança. A PSP do Cartaxo já capturou três suspeitos, os dois presumíveis auto-res do assalto e uma mu-lher que os terá ajudado na fuga. Segundo um co-municado da polícia, o pri-meiro indivíduo foi deti-

do logo no dia do crime, e já foi ouvido em primeiro interro gatório judicial no Tribunal do Cartaxo, ao passo que os outros dois estavam detidos mas ain-da não tinham sido pre-sentes à hora de fecho des-ta edição. Sem contar com os danos causados no in-terior do estabelecimento, o valor dos fios de ouro é

superior a 1.000 euros, e já foram restituídos aos pro-prietários.

Antes de cometer o as-salto, os homens foram vistos por várias teste-munhas, uma vez que já tinham batido à porta de um supermercado que es-tava fechado, tomaram o pequeno-almoço numa pastelaria próxima e ain-

da pararam numa casa que vende jornais, antes de se dirigirem à ourivesaria. Os assaltantes são portu-gueses, terão uma idade próxima dos 30 anos e as-pecto de toxicodependen-tes, segundo o relato feito por vários populares que os viram.

João Nuno Pepino

Dupla assalta ourivesariaarmada com um marteloCartaxo ∑ PSP capturou suspeitos nos dias que se seguiram ao crime

A A ourivesaria Conceição e Pina situa-se em plena Rua Batalhoz

Os Concheiros de Muge receberam a classificação oficial de monumento na-cional na quinta-feira, 3 de Março, através de um de-creto-lei aprovado em Con-selho de Ministros que ele-va outros sete conjuntos de imóveis à mesma catego-ria, tendo em conta o “ex-cepcional interesse” de que se revestem. No texto do decreto-lei, o governo jus-tifica esta opção pelo “va-lor científico, patrimonial e cultural de cada um dos bens classificados, aliado aos critérios de autentici-dade, originalidade, rarida-de, singularidade e exem-plaridade”, acrescentando que estes monumentos ad-quiriram uma “relevância simbólica” e são hoje “luga-res das artes e da memória histórica e política”.

Descobertos em 1863, data das primeiras escava-ções na Ribeira de Muge feitas por Pereira da Cos-ta e Carlos Ribeiro, os con-cheiros de Muge consti-

tuem o maior complexo mesolítico da Europa. Os concheiros são as “coli-nas artificiais” onde exis-tem grandes acumulações de conchas, e que são hoje vestígios de um local onde se estabeleceram sazonal-mente comunidades que faziam da apanha de mo-luscos uma das suas prin-cipais actividades. Além deste sítio arqueológico, foram também classifica-dos como monumento na-cional a Casa do Passal (em Carregal do Sal), a Igreja do Carmo (Coimbra), o Ter-reiro da Batalha do Amei-xial (Estremoz), o antigo convento dos Eremitas de São Paulo da Serra de Ossa (Redondo, Évora), o siste-ma de abastecimento de águas à cidade de Braga no Século XVIII (designa-do por Sete Fontes), a Casa de Chá da Boa Nova (em Matosinhos, da autoria do arquitecto Siza Vieira), e as piscinas de marés de Leça da Palmeira.

Concheiros de Muge distinguidos

Caixa de Arruda dos Vinhos

Convocatória da Assembleia Geral Ordinária

De harmonia com o art.º 24 n.º 1 dos Estatutos da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Arruda dos Vinhos, C.R.L, pessoa colectiva n.º 500988722, com sede na Rua Irene Lisboa n.º 38 em Arruda dos Vinhos, matriculada na Conservatória do Registo Predial de Arruda dos Vinhos sob o mesmo número, com o Capital Social Subscrito e Realizado de € 6.684.250,00 (variável), convoco todos os Associados desta CCAM, que se encontram no pleno gozo dos seus direitos a reunirem-se, em Assembleia Geral Ordinária, no próximo dia 28 de Dezembro de 2010, pelas 16 horas, na sede desta Caixa Agrícola, para discutir e votar as matérias seguintes:

Ordem de Trabalhos1 - Discussão e votação do Relatório e Contas, apresentados

pelo Conselho de Administração, relativo ao exercício de 2010, assim como o respectivo Parecer do Conselho Fiscal.

2 - Qualquer outro assunto de interesse para a C.C.A.M..

Se, à hora marcada não estiverem presentes mais de metade dos associados, a Assembleia Geral reunirá com qualquer número, uma hora depois de acordo com o n.º 2 do art.º 25º dos Estatutos.

Arruda dos Vinhos, 09 de Março de 2011

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral(Doutor Manuel Cardoso Domingos da Lage)

PREÇOS COMPETITIVOS C/ SUPERIOR QUALIDADE

MIKROQUIMICA, Lda.Telef.: 249 890 017 • FAX: 249 890 524mail: [email protected]

Apartado 84 - 2384-908 VILA MOREIRA

TINTAS VILCORDIRECTAMENTE DOFABRICANTE PARA

O APLICADOR

Comarca da Grande Lisboa-NoroesteSintra - Juízo Grande Inst. Cível - 2ª Secção – Juiz 4

Av. Gen. Mário Firmino Miguel, 2 - Palácio Justiça - 2714-536 SintraTelef: 219104860 Fax: 211545157 Mail: [email protected]

ANÚNCIO1ª PUBLICAÇÃO

Processo: 831/08.3TCSNTAcção de Processo OrdinárioN/Referência: 11075017 - Data: 16-02-2011Autor: Sidónio Tomé Santos GregórioRéu: Nuno Alexandre Alves D’Oliveira e outro(s)...

Nos autos acima identifi cados, correm éditos de 30 dias, contados da data da segunda e última publicação deste anúncio, citando:Réu: Nuno Alexandre Alves D’Oliveira, profi ssão: Vendedor Ambulante, estado civil: Divorciado, nascido em 01-07-1971, concelho de Santarém, nacional de Portugal, domicílio: Rua Bela Vista, 9, 2005-317 Santarém, com última residência conhecida na morada indicada para, no prazo de 30 dias, decorrido que seja o dos éditos, contestar, querendo, a acção, com a cominação de que a falta de contestação pode importar na confi ssão dos factos articulados pelo autor e que em substância o pedido consiste em ser declarado nulo o negócio jurídico celebrado entre o réu Nuno Alexandre e o réuInácio Sequeira relativo ao veículo marca Audi A4, matrícula 28-CD-63, com o n° de quadro NAU ZZZ 8 E 44 A 27 48, considerando o mesmo sem efeito;Ser ordenado o cancelamento do registo sobre o referido veículo a favor do réu Inácio Sequeira e os registos que eventualmente se efectuarem; Ser declarado válido e efi caz o contrato de compra e venda celebrado entre o réu Nuno Alexandre e o Filipe Gonçalo Centeio da Silva, tudo como melhor consta do duplicado da petição inicial que se encontra nesta Secretaria, à disposição do citando.O prazo acima indicado suspende-se, no entanto, nas férias judiciais.Fica advertido de que é obrigatória a constituição de mandatário judicial.

A Juiz de Direito,Dra. Laurinda Gemas

A Ofi cial de Justiça,Madalena Cabrito B.. Correia

(em Jornal “O Ribatejo”, edição n.º 1323 de 11.03.2011)

O Ribatejo11 | Março | 2011

18

Page 19: edição 1323

santarémregião médio tejoMISERICÓRDIAS CELEBRAM PROTOCOLO

A Santa Casa da Mise-ricórdia de Sardoal e a de Santarém assinaram um protocolo de cooperação na sexta-feira, 4 de Mar-ço, no salão nobre da Câ-mara Municipal de Sar-doal, numa cerimónia onde estiveram presentes os provedores de ambas as instituições, Anacleto Batista pela Misericór-dia do Sardoal, e Mário Rebelo pela Santa Casa de Santarém. Este acor-do vai incidir no âmbito da investigação, da for-mação especializada, no apoio à responsabilida-de social, intercâmbio de estagiários e apoio a can-didaturas nas suas áreas de actuação, explica uma nota de imprensa da Câ-mara do Sardoal.

DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM ALCANENA

“Violência doméstica – uma realidade escondida” é o nome do debate pro-movido pelo Bloco de Es-querda de Alcanena, que se realiza na sexta-feira, 11 de Março, a partir das 20h45, no auditório mu-nicipal da vila. A iniciati-va conta com a participa-ção da deputada Helena Pinto, que acompanha e intervém sobre esta pro-blemática há vários anos, e insere-se nas comemo-rações do dia internacio-nal da mulher.

Casal em julgamento por furtosTribunal de Torres Novas ∑ Dupla responde pelos furtos qualificados de mobiliário e um tractor agrícola

A A GNR encontrou acidentalmente parte do mobiliário roubado na Quinta do Melo, em Riachos

Um casal residente no Entroncamento vai co-meçar a ser julgado no Tribunal de Torres Novas pelo furto de um tractor numa propriedade agríco-la em Riachos, e de quase 74 mil euros em mobiliá-rio surripiado de um ar-mazém também em Ria-chos, propriedade de uma familiar da arguida, em Ja-neiro de 2010. Parte do ma-terial roubado foi encon-trado acidentalmente pela GNR na Quinta do Melo,

em Riachos, durante uma operação de busca em que os militares procuravam três carros roubados. As viaturas não estavam no local, mas a guarda achou o mobiliário e deu início a uma investigação que des-mantelou um grupo que se dedicava ao roubo e recep-tação de material furtado.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), os arguidos Ana M., de 46 anos, e Luís C., de 44, leva-ram também móveis e ar-

tigos de recheio do lar para a sua residência no Entron-camento. Foram apreendi-dos pela GNR na sequência de uma busca domiciliária, realizada a 11 de Fevereiro, durante as investigações relacionadas com a desco-berta do material roubado na Quinta do Melo. No to-tal, os militares recupera-ram 6.700 euros do mobili-ário, que entretanto foi res-tituído à proprietária. Esta empresária de Riachos, que é sobrinha da arguida,

deduziu um pedido de in-demnização cível no valor dos objectos não recupera-dos, cerca de 67 mil euros.

Os dois arguidos estão também acusados pelo furto de um tractor agrí-cola na Quinta do Lavra, a 2 de Fevereiro de 2010. A acusação refere que o ca-sal, ajudado por um cúm-plice, rebentou a fechadu-ra do portão da quinta com um pé de cabra, e furtou o tractor, avaliado em 18.750 euros, e outros objectos

no valor de 4.000 euros. A máquina foi recupera-da cerca de uma semana depois, escondida num pi-nhal adjacente à igreja de Olaia, Torres Novas, a par-tir de informações forneci-das pelo cúmplice, Ricardo F., de 32 anos, que entretan-to se arrependeu. O caso já tinha sido denunciado à GNR por um sucateiro que tinha sido abordado pelos suspeitos.

João Nuno Pepino

O Rotary Clube de Abrantes promoveu um rastreio visual e auditivo a todos os alunos do 1º ano do ensino básico das escolas dos concelhos de Abrantes, Mação e Sardoal, durante o mês de Fevereiro. No to-tal, foram rastreados 426 crianças, numa acção que realizada durante o mês de Fevereiro, e que envolveu também as suas famílias e toda a comunidade esco-

lar.Este tem sido um dos pro-

jectos estruturantes do pro-grama de acção dos rotários de Abrantes, que iniciaram o rastreio à visão no ano de 2002 / 2003, tendo alargado agora esta acção também à audição, uma vez que essa era uma das preocupações manifestadas pelas escolas e pelos professores. “Para o nosso clube, é muito gra-tificante a forma calorosa

como somos recebidos nas escolas e as mensagens de apoio que nos são transmi-tidas pelo trabalho que de-senvolvemos”, salienta uma nota de imprensa do Rotary Clube de Abrantes, onde se lê que, “muitas vezes, é nes-ta acção que são despista-das e resolvidas situações anómalas no campo da vi-são e da audição, que po-dem condicionar a capaci-dade de aprendizagem dos

jovens”.A nível técnico, o rastreio

visual foi realizado pela As-sociação Portuguesa de Pre-venção Visual, e o rastreio auditivo esteve a cargo da Clínica do Ouvido. Esta ini-ciativa contou com o apoio da DREL, das Câmaras Mu-nicipais dos três concelhos, da Caixa Geral de Depósi-tos, da Óptica Alípios, da SarClínica, e da AMS – Pu-blicidade.

Rotários de Abrantes promovem rastreios

O Ribatejo11 | Março | 2011

19

Page 20: edição 1323

REGIÃO | ENTRONCAMENTO | TOMAR | ALCANENA

Museu nacional ferroviáriorecebe espólio de EstremozREFER ∑ Sem dinheiro para projecto de remodelação do núcleo alentejano

O Museu Nacional Fer-roviário do Entroncamen-to vai receber o espólio do núcleo museológico ferroviário de Estremoz, que se prepara para encer-rar as portas, uma vez que o projecto de remodelação planeado para este espaço não vai avançar. A decisão foi tomada depois da RE-FER, empresa responsá-vel pela gestão das infra-estruturas ferroviárias, ter assumido que não tem condições para financiar o projecto, nem tão pouco candidatá-lo a fundos co-munitários. A manutenção do núcleo museológico de Estremoz dependia tam-bém de uma linha de ca-minho-de-ferro activa, si-tuação que, neste momen-to, não se verifica.

Situado na antiga es-tação ferroviária da vila alentejana, na Linha de Évora, o núcleo ocupa as antigas cocheiras de loco-motivas e carruagens. Se-gundo informações da CP, este espaço possui diver-

sos objectos de interesse, como utensílios usados na reparação e conservação da via-férrea, ferramentas e veículos para inspecção. Destaca-se um quadriciclo a pedal utilizado pelo che-fe do lanço, um quadrici-clo motorizado para o ser-viço do chefe de distrito e

uma dresine de inspecção para o pessoal superior da Companhia. Para além de faróis, lanternas, telefones, marcadeiras de bilhetes, placas de fabricante e de numeração de locomoti-vas, manómetros, níveis de água das caldeiras, as-sim como outros apare-

lhos normalmente insta-lados sobre as locomoti-vas, possui ainda alguma documentação gráfica so-bre os primeiros tempos dos caminhos-de-ferro em Portugal.

João Nuno [email protected]

A O Museu Nacional do Entroncamento continua a enriquecer o seu espólio

O Ministério do Am-biente vai investir quatro milhões de euros na remo-ção de 140 mil toneladas de lamas perigosas e tóxicas junto à ETAR de Alcane-na, em terrenos que servi-ram para o depósito de re-síduos das fábricas de cur-tumes do concelho, entre 1994 e 1996. Os trabalhos, que se iniciam no segun-do semestre de 2011 e de-vem estar concluídos den-tro de dois anos, incluem a remoção da totalidade das lamas perigosas, o seu en-caminhamento para esta-ções de tratamento, a lim-peza dos solos e das linhas de água e a selagem dos ter-renos, numa área de 8.000 metros quadrados.

Além de Alcanena, esta acção do Ministério do Am-biente contempla também a limpeza e descontamina-ção de solos no Barreiro, Seixal e Sines, num investi-mento global que ronda os 11 milhões de euros. Parte do valor vem directamente das taxas ambientais pagas pelos portugueses, ao passo que o resto do dinheiro será assegurado pelo governo e pela União Europeia. No caso de Alcanena, o contra-to será assinado na próxima sexta-feira, e surge após um protocolo entre o Ministé-rio do Ambiente, a Câmara de Alcanena e a Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena.

Lamas de Alcanena custam 4 milhões

Ana Carvalho Dias é a nova directora do Conven-to de Cristo, em Tomar, ten-do assumido oficialmente funções o passado dia 1 de Março. A nova responsável, que esteve encarregue nos últimos anos da direcção da Fortaleza de Sagres, no Algarve, é técnica superior

nos quadros do Instituto de Gestão do Património Ar-quitectónico e Arqueológi-co (IPPAR). Ana Carvalho Dias substitui a ex-directora Iria Esteves Caetano, que deixou a gestão do monu-mento classificado como património da humanidade por motivos de aposentação.

Ana Dias dirige Convento de Cristo

ANA MONTEIROAgente de Execução

Cédula 3204

ANÚNCIO1.ª PUBLICAÇÃO

Tribunal Judicial de LeiriaProcesso nº 6256/04.2TBLRA 5º Juízo Cível Execução Para Pagamento de Quantia Certa sob a Forma ComumQuantia Exequenda: 144.733,89 €EXEQUENTES: ESTUDICER – EQUIPAMENTOS DE CERÂMICA, LDA.; TECLIS – TÉCNICA E ESTUDOS

DE ELECTRICIDADE, LDA. e LEIRIMETAL, LDA.EXECUTADOS: VARTIJOLO – CERAMICA DE BARRO VERMELHO, LDA., com sede na Estrada do

Canal, Amiais de Baixo – SantarémANTÓNIO JORGE VARANDA NETO e VÍTOR MANUEL VARANDA ALVES NETO, ambos residentes na Rua Dr. António Maria Galhordas – Amiais de Baixo – Santarém

Faz-se saber que nos autos acima identifi cados, encontra-se designado o dia 23 de Março de 2011, pelas 09 horas e 15 minutos, no Tribunal Judicial de Leiria, para a abertura de propostas, que sejam entregues até esse momento, na secretaria do Tribunal, pelos interessados na compra dos seguintes bens:

VERBA UMCasa de rés-do-chão e 1º andar, para habitação, sendo o rés-do-chão composto por 1 assoalhada, 1 cozinha, 1 casa de banho e hall, o 1º andar é composto por 3 assoalhadas, 1 casa de banho e hall, com superfície coberta de 72 m2, sito no lugar e freguesia de Amiais de Baixo, concelho de Santarém, a confrontar de Norte com Maria Augusta Faustino, de Sul com Maria Laura de Oliveira, de Nascente com José Maria Tavares e outra, e de Poente com estrada, inscrito na matriz predial urbano sob o nº 1533º da referida freguesia e descrita na Conservatória do Registo Predial de Santarém sob o nº 972/Amiais de Baixo, com o valor patrimonial de 18.908,43, sendo o valor base de licitação o montante de 61.220,00 €, conforme decisão de venda, ao que o correspondente a 70% monta a 42.854,00€ (Quarenta e dois mil oitocentos e cinquenta e quatro euros).A verba pertence ao Executado ANTÓNIO JORGE VARANDA NETO que é fi el depositário do prédio.

VERBA DOISCasa para habitação composta por cave ampla para arrecadação, rés-do-chão com espaço amplo cozinha e casa de banho, 1º andar de 4 assoalhadas, casa de banho, varanda e ainda sótão amplo para arrecadação, com superfície coberta de 52 m2, sito na Rua Dr. António Maria Galhordas, no lugar e freguesia de Amiais de Baixo, concelho de Santarém, a confrontar de Norte com José de Almeida, de Sul com Estrada, de Nascente com Manuel Saldanha e de Poente com Maria de Jesus Alves, inscrito na matriz predial urbano sob o nº 1695º da referida freguesia e descrita na Conservatória do Registo Predial de Santarém sob o nº 4842/Amiais de Baixo, com o valor patrimonial de 24.039,55, sendo o valor base de licitação o montante de 77.680,00 €, conforme decisão de venda, ao que o correspondente a 70% monta a 54.376,00€ (Cinquenta e quatro mil trezentos e setenta e seis euros).A verba pertence ao Executado VITOR MANUEL VARANDA ALVES NETO, que é fi el depositário dão prédio.

Será aceite a proposta de melhor preço acima do valor base de licitação, correspondente a 70% do valor base, e já indicado nas respectivas verbas.Os proponentes devem juntar à sua proposta e a título de caução um cheque visado à ordem da Agente de Execução ou garantia bancária, no montante de correspondente a 20% do valor base dos bens. Não se encontra pendente nenhuma oposição à execução.

Leiria, 01 de Março de 2011Agente de Execução,

(Ana Monteiro)

(em Jornal “O Ribatejo”, edição n.º 1323 de 11.03.2011)

VINURA - SOCIEDADE AGRÍCOLA E IMOBILIÁRIA, S.A.

CAPITAL SOCIAL – 750.000 EurosSEDE – RUA GIL VICENTE Nº 4 - FREGUESIA E CONCELHO - GOLEGÃ

MAT. CONS. REG. COMERCIAL DA GOLEGÃ SOB O Nº 503 020 532PESSOA COLECTIVA - Nº 503 020 532

ASSEMBLEIA GERAL ANUAL

CONVOCATÓRIA

Nos termos da Lei e do Contrato de Sociedade, da VINURA - SOCIEDADE AGRÍCOLA E IMOBILIÁRIA, S.A., convocam-se os Senhores Accionistas, para se reunirem em Assembleia Geral, a realizar no dia 30 de Março de 2011, pelas 10 horas, na sede da sociedade, na Rua Gil Vicente Nº 4, Golegã, com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS:

1. Deliberar sobre o Relatório de Gestão e as Contas do Exercício de 2010.

2. Deliberar sobre a proposta de Aplicação de Resultados.

3. Proceder à apreciação geral da Administração e Fiscalização da sociedade.

4. Deliberar nos termos do Artigo 17º do Contrato de Sociedade.

Nos termos do Artigo 6º, do Contrato de Sociedade, têm direito a voto os Accionistas possuidores de cem ou mais acções, que até dez dias antes da reunião, as tenham averbado ou depositado.

Entroncamento, 25 de Fevereiro de 2011

O Presidente da Mesa da Assembleia-geralMaria Rosa Gomes Duarte Dias Vieira

SOLADRILHO - SOCIEDADE CERÂMICA DE LADRILHOS, S.A.

CAPITAL SOCIAL – 4.000.000 EurosSEDE - ESTRADA DA BARROCA - FREGUESIA E CONCELHO - ENTRONCAMENTOMAT. CONS. REG. COMERCIAL DO ENTRONCAMENTO SOB O Nº 501 139 435

PESSOA COLECTIVA - Nº 501 139 435

ASSEMBLEIA GERAL ANUAL

CONVOCATÓRIA

Nos termos da Lei e do Contrato de Sociedade, da SOLADRILHO - SOCIEDADE CERÂMICA DE LADRILHOS, S.A., convocam-se os Senhores Accionistas, para se reunirem em Assembleia Geral, a realizar no dia 30 de Março de 2011, pelas 14 horas, na sede da sociedade, na Rua da Barroca, Entroncamento, com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS:

1. Deliberar sobre o Relatório de Gestão e as Contas do Exercício de 2010.

2. Deliberar sobre a proposta de Aplicação de Resultados.

3. Proceder à apreciação geral da Administração e Fiscalização da sociedade.

4. Deliberar nos termos do Artigo 16º do Contrato de Sociedade.

Nos termos do Artigo 6º, do Contrato de Sociedade, têm direito a voto os Accionistas possuidores de cem ou mais acções, que até dez dias antes da reunião, as tenham averbado ou depositado.

Entroncamento, 25 de Fevereiro de 2011

O Presidente da Mesa da Assembleia GeralMaria Rosa Gomes Duarte Dias Vieira

O Ribatejo11 | Março | 2011

20

Page 21: edição 1323

Integram o Instituto Politécnico a Escola Superior Agrária de Santarém, Escola Superior de Educação de Santarém, Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Escola Supe-rior de Saúde de Santarém e Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém

Instituto Politécnico de SantarémpolitécnicoSEMANA DESPORTIVA NA ESCOLA DE SAÚDE

A Associação de Estu-dantes da Escola Superior de Saúde organiza, entre 14 e 24 de Março, a 3ª Se-mana Desportiva em que vão decorrer actividades ligadas ao futsal, voleibol, andebol e basquetebol. As inscrições para participar com equipas nestas mo-dalidades estão abertas e podem ser feitas junto da associação de estudantes até 9 de Março. Custam 2,5 euros por pessoa. Cada participante tem direito a 2 bebidas no churrasco de abertura que se realiza na quinta-feira, dia 17.

GALA DA ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO

A Associação de Estu-dantes da Escola Supe-rior de Desporto de Rio Maior (AEESDRM) or-ganizou, no passado dia 3, a 4ª edição da Gala da Escola. O Cineteatro de Rio Maior encheu-se de alunos, pessoal docente e não docente, numa noite com muitos homenagea-dos. Houve música, stand up comedy e dança e fo-ram apresentadas as já habituais “performances teatrais” e musicais pro-tagonizadas por alunos da escola. Destaque ain-da para as participações das duas tunas da Escola, a Salituna e a Bagatuna. Também a Associação Jovem de Alcobertas e o humorista João Cunha fi-zeram parte desta festa.

Turismo apoia projecto avieiroProtocolo ∑ Politécnico e Entidade Regional de Turismo assinaram acordo de cooperação

A Jorge Justino, presidente do Instituto, e Joaquim Rosa do Céu, presidente da T-LVT, assinaram este protocolo

Foi durante a BTL, o maior evento de turismo em Portugal, que o Insti-tuto Politécnico e a enti-dade regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (T-LVT) assinaram um protocolo para o desen-volvimento de parcerias no âmbito do projecto de candidatura da cultura avieira a património na-cional e da criação de um novo destino turístico liga-do ao rio Tejo. Jorge Justi-

no, presidente do Institu-to, e Joaquim Rosa do Céu, presidente da T-LVT, assi-naram este protocolo que consagra o apoio e parce-ria na promoção dos desti-nos “avieiros” e “Rio Tejo” como parte integrante da região de turismo de Lis-boa e Vale do Tejo. Segun-do referiu ao nosso jornal Jorge Justino, presidente do IPS, este acordo “era fundamental, uma vez que se pretende dar a possibili-

dade da entidade de turis-mo ir avaliando a evolução deste processo por dentro, podendo assim apoiar de forma mais próxima todo a área da promoção turís-tica”. Jorge Justino refe-riu ainda que este projec-to “está em grande movi-mento” e que ainda esta semana o presidente do Instituto Politécnico, líder do consórcio promotor da cultura avieira, iria estar reunido com responsáveis

do programa de financia-mento InAlentejo para avaliar o enquadramento de outros projectos para financiamento comuni-tários. Tratam-se, segun-do Justino, de “projectos colaterais”de investigação científica, um deles ligado ao estudo das plantas flu-viais com potenciais usos industriais em cosméti-cos, entre outros produ-tos. É um projecto da Es-cola Agrária onde funcio-

na um mestrado na área de plantas medicinais e para fins industriais.

Em curso está tam-bém já a preparação do 2º congresso avieiro que este ano deverá contar com a presença da mi-nistra da Cultura. Ainda durante este ano deve-rá acontecer o festival in-ternacional de vídeo de-signado “Povos&Rios” – People&Rivers”, que vai decorrer em Santarém.

A Escola Superior Agrária recebeu a segunda edição das Jornadas Técnicas da Batata, uma organização de várias instituições do sector, entre as quais a Agromais.

Nestas jornadas foram abordados alguns dos de-senvolvimentos técnicos que estão a acontecer neste sector e, no final do dia, Má-rio Antunes, da Agromais, sintetizou algumas das principais conclusões deste

encontro: os produtores pe-dem maior sustentabilidade nos preços desta cultura agrícola; querem maior in-vestimento na armazena-gem; um maior incremen-to do interprofissionalismo no sector; integrar a área da distribuição como parte da fileira deste sector; de-senvolver mais contactos com o sector produtivo em Espanha e repensar o que pode ser o papel da Políti-

ca Agrícola Comum (PAC) após 2013.

No encerramento des-te evento, o presidente do Politécnico, Jorge Justino, sublinhou que este produto agrícola tem sido uma das áreas de investigação cien-tífica da Escola Agrária. Jor-ge Neves, director-geral da Agromais, referiu ao nos-so jornal que esta associa-ção de agricultores produz cerca de 14 a 15 mil tonela-

das de batata para indústria por ano e cerca de 2 mil to-neladas de batata para con-sumo. Sendo uma cultura “exigente” do ponto de vis-ta técnico, a Agromais tem uma parceria com um dos professores da Escola Agrá-ria, Artur Armaral, que tem desenvolvido alguma inves-tigação nesta área sobretu-do a nível de ensaios de fer-tilização e densidades de produção.

Escola Agrária recebeu jornadas técnicas da batata

O Ribatejo11 | Março | 2011

21

Page 22: edição 1323

negócios

O ministro da Agricul-tura não prometeu mui-to mas deixou o compro-misso aos agricultores da Agromais de que irá apoiar, dentro do possível, o projecto de emparcela-mento agrícola que está a ser conduzido por essa as-sociação de agricultores.

António Serrano par-ticipou no encontro anu-al da Agromais onde pe-diu “mais organização aos produtores agrícolas” para que possam ter “me-nos fragilidade na nego-ciação com as cadeias de distribuição”. “O emparce-lamento só pode ser apoia-do pelo PRODER e, neste momento, há medidas es-gotadas. Mas vamos tentar enquadrar este projecto”, afirmou o ministro.

Serrano elogiou o tra-balho da associação e dos agricultores ribatejanos, referindo que “esta região podia ser um postal ilus-trado para mandar como exemplo a outras regiões do país, algumas até com mais área disponível”.

No seu discurso, o mi-

nistro da Agricultura deu conta de que as candidatu-ras ao PRODER, cuja fase mais recente terminou em Fevereiro, representaram cerca de 900 milhões de euros de intenções de in-vestimento, para um má-ximo de 50 milhões de or-çamento disponível para apoio público deste pro-grama. “É sinal de que o sector está bem vivo”, su-blinhou Serrano. O minis-tro não negou que existe um aumento dos custos dos factores de produção, especulação de preços e

mais dificuldade de aces-so ao crédito por parte dos agricultores, mas salientou que o sector tem evoluído e que, actualmente, Portugal tem uma oportunidade de produzir mais pois, além de ter um elevado grau de dependência alimentar externa (cerca de 40% de défice na balança alimen-tar), pode ainda beneficiar do crescimento da procura mundial de alimentos e de alimentos com mais quali-dade. Deu ainda o exemplo do crescimento no sector dos horto-frutícolas, que

representa já cerca de 36% do produto interno agríco-la. Antes do seu discurso, o ministro ouviu Luís Vas-concellos e Souza, presi-dente da Agromais, apelar a que o governante “não se esqueça do projecto de em-parcelamento” e disse que “chegou a altura de trans-formar esta atitude positi-va, séria e leal do sr. Minis-tro em obra visível”. “Este projecto [emparcelamen-to] será dinheiro bem gas-to. São cerca de 1000 euros por hectare mas a maioria dos agricultores está dis-

posta a participar. Só pre-cisamos de ajuda do Es-tado para a legalidade da obra”, frisou Vasconcellos e Souza.

Custo da energia pre-ocupa A Agromais está a estudar aderir ao merca-do liberalizado de energia. Pediu preços a vários ope-radores mas a EDP e a En-desa não responderam. Os preços da Galp Power e da Iberdrola têm alguma di-ferença para o custo actual mas os técnicos da Agro-mais prevêem que mesmo o preço do mercado livre, onde estão estes operado-res, vai continuar a subir. O problema é que os agri-cultores que consumirem acima de um patamar vão ser obrigados, no final des-te ano, a entrar neste mer-cado liberalizado. Segundo dos cálculos da Agromais, seria necessário aumentar a produtividade por hec-tare (cerca de mais um to-nelada por hectare) para fazer face ao aumento do custo da energia dos últi-mos meses.

CONTINENTE DÁ CONSELHOS NUTRICIONAIS

Entre 9 e 23 de Março, o Continente de Santarém vai disponibilizar consul-tas de aconselhamento nutricional, rastreios (ten-são arterial, IMC, percen-tagem da massa gorda e peso) e esclarecimentos sobre as características nutricionais e funcionais dos produtos.

Para facilitar as esco-lhas diárias a nível de ali-mentação saudável, o nu-tricionista do Continente disponibiliza-se a acom-panhar os clientes durante as compras, ajudando-os na escolha dos alimentos certos e na leitura e escla-recimento dos rótulos dos produtos e dando dicas so-bre os melhores métodos de confecção para cada tipo de alimento.

MEDALHA DE OURO PARA O VINHO CASAL DA COELHEIRA

O vinho Rosé Casal da Coelheira, colheita de 2010, foi galardoado com a Medalha de Ouro do con-curso “Vinalies Interna-tionales – Vinalies d’Or”. Foi o único vinho rosé português a conquistar a mais alta distinção nes-te concurso realizado em Paris. A colheita 2009 des-te vinho rosé, produzido no Tramagal, obteve o ano p a s s a d o uma das seis “Grande Mé-daille d’Or”, atribuídas no Concur-so Mun-d ia l de Bruxelas, na Bélgi-ca, fazen-do parte do restri-to lote de “melhor resultado absoluto” registado em cada uma das catego-rias.

Agromais reuniu agricultores Golegã ∑ MInistro da Agricultura promete apoiar projecto de emparcelamento agrícola da Agromais

A Ministro entregou Prémio Agricultor Agromais 2010 a Joaquim Redol Vieira

∑ A Agromais criou um site onde é possível aos agricul-tores associados encomendarem produtos fitofarmacêuti-cos e outros. O site é um dos novos serviços desta associação que vai também criar duas salas para apoiar os agricultores nas candidaturas ao parcelário, uma na Chamusca e outra na Golegã. Outro dos novos serviços é a monitorização dos sistemas de rega para permitir reduzir custos de energia e consumo de água.

O milho é a maior cultura entre os associados da Agro-mais. Em 2011, irá representar cerca de 79,4% da área da pro-dução. A associação pretende aumentar a produção de ba-tatas de consumo e de indústria e subir ligeiramente a pro-dução de trigo e cevada para os 9,1% do total da produção. 8 000 hectares é quanto representam o território abrangido pelos agricultores da Agromais.

Agromais com novos serviços

magal, o ano a d o

as seis e Mé-d’Or”, das no r-n-de as, gi-n-te ri-de or do o” do da as o-

22 O Ribatejo11 | Março | 2011

Page 23: edição 1323

INVESTIR & AGIR | NEGÓCIOS

José Eduardo Carvalho (JEC) foi eleito presiden-te da Associação Indus-trial Portuguesa (AIP) e já começou a traçar algu-mas posições da sua lide-rança. À Agência Lusa, o dirigente empresarial re-feriu que não devem exis-tir assuntos “tabu”, como a legislação laborar ou o contrato social, e defende medidas que compensem a impossibilidade de des-cida dos salários.

O novo presidente da AIP referiu ainda que se vai bater pela adopção de algumas medidas que aju-dem a economia portugue-sa neste período, ressalvan-do que as posições públicas relativas às políticas que interagem com a activida-de empresarial são toma-das pela direcção da CIP – Confederação Empresa-rial de Portugal (CIP/CEP), que resultou da junção da CIP com a AIP e a AEP.

“A descida da taxa so-

cial única do emprega-dor, acompanhada do au-mento do IVA, com efeitos orçamentais nulos, é uma medida que tem que ser imediatamente pensada”, afirmou.

Para Eduardo Carvalho, a impossibilidade de des-valorização da moeda e de redução dos salários (me-

didas usadas na crise de 1983), obriga a que se “en-contrem outras formas de se reduzirem os custos sa-lariais”.

Para justificar a necessi-dade de alterar a legislação laboral, José Eduardo Car-valho refere que “os facto-res de competitividade se alteraram”. “Já não é capi-

tal e trabalho, é conheci-mento e inovação”, referiu, acrescentando que Portu-gal continua “com enqua-dramentos como há 30 ou 40 anos”. Para JEC também o contrato social tem de ser objecto de análise, porque “os resultados da sua exis-tência não têm sido benéfi-cos para a economia”.

José Eduardo Carvalho já traçou prioridades na AIPLegislação laboral ∑ Dirigente diz que este não pode ser assunto “tabu”

A José Eduardo Carvalho já começou a tomar posições como líder da AIP

Michelle Bachelet, di-rectora - executiva da ONU Mulher, divulgou uma mensagem para o Dia Internacional da Mulher que vale a pena aqui repe-tir: “Há cem anos, mulhe-res de todo o mundo deram um passo histórico no lon-go caminho em busca da igualdade. O primeiro Dia Internacional da Mulher foi proclamado para chamar a atenção sobre as inacei-táveis — e frequentemente perigosas — condições de trabalho que muitas mulhe-res enfrentavam em todo o mundo. Embora o evento tenha sido celebrado ape-nas em uns poucos países, ele levou mais de um mi-lhão de mulheres às ruas, exigindo não só melhores condições de trabalho, mas também o direito ao voto, de ocupar cargos públicos e de serem parceiras dos ho-mens em condição de igual-dade. (…) O foco do Dia In-ternacional da Mulher, este ano sobre o acesso iguali-tário das mulheres à edu-cação, à formação, às ciên-cias e à tecnologia, dá ênfa-se à necessidade de realizar esse potencial. O projecto para assegurar a igualda-de dos géneros e os direitos das mulheres é um projec-to global, um desafio para cada país, rico ou pobre, do Norte ou do Sul. Foi em re-conhecimento da sua uni-versalidade que as Nações Unidas articularam quatro organizações existentes para criar a ONU Mulher. O objectivo dessa nova en-tidade, que tenho o grande privilégio de dirigir, é gal-vanizar todo o sistema das Nações Unidas, para que possamos cumprir a pro-messa da Carta da ONU de

direitos iguais para homens e mulheres.”

Consciente das desigual-dades que persistem e da dificuldade de acesso das mulheres ao trabalho, em igualdade de circunstâncias com os homens, a União Europeia prepara-se para criar quotas, em 2012, se as empresas europeias não pu-serem mais mulheres em posições de chefia. De acor-do com os últimos núme-ros do Eurostat, só 12% dos membros dos conselhos de administração de empresas da União Europeia são mu-lheres, continuando estes cargos com muitas restri-ções à entrada destas.

No entanto, não me pa-rece que esta seja a melhor opção. Na minha opinião, deverá haver liberdade de ascensão a estes cargos que devem ser atribuídos em função da competên-cia individual de cada um e não de quotas, que a se-rem impostas só vão servir para fragilizar a posição das mulheres e para gerar situa-ções de quotas fictícias.

Se as mulheres tiverem as mesmas condições profis-sionais e pessoais que os ho-mens têm hoje, se o respeito pela família e pela diferen-ça se impuser, as mulhe-res não precisarão de quo-tas porque a sua ascensão será natural. Um exemplo disso, é a escolha da Diplo-mata portuguesa Ana Paula Zacarias para chefiar a de-legação da União Europeia no Brasil, um dos mais altos cargos do serviço diplomá-tico europeu, num país que acabou de eleger uma mu-lher como presidente.

Outro exemplo, são as mulheres que no mundo continuam a ser mal trata-das e descriminadas mas não desistem de lutar por uma sociedade mais jus-ta onde as suas filhas pos-sam ascender à liberdade de serem mulheres! A to-das elas presto a minha ho-menagem!

Docente /InvestigadoraConsultora PMEConsult

Florinda Matos(*)

Emprego & Formação

Mulheres do Mundo

LIGA DOS AMIGOS DO HOSPITAL DE SANTARÉMRESIDÊNCIA DR. ALBERGARIA MARTINS

CONVOCATÓRIAASSEMBLEIA GERAL

Convocam-se os Associados da Liga dos Amigos do Hospital de Santarém para a Assembleia Geral, que reunirá no dia 25 de Março de 2011 às 17 horas, na Residência Dr. Albergaria Martins, em Santarém, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Apreciação e aprovação do Relatório e das Contas anuais de 2010;2. Informações.

A reunião efectuar-se-á na hora marcada se estiverem mais de metade dos associados, de contrario efectuar-se-á uma hora depois com o número de associados presentes.

Santarém, 3 de Março de 2011

O Presidente da Assembleia GeralJosé Manuel Gonçalves Nogueira (Dr.)

IRMANDADE DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE SANTARÉM

REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA GERAL

CONVOCATÓRIANos termos do n.º 1 do artigo 38.º do Compromisso, convoco o Defi nitório da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, para uma reunião a realizar no dia 28 de Março de 2011, segunda-feira, pelas 17 horas, na Travessa da Misericórdia,13, em Santarém, com o seguinte Ordem de Trabalhos:

1) Apreciação e votação do Relatório e Contas de Gerência do ano de 2010;

2) Outros assuntos.

Não estando presente, à hora indicada, o número de Irmãos que o Compromisso prevê, a Reunião do Defi nitório realizar-se-á, uma hora depois, com os que estiverem presentes.

Santarém, 04 de Março de 2011

O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL,(António Manuel Garcia Correia)

Nota: As Contas de Gerência encontram-se à disposição dos Irmãos, na Secretaria da Misericórdia, a partir do dia 21 de Março de 2011; conforme estipula o n.º 1 do artigo 22.º do Compromisso

AVISO DE CONVOCATÓRIAConvocam se os associados da Farpa, Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico, para a Assembleia Geral que reunirá no dia 29 de Março de 2011 às 14 horas, no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém. E.P.E., com a seguinte ordem de trabalhos:

1 - Apreciação e votação do relatório de actividades e das contas de gerência do ano de 2010;

2 - Apreciação de sugestões e informações de interesse geral.

Se à hora atrás referida não estiver a maioria dos associados, a Assem-bleia-geral terá início trinta minutos depois, pelas 14h30m em segunda convocatória, com qualquer número de presenças.Santarém, 3 de Março de 2011

O Presidente da Mesa da Assembleia-geral(José António da Costa Salgado)

FARPA - ASSOCIAÇÃO DOS FAMILIARES E AMIGOS DE DOENTES PSICÓTICOS

O Ribatejo11 | Março | 2011

23

Page 24: edição 1323

Não era nada que não pudesse ser esperado, a derrota do Atlético Ria-chense no terreno do No-gueirense, que permitiu a esta equipa roubar, ainda que com os mesmos pon-tos, a liderança aos ribate-janos.

wO jogo no novo sinté-tico de Nogueira do Cravo foi bem disputado, mas os da casa aproveitaram bem as fraquezas dos visitan-tes, que além de Carioca e Pedro Galrinho, afasta-dos por lesão, tiveram a contrariedade de não po-derem contar com o guar-da-redes habitualmente titular, Rui Galrinho, im-pedido por castigo asso-ciativo como treinador do escalão de infantis.

Até ao intervalo a coisa ainda foi equilibrada, mas depois vieram três golos no espaço de dez minutos que tornaram inglório o golo único de Emerson.

Um pouco melhor este-ve o Monsanto na viagem a Oliveira do Bairro, onde esteve perto de conseguir arrecadar os três pontos que colocariam os mon-santenses ao nível de No-

gueirense e Riachense em termos classificativos. Cla-ro que no plano desportivo ninguém tem dúvidas dis-so. E com apenas uma jor-nada para fechar as contas da primeira fase, já estão certas cinco das seis equi-pas que vão disputar o títu-lo. Nogueirense, Riachen-se e Monsanto, que vão partir com alguns pontos de avanço sobre o Olivei-ra do Bairro e o Sourense, duas equipas que garan-tiram o apuramento nes-

ta jornada. Académico de Viseu e Marinhense são os dois candidatos à vaga sobrante, mas só no do-mingo que vem se saberá quem embarca. A questão vai ser dirimida na Mari-nha Grande, onde os vi-seenses se deslocam para resolver a questão, sendo certo que o empate favo-rece os visitantes.

O Atlético Riachense re-cebe o Oliveira do Bairro com vontade de alargar os nove pontos que já leva à

maior sobre os bairradi-nos. Até porque os pontos vão ser cortados ao meio na transição para a fase fi-nal e convém manter uma vantagem o mais cómoda possível.

O Monsanto joga em casa com o Sourense e o mais provável é a turma de Rui Gorriz acrescentar mais três pontos à sua con-tabilidade, para se manter bem próximo dos adversá-rios directos, Nogueirense e Riachense.

desportoDESPORTO | FUTEBOL

3ª Nacional - Série DLiga de Honra

Distrital - Divisão Secundária

Riachense tropeça

A Nogueirense-Riachense: Derrota deixa as equipas empatadas no topo da tabela

Apuramento arranca no domingo

Fátima volta a perder

Começa no próximo do-mingo a fase de apuramento do campeão distrital da Divisão Secundária e do apuramento das duas equi-pas que o acompanham na subida ao escalão maior do futebol distrital. São seis os concorrentes, a saber: U. Abrantina, Ferroviária, Mo-

çarriense, Mindense, Salva-terrense e Porto Alto.

Indicar os candidatos mais fortes não é ainda possível, uma vez que as equipas foram apuradas, aos pares, em séries dife-rentes e, por isso, a maio-ria delas ainda não se de-frontaram directamente.

A ronda de abertura in-clui os seguintes jogos: U. Abrantina-Salvaterrense; Ferroviária-Porto Alto e Mindense-Moçarriense. À laia de previsão podemos apontar para algum favori-tismo dos abrantinos frente aos de Salvaterra de Magos, a avaliar pela forma mais

fácil como os de Abrantes garantiram o apuramento na sua série, e nos outros dois jogos se o factor casa for determinante, Ferroviá-ria e Mindense poderão so-mar os três pontos, embora se vaticine algum aparen-te equilíbrio entre todas as equipas.

Ricardo Moura e os seus pupilos não foram felizes na deslocação ao Estoril. Já se adivinhava um jogo carre-gado de dificuldades, mas sofrer o primeiro golo com apenas meia dúzia de mi-nutos jogados, veio tornar a situação ainda mais pericli-tante. O último lugar na ta-bela continua a pesar sobre

os ombros do Fátima, mas é ainda muito cedo para dei-tar a toalha ao chão. Está um terço do campeonato ainda por disputar, o que equivale a trinta pontos, ou seja à massa crítica, no as-pecto dos pontos para dar a volta por cima.

No domingo que vem, o Fátima recebe o Aves.

O Ribatejo11 | Março | 2011

24

Classificação

JOG

OS

VIT

ÓR

IAS

EM

PATA

DO

S

DE

RR

OTA

S

GO

LOS

PO

NT

OS

1. Nogueirense 21 12 7 2 44-15 432. Atl. Riachense 21 13 4 4 38-23 433. Monsanto 21 12 5 4 40-15 414. Oliv. Bairro 21 9 7 5 28-22 345. Sourense 21 9 6 6 28-24 336. Ac. Viseu 21 9 5 7 38-27 327. Bf. C. Branco 21 8 5 8 33-32 298. Marinhense 21 8 5 8 22-21 299. Ág. Moradal 21 6 5 10 21-24 2310. Tocha 21 6 4 11 27-33 2211. Vigor 21 5 3 13 25-44 1812. Gândara 21 1 0 20 7-71 3

3ª DIVISÃO NACIONAL - SÉRIE DZ21ª jornada Nogueirense 3 Atl. Riachense 1

Oliv. Bairro 1 Monsanto 1

Sourense 2 BC Branco 1

Ac. Viseu 1 Tocha 0

Gândara 0 Marinhense 1

Ág. Moradal 1 Vigor 0

21ª jornada (13 Março) Monsanto Sourense

Atl. Riachense Oliv. Bairro

BC Branco Ág. Moradal

Tocha Nogueirense

Marinhense Ac. Viseu

Vigor Gândara

Classificação

JOG

OS

VIT

ÓR

IAS

EM

PATA

DO

S

DE

RR

OTA

S

GO

LOS

PO

NT

OS

1. Trofense 20 10 6 4 29-20 362. Oliveirense 20 9 8 3 28-22 353. Feirense 20 10 3 7 25-23 334. Estoril 20 8 6 6 27-17 305. Gil Vicente 20 7 9 4 28-26 306. Arouca 20 7 8 5 32-28 297. Santa Clara 20 8 5 7 21-18 298. Aves 20 7 6 7 28-22 279. Freamunde 20 5 12 3 28-22 2710. Leixões 20 7 6 7 24-21 2711. Moreirense 20 6 6 8 20-26 2412. Belenenses 20 5 8 7 25-28 2313. Penafiel 20 5 7 8 19-24 2214. Varzim 20 3 10 7 26-33 1915. Covilhã 20 5 3 12 18-37 1816. Fátima 20 4 5 11 21-32 17

LIGA DE HONRAZ20ª jornada Estoril 2 Fátima 0

Aves 1 Varzim 1

Trofense 1 Penafiel 0

Feirense 2 Sp.Covilhã 1

Arouca 2 Gil Vicente 2

Santa Clara 1 Moreirense 0

Freamunde 0 Oliveirense 0

Leixões 1 Belenenses 0

21ª jornada (13 Março) Fátima Aves

Oliveirense Trofense

Varzim Estoril

Gil Vicente Feirense

Sp.Covilhã Arouca

Belenenses Santa Clara

Moreirense Freamunde

Penafiel Leixões

Classificação

JOG

OS

VIT

ÓR

IAS

EM

PATA

DO

S

DE

RR

OTA

S

GO

LOS

PO

NT

OS

Div. Principal - Apuramento Campeão1. Ouriense 2 1 1 0 3-1 252. Torres Novas 2 1 1 0 4-3 233. Cartaxo 2 1 0 1 3-3 234. Fazendense 2 0 2 0 1-1 215. Mação 2 0 1 1 0-1 186. Alcanenense 2 0 1 1 1-3 18

Div. Principal - Manutenção1. Amiense 2 2 0 0 5-2 182. Benavente 2 0 1 1 1-3 183. Pego 2 1 0 1 4-4 154. U. Tomar 2 0 1 1 1-3 145. Samora 2 1 0 1 5-4 106. Ouriquense 2 1 0 1 4-4 9

DISTRITAL - DIVISÃO PRINCIPAL - APURAMENTO CAMPEÃO E MANUTENÇÃOZDiv. Principal - Apuramento Campeão

2ª jornadaTorres Novas 3 Cartaxo 2

Mação 0 Fazendense 0

Alcanenense 0 Ouriense 2

3ª jornada (13 Março)Mação Torres Novas

Cartaxo Alcanenense

Fazendense Ouriense

Div. Principal - Manutenção1ª jornada - jogo em atraso

Amiense 2 Pego 1

2ª jornada Pego 2 Samora 2

U. Tomar 1 Amiense 3

Ouriquense 3 Benavente 0

3ª jornada (13 Março)Pego U. Tomar

Amiense Ouriquense

Samora Benavente

Page 25: edição 1323

Distrital - Divisão principal

FUTEBOL | DESPORTO

Taça do Ribatejo sem surpresas

Ouriense na frenteO Ouriense parece mes-

mo apostado em subir à 3.ª Divisão Nacional e, domin-go a domingo, vai fortale-cendo essa aspiração.

No dia do Entrudo foi a Alcanena, sem espinhas, com dois golos da autoria de Marco e Edgar. Graças a isso aí estão os de Ourém de novo no topo da tabela.

O Torres Novas igualou o Cartaxo na segunda po-sição, depois de vencer os cartaxeiros na terça-feira de carnaval. Foi um jogo muito disputado. O triunfo torrejano só se consolidou no período de descontos, já que nos dois momentos anteriores em que os ama-relos estiveram na frente, souberam os do Cartaxo repor a igualdade. O em-pate registado em Mação, onde o visitante foi o Fa-zendense, não ofende a ló-gica, mas penaliza mais a equipa de Filipe Rego, que viu alargar-se o fosso que a separa do cimo da tabe-la, que a de Paulo Costa que, aos poucos, vai fican-do afastada da luta pelo tí-tulo.

No próximo domingo, o Ouriense vai às Fazendas de Almeirim, onde uma eventual divisão de pon-tos já lhe conviria. O pior que os fazendenses não es-tão nada interessados em esbanjar pontos em casa, nem se podem dar a esse luxo se querem mesmo lu-tar pelo título. O Torres

Novas vai ter empatar, no mínimo, em Mação para não comprometer os objec-tivos e o Cartaxo também não se pode dar ao luxo de perder pontos na visita do Alcanenense.

Amiense aceleraNo grupo que discute

a manutenção, o Amien-se entrou a todo o gás e já igualou o Benavente na frente da classificação. A turma de Amiais de Bai-xo venceu o Pego, no jogo em atraso, e foi ganhar a Tomar na terça-feira afastando para já os fan-tasmas de uma eventual despromoção ao escalão secundário. Os pegachos é que tiveram que traba-lhar a dobrar para vencer o Samora. Estiveram a per-der por duas bolas, mas conseguiram virar e arre-cadar os três pontos.

O Ouriquense bateu surpreendentemente o Benavente e ganhou novo ânimo, para uma luta que vai durar até ao fim. Na próxima ronda o Amien-se deverá continuar a so-mar pontos frente ao Ou-riquense, enquanto que o Samora irá querer apro-veitar o momento menos bom do Benavente para lhe sacar os três pontos, que bom jeito lhes daria. Final-mente o Pego-U. Tomar é jogo para a divisão de pon-tos, mas qualquer uma das equipas pode vencer.

Os quartos-de-final da Taça Ribatejo não trouxeram surpre-sas de maior e as equipas favori-tas acabaram por justificar esse favoritismo e garantiram a pas-sagem às meias-finais.

O Desportivo de Torres No-vas teria, talvez a tarefa mais complicada, mas saiu-se bem da viagem às margens do Nabão e venceu à tangente deixando os

tomarenses a chuchar no dedo.Resultado igual foi conse-

guido pelo Cartaxo na cur-ta deslocação a Vila Chã de Ourique, o que não espanta dada a diferença de potencial de ambos os emblemas.

Também sem ponta de espan-to o Alcanenense e o Benavente livraram-se de adversários me-nos cotados, como são o Samora

e o Mindense, este o último re-sistente da Divisão Secundá-ria.

A s mei a s - f i n a i s e s t ão agendadas para o dia 22 de Abril, Sexta-feira Santa, e os jogos são Cartaxo-Alcanenense e Torres Novas-Benavente.

À partida as possibilidades maiores são de quem joga em casa, mas nada é garantido. A Alcanenense - Samora

O Ribatejo11 | Março | 2011

25

Page 26: edição 1323

DESPORTO | MODALIDADES

“Patos” arrancamvitória no Cacém

Futsal - campeonato nacional 3ª divisão

O Clube Desportivo “Os Patos” conseguiu uma im-portante vitória no terre-no do Unidos do Cacém, por 3-1, no passado fim-de-semana, um resultado que permite à equipa ain-da acalentar a esperança de se manter no nacional da 3ª divisão de futsal. O clube do Rossio ao Sul do Tejo, Abrantes, soma agora 16 pontos, e está a 7 pontos dos Moradores da Portela, equipa imediatamente aci-

ma da linha de água. Num jogo que interessava bas-tante aos Patos, o outro re-presentante do distrito, o CAD Coruche perdeu por 2-0 na Portela, e é cada vez mais o lanterna vermelha da tabela, com apenas 4 pontos. Na próxima jorna-da, que se disputa apenas a 19 de Março, os Patos re-cebem o Granja do Ulmei-ro, ao passo que o Coruche joga frente ao Caldas, tam-bém no seu reduto.

Taça do Ribatejo sem surpresasFutsal

Os quartos de final da Taça do Ribatejo da As-sociação de Futebol de Sa-tarém (AFS) em futsal, jo-gados no passado fim-de-semana, não trouxeram grandes surpresas em ter-mos de resultados. O desta-que vai para a única vitória fora de portas, alcançada pelo Novas Oportunida-des, que foi ao terreno do Carvalhos Figueiredo ven-cer por 7-6, num jogo em que estava a perder por 5-1

ao intervalo. Nos restantes jogos, o Riachense, líder da fase de apuramento de campeão, recebeu e ven-ceu a Conforlimpa Almei-rim por 3-1, o Sandoeirense venceu o ADCF Entronca-mento pela margem míni-ma, 2-1, e o CD Fátima ga-nhou ao Vitória Santarém por 5-1.

Nesta eliminatória, fi-caram pelo caminho to-das as equipas da fase de apuramento 1ª divisão,

pois as quatro restantes são equipas que se apu-raram na primeira fase do campeonato distri-tal da AFS para a fase de apuramento de campeão. Entre estas está o Fáti-ma, detentor do troféu. As meias-finais da Taça do Ribatejo estão marcadas para 26 de Março.

O campeonato está de regresso este fim-de-sema-na, 12 e 13 de Março, com os jogos Fátima – Sandoeiren-

se, Carvalhos Figueiredo – Conforlimpa Almei-rim, Novas Oportunida-des – Achete, e Riachen-se – Sabacheira, na fase de apuramento de campeão. Na fase de apuramento 1ª divisão, defrontam-se Ca-biçalva – Louriceirense, Azinhaga – Vitória Santa-rém, Juventude Ouriense – ADCF Entroncamento, e Ribeira do Fárrio – Casa do Benfica da Golegã. Fol-ga o Tramagal.

EQUIPA DE TIRONO JAMOR

A secção de tiro da Casa do Benfica de San-tarém participou numa prova do torneio Inatel de tiro ao alvo, que se re-alizou no complexo des-portivo do Jamor, no pas-sado sábado, 5 de Março. Os scalabitanos conse-guiram o 3º lugar, entre sete equipas.

PÁSCOA DESPORTIVANO CARTAXO

As inscrições para o programa de ocupação de tempos livres “Páscoa desportiva e cultural” do Cartaxo estão aber-tas até ao dia 23 de Mar-ço, na Casa Municipal da Juventude. Este progra-ma dirige-se a jovens en-tre os 6 e os 14 anos, com as actividades divididas em dois turnos por cada uma das semanas das fé-rias da Páscoa, entre 11 e 21 de Abril, cada um com cem participantes. Este ano, o programa aceita também crianças dos 4 e os 6 anos.

PROVA TT DE SOLIDARIEDADE

O Glória Moto Clube vai realizar a sua 1ª pro-va de resistência todo-o-terreno no próximo dia 20 de Março, na zona de Foros de Salvaterra. As possíveis receitas rever-tem a favor dos bombei-ros voluntários de Salva-terra de Magos.

A Casa do Benfica de Santarém (CBS) con-quistou o primeiro lu-gar do pódio no torneio de judo por equipas, no escalão de infantis, em Salvaterra de Magos, uma prova que decorreu

no passado sábado, 5 de Março, integrado na pro-gramação oficial do Mês da Enguia.

A jovem equipa scala-bitana da CBS, que mos-trou já um bom nível competitivo na maioria

dos combates, foi com-posta pelos atletas Rú-ben Dias, João Duarte, Vasco Costa e Miguel Rabuge, acompanhados pelo mestre Jorge Barro-ca Vítor e pelo monitor Carlos Ricardo.

Casa do Benfica de Santarém

Judocas scalabitanosvencem em Salvaterra

Alpiarça recebe provada Taça de Portugal

A prova “ triat lo de Alpiarça / Tecnorém”, pontuável para a Taça de Portugal e primeira eta-pa do campeonato nacio-nal de cadetes e juniores, realiza-se a 20 de Março, num percurso totalmen-te dentro do concelho de Alpiarça. A prova principal divide-se em 750 metros de natação na albufeira da Barragem dos Patudos, se-guindo-se 20 quilómetros de ciclismo nas ruas da vila, e termina com 5 qui-lómetros de corrida junto à albufeira. Em Alpiarça,

vão estar os melhores tria-tletas nacionais, uma vez que se trata de uma prova de selecção para competi-ções internacionais, e al-guns estrangeiros de reno-me, que escolhem Portu-gal para realizar estágios. O presidente da Federação de Triatlo de Portugal, José Luís Ferreira, espera um re-corde de participação nes-ta prova, tendo em conta o excelente momento que o triatlo atravessa, e elogiou o trabalho que os “Águias” têm vindo a desenvolver a nível da formação.

Triatlo

“Tigres” e Ourém vencemHóquei em patins - 2ª divisão nacional

O Hóquei Clube “Os Ti-gres”, de Almeirim, rece-beu e venceu o HC Sintra por 3-1, um resultado que deixa o clube com 51 pon-tos, no 2º lugar da tabela classificativa da 2ª divisão nacional de hóquei em pa-tins, a apenas um ponto do líder, o CD Paço de Arcos, que em Algés por 6-1. Pelo

clube almeirinense, os go-los foram apontados por Bruno Januário, que mar-cou duas vezes, e João Sil-va. A Juventude Ouriense venceu em Peniche o Stella Maris por 5-2 e também se manteve no 5º lugar, com 38 pontos. João Silva mar-cou dois golos da equipa ou-riense, ao passo que Filipe

Almeida, Diogo Oliveira e João Capitolino assinaram os restantes. Na próxima jornada, a 19 de Março, os Tigres jogam uma cartada decisiva no terreno do líder Paço de Arcos, ao passo que a Juventude Ouriense des-loca-se a Valado dos Frades, para defrontar a Biblioteca Instrução e Recreio.

Clássica do distritono Mês da Enguia

Os “12 km de Salvater-ra – prova Prof. António Lopes”, uma clássica do atletismo no distrito, reali-za-se no próximo dia 27 de Março, a partir das 10h30, organizada pela associa-ção Amigos da Corrida de Salvaterra (ACS), que pre-vê a presença de cerca de 1.000 atletas nos escalões de seniores e veteranos, quer masculinos, quer fe-mininos.

As inscrições custam 7 euros e estão abertas até dia 21 de Março. De-pois dessa data, caso ain-da existam vagas, os parti-

cipantes pagam 9 euros, e 12 euros em caso de inscri-ção no dia da prova. Este ano, as provas de seniores masculinos e femininos têm um prémio recorde de 150 euros para os vencedo-res, ao passo que os 2º e 3º classificados recebem 100 e 75 euros, respectivamen-te. José Ramos, da Confor-limpa, com um tempo de 36m18s, detém o recorde no sector masculino, ao passo que Sandra Teixei-ra, do Sporting CP, é a re-cordista de sempre da pro-va nas mulheres, com um tempo de 42m26s.

Atletismo

O Ribatejo11 | Março | 2011

26

Page 27: edição 1323

MODALIDADES | DESPORTO

CAMPEONATO NACIONAL DE NATAÇÃO EM SANTARÉM

O complexo aquático de Santarém vai receber o campeonato nacional de natação sincronizada no fim-de-semana de 12 e 13 de Março, organizado pela Scalabisport, pela Federação Portuguesa de Natação e pela As-sociação de Natação do Distrito de Santarém. No sábado, 12, a competição inicia-se às 9 horas, com a prova de figuras, se-guindo-se a prova de es-quemas, às 16 horas. No domingo, realizam-se as finais, com as provas de figuras marcadas para o período da manhã, e as de esquemas para a par-te da tarde.

PASSEIO TODO-O-TERRENO NO SARDOAL

A Associação para o Progresso do Lugar de Mivaqueiro, da freguesia de Alcaravela, vai pro-mover o IX passeio todo-o-terreno no Sardoal, no sábado, 12 de Março, com concentração marcada para as 8h30, na área de serviço sardoalense. A inscrição na prova inclui roadbook, pequeno-al-moço, almoço e lanche ajantarado. A partir das 21 horas haverá baile po-pular, com o artista po-pular Graciano Ricardo. Mais informações pelo telefone 965 058 935.

O Centro Social Ouri-quense recebeu no pas-sado dia 05 de Março, pelas 16h30 a apresenta-ção do Clube de Ciclismo Ouriquense. Um dia que ficou marcado pela apre-sentação da equipa femi-nina de ciclismo e ain-da pela nova “escolinha” que dará aos mais novos a oportunidade de apren-derem e desenvolverem uma nova modalidade desportiva, na área das duas rodas. Um projecto liderado por Luís Nepo-muceno durante o pró-ximo triénio e que terá um orçamento total de 220 mil euros, para des-pesas como equipamen-tos desportivos, bicicle-

tas e deslocações. Ainda assim, o clube procurou desenvolver parcerias e angariar patrocinadores de modo a diminuir os custos (Frindus e Vilar-con). Apesar de amado-ra, durante os próximos três anos, a equipa fe-minina do Clube de Ci-clismo Ouriquense irá disputar diversas pro-vas nacionais e inter-nacionais, como a Taça de Portugal, o campeo-nato nacional, a taça de Espanha, o troféu Cos-ta Etrusca, em Itália, o Giro Feminino de Ciclis-mo, no Brasil, o Tour Fe-minin de Limousin, em França, o Holland Ladies Tour, na Holanda, entre

outras provas além Fron-teiras. Quanto às escoli-nhas de ciclismo, este é um projecto de 2011 que terá os escalões de ben-jamins, iniciados e in-fantis e cujos pequenos atletas serão acompa-nhados por Aurélio Sar-dinha (treinador), Luís Domingos e António Agostinho (treinadores adjuntos) com treinos semanais. Um novo de-safio que nasce em Vila Chã de Ourique, no en-tanto, Luís Nepomuce-no adianta que apesar de educativo, “este deve ser um projecto para levar a brincar, sem exigências de resultados no que toca às escolinhas”.

Apesar de amador, clube tem conseguido bons resultados

Vila Chã de Ourique ganha clube de ciclismo

Treinador do “Parafuso”na Suécia e Holanda

Taekwondo - Entroncamento

Raul Cipriano, treinador de taekwondo do clube “Pa-rafuso”, no Entroncamen-to, foi o chefe de equipa do ABC de Braga que esteve no Open da Suécia, no iní-cio de Fevereiro, e duas se-manas depois no Open da Holanda. Em Trelleborg, os atletas portugueses pontua-ram para o ranking do mun-do. Rui Bragança e Nuno Costa trouxeram as meda-lhas de ouro nas categorias de peso de - 58 e - 63 quilos,

ao passo que José Fernan-des foi medalha de prata em - 68 quilos. Colectivamen-te, com apenas três atletas, o ABC de Braga ficou ape-nas atrás da selecção nacio-nal da Rússia, que se deslo-cou à Suécia com 29 atletas. No Open da Holanda, que se realizou em Eindhoven, Rui Bragança e Nuno Cos-ta voltaram a vencer as suas categorias, e José Fernan-des, lesionado, assumiu as funções de “coach”.

Atleta do Alvitejo vence em Londres

Atletismo

Luís Carva lho, do C.C.D. “O Alvitejo”, de Vale de Figueira, foi o pri-meiro classificado no es-calão Veteranos 50 na pro-va “The Old Deer Park Ri-chmond”, que se realizou em Londres, Inglaterra, no sábado, 5 de Março. O atle-ta alvitejano percorreu os 10 quilómetros da prova em 44m09s, tendo conse-guido o 64º lugar na clas-

sificação geral, entre 350 atletas.

Dos atletas do Alvitejo, destaque ainda para Vera Vaz, que venceu na cate-goria de seniores femini-nas a 28ª edição das “Três Léguas do Nabão”, uma prova clássica disputada em Tomar, no domingo, 6 de Março, com a presença de 243 atletas de 40 equi-pas.

O Ribatejo11 | Março | 2011

27

programaABRIL 2 | 21h30

Homenagem a Giacometti Mostra etnográfica no Teatro Sá da Bandeira, com exibição de qua-dros tradicionais pelos Ranchos Folclóricos do Bairro de Santarém e Abitureiras.

ABRIL 3 | 11h00

Cravos para Salgueiro Maia na data do seu aniversárioIntervenção pública junto da estátua do “Capitão de Abril”, com a presença de seus familiares, representantes dos Municípios de San-tarém e Castelo de Vide, e com a colaboração da Escola Prática de Cavalaria de Abrantes.

ABRIL 6 | 21h30

”Futebol de Causas”Cineclube de Santarém apresenta filme de Ricardo Antunes Martins, no Teatro Sá da Bandeira, havendo debate com a presença de alguns actores intervenientes, e tendo os jovens como público-alvo.

ABRIL 9 | 21h30

“Abril Sempre”Serão recreativo e artístico em Café-Concerto no Centro Cultural Re-gional de Santarém - Fórum Actor Mário Viegas, com música, canto, teatro e poesia. Iniciativa de jovens estudantes com a participação do Conservatório de Música de Satarém.

ABRIL 15 | 21h30

“Sophia” - Cinema e PoesiaCineclube de Santarém apresenta filme de João César Monteiro, no Centro Cultural Regional de Santarém - Fórum Actor Mário Viegas, com a participação do Grupo “A PHALA” num recital de poesia sobre Sophia de Mello Breyner.

ABRIL 16 | 21h30

Inauguração da Exposição “Por uma vida Melhor” de Gérald BloncourtExposição de fotografia no Centro Cultural Regional de Santarém - Fórum Actor Mário Viegas, que esteve patente ao público no Museu Colecção Berardo. Inauguração a 16 de Abril seguida de mesa redonda com a temática da Emigração Portuguesa. Exposição patente até 30 de Abril.

ABRIL 17 | 16h30

Teatro para crianças - “O Trono do Rei”A Livraria “Aqui há Gato” apresenta um teatro divertido, no Centro Cultural Regional de Santarém - Fórum Actor Mário Viegas. Uma his-tória do tempo do Rei D. Manuel, com muitas peripécias à volta dos descobrimentos marítimos portugueses.

ABRIL 20 | 21h30

“48”Cineclube de Santarém apresenta “48” - filme de Susana de Sousa Dias, no Teatro Sá da Bandeira, seguido de debate com a presença de actores e presos políticos.

ABRIL 23 | 16h30

“O 25 de Abril Contado às Crianças”Cinema e teatro com a participação do Cineclube e do Teatrinho de Santa-rém, no Centro Cultural Regional de Santarém - Fórum Actor Mário Viegas.

ABRIL 23 | 21h30

“José e Pilar”Cineclube de Santarém apresenta filme sobre José Saramago, no Teatro Sá da Bandeira, prevendo-se a presença do realizador Miguel Gonçalves Mendes. Será dado destaque à obra de Saramago, no foyer do Teatro, com venda e exposição de livros. Colaboração especial do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e de uma livraria da cidade.

ABRIL 24 | 21h30

“E Depois do Adeus” – Colóquio / ExposiçãoColóquio na antiga Escola Prática de Cavalaria e exposição no Convento de São Francisco, com o espólio pessoal de José Niza, relativo à canção “E Depois do Adeus”. A partir da famosa canção de José Niza, far-se-á uma sessão alusiva aos acontecimentos da madrugada do dia 25 de Abril de 1974, com participação de várias personalidades ligadas à canção-senha do avanço militar sobre Lisboa. Com a presença de Paulo de Carvalho e outros.

ABRIL 25 | 12h30

Almoço Comemorativo do 25 de AbrilConvívio festivo, na antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém, para se comemorar a “Revolução dos Cravos”, com a presença de várias entidades oficiais, militares de Abril, e público em geral.

Comemorações do

25 de Abrilem Santarém

COMISSÃO DAS COMEMORAÇÕES DO 25 ABRIL EM SANTARÉM

http://com25abr.wordpress.com/https://www.facebook.com/comissao.abrilsantaremEmail: [email protected]

maisinformações

Page 28: edição 1323

culturasFeira do livro em OurémOurém vai receber de 21 a 27 de Março mais uma edição da Feira do Livro. A feira decorrerá na Praça D. Maria II, junto aos Paços do concelho. Sessões de autógrafos, oficinas de expressões dramáticas e muita leitura são algumas das propostas.

O Ribatejo11 | Março | 2011

28

SANTARÉMW Shopping - CinemasTel: 707220220Castello Lopes 1IndomávelWestern(M12) - Mattie Ross é uma jovem de 14 anos cujo pai foi morto a sangue frio pelo cobarde Tom Chaney e que está determinada a levá-lo à justiça. Com a ajuda de um confl ituoso e alcoólico U.S. Marshal, Rooster Cog-

burn, ela prepara-se, ignoran-do as reservas do próprio Ro-oster, para caçar Chaney.Às 13h20, 16h00, 18h50, 21h40 e 00h20

Castello Lopes 2 O Ritual Thriller (M12)Protagonizado por Anthony Hopkins e Colin O’Donoghue e realizado por Mikael Håfström («1408»), baseado no livro de Matt Ba-

glio «The Rite: The Making of a Modern Exorcist». Às 13h30, 16h10, 18h40, 21h30 e 00h10

Castello Lopes 3O Discurso do ReiDrama (M12) Após a morte de seu pai, o Rei George V, e da escandalosa abdicação do Rei Eduardo VIII, Bertie, que toda a sua vida sofreu de um debilitante problema

de fala, é coroado Rei George VI de Inglaterra.Sessões às 13h00, 15h40, 18h20, 21h20, e 00h00

Castello Lopes 4Zé ColmeiaAnimação (M6) Jellystone Park, habitat de Zé Colmeia, tem vindo a perder negócio, pelo que o Mayor Brown de-cide fechar o parque e vender os terrenos. Isto signifi ca que

as famílias vão deixar de po-der apreciar a beleza natural deste local, e, pior ainda, Zé Colmeia e Catatau vão ser expulsos da sua casa. Ses-sões às 12h50, 15h00, 17h00 e 19h00

O Cisne Negro - DigitalThriller(M12) Sessões às 21h00 e 23h30

Castello Lopes 5

O DilemaComédia(M12) - Desde o secundário que o solteirão Ronny e o feliz casado Nick, são como “unha e carne”. Agora sócios de uma em-presa de design automóvel, os dois amigos lutam para implementar um projecto de sonho de forma a lançar a sua empresa. Às 13h10, 15h50, 18h30, 21h10 e 23h40

Rio Maior realiza dia 14 de Março, pelas 21h00, no Cen-tro Cultural de Rio Maior, um workshop de danças lati-nas. Uma iniciativa que pre-tende despertar para o mun-do das danças latinas como a Salsa, o Merengue, o Cha Cha Cha e o Bachata, músi-cas com ecos cubanos para uma noite bem passada, num ambiente descontraído. Tra-ga um par e deixe-se contagiar pela energia dos movimen-tos e da música quente e atre-vida, sob a orientação do for-mador João Tiago Fernandes, dia 14 de Março, em Rio Maior.

Pequenos Cantores Os Pequenos Cantores de São Francisco (PCSF), sob a orientação do Director Artístico David Paccetti Correia e do Maestro Diogo Pombo, actuam no próximo Domingo, dia 13 de Março, no espectáculo de encerramento do I Ciclo de Órgão de Santarém que irá decorrer na Sé de Santarém, às 16 horas.Os PCSF irão actuar em conjunto com os Pequenos Cantores da Basílica da Estrela que, tal como os PCSF, são um dos raríssimos coros litúrgicos eruditos, de crianças, existentes em Portugal.

teatro

David Fonseca a solo em Tomar

Workshop de danças latinas em Rio Maior

“U Know Who I Am – one man, a thousand instruments and a po-laroid” é o ultimo sucesso de Da-vid Fonseca, que chega ao Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, dia 11 de Março, às 22h00. Um espec-táculo diferente que tem esgota-do as salas de concertos, um pou-co por todo o país. Um homem, mil instrumentos e uma máqui-na fotográfica instantânea tem sido a proposta do jovem músico de Leiria, tornando irrepetível, cada um dos concertos. Deixe-se surpreender neste concerto a solo, inserido na iniciativa To-mar Jovem 2011, dia 11 de Março, às 22h00, em Tomar.

roteiro cinemas ∑

“39 Degraus”, um espectáculo comedia, chega ao Centro Cultural do Cartaxo (CCC), dias 11 e 12 de Março, às 21h30 e 16h30, respectivamente. Em cena, Inês-Castel-Branco, João Didelet, Rui Melo e Joaquim Horta compõem o elenco desta comédia, os quatro protagonistas não se poupam a esforços para fazer rir o público, interpretando mais de 30 persona-gens durante o espectáculo. Uma peça inspirada num filme de Alfred Hitchcock que conta a história de um ilustre “gen-tleman” inglês que é procurado por um crime que não co-meteu e se vê enredado numa teia de espiões. Uma comédia a alta velocidade considerada “a melhor do ano” onde não falta intriga, espionagem, aventura, heróis, vilões, histórias de amor, suspense e humor. Para ver dias 11 e 12 de Março, no Cartaxo. Custo dos bilhetes, 13, 15 e 20 euros.

Teatro “39 Degraus” chega ao Cartaxo

decorrerá na Praça D. Maria II, junto aos Paços do concelho. Sessões de autógrafos,oficinas de expressões dramáticas e muita leitura são algumas das propostas.

Page 29: edição 1323

Passeio Pedestre em AlcanenaA freguesia de Malhou recebe mais uma caminhada pedestre dia 13 de Março. A concentração está marcada para as 10h00 no Largo da Igreja. A caminhada terá um grau de dificuldade baixo/médio, sendo a distância a percorrer de aproximadamente 7 km, em percurso circular.

O Ribatejo11 | Março | 2011

29

exposições

AbrantesMarcos Biográfi cosExposição concebida pelo Instituto Camões no ano 2000 aquando das come-morações do centenário da morte de Eça de Queiroz. Patente até 11 de Março, na Biblioteca Municipal Antó-nio Botto, em Abrantes

ConstânciaVestidos de NoivaExposição “Vestidos de Noiva do Século XX”, uma mostra que pretende dar a conhecer a evolução desta peça de vestuário feminino e assinalar o Dia Internacio-nal da Mulher. Para ver na antiga cadeia de Constân-cia, dia 08 de Março.

ChamuscaCerâmicaChamusca recebe a exposi-ção de pintura em cerâmi-ca de Ana Silva. Com esta exposição, a artesã pre-tendeu dar alma ao barro, envergando este, o azul e o amarelo, tons tradicionais portugueses, que represen-tam o mais belo e caracte-rístico da vila da Chamusca e da região do Ribatejo. Para ver a partir de 1 de Março.

GolegãFotografi aExposição de Fotografi a de Casimiro Madaíl. Uma ex-posição dedicada à terra e ao mar, ao trabalho de uma gente que tudo faz para sobreviver. De 4 de Março a 2 de Abril, no Equuspolis, Golegã.

OurémPedras do LeitorExposição “Memórias da Livraria e Editora Som da Tinta: um espaço de cultu-ra e debate”. Durante anos o espaço do ‘Som da Tinta’ foi um dos palcos da cultura oureense, promovendo ac-tividades e editando obras. Para ver na Biblioteca Muni-cipal de Ourém.

RangoAnimação (M6) - Às 13h30, 16h10, 18h40, 21h30 e 23h50

Castello Lopes 6Os Agentes do DestinoAcção(M12) - Matt Damon e Emily Blunt interpretam David e Elise, os protagonis-tas da adaptação do conto «Adjustment Team», do incontornável escritor norte-americano Phillip K.Dick.Às

13h40, 16h20, 19h10, 21h50 e 00h30

Teatro Sá da BandeiraPartoDrama (M12) Telemóveis, in-ternet, TV cabo, GPS, redes sociais, vivemos em pleno a era da comunicação que, em poucos anos, mudou radical-mente a fi sionomia do nosso dia-a-dia. Mas as montanhascontinuam no seu lugar, com

os rios e ribeiros a correr, obstinadamente, para o mar. Sessão dia 16, às 21h30.

TORRES NOVASTeatro VirgíniaDos Homens e dos Deu-ses de Xavier Beauvois-Drama (M12) Oito Monges Cistercienses Franceses vivem na Argélia, em har-monia com a população mu-çulmana, partilhando tarefas

e sendo responsáveis pelos cui- dados de saúde da popu-lação. Quando um grupo de trabalhadores estran- geiros é massacrado, o pânico as-sola a região.Sessão dia 16 de Março, às 21h30.

RIO MAIORCine-TeatroAntigonaAnimação (M12) Sessão dia 12 de Março, às 21h30.

Cisne NegroThriller (M12) Nina é a bailari-na principal do New York City Ballet e vê-se enredada numa teia de intriga competitiva com uma bailarina acabada de chegar à Companhia. Uma viagem excitante e por vezes aterradora através da psique de uma jovem bailarina cujo papel de Rainha dos Cisnes resulta num desempenho para o qual ela se torna assus-

tadoramente perfeita.Sessão dia 17 de Março, às 21h30

SARDOALCine-teatroMegamindAnimação(M12) Ao longo dos anos, Megamind tem tenta-do conquistar Metro City de todas as formas possíveis e imaginárias. Dia 13 de Março, às 21h30.

Música

No Virgínia com Roque Beat Nova Música Portuguesa

“Roque Beat Nova Música Portuguesa”chega ao palco do teatro Virgínia dia 12 de Março, às 21h30. Um espectá-culo que procura divulgar novos projectos da chamada música portuguesa alternativa, numa mistura de músi-ca pop e rock sem esquecer a criatividade. Nesta noite, vão subir ao palco duas bandas conhecidas, “Os Golpes” e “Samuel Úria”. “Os Golpes” nasceram em 2008 ao edi-tarem o álbum “Cruz Vermelha Sobre Fundo Branco”, gravado pela Companhia Amor Fúria e do qual faz parte Nuno dos Golpes, Pedro da Rosa dos Golpes, Luís d’Os Golpes e Manuel Fúria dos Golpes. Já Samuel Úria, de música descontraída, ligeira e profunda, estreou-se com os “FlorCaveira”. Chegam ao Teatro Virgínia, em Torres Novas, dia 12 de Março, às 21h30 para uma convergência de estilos músicas, sem nunca abandonar a música por-tuguesa. Custo do bilhete 5 euros.

O Dilema. Mas pouco

A premissa esta mais que vista, o estilo esta estagnado, e os actores, subaproveitados, bem vindos a....O Dilema. Vince Vaughn e Kevin James voltam-se a juntar para uma comedia muito “sui generis”, desta vez dirigida por Ron Howard, realizador acreditem ou nao de obras primas tais como “Apollo 13” e “Frost vs Nixon”. Este filme parece ter sido literal-mente um dilema ou mesmo um obstaculo na carreira deste afamado realizador. De rit-mo cansativo, e humor confuso, apresenta-se como talvez uma das piores comedias “mains-tream” deste ano, quase como uma comedia sem piada misturada com um drama sem in-tensidade. Concluindo, se estiver a precisar de descansar da agitação do carnaval, este filme é sem duvida o remédio perfeito para descan-sar os olhos.

roteiro cinemas

Teatrinho em SantarémO Teatrinho de Santarém e o Centro Cultural Regional de Santarém comemoram o mês do teatro com uma versão da história do Rei Salomão. Um projecto de sensibilização dos mais novos para o teatro, utilizando uma história que os educa para o amor e para a justiça. Bertold Brecht com o “Círculo de Giz Caucasiano” e Alfonso Sastre com “História de uma Boneca Abandonada”, escreveram a acção em diferentes contextos e estilos dramatúrgicos, para públicos diferentes, uma obra que poderá ser vistadia 13 de Março, no Fórum Ator Mário Viegas, pelas 16h30.

Câmara Lenta - por Francisco Maia

Page 30: edição 1323

culturasAtelier de pintura no EntroncamentoEntroncamento organiza até 26 de Março, um atelier de pintura em aguarela com café, na Sala do Pólo Dinamizador.A iniciativa está integrada no “curso mãos com arte” e será leccionada pela formadora Maria Bela Custódio.

O Ribatejo11 | Março | 2011

30

LIVROBudapeste

Chico BuarquePVP:10,45€

José Costa é um escritor anónimo pago para produzir artigos de jornal. Um dia, ao regressar de um congresso de escritores anónimos em Istambul, é obrigado a fazer uma escala forçada em Budapeste. Fascina-do pela língua, José Costa regressa à capi-tal húngara, passando a ser Zsoze Kósta, e tornando-se amante de Kriska, a sua pro-fessora.

CD Festival Da Canção: As Músicas

OriginaisVários

PVP:9,99€ O Grande Prémio da Canção Portuguesa teve a sua estreia, no estúdio do Lumiar, na noite de 2 de Fevereiro de 1964. O objectivo era escolher, pela primeira vez, o candida-to de Portugal ao Concurso Eurovisão da Canção criado em 1956. António Calvário foi o primeiro vencedor com o tema Ora-ção.

DVDConta-me

como foi 1ª temporadaMiguel Guilherme e Rita Blanco

PVP: 29,99€Era uma vez um país onde a democracia era uma miragem, onde não havia Coca-Cola, onde só existia um canal de televisão a emitir a preto e branco. Quando os maiores acontecimentos do ano eram o Festival da Canção e a Eleição da Miss Portugal.

JOGORango

PS3PVP:60,99€

Rango: O jogo que convida os jogadores a prosseguir a jornada de Rango através de novas aventuras inspiradas no fi lme. O jogo situa-se na cidade de Dirt no Old West e a acção vai explodir num ambiente selvagem ao gosto da personagem.

palavras cruzadas Marcos Cruz - Rede Expresso sudokusorte

joker1 . 7 4 5 . 9 8 0

euromilhões

Estes resultados não dispensam a consulta da lista ofi cial do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

loto2

totoloto| | | | | |6 13 23 24 26 35 37

| | | | | |11 25 27 28 41 5 8

Concurso nº 9/2011

totobola1 1 2 x x 1 x 1 x 1 1 1 2Super 14. Braga - Benfica M : 1

| | | | | |8 13 23 27 34 37 35

Concurso nº 10/2011

Portugueses pelo Mundo: IsraelRTP1Sábado, 12 de Março, 21h15É provavelmente a cidade com maior sig-nifi cado religioso da terra. Cada uma das grandes religiões monoteístas têm um es-paço sagrado em Jerusalém ou um local de peregrinação, é paradoxal que o signi-fi cado etimológico da cidade é “Princesa da Paz” porque na sua história confrontos têm sido comuns.Johnny Freire, 33 anos, Sacerdote Católico. Natural do Palhaça. Leva-nos a Monte das Oliveiras e apre-senta a cidade. Conheça a Universidade, onde Jesus foi fl agelado, e do terraço veja a esplanada das mesquitas.

Venham voar comigoRTP2

Domingo, 13de Março, 00h00 Esta série começa com as discussões dos autores durante a pré-produção e os en-saios para começarem a fi lmar num dos aeroportos mais movimentados do Reino Unido. Neste episodio, os funcionários da AlfândegaRobert e Stewart tentam des-cobrir o que fazer com um lote de droga, e Penny a empregada mais snob da Great British Air, tem que chegar a acordo com os passageiros das classes inferiores.

televisão

Esta é uma excelente altura para fugir de con-fusões ou mesmo de uma vida social intensa. Dedique mais tempo à vida a dois, sobretudo em compromissos recentes. Não terá grande ritmo de trabalho ou empenhamento e isso vai refl ec-tir-se nos resultados profi ssionais.

carneiro21/3 a 20/4

touro21/4 a 21/5

gémeos22/5 a 21/6

balança24/9 a 23/10

virgem24/8 a 23/9

leão23/7 a 23/8

caranguejo22/6 a 22/7

peixes20/2 a 20/3

aquário21/1 a 19/2

capricórnio21/12 a 20/1

sagitário23/11 a 20/12

escorpião24/10 a 22/11

horóscopoNão negligencie a vida sentimental; tem de re-conhecer que os afectos também lhe fazem falta. Se pretende cativar ou recuperar o afecto de al-guém, tenha atitudes românticas. É o mais prote-gido, mas mesmo assim deve estar permanente-mente em cima dos acontecimentos.

Muitas atenções e interesses recaem sobre si, mas caber-lhe-á separar o trigo do joio. Está no seu direito de obter informações sobre quem lhe interessa. Estará muito activo e de mente fértil e capaz de conciliar aquilo que gosta com alguns bons rendimentos económicos.

A sua vida necessita de ser regida por valores só-lidos e parâmetros defi nidos; em suma, necessita de segurança. Bom período para assumir ou for-malizar compromissos. Está muito forte e segu-ro no campo material, podendo, neste período, tomar importantes decisões.

Não vale de nada fi ngir que não vê ou ouve o que se passa à sua volta. Algumas situações desagra-dáveis podem ocorrer e certas relações rebenta-rem pelas costuras. Terá altos e baixos nos seus procedimentos laborais e poderá abandonar a meio certas tarefas.

Está muito motivado no campo sentimental, numa semana de grande intensidade amorosa. Não leve novos conhecimentos muito a sério; deve conhecer melhor as pessoas. Tente condu-zir a semana por critérios sérios e transparentes para que não lhe apontem o dedo.

É altura de encarar com muito optimismo uma nova fase sentimental. Tristezas não pagam dívi-das, nem mudarão amores. Está muito criativo e inovador e esta semana vai correr-lhe bem. Pode mudar de actividade, expandir negócios e fazer alguns pequenos investimentos.

Seja meigo e comunique o que pensa e sente de uma forma elegante e respeitando a sensibilida-de da pessoa de quem gosta. Uma nova relação estará muito protegida. Abrem-se boas perspec-tivas no sector material, embora não deva espe-rar avanços ou pelo menos súbitos.

A conjuntura é positiva e estimulante, apontan-do para novos relacionamentos. Esta semana use a sua vontade e os seus sentimentos para fazer opções. Deve seguir as suas intuições e nunca esquecer os sentimentos e valores humanos ao fazer as suas escolhas.

Terá algumas dúvidas em termos amorosos, pois as pressões no sentido de concretizar sen-timentos tendem a ser intensas. Poderá afi rmar posições, mas de uma maneira geral sentir-se-á muito isolado na defesa dos seus interesses e da-queles que no momento representa.

Algumas atitudes tendem a confundi-lo e nem sempre irá reagir da melhor forma. Embora deva tentar não perder um relacionamento que lhe agrada, não contrarie demasiado a sua natureza. A semana tende a decorrer com alguns impre-vistos e também com alguns contratempos.

Não terá grande margem para desenvolver sen-timentos ou sentirá grande reciprocidade nas manifestações afectivas - nalguns casos, sentirá que estão com medo de si. A semana é de muita actividade e muito envolvimento, mas sem re-percussões directas ou imediatas.

escaparate

8 1 9 73 2

3 4 64 7 5 6 1

1 2 8 42 5 1 9 67 8 5

5 34 9 6 2

8 29 5 7 8 3

6 14 5 2

6 31 9 7

8 58 3 7 9 6

1 9

HORIZONTAIS: 1. Onde desfi lam as escolas de samba 2. Gritavam as bacantes em honra de Dionísio. Últimas refeições 3. Sílaba poética 4. Fruto tropical. Espaço entre duas ou mais asnas 5. Freguesia de Serpa. Estado da Índia anexado por Neru 6. Não volta, de trás para a frente. Onde as águas são benéfi cas 7. Discriminação pratica da na África do Sul durante muitos anos. Atrai e conde na 8. Pão doce. O que o saudosista gosta de fazer ao passado 9. Habitante da Lua 10. Um dos lados do triângu lo retângulo. Prima má da foca 11. Cumprimento. A imaginação tem-nas. Tem uma pinta.

VERTICAIS: 1. Controla o trânsito. O cobalto para os químicos 2. Rua importante. Abunda na água do mar 3. Anda em duas rodas e com motor 4. Capital de um país de can tões. Embarcação movida a remos 5. Onde se pôs termo à 2ª guerra mundial e se dividiu a Europa. Atua no País Basco 6. Romanos. Eram os gregos 7. O subma rino russo Kursk era movido por um nuclear. O que diz a testemunha ocular 8. No meio de dois. Também se chama aos milhafres 9. Ilha ao largo de Moçambique 10. Cardeais. Não se apanha com vinagre. Fica perto 11. Transforme o trigo em farinha. Assinaladas com os barões.

Só há uma regra: completar a grelha, de modo a que cada linha, cada coluna e cada bloco de 3x3 incluam os números de 1 a 9, sem repetições!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11123456789

1011

Soluções

HORIZONTAIS: 1. sambódromo 2. evoé; ceias 3. métrica 4. anona; tramo 5. Ficalho; Goa 6. odi; termas 7. racial; isca 8. ló; evocar 9. selenita 10. cate to; orca 11. olá; asas; ás

VERTICAIS: 1. semáforo; co 2. avenida; sal 3. motocicleta 4. Berna; iole 5. lalta; Eta 6. DCC; helenos 7. reator; vi 8. oi; miotos 9. Madagáscar 10. OS; mosca; cá 11. moa; armas

Page 31: edição 1323

Festival de música em MaçãoMação volta a integrar o Festival de Música da Beira Interior. Uma iniciativa que visa a divulgação da música e da dança, através do talento de jovens intérpretes e compositores da região. Dia 12 de Março, às 21h30, no Cine-Teatro Municipal de Mação

envie o seu nome e contacto para

[email protected]

Inscrições abertas

O Ribatejo11 | Março | 2011

31

Show multimédia em SantarémO Circulo Cultural Scalabitano

recebe dia 11 de Março, às 21h30, um espectáculo multimédia que cruza a música coral com a pro-jecção de imagens. Um novo método de criação que espelha sensibilidades e variados gostos musicais dentro de um mesmo

conceito. Em cena, um coro e um projector sincronizam uma par-titura cine-musical, onde liber-dade criativa e variedade musi-cal são os únicos critérios que se impõem. Para ver dia 11 de Mar-ço, às 21h30, em santarém. Custo dos bilhetes 5 euros.

Santos & Pecadores no EntroncamentoSantos & Pecadores chegam ao En-

troncamento, dia 12 de Março, pelas 21h30, no Pavilhão Desportivo Muni-cipal. Após quatro anos sem editar um disco, o grupo regressa com “Energia”, o sexto álbum de estúdio da banda e que promete ser um marco com músi-cas originais.

Page 32: edição 1323

SANTARÉM

A GRELHAEspecialidades Peixe Fresco, Baca-lhau Assado com Magusto, Espeta-das de Lulas com Gambas, Espetadas de carne Barrosã com Gambas e Ana-nás, Espetadas Mistas, Arroz de Fei-joca, Bons Vinhos da Região Folga 2ª Feira Morada R. Ateneu Comercial, 1 r/c Esq. – Santarém Telefone. 243333348/ 243322636/ 917604488

ADEGA DO BACALHAUEspecialidades Bacalhau à Lagareiro, Bacalhau assado com Magusto, Bife à Casa Folga Domingo Morada Tra-vessa da Boleta, 2 e 4 (centro históri-co) Santarém. Tel. 243306519- 964569837.

QUINTAL DO BECOEspecialidades Lulas fritas com ca-marão, Bife à Beco. Folga Domingo. Morada Beco dos Fiéis de Deus, nº 15, Santarém. Tel. 243391247.

OH VARGASEspecialidade Comida Tradicional Folga Sábado (excepto para serviços marcados) Morada EN 3 - Portela das Padeiras - Santarém Tel. 243351146.

O SALSAEspecialidades Peixe Fresco, Carnes da Especialidade, Massinhas de Pei-xe, Açorda de Ovas Folga Domingo - Aberto nos Feriados Morada EN 3 – Portela das Padeiras – Santarém Tel. 243351341

J F RESTAURANTEEspecialidades Folhado de Perdiz, Bacalhau frito com Gambas e Coen-tros, Camarão com Risotto 3 queijos, Bifes do lombo, Cozinha Tradicional portuguesa Folga 3ª Feira Morada Jardim de Cima - Santarém Tel. 243302200

CASA CONDEÇOEspecialidades Açorda de Bacalhau à Barrão, Molhinhos de Carneiro com Grão, Migas Ribatejanas c/ Boche-chas de Porco Favas com Entrecosto Folga 2ª Feira Morada Rua do Alfage-me, 41 – Ribeira de Santarém - Santa-rém Tel. 243326887

A CARROÇAEspecialidades Bacalhau à Carroça; Bacalhau à Lagareiro, Bacalhau à Brás, Carne de porco à Alentejana, Petiscos (amêijoas, moelas, pica-pau) - Aberto todos os dias Morada Rua Principal – Advagar - Achete Tel. 243478216

LUÍS DO LEITÕESEspecialidades Leitão assado à Bairrada, Bacalhau à Lagareiro, Gre-lhados variados Folga 2ª Feira Mora-da Rua Teófilo Braga, 10 - Santarém Tel. 243332102

O BACALHAUEspecialidades Borrego à Casa, Ba-calhau à Lagareiro, Peixe Fresco Fol-ga 3ª feira à tarde Morada Rua S. Tiago - Tremez Tel. 243479196

TABERNA DO QUINZENAEspecialidades: Magusto com Baca-lhau Assado, Pato Assado no Forno, Cozido à Portuguesa, Cabrito Assado no Forno, Pernil de Porco e Naco de Toiro Bravo Avinhado Folga Domin-go Morada Taberna I - Rua Pedro Santarém, 93/95 - Santarém Tel. 243322804 Morada Taberna II – Cer-co da Mecheira, 20 - Santarém Tel. 243333110

ADEGA DOS SABORESEspecialidades Cabrito Assado no Forno, Bacalhau assado com batata a murro, Polvo à Lagareiro. Folga 5ª feira e domingo ao Jantar. Morada Rua 25 de Abril, 27 – Casa dos Pinhei-rinhos- Casal da Charneca – Almos-ter – Santarém. Tlm 916845000

MINA VELHAEspecialidades: Bacalhau Assado com Magusto, Bacalhau c/ Broa, Massa à Barrão, Bife à Mina Velha, Posta à Mina Velha. Folga : Domingo à Noite e 2ª Feira. Contacto 243 372 581. Morada : Urb. Quinta das Fontai-nhas – Santarém. Long. 08´42´20” O. Lat. 39´42´19” N

QUINTA DOS GRAVELHOSFolga 3ª feira Morada: Rua do Co-

mércio, 58 - Moçarria Tel. 243499300 Tlm. 967062629

DOM TACHOEspecialidades Ensopado de En-guias, Feijoada de Gambas, Mar e Terra Morada Rua Marquesa da Ri-beira Grande 53, Vale de Santarém Tel. 243 761078. Aberto todos os dias.

O CANTINHO DOS SABORESEspecialidade Bacalhau Assado com Açorda de Grelos Folga: Domingo. Morada Estrada Nacional 3, Alto do Vale, Vale de Santarém Tel. 243761268

TABERNA RENTINIEspecialidades Cozinha Tradicional, Grelhados no carvão Morada Casais do Quintão - Perofilho, 2005-021 Vár-zea - Santarém Tel. 243499254

CHAFARICA DA TORREEspecialidades Carne de Vitela Ma-ronesa, Bacalhau na brasa, Camarão Tigre, Raia com molho de alcaparras Folga Domingo Morada Praceta João Caetano Brás, 9 - S. Domingos - Santarém Telf. 243 372 649 - 96 6620790

O TASCOEspecialidades Massa à Barrão, Ba-calhau grelhado com Magusto, Bife à Tasco, Entrecôte com Migas, Carnes de Porco Preto grelhadas Folga Do-mingo Morada EN 3 – S. Pedro (fren-te à JAE) – 2005 Santarém Tel. 243302740 Tlm. 917062391

O BERNARDOEspecialidades: Bacalhau no forno com Broa de Milho, Polvo no forno, Ensopado de Borrego, Cabrito no Forno e Lombos de Fataça Grelhados Folga: 2ªas Feiras Morada: Loja Nova – S. Vicente do Paúl Contac-t o s : 2 4 3 4 2 8 3 8 8 T e l e m ó v e l 9918939656

O CANTINHO DO AVÔEspecialidades: Queixadas de Porco no Forno, Molhinhos com Feijão Branco, Cozido à Portuguesa, Feijoa-da à Transmontana, Secretos de Por-co Preto, Magusto com Bacalhau As-sado, Polvo à Lagareiro. Folga Do-mingo. Morada Rua Paulino da Cunha e Silva nº 121 – 2000-369 Alca-nhões. Tel. 243428303

CARAVANAEspecialidades: Bife à Caravana, Bife de Pimenta, Lulas com camarão. Folga Domingo. Morada Rua Capelo Ivens, nº 102, Santarém. Tel. 243 306 437

PAPARIKA DO MOCHOEspecialidades: Muamba de gali-nha, Caracoletas guisadas, Cataplana de marisco e Torricado de bacalhau Folga: Domingo Morada: Rua do Matadouro Regional, Lote 22 – Quin-ta do Mocho – Zona Industrial – 2005-002 Santarém Contactos: 243325144/ 918550164/ 919848045

RESTAURANTE O FABIOEspecialidades: Costeletas de Touro bravo, Lombinhos de porco, grelha-dos no carvão. Encerra aos Domin-gos. Morada R. Dr. Jaime Figueiredo, 21 – Santarém – Tel. 243329507 – Tlm. 919484113

O TELHEIROEspecialidades Entremeada de Vite-la Grelhada, Capado grelhado, chan-fana, Bacalhau c/cebolada e tomate, cherne grelhado. Telef 249870517. Amiais de Baixo

SALVATERRA

PRETO & BRANCOEspecialidades Bacalhau com natas, Porco Preto, Arroz de Pato, Enguias do Rio, Carne Mirandesa Folga 2ª fei-ra Morada Av. Dr. Roberto Ferreira da Fonseca, 144 - Salvaterra de Ma-gos Tel. 263507858 - 918675981

CALIFÓRNIAEspecialidades Enguias c/arroz de feijão, Ensopado de Enguias, Entre-costo Frito c/arroz de feijão, Vitela estufada, Chispe c/Feijão Branco. Serve Jantares. Fecha às terças. Tel: 263504643 . Foros de Salvaterra.

TANANASEspecialidades Enguias Fritas com arroz de feijão, ensopado de enguias, caldeirada de enguias, enguias gre-lhadas com grelos salteados e feijão preto, cataplana de enguias, espeta-da de enguias. Morada Estrada das Malhadinhas, nº 4 -Foros de Salvater-ra – 2120-180 Foros de Salvaterra. Telf: 263508597

FALCOARIAEspecialidades Sopa de Enguias, En-guias de escabeche , enguias fritas com Arroz de Feijão Ensopado de En-guias, Caldeirada de enguias. Mora-da Falcoaria do Palácio Real – 2120-051 Salvaterra de Magos. Telef: 969679945 Mail: [email protected]

INCLUSÃOEspecialidades Enguias Fritas com Arroz de Feijão, Ensopado de Enguias e Caldeirada de Enguias. Fecha ao domingo. Morada Rua Padre Cruz, 26; Salvaterra de Magos; Telf: 263507575 Encerramento: Domingo. Tel: Telf: 263507575

ADEGA DA ROSAEspecialidades Picanha, Bacalhau à Lagareiro, Chocos à Lagareiro, Espe-tada de lulas c/gambas, costeleta Mirandesa. Garrocheira – Foros de Salvaterra; Telf: 263 507 240

ESCAROUPIMEspecialidades Enguias todo o ano, Açorda de Sável, Lampreia em época, Arroz de Bacalhau c/ Farinheira, Migas, Tarte de Perdiz Folga durante mês da enguia serve almoços todos os dias e jantares à sexta-feira e ao sábado. Morada Largo do Avieiros - Escaroupim - Salvaterra de Magos Tel. 263107332 Tm: 912539228 e mail: [email protected]

A CASINHAEspecialidades Ensopado de En-guias, Enguias Fritas, Picanha, Plu-mas de Porco Preto, Alheira, Caça Grelhada Morada Av. Dr Roberto Ferreira da Fonseca 54 - Salvaterra de Magos Tel. 263504795 Aberto ao domingo durante o mês da enguia

BARQUINHA

ALMOUROLEspecialidades Enguias, Sável e Lampreia Folga 3ª Feira Morada Tancos, Vila Nova da Barquinha Tel. 249 720 100. Mail: www.almourol.com

ABRANTES

CRISTINAEspecialidades Bacalhau c/Broa, Polvo à Lagareiro, Cherne c/molho de coentros, cabrito assado no forno, Arroz de Pato à Antiga, Perna de Bor-

rego assada c/alecrim. Folga Domin-go à tarde e 2ª feira Morada Rio Moi-nhos – Abrantes Tel. 241881177 Fax: 241881343 Email [email protected] Web www.restaurante cristina.com

AVENIDaEspecialidades Polvo a Lagareiro, Bacalhau a Braga, Pescada Gratinada com Camarão, Bifes da vazia à Portu-guesa com Pimenta ou com Alho. Reservas para grupo e Serviço de Take Away pelo 968486613 - Karaoke aos Sábados Morada Av. Forças Ar-madas - Abrantes

O FUMEIROEspecialidades Bife da casa, Fondue de Porco Preto, secretos com miga-lhana, Ovas na Brasa com Açorda de Ovas, Bacalhau à Fumeiro Folga Do-mingo Morada Rua do Pisco, 9 – Abrantes Tel. 938851963 Email [email protected]

ALMEIRIM

RETIRO DO CAMPINOEspecialidades Sopa da Pedra, Gre-lhados no Carvão Folga 3ª Feira Mo-rada Largo da Praça de Toiros, 1 A - Almeirim Tel. 243592528

O GALINHAEspecialidades Sopa 3/1, Sopa da Pedra, Polvo à Lagareiro, Cozido à Portuguesa, Arroz de Tamboril, Mas-sada de Cherne, Bife à Cortador Fol-ga 3ª Feira. Aceita-se reservas para grupos Morada Rua Ilha da Madeira, 16 J - Almeirim Tel. 243579797

DAVID PARKEspecialidades Arroz de Tamboril, Espetadas de Lombinhos c/ Gambas, Cozinha Tradicional, Peixe Fresco grelhado na Brasa Folga 4ª feira Morada Largo da Praça de Touros, 15 - Almeirim Email: davidparkmail.telepac.pt. Tel. 243591475

SEPÚLVEDAEspecialidades Bacalhau à Lagareiro, Molhinhos c/ Grão, Entremeada de Vitela, Moelas estufadas c/ batata frita, Chocos e Grelhados Folga Não t e m M o r a d a R u a V i n h a d o Santíssimo, Bloco 32 - Almeirim Tel. 938732058

O FORNOEspecialidades Sopa da Pedra, Peixe Fresco, Carne Porto Preto e Grelha-dos Folga 3ª feira Morada Largo da Praça de Touros, 23 - Almeirim Tel. 243592916

O CHURRASCOEspecialidades Frango, Coelho, Car-nes grelhadas. Pratos do dia. Cozido à portuguesa (à quinta-feira). Mora-da R. 5 de Outubro, 115 - Almeirim Tel: 963458371

CONSTANTINO DAS “ENGUIAS”Especialidades: Enguias Fritas, En-sopado, Grelhados no carvão Folga à 2ª Feira. Aceita reservas Morada Fo-ros de Benfica – Benfica do Ribatejo Tel. 243589156

CAMBÁIAEspecialidades: Ensopado de Enguia e Enguias Fritas. Folga 4ª e 5ª feira (excepto feriados). Morada Rua do Campo da Bola - Foros de Benfica. Tel. 243580934

CARTAXO

QGFolga 3ª feira Morada: Praça 15 de Dezembro, 1 - Cartaxo Tel . 243499300 Tlm. 967062629

O CHURRASCOEspecialidades Frango, Coelho, Costeletas e Mistas grelhadas. Pra-tos do dia. Cozido à portuguesa (à quinta-feira). Morada R. Dr. Gomes da Silva (Sociedade Filarmónica Car-taxense) - Cartaxo Telem: 963458371

TABERNA DO GAIOEspecialidades Pratos Regionais e grelhados de peixe e carne. Jantares às sextas e sábados. Folga ao domin-go. Estrada Nacional N3 - Cruz do Campo - Cartaxo. Telf: 243 759 883

TABERNA DO ALFAIATEEspecialidades Bacalhau assado no forno com manja, Migas de bacalhau, Cabrito assado no forno, Naco de boi em vinho tinto com migas, Entrecos-to de porco preto com arroz de feijo-ca, Porco preto assado no forno à pa-deiro. Folga Encerra às 2ª feiras e Domingos ao jantar. Morada Lapa, Cartaxo, telefone 243 790 005

GOLEGÃ

CENTRALEspecialidades: Bife à Central com Molho à Brogueira, Entrecosto à Go-leganense, Açorda de Sável- Sobre-m e s a : T o u r e i r o s T e l e f o n e : 2 4 9 9 7 6 3 4 5 M o r a d a : L a r g o Imaculada Conceição 3 a 8 - 2150-125 Golegã. [email protected] www.cafecentral.pt

O BARRIGASEspecialidades: Buffet de entradas regionais, fritada de camarão com açorda e naco de boi no carvão.Folga: Domingo ao jantar e 2ª feira Morada: Largo 5º Outubro, nº 55 e 56 – Golegã Contacto: 240 717 631 Site: www.obarrigas.com Outras info: Zona para fumadores

ALPIARÇA

TERTÚLIAEspecialidades Ensopado de en-guias, bacalhau com broa, bacalhau com favas, bacalhau (frito) à marial-va, porco preto, borrego à moda de Alpiarça, costeletas de borrego, espe-tada de javali, alheiras (caça/ miran-desa), coelho com molho de coen-tros. Bons vinhos da Região e de ou-tras regiões. Ementas personalizadas para grupos e ocasiões especiais. Abrerto todos os dias Morada Rua Engº Álvaro da Silva Simões, 108 - Alpiarça Tel: 243558588 Reservas 935587920. Site http//tertulia-rest-bar.hi5.com Email:[email protected]

CORUCHE

Ó MANELEspecialidades: Espetadas do Toiro Bravo. Dobrada e mão de vaca. Sopa de Rabo de boi. Grelhados. Morada Rua de S Tomé, 4 – Bairro Novo. Tel. 243675878. Folga ao Domingo

JAKIM GIRASSOLEspecialidades: Bacalhau c/ Migas, Feijoada de Chocos c/ Gambas, Bor-rego assado no forno, Pernil de Porco no Forno, Arroz de Pato, Bacalhau gratinado c/camarões. Petiscos va-riados. Morada: Estrada Nacional 119 (Área de serviço Repsol) – Biscainho . Tel. 243660333

A TASCAEspecialidades Pernil de porco no

forno, cozido à portuguesa. Carne Brava Folga Domingo Morada Mer-cado Municipal – Coruche Tel. 243675232

O CHOUPOEspecialidades Bacalhau à Choupo, enguias fritas e ensopado, meda-lhões de Maronesa, Posta Maronesa, Carnes de porco preto, cataplanas Folga 2ª feira (após almoço) Morada Montinhos dos Pegos (1 Km cruz. Monte da Barca) – Coruche Tel. 243618875. Tel. 917785703

O FARNELEspecialidades Bacalhau à Farnel; Bacalhau assado c/migas à moda de Coruche; cabrito frito à lavrador; mi-gas de batata c/carne de porco; enso-pado de borrego, grelhado de novilho bravo e porco preto na telha Folga 2ª feira Morada Sala p/banquetes no Monte da Barca. Rua Vasconcelos Porto – Coruche Tel. 243675436

SAL & BRASASEspecialidade: Carnes na brasa Fol-ga 2ª feira Morada Cruzamento Monte da Barca - Coruche Tel. 243618319

PONTE DA COROAEspecialidades: Cozinha regional e grelhados no carvão Folga Domingo Morada Estrada Nacional 114 - Coruche Tel. 243617390

RIO MAIOR

MANJAR DO PARQUEEspecialidades Leitão assado em forno de lenha, Picanha à Brasileira, Secretos de porco preto na brasa , Manjar de Gambas, Bacalhau Maravi-lha, Bife à Casa. Leitão assado para fora. Ementas para grupos Morada Rua Almirante Cândido Reis, 26 R/c (junto ao jardim) – Rio Maior Tel. 243997071 Email [email protected]

PALHINHAS GOLDEspecialidades Alheira de caça, Car-ne mirandesa, Porco preto com mi-gas, Picanha, Bacalhau com crosta de azeitona, Tiborna de bacalhau, Caril de gambas, Arroz de tamboril, , Pão de Ló caseiro. Folga Domingo à noite e 2ª Feira. Morada Trav. do Palhinhas (centro da cidade) - Rio Maior Tel. 963435547. Site www.palhinhas-gold.pt

FÁTIMA

SANTA RITA - Madeirense e AçorianoEspecialidades: Bacalhau Espiritual, Bacalhau com camarão, Bacalhau Nove Ilhas, Bife de Atum; Alcatra, Linguiça do Pico, Secretos Porco Pre-to, Vitela. Morada: R. Rainha Santa I s a b e l ( e m f r e n t e a o H o t e l Cinquentenário) Fátima. Tel. 249098041/919822288. Site: http://santarita.no.comunidades.net. Oferta de 5% de desconto com a apresentação deste jornal.

MAÇÃO

O GODINHOEspecialidades Café – Restaurante.Cozinha Regional. Quarta-Feira: Cozi-do à Portuguesa. Serve Almoços e Jantares. Encerra ao Domingo. Telf: 241572874;tlm 962536310 Rua da Republica – Mação

O CANTINHOEspecial idades Restaurante Marisqueira; Especialidades: Arroz de Marisco, Cataplana de Cherne, Bife à Cantinho na Frigideira e Mara-nho de Mação.Almoços e Jantares.Aberto todos os dias.Telf: 241107558.Tlm: 964677705. Rua Monsenhor Al-vares de Moura - Mação

CONSTÂNCIA

FALCÕESEspecialidades: Troxas de Sta. Madalena, Bife na Pedra, Terra e Mar, Maçã Romana Folga: Terça-Feira Morada: Rua Luís de Camões, 33 - Abrantes Horário: 12h10m ás 15h00m e das 19h30m ás 22h30m Telefone: 249 098 875 E-mail: [email protected]

COMERES & BEBERES | RESTAURANTES E ESPECIALIDADES32 O Ribatejo11 | Março | 2011

Page 33: edição 1323

OPINIÃO | COMERES & BEBERES

O Alcaide Vinho tinto ∑ 2009

Quinta da LapaRestaurante ∑ Abrantes

Defronte ao Castelo de Abrantes, situa-se este bar que não é bar, será antes de tudo um espaço alegre onde todos quantos o demandam – locais, visitantes, viajantes, até peregrinos – são recebi-dos galhardamente com a devida vénia, mas sem fingi-mentos ou salamaleques de bajulação. Os dois espaços que o compõem não exibem ademanes decorativos, mui-to menos imitações de ve-ludos e tecidos acetinados, impera a singeleza e o des-pojamento, além da panta-lha exibidora de filmes em hora adiantada, de jogos de futebol e tutti-quanti. Nos dias em que o “glorioso” leva a bancada à glória a maioria da clientela aplaude pedindo mais uma bebida, especial-mente cerveja.

Se as denominadas bebi-das brancas estão razoavel-mente representadas – gins, vodkas, whiskies – o lote de

cervejas é amplo, mesmo no nicho das gulosas cerve-jas de Inverno. No referen-te a vinhos está em marcha um plano de recuperação do tempo perdido (Monsieur Proust não diria melhor), já em matéria de manduca-ção acompanhante das be-bidas saliento as tostas mis-tas, as empadas e as tapas. No mais a conversa preen-che plenamente os interva-los da mastigação e do acto de beber, acompanhada pe-

los ditos vivazes e adequa-dos de Miguel Roldão, sem-pre atento a tudo e a todos, a fim de contratempos e aze-dumes não perturbarem o serão. Já entrei no Alcaide e os 58 lugares estavam ocu-pados, uma dupla bênção: a registadora trabalha ade-quadamente, junto ao bal-cão esboçam-se conceitos e alargam-se opiniões sobre o estado do Mundo e dos valo-res que o suportam. A últi-ma conversa centrou-se na

literatura, tendo tido grande satisfação quando ressusci-tamos nomes da estirpe de Cocteau, Dostoievski e Sar-tre. As palavras são como as cerejas, por essa razão a pru-dência aconselha modera-ção nas bebidas de grau, por também existirem águas em abundância a elas recorro enquanto são referenciados os salafrários da história, os pantomineiros do quoti-diano e os ressabiados por a vida só lhes ter proporcio-nado uma meia-vida. Está-se bem neste espaço, para isso muito contribui atenção do Sr. Manuel e a paciência da Patrícia.

Armando Fernandes

Telefone 912 264857. Não aceita cartões de crédito. Es-tacionamento amplo e bem arranjado. Não encerra. Horário da 10.00 às 02.00. Domingos e segundas-fei-ras das 14.00 às 02.00.

Os tintos das uvas Shiraz adquirem dia para dia mais adeptos, por esse facto produtores das diversas regiões as incorporam nas produções, outros pura e simplesmente concedem-lhe a responsabilidade de serem as únicas a entrarem na confecção de um vinho. Porquê? O enólogo dirá o óbvio, o produ-tor secundará o primeiro e o consumidor afirmará que o vinho lhe provoca prazer, lhe cai bem e por aí adiante. Ora, segundo o famoso e respeitado Max Lake o triunfo pela casta Shiraz está ligado às notas que emitem as uvas, notas essas de teor almiscara-do. E mais não digo. Este vinho colheita de 2009, da vetusta Quinta da Lapa ao ser objecto de prova mos-trou-se límpido e com um fundo brilhante, o nariz percebeu aromas a amoras pretas (as tais notas…), enquanto que na boca revelou estrutura arredonda-da, untuosidade a originar gulodice. Numa segun-da prova obtive a confirmação da primeira sem margem para dú-vidas, tendo ao almoço acom-panhado a preceito ovas de sável fritas, ensopado de co-elho e queijo curado vindo de Trancoso. Não arrisco a dizer quantos anos pode ser conservado, não arris-co ao informar ter tal tinto produzido impressão posi-tiva aos sentidos utilizados para o apreciar.

Armando Fernandes

A N Ú N C I O e ÉDITOS DE 20 DIASPROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL Nº 2089200801010573 AP

CITAÇÃO DE CREDORES E VENDA DE BENS2ª PUBLICAÇÃO

JORGE MANUEL SARDINHA SERRA, Chefe do Serviço de Finanças do concelho de Santarém.Faz saber que por este Serviço de Finanças correm ÉDITOS DE 20 DIAS, contados da segunda e última publicação deste anúncio, citando, nos termos do n.º 2 do artigo 239.º do Código de Procedimento e de Processo Tributário (CPPT), os credores desconhecidos e sucessores dos credores preferentes do executado LUÍZ CARLOS DE AZEVEDO, no estado de casado, com domicílio fi scal no Largo Comendador Paulino da Cunha e Silva, n.º 13 – 2.º – 2005 Santarém, para no prazo de 15 (QUINZE) DIAS posteriores aos dos éditos, reclamarem os seus créditos pelo produto da venda do bem a seguir indicado, sobre o qual tenham garantia real (art.º 240.º do CPPT) e que foi penhorado em 31 de Agosto de 2009 no processo de execução fi scal acima identifi cado, instaurado para pagamento de dívidas de que é responsável respeitantes a Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), dos anos de 2005 a 2008, no montante actual de 2.502,18 €, sendo 1.806,06 € de quantia exequenda e 696,12 € de acréscimos legais.

BEM A VENDER

Fracção autónoma designada pela letra C do prédio urbano constituído no regime de propriedade horizontal, sito no Largo Comendador Paulino da Cunha e Silva N.º 13, na freguesia de São Nicolau, concelho de Santarém, cuja fracção respeita ao SEGUNDO ANDAR E LOGRADOURO, destinado a habitação. Logradouro com 21,00 m2 comum a todas as fracções. Tem as seguintes CARACTERÍSTICAS: Afectação: Habitação, Tipologia/Divisões: 5, Permilagem: 350,00, N.º de pisos da fracção: 1, Área do terreno integrante: 18,00 m2, Área bruta privativa: 125,00 m2, Área bruta dependente: 00,00m2, Área total do terreno: 205,00 m2, Área de implantação do edifício: 125,00 m2, Área bruta privativa total: 125,00 m2, Área do terreno integrante das fracções: 80,00 m2. Coordenadas X: 152.025,00 e Y: 252.005,00. Inscrito na matriz no ano de 1979 sob o artigo urbano n.º 1478 – Fracção C, da freguesia de São Nicolau. Acha-se descrito na Conservatória do Registo Predial de Santarém sob o n.º 01860/20081008 - C (São Nicolau).

É depositário nomeado o Sr.º Luíz Carlos de Azevedo, executado nos autos, o qual, nessa qualidade e depois de contactado no seu domicílio fi scal, o mostrará aos interessados.Findo o prazo dos éditos, no dia 27 de ABRIL de 2011, pelas 15,00 HORAS, proceder-se-á à sua venda por meio de PROPOSTAS EM CARTA FECHADA (n.º 1 do art.º 248.º do CPPT) sendo o valor base para a venda de 33.570,00 €, correspondente a 70% do valor atribuído em avaliação, não sendo consideradas as de valor inferior (n.º 4 do art.º 250.º do CPPT).As propostas poderão ser submetidas através da Internet no site (www.e-fi nancas.gov.pt/vendas/.) ou, em alternativa, serem entregues pessoalmente neste Serviço de Finanças ou remetidas pelo correio em sobrescrito fechado, dentro de outro envelope, de forma a serem recebidas até às 15 horas do dia da venda e delas deve constar a referência “PROPOSTA PARA A VENDA Nº 2089.2009.228 – LUÍZ CARLOS DE AZEVEDO”, bem como o preço oferecido e a identifi cação completa (Nome, morada e CF) e a assinatura do proponente, ocorrendo a sua abertura no dia e hora acima designados, na presença do Chefe do Serviço de Finanças, podendo assistir ao acto o executado, o seu cônjuge e os proponentes e eventuais titulares do direito de preferência, os quais, por este meio, fi cam notifi cados para, nos termos do art.º 892.º do Código de Processo Civil, exercerem o seu direito.Se o preço mais elevado, com o limite mínimo da base de licitação, for oferecido por mais de um proponente, e se estiverem presentes no acto da abertura, abrir-se-á logo licitação entre eles, salvo se declararem que desejam adquirir o bem em compropriedade.Estando presente só um dos proponentes do maior preço oferecido, poderá este cobrir as propostas dos outros, e, se nenhum deles estiver presente ou nenhum quiser cobrir as propostas dos outros, proceder-se-á a sorteio, com vista à determinação da proposta que deverá prevalecer (al. c) do art.º 253.º do CPPT).Adjudicado o bem, deverá ser depositada na Secção de Cobrança deste Serviço de Finanças a totalidade do preço no prazo de 15 dias, contados do termo do prazo de entrega das propostas, sob pena das sanções previstas na Lei do Processo Civil.Sendo devido Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (I.M.T.), o pagamento deverá ocorrer no prazo de 30 dias contados da data da adjudicação, nos termos do n.º 3 do artigo 36.º do respectivo código.É devido Imposto do Selo a que se refere a verba n.º 1 da respectiva Tabela.SERVIÇO DE FINANÇAS DE SANTARÉM, ao primeiro dia do mês de Março do ano de dois mil e onze.

O CHEFE DE FINANÇAS, O ESCRIVÃO,(Jorge Manuel Sardinha Serra) (Jorge Fernando Santos Morgado)

(em Jornal “O Ribatejo”, edição n.º 1323 de 11.03.2011)

A N Ú N C I O e ÉDITOS DE 20 DIASPROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL Nº 2089200501076388 AP

CITAÇÃO DE CREDORES E VENDA DE BENS1ª PUBLICAÇÃO

JORGE MANUEL SARDINHA SERRA, Chefe do Serviço de Finanças do concelho de Santarém.Faz saber que por este Serviço de Finanças correm ÉDITOS DE 30 (TRINTA) DIAS, contados da segunda e última publicação deste anúncio, citando, nos termos do n.º 3 do artigo 193.º do Código de Procedimento e de Processo Tributário (CPPT), o executado FELIPE MANUEL JESUS SERRA, no estado de casado, com domicílio fi scal na Rua Heróis do Ultramar, n.º 14 – 2025-332 Amiais de Baixo, de que contra ele corre termos o processo de execução fi scal acima indicado, por dívidas à Administração Fiscal provenientes de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), dos anos de 2003 a 2007, na quantia exequenda total de 6.396,89 € (seis mil trezentos e noventa e seis euros e oitenta e nove cêntimos), pelo que deverá, no prazo de 30 (TRINTA) DIAS seguintes ao do fi nal dos éditos, proceder ao seu pagamento, acrescido dos respectivos juros de mora e custas processuais, mediante guias que deverá solicitar neste Serviço de Finanças, podendo, no mesmo prazo, deduzir oposição à execução (art.º 203.º/ss, CPPT), requerer o pagamento em prestações (art.º 196.º/ss, CPPT) ou solicitar a dação em pagamento (art.º 201.º/ss, CPPT). Faz ainda saber que, se o executado ou outra pessoa por ele não fi zer o pagamento no prazo dos éditos, no dia 16 de JUNHO de 2011, pelas 11,00 HORAS, se procederá à venda judicial por meio de PROPOSTAS EM CARTA FECHADA (n.º 1 do art.º 248.º do CPPT), dos bens a seguir indicados, os quais foram penhorados em 25 de Março de 2010 no processo de execução fi scal acima identifi cado, sendo o valor base para a venda o indicado em cada verba, correspondente a 70% do valor atribuído, não sendo consideradas as de valor inferior (n.º 4 do art.º 250.º do CPPT).

BENS A VENDER

Venda n.º 2089.2010.144 - Valor base para as propostas 5460,00 € (cinco mil quatrocentos e sessenta euros)Prédio rústico sito em LAMEIRA, freguesia de Abrã, concelho de Santarém, com a área total de 1.560 m2, composto de cultura arvense, oliveiras, vinha e macieiras. Confronta de norte com o próprio, de sul com Emília Torres, de nascente com estrada e de poente com serventia. Encontra-se inscrito na matriz rústica sob o artigo n.º 231 da secção L, da freguesia de Abrã e acha-se descrito na Conservatória do Registo Predial de Santarém, sob o n.º 01690/20010522 – Abrã.Venda n.º 2089.2010.145 - Valor base para as propostas 12.390,00 € (doze mil trezentos e noventa euros)Prédio rústico sito em VALE DOS PARDAIS, freguesia de Amiais de Baixo, concelho de Santarém, com a área total de 2.360 m2, composto de mato, olival e fi gueiras. Confronta de norte com José Faustino da Loura, de sul com José Brizida Pereira Nobre, de nascente com estrada e de poente com Manuel da Graça Frazão e Joaquim Frazão Simões Queiroz. Encontra-se inscrito na matriz rústica sob o artigo n.º 749 da secção C, da freguesia de Amiais de Baixo e acha-se descrito na Conservatória do Registo Predial de Santarém, sob o n.º 00853/19981007 – Amiais de Baixo.Venda n.º 2089.2010.146 - Valor base para as propostas 6.440,00 € (seis mil quatrocentos e quarenta euros)Prédio rústico sito em COVAS - MATA, freguesia de Abrã, concelho de Santarém, com a área total de 1.840 m2, composto de cultura arvense com oliveiras e sobreiros. Confronta de norte com Manuel Martins Valente, de sul com Gertrudes de Jesus Soares, de nascente com Junta de Freguesia e de poente com caminho. Encontra-se inscrito na matriz rústica sob o artigo n.º 233 da secção L, da freguesia de Abrã e acha-se descrito na Conservatória do Registo Predial de Santarém, sob o n.º 00589/19920616 – Abrã.Venda n.º 2089.2010.147 - Valor base para as propostas 7.000,00 € (sete mil euros)Prédio rústico sito em HORTA DAS VINHAS, freguesia de Abrã, concelho de Santarém, com a área total de 2.000 m2, composto de cultura arvense, oliveiras e sobreiros. Confronta de norte e sul com caminho, de nascente com António Lopes da Bernarda e de poente com o próprio. Encontra-se inscrito na matriz rústica sob o artigo n.º 232 da secção L, da freguesia de Abrã e acha-se descrito na Conservatória do Registo Predial de Santarém, sob o n.º 00664/19930316 – Abrã.

É depositário nomeado, o executado, o qual, depois de contactado no domicílio fi scal acima indicado e no cumprimento das suas obrigações legais, os mostrará aos interessados.As propostas poderão ser submetidas através da Internet no site (www.e-fi nancas.gov.pt/vendas/.) ou, em alternativa, serem entregues pessoalmente neste Serviço de Finanças ou remetidas pelo correio em sobrescrito fechado, dentro de outro envelope, de forma a serem recebidas até às 11 horas do dia da venda, e delas deve constar a referência “PROPOSTA PARA A VENDA N.º 2089.2010.____(n.º da venda) – FELIPE MANUEL JESUS SERRA”, bem como o preço oferecido e a identifi cação completa (Nome, morada e CF) e a assinatura do proponente, ocorrendo a sua abertura no dia e hora acima designados, na presença do Chefe do Serviço de Finanças, podendo assistir ao acto o executado, os proponentes e eventuais titulares do direito de preferência, os quais, por este meio, fi cam notifi cados para, nos termos do art.º 892.º do Código de Processo Civil, exercerem o seu direito.Se o preço mais elevado, com o limite mínimo da base de licitação, for oferecido por mais de um proponente, e se estiverem presentes no acto da abertura, abrir-se-á logo licitação entre eles, salvo se declararem que desejam adquirir o bem em compropriedade.Estando presente só um dos proponentes do maior preço oferecido, poderá este cobrir as propostas dos outros, e, se nenhum deles estiver presente ou nenhum quiser cobrir as propostas dos outros, proceder-se-á a sorteio, com vista à determinação da proposta que deverá prevalecer (al. c) do art.º 253.º do CPPT).Adjudicado o bem, deverá ser depositada na Secção de Cobrança deste Serviço de Finanças a totalidade do preço, no prazo de 15 dias, contados do termo do prazo de entrega das propostas, sob pena das sanções previstas na Lei do Processo Civil.Sendo devido Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (I.M.T.), o pagamento deverá ocorrer no prazo de 30 dias contados da data da adjudicação, nos termos do n.º 3 do artigo 36.º do respectivo código.É devido o Imposto do Selo a que se refere a verba n.º 1 da respectiva Tabela.SERVIÇO DE FINANÇAS DE SANTARÉM, aos nove dias do mês de Março do ano de dois mil e onze.

O CHEFE DE FINANÇAS, O ESCRIVÃO,(Jorge Manuel Sardinha Serra) (Jorge Fernando Santos Morgado)

(em Jornal “O Ribatejo”, edição n.º 1323 de 11.03.2011)

33O Ribatejo11 | Março | 2011

Page 34: edição 1323

ADVOGADOS

SANTARÉM

A Dr. José Francisco Faustino; DrFrancisco Luís; Dr.ª Graça Ferreira e Sousa; Dr. João Rafael; Dr. Pedro Goulão; Dr. Pedro Matos Barbosa; Dr. Francisco Lopes Leitão - Rua Reitor Pedro Calmon, nº 6 - 1º – 2000-031 Santarém - Tel. 243327159 Fax 243327160 - [email protected]

A Oliveira Domingos - LargoCândido dos Reis, 3 -1º - Santarém - Tel. 243326310 - Fax 243333587 [email protected]

ASandra Alexandre - Rua do ColégioMilitar, 10 - 2º esq. - 2000-230 Santa-rém - Telef./Fax: 243 322 268

A Dr. Francisco Antunes Luís - Av.D. Afonso Henriques, 89 - 2º Dtº - Santarém - Tel. 243321024/ 243321426 - Fax 243321425 - [email protected]

A Dr. Morgado Ribeiro - Av. doBrasil – Edifício Scálabis, 1º Esq – Santarém - Tel. 243323143 Fax 243326144 - [email protected]

A Drª Margarida Lencastre Fróis- Praça Sá da Bandeira, 22 – 1º -Santarém - Tel. 243325178 Fax 243325178 - [email protected]

A Dr.º Martins Carreto - Rua Dr. António José de Almeida, 17-2º Dto - 2000-238 Santarém - Telefone 243333519 Fax 243326531 e-mail: [email protected]

A Dr.ª Helena MarquesDuarte - Rua Pedro de Santarém - 2 – 2º A - Tel. 243 352 407 – Fax. 243 352 409 - 2000-223 SANTARÉM (Defronte do W Shopping) - [email protected]

ALMEIRIM

A Dr. Manuel Faustino Silva - PraçaLourenço Carvalho, 23 – 1º D – Almeirim - Tel. 243593626 Fax 243593626 - [email protected]

A Dr. Adriano de Melo NazarethBarbosa - Praça da República, 29 – 1º Esq. – Almeirim - Tel. 243597997/8 Fax 243597999

A Drª Ana Sofia Casebre - RuaDionísio Saraiva, Lote 1 – 1º Andar – Porta A – Almeirim - Tel. 243579134 Fax 243579134 TLM 936280534

A Dr. Sérgio Luís Coutinho dosSantos - Praça da República, 18 A 1º - Apartado 61 – 2080-044 Almeirim - Tel. 2435991172 - Fax 243593224 sergiosantos - [email protected]

A Dr. Vítor Sousa - Praça LourençoCarvalho, 23 – 1º D – Almeirim - Tel. 243593626 Fax 243593626

A Drª Célia Sousa Pinhal - PraçaLourenço de Carvalho, 12 A 1º - 2080-043 Almeirim - Tel. 243593737 Fax 243593737 TLM 966110936 - [email protected]

A Drª Ana Oliveira Simões - Rua 5de Outubro, 63 - 1º A/B – 2080-052 Almeirim - Tel. 243570092 Fax 243570099 - [email protected]

A Drª Ana Gomes Ribeiro - Rua 5de Outubro, 63 - 1º A/B – 2080-052 Almeirim - Tel. 243570093 Fax 243570099 - [email protected]

A Dr. Pedro Borrego - Rua 5 deOutubro, 63 - 1º A/B – 2080-052 Almeirim -Tel. 243570091 Fax 243570099 - [email protected]

A Drª América Cravo - R. Dr. Óscarda Costa Neves, 8 - 1º - 2080-130 Almeirim - Tel. 243597946/8 Fax 243597947 - [email protected]

A Drª Sónia Bento - Praça daRepública, 29 - 1º Esq.º - 2080-044 Almeirim - Tel. 243372159 Fax 243597999 - [email protected]

ABRANTES

A Mário P. Claro - Célia CruzRua Luís de Camões nºs 9 - 11,1º Esq., 2200-421 Abrantes - Tel 241 379 090 - Fax.: 241 363 364;Trv. da Batoca, 6 - 2140-149 Chamusca; Tel/fax: 249 760 058 E-mail: [email protected]

A Norberto Timóteo - Advogado -Praceta do Chafariz, Lote 6- 1º Esq. - Apartado 93 - 2204-909 Abrantes; Tel.: 241 363 484; Fax: 241 365 234; Email: [email protected]

A Eurico Consciência & Associados- Abrantes - Apartado 37Tel: 241372831 /2/3 - Fax: 241362645 - E-mail: [email protected]

A António Pires de Oliveira- Rua de Santa Isabel, nº 1- 1º Dto.2200-393 Abrantes Tel.: 241 360 540 - Fax: 241 372 481 E-mail: [email protected] - Cédula Prof. 355 Évora

CARTAXO

A Drª Liliana Pita - R. Dr. ManuelCorreia Ramalho, 9 – 2º Esqº - 2070-095 Cartaxo - Tel 243703631 Fax 243703631- [email protected]

A Drª Rute Nunes - Rua Dr. LopesBatista, 5 B -1º E – Cartaxo - TLM 914177635 Fax 243120102 - [email protected] - www.apoiojuridico.com

A Drª Ana Fonseca e Silva - Praça15 de Dezembro, 23ª - 2º A – 2070-049 Cartaxo - Tel. 243704323 Fax. 2437074328 - [email protected]

LISBOA

A Albertino Antunes - Av. 5 DeOutubro, Nº 77, 3º Dtº 1050-049 Lisboa Tel. 213172720 Fax. 213172729

A Alexandre Oliveira - Telem.: 969239 263 - Av. 5 De Outubro, Nº 77, 3º Dtº 1050-049 Lisboa - Tel. 213172720 - Fax. 213172729

ORLANDO MENDESTERESA PINTO FERREIRA

SOCIEDADEDE ADVOGADOS, RL

Travessa do Fróis, 3 - 1º e 2ºTel: 243 328 444 - Fax: 243 391 079

2000-145 SANTARÉME-mail: [email protected]

MADEIRA LOPESFRANCISCO MADEIRA LOPES

ADVOGADOSTel.: 243323700 - Fax: 243332994

Rua Elias Garcia, 24 - 1º

Apartado 173

2001-902 Santarém

ANA MARTINHO DO ROSÁRIOISABEL ALVES DE MATOS

VICTOR BAPTISTA

ADVOGADOSAv. do Brasil - Edifício Scalabis - 1º F

Tef.: 243326242

2000 SANTARÉM

Francisco PedrógãoArmando Ferreira

ADVOGADOS

Pcta. Pedro Escuro n. 2 1.º Esq.Telef.: 243333821Fax: 243391021

2000 SANTARÉM

ALBERTINO ANTUNESALEXANDRE OLIVEIRA

Telem.: 969 239 263

ADVOGADOSAv. 5 de Outubro, Nº 77, 3º Dtº - 1050-049 LISBOA

Tel. 213 172 720 Fax. 213 172 729

ABRANTES:Rua de S. Domingos – 336 – 2º A – Apart. 37

Tel. 241 372 831/2/3 – Fax 241 362 645 2200-397 ABRANTES

LISBOA:Rua Braamcamp – 52 – 9º Esqº

Tel. 213 860 963 – 213 862 922 – Fax 213 863 923 1250-051 LISBOA

E.Mail: [email protected]

Visite o nosso Site: advogadosabrantes.com

assinatura anual por apenas

25,50 €

FARMÁCIAS DE SERVIÇOSANTARÉM

Sexta 11 Pereira Av. Grup. Forcados Amadores St - 8 243 325 113

Sábado 12 Sá da Bandeira Av.ª do Brasil, 38 243 322 966

Domingo 13 Confi ança Urb. Oliv. Arame - S. Domingos 243 306 410

Segunda 14 Vitorino Av.ª Bernardo Santareno, 24 243 326 704

Terça 15 Helena R. Dr. Jorge Sena, 12 - Alto do Bexiga 243 420 214

Quarta 16 Flama Vitae Pç. Sá da Bandeira, 4 e 5 243 322 195

Quinta 17 Baptista Rua Serpa Pinto, 101/3 243 322 072

Sexta 18 Veríssimo R. Capelo Ivens, 74 243 330 230

TOMARSexta 11 Torres Pinheiro Rua Serpa Pinto, 27-33 249 312 206

Sábado 12 Ribeiro dos Santos Av. Norton de Matos 249 324 373

Domingo 13 Dias Costa Rua Serpa Pinto, 160-162 249 312 203

Segunda 14 Central Rua Marquês de Pombal, 16 249 312 329

Terça 15 Misericórdia Rua Infantaria, 15, Nº 9 249 312 465

Quarta 16 Torres Pinheiro Rua Serpa Pinto, 27-33 249 312 206

Quinta 17 Ribeiro dos Santos Av. Norton de Matos 249 324 373

Sexta 18 Dias Costa Rua Serpa Pinto, 160-162 249 312 203

ABRANTESSexta 11 Motta Ferraz Largo Mota Ferraz, 7 241 360 520

Sábado 12 Ondalux Av. da Europa, Lt. 37, r/c-B, Lj 2 241 822 120

Domingo 13 Santos Av.ª Dr. António. A.S. Mart. 569 241 360 530

Segunda 14 Silva Rua José Estevão, 1 241 360 060

Terça 15 Silva Tavares Rua do Comércio, 56 241 371 713

Quarta 16 Duarte Ferreira R. Tenente Cor. J. B. Camejo, 13 241 333 222

Quinta 17 Motta Ferraz Largo Mota Ferraz, 7 241 360 520

Sexta 18 Ondalux Av. da Europa, Lt. 37, r/c-B, Lj 2 241 822 120

ALMEIRIMSexta 11 Mendonça Praça da República, 12 243 592 265

Sábado 12 Correia de Oliveira Rua Condessa da Junqueira 243 509 370

Domingo 13 Central Rua 5 de Outubro, 58/60 243 570 570

Segunda 14 Barreto do Carmo Praça da República, 45/7 243 592 379

Terça 15 Mendonça Praça da República, 12 243 592 265

Quarta 16 Correia de Oliveira Rua Condessa da Junqueira 243 509 370

Quinta 17 Central Rua 5 de Outubro, 58/60 243 570 570

Sexta 18 Barreto do Carmo Praça da República, 45/7 243 592 379

ALPIARÇASexta 11 Aguiar Avenida Casa do Povo, 15 243 558 424

Sábado 12 Gameiro Rua Silvestre Bernardo Lima, 94 243 558 365

Domingo 13 Gameiro Rua Silvestre Bernardo Lima, 94 243 558 365

Segunda 14 Aguiar Avenida Casa do Povo, 15 243 558 424

Terça 15 Leitão Rua José Relvas, 208-A 243 558 435

Quarta 16 Gameiro Rua Silvestre Bernardo Lima, 94 243 558 365

Quinta 17 Aguiar Avenida Casa do Povo, 15 243 558 424

Sexta 18 Leitão Rua José Relvas, 208-A 243 558 435

CARTAXOSexta 11 Abílio Guerra Rua de S. Sebastião, 3 243 702 653

Sábado 12 Correia dos Santos Rua da República, 10 243 770 997

Domingo 13 Pereira, Sucrs Rua Serpa Pinto, 8 243 700 130

Segunda 14 Central do Cartaxo R. H. Qt.ª da Cabreira, Lt 54A-55A-B 243 749 123

Terça 15 Abílio Guerra Rua de S. Sebastião, 3 243 702 653

Quarta 16 Correia dos Santos Rua da República, 10 243 770 997

Quinta 17 Pereira, Sucrs Rua Serpa Pinto, 8 243 700 130Sexta 18 Central do Cartaxo R. H. Qt.ª da Cabreira, Lt 54A-55A-B 243 749 123

TORRES NOVASSexta 11 Lima Av. de Sá Carneiro, Lote 7 249 822 067

Sábado 12 Central Rua de São Pedro, 5 249 822 411

Domingo 13 Pereira Martins Rua José Augusto Torres, Lt 129 249 812 472

Segunda 14 Higiene Lg. Cor. António Maria Batista, 7 249 819 540

Terça 15 Nicolau Rua 25 de Abril, 7 249 830 180

Quarta 16 Lima Av. de Sá Carneiro, Lote 7 249 822 067

Quinta 17 Central Rua de São Pedro, 5 249 822 411

Sexta 18 Pereira Martins Rua José Augusto Torres, Lt 129 249 812 472

CORUCHESexta 11 Frazão Rua Direita, 64 243 660 099

Sábado 12 Higiene Rua da Misericórdia 243 675 070

Domingo 13 Misericórdia Largo de S. Pedro, 4 243 610 370

Segunda 14 Almeida Rua da Misericórdia, 16 243 617 068

Terça 15 Frazão Rua Direita, 64 243 660 099

Quarta 16 Higiene Rua da Misericórdia 243 675 070

Quinta 17 Misericórdia Largo de S. Pedro, 4 243 610 370

Sexta 18 Almeida Rua da Misericórdia, 16 243 617 068

SALVATERRA DE MAGOSSexta 11 Martins R. Heróis de Chave 263 504 319

Sábado a Sexta 12 a 18 Carvalho R. Dr. Gregório Fernandes, 20/2 263 504 451

RIO MAIORSexta a Quinta 11 a 17 Almeida R. Almir. Cândido dos Reis, 19 243 992 255

Sexta 18 Central R. Mariano de Carvalho, 83 243 946 148

BENAVENTEFunciona 9 às 22 h Baptista Av. Dr. Francisco S. Dias, 8, 1º 263 580 108

Assegura serviço durante a noite Martins R. do Diário de Notícias, 9-r/c 263 517 633

O Ribatejo11 | Março | 2011

34

Page 35: edição 1323

saúde A função do rim assemelha-se à de um filtro, na “limpeza” do sangue dos resíduos tóxicos, além da regu-lação da quantidade de água e sal. A progressão da doença renal é muitas vezes silenciosa, sem grandes sintomas, o que leva o doente tardiamente ao médico. Temos cerca de 16 mil doentes em tratamento substi-tutivo da função renal (2/3 em diálise e 1/3 já transplantados) e dois mil esperam por um transplante renal.

D Proteja os seus rins

Exames Complementares e Outros:

Marcações das 9:00 às 19:00 de 2ª a 6ª FeiraTelef: 243 305 780 Fax: 243 305 781

Praceta Eduardo Rosa Mendes, 6-r/c 2005-174 SANTARÉMEmail: [email protected]

Surgimed

• Endoscopia Digestiva Alta• Colonoscopia• Fibrorectosigmoidoscopia• Polipectomia Endoscópica• Citologia Aspirativa• Urofl uxometria• E.C.G.

• Trat. varizes (esclerose e laser)• Sedação profunda c/apoio de

Anest. p/ exames endoscópicos• Laser Cirúrgico• M.A.P.A.• Holter 24 horas• Polisonografi a em ambulatório

Anat.PatológicaDra. Margarida Mendes

Cir.Geral/ObesidadeDr. Joaquim Costa

Cirurgia PlásticaDr. Ribeiro de Carvalho

Cirurgia VascularDr. Mário Soares

Clínica GeralDra. Hélia Castro

Dr. Benjamim Coimbra

DermatologiaDra. Joana Parente

DietéticaDra. Célia Dias

EndocrinologiaDr. Luís Raposo

GastroenterologiaDr. Júlio Veloso

Medicina InternaDra. Luísa

Wandschneider

NeurocirurgiaDr. Carlos Calado

NeurologiaDr. Jorge Becho

NeuropsicologiaDr. Nuno Pestana

OftalmologiaDr. Juan Palomares

Dr. Castela Rodrigues

OrtopediaDr. Duarte Cadavez

PneumologiaDr. Marco da Costa e Silva

PsicologiaDra. Elsa Martins

Dr.João Paulo RibeiroDra. Cátia Lima

PsiquiatriaDr. Vítor Henriques

ReumatologiaDr. Teixeira Costa

UrologiaDr. Luís BarretoDr. Luís Costa

A N Ú N C I O e ÉDITOS DE 20 DIASPROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL N.º 2089200801039202

CITAÇÃO DE CREDORES E VENDA DE BENS2ª PUBLICAÇÃO

JORGE MANUEL SARDINHA SERRA, Chefe do Serviço de Finanças do concelho de Santarém.Faz saber que por este Serviço de Finanças correm ÉDITOS DE 20 DIAS, contados da segunda e última publicação deste anúncio, citando, nos termos do n.º 2 do artigo 239.º do Código de Procedimento e de Processo Tributário (CPPT), os credores desconhecidos e sucessores dos credores preferentes dos executados CARLOS MANUEL DA FONSECA RODRIGUES eMARIA EMÍLIA DA CONCEIÇÃO FRANCISCO RODRIGUES, no estado de casados, domiciliados em Carneiria – 2005 Várzea, para no prazo de 15 (QUINZE) DIAS posteriores aos dos éditos, reclamarem os seus créditos pelo produto da venda do bem a seguir indicado, sobre o qual tenham garantia real (art.º 240.º do CPPT) e que foi penhorado em 8 de Janeiro de 2009 no processo de execução fi scal acima identifi cado, instaurado para pagamento de dívidas de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) do ano de 2006, no montante actual de 4.835,38 €, sendo 4.603,96 € de quantia exequenda e 231,42 € de acréscimos legais.

BEM A VENDER

Prédio urbano destinado a habitação composto por casa de cave e rés do chão e logradouro, sito em Carneiria - Várzea, freguesia de Várzea, concelho de Santarém. Possui as seguintes CARACTERÍSTICAS: Tipo de Prédio: Prédio em propriedade total sem andares nem divisões susceptíveis de utilização independente, Afectação: habitação, Tipologia/Divisões: 5, N.º de pisos: 1, Área total do terreno: 2.351,30 m2, Área de implantação do edifício: 125,30 m2, Área bruta de construção: 125,30 m2. Área bruta dependente: 0,00 m2 e Área bruta privativa: 125,30 m2. Confronta de norte, sul e nascente com Herdeiros de Jacinto Botelho Rodrigues e de Poente com Estrada. Encontra-se inscrito na matriz urbana sob o artigo n.º 1480 da freguesia de Várzea e acha-se descrito na Conservatória do Registo Predial de Santarém, sob o n.º 00902/19980619 – Várzea. Coordenadas: X – 146.830,00 e Y – 256.710,00.

São depositários os Sr.ºs Carlos Manuel da Fonseca Rodrigues e Maria Emília da Conceição Francisco Rodrigues, Telf. 917.210.667, executados nos autos, os quais, depois de contactados no seu domicílio fi scal, o mostrarão aos interessados.Findo o prazo dos éditos, no dia 27 de ABRIL de 2011, pelas 11,00 horas, proceder-se-á à sua venda por meio de PROPOSTAS EM CARTA FECHADA (n.º 1 do art.º 248.º do CPPT) sendo o valor base para a venda de 28.630,00 €, correspondente a 70% do valor atribuído em avaliação, não sendo consideradas as de valor inferior (n.º 4 do art.º 250.º do CPPT).As propostas poderão ser submetidas através da Internet no site (www.e-fi nancas.gov.pt/vendas/.) ou, em alternativa, serem entregues pessoalmente neste Serviço de Finanças ou remetidas pelo correio em sobrescrito fechado, dentro de outro envelope, de forma a serem recebidas até às 11 horas do dia da venda, e delas deve constar a referência “PROPOSTA PARA A VENDA N.º 2089.2009.027 – CARLOS MANUEL DA FONSECA RODRIGUES e MARIA EMÍLIA DA CONCEIÇÃO FRANCISCO RODRIGUES”, bem como o preço oferecido e a identifi cação completa (Nome, morada e CF) e a assinatura do proponente, ocorrendo a sua abertura no dia e hora acima designados, na presença do Chefe do Serviço de Finanças, podendo assistir ao acto os executados, os proponentes e eventuais titulares do direito de preferência, os quais, por este meio, fi cam notifi cados para, nos termos do art.º 892.º do Código de Processo Civil, exercerem o seu direito.Se o preço mais elevado, com o limite mínimo da base de licitação, for oferecido por mais de um proponente, e se estiverem presentes no acto da abertura, abrir-se-á logo licitação entre eles, salvo se declararem que desejam adquirir o bem em compropriedade.Estando presente só um dos proponentes do maior preço oferecido, poderá este cobrir as propostas dos outros, e, se nenhum deles estiver presente ou nenhum quiser cobrir as propostas dos outros, proceder-se-á a sorteio, com vista à determinação da proposta que deverá prevalecer (al. c) do art.º 253.º do CPPT).Adjudicado o bem, deverá ser depositada na Secção de Cobrança deste Serviço de Finanças a totalidade do preço, no prazo de 15 dias, contados do termo do prazo de entrega das propostas, sob pena das sanções previstas na Lei do Processo Civil.Sendo devido Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (I.M.T.), o pagamento deverá ocorrer no prazo de 30 dias contados da data da adjudicação, nos termos do n.º 3 do artigo 36.º do respectivo código.É devido o Imposto do Selo a que se refere a verba n.º 1 da respectiva Tabela.SERVIÇO DE FINANÇAS DE SANTARÉM, ao primeiro dia do mês de Março do ano de dois mil e onze.

O CHEFE DE FINANÇAS, O ESCRIVÃO,(Jorge Manuel Sardinha Serra) (Jorge Fernando Santos Morgado)

(em Jornal “O Ribatejo”, edição n.º 1323 de 11.03.2011)

A N Ú N C I O e ÉDITOS DE 20 DIASPROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL Nº 2089200701003836 AP

CITAÇÃO DE CREDORES E VENDA DE BENS2ª PUBLICAÇÃO

JORGE MANUEL SARDINHA SERRA, Chefe do Serviço de Finanças do concelho de Santarém.Faz saber que por este Serviço de Finanças correm ÉDITOS DE 20 DIAS, contados da segunda e última publicação deste anúncio, citando, nos termos do n.º 2 do artigo 239.º do Código de Procedimento e de Processo Tributário (CPPT), os credores desconhecidos e sucessores dos credores preferentes do executado HELIO MANUEL LUIS PIRES, no estado de casado, com domicílio fi scal na Rua Feira de Alcanede s/n – 2025-057 Alcanede, executado por reversão de Nacional Peças Comércio Importação Exportação Peças Veículos Ld.ª, para no prazo de 15 (QUINZE) DIAS posteriores aos dos éditos, reclamarem os seus créditos pelo produto da venda do bem a seguir indicado, sobre o qual tenham garantia real (art.º 240.º do CPPT) e que foi penhorado em 27 de Agosto de 2009 no processo de execução fi scal acima identifi cado, instaurado para pagamento de dívidas de que é responsável respeitantes a Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), Coimas Fiscais (CF) e Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC), dos anos de 2004 a 2007, no montante actual de 11.183,35 €, sendo 8.401,30 € de quantia exequenda e 2.782,05 € de acréscimos legais.

BEM A VENDER

Prédio urbano destinado a habitação composto por casa de rés do chão de construção antiga, com 3 divisões de 16,70 m2 – 4,80 m2 e 4,70 m2 e cozinha com 10,50 m2, com a área coberta de 51,90 m2, anexo adega com sótão com a área de 32,10 m2, palheiro com 60 m2 e alpendre com 40 m2, sito em Vale da Junqueira, freguesia de Alcanede, concelho de Santarém. Possui as seguintes CARACTERÍSTICAS: Tipo de Prédio: Prédio em propriedade total sem andares nem divisões susceptíveis de utilização independente, Afectação: habitação, N.º de pisos: 1, Tipologia/Divisões: 3, Área total do terreno: 184,00 m2, Área de implantação do edifício: 86,00 m2, Área bruta de construção: 86,00 m2. Área bruta dependente: 30,00 m2 e Área bruta privativa: 56,00 m2. Confronta de norte com Alfredo Dores Pires, de sul e nascente com o próprio e de Poente com Via Pública. Encontra-se inscrito na matriz urbana sob o artigo n.º 2613 da freguesia de Alcanede e acha-se descrito na Conservatória do Registo Predial de Santarém, sob o n.º 00121/20050401 – Gançaria. Coordenadas: X – 135.762,00 e Y – 271.872,00.

É depositário nomeado o Sr. Hélio Manuel Luís Pires, executado nos autos, Telf. 918.730.760, o qual, nessa qualidade e depois de contactado no seu domicílio fi scal, o mostrará aos interessados.Findo o prazo dos éditos, no dia 28 de ABRIL de 2011, pelas 11,00 HORAS, proceder-se-á à sua venda por meio de PROPOSTAS EM CARTA FECHADA (n.º 1 do art.º 248.º do CPPT) sendo o valor base para a venda de 10.749,00 €, correspondente a 70% do valor atribuído em avaliação, não sendo consideradas as de valor inferior (n.º 4 do art.º 250.º do CPPT).As propostas poderão ser submetidas através da Internet no site (www.e-fi nancas.gov.pt/vendas/.) ou, em alternativa, serem entregues pessoalmente neste Serviço de Finanças ou remetidas pelo correio em sobrescrito fechado, dentro de outro envelope, de forma a serem recebidas até às 11 horas do dia da venda e delas deve constar a referência “PROPOSTA PARA A VENDA N.º 2089.2009.230 – HELIO MANUEL LUIS PIRES”, bem como o preço oferecido e a identifi cação completa (Nome, morada e CF) e a assinatura do proponente, ocorrendo a sua abertura no dia e hora acima designados, na presença do Chefe do Serviço de Finanças, podendo assistir ao acto o executado, o seu cônjuge e os proponentes e eventuais titulares do direito de preferência, os quais, por este meio, fi cam notifi cados para, nos termos do art.º 892.º do Código de Processo Civil, exercerem o seu direito.Se o preço mais elevado, com o limite mínimo da base de licitação, for oferecido por mais de um proponente, e se estiverem presentes no acto da abertura, abrir-se-á logo licitação entre eles, salvo se declararem que desejam adquirir o bem em compropriedade.Estando presente só um dos proponentes do maior preço oferecido, poderá este cobrir as propostas dos outros, e, se nenhum deles estiver presente ou nenhum quiser cobrir as propostas dos outros, proceder-se-á a sorteio, com vista à determinação da proposta que deverá prevalecer (al. c) do art.º 253.º do CPPT).Adjudicado o bem, deverá ser depositada na Secção de Cobrança deste Serviço de Finanças a totalidade do preço no prazo de 15 dias, contados do termo do prazo de entrega das propostas, sob pena das sanções previstas na Lei do Processo Civil.Sendo devido Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (I.M.T.), o pagamento deverá ocorrer no prazo de 30 dias contados da data da adjudicação, nos termos do n.º 3 do artigo 36.º do respectivo código.É devido Imposto do Selo a que se refere a verba n.º 1 da respectiva Tabela.SERVIÇO DE FINANÇAS DE SANTARÉM, aos dois dias do mês de Março do ano de dois mil e onze.

O CHEFE DE FINANÇAS, O ESCRIVÃO,(Jorge Manuel Sardinha Serra) (Jorge Fernando Santos Morgado)

(em Jornal “O Ribatejo”, edição n.º 1323 de 11.03.2011)

O Ribatejo11 | Março | 2011

35

Page 36: edição 1323

SAÚDE

CLIMECO - Clínica Médicade Eduardo Lopes

OftalmologiaDr. Eduardo Lopes

Acordos c/ Médis / Advancecare / EDP Portugal Telecom / CGD / SAMS / Multicare

Oftalmologia PediátricaDrª Cristina Amorim

Acordos c/ Médis / Advancecare / EDP Portugal Telecom / CGD / SAMS / Multicare

OrtópticaDr. Alfredo Sousa - Drª Ana Ascensão

NeurocirurgiaDr. Bello da Silva

Acordos c/ Multicare

NeurologiaDrª Adelaide Palos

DermatologiaDrª Maria JoãoReumatologia

Drª Manuela MicaeloAcordos c/ Multicare

PsicologiaDrª Sandra Silva - Drª Isabel Baptista

Medicina InternaDr. Victor Bezerra

NutriçãoDrª Susana Rodrigues

MARCAÇÕES PELO TELEFONE 243 328 303Rua Colégio Militar, Lt. A - 1º Esquerdo

(junto ao antigo Campo dos Leões)2000 SANTARÉM

CENTRO CLÍNICO DO CHOUPALMED. FÍSICA E REABILITAÇÃO

CONSULTASFisiatria (Dr.ª Helena Martins) (Dr. José Miguel Pais)Ortopedia (Dr. A. Júlio Silva)Psicologia (Dr.ª Elsa Couchinho) (Dr.ª Teresa Molina)Clínica Geral e doenças do Coração (Dr.ª Liliana Aleksandrov)

ACORDOS FISIOTERAPIA: ADSE, ADMFA, ADMA, C.G. DEPÓSITOS, CTT, SAMS, TELECOM e SEGURADORAS

R. Capitão António Montês, 4-A (Rampa Ciclistas)

Tel. 243326935 - Fax: 243326935 2000 SANTARÉM

Drª MADALENA BARRETOINSTITUT SUTHERLAND DE PARIS

OSTEOPATIAAv. Bernardo Santareno, 39 - 1.º Esq.

Telefone 243327546 - 2000 SANTARÉM

DR. JOSÉ LUÍS P. BARRETOUROLOGISTA

Pela Ordem dos MédicosDOENÇAS DOS RINS,

VIAS URINÁRIAS E APARELHO SEXUAL

MASCULINOCONS. - SURGIMED

Pr. Eduardo Rosa Mendesn.º 6 R/C - Telef.: 243305780

2000 SANTARÉM

SANTARÉM

Dr. Rui CastroMédico Especialista

de Clínica Geral

CONSULTÓRIO:Rua José Saramago, 17-1º(edifícios atrás do Banco de Portugal)

Telef. e Fax: 243 327 431

Telemóvel: 917 770 678

CONSULTAS E MARCAÇÕES DIÁRIAS

Dr. A. JÚLIO SILVA

Médico Especialista

ORTOPEDIA

(Centro Clínico do Choupal)R. Capitão António Montez,

4-A Tel. 243326935

SANTARÉM

Terapeuta Osteopata

Rui LeiteMARCAÇÕES: Tlm.: 919 612 454 • Tel./Fax: 243 702 311Av. João de Deus, n.º 10 r/c • 2070-011 Cartaxo

CeficarteCENTRO DE FISIOTERAPIA DO CARTAXO

Dr. ARMANDO RODRIGUES LOPESINSTITUT SUTHERLAND DE PARIS

OSTEOPATIAAv. Bernardo Santareno, 39 - 1.º Esq.

Telefone 243 327 546 - 2000 SANTARÉM

FAUSTINO SANTOSAcupunctura / Hipnoterapia Clínica

Licenciado em Medicina Tradicional ChinesaCurso pós-graduado de aperfeiçoamento de Hipnose em Clínica Médica (componente de especialização) da Faculdade de Medicina de Lisboa

Praceta Pedro Escuro, 10 - 3.º Esq.º(Junto à Rádio Pernes)

MARCAÇÕES - Telemóvel: 962 600 338www.faustinosantos-acupunctura.com

O Ribatejo11 | Março | 2011

36

Page 37: edição 1323

SAÚDE

Sílvia Lencastre FróisPsicóloga Clínica

Psicologia Clínica e Psicoterapia

Marcações pelo tmóvel - 918 732 116Santarém • Coruche • Rio Maior

CENTRO MÉDICO E DE ENFERMAGEMDE ABRANTES

Largo de S. João, N.º 1 - Telefones 241 371 566 - 241 371 690

CONSULTAS POR MARCAÇÃO

ACUPUNCTURADr.ª Elisabete Alexandra Duarte SerraALERGOLOGIADr. Mário de Almeida; Dr.ª Cristina Santa MartaCARDIOLOGIADr.ª Maria João CarvalhoCIRURGIADr. Francisco Rufi noCLÍNICA GERALDr. Pereira Ambrósio - Dr. António PrôaDERMATOLOGIADr.ª Maria João SilvaGASTROENTERELOGIA E ENDOSCOPIA DIGESTIVA Dr. Rui Mesquita; Dr.ª Cláudia SequeiraMEDICINA INTERNADr. Matoso FerreiraNEFROLOGIADr. Mário SilvaNEUROCIRURGIADr. Armando LopesNEUROLOGIADr.ª Isabel Luzeiro; Dr.ª Amélia Guilherme

OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIADr.ª Lígia Ribeiro, Dr. João PinhelOFTALMOLOGIADr. Luís CardigaORTOPEDIADr. Matos MeloOTORRINOLARINGOLOGIADr. João EloiPNEUMOLOGIADr. Carlos Luís LousadaPROV. FUNÇÃO RESPIRATÓRIAPatricia GerraPSICOLOGIADr.ª Odete Vieira; Dr. Michael Knoch;Dr.ª Maria Conceição CaladoPSIQUIATRIADr. Carlos Roldão Vieira; Dr.ª Fátima PalmaUROLOGIADr. Rafael PassarinhoNUTRICIONISTADr.ª Carla LouroSERVIÇO DE ENFERMAGEMMaria JoãoTERAPEUTA DA FALADr.ª Susana Martins

Drª ISABEL MONTEIROMédica Cardiologista

• Consultas de Cardiologia

• Electrocardiogramas

• Ecocardiogramas Modo M, 2D e Doppler a cor

• M.A.P.A. (Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial)

Rua Dr. António José de Almeida, nº 11, 4º Dt.º

2000 - SANTARÉM

Telef. 243 326 957

CONSULTÓRIO DENTÁRIO- Nova morada -

DR. MARCÃOMédico especialista de ESTOMATOLOGIA

(Doenças da boca e dentes)pela Ordem dos Médicos e pelo Hospital de Santa Maria

CLÍNICA - CIRURGIA - PRÓTESES DENTÁRIASCONSULTAS TODOS OS DIAS

Largo Cândido dos Reis, 11 - 1º Direito(junto à rotunda do hospital velho)

Telef: 243 326 435 - 2000 SANTARÉM

JOSÉ MANUEL PIRES TEIXEIRAMÉDICO ESPECIALISTA - GINECOLOGISTA / OBSTETRA

ASSISTENTE HOSPITALAR GRADUADO do HOSPITAL DE SANTARÉMDOENÇA DA MAMA - DIPLOMADO e MASTER em Senologia /

/ Pat. Mamária pela F. de Medicina da Un. de Barcelona

CONSULTÓRIO NA CLÍNICA “FERRO DE ENGOMAR”Rua do Quintino, 9 - A - Tel.: 243770939 - CARTAXO

Júlio AranhaCardiologista

Consultas de CardiologiaEcocardiograma M e 2D

Ecocardiograma com doppler e côrECG Holter de 24 horas

Monitorização Ambulatória da Pressão ArterialElectrocardiogramaProvas de Esforço

SANTARÉM - Telem. 912 722 206RIBACLÍNICA - CHAMUSCA - Tel. 249 760 031

CENTRO AUDITIVO WIDEX

Audiologia Dr.ª Odete Batista� � Diagnóstico (adultos e crianças)� � Reabilitação Auditiva (Próteses Auditivas)� � Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Cerebral (PEATC) � Protectores de Natação

Cardiopneumologia Dr.ª Patrícia Branco � Estudo do Sono

Acordos: CGD, SAMS, PT, Médis, Advance Care e Mondial Assistance

Horário: 13.00 às 20.00 horas

Largo Cândido dos Reis, 14 - 1.º Esquerdo • 2000-241 SantarémTel.: 243 391 547 • Fax: 243 391 549 • E-mail: [email protected]

DRª MARISA PERESMÉDICA CARDIOLOGISTA

SANTARÉM: � GFS (Estrada S. Domingos, perto do Presídio):

243 328 890

ALMEIRIM:� Clínica do Jardim: 243 593 422

� Enfercentro: 243 579 601

AVEIRAS DE CIMA:� Centro Médico de Aveiras: 263 474 976

Santarém | R. Prof Pinto Correia Lote 6 C/v, 2005-266 T: 243 303 180 F: 243 303 188

Tomar | R. António Joaquim Araújo nº 32, 2300-555 T: 249 329 020 249 310 430 F: 249 320 029

Entroncamento | R. Ant.º Amílcar Correia nº 9, 2330-255 T e F: 249 719 984

Abrantes | CHMT - Largo Eng.º Bioucas, 2200-202 T: 241 372 396 241 331 676 F: 241 361 521

Sertã | Av. Nuno Álvares Pereira nº 924 R/c, 6100-733 T: 274 603 433 F: 249 320 029

Torres Vedras | Av. General Humberto Delgado nº 22D, 2560-272 T: 261 319 130 F: 261 315 535

Santarém | Prolongamento da Praceta Jaime Cortesão Lote 4 C/v Dt.ª, 2000-228 T: 243 333 969 F: 243 321 945

Ressonância Magnética 1,5 tRM Neuro/Corpo/OsteoarticularDifusão/Perfusão/ExpectroscopiaQuantificação fluxo do LCRAngio RMRM MamáriaRM CardíacaTC 64, 16 e 4 CortesAngiografia Cardíaca VirtualColonoscopia VirtualBroncoscopia VirtualAngio-TC

e-mail: [email protected]

Uro-TCDental ScanAngiografia FluoresceínicaEcografia GeralEcografia CardíacaDöpplerEcografia ObstetricaRadiologia DigitalMamografia DigitalOrtopantomografia DigitalDensitometria Óssea DigitalElectromiografia

Potenciais evocadosEIectroencefalografiaEstudos do Sono em ambulatórioTestes Cutâneos AlérgicosProvas de Função RespiratóriaImagiologia de Intervenção:Imagiologia de Intervenção:Citologia da MamaCitologia da TiróideBiópsia Prostática eco-guiadaMeios Terapêuticos:Meios Terapêuticos:LitotríciaOrtotrícia

Análises ClínicasAnálises Clínicas

DR. JOSÉ BRANCOPSICÓLOGO CLÍNICO E PSICOTERAPEUTA

MEMBRO EFECTIVO DA ORDEM DOS PSICÓLOGOS

MEMBRO FUNDADOR DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSICOTERAPIAS CONSTRUTIVISTAS

CONSULTAS DIÁRIAS DAS 10H. ÀS 20H.

CONSULTAS DE CARÁCTER SOCIAL: 4ª FEIRA (TARDES), EM LISBOA6ª FEIRA (TARDES), EM ALVERCA

LISBOA: CLÍNICA MOVIMENTO E SAÚDE, R. JOSÉ FALCÃO, 52, 2º, F (METRO ARROIOS)ALVERCA: R. CIDADE DE DÉVNIA, 21, 2º, DTO

MARCAÇÕES E INFORMAÇÕES:

961 285 155 e 216 037 099

O Ribatejo11 | Março | 2011

37

Page 38: edição 1323

imobiliário & classificados

Viúvo de 66 anos residente no Canadá procura senhora a partir dos 50 anos

para assunto sério.Responder para seguinte morada:

841 Avenue CartierSept-Îles, Pique - QC G4R 2V6, Canada

PRECISASEEMPREGADA INTERNA

Séria, responsável e com carta de condução

para Caldas da Rainha. Será tratada como família

CONTACTO 262 832 616Descrição:

Recruta-se Vendedores/asDescrição da Função:Os comerciais têm como missão executar uma prospecção dinâmica e efi caz com fi nalidade de angariar novos clientes, apresentando os serviços da empresa, assim como acompanhamento dos actuais.

Requisitos:- Pró-activo- Capacidade de argumentação e boa dicção- Elevada auto-confi ança- Apresentação cuidada- Gosto por desafi os e pela área Comercial- Capacidade em cumprir objectivos

Oferece-se:- Valor- Base + Comissões + Subsidio de Alimentação- Ferramentas adequadas à execução da função- Formação e acompanhamento- Remuneração atractiva- Excelente ambiente de Trabalho

Respostas com CV e Foto para:Alfrigo - Comércio de Equipamento de Hotelaria, LdaRua de Coruche, n.º 60-62- 2080-094 AlmeirimEmail: [email protected].: 243 597 446

ADMITE

COSTUREIRA/O

Pretende-se:- Idade até 55 anos

- Experiência de costura em peles

Cartaxo

Contacto:Telf.: 243 770 977

[email protected]

ALUGA-SE

ESCRITÓRIOperto do Hospital

Contacto: 966 150 173

IMOBILIÁRIOarrenda-se

A CASA 3 quartos cen-t ra l equ ipada TM968072589

A MORADIA Nova c/ terreno a 10Km da A1 Str TLM 911010160

A QUARTO mobilado em Santarém TM 969303121

A QUARTOS/ Apartamento Rot Forcado T.913837330

A SANTARÉM - Espaço comer-cial (1º andar) c/ 55 m2 p/ comér-cio / serviços, muito bem loca-lizado, junto ao Largo do Semi-nário. 600€ /Mês www.remax.pt/121871053-38 RE/MAX PRINCIPAL – SANTARÉM (AMI 6883) Tel.: 961 311 745

IMOBILIÁRIOvende-se

A QUINTINHA c/ mora-dia 15km Santarém TL 962719038

A APT T4 c/ bons acaba-mentos, zona privilegiada doPlanalto de Santarém, vistas panorâmicas, equipado c/ AC e aq. central. Com áreas gene-rosas, pavimento do hall de entrada e sala em pedra, wc’s revestidos a pedra. Cozinha total. equipada e arrecadação – 137.000€ www.remax.pt/120431071-120 AMI 5430 – RE/MAX SCALA – Santa-rém. Tel: 243 307 500

A QUINTINHA na Vila da Marmeleira c/ 4960 m² de lote,

vedada c/ árvores e jardim. Amplos espaços de estar, zona de sala de jogos, c/ carácter rústico. Cozinha equi-pada, 2 quartos c/ roupeiro. Aq. central c/ caldeira a gasóleo e lareira c/ recuperador de calor. Garagem, alpendres, churrasqueira e forno, cozinha rústica. O terreno permite o loteamento. Possibilidade de aumentar o número de divi-sões. Alarme – 190.000€ www.remax.pt/120431105-18 AMI 5430 - RE/MAX SCALA - San-tarém. Tel: 243 307 500

A APT T2 no centro de San-tarém. Composto por 2 quar-tos, 2 salas (uma de estar eoutra de jantar), 2 casas de banho, cozinha e marquise c/ ar cond., aproveitamento de sótão c/ entrada pela despen-sa e varanda. Vista desafo-gada e muita luminosidade – 59.000€ www.remax.pt/120431070-155 AMI 5430 - RE/MAX SCALA - Santarém. Tel: 243 307 500

A APT em S. Domingos, com 3 quartos (um em suite), sala c/ lareira e AC, cozinha c/ placa, forno e esquentador, despensa na cozinha e área de estendal. Roupeiros. Edi-fício bem cuidado no seu inte-rior e exterior. Boa localização, perto de comércio. Lugar de estacionamento e arrecada-ção com 4,20 m². – 122.000€ www.remax.pt/120431104-16 AMI 5430 - RE/MAX SCALA - Santarém. Tel: 243 307 500

A APT T4 Duplex, em S.Domingos, vistas deslumbran-tes. 5 Assoalhadas, 4 Quartos (um deles em suite), 4 casas-de-banho. Lugar de parquea-mento, Ar cond., lareira c/ recuperador de calor, cozinha totalmente equipada – 180.000€ Possibilidade de arrendamen-to por 675€ mensais, totalmen-te mobilado. www.remax. /120431071-180 AMI 5430 - RE/MAX SCALA - Santarém. T e l : 2 4 3 3 0 7 5 0 0

A APT T4 para venda junto às Finanças de Santarém. Oapt possui 2 casas de banho,

sala c/ varanda, marquise e despensa. Possibilidade de ficar equipado e mobilado. Perto de tudo e com bons acessos 80.000€ www.remax.pt/120431121-48 AMI 5430 - RE/MAX SCALA - Santarém. Tel: 243 307 500

A APT T2, Almeirim, coo novo, cozinha equipada,logradouro c/churrasqueira. Valor 90.000,00€ - Ref. A-327 TLF: 243595033 www.habi-gotica.com AMI 5915

A TERRENO c/ 165m2, Almeirim, c/ moradia parademolir. Valor 27.500,00€ Ref A-326 TLF: 243595033 www.habigotica.com AMI 5915

A APT T3, Almeirim, novo, lugar garagem, ar condiciona-do, cozinha equipada, exce-lentes. Valor 115.000,00€ - Ref. A-322 TLF: 243595033 www.habigotica.com AMI 5915

A MORADIA T2 rural, na Várzea, 1900m2 terreno, zona sossegada. Valor 68.000,00€ - Ref. A-320 TLF: 243595033 www.habigotica.com AMI 5915

A LOJA em Santarém, nova, 110m2, grandes montras. Valor 97.500,00€ - Ref. S-574 TLF: 243595033 www.habi-gotica.com AMI 5915

A São Vicente Paúl - Mora-dia T3, usada, como nova, c/ 2 quartos, suite , cozinha, sala, 2 wc, alpendre, garagem. 2 cadernetas urbana c/1.000m2 e rústica c/3.020m2. convida ao relax e qualidade de vida . ZEN , c/ a capital do gótico e entrada para A1 a 10 min. ZEN MOR.199 PREÇO 175.000€ AMI 6566 ZEN San-tarém TLM 919727243

A Santarém – Jardim de Bai-xo Moradia T3, r/c e 1º, usa-da, soalheira, em ópt. estado, pré-instal. p/ paneis solares, logradouro, alpendre, gara-gem indiv..Zona residencial mtº aprazível, próx. entrada A1, zonas comercias, escolas e cidade de Santarém. ZEN

MOR.198 PREÇO 165,000€ AMI 6566 ZEN Santarém TLM 919727243

A Romeira Moradia T4+1. r/chão, cave e sótão. No r/chão: hall, sala, quarto, suite, wc e alpendre; na cave: cozinha, despensa, casa máq., 2 quar-tos, casa jantar e wc. Sótão amplo. 2 cadernetas, urbana c/ 450m2, rústica c/ 11.680m2. ZEN MOR.130 PREÇO 199.000€ AMI 6566 ZEN San-tarém TLM 919727243

A Alpiarça Moradia T5+1,usada ( cave, r/c e 1º), proj. numa construção e acab. Qualida-de, zona habitacional privile-giada...Barragem, Museu dos Patudos e Reserva Natural do Cavalo Sorraia. ZEN MOR.168 PREÇO 280.000€ AMI 6566 ZEN Santarém TLM 919727243

A Santarém – S.Salvador Apt Duplex T2, usado, bem cons.,bons acab., 2 quartos, sala, Wc ,cozinha, zona arrumos, gara-gem priv. c/acesso ao duplex, arrecadação, em zona calma, a 3 min. centro da cidade, e 5 min. acesso a A1 .ZEN APT.107 PREÇO 97.500€ AMI 6566 ZEN Santarém TLM 919727243

A Almeirim Apt T3, novo, hall (tecto falso c/ projec.) 2 quar-tos (roupeiros de correr), 1suite( banheira hidrom. wc c/ janela), sala, wc, cozinha semi-equipada c/ electrodom. INDE-SIT, garagem (box indiv. exte-rior, c/ água e luz ligado cada fracção), zona agradável, c/ jardim, bons acessos rodovi-ários ZEN APT.155 PREÇO 105.000€ AMI 6566 ZEN Santarém TLM 919727243

A Apt. usado T2 Almeirim c/ 1 lugar de garagem. 100.000€ - Xequecasa, Lda – AMI 6019 TLF 243306653

A Apt. usado T2 em Santa-rém. 65.000€ - Xequecasa, Lda – AMI 6019 TLF 243306653

A Apt. novo T3 c/ garagem em Almeirim. 126.000€ - Xeque-casa, Lda – AMI 6019 TLF 243306653

ACARTAXO - Apartamento T3 num 3º andar sem eleva-dor. Localização privilegiada. 69 .000€ www. remax .pt/121871069-46 RE/MAX PRINCIPAL – SANTARÉM (AMI 6883) Tel.: 961 725 441

A ALMOSTER - Moradia T3 isolada, de R/C e 1º piso (sótão aproveitado). Logradouro murado e vedado. Garagem p/ 1 carro e espaço p/ piscina e jardim. 90.000€ www.remax.pt/121871049-127 RE/MAX PRINCIPAL – SANTARÉM (AMI 6883) Tel.: 969 754 602

A PÓVOA DA ISENTA - Excelente moradia T5 emconst. (prevista conclusão em Junho 2011). Lote de 5.320m2. Piscina, garagem p/ 2 carros, churrasqueira, painéis sola-res, lareira. 350.000€ www.remax.pt/121871089-8 RE/MAX PRINCIPAL – SANTA-RÉM (AMI 6883) Tel.: 966 948 345

A SANTARÉM - Moradia no centro da cidade (zona Sho-pping) c/ acab. de excelência. Composta por R/C, 1º andar e sótão c/ tipologia T1. Aquec. central, vidros duplos e terra-ço. 315.000€ www.remax.pt/121871028-464 RE/MAX PRINCIPAL – SANTARÉM (AMI 6883) Tel.: 926 613 906

A SANTARÉM - T3 c/ aque-cimento, asp. central e lareira. Garagem individual p/ 2 via-turas. Espaçoso terraço com barbecue. 125.000€ www.remax.pt/121871028-462 RE/MAX PRINCIPAL – SANTA-RÉM (AMI 6883) Tel.: 926 613 906

A SANTARÉM - T2 usado em bom estado, c/ 1 WC recu-perado, zona de tratamento de roupas, arrecadação e elevador.48.000€ www.remax.pt/121871028-451 RE/MAX PRINCIPAL – SANTARÉM (AMI 6883) Tel.: 926 613 906

A MORADIA T3 Arneiro Tre-mês, 415m2 útil, Com terreno, a 10km Santarém Preço: 125.000,00€ - Ref. 363 Go Imobiliária AMI – 8191 Tlf – 915084892/243094092

A APT T3 São Domingos, Usado, ar condicionado boxfechada, Oportunidade de negócio. Preço: 95.000,00€ - Ref. 700 Go Imobiliária AMI – 8191 Tlf – 915084892/ 243094092

A MORADIA T4+1 Jardim Baixo, nova, coz. equipadaPainéis solares, rec. calor, logradouro, Garagem. Exce-lente negócio Preço: 230.000,00€ - Ref. 801 Go Imobiliária AMI – 8191 Tlf – 915084892/ 243094092

A MORADIA T3 Fazendas Almeirim, nova, arrecadação, lavandaria ,garagem, ar con-dicionado, Rec.calor, logradouro. Oportunidade Preço: 150.000,00€ - Ref. 779 Go Imobiliária AMI – 8191 Tlf – 915084892/ 243094092

A APT T3 Hospital Str, novos, excelentes desde 135.000,00€ - Ref. 842 Go Imobiliária AMI – 8191 Tlf – 915084892/ 243094092

A MORADIA T2 – Centro Almeirim – 29.990€ - AMI8643 – Trata: Remax Vision Tel: 925 479 312

A MORADIA T2 semi nova – Fazendas Almeirim – 96.000€ - AMI 8643 – Trata: Remax Vision Tel: 925 479 312

A APARTAMENTO T2 NOVO – Zona Norte Almeirim – 71.250€ AMI 8643 – Trata: Remax Vision Tel: 925 479 312

A APARTAMENTO T2 novo com garagem – Alpiarça –77.900€ - AMI 8643 – Trata: Remax Vision Tel: 925479 312

A APARTAMENTO T3 remo-delado – Almeirim – 66.150€ - AMI 8643 – Trata: Remax Vision Tel: 925 479 312

A SANTARÉM – arredores 2 Moradias p/ Reconst. em Ter-reno c/ 6.040m2; Plano; Fer-tíl; Vedado; C/ Poço, Olival e Árvores de Fruto; A Área Anteriormente Indicada (6040m2), Refere-se à Soma das Áreas de 2 Artigos Matri-ciais Distintos. Ref. 4307 Preço: 90.000,00€ Trata: Era Santarém AMI 5563 – Telf. 243303390

A SANTARÉM – arredores Ruína c/ 69m2; em TerrenoRústico c/ 3.240m2; Área Bru-ta de Construção de 149m2; Zona de Moradias Novas. Ref. 4296 Preço: 34.500,00€ Tra-ta: Era Santarém AMI 5563 – Telf. 243303390

A SANTARÉM – arredores Ruína em Terreno c/ 10.680m2; Magnífica Vista Sobre o Cam-po; Localizada em Zona Cal-ma. Ref. 4297 Preço:56.500,00€ Trata: Era Santarém AMI 5563 – Telf. 243303390

A SANTARÉM – S. Salvador Apartamento de 4 Assoa.; Sala Ampla c/ Varanda; Arre-cadação; Garagem e Logradouro; Zona Calma; A 10 Min. da Cidade. Ref- 4305 Preço: 86.500,00€ Trata: Era Santa-rém AMI 5563 – Telf. 243303390

A SANTARÉM- arredores Ruína em Terreno Urbano c/1.561m2; 2 Garagens Indivi-duais; Zona Calma c/ Vista Panorâmica. Ref. 4272 Preço: 50.000,00€ Trata: Era Santa-rém AMI 5563 – Telf. 243303390

IMOBILIÁRIOtrespassa-se

A CARTAXO – Estabel. comercial na Qta. das Cor-reias, pronto a funcionar já c/a sua clientela. Edifício c/

extracção de fumos. Trespas-se 22.500€ e renda mensal de 650€. www.remax.pt/121871072-105 RE/MAX PRINCIPAL – SANTARÉM (AMI 6883) Tel.: 961 334 733

EMPREGOoferece-se

A CASEIRO para quintas, herdades TL 927732803

A MOTORISTA pesados e/ou táxi com

CAP TL 914143540

A SERVENTE const civil obras Pub T.966997886

EMPREGOprecisa-se

A SENHORAS P/VENDER PROD.YVESROCHER ENVIE SMS

NOME+MORADA T 916847711

DIVERSOS geral

A VENDO Telemóvel Nokia T. 966997887 e 937681017

O Ribatejo11 | Março | 2011

38

Page 39: edição 1323

SERVIÇOS / PUBLICIDADE

Urb. Vila das Taipas. Lt.4 – r/c Drt. 2080-067 AlmeirimE-mail: [email protected]

Telf.: 243 579 296 Telm. 938 879 678

C R É D I T O SP A U L O N I Z A

* CRÉDITO RÁPIDO P/ INÍCIO DO SEU NEGÓCIOTaeg desde 7,00%

* CRÉDITO PESSOAL OU CARTÃO DE CRÉDITOC/ ASSINATURA DE 1 SÓ TITULAR, SE CASADO

Taeg desde 12,06%

* CRÉDITO CONSOLIDADO COM E SEM HIPOTECAC/ REDUÇÃO ATÉ 60% DO ENCARGO MENSAL

Taeg desde 6,59%

* CRÉDITO COM GARANTIA DO SEU AUTOMÓVEL E NEGÓCIOS AUTO ENTRE PARTICULARES

Taeg desde 18,52%

* LINHAS DE CRÉDITO COM APOIO DO ESTADOPARA INÍCIO DO SEU NEGÓCIO E PARA

EMPRESAS JÁ EXISTENTESTaeg desde 2,50%

* CRÉDITO HABITAÇÃO E TRANSFERÊNCIAS COMREDUÇÃO DA SUA PRESTAÇÃO MENSAL E

POSSIBILIDADE DE TAXA FIXATaeg desde 5,1994%

* CONTACTE-NOS MESMO QUE TENHAPROBLEMAS BANCÁRIOS, POIS EM

MUITOS CASOS AINDA TEMOS A SOLUÇÃO

www.pauloniza.pt

COMPRO REBOQUE DE TRACTOR AGRÍCOLA

c/ báscula e documentos (mesmo que em mau estado)

Particular a particular.Contacto: 933 600 996

EDITAL - ANÚNCIOProcesso de Execução Fiscal nº. 2089200401028553 Ap

Venda por Negociação ParticularJorge Manuel Sardinha Serra, Chefe do Serviço de Finanças do Concelho de Santarém.Faz saber que, nos termos da alinea a) do nº. 1 do artigo 252º. do Código de Procedimento e Processo Tributário, conjugado com as disposições contidas no artigo 905º. do Código de Processo Civil, foi nomeada Mandatária para proceder à venda por negociação particular do bem a seguir indicado, penhorado a António José Barreiro Vicente, com domicílio fi scal em Rua 1º de Maio nº 14 Pé da Pedreira - Alcanede, a fi rma Luís Plácido Mediação Imobiliária Unipessoal, Ldª, com sede em Rua da Floresta, nº 39 7520-187 Sines, com o telefone 919549338.

BEM A VENDER

Prédio rústico sito no lugar de Chouso Barreiro, freguesia de Alcanede, concelho de Santarém, composto de cultura arvense, oliveiras e sobreiros, com a área de 360m2, confrontando de norte com Alfredo Branco, de sul com Herdeiros de Adriano Barreiro, de nascente com José Florêncio Dias e de poente com Amélia Rosa. Está inscrito na matriz rústica da freguesia de Alcanede sob o artigo nº 1056 da secção B-B 17 e acha-se descrito na Conservatória do Registo Predial de Santarém sob o nº 02962/19960226 - Alcanede.

O valor mínimo fi xado para a venda é de € 1 800,00 (mil e oitocentos euros).É fi el depositário do bem o Sr. António José Barreiro Vicente, domiciliado em Rua 1º de Maio, nº 14 - Pé da Pedreira 2025-161 Alcanede.Para efectivação da venda foi concedido o prazo de 60 dias a contar desta data, devendo as propostas ser entregues por escrito à entidade encarregada da venda.

Serviço de Finanças do Concelho de Santarém, aos vinte e quatro dias do mês de Fevereiro do ano de dois mil e onze.

O Chefe de Finanças, O Escrivão, (Jorge Manuel S. Serra) (João José M. Tavares)

(em Jornal “O Ribatejo”, edição n.º 1323 de 11.03.2011)

DIRECÇÃO-GERAL DOS IMPOSTOSDF DE SANTARÉM

SERVIÇO DE FINANÇAS DE SANTARÉM

O Ribatejo11 | Março | 2011

39

Page 40: edição 1323

11 | MARÇO | 2011 Impresso em papel que incorpora 30 por cento de fibra reciclada, com tinta ecológica de base vegetal

tempo: nublado Os próximos vão trazer de volta a chuva e prevê-se uma ligeira descida das temperaturas máximas. Estão previstas algumas abertas e sol para sábado, mas a chuva regressa logo no domingo, ficando até terça-feira.

Sexta-feiraTomar∑ David Fonseca actua no cine-teatro Paraíso, às 21h30.

Tomar∑ Espectáculo multimédia que cruza a música coral com a projecção de imagens. No teatro Taborda, às 21h30.

SábadoTorres Novas∑ Samuel Úria e Os Golpes actuam no Teatro Virgínia às 21h30.

Alcanena∑ A companhia de dança TOK’ART actua com um programa triplo. Às 21h30.

agenda∑Daniel Abrunheiro

rosário breve

Abaixo o futuro!

Edifício da Maria Lamas vai ser requalificado 14 milhões∑ Obras vão custar 14 milhões para um edifício que custou 1 milhão

O futuro é mais alguns passos, a lgumas ruas mais.

Nenhumas certezas, ti-rando a do declínio (a da declinação, portanto). Isto é certo e é comum e é global – porque o futu-ro é mais certo do que o passado.

F a z s o r r i r q u a s e , escreviv’imaginar coisa assim na véspera noctur-na de uma Terça-Feira de Carnaval mais.

Não causa pena, tal im-placabilidade da Lei. É apenas humana, por con-seguinte rosa irrisória. É como a calendarizada boa-vontade de cada Na-tal: nem pena nem ternu-ra nem dor (peculiar) nem solidariedade.

Lê-se um dos clássicos russos, dedica-se o domin-go à pesca fluvial, vai-se à igreja ouvir a monotonia de um homem castrado que se paramentou para beber vinho e comer fari-nha redonda em nome de um deus improvável como o euromilhões, fala-se de bola e de histórias de cor-nos e de dívidas.

À flor da terra, crescem como ténias as vias-rápi-das dos sucateiros, as cir-cunvalações dos boavis-teiros, as veias alcatroadas onzeneiras que levam de sítio algum a nenhures.

Dos endividados, os apartamentos compor-tam mais margarina do que manteiga – por cau-sa do preço da chuva e do pão.

E o sal das bocas cresta o exílio do mel, que não o do mal.

No ano 2011 d.C., isto se-gue sendo assim em frente – e para baixo.

[email protected]

O Bloco de Esquerda (BE) quer que o Ministério da Educação esclareça por que razão decidiu investir 14 milhões de euros na requalificação de um edifício da Escola Maria Lamas, em Tor-res Novas, quando especialistas apontam para a sua demolição. A demolição ou não deste pavilhão, construído em 2002, tem sido ob-jecto de polémica visto tratar-se de um edifício recente e que re-presentou um elevado investi-mento. O Ministério da Educação decidiu-se pela requalificação do edifício, após um parecer do La-boratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Este relatório apon-ta para “custos similares” entre as opções de demolição e de requali-

ficação, sendo que, a opção da re-qualificação “nunca poderá res-peitar por completo as normas e a lei de segurança, principalmen-te no que respeita a incêndios”, acrescenta o BE no seu comuni-cado, após ter questionado o mi-nistério sobre esta matéria. O autarca António Rodrigues, presi-dente da câmara de Torres Novas,

tem referido que é contra a demo-lição e diz não compreender por que razão a remodelação de uma escola irá custar ao erário públi-co 14 milhões de euros. ”Gastar 14 milhões numa escola é o equi-valente a construir sete centros escolares. Se o custo puder ser re-duzido para 12 milhões já se poupa alguma coisa”, defende.

A Câmara de Salvater-ra entregou 12 habitações a famílias carenciadas do concelho. A ceri-mónia decorreu no dia 3 de Março, na Biblio-teca Municipal, à qual se seguiu a entrega das chaves das habitações de Custos Controlados a famílias carenciadas. As 12 habitações foram construídas pela au-

tarquia que as arrenda a um baixo custo. Ana Cristina Ribeiro, presi-dente da câmara, salien-tou que “o direito à ha-bitação é um direito de todos os cidadãos inde-pendentemente das suas condições económicas”, acrescentando que ain-da é preciso fazer mais nesta área da acção so-cial no concelho.

Câmara de Salvaterra entrega 12 habitações a famílias carenciadas

VER PÁGINA 31