Edição 1155

16
JORNAL de ARARAQUARA Edição 1.155 Ano 24 R$ 2,00 - 11 e 12 julho 2015 - e-mail: [email protected] Editor Geraldo Polezze E dinho Silva tinha tudo para uma vida pública cheia de alegria. Agiu como companheiro e tenta curar chagas que atingem até a família. CPI - Comissão Par- lamentar de Inquérito quer sua convocação junto com Mercadante e Zé Dirceu. A reportagem da Revista Veja estampou o quanto é deli- cada a situação do ex-prefeito de Araraquara que confia no devido processo legal es- perando fustigar eventuais provas que valem mais do que uma simples delação premiada. Página 10 Que desastre! Indicados para o Executivo têm prazo até 30 de setem- bro para assinar ficha partidária. Faça sua indicação, vale como reflexão: é preciso melhorar a qualidade dos políticos (Prefeitura e Câmara). Página 7 É hora de fazer nada! Férias para curtir da melhor forma, sem re- gra. E viajar num “balão mágico”. Página 8 C om poucos recursos (contrapartida de em- presas), Coca Ferraz modifica a paisagem, valori- za o verde e humaniza a lo- comoção: ciclofaixa atesta qualidade de vida no trans- porte individual, sem polui- ção, como neste Jardim Paraíso. Página 16 Tigre é campeão e ganha aplauso. Página 16 Santa Lúcia Acelera o temido fim das marcas. Página 4 Cicatrizes Com cara de anjo diz João Galhardo. Página 11 Assassino Vereador de Américo divul- ga outra. Página 14 Denúncia Adiada a 1ª edição por falta de tempo. Data em outubro. Festiara

description

 

Transcript of Edição 1155

Page 1: Edição 1155

JORNAL de ARARAQUARAEdição 1.155 Ano 24 R$ 2,00 - 11 e 12 julho 2015 - e-mail: [email protected] Editor Geraldo Polezze

Edinho Silva tinha tudopara uma vida públicacheia de alegria. Agiu

como companheiro e tentacurar chagas que atingem atéa família. CPI - Comissão Par-lamentar de Inquérito quersua convocação junto comMercadante e Zé Dirceu. A

reportagem da Revista Vejaestampou o quanto é deli-cada a situação do ex-prefeitode Araraquara que confiano devido processo legal es-perando fustigar eventuaisprovas que valem mais doque uma simples delaçãopremiada. Página 10

Que desastre!

Indicados para o Executivo têm prazo até 30 de setem-bro para assinar ficha partidária. Faça sua indicação,vale como reflexão: é preciso melhorar a qualidadedos políticos (Prefeitura e Câmara). Página 7

É hora de fazer nada!Férias para curtir da melhor forma, sem re-gra. E viajar num “balão mágico”. Página 8

Com poucos recursos(contrapartida de em-presas), Coca Ferraz

modifica a paisagem, valori-za o verde e humaniza a lo-

comoção: ciclofaixa atestaqualidade de vida no trans-porte individual, sem polui-ção, como neste JardimParaíso. Página 16

Tigre é campeão e ganhaaplauso. Página 16

Santa Lúcia

Acelera o temido fim dasmarcas. Página 4

Cicatrizes

Com cara de anjo diz JoãoGalhardo. Página 11

Assassino

Vereador de Américo divul-ga outra. Página 14

Denúncia

Adiada a 1ª edição por faltade tempo. Data em outubro.

Festiara

Page 2: Edição 1155

OOOO PPPP IIII NNNN IIII ÃÃÃÃ OOOOJORNAL DE ARARAQUARA

www.jornaldeararaquara.com.brSÁBADO E DOMINGO11 E 12 DE JULHO DE 201502

Editorial

Hora de limpar

Não se pode negar ao prefeito Marce-lo Barbieri a vontade de acertar, em-bora tenha se sobressaído mais na

área política do que na administrativa.Tanto que conseguiu a maioria dos verea-dores, com todo o respeito político: “co-mendo em sua mão”. Com ego inflado, ago-ra se faz tarde para mudar sua maneira depensar, sentir e agir quando quem não con-corda com seus métodos é tachado de ini-migo. “Adversário” seria interessante den-tro da pluralidade de pensamento.

Como poderiam dizer os administrado-

res Rômulo Lupo, Pereira Lima, Beneditode Oliveira, Clodoaldo Medina, Waldemar DeSanti, Rubens Cruz, Roberto Massafera ouEdinho Silva: agora já era! Não podemos con-cordar com essa conclusão radical.

É tempo de limpar as gavetas, tirar as“lembrancinhas” da mesa, desinfetar acadeira (esquecendo-se de fazer sucessorpara evitar traumas) e, nesse clima, dar um“banho de loja” na cidade tão esquecida emseus dois mandatos. Limpe para que o povose orgulhe da imagem de prefeito. Não cus-ta tentar, a última foto é lembrada.

Pelas redes sociais ewhatsapp fotos sobresuposto abandono doaeroporto, viadutos e teto desabado de um shopping de Araraquara. Povo enganado fica indignado. “Quandopessoas não têm o que fazer, deveriamprocurar ONGs que cuidam de pessoas eanimais para, pelo menos, serem úteis àsociedade”, dizreclamante.

Impostores

O prefeito Marcelo Barbieri entregou a Unidade de Saúde daFamília (USF) “JoãoFrancisco Alves”, ou“Joãozinho da Farmácia” (saudosoparente da família), noParque das Laranjeiras.

Saúde

Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264PABX:(0xx16) 3332-1002End. Corresp.: Rua Ceará, 1063 Araraquara - SP. CEP 14810-165

Diretora Administrativa: Marilene VolpattiHome page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: [email protected] facebook.com/jornaldeararaquarayoutube: Jornal de AraraquaraImpressão: Jornal “O Liberal” Americana

Publicação semanal da empresa“Jornal de Araraquara Ltda”.

JORNAL DEARARAQUARA

Após a impugnação doedital de terceirização

das linhas da Companhia Troleibus

Araraquara, a empresa vive compasso

de espera. Das duas empresas: uma

questionou itens do edital e a outra

pediu esclarecimentostécnicos. CTA aguarda

manifestação doTribunal de Contas.

Transporte

CTA, empresa modelode transporte coletivo,

nasceu da cabeça aberta do ex-prefeito

Rômulo Lupo. CTA, com direção

partidarizada, morre na administração Marcelo Barbieri.

O prefeito pode serlembrado por essa

“morte” da empresatão querida dosararaquarensesque, no início, se tornaram acionistas ao

pagar imposto predial.

Morte

Logística

Para atender exigênciasda comunicação, J.A. sepermite adaptar texto aopadrão. Obrigado!

Modelo para a JustiçaDesembargador José RenatoNalini (*)

Oprocesso eletrônico impo-rá ao sistema uma consis-tente reflexão para a mu-

dança de paradigmas. O univer-so do Judiciário é conservador ealicerçado sobre bases seculares.A própria nomenclatura está su-perada. Pense-se na denominação“escrevente”. A digitalização sig-nifica algo mais abrangente doque meramente escrever. O futuroimporá ao sistema Justiça re-crutar administradores da reali-dade virtual.

No momento, muitos fun-cionários laboram no anacro-nismo do “desvio de função”, ins-tituto superado diante das ur-gências. Exigimos quadros pes-soais polivalentes aptos a váriasatribuições e depois queremosque cada qual permaneça noâmbito estrito de ultrapassado rolde tarefas.

É impositivo definir a neces-sidade do efetivo de pessoas, demaneira compatível com os ob-jetivos estratégicos de cada Tri-bunal, afinados com as metas na-cionais da Justiça e as caracte-rísticas operacionais das unidadesjudiciárias. O tema foi abordadopor Newton Meyer Fleury e outrosespecialistas da FGV Projetos e

merece a atenção dos responsá-veis pelo planejamento da Justi-ça. Tudo precisa ser alterado,ante a irreversível opção peloprocesso eletrônico.

Em São Paulo mais de 90%das verbas do Tesouro são reser-vadas ao pagamento de pessoal.Com adoção de padrões ótimos deeficiência, o TJ-SP implementoua estratégia dos “Cartórios doFuturo”, que representam ofici-nas de trabalho voltadas a umaverdadeira linha de montagem efacilitam a multiplicação das ta-refas, com economia de tempo ede pessoal. Além disso, estimula-se um estilo cooperativo de atua-ção, com atenuação do patrimo-nialismo reinante, resquício dacultura jurídica mais tradicio-nal. O trabalho em equipe é po-tencialmente mais produtivo e efi-caz. O funcionário sente-se esti-mulado a um contínuo aprimo-ramento. A obtenção de resulta-

dos tangíveis evidenciará que aJustiça pode ser um serviço es-tatal atento à eficiência, prin-cípio incidente sobre qualquersetor da administração pública edo qual o Judiciário não pode sedesvincular.

O patrimônio pessoal do Po-der Judiciário brasileiro é capazde produzir mais, antenado comexpectativas da comunidade. Paraisso, mostra-se suficiente con-clamar a todos para oferecer omáximo em criatividade, audácia,boa vontade e entusiasmo. In-gredientes capazes de transformara Justiça no serviço com que so-nham os jurisdicionados.

(*) É presidente do Tribu-nal de Justiça de São Paulo

PMDB, o partido doprefeito Marcelo Barbieri, anuncia que Boi e Chediek são os dois nomes para disputar a cadeirado sexto andar.A sucessão está lançada.

Sucessão

O uso mais racional da força de trabalho,

a grande destinatáriados orçamentos.

Tudo propiciará monitoramento

calcado em critériosobjetivos de mensuração e avaliação do

funcionário com resgate de suaautoestima.

Page 3: Edição 1155

03SÁBADO E DOMINGO11 E 12 DE JULHO DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Agenda

Sábado (11)

SESI- “Borandá” no elenco Mirtes No-gueira, Aiman Hammoud, CarlosMira e Fábio Takeo, 20h grátis.

Domingo (12)

Choro das Águas na Fonte- 16h contação de história e re-creação com Criar’t.- 18h show musical com Banda NoHands (rock nacional).

Araraquara Rock - Praça das Bandeiras

- 21h Rock Cine “Dark Side of theRainbow” - filme “O Mágico de Oz”+ trilha sonora do disco “DarkSide of the Moon”, parceria da As-sociação dos Amigos da Praça.

SESC- Show aos Domingos: Banda “So-taque Paulista”, 16h no Garimpo,grátis. - Cinema – “A Fita Azul”, às 14h noTeatro, grátis acima de 12 anos.- Teatrada “Canções de GenteGrande” Cia. O Curioso, 11h30 noTeatro, retirada de ingresso a par-tir das 9h30. Grátis.

SESI - Espetáculo “Borandá”, com di-reção de Ednaldo Freire, 19h livrepara adulto, grátis.

Segunda (13)

Araraquara Rock -Praça das Bandeiras

- 19h. Rock Cine em Comemora-ção ao “Dia do Rock” - “3 ou 4riffs” – filme com direção de Itai-ci Perez, “Bandas de Araraquara”e bate papo com diretores e equi-pe após a sessão.

Terça (14)

Araraquara Rock -Palacete das Rosas

- 19h30 Música e Fotografia alémde Bate papo com fotógrafos e ban-das.

Quinta (16)

Araraquara Rock -Palacete das Rosas

- 19h30 Workshop: “Minha bandatem futuro, como faço?”. Açõespara uma carreira na música in-dependente, com Andy Alves.

Cinemas

Programação até 15 de julho

Divertida MenteMoviecom 1: Dublado: Diaria-mente, sessão às 14h30.Moviecom 3: Dublado: Diaria-mente, sessão às 16h50.

Homem-FormigaMoviecom 1 (3D) : Dublado:Quarta-feira, sessão às 21h40.

O Exterminador doFuturo - Gênesis

Moviecom 1 (3D) Dublado: Seg,Ter, Quinta e Sexta-feira, Sába-do e Domingo, sessões às 16h40e 21h40. Quarta-feira, sessão às16h40.Moviecom 1 Dublado: Diaria-mente, sessão às 19h10.Cine Lupo 2 (3D) Legendado:Diariamente, sessão às 21h15.

Meu Passadome condena 2

Moviecom 2 Nacional: Diaria-mente, sessões às 15h10, 17h20,19h30 e 21h45.

Jurassic World - O Mundodos Dinossauros

Moviecom 3: Dublado: Diaria-mente, sessão às 21h.Cine Lupo 1: Legendado: Dia-riamente, sessões às 16h, 19h e21h15.

MinionsMoviecom 3: Dublado: Diaria-mente, sessões às 14h45 e 19h.Moviecom 4 (3D): Dublado:Diariamente, sessões às 15h15,17h15, 19h15 e 21h15.Cine Lupo 2 (3D): Dublado:Seg, Ter e Sexta-feira, sessões às16h e 19h. Quarta, Quinta, Sá-bado, Domingo e Feriados, ses-sões às 15h, 17h e 19h.

Cidades de PapelMoviecom 5: Dublado: Diaria-mente, sessões às 15h, 17h10 e19h20.Moviecom 5: Legendado: Dia-riamente, sessão às 21h30.Cine Lupo 3: Dublado: Diaria-mente, sessões às 16h, 19h e21h15.

internauta Dedicação

“Redes sociais mobiliza-das para encontrar a ca-chorrinha ‘Tapioca’. Apóscinco dias foi encontrada,alegria dos donos e da-queles que compartilha-ram. Uns se desdobrampara cuidar dos bichinhosenquanto outros não ofe-recem atenção e carinho.O ser humano precisa re-pensar seus atos”. (Leila)

Moderno

“Os canteiros centrais devias duplas (tipo AlamedaPaulista, Bento de Abreu)recebem jardinagem vip.

Tratam-se de empresas epessoas que deixam a cida-de mais atraente”. (Renato)

Cemitério

“Há um mês, na AlamedaPaulista esquina da 22 deAgosto, existe poste de si-nalização caído no chão.Não existe uma fiscaliza-ção?”. (Samara)

Inflação

“Não dá para aguentar au-mento de preços em su-permercado, farmácia, va-rejões. Ao precisarmos demão de obra para um con-serto ou poda de árvore

O jornal recebeu a programaçãodiretamente dos promotores.

O seu filho

ainda vai estudar aqui

Prefeito Marcelo Barbieri,em Brasília, cerimônia dosmunicípios que vão integrar oRevezamento da Tocha Rio2016. A passagem da Tocha porAraraquara servirá para pro-jetá-la em todo o País e co-nectar a população ao espíri-to dos Jogos Olímpicos.

A tocha

Araraquara recebeTocha Olímpica-2016

quando se encontra o pre-ço de meio dia é a metadede um salário mínimo. Oque está acontecendo com osbrasileiros?”. (Sandra)

Fome

“Os buracos no calça-mento de Araraquara es-tão se comendo. Desvia-sede um, cai no outro. Ope-ração tapa-buracos pelojeito já era”. (Sidnei)

Parado

“Impressionante a quantiade imóveis com placas devenda e aluguel. Parece quemuita gente está encerran-do atividades. Muito triste asituação de nossa cidade,afinal, de nosso queridoBrasil”. (Valter)

Incrível

“Em pleno século XXI Ara-raquara (cidade de pri-meiro mundo) ainda temrinha de galo. Uma ativi-dade criminosa e nojenta.Parabéns quem fez a de-núncia que levou a políciaa desbaratar tamanhacrueldade”. (Alexandre)

Page 4: Edição 1155

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br04 SÁBADO E DOMINGO

11 E 12 DE JULHO DE 201504

+ Enio Antonio Palma, 76 anos.Viúva Ivone Ferri Palma. Sepultado,dia 03, Cemitério São Bento.

+ Neusa do Carmo Pereira, 60anos. Viúvo Rosalvo Ataides Pi-nheiro. Sepultada, dia 04, Cemité-rio das Cruzes.

+ Chiara De Lucci Gigante, 84anos. Sepultada, dia 04, CemitérioSão Bento.

+ Aureni Francisco, 70 anos. Se-pultado, dia 04, em Américo Bra-siliense.

+ João Gonçalves, 58 anos. Viú-va Lurdes de Fátima Miguel Gon-çalves. Sepultado, dia 04, em Dobrada.

+ Renor Pedroso de Moraes, 73anos. Viúva Hirley Coco de Moraes.Sepultado, dia 04, Cemitério SãoBento.

+ João Queiroz, 96 anos. Sepul-tado, dia 04, em Bebedouro.

+ Magalli Pinto Serafim, 87anos. Sepultada, dia 05, CemitérioSão Bento.

+ Deisa Maria Mendonça, 48anos. Viúvo Ivan Junior Rosa. Sepultada, dia 05, C. das Cruzes.

+ Iolanda Ferreira Orásio, 69anos. Viúvo Benedito Orásio. Se-pultada, dia 05, Cemit. S. Bento.

+ Irene Zachim Mota, 80 anos.Sepultada, dia 05, C. São Bento.

+ Antonio Claro Filho, 68 anos.Sepultado, dia 05, em Nova Paulicéia.

+ Rubens Pereira, 64 anos. Viú-va Carmen Luzia Serrano Pereira.Sepultado, dia 05, Cemit. S. Bento.

+ Jenny Gonzaga da Silva, 91anos. Sepultado, dia 06, CemitérioSão Bento.

+ Nair Pisone Bombarda, 94anos. Viúvo Hermes Bombarda.Sepultada, dia 06, Cemit. S. Bento.

+ João Emeterio dos Santos, 66anos. Sepultado, dia 07, Cemitériodas Cruzes.

Às famílias enlutadas o pesar do J.A.

+ Benedito Garcia, 78 anos. Viú-va Romilda Rosa Dionizio. Sepul-tado, dia 07, em Rincão.

+ Evangelina Oliveira de Barros,88 anos. Sepultada, dia 07, emAmérico Brasiliense.

+ Luzia Alves da Silva, 64 anos.Sepultada, dia 07, Cemitério daRessurreição.

+ Francisca da Silva, 96 anos. Se-pultada, dia 08, Cemitério São Bento.

+ Gisele Aparecida Orlando,48 anos. Sepultada, dia 08, Cemi-tério São Bento.

+ Suely Barbieri Ianelli, 72anos. Viúvo Alceu Ianelli. Sepultada,dia 08, Cemitério São Bento.

+ Heliodoro Roberto Calheiro,62 anos. Sepultado, dia 08, Cemi-tério das Cruzes.

+ Germano Fernandes dosSantos, 67 anos. Viúva EdinaciMachado Santos. Sepultado, dia08, em Américo Brasiliense.

+ Amador Pedro da Silva, 59anos. Viúva Lenita José Vicente An-selmo. Sepultado, dia 09, Cemitériodas Cruzes.

+ Maria Helena da Cruz Ro-drigues, 64 anos. Sepultada, dia 09,em Motuca.

+ Laurinda Maria da ConceiçãoSantos, 90 anos. Sepultada, dia 09,Cemitério das Cruzes.

+ Manoel Feliciano Pereira.Viúva Vitalina Martins da Silva. Se-pultado, dia 09, em Matão.

+ Maria Apparecida dos AnjosMarmol, 74 anos. Viúvo José LuizCruz Marmol. Sepultada, dia 10, Ce-mitério São Bento.

Sinal vermelho

Cicatrizes

Facebook espalha mentira

Uniara promove bem-estar de pacientes

Prefeitura de Araraquaraesclarece que a foto deum viaduto, com fissura

na estrutura, que circula pelasredes sociais não se refere a ne-nhum equipamento da cidade.Basta observar a imagem para

identificar que o gradil da fotonão se assemelha ao gradilque utilizamos.

Secretaria de Obras Públicasinforma que faz vistoria visualde todos os pontilhões e via-dutos a cada seis meses, todos

em perfeito estado, portanto,não oferecem risco à popula-ção. Reproduzir imagens, comoesta, é um desserviço, uma ir-responsabilidade.

(Secretaria deComunicação)

As cicatrizes provocadaspelas cirurgias podem causarsérios transtornos uma vezque não só o fator estético estáenvolvido, mas também a sen-sibilidade do local que pode serafetado, provocando até fortesdores. Para cuidar desses ca-sos, o tratamento estético,realizado por profissionais ca-pacitados, pode amenizar e atémesmo solucionar o proble-ma. Para a coordenadora docurso de Estética e Cosméticado Centro Universitário deAraraquara - Uniara, Carla Ca-brini Mauro, por ser um pro-cesso delicado para os enfer-mos, o tratamento é muito im-portante. “O médico e o pa-ciente precisam ter absolutaconfiança na hora de lidarcom isso.

Por meio do tratamentopós-cirúrgico, podem-se mi-nimizar as queixas e otimizaros resultados, diminuindo ostraumas. Cabe lembrar quesua satisfação talvez seja ocritério mais importante na

avaliação dos resultados”, lem-bra a docente.

AvaliaçãoCarla Cabrini Mauro afirma

que “alguns aspectos apre-sentam maior importância,como a análise da estrutura eregeneração muscular, análi-se do edema, da cicatriz, da dore da sensibilidade. Após essafase, realiza-se um plano detratamento específico paracada caso”.

AcolhimentoClínica de Estética e Cos-

mética da Uniara atende a co-munidade com serviços es-téticos pré e pós-operató-rios, ambos os sexos. Mais pelo (16) 3322-6118 ou 0800 55 65 88.

Com o tratamentopós-operatório opaciente terá a sua

recuperação em tempomuito menor, pois,após a cirurgia, ele

depara-se exatamentecom o que não deseja:dor, edema, equimoses

(roxos) e outrosdesconfortos

provenientes do procedimento.

+ Izaura Rodrigues Parisi, 101anos. Sepultada, dia 10, CemitérioSão Bento.

+ Dyrson de Oliveira Abbade, 92anos. Viúva Nydia Clemente Abba-de. Sepultado, dia 10, Cemitério SãoBento.

Page 5: Edição 1155

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO11 E 12 DE JULHO DE 2015 05

no inverno

Pele hidratada Oinverno exige cuidados,

frio e vento ajudam adeixar a pele mais res-

secada e podem agravar irri-tações, alergias e dermatites.Para evitar problemas e man-ter a cútis bonita e bem cui-dada em qualquer estação,existem algumas dicas va-liosas como não tomar ba-nho longos e quentes, evitartecidos sintéticos e principal-mente hidratá-la.

Para ajudar na tarefa de en-carar o friozinho sem com-prometer a saúde e o viço da

pele, as dúvidas mais fre-quentes com a especialistaThais Gerbelli, cientista daJohnson & Johnson do Brasil.

Por que resseca?

No inverno a pele é expos-ta a temperaturas mais frias,vento e umidade relativa do arreduzida. Além disso, os ba-nhos tendem a ser mais quen-tes e demorados, contribuin-do para a remoção do mantohidrolipídico da superfície.Para que se tenha uma ideia,

um banho morno de 10 mi-nutos é suficiente para preju-dicar a hidratação da pele.Todos estes fatores juntos re-presentam fatores extras deagressão à pele, que passa a termais dificuldade para reesta-belecer à integridade da bar-reira cutânea. Por isso, a hi-dratação passa a ser funda-mental para que a pele consi-ga voltar para o estado deequilíbrio.

Sintomas comuns: pelecom aparência opaca, sem

brilho, com tendência a es-camações.

Qual é o tipo de hidratação mais eficaz?

A gerada pela alimentação(beber líquidos e alimentos ri-cos em água) ou a proporcio-nada por produtos de beleza,são de grande valia. O consu-mo de água por ingestão e be-bidas e alimentos é essencialpara o nosso organismo. Aágua é um elemento presenteem diversas reações do orga-

nismo, colabora na eliminaçãode toxinas, na prevenção dedoenças e contribui na manu-tenção das funções corporais. Porisso é extremamente importan-te o consumo de água para a saú-de e bem-estar.

A hidratação da pele tambémé bastante relevante. A pele é omaior órgão do corpo e está ex-posta a diversos fatores que pre-judicam a integridade da barreiracutânea fazendo com que a re-posição da hidratação por pro-dutos de beleza seja essencial dia-riamente. Sendo assim, todos ostipos de hidratação são funda-mentais e extremamente rele-vantes para a saúde do corpo.

As loções hidratantes sãomisturas complexas que favore-cem o aumento de retenção deágua na epiderme, pela combi-nação de mecanismos de agen-tes de umectação e agentes deoclusão.

Os agentes de umectaçãosão substâncias de caráter hi-drofílico (afinidade com água),com intensa propriedade deatrair e reter água nas cama-das superficiais da pele. Exem-plos: Glicerina, uréia e deriva-dos, NMFs (Natural Moisturi-zing Factors).

Já os agentes de oclusão sãosubstâncias de caráter lipofílico(afinidade com óleo) capazes deformar um filme ou barreira hi-drofóbica na superfície da peleevitando ou minimizando a per-da de água transepidermal. Osóleos são excelente exemplo deagentes formadores de filmeoferecendo diferentes graus deoclusividade.

Como as loções agemna pele? E óleos?

Page 6: Edição 1155

06 JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO11 E 12 DE JULHO DE 2015

FERIADÃO PROLONGADO em Ara-raquara. Feriado na quinta e sextapor conta do aniversário da Revo-lução Constitucionalista. O pessoalretorna na segunda-feira (13).

SEXTA-FEIRA de folga é decisãosolidária e generosa do prefei-to Marcelo Barbieri. Ele faz mé-dia com os servidores e chuta odireito dos contribuintes.

COMUNICADO OFICIAL engloba osdois dias por conta de “9 de Julho”,fechando: “prefeitura, postos desaúde, creches e escolas, CRAS –Centro de Referência de AssistênciaSocial, Coordenadoria de Vigilânciaem Saúde (Sanitária, Epidemioló-gica, Ambiental, Cerest e DST/AIDS),Unidades de Saúde da Rede Básicae Rede Especializada, Restaurantepopular e Farmácia Popular”.

LIXO TEM TAXA de R$ 8,10 e ma-nutenção de hidrômetro

1

2

3

5

4

7

6

R$ 1,80. Por que os vereadorespermitiram a transferência deresponsabilidade da prefeiturapara o Daae?

VEREADORES “rasgaram” diplomaconseguido nas urnas democráticas eaceitaram fazer parte da base de sus-tentação do governo Barbieri. Elemanda e os vereadores obedecem...em nome do povo não é. Mas, qual amoeda de troca?

PAÍS DOS FERIADOS é coisa séria.Como testemunhar progresso comtantos dias parados, além de final desemana prolongado? Uma vergonhaendossada por politiqueiros.

POLÍTICO INTELIGENTE propõe aoGoverno de Portugal a construçãode embaixada para receber ETs.Orçamento de R$ 120 milhõespara acolher também naves es-paciais. Aplausos!!!

ASSESSORES BEM REMUNERADOS:em Araraquara cada vereador tem três

ajudantes (cabo eleitoral de luxo), naBahia os deputados que perderam aeleição foram contratados pelos queconseguiram se eleger, com salário deaté R$ 21 mil. Viva o político e o povoque vê e não faz nada, merece o quê?

ENQUANTO FMI deita e rola comos números baixos da economiabrasileira, é salutar, faz bemlembrar que, dentre outras ma-ravilhas, as “bolachas pretas”(Lp de vinil) estão retornandopara girar numa vitrola. É o jei-to poético de se ouvir música.

MINISTRO DA JUSTIÇA José EduardoCardozo, mesmo no feriado, ficou sa-bendo de convocação da CPI (Co-missão Parlamentar de Inquérito)para explicação geral sobre OperaçãoLava Jato. De início o povo quer sa-ber: por que ele se coloca maiscomo ministro da Justiça do PT doque dos brasileiros mortais? Engra-çada essa inversão, não é não? OBRIGADO aos que chegaram até aquie bom final de semana. Para o nos-so prefeito e vereadores, além dos de-mais servidores de Araraquara, queo feriado prolongado continue cheiode alegria e bons ventos.

9

10

8

As 10 pílulas

GepolBBBBaaaassss tttt iiiiddddoooorrrr eeeessssSanta Casa: luxo do superintendente

Leitor telefona para lembrarque recentemente foi feitacampanha do Tiro de Guer-

ra para angariar alimentos aohospital. Num sábado, das 8 às18h, vários supermercados ade-riram ao movimento solidário.“Por isso fiquei aborrecido com ainformação de que a sala do su-perintendente da Santa Casa estácheia de mármore quando existemdependências deficitárias dentrodo mesmo hospital”.

Fica o registro para a direçãoque conseguiu resultados positi-vos com o Provedor Valter Cury,após uma municipalização infeliz.Santa Casa, com história cente-

(*) Mande sua dica pelo e-mail [email protected]

Luigi

O maior tremor

O maior terremoto foi em 22 demaio de 1960, Chile, registradocom magnitude 9.5 que gerouondas de até 10 metros, ma-tando mais de duas mil pessoas.O terremoto é resultado do des-locamento das placas tectônicasquando a energia acumulada éliberada por meio de ondaselásticas (ondas mecânicas).

Prédios que se movem

O Japão devido à sua locali-zação desenvolveu uma tec-nologia para evitar maioresprejuízos e mortes em de-sastres naturais. Eles cons-troem prédios capazes dese “mover” para qualquer di-reção, sem cair. Ocorre porcausa da utilização de umpendulo pesado no topo delepossibilitando se mover emdireção contrária ao tremor(mantendo-se 40% mais es-tável).

O maior traficante é nosso “vizinho”

Colômbia é um país que faz fron-teira com o Brasil, sendo suaeconomia agrícola. Ocupa o ter-ceiro lugar no ranking de paísesmais ricos da América da Sul. Po-rém está em primeiro lugarquando se trata do narcotráfico:é a maior produtora de maco-nha, maior exportadora de co-caína para os EUA, além de sero país que mais recebe folhas decoca e as processa, dos países

produtores da folha (Peru, Bo-lívia e Equador)

Toro X Vermelho

Ao contrário do que muitospensam o toro não atacatudo que é vermelho, ele édaltônico. Sendo assim temdificuldade de diferenciarqualquer cor (principal-mente o vermelho e o verde).O que o provoca são os mo-vimentos do toureiro que,por algum motivo, irritam oanimal.

Pombo é exótico?

Este mesmo bombo que você vêem todo lugar se originou no Sulda Ásia e foi se espalhando parao mundo inteiro (chegou àsAméricas em 1606, por navioseuropeus). Vivendo nas cidadese sem predador natural, pos-suindo uma reprodução muitorápida estimam-se 10 milhõespor quilometro quadrado.

A primeira câmerafotográfica

Foi inventada por Louis-JacquesDaguerre com ajuda importan-te do parceiro Niépce. Louis fi-cou com o título por ter sido oprimeiro a apresentar a ideia. Acâmera consistia em uma caixapreta na qual era colocada umachapa de cobre prateada e poli-da, submetida a vapores deiodo. Após um tempo era expostaa luz e a imagem se revelava porvapor de mercúrio.

nária, pertence a todos: um lugarcerto nas horas incertas com ga-rantia constitucional. Assim, nãobasta ter coerência precisa mostrá-

la, sempre. O leitor pode ter razão:antes de suposto luxo na sala do su-perintendente poderia melhorar,por exemplo, a enfermaria...

Leitor informa que Santa Casa precisa mostrar coerência.

Page 7: Edição 1155

07SÁBADO E DOMINGO11 E 12 DE JULHO DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Tel: [email protected]írio Cabral

(Lupo): absorção de trabalhadores.

Rubinho Tositto (Itoara): o construtor.

José Roberto Cardosoexemplar presidente

da Câmara.

Candidatos podem se inscrever 1 ano antesNeste sábado (11),

a Comunidade Espírita “Firmina de Oliveira Pires” (Jardim das Estações), promove o “arraia” a partir das 19h: comidas típicas, música ao vivo e brinquedos para crianças. Endereço do Centro é Avenida Alpheu RodriguesSchiavon, 1232, Jardim das Estações.

Festa

Prática de esporte, lazer e entretenimentosão a proposta do Grêmio dos Servidores Municipais de Araraquara, depois de acordar a permissão do uso de uma área (Parque Tropical), com 48 mil m2 incluindo a construçãode salão de festa para1.500 pessoas. O termode permissão de uso da área deve ser assinado no mês de agosto.

Lazer

Uniara continua fazendo inscrição para o curso deBiologia Marinha que será realizadodias 23 e 26de outubro.

Marinha

O deputado estadual da região de Araraquara

presidiu reunião inaugural da Comissão de Fiscalização e

Controle da Assembleia Legislativa do Estado

que elegeu os deputados Milton Leite Filho e André

do Prado para a Presidência e vicedo colégio entre2015 e 2016.

Massafera

Estão abertas as inscrições para o

curso de capacitaçãoe qualificação para

reaproveitamento degarrafa PET

e óleo de cozinha oferecido pelaPrefeitura de Araraquara.

A parceria entre Centro de Referência

da Mulher e SecretariaMunicipal do Meio Ambiente é voltadapara mulheres a partir de 18 anos. Informações à Av.

Benito Barbieri, 1.215,Jardim eldorado ou fones 3334-2033 e

3333-6582 ou e-mailmulheres@

araraquara.sp.gov.br

CursoCláudio Claudino

(móveis): a sensibilidade.José Carlos Porsani:

vida dedicada ao social.

João Galhardo tem a escritura do progresso.

Mário Hokama engenheiroe empresário.

Não obrigatoriamente, mas, podem entrar nasfileiras partidárias até 1 ano antes das eleições.É fundamental analisar a vida como um todo.Assim, mais duas indicações: João BaptistaGalhardo (1º Cartório de Registro de Imóveis e

experiente articulador da cidadania) e Mário Hokama, ex-vereador, engenheiro do DER e em-presário da alimentação. Mais dois indicados,além dos que os 30 partidos podem apresentar,de acordo com as normas legais.

Reitor Luiz Felipe (Uniara):ícone do Ensino Superior.

já indicados por leitores

Page 8: Edição 1155

SÁBADO E DOMINGO11 E 12 DE JULHO DE 201508

Oprimeiro semestre vai embora e, com ele, outrafração de nosso tempo em busca de conhecimentoformal. O período muito esperado das férias é

para descansar, dormir e fazer tudo o que se gosta.Pule num “Balão Mágico”, vá onde sua criatividade

levar. Numa ilha, trilha ou praia e leve um livro, leiajornais do dia, conte uma história sobre o texto, dê asasà imaginação. No vestibular a redação tem peso. Leia,entenda o significado das palavras, deixe o dicionáriopor perto e, depois de reunir informações, capriche na qualidade do texto.

A viagem neste “BalãoMágico” tem sentidoporque seus pais certa-mente não estarão deférias e têm o dia cheio deafazeres. Essa “viagem” tor-na-se valiosa para criar fatos,buscar personagens e lembrar: você é oprotagonista de seu destino!

Emprego

A escolha do curso significa o leque de empregos. Por isso,antes da faculdade é interessante um mergulho para se per-

guntar: quem sou, o que desejo davida, qual a profissão que me deixaráfeliz, realizado de verdade? Se não ti-ver resposta hoje, leia mais, investi-gue as profissões e na horacerta façaa escolha.

Estudos recentes indicam que ajuventude não está almejando cargosdiretivos, mas, um lugar bom pararealizar seus sonhos de produzir paraa sociedade e participar da constru-ção de um mundo melhor.

Ótica ampla

É salutar ouvir a fa-mília e profissionaisda área, sempre comum olhar seletivo.Só para exemplifi-

car, alguns dizem que oDireito não é aconselhável

devido ao número de advogados.Mas, se o Direito propicia habilita-ção para Promotor, Magistrado, Pro-curador do INSS e muitas outrasáreas, inclusive departamento tra-balhista independente, como afirmarque é um ramo estressado?

Vá em frente, boas férias, dur-

ma e viaje no seu “Balão Mági-co” para somar emoções.

(Votos da Leliana emnome do Progresso)

Ensino superior tem tantos cursos que levam

dúvida ao jovem, é natural.

Page 9: Edição 1155

09JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Social Bom Dia!Aos alunos do Ensino Infantil, Fundamental1 e 2, Médio e Superior torcendo para fériasgostosas, cheias de lazer e leitura.

ANIVERSARIANTES11- Rosimeire Aparecida Lujan, Décio Antônio de Paula Bueno Filho, AntonioCarlos Camargo, Rafael Pazetto Logatti e Marina Corvello

12- Carlos Eduardo Pucca,Aparecido Antônio Rodela,Luciano Abelhaneda, NatáliaLeite Coletti, Jair AparecidoMartineli, Ângelo Smirne Neto,José Henrique Pelegrini, Manoel Maximiano Moraes de Souza, Marcos TeodoroGomes e Joel da Silveira Filho

13- Heraldo Francisco Nicola, Flávia Antunes, SueliMascia Lupo, Estela Valadão,Sônia Pisani, Carlos ArrudaMortatti e Carlos Aguiar

14- Christine Pierre Gibim,Shingo Honda, Domingos Fazanela Filho, Frederico José Abranches Quintão, Daniel Calil Duran, Sidinei Oltremare, Alder Olivier Bedran, Therezinha Barreto,Gilberto de Piero, AmauriFlório e Izabela Corvello.

15- Astir Jorge, Ana Sergia Autullo e José Roberto Cincerre

16- José Carmo Nigro, Alejandro Huidobro, Neidedo Carmo Costa, José AntônioRibeiro dos Santos e CláudioAlberto Macfaden Juarez.

17- Roberto Bianchi e João Arnaldo Crispim

18- Sandra C. Lemos, MárciaLuiza Marques de Souza, Maria Ninira Iglesias eBenedito Ferreira Dias

19- Emílio Rodrigues, Denise Aranha, Antônio Tadeu Spera, Nilton de Oliveira Bessa, Pedro Henrique de Souza, Claudete Reinhart e Ícaro Schuster Martins da Costa

Candidatas a Miss Araraquara desfilamno Palacete das Rosas pensando quan-do setembro vier. A vencedora vai pisarnas passarelas do Miss São Paulo .

Chefes Molina, João Paulo e Már-cio Rodrigues, com a coordena-dora do Comércio e Turismo,Eneida Toledo, aguardando etapade setembro, na capital.

Unidade de Saúde “Joãozinho da Farmácia”, noParque Laranjeiras foi inaugurada. A família dosaudoso João Francisco Alves agradeceu home-nagem do prefeito Marcelo Barbieri acompanhadopelo Secretário Carlos Fernando Camargo.

Do Salão Nacional de Fotografia, acampeã: “Amazonia Encantada”, auto-ria de Rita Barreto na categoria bran-ca e preta. (Jornalista Tadeu Queiroz)

Três pares de olhos atentos e afetivos:Boi, Renato Haddad e Jair Martinelli.Não quiseram falar para quem estãotorcendo: “todas são lindas”.

Page 10: Edição 1155

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO11 E 12 DE JULHO DE 201510

Com a cobrança de ingresso paraevento de motoclubesem Bueno de Andrada(6 e 7 de junho), o subprefeito podeter deixado de cumprir um TAC - Termo de ajustamento de Conduta, firmado com prefeito MarceloBarbieri, no sentido de que eventos privadosem área pública nãopoderiam ter cobrançade ingressos.

Descumprindo

Em caso de descumprimento (TAC sobre cobrança deingresso), o Executivoteria que pagar multaequivalente ao saláriodo prefeito, cerca de R$ 16 mil, ou o dobrodo valor concedido àfesta, sendo escolhido o maior valor. Agora adúvida, foi cobradoingresso?

Multa

Com obras em atraso, Prefeitura

de Araraquara resolveentregar até inicio

do ano letivo de 2016creches e escolas no Selmi-Dei eJardim Indaiá.

Incluindo-se dois Postos de Saúde,

um quiosque para lazer, uma

quadra poliesportivacoberta e o Cras

(Centro de Referênciada Assistência Social).

Correria

Pequenos proprietáriosrurais de Araraquara,

com área de até 48 hectares,

ou quatro MódulosFiscais, podem

procurar a SecretariaMunicipal de Meio

Ambiente para fazer gratuitamente ocadastro ambiental

rural (CAR). O registroeletrônico é obrigatório

conforme legislaçãofederal. Mais informa-

ções à Rua Joaquim Alves, 406, no Jardim

Primavera ou3301-9000.

Cadastro

SITUAÇÃO

Ataque ao TesoureiroRicardo Pessoa (UTC) anotou que Edinho Silva o persuadiu “de maneira bas-tante elegante” a doar dinheiro para a campanha presidencial de Dilma: “osenhor tem obras na Petrobras (...) quer continuar tendo?”. Depois apa-receu Manoel de Araújo, “o funcionário da Presidência da República”, paraacertar os detalhes. A “doação legal” foi registrada pelo empreiteiro.

Areportagem da RevistaVEJA coloca em destaquea atuação do ex-vereador

e ex-prefeito de Araraquara dian-te de sua comunidade. A edição2433, de 8 de julho, mostra quea “doação legal” teve um vício nafonte: dinheiro destinado a pro-pina da Petrobras. A legalidadena doação final torna-se irrele-

vante e aprovação das contaspelo Tribunal Superior Eleitoral,também. Obviamente o pro-cesso legal tem outros degraus,até absolvição ou condenação,enfim, o trânsito em julgado. Osindícios denunciados em re-portagens nos grandes veículosda mídia brasileira, no entanto,são uma nuvem, tipo nimbo, su-

jeita a chuvas que podem inun-dar a vida pública e pessoal. Asorte do Edinho Silva está lan-çada, agora, sujeito a provasmansas e pacíficas, obedecido ocontraditório. O processo ates-ta inquestionavelmente a forçadas instituições nacionais. J.A.acompanha com muito inte-resse. (g.polezze)

A Sorte está LançadaUniara fecha

atendimento semestralna Clínica de

Fisioterapia com festa junina para

os pacientes. O atendi-mento retorna

dia 27 de agosto.

ClínicaFesta Caipiral da Sagrada Família,no Jardim Imperador, já começou e segue até dia 26, sempre das 20h30 em diante.Aproximadamente 200 pessoas trabalham no evento que atende a comunidade.

Festança

Page 11: Edição 1155

11JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO11 E 12 DE JULHO DE 2015

João Baptista Galhardo (*)

Crime e Castigo

Rita Múcio é PsicólogaClínica, especialista emTerapia Sistêmica comPsicoterapia Individual,Casal e Família. CRP06/124680. TerapeutaHolística, CRT 26694. Atendimento Av. Bandei-rantes, 167 Centro. Con-tato: 9.9112-4348

Psicóloga

Com poucasáreas públicas,

por que oprefeito não

autoriza eventos no Clube Estrela?

A pergunta feita por leitor

do J.A. temsentido e deveria

merecer estudo dos

agentes políticosda cidade.

Estrela

Hoje é responsabilidade

do Daae que, com dinheiro que deveriaser usado

na remodelação das redes, paga mais de R$ 500

mil mensalmente para levar o

resíduo sólido para Guatapará.

Até quandoa cidade ficará sem

aterro sanitário?

Lixo

Quando respondia, tam-bém, pelas Escrivanias doJúri (julgamentos de cri-

mes contra a vida) e da Corre-gedoria Permanente (com visitasinclusive aos presídios), anexosdo Registro Imobiliário, eu tinhamuito contato com presos reco-lhidos à cadeia pública e aindacom aqueles que obtinham o li-vramento condicional depois documprimento bem comportadode boa parte da pena. No fim decada mês os que estavam em li-berdade condicional se apre-sentavam obrigatoriamente noFórum para visto em sua car-teira de liberado, quando in-formavam mudança ou ma-nutenção de endereço, bemcomo atual ocupação e o localde trabalho. Nessas oportuni-dades conversávamos sobre mui-ta coisa.

Um senhor de meia idadecumpriu pena por ter separadodo corpo, com uma foice, a ca-beça de sua da mulher. Se vestissecomo gargantilha um colarinhoromano, passaria por um pre-gador da Bíblia, dada sua boa fei-ção de inocência. Educado e deboa aparência, contava com de-talhes como cometera o crime.

Outro que havia matado o ir-mão porque este lhe negara umpedaço de pão. Afável e gentil,cada vez que se apresentava levavaum bolo ou um doce para os fun-cionários.

Havia um loiro, cabelos ca-cheados, face de querubim, quefora condenado por ter estupra-do e sufocado com areia a própria

cunhada, irmã de sua esposacom os quais vivia a vítima.Uma educação requintada.“Sim senhor, pois não, bom dia,obrigado, até logo”.

Até velhinhoDe chapéu enterrado na ca-

beça, com fisionomia de anjo,condenado por ter tentado matara própria filha que lhe negou re-lação sexual.

Todos e muitos outros comcaras de santo. O interessante éque nenhum demonstrava arre-pendimento ou remorso. Se “or-gulhavam” de ter pago com apena o crime cometido.

Por outro lado em alguns fi-nais de julgamentos pelo Júri, per-cebia que muitos acusados fica-vam mais tristes do que conten-tes pela absolvição alcançada.Porque já estavam sofrendo a pu-nição imposta em razão do sen-timento de culpa, que seria amor-tecido se condenados fossem.

Como sugere Luigi Pirandel-lo, escritor italiano que viveu 67anos até 1936, em seu livro“Um, Ninguém e Cem Mil” (Uno,nessuno e centomila), somostantos quanto os olhos que nosolham. Numa reunião de A, B e

C, não são três pessoas que se en-contram, mas sim nove, uma vezque: A tem uma imagem de B, Ce de si próprio diferentes das quetem B de A, de C e de si próprio,por sua vez contrária das que temC de A, de B e de si próprio. Ins-tala-se aparentemente uma con-fusão, mas é por aí que se tentaexplicar a múltipla personalida-de de cada um.

Início dapunição

Pode o dissimulado cometero crime pelas mãos, palavra oupela escrita sem qualquer vestí-gio ou prova. Todavia o castigo co-meça no momento da ação pra-ticada.

Pode faltar evidência material,mas a punição (pena) se agarrana alma do homem desde omomento em que comete o cri-me. Mesmo que tenha acoberta-do, disfarçado e fingido com lá-grimas de crocodilo.

O suicídio de Judas começouno momento em que traiu Je-sus. Culminou com o laço nopescoço.

Depois do crime poderá vir oarrependimento que não é omesmo que remorso. Arrepen-dimento quer dizer mudança deatitude. Comportamento con-trário àquele tomado anterior-mente. Sentimento de rejeiçãosincera ao procedimento pre-gresso.

No remorso a pessoa não searrepende, mas procura infligir,prescrever a si mesmo algum tipo

de castigo, suicídio ou autofla-gelação até a morte. Tem medodo espelho que lhe mostra averdade. Olha para ele longe daclaridade.

Cada um carrega dentro de sio Supremo Tribunal de olharcruel, reto, sereno e agudo: aCONSCIÊNCIA que é ao mesmotempo o juiz e a prova, a lei e aacusação. E ainda, a testemunhaincorruptível. O remorso matasem matar e às vezes supre a jus-tiça. E quantos neste momento,por terem se livrado do proces-so, por simulação convincente, hi-pocrisia, falsidade, álibi, ardilou trapaça, não estarão pedindopara a consciência deixá-los poruns instantes: - vai embora. Euodeio tua face austera. O teu olharme atormenta. Deixe-me empaz. Você me enlouquece...

A vida não é uma farsa. Nemuma tragédia ou pergunta a serrespondida. É mistério sim. Mis-tério para ser vivido com AMOR,o único ingrediente capaz de es-tabelecer um bom relaciona-mento com a consciência.

O homem, em regra, estásempre acompanhado de váriosdele mesmo. Realmente, pode serum, cem mil ou ninguém.

(*) [email protected]

Na realidade cada um carrega consigo mais de

uma personalidade

Crime e remorso são causa e efeito

Page 12: Edição 1155

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br12 SÁBADO E DOMINGO

11 E 12 DE JULHO DE 2015

A felicidade chega quando se realizao papel de mãe e profissional. O tema para a semana de Aleitamento Materno, nesteano, será de 1 a 7 de agosto com o tema: Amamentar eTrabalhar para dar certo é compromisso de todos.

Mulher

Tristeza do vereador nãoadianta. Na compra delousas digitais houve ilíci-

to penal, além do administrati-vo? Então por que Édio Lopesnão toma as providências cabí-veis? O questionamento feito porleitor do J.A. tem razão de ser.Com a palavra o vereador que

presentemente está preocupa-do com o aeroporto estadual“Bartholomeu de Gusmão”,onde diretamente pouco podeser feito só com a investidura devereador. É assunto estadual efederal, tem que procurar aco-lhimento com outros patamaresda representação popular.

A visitaÉdio Lopes (PT) “consta-

tou a viabilidade para a reto-mada de voos regulares de pas-sageiros. Foram investidos cer-ca de R$ 10 milhões no novoterminal de passageiros, es-tacionamento e acesso, inau-gurados em dezembro de

2013, e o aeroporto de Ara-raquara não pode ficar para-do, sem voos regulares depassageiros”, disse o parla-mentar da Câmara Municipal.

E daí vereador, aeroporto eo processo das lousas vão re-ceber que tipo de intervenção donobre vereador?

Aeroporto está bom:falta só avião

Édio Lopes mergu-lha nos voos regula-res de passageiros edeixa processo dalousa digital trami-tar, sem nenhumaintervenção.

Dia: 11/07/2015 (Sábado)Horário: 9hLocal: Anfiteatro UNIARAAv. Dom Pedro II, 860 - Centro - Araraquara/SP

Palestrante: Prof. Dr. Humberto Adami (Membro da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra do Brasil)

ARARAQUARA/SP

Apoio Cultural:

Criação da Comissão da Verdadesobre a Escravidão em Araraquara

É da nossa terra, é da nossa gente.

Page 13: Edição 1155

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO11 E 12 DE JULHO DE 2015 13

AFE na segunda faseWilsonSilveira Luize equipe

Campeonato Paulista deFutebol Feminino, 1ª di-visão, sistema mata-mata.

O 1º jogo (1/8), na Arena daFonte: Ferroviária x São José(dos Campos). Segundo jogo(8/8), São José x AFE, em SãoJosé dos Campos.

CCooppaa ddee BBoocchhaa

Resultados da 1ª rodada daCopa Araraquara feminina debocha da LIBA. No Melusa:Claudimeire 18 x Cidinha 2;Claudimeire 18 x Luzia 2; noNáutico: Marlene 18 x MariaSouza 8; Mercedes 18 x Marle-ne 8; Maria Souza 18 x Merce-des 4. Jogos da 2ª rodada, nes-te sábado (11): no Náutico,Maria Souza x Natalina, Luanax Cidinha e Luana x Luzia.

JJooggooss RReeggiioonnaaiiss,,rreessppoonnssáávveeiiss

Atletismo: Alex Sabino; Bas-quetebol feminino: Roselí; Bas-quetebol masculino: Fabio Ap-polinário; Biribol: Sergio Rus-somano; Bocha: Flaviano; Ci-clismo: João Mantovani e Olym-pio; Capoeira: Zézinho e Ro-nildo; Damas: Wagner; Futebolfeminino: Léo; Futebol mas-culino: Rogério; Futsal femini-no: Ronialdo; Futsal masculino:Renê; Ginástica: Juliana; Han-debol masculino: Beto; Han-debol feminino: Felipe; Judô:Gilson; Karatê: Edson; Malha:Paulinho; Natação: Alisson; Tê-nis: Sérgio; Tênis de mesa:Willian; Taekwondo: Júlio; Vo-leibol feminino: Sandra; Volei-bol masculino: Alexandre Vol-pe; Vôlei de praia: Alexandre Vol-pe; Xadrez: Lindolfo. Chefe da

Delegação: Danilo Zero dosSantos.

BBaassqquueetteebboollDepois de uma estréia vito-

riosa na segunda fase da CopaRevelar Série Ouro de Basque-tebol Masculino, atuando no Gi-násio Poliesportivo Doutor Ed-gar Dega Gonçalves “Patinó-dromo”, Sertãozinho, a ABAFundesport mostrou grandeforça defensiva e excelenteaproveitamento ofensivo parasuperar o SMEL/Sertãozinho: 89 a 53.

Com o resultado positivofora de casa, a equipe arara-quarense se mantém no topo daclassificação, com duas vitórias,em dois jogos.

Neste sábado (11), às 18 ho-ras, ABA Fundesport volta àCopa Revelar Série Ouro visi-tando Uberaba (MG).

NA MOLDURA focaliza umcasal campeão de bocha:Benedito Carlos Piveta, oNeno, é um dos mais con-ceituados bochófilos doEstado em razão de suasmuitas conquistas. Apo-sentado da UBESP, Nenocontinua ativo defenden-do o Clube Araraquarensee a Seleção de Araraquara.Para complementar suaalegria, como jogador debocha, sua esposa Neusapassou a praticar a mo-dalidade e ambos acabamde conquistar os títulosmáximos dos certamesindividuais do Aristocráti-co. Parodiando aquele ve-lho adágio popular: “casalque joga unido, perma-nece unido”. Parabéns!

(Apoio cul tu ral: Pa raty)

NNaa MMooll dduu rraa

Atividades recreativas e muito esporte no Náutico

ecreação para toda a fa-mília, esporte para as-sociados de todas as ida-

des e a Maratona Aquática quepromete grandes momentosnas águas do Náutico. Assim vaiser o domingo nauticano, nes-te dia 12: repleto de emoção ealegria!

No salão do restaurante, às10h, solte a imaginação com oateliê de artes Pintura. Às 10h30,mostre sua habilidade no cam-peonato Tênis de Mesa. Às 11h,a Ginástica Localizada coloca

Destaque do domingo fica para a Maratona Aquática, que vai agitar as águas nauticanas

R

Fotos: Henrique Santos

trenzinho sai do balãodo restaurante, rumoà praia do Bar da Mata,para o Campeonato deBets, às 14h45! Parti-cipe!

Maratona Aquática

Domingo tem a VIIEtapa do Circuito de Mara-tonas Aquáticas, no Náutico. A prova, que contará com centenasde atletas, terá início às 9h e tér-mino, às 14h. Os atletas partici-pantes, na faixa entre 8 e 85 anos,estarão divididos em três provas.A curta, para atletas iniciantes,com metragem de 1km; a média,para atletas máster, acima dos 30anos, com metragem de 2km; ea prova longa, de 4km, para os atle-tas de elite.

Esporte

Espaço Brincar

Música nos bares

Campeonato de Bets

Recreaçãotodo mundo para mexer! E, às 12h,divirta-se com a brincadeira “Ex-plode bexiga no colchão”.

Das 10h30 às 16h, a garotada criacom a atividade “Pintura com Gizde Cera”. Às 11h, a brincadeira é“Colorindo com Massinha”. E, às14h30, a criançada se diverte como “Esconde-esconde”.

Carol Mancini - o show é marcadopelos grandes clássicos da MPB.12h - Bar das Pedras.

Chic Nu Úrtimo - dance e cante aosom do grupo, que traz um re-pertório pra lá de animado. 14h30- Bar da Mata.

Fôlego e energia! Às 14h30, o

Saiba mais, acessandowww.maratonaaquatica.com.br

.Futgrama

Também no dia 12, as equipesdas categorias Veterano, Mastere Sênior entram em campo,sempre de olho no caneco! Con-fira a tabela dos jogos deste domingo, acessando www.clubenauticoararaquara.com.br.

Coloque o corpo para mexercom a Ginástica Localizada

A Maratona Aquática reunirá atletas de todo o estado

Page 14: Edição 1155

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO11 E 12 DE JULHO DE 201514

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara

Site: www.tetonovo.com.br - e-mail [email protected]

Fone: 3301-2299

Apoio Cultural

Parabéns aos aniversariantes

DDDDoooo ççççuuuu rrrraaaa

12- Lucas Cavallari eJosé Bezerra dos Anjos14- Debora FernandaBononi, Leticia Mori,Luciana G. de Morais, Cristiane Romania Pinotti, André Faustino Malaquias e AdoniasIsabel Nogueira Pavan15- Vitor Hugo

Spinosa Charaba16- Eduardo Francisco Marques,Salvador Carmem Romania17- Nina Meirelles18- José Gilberto Micalli, Sonia MariaGalli Furlan e Edimilson Ferreira19- Antonio FranciscoBrissolari

Cada dia mais gente feliz

Encomendas: 3392-4870

Policiais de Américosalvam bebê de 3 dias

Na tarde da sexta-feira (3), Policiais Militares pres-tavam serviço em Américo Brasiliense, pela Diá-ria Especial por Jornada Extraordinária, quan-

do salvaram um bebê de apenas três dias que esta-va engasgado, portanto, sem respirar.

A equipe priorizou o deslocamento à residênciaencontrando a avó com a criança no colo. Em con-tato com o Corpo de Bombeiros, via 193, os policiaisseguiram procedimentos indicados e fizeram a ma-nobra desengasgando o bebê que instantaneamen-te voltou a respirar. Graças ao treinamento e com-prometimento dos valorosos policiais, obteve-seêxito no procedimento. Em seguida conduziram a avócom a criança para o Hospital “Dr. José Nigro Neto”medicada por equipe de plantão e liberada horas de-pois. O pai e a mãe chegaram ao hospital e agrade-ceram os policiais militares. A filhinha gozava da maisperfeita saúde. (Fernando Marino Porto, Capitão PMChefe da Seção de Comunicação Social)

Vereador Luzimar recebe denúncia:

existiria servidor com 2 salários

Com intervenção correta dos policiais, a famíliaganhou alegria de viver com família inteira.

Baianinho ganha desta-que com matérias deinteresse da comunida-

de ameriliense. Para o Conjunto Habitacional “Anto-nio Pavan” pede asfaltamen-to e encaminha reivindica-ção ao Deputado Fausto Pinatoemenda parlamentar de R$300.000,00. Luzimar Alvesdos Santos (Baianinho), comespaço para a denúncia: “che-gou verbalmente denúncia desuposta existência de servi-dores municipais que perce-bem, além dos seus venci-mentos normais, outra re-muneração do Instituto deApoio e Gestão a Saúde – IAGES que gerencia a Unida-de Hospitalar ‘Dr. José NigroNeto’ em Américo Brasiliense”.

Para encaminhar tema tãodelicado e urgente, Baiani-

nho assina requerimentopara que o diretor do Insti-tuto de Apoio e Gestão àSaúde encaminhe cópia dafolha de pagamento dos últi-mos três meses.

Cleide BertiAntes até do encaminha-

mento solicitado obviamentea prefeita ameriliense deveráinterferir no assunto efetiva-mente delicado e que exige es-clarecimento.

ComunicaçãoO vereador faz outra de-

núncia: “ao analisar extrato doPregão 0003/2015, Processo0005/2015, vencido pela em-presa UNIPER HIDROGEO-LOGIA E PERFURAÇÕES EI-RELI, me deparei com a in-clusão de serviços de comu-

nicação à população, via Pro-grama de Radio Municipal, novalor de R$ 13.077,20 e ser-viços de comunicação refe-rentes a outros poços no valorde R$ 9.807,90 perfazendo to-tal de R$ 22.885,10”.

EsclarecimentoPreço muito elevado ape-

nas à divulgação dos serviçose “estranhando o fato do re-ferido serviço de comunicaçãoter sido incluído num mesmopregão destinado a serviçostécnicos de hidrologia, seja ofi-ciado à prefeita CLEIDE APA-RECIDA BERTI GINATO soli-citando cópia dos orçamentosprévios e que a empresa UNIPER forneça cópia do do-cumento fiscal da contrataçãoe pagamento da empresa res-ponsável pelos servidos de

Rádio”.to fiscal da contrataçãoe pagamento da empresa res-ponsável

Prefeita Cleide continua optando pelo silêncio no caso dos servidores processados. Esse não é o melhor procedimento

Vereador Luzimar fazbons requerimentos esperando resposta da prefeita Cleide

Foto: 1

3º BPM

/I

Page 15: Edição 1155

15SÁBADO E DOMINGO11 E 12 DE JULHO DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Panificadora CristalPizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Uma homenagem ao seu paladar

RRuuaa AAllmm.. TTaammaannddaarréé,, 336677 --((VV.. XXaavviieerr)) -- FFoonnee::33333322--33776688

O Hospital lusobrasileiro está

patinando em dívidas que pouca

gente sabe dimensionar.O certo é quea Beneficência

vendeu seu “Plano Benemed” e vem

definhando a olhosvistos. Uma casa de

saúde importante queprecisa de ajuda rápida.

Beneficência

Na época da “Sala de Hidratação”,

inaugurada naBeneficência com a direção de Tedde

Netto, a comunidadeparticipou ativamente.

A liderança forte, nessas ocasiões,

é fator preponderante.

CampanhaRespostas:

Resp 1.: c -Exéquiasquer dizer:cerimôniaou honras fúnebres.Resp 2.: b -A forma adequada é:Com este dinheiro, dá para euvivertranquilo!Resp 3.: b -A forma correta éen-cruar.Encruar(= tornar cru, fazer endu-recer).Resp 4.: c -Cumeeiraé a parte maisalta do telhado.Resp 5.: d -Obtusoquer dizer: ig-norante, estúpido.Resp 6.:As duas palavras em que ohífenestá incorretosão: a - e.Panos quentes(= atos ou atitudesque visam a acalmar situações de con-flito).Corpo de baile(= conjunto de dan-çarinos de um teatro).Resp 7.:As duas palavras em que ohífen está corretosão: b - d.Intra-arterial(= relativo ao inte-rior da artéria) O plural é intra-arte-riais.Intra-abdominal(= localizado nointerior do abdome/abdômen).Resp 8.: a -No contexto, zinga sig-nifica vara comprida, usada para darimpulso a embarcações em lugaresde pouca fundura.Resp 9.: d -Conheci um xamã. Eranatural da Ásia.Xamã (= sacerdote ou feiticeiro, comsupostos poderes de lidar com os es-píritos).Resp 10.: c -No contexto, amplexosignifica abraço.

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário doGrande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP), Jor-nal Independente - Dois Córregos (SP), Tribuna doNorte - Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diá-rio da Franca - Franca (SP) e Diário de Sorocaba - So-rocaba (SP) - Jornal de Itatiba - Itatiba (SP) - O Li-beral Regional - Araçatuba (SP) - Diário da Serra - Tan-gara da Serra (MT) - Gazeta Penhense - Penha/SP -Gazeta do Ipiranga/SP.

Laboratório de Análises ClínicasDr. Arnaldo Buainaim S/C Ltda.

Responsáveis:Dr. Arnaldo BuainaimDr. Arnaldo Buainaim Jr.

Análises ClínicasMarcadores Tumorais

Imunologia

HematologiaHormônios

Rua Carlos Gomes, 1560Fone: PABX (16) 3301-5599

Fax: (16)3322-5700

Posto de Coleta: Alameda Paulista, 1762 (Balão do Sesi) Fone: 3339-1230 - Fax: 3337-4506

07 - Em duas das palavras abai-xo, o hífen está correto.Em qual delas?a - intra-bloco;b - intra-arterial;c - intra-celular;d - intra-abdominal;e - intra-gável.

08 - O que significa zinga, nocontexto?Não dá para atravessar o rio semuma zinga.a ( ) vara comprida;b ( ) proteção solar;c ( ) bota até o joelho;d ( ) bóia salva-vidas.

09 - Conheci um ________. Eranatural da Ásia.a ( ) xaman;b ( ) chaman;c ( ) chamã;d ( ) xamã.

10 - O que significa amplexo, nocontexto?Tentava dar-lhe um amplexo, en-volvendo-a na conversa.a ( ) bronca;b ( ) beijo;c ( ) abraço;d ( ) aperto de mão.

(*) Professora de Português,especializada em Linguísticade Texto - UNESP de Araraqua-ra/SP, Mestre em ComunicaçãoSocial - UNESP de Bauru/SP,Doutora em Serviço Social -UNESP de Franca/SP e Pesqui-sadora do GEPEFA - Grupo deEstudos e Pesquisas sobre Fa-mílias. É Jornalista e assina co-luna semanal (Teste o seu Por-tuguês) em diversos jornais emtodo o Brasil. Publicações em re-vistas técnicas na área de ciên-cias humanas. Produtora detelevisão do quadro “Teste o seuPortuguês” por 16 anos em al-gumas TVs nacionais.

Àquele que acredita que o di-nheiro pode tudo, cabe sus-peitar com fundamento, quefará tudo por dinheiro”.

Só...

Conscientizo...Clarevidência...Evidência...Parada,Hoje sente um grande vazio.O vazio da escolhaO nada, o caos...O caminho a umPor opção...O sofrer a umPor deliberaçãoO estar a sósPor muitos sóise arrebóisA estrada é umaOs caminhos: o nosso, o outroo outro, o nossoQuando em uníssono se segue,Em uníssono se sente,Em uníssono se chega,Em uníssono se vive,Em uníssono se morre e de

novo...De novo o círculo se restabeleceA dialética prossegue...Ele/Nós – Nós/EleSerá um breve lapso de vidaesse amor?Será um passo de dor?Será/Não será?(CHAMAN, T. J. B.).

Teste o seu Português:

01 - O que quer dizer a palavraexéquias, no contexto?A cerimônia de exéquias foi es-plendorosa. a ( ) festa de universitários;b ( ) reunião de filósofos;c ( ) honras fúnebres;d ( ) honras militares.

02 - Qual a forma adequada:para mim ou para eu?a ( ) Com este dinheiro, dápara mim viver tranquilo!b ( ) Com este dinheiro, dápara eu viver tranquilo!

03 - Ao fazer o purê de batatas,cuidado para ele não:a ( ) encroar;b ( ) encruar;c ( ) incruar;d ( ) incroar.

04 - _________ é a parte maisalta do telhado.a ( ) Cumieira;b ( ) Cumi-eira;c ( ) Cumeeira;d ( ) Cumiera.

05 - O que quer dizer a palavraobtuso, no contexto?Era um camarada obtuso. Todosse afastavam dele.a ( ) malcheiroso;b ( ) atrapalhado;c ( ) conquistador;d ( ) ignorante.

06 - Em duas das palavras abai-xo, o hífen está incorreto.Em qual delas?a - panos-quentes;b - semi-analfabeto;c - lesa-humanidade;d - cabo-de-guerra;e - corpo-de-baile.

TTTTeeeessss tttt eeee oooo sssseeeeuuuu PPPPoooorrrr tttt uuuugggguuuuêêêêssss ((((333366668888))))Terezinha Bellote Chaman (*)

(Campanha do J.A.)

RReeggiissttrree oo sseeuu iimmóóvveell..ÉÉ qquueessttããoo ddee sseegguurraannççaa..

CCCCaaaarrrrttttóóóórrrriiiioooo

Page 16: Edição 1155

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO11 E 12 DE JULHO DE 201516

Santa Lúcia é destaque regional

Via Parque dá vida ao Paraíso

Sub-10 e Sub-12, vice-campeãs da Copa Shop. Sub-14 na semifinal da Copa Futebol Shop Sub-16 é destaque da Copa Shop

Chaparral na Copa GPX em Gavião Peixoto.

Tigre com título da Copa Nélvio.

Futsal ganha posição privilegiada

Depois de vencer CopaNélvio de Futebol deSalão, promovida

pela Liga Araraquarense de

Futebol de Salão, quandoAtlético Tigres venceu o De-tla de Américo, outras equi-pes elevam o nome da ci-

dade. As equipes Sub-10 eSub-12 foram vice-cam-peãs da 4ª Copa FutebolShop de Futsal. “A principalproposta das escolinhasde esportes é formar o ci-dadão. Assim é com o fu-tebol, com futsal, com o ka-ratê e outras modalidades.As vitórias, as conquistassão resultados desse tra-balho. Fico feliz, nossascrianças, os professoresestão de parabéns. Agra-deço também a Secretaria

de Educação, Esportes eCultura, em nome de Tel-ma Domingos Stuchi, portodo o apoio”, destaca ocoordenador Pascoal Pa-vone sublinhando a co-bertura efetiva do prefeitoTrentim.

Os times Sub-14 e Sub-16 foram classificados naCopa Futebol Shop devidoao trabalho incessante dosprofessores Marcos de Je-sus (Marcão), e RicardoRufino.

Mobilidade urbana, com verde e ciclofaixa, atende expectativas

Coca Ferraz valoriza o núcleo residencial

Coube ao prefeito MarceloBarbieri e deputado Mas-safera a tarefa nobre de en-

tregar obras no Paraíso. As vias

paralelas ampliadas e via centraltransformada em ciclovia e pis-ta de caminhada. Os canteiros ga-nharam paisagismo e rampas de

acessibilidade.Parentes dos homenageados

Pedro Rozatto, Reginaldo Galli eAlberto Nicodemo Senapeschi fi-

caram emocionados. “As secretarias colaboraram

com o vice-prefeito e coordena-dor da Mobilidade Urbana, Coca

Ferraz, na remodelação do sis-tema viário”, disse o prefeito aosaudar autoridades e convidados.

BelezaCoca Ferraz afirma que a Via

Parque tem três quilômetros deextensão, da Avenida FranciscoColturato a capela dos Britos,muita área verde, pista de cami-nhada e ciclovia. A entrada do Pa-raíso ganhou calçada e rampas deacessibilidades, de acordo com oEstatuto da Cidade.

GratidãoAlberto Senapeschi, Francis-

co Malta Cardozo e Gustavo Gal-li, filhos dos homenageados,agradeceram o reconhecimentoao trabalho de seus pais.

Complexo Viário Professor Reginaldo Galli

Dispositivo Viário Professor Alberto N. Senapeschi

ComplexoViário Pedro Rozatto

Espaço de Lazer Francisco Malta Cardozo Neto