DVDs Roda viva

40
DVD´S RODA VIVA-POLÍTICA

description

Roda Viva - DVDs - catalogo de politica

Transcript of DVDs Roda viva

DVD´S RoDa ViVa-Política

1.- Fundação Padre Anchieta

Alberto GoldmAn : 2010

São Paulo : Artmosfera, 2010. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2010. Falado em português, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em dezembro de 2010. no centro do roda Viva o então governador de São Paulo, Alberto Goldman. Gold-man começou como deputado estadual, teve seis mandatos na Câmara Federal e foi ministro de Itamar Franco. Assumiu o governo de São Paulo após José Serra deixar o cargo para se candidatar a presidente da república. A partir de janeiro, depois de 40 anos de vida pública e nove meses como governador de São Paulo, Alberto Goldman, segundo ele próprio, vai se dedicar às suas três grandes paixões: a família, o piano e o basquetebol. A obra traz charges de Paulo Caruso.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

2.- Fundação Padre AnchietaAldo rebelo : 2011

São Paulo : Artmosfera, 2011. -- 1 p. ; 0x90 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 90 min. Color. Ano: 2011. Falado em português, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em junho de 2011. o roda Viva recebe um daqueles políticos que adora fazer política. o deputado Federal Aldo rebelo foi o relator do novo Código Florestal brasileiro e por isso enfrentou e ainda enfrenta um intenso tiroteio verbal. Criticado pelas ambientalistas, elogiado pelos moderados e aprovado pelos ruralistas, rebelo conseguiu sobreviver, mas teve que rebater acusações até de ter abandonado a ideologia marxista-leninista. logo ele, um assumido comunista de carteirinha, como se dizia antigamente. Aldo rebelo tem 55 anos e é alagoano, mas construiu sua carreira política em São Paulo. ele ocupa o centro da roda para falar do código florestal, das relações do planalto com o parlamento e o governo da presidente dilma rousseff.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

3.- Fundação Padre AnchietaAloySIo nuneS FerreIrA FIlho : 2010

São Paulo : Artmosfera, 2010. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2010. Falado em português, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em outubro de 2010. Aloysio nunes Ferreira Filho, 65 anos, nasceu em São José do rio Preto. Foi presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de direito do largo São Francisco, deputado estadual por dois mandatos e federal por três. Foi vice-governador de São Paulo, na gestão de luis Antônio Fleury, secretário de transportes metropoli-tanos, no mesmo governo. no governo de Fernando henrique Cardoso foi secre-tário-geral da Presidência e ministro da Justiça. na gestão de José Serra frente à Prefeitura de São Paulo foi secretário de Governo e, no Governo do estado, secre-tário-chefe da Casa Civil. elegeu-se senador, pelo PSdb-SP, com mais de 11 mil-hões votos.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

4.- Fundação Padre AnchietaAnA JúlIA CArePA : 2009

São Paulo : Artmosfera, 2009. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2009. Falado em português, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em outubro de 2009. em 2002, Ana Júlia Carepa tornou-se a primeira senadora a representar o Pará e em 2006 foi eleita a primeira mulher a governar o estado, ao acabar com um período de 12 anos de hegemonia do PSdb. no comando do governo, ela enfrenta um es-tado cercado de contradições e dificuldades, com conflitos entre desenvolvimento, infra-estrutura e conservação. na questão agrária, o Pará enfrenta desmatamento ilegal na Amazônia, a agropecuária tem o desafio de aumentar a produtividade do setor sem desmatar mais áreas e o estado tem um dos maiores índices de vi-olência e conflitos agrários. o estado registra também trabalho escravo e casos de violência contra a mulher.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

5.- Fundação Padre Anchieta

AéCIo neVeS : 2010

São Paulo : Artmosfera, 2010. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2010. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em dezembro de 2010. o roda Viva recebe um homem que tem política no sangue. neto do ex-presidente tancre-do neves, o mineiro Aécio neves. Governador de minas Gerais por dois mandatos (2003/2010), ele teve o maior índice de aprovação entre todos os governadores do brasil. nessa entrevista com marília Gabriela, Augusto nunes (Jornalista), Paulo moreira leite (Jornalista), ricardo Kotscho (repórter da revista brasileiros e do Portal IG) e Carlos marchi (Jornalista), Aécio analisa a posição e a necessidade de reestruturação do seu partido PSdb como oposição ao governo, a derrota nas eleições e o futuro político e econômico do país.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

6.- Fundação Padre Anchieta

CândIdo VACAreZZA : 2009

São Paulo : Artmosfera, 2009. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2009. Falado em português, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em novembro de 2009. o roda Viva discute o que acontece nos bastidores da política com o deputado Federal Cândido Vaccarezza, líder do Partido dos trabalhadores na Câmara e articulador da bancada na casa. é dele a responsabilidade pelo diálogo com as demais bancadas e com os diferentes órgãos do executivo, além da defesa do governo do presidente lula. Cândido Vaccarezza elegeu-se deputado estadual por dois mandatos consecutivos, de 1998 a 2006 e, desde 2007, exerce o seu

primeiro mandato na Câmara Federal.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

7.- Fundação Padre Anchieta

dIlmA rouSSeFF : 2010

São Paulo : Artmosfera, 2010. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2010. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em junho de 2010. dilma rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947, em belo horizonte, minas Gerais. de pai búl-garo, estudou em colégio de freiras e após o golpe militar de 64 passou a atuar em militâncias que combatiam a ditadura. dilma foi presa em 1970 e passou três anos detida, quando também foi vítima de tortura. Candidata a presidência da república em 2010 pelo Pt, fala nessa entrevista de questões polêmica e controversas como o dossiê contra seu opositor José Serra, seu relacionamento com o presidente lula, além de traçar seus planos para a economia e futuro do país.

<PolItICIAnS> <Women In PolItICS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

8.- Fundação Padre Anchieta

eduArdo PAeS : 2011

São Paulo : Artmosfera, 2011. -- 1 p. ; 0x80 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 80 min. Color. Ano: 2011. Falado em português, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em abril de 2011. eduardo Paes é um dos mais jovens prefeitos que a cidade do rio de Janeiro já teve. Vem ao programa ainda chocado, com o terrível massacre de crianças ocorrido em uma escola no bairro do realengo. A tragédia aconteceu em um momento em que o rio de Janeiro celebra as primeiras vitórias contra o tráfico de drogas e o crime organizado. e fez ressurgir o debate nacional sobre segurança pública, porte de armas, educação e o policiamento nas escolas.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

9.- Fundação Padre Anchieta

eduArdo PereIrA nuneS : 2010 São Paulo : Artmosfera, 2010. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2010. Falado em português, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em agosto de 2010. eduardo Pereira nunes é economista. Funcionário de carreira do IbGe desde 1980, assumiu a presidência da instituição em 2003. Por ocasião dessa entrevista o IbGe realiza o Censo demográfico 2010, que irá mostrar quantos são os brasileiros, como vivem, o que fazem, qual a cor ou raça e a religião, entre outras informações. São quase duzentos mil recenseadores com a tarefa de visitar 58 milhões de domicílios. ed-uardo traz os números prévios da coleta, dando um panorama inicial das mudan-ças do perfil dos domicílios brasileiros, informa a importância e as dificuldades da coleta no país, mostra também a nova tecnologia utilizada para o questionário que neste ano é informatizada.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

10.- Fundação Padre Anchieta

FernAndo henrIque CArdoSo : 2009

São Paulo : Artmosfera, 2009. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2009. Falado em português, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em março de 2009. em 1994, o brasil colocou em prática um plano econômico que derrubou a inflação e abriu as portas para um período de estabilidade no país. A implantação da urV (uni-dade real de Valor) foi o primeiro passo para o Plano real, que mudou a moeda e a estrutura da economia brasileira. A equipe de Fernando henrique Cardoso, min-istro da Fazenda no período, durante o Governo Itamar Franco, elaborou o plano, mas ele deixou a pasta pouco antes de seu anúncio, para disputar a presidência da república.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <CArdoSo, FernAndo enrIque> <dVd>

11.- Fundação Padre Anchieta

GIlberto KASSAb : 2011

São Paulo : Artmosfera, 2011. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2011. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em abril de 2011. o roda Viva entrevista o homem que manda na maior cidade do país. desde 2006 como pre-feito de São Paulo, Gilberto Kassab veio ao programa para falar da fundação do PSd (Partido Social democrático) e de sua desfiliação do dem. As recorrentes enchentes de São Paulo e as polêmicas leis do prefeito, como o projeto Cidade limpa que prevê o combate a todos os tipos de poluição também foram assuntos do programa.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

12.- Fundação Padre Anchieta

GIlmAr mendeS : 2008

São Paulo : Artmosfera, 2008. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2008. Falado em português, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em dezembro de 2008. Gil-mar mendes presidiu importantes votações e audiências públicas como a que liberou estudos com o uso de células tronco embrionárias em pesquisas, a que julgou a constitucionalidade da lei que proíbe a comercialização de amianto e a decisão sobre o aborto de fetos anencéfalos, além da sessão sobre a demarcação contínua da terra indígena raposa Serra do Sol. o ministro também tem pela frente o desafio de modernizar a Justiça e acelerar os processos.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <JudICIAl PoWer> <leGAl ProFeSSIon> <InterVIeWInG> <dVd>

13.- Fundação Padre Anchieta

GuIdo mAnteGA : 2007

São Paulo : Artmosfera, 2007. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2007. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em dezembro de 2007. Guido mantega atua como assessor econômico do presidente luiz Inácio lula da Silva há mais de quinze anos. Já foi ministro do Planejamento, dirigiu o bndeS - banco nacional de desenvolvimento econômico e Social e assumiu o ministério da Fa-zenda em março de 2006, após a saída de Antonio Palloci, atingido pelas denúncias da CPI dos bingos. mantega é formado em economia, sociologia e tem especiali-zação em orçamento.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <eConomIStS> <InterVIeWInG> <dVd>

14.- Fundação Padre AnchietahélIo CoStA : 2009

São Paulo : Artmosfera, 2009. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2009. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: o brasil realizou a primeira Conferência nacional de Comunicação, entre os dias 14 e 17 de dezembro de 2009, em brasília, para avaliar qual a melhor política nacional de comunicação. representantes da socie-dade civil e do poder público propuseram as bases de um marco regulatório para o setor de comunicação no país. em todo o país, entre outubro e novembro de 2009, foram realizadas conferências regionais, reunindo as propostas que foram debati-das no evento, como os critérios de concessão de rádio e tV, de acesso à Internet de banda larga e de telefonia. o ministério das Comunicações, sob o comando de hélio Costa, foi o responsável pela organização do evento.

<PolItICIAnS> <CAbInet oFFICerS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

15.- Fundação Padre AnchietaJAqueS WAGner : 2010

São Paulo : Artmosfera, 2010. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2010. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: Jaques Wagner nasceu no rio de Janeiro em 16 de março de 1951. Cursava engenharia na Pontifícia universidade Católica quando, em 1973, foi perseguido pelo regime militar e abandou o curso, refugiando-se em Salvador, na bahia. ele iniciou sua trajetória profissional e política na bahia, sendo um dos fundadores do Partido dos trabalhadores e da Central única dos trabal-hadores (Cut) no estado. em julho de 2005, Jaques Wagner tornou-se ministro das relações Institucionais, encarregado da Coordenação Política do Governo. em 2006, elegeu-se Governador da bahia e foi reeleito no primeiro turno em 2010 com 4,1 milhões de votos.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

16.- Fundação Padre Anchieta

JoSé AlenCAr : 2009

São Paulo : Artmosfera, 2009. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2009. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: o mineiro José Alencar sempre foi discreto, princi-palmente durante os dois mandatos de vice-presidente do governo luiz Inácio lula da Silva (2003-2010), cargo que exerce desde 2003, mas durante esse período, nun-ca deixou de emitir a sua opinião sobre temas polêmicos, como as críticas à política de juros do banco Central e à demarcação contínua da reserva raposa Serra do Sol, além de defender investimentos em infra-estrutura e produção. Aqui, além de sua trajetória política e empresarial, Alencar fala de sua luta contra o câncer, onde depois de anos, foi vencido pela doença no ano de 2011.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

17.- Fundação Padre Anchieta

JoSé dIrCeu : 2010

São Paulo : Artmosfera, 2010. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2010. Falado em português, sem legenda. Sinopse: Após o resultado das eleições de 2010 que no-mearam dilma rousseff como presidente do país, o roda Viva entrevista o político José dirceu, ex-ministro da casa civil do governo luiz Inácio lula da Silva e um dos maiores cabos eleitorais da candidata. nessa entrevista, José dirceu trata das acusações sobre sua participação no esquema de corrupção conhecido como men-salão, sobre o seu julgamento e qual pretende ser sua atuação no governo recém formado. Com o comando de marília Gabriela ele enfrenta as questões Augusto

nunes, Paulo moreira leite, Guilherme Fiuza e Sergio lirio.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

18.- Fundação Padre AnchietaJoSé SerrA : 2010

São Paulo : Artmosfera, 2010. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2010. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: José Serra nasceu no ano 1942, em São Paulo, e tem formação em economia. descendente de imigrantes italianos da mooca, ele estu-dou em escola pública e nos anos 1960 entrou no curso de engenharia mecânica da universidade de São Paulo. Presidente da união nacional dos estudantes em 1963, deixou o país após o golpe militar de 1964 retornando depois de 14 anos. Foi deputado estadual, deputado federal e em 1994 foi eleito senador por São Paulo. Candidato a presidência da república em 2010 pelo Partido da Social democracia brasileira, ele fala nessa entrevista sobre economia, educação, violência do país e vários temas polêmicos e também trata dos seus planos para a copa do mundo de 2014 no país.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

19.- ## Fundação Padre Anchietaleonel brIZolA : 2001

São Paulo : Artmosfera, 2001. -- 1 p. ; 0x90 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 90 min. Color. Ano: 2001. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: um dos mais influentes políticos brasileiros, perse-verante em sua trajetória, leonel brizola marcou o cenário político nacional. único governador da história eleito de dois estados, brizola foi prefeito de Porto Alegre, deputado estadual e governador do rio Grande do Sul, deputado federal pelo rio Grande do Sul e pelo extinto estado da Guanabara, e duas vezes governador do rio de Janeiro. Sua influência política no brasil durou aproximadamente cinquenta anos, inclusive enquanto exilado pelo Golpe de 1964, contra o qual foi um dos líderes da resistência. morreu aos 82 anos de idade por problemas cardíacos em 2004. nesta entrevista dada ao roda Viva, brizola fala de sua trajetória política, discute à sua maneira o momento atual do país, mostrando por que é considerado até hoje uma das grandes figuras da história recente do país.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

20.- Fundação Padre Anchieta

luIS CArloS PreSteS : 1986

São Paulo : Artmosfera, 1986. -- 1 p. ; 0x110 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 110 min. Color. Ano: 1986. Falado em português, sem legenda. Sinopse: mais de 60 anos da vida de luis Carlos Prestes dedicada à vida política. Fundador do Partido Comunista brasileiro e organizador da famosa “Coluna Prestes”, o ex-militar teve uma atuação marcante na história do brasil enfrentando desde a fúria do governo de Getúlio Vargas (1930-1945) ao período da ditadura militar (1964-1985). nesta lendária entrevista ao roda Viva, em 1986, Prestes discute a Constituinte e os rumos do brasil em um contexto de reformulação política e social com a “nova república”, termo atribuído ao governo brasileiro pós-regime militar.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <CommunIStS> <InterVIeWInG> <dVd>

21.- Fundação Padre Anchieta

mArCo mAIA : 2011

São Paulo : Artmosfera, 2011. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2011. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: o roda Viva trouxe para o centro da conversa o homem que possui uma poderosa agenda para 2011, o roteiro de tudo o que ac-onteceu na política brasileira envolvendo o congresso nacional. marco maia é um deputado do Partido dos trabalhadores do rio Grande do Sul, e conseguiu o apoio de 21 dos 22 partidos representados na Câmara, comandando assim os destinos da casa pelos próximos dois anos. nessa entrevista, ele fala de política, de seus planos, dos compromissos assumidos de corporativismo e de governabilidade.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

22.- Fundação Padre Anchietanelson Jobim : 2011

São Paulo : Artmosfera, 2011. -- 1 p. ; 0x85 cm. -- (roda Viva) Formato: ntSC, região: todas. duração: 85 min. Color. Ano: 2011. Falado em português, sem legenda. Sinopse: o roda Viva trouxe para o centro da roda um político que gosta de dizer que tem mais sorte do que juízo. nelson Jobim, então ministro da defesa. na transição para a administração dilma rousseff ele foi con-vidado a ficar. e desde então eram frequentes os rumores sobre sua possível saída do ministério. Jobim é de Santa maria, rio Grande do Sul, formou-se em direito, foi deputado federal, ministro da Justiça e presidente do Supremo tribunal Fed-eral. Assumiu o ministério da defesa no auge da crise dos aeroportos em 2007. Seu partido desde sempre é o Pmdb, mas ele trafega em faixa própria, embora diga que não possui mais nenhum projeto político pessoal. ele está no centro do roda Viva para falar sobre política, militares, documentos secretos e ainda sobre a situação dos aeroportos.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

23.- Fundação Padre AnchietaorlAndo SIlVA : 2010

São Paulo : Artmosfera, 2010. -- 1 p. ; 0x90 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 90 min. Color. Ano: 2010. Falado em português, sem legenda. Sinopse: neste dvd, o programa roda Viva, entrevista orlando Silva - ministro do esporte. Gastos não previstos são consequencias de eventos esportivos com o porte de uma olimpíada ou um mundial de Futebol. Por outro lado, a realização de grandes eventos possibilita o crescimento da economia com investimentos que deixam um legado em infra-estruturas com construções e reformas em aeroportos, aumento no nível de linhas de metrô e trens, novos terminais de ônibus, ampliação da rede hoteleira e investimento em segurança. o planejamento e a organização de eventos como esse dependem de homens como o

ministro do esporte, que atualmente é orlando Silva.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

24.- Fundação Padre AnchietaPedro Collor de mello : 1992

São Paulo : Artmosfera, 1992. -- 1 p. ; 0x90 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 90 min. Color. Ano: 1992. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: em 1992 o roda Viva entrevistou, Pedro Collor de mello, responsável pelo vendaval de acusações que terminou com o afastamen-to do cargo do presidente da república, Fernando Collor de mello. Irmão de um dos presidentes mais polêmicos da história brasileira, mello ficou conhecido por ter denunciado à revista Veja, em 1991, a existência do esquema de corrupção de Paulo César Farias, no governo, com a cumplicidade do presidente. Afirmou, in-clusive, que Farias era o testa-de-ferro do presidente da república. As denúncias caíram como uma bomba no governo, causando uma das maiores crises na recente democracia que acabara de se restaurar no país.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <PolItICAl CorruPtIon> <InterVIeW-InG> <dVd>

25.- Fundação Padre Anchietaroberto FreIre : 2009

São Paulo : Artmosfera, 2009. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2009. Falado em português, sem legenda. Sinopse: roberto Freire começou a vida política em Per-nambuco, foi deputado estadual, 4 vezes deputado federal e senador. disputou a presidência em 1989 pelo Partido Comunista brasileiro, que depois mudou de nome para PPS, Partido Popular Socialista. ele apoiou a candidatura do presidente luiz Inácio lula da Silva em 2002 e chegou a fazer parte do governo, mas logo de-pois seguiu para a oposição. no final do mandato do governo lula (2003-2010), o PPS entrou com uma representação na Justiça eleitoral contra o presidente lula, por considerar que eventos oficiais estão virando palanques eleitorais. Aqui Freire fala de temas diversos, as filiações, trocas de legenda, alianças, apoios e a definição de nomes para a eleição de 2010.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

26.- Fundação Padre Anchietaroberto FreIre : 2010

São Paulo : Artmosfera, 2010. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2010. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: roberto Freire, pernambucano de recife, é um dos mais experientes parlamentares brasileiros com 32 anos de experiência política, fundador e presidente nacional do PPS, Partido Popular Socialista, ele é um dos representantes da oposição no brasil. Freire chegou a apoiar luiz Inácio lula da Silva na eleição de 2002, mas logo mudou de lado. em 2006, apoiou o candida-to derrotado Geraldo Alckmin e nas eleições de 2010 foi um ferrenho critico da postura de lula durante todo o período pré-eleitoral. em 2011 ele assumiu seu quinto cargo de deputado federal no congresso e nessa entrevista fala de sua postu-ra como oposição e analisa o governo lula (2003-2010).

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

27.- Fundação Padre Anchietaroberto JeFFerSon : 2006

São Paulo : Artmosfera, 2006. -- 1 p. ; 0x70 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 70 min. Color. Ano: 2006. Falado em português, sem legenda. Sinopse: Pivô da crise política conhecida como mensalão, que culminou com a queda do Chefe da Casa Civil, José dirceu, e o estremecimento do governo luis Inácio lula da Silva (2003-2010), roberto Jefferson é uma controversa figura política desde a década de 1990. Seu nome passou a ser conhecido durante o processo de im-peachment do então presidente Fernando Collor, em que atuou como militante da tropa de deputados que tentavam defendê-lo. Seu nome voltou à cena em 2005 após uma maté-ria da revista Veja que divulgou seu suposto envolvimento num escândalo de corrupção nos Correios. Com a iminência da instauração de uma investigação, Jefferson denunciou a prática da compra de deputados federais da base aliada ao governo federal pelo Partido dos trabalhadores. A prática ficou conhecida como o mensalão.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <PolItICAl CorruPtIon> <InterVIeW-InG> <dVd>

28.- Fundação Padre AnchietaSérGIo GuerrA : 2009

São Paulo : Artmosfera, 2009. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2009. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: o principal partido de oposição ao governo luiz Inácio lula da Silva (2003-2010) anunciou mudanças e elegeu novos dirigentes nesta sexta-feira. o Congresso e a Convenção nacional do PSdb definiram as no-vas diretrizes e propostas do partido. o Partido da Social democracia brasileira foi fundado no dia 25 de junho de 1988, e nasceu sob a liderança de políticos como o ex-Governador Franco montoro; o Senador mario Covas, o Senador Fernando henrique Cardoso, o Senado Afonso Arinos e o Senador José richa. Aqui o sena-dor pernambucano Sérgio Guerra, que substituiu o senador tasso Jereissati no comando do partido. ele teve a responsabilidade pelos novos rumos do PSdb, que teve em sua plataforma, entre outras coisas, uma reforma política, além de propor o voto distrital.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

29.- Fundação Padre AnchietaulySSeS GuImArãeS : 1989

São Paulo : Artmosfera, 1989. -- 1 p. ; 0x60 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 60 min. Color. Ano: 1989. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: é impossível falar de política no brasil sem mencio-nar o nome de ulysses Guimarães, um grande político brasileiro que teve grande papel na oposição à ditadura militar (1964-1985) e na luta pela redemocratização do país. em 1965, à frente do movimento democrático brasileiro (mdb), Guima-rães participou de todas as campanhas pelo retorno do país à democracia. Com o fim do bipartidarismo (1979), o mdb converteu-se em Partido do movimento democrático brasileiro (Pmdb), do qual seria presidente nacional. Junto com tancredo neves, orestes quércia e Franco montoro, ulysses liderou novas cam-panhas pela redemocratização, como a “diretas Já”. esta entrevista ao roda Viva foi gravada durante este importante momento político do país.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

30.- Fundação Padre Anchieta

yedA CruSIS : 2009

São Paulo : Artmosfera, 2009. -- 1 p. ; 0x90 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 90 min. Color. Ano: 2009. Falado em português, sem legenda. Sinopse: ela é uma das poucas presenças femininas com destaque na política do rio Grande do Sul e a primeira mulher a governar o estado. yeda Crusius iniciou o seu mandato com um rombo no caixa e enfrentou a pior crise das finanças públicas entre todos os estados brasileiros. em seus três anos de gestão, o rio Grande do Sul passou por déficits seguidos, até equilibrar o orçamen-to. esse ano, ela zerou as contas e o estado apresentou superávit, mas a crise mudou da economia para a política.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

31.- Fundação Padre Anchieta

ÁlVAro dIAS : 2009

São Paulo : Artmosfera, 2009. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2009. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em maio de 2009. o Governo não conseguiu apoio e o pedido de criação da CPI da Petrobras manteve as assinaturas necessárias de senadores até o prazo estipulado. A iniciativa de uma Comissão Par-lamentar de Inquérito no Senado para investigar a estatal e a Agência nacional do Petróleo partiu do principal partido de oposição ao Governo lula. o PSdb alegou as recentes notícias de irregularidades, sonegação de informações e loteamento político para entrar com o requerimento, apresentado pelo senador Álvaro dias agora apresentado nessa entrevista.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

32.- Fundação Padre Anchieta

ÁlVAro dIAS : 2011

São Paulo : Artmosfera, 2011. -- 1 p. ; 0x90 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 90 min. Color. Ano: 2011. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em junho de 2011. o roda Viva traz para o centro da nossa conversa um dos mais experientes parlamentares bra-sileiros, o senador Alvaro dias. líder do PSdb, esse paranaense de 66 anos não perde um microfone nem um holofote em sua incansável oposição aos governos de lula e dilma rousseff. Articulado, combativo, fala mansa, raciocínio rápido, Alvaro dias entende de oposição. Começou sua vida política no antigo mdb, em londrina. mas também já esteve no poder como governador do Paraná no final da década de 80. ele fala da atual crise política, do papel da oposição e de alguns de seus assuntos preferidos: futebol, onGs e conflitos de terra.

<PolItICIAnS> <brAZIl> <InterVIeWInG> <dVd>

33.- Fundação Padre Anchieta

PAulo SérGIo PInheIro : 2010

São Paulo : Artmosfera, 2010. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2010. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: o cientista político Paulo Sérgio Pinheiro é coorde-nador do Centro de estudos da Violência da universidade de São Paulo e relator da infância da Comissão de direitos humanos da organização dos estados Ameri-canos. ele é autor do mais completo estudo mundial sobre a questão da violência contra crianças e adolescentes. nessa entrevista polêmica, traz em debate a questão do Projeto de lei que tramita no congresso, conhecido como “lei da Palmada” que estipula que adolescentes e crianças devem ser educadas sem receber palmadas, beliscões ou outros castigos físicos.

<PolItICAl SCIenCe> <brAZIl> <ProFeSSIonAlS> <InterVIeWInG> <dVd>

34.- Fundação Padre Anchieta

PAulo SérGIo PInheIro : 2011

São Paulo : Artmosfera, 2011. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2011. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: o roda Viva entrou no debate sobre a chacina de 12 crianças ocorrida em uma escola no bairro de realengo, no rio de Janeiro. um homem de 23 anos armado com duas pistolas invadiu sua antiga escola e, a sangue frio, matando 10 meninas e 2 meninos, chocando a cidade e o brasil inteiro. Para debater esse assunto, o roda Viva trouxe para o centro da roda o cientista político Paulo Sérgio Pinheiro. uma das mais respeitadas autoridades internacionais em violência contra criança.

<PolItICAl SCIenCe> <brAZIl> <ProFeSSIonAlS> <InterVIeWInG> <dVd>

35.- Fundação Padre AnchietamÁrCIA CAVAllArI : 2010

São Paulo : Artmosfera, 2010. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2010. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: os institutos de pesquisa e seus métodos de trabalho estão no centro deste roda Viva que foi ao ar depois que as urnas abertas troux-eram surpresas nada agradáveis para os pesquisadores. nas eleições presidenciais de 2010, dilma rousseff teve menos votos do que o previsto nas ultimas pesqui-sas, inclusive na boca-de-urna. marina Silva teve muito mais, chegou a quase 20% e provocou o segundo turno e Serra cresceu na reta final, fato despercebido por todos. os institutos de pesquisa são todos culpados ou são todos inocentes? Para defender a classe e explicar essas disparidades recebemos márcia Cavallari, dire-tora do IboPe Inteligência. Formada em estatística há 30 anos ela se declara apa-

ixonada por sua profissão.

<eleCtIonS> <brAZIl> <ProFeSSIonAlS> <InterVIeWInG> <dVd>

36.- Fundação Padre Anchieta

CelSo AmorIm : 2009

São Paulo : Artmosfera, 2009. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2009. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em junho de 2009. o brasil tem pela frente um dos cenários internacionais mais difíceis dos últimos anos e procura marcar posições e se firmar nesta nova realidade que se apresenta. o país busca uma maior influência nas questões internacionais e a formação de novas parcerias econômicas. brasil, rússia, Índia e China, o chamado grupo brIC, acabam de fazer sua primeira reunião formal e anunciaram que vão coordenar ações para que o grupo tenha maior peso nas decisões internacionais. o diplomata Celso Amorim é o responsável pela condução da política externa brasileira desde 2003, quando assumiu o ministério das relações exteriores.

<brAZIl> <dIPlomAtS> <InterVIeWInG> <dVd>

37.- Fundação Padre Anchieta

CelSo AmorIm : 2010

São Paulo : Artmosfera, 2010. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2010. Falado em por-tuguês, sem legenda. Sinopse: entrevista exibida em junho de 2010. nações emer-gentes começaram a ganhar maior espaço nas discussões diplomáticas mundiais e o brasil passou a ser um ator mais presente e atuante nesse novo cenário, inclusive como mediador de conflitos. nessa entrevista, o ministro Celso Amorin trata dos temas atuais no cenário internacional, do programa nuclear brasileiro, das relações com os euA e possíveis divergências frente a questões delicadas como as relações com judeus e árabes, as sanções ao Irã e a posição brasileira sobre as Coréias.

<brAZIl> <dIPlomAtS> <InterVIeWInG> <dVd>

38.- Fundação Padre AnchietarubenS rICuPero : 2010

São Paulo : Artmosfera, 2010. -- 1 p. ; 0x75 cm. -- (roda Viva)

Formato: ntSC, região: todas. duração: 75 min. Color. Ano: 2010. Falado em português, sem legenda. Sinopse: rubens ricupero é formado em direito, fez carreira diplomática no Itamaraty e representou o brasil nas nações unidas, em Genebra, foi secretário geral da unCtAd, órgão da onu (organização das nações unidas) para o desenvolvimento e o Comércio, ocupou os cargos de ministro do meio Ambiente e da Fazenda no governo Itamar Franco e também foi embaixador brasileiro nos estados unidos e na Itália. traz nessa entrevista informações sobre seu livro “diário de bordo: A viagem presidencial de tancredo” onde relata a viagem que tancredo neves fez durante os meses de janeiro e março de 1985. temendo um golpe, ele foi ao exterior se apresentar como o novo presi-dente eleito e assim conseguir comprometimento internacional com o novo momento da história do brasil.

<brAZIl> <dIPlomAtS> <InterVIeWInG> <dVd>