Ds dia 19 01 2016

12
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA TERÇA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2016 ANO: 46.º NÚMERO: 12.692 Portalegre/Espanha Comboios no Ramal do Leste ‘aprovados’ na Assembleia da República .... PÁG. 2 Odemira Cabaz que vem do mar vence prémio consumo sustentável .... PÁG. 2 Desporto A TV mostrou Piedade mais forte .... PÁG. 6 12.ª Prova de Sopas, Vinhos, Doces, Compotas e Licores teve lugar na Casa do Povo .... PÁG. 5 Canaviai s contribui par a promoção da gastrono mia tradicional Évora • Proibição da instalação de circos com animais no concelho Município não segue a recomenda ção da Assembleia Municipal .... PÁG. 2 “Feijão com Espinafres” e “Feijão com Mogango”, confecionados por Idalina Barradas e Miguel Pinto, respetivamente, foram os grandes vencedores da 12ª edição da Prova de Sopas da Casa do Povo dos Canaviais, cujo júri foi composto por elementos da Confraria dos Gastrónomos do Alentejo. A iniciativa, que se tornou já um clássico da promoção da gastronomia tradicional, decorreu este sábado, tendo sido avaliadas um total de 13 sopas, algumas das quais ícones da cozinha da região. Campeonato de Portugal - Prio

description

Edição Diário do SUL - dia 19Janeiro2016

Transcript of Ds dia 19 01 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIATERÇA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2016

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.692

Portalegre/EspanhaComboiosno Ramal do Leste‘aprovados’ naAssembleia da República .... PÁG. 2

OdemiraCabazque vem do marvence prémioconsumo sustentável .... PÁG. 2

Desporto

A TV mostrouPiedademais forte .... PÁG. 6

12.ª Prova de Sopas, Vinhos, Doces, Compotas e Licores teve lugar na Casa do Povo

.... PÁG. 5

Canaviaiscontribui parapromoçãoda gastronomiatradicional

Évora • Proibição da instalação de circos com animais no concelho

Município não segue a recomendaçãoda Assembleia Municipal

.... PÁG. 2

“Feijão com Espinafres” e “Feijão com Mogango”, confecionados por Idalina Barradas e Miguel Pinto, respetivamente, foram os grandes vencedores da 12ª edição da Prova de Sopas da Casa do Povo dos Canaviais, cujo júri foi composto por elementos da Confraria dos Gastrónomos do Alentejo. A iniciativa, que se tornou já um clássico da promoção da gastronomia tradicional, decorreu este sábado, tendo sido avaliadas um total de 13 sopas, algumas das quais ícones da cozinha da região.

Campeonato de Portugal - Prio

2 RegionalTERÇA-FEIRA , 19 DE JANEIRO DE 2016 diário do SUL

O

Green Project Awards

Portalegre

n Roberto Dores

projeto “Cabaz do Mar”, criado em Odemira para procurar valorizar

os produtos da pesca locais acaba de receber o reconhecimento do Green Project Awards, na categoria de Consumo Sustentável. Trata-se de uma aposta pioneira em Portugal, com o objetivo de fazer chegar o pescado da costa alentejana diretamente ao consumidor. Quase sem passar por intermediários.

O Green Project Awards Portugal é organziado em parceria pela GCI, Agência Portuguesa do Ambiente e a Quercus, destinando-se a reconhecer as boas práticas em projetos, que promovam o desenvolvimento susten-tável.

O projeto prevê que uma vez por semana uma parte da pescaria seja destinada

Cabaz que vem do mar de Odemiravence prémio de consumo sustentável

ao Cabaz do Mar, traduzido num novo sistema de entre-ga de peixe ao domicílio, onde estão incluídas as espécies mais comuns nesta zona da costa alentejana, mesmo os peixes menos valorizados pelos consumi-dores.

A coordenadora Ivânia Guerreiro revela que geral-mente se encontram no ca-baz polvos, bicas, besugos, choupas e até salmonetes, sendo esta uma possibili-dade dos pescadores ganha-rem mais dinheiro uma vez que se regista a redução de intermediários. Os cabazes custam 20 euros e 50% (dez euros) desse valor vai dire-tamente para o pescador. “Isto não acontece em mais lado nenhum”, sublinha Ivâ-nia Guerreiro, numa altura em que o projeto já junta mesmo alguns pescadores aposentados.

As entregas são semanais, quinzenais ou mensais, sen-

do o cabaz composto por três quilos de peixe já “ama-nhado” quando chega a casa do cliente, embalado numa caixa de esferovite com gelo para garantir a sua frescura e devidamente etiquetado com o nome das espécies que estão no cabaz

O “Cabaz do Mar” é da responsabilidade da Asso-ciação Cultural e de Desen-volvimento de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar, na freguesia de S. Teo-tónio e, segundo a Câmara de Odemira, “o projeto surgiu da necessidade de valorizar e escoar o pescado de baixo valor comercial na região de Odemira”. Um conceito que se baseia no agrupamento da oferta através da associação de pescadores, num compro-misso mútuo entre os pro-dutores que se envolvem diretamente como agentes no mercado, reduzindo os intermediários e garantindo

um fornecimento regular dos tais três quilos de espé-cies capturadas por artes de pesca sustentáveis.

O consumidor tem a oportunidade de definir a regularidade com que quer receber o pescado de uma

lista de 34 espécies, indican-do apenas três que não quer consumir. A maior parte dos 122 clientes está fidelizada e é regular, encomendando mais do que uma vez por mês.

Na implementação do

projeto, a Associação conta com o apoio do Município de Odemira, TAIPA – Orga-nização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira e da Docapesca Portos e Lotas.

A Câmara de Évora não vai proibir a instalação de circos com animais no concelho, como recomen-dou a Assembleia Munici-pal (AM), por possuir três pareceres jurídicos que consideram a medida ile-gal, revelou o presidente da autarquia.

“Temos três pareceres jurídicos que nos dizem que é ilegal alterar o regulamento municipal para proibir os circos com animais apenas no concelho de Évora”, disse à agência Lusa o presidente do município, Carlos Pinto de Sá (CDU).

A recomendação, pro-posta pelo PS, tinha sido aprovada, por maioria, numa reunião da AM, realizada em junho de 2015, com 15 votos favo-ráveis (PS, BE e PSD), 14 votos contra (CDU e PSD) e quatro abstenções (CDU e PSD).

A proposta dos socialis-tas surgiu na sequência da discussão da petição “Fim dos circos com animais em Évora”, que um grupo de cidadãos entregou na AM, para que o municí-pio deixasse de licenciar

os circos com animais no concelho.

Carlos Pinto de Sá expli-cou à Lusa que pediu ao serviço jurídico da câmara para analisar a “alteração ao regulamento municipal no sentido proposto pela assembleia municipal”, tendo o parecer interno considerado que “não era possível dar cumprimento à recomendação”.

“A lei geral do país não permite que haja um regu-lamento que estabeleça um regime diferenciado apenas numa parte do território”, disse.

Além deste parecer, o autarca indicou que a câmara solicitou também esclarecimentos sobre o assunto à Comissão de

Coordenação e Desenvol-vimento Regional (CCDR) do Alentejo e à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

“O que verificámos é que o entendimento é exatamente igual”, refe-riu, explicando que a câmara vai “dar conheci-mento dos três pareceres à assembleia municipal” e esperar por uma decisão daquele órgão autár-quico.

O presidente do muni-cípio assinalou que foi reforçada a orientação, junto dos serviços muni-cipais, para “o escrupu-loso cumprimento da lei” quando um circo com ani-mais pretender instalar-se no concelho.

Câmara de Évora não seguerecomendação da assembleia

para proibir circos com animais

Na Assembleia da República He-loisa Apolónia, Deputada do Partido “OS Verdes”, defendeu com perti-nência a reposição da circulação de passageiros na Linha do Leste, actual-mente em fase experimental aos fins de semana desde o Entroncamento até a Estação da CP Portalegre. Nesta sessão da AR estiveram forças vivas do distrito de Portalegre “50 pessoas” e do Concelho de Abrantes, assistindo ao debate sobre o Projec-to de Resolução da autoria de Os

Verdes que recomenda ao Governo a reposição do serviço público de transporte de passageiros na Linha do Leste em todo o seu traçado, até Espanha”. Esta recomendação foi aprovada por unanimidade. Heloisa Apolónia defendeu que o transpor-te ferroviário é importante para a vida das populações e entendido pelas forças vivas da região como um elemento indispensável para o de-senvolvimento, nomeadamente das zonas mais interiores do país, como

é o caso do distrito de Portalegre. Salientou os prejuízos decorrentes do encerramento da Linha do Leste em Janeiro de 2012 por decisão do Governo PSD/CDS.

Também o Deputado do PCP João Ramos teve uma intervenção para re-comendar ao Governo que proceda à reposição do serviço público de transporte de passageiros, na Linha do Leste, em todo o seu percurso.

Circulação de comboios no Ramal do Leste até Espanharecomendação aprovada por unanimidade na A. da República

No Centro de Congressos da CMP cerca de150 pessoas assisti-ram no dia 16 de Janeiro pelas 15h ao lançamento do livro “Pas-seios na Serra de S. Mamede – As Libelinhas na Região”, da autoria de Francisco Simão. Nesta sessão entre outros foram oradores; Adelaide Teixeira Presidente da Edilidade; Camões Gouveia, Luísa Moreira e Francisco Simão que explicou os motivos principais desta obra assente nas belezas e atractividade da Serra de S Mamede. Des-de jovem que Francisco Simão é um grande amante e “praticante” da fotografia, e da fotografia de natureza em particular. Neste livro dá-nos a conhecer a vida e as cores da Serra de S. Mamede, através de uma pequena amostra dos vários milhares de imagens que reco-lheu, ao longo de cerca de 7 anos.

Francisco Simão lança o livro Passeios na Serra S. Mamede

n João Trindade

Pub.

3Tema de AberturaTERÇA-FEIRA , 19 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Pub.

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

1 – E agora que já estamos perto das Eleições Presidenciais é bom que o eleitorado saiba escolher e não fi que em casa.

Se o não fi zer votando como é nosso dever, corre-se o risco da escolha não corresponder ao agrado de cada um.

O direito de voto que foi das maiores conquistas da Democracia deve ser utilizado nos actos eleitorais como demonstração da intervenção que cabe a cada cidadão. O que interessa para a causa democrática é votar e não deixar aos outros que façam a escolha que querem. Por isso o apelo que se faz é para que se use o voto para o bem estar da comunidade escolhendo a personalidade que pareça mais conforme com os nossos ideais.

2 – Está anunciada uma nova e importante fábrica em Ferreira do Alentejo.

Sempre que estas notícias caiem nas redacções dos jornais alentejanos há grande satisfação já que para travar o desemprego aqui no Alentejo são precisas empresas que criam trabalho e desse modo se evita a desertifi cação humana que é dos maiores problemas da região.

Bem haja quem a faz e igualmente merece aplauso o Município que facilita essas infraestruturas.

Ferreira do Alentejo merece ver acrescentada à sua economia tudo aquilo que crie emprego e mais bem estar.

(...)O que interessa

para a causa democrática

é votare não deixar

aos outros que façam a escolha

que querem.(...)

No dia 20 de Janeiro de 2016, irá celebrar-se o Dia da Universidade Popular Túlio Espanca/Pólo de Alandroal, numa iniciativa que conta com na organização da Câmara Municipal de Alandroal e com a participação de «estudantes», «professores» e colaboradores dos pólos daquela instituição em Portel e Viana do Alentejo e também com a pre-sença de elementos da Escola Comunitária de São Miguel de Machede.

A manhã inicia-se com uma Visita de Estudo à vila do Alandroal e termina com um almoço/pic-nic em que todos poderão confraternizar. Durante a tarde, ocorrerá uma sessão cultural, no Fórum Cultural e Transfronteiriço daquela vila alen-tejana, durante a qual participarão os grupos de Teatro dos Pólos de Alandroal e de Portel e o Clube de Saúde Sénior do Pólo de Viana do Alentejo.

Fundado em 30 de Maio de 2010, o Pólo de Alandroal da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE) tem vindo a imple-mentar um importante conjunto de atividades de educação não formal aberto à participação de toda a população e disponível em todas as fregue-sias do concelho.

De acordo com o Diretor da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE), Professor Bravo Nico, o Pólo de Alandroal

daquela instituição tem desenvolvido uma ativida-de exemplar de promoção do acesso à Educação, por parte de um número muito signifi cativo de pessoas, de todas as idades e em todo o territó-rio. Ainda de acordo com o mesmo responsável, o projeto educativo da UPTE, envolvendo os pólos de Alandroal, Portel e Viana do Alente-jo envolve já mais de um milhar de pessoas, sendo um dos maiores projetos alentejanos e nacionais de educação popular.

UNIVERSIDADE POPULAR TÚLIO ESPANCAUNIVERSIDADE DE ÉVORA

CELEBRA DIA DO PÓLO DE ALANDROAL

diário do SUL4 OpiniãoTERÇA-FEIRA , 19 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

FOI FEITA JUSTIÇA!Desde Setembro do ano 2012

que temos sugerido, por inter-médio da imprensa local que, quem de direito, prestasse justa homenagem a um eborense de nascimento que se evidenciou na carreira profissional - Função Pública - dedicando-se, concomi-tantemente, à tarefa de encenador e declamador, nos vários estabe-lecimentos de ensino, nomeada-mente o Seminário Maior, Casa Pia, Liceu, Magistério Primário e outros mais.

Assim, em face de todo este magestoso percurso, destaco dois importantes jornais citadi-nos “Diário do Sul” e “A Defesa” que, com os seus verdadeiros comentários deram a conhecer as excelsas qualidades do visado nesta crónica - JOAQUIM MARIA CARRAGETA, nascido em 1921 e falecido em 2012.

Nesta conformidade, surgiu-nos a ideia que a cidade de Évora era devedora de justa homenagem a este eborense, pelos feitos que

evidenciou lá fora, dignificando a nossa cidade como pioneira de um cidadão munido de uma capaci-dade ímpar na arte de encenar e de declamar.

A nossa pretensão era, tão somente, que quem de direito analizasse, sem pudor, o conteúdo da nossa pretensão - a colocação duma placa toponímica - numa artéria da cidade em homenagem a este filho de Évora que, com o seu trabalho, dignificou a cidade que de berço lhe serviu(...)

A referida rua localiza-se no Bairro da Comenda em Évora.

Jesuíno Carrageta

• Os números publicados nos documentos de referência são alarmantes. Cerca de 18 milhões de pessoas morrem anualmente por razões relacionadas com a pobreza, sendo a maioria mulheres e crian-ças. Dezoito milhões é muita gente – são 50.000 por dia. De acordo com estes números, todos os anos cerca de onze milhões de crianças morrem antes de completarem 5 anos de vida. Mais de 800 milhões de pessoas estão subnutridas. Em pleno século XXI, mais de mil milhões de pessoas – cerca de um sexto da humanidade – vive com menos de 1 dólar por dia. Estamos a falar de seres humanos pobres, em vias de desenvolvimento, mas que são pessoas, não são pedras nem árvores. Segundo a Declaração das Nações Unidas, na Cimeira Mundial sobre o Desenvolvimento Social, em Copenhaga, em 1995, foi definida a pobreza absoluta como sendo uma grave privação de necessidades básicas, como carên-cia de riqueza ou de rendimento, de alimentos, de água potável, de instalações e de cuidados de saúde, de alojamento, de educação e infor-mação, de exclusão social e incapa-cidade de participar na sociedade e no acesso a serviços. De facto, a pobreza é uma realidade muito

Votados à pouca sortemaior que a simples ausência de bens económicos e patrimoniais, ainda que se torne mais visível quando estes faltam.

• A pobreza não tem que ser o fado de alguns povos e as mi-grações confirmam que não tem de se confinar a determinadas fronteiras. É verdade que atinge populações inteiras, classes e gru-pos sociais, famílias e indivíduos; e está presente mesmo ao lado da opulência e da riqueza – e isso é irónico. Quando as circunstâncias climáticas extremas e os desastres naturais impossíveis de controlar atingem as populações, assume-se como válida qualquer explicação que justifique ocasionalmente a existência da pobreza. Mas quando as circunstâncias são estruturais e resultam de más políticas, tentar uma explicação justificativa é abrir feridas no tecido social do escân-dalo. É um escândalo haver gente a morrer de fome só porque as políticas e as economias não abrem mão de interesses instalados. Não admira que o pecado social brade aos céus, tal o peso da corrupção, do mau funcionamento democráti-co, da discriminação e desigualda-de de oportunidades, do sistema fiscal inadequado e socialmente injusto, da falta de investimento, dum passado e dum presente de autoritarismo, da guerra, do genocídio, do crime, da exclusão social, da reduzida instrução, do crescimento rápido da população, da falta de controle sobre os gastos,

da adição a drogas ou alcoolismo, da SIDA, da malária.

• Não nos admiremos das consequências funestas em espiral, porque casa onde não há pão... To-dos vemos o aumento exponencial da violência, dos roubos e crimes, da instabilidade e da depressão e começa-se a tropeçar em muitos sem-abrigo. Combater a pobreza material é um problema político insolúvel? Quase. Porquê? Porque esbarra com a questão sempre atual das liberdades e estas com a da dignidade do ser humano que, para o efeito, não conta. Numa cultura em que se guerreiam correntes políticas de um estado social (com controlo, às vezes injusto) e correntes políticas de estado libe-ral (utópicas tantas delas), pode conseguir-se uma certa contenção das pobrezas, mas dificulta-se a sua supressão. E como os mili-tantes políticos destas correntes, razoavelmente possuidores de bens económicos, estão afetados por outros tipos de pobreza e desigual-dade – estou a pensar na pobreza ética quanto ao uso responsável da liberdade, quanto à capacidade de governação e quanto à integridade moral –, naturalmente são mais parte do problema das pobrezas que da solução das mesmas. Por escandalosa que seja, as pessoas conscientes dão razão à afirmação de Jesus: “Pobres, sempre os tereis entre vós” (Mc 14,7). Mas dar razão à frase não resolve a pobreza; e esse é o verdadeiro problema.

BrevesComentários

n Pe. Madureira da Silva

A lei do garfoHá anos num País asiático as mulheres traziam

na mala e à vista um garfo de bicos afiados.Isto era para mostrar a quem se quisesse aproxi-

mar com intenções de abuso sexual saber que era picado pelo garfo. É uma medida eficaz que todas podem pôr em prática. Eles irão fugir.

Maria A. R. Vieira

•Qual crise?

A 7 de Maio em Algés há 1 concerto da Banda da Austrália - Brian Johnson, pois os 60 mil bilhetes já estão esgotados.

CRISE?Isso é de quem mal ganha para comer.

A.V.

Santiago do CacémO Município pretende ser recebido no Governo para

reclamar a conclusão das obras da A26 entre Vila Nova de St. André e Sines.

•Sousel: Levaram azeitonaA GNR deteve 18 pessoas acusadas de furtarem

800Kg de azeitona no concelho. Vão a Tribunal.

•Campo Maior: Acidente fereUm choque de viaturas nesta cidade causou 3 feri-

dos ligeiros sendo mãe e filha de 1 mês levados para o Hospital de Portalegre e o outro ferido para Elvas. Bombeiros e GNR estiveram no local.

•Alandroal: Colisão fere

Perto de Juromenha um choque de veículos causou 4 feridos que os Bombeiros e INEM socorreram. A GNR tomou conta da ocorrência.

“Jovem Autarca” é um pro-jecto do município de Santa Maria da Feira que visa promo-ver a participação política, a ci-dadania, a consciência cívica e social e a responsabilidade dos jovens pelo bem comum, do colectivo, do território e da co-munidade. Tive conhecimento deste projecto através da lei-tura das notícias. O título era sugestivo: “Margarida, a mais nova Autarca do país,…”

Margarida Sá é estudante do ensino secundário, de 15 anos de idade, mas tem, pela frente, neste ano lectivo, uma enorme responsabilidade (além de estudar), pois foi a vencedora das eleições para o exercício do cargo “Jovem Autarca”.

Ao assumir estas funções, a jovem Margarida terá de ouvir os jovens como ela. Para isso, foi-lhes disponibilizado um

MARGARIDA, “A PRESIDENTA”...Histórias de Vida...

Lurdes Pratas NicoE-mail: [email protected]

horário e espaço próprios na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. De 15 em 15 dias, lá estará, juntamente com a sua equipa, para ouvir e acolher as propostas de me-lhoria e desenvolvimento do concelho apresentadas jovens do concelho. Esse exercício político implicará identificar os principais problemas e as potencialidades existentes e a apresentação de um plano de acção com vista à concretiza-ção das propostas que melhor respondam às prioridades e necessidades do concelho.

A jovem autarca terá, ainda, ao seu dispor, um orçamento de 10.000 euros. Terá de saber gerir dinheiro mas, sobretudo, de saber ouvir os seus colegas! Saber ouvir as pessoas, conhe-cer a realidade, poder melho-rar essa realidade, com a ajuda dos instrumentos já existentes e outros que possam vir a ser criados são requisitos funda-mentais para todos os eleitos.

A jovem Margarida é um bom exemplo para os jovens do seu país. Um exemplo a se-guir e esta autarquia, também, pelo carácter inovador que o projecto assinala.

Quando a jornalista lhe

perguntou a opinião sobre o que era preciso para termos melhores políticos ela res-pondeu, e passo a citar (http://www.publico.pt/):

“Um facto que acho impen-sável é termos tanta corrup-ção no nosso país e um gran-de problema é estarmos tão cingidos aos partidos. Por vezes, um partido pode apresentar uma medida importante, mas que outro partido não concorda por não ser uma ideia sua”. “É muito importante termos von-tade de querer saber e de não sermos um povo que simples-mente vai naquela. Devemos querer saber o que se passa no nosso país.”

Acho que está no bom ca-minho…

Quem sabe se daqui a uns anos não lemos, por aí, um título assim: Margarida, “A Presidenta…”. A Margarida, aquela “jovem autarca” de Santa Maria da Feira poderá vir a ser, daqui a muitos anos, Ministra ou até Presidente da República. Vamos a ver se não se farta da política ou se os maus políticos não lhe fazem a folha, como se costuma dizer…

5RegionalTERÇA-FEIRA , 19 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Pub.

Fotos Exclusivas

12.ª Prova de Sopas, Vinhos, Doces, Compotas e Licores

“Espinafres e Mogango” vencem nos Canaviais

“Feijão com Espinafres” e “Feijão com Mogango”, confecionados por Idalina Barradas e Miguel Pinto, respetivamente, foram os grandes vencedores da 12ª edição da Prova de Sopas da Casa do Povo dos Canaviais, cujo júri foi composto por elementos da Confraria dos Gastrónomos do Alentejo.

A iniciativa, que se tornou já um clássico da promoção da gastronomia tradicional, decorreu este sábado, tendo sido avaliadas um total de 13 sopas, algumas das quais ícones da cozinha da região, tal como Sopa de Beldroegas, Sopa de Tomate, Pés de Porco, entre muitas outras.

Para o júri, que considerou que, grosso modo, todas as sopas estavam divinalmente confecionadas, respeitando “a história e a origem dos produtos”, “Feijão com Espinafres” e “Feijão com Mogango” ocuparam, ex aequo, o primeiro lugar, à frente de “Sopa de Beldroegas” e “Repolho com Feijão”.

A iniciativa da Casa do Povo dos Canaviais, que contou com o apoio do Diário do Sul, contempla ainda a prova (concurso) de Vinhos, Doces, Compotas e Licores. No que aos “tintos e brancos” diz respeito, e depois da avaliação da Confraria dos Enófilos do Alentejo, a vitória sorriu, respetivamente, a Joaquim Balça e Francisco Guiomar.

A “Torta de Laranja” venceu na categoria de Doces, enquanto que o clássico “Doce de Tomate”, obteve o primeiro posto na categoria de compotas, segundo o júri da Confraria dos Gastrónomos do Alentejo. Para a Associação de Escanções de Portugal o Licor de Framboesa foi

Sopas: 1º - Idalina Barradas/Feijão com Espinafres 1º - Miguel Pinto /Feijão com Mogango; 2º - Amália Badagola/Sopa de Beldroegas; 3º - Ana Valverde/Repolho com Feijão.

Vinhos Tintos: 1º - Joaquim Balça; 2º - Raimundo Costa; 3º - Joaquim Zambujo.

o mais apreciado, de um total de 21 propostas.

A 12ª Prova de Sopas, Vinhos, Doces, Compotas e Licores da Casa do Povo dos Canaviais contou ainda com a animação da Orquestra Filarmónica Liberalitas Júlia e do Grupo Coral e Instrumental Vozes de Canaviais.

Vinhos Brancos: 1º - Francisco Guiomar; 2º - Fortunato Valentim; 3º - Custódio Pisco.

Doces: 1º - Lúcia Antas /Torta de Laranja; 2º - Ricardo Russo/Bolo de Requeijão; 3º - Ana valverde/Bolo de Mel e Noz.

Compotas: 1º - Isaura Santos/Doce de Tomate; 2º - Ana Duarte/Marmelada; 3º - Guilherme Pedrosa/Doce de Maça.

Licores: 1º - Lúcia Antas/Framboesa; 2º - Maria Carlota Beja/Lúcia Lima; 3º - Maria Carlota Beja/Hortelã - Chocolate.

FUTEBOL NO ALENTEJO

diário do SUL6 DesportoTERÇA-FEIRA , 19 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

Jogo no Campo JM Vieira na Cova da Piedade

Árbitro : Flávio Lima do Al-garve

Cova da Piedade - Pedro Alves; Luís Dias, Ruben Nunes, Ricardo Aires e Carlos Alves; André Ceitil, Moreno (David Cardoso,85’) e Marco Bicho; Fili-pe Godinho, João Santos (Diogo Caramelo,63’) e Tiago Rente (Liu Yang,88’)

Treinador – Sérgio BorisJuventude - Luis Mar-

ques, Ruben Freire, Ricardo Ramos, Pedro Amendoeira (cap.), Marquinhos, Djerman, Luis Carapinha(Aldeano,86’), Octávio, Xande, Luis Ta-vares (Adilson,64’) e Wigor(Antoninho,70’).

Treinador – Jorge VicenteGolos – Ricardo Aires (12’),

Filipe Godinho (90+3’)Amarelos – Moreno (57’),

Wigor (66’)Mais de 52 mil espetadores

assistiram em direto na CMTV ao jogo entre o Cova da Piedade e o Juventude levando aquela esta-ção a ser líder entre as 15 e as 17 horas dos canais de cabo.

Fica assim provado que tam-bém o futebol amador tem audi-ência e que vale a pena apostar na divulgação destas competi-

Cova da Piedade, 2 - Juventude, 0

A TV mostrou Piedade mais forte

ções promovendo os clubes e naturalmente os atletas, quando a nível local e regional se tem verificado uma diminuição do acompanhamento do desporto dos clubes no locais é de louvar a aposta do Correio da Manhã e da FPF na divulgação e promo-ção do futebol não profissional.

Esta poderia ter sido uma montra para o Juventude mos-trar ao país a qualidade dos seu jogadores e da sua equipa, era um jogo importante para o Cova da Piedade que se vencesse ga-rantia para já a manutenção no Campeonato de Portugal –Prio e continuaria a pensar na possível subida ao escalão profissional, mas era também importante para o Juventude que sem hi-pótese de atingir um dos dois primeiros lugares, tinha caso vencesse a hipótese de se afastar dos lugares mais perigosos da tabela classificativa.

O que se assistiu no campo do Cova da Piedade, foi a uma equipa ambiciosa e desde cedo á procura do golo, a equipa local e um Juventude igual a si mesmo ou seja sem pressão ofensiva muito reativo e em busca do melhor resultado possível.

Jorge Vicente fiel às suas ideias de jogo montou a equipa

no seu meio campo, praticando um futebol apoiado mas sem grande pressão ofensiva. Este esquema de jogo não deu resul-tados positivos porque pouco depois dos dez minutos de jogo uma falha de marcação na defesa eborense permitiu a Ricardo Aires , livre de marcação fazer o primeiro golo da equipa orienta-da por Sérgio Boris.

Este golo em nada alterou a forma como mas duas equipas estavam a atuar, o Cova da Pieda-de mais afoito no ataque com um meio campo dominador e uma defesa sem pressão, nesta fase o jogo foi monótono, porque foram poucas as oportunidades de golo, digamos que o Cova da Piedade controlava a partida e o Juventude deixava que o adver-sário andasse no jogo.

No segundo tempo assistiu-se então a uma ténue reação do Juventude, uma maior agressivi-dade no meio campo mostrou que os eborenses poderiam ter disputado mais o resultado, ali-ás foi nesta altura e já estariam passados mais de 50 minutos desde que o árbitro deu inicio ao jogo quando o Juventude fez o primeiro e único remate em direção à baliza de Pedro Alves.

As substituições operadas por Jorge Vicente mostravam um certo conformismo, saiu Tavares e entro o jovem Adilson, uma troca por troca tentando refrescar o ataque, depois saiu o ponta de lança Wigor e entro o médio com características defen-siva Antoninho que se estreou no Juventude e mostrou alguns pormenores interessantes e por fim saiu Luís Carapinha o prin-cipal dinamizador do jogo do Juventude e entro Aldeano um defesa esquerdo que tem sido muito pouco utilizado.

O jogo voltou à monotonia da primeira parte com o Cova da Piedade sempre mais perigoso e o Juventude sem conseguir levar o perigo á baliza de Pedro Alves e viria a ser a equipa local a au-mentar a vantagem mesmo perto do apito final dando assim uma expressão justo ao domínio que exerceu sobre um Juventude apático sem soluções atacantes e a pensar já na fase decisiva onde aí sim terá de ter uma atitude mais proativa por forma a con-seguir o objetivo da equipa e que é a manutenção no campeonato de Portugal.

CAMPEONATO DE PORTUGAL

Moura e Atlético de Reguengos lutam por um lugar que garanta para já a manutenção e que dê hi-pótese de lutar por algo mais e que seria muito bom para a região e que era ter uma equipa nos campeona-tos profissionais.

Estas duas formações alenteja-nas que perderam na jornada de domingo, o Atlético de Reguengos foi a Loulé perder com o Louletano por dois a zero, enquanto que os de Moura foram também ao Algarve mas a Almancil e foram batidos por um a zero .

Com este resultado tudo ficou na mesma para os alentejanos ou seja o Moura tem mais um ponto que o Atlético de Reguengos, que se deixou apanhar na tabela classi-ficativa pelo Barreirense que assim também entra na luta pelo segundo lugar o mesmo sucedendo ainda com o Lusitano de Vila Real de Santo António que tem menos dois pontos que o Moura.

Tudo está assim em aberto para os alentejanos se bem que o Moura leva vantagem pois tem mais um ponto e vai receber no seu terreno o Lusitano de Vila Real de Santo António, quem espera por uma escorregadela dos de Moura é o Atlético de Reguengos que recebe no seu terreno o Castrense, já um

Moura ou Atlético de Reguengos, só um vai garantir a manutenção...ou talvez não.

Barreirense vai receber o já promo-vido à fase dos campeões o Cova da Piedade.

As outras duas equipas da serie H, o Juventude foi á Cova da Pieda-de e Perdeu e foi ultrapassado pelo Almacilense e tem agora o mesmo numero de pontos que o Louletano com quem jogo no próximo sábado e que terá de vencer para aumen-tar a distancia que tem para os algarvios, já o Castrense apesar de ter empatado está numa situação mais complicada que os eborenses, contudo está ainda tudo em aberto no que diz respeito à manutenção pois dos oitos que irão para esta fase descem, diretamente dois o que como a diferença de pontos é mínima, nada está ainda decidido.

Nas series G e F o Elétrico continua sem vencer e por isso afunda-se cada vez mais na tabela classificativa, já o Crato não perde há três jornadas está ainda em ultimo lugar mas pontualmente está mais próximos dos seus mais diretos competidores.

Resultados e ClassificaçõesSerie H/ Resultados : Cova da

Piedade 2 Juventude 0, Lusitano VR 0 Barreirense 1, Almancilense 1 Moura 0, Castrense 0 Pinhalno-vense 0, Louletano 2 Atlético de Reguengos 0

Classificação 1º Cova da Piedade 32, 2º Moura 26, 3º Atlético de Re-guengos 25, 4º Barreirense 25, 5º Lusitano VR 24, 6º Almancilense 22, 7º Juventude 20, 8º Louletano 209º Castrense 19, 10 Pinhalnovense 15

Próxima jornada (23/1/2016);, Moura - Lusitano VR, Pinhalno-vense – Almancilense, Atlético Reguengos – Castrense, Juventude – Louletano, Barreirense - Cova da Piedade

Serie G/Resultados 1º Dezembro 0 Sacavenense 0, Sintrense 2 Real 2, Elétrico Ponte Sôr 0 Loures 1, Mal-veira 0 Torreense 1, Coruchense 1 Casa Pia 2

Classificação: Casa Pia 32, 2º 1º Dezembro 30, 3º Real 30, 4º Loures 29, 5º Sintrense 28, 6º Malveira 28, 7ºTorreense 23, 8º Sacavenense 13, 9º Coruchense 12, 10º Elétrico de Ponte de Sôr 7

Resultados /Serie F União de Lei-ria 5 Sernache 1, Caldas 0 Benfica de Castelo Branco 1, Naval 1 Águias 2, Crato 1 Sertanense 1, Peniche 1 Alcanenense 1

Classificação: 1º União de Leiria 43, 2º Benfica de Castelo Branco 31, 3º Caldas 30, 4º Peniche 23, 5º Alcanenense 23, 6º Naval 20, 7º Sernache 20, 8º Sertanense 19, 9º Águias 14, 10º Crato 10

Évora

Tudo na mesma na elite e na honra eborenseO Redondense continua a liderar

a divisão de elite que está a entrar numa fase decisiva e onde qualquer descuido pode ser perigoso para as quatros equipas que vão disputar o primeiro lugar.

A jornada de domingo não foi nada fácil para o líder que foi ao difícil campo do Lavre e acabou por vencer por três a dois mantendo as-sim a vantagem de dois pontos para o União de Montemor e Sporting de Viana e dois sobre os Canaviais.

As dificuldades não foram só para o líder também o Sporting de Viana teve algumas dificuldades na receção ao Borbense acabando por vencer por um a zero, mas fácil foi o jogo do União de Montemor em Vila Viçosa, numa partida onde o ponta de lança Nuno Silva esteve em destaque ao marcar os três golos da sua equipa.

Apesar de ter entrado mais forte o União não teve a vida facilitada tendo isso para o intervalo empa-tado a zero, no segundo tempo as qualidades individuais dos monte-morenses aliado á experiencia dos seus jogadores acabou por ditar a diferença.

Nuno Silva entrou ao intervalo e revolucionou todo o ataque da sua

equipa marcando três golos e de nada valeu o golo do Calipolense marcado por Ricky.

Em Oriola viveu-se um jogo in-tenso com a equipa da casa a subir de produção e a adiantar-se na par-tida com um mais golo de Cristo, a formação dos Canaviais sofreu um golpe com a lesão de Martelo e só na fase final da partida acabaria por dar a volta ao marcador, primeiro e já perto dos noventa foi Lourinho a empatar e depois foi Mesquita que de grande penalidade deu os três pontos á formação de Miguel Ânge-lo que continua assim na luta pelo primeiro lugar.

Numa posição intermédia o Lusitano ganhou vantagem sobre o Monte Trigo, os eborenses foram às Perolivas sofrer para vencer por um a zero enquanto eu no derby de Portel o Monte Trigo não conse-guiu evitar o empate, que atrasou a equipa na luta com o Lusitano e fez com que o Portel subisse um pouco na tabela.

De referir que entre o oitavo e o 12º há apenas uma diferença de um ponto.

Se a na elite há muita competição na honra o Estrela de Vendas Novas vai caminhando alegremente, desta

vez foi a Arraiolos vencer a equipa local por dois um e tem agora mais quatro pontos que o Alcaçovense que goleou o Valenças por cinco a zero

.Resultados e ClassificaçõesDivisão de Elite/Resultados

Perolivense 0 Lusitano 1, Monte Trigo 1 Portel 1, Sporting de Viana 1 Borbense 0, Lavre 2 Redondense 3, Oriolense 1 Canaviais 2, Calipolense 1 União de Montemor 3

Classificação: 1º Redondense 29, 2º União de Montemor 27, 3º Spor-ting de Viana 27, 4º Canaviais 26, 5º Lusitano 22, 6º Monte Trigo 17, 7º Oriolenses 12, 8º Escouralemse 8, 9º Borbense 8, 10º Portel 8, 11º Perolivense 7 , 12º Lavre 7

Divisão de Honra/Resultados Alcaçovense 5 Valenças 0, Fazendas do Cortiço 0 Giesteira 2, Arraiolense 1 Estrela de Vendas Novas 2, Cabrela 3 Estremoz 1, Corval 2 Santana do Campo 0

Classificação: 1º Estrela de Ven-das Novas 31, 2º Alcaçovense 27, 3º Arraiolense 23, 4º Corval 21, 5º Valenças 19, 6ºEstremoz 14, 7º Cabrela 12, 8º Fazendas do Cortiço 10, 9º União de Montemor B 7, 10º Giesteira 7, 11º Santana do Campo 3.

BejaMilfontes lidera Aljustrelense muda de treinador e goleia

O Milfontes manteve a liderança apesar da dificuldade que sentiu na partida frente ao Penedo Gordo, com efeito os homens do Litoral Alentejano venceram somente por um a zero, mas valeram os três pontos que mantém a equipa com mais quatro pontos que o segundo classificado o Serpa que recebeu a outra formação do litoral o Odemi-rense a quem venceu também pela margem mínima de um a zero.

Depois de mudar de treinador

o Mineiro Aljustrelense recebeu e venceu o Aldenovense mantendo assim o terceiro lugar com mais um ponto que o Piense que imitou os de Aljustrel vencendo também por cinco a zero o S. Marcos que este ano está uma sombra do que fez em anos anteriores , é ultimo classifica-do com zero pontos.

Resultados Piense 5 FC São Marcos 0, Desportivo de Beja 0 Almodôvar 3, Milfontes 1 Penedo

Gordo 0, FC Serpa 1 Odemirense 0, Mineiro Aljustrelense 5 Aldenoven-se 0, Renascente de São Teotónio 1 Vasco da Gama 2 Descansou: Gua-diana de Mértola.

Classificação 1º Milfontes 31, 2º Serpa, 27, 3º Mineiro Aljustrelense 26, 4º Piense 25, 5º Vasco Gama 23, 6º Almodôvar 23, 7º Penedo Gordo 20, 8º Odemirense 19, 9º Renascente 16, 10º Aldenovense 13, 11º Guadiana 8, 12º CD Beja 6, 13º S. Marcos 0.

Pub.

7RegionalTERÇA-FEIRA , 19 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

n Bruno Calado Silva

Fotos Exclusivas

A

Évora “ganha” duasnovas residências autónomaspara deficientes

vora tem duas n o v a s r e s i d ê n c i a s

autónomas para deficientes, que integram um projeto da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da cidade que envolve um investimento de 1,7 milhões de euros.

As duas residências fazem parte de um projeto mais amplo da APPACDM de Évora, que inclui também um centro de atividades ocupacionais, em funcionamento desde julho de 2015, explicou o presidente da instituição, Silvino Costa.

O responsável referiu que as duas residências, uma masculina e outra feminina, com capacidade para cinco utentes cada, começaram a funcionar no final de 2015, após a obtenção da licença de utilização.

“As residências autónomas da APPACDM são as únicas [deste

género] no distrito de Évora”, realçou Silvino Costa, indicando que as instalações destinam-se a pessoas “com deficiência mas que têm autonomia suficiente para uma vida normal”.

Quanto ao centro de atividades ocupacionais, adiantou que estão envolvidos 45 utentes em terapias, como música, e na atividade laboral, que inclui trabalhos no tear, empalhamento de cadeira ou recuperação de móveis.

O presidente da APPACDM revelou, por outro lado, que a instituição está a estudar a criação de uma unidade de alojamento na casa senhorial que albergou, durante muitos anos, o centro de atividades ocupacionais da instituição.

“Estamos a desenvolver contactos para apresentarmos uma candidatura a fundos comunitários de forma a criar uma resposta de alojamento, tendo como público-alvo as pessoas com deficiência”, acrescentou.

O responsável disse que a APPACDM de Évora prevê a criação no edifício de um espaço destinado à reabilitação de pessoas com traumatismo cranioencefálico, estando a instituição a participar num projeto-piloto nacional nesta área.

A construção das duas residências e do centro de atividades ocupacionais envolveu um investimento de 1,7 milhões, dos quais cerca de 1,3 milhões foram comparticipados por fundos comunitários, através do Programa Operacional Potencial Humano (POPH).

A inauguração das duas residências está marcada para o dia 22 deste mês.

É

cabado de se sentar à mesa, depois da já tradicional receção

e ovação protagonizada por aqueles que o querem ver em Belém, Edgar Silva, subiu, este sábado, ao palco do comício a convite dos Trovadores de Redondo para cantar “Traz outro amigo também” de Zeca Afonso.

Cerca de 400 pessoas já lá estavam. Depois de todos degus-tarem um bacalhau migadinho com espinafres, não desmobi-lizaram sem antes ouvirem o esperado discurso do militante da CDU, agora presidenciavel.

A diferença do voto que presta e o que nem por isso, foi o mote da tarde de campanha em Arraiolos. “Às vezes, não dis-tinguem o voto útil do voto fútil. Útil é o que serve os interesses de quem trabalha, o fútil é o da conveniência, da circunstância, daquilo a que estamos obriga-dos pelo momento”, distinguiu Edgar Silva, citando um “amigo”

Edgar Silva em Arraiolos

“Traz outro amigo também” contra o voto “fútil”

com quem conversou na vés-pera, em Silves, entre um copo de medronho e um café.

O deputado regional madeirense convidou os seus camaradas e simpatizantes a “esclarecer e informar” que a sua candidatura está do “lado do voto útil, que serve os inte-resses de quem tanto luta, há tantos anos, por um Portugal com futuro”.

Referindo-se à região concre-tamente, o candidato comunista fez questão de lembrar que todo o país tem muito a aprender com a insubmissa história alen-tejana. “Não estamos condena-dos a viver a vida pela metade

e o Alentejo é uma lição para todo o país. Um povo que não se resigna, que não aceita vergar a espinha e que é capaz de afir-mar a sua identidade, sempre, mas sempre a lutar pelos valores em que acredita” vincou.

“Aqui, sobretudo aqui, há o Portugal autêntico de quem lutou pela mais ampla e vasta democracia em Portugal”, reforçou, a s s e g u r a n d o mesmo que existe “um coletivo que se agiganta, cada vez mais, uma força material

que se movimenta e é cada vez mais visível”, referindo-se à sua campanha.

E segundo a ideia que quis deixar junto das cerca de quatro centenas que o ouviram em Arraiolos, não seguiu para Serpa sem voltar ao apelo à não resig-nação, distinguindo a região interior sul - “o Portugal pro-fundo” - dos “salões de Lisboa, dos grandes interesses da fidalguia de Lisboa, da grande burguesia e interesses do capital transnacional”.

Digerido o fiel amigo regado com um tinto de ‘rótulo nobi-liárquico’, do concelho, a cam-panha de Edgar Silva fez-se à estrada rumo ao Baixo Alentejo onde novo comício o esperava, na esperança de ver o deputado comunista eleito presidente, no próximo dia 24 deste mês.

diário do SUL8 GastronomiaTERÇA-FEIRA , 19 DE JANEIRO DE 2016

����������

�����

����������������������������

�����������������������������

��������������������������

���������������������������

�������

��������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

�����������������

������������������

���������������������������������

����������������������������

����������������������������

��������������������������������

���������������������������������

���������������������������������

�������

��������������

���������������������������

������������������������

���������������������������

����������������������������

���������������������������

�������

���������������

�����������������������������

�������������������������������

����������������

�������

����������������

���������������������������������

����������������������

�����������������������

�������

�������������

���������������������������������

����������������������������

�����������������

�������

����������������

��������

�������������������������������

����������������

�������

����������

����������������������������

���������������������������������

���������������������������

�������

��������������������

�������

�������������������������������

���������������������������������

��������������������������

�����������������

�������

��������������������

���������������������

�������������������������

����������������

�������������������

���������

�������

��������������������

�������������

�����������������������������

���������������������

�������

����������������

�����������������������������

�������������������������������

���������������������������������

���������������������������������

������������������������

�������

���������������

��������������������

���������������������������������

��������������������������������

��������������������������������

���������������������������

������������

�������

9PublicidadeTERÇA-FEIRA , 19 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

diário do SUL10 SociedadeTERÇA-FEIRA , 19 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

NECROLOGIAMARIA MADALENA ARSÉNIO BARROSO BASTOSFaleceu dia 16/01/2016 em Évora, a senhora Maria Madalena

Arsénia Barroso Bastos, de 53 anos de idade, natural de S. Sebastião da Pedreira (Lisboa), e que residia em Évora.

Dia 17/01/2016, na Capela do hospital, foi celebrada encomendação do corpo presente às 09:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério de Elvas.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

ANTÓNIA MARIA Faleceu dia 16/01/2016, em Évora a Senhora Antónia Maria de 90

anos de idade, natural de Alcaria Ruiva (Mértola), que residia em Alcaria Ruiva.

Dia 17/01/2016, na Capela do hospital, onde às 16:30 horas, foi realizada a encomendação do corpo, seguindo o funeral para o Cemitério de Alcaria Ruiva (Mértola).

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

JACINTA ROSA VARANDAS Faleceu dia 17/01/2016 em Évora a senhora Jacinta Rosa Varandas,

de 89 anos de idade, natural de Nossa Senhora da Boa Fé (Évora), casada com o senhor Francisco Joaquim Bate pé, e que residia em Nossa Senhora da Boa Fé.

Dia 19/01/2016 na Igreja de Nossa Senhora da Boa Fé, será celebrada Missa de corpo presente às 10 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério de Nossa Senhora da Boa Fé.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

JOAQUIM ANTÓNIO NEVES COCASARGENTO-CHEFE / MUSICO

Faleceu no dia 16 de Janeiro de 2016, em Évora, Joaquim António Neves Coca, de 65 anos, casado com Florinda da Conceição Ferro Cóca, natural de Redondo e residente em Évora.

Dia 17-01-2016, na igreja da Sagrada Família (Álamos) - Évora, pelas 10:00 horas, foi celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o cemitério do Espinheiro - Évora.

Agência Funerária Pestana - Évora – Servilusa

JOSÉ JOAQUIM MENDESFaleceu no dia 17 de Janeiro de 2016, em Torre de Coelheiros, José

Joaquim Mendes, de 90 anos, viúvo de Antónia Rosa do Carmo, natu-ral e residente em Torre de Coelheiros.

Dia 18-01-2016, na igreja de Torre de Coelheiros, pelas 11:00 horas, foi celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o cemitério de Torre de Coelheiros.

Agência Funerária Pestana - Évora – Servilusa

MARIA ANTÓNIA ALEGRE ILHÉUFaleceu no dia 17 de Janeiro de 2016, em Évora, Maria Antónia

Alegre Ilhéu, de 77 anos, natural e residente em Alcáçovas.Hoje dia 19-01-2016, na igreja da Misericórdia de Alcáçovas, pelas

09:30 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o cemitério de Alcáçovas.

Agência Funerária Pestana - Évora – Servilusa

A sua mulher, Margarida Maria Rodrigues Barroso Macedo Pegado, os fi lhos Maria José, Carlos Manuel e Luís Filipe, noras, genro, netos e bisnetos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agrade-cer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso hoje, dia 19 de Janeiro, pelas 18h30m, na Igreja dos Salesianos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

FRANCISCO JOSÉLEITÃO PEGADO

Agradecimento e Missa de 30.º Dia

DR. JACINTO MARCOS GOMES VARELA MORTE Faleceu em Évora o Dr. Jacinto Marcos Gomes Varela Morte, de

71 anos de idade natural de Évora, casado com a D. Maria Isabel Frade Lopes Marquez Varela Morte, e que residia em Évora.

Dia 18/01/2016 na Igreja da Misericórdia, foi celebrada Missa de corpo presente às 10:00 horas, seguindo o seu funeral para o cemi-tério dos Remédios em Évora.

O extinto foi administrador do Hospital de Évora e era uma pessoa muito estimada pelos seus dotes pessoais.

O corpo foi velado por familiares e amigos na Igreja da Misericórdia.À família enlutada apresentamos sentidas condolências.

FUNERAL

JOAQUIM M. BANHA CAVAS Realizou-se o funeral do sr. Joaquim M. Banha Cavas, falecido

em Évora, para o cemitério de São Cristovão, onde o extinto era agricultor muito estimado.

Era pai da Dr.ª Maria Manuela Cavas Murteira e sogro do eng. técnico agrário, Dr. António Murteira.

À família enlutada renovamos condolências.

Sua esposa, fi lhos, netos, noras e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas de suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso dia 20 de Janeiro (4.ª feira), pelas 18h30m, na Igreja dos Salesianos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

CESALTINO GONÇALVES GOUVEIA

Agradecimento e Missa de 7.º Dia

ANTÓNIO MANUEL BERRUCHOFaleceu no dia 18 de Janeiro de 2016, em Évora, António Manuel

Berrucho, de 91 anos, viúvo de Maria de Aires da Conceição, natural e residente em Torre de Coelheiros.

Hoje dia 19-01-2016, na igreja de Torre de Coelheiros, pelas 12:00 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o cemitério de Torre de Coelheiros.

Agência Funerária Pestana - Évora – Servilusa

Pub.

oi em fevereiro de 2009 que a Pizzaria Lourezzo abriu o seu

primeiro espaço em Évora, mais precisamente no Bairro dos Álamos.

Mais tarde, em outubro de 2014, a empresa mudou as suas instalações para o centro histórico da cidade, passando a localizar-se na Rua Romão Ramalho nº 15, junto à Praça do Giraldo.

Carlos Mourinha, sócio-gerente da Pizzaria Lourezzo, realça algumas mais-valias desta mudança. “Depois de termos estado durante cinco anos numa loja pequenina, mudámos para este espaço, o que se revelou numa boa aposta”, garante.

Adianta ainda que “temos tido muita gente, por isso está a ser um sucesso, pois além deste restaurante ser maior, está numa zona mais central”.

A qualidade e o preço são para a empresa dois pontos fortes, nos quais fazem questão de apostar com o objetivo de satisfazer os clientes.

Carlos Mourinha salienta que “temos clientes de todas as idades,

11EntretenimentoTERÇA-FEIRA , 19 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Fn Marina Pardal

07:00 Zig Zag11:15 Heróis Da Serra Nevada12:19 Vida Selvagem13:17 O Mentalista14:00 Sociedade Civil T1015:00 A Fé Dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:30 A Teoria do Big Bang21:00 Jornal 221:45 Campanha Eleitoral - Presidenciais 201622:00 Trepalium22:50 Literatura Aqui23:15 Coleção De Sonhos E Desilusões00:05 Rockefeller 3000:35 Eurodeputados01:00 E2 - Escola Superior De Comunicação Social01:30 Sociedade Civil02:30 Euronews

06:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days15:45 Grande Tarde18:30 Babilónia19:00 Tempo de Antena19:15 Babilónia20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro22:30 Poderosas23:30 A Regra Do Jogo00:30 C.S.I.01:30 Downton Abbey02:30 Podia Acabar O Mundo03:15 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Os Nossos Dias15:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 Campanha Eleitoral - Presidenciais 201619:15 O Preço Certo20:00 Telejornal21:00 Debates Presidenciais 201623:30 Terapia00:00 5 Para a Meia-Noite01:15 Dexter02:15 Os Números do Dinheiro03:15 Os Nossos Dias04:00 Televendas05:30 Hora dos Portugueses (Diário)05:45 Online 306:00 Manchetes 3

diário do sulTV

PROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – Carapeta e IrmãoÉVORA - PaçosMONTEMOR-O-NOVO – CentralMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Fialho REDONDO – Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – PaulitosVENDAS NOVAS – RibeiroVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – PereiraALMODÔVAR – RamosALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – SilveiraCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Singa MOURA – Nova de MouraSERPA – Serpa Jardim VIDIGUEIRA – Pulido Suc.

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – Campo MaiorCASTELO DE VIDE – FreixedasCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – MouttaFRONTEIRA – Vaz GAVIÃO – Gavião MONFORTE – JardimNISA – Ferreira Pinto; Moderna PONTE DE SÔR – Matos Fernandes PORTALEGRE – ElvasSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – AlcarenseGRÂNDOLA – Costa; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – JerónimoSINES – Atlântico

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraNub Máx.: 14º C Min.: 5º C

Terça-feira, 19

BejaNub Máx.: 14º C Min.: 6º C

PortalegreNub Máx.: 9º C Min.: 5º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266734734- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Évora Concelhodo Mundo:Templo Romano

mas o foco acaba por ser uma faixa etária mais jovem, sobretudo estudantes”.

Neste espaço de restauração o prato principal, como não podia deixar de ser, são as pizzas, mas a ementa é bem mais variada.

O mesmo responsável exemplificou que “temos hambúrgueres, baguetes, massas, saladas, cachorros, bifanas ou francesinhas”, apontando que esta última “tem tido muito sucesso”.

Quanto às pizzas, destaca que “a Kebab tem tido uma grande

procura por parte dos nossos clientes”.

A entrega de refeições ao domicílio é outra das vertentes da Pizzaria Lourezzo, havendo também a possibilidade de levantar a encomenda ao balcão.

Segundo Carlos Mourinha, “às segundas, terças e quartas-feiras a pizza grande e a pizza gigante têm agora 50 por cento de desconto nas entregas em casa”, explicando que “se o cliente for levantar a pizza à loja essa promoção está em vigor todos os dias”.

Acrescenta ainda que “vamos

apostando em algumas novidades, podendo ficar a conhecê-las através da nossa página no Facebook”.

A esse respeito, realça “a Pizza Tabuleiro, que é uma das grandes novidades e a nossa casa é a única em Évora que tem esta pizza”.

Carlos Mourinha evidencia ainda que “temos uma lotação de 200 lugares sentados, incluindo a esplanada, por isso temos capacidade para acolher grupos”, especificando que “para quem queira, nestes casos, temos o Rodízio de Pizza”.

Pizzaria Lourezzo foi parceira da“Évora Solidária”

A Pizzaria Lourezzo foi uma das entidades parceiras da iniciativa “Évora Solidária, Cidade Viva”, realizada no centro histórico desta cidade alentejana no dia 12 de dezembro, pelo grupo Diário do Sul e pela Por-o-Alentejo.

De acordo com Carlos Mourinha, “oferecemos refeições a alguns dos participantes, mas, para além disso, tivemos a casa

cheia também com outros clientes”.

Na sua opinião “ajudou a divulgar o nosso restaurante e o comércio da cidade de uma forma geral”, considerando que “foi uma boa iniciativa e acho que deviam existir mais ações deste género”.

Para mais informações sobre a Pizzaria Lourezzo estão disponíveis os contactos telefónicos 266 182 350 ou 925 595 022.

Este espaço encontra-se aberto das 12 às 15 horas e das 18 às 22 horas, encerrando ao domingo.

Situada junto à Praça do Giraldo, em Évora

Qualidade e preço são pontos fortesda Pizzaria Lourezzo

Fotos Exclusivas

Carlos Mourinha, sócio-gerente da Pizzaria Lourezzo.

06:00 Todos Iguais06:30 Diário da Manhã10:10 Você na TV!13:00 Jornal da Uma14:45 Mundo Meu16:00 A Tarde é Sua19:00 Campanha Eleitoral: Presidenciais 201619:15 A Quinta - O Desafio: Diário20:00 Jornal das 821:40 A Única Mulher22:45 Santa Bárbara23:45 A Quinta - O Desafio: Extra00:45 Um Mundo Sem Fim02:15 Fascínios03:45 Sonhos Traídos05:00 Televendas

ANO: 46.º NÚMERO: 12.692 PVP: 0,75€ TERÇA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

Um jovem de 22 anos morreu ontem na sequência do despiste do automóvel que conduzia, na estrada entre as cidades de Beja e Serpa, disseram à agên-cia Lusa fontes da GNR e dos bombeiros.

Fonte do Comando Distri-tal de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou que o

acidente, cujo alerta foi dado às 09:39, ocorreu na Estrada Nacional (EN) 260, junto à loca-lidade de Baleizão, no concelho de Beja.

A fonte da GNR referiu que o jovem era o único ocupante da viatura e que o seu óbito foi declarado no local do acidente, tendo o corpo sido encaminhado

para a morgue do hospital de Beja.

Foram mobilizados para as operações de socorro bombei-ros das corporações de Beja e Serpa, a viatura médica de emer-gência e reanimação (VMER) de Beja e a GNR, num total de 20 operacionais, apoiados por seis veículos.

BEJA: Jovem de 22 anos morre em despiste

Dezoito pessoas foram detidas sábado, no concelho de Sousel, no distrito de Portalegre, por furto de azeitona, tendo a GNR apreendido 800 quilogramas deste produto, disse à agência Lusa fonte daquela força de segurança.

Segundo a mesma fonte,

foram detidos, 12 homens e seis mulheres, com idades entre os 16 e 46 anos, na posse de 800 quilogramas de azeitona.

A fonte da Guarda acrescentou que os suspeitos foram restituí-dos à liberdade, ficando sujeitos a Termo de Identidade e Residên-cia, como medida de coação.

A GNR deteve também à tarde três homens, com idades entre os 23 e 27 anos, na zona de Benavila, no concelho de Avis, distrito de Portalegre, por resistência e coa-ção a militares da Guarda, sendo que um deles conduzia um veí-culo sem habilitação legal.

SOUSEL: GNR deteve 18 pessoas por furto de azeitona

A deputada do PSD pelo distrito de Beja, Nilza de Sena, questionou o Governo sobre o “mau estado de conservação” da Escola Secundária de Castro Verde, defendendo obras de requalificação “urgentes” no estabelecimento de ensino.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a deputada refere

que questionou o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, após ter visitado as instalações da escola e ter sido aprovada, por unanimidade, uma moção pela Assembleia Municipal de Castro Verde a exi-gir a “urgente” requalificação do estabelecimento de ensino.

Segundo a deputada, “torna-

se imperativo a consciência da necessidade de obras urgentes” na Escola Secundária de Castro Verde, no distrito de Beja, que está “em constante degradação das suas condições físicas”, o que “proporciona a impossibili-dade de um ensino pleno e sem distúrbios”.

PSD questiona Governo sobre “mau estado”da Escola Secundária de Castro Verde

A presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, eleita por um movimento independente, acusou hoje a oposição de “prejudicar” o desenvolvimento do concelho, ao ter chumbado, na assembleia municipal, o orçamento para este ano.

O orçamento da câmara, no valor de 18 milhões de euros, foi chumbado no decorrer de uma assembleia municipal extraor-dinária, realizada no dia 28 de dezembro, com os votos contra do PS, PSD/CDS-PP, CDU e de um eleito pela Candidatura Livre e Independente por Portalegre

(CLIP), que gere o município.“Eu penso que este chumbo

por parte da oposição tem a ver com o aproximar das eleições autárquicas, com a mudança de governo e por haver uma perspetiva diferente em relação ao futuro”, afirmou a autarca, à Lusa.

Autarca de Portalegre acusa oposição de “prejudicar”concelho com chumbo do orçamento

Os tradicionais corsos do Carnaval de Estremoz, no dis-trito de Évora, voltam a sair à rua este ano, nos dias 07 e 09 de fevereiro.

Os interessados em participar nos corsos de Carnaval devem inscrever-se na câmara munici-

pal, até ao dia 22 deste mês.O desfile das escolas, este ano

com o tema “As Cores” e envol-vendo a participação de cerca de mil alunos do concelho, está mar-cado para o dia 04 de fevereiro, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Estremoz, com o

apoio do município.O Carnaval de Estremoz, que

vai animar as ruas da cidade, é organizado pelo município, Sociedade Filarmónica Luzitana, Sociedade Filarmónica Artística Estremocense “União” e Orfeão de Estremoz “Tomaz Alcaide”.

VILA VIÇOSA: Câmara promove concurso concelho florido

O município de Vila Viçosa, no distrito de Évora, vai promover o concurso “Vila Viçosa, Concelho Florido”, que se destina a embe-lezar com flores as ruas, portas, janelas, e sacadas dos prédios.

O concurso, que vai decorrer

de 01 de maio a 15 de setembro, deste ano, inclui duas modalida-des: prédio mais florido e rua mais florida.

A cada modalidade do concurso serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados no valor de

500, 300 e 150 euros, respetiva-mente, e as inscrições, gratuitas, devem ser formalizadas até 31 de março no município, que cede aos interessados conjuntos compostos por vaso, suporte metálico, terra e plantas.

REDONDO: Dois corsos de CarnavalOs tradicionais corsos carna-

valescos, animados por centenas de figurantes, nos dias 07 e 09 de fevereiro, constituem os pon-

tos altos do Carnaval na vila de Redondo, no distrito de Évora.

Os festejos carnavalescos em Redondo decorrem durante o

fim de semana de Carnaval, com manifestações informais e espontâneas da população e associações do concelho.

ESTREMOZ: Carnaval volta a sair à rua