Dons e Carater

download Dons e Carater

of 2

Transcript of Dons e Carater

  • 8/18/2019 Dons e Carater

    1/2

    01/03/2016 CM-02. Personalidade, caráter e dons « Jesus Cristo em Nós

    http://j esuscr istoem nos.or g/cur sos- for macao- de- di scipul os- de- cr isto/conqui stando- a- matur idade/cm -02- per sonal idade- car ater -e- dons/ 1/2

    Jesus Cristo em Nós

    VIVENDO PELA VIDA DE CRISTO EM VOCÊ!

    CM-02. Personalidade, caráter e dons

    1. Personalidade e caráter 

    Em bora personalidade e caráter estejam muito próximos (até nas definições dos dicionários), é importante fazer uma distinção entre osdois termos:

    Personalidade é o que determina a individualidade de uma pessoa; aquilo que a distingue das demais. Cada pessoa nasce com umapersonalidade única. Podemos observar isso até entre gêmeos idênticos, que nascem e vivem debaixo do mesmo teto, tendo os mesmospais e os mesmos hábitos familiares. A personalidade tem a ver com o temperamento pessoal. Por exemplo, uma pessoa é extrovertida ecomunicativa, a outra tímida e reservada; uma tem muito senso de humor e todos se divertem com suas tiradas, outra é muitoobservadora e detalhista. A personalidade também tem a ver com preferências pessoais. Por exemplo: uma pessoa gosta muito de futebol,á a outra prefere a leitura. A personalidade de cada um deve ser respeitada. Não existe “personalidade correta”.

    Caráter é a soma de todas as influências positivas ou negativas aprendidas ao longo da vida. O caráter de uma pessoa se manifesta atravésde três elementos intimamente relacionados, que moldam o seu “ego”: os valores pessoais (princípios de vida nos quais a pessoa crê), oestilo de vida (seus hábitos e prioridades) e a conduta (atitudes e ações que ela toma diante das demais pessoas). Embora não existapersonalidade correta, existe, sim, caráter correto, pois os elementos do caráter podem ser julgados à luz da lei moral implantada por Deusna consciência de todo ser humano. Podemos facilmente identificar pessoas “mau caráter” e outras que nos inspiram pela integridade doseu caráter.

    Portanto, nascemos com uma personalidade única, e ao longo da vida desenvolvemos nosso caráter. E se a formação do nosso caráterrecebeu a influência do sistema mundano, certamente temos deficiências de caráter, quando confrontados com o padrão divino. Taisdeficiências devem ser corrigidas, para que possamos ser vasos úteis nas mãos de Deus.

    Deus não quer mudar a nossa personalidade. A individualidade de cada salvo vai continuar sendo a mesma lá no céu.(https://reader009.{domain}/reader009/html5/0726/5b5964d3db828/5b5964d55adf4.jpg)Mas Deus está muito interessado o nosso caráter: Mt 5.8; Gl 4.19; Ef 1.4; 2Tm 3.17; 2Pe 1.3. Também de Rm 8.29 e 1Co 2.16 podemos entender que opropósito eterno de Deus é ter muitos filhos, mas não apenas isso: os filhos foram chamados para serem semelhantes aSeu Cristo. Deus quer filhos que manifestem o caráter de Jesus, que tenham a sua mente (que tenham “sua imagem esemelhança).

    2. Caráter e dons

    Dons são dádivas de Deus concedida a todos indistintamente, conforme o Seu propósito, independentemente do mérito de quem osrecebe. Por isso, a pessoa sábia não vê nos dons que tem nenhum motivo de glória pessoal, pois reconhece que sua capacidade vem deDeus (1Co 4.7).

    Os dons podem ser naturais ou espirituais. Os dons naturais são aqueles com os quais nascemos, tais como: inteligência, memória,habilidade musical, capacidade de sobressair em algum esporte, etc. Os dons espirituais nos são concedidos pelo Espírito Santo paracrescimento e edificação da Igreja (1Co 12.7‑11, 14.5, 12, 26; Ef 4.11‑12).

    Mas existe uma distorção muito grave no meio da Igreja, especialmente entre os pentecostais, que é supervalorizar os dons em relação aocaráter. O evangelho tem sido escandalizado com frequência diante do mundo por obreiros cheios de talentos e dons, mas desprovidos docaráter de Cristo. E não raras vezes há casos de pessoas que vêm para a igreja, mas logo se afastam ao verem certos crentes tomarematitudes que até mesmo as pessoas do mundo reprovam. Por isso, é comum encontrar pessoas “vacinadas” contra o evangelho, as quaistêm os crentes em péssimo conceito.

     

    http://jesuscristoemnos.files.wordpress.com/2013/12/slide14.jpghttp://jesuscristoemnos.files.wordpress.com/2013/12/slide14.jpghttp://jesuscristoemnos.files.wordpress.com/2013/12/slide14.jpghttp://jesuscristoemnos.org/http://jesuscristoemnos.files.wordpress.com/2013/12/slide14.jpghttp://jesuscristoemnos.org/

  • 8/18/2019 Dons e Carater

    2/2

    01/03/2016 CM-02. Personalidade, caráter e dons « Jesus Cristo em Nós

    http://j esuscr istoem nos.or g/cur sos- for macao- de- di scipul os- de- cr isto/conqui stando- a- matur idade/cm -02- per sonal idade- car ater -e- dons/ 2/2

    As manifestações dos dons são gloriosas. Eles expressam o poder de Deus e atraem as pessoas. Mas muitas vezes essa atração é motivadapor interesses pessoais, para resolver algum problema ou receber uma bênção. Mas quando a bênção é recebida essas pessoas se afastam,se não forem discipuladas. Multidões seguiram Jesus pelos sinais que fazia, mas no final de sua passagem por este mundo, eram poucos osque estavam ao pé da cruz.

    Entretanto, a manifestação do caráter de Cristo em nós faz as pessoas desejarem ser como Jesus, e permanecerem no Caminho!  Portanto, para que aobra de Deus prospere, é preciso combinar dons (unção) e caráter. Muito caráter sem unção de pouco vale, e muita unção sem caráter é umpassaporte para o escândalo. Mas entre dons e caráter, o caráter é o mais importante.

    Vemos na Bíblia que os líderes que Deus mais honrou foram aqueles que demonstraram ter um caráter segundo o Seu. Como exemplos:Abraão, ao recusar os despojo da batalha contra os reis; José, ao recusar‑se a trair Potifar; Moisés, ao interceder muitas vezes pelo povo

    rebelde que Deus quis eliminar; Davi, ao recusar‑se a matar o rei Saul em duas ocasiões; Daniel, ao decidir não se contaminar na cortepagã em que viveu sua juventude e velhice. João Batista não realizou um milagre sequer, mas em Mt 11.11 Jesus afirmou que jamais houveum ser humano (nascido de mulher) maior do que ele!(https://reader009.{domain}/reader009/html5/0726/5b5964d3db828/5b5964d641378.jpg)Portanto, os dons atraem os homecaráter atrai a atenção e a honra de Deus sobre nós!

    Por isso, por mais dons e talentos que tenha um cristão, ele não poderá ser vaso útil na obra de Deus se, emprimeiro lugar, não passar pela transformação do seu caráter. Deus não vai enviar ninguém sem antes tratar com ocaráter do obreiro. É triste ver pessoas que não se submetem ao tratamento de Deus e, pela carne, se “auto‑enviam”

    para a obra (ou são enviados por decisão de homem), somente para gerar frutos que não permanecem, e com isso colher muitasfrustrações.

    Jesus Cristo em Nós

    Blog no WordPress.com. | O tema Elemin. Design by Themify.↑

    http://themify.me/https://wordpress.com/themes/elemin/https://br.wordpress.com/?ref=footer_bloghttp://jesuscristoemnos.org/http://jesuscristoemnos.files.wordpress.com/2013/12/slide14.jpg