Doenças-Biologia-COTUCA

36
Doenças Bactérias Vírus Protozoários

description

Trabalho realizado pelos alunos do segundo ano de eletroeletronica do Cotuca para a professora Ionara. Grupo: Ana Thereza-09043 Gabriela Rocha-09050 Kauan Rodrigues-09055 Lucas Venturini-09058 Monizze Missio-09067 Rafael Carneiro-09071 Ricardo Bonadia-09073 Vitor Rett-09079 Doencas: AIDS Amebiase Carie H1N1 Hanseniase Micose de pele Sifilis Tetano

Transcript of Doenças-Biologia-COTUCA

Page 1: Doenças-Biologia-COTUCA

DoençasBactériasVírusProtozoários

Page 2: Doenças-Biologia-COTUCA

AIDS

HIV significa, vírus da Imunodeficiência Humana. É um retrovírus e causador da AIDS.

Ela tem sido muito discutida nos últimos anos devido ao grande número de casos ao redor no mundo

Page 3: Doenças-Biologia-COTUCA

Conhecendo a doença A AIDS é a manifestação da

doença causada pelo HIV, ou seja, ela é um conjunto de sintomas (síndrome) causado pela imunossupressão. Isso ocorre porque ao destruir os linfócitos T o HIV deixa o organismo desprotegido e sujeito às infecções oportunistas

Esta imagem mostra o estágio mais avançado da infecção pelo HIV. Uma pessoa pode passar muitos anos com o vírus sem apresentar sintoma algum.

Page 4: Doenças-Biologia-COTUCA

Formas de contágio

Os fluidos corporais: Sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno contêm vírus viáveis em quantidade suficiente para transmitir a AIDS. O vírus penetra no organismo através de: injeção, contato com mucosas, micro ferimentos ou ferimentos.

Page 5: Doenças-Biologia-COTUCA
Page 6: Doenças-Biologia-COTUCA

Tratamento

A cura da AIDS ainda não é conhecida,no entanto,existem medicamentos capazes de amenizar e controlar os sintomas da doença.

Os coquetéis existentes hoje permitem que o portador da doença leve uma vida praticamente normal,levando-nos a crer que a doença não é mais uma sentença de morte e sim uma doença crônica.

Page 7: Doenças-Biologia-COTUCA

Prevenção

Evitar contatos com fluídos corporais possivelmente infectados.Para tal,deve-se utilizar materiais como agulhas,materiais de manicure,etc,individuais, além de utilizar preservativos na relação sexual.

Page 8: Doenças-Biologia-COTUCA

Amebíase A doença amebíase é uma

infecção causada pelo protozoário Entamoeba hystolitica. Esse parasita pode se beneficiar do seu portador sem causar benefício ou prejuízo, ou ainda, agir de forma invasora. Nesse caso, ele pode se manifestar dentro ou fora do intestino.

Uma vez dentro do seu portador, o período de incubação pode variar entre dias e anos, mas pode ser atribuído um período comum de duas a quatro semanas.

Este parasita infecta aproximadamente 1% da população mundial, principalmente a população pobre de países em desenvolvimento.

Page 9: Doenças-Biologia-COTUCA

Formas de contágio

A amebíase é transmitida ao homem através do consumo de alimentos ou água contaminados por fezes com cistos amebianos, falta de higiene domiciliar e, também, através da manipulação de alimentos por portadores desse protozoário.

Existem outros meios de adquiri-la, mas esses são muito pouco freqüentes e estão restritos a pessoas com a imunidade comprometida

Page 10: Doenças-Biologia-COTUCA

Sintomas

Os principais sintomas da amebíase são dores abdominais, sangue nas fezes, forte diarréia acompanhada de sangue, cólica, febre e calafrios.

Em casos mais sérios, a doença pode se espalhar para o sistema circulatório, e alcançar o fígado, os pulmões e o cérebro. Nesses casos, é muito importante fazer um diagnóstico breve, pois ela pode levar o paciente à morte.

Page 11: Doenças-Biologia-COTUCA

Tratamento

A droga mais utilizada pelos médicos é um antimicrobiano com nome de metronidazol, mas existem outros com uso recomendado para circunstâncias específicas.O tempo de tratamento pode variar conforme o comprometimento da pessoa.

Às vezes, quando houver a formação de abscessos hepáticos pode ser necessário aspirá-los com agulha para diagnóstico ou tratamento. Muito raramente estes casos irão a cirurgia.

Page 12: Doenças-Biologia-COTUCA

Prevenção

A melhor forma de prevenção contra a amebíase é a higienização (principalmente das pessoas que mexem com alimentos e saneamento básico). Lavar bem as mãos principalmente antes de comer e depois de utilizar o banheiro. Tomar muito cuidado com os alimentos e com a água consumida.

Os alimentos mais frequentemente contaminados são os vegetais cultivados junto ao solo. A higiene destes alimentos crus deve ser rigorosa com detergentes potentes seguido de imersão em solução de vinagre ou ácido acético por 10 a 15 minutos. A água somente após ser fervida fica totalmente livre destes protozoários.

Page 13: Doenças-Biologia-COTUCA

Cárie

A Cárie é uma descalcificação de parte do dente,causada por ácidos orgânicos(lático, acético,butírico, propiônico,etc.),produzidos pela saliva e enzimas bacterianas que agem sobre os carboidratos,presentes em vários alimentos comuns em nossa dieta,principalmente os doces.

Page 14: Doenças-Biologia-COTUCA

Estes ácidos são formados por fermentação,atacando o esmalte,a dentina e também,em casos mais graves,a polpa,que é responsável pela nutrição do elemento dentário,pois em seu interior estão presentes vasos ligados à corrente sanguínea.

O seu principal agente causador é o Streptococcus mutans.

Page 15: Doenças-Biologia-COTUCA

Tratamento O tratamento da cárie

baseia-se na remoção do tecido cariado e substituição por materiais biologicamente compatíveis,que variam de acordo com a região atingida.

Quando atinge o esmalte ou a dentina,grande maioria dos casos,a cavidade poderá ser preenchida por amálgama(limalha de prata e mercúrio) ou resinas compostas.

Page 16: Doenças-Biologia-COTUCA

Prevenção

Para a prevenção da cárie é necessária uma alimentação saudável,rica em cálcio e proteína,farta em frutas e legumes e baixa ingestão de açúcares.

Também é necessária uma boa higienização bucal,com pelo menos quatro escovações diárias,após as principais refeições, com atenção redobrada antes de dormir.Essas devem utilizar de preferência escova dental macia,fio dental,limpador de língua e creme dental fluoretado.É importante destacar que a escova deve ser mantida em local protegido e deve ser trocada quando suas cerdas estiverem deformando(aproximadamente a cada três meses).

A fluoretação da água de abastecimento público também é uma forma efetiva prevenção,responsável em grande parte pela diminuição dos casos da doença ao redor do mundo.

Page 17: Doenças-Biologia-COTUCA

A cárie é considerada uma doença epidemiológica ,de saúde pública, e está associada à condição sócio-econômica,atingindo principalmente a população de menor renda.Em países de melhores índices de desenvolvimento ela está praticamente erradicada.

Page 18: Doenças-Biologia-COTUCA

H1N1(Gripe A)

A Gripe A, conhecida também como “Gripe Suína”, é causada pelo vírus Influenza A/H1N1. Ele pode ser transmitido de pessoa para pessoa através da saliva (tosse, espirros) e pode ser transmitido no período de 2 a 5 dias após o inicio dos sintomas.

Page 19: Doenças-Biologia-COTUCA

Sintomas

Os sintomas que a doença apresenta são muito parecidos com o da gripe comum, como febre, coriza, tosse, dores intensas de cabeça e nas articulações/musculatura e irritação nos olhos.

Page 20: Doenças-Biologia-COTUCA

Tratamento

Para diagnosticar a doença é necessário fazer uma amostra respiratória que precisa ser coletada entre os 5 primeiros dias da doença(período que a pessoa é capaz de espalhar o vírus). Os antigripais Tamiflu e Relenza, são eficazes contra o vírus H1N1, mostrando resultados positivos na prática.

Page 21: Doenças-Biologia-COTUCA

Prevenção

Os métodos mais comunspara a sua prevenção são:

* Higienizar as mãos sempre que possível, utilizando água, sabão, ou álcool(principalmente após o contato com boca, nariz e lugares suspeitos de estarem infectados);* Reduzir o contato com pessoas que possam apresentar suspeitas da doença;

* Evitar a permanência em lugares onde haja grande aglomeração de pessoas;* Manter os ambientes mais arejados;* Cobrir o rosto (boca e nariz) ao tossir ou espirrar.

Page 22: Doenças-Biologia-COTUCA

Hanseníase

A hanseníase(lepra) é causada por um organismo chamado Mycobacteria leprae. É uma doença de difícil transmissão (apenas 50% dos casos oferecem riscos de contaminação)e tem um longo período de incubação, o que torna difícil determinar onde ou quando a doença foi contraída. As crianças são mais susceptíveis que os adultos a contrair a doença.

Page 23: Doenças-Biologia-COTUCA

Sintomas

A hanseníase tem duas formas comuns, a tuberculóide e a lepromatosa, embora existam subdivisões para ambas. As duas formas produzem lesões na pele, mas a forma lepromatosa é mais grave, produzindo grandes nódulos desfigurantes. Todas as formas da doença eventualmente causam lesões neurológicas periféricas (lesão nervosa das extremidades) que se manifestam pela perda sensorial cutânea e por enfraquecimento muscular. As pessoas com lepra de duração prolongada freqüentemente perdem o uso das mãos ou dos pés.

Page 24: Doenças-Biologia-COTUCA

Tratamento

A lepra é comum em muitos países, em climas temperado, tropical e subtropical. Atualmente são registrados poucos casos anualmente. Medicamentos eficazes têm tornado desnecessária a existência de colônias de leprosos.

Recentemente, o aparecimento de Mycobacteria leprae resistente aos medicamentos tem aumentado a preocupação em relação à doença.

Page 25: Doenças-Biologia-COTUCA

Micose de pele

As micoses da pele, em alguns casos denominadas de “tineas” , são infecções cujos agentes são os fungos, os quais atacam diretamente a pele, unhas e couro cabeludo.

Esses fungos causadores da micose se alimentam de queratina; substância encontrada na superfície cutânea , unhas e cabelo. Se encontram condições favoráveis a seu crescimento ( calor, umidade, baixa imunidade ,etc.), eles começam a se reproduzir, causando a doença. Por isso, as chances de contaminação aumentam no verão.

Page 26: Doenças-Biologia-COTUCA

Segundo especialistas, existem mais de 200 espécies de fungo. As micoses mais comuns são as de praia, que são manchas brancas na pele chamadas de Ptiriase versicolor, as de unhas, dos pés (frieira e pé-de-atleta) e a Tinea cruris, que atinge o couro cabeludo e a virilha . Cada uma delas exige um cuidado diferenciado.

Page 27: Doenças-Biologia-COTUCA

Tratamento

Como o tratamento varia de cada caso, o mais recomendável é consultar um dermatologista. Esse tratamento é um tanto quanto prolongado sendo necessário o uso de medicações orais ou locais, dependendo da gravidade.

Page 28: Doenças-Biologia-COTUCA

Prevenção

*Seque-se sempre muito bem após o banho, principalmente as dobras de pele como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés.* Evite ficar com roupas molhadas por muito tempo.* Evite o contato prolongado com água e sabão.* Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lave os pés, vestiários, saunas).* Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.* Evite mexer com a terra sem usar luvas.* Use somente o seu material de manicure.* Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.

Page 29: Doenças-Biologia-COTUCA

Sífilis Sífilis é uma doença

infecciosa provocada pela bactéria Treponema pallidume que pode ser contraída através do contato sexual com alguma pessoa que esteja infectada pela bactéria, via placentária (sífilis congênita, o feto adquire enquanto encontra-se dentro do útero), por beijo ou outro contato íntimo onde haja uma infecção ativa contaminada,ou por transfusão de sangue ou derivado.

Page 30: Doenças-Biologia-COTUCA

Tratamento

O modo mais utilizado, e mais antigo, de se tratar a doença é através da penicilina, que é um método bem fácil comparado ao de muitas outras doenças. O maior problema encontrado na verdade é obter o diagnóstico, já que ela é facilmente confundida com outras doenças.

Page 31: Doenças-Biologia-COTUCA

Prevenção

A prevenção da doença é ainda um tanto precária, já que não há perspectiva do desenvolvimento de uma vacina muito brevemente, por isso ,baseia-se na educação em saúde para suspeita e diagnóstico precoce para início imediato do tratamento, além de promovermos a prática do sexo seguro, usando os preservativos (camisinha).

Page 32: Doenças-Biologia-COTUCA

Tétano

O tétano é uma doença infecciosa não-contagiosa, causada por um bacilo. O agente etiológico é o Clostridium tetani, um bacilo Gram-positivo longo, fino e anaeróbio.

O agente etiológico é o Clostridium tetani, um bacilo Gram-positivo longo, fino e anaeróbio.

Page 33: Doenças-Biologia-COTUCA

Sintomas e tratamento

Existem 4 tipos de manifestação da doença:

Tétano localizado; Tétano cefálico; Tétano

generalizado; Tétano neonatal.

O sintoma comum a todos os tipos de manifestação da doença é a contração muscular involuntária.

O tratamento consiste na aplicação do soro anti-tetânico e contém anticorpos prontos para combater a doença.

Page 34: Doenças-Biologia-COTUCA

Prevenção

Evitar o contato sanguíneo com metais contaminados;

Vacina anti-tetânica.

Page 35: Doenças-Biologia-COTUCA

Bibliografia

http://www.brasilescola.com/odontologia/carie.htm http://cochrane.bvsalud.org/cochrane/main.php?lang=pt&lib=COC http://www.dermatologia.net http://www.fmt.am.gov.br/manual/tetano.htm http://www.brasilescola.com/doencas/sifilis.htm http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?390 http://www.clinicamadel.com.br/about.html http://www.todabiologia.com/doencas/amebiase.htm http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?20 http://www.suapesquisa.com/aids/ http://www.famema.br/ligas/lapa/faq.html http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS5F9787FCPTBRIE.htm http://www.webciencia.com/10_aids.htm

Page 36: Doenças-Biologia-COTUCA

Grupo:

Ana Thereza S.C. De Vasconcellos-R.A.:09043

Gabriela Rocha R. De Oliveira -R.A.:09050

Kauan Muchiutte Rodrigues -R.A.:09055

Lucas Venturini Ayres Cunha -R.A.:09058

Monizze Missio de Faria -R.A.:09067

Rafael Kotchetkoff Carneiro -R.A.:09071

Ricardo Bonadia Fraga -R.A.:09073

Vitor Rett de Moraes -R.A.:09079