Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

17
Diagrama Diagrama de Atividades de Atividades Thiago dos Santos Maciel Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana Dyego Valadares Viana

Transcript of Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

Page 1: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

DiagramaDiagrama de Atividades de Atividades

Thiago dos Santos MacielThiago dos Santos MacielDyego Valadares VianaDyego Valadares Viana

Page 2: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

ÍndiceÍndice

1- Introdução1- Introdução2- Descrição do diagrama de atividade2- Descrição do diagrama de atividade3- Objetivo do diagrama de atividade3- Objetivo do diagrama de atividade4- Notação4- Notação5- Comportamento Condicional5- Comportamento Condicional 5.1- Explicação 5.1- Explicação 5.2- Exemplos5.2- Exemplos6- Comportamento paralelo6- Comportamento paralelo 6.1- Explicação 6.1- Explicação 6.2- Exemplos6.2- Exemplos7 -Raias - Exemplo7 -Raias - Exemplo

Page 3: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

IntroduçãoIntrodução

UML- Linguagem de Modelagem UML- Linguagem de Modelagem Unificada:Unificada:

Padronização (O.O)Padronização (O.O)

Desenvolvimentos de novos conceitos.Desenvolvimentos de novos conceitos.

Diagramas (Descrição de sistema)Diagramas (Descrição de sistema)

Page 4: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

Diagrama de AtividadeDiagrama de Atividade

É um diagrama de estado onde a maioria É um diagrama de estado onde a maioria desses estados são de ação. E a maioria desses estados são de ação. E a maioria das mudanças são ativadas por conclusão das mudanças são ativadas por conclusão das ações nos estados de origem. das ações nos estados de origem.

Page 5: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

ObjetivoObjetivo

Seu objetivo é estudar os fluxos dirigidos Seu objetivo é estudar os fluxos dirigidos por processamento interno, descrevendo as por processamento interno, descrevendo as atividades desempenhadas em uma atividades desempenhadas em uma operação.operação.

Page 6: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

NN

OO

TT

AA

ÇÇ

ÃÃ

OO

Page 7: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

NN

OO

TT

AA

ÇÇ

ÃÃ

OO

Page 8: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

Comportamento CondicionalComportamento Condicional

Feito através de desvios e intercalações Feito através de desvios e intercalações (merges) (merges)

Um desvio é uma transição de entrada Um desvio é uma transição de entrada única e várias transições de saídas única e várias transições de saídas guardadas. Somente uma transição de guardadas. Somente uma transição de saída pode ser tomada, de modo que os saída pode ser tomada, de modo que os guardas (guards) devem ser mutuamente guardas (guards) devem ser mutuamente exclusivos. exclusivos.

Page 9: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

Comportamento CondicionalComportamento Condicional

A utilização de [else] como um guarda A utilização de [else] como um guarda indica que a transição “else” deverá ser indica que a transição “else” deverá ser usada se todos os outros guardas de usada se todos os outros guardas de desvios forem falsas. Uma intercalação desvios forem falsas. Uma intercalação tem múltiplas transições de entrada e uma tem múltiplas transições de entrada e uma única saída. única saída.

Uma intercalação marca o final de um Uma intercalação marca o final de um comportamento condicional iniciado por comportamento condicional iniciado por um desvio. um desvio.

Page 10: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

EXEMPLO

Page 11: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

Comportamento ParaleloComportamento Paralelo

O comportamento condicional é feito através O comportamento condicional é feito através de Forks e Joins. de Forks e Joins.

Uma separação tem uma transição de Uma separação tem uma transição de entrada e várias transações de saída. Quando entrada e várias transações de saída. Quando uma transição de entrada é acionada (triggered), uma transição de entrada é acionada (triggered), todas as transições de saída são todas as transições de saída são

executadas em paralelo. Depois de uma separação executadas em paralelo. Depois de uma separação e realização dos processo é necessário se e realização dos processo é necessário se efetuar a junção.efetuar a junção.

Page 12: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

Comportamento ParaleloComportamento Paralelo

Separação e junção devem se completar. No caso Separação e junção devem se completar. No caso mais simples, isso significa que todas vez que você mais simples, isso significa que todas vez que você tiver uma separação, deve ter uma junção que uma os tiver uma separação, deve ter uma junção que uma os threads iniciadas por aquelas separações.threads iniciadas por aquelas separações.

Thread condicional: Thread condicional:

Existe uma exceção para regra de que todos os Existe uma exceção para regra de que todos os estados de entrada em uma junção devem ter terminado estados de entrada em uma junção devem ter terminado suas atividades, antes que a junção possa ser efetuada. suas atividades, antes que a junção possa ser efetuada. Você pode acrescentar uma condição para um thread Você pode acrescentar uma condição para um thread saindo de uma separação. saindo de uma separação.

Page 13: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

EXEMPLO

Page 14: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

RaiasRaias

Permite que se documente o que acontece e o que Permite que se documente o que acontece e o que faz acontecer.faz acontecer.

Representa pessoas ou departamentos responsáveis Representa pessoas ou departamentos responsáveis por cada atividade.por cada atividade.

São organizada por zonas verticais, separadas por São organizada por zonas verticais, separadas por linhas, cada zona representa as responsabilidades de linhas, cada zona representa as responsabilidades de uma classe específica.uma classe específica.

Podem ser difíceis de serem projetadas em um Podem ser difíceis de serem projetadas em um diagrama complexo. diagrama complexo.

Page 15: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

EXEMPLO

Page 16: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.

ExemplosExemplos

Page 17: Diagrama de Atividades Thiago dos Santos Maciel Dyego Valadares Viana.