Dia a Dia Pedra Azul — Edição 65 — Novembro 2011

14
www.pedraazul.jor.br 1 Ano IX — Número 65 Jornal digital da Região de Montanhas do Estado do Espírito Santo Novembro 2011 Lição de Steve Jobs muito útil para todos nós Sabedoria é isso: para alguém ganhar não é preciso que algum outro tenha de perder Steve Jobs, fundador da Apple e à frente da criação de produtos inigualáveis — microcomputador iMac, tocador de música iPod, dispositivo móvel de comunicação iPhone e computador de mão iTab —, além de gênio na informática e nos negócios, era bastante espirituoso e pragmático, e deixou uma coleção de frases muito marcantes. Veja essa, de 1997, após a Microsoft, a seu pedido, investir 150 milhões de dólares na Apple, que, naquele momento, vivia às portas da falência: “Devemos deixar de lado essa noção de que, para a Apple ganhar, a Microsoft tem de perder. Temos de abraçar a noção de que, para a Apple ganhar, a Apple tem de fazer um bom trabalho.” Então, seguindo este grande mestre, poderíamos adaptar o dito para nossa realidade, e afirmar: “Devemos deixar de lado essa noção de que, para um hotel ou restaurante de Pedra Azul ganhar, outro tem que perder. Temos que abraçar a noção de que, para qualquer hotel ou restaurante de Pedra Azul ganhar, tem de fazer um bom trabalho.” Simples, não? Colaboração de Leonardo Tristão Gerente da Pousada Pedra Azul e correspondente da Rádio CBN na Região de Montanhas do Estado do Espírito Santo

description

Resumo do conteúdo presente na edição 65, referente a novembro 2011, do Informativo Dia a Dia Pedra Azul: uma importante lição de vida deixada pelo grande Steve Jobs; preocupação com o crescente número de acidentes envolvendo motocicletas; os famosos pastéis de Belém agora em Vila Velha, cidade do litoral do Estado do Espírito Santo; Pedra Azul Gourmet enfatiza valores locais, tanto em termos de ingredientes quanto dos profissionais envolvidos; viagem pela Alemanha mostra que Brasil não progride, apesar das basóficas das autoridades; Gastronomofest, o Festival da Gastronomia Alemã, em Domingos Martins, Município da Região de Montanhas capixaba, atraia visitantes; coletiva da TAP é uma das marcas registradas da Feira da Abav, o maior evento do turismo brasileiro; em Belém, capital do Estado do Pará, um antigo presídio foi transformado em polo joalheiro; e nesta mesma cidade, acontece a maior festa religiosa daquele Estado: o Círio de Nazaré.

Transcript of Dia a Dia Pedra Azul — Edição 65 — Novembro 2011

Page 1: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 65 — Novembro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2011

www.pedraazul.jor.br 1 Ano IX — Número 65

Dia a Dia Pedra Azul Digital Abril 2011Jornal digital da Região de Montanhas do Estado do Espírito Santo Novembro 2011

Lição de Steve Jobs muito útil para todos nós

Sabedoria é isso: para alguém ganhar não é preciso que algum outro tenha de perder

Steve Jobs, fundador da Apple e à frente da criação de produtos inigualáveis — microcomputador iMac, tocador de música iPod, dispositivo móvel de comunicação iPhone e computador de mão iTab —, além de gênio na informática e nos negócios, era bastante espirituoso e pragmático, e deixou uma coleção de frases muito marcantes.

Veja essa, de 1997, após a Microsoft, a seu pedido, investir 150 milhões de dólares na Apple, que, naquele momento, vivia às portas da falência: “Devemos deixar de lado essa noção de que, para a Apple ganhar, a Microsoft tem de perder. Temos de abraçar a noção de que, para a Apple ganhar, a Apple tem de fazer um bom trabalho.”

Então, seguindo este grande mestre, poderíamos adaptar o dito para nossa realidade, e afirmar: “Devemos deixar de lado essa noção de que, para um hotel ou restaurante de Pedra Azul ganhar, outro tem que perder. Temos que abraçar a noção de que, para qualquer hotel ou restaurante de Pedra Azul ganhar, tem de fazer um bom trabalho.” Simples, não?

Colaboração de Leonardo TristãoGerente da Pousada Pedra Azul e correspondente da Rádio CBN na Região de Montanhas do Estado do Espírito Santo

Page 2: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 65 — Novembro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2011

www.pedraazul.jor.br 2 Ano IX — Número 65

Diretor Álvaro Gustavo Aroso

DDD 27 — Cel 9972-9980 Editor

João Zuccaratto DDD 27 — Cel 8112-6920

• • • Redação

Caixa Postal 48Rod BR 262 km 90

Pedra Azul — Distrito de Aracê 29278-000 — Domingos Martins — ES

[email protected]

Conselho Editorial

Alcenir RochaEmpresária — Avitures Turismo

Arione Stanislau dos PassosNotário de Registro Civil

Robson de JesusWeb DesignerJorge Uliana

Comercial — Villágio d’ItáliaJovan Augusto DemonerEspecialista em Marketing

Marco GrilloProtético e vereador em Venda Nova do Imigrante

Maria da Conceição de Pinho UlianaCriadora do site www.pedraazuldoarace.com.br

Marielza PassosProfessora, bacharel em Direito e escrevente em Pedra Azul

Sidney PiltzDiretor de Hotelaria Grupo Quintela Torres — Novotel Vitória

Valdeir Nunes dos SantosEmpresário — Parque do China

Valdir Antônio UlianaSubsecretário de Logística do Estado do Espírito Santo

Weber RochaEmpresário — Avitures Turismo

Este veículo tem o apoio da

Seccional Estado Espírito Santo Associação Brasileira de Jornalistas Especializados

em Turismo —Abrajet-ES

R Amélia T Nasser 552/304 Jardim da Penha

20-60-110 — Vitória — [email protected]

Manifestações dos nossos leitoresParabéns pela edição 64. Obrigado, em nome de Gláucia, pela nota sobre a inauguração da loja dela, inclusive com foto na coluna de Mazinho. Graças a Deus foi tudo bem, tanto no desfile quanto no coquetel, que reuniram cerca de 300 pessoas.

Júlio Huber

Cidade de São Luís lança marcae plano para o turismo

A Prefeitura de São Luís lançou o Plano São Luís de Turismo e uma Marca Turística para a cidade. O evento aconteceu no Hotel Luzeiros, no último dia 11, revelando uma estratégia de marketing que visa a construção de uma nova imagem para a cidade e definir o posicionamento da capital do Estado do Maranhão como destino turístico no mercado interno, além de aproveitar oportunidades no mercado internacional.

Além do prefeito João Castelo, participara da solenidade o consultor-chefe do consórcio Chias Marketing e ex-presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, secretários municipais, deputados estaduais e federais, vereadores e representantes do trade turístico e outros segmentos. O secretário de Turismo da cidade, Liviomar Macatrão, em seu discurso, chamou atenção para o potencial de criação de empregos, geração de renda e atração de divisas que a atividade tem.

CPI que investiga Ecad quebra sigilos da entidade e de diretores

A Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, que investiga o Escritório Central de Arrecadação de Direitos, Ecad aprovou a quebra do sigilo fiscal da entidade e de três diretores da mesma. Para o presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, isso foi necessário para que os membros da Comissão tivessem acesso a informações que não vinham sendo fornecidas pelos dirigentes.

O diretor de Relações Institucionais da entidade, Márcio Duval, acompanhou a reunião e garantiu que os diretores têm se esforçado para atender os senadores. “Desde o início, estão sendo solicitados documentos e isto está sendo compilado. Leva tempo, pois cobre um período de 10 anos” — alegou. O valor dos rendimentos dos dirigentes foi um dos principais motivos para a quebra do sigilo.

Perguntado em diversas reuniões sobre o valor de seus rendimentos, nenhum dos representantes do escritório de arrecadação quis informar. Segundo Márcio Duval, eles não quiseram se expor em uma audiência pública e não receberam pedido formal por escrito a fim de prestar essa informação em particular para a CPI. Por isso, ele achou que era desnecessário o pedido de quebra de sigilo agora feito.

O cônsul de Portugal no Estado do Espírito Santo, o imigrante português e empresário do setor de rochas ornamentais José João Santos Gomes, convidado pela prefeita de Viana, Ângela Sias, fez um visita àquela cidade e conheceu o projeto preparado pela Secretaria de Cultura Esportes e Turismo para as comemorações do Ano de Portugal no Brasil e do bicentenário de Imigração Açoriana em Viana, que serão celebrados em 2012. Viana é o único Município capixaba que recebeu imigrantes do Arquipélago dos Açores, em Portugal. Na foto de Waldson Menezes, da esquerda para a direita, vemos o jornalista Cláudio Zardini; a prefeita do Município, Ângela Sias; o cônsul José João Santos Gomes; a secretária de Cultura de Viana, Fabiene Passamani; e o assessor Vinícius Tavares

Page 3: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 65 — Novembro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2011

www.pedraazul.jor.br 3 Ano IX — Número 65

A tragédia dos acidentes com motocicletas

Precisamos fazer alguma coisa para evitar que mortes e sequelas continuem crescendo

Texto de Álvaro Gustavo Aroso — a partir de conversas com os motociclistas Robson Tadeu de Jesus, de 32 anos, Washington Quaresma, de 23, e Solimar Perilo Vasconcelos, 18, todos moradores de Venda Nova do Imigrante — sendo que os dois últimos sofreram acidentes graves, quando pilotavam motos, não faz muito tempo

Diretor deste veículo e empreendedor do turismo de Pedra AzulRecentemente, na coluna Holofote da edição 2.237 da revista Veja, li esta tragédia: “O índice de mortalidade entre os usuários de motocicletas aumentou nove 9% nos últimos 15 anos. Apenas em 2010, 145 mil vítimas desses acidentes foram internadas na rede pública — o que representou uma despesa de 187 milhões de reais, 45% do total gasto com acidentados no País. Para tentar reduzir o problema, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enviará ao Congresso um projeto que cria a exigência de Carteira de Habilitação para a compra de motos. E lançará uma campanha educativa em rádio e TV que consumirá 12 milhões de reais.”

É claro que, se a sociedade não fizer sua parte, o Estado sozinho não reduzirá essa verdadeira pandemia. E, mesmo na hora, tomei a liberdade de enviar uma correspondência para o vereador Marco Grillo, da Câmara de Venda Nova do Imigrante, na qual indicava algumas ideias que poderíamos desenvolver entre nós para tentar, pelo menos, evitar que mais e mais jovens percam suas vidas ou tenham seus futuros comprometidos devido, na maioria das vezes, a um grande nível irresponsabilidade na condução destes veículos pelas ruas de nossas cidades, sejam elas de qualquer porte, e nas rodovias que cortam este País em qualquer direção.

• Criar projeto piloto voltado à redução de acidentes de motos em Venda Nova do Imigrante com qualidade igual ao do nosso agroturismo, de forma a projetá-lo por todo o Brasil.

• Montar equipe de voluntários para atuar nos postos de combustíveis, junto a motoqueiros que, em maioria, colocam gasolina no tanque e saem adoidados por aí.

Algumas ideias para reduzir número de acidentes com motocicletas• Atuar de forma decisiva nas escolas de segundo grau, porque ali estão muitos que já têm motos ou que estão com vontade de comprar, assim como nas lojas que vendem.

• Manter fiscalização concentrada e constante próxima a bares e boates porque, bebida e direção não combinam, ainda mais quando se tenta pilotar motos.

• Envolver o comércio neste luta, porque emprega grande número dos usuários de motos, principalmente as de menor cilindrada, que são as mais vendidas em toda a Nação.

• Fazer campanhas constantes sobre a importância da manutenção preventiva das motos, para evitar problemas como travamento de direção, quebra de correntes etc.

• Usar redes sociais com este objetivo, conversando com os jovens através de canais como o Twitter, Orkut, Facebook, e inundar o Youtube com vídeos que exibam acidentes.

• Pendurar restos de motos acidentadas — chassi torto, tanque amassado, pneu careca, capacete rachado etc. — próximo aos locais onde há concentração de acidentes.

• Conclamar motoristas de carros e caminhões para tomar mais cuidado ao avistarem motoqueiros, porque ali sobre aquele frágil veículo pode estar até mesmo o filho dele.

• Usar depoimentos de acidentados e mutilados, e de pessoas que perderam entes queridos, criando uma corrente de solidariedade para envolver os motoqueiros.

Não podemos permitir que este instrumento de trabalho e de

passeio continue ceifando vidas — e, é claro, as igrejas, sejam elas

de qualquer denominação, têm papel decisivo neste trabalho

Page 4: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 65 — Novembro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2011

www.pedraazul.jor.br 4 Ano IX — Número 65

Four Towers Hotels, rede genuinamente capixaba, opera a partir de janeiro de 2012

A Quintela Torres Construto-ra e Incorporadora anunciou a criação da Four Towers Hotels, primeira rede hoteleira genui-namente capixaba, que come-ça a operar em 1º de janeiro de 2012. O pontapé da nova marca virá com a mudança de nome do Novotel Vitória, na Praia do Canto, administrado pela em-presa. Outro empreendimento está sendo construído na Reta da Penha, e os investimentos de implementação da nova rede chegam a R$ 47 milhões.

A preparação para início do atendimento ao público segue em duas frentes. A primeira na unidade da avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto, onde hoje funciona o Novotel. O contrato com a empresa Ac-cor, proprietária da bandeira, termina no dia 31 de dezembro deste ano. O edifício já vem passando por uma reforma, a ser concluída até o final deste ano. Além da troca de mobília, a fachada está sendo renovada e todos os sistemas de controle serão informatizados.

Em princípio, a primeira unidade da rede Four Towers continuará no padrão atual de quatro estrelas superior. Mas alguns estudos vão avaliar se continuará desta forma, como explica o diretor de operações da Quintela Torres, Sidney Piltz. “Estamos definindo isso, se vamos criar assinaturas para cada hotel ou utilizar as clas-sificações oficiais do Ministé-rio do Turismo” — ressalta o executivo, que acumulou larga experiência atuando em várias redes internacionais.

A segunda parte é a constru-ção de uma unidade na Reta da Penha, próximo ao cruzamento com a avenida Rio Branco. O Four Towers Reta da Penha, com inauguração prevista para outubro de 2013, terá 20 pavi-mentos, sendo cinco destinados a 130 vagas de garagem. Serão 246 apartamentos padrão, 13 suítes familiares, com acomo-dações para até quatro pessoas e duas suítes para portadores de necessidades especiais. A obra tem investimento total estima-do de R$ 41 milhões.

Croqui do projeto do Four Towers da Reta da Penha

O empreendedor José Ângelo Menegatti Filho, através de sua Casa do Porto, localizada na avenida Champagnat 107, na Praia da Costa, em Vila Velha, começou a oferecer os famosos pastéis de Belém, um doce tipicamente português. Isto acontece às sextas-feiras e aos sábados e no material de divulgação que ele produziu vem toda a história desta iguaria que tem seu nome associado à Torre de Belém, situada à beira do rio Tejo, local de onde partiam as grandes expedições navais que contornaram o continente africano, mapearam uma rota naval para chegar à Índia e descobriram o Brasil.

Nas proximidades da Torre, um conjunto de construções narram a rica história de Portugal durante os séculos XV e XVI, como o majestoso Mosteiro dos Jerônimos, local em que estão depositados os restos mortais de Dom Manuel, Vasco da Gama, Luís de Camões e Fernando Pessoa. Há também diversos museus — Coches, Naval, Eletricidade, Arte Popular, Arqueologia, Nacional e Presidência da República — este último, instalado no Palácio de Belém, construção que imita, dentro das possibilidades, o Palácio de Versalhes, de Paris. Imperdível é a coleção de arte da Fundação Gulbenkian.

Também pode ser admirada a réplica do avião em que Gago Coutinho e Sacadura Cabral fizeram a primeira travessia sem escalas entre a Europa e a América do Sul, sobrevoando o Oceano Atlântico, isso em 1922. Gago Coutinho também foi o inventor do sextante, pequeno aparelho que, antes dos recursos informatizados de hoje, era fundamental para que os pilotos se localizassem usando as referências geográficas que tinham à disposição. E um trabalho que merece ser conhecida é o Padrão do Descobrimento, um grande mural que reúne 33 grandes heróis lusitanos: Bartolomeu Dias, Martim Afonso de Souza, Fernão de Magalhães e muito mais.

Pastéis de Belém agora em Vila Velha

Muito elogiado o estande do Espírito Santo na edição 2011 Feira das Américas, a maior mostra de produtos turísticos da América Latina, que aconteceu em paralelo ao Congresso Nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagem — Abav. Localizado numa situação privilegiada, já se destacava quando os visitantes entravam no pavilhão, com o nome do Estado sendo visível de todos os ângulos. Sua arquitetura espaçosa

permitia interação dos profissionais que ali estavam com os milhares de agentes de viagem que procuravam por informações sobre os melhores destinos brasileiros. A parceria com a Prefeitura de Vitória permitiu que cada um deles levasse para casa duas lembranças: uma foto na frente de uma linda paisagem da cidade e o sabor da torta capixaba, que era servida quentinha, acompanhada de chope — combinação elogiada por todos que

experimentavam a iguaria.

Estado do Espírito Santo e cidade de Vitória fazem sucesso na Abav 2011

Page 5: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 65 — Novembro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2011

www.pedraazul.jor.br 5 Ano IX — Número 65

Quem teve oportunidade de estar pre-sente à solenidade de entrega do Prêmio Cata-vento de Prata aos melhores do turismo brasileiro no biênio 2010-2011 pode ter tido o privilégio de ter testemu-nhado o fim de uma era. É que o orga-nizador do mesmo, jornalista especiali-zado na divulgação do turismo Carlos Casaes, diante das dificuldades que vem encontrando na busca de patrocinado-res, deixou no ar a sensação de que esta foi a última edição da promoção, no mo-mento em que a mesmo comemorou 33 anos de vida.

Tanto que, em vez de entregar o co-biçado troféu aos mais votados na pes-quisa de âmbito nacional que faz entre os presidentes de entidades representa-tivas do setor, fez merecidas homena-gens a instituições e personalidades que mais se destacaram durante a vigência da premiação. Carlos Casaes revelou o seu evento sempre foi muito prestigia-do e divulgado em nível nacional, “pela presença de jornalistas especializados em turismo que comparecem sempre em número considerável, vindos de todas as regiões brasileiras.”

Ele destacou que, durante todo o tem-po, recebeu apoio das mais destacadas entidades que representam o turismo no Brasil, se furtando a citar seus nomes porque, emocionado, corria o risco de esquecer uma ou outra, o que seria um pecado inaceitável, na opinião dele. E destacou que a edição 2011 só foi pos-sível graças ao emprenho do Governo da Bahia, através da Bahiatursa, das em-presas aéreas Azul e Gol, da agência de viagens Itaparica Turismo e dos hotéis Catussaba Business, Resort Stella Maris e Ceasar Business.

As empresas contempladas com que pode ser o último troféu Cata-vento de Prata foram Acapulco Copacabana Hotel, Azul Linhas Aéreas, Catussaba Hotel e Resort, Gol Linhas Aéreas, Ita-parica Agência de Viagens e Turismo. Passaredo Linhas Aéreas e TAP Linhas Aéreas. Entre as personalidades, José Baracho Schmalb, José Eduardo Guinle, Paulo Gaudenzi, Sérgio Neves e Sílvio Pessoa. Cabe agora torcer para que, em 2012, Carlos Casaes abandone a ideia de aposentadoria.

A ideia de realizar o Cata-vento de Prata surgiu em 1979, para comemorar o Dia Mundial do Turismo, que cai em 27 de setembro, com o objetivo de prestar homenagem às empresas e personalida-des que contribuem para o fortalecimen-to da atividade no País. Resultado de conversas entre Carlos Casaes e Antônio Roberto Pellegrino, seu sócio na revista Gazeta do Turismo, o cata-vento foi es-colhido por ser um gerador de energia não poluente, a exemplo do turismo res-ponsável.

Falta de apoio pode levar ao fim do Cata-vento de Prata, tradicional prêmio do turismo

Texto de João ZuccarattoPresidente da Seccional Espírito Santo da Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados da Divulgação do Turismo — Abrajet-ES

Fotos de Suzana BarrosPresidente da Seccional Tocantins da Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados da Divulgação do Turismo — Abrajet-ES

Um foto histórica, pois exibe todos os agraciados daquela que pode ter sido a última vez em que o prêmio Cata-vento de Prata foi entregue aos melhores do turismo brasileiro

O organizador do evento, Carlos

Casaes, ao lado do PhD em Turismo, Paulo Gaudenzi,

e da presidente da Abrajet-TO, Suzana

Barros; à direita, o jornalista Sérgio

Neves, de Belo Horizonte, un dos

homenageados

Page 6: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 65 — Novembro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2011

www.pedraazul.jor.br 6 Ano IX — Número 65

Dia 11 agora, como parte das atrações especiais do Pedra Azul Gourmet 2011, o Restaurante Valsugana realiza um jantar especial, em homenagem aos precursores da gastronomia e hotelaria em Pedra Azul, os fundadores do Restaurante Lusitânia e da Pousada dos Pinhos. Com presença das senhoras que iniciaram esses empreendimentos décadas atrás, o cardápio da noite destaca, na interpretação de Marília Calmon, a importância desses personagens na orientação pela qualidade de produtos e serviços no que é hoje o polo turístico e gastronômico de Pedra Azul.

A primeira edição do Pedra Azul Gourmet está reunindo 20 participantes das áreas de gas-tronomia, agroturismo, ecolo-gia, hotelaria e serviços, sedia-das no Município de Domingos Martins. O evento, promovido pela ATPA — Associação Tu-rística de Pedra Azul e Região, a região acontece em duas eta-pas: a primeira, dias de 4, 5 e 6; a segunda, dias 11,12,13, 14 e 15 deste mês.

O Pedra Azul Gourmet des-taca-se por seu ineditismo: é o único evento do País a con-templar o agroturismo, além de também ser o primeiro fes-tim gastronômico da Região de Montanhas do Espírito Santo. E promete atrair gourmets e gourmands do Estado e do Bra-sil, com um cardápio de atra-ções que vão desde almoços e jantares harmonizados até de-gustações e passeios por pontos turísticos da região.

Pedra Azul Gourmet valoriza os valores locais, tanto em termos humanos quanto de produtos

Texto de Carla Einsfeld

Com características de festi-val gastronômico, o Pedra Azul Gourmet vai além da demons-tração do talento e competência dos nomes que criam e assinam cardápios nos restaurantes es-palhados pela região. E quer consagrar-se como evento que valoriza todos os profissionais locais: chefs, cozinheiros, ho-teleiros e empreendedores do agroturismo, divulgando a pro-dução cultural local.

Contemplando influências italiana, alemã, portuguesa e francesa e suas adaptações ao paladar dos capixabas, quer for-talecer a identidade gastronô-mica da Região de Montanhas do Espírito Santo, divulgar o conceito de culinária orgânica, promover o agroturismo local e incentivar o desenvolvimen-to dos profissionais que atuam no Município, além, é claro, de atrair turistas do Estado e do Brasil.

O Pedra Azul Gourmet quer consagrar-se como evento que valoriza todos os profissionais locais: chefs, cozinheiros, hoteleiros e empreendedores do agroturismo, divulgando a

produção cultural local — e a chef Marília Calmon, do Restaurante Valsugana fará jantar em homenagem a duas pioneiras da culinária na região: Ana Canal e Nazareth de Pinho

Ana Canal, filha de italianos que desbravaram essas montanhas no começo do século passado, e Nazareth Roubach de Pinho são memórias vivas das delícias que a região oferecia pelos idos de 1970, e fonte de inspiração para quem hoje trabalha com turismo e gastronomia em Pedra Azul. Com esta atitude, o Valsugana reverencia aqueles que trabalharam duro para que Pedra Azul fosse reconhecida e procurada como destino de qualidade. Assim, o cardápio da noite passeia por Itália e Portugal, com liberdade mas inspirado naquelas casas precursoras.

A entrada será “Cake de oliva com saladinha verde e queijo da terrinha”, com o vinho Broglia La Meirana safra 2010, de Piemonte, na Itália. Primeiro prato: “Nhoque de bacalhau com ninho de pimentão assado ao vinho do Porto”, com Quinta Nova Colheita UnOaked 2009, do Douro, região de Portugal. Segundo: “Pernil de coelho assado com farofinha de castanha portuguesa”, com Mediterra de Poggio Al Tesoro 2008, de Bolgheri, Itália. Sobremesa: “Banana salteada em amêndoas e coco com gelato de vanille”, com o Quinta do Noval Fine Ruby, também do Douro.

Restaurante Valsugana faz\ jantar em homenagem a Ana Canal e Nazareth de Pinho Começa dia 24 e até 26 de novembro, em Florianópolis, o

Fórum de Turismo de Negócios — FTN, evento vai reunir empresas diretamente ligadas ao turismo, mas também à moda, saúde, beleza, imóveis e tecnologia, dentre outros,

estimulando e garantindo uma rede entre participantes para fechar acordos na compra e venda de produtos ou serviços.

Convidados internacionais ministrarão palestras sobre hotelaria, marketing, investimentos, importação, exportação,

fontes de energia, sustentabilidade e ecologia. Os temas serão trabalhados de forma que todos possam entender e, de imediato, aplicar os conhecimentos no seu ramo de interesse.

Haverá também duas reuniões de negócios, dois desfiles e uma feira para a exposição e venda de produtos, além de espaço para muita confraternização. Para jornalistas, premiações

pelas melhores matérias: vencedor, R$ 5 mil e quatro diárias com acompanhante no Il Campanário Villaggio Resort,

localizado na Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis; segundo colocado, R$ 3 mil; e, terceiro, R$ 2 mil. São

estimados quatro mil e quinhentos participantes de mais de 10 países. Estarão à disposição dos convidados tradutores de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e chinês.

Fórum Internacional de Turismo de Negócios

Page 7: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 65 — Novembro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2011

www.pedraazul.jor.br 7 Ano IX — Número 65

Tive a oportunidade de fazer uma viagem de 15 dias pela Amanhã, re-centemente, e fui anotando diferenças marcantes entre nossa realidade e o que pude observar neste que é um dos paí-ses mais admirados do mundo. De cara, a educação de todos, mesmo as pesso-as mais simples, que dão passagem e não furam filas. e como são bonitos os cumprimentos alemães, usados o tempo todo: obrigado (danke), de nada (bit-te), tenha um ótimo dia (einen schönen tag noch), Deus te cumprimente (grüss Gott) e muito mais.

Obras públicas não exibem placas de publicidade do Governo, e sim organi-zação, sinalização e qualidade por todo o lado. Lá se fala em crise com obras em andamento; aqui se fala em desenvolvi-mento com pobreza e problemas de saú-de pública crônicos por todos os lados. É duro ver os atuais dirigentes daqui, só porque estamos passando por um mo-mento bom na economia, posarem de professores e ficarem como que dando aulas para europeus em geral e alemães em particular. A Alemanha Ocidental teve que reconstruir a Oriental, após a queda do Muro de Berlim, em 1989, e fez isso com qualidade.

Viagem pela Alemanha mostra que Brasil não progride, apesar das basófias de autoridades

Texto de Álvaro Gustavo ArosoUm brasileiro que sonha estar ainda vivo para ver nosso País alçar níveis de Primeiro Mundo em educação, saúde, segurança, infraestrutura etc.

Usamos transporte coletivo o tempo todo e o que se sente é que são bem cui-dados, exatamente porque são do povo e para o povo. Lembremos do trem bala entre Rio e São Paulo, que ajudou ele-ger presidente, e o veículo leve sobre trilhos em Vitória, que ajudou a eleger um prefeito: passadas as eleições, vi-mos que era só pirotecnia. Em Berlim, a Estação Central dos trens foi remode-lada para a Copa do Mundo de Futebol porque serviria ao evento esportivo e depois passaria a atender a todos que a utilizam. Um show de eficiência.

Aliás, na Copa do Mundo da Alema-nha, em 2006, um grupo de amigos fãs de cerveja e futebol de Vitória — Mar-celo Cardoso, Hudson Ruela e Renato Costa — foi a diversos estádios de lá e ficou impressionado com a limpeza deles, mesmo com milhares de pesso-as se aglomerando por ali. Que dife-rença para quem vai aos daqui em dias de jogos, não? O copo de cerveja cus-tava quatro euros. De plástico, quando devolvido, recebia-se um euro de vol-ta. Ideia simples mas eficiente para se evitar a poluição o meio ambiente. E o policiamento: sempre atento, impunha respeito, sem truculências.

Os banheiros das estações de trem es-tão sempre limpos, com papel higiêni-co e sabão, apesar do intenso fluxo de usuários. Isso me faz lembrar da grande educação de lá e da total falta de edu-cação de cá, com gente que urina nas paredes, tampas de vasos e mesmo pias. Chamou atenção não ver nos rios al-guns tipicamente urbanos, embalagens de plástico boiando nas águas, sempre limpas. Que diferença para os nossos, mesmo aqueles que não cruzam áreas urbanas. Aqui, todos estão transforma-dos verdadeiros lixões a céu aberto.

O Reno, equivalente ao nosso Rio Doce, têm fluxo intenso de barcos car-regando minérios e outras mercadorias, além daqueles de turismo. Os nossos, só assoreamento. Lá é a terra das autoestra-das, das BMW e Mercedes, mas sabem como usar os rios. Em plena Berlim, o rio Spree, parecido com o nosso Jucu, é tomado por turistas para todos os lados. A Oktoberfest, festa popular comemo-rada em diversas cidades, sendo a mais representativa a de Munique, é equiva-lente ao nosso Carnaval. Apesar de ter muita cerveja, não têm a violência que o álcool gera em nossos eventos popu-lares.

Impressionante como aproveitam as energias solar e eólica, renováveis, em contraponto com nossa busca insana pelos hidrocarbonetos. Lembremos que diversas termelétricas, inclusive aqui em Viana, foram inauguradas, e deixa-mos de aproveitar nosso litoral rico em ventos. Muito se tem para avançar, mas só conseguiremos se os políticos e a so-ciedade melhorarem, o que não se ace-na! Resta torcer pelo Brasil na Copa de 2014. Isso, se a Alemanha não se mos-trar melhor do que nós também neste aspecto.

Mesmo sendo um país bem mais im-portante que o Brasil sob todos os aspe-tos, a Alemanha não vive mendigando fazer parte do Conselho de Segurança da ONU e nem mediar conflitos mundo afora, entre outros devaneios de nos-sa diplomacia e da Presidência da Re-pública, autênticos representantes da nossa proverbial megalomania. Todos sabemos que nossas autoridades têm muitos Haitis aqui para resolver an-tes de se aventurar a protagonistas na área internacional. Mas é só falar isso para sermos acusados de reacionários, membros da direita e outras mentiras do mesmo quilate.

Imagem da festa em comemoração aos 20 anos da reunificação alemã. Em 1989, quando a Alemanha Oeiental acabou, a parte capitalista começou a investir para reconstruir a comunista, cuja infraestrutura era lamentável. Hoje, ninguém diz que há diferenças entre os dois lados

Grupo que me acompanhou em território alemão:

Ana Clara Ceschin Perim, natural de Venda Nova do Imigrante, estudante universitária em Viçosa, interior do Estado de Minas Gerais.

Damaris Lorenzoni, residente em Venda Nova do Imigrantes proprietária do Restaurante Dom Lorenzoni, fluente em alemão e inglês.

Júlia Habib Fáfá, natural de Afonso Cláudio, residente em Venda Nova do Imigrante, estudante do ensino médio.

Lara Habib Fáfá, assim como a Júlia, também natural de Afonso Cláudio, residente em Venda Nova do Imigrante, estudante do ensino médio.

Em Frankfurt e Berlim, tivemos companhia de duas irmãs de Dâmaris que residem, uma, no Estado de Nova York, nos Estados Unidos — que estava acompanhada de uma filha — e, outra, em Belo Horizonte — acompanhada de dois filhos.

Alguns números comparando Alemanha e Brasil:

População, em milhões de habitantes

Alemanha: 82,7 milhõesBrasil: 191,3 milhões

Área, em quilômetros quadrados

Alemanha: 357.022Brasil: 8.514.876

Índice de Desenvolvimento Humano — IDH (ONU 2011)

Alemanha: 0,905, na posição 9Brasil: 0,718, na posição 84

Produto Interno Bruto — PIB, em dólares

Alemanha: 2,8 trilhõesBrasil: 796,6 bilhões

Page 8: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 65 — Novembro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2011

www.pedraazul.jor.br 8 Ano IX — Número 65

O primeiro Gastronomiefest — Festival da Gastronomia Alemã —, em Domingos Martins, aberto ao público dia 29 de outubro, vai até 27 de novembro, tendo a culinária alemã como o atrativo principal. No cardápio de restaurantes, bares, choperias e pousadas da cidade, pratos e combinações clássicas e inovações com ingredientes nacionais e regionais.

O festival traz o famoso Eisbein, ou joelho de porco, acompanhado de Sauerkraut (chucrute) e Kartoffel (batatas). Indispensáveis na culinária germânica, as Bockwurst e Weisswurst, salsichas vermelha e branca, aparecem como acompanhamento d o Dreiwürste mit sauerkraut und kartoffel, o Expresso Alemão, e no Menu à Baviera.

Outras opções: Dosenfleisch mit leberwurst, rotkohl und kartoffel (carne suína de lata acompanhada de morcela, repolho roxo e batatas sauté) e Wienerschnitzel mit spätzle und rotkohl (lombo suíno empanado acompanhado de massa tipo nhoque e repolho roxo). Uma novidade é o Tilápia-fisch mit kartoffel (filé de tilápia empanado com batatas).

O Gastronomiefest abre espaço para ingredientes utilizados no Brasil. O Geräuchertes hähnchen mit rotkohl und bayerischer kartoffelsalat vem com frango defumado acompanhado de repolho roxo e salada de batata bávara. E o Ente mit rotkohl und kartoffel tem como principal componente pato assado, repolho roxo e batatas cozidas.

Não faltam as sobremesas típicas, como o Apfelstrudel de maçã, com canela, passas e açúcar e servido com chantilly, ou a especialidade da Baviera, as Nürnberger lebkuchen, as Broas de Nurembergue, com mel e cobertura de chocolate, também no Trufado alemão, bombom recheado com damasco, ameixa e cereja, na Schwarzwälder torte, a Floresta Negra.

O Gastronomiefest acontece sempre às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados. A expectativa dos organizadores é a de que mais de mil pessoas participem do evento. A primeira edição reúne 18 empreendimentos de Domingos Martins. O preço médio das refeições por pessoa varia de R$ 20 a R$ 30. Já as sobremesas vão de R$ 3 a R$ 10 por pessoa.

A cada prato ou item consumido, o cliente receberá poderá atribuir notas de 5 a 10. Os empreendimentos vencedores do festival gastronômico serão premiados. Outra novidade é o Passaporte, garantindo prêmios aos participantes. A cada prato ou item consumido, o passaporte é carimbado. Quatro registros garantem um prato estilizado como brinde.

Pratos típicos são atrativo neste evento que tem tudo para atrair muitos visitantes

Gastronomiefest — Festival da Gastronomia Alemã

Texto de Júlio HuberDiretor do jornal impresso O Noticiário, do Município de Domingos Martins, diretor de Jornalismo e redator-chefe da área de informações do site do Montanhas

Capixabas e repórter correspondente na Região de Montanhas do Estado do Espírito Santo para o jornal A Tribuna

O concurso Miss Turismo Rio Grande do Sul, em sua décima-segunda edição, e o Miss Cone Sul, na nona, serão realizados de 2 a 4 de dezembro na Serra Gaúcha, mais especificamente, na cidade de Bento Gonçalves, nas instalações do Dall1Onder Grande Hotel. Estes dois eventos atraem sempre belas candidatas aos títulos, que vêm representando diversos Municípios e muitos outros Estados do País. Organizados pela promotora Geny Rato, a programação será iniciada às 9 da manhã da sexta-feira, dia 2, com a chegada das concorrentes e o credenciamento de jornalistas que fazem a cobertura das festas. Podem concorrer candidatas escolhidas por concurso ou por indicação. E as inscrições para as diversas categorias ainda estão abertas pelo www.missturismo.com.br, onde está também o regulamento completo.

Durante todo o final de semana, as candidatas terão compromissos, passeios e participarão do esperado desfile, a ser realizado na noite de sábado, dia 3, após coquetel e coletiva de imprensa com início às 17 horas no salão de eventos do Dall’Onder. As meninas desfilarão com traje de gala ou traje típico. Os critérios para eleger as misses são beleza, simpatia, desenvoltura na passarela, sociabilidade, conhecimentos gerais sobre cultura e sobre turismo, comportamento geral e apresentação pessoal. Uma comissão julgadora, elegerá a Miss Turismo Rio Grande do Sul e duas princesas em cada categoria. Também serão escolhidos o Melhor Traje Gala e o Melhor Traje Típico. A maior torcida elegerá a Miss Revelação, observando os requisitos de visual, comportamento, animação, criatividade e organização.

As vencedoras receberão prêmios como viagem a Buenos Aires, com acompanhante, da Giordani Turismo; finais de semana em hotéis de Gramado, Porto Alegre e Viamão; bolsas para cursos na Escola de Aviação Flight, Universitário Porto Alegre ou no Instituto Eckart; kits de produtos Vinotage; jóias da Casa das Pedras; calçados Piccadilly e muitos outros presentes. Esta promoção tem o apoio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Prefeitura e Secretaria de Turismo e Convention Bureau de Bento Gonçalves, Associação da Região da Uva e do Vinho, Hotéis Dall’Onder, Hotel Pousada Kaster, Everest Hotéis Porto Alegre, Vila Ventura, Versant, Restaurante Sabor do Vale, MK Assist Seguros, Casa Bucco, Andreaz Trocot, Roteiro Caminhos de Pedra e vinícolas da região.

Miss Turismo e Miss Cone Sul movimentam Vale dos Vinhedos

Page 9: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 65 — Novembro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2011

www.pedraazul.jor.br 9 Ano IX — Número 65

Sociedade nasmontanhas

Colaboração de Mazinho Schwambach Domingos Martins — ES

Clara e Célia Kiefer, mãe e filha, exemplo de amor eterno

A deputada estadual Solange Lube, seu pai, Nonô Lube, e

sua mãe, Terezinha Lube

O casal de empreendedores Luciene e Éder Silva Santos abraça este colunista logo após retornarem de merecida lua de mel no Chile. Agora, eles se preparam para a festa de Natal que oferecem aos funcionários da Gestão Contábil, a empresa comandada pelos dois

O empresário André Luiz Gonçalves Mayer e sua mãe, a educadora Elizabeth Gonçalves

Page 10: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 65 — Novembro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2011

www.pedraazul.jor.br 10 Ano IX — Número 65

A participação constante na nos últimos anos na Feira das Américas, a maior mostra de produtos turísticos da América Latina, que aconteceu em paralelo ao Congresso Nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagem — Abav, vem me permitindo observar que algumas ações de sucesso estão se tornando verdadeiras marcas registradas deste evento único;

Uma delas é a simpática distribuição de sanduíches de pão com fatias de um salame gigante, criação imortal de uma das figuras mais queridas do meio, o Michel Tuma Ness — mais conhecido como Michelão, pelos seus mais de dois metros de altura —, e que nesta edição de 2011, assim como na do ano passado, foi feita no estande da companha aérea Azul.

A outra é a entrevista coletiva de Luiz Mór, o brasileiro que é vice-presidente da companhia, e que sempre é desenvolvida em auditório especialmente montado para isso no espaço que a companhia ocupa no pavilhão dedicado às empresas. Ação que sempre se reveste de grande sucesso, graças ao empenho das assessoras de imprensa Beti Sefrin e Simone Caniello.

Agora em outubro não foi diferente e, frente a uma plateia formada por jornalistas dos mais importantes veículos de comunicação especializados do País, o executivo começou detalhando números que mostram o sucesso da operação da TAP tanto no Brasil quanto na Europa e Norte de África. O que deve facilitar a privatização da companhia em 2012.

Luiz Mór exibiu planilhas com índices de crescimento nas mais decisivas atividades da empresa, sendo que a mais significativa foi que, no Brasil, ela está alcançando uma taxa de ocupação próxima a 90% dos assentos — aí incluído o novo voo direto entre Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, e Lisboa, superando todas as expectativas.

Na segunda parte de sua fala, Luiz Mór mostrou que a TAP vem usando com maestria as opções de negócios geradas pelo ambiente Web. Isto decorre principalmente da gestão que é imposta ao site de vendas, com versão customizada para cada um dos quase 50 países em que está presente — além do português, ele está adaptado para mais 26 outros idiomas.

O executivo Luiz Mór deixou para o final o ponto alto da sua explanação, abordando então o case de sucesso originado pela presença da TAP nas redes sociais, especificamente no caso do Facebook. Trata-se de um canal de comunicação com as pessoas, sejam elas passageiros ou não, que está exigindo transformações em todos os níveis de gestão e operação.

A velocidade com que as cobranças chegam e com que elas têm sido respondidas mostra que a formas tradicionais de atendimento ao público estão a caminho do ostracismo. E quem ficar fora deste ambiente, ou demorar muito para a ele se integrar, corre sérios riscos de ser alijado do mercado. “O que não é o nosso caso” — garantiu com ênfase Luiz Mór.

Ressaltando algumas ocorrências interessantes deste pouco tempo de inserção no Facebook, destacou que tem gente que procura a TAP em busca de ajuda para solucionar problemas de concorrentes, afirmando que não estão conseguindo se comunicar com elas. O sucesso neste segmento tornou a TAP fornecedora de benchmarketing em Portugal e na Europa.

Feira de Abav 2011

Coletiva da TAP é uma das marcas registradas do maior evento de turismo brasileiro

Texto de João ZuccarattoPresidente da Seccional Espírito Santo da Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados na Divulgação do Turismo — Abrajet-ES

Page 11: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 65 — Novembro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2011

www.pedraazul.jor.br 11 Ano IX — Número 65

Antigo presídio é transformado em polo para venda de jóias e artesanatos paraenses

Texto de João ZuccarattoPresidente da Seccional Espírito Santo da Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados da Divulgação do Turismo — Abrajet-ES

Foto de Luzinete BispoMembro da Seccional Tocantins da Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados da Divulgação do Turismo — Abrajet-ES

Congresso 2011 da Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados na Divulgação do Turismo

O antigo Presídio São José, localizado no Centro Velho de Belém, a capital do Estado do Pará, depois de desativado no ano 2000, e tendo sua estrutura restaurada e repaginada, abandonou toda a imagem negativa a ele ligada, ganhou a nova denominação de São José Liberto e assumiu a função de espaço dedicado à promoção do que há de melhor naquela região, abrigando um Museu de Gemas, um conjunto de oficina de joias e a Casa do Artesão, que exibe exposição permanente de artefatos da cultura marajoara e tapajônica.

O Museu de Gemas mostra uma belíssima coleção de pedras, notadamente ametistas, quartzos, turmalinas e diamantes, procedentes de várias regiões do País, sendo que todas elas ainda em estado bruto. As antigas celas funcionam como joalherias onde peças finamente trabalhadas são expostas para venda. Há uma minicapela montada no local em que, no passado colonial, os condenados à morte podiam fazer suas últimas orações. Janelões fechados apenas com vidro deixam a vista do visitante os balcões em que os ourives trabalham.

O pátio interno possui lindo jardim decorado com imensas pedras de quartzo e outros minérios em estado bruto, como que representando a riqueza mineral do Pará. Um memorial da época em que o prédio abrigou o Presídio São José está na Cela Cinzeiro, relatando um passado de triste história, mas que tem sua origem num convento construído pelos frades capuchinos, em 1749, e que, ao longo dos séculos, foi tendo sua função alterada, até alcançar o nível de nobreza atual.

Outubro é mês de festa de quem vive no Pará. É também o momento em que os paraenses conseguem contagiar os turistas que chegam ao Estado com um grande sentimento de fé, devoção e muita receptividade. São cerca de 100 mil visitantes de fora que mergulham em um universo superior a dois milhões de romeiros acompanhando a procissão no segundo domingo de outubro. Trata-se do Círio de Nazaré.

O primeiro momento marcante dessa festa acontece na sexta-feira anterior ao domingo, com um grande espetáculo: o Auto do Círio. São encenações diversas no bairro da Cidade Velha, com grande cortejo que mistura sagrado e profano. Enquanto artistas da terra se apresentam em palcos distribuídos pela cidade, o Auto do Círio começa sempre às 19 horas, na Praça do Carmo, e de lá percorre diversas ruas, lentamente, até fazer uma primeira parada na frente da Igreja da Sé.

Terminada esta primeira celebração, o cortejo se movimenta outra vez, buscando o Instituto Histórico e Geográfico do Pará, local de nova parada, junto ao palco das culturas populares. Dali, nova caminhada em direção à Assembleia Legislativa, onde acontece a programação afro. Sem descanso, os fiéis voltam a caminhar, para participar da apoteose do Auto do Círio, já no início da madrugada de sábado, na frente do Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura.

O segundo momento especial do Círio de Nazaré ocorre no sábado, com a Romaria Fluvial, espetáculo irresistível aos olhos, inesquecível ao coração, pela sincronia das centenas de embarcações, beleza das cores e trilha sonora de louvor à Virgem. Segundo o presidente da Paratur, Adenauer Góes, a Romaria simboliza perfeitamente o Círio. “A padroeira dos paraenses está ligada às águas. Sua imagem foi encontrada pelo pescador Plácido, ribeirinho que, iniciou essa devoção.”

À noite, na Trasladação, outro momento de mais emoções e manifestações de fé. Um espetáculo à parte não só para os turistas verem, mas, também para a imprensa noticiar. Mais suave aos romeiros e pagadores de promessas, encanta também pela trilha sonora e louvor a Nossa Senhora do Nazaré. e em especial pelas luzes de velas que iluminam cada passo dos participantes. E o clima de expectativa para o momento que se aproxima domina todos os presentes.

Domingo é o grande dia. A emoção de chegar ainda na madrugada para garantir um lugar à corda, assistir a missa que antecede a procissão e percorrer cada quilômetro do Círio de Nazaré, partindo da Igreja da Sé e indo até à Basílica não tem tamanho. São momentos inesquecíveis que fazem rir de alegria ou chorar de emoção. Um espetáculo — ou seria um fenômeno? — que só acontece em Belém do Pará, uma vez ao ano, no mês de outubro, mas que é lembrado o ano todo.

Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do Estado

Vista interna do presídio que foi transformado em polo de jóias

Nas próximas edições,mais sobre Belém e o

Estado do Pará

Page 12: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 65 — Novembro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2011

www.pedraazul.jor.br 12 Ano IX — Número 65

Turismo e mão de obraOpinião — e fotos — de Jefferson Severino

Diretor de Comunicação da Seccional Estado de Santa Catarina da Associação Brasileira de Jornalistas Especializados na Divulgação do Turismo — Abrajet-SC

Sabemos todos que trabalhamos com a indústria do turismo que ela é a melhor de todas: limpa, renovável, exelente geradora de rendas, promotora do desenvolvimento sustentável, tanto o material quanto o cultural. E, como nos aproximamos de mais uma temporada de verão, a grande maioria dos seres humanos troca de endereço por pelo menos uma semana, em suas merecidas férias. E o mundo bate às nossas portas. Mais de 50 cruzeiros são esperados somente em nossa Costa Esmeralda. Estão confirmados mais de 200 voos chartes vindos de Argentina, Chile e Peru. Milhões de dólares serão despejados em nossa economia.

Mas a temporada 20011/2012 está trazendo de volta novos e velhos conhecidos. Somos, pela quinta vez, o melhor destino do País. Mas estamos preparados? Nossas estradas estão duplicadas? Infelizmente, não. E nossos aeroportos? Em sua totalidade, meras pistas de pouso cujas promessas de melhoras não saem do papel. Sequer operam por instrumentos. Basta a menor neblina que já estamos sem condições de operar. Na hotelaria, a grande preocupação é a carência impressionante de mão de obra. Vagas existem. Faltam profissionais qualificados. Vejo turistas estranjeiros “rebolando” para se fazerem entender.

Apesar dos investimentos em inúmeros cursos e treinamentos oferecidos pela ABIH em parceria com o Sebrae ao longo do ano, a situação não se altera. Motivo: baixa remuneração. Acredito que os hoteleiros não estão fazendo a lição de casa. Se você deseja oferecer bons serviços, comece pelo check in e, para tanto, contrate bons profissionais. Não pelo piso salarial, geralmente vergonhoso, mas pelo valor justo, a fim que que cada check out gere inúmeros check ins. Vale ressaltar que a pulsante indústria do turismo tem perdido grande parcela de seus trabalhadores para o mercado da construção civil, que oferece melhor remuneração.

Para todos os lados que olhamos, percebemos imensas selvas de pedras que crescem a olhos vistos. Em Florianópolis, temos exemplos de empresários da hotelaria que estão trazendo trabalhadores de outros Estados, inclusive da Bahia. Outros são obrigados a se adequar à realidade, operando, em algumas vezes, com metade do quadro funcional. Estão trazendo profissionais de fora, vindos da Grande Porto Alegre, por exemplo, e até do exterior. Gente competentíssima, diga-se de passagem. Em Balneário Camboriu é mesma coisa. Os grandes chefs são de fora. Onde estão esses recém formados que a cada semestre caem no mercado?

Estão realmente aptos a trabalhar? Os competentes, tenho a mais pura certeza, estão empregados. A Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, da região do Vale do Contestado e a Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, dão uma parcela gigantesca de ajuda, trazendo os melhores chefes do Brasil e do mundo para semanas gastronômicas. Abrem inscrições para alunos, rede de restaurantes e hotelaria participarem dos cursos oferecidos. Fico pasmo quando “grandes” restaurantes e hotéis sequer mandam seus “profissionais”. Qual a solução para o problema? Inovar! Investir ! Abrir e rasgar horizontes.

Ver o concorrente como forte aliado, pois se o restaurante ou hotel dele está cheio e o seu vazio, vá visitá-lo. Conheça sua infraestrutura, preços e prove da sua comida. Não o veja como problema, mas como solução. pois esta é uma das inúmeras maneiras do seu estabelecimento estar dentro de uma rota gastronômica: sendo visitado e, acima de tudo, indicado, pois a melhor publicidade ainda é aquela propaganda boca a boca. De nada adianta ter uma fantástica tecnologia se não há profissionais para operá-la. Aprenda um pequeno segredo: ouça seu funcionário. Geralmente, ele tem a melhor solução para aquele problema com o qual se luta.

Tire como exemplo aquela indústria que comprou uma máquina enorme para armazenar produtos automaticamente nas caixas. Depois que ele começou a operar, as reclamações de destinatários quanto a caixas vazias eram constantes. Os diretores reuniram os melhores engenheiros da área para resolver a situação. Gastaram milhões e seis meses para solucionar o problema. Certo dia, a máquina parou de funcionar e não havia peça de reposição. Mas, para espanto da alta cúpula da indústria, não houve queda na produção e as reclamações acabaram. Foram investigar e encontram os funcionários empacotando à mão, sem o barulho infernal da supermáquina.

Constataram que, próximo ás esteiras que carragavam as caixas com os produtos empacotados, um simples ventiladore fazia o serviço de conferência. Isso mesmo! Apenas um ventilador resolvia o problema, pois a caixa vazia, muito mais leve, ao passar em frente ao ventilador, era atirada para fora da esteira e o comprador, então, não recebia a caixa vazia. Simples assim como uma boa conversa com seus funcionários. Seja justo. Pague com justiça pois o universo costuma nos restituir com a mesma moeda. E, também, procure o Conventions & Visitors Bureau da sua região e associe-se,. Ele é a opção para divulgar seu produto nas principais feiras nacionais e internacionais de turismo.

Outro exemplo de profissional bem capacitado: chef

Ezequiel Gonzales, do Resort Los Acebos,

localizado em Usuhuaia, pólo de turismo de

montanha ao Sul da Argentina

Exemplo de profissional bem capacitado: chef Leonardo Lucca, da Pousada das Brisas,

localizada na Praia do Rosa, em Imbituba, litoral do Estado de

Santa Catarina

Page 13: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 65 — Novembro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2011

www.pedraazul.jor.br 13 Ano IX — Número 65

Sociedadecapixaba

Colaboração em textos e fotos de Bruno de Menezes Vitória — ES

Findes elege destaques da indústria

Em noite bastante elegante, de 6 de outubro de 2011, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo, o Ibef-ES, dentre outros premiados, condecorou o atual

superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, com a comenda Ordem do Mérito do Desenvolvimento do Espírito Santo, em homenagem e agradecimento por todos os serviços que o professor José Eugênio, como é conhecido, prestou e vem prestando aos setores mais importantes da administração pública ligadas ao desenvolvimento do Estado. José Eugênio agradeceu, lembrou os muitos lugares por onde passou e dedicou o prêmio à família e aos

colegas do Sebrae-ES.

O homenageado da noite, ladeado pelo governador do Estado, Renato Casagrande,

e pelo prefeito de Vitória, João Coser

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo, a Findes, ofereceu grande festa de premiação aos nomes mais importantes da indústria do Espírito Santo em 2011. O senador

Ricardo Ferraço ficou com a medalha do Mérito Industrial. Lucas Izoton, com a medalha do Mérito Empreendedor da Indústria. Túlio Samorini, de Mérito Sindical. E o industrial Erling

Lorentzen, fundador da Aracruz Celulose — atual Fíbria —, Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria, a CNI, indicado por Izoton e escolhido por unanimidade por um conselho

nacional. Fora os prêmios recebidos por Ricardo Ferraço e Erling Lorentzen, nas demais categorias citadas, outros empresários industriais também foram homenageados.

Erling Lorentzen, ladeado pelo ex-governador Paulo Hartung,

e o atual chefe do Executivo capixaba, Renato Casagrande,

em papo animado e firmeTodo feliz com o prêmio que recebeu da Findes, o senador Ricardo Ferraço, ao lado da filha orgulhosa. Ferraço foi

gentilmente apelidado no local como “Senador da Indústria Capixaba”. Eu diria, “do Espírito Santo!”

Dia 9 de outubro, o jovem casal Larissa e Victor Moura disse sim e trocou alianças. A cerimônia foi na Igreja Santa Luzia, no Bairro Vermelho, e a festa no Cerimonial Fogão de Lenha, da

Praia do Canto. O casal aproveitou o descanso na segunda-feira, antes da viagem para Maragogi, litoral da paradisíaca terra

chamada Alagoas, para fotografar ao ar livre com o titular desta coluna. O ensaio aconteceu no belo Iate Clube.

Bianca e Fabrício Buzatto comemoram 9 meses do lindo e pequenino Luca com ensaio fotográfico de estúdio. Outro

motivo para o casal dar graças a Deus é profissional. Os dois vão trabalhar no mesmo local, o Centro Médico do Shopping Vitória. Bianca é psicóloga e Fabrício, fisiatra especializado

em dores crônicas neurológicas, sequelas de Acidente Vascular Cerebral, o AVC, e várias outras patologias neurológicas. Dizem as boas línguas que o investimento e a tecnologia

existentes nesse novo hospital são de alto nível. Boa sorte aos jovens papais!

Page 14: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 65 — Novembro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2011

www.pedraazul.jor.br 14 Ano IX — Número 65

Sociedadecapixaba

Colaboração em textos e fotos de Bruno de Menezes Vitória — ES

Presente para os nossos leitores: Aryane Steinkopf

— em ensaio exclusivo deste fotógrafo —, que pode ser

vista na Rede TV!, como uma das panicats, do programa

Pânico na TV