DHCP.docx

4
DHCP DHCP significa Dynamic Host Configuration Protocol. Trata- se de um protocolo que permite a um computador que se conecta a uma rede obter dinamicamente (quer dizer, sem intervenção específica) a sua configuração (principalmente, a sua configuração rede). Tem apenas de dizer ao computador para encontrar sozinho um endereço IP através do DHCP. O objectivo principal é a simplificação da administração de uma rede. BOOTP (Bootstrap Protocol) É um protocolo padronizado pelo IAB, que permite a configuração automática de parâmetros de rede, de forma mais simples e sem a capacidade de alocar dinamicamente estes parâmetros, como faz o DHCP. Ele é muito eficiente na configuração de redes grandes. Este protocolo fornece serviços auxiliares para TCP/IP, tanto no nível OSI de enlace quanto no de aplicação. Ele é bastante utilizado para o boot inicial de dispositivos de rede, como roteadores, switches, hubs gerenciáveis, além de estações diskless. É uma evolução do RARP, solucionou as suas deficiências, pode ser usado de forma mais simples por usar UDP e é mais eficiente que o RARP por embutir em sua mensagem outras informações importantes para a inicialização. DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) O protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP) é um padrão TCP/IP criado para reduzir a complexidade da administração de configurações de endereço usando um computador servidor para gerenciar centralmente endereços IP e outros detalhes de configuração afins usados na rede. O serviço DHCP permite que o computador servidor funcione como um servidor DHCP e configure computadores clientes habilitados para DHCP na rede. O DHCP inclui o protocolo MADCAP (Multicast Address Dynamic Client Allocation Protocol), que é usado para realizar atribuição de endereço multicast. Quando os clientes registrados recebem dinamicamente endereços IP por meio do MADCAP, eles podem participar eficientemente do processo de fluxo de dados, como em transmissões de rede de vídeo ou áudio em tempo real.

Transcript of DHCP.docx

Page 1: DHCP.docx

DHCPDHCP significa Dynamic Host Configuration Protocol. Trata-se de um protocolo que permite a um computador que se conecta a uma rede obter dinamicamente (quer dizer, sem intervenção específica) a sua configuração (principalmente, a sua configuração rede). Tem apenas de dizer ao computador para encontrar sozinho um endereço IP através do DHCP. O objectivo principal é a simplificação da administração de uma rede.

BOOTP (Bootstrap Protocol)É um protocolo padronizado pelo IAB, que permite a configuração automática de parâmetros de rede, de forma mais simples e sem a capacidade de alocar dinamicamente estes parâmetros, como faz o DHCP. Ele é muito eficiente na configuração de redes grandes.Este protocolo fornece serviços auxiliares para TCP/IP, tanto no nível OSI de enlace quanto no de aplicação. Ele é bastante utilizado para o boot inicial de dispositivos de rede, como roteadores, switches, hubs gerenciáveis, além de estações diskless.É uma evolução do RARP, solucionou as suas deficiências, pode ser usado de forma mais simples por usar UDP e é mais eficiente que o RARP por embutir em sua mensagem outras informações importantes para a inicialização. DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)O protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP) é um padrão TCP/IP criado para reduzir a complexidade da administração de configurações de endereço usando um computador servidor para gerenciar centralmente endereços IP e outros detalhes de configuração afins usados na rede. O serviço DHCP permite que o computador servidor funcione como um servidor DHCP e configure computadores clientes habilitados para DHCP na rede.O DHCP inclui o protocolo MADCAP (Multicast Address Dynamic Client Allocation Protocol), que é usado para realizar atribuição de endereço multicast. Quando os clientes registrados recebem dinamicamente endereços IP por meio do MADCAP, eles podem participar eficientemente do processo de fluxo de dados, como em transmissões de rede de vídeo ou áudio em tempo real.

TFTP (Trivial File Transfer Protocol)O cliente TFTP possibilita a transferência de arquivos usando o protocolo TFTP entre um cliente TFTP e um servidor TFTP. O protocolo TFTP é implementado usando o UDP para enviar e receber dados. O protocolo TFTP implementa seu próprio esquema de confiabilidade usando UDP.O protocolo TFTP não oferece suporte a mecanismos de autenticação ou criptografia e, sendo assim, pode oferecer risco de segurança quando presente. A instalação do cliente TFTP não é recomendada para sistemas que acessam a Internet.O cliente TFTP é um software opcional e sinalizados como desaprovado no Windows Vista® e nas versões posteriores do sistema operacional Windows. A Microsoft não oferece mais um servidor TFTP por problemas semelhantes de segurança.

HTTP: Hypertext Transfer Protocolo

Page 2: DHCP.docx

O HyperText Transfer Protocol é um protocolo de aplicação responsável pelo tratamento de pedidos e respostas entre cliente e servidor na World Wide Web. Ele surgiu da necessidade de distribuir informações pela Internet e para que essa distribuição fosse possível foi necessário criar uma forma padronizada de comunicação entre os clientes e os servidores da Web e entendida por todos os computadores ligados à Internet. Com isso, o protocolo HTTP passou a ser utilizado para a comunicação entre computadores na Internet e a especificar como seriam realizadas as transacções entre clientes e servidores, através do uso de regras básicas.

NAT: Network Address TranslationCom o surgimento das redes privadas com internet compartilhada, surgiu o problema de como os computadores pertencentes a esta rede privada poderiam receber as respostas aos seus pedidos feitos para fora da rede.Por se tratar de uma rede privada, os números de IP interno da rede (como 10.0.0.0/8, 172.16.0.0/12 e 192.168.0.0/16) nunca poderiam ser passados para a Internet pois não são roteados nela e o computador que recebesse um pedido com um desses números não saberia para onde enviar a resposta. Sendo assim, os pedidos teriam de ser gerados com um IP global do router. Mas quando a resposta chegasse ao router, seria preciso saber a qual dos computadores presentes na LAN pertencia aquela resposta.A solução encontrada foi fazer um mapeamento baseado no IP interno e na porta local do computador. Com esses dois dados o NAT gera um número de 16 bits usando a tabela hash, este número é então escrito no campo da porta de origem.

NNTP é um protocolo da Internet para grupos de discussão da chamada usenet. Foi definido inicialmente pelaRFC 977; 20 anos depois, em Outubro de 2006 a RFC 3977 substituiu e tornou obsoleta a RFC original.Especifica o modo de distribuição, busca, recuperação e postagem de artigos usando um sistema de transmissão confiável. Para clientes de leitura de noticias, o NNTP habilita a recuperação de artigos armazenados em um banco de dados centralizado, permitindo aos assinantes a opção de selecionar somente os artigos nos quais estão interessados.

SLP : Serviço Local protocoloO protocolo de localização de serviço permite que dispositivos como computadores ou telefones inteligentes para encontrar serviços em uma rede. O SLP não requerem dispositivos de fornecer um endereço de rede ou nome do host da máquina de serviço. Função Um usuário não precisa saber os nomes de host de rede que ele está tentando se conectar. Ele só precisa digitar uma descrição do serviço que ele precisa eo SLP encontra a URL do serviço e retorna para o usuário. Características SLP utiliza o TCP /IP para se conectar a redes. Ele usa três tipos de agentes para processar mensagens do protocolo : agentes de utilizador, agentes de serviço e agentes de diretório. SLP comunica ao passar qualquer um dos 11 tipos de mensagens : . Solicitações de serviços , respostas , reconhecimento,

Page 3: DHCP.docx

registro e cancelamento de registro , atribuem pedido e respostas, tipo de serviço e pedido de resposta, e agente de serviço ou anúncios agente diretório

Protocolo SMTPO serviço SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), o qual transfere emails, é instalado como parte dos serviços de email junto o serviço POP3.O SMTP controla como o email é transportado e entregue através da Internet ao servidor de destino. O serviço SMTP envia e recebe emails entre os servidores, ao passo que o serviço POP3 recupera o email do servidor de email para o computador do usuário. Para obter mais informações, consulte a documentação sobre o SMTP do serviço SMTP Microsoft.Para obter mais informações sobre como configurar o serviço SMTP para usar o serviço POP3, consulte Protocolo de transferência de correio simples (SMTP) e Configurar o serviço SMTPGerenciando o serviço SMTPVocê pode gerenciar o serviço SMTP a partir do snap-in Microsoft Management Console (MMC) Serviços de Informações da Internet (IIS). Para abrir o snap-in IIS, clique emIniciar e em Executar. Em Abrir, digite inetmgr e clique em OK. Se o snap-in IIS não for exibido, verifique se ele está instalado.

Real-time Transport ProtocolRTP é um protocolo de redes utilizado em aplicações de tempo real como, por exemplo, entrega de dados áudio ponto-a-ponto, como Voz sobre IP. Define como deve ser feita a fragmentação do fluxo de dados áudio, adicionando a cada fragmento informação de sequência e de tempo de entrega. O controle é realizado pelo RTCP - Real Time Control Protocol. Ambos utilizam oUDP como protocolo de transporte, o qual não oferece qualquer garantia que os pacotes serão entregues num determinado intervalo. Os protocolos RTP/RTCP são definidos pela RFC 3550 do IETF (Internet Engineering Task Force).