Dez 2011

7
Ano 10 - n o 79 - Dez 2011 1

description

boletim informativo

Transcript of Dez 2011

Page 1: Dez 2011

Ano 10 - no 79 - Dez 2011

1

Page 2: Dez 2011

Ano 10 - no 79 - Dez 2011CREA-SC

2 3

Prezado (as) Colegas,

A p r e s e n t a m o s nesta edição um resumo das ativida-des dos três anos da gestão 2009/2011. Ressaltamos os prin-cipais resultados, con-

quistados com muito trabalho, dedicação, transparência e probidade, atendendo aos compromissos assumidos e às aspirações maiores da comunidade profissional.

A gestão 2009/2011 foi de intensa pro-dução e marcada pela concretização de inúmeros projetos, entre eles o de Moder-nização da Fiscalização, com a aquisição da frota própria de veículos e a realização do SEFIS - Seminário de Fiscalização, para ca-pacitação e treinamento dos fiscais, visan-do aprimorar os serviços na área.

Destacamos também a ampliação de nosso quadro de funcionários através do Concurso Público, com a contratação 76 novos empregados em diversas áreas, con-curso este que prorrogaremos a partir de 2.12.11 por dois anos, conforme permite a legislação, já que o mesmo tem quadro de reservas técnicas para todas as instâncias do Conselho.

Cuidamos da infraestrutura de nossas inspetorias, inaugurando novas unidades, reformando outras já existentes e transfor-mando antigos escritórios em inspetorias, como os de Curitibanos, São Joaquim e São Lourenço do Oeste, além da criação de dois novos escritórios em Palmitos e Timbó, melhorando o preparo gerencial e técnico funcional, dentro da política de um Conselho mais próximo e ágil junto aos profissionais em todo o estado.

Lançamos importantes publicações, como o documento Pensando Santa Cata-rina - Contribuições do Setor Tecnológico para o Desenvolvimento Sustentável do Estado, entregue a todos os candidatos a governador em setembro de 2010 durante o 1º turno das eleições gerais; o Catálogo Empresarial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, os Manuais de Acessibilidade, do Síndico, entre muitas outras.

Concretizamos este ano o maior even-to da área tecnológica já promovido pelo sistema Confea/Crea no País, dentre todas as SOEAA’s já realizadas. A 68ª SOEAA – Se-mana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia aconteceu de 27 a 30.09 no Centrosul, em Florianópolis e foi recorde em presença de público nacional e estrangeiro.

Priorizamos o forte apoio à área de atualização e capacitação profissional rees-truturando o PEC – Programa de Educação Continuada, executado em parceria com as entidades de classe e instituições de ensi-no, que nos 6 anos das gestões 2006/2008 e 2009/2011 realizou mais de 1000 eventos, cursos, seminários, encontros e afins, envol-vendo em torno de 40 mil participantes.

Implantamos com sucesso um pro-grama permanente de atualização e aper-feiçoamento para os inspetores, diretores regionais, conselheiros, fiscais e funcioná-rios, realizando grandes eventos como os

DIRETORIAEng. Agr. Raul ZucattoPresidenteEng. Civil Laércio Domingos Tabalipa1º Vice-PresidenteEng. Eletric. João Reus de Camargo2º Vice-PresidenteEng. Civil João de Oliveira1º SecretárioEng. Quím. Paulo Antônio Constantino2º SecretárioTec. Agropec. Edson Carlos de Quadra3º SecretárioEng. Agr. Germano Fuchs1º TesoureiroEng. Mec. Wilson Cesar Floriani Junior2º Tesoureiro

CREA-SCO informativo é uma publicação do CREA-SC dirigida a todos os profissionais e empresas registradas. Artigos assinados não são de responsabilidade do CREA-SC.Endereço: Rodovia Admar Gonzaga, 2125 - Itacorubi Florianópolis-SC - CEP: 88034-001Fone/Fax: (48) 3331-2000 / (48) 3331-2009www.crea-sc.org.br / [email protected]: 0800-481166

COMITÊ EDITORIALTéc. Agropec. Edson Carlos de QuadraEng. Civil Luiz Henrique PellegriniEng. Eletric. José Antônio Latrônico FilhoEng. Agr. Leonel Ferreira JúniorJorn. Claudia de OliveiraJorn. Patrícia FrancalacciJorn. Adriano Comin

ASSESSORA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃOJorn. Claudia de Oliveira (MTB/SC 00536/JP)

JORNALISTA RESPONSÁVELJorn. Patrícia Francalacci (MTB/SC 01016/JP)

REDAÇÃOJorn. Adriano Comin (MTB/SC 02114/JP)Jorn. Patrícia Francalacci (MTB/SC 01016/JP)

DIAGRAMAÇÃODesigner Gráfica Larissa Elena de Bittencourt Pavan

FOTO DE CAPAOrla/ShutterStock.com

CONTATO COM A REDAÇÃOTelefone: (48) 3331-2044 / [email protected]

IMPRESSÃOGráfica Posigraf

TIRAGEM50 mil exemplares

Me

ns

ag

em

do

Pre

sid

en

te

Ins

titu

cio

na

lConsolidar, valorizar e ampliar

O presidente eleito para a gestão 2012/2014 no CREA-SC e atual Diretor Ge-ral da Mútua/Caixa de Assistência do CREA-SC, Eng. Civil e de Segurança do Tra-balho Carlos Alberto Kita Xavier, fala sobre os maiores desafios para a próxima administração e de como irá trabalhar para aproximar ainda mais o CREA dos profissionais, empresas, Instituições de Ensino, Entidades de Classe e sociedade. Confira na entrevista abaixo suas prioridades a frente do Conselho.

Confira as diretrizes da gestão 2012/2014

e reforçando o trabalho de fiscalização, tanto em edificações públicas como privadas, proporcionando maior segu-rança e qualidade de vida à sociedade. Podemos fazer isso estimulando a fis-calização preventiva, de forma integra-da com Instituições Públicas, realizan-do visitas regulares às grandes obras, como pontes e estradas.

E vamos também aprimorar o Projeto de Fiscalização Regionalizada Avançada, introduzindo ferramentas que permitam conferir maior agilida-de ao processo, priorizando seu cará-ter de orientativo e educativo.

E quanto à aproximação do CREA-SC com as empresas, como sua administração trabalhará?

Um de nossos principais objetivos será o de estreitar as relações institu-cionais com as empresas e Instituições de Ensino, que transformam Santa Ca-tarina neste grande polo tecnológico. Pretendemos organizar um Fórum e criar um grupo de trabalho onde os empresários poderão estar vivencian-do o CREA-SC mais de perto, partici-pando das decisões, como um órgão consultivo. Creio que esta será uma das grandes metas da gestão, apro-ximar mais o Conselho das empresas do setor, discutindo as necessidades existentes no estado.

Como a gestão 2012/2014 focará a valorização profissional?

A valorização da área tecnológica catarinense será uma de nossas prio-ridades, através de diversos projetos como a fiscalização de obras públicas e a ocupação de cargos técnicos por profissionais legalmente habilitados, além do cumprimento do salário mí-nimo profissional, principalmente nos

Gio

vani

Lor

enze

n

Qual o maior desafio que o engenheiro acha que terá ao assumir a presidência do CREA-SC?

Com certeza será ampliar os avanços já alcançados, fortalecendo as grandes conquistas desta gestão. Aproveitaremos este período inicial para replanejar a atuação do CREA-SC, consolidando a atual administração e mantendo um bom cenário finan-ceiro. Vamos modernizar ainda mais as inspetorias, expandir o Programa de Educação Continuada – PEC, ofe-recendo pós-graduações em parceria com entidades de classe e instituições de ensino, solidificar o CREA Junior e efetivar a metodologia do Plane-jamento Estratégico, com melhorias contínuas de gestão, disponibilizan-do-as também para o Colégio de En-tidades de Classe – CEDEC.

Outro grande desafio é manter o padrão de atendimento, dinamizando mais este serviço com a informatiza-ção os trabalhos, a fim de minimizar a produção de documentos físicos e reduzir os tempos de resposta ao usu-ário, conferindo assim maior eficiência do Conselho.

Em relação aos serviços da fiscalização, o que pretende realizar?

Hoje este serviço prestado pelo CREA é considerado padrão de exce-lência no sistema em todo o País. O Conselho é chamado constantemente a dar sua opinião a respeito de diversos assuntos relacionados à fiscalização de obras e serviços em Santa Catarina, que envolvam o trabalho dos profissio-nais da área tecnológica, seja através da imprensa ou de diversos outros ór-gãos e instituições. Portanto nossa mis-são é avançar ainda mais, intensifican-do a atuação em cada região do estado

acordos coletivos celebrados pelos sindicatos representantes das cate-gorias presentes no CREA-SC. Vamos enaltecer todas as profissões ligadas ao Conselho através de canais de co-municação, com objetivo de esclare-cer e conscientizar a sociedade sobre a necessidade e a importância de se contratar profissionais registrados para a realização dos serviços. Temos que valorizar a Engenharia e Agronomia Catarinenses, como instrumento de referência para a afirmação de autori-dade técnica dos profissionais. Hoje, numa era em que o desenvolvimento sustentável é cobrado em cada atitude, mais do que nunca precisamos valori-zar a atuação de nossos profissionais, que estão envolvidos nesta missão da “sustentabilidade ambiental” em cada serviço ou projeto realizado.

Em relação à valorização dos conselheiros e das Entidades de Classe, quais ações serão aplicadas?

Vamos promover, em conjunto com o CEDEC - Colégio Estadual de Entidades de Classe, congressos e semi-nários regionais para troca de experiên-cias e aperfeiçoamento técnico. Além disso, valorizar o empreendedorismo das entidades de classe na organização e realização de eventos. Outro projeto é a melhoria das condições de atuação dos Conselheiros, informatizando os trabalhos, digitalizando os processos, garantindo o assessoramento técnico e jurídico na busca por uma análise mais ágil. Pretendemos também aumentar a parceria com a CREDCREA - Coope-rativa de Crédito dos Profissionais do CREA, bem como fortalecer o relaciona-mento com o CONFEA e MÚTUA, para buscar apoio institucional e parceria fi-nanceira, em projetos executados pelo CREA-SC, especialmente no que tange à realização de eventos promovidos pe-las Entidades de Classe e CEDEC.

Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier.

Seminários Estaduais de Fiscalização e Agentes Administrativos (SEFIS/SEADI); de Inspetores (SEINSP) e dos Empregados do CREA-SC (SEEMP), além de capacitar nossos conselheiros em 3 edições do SEC – Seminá-rio Estadual de Conselheiros, entre outros.

Implementamos o CREAJr-SC, com o objetivo de aproximar o Conselho da comunidade estudantil e Instituições de Ensino catarinenses. O programa já tem cadastrados mais de 700 estudantes, de 74 cursos de 20 Instituições de Ensino.

Avançamos no Planejamento Estraté-gico em todas as instâncias do Conselho, resultando, por exemplo, em muito mais agilidade no setor de atendimento, onde muitas das atividades e serviços aos usu-ários passaram a ser obtidos nas próprias inspetorias, com mais rapidez. Promove-mos o fim da ART de balcão e da obrigato-riedade do envio de uma das cópias assina-das pelo profissional e seu contratante ao CREA-SC. Diversas outras medidas, a exem-plo da implantação do expediente integral no Conselho, trouxeram mais dinamismo aos serviços. Foram criadas duas novas Câ-maras Especializadas: Engenharia de Segu-rança do Trabalho e Engenharia Florestal.

A transparência de nossa administra-ção na área financeira, com intenso siste-ma de controles e a adoção de um centro gerencial de custos por departamentos, um marco da gestão, conferiu equilíbrio às contas do CREA-SC, que passou a ter balanços anuais com superávit, acabando com os 16 anos de déficit financeiro, graças à coragem de implantar fortes controles fi-nanceiros e administrativos.

Agradeço o apoio e o comprometi-mento de todos os nossos colaboradores que fazem do CREA-SC uma instituição a cada dia mais atuante, respeitada e trans-parente. Agradeço aos profissionais, em-presas, conselheiros, diretoria, instituições, entidades de classe, enfim, a todos os que me apoiaram nesta caminhada de muita dedicação e trabalho pelo desenvolvimen-to do Conselho e melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Foi um grande prazer estar presente no dia-a-dia do CREA-SC, em cada região do Estado, e enfrentar com muita deter-minação os inúmeros desafios dos últimos seis anos, gestões 2006/2009 e 2009/2011, dedicando-me ao sistema Confea/Creas e comprometido com os valores e ideais dos profissionais e empresas da área tecnoló-gica, bem como da sociedade catarinense.

Parabenizo ao presidente eleito para a gestão 2012/2014, Eng. Civil e de Seg. do Trab. Carlos Alberto Kita Xavier pela sua conquista e desejo-lhe sucesso na gestão que se inicia em 01.01.2012.

Que o espírito natalino traga muita paz e ilumine a todos nós, fazendo de 2012 um ano repleto de felicidade e realizações.

Um forte abraço,

Eng. Agr. Raul ZucattoPresidente do CREA-SC

Page 3: Dez 2011

Ano 10 - no 79 - Dez 2011CREA-SC

4 5

Ele

içõ

es

Eng. Carlos Alberto Kita Xavieré eleito presidente do CREA-SC

O Engenheiro Civil e de Se-gurança do Trabalho Carlos

Alberto Kita Xavier foi eleito presi-dente do CREA-SC no dia 8.11, com expressiva vantagem, recebendo 3.065 votos, representando 54,1% dos votos válidos, incluindo os dos arquitetos, numa diferença de 1.113 em relação ao segundo candidato. Participaram do pleito 4 candidatos. O novo presidente assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2012 com mandato de três anos. Para a pre-sidência do Confea foi eleito o Eng.

Civil José Tadeu da Silva, Presidente do CREA-SP, com 37.338 votos. (Veja ao lado e na página 6 o mapa final da apuração em Santa Catarina).

O Eng. Mec., Civil e de Seg. do Trabalho Julio Fialkoski, de Joinville e o Eng. Mec. Júlio Bertoldo, de La-ges, foram eleitos respectivamente como Conselheiro Federal - Titular e Suplente - com 4.704 votos. A Mútua Caixa de Assistência dos Profissio-nais do CREA-SC terá como Diretor Geral a partir de 2012 o Eng. Agr. Luiz Carlos Coelho, de Joaçaba, que rece-beu 2.682 votos e como Diretor Ad-ministrativo o Eng. Civil José Jacques Zeitoune, de Blumenau, que recebeu votos de 369 associados mutualis-tas. Mais informações sobre as elei-ções estão disponíveis nos sites do CREA (www.crea-sc.org.br) e Confea (www.confea.org.br).

As eleições para presidente do CONFEA e do CREA-SC, para Con-

Crea, além de disponibilizar melho-rias nos serviços oferecidos aos pro-fissionais. Entendo que cumprimos as metas de trabalho e avançamos e modernizamos bastante o Conse-lho”, assinala Zucatto.

“O Engenheiro Kita esteve junto a esta administração como 1º vice--presidente e conselheiro na ges-

tão 2006/2008, bem como Diretor Regional da Mútua--SC, braço social do Conselho, na gestão 2009/2011, acompanhando todas estas e outras importantes con-quistas, participando e coordenando eventos como o 9º e o 10º CEP – Congressos Estaduais de Profissionais, realizados em 2007 e 2010, e ainda a frente da Mútua/Caixa de Assistência, onde vivenciou de perto as ne-cessidades e anseios dos associados. Tem uma forte re-lação com o Conselho, as Entidades, Instituições e em-presas para continuar administrando o CREA-SC, em prol de um órgão ainda mais atuante e transparente, que tem muito a fazer e conquistar pelos profissionais da área tecnológica e sociedade catarinense”, finaliza o presidente Zucatto.

selheiro Federal e Diretores Geral e Administrativo da Mútua/Caixa-SC aconteceram em todo o estado e país. Em Santa Catarina o processo transcorreu em perfeita normali-dade nas 43 urnas eletrônicas cedi-das pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), distribuídas em 33 loca-lidades do Estado. O CREA-SC foi o primeiro no sistema a divulgar o re-sultado oficial e obteve o maior ín-dice de participação, com 20% dos profissionais em condições de votar.

No sistema o voto não é obriga-tório e não há penalidade ao pro-fissional que não vota. Dos 29.527 profissionais aptos a votar no Esta-do, participaram do pleito 5.845, in-cluindo os votos dos arquitetos, que por determinação judicial puderam votar em trânsito (com cédulas em urnas separadas).

O presidente do CREA-SC, Eng. Raul Zucatto, ressalta a transparência do pleito eleitoral e a importância da participação dos profissionais nas eleições do sistema Confea/CREA. Ele destaca que o processo democrático de escolha dos presidentes dos Creas e do Confea é uma conquista do sis-tema e que por isso é tão importante participar.

“O CREA-SC passou por relevan-tes transformações durante os últi-mos anos, com uma forte presença junto aos profissionais, empresas, sociedade e valorização do papel das inspetorias regionais, aliado à parcerias com as Entidades de Clas-se e Instituições de Ensino. Nossa Fiscalização, referência para os Cre-as de todo o Brasil, foi fortalecida e modernizada com a implantação da frota própria de carros oficiais do Conselho e sistema de rastrea-mento, trazendo ótimos resultados. Ampliamos os convênios com di-versos órgãos realizando inúmeras Fiscalizações Preventivas Integradas em todo o estado. Otimizamos o CREA financeiramente, realizamos a melhor e maior SOEAA entre todas as já ocorridas no sistema Confea/

Ele

içõ

es

Patr

ícia

Fra

ncal

acci

Profissional vota na sede do CREA-SC.

Adria

no C

omin

Participaram do pleito 5.845 profissionais.

Page 4: Dez 2011

Ano 10 - no 79 - Dez 2011CREA-SC

6 7

Ex

pre

ss

as

Foi publicada no Diário Oficial da União no dia 31.10 a Lei Federal nº 12.514/11, de 28.10.2011, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, que trata das contribuições devi-das aos conselhos profissionais em geral, definindo os valo-res e formas de atualizar anualmente as contribuições a par-tir de 2012. De acordo com a lei, as anuidades cobradas para profissionais de nível superior serão de até R$ 500,00 e para profissionais de nível técnico, até R$ 250,00. Para pessoas ju-rídicas os valores máximos foram estabelecidos conforme o capital social. Quanto às ARTS, ficou definido como valor má-ximo de R$ 150,00, podendo o Sistema Confea/Crea estabe-lecer taxas inferiores. Confira os valores no site do CREA-SC – www.crea-sc.org.br.

Lei 12.514 de 28/10/2011 estabelece valores para anuidades nos conselhos profissionais

O valor exato da anuidade do CREA-SC para 2012, o desconto para profissionais recém-inscritos, as regras de recuperação de créditos, as regras de parcelamento e a concessão de descontos para pagamento antecipado ou à vista, serão estabelecidos pelos respectivos conselhos fe-derais. Os reajustes serão anuais de acordo com a variação integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC. O assunto integrou a pauta da Reunião Extraordinária do Co-légio de Presidentes do sistema Confea, Creas e Mútua que aconteceu dia 17.11 em Brasília. Os valores de anuidades e ARTs para o sistema ainda serão definidos e homologados pelo Confea até o final de dezembro de 2011.

Deputados, políticos, engenheiros, presidentes de conselhos profissionais, associações e professores universitários participaram de audiência pública na As-sembleia Legislativa, para debater o futuro da ponte Hercílio Luz. Proposta pelos deputados Sílvio Dreveck e Valmir Comin, a audiência foi realizada pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano. Representou o CREA-SC o 2º Vice Pre-sidente, Eng. Eletric. João Reus de Camargo, presidente em exercício de 19.10 a 08.11. O risco de colapso da ponte e a falta de investimentos para a conclusão da obra estiveram em pauta. Interditada desde 1982, a ponte teve suas obras de recuperação iniciadas em 2006, com orçamento de R$ 154,9 milhões. O Governo já repassou R$ 34,5 milhões, mas a reforma está longe de ser concluída. Uma das propostas é fazer um aditivo que pode levar o custo aos R$ 200 milhões.

“A exemplo das lideranças das Entidades de Classe e representativas das so-ciedade, o CREA-SC defende a recuperação da ponte, pois esta representa o maior símbolo histórico de nosso estado”, ressalta o presidente Zucatto.

Audiência Pública debate obras na Ponte Hercílio Luz

O CREA-SC realizou no dia 21.12 uma reunião plenária extraordinária para a eleição do Diretor Financeiro da Mú-tua/Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-SC. Con-correram ao cargo o Eng. Quim. Paulo Antônio Constantino e o Eng. Civil Laércio Domingos Tabalipa. Durante a reunião tomaram posse regimental perante o Plenário, o presiden-te eleito do CREA-SC (Gestão 2012-2014), Eng. Civ. e de Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, o Diretor Geral da Mútua--SC, Eng. Agr. Luiz Carlos Coelho e o Diretor Administrativo da Mútua-SC, Eng. Civil Jacques Zeitone. Todos assumirão mandato a partir do dia 1.1.2012.

Após a plenária foi realizada ainda a inauguração do anexo da Sede do Conselho. A posse pública do presiden-te eleito será realizada no dia 20.01.2012, na FIESC, no en-cerramento do 6º Seminário Estadual de Conselheiros do CREA-SC, posse da Diretoria e de um terço de conselheiros, gestão 2012/2014.

Durante a reunião plenária extraordinária também foi debatida e proposta de convênio entre o CREA-SC e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU-SC) visando à prestação de serviços até que o novo conselho esteja devidamente estruturado.

A Câmara Especializada de Agronomia do CREA-SC (CEAGRO) comemorou no dia 11.11, a realização da 500ª Reunião. Uma placa comemorativa foi afixada na sala da Câmara registrando a contribuição dos conselheiros para o crescimento e fortalecimento das profissões integrantes.

Na ocasião foram homenageados o Técnico Agrícola Sérgio Stedile, primeiro do Brasil a ser conselheiro no Sis-tema; o Engenheiro Agrônomo Álvaro Millen da Silveira

Presidente eleito toma posse perante o plenário em 21.12

CEAGRO completa 500 reuniões

O CREA-SC realizou no dia 12.11 em Florianópolis o 1º Encontro Esta-dual de Dirigentes do CREAjr-SC. O evento contou com a participação de representantes acadêmicos, eleitos pe-los estudantes cadastrados por moda-lidade profissional e instituições de en-sino, oriundos principalmente das seis inspetorias que atualmente compõem o programa – Blumenau, Chapecó, Joaçaba, Lages, São Miguel do Oeste e Tubarão, além de representantes e diri-gentes do CREA-SC.

O CREAjr-SC foi implantado no Conselho em junho deste ano e no dia 29.09 durante a 68ª SOEAA – Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e

Dirigentes do CREAjr-SC aprovam regulamento permanente de eleições

liarizando-os com o CREA e Confea. O Encontro contou ainda com atividades envolvendo grupos de trabalho sobre o Regulamento Permanente de Eleições do CREAjr-SC, além de Plenária para a aprovação do mesmo. Mais informações em www.creajr-sc.org.br.

Na ocasião o CREA inaugurou prédio anexo à sede

Filho, primeiro conselheiro da modalidade no CREA-SC; e o Engenheiro Florestal Rolf Félix Jenichen Gieseler, primei-ro do quadro do CREA-SC. A primeira reunião da CEAGRO foi realizada no dia 25 de outubro de 1971. Atualmente a Câmara tem como coordenador o Eng. Agr. Felipe Penter e como coordenador adjunto o Eng. Agr. Gilson José Marci-nichem Gallotti.

Agronomia, foi realizada a posse dos membros da Comissão Acadêmica Es-tadual (CAE). No dia 11.11 o Plenário do CREA-SC homologou a composi-ção da CAE e prorrogou o mandato de 31/12/2011, para 31/12/2012. O objeti-vo do programa é aproximar da reali-

Adria

no C

omin

2º Vice-Pres. do CREA, Eng. Eletric. João Reus de Camargo, presidente em exercício de 19.10 a 08.11.

Adria

no C

omin

Presidente Zucatto junto aos representantes acadêmicos do CREAjr-SC.

dade profissional os estudan-tes dos cursos de graduação e de nível técnico das profissões do sistema Confea/Crea.

Durante o Seminário foram abordados diferentes temas visando à integração dos re-presentantes acadêmicos com os objetivos do Programa a nível estadual e nacional, fami-

Div

ulga

ção

CREA

-SC

O prédio anexo à sede conta com salas para as nove câmaras especializadas, para associação dos funcionários, copa, sanitários e garagens.

Page 5: Dez 2011

Ano 10 - no 79 - Dez 2011CREA-SC

8 9

Inspetorias de Jaraguá do Sul e Joinvilletem sedes próprias

Foi inaugurada no dia 18.11 com a presença de profissionais, inspetores, lideranças e autoridades da região a sede própria da inspetoria de Jaraguá do Sul. Com uma área de 530m2 em ter-reno doado pela Prefeitura Municipal, a sede conta com auditório para cursos e treinamentos, salas para fiscais, dire-tor regional e reuniões do colégio de inspetores, além de espaço para aten-dimento, sala virtual para uso dos pro-fissionais, entidades de classe e Mútua/Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-SC.

O Conselho investiu na sua cons-trução o valor de aproximadamente R$ 824.000,00 e mais R$ 184.000,00 na aquisição dos móveis, equipamentos

Engenharia e a executora da reforma foi a Focus Engenharia, com responsabili-dade técnica do Eng. Civil Renerio Elias Leite Neto.

“O fortalecimento das inspetorias integra uma das nossas grandes metas de gestão: a de tornar o CREA-SC uma instituição mais presente e ativa em todas as regiões do estado, com uma estrutura descentralizada, visando ga-rantir maior representatividade, pro-ximidade, participação, transparência perante a sociedade e melhoria e agili-dade no atendimento”, destaca o presi-dente Zucatto.

Câmara de Vereadores de Xanxerê aprova doação de terreno para CREA-SC

A Câmara de Vereadores de Xanxerê aprovou por unanimidade na sessão do dia 07.12 a Lei nº BLB 3386/11 de origem do Executivo, Projeto de Lei nº BLB 079/2011, que “Dispõe sobre a alienação por do-ação de imóveis ao CREA-SC - Inspetoria de Xanxerê, e dá outras pro-vidências”. O Prefeito Municipal Bruno Linhares Bortoluzzi sancionou a lei e assinou a escritura de doação do terreno com área de 3.901,50 m2, um sonho de todos os profissionais do Sistema da região do Alto Irani, dos Inspetores Regionais, dos funcionários da Inspetoria e das Entidades de Classe da Região.

“A doação vai contribuir bastante para o CREA viabilizar a sede própria da inspetoria”, destaca o Diretor Regional de Xanxerê, Eng. Agr. Edilson Luiz Palavro.

Os vereadores do legislativo de Criciúma, Ivan Westhfal (PT) e Douglas Mat-tos (PC do B), estiveram na Sede da Inspetoria do CREA-SC em Criciúma no dia 16.11 fazendo a entrega de cópia da CPI do esgoto. Os vereadores fizeram uma explanação sobre o trabalho e conteúdo da CPI para conhecimento do colégio de inspetores. Na oportunidade os vereadores também foram questionados sobre o Plano Municipal de Saneamento do município.

O CREA-SC, através da Inspetoria de Criciúma tem forte participação nestes projetos, defendendo o cumprimento da legislação vigente e a efetiva partici-pação dos profissionais do Sistema.

Cópia da CPI do Esgoto é entregueao Colégio de Inspetores de Criciúma

Ins

pe

tori

as

Me

da

lha

do

rito

No dia 9.12, após a última reunião ordinária plenária do CREA-SC, foi realizada a solenidade de entrega da Meda-lha do Mérito Catarinense. A homenagem é oferecida aos profissionais do Sistema Confea/Crea, entidades de classe, instituições de ensino, empresas públicas e privadas, e per-sonalidades estaduais que se notabilizaram por relevantes serviços em prol da engenharia, arquitetura e da agrono-mia e desenvolvimento sustentável no estado. A solenida-de marcou também a comemoração do Dia do Engenheiro e Arquiteto (11.12), e homenagens aos 33 conselheiros do CREA-SC que encerraram seus mandatos. Verifique no site do CREA os homenageados, as Entidades e e os profissio-nais proponentes: www.crea-sc.org.br.

Profissionais e instituição receberam homenagens do Mérito Catarinense dia 9.12

Medalha do Mérito:

Livro do Mérito

Eng. Agr. José Octávio de Azevedo Aragon, Presi-dente IBAPE (E) e homenageado Eng. Civil Léo Saraiva Caldas (C).

Eng. Civil Giórgio Murara Alves (E) e o homenage-ado Eng. Mec. Frank Bollmann.

Eng. Mec. Hyppólito do Vale Pereira Filho, homenageado (D), e Eng. Sanit. e Seg. Trab. Fernanda Felix Vanhoni.

Engs. Mecs. e Seg. Trab. Artur Carlos da Silva Moreira, homenageado (C) e Roosevelt Fontanela (D).

Tecnólogos em Eletrom. Claudemir Rogério Oldoni (E), Carlos Alberto dos Santos, e o homenageado Sérgio Roberto Arruda, Diretor do SENAI-SC.

Engs. Quims. Paulo Constantino (E) e Ana Maria de Mattos Rettl, homenageada.

Presidente Zucatto (E), Cláudio Fahl Perdomo, filho do homenageado, Eng. Agr. Carlos Cláudio Perdomo (In Memoriam), Eng. Agr. Valdir Silveira de Ávila, da AGROCON e Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier.

Eng. Eletrônico e Seg. Trab. Thomaz Londero Moojen (E), presidente Zucatto, Yara Becke Cabral, filha do homenageado Eng. Civil Rolf Reinhold Max Becke (In Memoriam), e o presidente eleito para gestão 2012/2014.

Engs. Agrs. Franklin Silveira (E), Vlademir Gazoni, Vice-Presidente Seagro e Mário Lanznaster, home-nageado.

Arqs. Fernando Jorge da Cunha Carneiro (D), homenageado e Michel Pacheco Foggiatto (C), Presidente da ASCEA.

Membros da Comissão do Mérito junto ao presidente Eng. Agr. Raul Zucatto: Tec. Miner. Luiz Ramon da Silva (E), Eng. Eletric. José Antônio Latrônico Filho, Eng. Mec. e Seg. Trab. Roosevelt Fontanela, Eng. Agrim. Sidnei Bosse, Eng. Civil João de Oliveira e Tec. Agropec. Edson Carlos de Quadra (D).

Presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Raul Zucatto entrega homenagens junto aos proponentes:

Div

ulga

ção

CREA

-SC

Assessor de Adm. e Planej. Institucional da Prefeitura deXanxerê, Roberto Maleski (E), Dir. Reg., Eng. Agr. Edilson Palavro, Prefeito Municipal, Bruno Bortoluzzi e Fiscal do CREA-SC, Eng. Agr. Juliano Tonial.

Div

ulga

ção

CREA

-SC

Dir. Reg. de Criciúma, Arq. Stela Maris Ruppenthal (C), junto ao Colegiado de Inspetores e Vereadores da região.

de informática, infraestrutura e outros, totalizando um investimento de R$ 908.000,00. A inspetoria localiza-se à Rua Felipe Schmidt, no Centro. A Cons-trutora e Incorporadora Jaraguá foi a empresa responsável pela construção, vencedora da licitação realizada.

Joinville - No dia 16.12 o Conse-lho inaugurou a sede própria da Inspe-toria Regional de Joinville, localizada à Rua Rio Grande do Sul, nº 335, no Bairro Anita Garibaldi. O evento reuniu lideran-ças políticas, empresariais e classistas da região, além de diretores, conselheiros, inspetores e funcionários do Conselho.

O imóvel foi adquirido em dezem-bro de 2010 pelo valor de R$ 1,1 milhão, possui terreno com área de 1.146 m² e 240 m² de área construída. Na reforma foram investidos R$ 142.754,00, além de R$ 50.196,00 com móveis e computado-res, totalizando R$ 1.292.950,00.

A sede conta com espaço amplo para atendimento, salas para o diretor regional, agentes fiscais e de reuniões, um auditório para 50 participantes, além de amplo estacionamento e ga-ragens cobertas para a frota de veículos da fiscalização do CREA-SC. A empresa responsável pelos projetos foi a Vega Inspetoria de Joinville inaugurada em 16.12

Profissionais, lideranças e autoridades, durante inauguração da Inspetoria de Jaraguá.

Div

ulga

ção

do C

REA

-SC

Foto

s: G

iova

ni L

oren

zen

Div

ulga

ção

CREA

-SC

Page 6: Dez 2011

Ano 10 - no 79 - Dez 2011CREA-SC

10 11

Ca

pa

Nos últimos três anos o CREA-SC passou por profun-das transformações, conquistando todas as metas

estabelecidas para a gestão. Foram construídas, adquiridas e ou ampliadas 15 inspetorias, fortalecidos os serviços da fiscalização, implantados o atendimento integral no Con-selho e o fim da ART de balcão. A consolidação do PEC – Programa de Educação Continuada, a criação e instalação do CREAjr-SC, a efetivação do Planejamento Estratégico

Gestão 2009/2011: Um CREA ainda mais presente

Ca

pa

Diversas ações intensificaram as atividades da fiscalização no CREA-SC, que já é referência em todo país: Contratação de novos fiscais, treinamento e interação dos mesmos em seminários de aperfeiçoamento, implanta-ção da fiscalização orientativa regionalizada e lançamento da nova frota de veículos próprios, com identificação visual e sistema de rastreamento via satélite em janeiro de 2011. Diversas fiscalizações preventivas junto a órgãos parceiros marcaram a gestão, entre elas: posicionamentos e intensa fiscalização com visitas às obras da BR 101 Sul, vistorias em estádios, obras públicas, área ambiental, fisca-lização a profissionais e empresas estrangeiros, além dos serviços de rotina em todo estado.

Prioridade à fiscalização:

em todas as instâncias do Conselho, a realização do maior evento da área tecnológica dentre todos os já promovidos pelo sistema Confea/Crea – 68 SOEAA, e a intensa atuação do CREA junto às questões sociais e ambientais marcaram esta administração, revelando um Conselho mais presente e dinâmico. Veja a seguir um resumo das principais realiza-ções da gestão e estatísticos dos últimos seis anos.

Transparência dos números do CREA-SC entre gerentes, funcionários, assessores, profissionais e sociedade em geral. Modernização do sistema de controles e pagamentos usando tecnologia da informação e internet, evitando burocracia e erros. Implanta-ção de um centro de custos gerencial por departamentos, treinamento para gerentes e funcionários sobre pres-

Financeiro

Consolidação do Programa no CREA-SC, com gran-de parceria entre o Conselho e as Entidades de Classe no apoio a realização de eventos de valorização e aperfeiço-amento profissional. Foram cerca de 1.000 eventos, envol-vendo mais de 40.000 participantes (2006/2011). Através de convênios, foram repassados mais de R$ 3,6 milhões às Entidades de Classe para a realização de cursos, seminários, encontros e afins. Somente em 2011, além dos eventos do

Programa de Educação Continuada:

Infraestrutura, inaugurações e reformas:

O Conselho lançou um novo site em setembro deste ano, com layout mo-derno e ainda mais dinâmico, disponibilizando os principais serviços, como o Creanet Profissional e Empresa, e as demais facilidades on line, em links de fácil acesso. Confira em www.crea-sc.org.br

Novo site:

tação de contas, auditoria financeira licitada de empresa externa especia-lizada, além das auditórias periódicas do Confea.

Fim da ART de balcão - Os benefícios da ART 100% eletrônica e a facilidade de não precisar ser entre-gue a cópia da ART assinada pelo con-tratante e profissional ao CREA, foram conquistas desta gestão. Com muito

PEC, foram firmadas mais de 30 parcerias com Entidades de Classe e Instituições de Ensino, visando à realização de eventos importantes para o desenvolvimento sustentá-vel do estado. Nesta gestão do Conselho foi executado o maior Programa de Educação Continuada já realizado na história dos 53 anos do CREA-SC, com a participação sem-pre efetiva das Entidades de Classe dos profissionais.

planejamento e infraestrutura dispo-nibilizada através do serviço CREAnet e nos Departamentos de Tecnologia da Informação e de Processos, hoje 98% das ARts são anotadas eletronica-mente, e logo devolvidas e aprovadas aos profissionais. O CREAnet tem ca-dastrados 38.939 profissionais e 7.677 empresas, somando 46.616 usuários. Na gestão 2009/2011 foram anotadas cerca de 746 mil ARTs on line.

Agilidade no atendimento de balcão, com tempo mé-dio de 7 minutos. Maior controle e rapidez dos protocolos em tramitação e registros dos profissionais nas unidades de atendimento.

Atendimento:

Avançou-se no planejamento estratégico implantado em 2007 no Conselho, com o Programa de Gestão nas ins-petorias – PGI, que apresentou a metodologia em cada re-gional. Diretores Regionais, inspetores, fiscais e funcionários prestaram significativas contribuições que auxiliaram na tra-mitação dos processos e nas decisões que envolvem as ati-vidades das Inspetorias em todo o estado. Também foi con-solidada esta metodologia de trabalho na sede, definindo metas, controles, avaliações e a busca de resultados em todas as instâncias do Conselho, proporcionando descentralização e mais agilidade no atendimento, melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Planejamento Estratégico:

Ações dentro da metodologia do Planejamento Estra-tégico adotado, que permitiu o controle e diminuição de prazos para emissão de Acervo Técnico, Registro de Pes-soas Físicas e Jurídicas. Criação de grupos de melhorias (ART, Pessoa Física e Pessoa Jurídica), para redução de prazos de atendimento a profissionais e empresas.

Processos:

Em 2011 o CREA-SC ganhou três novas inspe-torias: Curitibanos, São Joaquim e São Lourenço do Oeste, que antes eram escritórios regionais. Foram também inauguradas novas sedes para as inspeto-rias de Chapecó (3.06), Videira (2.09), Jaraguá do Sul (18.11) e Joinville (16.12), além de criados os escri-tórios de Palmitos (4.02) e Timbó (3.11.10). Foi cons-truído um anexo à sede do CREA, onde funcionarão as Câmaras Especializadas. No período das gestões 2006-2011 foram construídas, adquiridas ou amplia-das 15 inspetorias regionais, proporcionando melho-res condições de trabalho e atendimento aos usuá-rios dos serviços do Conselho.

Foi feita grande melhoria na estrutura das unida-des, com aquisição de móveis e equipamentos de in-formática e preparo das equipes de trabalho, pois as inspetorias e escritórios regionais são o alicerce que torna o CREA-SC mais ágil e presente.

Intensa atuação em projetos que envolvem direta-mente a sociedade como a segurança nos estádios, con-vênios de fiscalizações preventivas com o MP, empresas públicas, TCU, prefeituras, entre outros, o controle dos re-síduos sólidos, a fiscalização em obras públicas, a promo-ção da acessibilidade, campanhas de prevenção de desas-tres naturais, fiscalização da BR 101, entre muitas outras.

Integração com a sociedade:

Veiculação nas principais emissoras de TV, rádios, jornais e outdoors da Campanha “Força Profissional Bem Estar Social”, moderna peça publicitária que evidenciou a importância do trabalho dos profissionais do sistema através cenas do dia a dia em uma cidade, retratadas em uma maquete digital.

Valorização profissional:

Instalação da Câmara no CREA em 5.02.2010, buscando trazer orientação, fiscalização, valorização e aperfeiçoamen-to do exercício da profissão.

Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho:

Implantação do Pro-grama CREAjr-SC, que visa aproximar da rea-lidade profissional os estudantes dos cursos de graduação e de nível técnico das profissões do sistema Confea/Crea, com o cadastramento de mais de 700 estu-dantes, envolvendo 74 cursos de 20 Institui-ções de Ensino. Elei-

ção dos representantes acadêmicos e consti-tuição das Comissões Acadêmicas Regionais e Estadual (CARs e CAE), lançamento do site do programa – www.creajr-sc.org.br – e realização do 1º Encontro Estadual de Dirigentes do CREAjr-SC.

Programa Creajr-SC:

Adria

no C

omin

Equipe de Fiscalização do CREA junto a órgãos parceiros durante visita às obras de duplicação da BR 101 Sul.

Fachada da nova sede da inspetoria

de Joaçaba

Div

ulga

ção

CREA

-SC

Page 7: Dez 2011

CREA-SC

12

Ca

pa

A 68ª SOEAA - Semana Oficial da Engenharia, da Arqui-tetura e da Agronomia, mobilizou de 27 a 30 de setembro na capital mais de 4.800 participantes de todo o país. O even-to não foi somente o melhor realizado pelo CREA-SC, mas também o maior, mais criativo e participativo evento da área tecnológica já promovido pelo sistema Confea/Crea/Mútua, entre todas as SOEAAs já ocorridas, projetando o Conselho e os profissionais catarinenses no país, além de ter contado com 13 delegações estrangeiras , entre elas de Portugal, Es-panha, China, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Co-lômbia e Haiti.

68a SOEAA e outros eventos:

O CREA rea-lizou ainda mui-tos eventos como os Seminários Estaduais de Conselheiros (SEC), de Inspetores (SEINSP), de Fiscalização e de Agentes Administrativos das Inspetorias (SEFIS e SEADI), de Empre-gados (SEEMP), e as reuniões de Câmaras e Plenárias e de Diretores Regionais. Realizou também Encontros Estaduais das Entidades de Classe (ENEC), dois Congressos Estaduais de Profissionais (9º e 10º CEP) e cinco edições do evento da Medalha do Mérito Catarinense.

Lançamento do Manual de Acessibilidade, com o objetivo de conscientizar os profissionais a promoverem a acessibilidade e o desenho universal em seus proje-tos e serviços, o Manual do CEDEC – Colégio Estadual de Entidades de Classe, com informações sobre as entidades de classe, o Catálogo dos Conselheiros, Manuais de Fiscalização das Câmaras Especializadas, Manual do Síndico e Folder de moder-nização da Fiscalização.

O CREA publicou ainda edições do Catálogo Empresarial de Engenharia, Arqui-tetura e Agronomia, colunas informativas mensais em 3 jornais de circulação esta-dual, edições bimensais do Boletim Informativo, além da 2ª edição do documento Pensando Santa Catarina, com contribuições da área tecnológica para o desenvol-vimento sustentável do estado e seis edições da Revista do CREA-SC, entre outros folders e material informativo.

Publicações:

Rô R

eitz

Solenidade de abertura da 68ª SOEAA. Presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Raul Zucatto durante discurso no evento (detalhe ao lado).

COMPARATIVOS DOS EXERCÍCIOS DE 2006 a 2011

Quantidade de ARTs

Autos de Infração

Repasse para Entidades e Eventos

Recursos aplicados no PEC

Resultado FinanceiroSuperávit/Déficit

Profissionais registrados e com visto em Santa Catarina até 30.11: 54.943Empresas registradas até 30.11: 13.398

188.879

4.151

R$ 958.577,83

R$ 524.496,17

R$ 229.480,82

261.004

3.316

R$ 1.404.561,49

R$ 679.829,57

R$ 5.000.878,90

209.659

4.332

R$ 983.198,49

R$ 643.787,63

R$ 53.903,54

294.498

4.770

R$ 1.382.268,23

R$ 650.761,48

R$ 3.450.873,19

247.236

4.349

R$ 1.639.598,86

R$ 620.177,10

R$ 3.912.074,63

281.838

3.000

1.489.945,39

R$ 468.119,76

R$ 500.000,00**

2006 2007 2008 2009 2010 2011*

* Dados até 30/11/11 / ** Previsão 2011, resultado considerando inclusive o repasse de R$ 3.500.000,00 ao CAU, Lei 12.378/2010.