Deustche Werkbund e as exposições de 1914 e 1927

30
Primeira difusão da arquitetura moderna A Deustcher Werkbund e as Exposições Internacionais de Colonia (1914) e Stuttgart (1927) Centro Universitário Facex Curso de Arquitetura e Urbanismo Disciplina História da Arte, da Arquitetura e do Urbanismo 02 Professora Flávia Assis

description

Deustche Werkbund e as exposições de 1914 e 1927

Transcript of Deustche Werkbund e as exposições de 1914 e 1927

  • Primeira difuso da arquitetura moderna

    A Deustcher Werkbund e as Exposies Internacionais de Colonia (1914) e Stuttgart (1927)

    Centro Universitrio Facex

    Curso de Arquitetura e Urbanismo

    Disciplina Histria da Arte, da Arquitetura e do Urbanismo 02

    Professora Flvia Assis

  • Deustcher Werkbund

    Federao Alem de Ofcios

    Associao de artistas, artesos e publicitrios, fundada em Munique (Alemanha) em 1907.

    O seu objetivo era melhorar o trabalho profissional mediante a educao e a propaganda e atravs da ao conjunta da arte, da indstria e do artesanato.

    Embora as suas razes estivessem no movimento Arts & Crafts, ao contrrio deste no buscava um retorno nostlgico ao artesanato medieval (William Morris), mas uma reconciliao e unio entre a arte e a indstria.

  • Deustcher Werkbund

    Correntes divergentes manifestaram-se no Werkbund:

    a padronizao industrial e a tipificao dos produtos (Muthesius)

    x a busca da individualidade artstica (Van de

    Velde)

    No Werkbund coexistiram sempre figuras diversas que manifestavam tendncias estticas por vezes antagnicas, derivadas de poticas ora mais expressionistas ora mais racionalistas.

    Conflito: mtodo de fabricao x qualidade do produto.

  • Padronizao x Individualizao

    A arquitetura, e com esta a rea das atividades criativas do Werkbund, impele para a padronizao, e s atravs desta poder recuperar a importncia geral que lhe era intrnseca em pocas de cultura harmnica. Hermann Muthesius, princpios orientadores para a conferncia Die

    Werkbundarbeit der Zukunft, 1914.

    Enquanto existirem artistas no Werkbund e enquanto estes ainda tiverem influncia sobre o seu destino, protestaro contra qualquer proposta de um cnone ou de uma padronizao. O artista , no seu mago mais ntimo, um individualista ardente, um criador livre e espontneo; nunca se submeter de livre vontade a uma disciplina que lhe imponha um padro, um cnone. Henry van de Velde, princpios orientadores, 1914.

  • Deustcher Werkbund

    Hermann Muthesius (1861 1927): apenas os objetos feitos pela mquina eram produzidos de acordo com a natureza econmica da poca. Sugeriu que se buscasse nas construes das novas estaes ferrovirias, sales de exposio, pontes, as possibilidades desse novo estilo, sem decorao exterior e com formas vocacionadas para os fins a que se destinavam.

    O Deutscher Werkbund se props a dar forma a tudo: "Das almofadas do sof ao urbanismo, do selo do correio ao arranha-cu (Muthesius).

    Alguns conceitos que integraram o pensamento do movimento moderno foram desenvolvidos neste contexto: tipificao, funcionalidade e relao entre produo e cultura.

  • Deustcher Werkbund

    Quando a arte se envolve diretamente com o trabalho de um povo, as consequncias no so apenas de natureza esttica. No se trabalhar apenas para o indivduo sensvel, a quem a desarmonia externa incomoda; as aes devem superar o crculo de apreciadores de arte e objetivar em primeiro lugar os criadores e os operrios que produzem a obra. Quando a arte tem lugar no seu trabalho, a conscincia eleva-se e, com ela, a produtividade. A alegria no trabalho precisa ser recuperada e isso to importante quanto a melhoria da qualidade. Portanto, a arte no apenas uma fora esttica, mas tambm uma fora moral e ambas convergem em ltima instncia para a mais importante das foras, que o poder econmico. Fritz Schumacher, discurso de inaugurao do Deutscher Werkbund.

  • Deustcher Werkbund Datas importantes:

    1907: Fundao em Munique (Alemanha) 1914: Exibio em Colonia (Alemanha) 1927: Exibio em Sttutgart (Alemanha) 1934: Interrupo das atividades em funo da interveno

    nazista 1950: Reestabelecimento das atividades aps a Segunda

    Guerra Mundial

    Pioneiros: Henry Van de Velde Peter Behrens

    Nova Gerao: Walter Gropius Mies Van der Rohe

  • Deustcher Werkbund

    Trabalho de qualidade alem

    Da colaborao entre arte, indstria e trabalho artesanal deveria ser melhorada a qualidade dos produtos, aumentado o prestgio da Alemanha no estrangeiro e, ao mesmo tempo, fomentado o bom gosto da populao.

    Os esforos do Werkbund no sentido de atuar como educador do povo foram intensificados, de modo contnuo, atravs da divulgao de modelos exemplares em publicaes e catlogos de vendas.

  • Peter Behrens - AEG

  • Foi produzido trabalho, aqui em Colnia, em uma escala que no tnhamos nos permitido sonhar. (...) O auge da criao artstica alem ainda no foi atingido. Da ideia de que o nosso tempo precisa procurar a sua prpria expresso j tinha convencido a muitos; no entanto, temos de nos esforar, em um trabalho srio, pela forma dessa expresso. (...) Nossas oficinas esto cada vez mais competentes, cada vez mais aperfeioadas, j praticamente no existem dificuldades tcnicas, o comrcio abre-se cada vez com maior compreenso a nossas ideias. (...) assim possa o material exposto na nossa primeira exposio do Deutscher Werkbund difundir uma luz brilhante sobre o lado artstico do nosso trabalho futuro. Peter Bruckmann, discurso proferido na 7. Assembleia Anual do

    Deutscher Werkbund, em 1914, em Colnia.

    Exposio Werkbund de Colonia, 1914

  • Exposio Werkbund de Colonia, 1914

    Apresentao de prdios industriais-modelo, interiores modernos e objetos variados.

    Corporificao inevitvel do progresso.

    Na assembleia, que teve lugar a parte, estourou uma disputa grave entre os defensores da concepo artstica individual, que se reuniram em torno de Henry van de Velde, e os representantes da padronizao, difundida por Hermann Muthesius, correspondendo produo fabril econmica.

    Final abrupto com o incio da 1 Guerra Mundial em 01 de agosto de 1914.

    Durante a guerra reforou-se o elemento nacionalista: a forma alem e o trabalho de qualidade deveriam ajudar a obter a vitria.

  • Bruno Taut: Pavilho de Vidro

  • Bruno Taut: Pavilho de Vidro

  • Gropius e Meyer: Fbrica Modelo

  • Henry van de Velde: Teatro Werkbund

  • Exposio Werkbund de Stuttgart, 1927

    A Exposio de 1927 organizada pelo Deutscher Werkbund hoje um monumento arquitetura do sculo XX. No bairro Weienhofsiedlung de Stuttgart foram construdos vrios prdios e ncleos habitacionais, para demonstrar a todo o mundo as virtudes da arquitetura do Modernismo.

    O bairro Weienhofsiedlung uma demonstrao da nova habitao tendo em conta os modernos problemas sociais, espaciais, construtivos e higinicos.

    Aspirao progressista: demonstra-se aqui que o objetivo da arquitetura no deveria ser a habitao para as elites, mas a construo para todos.

  • Exposio Werkbund de Stuttgart, 1927

    A Weienhofsiedlung foi concebida o como um bairro urbano onde as ruas davam acesso a reas verdes de acesso pblico e as casas formavam tipos habitacionais: unifamiliar, isolado, geminado e blocos de apartamentos.

    A construo foi executada em concreto armado com esqueleto de ao; os tetos em terrao, as janelas em comprimento, as superfcies brancas. Os interiores so demonstraes de espaos flexveis com parties mveis e em planta livre e o mobilirio foi projetado de acordo com os novos programas e materiais.

  • Plano Geral Mies Van der Rohe

    Casa Geminada Le Corbusier

  • Casa Geminada Le Corbusier

  • Residncia Scharoun

    Casas encostadas de J. J. P. Oude

  • Weienhofsiedlung hoje