Desmama pesada ou troncuda?

8
FOTO: BERRANTE COMUNICAÇÃO / AGROPECUÁRIA LEOPOLDINO. NOSSA ORIGEM, SEU MELHOR RESULTADO DESMAMA PESADA OU TRONCUDA? www.CRIgenetica.com.br ( 16 ) 3362 3888

Transcript of Desmama pesada ou troncuda?

Page 1: Desmama pesada ou troncuda?

FOTO: BERRANTE COMUNICAÇÃO / AGROPECUÁRIA LEOPOLDINO.

NOSSA ORIGEM, SEU MELHOR RESULTADO

DESMAMA PESADA OU TRONCUDA?

www.CRIgenetica.com.br

(16) 3362 3888

Page 2: Desmama pesada ou troncuda?

V ocê vende seus bezerros desmamados no peso ou na canela, ou seja, por indivíduo?

Responder a essa pergunta antes de escolher o sêmen que irá utilizar pode fazer toda a diferença!

Se vendemos os bezerros no peso devemos priorizar a genética que nos dará maior peso à desmama, mas se vendemos na canela devemos escolher a genética que nos dará bezerros de biotipo precoce, que agradarão mais aos olhos do comprador. Conhecer o sistema de produção do seu comprador também ajuda para o resultado final, pois determinados bezerros servirão para confinadores e outros para recrias a pasto.

Em ambos os casos nós temos dois fatores de influência: o fator raça e o fator touro. Primeiramente, temos que analisar a diferença entre bezerros de cruzamento e bezerros não cruzados. A heterose e a complementaridade

Conhecer o sistema de produção do seu comprador também ajuda para o resultado final.

NOSSA ORIGEM, SEU MELHOR RESULTADO

que ocorre no cruzamento entre raças, por si só, já permite que os bezerros cruzados tenham potencial superior em relação aos bezerros não cruzados. E o mercado sabe disso, tanto que remunera diferente, geralmente pagando mais por um bezerro meio sangue Angus, por exemplo, do que um Nelore, ou anelorado.

E, mesmo quando falamos em produção de bezerros cruzados, devemos observar o fator raça. As raças continentais, como Charolês e Simental, produzirão bezerros grandes e pesados, sendo interessantes quando vendemos bezerros no peso. É da natureza dos continentais terem carcaças grandes e com grande potencial de ganho de peso, porém com baixa deposição de gordura. São animais exigentes nutricionalmente e precisam de suplementação em todas as fases da vida, ou seja, agradecem o creep-feeding de alto consumo e, deverão ser vendidos a confinadores.

Page 3: Desmama pesada ou troncuda?

NOSSA ORIGEM, SEU MELHOR RESULTADO

Nas raças taurinas, como Angus, Red Angus e Hereford, temos que observar o fator touro, pois existem individualidades entre eles de forma que alguns produzirão bezerros grandes e pesados e outros produzirão bezerros de biotipo precoce,

sendo um indicado para venda no peso e outro para venda na canela. As DEPs (Diferença Esperada na Progênie) Peso à Desmama (PD), Altura (ALT) e Gordura (G) nos ajudam a identificar o biotipo da progênie que cada touro irá produzir.

EXTRA 0011 SITZ LOGIC

PD 62 lb

ALT 0,1

G 0,054

PD 77 lb

ALT 0,7

G 0,036

Vamos usar dois touros Angus da bateria

da CRI Genética para exemplificar:

Page 4: Desmama pesada ou troncuda?

NOSSA ORIGEM, SEU MELHOR RESULTADO

Olhando as DEPs dos touros da página anterior conseguimos facilmente imaginar o perfil da progênie. No caso do Extra 0011, seus filhos terão maior tamanho (ALT 0,7) e peso a desmama (PD 77) e depositarão gordura quando terminados em confinamento. Já os filhos do Sitz Logic terão menor frame (ALT 0,1), peso de desmama moderado (PD 62) e boa deposição de gordura em fases mais jovens (G 0,054). Ou seja, os filhos do Extra 0011 deverão ser vendidos no peso e os filhos do Sitz Logic na canela.

Não devemos esquecer que os taurinos também precisarão de suplementação. No caso de touros de maior frame e desempenho, os bezerros devem ser destinados aos confinadores, assim como os continentais. Já com bezerros de touros de menor frame é possível uma recria a pasto, porém com suplementação.

A produção de bezerros tri-cruzados está cada vez mais comum devido ao aproveitamento da matriz F1, normalmente Angus x Nelore. No caso dos tri-cruzados, temos o fator raça. Quando usamos no tri-cruzamento raças como Braford,

Brangus e Bonsmara obtemos bezerros de frame médio e bom desempenho de peso. Se fornecido creep-feeding podem atingir ótimo peso para serem vendidos aos confinadores no peso. Para tri-cruzamentos com Senepol e Caracu, obtemos bezerros médios e rústicos, mas com menor potencial de ganho de peso, ideal para venda na canela e serem recriados a pasto, além de permitirem uma cria menos privilegiada sem creep-feeding.

O sistema de produção da fazenda e o objetivo do seu cliente devem nortear a escolha da genética a ser utilizada.

A seguir mostramos opções para cada caso descrito neste material.

Page 5: Desmama pesada ou troncuda?

NOSSA ORIGEM, SEU MELHOR RESULTADO

HOT IRON ONE-FORTY

INNOVATION NOW LOOK

PARA VENDA NO PESO

ANGUS:

Page 6: Desmama pesada ou troncuda?

NOSSA ORIGEM, SEU MELHOR RESULTADO

UPGRADE TEXANO

MACHAÇO

PARA VENDA NO PESO

PARA TRI-CROSS BRAFORD:

SIMENTAL PRETO: PARA TRI-CROSS BRANGUS:

Page 7: Desmama pesada ou troncuda?

NOSSA ORIGEM, SEU MELHOR RESULTADO

CARTWRIGHT IMPRESSIVE

ENVISION CHN 31

VENDA POR INDIVÍDUO

CRUZAMENTO DIRETO OU TRI-CROSS

SENEPOL:

ANGUS:

Page 8: Desmama pesada ou troncuda?

NOSSA ORIGEM, SEU MELHOR RESULTADO

GALÁTICO

VENDA POR INDIVÍDUO

CRUZAMENTO DIRETO OU TRI-CROSS:

CARACU

Daniel de CarvalhoGerente de Produto Corte

[email protected]

Juliana Ferragute LeiteCoordenadora Técnica de Corte

[email protected]