[email protected] de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades...

20
[email protected] io de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes - GEIPOT - GEIPOT Rio de Janeiro, 27 abril de 2000. Rio de Janeiro, 27 abril de 2000. [email protected] [email protected] 1 .

Transcript of [email protected] de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades...

Page 1: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000

O E-Commerce, o EDI e a Internet O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuáriasnas Atividades Portuárias

João Affonso DênticeJoão Affonso Dêntice

Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes - Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes - GEIPOT GEIPOT

Rio de Janeiro, 27 abril de 2000.Rio de Janeiro, 27 abril de 2000.

[email protected]@geipot.gov.br 1.

Page 2: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000

E-COMMERCEE-COMMERCE EFACT - ONUEFACT - ONU:“a realização de negócios eletronicamente”“a realização de negócios eletronicamente”

(correio e mensagens eletrônicas, tecnologia World Wide Web, cartões inteligentes, transferências eletrônicas de valores e intercâmbio eletrônico de dados);

OMC:OMC: "a produção, promoção, venda e distribuição de "a produção, promoção, venda e distribuição de produtos por meio de redes de telecomunicação” produtos por meio de redes de telecomunicação”

OCDE:OCDE: "as transações comerciais nas quais estão "as transações comerciais nas quais estão envolvidosenvolvidos tanto particulares como organizações, tanto particulares como organizações, baseadas baseadas no processamento e transmissão de no processamento e transmissão de informação informação digitalizada, incluindo textos, sons e imagens, digitalizada, incluindo textos, sons e imagens, atravésatravés de redes abertas ( tipo internet), ou de redes abertas ( tipo internet), ou fechadas fechadas (tipo intranet), com uma saída para uma rede (tipo intranet), com uma saída para uma rede aberta”aberta”

2.

Page 3: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000

BASES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

PROCEDIMENTOS COMERCIAIS PROCEDIMENTOS COMERCIAIS SIMPLIFICADOS E HARMONIZADOSSIMPLIFICADOS E HARMONIZADOS

LEGISLAÇÃO PRÓPRIALEGISLAÇÃO PRÓPRIA•GovernosGovernos•Organismos InternacionaisOrganismos Internacionais

IMPLANTAÇÃO DE MEIOS E IMPLANTAÇÃO DE MEIOS E INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOSINSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS•InternetInternet•Cartões Magnéticos InteligentesCartões Magnéticos Inteligentes•EDI, World Wilde Web, etc.EDI, World Wilde Web, etc.

TRANSAÇÕES COMERCIAISELETRÔNICAS

3.

Page 4: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000

E D IE D I

"Eletronic Data Interchange","Eletronic Data Interchange", (Troca Eletrônica de Dados),(Troca Eletrônica de Dados),

"a transmissão eletrônica de documentos comerciais "a transmissão eletrônica de documentos comerciais

padronizados entre computadores de modo que a padronizados entre computadores de modo que a

informação possa ser processada sem a necessidade dainformação possa ser processada sem a necessidade da

intervenção manual ou do documento original intervenção manual ou do documento original

impresso"impresso"

ou também,ou também,

"a troca de mensagens estruturadas entre "a troca de mensagens estruturadas entre

computadores, computadores,

sem a intervenção humana sem a intervenção humana

na leitura ou gravação dessas mensagens”.na leitura ou gravação dessas mensagens”.

4..

Page 5: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000

REDE DE VALOR AGREGADOREDE DE VALOR AGREGADO

CONCEITO DE EDICONCEITO DE EDI

5..

Page 6: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000 6..

Page 7: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000 7..

Page 8: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000 8..

Page 9: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000

PROCEDIMENTO OU FLUXO DE UM PROCEDIMENTO OU FLUXO DE UM CONHECIMENTO DE EMBARQUE OU CONHECIMENTO DE EMBARQUE OU

PLANO DE ESTIVA DE UM NAVIOPLANO DE ESTIVA DE UM NAVIO

9..

Page 10: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000

50% COM ALGUM 50% COM ALGUM TIPO DE ERROTIPO DE ERRO

70%70%

FLUXO DA DOCUMENTAÇÃO COMERCIAL NO MUNDOFLUXO DA DOCUMENTAÇÃO COMERCIAL NO MUNDO

30% GERENCIAMENTO 30% GERENCIAMENTO DOS TRANSPORTESDOS TRANSPORTES

10.

Page 11: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000 11.

Page 12: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000

DA DÚVIDADA DÚVIDA

AOAO

DESESPERODESESPERO

12.

Page 13: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000

Seu objetivo principal é fixar uma padronização de mensagens para o intercâmbio de tipos de informações a

nível mundial.É a sintaxe mais difundida e usada no mundo*.

Declarações de Carga (mensagem IFC-SUM);Declarações Aduaneiras (mensagem CUSDEC);Plano de Estiva dos Navios ou Bayplan (mensagem BAPLIE), etc.

**Nos EE.UU.:Nos EE.UU.: “SINTAXE ANSI S.12”“SINTAXE ANSI S.12”Na Europa: “Diretriz HAZMAT” Na Europa: “Diretriz HAZMAT”

(Notificação de Mercadorias Perigosas)No Mediterrâneo:No Mediterrâneo: MARNET MARNET

No Atlântico: 3SNETNo Atlântico: 3SNET No Báltico: BOPCOMNo Báltico: BOPCOM

(Redes de Intercâmbio de Dados e Informações)

SINTAXE EDIFACT (ONU)SINTAXE EDIFACT (ONU)“EDI For Administration Commerce and Transport”

13.

Page 14: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000

” São ComputadoresComputadores que assumem a função de gerenciar a troca de mensagens, realizando a função de

caixa de correspondência e de controlador para garantir

a integridade das mensagens”. OBJETIVOS DAS VAN’sOBJETIVOS DAS VAN’s

Permitir o intercâmbio de informações entre os diversos interlocutores e o encaminhamento das mensagens entre as distintas redes existentes;

Realizar as funções de recebimento, armazenamento e encaminhamento das diversas mensagens, independente da data ou horário de sua produção;

V A N V A N

““Value Added Network”Value Added Network”

14.

Page 15: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000 15.

REDE DE VALOR AGREGADOREDE DE VALOR AGREGADO

Page 16: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000

VALORES AGREGADOS DAS VAN’sVALORES AGREGADOS DAS VAN’sProcessamento Automático:Processamento Automático: É dispensada a reintrodução manual da mensagem ou seja, a re-digitação da informação;

Maior Qualidade e Confiabilidades da Informação: Maior Qualidade e Confiabilidades da Informação: Mensagens livres de erros de digitação, e com a garantida de sua coerência;

Maior Rapidez no Acesso à Informação:Maior Rapidez no Acesso à Informação: Em razão da diferença de velocidade, em função da dispensa da impressão e do translado da informação de um local para outro e, também, pela facilidade que supõe o envio do mesmo documento padronizado à vários destinatários, sem qualquer outra exigência ou distinção;

Independência de Idioma:Independência de Idioma: Ao serem padronizados os distintos documentos e campos de dados, torna-se necessário somente identificar (no campo correspondente) cada elemento, dispensando sua descrição. Por exemplo, o conteúdo do campo, placa de um veículo, poderia ser ”MI-2406-DF”, independente de qualquer outra informação e, independente do idioma.

16.

Page 17: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000 17.

Page 18: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000

Necessidade de uma Harmonia e Firme Determinação Necessidade de uma Harmonia e Firme Determinação de Propósitos Comuns de todos os Órgãos e de Propósitos Comuns de todos os Órgãos e

Agentes envolvidos no Processo. Agentes envolvidos no Processo.

No caso específico dos Transportes e Atividades No caso específico dos Transportes e Atividades Portuárias:Portuárias:

O Governo Federal; O Governo Federal; As Autoridades Portuárias;As Autoridades Portuárias;As demais Autoridades envolvidas:As demais Autoridades envolvidas:Autoridades Aduaneiras, Fito-Sanitárias, etc.;Autoridades Aduaneiras, Fito-Sanitárias, etc.;

Todos os usuários e demais intervenientes no Todos os usuários e demais intervenientes no processo:processo:

Donos das mercadorias Donos das mercadorias Armadores e transportadores Armadores e transportadores Consignatários das cargasConsignatários das cargasProprietários e/ou Operadores de TerminaisProprietários e/ou Operadores de TerminaisAgentes, Despachantes, etc.Agentes, Despachantes, etc.

FATOR DE SUCESSO DO E-COMMERCE E EDIFATOR DE SUCESSO DO E-COMMERCE E EDI

18.

Page 19: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000

Sem essa Integração e Estreita Conivência e Colaboração entre o Setor Público e o Privado,

não se chegará a lugar algum; ou melhor,

Nossos Sistemas de Transportes e nossos Portos continuarão a ser

Menos Eficientes, Menos Eficientes, Menos Seguros e os Menos Seguros e os

Mais Caros do Mundo.Mais Caros do Mundo.19.

Page 20: Dentice@geipot.gov.brRio de Janeiro, 27/04/2000 O E-Commerce, o EDI e a Internet nas Atividades Portuárias João Affonso Dêntice Empresa Brasileira de Planejamento.

[email protected] Rio de Janeiro, 27/04/2000

Muito Obrigado !

20.