Denice Bárbara Catani, Universidade de São Paulo

1
A história das práticas de avaliação de professores e alunos, no Brasil, é uma área que carece de mais estudos. Para além das afirmações mais gerais acerca da organização e implementação dos modos de examinar os agentes escolares, precisamos fazer proliferar a reconstituição histórica dos diferentes modos de proceder relativamente à avaliação. Pretende-se aqui apresentar um quadro que distingue, do final do século XIX aos anos 90 do século XX, momentos nos quais: (1) as avaliações como verificação do aprendizado ou das habilidades não exigem recursos técnicos muito complexos e sua necessidade se afirma mediante poucos argumentos pedagógicos; (2) as avaliações assumem formas mais elaboradas e acompanham-se de justificativas científicas (psicopedagógicas); (3) as avaliações aparecem como questão técnica e pedagógica e com função política de dispositivo importante na organização e melhoria do sistema de ensino; (4) a avaliação autonomiza-se como área de conhecimentos no campo educacional e assume um papel relevante no quadro das políticas educativas. No exame desses diferentes momentos, serão destacadas práticas aplicadas aos discentes e práticas que buscaram examinar habilidades e competências dos docentes, sublinhando o desenvolvimento dos saberes da inspecção escolar, no final do século XIX, e alguns discursos críticos que identificaram, na segunda metade do século XX, o caráter discriminatório das práticas de avaliação. educação e seus desafios: perspectivas actuais História das práticas de avaliação de alunos e professores no Brasil Denice Bárbara Catani Universidade de São Paulo 14 de Janeiro de 2010 18:30 - 20:00 Universidade de Lisboa Instituto de Educação Anfiteatro Universidade de Lisboa Instituto de Educação O Ciclo de Conferências educação e seus desafios: perspectivas actuais é organizado pelo programa de Doutoramento em Educação - Avaliação em Educação Programa completo e informações em http://www.edu.desafios.ie.ul.pt Denice Bárbara Catani é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Pesquisadora do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Desenvolve estudos nas áreas da história da educação brasileira e da formação de professores.

Transcript of Denice Bárbara Catani, Universidade de São Paulo

Page 1: Denice Bárbara Catani, Universidade de São Paulo

A história das práticas de avaliação de professores e alunos, no Brasil, é uma área que carece de mais estudos. Para além das afirmações mais gerais acerca da organização e implementação dos modos de examinar os agentes escolares, precisamos fazer proliferar a reconstituição histórica dos diferentes modos de proceder relativamente à avaliação. Pretende-se aqui apresentar um quadro que distingue, do final do século XIX aos anos 90 do século XX, momentos nos quais: (1) as avaliações como verificação do aprendizado ou das habilidades não exigem recursos técnicos muito complexos e sua necessidade se afirma mediante poucos argumentos pedagógicos; (2) as avaliações assumem formas mais elaboradas e acompanham-se de justificativas científicas (psicopedagógicas); (3) as avaliações aparecem como questão técnica e pedagógica e com função política de dispositivo importante na organização e melhoria do sistema de ensino; (4) a avaliação autonomiza-se como área de conhecimentos no campo educacional e assume um papel relevante no quadro das políticas educativas. No exame desses diferentes momentos, serão destacadas práticas aplicadas aos discentes e práticas que buscaram examinar habilidades e competências dos docentes, sublinhando o desenvolvimento dos saberes da inspecção escolar, no final do século XIX, e alguns discursos críticos que identificaram, na segunda metade do século XX, o caráter discriminatório das práticas de avaliação.

ed

uc

ão

e s

eu

s d

esa

fios:

pe

rsp

ec

tiva

s a

ctu

ais

História das práticas de avaliação de alunos e professores no BrasilDenice Bárbara CataniUniversidade de São Paulo

14 de Janeiro de 201018:30 - 20:00

Universidade de LisboaInstituto de EducaçãoAnfiteatro

Universidade de LisboaInstituto de Educação

O Ciclo de Conferências educação e seus desafios: perspectivas actuais

é organizado pelo programa de Doutoramento em Educação - Avaliação em Educação

Programa completo e informações emhttp://www.edu.desafios.ie.ul.pt

Denice Bárbara Catani

é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Pesquisadora do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Desenvolve estudos nas áreas da história da educação brasileira e da formação de professores.