deco_guia prático do computador

16
8/6/2019 deco_guia prático do computador http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 1/16 Computador guia prÁtico do dicas para explorar o seu pc sem problemas

Transcript of deco_guia prático do computador

Page 1: deco_guia prático do computador

8/6/2019 deco_guia prático do computador

http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 1/16

Computadorguia prÁtico

do

dicas para explorar

o seu pc sem problemas

Page 2: deco_guia prático do computador

8/6/2019 deco_guia prático do computador

http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 2/16

Os computadores são ferramentas incrivelmente úteis. Uma tal ferra-menta à mão significa ter acesso a uma comunicação instantânea

(via correio electrónico) e a vastas quantidades de informação (viaInternet), além de permitir acelerar tarefas como a gestão dascontas da casa.

Mas à medida que a utilização do PC se generaliza e o seu custo diminui, muitoscontinuam a considerar frustrante a relação com este tipo de equipamento. Só o

simples facto de ligá-lo para se poder imprimire ter acesso à Internet já é difícil, quanto maiscompreender todas as subtilezas do Windows XP ou o que se fazer quando algo corre mal,isto sem gastar uma fortuna a telefonar para aassistência técnica.

É por isso que este guia, redigido numa linguagem simples, e o glossário podem

ser uma ajuda preciosa. O Guia prático do Computador ajudá-lo-á a familia-rizar-se com todos os aspectos do seu computador, desde saber como fazer asligações dos cabos até tirar o maior partido do Windows XP.Explicamos-lhe como proteger o seu PC de vírus e piratas informáticos e respon-demos às questões mais frequentes, aconselhando sobre a melhor maneira depesquisar na Internet e disponibilizando uma lista de sítios na Internet úteis.

Guarde este guia junto do seu PC para poder consultá-lo mais facilmente.

Uma boa viagem informática!

 g u i a  p r  Á t i c o  d o  c o m p u t a d o r

www.deco.proteste.pt

Page 3: deco_guia prático do computador

8/6/2019 deco_guia prático do computador

http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 3/16

3

Todas as instruções incluídas neste guiaaplicam-se ao Windows XP.

Os termos explicados no Glossário, página 14,surgem a negrito.

í n d i c e

  compreender o seu pc  4

Efectuar as ligações do computador 4

Instalar os periféricos 5

Instalar e remover software  6

Utilizar o Windows XP 7

Imagens digitais 8

  proteger o seu pc  9Programas antivírus 9

Utilização da firewall   10

  Backup: princípios básicos 11

  conselhos e truques

para a internet  12

Correio electrónico 12

Conselhos para pesquisar on-line  13

Sítios úteis na Internet 14

glossário  14 

ILUSTRAÇõES : Olivier Goka

        ➔

        ➔

guia prático do computador

Page 4: deco_guia prático do computador

8/6/2019 deco_guia prático do computador

http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 4/16

4

 c o m p r e e n

 d e r  o  s e u  p c

Descobrir como ligar impressoras e outros periféricospode ser uma aventura. Mas com os nossos conselhossaberá onde tudo se liga num abrir e fechar de olhos.

Os modems de banda larga ligam-se a uma porta USB➋ou➏ ou a uma porta Ethernet➒.

Para aceder à Net em banda estreita com um modemanalógico, tem de instalar um cabo entre a linha telefó-nica e a porta do modem ➑.  As câmaras de vídeo digitais ligam-se a uma portaFireWire ➐ ou a uma porta USB 2.0 ➏, enquanto ascâmaras fotográficas ligam-se tanto a portas USB 1.1 ➋ ou 2.0➏.

Os discos rígidos externos, que precisam de transferirdados de e para o computador, ligam-se a uma porta USB2.0 ou uma porta FireWire ➐.

Os teclados e ratos ligam-se às portas PS/2 ➊ ou USB➋ ou➏ do computador. Pode comprar adaptadores USBpara PS/2 e vice-versa.

➎ O ecrã liga-se à porta VGA do seu PC.

 A maioria das impressoras ligam-se a uma porta USB ➋ ou ➏ que veio substituir a porta paralela ➌ usada nopassado. Pode comprar um adaptador de porta paralelapara USB que lhe permite ligar uma impressora com estetipo de ligação a uma porta USB.

  A maioria dos scanners ligam-se a uma porta USB ➋ ou➏.

 As colunas ligam-se à porta «line-out» da placa de som➍ do computador.

efectuar

as ligações

do computador

➊  PS/2. A maioria dos PCs têm duas portas PS/2, com cores dife-rentes para o teclado e para o rato.

➋  USB 1.1 (Universal Serial Bus 1.1) permite transferir dados a 12megabits por segundo. É adequada para impressoras, scanners,teclados e câmaras digitais.

➌  Paralela. Usada para ligar impressoras, esta porta pode ser utiliza-da para scanners antigos e algumas câmaras de computador.

➍  Placa de som. Uma «line-out» para as colunas, uma «line-in»para o hi-fi ou uma mesa de mistura, ou uma porta para o mi-crofone e, por vezes, uma porta para o joystick .

➎  A porta VGA serve para ligar o monitor.➏  USB 2.0 É uma evolução das USB 1.1 com o mesmo aspecto.

Permitem uma velocidade de transferência muito superior.Utilizada para discos rígidos ou gravadores externos e câmarasde vídeo digitais.

➐  FireWire. Estas portas são utilizadas para as câmaras de vídeodigitais e discos rígidos externos.

➑   Modem analógico. Ligue-o à linha telefónica para aceder à Net.➒  Ethernet. Estas portas são utilizadas para ligar um modem de

banda larga (normalmente de um serviço de acesso por cabo)ou para vários computadores em rede.

➋➏

➒ ➋➏

Page 5: deco_guia prático do computador

8/6/2019 deco_guia prático do computador

http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 5/16

5

 c o m p r e e n

 d e r  o  s e u  p c

Se leu Efectuar as ligações do computador , já sabe comoligar a nova impressora. Mas para que o novo  hardware funcione terá de instalar o seu driver .

o que é um driver?Um driver é um programa que permite ao Windows ououtro sistema operativo comunicar com os periféricos.O  driver  traduz os comandos do sistema para umalinguagem que os periféricos entendam, e vice-versa.

como instalar um driver?Todo o novo  hardware traz o seu  driver , normalmenteem CD. Quando ao inserir o CD lançar o assistente deinstalação, veja se o driver é compatível com a sua versãodo Windows. Se for o caso, o assistente encarregar-se-á doprocesso. Se não for, terá de consultar o sítio do fabricantepara descarregar da Net uma versão diferente.  Verifique se tem a referência exacta do seu hardware.Quando fizer o download de um  driver , grave-o numanova pasta e procure por um ficheiro “.exe”. Ao fazer umduplo clique no ficheiro, lançará automaticamente oassistente de instalação.

em alternativa

➔  Numa configuração clássica, clique Iniciar > Painel de Controlo > Adicionar hardware . Escolha o que quer instalar e cliqueDisco. Na próxima janela, escolha Procurar para localizar a pastapara onde fez o download . Uma vez nessa pasta, seleccione oficheiro .INS e clique OK .

quando actualizar um driver?Novos  drivers adicionam funcionalidades e resolvemproblemas com os periféricos. Se tem problemas ou nãoconsegue pôr a funcionar um dispositivo, consulte osítio na Net do seu fabricante para obter um  driver maisrecente. Este facto ocorre com mais frequência em grava-dores de CD ou DVD ou noutro hardware há algum tempoparado na prateleira da loja. Alguns drivers para perifé-ricos mais generalizados já estão incluídos no Windows,mas é sempre aconselhável usar o  driver do fabricante.Se não está interessado em novas funcionalidades e tudo

instalar os periféricos

www.driverguide.com

Uma base de dados de drivers completa com fórum.

www.totallydrivers.comDefinições e instruções claras, boa base de dados de drivers e fóruns.

www.drivermuseum.com

Um arquivo útil de drivers desactualizados que não recebemmais suporte do fabricante.

www.driverforum.com

Um sítio incontornável para quem tem dúvidas sobre drivers.

www.microsoft.com/downloads

Clique em drivers no painel da esquerda (Download Categories) para

entrar na página de driversda Microsoft.

para saber mais

corre na perfeição, não precisa de fazer o download . Se ofizer e a nova versão não funcionar, pode utilizar a recu-peração do driver anterior do Windows XP.

➔  Ligue-se como Administrador e clique Iniciar > Painel deControlo. Em “Seleccione uma categoria” (em vista por categoria),clique Desempenho e manutenção e depois Sistema (em “OuEscolha um ícone do Painel de Controlo”). Seleccione o separadorHardware e clique em Gestor de Dispositivos. Localize operiférico com problemas, clique no botão do rato do lado direito

e depois em Propriedades. No separador Controlador , clique emRecuperar controlador > Sim.

guia prático do computador

Page 6: deco_guia prático do computador

8/6/2019 deco_guia prático do computador

http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 6/16

➔ Utilize a caixa de diálogo Executar para

instalar manualmente o software.

➔ A ferramenta do Windows Adicionar

ou Remover Programas é uma boa maneira

de apagar software indesejado.6

 c o m p r e e n

 d e r  o  s e u  p c

O software vem incluído num CD ou é descarregado daNet. Em ambos os casos, precisa de ser “instalado” antesde poder usá-lo.

instalarO software incluído no CD instalar-se-á automaticamentequando o inserir, pela primeira vez, no leitor. Se nãoocorrer, terá de instalá-lo manualmente:

➔  Clique Iniciar > Executar > escreva d:/setup.exe (verifique quala letra do seu leitor. Se não for “d”, troque-a pela letra que aparece

em “O Meu Computador”).

Para instalar um programa descar-regado da Net, abra a pasta e cliqueduas vezes no ficheiro com a termi-nação “.exe”. Tal fará com que oassistente de instalação seja lançado.Se a pasta estiver comprimida, teráde descomprimi-la. Clique com obotão direito do rato sobre o ficheiroe no menu que se abre escolha Extrair todos..., depois clique em  Seguinte eConcluir  nas janelas que se abrem.Quando a instalação começar, teráde aceitar as condições e gravá-lopara a pasta Programas do disco C:,para que o programa surja no menuIniciar . Depois de seguir as instruções,é só clicar em Instalar e reiniciar o PC.Se algo correr mal, procure um ficheiroreadme.txt na pasta da instalação.

Na página onde fez o  download , pode consultar asPerguntas Frequentes.

removerRemover software não utilizado é uma boa ideia: quantomaior for o número de programas no seu PC, maior aprobabilidade de ocorrerem conflitos quando instalaralgo novo.Contudo, apagar uma pasta de programas não é aconse-lhável, dado que muitos dos seus ficheiros serão gravadosem locais obscuros. Se apagar um ficheiro partilhado

por outros programas, estes podem deixar de funcionar. Apagar programas de forma aleatória pode causar errosquando ligar o PC e comprometer futuras instalações.

Para evitar estes problemas, procure na pasta do programaum “desinstalador” (Uninstaller), ou seja, um programacriado pelo fabricante para localizar e remover ficheiros.Na falta de um “desinstalador”, use a ferramenta do Windows Adicionar ou Remover Programas.

➔  Clique Iniciar > Painel de Controlo > Adicionar ou Remover Programas. Seleccione o programa que quer remover, clique Alterar/Remover e siga as instruções.

Por vezes, nenhuma destas opções é suficiente. Sedescarregar muitos programas da Net, pondere usar umprograma para “desinstalar”, como o CleanSweep doNorton. Este tipo de programas localiza o que está insta-lado no seu PC e onde os ficheiros foram guardados paraque quando chegue a altura de os remover, o “desinsta-lador” saiba onde procurar.

instalar e remover software

conselhos

Feche todos os programas

antes de instalar

ou remover software.

Anote os números de série

no CD. Pode precisar deles

durante a instalação.

Se o número for rejeitado,

certifique-se de que não

confundiu o zero com a

letra O e experimente

omitir os espaços.

Page 7: deco_guia prático do computador

8/6/2019 deco_guia prático do computador

http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 7/16

7

 c o m p r e e n

 d e r  o  s e u  p c

Tire o máximo partido do Windows XP com as nossasmelhores dicas.

contas de utilizadoresSe houver vários utilizadores do mesmo PC, pode definircontas individuais. Assim, pode personalizar o ambientede trabalho e aceder aos ficheiros e pastas pessoais.

➔  Clique Iniciar > Painel de Controlo > Contas de Utilizadores.Seleccione Criar uma nova Conta, depois escreva o nome dapessoa e clique Seguinte. Atribua a essa conta um nível de acesso

– Administrador de computador ou Limitado - e clique Criar conta.

actualizações do windows Aumente a segurança do PC, através do download regularde actualizações do Windows ou com a funcionalidade do  XP de actualização automática. Para activá-la, ligue-secomo Administrador.

➔  Clique Iniciar > Painel de Controlo > Desempenho e Manutenção (se estiver em vista por categoria) > Sistema.Seleccione o separador das Actualizações automáticas e marquea opção Automático, que permite transferir automaticamente asactualizações recomendadas e instalá-las.

modo de segurançaQuando liga o PC no Modo de Segurança, aquele só carregao necessário para que o sistema operativo funcione. Paraimpedir que programas de “background ” interrompamferramentas de manutenção, como o ScanDisk, porexemplo, pode corrê-los em Modo de Segurança.

Para lançá-lo:

➔  Reinicie o PC e, enquanto reiniciar, clique na tecla F8 até queo menu das Opções Avançadas apareça. Seleccione Modo de Segurança e clique Enter.

Se não funcionar:

➔  Feche os programas. Clique Iniciar > Executar . Na caixade diálogo, escreva msconfig e clique OK . O utilitário

de configuração aparecerá. Clique no separador BOOT:INI, marquea opção Safeboot depois clique em OK . Clique Reiniciar .

Quando a operação terminar, repita o processo aocontrário para impedir que o PC se reinicie em Modode Segurança. Seleccione no separador Geral  a opção Arranque normal .

copiar um cd de músicaPara guardar CDs no seu PC, precisa de convertê-losnum formato de ficheiro como o Windows Media Audio

(WMA).

➔  Clique Iniciar > Todos os programas > Windows Media Player .Introduza o CD no leitor > Clique Ripar e depois em Localizar Informações do Álbum para fazer o download da Net dasinformações sobre as faixas. Escolha as faixas que pretendee clique em Ripar Músicas > Manter as definições actuaisde formato > OK .

gravar ficheiros num cdO Windows XP permite-lhe copiar ficheiros para um CD.

➔  Introduza um CD virgem no gravador. Clique Iniciar > O MeuComputador > depois escolha os ficheiros que quer copiar.No painel Tarefas de pastas e ficheiros. No lado esquerdo,seleccione Copiar este ficheiro. Na janela Copiar os Items,clique no seu gravador e seleccione Copiar . Clique em Gravar estes ficheiros no CD, utilize o assistente para dar um nomeao seu CD e clique Seguinte > Concluir .

utilizar o windows xp

guia prático do computador

Page 8: deco_guia prático do computador

8/6/2019 deco_guia prático do computador

http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 8/16

8

 c o m p r e e n

 d e r  o  s e u  p c

imagens digitais

Estes parâmetros não são uma ciência exacta. Os pixéisindicados são os valores máximos que precisa para umaboa impressão. Escolha o tamanho de papel mais apro-  ximado destes valores e a impressora encarrega-se deajustar a imagem.

qual a melhor resoluçãopara imagens que vou enviarpor correio electrónicoou pôr num sítio na net?   As imagens com a resolução adequada para serem

impressas são, na maioria dos casos, demasiado grandespara enviar por correio ou pôr na Net.Ficheiros pesados irão bloquear a caixa dos seus amigose demorar muito tempo a fazer o  download , sobretudoem ligações com modem. Dado que o ecrã mostra direc-tamente os pixéis, se digitalizar uma fotografia de 10x15cm a 72 ppi e depois enviá-la por correio a um amigo,a imagem aparecerá do mesmo tamanho que o original.O seu amigo não a poderá imprimir bem, mas terá rece-bido uma mensagem com um tamanho mais amigável.

como redimensionar as imagens?  As imagens podem ser redimensionadas na maioriados programas. Alguns, como o Microsoft Picture it!,permitem redimensioná-las automaticamente para enviarpor correio ou usar na Net. Grave uma cópia quando redi-mensionar a imagem. Se redimensionar o original, nãopode recuperar esses pixéis. Programas mais avançados,como o Paint Shop Pro, permitem-lhe maior controlo.Na janela Redimensionar, reduza a resolução de 300 para72 ppi.

Quando tira uma fotografia ou digitaliza uma imagem,a câmara ou o  scanner grava o que vê como pixéis ouelementos da imagem. Quanto maior o número de pixéispor unidade, maior é o detalhe e melhor a qualidade.

quantos pixéis?Se os pixéis são visíveis numa fotografia impressa, fazendocom que a imagem pareça mal definida, a sua resolução(medida em pixéis por polegada, ppi) é muito baixa.Dado que não pode adicionar pixéis a uma foto depoisde ser capturada, deve imprimi-la num tamanho menor.

 Assim, a resolução é aumentada.

qual a melhor resoluçãopara imprimir fotografiasde boa qualidade? As imagens precisam de uma resolução entre 200 e 300ppi para serem impressas com qualidade numa impres-sora de jacto de tinta (a resolução de uma impressora nãoé o mesmo que a resolução da imagem). O olho humanonão consegue ver melhorias quando a resolução é supe-rior a 300 ppi. Primeiro, verifique o tamanho das imagensem pixéis. No Windows XP, visualize a sua imagem emminiatura (thumbnail ). Apresentamos-lhe um guia como número de pixéis necessários para imprimir imagenscom a melhor qualidade (300 ppi).

➔  Impressão 10x15 polegadas1200 x 1800 pixéis

➔  Impressão 15x20 polegadas1800 x 2400 pixéis

➔  Impressão 20x30 polegadas

2400 x 3600 pixéis➔  Impressão 25x38 polegadas

3000 x 4500 pixéis

Page 9: deco_guia prático do computador

8/6/2019 deco_guia prático do computador

http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 9/16

9

 p r o t e g e r  o  s e u  p c

se o pc foi infectadoMesmo com actualizações regulares, haverá um inter- valo de tempo entre a última actualização e o momentoem que o vírus é lançado. Se um vírus consegue entrarno PC, as ferramentas de limpeza e reparação dosoftware irão removê-lo e tentar reparar os danos.Se falharem, tente com as ferramentas de remoção on-line gratuitas (http://securityresponse.symantec.com/avcentere www.pcseguro.pt). Se o vírus o impedir de ligar-se à Net, utilize oPC de um amigo em busca da solução. Copie a ferramentade remoção do vírus para um CD ou para um dispositivode armazenamento de dados.

Se o PC não arranca, reinicie-o com o CD de recuperação(fornecido com o PC) ou em Modo de Segurança.

não tem programa?Se suspeita que o PC foi infectado com um vírus e nãotem  software antivírus, não entre em pânico. Um bomprograma analisa o PC durante a instalação e isola o  vírus ou repara os danos. Alguns fabricantes disponibi-lizam ferramentas gratuitas on-line (www.symantec.com/securitycheck e http://www.pandasoftware.com/activescan/pt/activescan_principal.htm).

programas antivírus

Um bom programa pode impedir que uma sériede vírus e worms indesejáveis infectem o seu PC.Para funcionar em boas condições, o  software precisa de ser actualizado todas as semanas.O  software examina o PC em busca de vírus eoutro software malicioso de duas formas.

➔   Análise em tempo real: funciona automati-camente em background , examinando cadaficheiro, programa e mensagem, e intercep-tando tudo o que é suspeito.

➔  Análise a pedido: examina a seu pedido umapasta ou ficheiro, ou a totalidade dos dados dodisco rígido.

actualize regularmente  Ambas as formas de análise comparam o que encon-tram com uma lista de “definições” de vírus. Actualize o

 software pelo menos uma vez por semana. A maioria dosprogramas mais conhecidos faz as actualizações automa-ticamente quando se liga à Net. Porém, se está a usar um

 software gratuito, como o AntiVir (www.free-av.com), teráde fazer as actualizações manualmente.

análise a pedido  A análise a pedido é mais completa, pelo que é impor-tante fazê-lo de forma regular, de preferência todas assemanas.

➔  No AntiVir, seleccione as pastas que deseja examinar ou  My Computer para examinar todas as pastas. De seguida, cliquesobre a lupa para iniciar a análise.

Também pode programar uma análise completa, todas assemanas, usando o AntiVir.

➔  Clique no ícone do Calendário > Insert > Schedule. Seleccionea frequência com que deseja que a análise seja feita, atribua umnome à configuração e clique OK.

guia prático do computador

Page 10: deco_guia prático do computador

8/6/2019 deco_guia prático do computador

http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 10/16

10

 p r o t e g e r  o  s e u  p c

utilizando a firewall

Os piratas podem tentar aceder ao seu PC para roubarsenhas, informações do cartão de crédito ou controlar oPC e atacar um sítio na Net de forma remota. Para protegero PC dum ataque deste tipo, precisa de uma firewall .

o que é uma firewall?É um  software que se coloca entre o seu PC e a Net,controlando o que entra e sai segundo certas regras.Pode personalizá-las consoante os programas aos quaispermitirá o acesso à Net. O Zone Alarm (www.zonelabs.com)é um  software de referência e existe em duas versões:

Zone Alarm e Zone Alarm PRO. A primeira é totalmentegratuita, mas mais limitada.

configurar o zone alarm➔  Instale a Zone Alarm. Depois escolha se pretende que

esta o alerte sempre que bloqueia o tráfego da Net. Apenas é útil ver os items sobre a actividade de piratas.

➔  Personalize a lista do que permitirá que entre e saia doseu PC.

➔ Para adicionar um programa à lista da Zone Alarm, clique noProgram Control > Add e selecione o ficheiro nomedo- programa.exe.

Quando terminar, pode fazer mais alterações clicando noícone Zone Alarm na barra de tarefas do Windows.

Existem dois botões importantes no cimo da janela. Cliqueno botão vermelho com a indicação  STOP  para bloqueartodo o acesso à Net em caso de urgência. O botão da direita(ícone de um cadeado) bloqueia qualquer programa queesteja a usar a Net excepto os autorizados.

interpretar os alertas  A Zone Alarm irá avisá-lo do que está a entrar e a sairdo seu PC. Por vezes, terá de decidir se o tráfego deve serautorizado. Se não reconhecer o programa que está atentar aceder à Internet:

➔  Clique no botão More Info para conselhos sobre os programascom razões para aceder à Net.

Se esta opção não ajudar:

➔  Clique duas vezes no programa em alerta para ver onde está loca-lizado. Se estiver localizado na pasta do antivírus, por exemplo, afonte é segura e pode permitir o acesso sem restrições.

firewall

perguntas & respostas

preciso de um programa antivírus

e de uma firewall?

Sim. Apesar de a firewall ser concebida para impedir quereceba dados de fontes não seguras, não verifica se osficheiros que chegam contêm vírus.

a firewall integrada no windows xp

é eficaz?

Como o Windows XP só vigia o “tráfego” que entra, nãoé tão completo como as  firewall pessoais. Por exemplo,a Zone Alarm verifica também o tráfego que sai. Isto éimportante, pois se um Trojan ultrapassar as defesas docomputador, a Zone Alarm irá impedir que ele envie infor-mações guardadas no seu PC, algo que o Windows XP nãofaria. É sempre preferível ter a firewall do Windows XP doque não ter nenhuma.

Page 11: deco_guia prático do computador

8/6/2019 deco_guia prático do computador

http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 11/16

11

 p r o t e g e r  o  s e u  p c

É fácil perder informação importante devido a um cortede energia ou a uma falha no disco rígido. Logo, fazer obackup (cópia de segurança dos ficheiros) deve ser umaparte importante da manutenção do seu PC.

fazer backup do quê?Pode optar por fazer backup total do sistema, apenas deuma selecção de ficheiros (extractos do banco, fotogra-fias, software “descarregado”, ficheiros pessoais, lista decontactos e favoritos), ou a tudo o que foi alterado desdea última vez que fez um backup.

frequênciaSe utiliza o PC todos os dias e a informação que guarda éimportante, faça um backup total uma vez por semana.Se não utiliza muito o PC, pode fazer cópias com menosfrequência. Qualquer que seja a frequência, respeite-a sempre. Se em 52 semanas esquecer-se de fazê-lo emapenas uma, nessa semana algo poderá correr mal.

onde guardar o backup?Os CDs regraváveis e os DVDs são baratos e úteis. Precisade um gravador e de discos suficientes para guardar osdados. Tenha três conjuntos de discos regraváveis e váalternando-os para que tenha sempre mais do que umacópia. Guarde um dos conjuntos longe do PC para umasegurança reforçada. Em alternativa, um disco rígidoexterno tem espaço suficiente para guardar uma cópia dosistema e pode guardá-lo para maior segurança.

softwareUma maneira de fazer o backup é transferir ficheiros

para um segundo disco rígido. É fácil, não requer muitoesforço e não precisa de software suplementar. Para uma

solução automatizada, considere acompra de um software de backup,como o WinBackup (www.backup-software.org).

windows backup

Em alternativa, pode usar o assis-tente Windows Backup. Não veminstalado de origem com o Windows XP Home, mas se tiver o CD do XP,pode instalá-lo.

➔  Insira o CD e seleccione a pasta Value-add > msft  > Ntbackup. Clique duasvezes no ficheiro ntbackup.msi paralançar o assistente de instalação.

Para lançar o assistente:

➔  Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentasde Sistema > Backup. Escolha Fazer Backup dos Ficheiros eConfigurações e clique Seguinte. Em O que quer Seleccionar  para Fazer um Backup, seleccione Eu Selecciono... clique em Seguinte e marque os ficheiros e pastas para fazer o Backup.

  Atribua um nome ao backup e escolha onde desejaguardá-lo.

➔  Clique Opções Avançadas e escolha Parcial do menu com listae clique Seguinte. Agora, defina a hora a que deseja o backup,clicando em Mais Tarde e depois em Definir Calendário.Quando acabar, clique Seguinte, atribua uma senha ao seu

ficheiro e clique Terminar .

➔ O assistente de backup permite

que escolha de quantos ficheiros

quer fazer uma cópia de segurança

e com que frequência. Para dormir

descansado, faça-o regularmente.

princípios básicos do backup

conselho 

Se utiliza um software de

backup, é importante

familiarizar-se com o modo

para recuperar os seus

ficheiros se algo correr mal.

Os backups parciais são mais

difíceis de recuperar do que

simples cópias, dado que

tem de substituir ficheiros

de várias sessões de backup.

Por isso, é aconselhável

fazer um teste antes de

passar à prática.

guia prático do computador

Page 12: deco_guia prático do computador

8/6/2019 deco_guia prático do computador

http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 12/16

12

 c o n s e l h o s  e  t r u q u e s  p a

 r a  a  i n t e r n e t

 Assuma o controlo da caixa de correio para criar e enviarmensagens a partir do Outlook Express

princípios básicosObter um endereço de correio electrónico é fácil: precisa deum PC, um modem e um Fornecedor de Acesso à Internet.O seu endereço depende do “domínio” do seu fornecedor.Por exemplo, com a Netcabo, o seu endereço seria joao.

[email protected]. Todos os endereços com esta termi-nação chegam ao servidor da Netcabo (um computadorque guarda correio electrónico), que reencaminha para oseu PC quando você verifica se tem novas mensagens.

criar uma nova contaPara criar uma nova conta de correio, precisa destas infor-mações do seu ISP:➔ O tipo de servidor de correio que utiliza – POP3 (a

maioria das contas), HTTP (como o Hotmail), ouIMAP.

➔ O nome do servidor de correio que envia e recebe.➔ O nome da conta e a senha.

➔ Clique Ferramentas > Contas > Adicionar > Correio, para abriro Assistente de Ligação à Internet . Na janela O seu nome,escreva o seu nome como deseja que apareça no correioelectrónico e clique Seguinte.

➔ Na janela Endereço de correio electrónico da Internet , escrevao seu endereço de correio electrónico e clique Seguinte.

➔ Na janela de Nomes de servidores de correio electrónico,

preencha as informações sobre o seu ISP e clique Seguinte.➔ Na janela Início de sessão no correio da Internet , escreva o nome

da sua conta e senha. Depois clique Seguinte> Concluir .

➔ Criar uma conta de correio electrónico

pode ser feito em poucos minutos se tiver

todas as informações do seu fornecedor

de acesso à mão.

correio electrónico

anexosUm anexo é qualquer coisa suplementar (fotografias, porexemplo) que quer enviar na sua mensagem. Para enviarum anexo:

➔ Na sua mensagem, clique no botão Anexar. Seleccione o ficheiroque quer adicionar e clique Anexar > Enviar .

Não pode juntar qualquer coisa à mensagem. Precisade se certificar que o destinatário da mensagem tem oprograma correcto para abrir o ficheiro.

adicionar uma assinaturaPara criar uma assinatura automática:

➔ Clique Ferramentas > Opções > Separador Assinaturas >Novo. Escreva a sua assinatura preferida para as mensagensna caixa correspondente.

Quando criar uma nova mensagem, clique Inserir do menuprincipal e seleccione a assinatura que deseja acrescentar.

livro de endereçosPara adicionar endereços à sua lista de contactos:

➔ Clique em Ferramentas > Livro de endereços > Novo.Seleccione Novo Contacto e insira o nome da pessoa e outrasinformações.

Para criar grupos de contactos:

➔ Clique Ferramentas > Livro de Endereços > Novo > Novo 

Grupo. Depois, escreva o nome que quer atribuir ao seu grupo.Arraste todos os contactos dos seus amigos para dentro destenovo grupo.

Page 13: deco_guia prático do computador

8/6/2019 deco_guia prático do computador

http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 13/16

13

 c o n s e l h o s  e  t r u q u e s  p a

 r a  a  i n t e r n e t

ajuda para problemasEvite telefonar para uma linha de assistência cara oupagar a um especialista para encontrar respostas para osseus problemas na Net. Problemas com computadores sãobastante comuns: o mais provável é que alguém tenhatido um problema idêntico e até colocou a sua soluçãoon-line. Tudo o tem de fazer é procurá-la. Anote asmensagens de erro e pesquise por elas.

➔ Seleccione o texto e pressione em simultâneo as teclas Ctrl +C (para copiar). Agora, abra um novo documento Word ou um

motor de busca como o Google (www.google.pt) e pressione aomesmo tempo as teclas Ctrl + V (para colar).

Os sítios na Net dos fabricantes sãoum bom ponto de partida, masseja cauteloso. Por exemplo, seinstalou um novo software mesmoantes de o problema ter aparecido,procure primeiro a página daempresa que criou esse produto enão a empresa do  software ou doprograma que não funciona mais.Certamente encontrará uma listade FAQs (  Frequently Asked Ques-

tions – Perguntas Frequentes) e os drivers mais recentes para fazer o download . Ainda pode tentar encontrar a solução em fóruns on-line ou “newsgroups” (sítios na Net onde pode ler e comentarmensagens de outras pessoas).

dicas para pesquisar on-line

Pesquisar na Net pode ser como procurar uma agulhanum palheiro. Mas a chave para obter respostas é procuraras ferramentas certas com as palavras-chave certas.

ferramentas correctasMotores de busca generalistas, como o www.google.pt,permitem-lhe pesquisar biliões de páginas num instante.Mas, para encontrar aquilo que procura, terá de usartermos de pesquisa específicos.

Directórios de pesquisa como o que existe no motor de

busca Yahoo (www.yahoo.com) são compilados por espe-cialistas. Não são tão abrangentes como um motor debusca, mas são úteis se estiver disposto a navegar.

Para a pesquisa na Web portuguesa, os motores de buscaSapo (www.sapo.pt) e Tumba (www.tumba.pt) são os maisindicados. Pode ainda usar motores de busca interna-cionais como o Google (www.google.pt) e o Altavista (pt.altavista.com) que permitem limitar a procura à Webnacional.

palavras certas  As palavras-chave mais adequadas ganham a forma derespostas em vez de perguntas. Em vez de escrever “Qualé a altitude do Monte Evereste?”, experimente “altitudeMonte Evereste”. Se obtiver muitos resultados, seja maisespecífico ou use a Pesquisa Avançada.

  Alguns permitem utilizar expressões boleanas, usandotermos como: AND (E), OR (OU), NOT (NÃO). Assim,a expressão: “teatro E Lisboa” permite procurar docu-

mentos com ambas as palavras.

conselho 

Não desista. Pode ter

de pesquisar num motor

de busca por muitas

palavras-chave e entrar

em dezenas de páginas

até encontrar aquilo

que procura.

guia prático do computador

Page 14: deco_guia prático do computador

8/6/2019 deco_guia prático do computador

http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 14/16

14

 c o n s e l h o s  e  t r u q u e s  p a

 r a  a  i n t e r n e t

os melhores shareware

Software Open Office ➔ www.openoffice.org

Programa de Navegação Firefox e software de correio electrónicoThunderbird➔ www.mozilla.org

Programa de Navegação Opera ➔ www.opera.com

Programa de correio electrónico Eudora ➔ www.eudora.com

Programa de correio electrónico Mutt ➔ www.mutt.org

Programa de correio electrónico The Bat ➔ www.ritlabs.com

ferramentas de pesquisa

All the web ➔ www.alltheweb.com

Altavista➔ http://pt.altavista.com

Google ➔ www.google.pt

Índice dos Bibliotecários na Internet ➔ http://lii.org

Sapo ➔ www.sapo.pt

Tendencia ➔ www.tendencia.net

Tumba ➔ www.tumba.pt

Yahoo! ➔ br.yahoo.com

software de segurança

Adaware ➔ www.lavasoft.de

McAfee Internet Security ➔ www.macafee.com

MS updates ➔ http://update.microsoft.com/ 

Norton Internet Security ➔ www.symantec.com

Panda Software ➔ www.pcseguro.pt

Pretty Good Privacy ➔ www.pgp.com

Zone Alarm ➔ www.zonelabs.com

assistência técnica

Computer Hope ➔ www.computerhope.com

Dicionário on-line gratuito de informática➔ http://foldoc.doc.ic.ac.uk/foldoc/ 

Arquivos de FAQs na Internet ➔ www.faqs.org/faqs

Ajuda e Suporte MS ➔ http://support.microsoft.com

glossário

sítios úteis na internet  Acesso analógico. Uma ligação à Net mais lenta pela

linha telefónica normal.

 Administrador. Um tipo de “conta de utilizador”que permite fazer mudanças no Windows XP e no PC.

 Assistente. Um programa que o ajuda a realizar tarefas.

 Backup. Uma cópia de segurança de ficheirosou programas.

Banda Larga. Uma maneira rápida de se ligar à Net.

CD de recuperação. Um disco que volta a instalaro seu sistema operativo a partir do zero.

Compatível. Sistemas diferentes que podem funcionarem conjunto.

Compressão. Um método para diminuir o tamanhodos ficheiros, conhecido como “zippar”.

Conta de utilizador. Uma maneira de permitir queas pessoas tenham Ambientes de trabalho individuaismesmo que partilhem o mesmo PC.

Descompressão (Unzip). Processo de descompressãode um ficheiro comprimido para que consiga abri-lo.

Disco rígido. A memória de longo prazo do seucomputador.

Domínio. Um nome, como microsoft.com, comum

a várias páginas na Net.

Driver. Um software que permite a comunicação entreo seu sistema operativo e periféricos como as impressoras.

Ethernet. Uma maneira de ligar computadorese periféricos em rede.

FAQ – Frequently Asked Questions (PerguntasFrequentes). Uma página na Net que respondea perguntas frequentes.

Page 15: deco_guia prático do computador

8/6/2019 deco_guia prático do computador

http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 15/16

15

 g l o s s  á r i o

 Firewall . Monitoriza os ficheiros que entram e saemdo

PC de forma a impedir ataques de piratas informáticose a instalação de software malicioso.

Formatar. O processo pelo qual um dispositivode armazenamento como o disco rígido é “apagado”.

Gravador. Um dispositivo do PC que lhe permite copiarficheiros para CD ou DVD.

Ícone. Pequena imagem que representa um ficheiroou uma acção.

Internet. Uma rede global que liga milhõesde computadores.

ISP – Fornecedor de Acesso à Internet. Umaempresa que fornece o acesso à Net, permitindo-lhenavegar nas páginas e enviar ou receber mensagens.

Ligação paralela. Uma porta utilizada para ligarimpressoras, substituída já, na maioria dos casos, pelaUSB.

 Modem. Um dispositivo que transfere dados atravésda linha telefónica ou do cabo. Precisa de um destesdispositivos para se ligar à Net.

Modo de segurança. Carregamento do mínimoindispensável do sistema operativo para diagnosticare resolver problemas. Motor de busca. Um sítio que procura páginas sobre

um determinado tema.

Periféricos. Dispositivos como impressoras e scanners que se ligam ao PC.

Pirata informático. Uma pessoa que acedea computadores para roubar informações ou causarproblemas.

Pixel. Um elemento da imagem, a unidade base de umaimagem digital.

Placa de som. Componente do computador

que controla o som.

Placa gráfica. Componente responsável pela visualização de imagens no ecrã.

Porta. Uma ranhura no seu computador onde ligaos periféricos.

Programa de navegação. Um programa que lhepermite visualizar páginas na Net.

RAM. A memória a curto prazo do seu computador.

Rede. Um grupo de computadores ligados entre eles.

Registo de sistema. Uma base de dados que guardao histórico dos programas instalados no seu PC.

 Scanner . Dispositivo que se liga ao seu computadorpara criar cópias digitais de imagens.

Service Pack 2. Uma actualização importante do Windows XP que resolve muitos problemas de segurança.

Servidor. Um computador que gere os recursos de rede.O seu servidor ISP de correio electrónico faz-lhe chegaras mensagens destinadas a si e reencaminha aquelasque você envia.

Sistema operativo. O programa que controla todoo seu computador.

Trojan. Um programa destrutivo que se disfarça comoalgo benigno e útil.

 Vírus. Um programa malicioso que se copia a si como objectivo de se propagar.

Worm. Um ficheiro que realiza cópias exactas de sicom o objectivo de se propagar via correio electrónico,Internet, etc.

guia prático do computador

Page 16: deco_guia prático do computador

8/6/2019 deco_guia prático do computador

http://slidepdf.com/reader/full/decoguia-pratico-do-computador 16/16