DEB Preparacao Para Avaliacao

download DEB Preparacao Para Avaliacao

of 3

Transcript of DEB Preparacao Para Avaliacao

  • 8/18/2019 DEB Preparacao Para Avaliacao

    1/3

  • 8/18/2019 DEB Preparacao Para Avaliacao

    2/3

    Ao mesmo tempo dever"o ad!uirir bases !ue lhes possibilitem o ingresso na vida produtiva &3ei 4)*, do@%E #. 

    . (ene5ciários da arte didáctica8 &Comenio4,8=

    a Dela interessa aos  pais !ue at$ a!ui ignoravam o !ue deveriam esperar dos seus %lhos.

    &ontratavam preceptores, pediam'lhes e acarinhavam'nos com presentes(!uase sempre em v"o(conduido o m$todo didáctico a uma certea infalível será impossível(n"o obter sempre o efeitoesperado.

    " Interessa aos professores a maior parte dos !uais ignorava completamente a arte de ensinar,!uerendo cumprir o seu dever gastavam'se, (esgotavam as forças ou ent"o mudavam de m$todo,tentando, ora com este ora com a!uele(sem sucessos desejados.)  

    c Interessa aos estudantes, por!ue poder"o, sem di%culdades, (sem gritos e sem pancadas(serconduidos para os altos cumes do saber.)  

    d * Interessa às escolas, por!ue, corrigido o m$todo, poder"o, n"o s+ conservar'se sempre pr+sperasmas ser aumentadas at$ ao in%nito(verdadeiramente ser"o casas de divertimento para as crianças,casas de delícias e de atracçes.)  

    e * Interessa aos Estados,(o fundamento de todo o estado $ a educaç"o dos jovens(as videiras !uen"o s"o bem cultivadas nunca produem bom fruto.)  

    6. +ressupostos /erais7 (oa aula )O*,NIO1389:8;udo o #ue deve aprender-se deve ser organizado em 7unção das idades. Para cada etapa etária 5á umcontedo correspondente. Gá coisas #ue a criança não deve ouvir antes de uma dada idade.

    9. O que é uma BOA AULA? ? a#uela #ue garante a aprendizagem de saberes s+lidos, seguros e aplicáveis -&onsistência, bjectividade

    realismo#. -&/012,3456# 

    1;. +RIN)>+IO +ARA U*A (OA AU?A37 ' Princípio *do concreto para o a"stracto)8 o professor deve partir do concreto, do visível - visualiar# paraabstracto#9;Dos o!"ectos para as de#ni$%es&. 57 ' Princípio 9o pr60imo para o distante), -partir das e:periências da criança, de coisas conhecidas dacriança, das vivências para o desconhecido#. Do con'ecido para as no(as coisas&.

    )). *ompet+ncias docentes -&/012,3456#.  professor tem !ue ser perito * e:pert) na área de ensinar37 '

  • 8/18/2019 DEB Preparacao Para Avaliacao

    3/3

    1B. )onceitos= +'A= - A palavra P.E.A. desdo"ra-se em seguintes8+ +rocesso. Por#ue dinFmico activo criativo produtivo recreativo cr$tico e essencialmente inovador.

    ' 'nsino. Por#ue e uma actividade em #ue o pedagogo numa instituição proporciona intencionalmente ede 7orma organizada e sistemática aprendizagens ao aluno numa mediação e interacção.

     >rata-se de manipulação dos motivos ou incentivação pelas #uais se 7az com #ue algum aprenda aaprender.

    A Aprendi%a$em. I Actividade mais ou menos duradoira de assimilação e#uili"ração e acomodação docon5ecimento. ? um processo individual de interacções com o meio onde os novos comportamentos são

    ad#uiridos e os vel5os são modi/cados.

    1C. InterEenientes do +'Este processo envolve vários intervenientes #ue na "ase de uma interacção per7azem um circuito 7ec5ado eactivo tendo como centro o aluno8

    O pro!essor I como mediador, facilitador, orientador, intermediário, estimulador(do processo; O aluno I como o sujeito da aprendiagem, o centro das atençes, o indivíduo em desenvolvimento,

    futuro personalidadeD; O conteúdo @ $ a mat$ria da aprendiagem, $ o legado s+cio'cultural da humanidade, s"o os valores

    o testemunho a ser transmitido ao novo membro da sociedade; Os obFectiEos I s"o os %ns pretendidos - aceite pela sociedade#, $ a meta, s"o as competências !u

    o aluno deve dominar e demonstrar na prática no %m das aprendiagens; Os mGtodos I as estrat$gias, os caminhos !ue devem ser usados pelo professor para chegar aos

    objectivos, as maneiras como devem ser conduidas as aprendiagens por forma a serem alcançadosos %ns;

    Os meios I s"o os recursos físicos e materiais, os instrumentos, todos os apoios usados pelo professo para demonstrar e visualiar as aprendiagens. 

    1. O +ro!essorO Pro7essor interventivo e as #ualidades #ue deve possuir para garantir sucesso do PEA8

    Psicologo; Pedagogo; Organizado; 9emocrático; Plani/cado; 9inFmico;

    Bom gestor; &tempoD; Estimulador; &de todo o processo Jnteractivo; Personalidade per7eita;Entusiasmado;

    Perseverante; Kusto; :orte; &no sentido de dominar a turma; Casto; &sem maculas v$ciosCompetente; Estudioso; &pes#uisador ensina por#ue aprende ; Comunicativo; Encora2ador;:le0$vel; Bom monitor; >olerante; EtcD.

    Nota: @er pro7essor não sa"er muito ser capaz de 7azer com #ue os outros aprendam.

    O pro7essor ensina a aprender e não con5ecimentos ensina como c5egar ao con5ecimento.

    Ele o nico responsável pelo sucesso no PEA. Huist;48,LL= 

    O A?UNO O Hue deEe ser ? o su2eito do processo tem #ue ser8

    !otivado; Animado; Mivo; Curioso; Jnterrogativo; Cora2oso; Criativo;

    Empreendedor; Produtivo; Perseverante.

    O aluno tem #ue sa"er antes #ue ele #uem está sendo a2udado a aprender.