dansul 2010 / programa

16
dansul dança para a comunidade no sudeste alentejano 2010 2011 |

description

Agenda de divulgação do projeto dansul para 2010.

Transcript of dansul 2010 / programa

Page 1: dansul 2010 / programa

dansuldança para a comunidade no sudeste alentejano

2010 2011|

Page 2: dansul 2010 / programa

dansul movimentos da terra | espectáculos movimentos da terra | oficinas e laboratório NuMeio | espectáculosFilipa Francisco | oficinas e conferência formação regular de dança Informação e sensibilização de públicoscontactos produção, apoios e agradecimentos calendário

03 04 06 08 10 12 13

14 15

Page 3: dansul 2010 / programa

Num programa articulado de formação, criação e programação, dansul promove de Outubro 2010 a Junho 2011 aulas regulares de dança, uma conferência e oficinas pontuais, além de espectáculos da companhia dansul e de uma artista convidada.

Escolhemos como temática desta edição rever e repensar na sociedade actual as tradições relativas às relações humanas e às referências culturais ou naturais da região. Para o fazer elegemos a dança-teatro como género artístico dos espectáculos apresentados e a possibilidade de relacionar o imaginário popular e os novos media. dansul acontece em parceria com as autarquias de Mértola, Castro Verde e Aljustrel, envolvendo apoios de outras entidades públicas ou privadas em cada concelho. A produção é feita pela Associação em Mértola para Desenvolver e Animar (AMDA).São a disponibilidade e interesse de cada entidade, a familiaridade do público com a dança contemporânea e a dimensão da nossa equipa, que definem um programa particular em cada sítio. Apesar das diferenças no volume e distribuição das actividades, todos os parceiros e participantes contribuem para desenvolver um projecto único e colectivo, partilhando dos seus objectivos. dansul deseja integrar a dança contemporânea na oferta dos recintos culturais da região; enfatizar o papel da arte na educação; estimular o desenvolvimento profissional; dinamizar a comunidade que habita no baixo alentejo; criar relações marcantes entre os artistas visitantes e as localidades que os acolhem; e assim gerar sinergias entre público, alunos, instituições e equipas de trabalho, que proporcionem experiências enriquecedoras e perspectivas de futuro. Na primeira edição de 2008/2009 realizada em Mértola, Beja e Castro Verde, destacaram-se a qualidade das propostas, as parcerias e apoios de entidades públicas e privadas, o bom funcionamento de equipas, a sensibilização de novos públicos e a cobertura da comunicação social regional.

equipa geral dansul Concepção e direcção artística e de produção: Paula Varanda / Coordenação da formação regular: Joana Cavaco / Coordenação das acções de sensibilização: Patrícia Cavaco / Direcção de produção e comunicação: Joana Vieira / Secretariado: Rita Castilho / Vídeo promocional: João Pinto / Música para divulgação: Anthony John / Criação gráfica e página web: Jorge Branco (biografias em www.dansul.net/equipa)

dansul

3

Page 4: dansul 2010 / programa

Cine-Teatro Marques Duque, Mértola

Cine-Teatro Municipal, Castro Verde

Cine-Teatro Oriental, Aljustrel

20 e 21 de Fevereiro | domingo 17h00, segunda 14h00

25 de Fevereiro | 14h00 e 21h30

15 de Março | 14h00

Sinopse

Companhia Dansul

Ficha técnica

É um espectáculo de dança-teatro que resulta de uma pesquisa sobre aspectos culturais do concelho de Mértola e região circundante, feita através de conversas com habitantes, recolha de lendas e contos da tradição oral, ou outros textos científicos, literários ou informativos. Criou-se uma história original sobre três crianças de “tempos que já lá vão”, que uma vez saindo da aldeia, foram apanhadas por um gigante. Mas uma moira encantada salvou-as e deu-lhes três presentes para o seu futuro. Com voz, movimento, vídeo, música e alguns objectos, vamos contar a história do Cipriano que foi para longe aprender as ciências pesqueiras; do Toy que ficou tecelão e guarda as histórias do seu povo; e das aventuras de Tília a pastora, que tinha o poder mágico da transformação e se enleou num 'romãnce' com o príncipe jardineiro.

Público alvo

É uma convergência invulgar de pessoas na vila de Mértola, com as diferentes experiências necessárias para criar um espectáculo de dança. Com uma dimensão local no processo de criação, juntando profissionais e amadores, residentes ou migrantes, o trabalho realizado é promovido também nos concelhos próximos para alcançar visibilidade a nível regional. Após a estreia de Diz que Dançam em 2008, esta é a segunda peça da companhia. Paula Varanda, que junta o grupo, é mestre em Coreografia e Artes do Espectáculo pela Middlesex University e tem um percurso profissional amplo, dedicado à produção, criação, reflexão e formação em dança contemporânea.

Direcção, coreografia, história e narração: Vídeo:Bailarinas e co-criadoras: Assistente de ensaios: Luminotecnia:

Engenharia de som: Bailarinas em vídeo:| biografias em

www.dansul.net/equipa

Paula Varanda Anthony John Helena Inverno Joana Cavaco e Ana Fabião Joana Cavaco José

Palma André Neto Sílvia Alexandre, Paula Bento, Cristina Cardoso, Inês Carrapato, Joana Cavaco, Patrícia Cavaco, Ana Fabião, Ana Lúcia Miguel, Margarida Rego

Espectáculo para as escolas do 1º ciclo e público em geral: crianças maiores de cinco anos, jovens e adultos. As apresentações são seguidas de conversa informal com os artistas.

Música:

4

MOVIMENTOS DA TERRA (nova criação)

Companhia dansul coreografia Paula Varanda

Espectáculos

Page 5: dansul 2010 / programa
Page 6: dansul 2010 / programa

Escolas de Mina de São Domingos, Santana de Cambas, Penilhos, São Miguel do Pinheiro, Algodor e Mértola

Escolas de Casével, Santa Bárbara de Padrões e Castro Verde

Oficinas de formação e animação cultural, Aljustrel1Livraria Vemos Ouvimos e Lemos, Serpa

14 a 18 de Fevereiro

23 e 24 de Fevereiro

1 e 14 de Março

4 e 5 de Junho

SinopseCriámos a oficina para chegar a lugares mais remotos e distantes do teatro, para explorar criativamente o conteúdo do espectáculo numa prática formativa e para discutir algumas questões históricas, culturais e ambientais. Numa sessão única as crianças e professores participam activamente para conhecerem de perto os sons, os movimentos e as ideias da história e fazerem desenhos ilustrativos dos lugares imaginados onde ela acontece. É com a sua ajuda que a história é contada e em algumas partes interpretada.

6

Sinopse

Ficha técnica

Num espaço de pesquisa e experimentação criativas, o material gerado pela companhia nos teatros e pelas crianças nas oficinas e recolhido em gravações, será remisturado em computadores, dando origem a novas e pequenas danças digitais para publicação na página web do dansul. Esta aproximação permitirá descobrir uma forma original e lúdica da dança se exprimir através do computador, a ferramenta mais célebre dos nossos tempos para comunicação e aprendizagem. O laboratório constitui ainda trabalho de campo para estudos académicos de doutoramento e licenciatura, actualmente desenvolvidos pelos seus formadores.

Formadoras oficina:Formadores laboratório:

Paula Varanda, Joana Cavaco, Patrícia Cavaco e Ana Fabião Paula Varanda e Jorge Branco

Oficinas: Para alunos do 1º ciclo e professores (Mértola, Castro Verde e Aljustrel) e crianças dos 6 aos 10 anos (Serpa) Laboratório: Para jovens a partir dos 14 anos

Público alvo

Oficinas | oralidades em movimento

Espaço Jovem, Mina de São Domingos e MértolaJunho

Laboratório | danças para a Web

MOVIMENTOS DA TERRA

Page 7: dansul 2010 / programa
Page 8: dansul 2010 / programa

Cine-Teatro Municipal, Castro Verde

Cine-Teatro Marques Duque, Mértola27 e 28 de Março | domingo 17h00, segunda 10h30

3 e 4 de Abril | domingo 17h00, segunda 10h30

Sinopse

Filipa Francisco

Bruno Cochat

Ficha técnica

Juntando movimento, palavra e canção esta peça faz a caricatura da relação de um casal tipicamente português que se refugia no fado e no ‘maldizer’. O Homem - Firmino - demarca um território no meio do palco de onde as duas personagens não podem sair. A Mulher - Mila - tenta obsessivamente trepar, agarrar, sufocar este ‘homem-montanha’. O diálogo entre as personagens é como uma novela, cheio de lugares comuns, de palavras que explicam encontros e desencontros, de risos estridentes e de cânticos de igreja transformados em opereta. Os actores-bailarinos usam acontecimentos do local em que se apresentam e interagem com o público, desmontando a barreira entre a plateia e o palco. Estreada na Culturgest em 1996 esta peça é um marco na História da dança contemporânea portuguesa.

Público alvo

Coreógrafa e performer, estudou na Escola Superior de Dança, Lee Strasberg Institut e Trisha Brow Dance Company nos EUA. Foi intérprete em obras de Francisco Camacho, Vera Mantero, Sílvia Real e João Garcia Miguel. Faz desde 1996 peças para teatros e espaços não convencionais, tais como NuMeio, Íman (eleito melhor espectáculo de Dança de 2008), Dueto e Bicho, Eres um Bicho (em co-criação com Idoia Zabatella) e Para onde vamos?

Licenciado pela Escola Superior de Dança, é performer e coreógrafo de peças como NuMeio, Quebra Nozes, O Último Tango em Fermat, e Carpe Diem. É professor de Corpo e Movimento na Escola de Música do Conservatório Nacional.

Criação e interpretação, música e figurinos: Luz: Música: Produção:

Filipa Francisco e Bruno Cochat Jorge Donatello BridaMateriais Diversos

Para o público escolar do 3º ciclo e secundário e público em geral, maiores de 12 anos. Os espectáculos são seguidos de conversa informal com os artistas.

NUMEIO (programação)

Artistas Convidados coreografia Filipa Francisco e Bruno Cochat

8

Espectáculos

Page 9: dansul 2010 / programa
Page 10: dansul 2010 / programa

NUMEIO (acolhimento e formação)

Artista Convidada Filipa Francisco

10

EB23 e cineteatro de Castro Verde

EB23 e cineteatro de Mértola22 e 24 de Março

29 e 31 de Março

SinopseEstas oficinas têm como objectivo dar oportunidade a experimentar as técnicas de composição e interpretação de expressão corporal e dramática que a coreógrafa usa na peça que apresenta no teatro. São também um espaço de proximidade com a população juvenil escolar e adultos de grupos locais, que podem assim contribuir com as suas experiências para a realização dos espectáculos. Através de exercícios práticos surgirão ainda momentos de reflexão sobre as relações conjugais e o que move uma história de amor.

Sinopse

Ficha técnica

Filipa Francisco irá apresentar dois projectos onde a sua actividade artística teve uma forte componente de desenvolvimento social: Íman – com um jovem grupo de dança do Bairro do Alto da Cova da Moura e (R)Existir – com um grupo de reclusos do Centro Prisional de Castelo Branco. Ambos os trabalhos têm documentários que serão projectados. Após a artista explicar como desenvolveu estes trabalhos, será feito um debate para troca de experiências e reflexão em torno das possibilidades de agir e transformar a sociedade com uma prática contemporânea de dança e teatro.

Formadora oficinas e conferência:Documentários Íman e (R)Existir:

Filipa Francisco João Pinto

Oficinas: Para alunos do 3º ciclo e secundário, universidade sénior e grupos locais de canto e teatro. Conferência: Para técnicos das autarquias e outros profissionais da acção cultural e social, estudantes e professores de animação sócio-cultural.

Público alvo

Oficinas - NuMeio

Fórum Municipal de Castro Verde 23 de Março 14h00

Conferência | dança e acção social

Page 11: dansul 2010 / programa

imagem conferência

Page 12: dansul 2010 / programa

12

Aulas

Apresentação final e oficina aberta ao público

Fati Cherazade | professora convidada 2010/2011

Salão da Junta de Freguesia, Mértola

Cine-Teatro Marques Duque e Junta de Freguesia, Mértola

A formação regular desenvolve capacidades psico-motoras e expressivas que facilitam a desinibição e comunicação. Cria-se um espaço de cumplicidade para novas relações ou alteração das já existentes, entre crianças, jovens e mulheres adultas. A experiência no próprio corpo prepara ainda o olhar sobre a dança que é apresentada na restante programação do dansul. As aulas semanais têm proporcionado desde 2003 iniciação em dança contemporânea, dança criativa e técnicas mais específicas como Cunningham, contacto-improvisação, composição, dança oriental, sapateado e hip-hop. Em ano de Festival Islâmico, o ensino é dedicado à dança oriental e termina com um espectáculo coreografado pela professora, altura em que se abre uma oficina ao público do festival.

Natural de Marrocos, iniciou-se com um curso de dança, pintura e artesanato árabe. Residiu sete anos no Egipto onde estudou História e dança oriental. Em Portugal fez cursos com professores como Mohamed Elmasseri, Marta Dias, Sheli S. Shamssa, Joana Zahira e Dinis Carvalho. Actualmente reside em Cuba do Alentejo.

Aulas regulares: crianças dos 5 aos 10 anos (Turma A); maiores de 16 anos e adultos (Turma B)Oficina no festival: jovens maiores de 16 anos e adultosEspectáculo no festival: crianças, jovens e adultos

sOutubro 2010 a Maio 2011, às 4ª feiras 18h00/19h00 e 19h15/21h00

20 e 21 de Maio

Público alvo

DANÇA ORIENTAL (formação regular)

Page 13: dansul 2010 / programa

13

Nos recintos dos espectáculos, escolas, espaços culturais e agentes de imprensa e divulgação em particular em Aljustrel, Castro Verde, Mértola e Serpa, em geral noutras localidades do distrito de Beja.

Numa região onde a dança contemporânea é uma manifestação em grande parte desconhecida, programar espectáculos requer um trabalho específico para fidelizar espectadores e aproximá-los dos objectos artísticos em causa. É preciso gerar curiosidade e interesse e estimular uma adesão forte e motivada de professores, alunos e público em geral para assistir, saborear e reflectir. Não basta criar, organizar e apresentar. Há que ocupar um lugar nos meios de comunicação e divulgação cultural, que entrar nos temas de conversa triviais, que estar presente no mundo de imagens que rodeia uma população. Por isso investimos numa divulgação apelativa em formato impresso, com cartazes, panfletos e programas, e em formato audiovisual com um vídeo promocional que circula nas escolas e espaços culturais. Nesta edição inauguramos ainda um novo espaço digital – o da página Web – que começando por ser informativo, pretendemos que venha a ser também criativo quando publicarmos conteúdos gerados pelo projecto dansul. Também há que assegurar um usufruto das populações alvo, medido tanto pela taxa de ocupação dos recintos e actividades, como pela aproximação às ideias e maneiras de fazer que o programa representa. Nesse sentido criamos relações próximas com os responsáveis pelos estabelecimentos de ensino para integrarem claramente as actividades no seu calendário escolar. Para facilitar ligações entre o objecto artístico e o seu espectador, propomos fazer acções de sensibilização nas escolas como introdução à peça NuMeio, oficinas relacionadas com as duas obras apresentadas e, conversas informais após os espectáculos, para troca de impressões entre o público e os artistas.

Janeiro a Junho 2011

Ideias e actividades

INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DE PÚBLICOS

Page 14: dansul 2010 / programa

14

contactos

AMDA – associação em Mértola para Desenvolver e Animar

Câmara Municipal de Mértola

Câmara Municipal de Castro Verde

Câmara Municipal de Aljustrel

Junta de Freguesia de Mértola

Livraria Vemos Ouvimos e Lemos - www.vol.com.pt

www.dansul.netAv. Aureliano Mira Fernandes, nr 12. 7750-320 MértolaSecretariado: [email protected]; Companhia: [email protected] Comunicação: [email protected] / 925101710

www.cm-mertola.ptCine-Teatro Marques Duque, Rua Serrão Martins, Mértola - 286610100

www.cm-castroverde.ptCine–Teatro Municipal de Castro Verde, Rua Alexandre Herculano Fórum Municipal, Rua da Liberdade, Castro Verde - 286320040

www.mun-aljustrel.ptOficinas de formação e animação cultural, Rua Adeodato Barreto, Aljustrel - 284 600 070Cine-Teatro Oriental, Rua Vasco da Gama, Aljustrel

Av. Aureliano Mira Fernandes - 286 612 420

Largo 5 de Outubro 7, Serpa - 284540580

agradecimentos

À direcção, professores e colaboradores das escolas, que mobilizaram e envolveram os alunos em Ajustrel, Castro Verde e Mértola.A todos os técnicos das autarquias e dos recintos que acolheram e possibilitaram a montagem e apresentação de espectáculos, oficinas e conferência.A Helena Gouveia, Fernando e Teresa Varanda, Ana, Lícia e Nuno Roxo, Lídia e Teresa Batista, Isabel Campos, Ana Sofia Martins, Diana Regal, Manel Bento da Luz (artesão), João Cavaco,, Rossana Torres e Sofia Campos.

produção

parcerias projecto financiado por

apoios

Page 15: dansul 2010 / programa

Outubro

Fevereiro

Março

Abril

Mês Actividade Mértola Castro Verde Aljustrel

Formação regular dança oriental

acções de sensibilização "Numeio»

espectáculos "Movimentos da terra"

companhia dansul

oficinas "Movimentos da terra"

companhia dansul

conferência Filipa Francisco

espectáculos "NuMeio" Filipa Francisco e Bruno Cochat

Cine-Teatro Marques Duque

(20 e 21)

Junta de Freguesia (Out. a Dez. 2010Jan. a Mai. 2011)

Eb23

Forum Municipal (23)

Espaço Oficinas (11 e 14)

dansuldança para a comunidade no sudeste alentejano

15

2010 2011|

Escolas de S. Miguel do Pinheiro,

Penilhos, Santana de Cambas, Mina de S. Domingos, Algodor (14, 15 e 17)

Escolas de Casével e

Stª Bárbara de Padrões e Forum Municipal

(23 e 24)

Cine-Teatro Municipal

(25)

oficinas "Movimentos da terra"

companhia dansul

espectáculos "Movimentos da terra"

companhia dansul

Cineteatro Oriental (15)

Eb23

Cine-Teatro Municipal(27 e 28)

espectáculos "NuMeio" Filipa Francisco e Bruno Cochat

Cine-Teatro Marques Duque

(03 e 04)

Maioespectáculo final das

aulas de dança oriental e oficina para público

Festival islâmico (20 e 21)

Junho

Serpa

oficinas "Movimentos da terra"

companhia dansul

Livraria VOL(4 e 5)

Laboratório de dança e tecnologia

Mértola e Mina S. Domingos

(espaço jovem)

Page 16: dansul 2010 / programa

www.dansul.net