[cv - 2011.2] 16 - dicas finais sobre grids

1
Montando um grid 1. Faça um levantamento completo dos elementos que serão usados no layout ou conjunto de layouts. Elementos de texto – títulos, subtítulos, legendas etc. Imagens, ilustrações e fotografias; e Elementos decorativos – tabelas, fios e linhas. 2. Organize os elementos em grupos temáticos — veja quais “falam” com os outros e constituem grupos dentro do documento, e que, por isso, precisarão ser colocados juntos. Alguns exemplos: Ilustrações ou fotos com legendas; e Títulos, subtítulos e textos. 3. Meça a área total e útil. Fazendo um site, considere a área mínima necessária (que não deve prejudicar seus usuários) e o espaço para barras de rolamento. Em design gráfico, considere o manuseio e transporte. Lembrar do padrão indicado na disciplina (1000x581). 4. Divida o espaço em colunas e linhas – elas ajudam a estabelecer proporção, regularidade, estrutura e ritmo ao seu layout. Não precisam ter um tamanho fixo, mas é bom que sejam proporcionais entre si e com relação à área útil total. O tamanho da linha deverá ser o equivalente ao de uma tipo em tamanho 12 pt, ou seja, a linha deverá caber uma letra em tamanho 12. 5. Avalie os elementos de cada grupo temático e determine seu espaço mínimo e máximo necessário. 6. Padronize as dimensões do grid e finalize o tamanho de linhas e colunas. Considere as exceções e desvios; e analise como estes são acomodados na estrutura, sem quebrá- la. Se não for possível, refaça o grid. 7. Varie. Crie opções de arrumação de todos os elementos na estrutura do layout. 8. Faça os ajustes finais – regule tamanhos, posições e ajuste os elementos dentro dos grids.

Transcript of [cv - 2011.2] 16 - dicas finais sobre grids

Page 1: [cv - 2011.2] 16 - dicas finais sobre grids

Montando um grid1. Faça um levantamento completo dos elementos que serão usados no layout ou

conjunto de layouts.

• Elementos de texto – títulos, subtítulos, legendas etc.

• Imagens, ilustrações e fotografias; e

• Elementos decorativos – tabelas, fios e linhas.

2. Organize os elementos em grupos temáticos — veja quais “falam” com os outros e constituem grupos dentro do documento, e que, por isso, precisarão ser colocados juntos. Alguns exemplos:

• Ilustrações ou fotos com legendas; e

• Títulos, subtítulos e textos.

3. Meça a área total e útil. Fazendo um site, considere a área mínima necessária (que não deve prejudicar seus usuários) e o espaço para barras de rolamento. Em design gráfico, considere o manuseio e transporte. Lembrar do padrão indicado na disciplina (1000x581).

4. Divida o espaço em colunas e linhas – elas ajudam a estabelecer proporção, regularidade, estrutura e ritmo ao seu layout. Não precisam ter um tamanho fixo, mas é bom que sejam proporcionais entre si e com relação à área útil total. O tamanho da linha deverá ser o equivalente ao de uma tipo em tamanho 12 pt, ou seja, a linha deverá caber uma letra em tamanho 12.

5. Avalie os elementos de cada grupo temático e determine seu espaço mínimo e máximo necessário.

6. Padronize as dimensões do grid e finalize o tamanho de linhas e colunas. Considere as exceções e desvios; e analise como estes são acomodados na estrutura, sem quebrá-la. Se não for possível, refaça o grid.

7. Varie. Crie opções de arrumação de todos os elementos na estrutura do layout.

8. Faça os ajustes finais – regule tamanhos, posições e ajuste os elementos dentro dos grids.