Critérios c do tp de bg 11º-2 p-2013

2
ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ 11º ANO 2012/2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO TESTE DE AVALIAÇÃO TEÓRICO – PRÁTICO DE BIOLOGIA e GEOLOGIA 1. 1.1 – A área da ocupação antrópica a que o texto s refere corresponde às zonas de vertente – perigos naturais e antrópicos. As frases do texto correspondentes são, “a grandes enxurradas, inundações e deslizamentos de terras ao longo das encostas íngremes da ilha, (…)”, “ (…) grande quantidade de material rochoso de grandes dimensões nas linhas de água onde os movimentos torrenciais foram particularmente gravosos. “ (…) 1.2. 1.2.1 – O ordenamento do território implica a adoção de medidas integradas, onde se inclui a organização física do espaço natural. Nesta perspetiva, é importante identificar áreas de instabilidade geomorfológica com vista a limitar ou a interditar a sua ocupação antrópica. Só com a promoção de um correto ordenamento do território (com a conceção de POT, PDM e POOC por especialistas de diversas áreas cientificas como a engenharia, a hidráulica, a geotecnia, a geografia, a cartografia, a biologia, o ambiente, entre outras), é possível evitar situações dramáticas como as que têm acontecido em algumas regiões do nosso território, dos quais, o exemplo citado no texto (ilha da Madeira) é um exemplo. Se forem adotadas medidas que promovam um correto ordenamento do território, é exequível mitigar os efeitos de certos processos geológicos, como os movimentos de massa e, deste modo, proteger dos seus efeitos as pessoas e os bens. 2.1 – Opção correta: c). 2.2 – Opção correta: c). 2.3 – Opção correta: d). 2.4 – Opção correta: d). FIM Critérios de Correção do Teste Teórico – Prático de Biologia e Geologia Página 1

Transcript of Critérios c do tp de bg 11º-2 p-2013

Page 1: Critérios c do tp de bg 11º-2 p-2013

ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ

11º ANO 2012/2013

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO TESTE DE AVALIAÇÃO TEÓRICO – PRÁTICO DE BIOLOGIA e GEOLOGIA

1.

1.1 – A área da ocupação antrópica a que o texto s refere corresponde às zonas de vertente – perigos naturais e antrópicos. As frases do texto correspondentes são, “a grandes enxurradas, inundações e deslizamentos de terras ao longo das encostas íngremes da ilha, (…)”, “ (…) grande quantidade de material rochoso de grandes dimensões nas linhas de água onde os movimentos torrenciais foram particularmente gravosos. “ (…)

1.2.

1.2.1 – O ordenamento do território implica a adoção de medidas integradas, onde se inclui a organização física do espaço natural. Nesta perspetiva, é importante identificar áreas de instabilidade geomorfológica com vista a limitar ou a interditar a sua ocupação antrópica. Só com a promoção de um correto ordenamento do território (com a conceção de POT, PDM e POOC por especialistas de diversas áreas cientificas como a engenharia, a hidráulica, a geotecnia, a geografia, a cartografia, a biologia, o ambiente, entre outras), é possível evitar situações dramáticas como as que têm acontecido em algumas regiões do nosso território, dos quais, o exemplo citado no texto (ilha da Madeira) é um exemplo. Se forem adotadas medidas que promovam um correto ordenamento do território, é exequível mitigar os efeitos de certos processos geológicos, como os movimentos de massa e, deste modo, proteger dos seus efeitos as pessoas e os bens.

2.1 – Opção correta: c).

2.2 – Opção correta: c).

2.3 – Opção correta: d).

2.4 – Opção correta: d).

FIM

Funchal, 02 de Fevereiro de 2013.

A Docente: Cecília Ferreira.

Critérios de Correção do Teste Teórico – Prático de Biologia e Geologia Página 1