Conheça a Técnica Comprovada Para Evitar Ruturas e Excesso de Stock Na Sua Empresa - Dinheiro Vivo

1
Versão para impressão Conheça a técnica comprovada para evitar ruturas e excesso de stock na sua empresa A aplicação do sistema Kanban - palavra de origem japonesa e que significa "cartão" - assume-se como uma excelente forma de normalizar a aquisição de materiais. Kaizen Institute Portugal | 26/05/2015 | 18:36 A aquisição de materiais nas empresas - desde matérias-primas diversas, bens consumíveis até ao material de economato - deve ser um processo natural, simples e ágil. No entanto, é frequente encontrarmos organizações onde a gestão desta área é levada a cabo de forma empírica e muito dependente de pessoas, culminando normalmente em duas situações indesejadas: stock em excesso e registo de ruturas. Em situações limite, chegamos ao ponto de termos muito do que não precisamos e não termos realmente aquilo que nos faz falta no momento. A boa notícia é que a gestão deste processo pode ser simplificado em qualquer âmbito e independentemente do setor. A aplicação do sistema Kanban - palavra de origem japonesa e que significa "cartão" - assume-se como uma excelente forma de normalizar a aquisição de materiais. Este elemento pode assumir um formato físico ou eletrónico e é representativo da necessidade de uma ordem de encomenda de material para um determinado fornecedor. Com um custo de implementação residual no caso da versão física, este sistema tem a vantagem de se poder aplicar a diferentes setores: desde ambiente de fábrica, armazéns, hospitais até escritórios e, no limite, em ambiente residencial. Passando à sua implementação, há, desde logo, um conjunto de informações básicas que têm de constar no Kanban, nomeadamente: identificação (e código) do material, identificação do seu fornecedor, ponto de encomenda e quantidade a encomendar. O componente em apreço deverá ser encomendado quando o stock atinge o nível de reaprovisionamento, patamar que contempla um stock de segurança que assegura a disponibilidade do produto enquanto a encomenda não chega. Como resultado deste processo - que se revela simples, rápido, seguro, transparente e sem dependência de pessoas -, alcança-se um estádio de sincronização entre a procura e o abastecimento, registando-se um ciclo contínuo de reabastecimento logístico. A normalização do stock permite, por isso, que o produto esteja sempre disponível no ponto de uso. O Kaizen Institute é uma empresa multinacional que dá suporte às organizações no desenho e implementação de processos que permitem a melhoria contínua de forma sustentada. © Dinheiro Vivo Conheça a técnica comprovada para evitar ruturas e excesso de stock n... http://www.dinheirovivo.pt/Imprimir.aspx?content_id=4589906 1 de 1 30-07-2015 22:58

description

Lean Manufacturing

Transcript of Conheça a Técnica Comprovada Para Evitar Ruturas e Excesso de Stock Na Sua Empresa - Dinheiro Vivo

Page 1: Conheça a Técnica Comprovada Para Evitar Ruturas e Excesso de Stock Na Sua Empresa - Dinheiro Vivo

Versão para impressão

Conheça a técnica comprovada para evitar ruturas e excesso de stock na suaempresa

A aplicação do sistema Kanban - palavra de origem japonesa e que significa "cartão" - assume-se como uma excelente forma denormalizar a aquisição de materiais.

Kaizen Institute Portugal | 26/05/2015 | 18:36

A aquisição de materiais nas empresas - desde matérias-primas diversas, bens consumíveis até ao material de economato - deveser um processo natural, simples e ágil.

No entanto, é frequente encontrarmos organizações onde a gestão desta área é levada a cabo de forma empírica e muito dependente de pessoas,culminando normalmente em duas situações indesejadas: stock em excesso e registo de ruturas. Em situações limite, chegamos ao ponto de termosmuito do que não precisamos e não termos realmente aquilo que nos faz falta no momento. A boa notícia é que a gestão deste processo pode sersimplificado em qualquer âmbito e independentemente do setor.

A aplicação do sistema Kanban - palavra de origem japonesa e que significa "cartão" - assume-se como uma excelente forma de normalizar a aquisiçãode materiais. Este elemento pode assumir um formato físico ou eletrónico e é representativo da necessidade de uma ordem de encomenda de materialpara um determinado fornecedor. Com um custo de implementação residual no caso da versão física, este sistema tem a vantagem de se poder aplicar adiferentes setores: desde ambiente de fábrica, armazéns, hospitais até escritórios e, no limite, em ambiente residencial.

Passando à sua implementação, há, desde logo, um conjunto de informações básicas que têm de constar no Kanban, nomeadamente: identificação (ecódigo) do material, identificação do seu fornecedor, ponto de encomenda e quantidade a encomendar. O componente em apreço deverá serencomendado quando o stock atinge o nível de reaprovisionamento, patamar que contempla um stock de segurança que assegura a disponibilidade doproduto enquanto a encomenda não chega.

Como resultado deste processo - que se revela simples, rápido, seguro, transparente e sem dependência de pessoas -, alcança-se um estádio desincronização entre a procura e o abastecimento, registando-se um ciclo contínuo de reabastecimento logístico. A normalização do stock permite, porisso, que o produto esteja sempre disponível no ponto de uso.

O Kaizen Institute é uma empresa multinacional que dá suporte às organizações no desenho e implementação de processos que permitem amelhoria contínua de forma sustentada.

© Dinheiro Vivo

Conheça a técnica comprovada para evitar ruturas e excesso de stock n... http://www.dinheirovivo.pt/Imprimir.aspx?content_id=4589906

1 de 1 30-07-2015 22:58