Confluência 09 - fevereiro 2016

30
nº 9 fevereiro 2016 ALCOBAÇA: TURISMO DE EXCELÊNCIA INFOMAIL

description

Boletim Municipal de Alcobaça - fevereiro 2016

Transcript of Confluência 09 - fevereiro 2016

Page 1: Confluência 09 - fevereiro 2016

nº 9 fevereiro 2016

ALCOBAÇA: TURISMODE EXCELÊNCIA

INFO

MA

IL

Page 2: Confluência 09 - fevereiro 2016

CONFLUÊNCIA

BOLETIM INFORMATIVO DA

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

Nº 9

FEVEEIRO 2016

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

PROPRIEDADE

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

PAÇOS DO CONCELHO, PRAÇA JOÃO DE

DEUS RAMOS, 2461 – 501 ALCOBAÇA

COORDENAÇÃO, EDIÇÃO, DESIGN E PAGINAÇÃO

GABINETE DE RELAÇÕES PÚBLICAS E PROTOCOLO

GABINETE DE RELAÇÕES PÚBLICAS E PROTOCOLO

PAÇOS DO CONCELHO, PRAÇA JOÃO DE

DEUS RAMOS, 2461 – 501 ALCOBAÇA

TLF: 262 580 844

E-MAIL: [email protected]

WWW.CM-ALCOBACA.PT

WWW.FACEBOOK.COM/MUNICIPIOALCOBACA

4

12

10

27

13

18

20

22

DESTAQUE

OPINIÃO

ACONTECEU

DELIBERAÇÕES

OBRAS DE PRÓXIMIDADE

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO

PROJECTOS& INICIATIVAS

POLÍTICASSOCAIS INOVADORAS

ALCOBAÇA: TURISMO DE EXCELÊNCIA

Page 3: Confluência 09 - fevereiro 2016

EDITORIAL

2015 foi um ano decisivo para o con-celho de Alcobaça em vários aspetos. Foi sobretudo um ano de afirmação de Alcobaça como pólo de atração turís-tico de excelência, fruto dos inúmeros eventos organizados e/ou apoiados pela Câmara Municipal que foram vistos por dezenas de milhares de visitantes.

Começo pelo mais recente mas também aquele que teve maior impacto: a XVII Mostra Internacional de Doces & Licores Con-ventuais e o espetáculo de video mapping. Este duplo evento trouxe a Alcobaça mais de 50 000 espetadores que viveram uma experiência única que nos orgulhou a todos, uma ode ao povo alcobacense que certamente permanecerá na memória coletiva das futuras gerações.Destaque ainda para Feira de São Bernardo, a Aljubarrota Me-dieval, o Carnaval de Alcobaça, o Festival Books & Movies, a Feira de São Simão, o Jardim do Amor. A oferta é tão vasta e inclusiva que é injusto afirmar que em Alcobaça não acontece nada. Temos feito um grande esforço para fazer de Alcobaça um concelho dinâmico e atrativo com a consciência que este traba-lho é uma demanda contínua.Mas não só de turismo vivem os municípios. Primeiro há que fazer o trabalho de casa e é isso que temos feito. A Câmara Municipal lançou recentemente um dos maiores programas de alcatroamento de estradas e acessos de que há memória, inves-tindo mais de um milhão de euros. Como pode constatar nes-te boletim, todo o concelho tem beneficiado de condições de circulação automóvel melhoradas. Destaco as obras feitas na Estrada Municipal 549, que liga Alcobaça a Pataias, uma reivin-dicação de longa data da comunidade que conseguimos resolver em estreita parceria com o Município da Nazaré. A recuperação da rede rodoviária será uma aposta a manter nos próximos anos.O nosso foco principal incide sobre as condições de vida dos munícipes apostando em políticas sociais sólidas e sus-tentáveis. Fomos pioneiros na implementação do progra-ma de concessão de livros escolares a todos os alunos do 10 ciclo sem olhar a escalões. Aderimos ao IMI familiar que agora se encontra próximo dos patamares mínimos. A nossa rede de cuidados de saúde primários está quase concluída faltando apenas alguns trabalhos de melhoramentos nos centros de saúde de Turquel e Alcobaça. Temos uma rede de apoio social com IPSS dinâmicas e modernizadas. Conseguimos obter financia-mento dos fundos comunitários para os centros escolares de Tur-quel, Alfeizerão, Pataias e Cela que serão construídos na exata medida das necessidades de cada freguesia.Em suma, o compromisso da Câmara Municipal é sobretudo com os seus munícipes tentando em simultâneo receber da me-lhor maneira quem nos visita. Nas páginas que se seguem terá oportunidade de compreender a real dimensão do trabalho que desenvolvemos ao longo do ano em prole do seu concelho. Em nome da Câmara Municipal, desejo a todos os munícipes um excelente ano de 2016.

O Presidente da Câmara, Paulo Jorge Marques Inácio

Paulo Jorge Marques Inácio (Presidente)

Ordenamento e Gestão Urbanística

Gabinete de Planeamento Estratégico

e Desenvolvimento

Departamento Jurídico e Administrativo

Departamento de Gestão Financeira

Gabinete de Desenvolvimento e Avaliação

de Recursos Humanos

Gabinete de Proteção Civil

Gabinete de Relações Públicas e Protocolo

Fiscalização Municipal

Água e Saneamento

Turismo

Atendimento ao público: marcação prévia

Tlf: 262 580 843/61

Hermínio Rodrigues (Vice-Presidente/Vereador)

Obras Municipais e Ambiente

Projetos Municipais

Taxas e Licenças

Gestão de Zonas Industriais

Cadastro Imobiliário

Informática

Atendimento ao público: marcação prévia

Tlf: 262 580 826

Inês Silva (Vereadora)

Educação

Ação Social e Juventude

Cultura

Associativismo

Desporto

Atendimento ao público: marcação prévia

Tlf: 262 580 810

José Canha (Vereador)

Sem pelouros atribuídos

Atendimento ao público: marcação prévia

Eugénia Rodrigues (Vereadora)

Sem pelouros atribuídos

Atendimento ao público: marcação prévia

Carlos Bonifácio (Vereador)

Sem pelouros atribuídos

Atendimento ao público: marcação prévia

Rogério Raimundo (Vereador)

Sem pelouros atribuídos

Atendimento ao público: marcação prévia

Page 4: Confluência 09 - fevereiro 2016

» confluência . janeiro 2016 4

Destaque » Alcobaça: Turismo de Excelência

Alcobaça: Turismo de Excelência

A Luz do AmorO espetáculo de video mapping foi seguramente o acontecimento do ano em Alcobaça

O ano de 2015 foi de grande afirmação de Alcobaça no panorama turís-tico e cultural no contexto nacional e internacional. A aposta em grandes eventos que promovem experiências únicas, feitos a pensar nas pes-soas, tantos nos residentes, como nos visitantes e nos turistas, atraíram milhares de pessoas, incrementaram a economia local e a notoriedade da marca Alcobaça.

Enquadrado na XVII Mostra Internacional de Doces & Lico-res Conventuais e nas comemorações dos 25 anos da classifica-ção do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça como Património Mundial da UNESCO, o video mapping ficará na história como um dos maiores espetáculos de sempre no concelho cuja apro-vação foi unânime tanto para os residentes como para os mais de 50 000 visitantes que o evento atraiu.Criado pelo atelier ocubo.com, e promovido pelo Município em parceria com a Turismo Centro de Portugal, o espetáculo tornou-se na maior projeção do género numa única fachada, fazendo dos 200 metros da fachada do Mosteiro de Alcobaça uma tela viva e vibrante que contou a história do Mosteiro de Santa Maria e do legado da Ordem de Cister na nossa região.

O video mapping foi um dos pontos altos do ano em Alcobaça, que trouxe muita gente à cidade e ao nosso estabelecimento. Em 2015 tivemos o nosso melhor ano a nível de turismo desde que abrimos as portas em 1987. A Mostra de Doces Conventuais e o video mapping deram um contributo decisivo nesse sentido.

Ilda Ribeiro, Proprietária do Restaurante Frei Bernardo

Tivemos uma afluência muito grande durante a Mostra de Doces e Licores Conventuais. O feedback dos nossos clientes em relação ao video mapping foi muito positivo. Este tipo de eventos ajudam muito as unidades hoteleiras e esperamos que a Câmara continue a promover eventos de grande qualidade como este.

Luís Ribeiro, Diretor do Hotel Santa Maria

Page 5: Confluência 09 - fevereiro 2016

janeiro 2016 . confluência « 5

Alcobaça: Turismo de Excelência » Destaque

Alcobaça - Cidade dos Doces Conventuais

Foram quatro dias de grande afluência de visitantes e curio-sos pelos produtos de grande qualidade dos 34 expositores (31 nacionais e 3 internacionais). Destaque para a estreia da parti-cipação da Ilha da Madeira neste certame, representada pela Casa do Povo de Curral das Freiras.O evento contou ainda com a apresentação de quadros do acla-mado musical “Fantasma da Ópera”, protagonizado pelo tenor alcobacense Filipe de Moura.

No domingo, o programa “Somos Portugal” animou a zona en-volvente do Mosteiro de Alcobaça durante a toda a tarde com a habitual boa disposição dos apresentadores Fátima Lopes, Mónica Jardim e Nuno Eiró.A Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais é já considerada a grande festa do concelho e afirma cada vez mais Al-cobaça na rota do grandes eventos gastronómicos internacionais.

Durante os Doces temos sempre uma maior afluência especialmente ao domingo. Este ano, devido ao espetáculo de video mapping, tivemos quatro domingos! Este tipo de eventos fazem falta a Alcobaça para dar vida ao nosso centro histórico. Este tipo de iniciativas beneficiam-nos a todos.

Rita Pedrosa, Proprietária do Café Ala Sul

O video mapping foi um dos maiores eventos que Alcobaça pode assistir nos últimos tempos. Tivemos um notório aumento de clientela de fora do concelho, que veio de propósito assistir ao espetáculo e portanto saimos todos a ganhar com estes eventos de grande qualidade. São eventos que valem a pena apostar.

Ana Filipa Conde e Marco Moura, Sócios-Gerentes do Restaurante Riu’s

A XVII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais trouxe novamente ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça o requinte e a excelência da produção regional, nacional e internacional da doçaria e licores de origem conventual.

Page 6: Confluência 09 - fevereiro 2016

» confluência . janeiro 2016 6

Destaque » Alcobaça: Turismo de Excelência

Proprietários

Sara Félix e Rui Rebelo

Perfil

Dois T1 e dois T2

Público AlvoPessoas de várias faixas etárias que procuram um ambiente familiar e ca-seiro, longe de casa.

Mais informaçãoA Casa do Melgaço surgiu da recupe-ração da casa dos avós de Sara Félix que remonta aos anos 30. Hoje em dia funciona como unidade hoteleira de turismo rural.

www.casadomelgaco.com

Rua Principal, 19

Ramalhiça 2460-205 Alfeizerão

Proprietários

George Vieira e Ricardo Braga

Perfil

6 quartos

Público AlvoEntre os 20 e os 60 anos, estrangeiro, prefere ambientes mais caseiros do que o formalismo de um hotel.

Mais informaçãoO Hostel encontra-se divulgado nas principais plataformas online, e estão em perspetiva diversas parcerias com outros agentes locais.

www.hostelofalcobaca.com

Rua Bernardino Lopes de Oliveira, 5

2460-026 Alcobaça

Proprietários

Clara Libório

Perfil

13 quartos

Público AlvoMais de 30 anos, de fora do conce-lho de Alcobaça e estrangeiros.

Mais informaçãoO Hostel Rossio Alcobaça tem sido muito requisitado pelo turista urba-no que procura sair das grandes ci-dades e encontrar locais agradáveis a um preço simpático.

www.hostelrossioalcobaca.pt

Prça 25 de Abril, 15

2460-018 Alcobaça

ProprietáriosJorge Lorvão, Fernando Bravo e Vítor

Santos

Perfil

19 quartos, 2 suites, 6 residências

Público AlvoSénior, estrangeiro, norte da Europa e Brasil.

Mais informaçãoO Hotel aposta no turismo religioso tentando fazer a ponte entre Lisboa e o Norte do país. Fez também uma apos-ta na restauração (“Golden Maçã”) de grande qualidade que concentra todo o potencial gastronómico dos conce-lhos de Alcobaça e da Nazaré.

www.hotelvaledazenha.com

Rua da Barrada, 39

2460-342 Cela

São Martinho do Porto praia de família todo o ano

Novas unidades hoteleiras no concelho

eDreams distingue São Martinho do Porto como a melhor praia de Portugal para ir em família

Casa do Melgaço Hotel Vale D’Azenha The Hostel of AlcobaçaHostel Rossio

A capacidade hoteleira do concelho ganhou novo fôlego com a criação de novas unidades que vêm reforçar e complementar a oferta turística

Page 7: Confluência 09 - fevereiro 2016

janeiro 2016 . confluência « 7

Alcobaça: Turismo de Excelência » Destaque

São Martinho do Porto tem tido a capacidade de superar a na-tural sazonalidade da sua oferta turística, procurando criar no-vos motivos de interesses durante todo o ano. A já tradicional Passagem de Ano na Baía foi este ano acompanhada pela maior Árvore de Natal Flutuante da Europa que trouxe um brilho especial às comemorações da última quadra natalícia em São Martinho do Porto. O ano de 2015 foi também o da afirmação de São Martinho do Porto como destino turístico de excelência ao ser distinguida pela conceituada página de internet eDreams como a melhor praia de Portugal para ir em família.Na sua página de Internet, a eDreams destaca a “bela baía na-tural de águas claras e tranquilas e rodeada por diversas lojas e restaurantes”. A empresa descreve a praia como sendo “per-feita para os banhos dos mais pequenos enquanto os adultos relaxam na areia ou tomam uma bebida numa esplanada com vista para o mar”.

Numa iniciativa singular, a Câmara Municipal abriu as portas do Jardim do Amor, um espaço de lazer que evoca o amor imortal de Pedro e Inês, situado na confluência dos Rios Alcôa e Baça.Pode adquirir, no comércio alcobacense, um Kit do Amor que inclui duas chaves, um conjunto de amostras dos sabores do concelho (Ginja e Maçã de Alcobaça) e um pequeno papiro

Câmara abriu as portas do Jardim do Amor

onde poderá escrever uma dedicatória, ou jura de amor, para ser colocada num dos 700 cofres embutidos no muro do Rio Baça. Os papiros serão guardados durante um período de três anos, no fim do qual poderá regressar a Alcobaça para renovar o seu co-fre, porque “quem passa por Alcobaça, não passa sem lá voltar”.

Page 8: Confluência 09 - fevereiro 2016

» confluência . janeiro 2016 8

Destaque » Alcobaça: Turismo de Excelência

Alunos do 4º ano partem à descoberta do Património da Humanidade da região centro

Museus Municipais promovem património cultural da região

No início de outubro, a Câmara Municipal, em parceria com os municípios de Tomar e Batalha, lançou um projeto de serviço educativo que dá a oportunidade única aos alunos do 4º ano destes concelhos de visitar o Mosteiro de Alcobaça, o Convento de Cristo e o Mosteiro da Batalha. Trata-se de um projeto edu-cativo único em Portugal, integrado nos conteúdos programáti-cos do primeiro ciclo do ensino básico.As turmas do 4º ano da EB1 do Casal Velho, da EB1 do Casal Ramos e da EB1 dos Montes foram as primeiras do concelho de Alcobaça a participar neste projeto inovador que permite aos alunos descobrir os três monumentos da sua região que são Património Mundial da Humanidade da região centro. O projeto inclui um conjunto de ateliers alusivos às persona-gens emblemáticas de cada monumento, assim como visitas guiadas por essas personagens (monges, cavaleiros e reis). Ao embarcar nesta viagem, com duração de um dia e meio, os alunos exploram a história, conhecem a forma como viviam os Monges, os Cavaleiros e os Reis e reconhecem o seu impacto na região onde vivem.Durante estas visitas, os alunos registam a sua experiência num passaporte concebido especialmente para este projeto, no qual podem descrever o que viram, sentiram e aprenderam.

Era uma vez… Monges, Cavaleiros e Reis. À descoberta dos Mosteiros Património Mundial do Centro

Projeto educativo único em Portugal

Central da Confuência dos Rios abriu a 25 de setembroA futura unidade hoteleira projetada para o Claustro do Racha-douro do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça terá a assina-tura de Eduardo Souto de Moura, um dos maiores nomes da arquitetura nacional e internacional. Souto Moura foi contra-tado pelo Grupo Visabeira, única entidade que passou à fase seguinte do concurso para a construção do hotel lançado em junho pela Direção-Geral do Património Cultural. Para o Presidente da Câmara Municipal, a escolha de Souto Moura para desenvolver o projeto arquitetónico do futuro Hotel do Mosteiro de Alcobaça “confere prestígio e notoriedade a um projeto de grande exigência arquitetónica que vai marcar profun-damente a cidade, atraindo novos públicos e um novo turismo”.Eduardo Souto Moura é um dos maiores arquitetos de sempre cujo reconhecimento além-fronteiras granjeou-lhe a obtenção do Prémio Pritzeker de Arquitetura em 2011, tornando-se no segundo arquiteto português a conseguir semelhante aclama-ção depois de Siza Vieira, em 1992. Foi precisamente com Siza Vieira que colaborou na criação do Pavilhão de Portugal para a Expo 98. O Estádio Municipal de Braga (2003) e a Casa das Histórias de Paula Rego (2005/2009) são algumas das suas obras mais emblemáticas.

Eduardo Souto Moura assinao futuro hotel do Mosteiro

Page 9: Confluência 09 - fevereiro 2016

janeiro 2016 . confluência « 9

Alcobaça: Turismo de Excelência » Destaque

Projeto revitaliza produtos tradicionais de Coz

Museus Municipais promovem património cultural da região

Os museus municipais têm vindo, progressivamente, a assumir o seu lugar no universo do circuito museológico regional e na-cional, captando para além do visitante local, o individual e em grupo. Desde 2010 que a autarquia integra, na sua estrutura de equipamentos culturais, espaços-museu abertos ao público tendo como objetivo a consolidação de uma rede museológica que contribua decisivamente para a defesa, promoção e difusão do património cultural da região. O impacto global tem vin-do a expressar o potencial patrimonial de Alcobaça revelando uma evolução positiva na fruição cultural e turística decorren-te da afirmação no terreno de uma política museológica posta ao serviço da comunidade local e transeunte. É de realçar, a inauguração de uma terceira unidade museológica que des-de setembro de 2015, compõe a rede de museus municipal: Central da Confluência dos Rios. No cômputo geral, os museus autárquicos representados pelo Museu Raul da Bernarda, Cen-tral da Confluência dos Rios e Museu do Vinho de Alcobaça, representaram um aumento de 30% de visitantes em relação ao ano transato.

A Câmara Municipal está trabalhar, em parceria com o Cen-tro de Bem Estar Social (CBES) da Freguesia de Coz e com a Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) das Caldas da Rainha, na recuperação das antigas tradições de manufatura-ção de esteiras e ceiras de junco. Esta iniciativa dá, a cerca de 40 alunos da ESAD.CR, a oportunidade de conceber produtos inovadores para serem criados de acordo com as técnicas ances-trais do trabalho do junco.Esses produtos serão depois trabalhados por um conjunto de ar-tesãos da freguesia de Coz que laboram no projeto “Coz Arte”, uma iniciativa de revitalização das antigas ceiras e esteiras de junco levada a cabo por um conjunto de utentes e funcionários do CBES, para preservar uma arte centenária na freguesia de Coz. O projeto visa sobretudo fomentar o empreendedorismo social, criando condições de inclusão social e laboral para os poucos artesãos que ainda mantêm viva esta tradição ancestral.A Câmara Municipal integrou o projeto “Coz Arte” no âmbito de um protocolo de cooperação, celebrado em 2014, com o IPL de Leiria, casa-mãe da ESAD.CR.No âmbito desta parceria, será também constituído um prémio que consistirá numa motivação suplementar para os alunos da ESAD.CR. Os três melhores produtos serão distinguidos no fi-nal do presente ano letivo com um prémio de 1000€, 750€ e 500€ respetivamente.

Neste âmbito, o Museu do Vinho de Alcobaça tem vindo a afirmar o seu potencial com o aumento significativo (33%)da sua média anual de visitantes, representando 51% do total de visitantes destes museus. Esta evolução é o resultado da pro-gramação cultural orientada pelos valores históricos e culturais locais, para além dos nacionais. Aqui foi evidente o reforço do programa de exposições temporárias com sete mostras, pro-duzidas pelo município ou em parceria (“Popazzo”; “Elogio a JVNatividade: O Homem e o Cientista do Século XX” com o INIAV; “Aguarelas e Fotografias a 6 Mãos” de Adriana Morales Gordon, Ana Sílvia Malhado e Cláudio Pia; “Júlia Ramalho: Ta-peçarias” e “VentoVinho: Zingarelhos, Zingamochos e Outros Aparelhos” de José Aurélio) ou de produção externa (“Arqueo-logia Industrial: Um Mundo a Descobrir, Um Mundo a Defen-der. 30 Anos Depois” da APAI e “PortoCartoon: A Luz do hu-mor Mundial” do Museu Nacional de Imprensa).

Coz Arte

Central da Confuência dos Rios abriu a 25 de setembro

Page 10: Confluência 09 - fevereiro 2016

» confluência . janeiro 2016 10

Aconteceu

Passagem de Ano - São Martinho do Porto>

A Passagem de Ano de São Martinho do Porto atraiu milhares de visitantes a uma festa em ambiente familiar e acolhedor com boa dispo-sição e muita diversão. Famílias e grupos de amigos encheram o areal da praia para pode-rem ter uma vista privilegiada do espetáculo de fogo de artifício que, refletido nas águas da baía, criou um efeito visual ímpar.

Sílvia

>

Um elenco de luxo, encabeçado por Paulo Pi-res, trouxe ao Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro a peça “Sílvia”, uma comédia sobre um peculiar triângulo amoroso onde o humor e a ternura se conjugaram num espetá-culo único. A peça proporcionou momentos de boa disposição e de reflexão sobre os relacio-namentos humanos.

Chainho

>

António Chainho, mito vivo da guitarra por-tuguesa e do fado, celebrou no Cine-Teatro de Alcobaça 50 anos de uma carreira que o tornou no maior embaixador da guitarra portuguesa. Reconhecido a nível internacional, António Chainho apresentou o seu último trabalho “Cumplicidades”, fazendo-se acompanhar da fadista Filipa Pais.

Page 11: Confluência 09 - fevereiro 2016

janeiro 2016 . confluência « 11

Marionetas na cidade

Festival do Atlântico

Aljubarrota Medieval

Kind of Magic

Márcia

>

>

>

>

>

A 18º edição do Festival Marionetas na Cida-de revelou-se, como habitualmente, um grande sucesso. Durante 7 dias, 11 companhias de tea-tro encenaram 12 espetáculos, num total de 25 apresentações, distribuídas pelo Cine-Teatro de Alcobaça, Escola Adães Bermudes, Mercado Municipal, ruas da cidade e as freguesias de Coz, Vestiaria e Évora de Alcobaça.

O Festival do Atlântico, que se realiza na Praia Paredes de Vitória, em Pataias, já vai na sua 5ª edição sempre em crescendo de qualida-de e de assistência. Carlão, D.A.M.A. e Jimmy P. foram os cabeças de cartaz deste ano que proporcionaram excelentes espetáculos. Está já garantido para este ano o regresso do Festival do Atlântico.

A Aljubarrota Medieval bateu este ano todos os recordes assistência, estimando-se a presença de 80.000 visitantes durante os quatro dias do evento. A Recriação da Batalha da Aljubar-rota, atraiu cerca de 40.000 espetadores, que vibraram mais uma vez com a histórica vitória portuguesa encenada, no belo cenário da Liça de Aljubarrota.

Os fãs dos Queen, uma das maiores bandas rock de todos os tempos, tiveram uma pren-da de Natal no Cine-Teatro de Alcobaça com a atuação dos “Kind of Magic & The Flashing Voi-ces”, um projeto de tributo que fez as delícias do público que esgotou o Grande Auditório. Uma noite inesquecível onde não faltaram os grandes clássicos da banda inglesa.

A cantora Márcia veio ao Cine-Teatro de Alco-baça apresentar “Quarto Crescente”, o seu mais recente e aclamado registo discográfico. A sua música pop tem sido banda sonora de algumas das mais populares telenovelas portuguesas da atualidade e foi do agrado do muito público que assistiu ao excelente espetáculo de Márcia.

Árvore Flutuante>

Este Natal, turistas e residentes de São Marti-nho do Porto puderam apreciar a maior Árvore de Natal flutuante da Europa, com cerca de 25 metros de altura. A inauguração atraiu milhares de curiosos que encheram a praia para assistir ao acender da árvore e ao espetáculo de fogo de artifício.

Feira de São Bernardo

>

Em 2015, a Feira de São Bernardo atraiu mi-lhares de visitantes ao evento que fez subir ao palco nomes como Pedro Abrunhosa, Diogo Pi-çarra e Mónica Ferraz. Foram cinco dias de in-tensa atividade com destaque para a Exposição Agro-Indústrial e para a presença e afirmação do Porco Malhado de Alcobaça como mais um produto de excelência do concelho.

Page 12: Confluência 09 - fevereiro 2016

» confluência . janeiro 2016 12

Opinião

No âmbito das ações concretas de apoio ao desenvolvimento do turis-mo na região, não basta designar meios materiais (como mais camas ou serviço de venda de passes turísticos) para a sua viabilização. A atividade turística lança, nos dias de hoje, outros desafios. Se nós queremos que os turistas nos visitem e que fiquem alguns dias no concelho de Alcobaça, temos de, em primeiro lugar, ser “turistas” no nosso próprio concelho. Isso significa fazer aquilo que queremos que o turista faça: amar o nosso património (como o Mosteiro de Alcobaça, o Convento de Coz, o pelourinho manuelino da Maiorga ou a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em Aljubarrota, por exemplo), visitan-do-o, mostrando-o aos nossos filhos e netos, que é a melhor forma de o preservarmos e valorizarmos; frequentar os espaços culturais da cida-de, como o cineteatro; conhecer o Museu do Vinho, o Museu da Con-fluência dos Rios, o Jardim do Amor, o Parque nos Monges; procurar o melhor da nossa gastronomia, a doçaria tradicional e conventual, os produtos agrícolas, as frutas e os vinhos alcobacenses; contribuir para termos “casa cheia” na Feiras, Mostras, concertos, exposições, teatro, passagem do ano de S. Martinho e Carnaval, como aconteceu aquando da maior projeção de video mapping em fachada de monumento, que teve lugar em novembro último, no Mosteiro de Alcobaça.

A CDU propõe comemorar este dia, de novo, envolvendo toda a co-munidade educativa, sobre este importante vector estratégico para o concelho, nomeadamente: Ligar 6 (dia dos reis), 7 (rainha morta),11 (d.m.educação) e 18 (morte D. Pedro I) de janeiro de cada ano. Reis. Pedro e Inês. Grupos de teatro e escolas de música. Lúdico. Confe-rências. Investigação histórica; Revisão da Carta Educativa (promes-sa de rever no ano lectivo passado não foi cumprida); Planear com todos os Centros Escolares de Alfeizerão, Cela, Pataias e Turquel; Acções concretas que combatam a perda de alunos, para os conce-lhos vizinhos; Concretização das promessas PSD de ensino superior; Activação das Alcobacíadas no desporto escolar; Tratamento igual de

O início de um novo ano é sempre um tempo de avaliação e de pla-neamento, sobretudo quando nas nossas responsabilidades se incluem o serviço público.Decisões e factos do nosso passado recente, trouxeram aos Portugue-ses novas formas de olhar e sentir o seu mundo, onde às vezes lamen-tavelmente se inclui o medo, mas sobretudo de perspectivar o futuro e de graduar as suas prioridades. Tempo houve em que, quanto mais cara e maior a obra fosse, melhor.Afinal, dizia-se o dinheiro não é meu, e não estou a fazer conta de o pagar. Este sentimento que atravessava o cidadão, quase parecia sen-tir-se que estava no ADN das Instituições.Hoje, está demonstrado e sentimo-lo bem, que não é assim e que afi-nal somos nós os cidadãos que pagamos com língua de palmo os ex-cessos da coisa publica, quando não da privada em quem confiamos.Para alguns, atravessamos um tempo novo ou que afinal é apenas dife-rente, em que os pés tem de estar bem assentes na Terra.

Ser consumidor da cultura da região é ajudar a desenvolver o turismo

Dia Municipal da Educação deve ser bem comemorado (1.ªaula…11jan1269)“Alcobaça abraça a Educação”

As pequenas grandes obras

Ao procurarmos o património cultural do concelho, fortalecemos a nossa identidade e memória – sendo precisamente a identidade e me-mória de outros lugares e gentes o que o turista procura; ao sermos consumidores de cultura de qualidade, nossa ou de artistas nacionais e internacionais que trazemos a Alcobaça, vamos incentivar o turista a sê-lo aqui, nesta região; ao apreciarmos a nossa gastronomia, ajuda-mos ao seu aperfeiçoamento e divulgação, seduzindo de forma indire-ta novos consumidores (e a vinda de mais consumidores leva à criação de mais postos de trabalho, o que contribui para a inclusão social); ao divulgarmos a nossa região como território de gente criativa, hospita-leira, empreendedora na arte do fazer e do receber, estamos a abrir as portas da nossa casa a visitantes de outras regiões e nacionalidades. Não se pode, pois, entender hoje o Turismo como uma atividade que envolve apenas a deslocação das pessoas de um lugar para o outro. Se assim fosse, bastava recebê-las de manhã, dar-lhes roteiros turís-ticos à tarde e dizer-lhes adeus, “voltem sempre”, à noite. Queremos mais. Queremos desenvolver o nosso território como território de ex-celência, onde aquilo que nos diz muito e que nos faz viver cá (o pa-trimónio, as artes, a gastronomia, os vinhos, as paisagens, a indústria, a agricultura) diga muito a quem nos visita, por mais do que um dia.

Inês Silva, Vereadora

Rogério Raimundo, Vereador

José Canha e Eugénia Rodrigues, Vereadores

todos os alunos do 1º ciclo; Todos têm de ter boas bibliotecas, compu-tadores, salas de expressão; Criar uma (bibli+ludo)teca itinerante que abasteça todas as freguesias de livros e jogos; Natureza, História (não esquecer a fundação de Portugal) e Património local no currículo dos diferentes níveis de ensino; Apoio a projectos inovadores com belos prémios, também, aos melhores alunos; Apoios a quem mais precisa (alunos e famílias); Fixação dos jovens através de cursos profissionais que respondam às necessidades das nossas empresas e instituições…Queremos acções concretas inseridas neste lema: “Alcobaça abraça a Educação!”

As necessidades são diferentes e cada vez mais o somatório de peque-nas respostas fazem mundos novos.Não será um tempo de olhar mais para aquilo que nos rodeia ?Para o equilíbrio e valia do território e dos elementos que o compõem e que são afinal o nosso dia a dia?Para as nossas Aldeias, tantas que outrora tiveram vidas e que hoje se degradam e desertificam!Para os recursos naturais que às vezes nos esquecemos de fruir, con-templar e preservar para os nossos vindouros!Para as Pessoas que nos trouxeram ao mundo e que nós lhas devolve-mos para cada vez mais o aperfeiçoar!Para as empresas, pequenas ou grandes, geradoras de mais valias eco-nómicas ou socias que dão vida ao nosso mundo e às nossas vidas.Pequenas grandes tarefas, quase um programa eleitoral para uma qualquer Autarquia, para um qualquer executivo.Afinal são as pequenas obras que somadas fazem a grande Obra.As Pessoas agradecem…e retribuem.

Page 13: Confluência 09 - fevereiro 2016

janeiro 2016 . confluência « 13

Obras de Próximidade

Parque Verde cada vez mais próximo

Foi lançada, na reunião de Câmara de 23 dezembro 2015, a em-preitada do futuro Parque Verde de Alcobaça. Está, assim, dado um passo decisivo para tornar o Parque Verde numa realidade cada vez mais próxima. Em breve será feita a abertura do concurso para a execução de uma obra com um orçamento máximo de 2.8 milhões de euros e uma extensão de sete hectares o que a torna a maior área in-tervencionada pela autarquia.O projeto do Parque Verde contempla dois aspetos fundamen-tais: a preservação do património cisterciense na zona envol-vente do Mosteiro e o respeito pelo meio ambiente, permitindo uma redescoberta da natureza dentro dos limites da cidade. A estrutura servirá de ligação entre “Nova Alcobaça” e o Jardim do Obelisco, através de um circuito que acompanhará o curso da água entre o rio Alcoa e a Levada, podendo ser aproveitado para todo o tipo de atividades lúdico-desportivas.Em paralelo com a recuperação do Jardim do Obelisco, inse-rido no projeto do futuro hotel do Mosteiro, o Parque Verde irá operar uma profunda regeneração urbana integrada da zona envolvente do Mosteiro, dotando a cidade de uma estrutura de lazer e acolhimento para os seus visitantes e de usufruto diário para os residentes.

Page 14: Confluência 09 - fevereiro 2016

» confluência . janeiro 2016 14

Obras de Próximidade

A nova USF implica a requalificação da zona envolvente à Casa da Vila, deslocando serviços da Junta de Freguesia para o edifício onde se encontra a atual USF. Será um espaço de fruição pública, propício para o convívio, lazer e desporto. A USF “trará uma nova vida à Benedita. O seu povo merece uma vila não só embelezada mas também que proporcione cada vez mais qualidade de vida. Esse é o objetivo máximo de todo este projeto global que começa na Praça Damasceno de Campos”, destacou o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio.

Benedita do futuro começa na nova Praça Damasceno de Campos

Projeto de requalificação da envolvete à Casa da Vila e USF na Benedita

A inauguração da requalificação da Praça Damasce-no de Campos, que decorreu no dia 30 de outubro, foi uma oportunidade para a vila recordar o passa-do, celebrar o presente e vislumbrar o futuro. Após a cerimónia de inauguração, centenas de beneditenses puderam assistir e aplaudir, no Salão Nobre da Vila, a apresentação pública do projeto da nova Unidade de Saúde Familiar (USF).

Page 15: Confluência 09 - fevereiro 2016

janeiro 2016 . confluência « 15

Em dezembro, o executivo da Câmara Municipal promoveu uma visita às praias de Paredes da Vitória, Pedra do Ouro, Água de Madeiros e São Martinho do Porto para observar a conclu-são dos trabalhos que representam um investimento global de cerca de 1.5 milhões de euros. Na praia Paredes da Vitória, o presidente da Câmara Munici-pal, recordou as intempéries que causaram danos na costa, em janeiro de 2014, estando esta agora reforçada com um paredão formado por blocos maciços de pedra calcária. Em Pedra do Ouro, foi feito um trabalho de consolidação da arriba através de aplicação de betão projetado com um pigmen-to aproximado da cor natural da paisagem envolvente. Foram ainda anunciadas para breve, as obras de saneamento na praia Pedra do Ouro. A encosta e respetiva envolvente da praia Água de Madeiros fo-ram melhoradas assim como as condições de estacionamento dos veraneantes através do alcatroamento da zona de parqueamento. Em São Martinho do Porto, foi feito o reforço do morro de Santo António, com a construção de um muro e colocação de redes de proteção para evitar o desmoronamento de rochas que afetavam a circulação automóvel da estrada adjacente.Paulo Inácio sublinhou ainda o facto de estas obras terem sido concluídas dentro do prazo estipulado pelo POVT – 31 de de-zembro de 2015 – e que “reforçam significativamente as condi-ções de acesso e de segurança das praias do concelho”.

Obras de Próximidade

2

1

3

4

1-Paredes da Vitória; 2 -Pedra do Ouro; 3-Água de Madeiros; 4-São Martinho do Porto

Obras reforçam condições de acesso e segurança das praias do concelho

Estão concluídas as obras de reforço de segurança e melhoramento de acessibilidades de quatro praias do concelho que foram comparticipadas a 100% pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT).

Page 16: Confluência 09 - fevereiro 2016

» confluência . janeiro 2016 16

Obras de Próximidade

Investimos mais de um milhão de euros em alcatroamentos

1

2

4 3

5

Objetivo: melhorar acessibilidades e qualidade de vida

Page 17: Confluência 09 - fevereiro 2016

janeiro 2016 . confluência « 17

12

Obras de Próximidade

1 - EM 549 ligação Casal da Areia a Pataias; 2 - Acesso ao Vale Furado, Pataias; 3 - Rua Afonso Lopes Vieira,

Alcobaça; 4 - Casal do Amaro, Alfeizerão; 5 - Chiqueda; 6 - Rua da Costa do Cidral, Alcobaça; 7 - Envolvente

à Associação do Casal da Areia, Coz; 8 - Acesso à Praia, Pedra do Ouro, Pataias; 9 - Ganilhos, Aljubarrota;

10 - Rua das Eiras, Turquel; 11 - Carrascal, Aljubarrota; 12 - Rua Varatojo, Coz; 13 - Estrada Engº Vieira Nati-

vidade, Évora de Alcobaça.

Antes deste acaltroamento, estes arruamentos que dão acesso à minha casa eram em terra batida o que resultava em pó durante o verão e em lama durante o inverno. Esta obra da Câmara veio simplificar a minha vida e estou contente com o trabalho aqui efetuado.

Adriano Agostinho PereiraVale Furado, Pataias

A Câmara Municipal de Alcobaça fez um excelente trabalho no alcatroamento desta estrada. Faltam apenas melhorar as valetas e proibir a circulação de veículos com mais de 10 toneladas.

Eudoro VitorinoRua Varatojo, Coz

Antigamente fazíamos as nossas festas num terreno em saibro que rápidamente se transformava num lamaçal. Este alcatroamento da envolvente veio trazer melhores condições para que a Associação possa exercer o seu trabalho.

João Louro AlmeidaEnvolvente Associação do Casal da Areia

13

11

9 10

8

6 7

Page 18: Confluência 09 - fevereiro 2016

» confluência . janeiro 2016 18

Agência de Desenvolvimento

Entidades oficiais aprovam Área de Localização Empresarial da Benedita

A Área de Localização Empresarial da Benedita está cada vez mais perto de ser uma realidade, após a obtenção de parecer po-sitivo por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), da Infraestru-turas de Portugal (IEP), do Instituto da Conservação da Nature-za e das Florestas (ICNF) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que reuniram em dezembro nos Paços do Concelho.Após um moroso processo de avaliação do projeto por parte de várias entidades oficiais, a ALEB recebe, deste modo, in-

dicadores favoráveis da concertação de serviços faltando ainda observar algumas questões processuais para que se dê início ao período de discussão pública de 20 dias úteis. Prevê-se que este projeto seja levado para votação e aprovação na Assembleia Municipal de abril de 2016. A futura zona industrial da Benedita, que se tornou conhecida por ALEB, será identificada como Zona Empresarial Respon-sável da Benedita (ZERB) sendo esta a designação atual deste tipo de infraestruturas.

Interesse público aprovado a mais de 70 empresas

Mais de 70 empresas empresas do concelho obtiveram apro-vação quer em sede de reunião de câmara quer em sede de Assembleia Municipal dos seus pedidos de Interesse Público Municipal permitindo assim a alteração de PDM para legalizar a atividade de empresas instaladas no concelho.A regularização da atividade empresarial através da invocação do Interesse Público Municipal está prevista no Regime Ex-

traordinário de Regularização das Atividades Económicas, cujo prazo terminou no passado dia 2 de janeiro de 2016.Este regime excecional permite a regularização e a alteração ou ampliação de estabelecimentos e explorações de atividades industriais, pecuárias, de operações de gestão de resíduos e de explorações de pedreiras incompatíveis com instrumentos de gestão territorial e ou condicionantes ao uso do solo.

Page 19: Confluência 09 - fevereiro 2016

janeiro 2016 . confluência « 19

Hospital Bernardino de Oliveira acreditadopela Agência de Acreditação Internacional em Saúde

No passado dia 16 de novembro, o Centro Hospitalar de Leiria tomou conhecimento da acreditação integral das suas três unida-des, pela excelência e qualidade dos cuidados de saúde prestados.A agência de acreditação internacional em saúde, Joint Comis-sion International (JCI), voltou a acreditar o Hospital de Santo André (HSA) em Leiria, e acreditou pela primeira vez o Hospi-tal de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), bem como o Hospital Distrital de Pombal (HDP).

“O Município de Alcobaça lutou sempre, desde o início, para que Alcobaça ficasse agregada ao Centro Hospitalar de Leiria e esta acreditação vem provar que a estratégia seguida foi a cor-reta. O reconhecimento desta acreditação deixa-nos ainda com mais vontade para continuar a trabalhar todos os dias com vista à prestação do melhor serviço com os melhores equipamentos e instalações, para que os cuidados prestados aos doentes e suas famílias sejam excelentes”, afirma o Presidente da Câmara.

Agência de Desenvolvimento

Produtores do Malhado de Alcobaça visitam Vinhais

O Porco Malhado, espécie autóctone da região de Alcobaça, tem condições para se tornar numa nova marca do concelho, juntando-se a outros produtos característicos da região. Esta foi a principal motivação da comitiva, na qual se incluíam técnicos veterinários, autarcas e produtores do Malhado de Alcobaça, que a Câmara levou a Vinhais, em outubro para conhecer o exemplo do Porco Bísaro. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de duas décadas que levou à afirmação do porco Bísaro e da indústria de enchidos e fumeiro de Vinhais como marcas de alcance nacional. A viagem até Vinhais serviu igualmente de intercâmbio entre os produtores do Malhado que, inspirados pelo exemplo do Bí-saro, poderão desenvolver esforços conjuntos e estratégias de promoção e de crescimento da espécie cujo potencial gastro-nómico e qualidade gourmet puderam ser apreciados durante a última Feira de São Bernardo.

Uma nova marca no concelho

Page 20: Confluência 09 - fevereiro 2016

» confluência . janeiro 2016 20

O Município de Alcobaça encontra-se, através da Divisão de Ação Social, Juventude e Associativismo, a criar o Observatório Social, uma ferramenta inovadora que possibilitará a criação de um perfil do concelho com recurso a dados estatísticos. Este instrumento tem como objectivo principal a construção de uma base de conhecimento detalhada sobre o concelho que permita a identificação de potencialidades e constrangimentos em áreas prioritárias de intervenção social e económica.

Concluída a 1ª fase do Observatório Social

Está já concluída a primeira fase de construção da estrutura do Observatório com a definição / criação de ‘bateria de indicado-res’, definição das fontes, critérios e instrumentos de recolha de informação, recolha e sistematização da informação. Em breve irá iniciar-se uma fase de teste e consolidação para, pos-teriormente, se efetuar a apresentação pública do Observatório.

Políticas Sociais Inovadoras

O Centro de Atendimento a Jovens (CAJ) irá alargar a sua cola-boração / intervenção ao concelho da Nazaré (Agrupamento de Escolas da Nazaré) com sessões para crianças, jovens e respeti-vos encarregados de educação numa parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens local. Esta iniciativa vem na sequência da colaboração, no ano letivo 2014-2015, com a Associação de Estudantes da Escola Secun-dária Raul Proença e com a Associação de Pais do Agrupamen-to de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha).Em paralelo, os Técnicos do CAJ encontram-se a desenvolver

O serviço camarário Alcobaça Amiga está agora instalado na seguinte morada:Escola Adães BermudesRua Afonso Albuquerque n.º 24, Alcobaça

Tel: 262 580 899E-mail: [email protected] Verde: 800 086 090 (será ativada em breve)

CAJ com novos projetospara o ano letivo 2015-2016

um projeto inovador (Projeto ORIGAMI) na EB1 de Alfeize-rão, em parceria com o Agrupamento de Escolas de S. Marti-nho do Porto. O Projeto ORIGAMI estrutura-se em intervenções quinzenais com o objetivo de apoiar crianças e encarregados de educação no acesso à informação e consolidação de conhecimentos. Pretende-se transmitir métodos de aquisição de saberes e de saberes-fazer que lhes possibilite ultrapassar obstáculos e de-senvolver competências de autonomia, criatividade, iniciativa, inovação e organização.

Centro de Atendimento a Jovens

Ferramenta inovadora apresentará dados estatísticos sobre o concelho

Alcobaça Amiga em novas instalações

Page 21: Confluência 09 - fevereiro 2016

janeiro 2016 . confluência « 21

De acordo com os pressupostos do V Plano Nacional de Pre-venção e Combate à Violência Doméstica e de Género (2014-2017) que procura difundir uma cultura de igualdade e não-vio-lência, o Município de Alcobaça através do GAVVD – Gabinete de Apoio a Vitimas de Violência Doméstica, realizou durante todo o mês de outubro um conjunto de iniciativas sob o lema: “O coração é que bate, as mãos dão afeto e carinho”. Com o objetivo de sensibilizar e debater junto da população as ques-tões da violência nas relações, estas ações foram uma excelente oportunidade para a construção de saberes e treino de compe-tências em diferentes domínios de intervenção associados ao fenómeno da violência.Durante todo o mês de outubro esteve patente uma exposi-ção na Biblioteca Municipal de Alcobaça intitulada: “Metáforas VVD” - Top 10 Violência Doméstica” da artista Sónia Honó-rio; Na escola Adães Bermudes, realizou-se um Workshop para Técnicos sobre Violência Doméstica, denominado: “Experiên-cias em Saúde na Área da Violência e Maus Tratos”; Através do CAJ – Fora de Portas, nas escolas do Concelho, foram realiza-das diversas oficinas no âmbito da gestão de conflitos através das emoções, trabalhando as questões da violência no namoro e do bullying.De entre estas iniciativas, destacamos o seminário: “[Entre] Laços e Afetos – Perceções sobre Violência nas Relações”, que teve lugar na Biblioteca Municipal de Alcobaça, no passado dia 22 de outubro.

“O coração é que bate, as mãos dão afeto e carinho”Em outubro debateu-se a violência nas relações

Políticas Sociais Inovadoras

O seminário reuniu 12 oradores de excelência que, ao longo de quatro painéis, discutiram problemáticas relacionadas com a Violência nas Relações: Retratos Institucionais; Percursos de Reinserção; Sexualidade, Deficiência e Envelhecimento e Prio-ridade às Crianças. No âmbito desta iniciativa, o Município as-sinou um protocolo de parceria com a Associação Mulher Sécu-lo XXI de Leiria (organização com vários anos de experiência no trabalho com Vítimas de Violência Doméstica), possibilitando, desta forma, a partilha de informação entre as duas instituições. O seminário superou os seus objetivos de impulsionar a partilha de conhecimento científico entre as várias entidades interve-nientes nos sistemas de prevenção e de intervenção no contexto da violência; e compreender a problemática social da violência nas relações, analisando as suas causas a partir de diferentes perspetivas e perceções. Foram ainda apresentados resultados preliminares de um estudo sobre crenças de violência conjugal aplicando uma escala a praticamente todos os alunos do ensino secundário do Concelho de Alcobaça. O estudo encontra-se em fase de conclusão e oportunamente será divulgado às escolas e à comunidade.Recorde-se que o GAVVD está aberto desde maio de 2013 na Escola Adães Bermudes em Alcobaça e dispõe de apoio psico-lógico, social e jurídico. Desde janeiro o GAVVD dinamiza um grupo de ajuda mútua com vítimas de violência doméstica.

GAVVD – Gabinete de Apoio a Vitimas de Violência Doméstica

Page 22: Confluência 09 - fevereiro 2016

» confluência . janeiro 2016 22

Projetos & Iniciativas

Memória de Joaquim Vieira Natividade eternizada em exposição e colóquio

Museu da Rádio apresenta enorme espólio de máquinas falantes

A relevância do contributo científico e cultural de Joaquim Vieira Natividade justifica uma presença permanente da sua memória no quotidiano dos alcobacenses. Com esse intuito, a Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade acolheu, de setembro a novembro, a mais abrangente exposição dedicada ao cientista alcobacense.A exposição propôs um percurso documental e material, no próprio local de trabalho de Vieira Natividade, que contextuali-zou a vida profissional do virtuoso engenheiro agrónomo e silvi-cultor. Esteve patente uma vasta coleção de objetos pertencen-tes ao legado da Casa Museu Vieira Natividade e do Instituto Nacional Investigação Agraria e Veterinária, contextualizando a herança familiar inspiradora do pai, Manuel Vieira Natividade, e da esposa, Irene Sá, até se centrar no enredo maior da vida e obra de um homem de cultura e de ciência que foi Joaquim Vieira Natividade. Nos últimos dois dias da exposição, familiares, amigos e colegas de profissão de Vieira Natividade reuniram-se na Estação Na-cional de Fruticultura Vieira Natividade para um colóquio no qual se procurou projetar o seu legado para o futuro. A sua intervenção cívica, cultural e relevância científica tiveram o devido reconhecimento dado o seu papel na consolidação da investigação aplicada ao desenvolvimento do domínio frutícola e florestal português.

O “Espólio Coleção Madeira Neves – Casa das Máquinas Fa-lantes”, é uma das mais relevantes coleções de património so-noro e de telecomunicações a nível nacional, adquirido pelo Município, em maio de 2009, pelo então Presidente da Câmara Municipal, Dr. Gonçalves Sapinho, ao colecionador José Ma-deira Neves natural da Cela. Decorrente desta aquisição, foram iniciados os trabalhos técnicos encetados pelo Serviço de Mu-seologia da Câmara Municipal de Alcobaça compreendendo o registo e a transferência da coleção da Cela para o espaço de reserva criado para o efeito em Alcobaça e que contabilizou a entrada de 5331objetos. A coleção foi ainda sujeita a uma primeira intervenção de con-servação preventiva tendo em vista, nesta fase, o diagnóstico do estado de conservação, limpeza e ainda uma ação de controlo de infestação de algumas peças. A coleção é das mais completas conhecidas em Portugal contemplando um conjunto de objetos que remontam aos primórdios da emissão sonora (séculos XIX) até á difusão radiofónica doméstica (século XX).

Tem ainda a particularidade rara no contexto museológico na-cional de circunscrever numa única coleção uma dimensão complementar abrangente aos vários sectores da comunicação sonora, antes e após o advento da eletricidade: fonógrafos e gra-mofones (peças raras patenteadas por Tesla, Edison e Berliner), rolos de cera, caixas de música, gravadores e reprodutores mag-néticos, radio telefonias, radio transmissores, telégrafos, tele-fones, microfones, discos de metal, de cartão perfurado e vinil. Simultaneamente foi dado início do programa museológico que prevê a sua instalação em duas frações do edifício dos antigos Armazéns Vazão, situados no centro da cidade de Alcobaça, a 100 metros do Mosteiro de Alcobaça, na Rua Araújo Guima-rães. A escritura definitiva de aquisição do espaço foi assinada em dezembro último. Brevemente será feita a transladação dos equipamentos para o seu espaço futuro. A autarquia iniciou assim esforços no sentido do Museu das Ma-quinas Falantes possa vir a estar funcionamento ainda em 2016.

Page 23: Confluência 09 - fevereiro 2016

janeiro 2016 . confluência « 23

Projetos & Iniciativas

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos dinamiza a comunidade

Em outubro, a Associação Bandeira Azul da Europa celebrou o Dia Bandeiras Verdes 2015 com uma cerimónia que conde-corou 14 escolas do concelho de Alcobaça com o estatuto de Eco-Escola. O concelho de Alcobaça tem vindo a destacar-se no mapa das Eco-Escolas, assumindo-se como o terceiro concelho do distrito de Leiria com mais estabelecimentos de ensino ga-lardoados, encontrando-se apenas abaixo de Pombal e Leiria. O panorama concelhio das Eco-Escolas é também muito abran-gente, albergando desde jardins de infância até escolas secundá-rias. Destaque ainda para a EB 2 da Benedita (antiga Escola Frei António Brandão) que foi reconhecida pelo 10º ano consecutivo.Para obter este galardão, as escolas têm de desenvolver um pla-no de ação anual onde são tratados obrigatoriamente os temas: Água, Energia e Resíduos. Estes temas podem ser abordados com visitas de estudo, trabalhos curriculares ou atividades com a comunidade.

A Câmara Municipal de Alcobaça associou-se à 7ª edição da Se-mana Europeia da Prevenção de Resíduos com quatro iniciati-vas que alertaram os munícipes para a necessidade de reduzir os 3 mil milhões de toneladas de resíduos produzidos anual-mente na União Europeia. “A tradição ainda pode ser o que era!” foi o mote da primeira iniciativa que consistiu na distribuição de 500 sacos reutilizáveis de pano para transporte de pão, à semelhança do que faziam diariamente em gerações anteriores. Os sacos foram distribuí-dos em algumas padarias do concelho de Alcobaça (Alcobaça, Aljubarrota, Turquel, Benedita Alfeizerão, São Martinho do Porto e Pataias).Durante a semana, os funcionários da Câmara Municipal de Al-cobaça receberam por email uma dica por dia sobre pequenos

Escolas galardoadas:Centro Escolar de AlcobaçaEB1 Casal da LagoaEB1 com JI da BeneditaEB1 TurquelEB1/JI de ArdidoEB1/JI de PataiasEscola Básica e Secundária de S. Martinho do PortoEscola EB2/3 D. Pedro IEscola EB2 Benedita (antiga Escola Frei António Brandão)Escola EB2/3 de PataiasEscola EB2/3 Frei Estevão MartinsEscola EB1 de Évora de AlcobaçaEscola EB1 de MaiorgaExternato Cooperativo da Benedita

Alcobaça é o terceiro concelho com mais Eco-Escolas no distrito de Leiria

gestos para reduzir a quantidade de resíduos que são produzidos diariamente. Intitulada “Pequenos gestos, grandes ações”, a se-gunda ação de sensibilização para redução dos resíduos foi tam-bém divulgada para toda a comunidade através das redes sociais.Houve ainda lugar, na Granja de Cister, a um excelente workshop de show-cooking denominado “Refeições com sobras de alimentos”, que demonstrou o que se pode fazer com as so-bras da ceia do Natal. Em simultâneo com todas estas atividades, esteve patente na Bi-blioteca Municipal de Alcobaça a exposição itinerante “Semana Europeia da Prevenção de Resíduos”, composta por cinco painéis que se debruçavam sobre os comportamentos sociais mais ade-quados perante o problema da produção crescente dos resíduos.

Page 24: Confluência 09 - fevereiro 2016

» confluência . janeiro 2016 24

Projectos & Iniciativas

Cerca de 90% dos alunos do 1º ciclo do concelho aderiram ao Plano de Ação Social Alargada que no início do corrente ano letivo concedeu livros e material escolar totalmente gratuitos aos alunos daquele nível de ensino, independentemente do seu escalão social. Trata-se de um projeto pioneiro que não só apoia toda a comu-nidade escolar que frequenta o 1º ciclo como procura incutir um sentido de responsabilidade aos alunos que recebem os ma-teriais e os manuais. Os alunos do 1º ano recebem gratuitamente os manuais esco-lares. Os alunos dos restantes 3 anos do 1º ciclo serão respon-sáveis por preservar os manuais que recebem por empréstimo para que estes possam ser utilizados pelos colegas dos anos se-guintes. Todos os alunos do 1º ciclo recebem gratuitamente um conjunto de materiais escolares essenciais para o trabalho diá-rio na sala de aula, nomeadamente: mochila, pasta de arquivo, borracha, esferográficas de três cores, caixas de lápis de cor, apara-lápis, régua, cola líquida, tesoura, cadernos com folhas pautadas e quadriculadas, micas e dossiers para as folhas dos manuais, um bloco de folhas pautadas e um bloco de folhas quadriculadas.“Todas as crianças merecem ter as mesmas oportunidades no

Concelho adere em massa ao programa de oferta de manuais escolares ao 1º ciclo

início do seu percurso escolar e é isso mesmo que a Câmara ga-rante com esta iniciativa. É uma ajuda para as famílias que des-te modo sabem que podem contar com o seu município para os ajudar a suportar os elevados custos destes materiais que agora estão ao seu dispor gratuitamente”, afirma Paulo Inácio. O edil da Câmara acrescenta ainda que “este esforço é feito para garantir as melhores condições de trabalho e de ensino para os alunos. Outros municípios tentaram seguir o nosso exemplo quando anunciámos o nosso projeto mas o método escolhido por Alcobaça difere dos demais no sentido em que as crianças tra-balham com os manuais na escola tendo apenas que transportar para casa as fichas de trabalho que os professores determinam. Não queremos que os nossos alunos andem carregados com o peso brutal dos manuais e dos materiais escolares.”Para a vereadora da Educação Inês Silva “este projeto é inova-dor pois cria uma verdadeira bolsa de empréstimo dos manuais e oferece um kit essencial de material escolar que certamente fará a diferença nos orçamentos familiares. Estamos obviamente abertos a melhorias e sugestões para que o projeto possa evoluir. O Município assume este compromisso para com o bem-estar da comunidade escolar e esperamos que esta o acolha de modo a que o trabalho desenvolvido na sala de aula seja produtivo”.

Alunos recebem gratuitamente manuais e materiais escolares

Page 25: Confluência 09 - fevereiro 2016

janeiro 2016 . confluência « 25

Projetos & Iniciativas

Plano Atividades Educativas 2015-2016 ao dispor da comunidade escolar

Cartão Único dá acesso a todas as bibliotecas do concelho

Trata-se de uma estratégia de promoção e de facilitação do acesso ao conhecimento que o Município implementa abrindo todo o espólio bibliográfico do concelho à comunidade em ge-ral sem constrangimentos geográficos e/ou burocráticos.Com este cartão crianças, jovens e adultos passam a dispor de um acesso simplificado ao serviço de empréstimo na Biblioteca Municipal de Alcobaça e nas bibliotecas escolares da Rede, a saber: Escola Secundária D. Inês de Castro; EB2/3 Frei Estêvão Martins; EB2/3 D. Pedro I; Centro Escolar de Alcobaça; EB2/3 de Pataias; EB1 de Pataias; EB2 Frei António Brandão; Centro Escolar da Benedita; EB1 do Vimeiro; EB1 do Ardido; Externato Cooperativo da Benedita; EB2/3 e Secundária de São Martinho do Porto; EB1 de São Martinho do Porto; EB1 de Alfeizerão.

A Câmara Municipal concebeu e distribuiu aos docentes do concelho o Plano de Atividades Educativas 2015-2016 com uma descrição dos principais os eventos de teor pedagógico e educativo promovidos pela autarquia, os ciclos de ensino visa-dos, a calendarização e os pelouros responsáveis por cada even-to aos quais as escolas podem assistir e/ou participar.Trata-se de um instrumento ao dispor da comunidade educati-va, com o propósito de fomentar a partilha de informações so-bre as ações que o Município pretende realizar com as escolas. Para a Vereadora da Cultura, Inês Silva, “este plano otimiza a coordenação entre os vários departamentos da autarquia que

Foi também criada uma Base de Dados, consultável na inter-net, via http://biblioteca.cm-alcobaca.pt, ou a partir de qual-quer biblioteca escolar concelhia, onde consta a totalidade do catálogo bibliográfico disponível no concelho de Alcobaça.

organizam atividades e iniciativas pedagógicas e as demais institui-ções educativas, ao mesmo tempo que permite aos professores um melhor planeamento e agendamento das atividades educativas que entendem serem mais relevantes para os alunos”.O Plano está dividido em seis áreas fundamentais: Educação para a cultura; Educação para os museus; Educação ambiental; Educação para a saúde e bem-estar; Educação para a leitura e literacia e Educação para a cidadania.

O Cartão Único da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça é um inovadora iniciativa da Câmara Munici-pal que permite o acesso a toda a rede de bibliotecas do concelho através de um único cartão.

Page 26: Confluência 09 - fevereiro 2016

» confluência . janeiro 2016 26

Projectos & Iniciativas

Biblioteca promove Sábados à tarde

Proteção Civil sensibiliza comunidade escolar para a autoproteção

Integrado na atividade educativa - A Proteção Civil nas Escolas - o Serviço Municipal de Proteção Civil, da Câmara Municipal, deslocou-se, em novembro, à EB1/JI dos Carris, Évora de Al-cobaça, para uma ação de sensibilização, abordando as medidas de autoproteção da população escolar, em particular, e da co-munidade, em geral. Os alunos assistiram à projeção de um filme, receberam mate-rial informativo e um CD com temas para poderem ser aborda-dos ao longo do ano letivo.

Arrancou no passado mês de dezembro o programa “Sábados À Tarde na Biblioteca”, com atividades diversificadas e destinadas a toda a família na Biblioteca Municipal de Alcobaça. A rúbrica tem como principal objetivo cimentar o papel da Bi-blioteca como elemento agregador da comunidade local e ser um pólo de interesse para todos os que procuram algo para fa-zer nos sábados à tarde na cidade. Com esta iniciativa, Biblioteca procura aproximar-se cada vez mais dos munícipes, fomentando a promoção da livro e da lei-tura. Todos os sábados, artistas e artesãos (locais e não só) vão oferecer gratuitamente workshops, oficinas criativas, atividades de leitura, apresentação de livros, espetáculos de música entre outras propostas.Recentemente, o Auditório da Biblioteca acolheu a apresenta-ção de “20”, a biografia da banda alcobacense The Gift e de “A Arte de Dizer Não”, o mais recente livro do conhecido psicólo-go Joaquim Quintino Aires.Para a Vereadora da Cultura, Inês Silva, “é muito importante que a comunidade saiba que tem sempre algo para assistir e participar na Biblioteca durante os sábados à tarde. São cada vez mais escassas as oportunidades para fazer atividades em fa-mília. Este programa pretende dar uma resposta de qualidade a essa realidade dos nossos tempos”.

Este projeto está inserido no plano das atividades educativas delineado antes do início do ano letivo e que envolveu a Câma-ra Municipal e a comunidade escolar e enquadra-se nos objeti-vos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas ações que assinalam os 260 anos do sismo de 1755, pretendendo envolver as diferentes comunida-des na sua preparação para o risco sísmico.

Atividades para toda a família

Page 27: Confluência 09 - fevereiro 2016

janeiro 2016 . confluência « 27

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA Tel: 262 580 800Fax: 262 580 850e-mail: [email protected]: www.cm-alcobaca.pt

Edifício Paços do Concelho:Praça João de Deus Ramos 2461-501 Alcobaça

Serviços Técnicos:Rua da Liberdade 2460-060 Alcobaça

Assembleia MunicipalTel: 262 580 820e-mail: [email protected]

SERVIÇOS

ALCOBAÇA AMIGABANCO LOCAL DE VOLUNTARIADOEscola Adães BermudesRua Afonso Albuquerque n.º 42 – Alcobaça Linha Verde: 800 086 060 LINHA GRATUITATel: 262 580 899e-mail: [email protected]

AMBIENTELinha Verde do Ambiente: 800 206 624Recolha de Monos: 262 597 706

BIBLIOTECA MUNICIPALterça a sexta: 10h às 18hsábado e segunda: 14h às 18hTel: 262 580 880e-mail:[email protected]

CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA JOÃO D’OLIVA MONTEIRObilheteira - terça a sexta: 13:30h às 17hTel: 262 580 890 / 885 / 892e-mail: [email protected]

CULTURA \ TURISMO Tel: 262 580 810e-mail: [email protected]

DEP. ADMINISTRAÇÃO GERALTel: 262 580 812

DEP. GESTÃO FINANCEIRATel: 262 580 804

DEP. GESTÃO E PLANO URBANÍSTICO Tel: 262 580 842

EDUCAÇÃOTel: 262 580 831

ESCOLA ADÃES BERMUDESEspaço Internet, Centro de Atendimento a Jovense Sala de ExposiçõesTel: 262 580 899e-mail: [email protected]

GAB. APOIO À PRESIDÊNCIATel: 262 580 843

GAB. APOIO A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICATel: 262 580 899e-mail:[email protected]

GAB. RELAÇÕES PÚBLICAS E PROTOCOLOTel: 262 580 844e-mail: [email protected]

GAB. MÉDICO VETERINÁRIOAtendimento ao Publico:2ª feira – Médica Veterinária Municipal4ª feira – Eng dos Sistemas agrícolas/ambientaisTel: 262 580 879

OBRAS MUNICIPAIS Tel: 262 580 803

OBRAS PARTICULARESTel: 262 580 832

PROTEÇÃO CIVIL Tel: 262 580 805e-mail: [email protected]

SERV. MUNICIPALIZADOSTel: 262 580 900Nº Verde / Avarias 800 206 419

TAXAS E LICENÇASTel: 262 580 808

MUSEUS

CENTRAL DA CONFLUÊNCIA DOS RIOSJardim da Biblioteca Municipalsegunda a sábado: 14h30 às 17h30Tel: 968 497 832e-mail: [email protected]

REUNIÃO ORDINÁRIA 13.07.2015

»ASSOCIAÇÃO RECREATIVA DO ACIPRESTE - € 1.500,00 (Despesas de alimentação do Festival Concelhio);

»ALFAIATE D’HISTÓRIAS – ASSOCIAÇÃO CULTURAL - € 3.500,00 (Despesas diversas);

»ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA NORTE DA VILA BENEDITA - € 1.000,00 (Realização do evento denominado

‘2º Encontro Regional de Escolas’.);

»ASSOCIAÇÃO ALCOBACENSE DE CULTURA E DESPORTO - € 1.000,00 (Realização do evento denominado ‘Maratona

de Cister’.);

»UNIVERSIDADE SÉNIOR DA BENEDITA - € 700,00 (Impressão do livro de poesia com o título “Poema de todas

as cores”);

»ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE PATAIAS - € 15.000,00 (Aquisição de uma

ambulância);

»ROTARY CLUBE DA BENEDITA - € 10.000,00 (Realização do evento denominado ‘Festival Bango’);

REUNIÃO ORDINÁRIA 31.07.2015

»CEERIA – CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE ALCOBAÇA - € 1.700,00 (Despesas

diversas);

»CENTRO RECREATIVO POPULAR DE RIBAFRIA, ALGARÃO E BAIRRO DE FIGUEIRA - € 3.600,00 (Realização da Prova

de Atletismo do Centro Recreativo e Popular da Ribafria, Algarão e Bairro da Figueira);

»FÁBRICA DA IGREJA PAROQUIAL DA FREGUESIA DE SÃO VICENTE DE ALJUBARROTA - € Apoio em materiais (Pintura

da Casa Velório de Casais de Santa Teresa);

REUNIÃO ORDINÁRIA 10.08.2015

»SPORT UNIÃO ALFEIZERENSE - € 2.000,00 (Aquisição de uma viatura);

»FREGUESIA DE ALFEIZERÃO - € 7.500,00 (Comemorações do dia da Vila);

»ADEGA COOPERATIVA DE ALCOBAÇA, COOPERATIVA DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - € 1.500,00 (Organização

da edição de dois mil e quinze do evento denominado ‘Vinhos de Cister’);

»ASSOCIAÇÃO HÍPICA DE ALCOBAÇA - € 10.000,00 (Realização do evento denominado ‘XVI Alcobaça Equestre’

no âmbito da Feira de São Bernardo);

»SPORT UNIÃO ALFEIZERENSE – Apoio em material (Realização das Festas da Nossa do Rosário);

»CLUBE NÁUTICO DE SÃO MARTINHO DO PORTO - € 10.000,00 (Despesas diversas);

»GRUPO DESPORTIVO DA MARTINGANÇA - € 1.000,00 (Realização do evento denominado ‘XXIV Torneio de Voleibol

de Praia das Paredes Vitória’);

»ALCOBAÇA CLUBE DE CICLISMO - € 17.500,00 (Realização do circuito de ciclismo no âmbito da Feira de São

Bernardo);

»FÁBRICA DA IGREJA DE SÃO TIAGO DE ÉVORA DE ALCOBAÇA – € 15.000,00 (Obras de edificação do Centro Pastoral

de São Tiago e requalificação da zona envolvente à Igreja);

»ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SÃO MARTINHO DO PORTO - € 2.000,00 (Realização

do evento denominado ‘IV Festival do Caracol’);

»UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR SANTA MARIA BENEDITA - € 1.500,00 (Realização da quinta edição das

denominadas ‘Jornadas USF Santa Maria Benedita’);

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA 14.08.2015

NÃO HÁ APOIOS

REUNIÃO ORDINÁRIA 27.08.2015

»FREGUESIA DE ÉVORA DE ALCOBAÇA - € 19.000,00 (Realização das festas da freguesia e obras de construção

de um muro de suporte de terras junto à igreja do lugar de Acipreste.);

»CENTRO DE CULTURA, RECREIO E DESPORTO DA BURINHOSA - € 6.000,00 (Despesas Diversas);

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA 04.09.2015

NÃO HÁ APOIOS

REUNIÃO ORDINÁRIA 14.09.2015

»FREGUESIA DE BÁRRIO - € 6.500,00 (Realização de obras de beneficiação da garagem e do estaleiro);

»FREGUESIA DE CELA - € 7.000,00 (Realização da edição de dois mil e quinze do evento denominado ‘Festa

da Fruta’);

»UNIÃO DE FREGUESIAS DE COZ, ALPEDRIZ E MONTES - € 25.000,00 (Aquisição de um trator);

»ASSOCIAÇÃO RECREATIVA EBORENSE - € 10.000,00 (Realização de obras);

REUNIÃO ORDINÁRIA 28.09.2015

»FREGUESIA DE VIMEIRO - € 25.000,00 (Demolição de um edifício sito em frente à sede da freguesia e outros custos

conexos com esta operação);

»GINÁSIO CLUBE DE ALCOBAÇA - € 12.000,00 (Aquisição de uma viatura);

»HÓQUEI CLUBE DE TURQUEL - € 15.000,00 (Deslocações à Áustria, no âmbito da participação do Clube no Comité

Europeéne de Roller Skating (CERS) em hóquei em patins);

»ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO NÚCLEO ESCOLAR E PRÉ-ESCOLAR DE ALJUBARROTA - € 400,00 (Colocação de um toldo

nas instalações de um centro escolar);

»BARAFUNDA – ASSOCIAÇÃO JUVENIL E CULTURAL DE SOLIDARIEDADE SOCIAL - € 1.500,00 (Realização do evento

denominado ‘Escola Feliz & Economia da Felicidade’);

»PARÓQUIA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DE ALCOBAÇA - € 6.998,90 (Realização de obras);

»ASSOCIAÇÕES DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO CONCELHO DE ALCOBAÇA - € 2.400,00 (Encargos com o combate

aos incidêncios);

REUNIÃO ORDINÁRIA 12.10.2015

»CASA DA FAMÍLIA - ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DO ACIPRESTE - € 8.000,00 (Aquisição de viatura);

»CENTRO DE CULTURA, RECREIO E DESPORTO DA BURINHOSA - € 12.000,00 (Apoio Social);

»FREGUESIA DE SÃO MARTINHO DO PORTO - € 7.000,00 e Apoio Logístico (Realização da edição deste ano

do evento denominado ‘Tasquinhas das Festas de Santo António’);

»S.A. MARIONETAS - TEATRO E BONECOS - € 8.000,00 (Realização da décima oitava edição do evento ‘Marionetas

na Cidade’);

»CRUZ VERMELHA PORTUGUESA - €315,67 (Realização da primeira edição do evento denominado ‘Alcobaça –

10 Km pela Cruz Vermelha’);

»ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SÃO MARTINHO DO PORTO - € 5.477,00

(Restruturação do sistema telefónico e de comunicações da central da respetiva corporação de bombeiros);

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA 14.10.2015

NÃO HÁ APOIOS

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA 23.10.2015

NÃO HÁ APOIOS

REUNIÃO ORDINÁRIA 26.10.2015

NÃO HÁ APOIOS

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA 30.10.2015

NÃO HÁ APOIOS

REUNIÃO ORDINÁRIA 09.11.2015

»ALBINO PEREIRA SALVATERRA – Cedência de Materiais;

»DORA MARGARIDA FERREIRA ALVES - Cedência de Materiais;

»FERNANDO DA SILVA REBELO CARVALHO - Cedência de Materiais;

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA 13.11.2015

NÃO HÁ APOIOS

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA 17.11.2015

»ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SÃO MARTINHO DO PORTO - Apoio Logístico

(Realização do evento denominado ‘Olé Olé 1º Edição Alfeizerão’);

MUSEU DO VINHORua do Olival Fechado, 2460-059 AlcobaçaVisita: terça a domingoManhã: 10h, 11h, 12hTarde: 14h, 15h, 16h e 17hTlm: 968 497 832e-mail: [email protected]

MUSEU RAUL DA BERNARDAPonte D. ELias, 2460-261 Alcobaçaquarta a sexta: 10h às 13h e 14h às 17hsábados, domingos, feriados: 14h às 17hTlm: 925 651 638 e-mail: [email protected]

MUSEU MONOGRÁFICO DO BÁRRIOLargo João Soares, BárrioTel: 262 581 959e-mail: [email protected]

MUSEU DA FAIANÇA DE ALCOBAÇARua Frei Fortunato, 2460-261 Alcobaça Manhãs – mediante marcaçãoTel: 262 582 955

NÚCLEO DE ARTE SACRA DE ALJUBARROTAPraça do Pelourinho s/n 2460-601 AljubarrotaMarcação: Junta de Freguesia de AljubarrotaTel: 262 507 113e-mail: [email protected]

PARQUE DOS MONGES E MUSEU DOS DOCES CONVENTUAISRua Quinta das Freiras, 10 Chiqueda Tel: 262 581 306e-mail: [email protected]

JUNTAS DE FREGUESIA

Alcobaça e Vestiaria Sede: 262 581 130Delegação: 262 596 099Alfeizerão: 262 999 290Aljubarrota Sede: 262 507 113Correios e Atendimento: 262 508 111 Alpedriz, Coz e Montes: 262 544 155Bárrio: 262 581 959Benedita: 262 929 493 Cela: 262 503 126Évora de Alcobaça: 262 509 161Maiorga: 262 583 244Martingança e Pataias Sede: 244 589 156 Pólo: 244 589 585São Martinho do Porto: 262 989 188Turquel: 262 919 733Vimeiro: 262 910 598

SERVIÇOS DE SAÚDE Hospital de Alcobaça: 262 590 400Centro de Saúde Alcobaça: 262 590 510Centro de Saúde Alfeizerão: 262 999 687Centro de Saúde Aljubarrota: 262 508 112Centro de Saúde Alpedriz: 262 544 291Centro de Saúde Benedita: 262 925 490Centro de Saúde Cela: 262 503 068Centro de Saúde Cós: 262 544 161Centro de Saúde Évora de Alcobaça: 262 509 458Centro de Saúde Martingança: 244 585 090Centro de Saúde Pataias: 244 585 090Centro de Saúde Pinhal Fanheiro: 262 503 522Centro de Saúde São Martinho Porto: 262 989 289Centro de Saúde Turquel: 262 919 250Centro de Saúde Vimeiro: 262 910 237

DIVERSOS

Posto Turismo Alcobaça: 262 582 377e-mail: turismo_alcobaç[email protected] Posto Turismo São Martinho Porto: 262 929 406 e-mail: [email protected]

CTT Alcobaça: 262 590 351CTT Benedita: 262 925 281CTT Pataias: 244 587 180CTT S. Martinho do Porto: 262 985 001

GNR de Alcobaça: 262 580 100GNR da Benedita: 262 925 120GNR de Pataias: 244 589 393GNR de S. Martinho do Porto: 262 995 038PSP de Alcobaça: 262 505 650

Bombeiros Voluntários Alcobaça: 262 505 300Bombeiros Voluntários Benedita: 262 925 500Bombeiros Voluntários Pataias: 244 587 240Bombeiros Volun. S. Martinho Porto: 262 985 100Protecção Civil de Alcobaça: 262 580 805

Número Nacional de Socorro: 112Proteção à Floresta: 117Saúde 24: 808 24 24 24

CONTACTOS ÚTEISDeliberações APOIOS FINANCEIROS CONCEDIDOSPELO MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA

Page 28: Confluência 09 - fevereiro 2016
Page 29: Confluência 09 - fevereiro 2016
Page 30: Confluência 09 - fevereiro 2016