Confluência 08 - agosto 2015

16
Aberto o Concurso para Hotel no Mosteiro p.3 O setor da Maçã de Alcobaça duplicou as vendas para o exterior cimentando a sua posição em importantes merca- dos como o Inglaterra, Brasil, Irlanda, Países Árabes, Angola e Cabo Verde. Pedro Abrunhosa, Mónica Ferraz e Diogo Piçarra são os cabeças de cartaz da edição deste ano da centenária Feira de São Bernardo que começa a 20 de agosto. A Aljubarrota Medieval juntou centenas de visitantes que celebraram os 630 anos da vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota. As candidaturas para a próxima edição do Prémio Inter- nacional Books & Movies decorrem até 31 de março de 2016, sendo este ano dedicado à modalidade de roteiro de viagens em formato de vídeo, subordinado ao tema “Alco- baça – Dê Lugar ao Amor” Confluência Boletim Municipal de Alcobaça n.º8 – Agosto 2015 Atualidade Setor da Maçã de Alcobaça duplica exportações p.5 Destaques Feira de São Bernardo e Aljubarrota Medieval animam a região p.2 Atualidade Participe no Prémio Internacional Books & Movies 2016 p.3 info mail

description

Boletim Municipal de Alcobaça - agosto 2015

Transcript of Confluência 08 - agosto 2015

Page 1: Confluência 08 - agosto 2015

Aberto o Concurso para Hotel no Mosteiro p.3

O setor da Maçã de Alcobaça duplicou as vendas para o exterior cimentando a sua posição em importantes merca-dos como o Inglaterra, Brasil, Irlanda, Países Árabes, Angola e Cabo Verde.

Pedro Abrunhosa, Mónica Ferraz e Diogo Piçarra são os cabeças de cartaz da edição deste ano da centenária Feira de São Bernardo que começa a 20 de agosto. A Aljubarrota Medieval juntou centenas de visitantes que celebraram os 630 anos da vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota.

As candidaturas para a próxima edição do Prémio Inter-nacional Books & Movies decorrem até 31 de março de 2016, sendo este ano dedicado à modalidade de roteiro de viagens em formato de vídeo, subordinado ao tema “Alco-baça – Dê Lugar ao Amor”

ConfluênciaBoletim Municipal de Alcobaça

n.º8 – Agosto 2015

Atualidade

Setor da Maçã de Alcobaça duplica exportaçõesp.5

Destaques

Feira de São Bernardo e Aljubarrota Medieval animam a regiãop.2

Atualidade

Participe no Prémio Internacional Books & Movies 2016p.3

info

mai

l

Page 2: Confluência 08 - agosto 2015

A Feira de São Bernardo é a verdadeira festa do concelho de Alcobaça. Ela representa uma opor-tunidade única para celebrar a nossa história e a nossa gastronomia, dinamizar o nosso tecido empresarial e acolher os nossos emigrantes que apesar de longe não esquecem nunca a sua casa.

Nesse sentido, quero em primeiro lugar, saudar todos os alcobacenses que regressam nesta época

do ano para rever a família e os amigos, e que aproveitam a Feira de São Bernardo como um ponto de encontro e de diversão familiar.

Queria também dirigir uma palavra de apreço pelos nossos empresários que lutam todos os dias arduamente pelos seus projetos, criando postos de trabalho e fomentando a saúde económica do concelho. É para nós um orgulho ver Alcobaça recentemente classificada em 3º lugar no ranking dos concelhos mais exportadores do distrito de Leiria. As nossas empresas serão sempre bem-vindas à nossa Feira e contarão com o apoio do Município no que estiver ao nosso alcance.

Hoje em dia, as autarquias são avaliadas por novos parâmetros em contraste com os parâmetros do passado. Este executivo camarário procu-rou, desde o início, a recuperação económica da Câmara pois só assim pode-remos sonhar e ambicionar. Já fizemos muito e vamos fazer muito mais com o apoio dos fundos comunitários. Continuaremos a política, já anunciada, de redução de impostos municipais.

À semelhança de anos anteriores, tentámos criar um cartaz onde além de trazermos alguns dos maiores nomes nacionais da música portuguesa, como é o caso de Pedro Abrunhosa, Mónica Ferraz e Diogo Piçarra, apos-tamos também na prata da casa com o grupo de cavaquinhos “Os Farra”, o guitarrista Hugo Trindade e um conjunto de DJ’s locais que prometem animar as noites da feira. Vamos também ter a Exposição “Agro-indústria em Alcobaça” onde mostraremos o que de melhor se produz no concelho.

Vivemos num contexto complexo, marcado pela forte competição quer entre empresas quer, inclusivé, entre autarquias e regiões que trabalham todo o ano para promover e rentabilizar as suas mais-valias. Cabe a todos os alcobacenses, e sobretudo a quem os representa política e socialmente, proteger e acarinhar a sua terra e a sua produção. Essa é a missão da Câmara Municipal de Alcobaça.

O Presidente da Câmara,Paulo Jorge Marques Inácio

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Paulo Jorge Marques Inácio (Presidente)Ordenamento e Gestão Urbanística; Gabinete de Planeamento Estraté-gico e Desenvolvimento; Departamento Jurídico e Administrativo; Depar-tamento de Gestão Financeira; Gabinete de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos; Gabinete de Proteção Civil; Gabinete de Relações Públicas e Protocolo; Fiscalização Municipal; Água e Saneamento; Turismo.Atendimento ao público: marcação préviaTlf.: 262 580 843/61

Hermínio Rodrigues (Vereador / Vice-Presidente)Obras Municipais e Ambiente; Projetos Municipais; Taxas e Licenças; Gestão de Zonas Industriais; Cadastro Imobiliário; Informática.Atendimento ao público: marcação préviaTlf.: 262 580 826

Inês Silva (Vereadora)Educação; Ação Social e Juventude; Cultura; Associativismo; Desporto.Atendimento ao público: marcação préviaTlf.: 262 580 810

José Canha (Vereador)Sem pelouros atribuídos.Atendimento ao público: marcação prévia

Eugénia Rodrigues (Vereadora)Sem pelouros atribuídos.Atendimento ao público: marcação prévia

Carlos Bonifácio (Vereador)Sem pelouros atribuídos.Atendimento ao público: marcação prévia

Vanda Marques (Vereadora)Sem pelouros atribuídos.Atendimento ao público: marcação prévia

2 · Editorial Destaques

Pedro Abrunhosa, Mónica Ferraz e Diogo Piçarra animam a Feira de São BernardoA edição deste ano da tradicional feira de São Bernardo tem como cabeça de cartaz Pedro Abrunhosa, um dos maiores artistas e compo-sitores portugueses que virá acompanhado dos seus Comité Caviar, no dia 23 de agosto, às 22h00.

Pedro Abrunhosa celebrou, no final de 2014, os 20 anos do seu primeiro registo discográfico “Viagens” e traz a Alcobaça um grande espetá-culo onde não vão faltar os seus maiores êxitos.

Mónica Ferraz e Diogo Piçarra são também propostas de grande qualidade no cartaz da Feira de São Bernardo. A cantora, que já atuou em Alcobaça com a sua banda de então, os Mesa, está de regresso para apresentar o seu registo a solo que já conta com canções de grande popu-laridade como “Golden Days”. O concerto de Mónica Ferraz é no dia 22 de agosto às 22h00.

Diogo Piçarra foi o vencedor do programa da SIC Ídolos em 2012 tendo essa sido a rampa de lançamento da carreira do jovem cantor portu-guês. O seu recente single “Tu e Eu” será segu-ramente um dos momentos mais aguardados do seu espetáculo que decorrerá no dia 20 de agosto às 22h00.

A Feira de São Bernardo é também o palco dos artistas do concelho. No dia 21 de agosto, atua o grupo de cavaquinhos “Os Farra” (21h00), seguido do Hugo Trindade Trio acompanhado pelo ex-Loto João Tiago para uma noite de jazz eletrónico (22h30). À meia-noite começa o DJ set de Jorge Perez e Rui Oliveira. No encerra-mento da Feira de São Bernardo (24 de agosto), os DJ’s alcobacenses Micael Bento, GI The DJ, Keytas DJ e DJ King garantem animação pela noite dentro a partir das 18h00.

Haverá também uma exposição de bovinos, caprinos, suínos, entre outros animais, com destaque para a presença do Porco Malhado de Alcobaça, uma espécie em vias de extinção que tem vindo a ser preservada por oito produtores.

O clássico Circuito de Ciclismo de São Bernardo regressa para mais uma edição, mas as grandes novidades deste ano consistem na Exposição “Agro-Indústria em Alcobaça” e no grandioso Desfile das Associações do Concelho (14:00h), com início em frente ao Mosteiro de Alcobaça.

Aljubarrota celebrou o tempo e os costumes medievais

A edição deste ano da Aljubarrota Medieval, um dos maiores eventos da região, atraiu milhares de visitantes que puderam durante quatro dias expe-rienciar o tempo e os costumes medievais.

A Padeira de Aljubarrota, figura lendária asso-ciada à carismática vila do concelho de Alcobaça e símbolo da luta pela independência portuguesa contra o domínio castelhano, esteve em destaque na edição deste ano com a Noite da Padeira, a 13 de Agosto. Houve cortejo, dramatização itinerante pelas ruas da vila, espetáculo de fogo e ilusão junto à estátua da Padeira de Aljubarrota.

O ponto alto da Aljubarrrota Medieval aconteceu no Dia da Batalha (15 de agosto) com a III Recriação da Batalha de Aljubarrota. Centenas de participan-tes e figurantes vestidos e armados a rigor parti-ciparam nesta celebração daquela que é uma das mais importantes conquistas da História de Portu-gal, cuja vitória portuguesa resolveu a disputa que dividia o Reino de Portugal e o Reino de Castela e Leão.

O evento Aljubarrota Medieval é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Alcobaça e Junta de Freguesia de Aljubarrota.

Ficha técnicaBoletim informativo da Câmara Municipal de Alcobaçan.º8 – Agosto de 2015Distribuição gratuita

Propriedade: Câmara Municipal de AlcobaçaCoordenação, redação e fotografia: Gabinete de Relações Públicas e ProtocoloDesign e gestão de produção: www.velcrodesign.comImpressão e acabamento: Fig – Indústrias Gráficas, SA

Depósito legal: 386990/15Tiragem: 24.000 exemplares

Gabinete de Relações Públicas e ProtocoloPaços do Concelho, Praça João de Deus Ramos2461–501 AlcobaçaTlf. 262 580 844 · E-mail: [email protected]

www.cm-alcobaca.ptwww.facebook.com/municipioalcobaca

Page 3: Confluência 08 - agosto 2015

Atualidade · 3

Aberto o concurso para hotel no Mosteiro de AlcobaçaA Direção Geral do Património Cultural (DGPC) abriu, em julho, o concurso público para a cons-trução de uma unidade hoteleira no Mosteiro de Alcobaça. O texto publicado em Diário da República estipula a concessão do espaço por um prazo de 50 anos a partir da data da celebração do contrato.

A criação de um hotel no Mosteiro de Santa Maria de Alco-baça será feita na perspetiva de estimular a economia local, poten-ciando o turismo e a criação de emprego. Essa é a expectativa da Câmara Municipal de Alcobaça e da Direção Geral do Património Cultu-ral (DGPC) que apresentou, a 30

de Maio, as premissas do concurso público para a concessão do Claus-tro do Rachadouro onde se projeta a unidade hoteleira.

Prevê-se um investimento de cerca de 15 milhões de euros numa infraestrutura de 4 ou mais estre-las, com capacidade para 80 quar-tos gerando 70 postos trabalhos. O concurso está aberto a investidores estrangeiros.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Paulo Inácio, este investimento “é fruto da insis-tência e determinação pessoal e institucional e um motivo de orgu-lho para todos os alcobacenses uma vez que renova o grande potencial

de um património mundial no qual se inscreve grande parte da história deste povo e desta região.”

O edil solicitou desde a primeira hora que o Jardim do Obelisco gozasse de fruição pública não sendo parte integrante do projeto do Hotel o que faz com que possa ser visitado por todos os residentes e visitantes. “É importante devolver o Jardim do Obelisco aos alcobacen-ses e aos turistas. Perspetivamos um projeto ambicioso que fará a ligação entre o Jardim do Obelisco e o futuro Parque Verde de Alcobaça, pedonalizando toda a Levada do Rio Alcoa”, explicou Paulo Inácio.

Prémio Internacional Books & Movies 2016Modalidade: Roteiro de Viagens em formato vídeo

O Município de Alcobaça institui, pela 3ª vez consecutiva, o Prémio Internacional Books&Movies com o objetivo de estimular, divulgar e premiar a criatividade no âmbito do roteiro de viagens, escrito ou filmado. A atribuição será feita na 3º edição do Festival Books & Movies que, em 2016, decorrerá de 10 a 16 de outubro.

Nesta edição, serão analisados trabalhos, roteiros ou curtas-me-tragens em formato de vídeo subor-dinados ao tema “Alcobaça - Dê Lugar ao Amor”. Serão valorizados

os trabalhos que respeitem inte-gralmente o tema. O vencedor será granjeado com um prémio pecuniá-rio no valor de 5.000,00€.

Requisitos para os vídeos a concurso:

· Ser original e inédito · Apresentado em três cópias em suporte digital (DVD, AVI ou MP4), em qualquer tipo de suporte de vídeo:

· Câmara de Vídeo (HD, DV ou Hi8)

· Câmara Fotográfica Digital · Telemóvel

· Webcam · Duração máxima de 30 minutos · Cada DVD deve conter a inscrição, de forma legível, do título da obra

· Resolução recomendada: 1080i (16:9 PAL)

· Ser acompanhada de um envelope opaco e fechado, identificado com o título da obra e o pseudó-nimo do autor, coincidente com o usado nas cópias da obraData limite de entrega: 31 de

março 2016Consulte o regulamento em

www.cm-alcobaca.pt

Câmara Municipal quer canalizar fundos comunitários para o Mosteiro de CozA Câmara Municipal de Alcobaça tem desenvolvido esforços junto da Direção Geral do Património Cultural no sentido deste orga-nismo fazer do Mosteiro de Coz uma extensão do Mosteiro de Alco-baça, possibilitando a canalização de fundos comunitários destinados ao Património Mundial.

“Estamos em negociações com a Direção Geral do Património Cultural no sentido de obter acesso a fundos comunitários exclusivos para investimentos e obras de recu-peração do património histórico e cultural do concelho, sendo o Mosteiro de Coz uma das priorida-

des. Queremos fazer de Coz uma extensão do Mosteiro de Alco-baça, por forma a poder canalizar fundos para a recuperação daquele espaço”, explica o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.

A autarquia apresentou, na passada sexta-feira, 24 de julho, os trabalhos da zona envolvente do Mosteiro de Coz. O processo de aquisição e demolição dos imóveis confinantes ao monumento está em fase avançada, embora mereça todas as cautelas uma vez que existe a expetativa de encontrar elementos com valor arqueológico.

Posteriormente haverá uma segunda fase de limpeza e consoli-dação do espaço para depois, num último plano, estudar a melhor opção em termos de utilização da zona envolvente, nomeadamente, a criação de infraestruturas de apoio ao visitante e de exposição.

“A nova praça que surgirá deste empreendimento, no qual a Câmara tem investido centenas de milhares de euros, a expensas próprias, terá a função de receber o turista e fomen-tar o artesanato local de Coz, Alpe-driz e Montes, criando uma nova dinâmica neste importante monu-mento”, sublinha Paulo Inácio.

Presidente da CMA, Paulo Inácio, Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier e Subdiretor-geral da DGPC João Carlos Santos

Page 4: Confluência 08 - agosto 2015

4 · Atualidade

Ana Moura trouxe o glamour do fado ao Jardim do AmorA inauguração do Jardim do Amor, no passado dia 30 de maio, foi um dos acontecimentos do ano no concelho de Alcobaça onde Ana Moura e o seu “Desfado” conferiram glamour e prestígio ao novo espaço da cidade.

Cerca de 700 pessoas assistiram ao concerto da fadista que no final abriu o primeiro Cofre do Amor e depositou a sua dedicatória.

Confira os estabelecimentos do comércio local (ver caixa) onde

pode adquirir o Kit que inclui uma amostra dos sabores da região (ginja e maçã de Alcobaça), duas chaves que lhe dão acesso a um dos cofres que se encontram no Jardim do Amor e onde poderá

conservar, durante três anos, a sua dedicatória escrita no papiro, também disponibilizado no Kit. No fim desse período, pode cumprir a premissa da Canção de Alcobaça, voltando à cidade para revisitar o

Jardim do Amor e renovar os seus votos.

Faça como a Ana Moura: visite o Jardim do Amor!

Faça como Ana Moura, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio: visite o Jardim do Amor!

Pontos de Venda dos Kits do Jardim do Amor

Posto de Informação do Jardim do Amor Rua Araújo Guimarães, 2460-025 AlcobaçaHorário: 10h-12h e 14h-17h

Posto de Turismo de AlcobaçaRua 16 de Outubro 7 e 9, 2460-017 AlcobaçaTelefone: 262 582 377

Casa RubyRua 16 de Outubro 5B, AlcobaçaTelefone: 262 582 275

Loja do AnteroRua Araújo Guimarães 37, 2460-025 AlcobaçaTelefone: 262 582 282

Florista TrevoRua Afonso de Albuquerque 11, 2460-020 AlcobaçaTelefone: 262 583 090

Casa dos Doces Conventuais de AlcobaçaMorada: Praça D. Afonso Henriques 4, 2460-310 Alcobaça Telefone: 262 595 063

A Casinha dos MontesRua Virgínia Vitorino 44, 2460-310 AlcobaçaTelefone: 262 597 474

Parque dos MongesRua Quinta das Freiras 10, Chiqueda, 2460-089 AlcobaçaTelefone: 262 581 306

Granja de CisterRua de Leiria 2460-059 AlcobaçaTelefone: 262 597 556

Challet Fonte NovaRua da Fonte Nova 8, 2460-046 AlcobaçaTelefone: 262 598 300

Hotel Santa MariaRua Dr. Francisco Zagalo 20, 2460 Alcobaça Telefone: 262 590 160

Real Abadia Congress & Spa HotelRua da Escola, 2460-479 AlcobaçaTelefone: 262 580 370

Hotel D. Inês de CastroRua Costa Veiga 44/48, 2460-028 AlcobaçaTelefone: 262 582 012

Acordo Seguro Medições de Seguros Unipessoal, LdaRua Cmd. Carlos Leão Silva LT 5 CV 8, 2460-014 AlcobaçaTelefone: 262 597 080

Moss. Fashion – Moda e AcessóriosRua Alexandre Herculano, n.º 36, 2460-022 AlcobaçaTelefone: 262 585 124

Quim Roscas e Zeca Estacionâncio em AlcobaçaQuem também esteve de visita a Alcobaça foi a dupla de humoristas Quim Roscas e Zeca Estacionâncio que atuaram, a 19 de junho, no Cine--Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro. Durante o espetáculo o duo convidou o público a visitar o Jardim do Amor e no final pode apre-

ciar o Kit, prometendo regressar a Alcobaça e eternizar a sua amizade, depositando uma dedicatória no seu Cofre do Amor.

Foi uma sessão de grande garga-lhada e boa disposição como só a dupla portuguesa consegue propor-cionar, brindando a plateia com

muitas referências a Alcobaça, demonstrando bastante conheci-mento sobre o concelho.

Faça como o Quim Roscas e o Zeca Estacionâncio: visite o Jardim do Amor!

Page 5: Confluência 08 - agosto 2015

Atualidade · 5

Cela recebe a primeira farmácia em décadasNo mês de junho abriu a Farmácia da Cela, colmatando uma lacuna de décadas naquela freguesia do concelho de Alcobaça. As suas insta-lações localizam-se se num edifício da Rua General Humberto Delgado,

próxima da sede da Junta de Fregue-sia da Cela. Com esta nova farmá-cia, o concelho de Alcobaça conta já com 16 balcões farmacêuticos aber-tos e ao serviço da comunidade.

Concelho de Alcobaça é o 3º maior exportador do distrito de LeiriaNa última edição da revista “100 Maiores e Melhores Empresas do Distrito de Leiria e Concelho de Ourém“, publicada a 23 de julho de 2015 pelo semanário Região de Leiria, Alcobaça está classificada em 3º lugar no ranking dos concelhos mais exportadores do distrito de Leiria.

Ao todo, o concelho registou um volume de negócios de 217,1 milhões de euros, com destaque para os sectores dos moldes e aparelhos mecânicos (aumento de 37%) e da fruta que registou uma duplicação das vendas para o exterior.

Estes dados são tão ou mais signi-

ficativos pelo facto de serem conta-bilizados por defeito, uma vez que não contemplam empresas recém--criadas no concelho assim como outras que, não estando sedeadas em Alcobaça, exercem a sua ativi-dade maioritariamente no concelho.

Desemprego desce no Concelho de AlcobaçaO Instituto do Emprego e Forma-ção Profissional (IEFP) publicou os dados relativos à evolução da taxa de desemprego no período compreendido entre abril de 2014 e abril de 2015.

De acordo com o relató-rio “Desemprego Registado por Concelho – Estatísticas Mensais”, o Concelho de Alcobaça registou uma descida de 15.3%, contabilizando agora 2032 inscritos no IEFP. No

distrito de Leiria, a redução da taxa de desemprego situou-se nos 12,5%.

Deste modo, os dados do IEFP confirmam Alcobaça acima da média distrital no que diz respeito à descida do desemprego.

Maçã de Alcobaça: símbolo do concelhoA Maçã de Alcobaça é uma marca que eleva o nome do concelho para todo o mundo. O setor vive momento de grande fulgor com o aumento das exportações de 11% para 24% em 2014, reforçando a presença em Inglaterra, Brasil, Irlanda, Países Árabes, Angola e Cabo Verde.

Para o presidente da Associa-ção dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), Jorge Soares, o sucesso obtido pelo setor deve-se sobretudo às “qualidades do nosso produto, ao profissionalismo, rigor e competência da comunidade frutí-cola, o elevado nível organizacio-nal e de associativismo das nossas empresas e a aceitação da marca regional  Maçã  de Alcobaça por parte dos consumidores em geral e dos profissionais em particular.”

Jorge Soares considera que hoje a atividade é “valorizada e reconhecida” o que traz “respon-sabilidades acrescidas de manter uma imagem de qualidade e de corresponder permanentemente às expectativas criadas aos consu-midores nacionais e estrangeiros que nos preferem”.

O Município de Alcobaça congra-tula todos os empresários e profis-sionais do setor da Maçã de Alco-baça, reconhecendo todo o seu esforço e mérito em prole da econo-mia do concelho e da sua imagem positiva para o exterior.

Leiria

Marinha Grande

Alcobaça

Pombal

Porto de Mós

Peni�e

Caldas da Rainha

Batalha

Bombarral

Ansião

475,8 M

540,8 M

271,1 M

149 M

117,6 M

108 M

101,2 M

60 M

35,5 M

19,7 M

Maiores exportadores em 2014

Perfil do setor da Maçã de AlcobaçaNº de Associados da APMA16.

Área de cultivo regionalEntre Leiria e Torres Vedras.

Área de cultivo no Concelho+/- 2000 hectares.

Nº de trabalhadores no setor 2500 trabalhadores, dos quais:

· 250 Engenheiros agrícolas e alimentares;

· + 1500 especializados em fruti-cultura e gestão do pomar.

Faturação anual50 Milhões de Euros.

Peso da exportação 24% da produção da região.

Peso do setor na produção nacionalA região produz cerca de 40 % da produção nacional.O concelho produz mais de 15% da produção nacional.

O que distingue a Maçã de Alcobaça

· O Clima · O Saber-fazer · A tecnologia de ponta · A Origem e Regionalidade garantida

· O Sabor adocicado forte · O Aroma intenso · A Coloração intensa e viva · A Segurança Alimentar   · A Composição Nutricional  · A  Riqueza em Fitonutrien-tes importantíssimos à regula-ção das funções vitais do orga-nismo humano

· Produzida por uma  comuni-dade socialmente responsá-vel e exigente

Page 6: Confluência 08 - agosto 2015

6 · Ação Social

Área Social: Resultados do ano letivo 2014-2015Centro de Atendimento a Jovens (CAJ)

· 1250 consultas individuais de apoio psicológico (crianças / jovens / encarregados de educa-ção)

· 110 intervenções multidisciplinares · 134 oficinas para um total de 3440 alunos/as

· 29 oficinas para encarregados de educação, professores e outros agentes educativos, perfazendo um total de 452 indivíduos.

Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (GAVVD)

· 57 consultas individuais de apoio psicológico

· 12 sessões de terapia de grupo · 1200 inquéritos a alunos/as do Ensino Secundário do Concelho de Alcobaça com o objetivo de avaliar as crenças existentes, na juventude, ao nível da violência conjugal.

Mais de 2000 participam na 15ª edição dos Passeios SenioresA 15ª edição dos Passeios Senio-res, promovida pelo Serviço de Ação Social do Município de Alco-baça, decorrerá no período de 1 de setembro a 2 de outubro tendo como destino as regiões de Coru-che e Mora.

De manhã, os 2188 participantes vão visitar o Museu Municipal de Coruche, onde poderão visitar uma exposição sobre o tema “ O Céu, a Terra e os Homens”, e o Núcleo Tauromáquico que nos apresenta

toda a história, arte e tradição da tauromaquia de Coruche.

Na visita da tarde, os participan-tes terão a oportunidade de visitar o primeiro grande aquário de água doce da Europa o “Fluviário de Mora”.

Os Passeios Seniores enquadram--se no âmbito da Política Social do Município de combate ao isola-mento da sua população sénior resi-dente no concelho, sendo destina-dos a pessoas com mais de 65 anos de idade.

Os interessados deverão inscre-ver-se nas Instalações da Escola Adães Bermudes (em frente à Repar-tição de Finanças de Alcobaça) ou na Instituição de Apoio ao Idoso da sua área de residência. As inscrições são limitadas aos lugares existentes.

Para esclarecimento de dúvidas, contacte a Escola Adães Bermudes através do número 262 580 899.

Banco Local de Voluntariado promoveu aulas de alfabetizaçãoTerminou, no passado dia 9 de julho, o programa de Promoção de Aulas de Alfabetização, um projeto sugerido pela Comissão Social de Freguesia de Évora de Alcobaça e que contou com a colaboração do Banco Local de Voluntariado do Município de Alcobaça.

A iniciativa juntou utentes da Associação de Solidariedade Social do Areeiro e do Lar Residencial de Évora de Alcobaça/Santa Casa de Misericórdia de Alcobaça. As aulas foram dadas pela professora volun-tária, Paula Cruz, cujo esforço e

dedicação foram reconhecidos pelo Banco Local de Voluntariado na última aula do programa.

“O voluntariado sempre foi um projeto pessoal de longa data. Tenho gosto em ajudar pessoas que têm dificuldades em lidar com coisas essenciais do dia-a-dia como um panfleto do supermercado ou a conta da eletricidade. São pessoas que precisam de apoio e estas inicia-tivas são importantes”, explica Paula Cruz.

O Sr. António Martins acabou o ano com a sensação de dever

cumprido: “Eu já tinha aprendido a ler há muitos anos e estas aulas ajudaram-me a relembrar. Gosto muito da professora, ela ensina bem. Gostava que ela voltasse para o próximo ano.”

Para a Vereadora da Educação e da Ação Social, Inês Silva, “os municípios têm o dever de fomen-tar a educação e a aprendizagem ao longo da vida. Desta vez o Município contou com a colaboração de uma voluntária, o que enriqueceu clara-mente o projeto dado o seu sentido de solidariedade e afetividade.”

Em outubro debate-se o fenómeno da violência doméstica

Sob o lema “O coração é que bate, as mãos dão afeto e carinho”, o Muni-cípio de Alcobaça irá dedicar o mês de outubro de 2015 à sensibilização e debate junto da população para as questões da violência nas relações. O debate respeita os pressupostos do V Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e

de Género (2014-2017) que “procura difundir uma cultura de igualdade e não-violência, assumindo o obje-tivo de tornar Portugal um país livre de violência de género, incluindo a violência doméstica”.

De acordo com o referido plano e atendendo à complexidade do fenó-meno em análise e ao seu impacto

na sociedade portuguesa, o Municí-pio de Alcobaça, através do GAVVD – Gabinete de Apoio a Vitimas de Violência Doméstica, pretende informar e desenvolver ações que conduzam à reflexão sobre o tema por parte da comunidade.

Desporto sénior dinamiza o concelho durante todo o ano

No passado dia 13 de junho, 360 participantes no Desporto Sénior de Inverno assinalaram o encerra-mento da temporada com um dia cheio de atividades.

De manhã, os desportistas, oriundos de todas as freguesias do concelho, fizeram uma caminhada em Alcobaça e uma visita ao Museu do Vinho. Depois reuniram-se num almoço-convívio com direito a animação musical, no Parque das Merendas dos Capuchos.

O Desporto Sénior de Inverno é uma iniciativa do Município de Alcobaça que decorre de setembro a junho com uma ou duas atividades por semana distribuídas por todo o concelho.

A decorrer até 28 de Agosto, o ‘Desporto Sénior de Verão’ tem como objetivo dinamizar a popula-ção sénior proporcionando exercí-cio físico ao ar livre e em espaços abertos bem como nas piscinas do concelho de Alcobaça. Deste modo,

pretende-se aumentar as oportu-nidades de socialização, reforçar a independência física e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos participantes.

As atividades desportivas são coordenadas por professores de Educação Física e de Hidroginás-tica e o seu acesso é disponibilizado através de duas viaturas do Municí-pio que recolhem os participantes.

Desporto

Equipa da Ação Social da CMA

Page 7: Confluência 08 - agosto 2015

Educação · 7

Professores do Carregal do Sal visitam concelho de AlcobaçaO Município de Alcobaça recebeu a visita de um grupo de 45 professo-res do Carregal do Sal com o obje-tivo de conhecer as riquezas patri-moniais e gastronómicas da região. Os professores foram recebidos no Jardim do Amor e visitaram o Mosteiro de Alcobaça, o Parque dos Monges, o Mosteiro de Coz, o Museu do Vinho e, finalmente, a Granja de Cister, onde adquiriam produtos típicos da região.

Cinquenta crianças e jovens vivem “Uma Aventura em Alcobaça”A Unidade de Educação da Câmara Municipal de Alcobaça está a implementar pela primeira vez o programa “Uma Aventura em Alcobaça”, um apoio de cariz social e pedagógico que oferece duas semanas de ocupação de tempos livres a 50 crianças e jovens do concelho de Alcobaça.

A iniciativa decorreu durante duas semanas, entre junho e julho, e disponibilizou um serviço gratuito de apoio às famílias, com vista a proporcionar atividades lúdicas, desportivas e culturais aos partici-pantes, garantindo momentos de lazer e cultura num ambiente agra-dável e descontraído que favoreceu a interação grupal, o contacto com o património local e a formação cívica.

Alunos do concelho propõem ideias para o futuro do concelho de Alcobaça

Os alunos do Agrupamento das Escolas de Cister e do Externato Cooperativo da Benedita apresen taram, a 27 de maio, ao Presidente da Câmara de Alcobaça Paulo Inácio um conjunto de propos-

tas para a requalificação de alguns espaços da cidade de Alcobaça.

A iniciativa inseriu-se no programa “Nós Propomos! Cidadania e Inova-ção na Educação Geográfica” que foi implementado nas escolas secun-

dárias do Concelho, na disciplina de Geografia. Na sessão, que decorreu no Auditório da Escola Secundária D. Inês de Castro, foram sugeridas várias ideias como por exemplo a constru-ção de uma pousada da juventude

no antigo parque de campismo, a recuperação do mercado municipal de Alcobaça, o melhoramento do campo sintético público na Benedita, a requalificação do Beco do Grilo ou a abertura de ciclovias na cidade.

O Plano de Ação Social Escolar Alar-gada vai entrar em vigor no ano letivo que se avizinha (2015-2016). Trata-se de sistema de concessão de mate-riais escolares e de reutilização de manuais a todos os alunos do 1º ciclo.

A medida substitui o programa de ação social escolar anterior e “bene-

ficia de forma abrangente e efetiva a educação de todos os nossos alunos do ensino básico, sem exce-ção”, explica a vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Inês Silva.

O Plano de Ação Social Escolar Alargada materializar-se-á em duas vertentes:

· Lista de Material Escolar: mochila, pasta de arquivo, borra-cha, esferográficas (três cores), caixas de lápis de cor, apara-lá-pis, régua, cola líquida, tesoura, cadernos (dois com folhas pauta-das e um com folhas quadricula-das.

· Empréstimo de manuais escola-res: inclui manuais de Português, Matemática e Estudo do Meio.

A iniciativa, pioneira no Conce-lho de Alcobaça, foi acolhida com agrado pelos Encarregados de Educação.

Seminário da Rede de Bibliotecas promoveu partilha de conhecimentoO II Seminário da Rede de Biblio-teca do Concelho de Alcobaça, que decorreu de 29 a 30 de junho, foi uma excelente oportunidade para dezenas de professores fazerem um intercâmbio de experiência profis-sional, tendo este evento cumprido um dos principais objetivos da estratégia de promoção e partilha de conhecimento que o Município de Alcobaça está a implementar.

Para a vereadora dos pelouros da Educação, Desporto e Cultura, Inês Silva, o evento primou pela “perti-nência das comunicações, a exce-lência do currículo dos oradores e pelo facto de o seminário consti-tuir-se como formação acreditada

para professores”.O Seminário contou com a

presença de especialistas que, quer em palestra quer em workshop, trabalharam com os participantes as áreas da educação, do ensino da ciência nas escolas e da utilização das novas tecnologias no processo de aprendizagem, entre outras temáticas.

A vereadora Inês Silva desta-cou também a recente “criação do Cartão Único que dá acesso a todas as Bibliotecas do conce-lho de Alcobaça e que também se inscreve nesta iniciativa municipal de promoção de leitura e de conhe-cimento.”

Alunos do 1º ciclo recebem material escolar e manuais

Page 8: Confluência 08 - agosto 2015

Aeróbica na Praia anima São Martinho do Porto

O Município de Alcobaça está a promover mais uma edição de aérobica na praia de São Martinho do Porto, divulgando a prática de exercício físico e visando a melhoria da qualidade de vida e a diminuição dos riscos de stress.

Deixe-se levar pelo ritmo e divir-ta-se durante até ao final de agosto, todos os dias, com exceção da 2ª feira, com uma sessão de 1 hora ás s 12h30 e outra às 16h00, junto ao WC públicos da praia.

8 · Ambiente

Bandeira Azul içada na praia de Paredes da Vitória

A 30 de junho o executivo da Câmara Municipal de Alcobaça içou oficialmente a Bandeira Azul da praia de Paredes da Vitória. Esta distinção “reforça a qualidade paisagística e ambiental desta praia”, afirmou o Presidente da Câmara, Paulo Inácio.

Município de Alcobaça quer preservar os “Tesouros da Praia”Durante os meses de julho e agosto, está em marcha a campa-nha conjunta do Município e da SUMA intitulada “Tesouros na Praia, Piratas na Areia” na qual os veraneantes das praias do concelho de Alcobaça são sensibilizados para a importância do cumprimento das regras relacionadas com a produ-ção e deposição de resíduos em ambiente de praia. Os utentes são alvo de intervenções diretas e rece-bem materiais utilitários e didáticos – lenços de cabeça e sacos de praia que alertam para a necessidade de respeitar o espaço público e o meio-ambiente das praias.

Câmara promoveu percursos interpretativos pelo litoral concelhioA Câmara Municipal de Alcobaça promoveu, nos dias 27 e 28 de julho, dois percursos interpretativos no Litoral Concelhio inseridos na candidatura à Bandeira Azul, galar-dão que implica a realização de atividades de educação ambiental.

Ambos percursos foram dedi-cados à apreciação do património natural do litoral norte e sul conce-lhios, tendo os participantes sido convidados a apresentar as melho-

res fotografias num concurso foto-gráfico.

A iniciativa pretendeu estimular a observação atenta do patrimó-nio local e o registo de paisagem de Fauna ou de Flora. Os melho-res trabalhos receberam prémios simbólicos cedidos pela Associa-ção Bandeira Azul e serão publica-dos no Dia Nacional do Mar, 16 de Novembro, no portal municipal.

Praias do Concelho de Alcobaça são lugares ideais para a leituraAs praias do Concelho de Alcobaça, como São Martinho do Porto e Pare-des da Vitória oferecem as melhores condições para pôr a leitura em dia. Fernando Pessoa, Miguel Torga ou Pedro Chagas Freitas são autores que podem ser requisitados nas bibliotecas de praia que estão à disposição dos veraneantes.

A Biblioteca de Praia em São Martinho do Porto está aberta até 31 de Agosto dando aos veraneantes a possibilidade de desfrutarem do prazer da leitura no belo cenário da baía de São Martinho do Porto.

Situada na marginal junto ao Posto de Primeiros Socorros, a Biblioteca está aberta das 10:00 às 18:00 e permite a requisição de

livros durante uma semana e revis-tas durante um dia.

Para a vereadora da Cultura, Inês Silva, “a praia é para muitos o local ideal para se ler um bom livro e o Município pretende contribuir para isso, na perspetiva de bem receber e acolher os seus visitan-tes e turistas”.

A Biblioteca de Praia de São Martinho do Porto é organizada pela Câmara Municipal de Alcobaça através da Biblioteca Municipal de Alcobaça.

Em paralelo, a Praia da Paredes da Vitória, em Pataias, tem também à disposição uma Biblioteca de Praia situada junto às instalações da ETAR.

Aberta até 31 de Agosto, das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, a biblioteca encerra aos fins-de-se-mana, exceto durante o período de 15 de Julho a 15 de Agosto no qual estará aberta todos os dias.

Estão disponíveis livros e revistas para venda e empréstimo (durante períodos renováveis de 3 dias),

estando ainda patente uma expo-sição com trabalhos artísticos de criadores locais. O espaço também funciona como atelier de atividades e trabalhos manuais para crianças.

A Biblioteca de Praia em Paredes da Vitória é uma iniciativa da União de Freguesias de Pataias e Martin-gança.

EB 2 da Benedita completa 10 anos de programa Eco-EscolaA escola EB2 da Benedita completa, em 2015, uma década de esta-tuto de Eco-Escola, um programa da Associação Bandeira Azul que distingue o trabalho desenvolvido nas escolas na preservação do meio ambiente e na adoção de práticas sustentáveis.

O Programa Eco-Escolas abrange todo o universo do ensino pré-es-colar até ao ensino secundário que trabalha em parceria com o Pelouro

do Ambiente do Município de Alco-baça para desenvolver atividades diversas em espaço de aula mas também no campo.

O Pelouro do Ambiente estima que este ano serão galardoadas 14 escolas concelhias com o estatuto de Eco-Escola, facto que o Municí-pio de Alcobaça saúda, desejando a continuação do excelente trabalho desenvolvido.

Munícipes de Alcobaça podem experimentar veículo elétrico

A Câmara Municipal de Alcobaça apresentou o projecto-piloto “Moove Oeste Portugal” a 8 de junho, imple-mentando localmente uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OESTECIM) que permite a todos os munícipes o acesso, de forma gratuita, a um veículo 100% elétrico abastecido através de um sistema solar fotovoltaico.

O projeto está a ser promovido nos doze concelhos da Região Oeste e visa incentivar o uso de energias renováveis nos transportes públicos.

Os interessados terão que se inscrever na plataforma www.mobilidadeoeste.pt para reservar o veículo. Também será possível fazer a inscrição na plataforma dirigindo--se à Biblioteca Digital de Alcobaça

(no jardim do Tribunal). O posto de abastecimento onde o veículo se encontra estacionado situa-se no parqueamento junto à Biblio-teca Digital, em frente ao edifício dos Paços do Concelho. O posto é alimentado por um painel fotovol-taico situado nas imediações.

O veículo pode ser utilizado por um período máximo de duas horas sendo que só poderá circular com um mínimo de 25% de bateria carre-gada.

O projeto-piloto “Moove Oeste Portugal” é promovido pela OESTE-CIM, com o apoio da OesteSusten-tável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, e integra o projeto europeu REPUTE – Renewa-ble Public Transport Enterprise.

Page 9: Confluência 08 - agosto 2015

Opinião · 9

Proteção Civil

Proteção Civil Alerta para riscos de incêndio neste verão

O Serviço Municipal de Prote-ção Civil de Alcobaça está a desenvolver uma campanha de sensibilização para os risco de ocorrência de incêndio dadas as condições climatéri-cas previstas para este verão.

Deste modo, já está em distribuição o cartaz “Proteja a sua casa em 10 passos” que inclui um conjunto de medi-das de segurança e preven-ção contra incêndios. “Parte do território nacional já está

considerada em seca, uma vez que a humidade é reduzida e os índices de pluviosidade são inferiores ao ano transato. Estas medidas são de execu-ção simples e podem evitar situações de risco”, alerta a Proteção Civil de Alcobaça.

A limpeza do terreno num raio de 50 metros em redor da habitação, ou a manuten-ção de botijas de gás e outras substâncias inflamáveis ou explosivas a mais de 50 metros

da habitação ou em comparti-mentos isolados são algumas das medidas que constam no cartaz.

Entretanto o Plano Muni-cipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) obteve a aprovação final pelo Instituto da Conservação, Natureza e Florestas (ICNF). Este plano plurianual faz uma caracterização da floresta municipal e identifica as zonas de maior risco.

Simulacro testou resposta a acidentes graves

Os Bombeiros Voluntários de Alcobaça, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil, realizaram a dia 30 de maio, na zona industrial do Casal da Areia, um exercício com o objetivo de testar a operacionali-dade e a resposta dos meios de socorro em situação de grave acidente com múlti-plas vítimas.

O simulacro procurou aferir a capacidade de

resposta dos diversos agen-tes de proteção civil envol-vidos a uma emergência desta natureza bem como o aperfeiçoamento dos proce-dimentos em causa.

Nesta iniciativa, estiveram envolvidos 137 operacionais de 11 corporações, apoiados por 46 meios, de Alcobaça, Benedita, São Martinho do Porto, Nazaré, Porto de Mós, Óbidos, Bombarral, Pataias, Peniche, Juncal e

Caldas da Rainha, o Serviço Municipal de Proteção Civil, Instituto de Emergência Médica (INEM) e a Escola de Sargentos do Exército de Caldas da Rainha.

As empresas Revalor e Autojúlio forneceram os veículos e o Agrupamento de Escuteiros de Coz cedeu alguns membros para parti-ciparem como figurantes / vítimas do acidente.

Portugal 2020Emprego e desenvolvimento económico

Portugal e os portugueses têm pela frente um desafio urgente: Inverter o ciclo de empobrecimento que vive-ram nos últimos anos.

O ciclo vicioso, do não desenvolvimento econó-mico, desemprego, quebra do rendimento das famí-lias ,redução do consumo, encerramento das empresas ,degradação social e econó-mica dos territórios, só será invertido com investimento e inovação.

Investimento, público e privado, no mesmo compri-mento de onda, que se complemente, gerador de emprego e desenvolvimento económico, que assim será continuado e sustentável.

O programa de desen-volvimento, Portugal 2020, co financiado pela UE é um instrumento determinante para esta tarefa.

Um outro instrumento, dos mais importantes para a sua concretização, são as Insti-

tuições, privadas e publicas e entre estas as Autarquias.

Num tempo que é de novas estratégias é também um tempo de decisões e priori-dades.

Se ás empresas se pede investimento e inovação nos processos e nos produ-tos, geradores de mais valia e emprego, às Instituições publicas de âmbito local ou nacional, exige-se nas suas decisões, complementari-dade e redobrada atenção que motive e dê segurança aquelas decisões.

Porque todos estes proces-sos e decisões são executa-dos por Pessoas e cada vez menos existem iluminados, exige-se concertação, que é também coresponsabilidade, estando portanto excluídas atitudes de one man show.

Estes desafios e decisões são determinantes para os Alcobacenses, para todos e não apenas para alguns.

Estão identificadas no

concelho, no público e privado, as principais áreas de investimento e caminhos a percorrer.

Os Portugueses têm pela frente, no curto prazo deci-sões, que influenciarão a sua vida coletiva.

Esta vida coletiva é um somatório das vidas de cada um de nós e não de abstratos distantes.

A UE não nos tem brindado com boas práticas, decisões e certeza nos caminhos a percorrer.

Estes factos requerem de nós atenção e participação redobradas.

Alcobaça merece.

José Canha Eugénia RodriguesVereadores da CMA

Plano de Ação Escolar Alargada 2015/2016 Educação para a cidadania e para os valoresA variedade na oferta de atividades de enriqueci-mento curricular no 1º ciclo tem sido notória nas diferen-tes escolas e agrupamentos do país. Incide não só nos domínios científico, artístico, tecnológico e desportivo mas também na educação ambiental, filosofia e econo-mia para crianças, solidarie-dade, voluntariado, entre outras opções. Dependendo dos projetos educativos das instituições de ensino, todas as atividades podem ser consideradas como essen-ciais e complementares às aprendizagens curriculares. Contudo, a tendência é, no presente e no futuro, a de eleger áreas que formem para a cidadania e que desenvol-vam os valores humanos, fundamentais na educação e formação das crianças.

É no domínio da educação para a cidadania e para os

valores que se integra o Plano de Ação Escolar Alargada, proposto pelo Município de Alcobaça para as Escolas Básicas do 1.º ciclo, a ter início em 2015/2016. O projeto compreende duas compo-nentes: oferta de material escolar básico e empréstimo de manuais escolares, tendo como objetivos minimizar os encargos financeiros das famílias no início do ano letivo e levar as crianças a ter consciência da importância da rentabilização, poupança, partilha, preservação do meio ambiente, colaboração e respeito por uma escola que oferece as mesmas oportuni-dades e condições a todos.

O Plano de Ação Escolar Alargada teve uma adesão na ordem dos 90% nos Agrupa-mentos de Escolas da Bene-dita e de S. Martinho do Porto e de 75% no Agrupamento de Escolas de Cister. Dado ser o

primeiro ano em que é imple-mentado, congratulamo-nos pelo facto de os agentes educativos envolvidos, prin-cipalmente os professores e encarregados de educação, terem colaborado tão asser-tivamente num projeto que está em consonância com a finalidade de ensinar, na prática, a reutilizar, a parti-lhar e a seguir pela via oposta ao consumismo desenfreado, apostando fortemente no desenvolvimento de valores.

Acreditar que é possível desenvolver um conjunto de aprendizagens sérias, dentro e fora da sala de aula, é acre-ditar no futuro das crianças!

Inês SilvaVereadora da CMA (Pelouros da educação, ação social, cultura, desporto, associati-vismo e juventude)

As Áreas de Reabilitação UrbanaNas regras do novo Quadro Comunitário foi criado um instrumento de gestão das cidades e vilas de baixa densi-dade populacional, com vista à sua reabilitação, procu-rando estancar processos de desertificação. Alcobaça, enquanto sede do muni-cípio vai ter acesso a este programa, havendo ainda a possibilidade de outros aglo-merados urbanos do conce-lho serem também abran-

gidos no âmbito do mesmo quadro comunitário. Para que tal aconteça é necessária vontade política e disponibili-dade financeira dos particula-res, comerciantes e institui-ções.

Um dos instrumentos que o município tem que imple-mentar, é a definição das áreas de reabilitação a inter-vir. Neste programa estão previstas acções de natu-reza privada que se prendem

com intervenções no parque habitacional e comercial, da responsabilidade dos proprietários e um conjunto de intervenções em espaços públicos da responsabilidade da Câmara Municipal. Para todas as acções estão previs-tos apoios a fundo perdido.

Esta é, mais uma oportuni-dade para a cidade de Alco-baça e para outros núcleos urbanos, mas até lá, é neces-sário definir quais as priorida-

des quanto aos investimentos públicos.

É aqui que se exige um esforço, no sentido de se criarem as condições para um consenso alargado junto de todos os vereadores e forças políticas. Entendo ser desejá-vel que tal venha a acontecer, até para que se evitem focos de tensão ou movimentos de contestação que acontece-ram no passado recente.

Por outro lado, a defini-

ção das áreas de intervenção têm que ser devidamente avaliadas porque qualquer decisão tomada de forma precipitada pode ter conse-quências em termos finan-ceiros para o município. Isto porque, a definição das áreas criará aos seus proprietários responsabilidades financeiras, mas também benefícios nos impostos municipais.

Estão pois, lançados novos desafios a Alcobaça e ao

concelho, saibam os seus autarcas agarrar esta oportu-nidade e demonstrar capaci-dade para envolver os agen-tes locais.

Carlos BonifácioVereador da CMA

Page 10: Confluência 08 - agosto 2015

10 · Cine-Teatro – João D’Oliva Monteiro · Programação Principal

Sílviateatro

26 Setembro · 21h30Gonçalo e Catarina entraram numa fase nova das suas vidas. Os filhos foram para a universidade e o casal mudou-se para Lisboa. Mas Gonçalo não está feliz. Odeia o seu trabalho e precisa de algo mais na sua vida. Até ao dia em que encontra Sílvia.

Sílvia é jovem, linda, divertida, e sente um amor à primeira vista por Gonçalo. A ligação entre os dois é tão forte que Gonçalo decide levar Sílvia para casa, o que não agrada de todo Catarina. É que Sílvia dei-xa pêlo no sofá. Bebe água da sanita. É inconvenien-te para as visitas. E ladra.

“Sílvia” é uma comédia onde o humor e a ternura se misturam, tornando o desenrolar da história apaixo-nante para quem a vê. Qualquer espectador poderá experienciar o riso verdadeiro até à lágrima.

Neste triângulo amoroso, que ganhe a melhor es-pécie...

Autor: A. R. Gurney · Tradução e Adaptação: Heitor Lourenço e Manuela Couto · Versão Cénica e Ence-nação: Almeno Gonçalves · Com: Heitor Lourenço, Manuela Couto, Paulo Pires e Gabriela Barros

€12,00120 minutos com intervaloMaiores de 6 anos

Marionetas na Cidadeteatro de marionetas

12 a 18 OutubroO festival este ano vai às freguesias do concelho, além dos espetáculos no Cine-Teatro, nas ruas e praças da cidade de Alcobaça e também no auditó-rio da escola Adães Bermudes.

A programação oficial sairá no início de Setembro com a promessa de muita diversão.

António Chaínhomúsica

28 Novembro · 21h30Mestre António Chainho está atualmente a com-pletar, cinquenta anos de uma carreira repleta de sucessos.

A 23 de Março editou o seu novo trabalho “Cum-plicidades” com 18 temas inéditos, que conta com a participação de muitos convidados nacionais en-tre os quais Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Paulo de Carvalho, Ana Bacalhau (Deolinda), Sara Tavares, Helder Moutinho, Fernando Ribeiro (Moonspell) e Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Ser-pa e internacionais, como o Basco Kepa Junkera ou a Brasileira Vanessa da Mata, esta última no tema “Aprender a sorrir”, música escolhida para ser o 1º single de avanço do novo álbum. Convidados que fazem da música a sua arte e que tal como o Mestre, sabem e sentem que a Guitarra Portuguesa vai mui-to para além do Fado e das fronteiras de Portugal.

€10,0080 minutos sem intervaloMaiores de 6 anos

Kind of Magicmúsica

12 Dezembro · 21h30

Tributo aos QueenOs Kind of Magic assumem hoje um papel de relevo no Mundo das bandas de tributo. Os elogios do pú-blico e da imprensa, sucedem-se e neste momento podemos dizer que cada concerto é sinónimo de sucesso.

Seis músicos e um coro de três vozes adicionais, são a garantia da grandiosidade sonora que caracteriza os Queen. A banda Kind of Magic, tem a particu-laridade de deixar ao critério dos fãs dos Queen a escolha do repertório a tocar em cada concerto, as sugestões são deixadas no Facebook da banda, que depois transportará os temas sugeridos para os concertos.

Seguindo e respeitando a história dos Queen, este é um projeto ambicioso que tem conquistado pla-teias. Kind of Magic, um concerto a não perder!

€10,00100 minutos sem intervaloMaiores de 6 anos

Academia de Dança de Alcobaçadança

19 Dezembro · 21h30

Espectáculo de NatalA Academia de  Dança  de Alcobaça (ADA), depois do sucesso de “A Loja Mágica dos Brinquedos” em 2013 e “Cinematic” em 2014, volta a apresentar um grande espectáculo de Natal que fará todos os apai-xonados pela dança (e não só) sonhar!

Espectáculo a anunciar

Banda Sinfónica de Alcobaçamúsica

5 Dezembro · 21h30

Concerto de comemoração dos 30 anos de ressurgimentoA Banda Sinfónica de Alcobaça (BSA) encerra a temporada de 2015 com um concerto que assinala os 30 anos do seu ressurgimento e , paralelamen-te, o encerramento das comemorações dos 95 anos da sua fundação, cujo ponto alto foi o concerto de abertura do Cistermúsica 2015 – Festival de Música de Alcobaça – interpretando a famosa cantata “Car-mina Burana”.

O espetáculo seguirá a linha artística dos últimos anos, apoiada em repertório sinfónico e em reper-tório para solistas.

A temporada da BSA tem o apoio da Direção-Geral das Artes.

€5,00 (entrada livre para sócios da Banda de Alcobaça)90 minutos sem intervaloMaiores de 6 anos

Rosa-Cãodança/música

13 e 14 Novembro · 21h30Era uma vez uma mulher, metade rosa, metade cão, metade flora, metade animal, metade controlo, me-tade selvagem. De equilíbrio frágil, Rosa-Cão vivia mascarando a sua profunda natureza de contradi-ções e opostos. No seu corpo com espinhas, ladri-dos, raízes e pegadas, corria uma natureza delicada, forte, intempestiva, temperamental, vulcânica e bela. Dentro de sua casa, Rosa-Cão florescia, mas fora dela os seus opostos causavam estranheza. As-sim, Rosa-Cão abraçou o mundo, criando no inte-rior das suas quatro paredes a natureza compacta do encontro selvagem. Esta peça é a entrada por uma janela, neste seu universo.

€5,0070 minutos sem intervaloMaiores de 6 anos

Márciamúsica

3 Outubro · 21h30Márcia queria ser pintora e cursou Belas-Artes. Talvez seja por isso que a sua música tenha a de-licadeza de um traço numa página em branco, ou invoque cores pintadas com paciência numa tela. Márcia também fez tangentes ao cinema, e talvez seja por isso que a sua música nos crie imagens tão fortes na cabeça.

Mas Márcia, na verdade, descobriu-se como cantora e compositora apresentando agora no Cine-teatro de Alcobaça “Quarto Crescente”.

Como quem se coloca frente a uma tela branca com pincéis e tintas a ver onde a inspiração a leva. Pode-mos ter perdido uma pintora ou uma cineasta, mas ganhámos uma cantora e compositora “sem igual” na actual paisagem portuguesa. Márcia está de re-gresso.

€10,0080 minutos sem intervaloMaiores de 6 anos

Programação sujeita a alterações

Page 11: Confluência 08 - agosto 2015

16 a 19 de agostoFesta em Honra de São LourençoMaiorga

17 a 23 de agostoTorneio de TénisCampo de Ténis de Salir do Porto

18 de agosto22h00 · Histórias da Guitarra Portu-guesaGuitarra Portuguesa, João Torre do Valle; Viola de Fado, Rui Palha da SilveiraIgreja Paroquial de São Martinho do Porto

19 de agosto22h00 · Palestra “Memórias do Oeste” por Filipa AvellarSalão Paroquial de São Martinho do Porto

21 de agosto22h00 · Noite dos ClássicosVoz, Maria Rodrigues Lopes; Violino, Alexandra Mendes; Flauta, João Lourenço; Guitarra clássica, Miguel Carvalhinho; Violoncelo, Maria José Falcão; Acompanhados por um grupo de jovens músicosIgreja Paroquial de São Martinho do Porto

22 de agosto16h00 · Regata Encerramento (Optimist | Botes)Clube Nâutico de São Martinho do Porto

22h00 · Apresentação do Livro “São Martinho do Porto – Momentos…” de Filipa Vera Jardim e Pedro Soares de MelloClube Náutico de São Martinho do Porto

23 de agosto16h00 · Regata Encerramento (Geral | Catamaran) Clube Nâutico de São Martinho do Porto

25 de agosto10h00 · Passeio de Bicicletas “Águas da Penacova”São Martinho – Hotel Termas da Piedade – Fervença

26 de agosto22h00 · Palestra: São Martinho – A Presença Feminina na praia nos Anos 30, 40…Maria da Graça Rebelo Pinto Wiesbaum e Helder MonteiroSalão Paroquial de São Martinho do Porto

29 de agosto15h00 · Regata Tradicional de Botes a RemosClube Nâutico de São Martinho do Porto

19h00 · Missa CampalAdro – Largo José Bento da Silva – São Martinho do Porto

29 a 31 de agostoFesta em honra de Nossa Senhora da NazaréCovão do Milho - Turquel

30 AgostoFeira de Antiguidades e Velharias de Alcobaça

4 a 6 de setembroFesta Anual da APAMORAAssociação de Pais e Moradores de Ardido, Feitosa e Poço das VinhasJunto à escola do Ardido

Festas de Nossa Senhora da AjudaVestiaria

12 de setembroNoite de FadosFilarmónica MaiorguenseMaiorga

12 e 13 de setembroFesta em honra de Nossa Senhora de FátimaFábrica da Igreja de Carvalhal de Turquel

13 de setembroFesta do Sagrado Coração de JesusCadoiço – Aljubarrota

3º Passeio de Carros AntigosAssociação Desportiva da Ferraria

18 de Setembro2º Aniversário da UFAVCastelo de Alcobaça

18 a 20 de setembroFesta em honra de Nossa Senhora do CarmoRancho Folclórico de Mira Serra dos Louções

20 de setembro11º Passeio de ComboioAssociação Desportiva da Ferraria

Feira de Antiguidades e Velharias de Alcobaça

27 de SetembroProcissão em honra do Santo AntónioCasais da Vestiaria

2 a 4 de outubroTasquinhas Grupo Desportivo da MartingançaMartingança

11 de outubroDia EcológicoMaiorga

18 de OutubroFeira de Antiguidades e Velharias de Alcobaça

25 de outubroEncontro de BandasSede da Sociedade Filarmónica Maior-guense

30 de outubro a 1 de novembroTasquinhasAssociação Desportiva da Ferraria

14 de novembroFesta das sopasSede da Sociedade Filarmónica Maior-guense

Turismo · 11

Agenda do Concelho

Mostra de Doces Conventuais regressa em Novembro

O Mosteiro de Alcobaça recebe, de 19 a 22 de Novembro a 17ª Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, o maior evento dedi-cado à doçaria conventual que todos anos acolhe milhares de visitantes.

O Município de Alcobaça será, de 19 a 22 de Novembro, o epicentro da doçaria conventual e convida-o a conhecer as outras riquezas do concelho. Marque na sua agenda.

Perfil do turista de Alcobaça: qualificado, tendencialmente jovem, à procura de património, bem-estar e gastronomiaDesde o verão de 2014 que decorre em Alcobaça, promovido pela autarquia, um inquérito alargado ao turista que nos visita. Este dispositivo tem como objetivo o diagnóstico da realidade cultural e turística.

A iniciativa tem sido efetuada em 14 espaços e entidades afins que prestam serviços na área do turismo, nomeadamente, museus, monu-mentos, parques temáticos, postos de turismo, unidades hoteleiras e estabelecimentos comerciais.

Aplicado em quatro idiomas (português, inglês, francês e espa-nhol), o inquérito demonstrou os resultados que pode consultar na caixa ao lado.

Resultados do Inquérito

· Proveniência: · 51.94% - visitantes estran-geiros

· 42.38% - visitantes nacio-nais

· Idade · 46% - 25 a 44 anos.

· Nível Escolar · 53.20% - ensino superior (universidade e politéc-nico)

· Motivação da Visita · 29.68% - Mosteiro de Alcobaça, Património da Humanidade

· 11.90% - saúde e o bem-es-tar

· 6.0% - gastronomia · Longevidade da Permanên-cia

· 57% - não permanece mais do que 1 dia

· 7% - sem pernoitar · 1ª Visita a Alcobaça

· 55.81%

Passeie em Alcobaça com Pedro e InêsNeste verão, se encontrar D. Pedro I e D. Inês de Castro a passear de mão dada pelas ruas da cidade de Alcobaça, acompanhados de um monge cisterciense, siga-os até ao Jardim do Amor e aproveite para tirar fotografias e partilhá-las nas redes sociais.

Esta iniciativa de cariz turístico e

de promoção da cidade de Alcobaça pretende cativar os visitantes para aquele espaço recentemente inau-gurado e que se está afirmar como um novo e distinto elemento do património cultural do concelho.

Para a Vereadora da Cultura, Inês Silva, “são estes pormenores que marcam a diferença e dão cor e vida

às ruas da cidade ao mesmo tempo que cativam as pessoas a visitar o Jardim do Amor, um espaço caris-mático que queremos que se torne numa das bandeiras do concelho”.

A animação de rua estará a funcionar todos os dias, exceto à segunda-feira, até 2 de setembro.

Central da Confluência dos Rios inaugurada em SetembroSerá inaugurado, no final de Setembro, o mais recente núcleo museológico da cidade: a Central da Confluência dos Rios (CCR), situado no Jardim do Amor. O espaço foi renovado no âmbito do programa de mecenato da Fundação EDP denominado “Património Elétrico Nacional” e a sua inauguração associa--se às comemorações do Ano Europeu do Património Industrial e Técnico.

O projeto de execução compreen-deu o restauro e automatização dos engenhos para fins pedagógicos e a

implementação de uma exposição permanente na sala das máquinas cuja museografia contempla um posto de informação digital com conteúdos diversos sobre o património industrial e histórico-cultural alcobacense, e uma sala de exposições temporárias no 1º piso de cariz multimédia com fins pedagógicos e lúdicos, vocacio-nado para a divulgação de trabalhos desenvolvidos no âmbito das novas tecnologias como a fotografia digital e a arte vídeo.

Museu do Vinho afirma-se no Turismo e no Serviço Educativo

Fruto de um trabalho de divulga-ção e promoção, o Museu do Vinho recebeu, nos últimos meses, cente-nas de visitantes afirmando-se cada vez mais como uma mais-valia para o Turismo em Alcobaça.

Em paralelo, o Programa Educa-tivo do Museu do Vinho de Alcobaça

atraiu cerca de 300 alunos de todo concelho desde a sua apresentação que decorreu no Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio.

Dando continuidade a este traba-lho, o Museu do Vinho vai receber dois eventos de grande destaque:

· Há Gastronomia no Museu (23 e

24 de Outubro) – evento gastro-nómico em parceria entre CMA, Museu do Vinho e EPADRC;

· Júlia Ramalho Tapeçarias (12 de Setembro a 8 de Outubro) – expo-sição temporária na Adega dos Balseiros; 10h-17h, de terça-feira a domingo ,com entrada gratuita.

Page 12: Confluência 08 - agosto 2015

12 · Cultura

Books & Movies dinamizou AlcobaçaA 2ª edição do Books & Movies deu à cidade de Alcobaça dez dias de intensa atividade cultural.

O festival contou com a presença de referências nacionais como os realizadores João Botelho e José Fonseca e Costa, os escritores Isabel Stilwell, João Tordo e Mário Zambujal.

O festival encerrou com o teatro comunitário “A Viagem do Elefante” que deu vida à obra de José Sara-mago atraindo milhares de espe-tadores para a zona envolvente do Mosteiro de Alcobaça.

Música

Cistermúsica 2015 foi um “sucesso absoluto”O XXIII Festival de Música de Alco-baça, uma organização da Banda de Alcobaça e da Câmara Municipal de Alcobaça que decorreu de 26 de junho a 26 de julho sob o tema dos 25 anos da elevação Mosteiro de Alcobaça a Património da Humani-dade, foi um sucesso absoluto em termos de público e na qualidade da sua programação.

Rui Morais, responsável pela direção artística em conjunto com Alexandre Delgado, destaca “alguns dos melhores concertos de sempre” que o festival acolheu nas suas 23 edições, como por exemplo o Gould Piano Trio, o grupo vocal francês Les Éléments (ambos em estreia absoluta em Portugal), o Requiem de Mozart que encerrou o festival na Nave Central, a Orquestra Gulbenkian, o Duo de pianistas AMAL, a Capella Duriensis, o duo de canto e cravo composto por Luís Peças e Jenny Silvestre, o Moscow Piano Quartet que estreou uma obra encomen-

dada ao pianista alcobacense Daniel Bernardes, o agrupamento barroco vindo da Alemanha, Los Tempera-mentos, e ainda o prestigiado grupo coral francês Discantus.

O festival apresentou momen-tos musicais de alto nível que foram correspondidos pelo muito público presente em todos os espaços onde decorreram estes concertos: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro de Coz, Cine--Teatro de Alcobaça e Igrejas de Pataias e São Martinho do Porto.

Na área da dança, destaque para a Companhia Nacional de Bailado que trouxe Orfeu e Eurídice da consa-grada Olga Roriz, e para a jovem bailarina e coreógrafa, Margarida Belo Costa, que apresentou Displa-ced Episodes, vincando a aposta do festival em jovens valores.

Para o Presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, “o Festival Cistermúsica é um símbolo da quali-dade e da excelência da oferta cultu-ral com que todos os anos tentamos

presentear quem nos visita”.Nesta edição o Festival procu-

rou expandir até outros pontos da região e garantiu apresentações nos concelhos da Nazaré e, pela primeira vez, na Marinha Grande e em Peniche. De relevar também a co-produção com o Festival das Artes, em Coimbra, numa parceria

que se concretizou com o concerto do grupo Los Temperamentos, fomentando a Cultura e as Artes a partir da Região Centro.

A promoção do legado de Cister continua a ser objectivo primor-dial do Festival que, através de parcerias, constituiu este ano uma “Rota de Cister”, levando concer-

tos e bailados a vários monumen-tos de herança cisterciense, como o Convento das Bernardas (Lisboa) e os Mosteiros de Almoster (Santa-rém), Lorvão (Penacova), Lafões (S. Pedro do Sul) e Arouca (Aveiro).

Arte Experimental

Rabiscuits 2015 com record de participaçõesA 7ª edição da bienal de arte expe-rimental Rabiscuits foi um sucesso a todos os níveis, com o evento a atin-gir um número record de participa-ções. A organização faz um balanço “positivo” tendo havido “bastante adesão por parte do público, quer nas exposições quer nos concer-tos e performances. A satisfação é unanime quer dos artistas que parti-

ciparam, quer da organização e visi-tantes”.

A mostra atraiu mais de 3000 visitantes com destaque para os concertos que obtiveram “uma excelente adesão principalmente o Videomapping, em parceria com o XXIII Festival de Música de Alcobaça – Cistermúsica 2015.”

Elogio a J. V. Natividade “O Homem e o Cientista do Século XX”A vida e obra de Joaquim Vieira Nati-vidade, será evocada numa exposi-ção temporária em parceria entre a Câmara Municipal de Alcobaça e o Pólo de Alcobaça do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.INIAV.

Patente na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, a exposição pretende dar a conhecer, no seu próprio local de trabalho, uma das personalidades maiores de Alcobaça. A exposição sublinha a sua personalidade virtuosa cuja intervenção cívica, cultural e rele-

vância científica merecem o devido reconhecimento dado o seu papel na consolidação da investigação apli-cada ao desenvolvimento no domínio frutícola e florestal português.

A exposição será inaugurada no dia 11 de Setembro pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça (Dr. Paulo Inácio) e pelo Secretário de Estado Secretário de Estado da Alimen-tação e da Investigação Agroalimentar (Dr. Nuno Vieira e Brito), passando a funcionar em horário regular da parte da tarde (terça a domingo das 14h00 às 17h00) até 1 de novembro de 2015.

Homenagem a David Clifford por Natacha Costa Pereira

A C â m a r a M u n i c i p a l a p o i a a s a r t e s

Page 13: Confluência 08 - agosto 2015

Cultura · 13

Teatro

Festival “Ao Teatro” duplica número de espetadoresA associação Gambuzinos com Um Pé de Fora faz um balanço “muito positivo” da 2ª edição do Festival “Ao Teatro!” que decor-reu em Alcobaça, Benedita e Cela em abril último. “Conseguimos ter cerca de 600 espetadores que se dividiram entre as cinco peças de teatro, o que repre-senta uma duplicação da afluência

relativamente a 2014”, refere a organização do evento.

Este ano a associação desenvol-veu mais esforços na divulgação do festival, “quer no que respeita ao investimento em cartazes e folhetos quer na forma como divulgamos o festival, isto é, saímos à rua, distri-buímos folhetos, falámos com as pessoas e tivemos resultados”.

No que respeita à qualidade dos espetáculos, comparativamente com a 1ª edição do festival, “houve uma melhoria substancial que se comprova pelo aumento do público e pelo seu feedback positivo.”

Em suma, a organização do “Ao Teatro!” Festival está satisfeita com os resultados e com vontade de preparar a terceira edição.

O fado de Cuca Roseta animou São Martinho do PortoA fadista Cuca Roseta trouxe à baía de São Martinho do Porto o seu mais recente trabalho, “Riû”, proporcionando uma grande noite de “world fado”, um encontro musi-cal entre a canção tradicional portu-guesa, a música popular brasileira, a pop e a morna.

O concerto encheu a Praça Enge-nheiro José Frederico Ulrich e brin-dou os espetadores com alguns dos seus temas mais conhecidos como “Amor ladrão”, “Nos Teus Braços”, “Fado do Contra” e “O Amor não é somente o Amor”.

A sonoridade que Cuca Roseta concebeu em “Riû” foi conduzida pela batuta do prestigiado produtor brasileiro Nelson Mota, colaborador de nomes como Elis Regina, Marisa Monte ou Daniela Mercury.

O álbum contou também com a colaboração de Jorge Palma, Sara Tavares, Júlio Resende, Mário Pacheco, João Gil, Jorge Drexler, Ivan Lins, Brian Adams e Djavan.

No final Cuca Roseta agradeceu a simpatia do muito público que compareceu ao espetáculo.

Festival Internacional de Magia encantou o ConcelhoO 1º Festival Internacional de Magia de Alcobaça trouxe o encanto do ilusionismo ao concelho durante o fim-de-semana de 22 a 24 de Maio. Os espetáculos realizaram-se no Parque dos Monges, em Alcobaça, e no Centro Cultural Gonçalves Sapi-nho, na Benedita, sempre com casa cheia, atraindo ao todo cerca de 2000 espetadores. Destaque para a gala de encerramento ovacionada de pé durante 5 minutos.

Em paralelo com o festival, decor-reu o 6º Congresso Português de Ilusionismo, organizado pela Asso-

ciação Portuguesa de Ilusionismo, que juntou 120 congressistas oriun-dos de Chaves, Vila Real de Santo António e de países como Espanha e Dinamarca, entre outros.

O Presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, destacou o evento como “uma rampa de lança-mento para futuras edições”. Para a Vereadora da Cultura, Inês Silva, “o festival proporcionou momen-tos de grande espetáculo e entre-tenimento devido à qualidade e ao talento dos artistas”.

Teatro de Marionetas

Entrevista aos S.A.MarionetasSão 18 anos com muitos quilóme-tros percorridos, muitos sorrisos e gargalhadas e aclamação interna-cional. Como lidam com esse reco-nhecimento?

É muito reconfortante quando o público e os teus pares te reconhe-cem valor no que fazes. O nosso percurso foi feito degrau a degrau, com muito trabalho, dedicação e também teimosia. Nada nos foi dado, tivemos de conquistar tudo. Há 18 anos atrás imaginem o que era explicar a um diretor de um teatro ou a uma autarquia que eramos uma estrutura profissional de teatro de marionetas que representava obras originais. Tivemos de combater o estigma de que o teatro de marione-tas era somente para crianças. É uma noção que, felizmente, está a desa-parecer cada vez mais no nosso país. Decidimos ficar em Alcobaça desde o início da companhia. Sempre acre-ditámos que seria possível existir e crescer fora de um grande centro

urbano como Lisboa ou Porto. A prova que é possível somos nós, mas não foi e não é fácil. A autarquia de Alcobaça desde sempre apoiou a S.A.Marionetas de variadíssimas formas. Sem esse apoio constante não teria sido possível fazer o que já fizemos até hoje. Obviamente que em várias ocasiões temos divergên-cias, mas de um modo geral tivemos e continuamos a ter uma relação de bom entendimento.

A internacionalização dos S.A. Marionetas era um objetivo concreto há 18 anos?

Sim, desde o início que a compa-nhia se apresentou fora do país. Sempre tivemos esse objetivo. Sabíamos que trabalhar exclusiva-mente em Portugal iria ser difícil na nossa área. Claro que, com o passar dos anos, a internacionaliza-ção começou a ocupar uma parte cada vez maior da nossa agenda. Agora fazemos metade das nossas

apresentações fora do país e a outra metade em Portugal.

Os S.A. Marionetas têm contribuído decisivamente para a recuperação do teatro de marionetas português. Como era o cenário desta forma de arte quando começaram a vossa atividade?

Há 18 anos existiam muito menos companhias a trabalhar em Portugal de uma forma profissional. Agora a realidade é muito diferente. Não cresceu muito em termos de quanti-dade de estruturas profissionais, mas em qualidade subiu muito. Neste momento existem várias compa-nhias que são reconhecidas inter-nacionalmente e que fazem com que a produção nacional em teatro de marionetas seja reconhecida mundialmente pela sua qualidade. Quando começamos a trabalhar não foi nada fácil, muitas vezes pergun-tavam-nos quase ofendidos “mas é preciso pagar?”. O reconhecimento

como profissão foi e está a ser um percurso muito longo. Em Portugal com a democratização chegou-se a extremos. Durante anos, o estado “ofereceu” espetáculos gratuitos, sem nunca se preocupar com o que essa atitude iria provocar uns anos mais tarde. Cresceram algumas gerações convencidas que os artistas viviam do ar. Tem sido um trabalho constante de formar público. Mas tem sido muito reconfortante depois de 18 anos vermos crianças a vir ao teatro e irem direto para a bilheteira. Não está tudo bem. Mas está muito melhor do que há 18 anos atrás.

Quais as novidades para a 18ª edição do Festival Marionetas na Cidade?

O que podemos adiantar é que o festival este ano vai às freguesias do concelho, além dos espetáculos no Cine-Teatro, nas ruas e praças da cidade de Alcobaça e também no auditório da escola Adães Bermu-des. Fiquem atentos, a programa-ção vai sair no início de Setembro. Uma coisa podemos garantir, vai ser muito divertido!!!!! De 12 a 18 de Outubro 2015.

A C â m a r a M u n i c i p a l a p o i a a s a r t e s

Page 14: Confluência 08 - agosto 2015

Inauguração do percurso pedonal da Levada, com a presença do secretário de Estado da CulturaAlcobaça

Muro Capela Santo AntónioSão Martinho do Porto

Pedonalização da LevadaAlcobaça

Muro de estabilização da estrada municipal, em Cruz das MósÉvora de Alcobaça

Canil-Gatil MunicipalBárrio

Reunião Ordinária 23.03.2015 · Freguesia da MaiorgaAquisição de um trator, pá, carregadora e reboque, um corta-sebes, um tambor para cura e uma viatura ligeira de passageiros – € 60.000,00 · Freguesia de São Martinho do PortoAquisição de um trator e manutenção e repa-ração dos balneários da praia – € 60.000,00 · União de Freguesias de Alcobaça e VestiariaDespesas diversas – € 60.000,00

Reunião Ordinária 13.04.2015 · Albertino Fiqueiredo SimõesAquisição de material de construção – € 5.842,00 · Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Vicente de AljubarrotaAquisição de material de construção – Apoio em Materiais

· S.A. Marionetas, Teatro e BonecosEncargos com a apresentação de espetáculo em Nova Iorque – € 1.500,00

Reunião Extraordinária 20.04.2015 · Não há apoios!

Reunião Ordinária 27.04.2015 · Centro de Bem Estar Social da Freguesia dos MontesExecução de um projeto de especialidade para ampliação das instalações e construção de Lar de Idosos – € 15.500,00 · Associação de Jardins-Escola João de DeusComemorações do centenário do Jardim Escola de Deus de Alcobaça – € 2.000,00 · Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do CampoRealização de almoço comemorativo em Homenagem ao General Humberto Delgado

evocando o “Cinquentenário do seu Assassi-nato” – € 1.250,00 · Apet (Associação de Pais e Encarregados de Educação de Turquel)Encargos com a transferência para a Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico de Turquel de equipamento de espaço de jogos e recreio exis-tente na Escola do Primeiro Ciclo de Lagoa de Talas – € 1.250,00

Reunião Extraordinária 04.05.2015 · Não há apoios!

Reunião Ordinária 11.05.2015 · Ceeria – Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de AlcobaçaAquisição de “azulejos solidários” para colocar nos muros circundantes do Palacete daquela instituição no âmbito da “Campanha Mural Solidário” – € 3.000,00

· Associação de Bem-Estar e Tempos Livres de MartingançaAquisição de viaturas automóveis – € 10.000,00 · Santa Casa da Misericórdia da BeneditaRealização de obras – € 10.576,77 · Comissão da Igreja da MartingançaAquisição de material e requalificação da zona envolvente à nova igreja de Martingança – € 5.500,00 · Comissão da Igreja do Casal VelhoObras de reparação da igreja – € 5.000,00 · Associação Desportiva da Ferraria25.000,00 a atribuir no ano de dois mil e quinze e 15.000,00 a atribuir no ano de dois mil e dezasseis para a construção de novas instala-ções – € 40.000,00 · Associação Azenhas de Chiqueda“Festa da Espiga” – Apoio em materiais · Paróquia de Alcobaça e VestiariaDisponibilização de transporte para a realiza-

14 · Obras Municipais

Apoios financeiros concedidos pelo Município de Alcobaça

Câmara de Alcobaça investe meio milhão de euros em alcatroamentos das estradas municipaisA Câmara Municipal de Alcobaça está a investir na melhoria da rede de estradas e acessi-bilidades do concelho de Alcobaça, estando já em marcha um programa de alcatroamento das vias municipais. O programa representa um investimento de cerca de 500.000€ e abrange um conjunto estradas distribuídas por todo o concelho que careciam de obras de melhoramento.

Para o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, “este programa pretende dar resposta às necessidades dos habitantes das freguesias cujas estradas serão repavimentadas, facilitando a circulação de pessoas e de bens. Proporcionar as melhores condições de trânsito aos munícipes tem sido um dos principais objetivos deste executivo mesmo quando as vias em questão não estão sob a nossa alçada”.

Page 15: Confluência 08 - agosto 2015

Estrada de acesso à praiaVale Furado

Rua do Poço – Junqueira – Beneficiação da estradaCela

Melhoramento da estrada municipal em Casal VelhoAlfeizerão

Praça Damasceno CamposBenedita

Limpeza do açude junto à Central EléctricaFervença

Unidade de Saúde FamiliarSão Martinho do Porto

Obras Municipais · 15

ção de um concerto no Mosteiro de Alcobaça – Cedência de Autocarro · Acsia – Associação Comercial De Serviços e Industrial de AlcobaçaOrganização do evento “Alcobaça, Cidade Reconhecida Nacional e Internacionalmente como Socialmente Responsável – Rumo a Zero Acidentes” – € 2.480,00

Reunião Ordinária 26.05.2015 · Centro Cénico de Bem-Estar Social de CelaAquisição de um parque infantil – € 4.065,40 · Associação “A Teia de Cister”Realização do evento – € 3.000,00 e Apoio Logístico · Banda de AlcobaçaRealização do evento “Cistermúsica” e do evento “CIMA – Curso Internacional de Música de Alcobaça” – € 45.000,00 e Apoio Logístico · Clube de Ténis de Alcobaça

Realização do evento “Torneio de Pedro e Inês” – € 5.000,00 · Associação de Pais e Encarregados de Educa-ção da BeneditaAquisição de cobertura exterior a colocar nas instalações do Centro Escolar da Benedita – € 6.747,00

Reunião Extraordinária 01.06.2015 · Não há apoios!

REUNIÃO ORDINÁRIA 08.06.2015 · Freguesia do BárrioAquisição de viatura de transporte de merca-dorias – € 7.500,00 · Freguesia da BeneditaComemorações do trigésimo primeiro aniversá-rio da elevação da Bendita a Vila – € 7.000,00 · Freguesia de TurquelComemorações do décimo oitavo aniversário

da reelevação de Turquel a Vila – € 7.000,00 · Alfaiate D’HistóriasRealização do evento “Ao Teatro! Festival” – € 3.500,00 e Apoio Logístico · Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da BeneditaComemorações do trigésimo primeiro aniver-sário da elevação da Bendita a Vila – € 7.500,00 · Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Cató-lico Português – Agrupamento 710 BeneditaRealização do evento “Festa da Sardinha” – Apoio Logístico

Reunião Ordinária 22.06.2015 · Associação de Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de AlcobaçaRealização do projeto “Conhecer para Preser-var” – € 11.000,00 · Freguesia da CelaConstrução de Casa Mortuária e Sanitários

Públicos – € 70.000,00 · Freguesia de TurquelAquisição de viatura – € 22.500,00 · União de Freguesias de Pataias e Martin-gançaAquisição de um Trator e um Dumper – € 70.000,00 · Associação de Acordeão de AlcobaçaRealização da 19º Semana Internacional do Acordeão – € 5.000,00 · Cister Sport de AlcobaçaDisponibilização de transporte para participa-ção no “Torneiro de Estarreja” – Cedência de Autocarro · Grupo Desportivo e Cultural dos CandeeirosEvento “III Torneio Internacional de Pool” – € 2.000,00 · Hóquei Clube de TurquelAmpliação das instalações – € 5.400,00

Page 16: Confluência 08 - agosto 2015