Confluência 07 - maio 2015

20
Bem-vindo ao Jardim do Amor! p.3 O festival Books & Movies regressa pelo segundo ano conse- cutivo com destaque para a homenagem ao escritor Mário Zambujal e ao teatro comunitário “A Viagem do Elefante”. O evento decorre de 1 a 10 de junho. No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a freguesia da Cela foi palco de uma sentida homenagem a Humberto Delgado que serviu também para inaugurar a requalificação da praça com o seu nome. Nos últimos anos, os setores da doçaria e licores conven- tuais têm vindo a assumir um peso crescente na atividade económica do Concelho de Alcobaça, para o qual tem contribuído o trabalho e a criatividade dos empresários. Confluência Boletim Municipal de Alcobaça n.º7 – Maio 2015 Cultura Books & Movies celebra 2º edição com “A Viagem do Elefante” Suplemento especial Atualidade Município assinala 50 anos da morte do General Sem Medo p.3 Atualidade Doces e Licores conventuais ganham relevo na economia local p.5 info mail

description

Boletim Municipal de Alcobaça - maio 2015

Transcript of Confluência 07 - maio 2015

Page 1: Confluência 07 - maio 2015

Bem-vindo ao Jardim do Amor! p.3

O festival Books & Movies regressa pelo segundo ano conse-cutivo com destaque para a homenagem ao escritor Mário Zambujal e ao teatro comunitário “A Viagem do Elefante”. O evento decorre de 1 a 10 de junho.

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a freguesia da Cela foi palco de uma sentida homenagem a Humberto Delgado que serviu também para inaugurar a requalificação da praça com o seu nome.

Nos últimos anos, os setores da doçaria e licores conven-tuais têm vindo a assumir um peso crescente na atividade económica do Concelho de Alcobaça, para o qual tem contribuído o trabalho e a criatividade dos empresários.

ConfluênciaBoletim Municipal de Alcobaça

n.º7 – Maio 2015

Cultura

Books & Movies celebra 2º edição com “A Viagem do Elefante”Suplemento especial

Atualidade

Município assinala 50 anos da morte do General Sem Medop.3

Atualidade

Doces e Licores conventuais ganham relevo na economia localp.5

info

mai

l

Page 2: Confluência 07 - maio 2015

A Câmara Municipal vai implementar, no próximo ano letivo, um projeto educativo inovador que confere, a todos os alunos do 1º ciclo, a possibi-lidade de aquisição gratuita de material escolar essencial e usufruir de um empréstimo de manuais escolares.

Com esta iniciativa, o Município investe em três vertentes: o apoio social dado às famílias residentes; a atratividade do concelho para os casais que querem instalar-se em Alcobaça, uma vez que o Município lhes alivia os custos iniciais da vida escolar dos seus filhos; e o sentido de responsabilidade incutido nos alunos que recebem os manuais tendo em mente a sua manutenção para que os colegas dos anos seguintes possam trabalhar com os mesmos.

É um esforço financeiro que vale a pena fazer na convicção de que outros municípios seguirão o nosso exemplo. Vamos ainda candidatar este projeto a fundos comunitários.

A Educação é, deste modo, uma das grandes apostas deste executivo camarário e um dos principais temas que estamos a levar para a mesa das negociações no âmbito do programa Portugal 2020. As negociações estão a correr bem pelo que estamos confiantes que vamos conseguir captar os apoios necessários para sustentar os projetos de futuro do Município. Esta-mos a terminar a nova Carta Escolar e os centros escolares, com a correta dimensão, de Turquel, Alfeizerão, Pataias e Cela serão uma realidade.

O Presidente da Câmara,Paulo Jorge Marques Inácio

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Paulo Jorge Marques Inácio (Presidente)Ordenamento e Gestão Urbanística; Gabinete de Planeamento Estraté-gico e Desenvolvimento; Departamento Jurídico e Administrativo; Depar-tamento de Gestão Financeira; Gabinete de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos; Gabinete de Proteção Civil; Gabinete de Relações Públicas e Protocolo; Fiscalização Municipal; Água e Saneamento; Turismo.Atendimento ao público: marcação préviaTlf.: 262 580 843/61

Hermínio Rodrigues (Vereador / Vice-Presidente)Obras Municipais e Ambiente; Projetos Municipais; Taxas e Licenças; Gestão de Zonas Industriais; Cadastro Imobiliário; Informática.Atendimento ao público: marcação préviaTlf.: 262 580 826

Inês Silva (Vereadora)Educação; Ação Social e Juventude; Cultura; Associativismo; Desporto.Atendimento ao público: marcação préviaTlf.: 262 580 810

José Canha (Vereador)Sem pelouros atribuídos.Atendimento ao público: marcação prévia

Eugénia Rodrigues (Vereadora)Sem pelouros atribuídos.Atendimento ao público: marcação prévia

Carlos Bonifácio (Vereador)Sem pelouros atribuídos.Atendimento ao público: marcação prévia

Vanda Marques (Vereadora)Sem pelouros atribuídos.Atendimento ao público: marcação prévia

2 · Editorial Destaques

Books & Movies apresenta “A Viagem do Elefante”

“A Viagem do Elefante” tem passagem por Alcobaça marcada para o próximo dia 10 de Junho, encerrando o programa do festival Books & Movies. A encenação, baseada na obra homónima de José Saramago (2008), será feita em frente ao Mosteiro de Alcobaça pelas 21 horas.

Reza a história que, no século XVI, um elefante chamado Salomão, acompanhado pelo seu tratador indiano Subhro, viajou desde Lisboa até Viena de Áustria para ser oferecido pelo rei D. João III ao seu primo, o arquiduque Maximiliano II de Áustria, como prenda de casamento. A sua aventura foi adaptada ao teatro pela companhia Trigo Limpo teatro ACERT, em coprodução musical com a Flor de Jara (Espanha) e em parceria com a Fundação José Saramago.

Na sua essência, a adaptação consiste num teatro de rua com música ao vivo e participação comuni-tária que tem merecido os mais rasgados elogios. “A Viagem do Elefante” evoca o espírito do seu autor e relembra uma das suas mais célebres ideologias: “o que dá o verdadeiro sentido ao encontro é a busca e é preciso andar muito para alcançar o que está perto”.

Manoel de Oliveira é homenageado em Alcobaça Na reunião de Câmara de 13 de abril, o Município de Alcobaça aprovou unanimemente um voto de pesar pela morte do realizador português Manoel de Oliveira. Neste seguimento, e sob sugestão da Vereadora do pelouro da Cultura, Educação e Desporto, Inês Silva, foi enviada uma carta dirigida à família de Manoel de Oliveira. Na carta, foi recordada a homenagem prestada ao cineasta durante a Gala de Encerramento da primeira edição do Festival Books & Movies, a 8 de junho de 2014.

É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Alco-baça expressa e dirige aos familiares de Manoel de Oliveira as mais sinceras condolências pela morte do cineasta, um dos maiores símbolos da cultura internacional.

Município apresenta nova visão para o Concelho de Alcobaça

A Câmara Municipal de Alcobaça apresentou, no passado dia 10 de abril, o Projeto Estratégico de Desenvolvimento para o Concelho, numa sessão que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça e que reuniu cerca de uma centena de munícipes. O plano sintetiza a visão do municí-pio para o futuro do Concelho e servirá de suporte

para candidaturas a fundos comunitários no âmbito do Quadro Estratégico Europeu 2014-2020. Deste modo, foram apresentados cinquenta projetos distribuídos por sete áreas de intervenção. Entre elas está o objetivo de apoiar o desenvolvimento industrial e agrícola sustentável e a economia do mar, valorizar e articular a frente litoral, os vales e a serra, afirmar a cidade de Alcobaça como uma centralidade renovada e agregadora e valorizar o rio Alcoa e assegurar a coesão territorial e social. Potenciar o património histó-rico-cultural e a sua dimensão nacional e mundial, desenvolver o turismo, o lazer e as redes de visitação do Concelho e promover a sustentabilidade ambiental fazem também parte das áreas de incidência dos projetos.

Todo este plano é parte do investimento significativo que o Município fará na revalorização do Rio Alcoa e do Parque Verde como forma de devolver aos Alcobacenses e visitantes renovados espaços de lazer. O Projeto Estratégico abrange ainda um conjunto de intervenções que serão implementadas por todo o Concelho, nomeadamente em Benedita, Pataias, Martingança, Alfeizerão, São Martinho do Porto, Vimeiro, Casal da Areia e Serra dos Candeeiros.

Neste contexto, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, agradeceu o “contributo extraordinário de muitas entidades” neste plano que constitui a “base da nossa visão de desenvolvimento do Concelho que não se esgota neste quadro. Outros projetos serão implementados a longo prazo”.

Ficha técnicaBoletim informativo da Câmara Municipal de Alcobaçan.º7 – Maio de 2015Distribuição gratuita

Propriedade: Câmara Municipal de AlcobaçaCoordenação, redação e fotografia: Gabinete de Relações Públicas e ProtocoloDesign e gestão de produção: www.velcrodesign.comImpressão e acabamento: Fig – Indústrias Gráficas, SA

Depósito legal: 386990/15Tiragem: 24.000 exemplares

Gabinete de Relações Públicas e ProtocoloPaços do Concelho, Praça João de Deus Ramos2461–501 AlcobaçaTlf. 262 580 844 · E-mail: [email protected]

www.cm-alcobaca.ptwww.facebook.com/municipioalcobaca

Page 3: Confluência 07 - maio 2015

Atualidade · 3

O Planeamento EstratégicoO Planeamento Estratégico ARTEM- REDE foi ancorado numa perspetiva temporal longa (2015-2020) e enca-rado como um desafio interno que viria a culminar na redação e apre-sentação pública das Orientações Estratégicas da ARTEMREDE, com a participação dos Municípios Asso-ciados da ARTEMREDE, e do Plano Estratégico e Operacional.

O Plano Estratégico e Opera-cional para 2015-2020 foi apresen-tado na Conferência Internacional organizada, a 12 de Fevereiro de 2015, pela ARTEMREDE, na qual a associação assinalou 10 anos de atividade.

Este plano assenta em seis eixos estruturantes sobre os quais se sustenta a atuação da rede: Territó-rio, Política, Artes, Conhecimento, Cooperação e Sustentabilidade. A estas palavras-chave correspon-dem 10 prioridades estratégicas, 16 propostas de ação e 60 indicadores

a analisar na avaliação intercalar de 2017.

General Humberto Delgado: 50 anos depoisNo passado dia 25 de Abril, a praça General Humberto Delgado, na freguesia da Cela, foi palco de uma sentida homenagem ao “General Sem Medo” no âmbito do cinquentenário da sua morte, em 1965.

A cerimónia serviu igualmente para inaugurar as obras de requali-ficação daquele importante espaço cujo monumento central recorda uma das figuras mais importantes na luta contra Antigo Regime.

As celebrações foram conduzi-das pelo presidente da Junta de

Freguesia da Cela, Paulo Mateus, que sublinhou “a importância histó-rica de Humberto Delgado e a sua ligação com a freguesia da Cela que nunca será esquecida”.

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, destacou a recuperação do espaço como “uma prioridade nossa, quer pela melhoria da qualidade de vida dos habitantes e visitantes da freguesia da Cela, quer pelo respeito pelo General Humberto Delgado que dá nome a esta praça.”

Sabia que…? • Humberto Delgado foi candidato da oposição ao regime nas eleições presidenciais de 1958, tornando-se

num símbolo da luta contra a ditadura. Após as eleições encontrou refúgio na Cela Velha; • Foi um dos fundadores da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) a 14 de Março de 1945, sendo à época,

diretor-geral da Aviação Civil; • É o autor da célebre frase “Obviamente, demito-o” que terá sido proferida numa conferência de imprensa,

durante as Presidenciais de 1958, em resposta a uma pergunta sobre o futuro do Governo de Oliveira Salazar, caso fosse eleito;

• O monumento de homenagem ao General Humberto Delgado na freguesia da Cela data de 22 de agosto de 1976.

Ana Moura

Município de Alcobaça abre as portas do Jardim do AmorO próximo dia 30 de Maio será um dia de celebração em todo o conce-lho de Alcobaça com a inauguração do Jardim do Amor. Numa iniciativa singular

e original, o Município de Alcobaça criou, na confluência dos rios Alcoa e Baça, situada nos jardins da Biblio-teca Municipal, um espaço de lazer

onde se dá lugar ao amor.No seguimento da

apresentação dos tronos de Pedro e

Inês e do novo símbolo do con- celho na última edição da Mostra Inter-nacional de Doces e Lico-

res Conventuais, o Município de

Alcobaça instalou essas mesmas escul-turas no Jardim do

Amor.

Nas paredes da confluência foram imbutidos 700 pequenos cofres onde serão guardadas dedicató-rias ou juras de amor/amizade. Em diversos comerciantes locais estará à venda um Kit que inclui duas chaves, um conjunto de amostras dos sabores do concelho (Ginja e Maçã de Alcobaça) e um pequeno papiro onde se poderá escrever a dedicatória. Cada par de chaves servirá para abrir um dos cofres onde deverá ser colocado o papiro.

Com esta inovadora iniciativa, o Município de Alcobaça pretende não só constituir um novo pólo de interação entre os seus habitantes e visitantes como também criar novos motivos para regressar ao conce-lho, gerando um ciclo de renovação constante do turismo em Alcobaça.

Para o presidente da Câmara Municipal Paulo Inácio, o Jardim do Amor “é uma aposta do Municí-pio que dará seguramente os seus frutos. O amor de Pedro e Inês está enraizado na nossa história e nas nossas terras por estarem sepulta-dos no Mosteiro de Alcobaça. Este novo espaço pretende celebrar não só esse amor mas sim todas formas de amor.”

A cerimónia de inauguração culminará com a atuação da concei-tuada fadista Ana Moura. O espe-táculo “Desfado” apresenta as canções do seu último trabalho com o mesmo nome para além de uma revisitação da carreira da artista que conta já com 5 álbuns de originais. O concerto de Ana Moura tem início às 21h30.

Kit “Cofre do Amor”

Page 4: Confluência 07 - maio 2015

Parque Verde: devolver o rio Alcoa à cidadeNo passado dia de 28 de fevereiro, a Assembleia Municipal aprovou a utilidade pública do projeto do Parque Verde de Alcobaça. Para o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, “trata-se de uma janela aberta para o futuro do Concelho e da região. É sobretudo um investimento na qualidade de vida dos seus munícipes e visitantes abrindo a cidade a novos desenvol-

vimentos”.

O projeto contempla dois aspetos fundamentais. Em primeiro lugar, procurou-se valorizar o patrimó-nio cultural que a zona envolvente do Mosteiro de Santa Maria repre-senta. O Parque Verde reflete a preocupação do Muni-cípio em honrar e p r o t e g e r o legado histórico

deixado pelos monges

cistercienses. O trabalho de recuperação

da Levada consiste num circuito pedonal que fará liga-ção entre a “Nova

A l c o -baça” e o

Jardim do Obelisco, no Mosteiro. Este circuito

acompanhará o curso da água entre o rio Alcoa e a Levada e poderá ser aproveitado para todo o tipo de atividades lúdico-desportivas.

De acordo com o Presidente de Câmara Municipal, Paulo Inácio, “este projeto pode aumentar a área

de classificação do Mosteiro

de Alcobaça como Património Histórico

porque recupera uma zona envolvente que estava caída no

esquecimento, inclusive da comuni-dade local. Em simultâneo, quere-mos criar um impacto positivo no dia-a-dia da cidade, contribuindo para estilos de vida saudáveis e ativos”. Deste modo, o projeto procurou também respeitar o ambiente permitindo uma redesco-berta da natureza dentro dos limites da cidade. No Parque Verde serão instalados equipamentos de restau-ração e lazer, zonas destinadas à prática desportiva, um anfiteatro

p a r a espetáculos ao ar livre, uma galeria junto ao rio, estacionamento e estufas públicas que poderão ser utilizadas pelas escolas da região para projetos de caráter educativo e científico.

“O projeto distingue-se de um parque urbano pois requalifica uma extensa área verde que já existe e cujo potencial queremos relevar. A grande maioria das cidades de renome é banhada por rios. Alco-baça também mas, ao longo dos anos, o rio deixou de fazer parte da vida da cidade. Queremos devolver o Rio Alcoa a Alcobaça”, sublinha Paulo Inácio.

Entrevista com Saul António Gomes – Professor Associado · Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra · Instituto de Paleografia e Diplomática · Coordenador das publicações alusivas aos Forais de Alcobaça.

“Os Municípios são o berço da democracia”

Qual era o impacto dos Forais Manuelinos para as populações há 500 anos atrás?Traduziram sobretudo a afirmação do poder régio, na sua vocação de garantia da Justiça e da Lei, junto das populações com particular destaque para aquelas que esta-vam historicamente sujeitas ao arbítrio senhorial, como sucedia com os concelhos do antigo couto de Alcobaça. Os forais manuelinos reiteraram deveres e direitos anti-

gos, nomeadamente em favor do Mosteiro, mas não deixaram de afir-mar a importância da autonomia do poder municipal na administração pública das comunidades locais.

O Mosteiro de Alcobaça, senhor dos Coutos de Alcobaça, exercia há 500 anos mão pesada na gestão do território?Sim. Os abades de Alcobaça geriam os destinos deste territó-rio em regime quase feudal. Foram frequentes as tensões sociais e as contestações dos moradores do couto, nesse tempo, ao exercí-cio despótico do poder por parte de alguns abades. Com o rei D. Manuel I, a abadia passou a ser governada por membros da família real, não se escusando o monarca a uma intervenção direta sobre a vida dos monges.

Qual a importância dos Coutos de Alcobaça, no contexto nacional, à época de D. Manuel I?Eram o maior senhorio monástico em Portugal. A riqueza das suas terras, das suas florestas, dos seus recursos de subsolo, o próprio signi-ficado estratégico dos seus portos marítimos atlânticos eram bons indicadores da importância econó-mica e mesmo política de Alcobaça naquele tempo.

Considera que o livro que vai ser publicado sob a sua direção, com uma compilação dos forais alco-bacenses que existem, será impor-tante para as gerações mais novas? Se sim, em que sentido? Não basta, a uma comunidade e região, ter história, e uma história riquíssima, como sucede com Alco-baça; é necessário que essa história seja conhecida e valorizada nos seus significados culturais e identitários. O património histórico, mormente o documental, necessita de ser valorizado e divulgado. O livro dos forais de Alcobaça será um marco nessa afirmação e redescoberta da identidade cultural de todas as gerações de alcobacenses.

Atualmente como vê o poder local?O poder local é a expressão mais apurada da vida democrática e da expressão da liberdade dos povos em determinarem os seus desti-nos e as políticas que os orientam. Os municípios são, na sua longa história, o berço da democracia e dos valores civilizacionais do bem comum, da “república”, do progresso e da felicidade dos povos.

4 · Atualidade

Alcobaça associou-se às Comemorações dos 500 anos dos Forais ManuelinosHá 500 anos, o Rei D. Manuel I, monarca de grande visão, outorgou forais em todo o reino às popu-lações que viviam sob o jugo dos senhores feudais. Foi o início da autonomia das populações e da administração autárquica como a conhecemos hoje e também a afir-mação do poder régio, que garantia a igualdade de direitos.

O Município de Alcobaça asso-ciou-se a estas comemorações que iniciaram a 23 de agosto de 2014 com a celebração dos forais outor-gados em 1514-1515 (Maiorga, Alfei-zerão, Aljubarrota, Cela, Coz, Évora de Alcobaça, Alpedriz, São Martinho do Porto, Turquel e Paredes da Vitó-ria). As comemorações têm vindo a promover várias iniciativas em arti-culação com Juntas de Freguesia e com as escolas do Concelho, dando especial destaque às dramatizações

alusivas à outorga dos forais, prepa-radas pelos professores de História dos Agrupamentos de Cister, São Martinho do Porto e Externato Cooperativo da Benedita.

Foram também publicados fascí-culos no Região de Cister relativos a cada um dos forais concedidos aos Coutos de Alcobaça. Os dois últimos fascículos da coleção sairão na edição de 15 de maio (foral de Turquel) e dia 11 de junho (foral de Alpedriz).

O Concelho de Alcobaça dispõe atualmente de três forais originais: Cela, Turquel e Alpedriz, que foram devidamente tratados e restaura-dos pelo Arquivo Distrital de Leiria. Estas comemorações terminarão a 20 de agosto com a apresentação do livro “Forais de Alcobaça”, coor-denado pelo Professor Saúl Gomes.

Page 5: Confluência 07 - maio 2015

Atualidade · 5

A economia dos Doces e Licores ConventuaisOs setores dos Doces e Licores Conventuais têm vindo a ganhar cada vez maior projeção e substân-cia na economia do Concelho.

O Município procurou fazer um levantamento das empresas que trabalham nestes dois ramos de atividade empresarial, convidando--as a partilhar informação sobre o volume de faturação e o número de trabalhadores que empregavam na produção de doces e licores conven-tuais. De acordo com os dados que o Município conseguiu recolher, as empresas ligadas a ambos os seto-res empregavam 80 trabalhadores e faturaram cerca de 1.650.000 € em 2014.

Tendo em conta que estes dados dizem respeito apenas às empresas que contribuíram para este levan-tamento, conclui-se que o peso dos doces e licores conventuais na

economia do Concelho seja segura-mente mais significativo do que os dados que a Câmara Municipal de Alcobaça dispõe.

O crescimento económico destas atividades deve-se sobretudo ao trabalho e à criatividade dos empresários que, ao investirem na produção de sabores e experiências tradicionais da região, fortalecem a imagem e a identidade do Concelho de Alcobaça.

Legado históricoA história dos doces e licores

conventuais cruza-se com a histó-ria dos antigos coutos de Alcobaça, terra de muita riqueza e abundân-cia administrada pelos Monges de Cister. Grande parte do receituário conventual foi concebido nas cozi-nhas dos Mosteiros de Alcobaça e Coz: o Pão-de-ló de Alfeizerão, as

cornucópias, as trouxas-de-ovos, a ginja de Alcobaça entre muitos outros.

Estas iguarias constituem uma tradição e um legado histórico que o Município de Alcobaça procurou recuperar através da Mostra Interna-cional de Doces & Licores Conven-tuais. O evento, que este ano cele-bra a 17ª edição, representa uma boa oportunidade para milhares de visi-tantes apreciarem não só a imensa riqueza gastronómica local, mas também nacional e internacional. É um acontecimento singular que todos os anos, em novembro, atrai gentes de todas a proveniências.

A Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais tem vindo a afirmar-se como uma das principais bandeiras de Alcobaça, projetando a cidade e o Concelho além-fron-teiras.

Hotel de 4 estrelas na freguesia da CelaO Hotel Vale d’Azenha é o mais recente equipamento hoteleiro do Concelho de Alcobaça e será segu-ramente uma mais-valia para o turismo da região. O novo espaço de 4 estrelas situa-se na freguesia da Cela e a inauguração está prevista para este verão.

A sua localização, entre Alco-baça e Nazaré, permite um enqua-dramento singular num cenário de campo com vista para o mar. Com 19 quartos e 6 habitações indepen-dentes, “este espaço é um refúgio para os amantes da natureza e um lugar secreto para quem procura paz e tranquilidade”, explica Jorge Lorvão, um dos três sócios-geren-tes do equipamento que representa um investimento na ordem dos 2.400.000 €.

A arquitetura de interiores sugere uma mistura entre o antigo e o contemporâneo que evoca as tradi-ções do Concelho reinterpretando--as num estilo moderno. Para Jorge

Lorvão, “um dos grandes objetivos é contrariar a sazonalidade com a aposta em mercados estrangei-ros, nomeadamente o relativo ao turismo sénior, em que os turis-tas têm a possibilidade de efetuar férias na época baixa. Acreditamos no Hotel Vale d’Azenha como um equipamento diferenciado relativa-mente às unidades existentes, que acrescenta valor ao Concelho de Alcobaça.”

O novo hotel da Cela será o mais recente contributo para o port-fólio da oferta hoteleira e turís-tica do Concelho. Ao todo, estão em atividade 17 estabelecimentos distribuídos pelas freguesias de Alcobaça, Vestiaria, São Martinho do Porto, Martingança, Cela, Alfei-zerão e Aljubarrota. Contabilizam--se 8 hotéis, 1 unidade de turismo de habitação, 7 de turismo rural, 1 parque de campismo e 1 pousada de juventude. Estas unidades apre-sentam uma capacidade máxima

de 572 camas. Existem 2 unidades de 4 estrelas, 2 de 3 estrelas e 3 de 2 estrelas.

Sinais positivosSegundo dados preliminares do

Instituto Nacional de Estatística, a atividade turística da região centro de Portugal tem registado um notá-vel e saudável aumento de produtivi-dade e rentabilidade. Considerando o período de Janeiro a Fevereiro de 2015, houve uma subida de visitan-tes nacionais (26%) e de estrangei-ros (4,25%) face ao mesmo período em 2014. Nos dois primeiros meses deste corrente ano, o turismo fatu-rou cerca de 18 milhões de euros, um aumento de 18.25% em compa-ração com igual período em 2014.

Estes são sinais muito positivos de um setor que o Município de Alcobaça considera essencial na economia do Concelho.

OesteCIM promove “Concurso de Empreendedorismo Oeste Portugal – Edição 2015”

No âmbito da implementação do Plano de Ação Territorial para a Promoção do Empreendedorismo

2011-2015 para a Região Oeste Portugal, a OesteCIM lançou o “Concurso de Empreendedorismo Oeste Portugal – Edição 2015”, que decorre entre 24 de março e 29 de maio de 2015.

O “Concurso de Empreendedo-rismo Oeste Portugal”, desenvolvido pela Rede Oeste Empreendedor, pretende potenciar o aparecimento de projetos inovadores e sustentá-

veis na Região Oeste Portugal. Aqui, o mais importante é que os projetos sejam sustentáveis numa perspe-tiva de desenvolvimento econó-mico e social. Os grandes objetivos do concurso passam por promo-ver, apoiar, acompanhar e ajudar a implementar projetos que sejam inovadores, que tenham viabilidade económica e financeira, que sejam potenciadores de criação de novos

postos de trabalho qualificado e que produzam um efeito impulsionador num contexto de mercado global.

Toda a população pode inscrever--se no concurso. Com isto, podem concorrer pessoas singulares, maio-res de 18 anos, individualmente ou em grupo, bem como pessoas coletivas recentemente constituí-das e sem atividade significativa (máximo de 6 meses de atividade),

com o objetivo de explorar uma ideia empreendedora e inovadora na Região Oeste.

Estão disponíveis mais informa-ções sobre o Concurso de Empreen-dedorismo Oeste Portugal e sobre o projeto da ROE – Rede Oeste Empreendedor em www.oesteem-preendedor.pt.

Page 6: Confluência 07 - maio 2015

CAJ presente na Semana Raul ProençaA Associação de Estudantes da Escola Secundária Raul Proença das Caldas da Rainha convidou o Centro de Atendimento a Jovens (CAJ) do Município de Alcobaça a participar, no dia 11 de fevereiro, na Semana Raul Proença.

Foi com uma sala cheia de alunos do ensino secundário que, através da realização da “Oficina Despertador”, se proporcionaram

momentos em que os principais objetivos passaram por estimu-lar a criatividade, desenvolver as capacidades de organização e focagem, potenciar as relações interpessoais, aumentar a capaci-dade de resiliência, preparar para a mudança e situações de desafio e testar a inteligência emocional dos alunos.

Concelho terá Loja e Espaços do CidadãoNo passado dia 29 de Abril, o Município de Alcobaça assi-nou os protocolos de adesão ao “Programa Aproximar” que vai permitir a constituição de uma Loja do Cidadão em Alcobaça e 5 Espaços do Cidadão em Alco-baça, Aljubarrota, Benedita, São Martinho do Porto e Pataias--Martingança.

A atividade dos Espaços do Cidadão nas 5 freguesias já esca-lonadas “será alvo de uma moni-torização rigorosa com vista a

podermos criar mais espaços desta natureza noutras fregue-sias”, explica o Presidente de Câmara de Alcobaça Paulo Inácio.

A cerimónia de assinatura dos protocolos de adesão ao “Programa Aproximar” decorreu no Teatro José Lúcio da Silva, Leiria, e prevê a criação de 46 espaços e lojas de cidadão distri-buídos por Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos,

Leiria, Óbidos, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós. Esta iniciativa intermunicipal repre-senta um investimento de cerca de 300 mil euros, ao longo de 3 anos.

Para o Presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio “estas infraestruturas de apoio serão muito úteis para as populações uma vez que vão centralizar e melhorar o acesso a um conjunto de serviços administrativos.”

Divisão de Ação Social, Juventude e AssociativismoEsta Divisão tem como missão executar políticas, projetos de intervenção e programas municipais nas áreas da ação social, juventude e associativismo, promovendo o desenvolvimento social do Concelho.

Escola Adães BermudesRua Afonso Albuquerque, n.º 24, 2460-020 AlcobaçaTelefone: 262 580 899

Câmara Municipal de Alcobaça faz o balanço do 1º ano de atividade das Comissões Sociais de FreguesiaDesde janeiro de 2014 que estão ativas as Comissões Sociais de Freguesias. Estas são organismos implementados pelo Município de Alcobaça com o intuito de atender, de forma personalizada, às necessidades dos habitantes de cada uma das 13 freguesias do Concelho de Alcobaça.

Reunindo de 3 em 3 meses com as Juntas de Freguesia, IPSS’s, autoridades e instituições com responsabilidade territorial, a Câmara Municipal procura, deste modo, dar resposta às preo-cupações locais, criando uma rede integrada de parcerias com vista ao apoio social, combate à

pobreza e exclusão social e redu-ção de assimetrias sociais.

No primeiro ano de atividade a autarquia promoveu 56 sessões nas 13 freguesias do Concelho e identificou situações que abran-gem 81 agregados familiares. Foram sinalizadas 25 crianças, 5 jovens, 107 adultos e 26 idosos.

“A Câmara tem desenvolvido um esforço para estar perto das populações locais, procurando solucionar problemas no âmbito das suas competências” sublinha Inês Silva, Vereadora responsável pelo pelouro da Cultura, Educa-ção e Ação Social. O Município tem atuado a nível de execução

de obras, cedência de materiais, articulação com o Banco Alimen-tar e Misericórdias para uso das suas cantinas, serviços de trans-porte para consultas médicas através da iniciativa “Alcobaça Amiga”, e serviços de apoio psicológico a jovens e vítimas de violência doméstica.

A Vereadora Inês Silva explica ainda que “todas as restantes situações que fogem da área de ação da autarquia são reen-caminhadas para serviços mais especializados nomeadamente a Segurança Social e a Comis-são de Proteção de Crianças e Jovens.”

6 · Ação Social

· Atendimento, acompanhamento e encaminhamento de pessoas que manifestem carências socioeconó-micas e/ou necessidades de acom-panhamento psicossocial.· Atividades seniores (organização

dos Passeios Seniores).· Implementação de projetos de intervenção, apoio social integrado e programas municipais de parceria na área da ação social (Rede Social / Comissões Sociais de Freguesia).

Centro de Atendimento a Jovens (CAJ)Email: [email protected]: www.facebook.com/CentroAtendimentoJovens

· Implementação de projetos de intervenção e programas municipais na área da juventude.· Apoio psicológico.

· Apoio psicossocial.· Sessões de grupo (formação parental).· Realização de oficinas temáticas (comunidade educativa).

Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (GAVVD)Email: [email protected]

· Apoio psicológico.· Apoio jurídico.· Apoio social.

· Encaminhamento institucional.· Grupos de ajuda mútua.· Intervenção familiar.

Banco Local de Voluntariado (BLV)Telemóvel: 96 7178998Email: [email protected]: www.facebook.com/BancoLocaldeVoluntariadodeAlcobaca

· Voluntariado pontual (campanhas alimentares, peditórios e acompanha-mento de grupos seniores).· Voluntariado regular (atividades de médio /longo prazo, com programas e horários previamente estabelecidos, no domínio da educação, atividades curriculares e extra-curriculares dos alunos inscritos nos estabelecimentos de ensino).

· Voluntariado de assessorial (ativida-des de curto / médio / longo prazo, na área de formação do/a voluntário/a: lecionamento de aulas alemão, alfabe-tização).· Voluntariado de apoio de proximidade (atividade que pressupõe intervenção no domicílio com o objetivo de melho-rar a qualidade de vida do público-alvo – prioritariamente população idosa).

Alcobaça AmigaEdifício Alcobaça AmigaRua dos Bombeiros Voluntários – Alcobaça (junto aos BVA)Linha Verde: 800 086 060 · Telefone: 262 184 662Email: [email protected]: www.facebook.com/AlcobacaAmiga

· Atendimento, acompanhamento e encaminhamento de pessoas que mani-festem carências socioeconómicas.· Implementação de projetos de inter-venção, apoio social integrado e progra-mas municipais de parceria na área da ação social (Comissões Sociais de Freguesia).· Campanha Doar (troca de móveis e eletrodomésticos).· Pequenos Arranjos Domésticos.· Habitação (apoio em material de cons-trução e fornecimento de projetos tipo).

· Habitação Social (gestão e acompa-nhamento).· Bolsas de Estudo a estudantes caren-ciados do ensino superior.· Atividades seniores (organização de atividades promovam não só o conví-vio, mas também o enriquecimento cultural dos participantes).· Apoio a transportes não urgente para consultas médicas.· Projeto ROMÁ (integração de crianças de etnia cigana).

Gabinete de Apoio ao Associativismo do Município de Alcobaça (GAAMA)· Facilitação do contato entre a autarquia, as estruturas associativas do Concelho e a população.

Page 7: Confluência 07 - maio 2015

Iniciativas promovem alimentação saudável a alunos do ConcelhoDurante os meses de fevereiro e março foram implementadas duas iniciativas que visaram a promo-ção dos benefícios de uma alimen-tação saudável junto das escolas do Concelho de Alcobaça: a inicia-tiva “Comer Bem Dá Saúde” e o atelier “Alimentação Saudável Para Crianças”.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com o Muni-cípio de Alcobaça, promoveu a iniciativa “Comer Bem Dá Saúde” que introduziu alimentos saudáveis nas refeições escolares de várias escolas do Concelho de Alcobaça. Durante cinco quintas-feiras, de fevereiro e março, as escolas

aderentes ao projeto ofereceram ao almoço um alimento saudável às crianças: fruta e vegetais variados, água, leite e iogurte. No final, os alunos receberam um diploma de mérito e um íman com a roda dos alimentos.

No âmbito da iniciativa “Sábado na Granja”, a Granja de Cister – Cooperativa Agrícola de Alcobaça promoveu, no dia 7 de Março, o atelier “Alimentação Saudável Para Crianças”. Durante a ação, as crianças aprenderam a confecionar refeições igualmente saudáveis e saborosas.

Alunos transformam-se em “Heróis da Fruta” Várias escolas do Município de Alcobaça participaram no Projeto Nacional “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, uma iniciativa de educação para a saúde promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

O Município de Alcobaça asso-ciou-se ao projeto que já vai na sua 4ª edição e pretende sensibilizar

crianças e pais para a importância dos hábitos alimentares saudáveis na prevenção do excesso de peso e doenças associadas.

O Jardim de Infância de Pataias, o Centro Escolar de Alcobaça, o Centro Escolar de Benedita, a Escola Básica do 1º ciclo de Turquel, o Jardim de Infância e a Escola Básica do 1º Ciclo de Casal da Lagoa foram as

instituições do Concelho que desen-volveram várias atividades no âmbito desta iniciativa. Entre elas, a elabo-ração do “Hino da Fruta”. Este é um programa que visa motivar as crian-ças portuguesas (pré escolar e 1º ciclo do ensino básico) de todo o país para a ingestão diária de fruta ao lanche.

Os Hinos criados estiveram disponíveis para votação do público,

no site institucional dos “Heróis da Fruta”, tendo o Hino da turma do 4ºN do Centro Escolar de Benedita sido apurado como um dos 60 fina-listas a nível nacional, o que é um grande orgulho quer para a comuni-dade escolar, quer para o Município de Alcobaça.

Câmara disponibiliza material escolar e manuais a alunos do 1º cicloA Câmara Municipal de Alcobaça vai implementar, no próximo ano letivo (2015-2016), o Plano de Ação Social Escolar Alargada. Este plano

resulta num sistema de concessão de materiais escolares e de reutili-zação de manuais a todos os alunos do 1º ciclo independentemente do escalão.

A medida substitui o programa de ação social escolar anterior e permite um apoio mais abrangente e efetivo na educação de todos os

nossos alunos do ensino básico, sem exceção”, explica a Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Inês Silva. Os alunos do escalão A e B terão de se inscrever obrigatoria-

mente para poderem usufruir dos benefícios de ação social escolar.

O Plano de Ação Social Esco-lar Alargada materializar-se-á em duas vertentes: num conjunto de material escolar (mochila, pasta de arquivo, borracha, esferográficas de três cores, caixas de lápis de cor, apara-lápis, régua, cola líquida, tesoura, cadernos com folhas pautadas e quadriculadas, micas e dossiers para as folhas dos manuais, um bloco de folhas pautadas e um bloco de folhas quadriculadas) e num empréstimo de manuais esco-lares, que inclui manuais de Portu-guês, Matemática e Estudo do Meio (não incluindo os cadernos de ativi-dades).

Esta iniciativa integra o programa de Ação Social Escolar 2015-2016 do Município de Alcobaça cuja apresentação integrou a ordem de trabalhos do último Conselho Municipal de Educação decorrido no passado dia 21 de Abril, no Audi-tório da Biblioteca Municipal.

Nesta reunião, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, manifestou a intenção de construir novos centros escola-res em Pataias, Alfeizerão, Cela e Turquel e solicitou aos membros do conselho a elaboração de propostas para candidaturas a fundos comuni-tários nas áreas de inclusão social, combate ao insucesso escolar e apoio a necessidades educativas especiais.

Refeições escolaresAlém da disponibilização do mate-

rial escolar, o Município também alargou, no presente ano letivo, o serviço gratuito de refeições no período das férias (Natal, Carnaval, e Páscoa) a todos os alunos do 1º ciclo independentemente do esca-lão. Até ao momento, este serviço presta apoio a 77 alunos, o que corresponde a um investimento diário de 215.60 €, perfazendo um total de 2371.60 €.

Centro Escolar de Alcobaça abre as portas do Hospital dos UrsinhosO Agrupamento de Escolas de Cister, em parceria com a Universi-dade de Coimbra, apresenta, de 18 a 19 de junho, o Hospital dos Ursi-nhos. Esta é uma original iniciativa de sensibilização dirigida às crian-ças do Concelho com o objetivo de desmistificar o medo dos hospitais.

Será recriado um espaço onde crianças dos 3 aos 6 anos de idade podem levar o seu ursinho ou boneco favorito, assumindo o papel de pais dos ursinhos que num mundo do “faz-de-conta” estão doentes e precisam de ir ao médico.

Inspirado numa experiência de sucesso desenvolvida em 1998, por estudantes da Suécia e da Noruega,

este projeto foi implementado em Portugal pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Acadé-mica de Coimbra (NEM/AAC).

A iniciativa Hospital dos Ursi-nhos tem como parceiros a Câmara Municipal de Alcobaça, os Bombei-ros Voluntários de Alcobaça, o Grupo de Enfermagem do Hospital Bernardino de Oliveira de Alco-baça e o Grupo de Enfermagem da Unidade de Cuidados de Saúde da Comunidade de Alcobaça. Conta ainda com o apoio da Associação de Pais do Centro Escolar de Alcobaça, da Physioclem, da Farmácia Belo Marques e do Centro Hospitalar São Francisco de Alcobaça.

Educação · 7

Escolas do Concelho formam “agricultores com ciência”

A Escola Básica de Turquel iniciou a atividade “Horta Escolar”, com o objetivo de implementar uma horta pedagógica, com base no conhe-cimento do solo, das culturas, do clima e do ambiente. A iniciativa enquadra-se na ação “Agricultores com Ciência”, inserida no Projeto Rumo do Município de Alcobaça.

Durante a ação, os alunos tive-ram oportunidade de manusear ferramentas agrícolas, identificar as plantas, trabalhar o solo, expe-rimentar técnicas de sementeira e de realizar plantações. No final do ano letivo farão um lanche saudável com produtos da própria horta.

No âmbito da mesma iniciativa, os alunos do 4ºD do Centro Esco-lar de Alcobaça, iniciaram, no ano letivo passado (2013/2014), a germi-nação de sobreiros. Após o sucesso da germinação, os alunos, agora finalistas, decidiram deixar a sua marca ecológica plantando no local definitivo os sobreiros germinados e assim acompanhar todo o desen-volvimento de uma semente até se transformar numa árvore.

Município recolhe livros para biblioteca moçambicana

O Município de Alcobaça promove, de junho a dezembro de 2015, uma campanha de recolha de livros a favor da biblioteca da Missão São José de Lhenguene de Maputo, Moçambique. A apresentação pública da campanha terá lugar na Granja de Cister, a 6 de junho, pelas 11 horas, e inserida no âmbito do festival Books & Movies.

Vão ser instalados pontos de recolha em forma de caixas de fruta (alusivas ao facto de a sede da campanha ser a Granja de Cister) na Biblioteca Municipal, na Granja de Cister, entre outros locais.

Page 8: Confluência 07 - maio 2015

Calendário da época balnear 2015Água de Madeiros27 de junho a 30 de agosto

Légua27 de junho a 30 de agosto

Paredes da Vitória13 de junho a 13 de setembro

Pedra do Ouro27 de junho a 30 de agosto

Polvoeira27 de junho a 30 de agosto

São Martinho do Porto13 de junho a 13 de setembro

Campanha do Dia Mundial da Árvore recolhe quase 3 toneladas de papelForam recolhidos 2,870kg de papel e cartão usados no âmbito das comemorações dos Dias da Mundiais da Floresta, da Árvore e da Agricultura que decorreram entre 19, 20 e 21 de Março.

A já tradicional recolha de papel ou cartão usado em troca de plan-tas aromáticas e plantas hortíco-las foi promovida pela Unidade de Ambiente e Espaços Verdes e contou com o apoio de todas as Juntas de Freguesia do Concelho de Alcobaça.

As ECO-ESCOLAS EB1 da Maiorga, Jardim de Infância e EB1 do Ardido e os alunos de Produ-ção Agrícola da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister prestaram um contributo decisivo para o sucesso da iniciativa com a venda da sua própria produção no mercado ECO-MOSTRA.

8 · Ambiente

“Mãos à horta” marca um regresso à agricultura“Mãos à Horta” foi uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Alcobaça e da Ordem dos Biólogos que teve lugar, entre março e abril, na Biblioteca Municipal de Alcobaça. Esta iniciativa viu-se dirigida a todos os interessados em iniciar, reforçar ou retomar o seu vínculo à terra.

A ação de formação procurou fomentar o contacto com a terra e destacar os benefícios para a saúde que a agricultura proporciona. Destacar a relação inseparável entre saúde ambiental e saúde humana e alertar para a aquisição de peque-nos hábitos sustentáveis capazes de

gerar grandes mudanças na saúde e até na economia familiar são alguns dos resultados esperados.

O programa apoiou projetos escolares enquadrados nas ativi-dades anuais da rede nacional das ECO-ESCOLAS. A formação “Mãos à Horta” não só alimentou iniciati-

vas ligadas à Agricultura Biológica como também sugeriu aos docentes algumas ferramentas para a prática pedagógica, promover a cultura científica e dar a conhecer alternati-vas à agricultura convencional.

Alunos das ECO-ESCOLAS de Alcobaça e Turquel visitam Lagoa de PataiasOs alunos do 3º ano do Centro Escolar de Alcobaça e do 1º ano da Escola EB1 de Turquel visita-ram, pela primeira vez, a Lagoa de Pataias numa iniciativa promo-vida pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alcobaça e inserida nas comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, assi-nalado a 2 dia de fevereiro.

As turmas que representaram duas ECO-ESCOLAS do Concelho realizaram as visitas no início de março e foram sensibilizadas para

as questões ambientais e usos inde-vidos do local. “Destacámos o papel da Lagoa de Pataias como um sítio público onde todos podem e devem estar sem deixar rasto. Deste modo, qualquer pessoa encontrará o local sem impactos dos visitantes prévios”, explicou Sofia Quaresma, bióloga do Município de Alcobaça.

Os pequenos exploradores tive-ram a oportunidade de contactar com alguma da fauna e flora carac-terísticas da Lagoa, nomeadamente o pato-real, o galeirão e os corvos-

-marinhos. Para Sofia Quaresma, “o facto de a lagoa estar atualmente bastante cheia devido ao inverno

chuvoso é fundamental para espé-cies que aqui estão presentes há muitas décadas”.

Campanha Adoção

A Campanha da Adoção está permanentemente ativa. Caso pretenda um animal de compa-nhia, basta inscrever-se na Unidade Veterinária e Saúde Pública através do número telefone 262 580 879.

Unidade Veterinária e Saúde Pública tem um novo horárioDe forma a permitir um aten-dimento mais eficaz, a Unidade Veterinária e Saúde Pública está a funcionar com um novo horário: das 8h30 às 16h (incluindo a hora de almoço);

Atendimento Veterinária Muni-cipal: à 2ª-feira das 8h30 às 15h (incluindo hora de almoço);

Atendimento REAP (Regime de Exercício da Atividade Pecuária): à 4ª-feira das 9h30 às 16h (incluindo a hora de almoço).

Unidade de Veterinária e Saúde Pública Rua da Liberdade s/n 2460-501 Alcobaça Telefone: 262 580 879

Biblioteca Municipal promove “Livros com Ciência”Nos dias 22 e 23 de abril, a Biblioteca Municipal de Alcobaça acolheu a iniciativa “Livros com Ciência” para comemorar o Dia Mundial da Terra e o Dia Mundial do Livro, promo-vendo o consumo de literatura, a divulgação científica, a educação ambiental e a formação cívica.

No Dia Mundial da Terra (22 de abril), a Biblioteca Municipal promoveu sessões para alunos e docentes com o ilustrador Marc Parchow da editora Qual Albatroz com sessão de leitura, dinâmicas de

grupo e entrega de livros. Já o Dia Mundial do Livro (23 de abril), foi assinalado com a apresentação do projeto Invasoras.pt – dirigido por Hélia Marchante. A iniciativa teve o apoio da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e do Centro de Ecologia Funcio-nal e alertou para o problema das plantas invasoras a nível nacional, estimulando a participação ativa do público quer no mapeamento destas espécies, quer em atividades de controlo e divulgação.

Alunos da EB1 de Turquel

Page 9: Confluência 07 - maio 2015

O Município de Alcobaça vai, pelo segundo ano consecutivo, promover, divulgar e premiar a arte literária e a arte multimédia. De 1 a 10 de junho, o projeto traz aos cafés e espaços da cidade dezenas de escritores, ilustradores, cineastas e artistas profissionais que, num clima de diálogo, de tolerância e de partilha, vão (re)viver as suas experiências com os leitores e amantes do cinema.

Isabel Stilwell, Mário Cláudio, João Tordo, Milene Matos, David Machado, Marc Parchow são alguns dos nomes fortes do festival que, para além das conversas literárias e proje-ção cinematográfica, inclui exposições, teatro, música, Rock Fest no Museu do Vinho, Mercado do Livro, workshops de produção de livros e de ilustração, atividades lúdicas e uma grandiosa produção de teatro de rua – “A Viagem do Elefante”, baseada na obra de José Saramago.

Durante o dia, as atividades são destinadas essencialmente às escolas, dada a presença de autores de literatura infantojuvenil, teatro baseado em obras dos programas escola-res e visitas guiadas às exposições de Banda Desenhada e Pop Art Mário Viegas e Lixo Marinho.

O festival inclui também a Gala Books & Movies 2015 (cuja apresentação vai estar a cargo da atriz Diana Marquês Guerra que dá vida à personagem Mariana na novela televisiva Jardins Proibidos da TVI) na qual será prestada homenagem a Mário Zambujal e onde será entregue o Prémio Internacional Books & Movies que este ano galardoará o melhor roteiro escrito de viagens. Recorde-se que estarão a concurso 18 trabalhos vindos dos quatro cantos do mundo.

Inês SilvaVereadora da Câmara Municipal de Alcobaça

Page 10: Confluência 07 - maio 2015

Confluência – Boletim Municipal de Alcobaça

01/06SEGUNDA-FEIRADia da Criança

09h30 e 15h30Ouvir… Workshop – Contadores de histórias“A grande fábrica das palavras”, com INARTE-BAÇAPúblico-alvo: 1.º ciclo (limitado a 2 turmas) · Local: Recinto do Mercado do Livro*

10h00INAUGURAÇÃO

10h30 e 14h30Encontro com o escritor infantil ANTÓNIO VILHENAPúblico-alvo: 1.º e 2.º ciclo · Local: Anfiteatro Praça João de Deus Ramos*

Cinema Eco para MiúdosPúblico-alvo: 1.º e 2.º ciclos · Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro

10h30 e 15h30Cinema infantil – Filminhos infantisPúblico-alvo: Pré-escolar · Local: Armazém das Artes*

11h30COLETIVO LISBON STUDIO (ilustradores e autores de banda desenhada)Público-alvo: alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário · Local: Armazém das Artes

19h00CinAMAPúblico-alvo: Geral · Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro

21h00Encontro com a escritora ISABEL STILWELLPúblico-alvo: Geral · Local: Café Real Baça

02/06TERÇA-FEIRA09h30 e 15h00Ouvir… Workshop/Contadores de histórias“A grande fábrica das palavras”, com INARTE-BAÇAPúblico-alvo: 1.º ciclo (limitado a 2 turmas) · Local: Recinto do Mercado do Livro*

10h30 e 14h30Encontro com a escritora infantil MAFALDA MILHÕES “Cozinha de contos”Público-alvo: Pré-escolar e 1.º ciclo · Local: Anfiteatro Praça João de Deus Ramos*

Teatro “Auto da Barca do Inferno”Público-Alvo: 3.º ciclo · Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro*

Teatro “D. Inês de Castro”, com S.A. MARIONETASPúblico-alvo: Pré-escolar e 1.º ciclo · Local: Mosteiro de Alcobaça*

Filmes de época comentados por atores e realizadores com a presença de JOÃO MARECO, diretor da CIBA e MARIA JOÃO MAYER, CEO Filmes do TejoPúblico-alvo: 3.º ciclo e ensino secundário · Local: Biblioteca Muni-cipal de Alcobaça*

14h30Cinema francês “La Cage Dorée” (Gaiola Dourada), de RUBEN ALVESPúblico-alvo: 3.º ciclo e secundário · Local: Museu do Vinho

15h00Workshop/Contadores de histórias“A grande fábrica das palavras”, com INARTE-BAÇA Público-alvo: 1.º ciclo (limitado a 2 turmas) · Local: Recinto do Mercado do Livro

18h30Cinema “Dreamocracy”, de RAQUEL FREIRE e VALERIE MITTEAUX Conversa com Raquel Freire e Valerie MitteauxPúblico-alvo: geral · Local: Museu do Vinho

21h00Encontro com o escritor JOÃO TORDOPúblico-alvo: Geral · Local: Café Mosteiro

03/06QUARTA-FEIRA09h30 e 15h00Ouvir… Workshop/Contadores de histórias“A grande fábrica das palavras”, com INARTE-BAÇAPúblico-alvo: 1.º ciclo (limitado a 2 turmas) · Local: Recinto do Mercado do Livro*

10h30 e 14h00Oficina do Lobo – MARINA PALÁCIOPúblico-alvo: 1.º ciclo (limitado a 2 turmas) · Local: Anfiteatro Praça João de Deus Ramos*

10h30 e 14h30COLETIVO LISBON STUDIO (ilustradores e autores de banda desenhada)Público-alvo: alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário · Local: Armazém das Artes

Teatro “Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor”Público- Alvo: 3.º ciclo · Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro*

Teatro “D. Inês de Castro”, com S.A. MARIONETASPúblico-alvo: pré-escolar e 1.º ciclo · Local: Mosteiro de Alcobaça*

14h30Cinema “Ophiussa – Uma Cidade de Fernando Pessoa”, de FERNANDO CARRILHOPúblico-alvo: ensino secundário e geral · Local: Museu do Vinho

15h30Encontro com as escritoras ANA SOARES e BÁRBARA WONGPúblico-alvo: 2.º ciclo · Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça

18h30Encontro com a escritora CRISTINA VALENTE “Coaching para pais”Público-alvo: geral · Local: Pastelaria Alcoa

21h00Encontro com a escritora ANA FILOMENA AMARAL – Apresentação do livro “O cassa-dor de muros”Público-alvo: Geral · Local: Café Trindade

04/06QUINTA-FEIRA09h30 e 15h00Ouvir… Workshop – Contadores de histórias“A grande fábrica das palavras” com INARTE-BAÇAPúblico-alvo: 1.º ciclo (limitado a 2 turmas) · Local: Recinto do Mercado do Livro

10h30 e 14h30Encontro com o escritor juvenil CARLOS CARNEIROPúblico-alvo: 3.º ciclo e ensino secundário · Local: Anfiteatro Praça João de Deus Ramos

Teatro “Leandro, Rei da Helíria” de ALICE VIEIRAPúblico-alvo: 3.º ciclo · Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro*

15h00Cinema “Comic-Con: O Mundo da BD” de MORGAN SPURLOCK com autores de BDPúblico-alvo: maiores que 12 anos · Local: Armazém das Artes

18h30Encontro com ISABEL ZIBAIA RAFAEL “Showcooking”Público-alvo: geral · Local: Museu do Vinho

21h00Concerto nos Balseiros “TUBAX”Público-alvo: geral · Local: Museu do Vinho

05/06SEXTA-FEIRADia do Ambiente

09h30 e 15h00Ouvir… Workshop – Contadores de histórias“A grande fábrica das palavras” com INARTE-BAÇAPúblico-alvo: 1.º ciclo (limitado a 2 turmas) · Local: Recinto do Mercado do Livro*

10h30 e 14h30Encontro com o escritor infantil DAVID MACHADOPúblico-alvo: 1.º e 2.º ciclos · Local: Anfiteatro Praça João de Deus Ramos*

Cinema Eco para MIÚDOS – inclui o lançamento do e-book “Contos de Palmo e Meio”Público-alvo: 1.º e 2.º ciclos · Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro*

14h30Cinema Etno “Alentejo, Alentejo” de SÉRGIO TRÉFAUTPúblico-alvo: 3.º ciclo e secundário · Local: Museu do Vinho

18h30Encontro com a escritora FERNANDA BOTELHOPúblico-alvo: Geral · Local: Casa dos Doces Conventuais

21h00Cinema Eco para GRAÚDOSConversa com CARLA CASTELO e LUÍSA NUNESPúblico-alvo: Geral · Local: Mercado Municipal

22h00Histórias com Jorge Serafim – ANTÓNIO JORGE SERAFIMPúblico-alvo: geral · Local: Café Estremadura

06/06SÁBADODurante o diaFeira de franzine, disco e livro de BD

11h00Recolha de livros para a BIBLIOTECA DA MISSÃO DE S. JOSÉ DE LHANGUENE DE MAPUTO – Apresentação da iniciativaPúblico-alvo: Geral · Local: Granja de Cister

11h00 e 15h30Teatro “O Principezinho”, pelo GRUPO DE TEATRO SÃO MARTINHO DO PORTOPúblico-alvo: Infantil · Local: Recinto da Feira do Livro*

14h30Encontro com o ilustrador de BD JOÃO LEMOSPúblico-alvo: Geral · Local: Armazém das Artes

Hora do conto “Os Três Porquinhos”, pela equipa ALCANCEPúblico-alvo: Geral · Local: Recinto do Mercado do Livro

*Para escolas – sujeito a inscrição ([email protected] · 262 580 880)

Page 11: Confluência 07 - maio 2015

Suplemento Books & Movies 2015

15h00Documentários juvenis sobre arte urbana “Music Box Club Docs – Dealema”, de PAULO PRAZE-RES, “Os 5 Elementos”, de MADJER RACHID, GAVIÃO live act (RAP / Hip Hop)Público-alvo: Geral · Local: Armazém das Artes*

17h30Música ORQUESTRA DE SOPROS E CORO DA AMAPúblico-alvo: Geral · Local: Recinto do Mercado do Livro

18h30Encontro com o escritor MÁRIO ZAMBUJALPúblico-alvo: Geral · Local: Café Capador

21h00Encontro com o escritor MÁRIO CLAÚDIOPúblico-alvo: Geral · Local: Café Tertúlia

22h00ROCK FEST – NOISERV; CARLÃO E WHITE HAUS live + MADMAC dj setPúblico-alvo: Geral

07/06DOMINGO10h30 e 16h30Leitura Pop-Up “Só Histórias”, com PINTO PANÇUDOPúblico-alvo: Geral · Local: Recinto do Mercado do Livro

11h00Encontro com escritores do concelho de AlcobaçaPúblico-alvo: Geral · Local: Café Trindade

21h00Gala Books & Movies – Homenagem a MÁRIO ZAMBUJALPúblico-alvo: geral · Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro

10h30 e 14h00Cinema “Filmes com Histórias – Sessões de Cinema com Animação”, com CABEÇUDOSPúblico-alvo: 1.º ciclo · Local: Auditório Biblioteca Municipal de Alcobaça*

10h30 e 14h30Encontro com o ilustrador de BD PEDRO LEITÃOPúblico-alvo: 1.º e 2.º ciclos · Local: Armazém das Artes

Cinema Eco para JovensPúblico-alvo: 3º ciclo e secundário · Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro

Encontro com a escritora/ilustradora MILENE MATOSPúblico-alvo: 1º ciclo · Local: Anfiteatro Praça João de Deus Ramos

14h30Cinema francês “Le Petit Nicolas”, de LAURENT TIRARDPúblico-alvo: 1.º, 2.º e 3.º ciclos · Local: Museu do Vinho

15h00Contadores de histórias – VANDA MARQUES e NATÉRCIA INÁCIOPúblico-alvo: 1.º ciclo e pré-escolar · Local: Recinto do Mercado do Livro*

18h30Encontro com a escritora SOFIA LISBOAPúblico-alvo: Geral · Local: Café Ala Sul

21h00Cinema ECO para GRAÚDOSConversa com DANIEL PINHEIRO, Associação Bandeira Azul, Associação Portuguesa Lixo MarinhoPúblico-alvo: geral · Local: Mercado Municipal

09/06TERÇA-FEIRA09h30 e 15h00Ouvir… Contadores de histórias, com VANDA MARQUES e NATÉRCIA INÁCIOPúblico-alvo: 1.º ciclo e pré-escolar · Local: Recinto do Mercado do Livro

10h30 e 14h30Encontro com o escritor juvenil JOAQUIM VIEIRAPúblico-alvo: 1.º e 2.º ciclos · Local: Anfiteatro Praça João de Deus Ramos

Teatro “O Segredo da Abelha”, pelos GAMBU-ZINOSPúblico- alvo: 1.º e 2.º ciclos · Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro

Workshop de Serigrafia com MARC PARCHOW

Público-alvo: Secundário · Local: Armazém das Artes

14h30Cinema francês “Les Intouchables”, de OLIVIER NAKACHEPúblico-alvo: 3.º ciclo e ensino secundário · Local: Museu do Vinho

15h30Encontro com a ilustradora CATARINA SOBRALPúblico-alvo: 3.º ciclo e ensino secundário · Local: Armazém das Artes*

21h00Cinema “Sem Sombra de Pecado”, de JOSÉ FONSECA E COSTAConversa com José Fonseca e Costa (a confir-mar), JORGE CUSTÓDIO, FILIPE ESMÉNIO e MARIA HÉLIA VIEGAS (a confirmar)Público-alvo: geral · Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro · Bilhete: 2€

Encontro com o escritor PEDRO CHAGAS FREITASPúblico-alvo: Geral · Local: Café Portugal

10/06QUARTA-FEIRADia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

15h00Cinema “Os Maias”, de JOÃO BOTELHOConversa com o realizador/atoresPúblico-alvo: Geral · Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro · Bilhete: 2€

17h30Lançamento do n.º4 dos “CADERNOS DE ESTU-DOS LEIRIENSES”Público-alvo: Geral · Local: Museu do Vinho

08/06SEGUNDA-FEIRADia dos Oceanos

09h30Ouvir… Contadores de histórias “Biblioteca Municipal de Alcobaça”Público-alvo: 1.º ciclo e pré-escolar · Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça

21h00Espetáculo “A viagem do elefante”, com TRIGO LIMPO TEATRO ACERT/FLOR DE JARAPúblico-alvo: geral · Local: Frente ao Mosteiro de Alcobaça

POPAZZOExposição de Cultura POP e JuvenilLocal: Armazém das Artes

Catarina Sobral – ACHIMPA!Prémio Nacional de BD 2013: Melhor Ilustração de Livro Infantil · Projeto de cenografia: Susana Vicente · Execução de cenogra-fia: Susana Vicente, Ricardo Pacheco, Nídia Pereira e Ana Bigio · Produção: Festival BD Amadora

MAFALDA, UMA MENINA DE 50 ANOSParceria: Caminito S.a.s. – Literary Agency · Comissariado: Iván Giovannucci · Projeto e execução de cenografia: Catarina Pé-Curto · Produção: Festival BD Amadora

BATMAN, ANO 75Comissariado: Lawrence Klein e João Miguel Lameiras · Projeto de cenografia: Susana Lanceiro e Susana Vicente · Execução de cenografia: Susana Lanceiro, Susana Vicente, Joana Bartolomeu e Igor Miguel · Produção: Festival BD Amadora (Lisbon Studio)

João Lemos – SETE ESTRELOComissariado: Alberto Guerreiro e Milton Dias · Produção: CMA

Rui Ricardo – VIRTUOSO RUI RICARDOComissariado: Alberto Guerreiro e Milton Dias · Produção: CMA

Mário Viegas, DO SONHO AO PODER Comissariado: António Nabais · Produção: LPV Museu do Bem Estar / Ficções Media Ld.ª

OUTRAS EXPOSIÇÕESLIXO MARINHO: Um Problema GlobalLocal: Mercado Municipal

TRANSBORDA – Instalação de cinema experi-mental e vídeo arte internacionalLocal: Jardim do Amor (Central Elétrica)Artistas: Renata Padovan (Brasil); Jean-Julien Pous (França); Niclas Hallberg (Suécia); Eleanora Manca (Itália); Alessandro Amaducci (Itália); Uma Ray (India); William Esdale (Reino-Unido); Krefer (Brasil); Francesca Leoni (Itália); Beate Gördes (Alemanha); Gianluca Zenone (Itália); Stina Pehrsdotter (Suécia); Aditi Kulkarni (India); Marljin Franken (Holanda); Evo Preisner/Roelof Broekman (Holanda); Donato Arcella (Itália); Jean-Michel Rolland (França); Mark Tholander (Dinamarca); Thierry Ferreira (Portugal); Irina Gabiani (Luxemburgo); Luís Ferreira (Portugal) e David Djindjikha-chvili (Georgia).Curadoria: Alberto GuerreiroHorário das visitas guiadas para as escolas:09h30—10h30; 10h30—11h30; 11h30—12h30; 14h00—15h00; 15h00—16h00 e 16h00—17h00.

OUTRAS ATIVIDADESMERCADO DO LIVRO1 a 10 de junho | 09h00—21h00Local: Frente ao Mosteiro de Alcobaça

EXPLORANDO A RECICLAGEM – insufláveis de Ecopontos01 a 07 de Junho | 10h00—18h00Local: Frente ao Mosteiro de Alcobaça

ECOSCÓPIO – Unidade Móvel SUMA01 a 05 de Junho | 10h00—18h00Local: Frente ao Mosteiro de Alcobaça

PROJEÇÃO MULTIMÉDIA do Curso Profissional de Mutlimédia ESDICA03 a 07 de Junho | Sessões: 20h45 e 22h45Local: Frente ao Mosteiro de Alcobaça

HERÓIS DA FRUTA – Cerimónia de entrega de Diplomas de mérito e Divulgação de Videoclips01 de Junho | 11h30Local: Mercado Municipal

PROJETO COM ARTE – Atuações livres no Mercado do LivroLocal: Frente ao Mosteiro de Alcobaça

Page 12: Confluência 07 - maio 2015

ESPETÁCULO COMUNITÁRIO DE RUA

A VIAGEMDO ELEFANTETRIGO LIMPO TEATRO ACERT/FLOR DE JARA

10 JUNHO · QUARTA-FEIRA · 21HFRENTE AO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

Entrevista com Mário Zambujal, escritor homenageado da 2ª edição do Books & Movies

“Alcobaça é uma aguarela viva”A sua carreira multiplicou-se em diversas vertentes. Foi jornalista desportivo, escritor, guionista de séries de televisão. Com qual destas atividades se identifica melhor?De todas essas atividades, a primeira foi a escrita (cróni-cas e contos nos jornais desde os 16 anos) e nessa área me sinto mais identificado comigo próprio.

“Crónica dos Bons Malandros” foi o seu primeiro livro e ainda é a sua obra mais vendida e citada. Um sinal de que a sua histó-ria e o seu sentido de humor se mantêm atuais. Concorda?É com muito agrado que vejo novas gerações a divertir--se com os “malandros”. Já passaram por dezenas de edições e a minha editora (Clube do Autor) acaba de me informar que vai sair mais uma. É malta resistente!

Lançou em 2014 o seu último livro, “Serpen-tina”. Já está a trabalhar no próximo ou planeia fazer algo diferente no futuro próximo?Tenho algumas ideias, ainda não definitivas, do que poderá ser o próximo livro. De qualquer modo, não se afastará do estilo de escrita que corresponde à minha forma de criar e contar histórias.

Que recordações guarda das suas visitas ante-riores a Alcobaça?De Alcobaça guardo a imagem de uma aguarela viva, pequena e elegante cidade colorida e circundada de pomares. Terei muito gosto em voltar.

Vai ser homenageado numa cerimónia incluída no festival Books & Movies. Como se sente sabendo que tanta gente o respeita e admira?Sou sensível ao carinho que sinto da parte de muitas pessoas recebo-o como um imperativo de me manter fiel a mim próprio – com a humildade que resulta da lucidez e a vontade de não desiludir quem vai apro-vando aquilo que faço.

Page 13: Confluência 07 - maio 2015

Proteção Civil · 13

Alcobaça acolhe seminário internacional sobre segurança rodoviáriaO Hotel Santa Maria, em Alcobaça, vai receber no próximo dia 16 de maio o seminário “Do Século XIX ao Século XXI – Rumo a zero aciden-tes – O Fator Humano e Segurança Rodoviária: Três Séculos, Três Boas Práticas em Três minutos”. O evento reúne peritos oriundos da Eslová-quia, Áustria, Finlândia, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Republica Checa, Hungria, Rússia e Estó-

nia que integram o fórum Traffic Psychology Internacional e que vão juntar-se a peritos nacionais e locais para refletir sobre o fator humano e segurança rodoviária.

Único a nível mundial, o semi-nário posicionará Alcobaça na Europa como um local de excelên-cia na ponderação relativa ao fator humano e a sua importância no cenário rodoviário.

Desde os peões, aos condutores, aos tratores agrícolas, à população sénior, aos públicos vulneráveis, aos jovens e às crianças, todos estarão representados no evento através das entidades locais, nacionais e internacionais. A iniciativa termi-nará com a atuação do grupo Canti-baça num jantar a realizar no Museu do Vinho, servido pela EPADRC e com um concerto aberto ao público

do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra no Mosteiro de Santa Maria de Alco-baça.

O seminário conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, da Associação Comercial de Serviços e Industrial de Alcobaça e Região de Leiria (ACSIA), do Crédito Agrícola, da CA-Seguros, do Centro Hospita-lar de São Francisco, do Museu do

Vinho de Alcobaça, da Escola Profis-sional de Agricultura e Desenvol-vimento de Cister, do Hotel Santa Maria de Alcobaça, da InOutCis-ter, Lda, do Espaço em Branco, do Cogumelo, STORM, Instituto Poli-técnico de Coimbra, Escola Supe-rior de Educação, Arte Floral, Spot Expert Consulting e de tantas outras identidades.

Proteção Civil Municipal: uma relação de proximidadeA Câmara Municipal de Alcobaça, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, está a promo-ver, durante todo o ano de 2015, a campanha “O Cidadão – Primeiro Agente de Proteção Civil”. A inicia-tiva pretende alertar para uma cida-dania mais ativa onde todos desem-penham uma função e um papel determinante na prevenção e prote-ção contra situações de acidente e catástrofes naturais.

No seguimento desta campanha, o Serviço Municipal de Proteção Civil organizou, no passado dia 28 de março, o seminário “O Cidadão – O Primeiro Agente de Proteção Civil” com o objetivo de sensibili-zar a comunidade para a adoção de atitudes e comportamentos mais adequados em situação de emergência, fomentar uma inter-ligação entre cidadão, património e ambiente e de dar a conhecer a organização dos diversos patamares do Sistema de Proteção Civil. Este seminário – o primeiro do género realizado no Concelho - contou a presença de 82 participantes em diversos debates (entre eles, “A Gestão da Floresta e o Risco de Incêndio Municipal”, “Planeamento

Logístico em Contexto de Crise” e “A Psicologia também pode comba-ter incêndios”).

O Presidente da Câmara Muni-cipal de Alcobaça, Paulo Inácio, presente na cerimónia de encer-ramento do seminário, afirma que “esta iniciativa pretende destacar o necessário sentido de responsa-bilidade que cada um de nós deve ter em matéria de Proteção Civil e realçar a importância no contexto atual da partilha de conhecimento e experiência entre os diversos agen-tes de Proteção Civil”.

Parcerias e reconhecimento No passado dia 13 de Fevereiro, o

Município de Alcobaça e a Associa-ção dos Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré (APFCAN) assinaram um proto-colo de colaboração no sentido de conseguir uma melhor interação e partilha de recursos na prevenção e no combate a incêndios.

É dado um especial destaque à redução significativa do número de incêndios em 2014 em comparação com 2013. Em 2013 arderam cerca de 22.000 hectares no distrito de Leiria enquanto que, em 2014, arderam

apenas 107 hectares – dos quais 7,5 hectares dizem respeito ao Conce-lho de Alcobaça.

Assumindo que a prevenção é uma matriz de grande importân-cia, foram desencadeadas ações de sensibilização em todas as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia em colaboração direta com os Grupos de Intervenção, Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, abordando o tema dos incêndios florestais. Após estas ações, tiveram lugar várias opera-ções de fiscalização de todo o terri-tório municipal.

A par destas iniciativas, foram ainda elaborados o Plano Municipal de Emergência, o Plano Municipal de Defesa da Floresta e o Plano Operacional Municipal, aprova-dos pelas respetivas comissões municipais e remetidos às entida-des centrais competentes. Foram também alargados os incentivos ao voluntariado na área dos Bombei-ros, um gesto de reconhecimento por parte da Câmara Municipal pelo serviço público desenvolvido pelos Corpos de Bombeiros.

Page 14: Confluência 07 - maio 2015

14 · Cine-Teatro – João D’Oliva Monteiro · Programação Principal

Catraiamúsica

9 Maio · 21h30

No início de 2013, cinco músicos da Zona Centro de Portugal – Leiria e Pombal, decidiram juntar-se à volta de uma ideia. Motivou-os a vontade de criar canções claramente Portuguesas, enraizadas na tra-dição, mas cultivadas pelas suas próprias mãos.

As matérias primas foram escolhidas: o Fado, a Guitarra Portuguesa, os Tambores, as Marchas Po-pulares, a melancolia do Sul de Portugal, os ritmos da Tradição Folclórica e o tempêro de toda a Lu-sofonia. Os cinco operários, aplicaram as suas fer-ramentas favoritas: os instrumentos,as palavras em Português, a melodias e as harmonias.

O plano, foi o que a imaginação ditou.

Nasceu então a “Catraia”.

€5,00 (sem descontos)75 minutos sem intervaloMaiores de 6 anos

Chris Eckmanmúsica

23 Maio · 21h30

Chris Eckman já percorreu um longo caminho desde o seu início com os Walkabouts em Seattle.

Os sons atmosféricos foram sempre o forte de Eckman com grandes temporadas vividas na Euro-pa central, África e USA, absorvendo os mistérios e histórias de sobreviventes do século 20.

Harney County é em Oregon, na fronteira com Ne-vada.

Este álbum é a sua tentativa de pintar um retrato sonoro do lugar, ele originalmente imaginou este disco a soar como “Nebraska” se tivesse sido um álbum de dub. Não é bem isso, mas as músicas im-pressionistas que evocam sobretudo paisagens de-sertas.

O som das guitarras de Eckman e o contrabaixo de Galeb dominam o álbum, enquanto a sua voz meio rouca, por vezes cantada, por vezes meio falada, narra e cativa como um contador de histórias que nos hipnotiza.

€8,00 (sem descontos)90 minutos sem intervaloMaiores de 12 anos

19ª Semana Internacional do Acordeão música

30 Maio · 21h30 – Concerto/Provas

31 Maio · 15h00 – Concerto de Encerramento e Entrega de Prémios

De 23 a 31 de Maio acontece mais uma edição da Se-mana Internacional do Acordeão. Este ano, inclui-se o Prémio Internacional para além da habitual Mas-ter Class e dos Concertos que todos os anos pro-porcionam momentos fantásticos de interpretação e virtuosismo artístico.

Alcobaça irá receber pela primeira vez uma acordeo-nista chinesa premiada pelos melhores concursos internacionais, um concertista italiano, um concer-tista espanhol, um quarteto português e a Orques-tra Matono.

Entrada livreMaiores de 3 anos

Quim Roscas e Zeca Estacionânciostand up comedy

19 Junho · 21h30

Conhecem-se em 2000… João Paulo (“Quim Ros-cas”) realizava um espetáculo de stand up comedy num bar do Porto; Pedro Alves (“Zeca Estacionân-cio) estava sentado no público fazendo questão de divulgar o fim das anedotas antes do tempo. João convida para Pedro tomar o seu lugar. E ele aceitou! Desta brincadeira surge o convite para uma entre-vista na Rádio Nova Era e mais tarde para fazer par-te da equipa das manhãs com Pedro Alves.

Nasce a dupla “Quim Roscas e Zeca Estacionâncio”. Apenas um ano mais tarde, já eram os humoristas mais requisitados na noite do Porto e arredores.

Agora é a vez do Cine-Teatro de Alcobaça receber este dois artistas…

€10,00 (sem descontos)90 minutos sem intervaloMaiores de 16 anos

Orquestra Gulbenkianmúsica

03 Julho · 21h30

No âmbito do Cistermúsica 2015 – Festival de Mú-sica de Alcobaça, este ano dedicado aos 25 anos do Mosteiro de Alcobaça como Património da Huma-nidade, a Orquestra Gulbenkian, toca a Sinfonia “A Galinha” de Haydn, numa alusão à mais conhecida especialidade gastronómica de Alcobaça, e o ama-do Concerto para Violino de Mendelssohn (pelo jovem vencedor do Prémio do Estoril 2014), bem como obras de Bomtempo e Freitas Branco (de quem se assinalam 125 anos do nascimento.

António Saiote, DireçãoVladimir Tolpygo, Violino

Bomtempo, Abertura em dó menorHaydn, Sinfonia “A Galinha”Luís de Freitas Branco, A Morte de ManfredoMendelssohn, Concerto para Violino

Preço a anunciar120 minutos com intervaloMaiores de 6 anos

Books & Moviesespetáculos / cinema / gala

01 a 10 Junho

Vários espectáculos. Consultar a programação com-pleta no suplemento Books & Movies.

O Baquetasmúsica e multimédia

26 Maio · 15h30

Produzido pela Academia de Música de Alcobaça, “O Baquetas” é um espetáculo dirigido às crian-ças do 4º ano de escolaridade, a partir do qual se pretende dar a conhecer os instrumentos musicais e suas famílias. Juntando canções a outros diverti-mentos, com o pequeno Baquetas haverá sempre lugar a novas e harmoniosas aventuras.

Reservado a escolas

Orquestra Juvenil da Amacmúsica

16 Maio · 16h00

Concerto para Toda a FamíliaA Orquestra Juvenil da Academia Musical dos Ami-gos das Crianças foi a primeira orquestra infanto-ju-venil do nosso país, fundada por Adriana de Vecchi e Fernando Costaem Lisboa, em 1955. Com 60 anos de atividade ininterrupta, dela saíram sucessivas gerações dos mais destacados instrumentistas de cordas portugueses, contando atualmente com 22 elementosdos 12aos 19 anos de idade.

A orquestra apresenta no Cine-Teatro de Alcoba-ça um concerto para toda a família, com obras de Bach, Handel, Purcell, Rieding e Genzmer, comen-tado e dirigido por Alexandre Delgado.

Entrada livre60 minutos sem intervaloMaiores de 6 anos

A bilheteira do Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro tem mais um ponto de venda: a Tesouraria dos Paços do Concelho.

HoráriosBilheteira do Cine-Teatro: Terça a Sexta 13h30—17h00; Sábado, Domingo e Feriados: Apenas em dia de espetáculo ou CinemaTesouraria dos Paços do Concelho: Segunda a Sexta 9h—12h30 e 14h—16h30

Page 15: Confluência 07 - maio 2015

Exposições

Joaquim Vieira NatividadePólo de Alcobaça do INIAV (antiga Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade)

Data: 12 de junho a 12 de julho

Co-organização: CMA/INIAV, comissariada por Alberto Guerreiro

Inauguração do Núcleo Museológico da Central Eléctrica da Confluência dos RiosExposição Permanente e Galeria Multimédia

Data: Inauguração 1 de Junho

Galeria Multimédia: TRANSBORDA – Mostra Internacional de Vídeo Arte (1 a 10 Junho)

Local: Confluência dos Rios Alcoa e Baça

Organização: CMA

Dia Internacional dos MuseusData: 16 e 18 de Maio

Entradas livres, mesas-redondas no Museu do Vinho de Alcobaça e no Museu Raul da Bernarda. Inau-guração de exposições temáticas e programas para as escolas e público infantil

Exposição Itinerante “30 anos de Arqueologia Industrial: um mundo a descobrir, um mundo a defender”Museu do Vinho de Alcobaça

Data: inauguração a 17 de maio (patente de 17 de maio a 14 de junho

Co-organizada pela APAI e comis-sariada Alberto Guerreiro

Apoio: DGPC

Vinhos de CisterData: 27 de junho

Programa: jornadas técnicas (de manhã) com almoço na Quinta dos Capuchos e à tarde com visitas às vinhas (Capuchos, Montes e Fonte Santa), seguido de uma prova de vinhos na Granja de Cister, seguido de visita ao Museo do Vinho. À noite, wine-party no Museu do Vinho com música, vinhos e produ-tos da região.

Organização: Quinta dos Capu-chos, Adega Cooperativa, Coopera-tiva Agrícola de Alcobaça, EPADRC e CMA

XII Festival Bango 201510 e 11 de julho

Colorbango a realizar no 2º dia do festival (dia 11 de julho à tarde)

Org. Rotary clube da Benedita

www.bango.com.ptwww.fb.com/BangoFestival

14 a 17 maioFesta Nª Senhora do Carmo (Festa da Espiga)Chiqueda

Festa da EspigaVale do Paraíso, São Marti-nho do Porto

15 maioDia da FamíliaCBES, Maiorga

15 a 17 maioAniversário da VilaLargo do Rossio, Pataias

17 maioFesta de Santa RitaCoz

Feira de Antiguidades e VelhariasPraça 25 de Abril, Alcobaça

19 maioTertúlia sobre EducaçãoBiblioteca de Pataias (espaço cultural)

23 e 24 maioFesta em honra do Senhor dos AflitosCapuchos, Évora de Alco-baça

I Mostra de Chita de Alco-baçaJardim do Tribunal, Alcobaça

24 maioFesta do Espírito SantoCoz

Corrida ao farolCCDR Burinhosa

30 maioEstreia do Teatro Amador do CBESCBES, Maiorga · 21h30

1ª Ação de Formação de Suporte Básico de VidaSede da Associação largo das Escolas Velhas, Espaço Cultural · 15h—19h

30 e 31 maioFestejos do 82º Aniversário da Junta de Freguesia do Bárrio Bárrio

Aniversário da Associação Recreativa e Cultural da MaréRedondas

31 maioFeira de Antiguidades e VelhariasPraça 25 de Abril, Alcobaça

Comemoração do Dia Mundial da CriançaLargo Frederico Ulrich, São Martinho do Porto

JunhoÉpoca balnear – Ações de Sensibilização de Segurança, Prevenção e Salvamento em Meio Aquático, pela ANS PataiasPraias Paredes da Vitória, Vale Furado, Polvoeira e Água de Madeiros

05 a 14 junhoFestas em Honra de Santo AntónioSão Martinho do Porto

06 JunhoFormação contínua de Nadadores SalvadoresANS, Pataias · 14h—18h

Festival Vicarial da Canção CristãMaiorga

06 e 07 junho10ª Comemoração do dia da Criança e 1ºpasseio Noturno de Bicicletas e Motas AntigasAssociação Desportiva da Ferraria, Pataias

07 junhoPasseio a CavaloAcipreste, Évora de Alcobaça

Festa do Corpo de DeusCoz

10 junhoBury sem fronteirasCCDR Burinhosa

13 junhoSanto António (Santos Populares)Parque de Campismo, Alcobaça

Arraial de Santo AntónioAdro da Igreja Paroquial da Maiorga

13 e 14 junhoFesta de Santo AntónioCharneca do Rio Seco, Turquel

14 junhoFesta de Santo AntónioCastanheira, Coz

Concurso de PescaUnião Recreativa do Bárrio

17 junhoProjeto Positivismo: Férias em Segurança (Sessão UFAV/PSP)UFAV, Alcobaça

20 e 21 junhoFesta em honra de São JoãoCapuchos, Évora de Alco-baça

Festa S. João BaptistaAljubarrota

Festa em honra de São João BaptistaAlfeizerão

21 junhoFeira de Antiguidades e VelhariasPraça 25 de Abril, Alcobaça

Audição Final da Escola de MúsicaSociedade Filarmónica Pataiense · 17h

27 junhoSantos PopularesCBES, Maiorga

27 e 28 junhoFesta S. PedroCarrascal, Aljubarrota

03 a 05 julhoFesta da FreguesiaÉvora de Alcobaça

04 e 05 julho4º Passeio de Motas Antigas da FerrariaSede da Associação Despor-

tiva da Ferraria

Festa em honra do Sagrado Coração de JesusSapateiros, Alfeizerão

Festa Nª Senhora da ConceiçãoBoavista

Festa em Honra de S. PedroSilval

07 julhoFesta do Corpo de DeusCastanheira, Coz

11 julhoFestival de Folclore dos MoleanosMoleanos

11 e 12 julhoFesta Nª Senhora da Concei-çãoCarvalhal, Aljubarrota

11 a 13 julhoFesta em honra de Santo AntónioCarris

Festas da VilaSão Martinho do Porto

12 julhoXIII Passeio de cicloturismo de CBPCasa do Benfica, Pataias

Festa em Honra de Nª Srª da PiedadeMaiorga

17 julhoAniversário da FilarmónicaSociedade Filarmónica Pataiense

18 e 19 julhoFesta de VerãoAreeiro

18 a 20 julhoFesta Nª Senhora da PiedadeMoleanos

24 a 26 julhoFesta em Honra de São TiagoÉvora de Alcobaça

25 e 26 julhoFesta de Santa MartaMontes

Festa Sra TeresaCasais de Santa Teresa

Festa em honra de São JoséVale de Maceira

26 julhoEncontro Nacional de Bici-cletas AntigasBurinhosa

31 julho a 01 agostoArraialParedes da Vitória

31 julho a 03 agostoFesta de VerãoFragosas

Agenda do Concelho · 15

Page 16: Confluência 07 - maio 2015

Celebrado o Dia dos Museus e SítiosO Dia Internacional dos Monumen-tos e Sítios foi comemorado a 18 de Abril em Alcobaça podendo ainda ser visitada a mostra “O Céu desce à Terra” de Cristina Rodrigues, no Mosteiro de Alcobaça.

Inserida nas comemorações dos 25 anos do Mosteiro de Alcobaça como património da humanidade

(Unesco), a exposição “O Céu desce à Terra” está patente até ao próximo dia 31 de agosto.

O Dia Internacional dos Monu-mentos e Sítios é promovido pelo ICOMOS – Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Interna-cional de Monumentos e Sítios.

Festival de Magia chega a AlcobaçaO “1º Festival Internacional de Magia de Alcobaça” decorre de 22 a 24 de maio, no Parque dos Monges, em Alcobaça, e no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita.

Destaque para a presença dos ilusionistas portugueses Miguel Pinheiro (finalista do “Got Talent

Portugal”, da RTP), David Sousa, o Duo Tá Na Manga e Leandro Morgado (participante do programa da RTP “Socorro o Meu Professor é Mágico”).

O elenco internacional do evento inclui ainda artistas de Espa-nha, Noruega, Suécia e Venezuela.

Biblioteca Municipal mobiliza senioresA Biblioteca Municipal de Alcobaça está a promover a atividade “Costu-rar histórias”, que pretende mobili-zar a comunidade e as instituições seniores do Concelho de Alcobaça. “Costurar Histórias” consiste na realização de tapetes de histórias em que os participantes recebem inspiração de um determinado livro para dar vida às suas perso-nagens e aos cenários através de

diversos materiais (feltro, flanela, etc). Os trabalhos serão expostos em escolas e outras instituições, e servem de mote para o convívio e o fomento do envelhecimento ativo desta população.

Desde 2011 que a Biblioteca Municipal de Alcobaça tem vindo a desenvolver um trabalho impor-tante de inclusão da franja sénior do Concelho junto das instituições e

centros de dia. Através da iniciativa “Leitura Intemporal”, os livros saem mensalmente da biblioteca e vão conhecer um público com muitas memórias, vivências e sabedoria.

Além destas iniciativas, a Biblio-teca Municipal de Alcobaça orga-niza visitas para universidades seniores, grupos de escolas do Concelho e possíveis interessados.

Mosteiro de Alcobaça, Património da Humanidade

Dois grupos franceses de música medieval, (Discantus & Alla Fran-cesca, com direção de Brigitte Lesne) propõem polifonias do Mosteiro cisterciense de Huel-gase música da corte de Afonso o Sábio. Prosseguindo um excelente trabalho, a Capella Duriensis inter-preta um reportório gregoriano do scriptorium de Alcobaça e polifonia portuguesa. Na sua primeira vinda a Portugal, o coro de Câmara “Les éléments” promete uma viagem fascinante pelo sacro-mediterrâ-neo, combinando os intemporais compositores Victoria, Gesualdo ou Lotti com música dos nossos dias. No âmbito da música barroca, saudar-se-á o jovem “Los Tempe-ramentos”, que reúne músicos da Hungria, da Alemanha, do México e da Colômbia, trazendo-nos uma lufada de ar fresco com um programa com música do Velho e do Novo Mundo: El Galeón 1600.

É importante destacar a vinda do Duo Amal, a junção de um israelita e um palestiniano que tem causado

sensação na cena internacional pelo virtuosismo exuberante com que explora, ao piano, o reportório Schubert, Rakhmaninov, Chostako-vitch, Prokofiev e duas obras muito recentes.

Outro grupo que se estreia em Portugal, o consagrado Gould Trio marca a programação de música de Câmara com três joias do repertório (Beethoven, Brahms e Ravel) e uma primeira audição do escocês James McMillan. No ano em que celebra 25 anos de existência, o Moscow Piano Quartet estreia uma obra encomendada pelo Cistermúsica ao talentoso compositor alcoba-cense Daniel Bernardes. Outros destacados músicos alcobacense são o contratenor Luís Peças, cuja voz (que há muito seduz os visitan-tes do Mosteiro de Alcobaça) será ouvida em diferentes freguesias do Concelho em duo com a cravista Jenny Silvestre, e o percussionista Manuel Campos num concerto especial que à música acrescentará a dança. Destaque ainda para a

Banda Sinfónica de Alcobaça que, na sequência dos seus recentes êxitos, apresentará um programa especialmente concebido para a abertura do festival.

Numa alusão à mais conhecida especialidade gastronómica de Alcobaça, a Orquestra Gulbenkian toca a Sinfonia “A Galinha” de Haydn e o amado concerto para Violino de Mendelssohn (pelo jovem vencedor do Prémio do Estoril 2014), bem como obras de Bomtempo e Frei-tas Branco (de quem se assinalam 125 anos do nascimento). Espe-cialmente inesquecível será ouvir o Requiem de Mozart na Nave Central do Mosteiro, pela Orques-tra Sinfonietta de Lisboa, o Coro Ricercare e um excelente grupo de solistas, com uma multidão digna da obra-prima de Mozart e da maior igreja do nosso país.

Alexandre Delgado e Rui MoraisDireção Artística

16 · Cultura

IV edição do CIMCA reuniu 50 músicos internacionaisCerca de 50 músicos de diversas nacionalidades competiram, em março, no IV Concurso Internacio-nal de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA).

Na Final o Júri distinguiu a dupla sul-coreana “Duo Piaolin” como grande vencedora da Categoria Sénior. Já na Categoria Júnior venceu o duo espanhol “Face Two Phase”. Para além dos prémios monetários, os vencedores terão ainda a oportu-

nidade de participarem em 2016 no Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, no Festival Estoril Lisboa e nos festivais internacio-nais de Música de Câmara de Stte-llenbosch (África do Sul) e de Música de Maputo (Moçambique).

Segundo o Diretor do CIMCA, António Rosa, o objetivo principal do concurso consistiu em “celebrar a Música de Câmara, premiando o esforço, o talento e a criatividade”.

Para o Presidente da Câmara Paulo Inácio, “o CIMCA chama à cidade de Alcobaça grandes vultos do universo da música de câmara e este contacto direto com a Arte enriquece-nos a todos sem exceção”.

O CIMCA é uma organização conjunta do Município da Alcobaça e da Banda de Alcobaça e é produzido pela Academia de Música de Alco-baça.

Cadernos de Estudos Leirienses destacam AlcobaçaNo dia 10 de junho, pelas 17h30, terá lugar, no Museu do Vinho, o lançamento do número quatro dos Cadernos de Estudos Leirienses da Textiverso. Este evento, integrado no programa do festival Books & Movies, contará com a presença

do Professor Saúl António Gomes, coordenador da coleção, e dos autores que contribuíram para o presente número, entre os quais se contam significativos contributos que versam temáticas de Alcobaça.

Page 17: Confluência 07 - maio 2015

Alcobaça, um território de culturas a visitar durante todo o anoO Município de Alcobaça teve a honra de participar na Feira Inter-nacional do Turismo – BTL 2015 que decorreu de 25 de fevereiro a 1 de março em Lisboa.

Com o objetivo de promo-ver a marca Alcobaça, o Muni-cípio marcou presença em dois stands. Um no âmbito do Turismo do Centro – organismo que promove a região centro e que compreende 100 municípios – e outro integrado no roteiro Histó-rias do Centro, que engloba, entre outros, o Museu do Vinho, o Museu Raul da Bernarda e o Parque dos Monges.

No evento, esteve presente um vídeo de 10 minutos com uma síntese dos principais eventos promovidos pelo Município de Alco-baça. Desde o Carnaval, passando pela Semana Santa de S. Martinho do Porto, o festival Books & Movies, o Cistermúsica, Aljubarrota Medie-val, Feira de São Bernardo e a Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais marcaram presença na BTL 2015, mostrando Alcobaça a quem passasse pelos stands. “Rele-vámos Alcobaça como um território de culturas para visitar todo o ano”, afirmou Inês Silva, responsável pelo pelouro da Cultura.

Também a Turismo Centro de Portugal esteve presente, apresen-tando a sua nova identidade corpo-rativa e visual, de forma a consolidar a comunicação da marca Centro – a maior região turística do país. A reor-ganização gráfica “cria uma ideia conceptual do que é o Centro baseada na diversidade, a sua maior riqueza”, afirma Pedro Machado, o Presidente da Turismo Centro de Portugal.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, a participa-ção neste evento “foi fundamental para consolidar a imagem do conce-lho como um singular polo de atra-ção turístico”.

Almoço de convívio para aderentes do desporto séniorO Município de Alcobaça promove, no próximo dia 13 de junho, um almoço para assinalar o encerra-mento do período de desporto sénior de inverno. O evento reali-zar-se-á no parque de campismo de Alcobaça e a tarde será marcada com um animado baile de convívio.

O desporto sénior municipal dinamiza uma franja social com uma média de idades superior a 55 anos. A iniciativa divide-se em dois projetos: o desporto sénior de inverno (de setembro a junho) organiza atividades em todas as freguesias uma a duas vezes por

semana, mobilizando 650 inscritos e o desporto sénior de verão (de julho a agosto), no qual a Câmara disponibiliza dois autocarros que recolhem até 400 pessoas, uma vez por semana, em todas as Freguesias e IPSS do Concelho para realizar atividades desportivas ao ar livre.

Durante o mês de julho o Desporto Sénior Municipal também promove aulas de hidroginástica nas piscinas do Concelho, sendo os inscritos responsáveis pelo seu transporte.

Estádio Municipal promove Dia Aberto em JunhoNo próximo dia 27 de junho, o Está-dio Municipal de Alcobaça abre as suas portas (entre as 9 horas e as 17 horas) para que a população do Concelho possa aderir à iniciativa “Desporto para Todos”.

O evento pretende proporcionar às famílias uma experiência despor-tiva original e diversificada, dando a oportunidade de experimen-tar instrumentos, indumentárias, tomar conhecimento das regras e outras informações relativas a várias modalidades desportivas.

Vários equipamentos estarão à disposição dos participantes que

serão apoiados e coordenados pelos técnicos desportivos que vão estar presentes para orientar filhos, pais e avós em diferentes práticas que prometem muita animação.

Será também feita a apresenta-ção à comunidade dos desportistas do Concelho de que mais se desta-caram durante a época 2014/2015 em todas as modalidades.

No 25 de Abril caminhou-se pela LiberdadeMais de 700 pessoas participaram na iniciativa “Caminhar em Liber-dade” inserida nas comemorações dos 41 anos do 25 de Abril. Os cami-nhantes reuniram-se no Mosteiro de Alcobaça pelas 10h30 e fizeram 5 minutos de aquecimento. Depois

de devidamente preparados, deram início à caminhada percorrendo uma distância de 6,5 km.

“Caminhar em Liberdade” foi organizado pelo Município de Alco-baça com o apoio da Frubaça, do ginásio Dino’s, Bombeiros Volun-

tários de Alcobaça e do jornal Região de Cister. Para a Verea-dora do pelouro do Desporto, Inês Silva, “estas iniciativas pretendem promover estilos de vida saudáveis e ativos”.

Estádio Municipal de Alcobaça com relvado sintético

Foi com diversos jogos e com um almoço aberto à população que o novo relvado sintético do Estádio Municipal foi inaugurado. Assim, o passado dia 8 de fevereiro entrou para a história do Desporto da cidade e do Concelho de Alcobaça.

Turismo · 17

Desporto

Mosteiro na revista Up da TAPO Mosteiro de Alcobaça esteve pela terceira vez em destaque na revista UP de fevereiro, publicação mensal da TAP PORTUGAL, no âmbito da Associação de Mosteiros Portugue-ses Património da Humanidade. Foi publicada uma fotografia de página inteira do Mosteiro de Alcobaça numa página de publicidade que

convida os passageiros a visitarem as cidades de Alcobaça, Batalha, Lisboa e Tomar e a conhecerem, para além do seu património, as suas paisagens, histórias, culturas, praias e gastronomias únicas.

Esta é uma campanha integrada na estratégia de comunicação da Associação de Mosteiros Portu-

gueses Património da Humanidade constituída pelos Municípios de Alcobaça, Batalha, Lisboa e Tomar que pretende ir ao encontro dos numerosos turistas estrangeiros que todos os anos elegem Portugal como o seu destino de férias.

Page 18: Confluência 07 - maio 2015

Extensão de Saúde de São Martinho do PortoConstrução de edifício com 598m2 contendo receção, sala de espera, instalações sanitárias para utentes e funcionários, gabinetes, copa e diversos compartimentos de apoio (técnico, sujos, arrumos, oxigénio, informática, etc.)São Martinho do Porto

Estabilização de taludes na EN242-6Rua junto do Centro Equestre em Alfeizerão e EN242-6 /Cela

Reparação EM557 – Cruz das MósRua Engenheiro Vieira Natividade, Cruz das Mós, Évora de Alcobaça

Obras de beneficiação do troço no CM 558Acipreste · Évora de Alcobaça

Obras de beneficiação na Avenida João de DeusAlcobaça

Obra de construção de Canil-Gatil MunicipalRua de acesso à ETAR, Bárrio

Reunião Ordinária 22.12.2014 · Clube de Natação de AlcobaçaEvento ‘XVIII Torneio Taça Cidade de Alco-baça) – € 3.000,00 · Clube de Natação de AlcobaçaObras de substituição, reparação ou manuten-ção de equipamento nas Piscinas Municipais de Alcobaça – € 15.000,00

Reunião Ordinária 26.01.2015 · Associação de Acordeão de AlcobaçaOrganização do evento “19ª Semana Inter-nacional do Acórdeão – Alcobaça 2015” – € 4.000,00 · Rancho Folclórico dos MoleanosObras de recuperação do telhado das suas instalações – € 25.000,00 · Centro de Cultura, Recreio e Desporto da BurinhosaObras de recuperação das suas instalações – € 15.000,00 · Clube Desportivo PataienseObras de manutenção das suas instalações – € 20.000,00

· Benedita Sport Clube de NataçãoEnvia formulário da candidatura de apoio a eventos desportivos – € 2.500,00 · Hóquei Clube de TurquelObras nas suas instalações – € 22.500,00 · Fundação Maria e OliveiraRealização de diversas atividades promovidas através da Universidade Sénior – € 3.500,00 · Universidade Sénior da Benedita – Associa-ção de Desenvolvimento ComunitárioRealização de atividades por si desenvolvida – € 3.500,00 · Fábrica da Igreja de Nossa Senhora dos PrazeresProjecto para recuperação do Salão Paroquial da Capela de Moleanos – Apoio logístico · Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do PortoEncargos com a adaptação e montagem do compressor da corporação num Veículo Opera-cional Específico – € 1.000,00

Reunião Ordinária 09.02.2015 · Freguesia de Benedita

Aquisição de uma carrinha – € 15.000,00 · Freguesia de Évora de AlcobaçaAquisição de um trator – € 20.000,00 · União das Freguesias de Coz, Alpedriz e MontesCelebração do dia da freguesia – € 4.000,00 · Associação de Acordeão de AlcobaçaOrganização do evento “19ª Semana Interna-cional do Acórdeão – Alcobaça 2015” – Para a presença de uma ilustre acordeonista chinesa – € 1.000,00 · Hóquei Clube de TurquelRealização dos corsos de Carnaval em Turquel – € 1.375,00 · Sport União AlfeizerenseRealização do corso carnavalesco – € 1.375,00 · Comissão Organizadora do Carnaval de PataiasRealização do Carnaval em Pataias – € 4.500,00 · Associação Beneditense de Cultura e DesportoRealização do “13º Corso Noturno do Carnaval da Benedita – 2015” – € 1.375,00

· Centro Cénico de Bem Estar Social da Cela, Grupo Desportivo Recreativo Estrela do Operário Carvalhense e Casa do Povo de Alfeizerão€ 2.000,00 a cada uma das entidades, para os encargos com limpeza, fornecimento de água e eletricidade às respetivas instalações, regu-larmente utilizadas no âmbito da realização de atividades extracurriculares e fornecimento de refeições a alunos dos estabelecimentos de educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico · Salão Cultural AtaíjenseTinta para as obras de pintura das instalações – Apoio em materiais · Centro Paroquial de Assistência Nossa Senhora da Ajuda da VestiariaObras de beneficiação das instalações – € 20.000,00 · Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres de AljubarrotaElaboração do projeto de uma cozinha de apoio ao restaurante, no âmbito da realização dos festejos em honra de Nossa Senhora da

18 · Obras Municipais

Apoios financeiros concedidos pelo Município de Alcobaça

Page 19: Confluência 07 - maio 2015

Obras de beneficiação na Avenida Prof. Eng. Joaquim Vieira NatividadeAlcobaça

Obras de beneficiação na Rua da Caste-lhanaCela Velha

Regularização e Beneficiação do cami-nho de acesso a Vale das HastesVale das Hastes · Alfeizerão

Obras de beneficiação na Rua Dr. Nasci-mento e SousaAlcobaça

Limpeza e proteção das margens do Rio AlcoaRio Alcoa · Alcobaça

Obra de Requalificação da Praça Dr. José Damasceno CamposRequalificação da Praça, colocação de um novo piso de calçada circulável automobilisticamente pela Rua Joaquim Augusto de Carvalho, até ao cruzamento com a Rua do Externato Cooperativo.Benedita

Obras Municipais · 19

Conceição na Boavista – Apoio logístico · Fábrica da Igreja Paroquial de São Tiago de Évora de AlcobaçaConclusão das obras de construção da Igreja do Acipreste e equipa técnica para proceder ao levantamento do local e implementar um projeto arquitetónico e paisagístico na zona envolvente à referida Igreja – € 20.000,00 e Apoio logístico · União Recreativa do Carvalhal de TurquelParte do parque da Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico de Carvalhal de Turquel, para instalar um ringue destinado a atividades desportivas pela população local – Cedência de direito de uso

Reunião Ordinária 24.02.2015 · Associação Desportiva e Cultural de CozObras de beneficiação das suas instalações – € 2.500,00 · Grupo Desportivo Concha AzulRealização do “Carnaval Nocturno” em São Martinho do Porto – € 1.375,00 · Clube de Ténis de Alcobaça

Organização do evento desportivo “Torneio de Ténis Pedro e Inês” – € 5.000,00

Reunião Ordinária 09.03.2015 · Freguesia de Évora de AlcobaçaCedência de tenda para realização de tasqui-nhas, no âmbito da festa anual da freguesia – Apoio em materiais · Freguesia de BárrioCedência de uma tenda, no âmbito dos feste-jos do aniversário da freguesia – € 3.000,00 e Apoio em materiais · Comissão de Festas dos RebelosCedência de tenda, gerador, autocarro, alcati-fas e sanitários públicos, no âmbito dos festejos anuais – Apoio em materiais · Associação de Jardins-Escolas João de DeusCedência de uma pérgola e de três placards, no âmbito da realização de uma festa – Apoio em materiais · Sociedade Filarmónica MaiorguenseRealização dos desfiles do Corso de Carnaval - € 1.375,00 · Grupo Desportivo Concha Azul

Cedência de tendas, no âmbito dos eventos denominados “Festival do Frango e Enchidos”, “Aniversário do Grupo Desportivo Concha Azul”’ e “IV Festival de Marisco” – Apoio em materiais · Grupo Desportivo da MartingançaPrograma de incentivos desportivos – € 4.292,00 · Incentivos ao Desporto – Ano de 2014 a 2015 (€ 174.765,00)Clube de Natação de Alcobaça – € 8.523,00; União Desportiva de Turquel – € 13.349,00; Clube de Ténis de Alcobaça – € 5.189,00; Centro Cultural, Desportivo e Social do Casal Velho – € 9.768,00; Clube de Ténis de Bene-dita – € 1.774,00; Cister Sport de Alcobaça – € 6.862,00; Associação Alcobacense de Cultura e Desporto – € 9.694,00; Grupo Desportivo Concha Azul – € 2.254,00; Sport União Alfei-zerense – € 6.988,00; Associação “Peão Caval-gante”, Academia de Xadrez da Benedita – € 955,00; Centro Recreativo e Popular da Ribafria – € 9.531,00; Associação Cultural e Recreativa Norte da Vila Benedita – € 3.921,00; Centro

Cultural, Recreativo e Desportivo de Burinhosa – € 8.689,00; União Recreativa do Bárrio – € 3.540,00; Benedita Sport Clube de Natação – € 3.658,00; Grupo Desportivo da Martin-gança – € 2.829,00; Grupo Desportivo C. Candeeiros – € 606,00; Ginásio Clube de Alco-baça – € 20.883,00; Hóquei Clube de Turquel – € 26.216,00; Clube Desportivo Pataiense – € 10.419,00; Associação Beneditense de Cultura e Desporto – € 19.109,00.); · Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Tiago de Évora de AlcobaçaElaboração do projeto para um novo espaço de catequese e lazer – Apoio logístico · Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de AlcobaçaTinta para obras de beneficiação das instala-ções da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Alcobaça – Apoio em materiais

Page 20: Confluência 07 - maio 2015