Configuracao Do FI TV

30
Configuração do FI-TV 1. Definir Área de Recursos Humanos 2. Definir Subárea de Recursos Humanos 3. Atribuir Área de Recursos Humanos à Empresa 4. Definir Variante da Regra de Viagem 5. Definir Intervalos de Numeração para números de Viagens 6. Definir Tipos de Despesas de Viagem 7. Controle de Diálogo 8. Definição das Rubricas Salariais 9. Intervalos de Numeração dos Documentos de Viagem 10. Definição da Conta Simbólica 11. Determinação da Conta Contábil 12. Criar área de Processamento de Folha de Pagamento

description

Configuracao Do FI TV

Transcript of Configuracao Do FI TV

Page 1: Configuracao Do FI TV

Configuração do FI-TV

1. Definir Área de Recursos Humanos

2. Definir Subárea de Recursos Humanos

3. Atribuir Área de Recursos Humanos à Empresa

4. Definir Variante da Regra de Viagem

5. Definir Intervalos de Numeração para números de Viagens

6. Definir Tipos de Despesas de Viagem

7. Controle de Diálogo

8. Definição das Rubricas Salariais

9. Intervalos de Numeração dos Documentos de Viagem

10. Definição da Conta Simbólica

11. Determinação da Conta Contábil

12. Criar área de Processamento de Folha de Pagamento

1. Definir Área de Recursos Humanos

Objetivo: Criar a área de RH

Page 2: Configuracao Do FI TV

IMG Estrutura do empreendimento Definição Gerenciamento de recursos humanos Áreas de recursos humanos.

Clicar em “Áreas de recursos humanos” para criar uma nova área.

Page 3: Configuracao Do FI TV

Marcar a opção de Área de RH nova, com ou sem cópia de outra Área existente. Clicar em “Selecionar.”

Clicar em “Entradas Novas” para criar uma nova área.Preencher as informações referentes à nova Área de RH.

Page 4: Configuracao Do FI TV

2. Definir SubÁrea de Recursos Humanos

Objetivo: Criar a subárea de RH.

A subárea de RH é uma unidade organizacional que representa uma parte de uma área de recursos humanos delimitada dos pontos de vista da administração de pessoal, do gerenciamento de tempos e do cálculo da folha de pagamento. Devem ser criadas de acordo com a estrutura de RH.

IMG Estrutura do empreendimento Definição Gerenciamento de recursos humanos Subárea recursos humanos.

Clicar em “Subárea recursos humanos” para criar uma nova área.

Page 5: Configuracao Do FI TV

Inserir a Área de Recursos Humanos

Clicar em “Entradas Novas” e inserir os dados da subárea. Salvar.

Page 6: Configuracao Do FI TV

3. Atribuir Área de Recursos Humanos à Empresa

IMG Estrutura do empreendimento Atribuição Gerenciamento de recursos humanos Atribuição área de recursos humanos - empresa

Selecionar a Área de Recursos Humanos que será atribuída à empresa e inserir as informações da empresa e do país.

4. Definir Variante da Regra de Viagem

Page 7: Configuracao Do FI TV

Objetivo: Criar a variante de regra para associar os parâmetros a ela. A variante não possui conteúdo, é um “agrupador” de outros parâmetros.

IMG Contabilidade financeira Admin. viagens de negócios Cálculo das despesas de viagem Dados mestre Parâmetros de controle para despesas de viagem Definir/eliminar/recuperar variantes da regra de viagem

Obs.: Neste caso foi criada uma variante nova através da cópia de uma variante já existente.

Marcar a opção ”Definir variantes de regulamentação de viagem”, com ou sem cópia de outra Variante existente. Clicar em “Selecionar.”

Page 8: Configuracao Do FI TV

A Variante está criada.

5. Definir Intervalos de Numeração para números de Viagens

Objetivo: O sistema grava no banco de dados cada uma das viagens entradas com um numero de viagem, ou seja, este intervalo conta o número de viagens

Page 9: Configuracao Do FI TV

realizadas. Nesta atividade, para cada área de recursos humanos, são definidos os intervalos de numeração para a atribuição de números de viagem e os intervalos consecutivos de numeração.

Os intervalos de numeração não são transportados de ambiente por “request”, pois haveria sobreposição no caso de numeração igual entre empresas de ambientes diferentes e o sistema travaria. Neste caso, utilize o campo “Pos. intervalo de numeração” para selecionar a posição a qual a numeração deve começar na empresa escolhida.

IMG Contabilidade financeira Admin. viagens de negócios Definir intervalos de numeração para n°s de viagem

Clicar em “Definir intervalos de numeração para n°s de viagem”.

Page 10: Configuracao Do FI TV

Selecionar a Área de RH que receberá o intervalo. Clicar em “Subintervalos”.

Clicar em “Intervalo”

Page 11: Configuracao Do FI TV

Preencher os campos do intervalo de numeração.O campo “N°” refere-se ao número da opção do intervalo. Podem ser criadas diversas opções de intervalos, de acordo com a necessidade. A numeração é definida de acordo com a quantidade de intervalos criados. Nesse exemplo, será criado apenas 1 intervalo.O campo “Ext” refere-se à opção de intervalos: interno - numeração automática (recomendado) ou externo - numeração manual.

Gravar. O intervalo de numeração está criado.

Page 12: Configuracao Do FI TV

6. Definir Tipos de Despesas de Viagem

Objetivo: Definir os valores de entrada válidos para os tipos de despesas de viagem e gravadas as respectivas denominações, associadas à variante previamente estabelecida. Este tipo deve ser definido por uma chave alfanumérica de 4 dígitos, com uma data de validade, que, após definida, não pode ter o seu fim alterado.

IMG Contabilidade financeira Admin. viagens de negócios Cálculo das despesas de viagem Dados mestre Tipos de despesas de viagem Criar tipos de despesas de viagem para recibos individuais

Clicar em “Criar tipos de despesas de viagem para recibos individuais”

Page 13: Configuracao Do FI TV

Preencher somente o campo da Variante de regra de viagem, conforme criado anteriormente. Neste exemplo, o n° criado foi o 37.

Clicar em “Entradas novas”

Page 14: Configuracao Do FI TV

Preencher o código, a descrição e o período de validade da nova despesa.O campo “Tipo despViag.-perm.” refere-se aos códigos de grupos de empregados, conforme criado na definição de recursos humanos, que poderão gerar esta despesa. É neste campo que se define a restrição de despesa por empregado. Sugere-se a inclusão de todos os grupos, conforme preenchido acima. Gravar.

Page 15: Configuracao Do FI TV

7. Controle de Diálogo

Objetivo: Simplificar a entrada de dados de despesas de viagem para os usuários na empresa. Para cada esquema de viagem estão acessíveis determinadas máscaras de entrada e foram ocultados determinados campos ou predefinidos com determinados valores. Definir campos de dados.

IMG Contabilidade financeira Admin. viagens de negócios Cálculo das despesas de viagem Controle de diálogo e do cálculo das despesas de viagem Controle de diálogo Definir controle de esquema e campo individual

Clicar em “Definir controle de esquema e campo individual”

Preencher somente o campo da Variante de regra de viagem, conforme criado anteriormente. Neste exemplo, o n° criado foi o 37.

Page 16: Configuracao Do FI TV

Escolher o(s) esquema de viagem e definir os campos.

8. Definição das Rubricas Salariais

Page 17: Configuracao Do FI TV

Objetivo: As rubricas salariais associam o tipo de despesa a um número do intervalo de numeração. Na CSA, a numeração da rubrica acompanhará a numeração da despesa. Ex.: 01, 02, 03, etc.

IMG Contabilidade financeira Admin. viagens de negócios Cálculo das despesas de viagem Rubricas salariais para interfaces Atrib.rubr.salariais aos tipos despes.viagem p/recibo indiv.

Clicar em “Atrib.rubr.salariais aos tipos despes.viagem p/recibo indiv.”

Preencher somente o campo da Variante de regra de viagem, conforme criado anteriormente. Neste exemplo, o n° criado foi o 37.

Page 18: Configuracao Do FI TV

Selecionar o Tipo de despesa que terá a rubrica salarial atribuída. Duplo Clique.

Na CSA, preencher o campo “1° rubrica salarial” com numeração de acordo com a numeração das despesas (01, 02, 03, etc). link entre despesas de viagem e a conta.

9. Intervalos de Numeração dos Documentos de Transferência de Despesas de Viagem

Page 19: Configuracao Do FI TV

Objetivo: Este intervalo de numeração é utilizado para a transferência de documentos para a contabilidade financeira. Após os cálculos realizados em HR, o sistema gera documentos de transferência destas despesas de viagem, e estes documentos são agrupados em ciclos de lançamentos, ou seja, um ciclo pode ter um ou mais lançamentos agrupados que são enviados para a contabilidade. É o intervalo para atribuição de números ao n° de documento de transferência de despesas de viagem.

IMG Contabilidade financeira Admin. viagens de negócios Cálculo das despesas de viagem Transferência para a contabilidade Instalar intervalos de numeração p/docs transferên. de viagem

Clicar em “Instalar intervalos de numeração p/docs transferên de viagem”

Page 20: Configuracao Do FI TV

Clicar em “Subintervalos”

Clicar em “Intervalo” e preencher os campos do intervalo de numeração.

10. Definição da Conta Simbólica

Page 21: Configuracao Do FI TV

Objetivo: As contas simbólicas são atribuídas às rubricas salariais e recebem os montantes nelas contidos, como se fossem contas transitórias. O sistema determina a conta simbólica atribuída a partir da rubrica salarial e a conta da contabilidade atribuída (razão, cliente, fornecedor) é determinada a partir da conta simbólica.A conta simbólica separa os componentes contábeis, do Cálculo da Folha de Pagamento.

O procedimento em duas etapas é vantajoso, uma vez que o Cálculo das folhas de pagamento é separado dos componentes contábeis pela interface "Conta simbólica". Caso haja modificações organizacionais em Contabilidade, a atribuição de conta simbólica das rubricas salariais não é afetada. Por outro lado, as modificações no cálculo das folhas de pagamento não afetam necessariamente as opções de atribuição de contas nos componentes da Contabilidade.

A conta simbólica é definida através de uma chave alfanumérica de 2 posições acompanhada de um sinal positivo/negativo. O sinal positivo significa lançamento no débito da conta do razão e o sinal negativo significa lançamento em crédito na conta do razão.

Rubrica Salarial Conta Simbólica Contabilidade

IMG Contabilidade financeira Admin. viagens de negócios Cálculo das despesas de viagem Transferência para a contabildiade Definir atribuição de rubrica salarial -

Clicar em “Definir atribuição de rubrica salarial – conta simbólica”

Page 22: Configuracao Do FI TV

Preencher somente o campo da Variante de regra de viagem, conforme criado anteriormente. Neste exemplo, o n° criado foi o 37.

Page 23: Configuracao Do FI TV

Clicar em “Entradas novas” para preencher os campos da conta simbólica.Explicação: É o mesmo código da Rubrica Salarial.

Preencha os campos referentes à Rubrica Salarial que se quer associar à conta simbólica, as datas de início e fim (a SAP recomenda a data de fim como 31.12.9999) e a conta simbólica para esta rubrica. Nesse caso, o sinal acompanha o tipo de lançamento (crédito/débito) e o campo alfanumérico de 2 dígitos segue os 2 últimos dígitos da rubrica salarial.

11. Determinação da Conta Contábil

Page 24: Configuracao Do FI TV

Objetivo: Nesta atividade atribui-se as contas simbólicas às contas de despesas na contabilidade financeira e define-se a forma como são atribuídas as contas-correntes dos empregados.

Utiliza-ser o Lançamento em Contabilidade para determinar as rubricas salariais a lançar e em que contas na Contabilidade financeira os montantes contidos nessas rubricas salariais devem ser lançados. Se o lançamento em contabilidade for executado, as rubricas salariais dos resultados do cálculo das folhas de pagamento a serem lançadas são lançadas para as contas atribuídas. Esse processo automático é chamado de determinação de contas.

Devem ser processadas as seguintes operações:

HRT – Lançamento de despesas de viagem: contas de despesasHRP – Lançamento de despesas de viagem: clientes/fornecedores/contas transitórias

É necessário determinar a Regra para o Lançamento Automático e a Chave de Lançamento

* Verificar Hipertexto *

IMG Contabilidade financeira Admin. viagens de negócios Cálculo das despesas de viagem Transferência para a contabildiade Transformar conta simbólica em conta de despesas

Clicar em “Transformar conta simbólica em conta de despesas”

Page 25: Configuracao Do FI TV

Devem ser processadas as seguintes operações:

HRT – Lançamento de despesas de viagem: contas de despesasHRP – Lançamento de despesas de viagem: clientes/fornecedores/contas transitórias

Associar a conta simbólica à conta do razão.

Page 26: Configuracao Do FI TV

12. Criar área de Processamento de Folha de Pagamento

Objetivo: Criar a área para executar a folha de pagamento necessária para a empresa. Empregados de diferentes empresas podem ser agrupados na mesma área

IMG Administração de pessoal Administração de pessoal Dados organizacionais Atribuição organizacional Criar área de processamento da foha de pagamento

Page 27: Configuracao Do FI TV

OBS: Inserir nos AP´s 322 e 326: Processar (Desligar) roteiro de viagem (trip). Elimina item “Criar vôo, Hotel, Veículo de Aluguel...”

IMG Contabilidade Financeira Admin. Viagens de negócios Integração planejamento de viagens e cálculo das despesas de viagem Configurações para o gerenciador de viagens Ativar solicitação/plano/cálculo nog erenciador de viagens e p/ web Dynpro