Comunicando com Maria-MAI 2013

8
Informativo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima Altos de Santana - Diocese de São José Dos Campos Ano 8 - nº 81 - Maio de 2013 Bingão Paroquial página 4 Festa de Santa Catarina de Sena Página 8

description

Informativo da Paróquia N. S. de Fátima São José dos Campos-SP

Transcript of Comunicando com Maria-MAI 2013

Page 1: Comunicando com Maria-MAI 2013

Informativo da Paróquia Nossa Senhora de FátimaAltos de Santana - Diocese de São José Dos Campos

Ano 8 - nº 81 - Maio de 2013

Bingão Paroquialpágina 4

Festa de Santa Catarina de SenaPágina 8

Page 2: Comunicando com Maria-MAI 2013

2

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 81Maio de 2013

Palavra do PárocoEditorial

Pe. Thiago DiasPensar em Nossa Senhora como a imagem da “porta” é pen-sar que ela está sempre aber-

ta para nos acolher. Imagino Maria como aquela que irá fazer parte da acolhida no céu, estará a nos espe-rar e com ternura vai nos dizer: “seja bem-vindo(a)”. E para aqueles que tiverem dificuldades nesta chegada penso que ela irá intermediar por nós, ou na espreita na vida divina vai nos dizer: “entre por aqui...”.

E qual lugar ela ocupa e se po-siciona para nos receber? Pode ser que esteja à frente a nos receber, pode ser que esteja do lado de den-tro a abrir a porta a nós, pode ser que ela seja a própria porta onde seja preciso atravessar e atravessan-do vamos adquirindo suas virtudes como a pureza, a docilidade, a graça divinal e acima de tudo a fortaleza da fé. Uma mulher destemida que abraçou um plano de vida para nossa vida, sendo assim por meio de Maria atravessamos para chegar a uma re-alidade que ela já vive: o céu. E com ela avançamos para esta vida divinal. Antes de alcançarmos o céu vamos construindo por aqui, daí eu convido você a rezar esta oração:MARIA, PASSA NA FRENTE!

Maria, passa na frente e vai abrindo estradas e caminhos. Abrin-

Maria, Porta do Céu

do portas e portões, abrindo casas e corações. A Mãe indo na frente, os filhos estão protegidos e seguem seus passos. Ela leva todos os filhos sob sua proteção.

Maria, passa na frente, resol-ve aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo o que não está ao nosso alcance. Tu tens poderes para isso. Vai Mãe, acal-mando, serenando e amansando os corações. Vai acabando com ódios e rancores, mágoas e maldições. Vai terminando com as dificuldades, tristezas e tentações. Vai tirando teus filhos das perdições.

Maria, passa na frente e cuida de todos os detalhes. Cuida, protege e ajuda os teus filhos. Maria tu és a mãe e também a porteira. Vai abrin-do o coração das pessoas e as portas do caminho. Maria eu te peço, passa na frente e vai conduzindo, levando e ajudando e curando os filhos que precisam de ti. Ninguém pode dizer que foi decepcionado por ti, depois de ter Te chamado e Te invocado. Só Tu, como o poder do teu Filho, po-des resolver as coisas difíceis e im-possíveis.

Romaria ao Santuário da Mãe Rainha em Atibaia

O Movimento Apostólico de Scho-enstatt realizou no dia 28 de abril uma romaria diocesana ao San-

tuário da Mãe Rainha em Atibaia, em companhia do Pe. José Roberto Palal, da Paróquia Santo Agostinho, que celebrou a Santa Missa.

No santuário os missionários encon-traram com a imagem Peregrina Origi-nal, que iniciou a Campanha em 1950 em Santa Maria (RS). Esta imagem saiu de Santa Maria em 18 de abril de 2012, para visitar todas as Dioceses do país, e visitaria a nossa diocese, em outubro de 2012. Mas em Campinas, no final de agosto de 2012, foi atropelada por

um caminhão, após cair do carro que a transportava. Teve então que ser res-taurada. Sua coroa permaneceu intac-ta, porém sua estampa ficou com várias cicatrizes. Expediente Comunicando com Maria -

Distribuição Gratuita Publicação mensal da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Rua Serra Dourada, 180 - Altos de Santana - São José dos Campos - SP - CEP: 12214-130 - Telefone: (12) 3942-4226 Jornalista Responsável: Ana Cristina da Costa Silveira MTB(PA): 1.317 - Revisão: Pe. Thiago Dias - Edição, Projeto Gráfico e Editoração: Ana Cristina da C. Silveira - Colaboram nesta edição: Isaias de Oliveira, Gabriel Santana, Quitéria Farias, Rogéria Machado, Geruza Souza, Polly Lima, Luizinho e Aparecida Sobreira. Impressão: Jac Editora (12) 3928 1555 - Tiragem: 1.500 exemplares

Em nossa paróquia, no domingo (12), jovens e agentes de várias pastorais prepararam uma bonita

apresentação na coroação da imagem da Nossa Senhora, no encerramento da festa de nossa padroeira. A novena e a festa estão em destaque nas páginas 4 e 5 desta edição.

Na segunda, dia 13 de Maio, os ca-tólicos comemoraram os 96 anos do início das aparições de Nossa Senhora, em Fátima, Portugal. Também neste dia, o pontificado do Papa Francisco foi consagrado à Nossa Senhora de Fátima, respondendo dessa forma ao pedido do próprio pontífice ao Cardeal patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo.

O Papa Francisco, que assumiu o pontificado, no dia 7 de abril, nomeou, no dia 24 de abril, Dom Moacir para o arcebispado de Ribeirão Preto. A expli-cação de como será a escolha no novo bispo de São José dos Campos está na página 8. E o papa é assunto na página 3, na seção Diácono entre nós, e na pá-gina 6, em Paróquia na JMJ.

E a Dom Moacir que esteve na pa-róquia no dia 11 de maio para a reno-vação ministerial de nossos ministros a Paróquia Nossa Senhora de Fátima agra-dece de coração, todo o seu empenho no pastoreio desta diocese e deseja que sua nova missão seja iluminada e aben-çoada.

Nossos destaques

Page 3: Comunicando com Maria-MAI 2013

MariaComunicandocom

3

Ano 8 - nº 81Maio de 2013

O Diácono Entre Nós

“Encontrar Jesus fora da Igreja não é possível”, diz Papa Francisco.

Diácono Caio N. Santana Ribeiro

O Papa presidiu no Vaticano (no dia 23 de abril), à missa evocativa de São Jorge. Na

celebração que decorreu na Capela Paulina com a participação de deze-nas de cardeais, Francisco recordou que o Papa Paulo VI (1897-1978) di-zia ser “uma dicotomia absurda que-rer viver com Jesus sem a Igreja, se-guir Jesus fora da Igreja, amar Jesus sem a Igreja”. “A identidade cristã é uma pertença à Igreja, à Igreja mãe”, acrescentou.

A Igreja está entre as “persegui-ções do mundo” e a “consolação” de Deus, afirmou Francisco na homilia da eucaristia evocatória do mártir que o rito católico sírio e bizantino assinala a 23 de abril.

“No momento em que começa a perseguição, começa a atividade missionária da Igreja”, sublinhou Francisco, referindo-se à tradição associada a São Jorge, que foi mor-to cerca do ano 303 ao testemunhar a fé, quando das perseguições aos cristãos ordenados pelo imperador romano Diocleciano.

O Papa frisou que esta expansão da mensagem cristã se deveu à ação do “Espírito Santo”, mesmo perante a desconfiança de alguns dos respon-sáveis pela comunidade de crentes.

“Pensemos hoje na missionarie-dade da Igreja, nos que saíram de si próprios, nos que tiveram a coragem de anunciar Jesus aos gregos – coisa

quase escandalosa naquele tempo -, nesta mãe Igreja que cresce, cresce, com novos filhos aos quais dá a iden-tidade de fé. Não se pode acreditar em Jesus sem a Igreja, di-lo o próprio Jesus”, prosseguiu. “Se quisermos percorrer o caminho da mundanie-dade, negociando com o mundo, nós nunca teremos a consolação do Se-nhor”.

E assim vai a Igreja, como diz um santo entre as perseguições do mun-do e as consolações do Senhor. E assim é a vida da Igreja. Se quisermos percorrer o caminho da mundanie-dade, negociando com o mundo — como fizeram os Macabeus, que na época foram tentados — nós nunca teremos a consolação do Senhor. E se nós apenas buscarmos a consolação, ela será superficial, e não aquela do Senhor. A jornada da Igreja sempre se dá entre a Cruz e a Ressurreição, entre as perseguições [do mundo] e as consolações do Senhor. E este é o caminho: aqueles que o seguem não se enganam [...]

E peçamos ao Senhor esta Fé, este fervor apostólico que nos impe-le a seguir adiante, como irmãos, to-dos nós adiante! Adiante, levando o nome de Jesus no seio da Santa Mãe Igreja que, como dizia Santo Inácio: é também “hierárquica e Católica”. Assim seja.

Fontes:www.fratresinunum.com/www.agencia.ecclesia.pt

Adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelo Diácono Valdair.

Na manhã do dia 28 de abril, a Pastoral Vocacional realizou o Encontro Despertar 2. No

Centro Pastoral Padre Wagner, Padre Chicão conduziu a reflexão “Quem So-mos Nós” com os 18 jovens presentes e a Psicóloga Jaqueline falou sobre o tema “Somos Chamados a Viver em comunidade”.

Despertar Vocacional 2

Exalar o bom perfume de Cristo (2 Cor 2,15). Inspirado nesse versículo foi realizado em nossa

paróquia o 1°Curso de arranjos Flo-rais nos dias 6,12,19 e 26 de abril. As profissionais Fátima Amarilis e Gis-lene e equipe puderam atribuir sua prática com alegria a um grupo de 15 mulheres. O curso ensinou técni-cas com arranjos naturais, decoran-do o altar da nossa paróquia, como fazer iquebana e técnicas com velas e como montar um andor. O curso deverá ser ofertado novamente no segundo semestre deste ano.

Curso de Flores

Page 4: Comunicando com Maria-MAI 2013

4

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 81Maio de 2013

BICICLETARIADO

ALEXANDRE

Dedicação total em qualidade a você!!!

• Bicicletas novas e usadas

em geral• Peças e acessórios• Serviços

Av. Pico das Agulhas Negras, 600 - Altos de Santana - SJC - SP

Fone: (12) 3913-1757 / 9764-3695

DEPÓSITO DO LUIZÃODEPÓSITO DO LUIZÃOMateriais para Construção

Vila Unidos:

Vila São Geraldo:

Rua Jaguari, 1210

Estrada Juca de Carvalho, 1049

Fones: 3921-0136 e 3922-9125

Fone: 3922 7419

Celebrações e homenagens a Nossa Senhora de Fátima

A missa celebrada no dia Mundial do Trabalho, em 1º de Maio, às 19h30, na Matriz, foi também a de envio dos paroquianos que estão trabalhando na Festa de Maria deste ano.

Na tarde de domingo, 5 de maio, a edição 2013 do Bin-gão paroquial reuniu cerca de

3 mil pessoas na Matriz da Paróquia. Os ganhadores dos prêmios do evento foram: Ingrid Oliveira (Tablet); Adriana dos Santos (Mini forno elétrico); Edu-ardo Júnior (Fogão); Adelia (Panela elétrica de arroz); Ilton Borges (TV LCD 32’’); Josimar (Multiprocessador); José Paixão (Xbox 360); Maciel (Bicicleta) e Lucas Rodolfo (Moto).

Bingão Paroquial

“Feliz Aquela que Acreditou”

Além da pintura no rosto, tobogã inflável, cama elástica, pingue-pongue entre outros brinquedos infantis, teve distribuição de lanches de graça

(lc 1,45)

Rua de Lazer para as crianças

De 3 a 11 de maio, a cada dia uma homenagem diferente

Os anjos, aos cuidados dos catequistas, presentes nas celebrações.

As Marias, ofertando flores à Nossa Senhora

A festa dos anjos promovida na ma-nhã de sábado (11), na Matriz, selou um gesto de solidariedade. Após o término da Rua de lazer os catequis-tas de nossa paróquia encaminharam as doações recebidas, (refrigerante, cachorro quente etc) para a comu-nidade Santa Edwiges, num gesto de amor e ternura.

Page 5: Comunicando com Maria-MAI 2013

MariaComunicandocom

5

Ano 8 - nº 81Maio de 2013

Celebrações e homenagens a Nossa Senhora de Fátima

Os ministros com Dom Moacir no dia 10 de maioIgreja lotada todos os dias O Oratório de Nossa Senhora de Fátima visitou as famílias noveneiras

No dia 12, a partir das 16h, houve missa campal, procissão e coroa-ção da imagem de Nossa Senho-

ra. A encenação, o canto e a coreografia que os jovens paroquianos apresentaram

no momento da coroação procuraram nos mostrar Maria como à escolhida de Deus. Dentre tantas mulheres, Ma-ria é a serva que realizou o projeto de Deus. Este e outros atributos de Maria

foram meditados nos 10 dias de cele-brações à Nossa Senhora de Fátima. A todos que compareceram, participa-ram e colaboraram com a festa, o nos-so muito obrigado. Deus os abençoe!

Page 6: Comunicando com Maria-MAI 2013

66

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 81Maio de 2013

Obra de Ação Social N. Sra. de FátimaCNPJ 07.756.782/0001-32

Utilidade Pública Lei 7.176/06 de 29/09/06Rua das Araras, 15 - Bairro Altos de Santana

São José dos Campos - São PauloTelefone: (12) 3942-7118

Relatório das Atividades do mês de Abril/2013

ATIVIDADES ATENDI-MENTOS

Artesanato 06 pessoasAtendimento social 18 pessoasMassoterapia 09 pessoasPsicóloga 27 pessoasIoga 10 pessoasAula de Violão 15 pessoasDoação (alimentos em geral) 12 pessoasDoação (roupas, fraldas e móveis) 04 pessoasDoação (Aula de Violão) 01 pessoa

A Obra Social informa que está atendendo com mais uma Psicóloga e tem vaga em aberto também para Massagem Terapêutica e Acupuntura.

Mais informações pelo telefone 3942 7118 das 13h às 17h30.

Comunicado da Obra Social

Missão PermanentePalavra do Vigário

“Ide pelo mundo e anunciai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15)

Com essa motivação, nossa paró-quia Nossa Senhora de Fátima, iniciou no mês de abril o trabalho

de missões permanentes, onde, a cada terça-feira o Padre Thiago e Eu visita-mos as famílias. Em um mês de trabalho missionário já visitamos quatro setores de nossa comunidade são eles: setores B1, B2, B3 e B4, todos eles no Jardim Telespark.

Esse trabalho missionário tem nos proporcionado algumas oportunidades. A primeira delas e o conhecimento de nossos paroquianos, saber quem são nossos paroquianos e nossos paroquia-nos saber quem são os padres que estão em sua paróquia. Há algumas oportuni-dades nesse processo de conhecimento, como por exemplo, a do nosso povo per-der o medo de estar perto do padre.

A segunda oportunidade é que, com a nossa presença, levamos Jesus às pes-soas, mas, o mais importante é que em todas as famílias que entramos e conhe-

cemos, encontramos o rosto do cristo, nas crianças, nos pais, nos idosos, e principalmente nos doentes. Encon-tramos sorriso que nos mostra Cristo e lágrimas que são óculos para enxergar a fé.

A terceira e última oportunidade que temos é de no final de cada dia, nos encontrar com o Cristo na Eucaris-tia como comunidade que se reúne para celebrar, na casa de um paroquiano da-quele setor, lembrando a experiência das primeiras comunidades que se reu-niam nas casas.

Portanto, esse trabalho de missões permanentes tem nos ajudado a nos encon-trar com Cristo no rosto do nosso povo que nos anima e impulsiona a evangelizar.

Papa virá para a JMJ e visitará Aparecida

Padre Chicão

Paróquia na JMJ 2013

A Comunidade de Nossa Senho-ra dos Montes Claros se prepara

para fazer um galpão que será usado nas missas e atividades catequéticas. Alguns moradores esteveram reuni-dos no sábado, dia 11, no terreno da comunidade pertencente ao bairro de Montes Claros para dar inicío a cons-trução do Galpão. Esta é uma opor-tunidade de união e envolvimento da comunidade.

O Vaticano divulgou no dia 7 de maio, a pro-gramação oficial da

viagem do Papa Francisco ao Brasil. O papa chegará ao Rio na tarde de segun-da-feira, 22 de julho. Ele ficará hospedado na resi-dência da arquidiocese do Rio, no Sumaré. No roteiro do pontífice há a visita a um hospital e à comunidade da Varginha, a bênção às bandeiras dos jogos olímpicos do Rio e um encontro com autoridades e empre-sários.

Na quarta-feira, dia 24, o papa vai a Aparecida, onde celebrará uma missa. Na tarde de quinta-feira (25), o pontí-fice se encontrará pela primeira com os participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na praia de Copacaba-na. Às 17h, da sexta (26), em Copacaba-na, depois de introduzir o ato litúrgico, acompanhará do palco a encenação da Via-Sacra, e ao término pronunciará a sua alocução e concluirá a oração. Em Guaratiba (zona oeste), onde os partici-pantes da JMJ estarão concentrados, o papa participa, no sábado (27) da vigília

de orações e no domingo (28), celebra a missa de encerramento.

“A JMJ será um mo-mento de fortalecimento e aprofundamento da fé, será um momento singular a todos os jovens católi-cos, além de ter um cará-ter de união cultural dos

vários povos” diz Flávio José de Lima, paroquiano que irá à Jornada.

Para ele as expectativas são muitas por ser a primeira vez que participará de um evento religioso desse patamar, “e com os preparativos a ansiedade au-menta a cada dia. Certamente será um momento de partilha e aprendizagem de fé e cultura”. E por isso o considera que presença do papa “vem reforçar a necessidade dos jovens na Igreja, e que nós não somos o futuro da Igreja e sim, a Igreja, o seu rosto jovem. Sua presen-ça, para mim, vem animar e reforçar a convicções da fé, trazer a esperança da qual nasce a fé, assim como a genero-sidade, testemunho da vida cristã e a humildade características marcantes do Papa Francisco”, concluiu Flávio.

Galpão em Montes Claros

Page 7: Comunicando com Maria-MAI 2013

7

MariaComunicandocom

7

Ano 8 - nº 81Maio de 2013

Espaço da Sobriedade

Mensagem da Pastoral da Sobriedade às Mães

A boa Mãe é aquela que vai se tor-nando DESNECESSÁRIA com o pas-sar do tempo.

Várias vezes ouvi de um amigo psica-nalista essa frase, e ela sempre me soou estranha. Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a CRIA embaixo da asa, protegi-da de todos os erros, tristezas e perigos. Uma batalha que exige grande esforço, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para controlar a SUPER-MÃE que todas temos dentro de nós, lembro da frase, hoje absolutamente clara.

Se eu fiz o meu trabalho direito, te-nho que me tornar DESNECESSÁRIA.

Antes que alguma mãe apressada me acuse de desamor, explico o que sig-nifica isso.

Ser “desnecessária” é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e de-pendência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser au-tônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e co-meter os próprios erros também.

A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical.

A cada nova fase, uma nova perda é um novo ganho, para os dois lados, mãe

e filho (a).Porque o amor é um processo de li-

bertação permanente e esse vínculo não para de se transformar ao longo da vida. Até o dia em que os filhos se tornem adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo. O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o pei-to aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis.

Pai e mãe solidários - criam filhos para serem livres. Esse é o maior desafio e a principal missão.

Ao aprendermos a ser “DESNECES-SÁRIAS”, nos transformamos em por-to seguro para quando eles decidirem atracar.

“Dê a quem você Ama:- Asas para voar...- Raízes para voltar...- Motivos para ficar...”

Page 8: Comunicando com Maria-MAI 2013

8888

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 81Maio de 2013

Nomeado no dia 24 de abril, pelo Papa Francisco, como arcebispo metropolitano de Ribei-

rão Preto, Dom Moacir deve assumir o novo cargo até o dia 24 de junho. Depois da posse dele lá, a Nun-ciatura Apostólica, que fica em Brasília, iniciará o processo de escolha do novo bispo.

Padre Edinei Evaldo Batista explica como isso será feito. “Inicialmente, através da consulta a padres da nossa diocese e bispo da região, pedin-do sugestões para o perfil do novo bispo para São José dos Campos e de nomes, seja de bispos, seja de padres para essa função. A sugestão de padres pode ser

Como será a escolha do novo bispo de São José dos Camposde outros lugares. As chances de o novo bispo ser um padre da própria diocese

de São José dos Campos são mui-to pequenas. Também pode

acontecer que o novo pas-tor de nossa diocese seja um bispo já ordenado, que venha transferido de outra Igreja Particular. Quem decidirá isso será a Nunciatura, que envia-

rá propostas de nomes ao Papa, para que esse faça

a escolha e a nomeação. O povo pode participar desse pro-

cesso rezando para que o Espírito Santo ilumine os responsáveis por ele e evi-tando todo tipo de comentário sem fun-damentos, como citação de nomes ou torcida por esse ou aquele padre”.

A Festa de Santo Expedito deste ano teve início na quinta-feira, 11 de abril, e seguiu até o do-

mingo (14), no bairro Petybon. As ce-lebrações do Tríduo aconteceram às 19h e a missa festiva foi celebrada pelo padre Thiago, no domingo, às 11h. Na parte social, após a missa festiva hou-ve almoço, leilão e bingo.

Festa de Santo ExpeditoFesta da Padroeira da Vila Unidos e Jardim minas Gerais

O ato aconteceu no dia 28 de abril, no Jardim Minas Gerais, no encerramento da festa

da padroeira. Kleber Maciel, um dos organizadores da festa, conta que a ideia da caixinha é simbolizar uma pe-dra fundamental, mas a Paróquia não tem previsão de quando será iniciada a construção da capela.

Existente desde 2003, a Festa de

Uma caixinha de madeira contendo os nomes de mo-radores dos bairros Vila Unidos e Jardim Minas Gerais foi enterrada no terreno onde será erguida a capela de Santa Catarina de Sena.

Santa Catarina de Sena é organizada pelos coordenadores de setores dos dois bairros. Kleber destaca que na festa deste ano houve a 1ª adoração ao Santíssimo na comunidade e uma novena que aconteceu nos dois bair-ros, com partilha de vários temas bí-blicos e a utilização de uma dinâmica diferente, a cada dia, ilustrando os temas. “Isto levou uma participação maior das pessoas tanto na dinâmica bem como na partilha dos temas”.

Para ele, esta festa foi muito boa, tanto na parte espiritual como na par-te social. “Este ano realizamos uma noite da pizza e o tradicional almoço de Santa Catarina”.