Clipping sebrae 25 07

20
Data Veículo Página Tamanho 25.07.2014 Tribuna do Norte Economia-01 150 cm

description

 

Transcript of Clipping sebrae 25 07

Page 1: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

25.07.2014 Tribuna do Norte Economia-01 150 cm

Page 2: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

25.07.2014 Tribuna do Norte Economia-02 164 cm

CONTINUA

Page 3: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

25.07.2014 Tribuna do Norte Economia-02 164 cm

CONTINUA

Page 4: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

25.07.2014 Tribuna do Norte Economia-02 164 cm

FIM

Page 5: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Jornal de Hoje Economia-07 64,5 cm

Page 6: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

25.07.2014 Gazeta do Oeste Rural- 02 100 cm

Page 7: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

25.07.2014 Gazeta do Oeste Cidades- 01 40 cm

Page 8: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

25.07.2014 Gazeta do Oeste Sociais- 02 60 cm

Page 9: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Portal no Ar

Norma cria novo padrão de qualidade para empresas do setor turístico

Conjunto de regras elaborado pela ABNT com apoio do Sebrae será referência para a sustentabilidade nos

serviços de hotelaria

Por Agência Sebrae

A partir do próximo dia 29 de julho, os empresários do setor de turismo passam a contar com uma nova referência de qualidade nos serviços em hotéis, pousadas, resorts, campings e hostels em todo o país. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vai lançar um conjunto de normas a serem cumpridas pelos empresários para que seus estabelecimentos sejam reconhecidos como meios de hospedagem sustentáveis. Editada em 2012, a Norma ABNT NBR 15401 foi atualizada, em parceria com o Sebrae, e traz um anexo com exemplos de boas práticas que devem ser adotadas no turismo sustentável.

Existem cerca de 49 mil empresas no Brasil cadastradas como meios de hospedagem, sendo que 98% delas são pequenos negócios. A norma permite que os empresários conheçam quais requisitos devem ser seguidos ao candidatar-se à certificação para a gestão sustentável, realizada por três organismos reconhecidos pelo Inmetro (a própria ABNT, a Fundação Carlos Alberto Vanzolini e o Instituto Falcão Bauer da Qualidade). Tornando-se sustentáveis, esses negócios se tornam mais competitivos diante de seus concorrentes e ganham valor agregado nos seus serviços.

Segundo o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, os empresários que optarem por implementar as ações da norma técnica apostarão em um diferencial de mercado. “Ao ser adotado, esse conjunto de práticas gera redução de custos em função do uso adequado e racional de insumos”, ponderou. Soma-se a isso a melhoria da imagem do estabelecimento junto ao mercado, a ampliação da colaboração com parceiros locais, a conquista de novos clientes e, consequentemente, o incremento no faturamento da empresa.

O Sebrae apoia os pequenos negócios, por meio de consultorias técnicas, no processo de implementação da Norma ABNT NBR 15401. Para isso, o Programa Sebraetec subsidia até 80% dos custos dos empresários. “Para que possamos avançar em programas de qualidade no setor, é fundamental que todos falem uma mesma língua. Se as empresas adotarem as mesmas normas técnicas, certamente teremos um novo patamar de competitividade no setor”, explica Carlos Alberto.

Elaborada por meio de parceria entre o Sebrae e a ABNT, a norma técnica contou com a participação de representantes dos pequenos negócios no seu processo de construção e estará disponível, juntamente com o anexo de exemplos de práticas sustentáveis, no link www.portalmpe.abnt.org.br. É necessário que o empresário faça o cadastro de sua empresa para ter acesso ao material gratuitamente. A adesão dos meios de hospedagem à norma técnica é voluntária.

O lançamento da segunda edição da norma ocorrerá durante a cerimônia de abertura do Seminário Sebrae de Sustentabilidade, promovido pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade. O encontro será de 29 à 31 de julho no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). Durante o seminário, também será divulgado um gibi informativo para facilitar a interpretação da norma técnica com diálogos e ilustrações explicativos sobre o tema.

http://portalnoar.com/norma-cria-novo-padrao-de-qualidade-para-empresas-setor-turistico/

Page 10: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Portal no Ar

Programa que estimula inovação cadastra novas empresas

O programa Agentes Locais de Inovação (ALI) pretende levar a cultura da inovação a dois mil pequenos

negócios do estado

Por Agência Sebrae

Para difundir práticas inovadoras entre os empresários potiguares, o Sebrae no Rio Grande do Norte implementa o terceiro ciclo do programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Apesar de a seleção ter começado em maio, empresas interessadas em implantar a cultura da inovação como estratégia competitiva ainda têm chances de integrar este ciclo do programa, que vai até 2015. O cadastramento está sendo feito pelos agentes, mas os empreendedores podem solicitar a visita pelo 0800 570 0800 ou diretamente na sede do Sebrae, em Natal, e nos escritórios regionais, no interior. A meta do Sebrae é atender a duas mil empresas em todo o estado dos setores de comércio, serviço e indústria.

A proposta do ALI é ampliar os níveis de qualidade, competitividade e produtividade das empresas participantes, através de consultorias especializadas. Por meio do programa, a empresa recebe gratuitamente diagnóstico da situação da empresa, plano de ação e acompanhamento in loco dos agentes, que propõem melhorias para o negócio e avaliam as mudanças implementadas. Com isso, é possível mensurar o grau de inovação em que a empresa se encontra, ter um parecer técnico de um especialista setorial, executar pelo menos duas soluções inovadoras para melhoria de produtos ou processos e apoio gratuito do programa.

No total, 40 agentes atenderão empresas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Inicialmente, o agente vai até a empresa e sensibiliza o proprietário quanto à adesão ao projeto. Em seguida, é realizado um diagnóstico sobre os pontos positivos e negativos identificados no negócio. Por fim, é montado um plano de ação para o desenvolvimento do estabelecimento, quando o empresário e o agente assinam um termo de compromisso. Durante dois anos, a empresa será acompanhada e monitorada para que possa, de fato, colocar em prática as ações propostas.

Para fazer o acompanhamento, os agentes passaram por dois meses de capacitação – em março e abril deste ano – com foco na metodologia do programa. Além disso, o grupo passou por vivências e treinamento de campo com situações práticas vividas dentro das empresas.

http://portalnoar.com/programa-que-estimula-inovacao-cadastra-novas-empresas/

Page 11: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Portal No Ar

Ampliação de projeto beneficia 80 novos apicultores potiguares

Criadores de abelha de Guamaré e São Paulo do Potengi passam a integrar o projeto setorial do Sebrae, que

atende a 360 produtores e fortalece o setor apícola do RN

Por Agência Sebrae

Após longo período de estiagem, o setor apícola potiguar convive com novas perspectivas de crescimento para 2014. Para adequar-se ao novo momento e assegurar qualificação entre os integrantes do setor, o Sebrae no Rio Grande do Norte realiza ampliação do Setorial de Apicultura e passa a atender apicultores de dois novos municípios. Ao todo, oitenta produtores de mel de abelha serão inseridos nas capacitações que fazem parte da cadeia produtiva do segmento. A inserção tem início nos próximos dias.

Com a ampliação no atendimento, passam a fazer parte do programa apicultores de Guamaré e São Paulo do Potengi. O total de beneficiados com o projeto passa de 280 para 360 criadores de abelhas em todo o Estado.

O anúncio, feito durante o Encontro do Comitê Gestor da Apicultura, em Apodi, na última quarta-feira (23), reforça o compromisso da entidade com a apicultura desenvolvida no Estado. De acordo com o gestor do projeto, Lecy Gadelha, a inserção dos novos apicultores é uma forma de melhor organizar a cadeia produtiva e garantir melhores resultados. “Existia o interesse e disponibilidade dos apicultores, e, além disso, a inclusão deles no processo vai melhorar e fortalecimento da cadeia produtiva no Estado”, assegura.

Outra boa notícia que deve promover melhorias no setor diz respeito à liberação do registro da unidade de beneficiamento de mel do município de Marcelino Vieira, concedido pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn). “A liberação vai proporcionar o beneficiamento do mel produzido no município e em cidades da região. É a garantia de que o mel produzido é de qualidade, possui selo do instituto regulador”, complementa.

http://portalnoar.com/ampliacao-de-projeto-beneficia-80-novos-apicultores-potiguares/

Page 12: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Portal No Ar

Produtores de cachaça buscam apoio da Fiern

Com o contato, os empresários querem agregar mais valor à bebida e aumentar a rentabilidade dos negócios do

setor

Por Redação

Produtores de cachaça se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales, para ampliar o relacionamento com a instituição no sentido de agregar mais valor à bebida e aumentar a rentabilidade dos negócios do setor. Estiveram presentes os diretores da cachaça Extrema, Anderson Souza; da cachaça Original, Jartilde Azevedo; da cachaça Samanaú, Cynthia Costa; e da cachaça Mucambo e Maria Boa, Pedro Lima.

Produtores querem conhecer os serviços da Federação (Foto: Divulgação)

O grupo já começou um trabalho em parceria com o Sebrae, executando um projeto de valorização e informação da boa cachaça. “A cachaça ainda é uma bebida vulgarizada por parte da sociedade. O que a gente quer apresentar para o consumidor é que produzimos no Estado uma excelente qualidade de cachaça, que se compara a um bom whisky ou vinho”, disse Anderson Souza diretor da Cachaça Extrema. O resultado foi um livreto explicativo e uma carta de produtos, que será distribuída nos bares e restaurantes. O material será disponibilizado para os estabelecimentos em uma oficina com um consultor que qualificará os funcionários que vão atender aos clientes. No total, serão 50 oficinas realizadas nos próximos três meses em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Agora, o grupo quer conhecer os serviços da Fiern que possa ajudá-lo a crescer e fortalecer a cachaça no Rio Grande do Norte. O presidente da Federação das Indústrias destacou que o Espaço Empresarial é a porta de entrada da indústria, oferecendo apoio ao desenvolvimento de processos e ampliação dos negócios. Mas, indicou que os parceiros precisam fortalecer o grupo, seja por meio de um sindicato ou associação, para que possam obter maiores benefícios dos programas desenvolvidos pela Casa da Indústria. “Sejam bem vindos a Federação.

CONTINUA

Page 13: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Portal No Ar

Vamos juntar forças para fortalecer o setor de vocês. Estamos à disposição para o que pudermos ajudar”, complementou Amaro Sales.

“O projeto que está sendo desenvolvido tem muito potencial. Mas, precisa construir plano maior para alcançar mais visibilidade e força no setor”, garantiu o Diretor da Fiern, Djalma Barbosa Júnior. Para este planejamento, será agendada uma próxima reunião do grupo com o diretor. “Todos os produtores querem crescer de forma coletiva. Sabemos que esse é também uma missão da Fiern, por isso queremos nos unir”, disse Pedro Lima das empresas Maria Boa e Mucambo. Para a diretora da Cachaça Original, Jartilde Azevedo, a reunião foi muito positiva para entender o funcionamento da Federação em prol do empresário. “Sabemos um pouco mais agora sobre a cartela de serviços que podem nos ajudar a alcançar nossos objetivos”, contou.

http://portalnoar.com/produtores-de-cachaca-buscam-apoio-da-fiern/

FIM

Page 14: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Portal JH

Sebrae retoma feirinha de legumes e hortaliças sem agrotóxicos na sexta-feira

Apesar de não ter o selo de orgânico, hortaliças não recebem agrotóxicos

Os agricultores familiares que cultivam gêneros sem agrotóxicos terão mais um ponto fixo para comercialização dos produtos em Natal. A feira de hortaliças e legumes que funcionava semanalmente na sede do Sebrae no Rio Grande do Norte será retomada na próxima sexta-feira (25), beneficiando produtores da comunidade de Pium, em Parnamirim, e de Gramorezinho, na zona Norte de Natal. A iniciativa havia sido suspensa em função das obras de reforma e adaptação do prédio. A feira começa a funcionar a partir das 7h30 e é aberta ao público.

A retomada da feirinha vai ajudar a ampliar os canais de comercialização da produção dez agricultores de Pium, que, mesmo sem certificação de orgânicos, já cultivam lavouras sem o uso de defensivos químicos. O grupo vem sendo acompanhado pelo Sebrae, que o capacitou para atuar com o sistema de produção de orgânicos. Frutas, hortaliças, mandioca, legumes e outros gêneros, como ervas aromáticas e flores, estão entre os produtos ofertados e que, antes eram vendidos na Feirinha de Pium e outra parte direcionada para os supermercados da Rede Mais. O mesmo ocorre com os agricultores do projeto Amigo Verde Gramorezinho, resultante de uma parceria entre o Sebrae e outras instituições, principalmente Petrobras e Ministério Público estadual. No projeto, o Sebrae particpa fornecendo consultorias e apoio técnicos às propriedades na área de gestão, noção de associativismo e também no repasse de técnicas de agroecologia e adequação ao sistema orgânico de produção.

Os integrantes do projeto já têm pontos de vendas semanais fixos na capital, como no Bosque das Mangueiras (sábados), sede da Semurb (quintas-feiras), Ministério Público (quartas-feiras) e Petrobras (sextas-feiras). A comunidade Gramorezinho reúne 120 famílias, das quais 30 já possuem certificação orgânica emitida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Apenas esses produtores que detêm o selo podem comercializar a produção nas Feiras Agroecológicas, incluindo a do Sebrae.

CONTINUA

Page 15: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Portal JH

De acordo com a gestora do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), Honorina Eugênia, a proposta é que a feirinha do Sebrae ocorra semanalmente às quintas-feiras a partir da próxima semana para atender aos dois grupos. Já a analista do Sebrae responsável pelo atendimento aos produtores de Pium, Jupira Nunes, enfatiza que a iniciativa é importante porque aproxima os agricultores locais dos consumidores de Natal, que buscam gêneros mais saudáveis.

http://jornaldehoje.com.br/sebrae-retoma-feirinha-de-legumes-e-hortalicas-sem-agrotoxicos-na-sexta-feira/

FIM

Page 16: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Nelly Carlos

Serra de São Bento: Festival Cultural e Gastronômico é apresentado à imprensa

O Festival Cultural e Gastronômico da Serra de São Bento, que vai acontecer no período de 06 a 10 de agosto, foi apresentado oficialmente para a imprensa do Rio Grande do Norte durante almoço na tarde desta quarta-feira, 23, em um restaurante na capital do Estado.

Secretariarias Vannize e Graça (Rogério Vital)

Durante o encontro os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da cidade, localizada há 110KM de Natal, na Borborema Potiguar, além da programação gastronômica e cultural do evento como também as potencialidades turísticas do município que tem pouco mais de 6 mil habitantes, numa altitude de aproximadamente 400M, registrando uma temperatura média mínima de 18ºC.

CONTINUA

Page 17: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Nelly Carlos

Vereadores Solange, Dora, Batista e Cimar com Emnuel e Graça (Rogério Vital)

A secretária municipal de Turismo, Catarina Belmont foi a responsável por apresentar o festival para os jornalistas dos mais diversos veículos de comunicação que marcaram presença no evento. Já a programação gastronômica foi detalhada por Diel Figueiredo, que vai coordenar essa parte e na ocasião apresentou o formato do evento no segmento da gastronomia.

Prefeito Emanuel Faustino (Rogério Vital)

CONTINUA

Page 18: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Nelly Carlos

O prefeito Emanuel Faustino deu as boas-vindas aos jornalistas e parceiros do festival e falou da importância do evento para a valorização do comércio local. “O evento traz um novo formato, onde vamos valorizar o empreendedor local, envolver a juventude, os grupos culturais, os artesãos, os alunos das escolas do município com o intuito de elevar cada vez mais a auto estima do nosso povo”, afirmou o prefeito.

Público (Rogério Vital)

Além do prefeito, a presidente da Câmara Municipal, Cimar Crizanto juntamente com os vereadores Dora Rodrigues, Solange Pessoa e Batista prestigiaram o almoço. Também estiveram presentes ao almoço, a secretária de Ação Social, Graça Rodrigues e de Saúde, Vannize Macedo. Empresários convidados, representantes do SESC, SEBRAE, FERCOMERCIO e SENAI também conferiram o sucesso do evento.

Mais informações:

www.festivalserradesaobento.com.br

Fonte: assessoria de imprensa

http://www.portaldaabelhinha.com.br/categorias/6/turismo

FIM

Page 19: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Portal Mercado Aberto

Norma cria novo padrão de qualidade para o setor turístico

Editada em 2012, a Norma ABNT NBR 15401 foi atualizada, em parceria com o Sebrae, e traz um anexo com

exemplos de boas práticas que devem ser adotadas no turismo sustentável

A partir do próximo dia 29 de julho, os empresários do setor de turismo passam a contar com uma nova referência de qualidade nos serviços em hotéis, pousadas, resorts, campings e hostel em todo o país. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vai lançar um conjunto de normas a serem cumpridas pelos empresários para que seus estabelecimentos sejam reconhecidos como meios de hospedagem sustentáveis. Editada em 2012, a Norma ABNT NBR 15401 foi atualizada, em parceria com o Sebrae, e traz um anexo com exemplos de boas práticas que devem ser adotadas no turismo sustentável.

Existem cerca de 49 mil empresas no Brasil cadastradas como meios de hospedagem, sendo que 98% delas são pequenos negócios. A norma permite que os empresários conheçam quais são os requisitos ao candidatar-se à certificação para a gestão sustentável, que é realizada por três organismos reconhecidos pelo Inmetro (a própria ABNT, a Fundação Carlos Alberto Vanzolini e o Instituto Falcão Bauer da Qualidade). Tornando-se sustentáveis, os negócios ficam mais competitivos diante de seus concorrentes e ganham um valor agregado nos seus serviços.

O Sebrae apoia os pequenos negócios, por meio de consultorias técnicas, no processo de implementação da Norma ABNT NBR 15401. Para isso, o Programa Sebraetec subsidia até 80% dos custos dos empresários. “Para que possamos avançar em programas de qualidade no setor, é fundamental que todos falem uma mesma língua. Se as empresas adotarem as mesmas normas técnicas, certamente teremos um novo patamar de competitividade no setor”, explica Carlos Alberto.

Elaborada por meio de parceria entre o Sebrae e a ABNT, a norma técnica contou com a participação de representantes dos pequenos negócios no seu processo de construção e estará disponível, juntamente com o anexo de exemplos de práticas sustentáveis, no link www.portalmpe.abnt.org.br. É necessário que o empresário faça o cadastro de sua empresa para ter acesso ao material gratuitamente. A adesão dos meios de hospedagem à norma técnica é voluntária.

O lançamento da segunda edição da norma ocorrerá durante a cerimônia de abertura do Seminário Sebrae de Sustentabilidade, promovido pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade. O encontro será de 29 à 31 de julho no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). Durante o seminário, também será divulgado um gibi informativo para facilitar a interpretação da norma técnica com diálogos e ilustrações explicativos sobre o tema.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

http://www.portalmercadoaberto.com.br/noticias-det?noticia=11416

Page 20: Clipping sebrae 25 07

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Portal Mercado Aberto

Sebrae retoma feirinha de legumes e hortaliças sem agrotóxicos

A iniciativa havia sido suspensa em função das obras de reforma e adaptação do prédio

Os agricultores familiares que cultivam gêneros sem agrotóxicos terão mais um ponto fixo para comercialização dos produtos em Natal. A feira de hortaliças e legumes que funcionava semanalmente na sede do Sebrae no Rio Grande do Norte será retomada na próxima sexta-feira (25), beneficiando produtores da comunidade de Pium, em Parnamirim, e de Gramorezinho, na zona Norte de Natal. A iniciativa havia sido suspensa em função das obras de reforma e adaptação do prédio. A feira começa a funcionar a partir das 7h30 e é aberta ao público.

A retomada da feirinha vai ajudar a ampliar os canais de comercialização da produção dez agricultores de Pium, que, mesmo sem certificação de orgânicos, já cultivam lavouras sem o uso de defensivos químicos. O grupo vem sendo acompanhado pelo Sebrae, que o capacitou para atuar com o sistema de produção de orgânicos. Frutas, hortaliças, mandioca, legumes e outros gêneros, como ervas aromáticas e flores, estão entre os produtos ofertados e que, antes eram vendidos na Feirinha de Pium e outra parte direcionada para os supermercados da Rede Mais.

O mesmo ocorre com os agricultores do projeto Amigo Verde Gramorezinho, resultante de uma parceria entre o Sebrae e outras instituições, principalmente Petrobras e Ministério Público estadual. No projeto, o Sebrae particpa fornecendo consultorias e apoio técnicos às propriedades na área de gestão, noção de associativismo e também no repasse de técnicas de agroecologia e adequação ao sistema orgânico de produção.

Os integrantes do projeto já têm pontos de vendas semanais fixos na capital, como no Bosque das Mangueiras (sábados), sede da Semurb (quintas-feiras), Ministério Público (quartas-feiras) e Petrobras (sextas-feiras). A comunidade Gramorezinho reúne 120 famílias, das quais 30 já possuem certificação orgânica emitida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Apenas esses produtores que detêm o selo podem comercializar a produção nas Feiras Agroecológicas, incluindo a do Sebrae.

De acordo com a gestora do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), Honorina Eugênia, a proposta é que a feirinha do Sebrae ocorra semanalmente às quintas-feiras a partir da próxima semana para atender aos dois grupos. Já a analista do Sebrae responsável pelo atendimento aos produtores de Pium, Jupira Nunes, enfatiza que a iniciativa é importante porque aproxima os agricultores locais dos consumidores de Natal, que buscam gêneros mais saudáveis.

Fonte: Sebrae RN

http://www.portalmercadoaberto.com.br/noticias-det?noticia=11407