CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

59

description

Clipping de notícias selecionadas com assuntos sobre CT&I no Estado do Amazonas.

Transcript of CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Page 1: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013
Page 2: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Agência Gestão CT&I Editoria: Pag: Assunto: Fapeam inscreve para 12ª chamada do Pape

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Fapeam inscreve para 12ª chamada do PapeQui, 24 de Outubro de 2013 11:04

Escrito por Agência Gestão CT&I

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) inscreve até o dia 29 de novembro para a 12ª chamada do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape).

O programa objetiva apoiar a participação de pesquisador/professor/estudante em eventos científicos e tecnológicos no País e no exterior, para a apresentação de trabalho, não publicado, resultante de pesquisa desenvolvida no Amazonas.

A 12ª chamada é voltada para os eventos previstos para serem realizados no período de 1º a 31 de março de 2014. A lista com os nomes dos contemplados está prevista para ser divulgada a partir do dia 15 de janeiro. O governo do estado, por meio da Fapeam, disponibiliza o valor de R$ 1 milhão para o Pape (edital 001/2013), conforme as possibilidades orçamentárias.

O auxílio é concedido na forma de passagens aéreas, terrestres e fluviais em território nacional e internacional. As passagens são concedidas por meio de empresa definida pela fundação. A alteração do trecho originalmente aprovado só poderá ser feita mediante apresentação de motivo justificável, a ser comprovado no ato da prestação de contas.

Ainda assim, os eventuais custos da alteração, bem como a própria alteração, serão de exclusiva responsabilidade do beneficiário.

(Agência Gestão CT&I com informações da Fapeam)

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4725:fapeam-inscreve-para-12o-chamada-do-pape&catid=144:noticias

Sim

Não

Sim Não

Page 3: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Facepe Editoria: Pag: Assunto: Missão científica do CONFAP tem agenda cheia no Reino Unido

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Missão científica do CONFAP tem agenda cheia no Reino UnidoData: Thursday, October 24 @ 14:49:33 BRTTópico: Notícias: Últimas Notícias

Recife, quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O grupo representa FAPs de várias regiões do Brasil (incluindo Fundação Araucária, Facepe, Fapeam, Fapeg, Fapemig, Fapema, Faperj, Fapesb e Fapesc)Está cheia a agenda da missão científica do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP) ao Reino Unido. Logo no primeiro dia (21), presidentes de nove fundações brasileiras de amparo à pesquisa, entre eles Diogo Ardaillon Simões (diretor-presidente da Facepe), tiveram seis compromissos em Londres, incluindo encontros com Conselhos Britânicos de Pesquisa e uma reunião com consultores que orientam os setores público e privado sobre oportunidades ligadas aos créditos de carbono.

“Consideramos o encontro muito útil e produtivo”, disse o Prof. Mario Neto Borges, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais. “Apostamos numa colaboração potencial entre nossas organizações”, afirmou (em inglês) Alessandro Casoli, da Carbon Trust, entidade independente de consultoria e inovação na certificação sobre consumo de energia de produtos, entre outras atuações (detalhes na apresentação disponível no link anexo).

Na terça-feira (22), participantes da missão foram para Coventry, a fim de visitar a Universidade de Warwick, onde funciona o Centro de Inovação do grupo automotivo Jaguar-Land Rover.

Sim

Não

Sim Não

Page 4: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

“Lá há, por exemplo, um moderno laboratório de teste e desenvolvimento de acumuladores de energia e uma das pesquisas é sobre bateria para carro elétrico, consorciada com empresas de automóveis e de baterias”, esclarece o Prof. Sergio Gargioni, presidente do CONFAP e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

“Um ponto a destacar é a forte relação entre universidade e empresa na pesquisa e a facilidade e a simplicidade burocrática que existe na implementação desses programas, muito diferente da infernal burocracia brasileira”, acrescenta Gargioni.

Ele e outros presidentes começaram o roteiro de quarta-feira (23) às 8hs, indo à Universidade de Birmingham. Às 14h30 já estavam no Imperial College London e terminaram a programação no Centro de Pesquisa em Energia do Reino Unido.

Nesta quinta (24), o embaixador Alan Charlton e outras autoridades recepcionaram o grupo de brasileiros, que passa o dia com acadêmicos de universidades como Cambridge e Manchester. A missão termina nesta sexta-feira, com visita ao Museu de Ciência e o feedback do grupo aos organizadores.

“Nosso foco tem sido programas públicos de pesquisa e inovação em tecnologia de baixo carbono consorciados com empresas. Seriam programas que buscam soluções de economia de energia e substituição de energias limpas de baixo impacto ambiental como a eólica, de mares, bioenergia,” resume Gargioni, que estará no Reino Unido até 25 de outubro a convite da Rede Britânica de Ciência e Inovação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fapesc

http://www.facepe.br/modules.php?name=News&file=print&sid=543

Page 5: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – D24Am Editoria: Pag: Assunto: Um passeio pelas praças e monumentos históricos de Manaus

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Um passeio pelas praças e monumentos históricos de Manaus26 Out 2013 . 10:20 h . Marcos Paulo Silva . [email protected]

Entre os monumentos e praças na cidade, cinco tem um destaque especial e são mostradas no trabalho da pesquisadora Maria Evany Nascimento.

Manaus - O centro histórico de Manaus é rico em seus detalhes e grandes obras podem ser vistas num simples caminhar pelas ruas da cidade. E foi pensando em resgatar a história para seus habitantes e mostrar toda sua beleza para os visitantes que a pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Evany Nascimento, transformou sua tese de mestrado em um livro, que mostra o centro histórico de Manaus através de suas praças e monumentos que se misturam com a atual arquitetura, mas que trazem em suas características um pouco da história da cidade.

Entre os monumentos e praças na cidade, cinco tem um destaque especial e são mostradas no trabalho da pesquisadora.

Localizada na Avenida Sete de Setembro, a praça Dom Pedro II é uma das mais antigas de Manaus. Ela contém duas das principais obras da cidade, um coreto de ferro e uma fonte decorativa com quatro musas, ambos trazidos da Inglaterra nos anos de 1882 e1893. Afonte de ferro foi inaugurada em Janeiro de 1894 durante a administração de Eduardo Ribeiro, que fazia u,m projeto de embelezamento da cidade, e tem como destaque as figuras feminina de quatro musas, que se diferenciam pelos objetos que carregam. O coreto de ferro é a obra mais antiga da cidade. Ele chegou em 1882 mas só foi fixado na praça em 1887, onde recebeu o nome de ‘Chalet de Ferro’.

Considerada a mais importante na cidade por conta de seu aspecto visual, a praça São Sebastião é

Sim

Não

Sim Não

Page 6: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

um dos grandes símbolos da economia da borrachaem Manaus. Inauguradaem 1867, é considerada um dos patrimônios históricos mais valiosos da cidade, juntamente com o monumento de ‘Abertura dos Portos do Amazonas ao Comercio Mundial’ que encontrasse bem no meio da praça. O monumento, que é todo em bronze com placas em mármore, veio trazido da Itália em 1900, no período áureo da borracha. Podemos destacar no entorno da praça, a igreja de São Sebastião, galerias de artes, bares e cafés, além do imponente Teatro Amazonas e, ao fundo, o museu Palácio da Justiça.

Eternizada como Praça da Saudade na memória coletiva das pessoas, por conta de um cemitério que existia onde hoje se encontra a sede do Atlético Rio Negro Clube, a Praça 5 de setembro é uma das mais famosas da cidade. E ela só passou a ser chamada de 5 de Setembro em 1932, quando recebeu o monumento de Tenreiro Aranha, em comemoração à elevação do Amazonas à categoria de província, homenageando o primeiro presidente da província, João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha. Assim como outras obras, essas também veio da Itália, no ano de 1907, mas só foi colocado na praça 1932.

Conhecida como Praça da Policia, o espaço localizado na Sete de Setembro já foi chamada de praça 28 de Setembro, Largo do Palacete, praça da Constituição, praça Gonçalves Ledo, praça João Pessoa, Largo do Liceu, praça Roosevelt e hoje tem o nome oficial de praça Heliodoro Balbi. Construída toda no estilo inglês, a praça é a mais arborizada da cidade, e conta também com um coreto de ferro datado da primeira década do século 20, uma pérgula, uma pequena fonte e um grande número de esculturas espalhada por toda ela. Nas imediações da praça, há ainda outros espaços tradicionais, como o Colégio Amazonense Dom Pedro II e o Palacete Provincial.

Situada na Parte principal da cidade, a Praça da Matriz está voltada para o Rio Negro, em frente ao porto de Manaus, um dos portões de entrada da capital. Com jardins distribuídos por todos os lados, encontra-se ao centro da praça a Catedral Nossa Senhora da Conceição, construída em 1786. No local há, também, uma fonte decorativa que é a maior da cidade, ricaem detalhes. Afonte foi fabricada por escoceses e instalada em 1898, na administração de Eduardo Ribeiro. Os azulejos pintados que retratam a via sacra dão um charme a mais no lugar. Eles vieram de São Paulo e foram fixados na construção do Centro Pastoral, datada de 1993.

A praça também conta com algumas obras de personalidades políticas, como o busto do ex-presidente Floriano Peixoto, instalado em 1996. E ao lado da praça há também o mais antigo relógio público da cidade, o “Relógio Municipal”, encomendado de uma relojoaria suíça em 1930, na administração do intendente José Francisco Araújo de Lima.

Confira mais sobre as obras na videorreportagem.

http://www.d24am.com/amazonia/historia/um-passeio-pelas-pracas-e-monumentos-historicos-de-manaus/98554

Page 7: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Faperg Editoria: Pag: Assunto: Representantes de FAPs visitam o Reino Unido

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Representantes de FAPs visitam o Reino UnidoA Rede Britânica de Ciência e Inovação e o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) levam uma delegação, composta por nove agências brasileiras de amparo à pesquisa, ao Reino Unido entre os dias 19 e 25 de outubro. O grupo, que é composto por agências de todas as regiões brasileiras (Araucária, Facepe, Fapeam, Fapeg, Fapemig, Fapema, FAPERJ, Fapesb e Fapesc), terá uma agenda cheia. Dentre os destaques estão uma reunião com o ResearchCouncils UK, instituição equivalente à Confap, que apresentará o sólido mecanismo britânico de financiamento a pesquisas científicas, além de discutir possibilidades de cooperação com o Brasil. "O Brasil e o Reino Unido são grandes parceiros na área de pesquisa científica", conta Caroline Cowan, diretora de Ciência e Inovação da Embaixada Britânica em Brasília. "A missão será mais uma oportunidade de aprofundar e criar novos projetos de colaboração entre os dois países", complementa. As agências também se encontram com a Universities UK, órgão que representa as universidades britânicas e que coordena o programa Ciência sem Fronteiras no Reino Unido. A delegação também se reúne com representantes de 17 universidades inglesas, quando discutirão sobre possibilidades de acordos e colaboração em pesquisa. Mais informações: http://www.confap.org.br

http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=9536

Sim

Não

Sim Não

Page 8: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Portal do Zacarias Editoria: Pag: Assunto: UEA apresenta na terça-feira robô que auxiliará a instituição no

desenvolvimento de pesquisas de bioprótese

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

UEA apresenta na terça-feira robô que auxiliará a instituição no desenvolvimento de pesquisas de biopróteseA apresentação do robô será feita pela UEA, por meio da coordenação do Núcleo de Tecnologia Assistiva, na próxima terça-feira (29 de outubro), às 10h30, no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST - avenida Darcy Vargas, nº 1.200, Parque 10 de Novembro, zona centro-sul).

A UEA será a primeira instituição Norte-Nordeste do país a contar com o robô que será utilizado em pesquisas relacionadas à Tecnologia Assistiva. A proposta faz parte do Projeto de Desenvolvimento de Bio-Prótese de Pé e Tornozelo de Madeira Laminada e Colada com Avaliação Clínica em Pacientes Protetizados a ser incluído na Lei Orçamentária Anual de 2014.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Assistiva da UEA, professora Marlene Araújo, o robô humanoide é um dos melhores do mundo para este tipo de pesquisa e será usado no processo de modelagem do ciclo da marcha, que garante a mobilidade ao andar.

“Queremos verificar a capacidade do robô de se locomover para fazermos as aplicações nas biopróteses”, afirmou. O objetivo do robô é potencializar a modelagem de próteses de membros inferiores com aplicação de espécies madeireiras da região amazônica: roxinho, ipê e cumaru. A fonte de recurso do projeto é a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), via edital Viver Melhor Pró-Assistir.http://www.portaldoantoniozacarias.com/site/noticia/UEA-apresenta-na-terca-feira-robo-que-auxiliara-a-instituicao-no-desenvolvimento-de-pesquisas-de-bioprotese/

Sim

Não

Sim Não

Page 9: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Blog da Floresta Editoria: Pag: Assunto: UEA terá robô humanoide para auxiliar no desenvolvimento de pesquisas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

UEA terá robô humanoide para auxiliar no desenvolvimento de pesquisasPublicado 28 de outubro de 2013 | Por Mario DantasModelo

Modelo do Robô que auxiliará no desenvolvimento de pesquisa na UEA

O objetivo do robô é potencializar a modelagem de próteses de membros inferiores com aplicação de espécies madeireiras da região amazônica. A UEA será a primeira instituição Norte-Nordeste do país que contará com o robô para o desenvolvimento das pesquisas. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) passará a contar com um robô humanoide para utilização em pesquisas de bioprótese. A apresentação do robô será feita pela UEA, por meio da coordenação do Núcleo de Tecnologia Assistiva, na próxima terça-feira (29), às 10h30, no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST), localizado na Avenida Darcy Vargas, nº. 1200, bairro Parque 10 de novembro. A UEA será a primeira instituição Norte-Nordeste do país a contar com o robô que será utilizado em pesquisas relacionadas à Tecnologia Assistiva. A proposta faz parte do Projeto de Desenvolvimento de Bio-Prótese de Pé e Tornozelo de Madeira Laminada e Colada com Avaliação Clínica em Pacientes Protetizados a ser incluído na Lei Orçamentária Anual de 2014.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Assistiva da UEA, professora Marlene Araújo, o robô humanoide é um dos melhores do mundo para este tipo de pesquisa e será usado no processo de modelagem do ciclo da marcha, que garante a mobilidade ao andar. “Queremos verificar a capacidade do robô de se locomover para fazermos as aplicações nas biopróteses”, afirmou.

O objetivo do robô é potencializar a modelagem de próteses de membros inferiores com aplicação de espécies madeireiras da região amazônica: roxinho, ipê e cumaru. A fonte de recurso do projeto é

Sim

Não

Sim Não

Page 10: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), via edital Viver Melhor Pró-Assistir.

Treinamento

No período de 23 a 25 de outubro, o Núcleo de Tecnologia Assistiva da UEA participará de treinamentos para a utilização do robô. As atividades acontecerão no laboratório de Tecnologia Assistiva da Escola Superior de Tecnologia (EST), com o representante da empresa responsável pela fabricação do robô. Na ocasião, serão abordadas as funcionalidades do NAO.

O grupo também negocia a visita do pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Muller, para dar orientações sobre as potencialidades de pesquisa com uso da tecnologia do robô NAO.

Também está em estudo a utilização do robô NAO no processo de ensino-aprendizagem da língua brasileira de sinais e uso no tratamento de crianças autistas.

Projeto de Desenvolvimento de Bio-Próteses

O projeto para o desenvolvimento de protótipos de bioprótese em madeira laminada e colada de pé e tornozelo tem um período de realização de um ano. “O projeto iniciou em março de 2013 e tem previsão de conclusão para março do ano que vem. Há a proposta de inclusive fazer a protetização de dois pacientes com as biopróteses”, disse Marlene Araújo.

Segundo a proposta, os beneficiários diretos serão os pacientes amputados, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e indiretos, pesquisadores e profissionais das áreas de saúde e engenharia. “A bioprótese terá um preço bem mais acessível que as próteses de fibra de caborno, apesar de contar com a mesma capacidade de absorção de energia”, disse.

A previsão de atendimento após a conclusão do projeto é de duas mil pessoas por ano. A ideia é, ainda, ampliar a elaboração das biopróteses não só de pé e tornozelo, mas de joelho e quadril.

http://www.blogdafloresta.com.br/?p=23772

Page 11: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Portal do Purus Editoria: Pag: Assunto: UEA terá robô humanoide para auxiliar no desenvolvimento de pesquisas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

UEA terá robô humanoide para auxiliar no desenvolvimento de pesquisasPublicado em Quinta, 24 Outubro 2013 08:10O objetivo do robô é potencializar a modelagem de próteses de membros inferiores com aplicação de espécies madeireiras da região amazônica. A UEA será a primeira instituição Norte-Nordeste do país que contará com o robô para o desenvolvimento das pesquisas

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) passará a contar com um robô humanoide para utilização em pesquisas de bioprótese. A apresentação do robô será feita pela UEA, por meio da coordenação do Núcleo de Tecnologia Assistiva, na próxima terça-feira (29), às 10h30, no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST), localizado na Avenida Darcy Vargas, nº. 1200,bairro Parque 10 de novembro.

A UEA será a primeira instituição Norte-Nordeste do país a contar com o robô que será utilizado em pesquisas relacionadas à Tecnologia Assistiva. A proposta faz parte do Projeto de Desenvolvimento de Bio-Prótese de Pé e Tornozelo de Madeira Laminada e Colada com Avaliação Clínica em Pacientes Protetizados a ser incluído na Lei Orçamentária Anual de 2014.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Assistiva da UEA, professora Marlene Araújo, o robô humanoide é um dos melhores do mundo para este tipo de pesquisa e será usado no processo de modelagem do ciclo da marcha, que garante a mobilidade ao andar. “Queremos verificar a capacidade do robô de se locomover para fazermos as aplicações nas biopróteses”, afirmou.

O objetivo do robô é potencializar a modelagem de próteses de membros inferiores com aplicação de espécies madeireiras da região amazônica: roxinho, ipê e cumaru. A fonte de recurso do projeto é

Sim

Não

Sim Não

Page 12: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), via edital Viver Melhor Pró-Assistir.

Treinamento

No período de 23 a 25 de outubro, o Núcleo de Tecnologia Assistiva da UEA participará de treinamentos para a utilização do robô. As atividades acontecerão no laboratório de Tecnologia Assistiva da Escola Superior de Tecnologia (EST), com o representante da empresa responsável pela fabricação do robô. Na ocasião, serão abordadas as funcionalidades do NAO.

O grupo também negocia a visita do pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Muller, para dar orientações sobre as potencialidades de pesquisa com uso da tecnologia do robô NAO.

Também está em estudo a utilização do robô NAO no processo de ensino-aprendizagem da língua brasileira de sinais e uso no tratamento de crianças autistas.

Projeto de Desenvolvimento de Bio-Próteses

O projeto para o desenvolvimento de protótipos de bioprótese em madeira laminada e colada de pé e tornozelo tem um período de realização de um ano. “O projeto iniciou em março de 2013 e tem previsão de conclusão para março do ano que vem. Há a proposta de inclusive fazer a protetização de dois pacientes com as biopróteses”, disse Marlene Araújo.

Segundo a proposta, os beneficiários diretos serão os pacientes amputados, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e indiretos, pesquisadores e profissionais das áreas de saúde e engenharia. “A bioprótese terá um preço bem mais acessível que as próteses de fibra de caborno, apesar de contar com a mesma capacidade de absorção de energia”, disse.

A previsão de atendimento após a conclusão do projeto é de duas mil pessoas por ano. A ideia é, ainda, ampliar a elaboração das biopróteses não só de pé e tornozelo, mas de joelho e quadril.

*Com informações da assessoria de imprensa da UEA.

http://portaldopurus.com.br/index.php/editorial-mais-destaque/11347-uea-tera-robo-humanoide-para-auxiliar-no-desenvolvimento-de-pesquisas

Page 13: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – G1.Globo Editoria: Pag: Assunto: Segredo de movimento dos robôs está nos quadris, afirmam cientistas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Segredo de movimento dos robôs está nos quadris, afirmam cientistasPesquisadores japoneses desenvolvem robô com caminhar mais natural.Invenção pode ajudar no entendimento sobre humanos.Cientistas japoneses especializados em robótica provaram o que o rei do rock, Elvis Presley, já sabia: o segredo está nos quadris.O mesmo movimento que fez Elvis, 'The Pelvis', conquistar fama nos anos 1950, inspirou engenheiros a fazer robôs capazes de se movimentar com mais naturalidade.Uma equipe de cientistas do Instituto de Robótica Humanoide da Universidade Waseda, perto de Tóquio, passou horas analisando como a cintura é usada para dar aos humanos um caminhar mais fácil.Em seguida, eles tentaram imitar o movimento em suas criações."A maioria dos robôs humanoides não tem movimentos de cintura, então precisam flexionar os joelhos", o que dá a eles um caminhar esquisito e afetado, explicou o professor Kenji Hashimoto.O Wabian-2, desenvolvido pela equipe, tem quadris flexíveis que permitem a cada perna girar, o que significa que o robô consegue caminhar de uma forma que imita mais os humanos."A cintura gira e o robô consegue esticar os joelhos", afirmou. A pélvis também vira e se movimenta para cima e para baixo, assim como acontece nos seres humanos, afirmou.Wabian-2 pode ajudar os cientistas a aprenderem mais sobre as pessoas."Com o Wabian-2, nós queremos imitar o corpo humano", disse Hashimoto. "O propósito de desenvolver um robô humanoide é entender os humanos", acrescentou.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/10/segredo-de-movimento-dos-robos-esta-nos-quadris-afirmam-cientistas.html

Sim

Não

Sim Não

Page 14: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Inpa Editoria: Pag: Assunto: Pedalada científica encerra atividades da Semana Nacional de C&T do Inpa

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Pedalada científica encerra atividades da Semana Nacional de C&T do Inpa2013-10-24 – 12:51:00

O evento reuniu crianças e adultos em uma programação que uniu ciência, saúde e esporte pelas alamedas do Inpa em Manaus Colaborador Ascom

Em comemoração aos 344 anos de Manaus, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) em parceria com o movimento Pedala Manaus, realizou na manhã desta quinta-feira (24) a Pedalada Científica como encerramento das atividades do Inpa na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Segundo o coordenador de extensão, Carlos Bueno, a ideia é mostrar para a sociedade que dentro da área do Inpa existe uma biodiversidade que tem a ver com o desenvolvimento regional. “Foi uma pedalada tranquila, onde pesquisadores do Inpa e especialistas explicaram para os participantes sobre as plantas da região, os resultados das pesquisas feitas nos laboratórios e de que forma as pessoas absorvem conhecimento científico e de que maneira podem utilizar no seu dia a dia”, disse.

A trajetória da pedalada teve início às 9hs e durante o percurso, foram realizadas cinco paradas com conteúdo científico. Duas paradas estratégicas em uma das vias pavimentas do instituto rodeadas de plantas. Uma parada no laboratório de malária e dengue, neste lugar os ciclistas foram orientados os cuidados com esses insetos e seus sintomas.

Sim

Não

Sim Não

Page 15: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

As duas últimas paradas aconteceram no Bosque da Ciência onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto os mamíferos aquáticos. Segundo o coordenador do Pedala Manaus, Tiago Oliveira, a pedalada que encerrou as atividades da Semana de C&T do Inpa acrescentou conhecimento aos participantes. “O pedala Manaus surgiu dentro do Inpa com o apoio dos colaboradores e virou o movimento que é hoje. Essa experiência que tivemos hoje, só veio agregar valor científico no ambiente das pessoas que vieram participar e trouxe mais esporte e lazer com a mobilidade que a bicicleta proporciona em cada pedalada”, comentou.

O técnico do Herbário do Inpa, Nory Daniel, destaca a necessidade de ações que despertem o interesse com a saúde aliadas ao conhecimento científico. “O objetivo é fazer com que os funcionários e a pessoas de fora se envolvam em atividades físicas e tenham a importância do instituto para a comunidade”, declarou.

Alcance

Para Bueno, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia encerrou as atividades divulgando a informação científica para mais de 110 mil pessoas através do sistema multimídia da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que permite o alcance em todos as escolas dos municípios do Amazonas e demais cidades do Brasil, além dos estudantes que visitaram o Inpa durante uma semana de evento.

“Isso multiplica muito a informação que queremos passar, pois é um sistema online com interatividade de perguntas. Acredito que a Semana de C&T do ano que vem teremos pelo menos um alcance de 10% a mais de pessoas que vão absorver ciência em comparação a este ano”, informou.

Foto da chamada: Daniel Jordano

http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3020

Page 16: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Inpa Editoria: Pag: Assunto: Inpa encerra ciclo de palestras e oficinas da Semana Nacional de C&T

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Inpa encerra ciclo de palestras e oficinas da Semana Nacional de C&T2013-10-23 – 20:36:42Durante uma semana o Instituto realizou palestras, exposições, visitas a escolas, atividades esportivas e culturais, aproximando a população de Manaus ao conhecimento gerado nos laboratórios de pesquisa

*Da redação da Ascom

Na tarde desta quarta-feira (23), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizou a solenidade de encerramento das atividades que envolveram palestras, mini-cursos e oficinas da 10ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida pelo Instituto. Vale ressaltar que apesar do término da semana de atividades, o Inpa realiza nesta quinta-feira (24), aniversário de Manaus, uma “Pedalada Científica”.

A atividade é promovida pelo Instituto, em parceria com o movimento Pedala Manaus e acontecerá nas vias pavimentadas do Inpa, que fica localizado no bairro de Petrópolis, zona Centro-Sul da cidade. O circuito ciclístico que envolve atividade física e conhecimento científico será realizado às 9h.

Segundo com o coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno, o intuito agora é que os participantes possam levar o conhecimento para outras pessoas. “Nós estamos encerrando as atividades da semana de C&T de 2013, agradecendo a todos que estão aqui. Que (eles) levem esta mensagem muito positiva de que vivemos no mais lindo local do mundo, com uma floresta

Sim

Não

Sim Não

Page 17: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

fantástica e que precisamos aprender a conhecer”, disse. Esporte

Desde o dia 17 deste mês o Inpa realizou atividades esportivas alusivas ao tema da SNCT que é "ciência, saúde e esporte. Com foco nas atividades físicas, a Reserva Florestal Adolpho Ducke, Localizada no Km26 de estradas Manaus/Itacoatiara (Am-010) recebeu no dia 20 de outubro, o “Desafio da Reserva Ducke” que teve sete quilômetros de percurso, aliando adrenalina, emoção e encantamento num ambiente de 100 Km², com fauna e flora praticamente intocadas.

No mesmo dia, o Clube de Orientações da Agremiação dos Subtenetes e Sargentos da Amazônia (Corasa) e a Federação Amazonense de Orientação (FOA) em parceira com o Inpa realizaram a 3ª Etapa do 5° Campeonato de Orientação do Amazonas, uma competição na floresta dentro do perímetro urbano de Manaus, no Bosque da Ciência do Instituto.

Educação

O Instituto também participou de atividades na SNCT em Brasília (DF) por meio da equipe do Laboratório de Citotaxonomia e Insetos aquáticos (LACIA). A equipe tem mostrou ao público visitante, por meio de atividades lúdicas, a importância desse grupo de insetos para a biodiversidade e para a manutenção dos ecossistemas aquáticos na Amazônia.

Entre os dias 17 e 18 de outubro, o Inpa promoveu uma rodada de palestras em universidades e escolas de ensino público de Manaus (AM). O objetivo da ida do Instituto às escolas e universidades é divulgar conhecimento científico através de palestras e aproximar estudantes da pesquisa científica.

Além disso, os estudantes ainda tiveram a oportunidade de visitar os laboratórios e conhecer sua dinâmica, por meio do programa Laboratório de Portas Abertas, realizado dentro das atividades da SNCT, onde os laboratórios recebem estudantes das escolas estaduais de Manaus. No sábado (19) foi a vez do Circuito da Ciência, projeto que é uma ferramenta de popularização da ciência e que visa disseminar os conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos pelo Inpa. Várias atividades socioambientais e culturais, como exposições científicas, oficinas, jogos educativos e apresentações de músicas e teatro, foram desenvolvidas no Bosque da ciência do Instituto, em sua 8ª edição, nesta ocasião como parte das atividades da SNCT.

Cultura No domingo (20) o Teatro Amazonas recebeu cerca de 700 pessoas para a apresentação do grupo Camerata de Ukulelê, de dez alunos de escolas públicas de Manacapuru, município do interior do Amazonas, juntamente com a Orquestra de Violão do Estado. A camerata de Ukulelê é o resultado de um projeto desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT)-Madeiras da Amazônia. ApoioA SNCT no Inpa teve com o apoio do Comando Militar da Amazônia (CMA), 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Pedala Manaus, Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans),Honda, Petrobrás, Caloi, Água Crim, Eridata Telecomunicações, Itacol, Magistral, Grupo Simões, Jungle Man esportes de aventura e InFrutas.

Foto da chamada: Eduardo Gomes http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3019

Page 18: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Inpa Editoria: Pag: Assunto: Semana Nacional de C&T: estudantes aprendem na prática características e

modo de vida dos animais invertebrados

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Semana Nacional de C&T: estudantes aprendem na prática características e modo de vida dos animais invertebrados2013-10-23 – 17:40:01A proposta é ensinar a importância destes animais para o meio ambiente e como preservá-los

Por Leonardo Jeronimo

Desde segunda-feira (21), o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza exposições, atividades esportivas, palestras e minicursos na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), dentre essas atividades está a exposição sobre invertebrados.

Além das explicações dadas pela pesquisadora do Inpa Elisiana Oliveira e a sua equipe, outra área que deve ser frisada é a conscientização ambiental, que é transmitida para os participantes da atividade em um local privilegiado, no entorno do Lago Amazônico no Bosque da Ciência.

Aranhas, escorpiões, besouros, mantódea (louva-a-deus) e a classe do diplopoda, que inclui o conhecido embuá, são alguns dos animais que estão em exposição e podem ter tocados pelos visitantes.

Segundo Elisiana Oliveira, existe grande importância em apresentar para os estudantes presentes no estande o modo de vida, características físicas e realidade sobre esses invertebrados. “Nós mostramos para os alunos que em torno destes animais têm muito mito, por exemplo as aranhas caranguejeiras que no primeiro momento parecem agressivas, mas são dóceis e de fácil

Sim

Não

Sim Não

Page 19: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

manipulação”, afirma Oliveira.

“O mais interessante aqui no estande é a diversidade dos animais e o visitante pode ter um contato direto com eles, mesmo com medo segurei a aranha e tive uma sensação um pouco estranha”, afirma o estudante David Gonçalves, 15, da Escola Estadual Dom Jacques, localizada na zona leste de Manaus (AM).

A pesquisadora destaca que a visitação tem sido intensa e observou que há um enorme interesse por parte dos estudantes com a temática abordada pela oficina, ressalta também que o conhecimento adquirido no local não se limita a uma pessoa, pois as crianças e os adolescentes repassam as informações para os amigos e familiares.

“Esse diálogo entre pesquisador e alunos/visitantes é fundamental, pois enaltece o sentido da existência do Inpa e também da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que é a disseminação e divulgação de conhecimento”, complementa Oliveira.

Foto da chamada: Daniel Jordano

http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3016

Page 20: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Inpa Editoria: Pag: Assunto: Inpa realiza simpósio para apresentar e discutir pesquisas biológicas na

região amazônica

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Inpa realiza simpósio para apresentar e discutir pesquisas biológicas na região amazônica2013-10-23 – 12:21:05

O evento é realizado pelo Programa de Pesquisas em Biodiversidade (PPBio) – Amazônia Ocidental do Inpa e tem a intenção de promover o diálogo entre pesquisadores e o incentivo aos estudantes nas atividades de pesquisa. O evento será no Paiol da Cultura, localizado no Bosque da Ciência, no Inpa sede

Da redação da Ascom

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, o Programa de Pesquisas em Biodiversidade (PPBio) – Amazônia Ocidental (PPBio-Am.Oc) e Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM), ambos coordenado pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) William Ernest Magnusson, realizam o II Simpósio CENBAM e PPBio-Amazônia Ocidental com o objetivo promover o diálogo entre pesquisadores de diversas regiões da Amazônia e estimular a participação de alunos de graduação e pós-graduação nas atividades de pesquisa integrada nos dois programas, que promovem pesquisas biológicas na Amazônia.

Segundo a Comissão Organizadora serão abordados temas como biodiversidade, levantamentos biológicos, meio físico, flora, fauna, ecossistemas, genética, bioprospecção e coleções biológicas. Além de trabalhos realizados no âmbito dos projetos CENBAM/PPBio.

Sim

Não

Sim Não

Page 21: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Durante o Simpósio os representantes e pesquisadores dos Núcleos Regionais do PPBio Amazônia Ocidental e do Núcleo Executor em Manaus (AM) irão mostrar os resultados de suas pesquisas, discutir sobre metas cumpridas e perspectivas futuras, bem como sobre dificuldades encontradas e futuras necessidades que serão expostas por cada núcleo regional. “Todos os núcleos apresentarão um panorama do que está sendo feito, os principais progressos nos últimos anos e os avanços na pesquisa e na infraestrutura alcançados até o momento. Dessa forma poderemos determinar o planejamento das atividades a serem realizadas nos próximos anos”, explica representantes da Comissão.

Programação

Os dois primeiros dias do evento serão abertos para o público em geral, sendo que no primeiro dia (27) ocorrerá a apresentação dos Núcleos Regionais e no segundo (28), a apresentação dos banners pela manhã. A partir da tarde do dia 28 e do terceiro dia (29), as atividades serão restritas aos participantes PPBio-CENBAM e convidados.

O público-alvo é definido por pesquisadores, estudantes e bolsistas integrantes do PPBio, INCT-CENBAM, projetos associado, alunos de graduação e pós-graduação em biologia, ciências florestais, ambientais e áreas afins.

Sobre os programas

O CENBAM faz parte do programa Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). Tem o objetivo de criar e consolidar cadeias de produção baseadas em conhecimentos científicos sólidos que se originam em estudos de biodiversidade e terminam com informações, produtos ou processos que são de valor para os usuários específicos a curto, médio e longos prazos.

O objetivo do PPBio é articular a competência regional e nacional para que o conhecimento da biodiversidade brasileira seja ampliado e disseminado de forma planejada e coordenada. O PPBio atua em três componentes: inventários biológicos, coleções biológicas e estudos aplicados. Na Amazônia, o programa é organizado com uma rede de núcleos regionais, uma em cada estado da região amazônica, ligados a dois centros principais em Manaus e Belém.

Apoio

Além do Inpa, o evento tem o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Fundação de Amparo à Pesquisas do Estado do Amazonas (Fapeam), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), PPBio e INCT-CENBAM.

Foto da chamada: Acervo Ppbio/CENBAM

http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3014

Page 22: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Parintins abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Parintins abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no AmazonasAGÊNCIA CT&I AMAZONAS, DENISON SILVAN E MARLÚCIA SEIXASCom a participação de estudantes e professores, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), abriu oficialmente em Parintins, nesta-segunda-feira (21), a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2013).

O evento de abertura contou com a presença do titular da SECTI-AM, Odenildo Sena, do diretor do Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) de Parintins, David Xavier, e do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Carlossandro Albuquerque.

Segundo Sena, o motivo da escolha de Parintins para sediar a abertura da SNCT deve-se principalmente à pujança do município no campo de CT&I, que se tornou marcante graças à presença das instituições de ensino na cidade, dentre essas a UEA, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

“A abertura da SNCT em Parintins é um fato histórico, representativo do quanto este município cresceu e se fez presente no campo de ciência, tecnologia e inovação no Amazonas”, esclareceu o secretário.

A palestra “Novo Mapa da Ciência Brasileira”, proferida por Odenildo Sena, revelou que este novo cenário da ciência, tecnologia e inovação no Amazonas se insere num conjunto de fatores que vai desde a ampliação dos campi das universidades federais no interior à formação de mais mestres e doutores.

Sim

Não

Sim Não

Page 23: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Para ele, o divisor de águas neste cenário foi a criação, em 2003, do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, capitaneado pela SECTI-AM, que agrega a UEA, como centro de pesquisa universitária, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), instituição fomentadora de todas essas mudanças.

As atividades da SNCT contam com o envolvimento de 15 mil alunos da UEA. Foto: Marlúcia Seixas

FAPEAM

A relevância da Fapeam para o avanço em CT&I no Amazonas é percebida em todas as atividades da SNCT, na UEA de Parintins. As pesquisas apresentadas, exposições e demais apresentações são resultados de projetos apoiados pela instituição.

Nesses dez anos de sistema público de CT&I no Estado, a Fundação possibilitou a formação de recursos humanos em todos os níveis de ensino, com destaque para a formação de mestres e doutores.

Em 2002, o Amazonas contava com aproximadamente 400 doutores concentrados na Ufam e, atualmente, o quantitativo se aproxima de 2 mil doutores. “Esse número atual é bom, mas ainda é pouco, porque começamos relativamente tarde a montar nosso sistema de ciência, tecnologia e inovação, por isso temos ainda muita estrada pela frente”, revela o secretário.

Para David Xavier, os resultados dos investimentos em recursos humanos já são perceptíveis e anunciou que na UEA de Parintins a maioria dos professores tem mestrado ou doutorado. “É importante que a comunidade acadêmica reflita acerca da sua produção científica e socialize esses conhecimentos com a sociedade, que é a beneficiária direta de tudo o que é produzido na academia”, disse.

ATIVIDADES

A UEA tem participado intensamente das atividades da 10ª. SNCT. De acordo com o professor Carlosssandro Albuquerque, todos os centros, núcleos e escolas da UEA, tanto na capital como no interior, estão envolvidos na Semana, atingido um público interno de 15 mil alunos da universidade.

Ele avalia que estas ações fortalecem a interiorização da produção acadêmica da universidade e promovem a aproximação com a comunidade amazonense. “Atualmente, a UEA é a maior instituição de ensino com atividades desenvolvidas na SNCT no País”, revelou.

Em Parintins, as ações da SNCT organizadas pela UEA levaram ao campus não só estudantes de graduação, mas também dos ensinos fundamental e médio.

As atividades foram coordenadas pelos professores Nélio Martins da Silva Azevedo Sasaki, de Astronomia, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp-UEA), e por Adriano Márcio dos Santos, mestre em física, com doutorado e pós-doutorado em tecnologias energéticas e nucleares.

Até a sexta-feira (25) acontecem também atividades lúdicas e apresentações culturais.

SNCT EM MANAUS

Page 24: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Em Manaus, abertura oficial da 10ª SNCT acontece na quarta-feira (23), às 10h, na Vila Olímpica, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

As ações visam sensibilizar os participantes sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis, e relacionar as contribuições da ciência e da tecnologia para a melhoria da qualidade de vida.

Agência CT&I Amazonas, por Denison Silvan e Marlúcia Seixas

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/10/parintins-abre-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-no-amazonas/

Page 25: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Brasil e Polônia agora são parceiros no Ciência sem Fronteiras

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Brasil e Polônia agora são parceiros no Ciência sem FronteirasPostado em 26/10/2013O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, e o presidente da Conferência dos Reitores das Escolas Acadêmicas da Polônia(CRASP), Wieslaw Banys, assinaram um memorando de entendimento por ocasião da entrada da Polônia no Programa Ciência sem Fronteiras.A nova parceria trará oportunidades de bolsas em diversas modalidades para estudar no país. Também estiveram presentes na cerimônia o embaixador da República da Polônia, Andrzej Maria Braiter, representantes do CNPq e do Programa CsF, pesquisadores poloneses, entre outros.O presidente do CNPq, em sua apresentação, contou um pouco da história do CNPq, que completou 62 anos de existência e afirmou que a ciência brasileira é nova, sendo a Universidade de São Paulo (USP) uma das mais antigas e tradicionais universidades do País.Ainda em sua fala, Glaucius apresentou o Programa Ciência sem Fronteiras, as modalidades de bolsas oferecidas e como estas beneficiam, cada uma em sua forma específica, o aperfeiçoamento do ensino, além da qualificação de mão de obra na ciência, engenharias e pesquisa no Brasil e no mundo. “Nós esperamos um futuro bastante produtivo com esta nova parceria assinada. Agradecemos a presença da delegação polonesa e damos às boas vindas ao nosso País”, ressalta o presidente.Para o presidente Wieslaw Banys, promover este tipo de colaboração, principalmente com foco na mobilidade acadêmica, é investir no crescimento ainda maior do sistema educacional na Polônia. “Eu fiquei muito surpreendido com o que o senhor (Glaucius) disse sobre o programa no Brasil”, destacou o presidente polonês. Banys ainda citou as recentes reformas pelas quais o sistema de ensino e pesquisa polonês passou nos últimos anos e citou várias parcerias do país com outras instituições de ensino.

Fonte: CNPq

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/10/cnpq-assina-acordo-com-a-polonia-para-o-programa-ciencia-sem-fronteiras/

Sim

Não

Sim Não

Page 26: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Pesquisa busca produzir células-tronco em larga escala

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Pesquisa busca produzir células-tronco em larga escalaPostado em 25/10/2013No início de 2000, o índice de sobrevida de pacientes com leucemia promielocítica aguda (LPA) no Brasil era de 50% contra os mais de 80% registrados nos Estados Unidos e em países europeus.

A maior incidência da doença em países latino-americanos não justificava a discrepância nas estatísticas: a LPA responde bem ao ácido all-trans retinoico (ATRA), medicação que é distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A explicação para a defasagem nos resultados estava no diagnóstico tardio e no consequente atraso no início do tratamento de uma doença que induz a um grave quadro hemorrágico, elevando o número de óbitos.

Associando pesquisa básica e clínica, pesquisadores do Centro de Terapia Celular (CTC), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) mantido pela Fapesp e sediado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, propuseram um novo modelo de diagnóstico, adotado por um consórcio de oito hospitais públicos em cinco estados.

“Em nove anos, a mortalidade caiu pela metade e a sobrevida dos pacientes chegou a 70%”, comemora o pesquisador Eduardo Magalhães Rego. O resultado do trabalho foi a capa da revista Blood, em 14 de março de 2013. O protocolo tornou-se padrão em outros países da América Latina: agora, o consórcio também reúne hospitais do Chile, do Uruguai e do México e, nos próximos meses, incluirá o Paraguai e o Peru.

O novo diagnóstico da LPA traduz uma das missões primordiais do Centro de Terapia Celular e do Programa Cepid, criado pela Fapesp em 2000: desenvolver pesquisa de excelência, comprometida com a aplicação de resultados.

Sim

Não

Sim Não

Page 27: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

“O CTC criou um ambiente fértil para o desenvolvimento de metodologias relacionadas à pesquisa com câncer, células-tronco, biotecnologia e biologia molecular. Fazemos pesquisa básica e temos clínica de tratamento de pacientes, laboratórios no Hemocentro e no Hospital das Clínicas, além de uma unidade de transplante de medula óssea”, avalia Marco Antonio Zago, coordenador do Centro e pró-reitor de Pesquisa da USP.

A formulação do novo teste diagnóstico da LPA fez o percurso da bancada à clínica. “A LPA resulta da quebra de dois cromossomos que trocam pedaços entre si, formando um gene de fusão. O desafio era entender como esse gene causa a leucemia”, explica Magalhães Rego.

Utilizando modelos transgênicos, os pesquisadores reproduziram a doença em camundongos e constataram que algumas proteínas, que deveriam atuar como supressoras, não funcionavam. Uma delas, a PML, “aprisionada” em estrutura bem definida em indivíduos sadios, entre doentes apresenta-se dispersa, sem função de regulação do organismo e em interação com outro grupo de proteínas.

A dispersão da PML foi a chave para o teste diagnóstico, realizado por meio de exame de medula óssea em reação a anticorpos “doados por um pesquisador italiano”, como Magalhães Rego diz. “Trata-se de um exame laboratorial de imunofluorescência, disponível em hospitais de porte médio, e que fica pronto em seis horas”, descreve.

O próximo passo será testar o efeito do transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH), extraídas da medula óssea, no tratamento de infecções oportunistas em portadores de leucemias mieloides agudas.

DIFERENCIAÇÃO CELULAR

O TCTH é uma terapia desenvolvida pelo CTC desde o início do ano 2000. “Na época, ainda não se falava em células-tronco. Só usávamos transplante de medula”, lembra Zago.

A diferenciação celular e a resposta clínica passaram a ser foco de estudos da equipe. Em 2004, quando uma pesquisa sueca sugeriu que as células-tronco reduziam a resposta imunológica dos organismos porque alteravam o linfócito T, a equipe resolver avaliar o seu uso no tratamento do diabetes, doença autoimune em que o sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina do pâncreas.

A hipótese era a de que, se o ataque fosse interrompido e as células restantes preservadas, seria possível, por meio de TCTH, recuperar o pâncreas, reduzir a dependência de insulina e evitar complicações típicas da doença, como a retinopatia, nefropatias e neuropatias.

Do primeiro protocolo experimental participaram 25 pacientes diagnosticados com diabetes tipo 1. Eles tiveram as células-tronco hematopoiéticas de sua medula óssea coletadas e congeladas antes de se submeterem a uma quimioterapia para zerar o sistema imunológico e interromper a agressão ao pâncreas.

As células-tronco congeladas foram, em seguida, transfundidas, produzindo uma nova medula e novas células sanguíneas. Dos 25 pacientes, três estão livres de insulina e 22 voltaram a utilizar a insulina depois de um determinado período, ainda que em dose inferior à utilizada antes do tratamento.

Page 28: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Um novo protocolo de TCTH foi iniciado em 2009, com outros quatro pacientes com diabetes tipo 1 diagnosticados há menos de cinco meses. A pesquisa tem parceria da Northwestern University, de Chicago, e da Universidade Paris Diderot. “Estamos entusiasmados com os resultados”, adianta a pesquisadora Maria Carolina de Oliveira Rodrigues.

Leia mais…

Fonte: Agência Fapesp

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/10/pesquisa-busca-produzir-celulas-tronco-em-larga-escala/

Page 29: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Adiada Estação Ciência em Manaus

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Adiada Estação Ciência em ManausPostado em 23/10/2013Estão mantidas todas as demais atividades da 10ª. SNCT no Amazonas. Estão mantidas todas as demais atividades da 10ª. SNCT no Amazonas.

A Estação Ciência, uma das atividades da 10 ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que seria realizada em Manaus, no período de 30 de outubro a 02 de novembro, no Clube do Trabalhador, no Sesi, bairro do Aleixo, foi adiada.

Vale ressaltar que estão mantidas todas as demais atividades da SNCT no Amazonas, dentre elas o Papo Ciência, Café Científico e Portas Abertas.

No momento, o Amazonas lidera o ranking da SNCT em número de atividades. De acordo com o portal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no hotsite da Semana, estão registradas mais de 7 mil atividades, que estão sendo realizadas por 54 instituições parceiras da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTI-AM), em todos os municípios.

Para conferir a programação clique.

Agência CT&I Amazonashttp://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/10/adiada-estacao-ciencia-em-manaus/

Sim

Não

Sim Não

Page 30: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Portal do Governo do Estado do Amazonas

Editoria: Pag:

Assunto: Parintins abre Semana Nacional de Ciência e TecnologiaCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Parintins abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia13:18 - 23/10/2013O Governo do Amazonas abriu oficialmente, na última segunda-feira, 21 de outubro, em Parintins, a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A cerimônia de abertura contou com a presença de centenas de estudantes dos ensinos Médio e Superior e também com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti-AM), Odenildo Sena, o diretor do Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) de Parintins, David Xavier, e o representante da reitoria da UEA, professor Carlossandro Albuquerque.

Segundo Odenildo Sena, o motivo da escolha de Parintins para sediar a cerimônia de abertura da SNCT foi porque o município detém uma densidade universitária muito forte no interior do Amazonas. Esta pujança em termos educacionais se deve à presença, além da UEA, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam), de uma rede estadual e municipal de ensino motivada e participativa.

“A abertura da SNCT em Parintins é um fato histórico, representativo do quanto este município cresceu e se fez presente no campo de ciência, tecnologia e inovação no Amazonas”, avaliou o secretário.

Durante a palestra Novo Mapa da Ciência Brasileira, proferida na abertura do evento, Odenildo Sena revelou que este novo cenário da ciência, tecnologia e inovação no Amazonas se insere num conjunto de fatores que vai desde a ampliação dos campi das universidades federais no interior à formação de mais mestres e doutores.

Sim

Não

Sim Não

Page 31: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Para Odenildo Sena, o divisor de águas neste cenário foi a criação, em 2003, do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação, capitaneado pela Secti-AM, que agrega a UEA, como centro de pesquisa universitária, e o Centro Tecnológico do Amazonas (Cetam), com a pesquisa técnica no nível intermediário.

Fapeam - Este sistema também conta com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), tida pelo secretário como sendo uma instituição da mais alta relevância no conjunto. Para demonstrar tal relevância, nas áreas destinadas às atividades da SNCT na UEA de Parintins, os banners dos trabalhos científicos apresentavam, todos eles, a logomarca da FAPEAM, demonstrando a presença inequívoca da instituição na promoção das atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação no Amazonas.

Durante estes dez anos, a Fapeam possibilitou a formação de recursos humanos em todos os níveis de ensino, com destaque para o de pós-graduação, com a formação de mestres e doutores imprescindíveis para o desenvolvimento econômico e social do Amazonas. Entre as fundações de amparo à pesquisa é a que mais investe recursos na região Norte, com mais de R$ 400 milhões disponibilizados pelo Governo do Amazonas desde 2003. Em 2002, o Amazonas contava com aproximadamente 400 doutores, concentrado na Ufam, e, atualmente, este número se aproxima de 2 mil doutores.

Sobre a SNCT – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2013 ocorrerá entre 21 e 27 de outubro, com o tema ‘Ciência, Saúde e Esporte’, escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Serão estimuladas e promovidas em todo o País atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema.

http://www.amazonas.am.gov.br/2013/10/parintins-abre-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia/

Page 32: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Portal do Governo do Estado do Amazonas

Editoria: Pag:

Assunto: UEA promove 4ª Jornada de Urgências em Otorrinolaringologia e Cirurgia

Cérvico-FacialCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

UEA promove 4ª Jornada de Urgências em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial16:50 - 23/10/2013Debater as questões sobre a área de Otorrinolaringologia é o objetivo da 4ª Jornada de Urgências em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, realizada nesta terça-feira, 22 de outubro, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A ação tem como meta incentivar a troca de experiências entre alunos e professores, além de motivar a conhecerem mais sobre a especialidade.

A jornada é uma iniciativa da Liga Amazonense de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Laor) da UEA em parceria com o programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial da Fundação Hospital Adriano Jorge, e conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Pela manhã, na abertura do evento, foi feita uma homenagem para o reitor da UEA, Professor Cleinaldo de Almeida Costa pelos serviços prestados à área; ao coordenador da disciplina de História da Medicina da UEA, professor João Bosco Lopes Botelho; ao Diretor da Fundação Hospital Adriano Jorge, Raymison Monteiro de Souza, e ao coordenador do Programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor Arthur Menino Castilho.

A programação seguiu com a apresentação de seis palestras que abordaram sobre Otites,

Sim

Não

Sim Não

Page 33: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Rinossinusites, Vertigem no Pronto Socorro, Conduta no Trauma Cérvico-Facial, Laringites e Faringotonsilites. À tarde, as atividades continuam com o Curso de Epistaxis com Dr. Lesemky Herculano.

Sobre a Laor – Fundada em 2003, a Liga Amazonense de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial atualmente conta com aproximadamente 34 integrantes ativos, sendo quatro bolsistas de extensão da UEA e 22 bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da Fapeam.

A atuação é voltada para pesquisas na área de cirurgia otorrinolaringológica e de cabeça e pescoço e também na participação em congressos nacionais e internacionais na publicação e divulgação dos resultados das atividades.

http://www.amazonas.am.gov.br/2013/10/uea-promove-4a-jornada-de-urgencias-em-otorrinolaringologia-e-cirurgia-cervico-facial/

Page 34: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Blog do Marcos Santos Editoria: Pag: Assunto: UEA promove 4ª Jornada de Urgências em Otorrinolaringologia e Cirurgia

Cérvico-Facial

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

UEA promove 4ª Jornada de Urgências em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-FacialPostado em 23/10/2013 - 17:09

Debater as questões sobre a área de Otorrinolaringologia é o objetivo da 4ª Jornada de Urgências em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, realizada nesta terça-feira (22), na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A ação tem como meta incentivar a troca de experiências entre alunos e professores, além de motivar a conhecerem mais sobre a especialidade.

A jornada é uma iniciativa da Liga Amazonense de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Laor) da UEA em parceria com o programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial da Fundação Hospital Adriano Jorge, e conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Pela manhã, na abertura do evento, foi feita uma homenagem para o reitor da UEA, Professor Cleinaldo de Almeida Costa pelos serviços prestados à área; ao coordenador da disciplina de História da Medicina da UEA, professor João Bosco Lopes Botelho; ao Diretor da Fundação Hospital Adriano Jorge, Raymison Monteiro de Souza, e ao coordenador do Programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor Arthur Menino Castilho.

A programação seguiu com a apresentação de seis palestras que abordaram sobre Otites, Rinossinusites, Vertigem no Pronto Socorro, Conduta no Trauma Cérvico-Facial, Laringites e Faringotonsilites. À tarde, as atividades continuam com o Curso de Epistaxis com Dr. Lesemky

Sim

Não

Sim Não

Page 35: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Herculano.

A LaorFundada em 2003, atualmente conta com aproximadamente 34 integrantes ativos, sendo quatro bolsistas de extensão da UEA e 22 bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da FAPEAM. A atuação é voltada para pesquisas na área de cirurgia otorrinolaringológica e de cabeça e pescoço e também na participação em congressos nacionais e internacionais na publicação e divulgação dos resultados das atividades.

http://www.blogmarcossantos.com.br/2013/10/23/uea-promove-4a-jornada-de-urgencias-em-otorrinolaringologia-e-cirurgia-cervico-facial/

Page 36: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Amazonas Notícias Editoria: Pag: Assunto: Estudantes do PCE aprimoram hábitos de leitura e escrita utilizando o blog

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Estudantes do PCE aprimoram hábitos de leitura e escrita utilizando o blogPublicado: Quarta, 23 Outubro 2013 19:18 | Imprimir | E-mail

Muito se fala do poder da leitura e de como a escola é um lugar privilegiado para estimular nos alunos o hábito de ler. Entretanto, pesquisas como a do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e do Instituto Pró-Livro mostram que 45% da população não lê nenhum livro por ano (desses, 53% admitem “não ter interesse” e outros 42% alegam “ter dificuldade”).

A professora de língua portuguesa, Hendrika Costa, está fazendo a sua parte para mudar esse quadro coordenando o projeto chamado ‘A leitura, interpretação e contextualização da notícia na escola através do ambiente de mídia’ na Escola Estadual de Tempo Integral Professor Djalma da Cunha Batista, localizada na Av. Leopoldo Peres, Educandos, zona sul de Manaus.

O principal objetivo do projeto, financiado pelo Governo do Estado, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), é desenvolver nos alunos o hábito da leitura e da escrita, relacionando fatos e opiniões com os conteúdos discutidos no currículo escolar e orientando a produção de um blog como um canal de veiculação de textos, pesquisas e informações produzidas pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental.

Segundo a professora, nos primeiros meses do projeto, os alunos entrevistaram pessoas da escola para saber quantas cultivam o hábito de ler, principalmente notícias publicadas no jornal ou na internet. “No início do projeto foi um pouco difícil por eles (os alunos) não terem o hábito de ler,

Sim

Não

Sim Não

Page 37: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

mas com o passar dos meses foi ficando tudo mais fácil”, relatou.

Leitura e escrita

Com a popularização dos computadores, dos tablets e dos smartphones, o papel deixou de ser o principal suporte de textos escritos e, consequentemente, aos poucos, o jornal de papel está sendo deixado de lado. Hoje passamos mais tempo escrevendo em teclados e telas sensíveis ao toque do que com folhas e canetas em mãos. Por isso, é importante colocar essas práticas também nas salas de aula.

“Os alunos deverão reconhecer os tópicos que compõem um jornal e com quais objetivos são elaborados. Deverão, também, utilizando as diferentes linguagens (verbal, gráfica, plástica), produzir e comunicar ideias a partir da elaboração de um blog, que está sendo desenvolvido na escola”, disse Hendrika Costa.

De acordo com ela, o conteúdo do blog da escola espelha-se nos textos publicados nos jornais de grande circulação. O blog, chamado ‘Leitura, linguagem e informação’, publica informações, avisos, entrevistas e outros textos informativos. Tudo produzido pelos próprios alunos.

O projeto acontece duas vezes por semana (às segundas e às terças-feiras) e tem previsão para encerrar no final de outubro. “Até aqui o resultado está sendo muito satisfatório”, destaca Costa.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE), criado em 2004 pela FAPEAM, é uma ação de alfabetização científica e tecnológica, destinada aos professores e estudantes dos ensinos fundamental, médio ou da educação profissional de jovens e adultos, a fim de envolvê-los em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

http://www.amazonasnoticias.com.br/not%C3%ADcias/6221-estudantes-do-pce-aprimoram-h%C3%A1bitos-de-leitura-e-escrita-utilizando-o-blog.html

Page 38: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Amazonas Notícias Editoria: Pag: Assunto: Itacoatiara comemora abertura da Semana de Ciência e Tecnologia entre

UEA e CETAM, e realiza cerimônia de posse para Direção do CESIT/UEA

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Itacoatiara comemora abertura da Semana de Ciência e Tecnologia entre UEA e CETAM, e realiza cerimônia de posse para Direção do CESIT/UEAPublicado: Quarta, 23 Outubro 2013 18:41

No clima de muita festa, exposições de trabalhos, palestras e comemorações foi realizado na noite do dia 21 de outubro de 2013, no Auditório do CETAM em Itacoatiara a abertura da Semana de Ciência e Tecnologia promovida pelo CESIT/UEA e CETAM, onde foram homenageados: O CETAM, O SECTI e o Curso de Engenharia Florestal do CESIT/UEA pelos seus 10 anos, e em seguida ocorreu a posse da Prof. M.Sc. Andreza Bastos Mourão como Diretora do CESIT/UEA, sendo a posse concedida pelo vice-reitor da UEA, professor Raimundo de Jesus Teixeira Barradas.

A Diretora Andreza parabenizou e agradeceu o CETAM, o SECTI e a FAPEAM pelo apoio, homenageou o Coordenador da Engenharia Florestal Prof. Dr. Luis Antonio que acreditou e acredita no Curso de Engenharia Florestal em Itacoatiara e luta constantemente pela sua consolidação e fortalecimento. Em seguida homenageou o ex Diretor Prof. M.Sc. Antonio Cauper, que acreditou na implementação do Curso de Licenciatura em Informática em Itacoatiara, e registrou a honra ser Diretora do centro e ocupando um lugar que um dia foi dele por mérito.

A em seu discurso a diretora Andreza Mourão agradeceu àqueles que direta ou indiretamente, ajudaram a construir sua carreira, da qual se orgulha imensamente, seus pais, sua família, seus amigos, seus alunos e encerrou dizendo: Como disse Steve Jobs “Cada sonho que você deixa pra trás, é um futuro que deixa de existir”, esta frase nos faz refletir em nossos atos e ações perante a

Sim

Não

Sim Não

Page 39: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

sociedade, é minha intenção nesta gestão trabalhar em busca de melhorias para o nosso centro em conjunto com a reitoria em exercício e com toda a comunidade acadêmica, assim comprometo-me a ser uma dirigente com visão solidária, com foco nas questões institucionais respaldada por uma gestão transparente, participativa e planejada.O evento contou com a participação dos estudantes do CETAM e da UEA, e da comunidade local, que lotou o auditório do Cetam.

http://www.amazonasnoticias.com.br/not%C3%ADcias/6200-tacoatiara-comemora-abertura-da-semana-de-ci%C3%AAncia-e-tecnologia-entre-uea-e-cetam,-e-realiza-cerim%C3%B4nia-de-posse-para-dire%C3%A7%C3%A3o-do-cesit-uea.html

Page 40: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Confap Editoria: Pag: Assunto: Prazo para indicação de nomes para nova Diretoria Científica da Facepe é

prorrogado

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Prazo para indicação de nomes para nova Diretoria Científica da Facepe é prorrogado

O prazo para a indicação de nomes para a nova Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) foi prorrogado até o dia 1º de novembro de 2013. A prorrogação possibilitará à comunidade acadêmica de Pernambuco ter mais tempo para se mobilizar.

Alfredo-Arnobio-de-Souza da-GamaO Conselho Superior da Facepe está realizando uma consulta à comunidade acadêmica do Estado, via edital, para indicação de nomes para assumir o cargo. Uma lista com três nomes de pesquisadores deve ser apresentada ao governador do Estado, Eduardo Campos, pelo presidente do Conselho, o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja.

Poderão inscrever-se pesquisadores de qualquer área, vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado e que já obtiveram classificação Nível 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ou aqueles de notório saber científico, reconhecidos nacionalmente, a critério do Conselho Superior.

Os candidatos deverão ser indicados pelos integrantes dos colegiados dos programas de pós-graduação em funcionamento no Estado que possuam conceito não inferior a 04, atribuído na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O dia 1º de novembro de 2013 é, também, a data limite para envio, pelas pró-reitorias de Pós Graduação, da relação atualizada dos pesquisadores dos colegiados habilitados a participarem da

Sim

Não

Sim Não

Page 41: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

indicação para o cargo de Diretor Científico. A consulta ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro, por meio no Sistema AgilFAP. O resultado com os três nomes dos pesquisadores escolhidos será divulgado no dia 09 de dezembro deste ano.

Atribuições – a Diretoria Científica da Facepe coordena os programas técnico-científicos, na formação de recursos humanos, no incentivo e fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Estatuto da Fundação.

O atual diretor científico, Alfredo Arnóbio de Souza da Gama, não é candidato à recondução do cargo. E afirma que esta consulta é fundamental para que a comunidade científica indique seus nomes para poder ser bem representada. “Tem muita gente com capacidade para assumir este cargo em Pernambuco. Por isso decidimos ampliar o prazo para a apresentação das candidaturas; assim a comunidade tem um pouco mais de tempo para se mobilizar”, diz professor Arnóbio.

Cada candidatura deve ser apresentada à Facepe acompanhada de uma lista de dez assinaturas de apoiadores, representantes de diferentes áreas. E cada acadêmico pode apoiar mais de um candidato.

Para ter todos os detalhes, baixe o edital aqui

Mais informações pelo e-mail: [email protected]

ENTREVISTA: Diretor científico da Facepe fala sobre a sua substituição no cargo

Chegando ao final do seu segundo mandato, Alfredo Arnóbio de Souza Gama explica que não é candidato a uma nova gestão e revela que o posto exige disposição para se trabalhar em conjunto com a comunidade científica

O Conselho Superior da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) está realizando uma consulta à comunidade acadêmica de Pernambuco para indicação de nomes para assumir o cargo de Diretor Científico a partir do ano que vem. As candidaturas deverão ser apresentadas na Facepe até o dia 1º de novembro de 2013 (ver o edital).

No cargo desde agosto de 2006, o Professor Alfredo Arnóbio de Souza da Gama explica que a diretoria científica da Facepe foi planejada para mudar a cada três anos, de acordo com o primeiro Estatuto da Fundação. “O diretor não mudava com a mudança de gestão do governo estadual, mas apenas quando seu mandato terminava”, diz Arnóbio. De acordo com o último estatuto (2006) não havia mais a obrigatoriedade do mandato trienal, porém a Facepe manteve a prática.

“Em 2010, como nenhum candidato se apresentou, fui convidado a me recandidatar e o meu mandato foi reconduzido. Entretanto não serei candidato a uma nova gestão”, enfatiza Arnóbio, que em sua carreira, além de cientista, acumula experiência de 5 anos com avaliação de pares na Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A Diretoria Científica da Facepe coordena os programas técnico-científicos, na formação de recursos humanos, no incentivo e fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Estatuto da Fundação. A função do diretor científico é analisar o mérito dos processos, com o apoio das câmaras de assessoramento e avaliação e dos consultores ad hoc.

“É importante que o candidato seja alguém que venha defender os interesses da comunidade científica, e não de grupos isolados. É fundamental a experiência com avaliação de pares e o

Page 42: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

conhecimento do padrão dessa avaliação na ciência brasileira”, orienta o atual diretor.

A consulta feita à comunidade científica de Pernambuco, via edital, pretende formar uma lista com os nomes de três pesquisadores que deverá ser apresentada ao governador do Estado, Eduardo Campos, pelo presidente do Conselho Superior da Facepe, o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja.

Os candidatos devem ser pesquisadores de qualquer área, vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado, e que já obtiveram classificação Nível 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ou aqueles de notório saber científico, reconhecidos nacionalmente, a critério do Conselho Superior.

Os candidatos deverão ser indicados pelos integrantes dos colegiados dos programas de pós-graduação em funcionamento no Estado que possuam conceito não inferior a 04, atribuído na última avaliação da CAPES. A ideia da consulta é mobilizar a comunidade científica para que ela indique os seus nomes.

“A mobilização de candidaturas é um aspecto positivo, pois mostra o interesse da comunidade em indicar os seus representantes, que, aliás, não são poucos. Tem muita gente com capacidade para assumir este cargo em Pernambuco. Também percebemos com esta prática participativa o quanto os cientistas pernambucanos reconhecem e valorizam a função do diretor científico e da própria Fundação”, ressalta o professor.

Cada candidatura deve ser apresentada à Facepe acompanhada de uma lista de dez assinaturas de apoiadores, representantes de diferentes áreas. E cada acadêmico pode apoiar mais de um candidato. “O que nós desejamos é que o próximo Diretor Científico da Facepe seja alguém por quem a comunidade científica de Pernambuco se sinta bem representada”, conclui Arnóbio.

O dia 01º de novembro de 2013 é a data limite, também, para envio, pelas pró-reitorias de Pós-Graduação de Pernambuco, da relação atualizada dos pesquisadores dos colegiados habilitados a participarem da indicação para o cargo de Diretor Científico. A consulta ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro, por meio do Sistema AgilFAP, na página eletrônica da Facepe. O resultado com os três nomes dos pesquisadores escolhidos será divulgado no dia 09 de dezembro deste ano

http://www.confap.org.br/prazo-para-indicacao-de-nomes-para-nova-diretoria-cientifica-da-facepe-e-prorrogado/

Page 43: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Confap Editoria: Pag: Assunto: Missão científica do CONFAP tem agenda cheia no Reino Unido

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Missão científica do CONFAP tem agenda cheia no Reino UnidoEstá cheia a agenda da missão científica do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP) ao Reino Unido. Logo no primeiro dia (21), presidentes de nove fundações brasileiras de amparo à pesquisa tiveram seis compromissos em Londres, incluindo encontros com Conselhos Britânicos de Pesquisa e uma reunião com consultores que orientam os setores público e privado sobre oportunidades ligadas aos créditos de carbono.

carbon-trust.jpg

“Consideramos o encontro muito útil e produtivo”, disse o Prof. Mario Neto Borges, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais. “Apostamos numa colaboração potencial entre nossas organizações”, afirmou (em inglês) Alessandro Casoli, da Carbon Trust, entidade independente de consultoria e inovação na certificação sobre consumo de energia de produtos, entre outras atuações (detalhes na apresentação disponível no link anexo).

Na terça-feira (22), participantes da missão foram para Coventry, a fim de visitar a Universidade de Warwick, onde funciona o Centro de Inovação do grupo automotivo Jaguar-Land Rover.

“Lá há, por exemplo, um moderno laboratório de teste e desenvolvimento de acumuladores de energia e uma das pesquisas é sobre bateria para carro elétrico, consorciada com empresas de automóveis e de baterias”, esclarece o Prof. Sergio Gargioni, presidente do CONFAP e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

“Um ponto a destacar é a forte relação entre universidade e empresa na pesquisa e a facilidade e a simplicidade burocrática que existe na implementação desses programas, muito diferente da infernal

Sim

Não

Sim Não

Page 44: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

burocracia brasileira”, acrescenta Gargioni.

Ele e outros presidentes começaram o roteiro de quarta-feira (23) às 8hs, indo à Universidade de Birmingham. Às 14h30 já estavam no Imperial College London e terminaram a programação no Centro de Pesquisa em Energia do Reino Unido.

Na quinta (24), o embaixador Alan Charlton e outras autoridades recepcionaram o grupo de brasileiros, que passa o dia com acadêmicos de universidades como Cambridge e Manchester. A missão termina nesta sexta-feira, com visita ao Museu de Ciência e o feedback do grupo aos organizadores.

“Nosso foco tem sido programas públicos de pesquisa e inovação em tecnologia de baixo carbono consorciados com empresas. Seriam programas de buscam soluções de economia de energia e substituição de energias limpas de baixo impacto ambiental como eólica, de mares, bioenergia,” resume Gargioni, que estará no Reino Unido até 25 de outubro a convite da Rede Britânica de Ciência e Inovação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fapeschttp://www.confap.org.br/missao-cientifica-do-confap-tem-agenda-cheia-no-reino-unido/

Page 45: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Consecti Editoria: Pag: Assunto: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia discute ciência, saúde e esporte

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia discute ciência, saúde e esporte

Ciência, saúde e esporte serão os assuntos em pauta, começou a partir desta última segunda-feira, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O tema deste ano foi escolhido para discutir os grandes eventos esportivos mundiais que serão promovidos no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento terá programações em todo o país sobre os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas. Entre os conferencistas estão a ginasta Daiane dos Santos, a jogadora de vôlei Ana Moser, o atleta paralímpico Alan Fonteles e o cientista Marcelo Gleiser.

De acordo com o secretário de Inclusão do MCTI, Oswaldo Baptista, o tema foi escolhido ao se constatar que atualmente o esporte é acompanhado pelas áreas de ciência e saúde. A programação do encontro estará voltada à aprendizagem sobre o funcionamento do corpo humano nos esportes, nos exercícios, nos movimentos e em sua relação com o ambiente externo, do ponto de vista da ciência.

“Procuramos agrupar esses temas, já que o Brasil vai sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada. Além disso, este ano a semana tem parceria com os ministérios da Saúde, do Esporte, da Educação e do Meio Ambiente”, disse o secretário. Segundo estimativas de Baptista, devem participar do evento em Brasília 50 mil estudantes do Distrito Federal.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo o país no mês de outubro desde

Sim

Não

Sim Não

Page 46: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

2004, sob a coordenação do MCTI, com a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Seu objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades na área. O evento será realizado até domingo (27).

Fonte: Agência Brasil

http://www.consecti.org.br/destaques/semana-nacional-ciencia-tecnologia-discute-ciencia-saude-esporte/

Page 47: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Editoria: Pag:

Assunto: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza o paísCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza o paísClique para ver todas as fotos de Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza o país27/10/2013 - 14:45A 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2013) mobilizou o país. Mais de 25 mil atividades foram registradas no site do evento de segunda-feira (21) a este domingo (27), com o envolvimento de mais de 500 cidades de todos os estados. “A expectativa é alcançarmos 900 cidades nesta edição. Na primeira foram 180", disse o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Oswaldo Duarte Filho, em entrevista.

Oswaldo comentou a mobilização em todo o país, que teve como diferencial a qualidade das ações e a presença de convidados de renome. Ele destacou o caso de Brasília, onde foram realizadas atividades interativas nas modalidades vôlei, futebol, basquete e futebol, além de palestras com cientistas, especialistas na temática “Ciência, saúde e esporte” e esportistas como a ginasta Daiane dos Santos e a atleta Maurren Maggi.

“Recordistas e medalhistas brasileiros puderam falar para as crianças como eles chegaram a ser atletas de ponta e como a tecnologia estava por trás do esporte que eles praticam”, observou, ao lembrar a presença de 100 mil pessoas nos sete dias de evento em Brasília.

Ele explicou que os números nacionais ainda devem crescer, pelo fato de muitos organizadores tradicionalmente deixarem para registrar as ações depois de sua execução, além dos eventos agendados até o fim do ano, fora do período da mobilização nacional.

“E é um número subestimado, já que o cadastro é espontâneo. Acreditamos que esse total pode ser de 40% a 50% maior do que é registrado”, afirmou o secretário, ao ressaltar a importância da

Sim

Não

Sim Não

Page 48: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

participação dos parceiros em todo o Brasil. Somente no Distrito Federal foram instalados 72 estandes no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com a participação de 328 expositores.

Edição 2014

Oswaldo Duarte Filho também falou da expectativa em relação à edição do ano que vem, que abordará o tema “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social” e já tem período marcado: de 13 a 19 de outubro. Para ele, a temática vai atrair e facilitar a participação de quem trabalha com ações em outras áreas das ciências humanas e sociais.

“Esse tema é extremamente importante, porque vai permitir que as pessoas façam a ligação do que a ciência e tecnologia podem fazer para melhorar a qualidade de vida da população”, disse. “E todas as instituições e prefeituras, praticamente, têm programas significativos na área. Vai ser um espaço muito interessante para mostrar essas ações”, ressaltou o secretário.

Oswaldo também reforçou sobre a abertura antecipada do edital de apoio à SNCT 2014, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que destina R$ 4,8 milhões à realização de projetos e eventos de difusão e popularização da ciência. As propostas serão recebidas até quarta-feira (30). “Esses recursos serão disponibilizados com antecedência para as instituições se prepararem melhor. Com certeza teremos novamente um sucesso muito grande”, afirmou.

A SNCT é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do MCTI e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T).

Acesse o site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI

http://www.mcti.gov.br/index.php/content/view/350824/Semana_Nacional_de_Ciencia_e_Tecnologia_mobiliza_o_pais.html

Page 49: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Agência Gestão CT&I Editoria: Pag: Assunto: Alterações no marco regulatório de CT&I estão perto de serem votadas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Alterações no marco regulatório de CT&I estão perto de serem votadasQua, 23 de Outubro de 2013 17:48A Câmara dos Deputados marcou para a próxima quarta-feira (30), às 15h, a votação do primeiro mecanismo para alterar o marco regulatório das atividades de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Irá ao plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 290/2013.

Audiência pública apresenta texto final da PEC da Inovação. Crédito: Antonio Cruz/ Agência BrasilAudiência pública apresenta texto final da PEC da Inovação. Crédito: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Segundo o relator da proposta, o deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), a aprovação do texto é o primeiro passo para elevar a CT&I brasileira a outro patamar. “Precisamos atualizar a Constituição Federal para dar legalidade às propostas que serão feitas pelo Projeto de Lei nº 2.177/2011 e pelo Regime de Contratação Diferenciada [RDC]”, afirmou Izalci em audiência pública conjunta da Comissão Especial que analisa a PEC realizada nesta quarta-feira (23).

A PEC n° 290 visa acrescentar expressões para que a União, estados, municípios e o Distrito Federal incentivem a inovação de forma mais ampla em entidades públicas e privadas que realizam atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

A Agência Gestão CT&I adiantou, na última semana, que a proposta também incluiu os parques tecnológicos e ambientes inovadores similares na parte do grupo de entidades que poderão ser apoiadas.

Um dos pontos acrescidos ao texto da PEC foi a emenda que permite a transferência ou o

Sim

Não

Sim Não

Page 50: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

remanejamento de recursos direcionado às atividades de CT&I de uma categoria para outra sem a necessidade de prévia autorização legislativa. “Essa alteração vai dar mais liberdade na administração dos recursos destinados à pesquisa. Por exemplo, a universidade poderá transferir parte dos seus recursos às fundações de apoio sem burocracia”, detalhou Izalci.

A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, exaltou a importância de haver modificações na legislação de CT&I. “Me sinto privilegiada em estar presente num momento como este. Vamos sentir os efeitos dessas mudanças em alguns anos de forma pujante”, destacou Nader.

Também esteve presente na audiência o ministro da CT&I, Marco Antonio Raupp. Ele comparou os esforços dos parlamentares da Comissão Especial que analisa a PEC nº 290 a dos parlamentares que, em 1988, elaboraram a Constituição Federal. “Essa é uma verdadeira constituinte para o setor de CT&I”, afirmou.

Raupp defendeu a aprovação da PEC e reiterou que as mudanças na Constituição Federal são inevitáveis. “É preciso reformular o que foi estabelecido [na Constituição] porque a sociedade muda. Não sabemos quanto tempo essas leis vão durar, mas essas alterações são importantes para o pleno e amplo desenvolvimento do Brasil”, destacou. “Para um país ter um desenvolvimento sustentável é preciso que a ciência dialogue com outros setores da sociedade”, acrescentou.

Segundo o ministro, as alterações levarão o conhecimento gerado nas ICTs, em grande maioria públicas, para a empresas, transformando conhecimento em produtos de alto valor agregado. “As relações entre entidades públicas e privadas pela legislação atual estão com muitas restrições. Precisamos estimular essa relação”.

Outros mecanismos

Após a aprovação da PEC, serão apresentados os relatórios do Projeto de Lei (PL) nº 2.177/2011 e do Regime Diferenciado de Contratação (RDC). O PL sugere o aperfeiçoamento nas leis vigentes atualmente, como a Lei de Inovação, Lei do Bem e na Lei das Fundações de Apoio das Universidades. A expectativa é a de que ele seja apresentado na próxima semana.

“Entre as propostas, temos a que flexibiliza o regime de dedicação exclusiva de pesquisadores vinculados a entidades públicas. Estamos propondo que possam ser cedidos por até 416h por ano para atividades de pesquisa em empresas”, adiantou o relator do PL nº 2.177, deputado Sibá Machado (PT-AC).

Segundo o relator, os principais pontos da proposta são: introdução de novos instrumentos de fomento à pesquisa; compartilhamento de infraestrutura de pesquisa com empresas; concessão de recursos diretamente ao pesquisador; prestação de contas simplificada por parte das entidades; participação do criador nos ganhos econômicos da pesquisa; constituição de receitas para as ICTS públicas; criação de competências para os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), entre outros.

O Regime de Contratação Diferenciada terá as discussões comandadas pelo deputado Newton Lima (PT-SP). O texto está em fase final de elaboração pelo poder Executivo e deve ser protocolado ainda neste mês. Lima afirmou que, embora o texto não tenha sido entregue oficialmente, já tem uma versão praticamente pronta.

“Muito já foi discutido sobre esse regime quando o tema ainda fazia parte do PL n° 2.177. Já temos

Page 51: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

a opinião de todas as entidades de classe. Vamos fazer audiências públicas para apresentar as mudanças propostas. Nossa previsão é que seja votada ainda em novembro”, afirmou.

Tanto o RDC quanto a PEC n° 290 estavam apensados ao PL nº 2.177. No entanto, os temas foram tratados individualmente por abordar questões polêmicas que poderiam atrasar a apreciação do PL. Também foi retirado do projeto de lei as questões referentes ao acesso ao patrimônio genético da biodiversidade para pesquisas. Este deverá ser tratado apenas em 2014.

(Com colaboração de Camila Cotta)

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4721:alteracoes-no-marco-regulatorio-de-ctai-estao-perto-de-serem-votadas&catid=1:latest-news

Page 52: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag: Assunto: 17. Pedalada científica encerra atividades da Semana Nacional de C&T do

Inpa

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

17. Pedalada científica encerra atividades da Semana Nacional de C&T do Inpa

O evento reuniu crianças e adultos em uma programação que uniu ciência, saúde e esporte pelas alamedas do Inpa em Manaus

Em comemoração aos 344 anos de Manaus, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) em parceria com o movimento Pedala Manaus, realizou na manhã desta quinta-feira (24) a Pedalada Científica como encerramento das atividades do Inpa na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Segundo o coordenador de extensão, Carlos Bueno, a ideia é mostrar para a sociedade que dentro da área do Inpa existe uma biodiversidade que tem a ver com o desenvolvimento regional. "Foi uma pedalada tranquila, onde pesquisadores do Inpa e especialistas explicaram para os participantes sobre as plantas da região, os resultados das pesquisas feitas nos laboratórios e de que forma as pessoas absorvem conhecimento científico e de que maneira podem utilizar no seu dia a dia", disse.

A trajetória da pedalada teve início às 9hs e durante o percurso, foram realizadas cinco paradas com conteúdo científico. Duas paradas estratégicas em uma das vias pavimentas do instituto rodeadas de plantas. Uma parada no laboratório de malária e dengue, neste lugar os ciclistas foram orientados os cuidados com esses insetos e seus sintomas.

As duas últimas paradas aconteceram no Bosque da Ciência onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto os mamíferos aquáticos. Segundo o coordenador do Pedala

Sim

Não

Sim Não

Page 53: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Manaus, Tiago Oliveira, a pedalada que encerrou as atividades da Semana de C&T do Inpa acrescentou conhecimento aos participantes. "O pedala Manaus surgiu dentro do Inpa com o apoio dos colaboradores e virou o movimento que é hoje. Essa experiência que tivemos hoje, só veio agregar valor científico no ambiente das pessoas que vieram participar e trouxe mais esporte e lazer com a mobilidade que a bicicleta proporciona em cada pedalada", comentou.

O técnico do Herbário do Inpa, Nory Daniel, destaca a necessidade de ações que despertem o interesse com a saúde aliadas ao conhecimento científico. "O objetivo é fazer com que os funcionários e a pessoas de fora se envolvam em atividades físicas e tenham a importância do instituto para a comunidade", declarou.

AlcancePara Bueno, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia encerrou as atividades divulgando a informação científica para mais de 110 mil pessoas através do sistema multimídia da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que permite o alcance em todos as escolas dos municípios do Amazonas e demais cidades do Brasil, além dos estudantes que visitaram o Inpa durante uma semana de evento.

"Isso multiplica muito a informação que queremos passar, pois é um sistema online com interatividade de perguntas. Acredito que a Semana de C&T do ano que vem teremos pelo menos um alcance de 10% a mais de pessoas que vão absorver ciência em comparação a este ano", informou.

(Assessoria de Comunicação do Inpa)

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=90201

Page 54: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag: Assunto: 3. Fiocruz divulga nota pública em defesa do uso de animais em pesquisas

científicas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

3. Fiocruz divulga nota pública em defesa do uso de animais em pesquisas científicas

Documento ressalta que medicamentos, vacinas e alternativas terapêuticas disponíveis hoje para uso humano dependeram de fases anteriores de experimentação em animais

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgou nota em que reafirma perante a sociedade seu compromisso ético no uso de animais para finalidades científicas. O texto ressalta que a ciência não pode prescindir do uso de animais em experimentação. "Medicamentos, vacinas e alternativas terapêuticas disponíveis hoje para uso humano dependeram de fases anteriores de experimentação em animais", diz o texto.

O documento aborda o fato de as pesquisas científicas envolvendo animais serem pautadas por princípios de bem-estar animal, e de que a atividade é regulamentada por dispositivos legais nacionais e internacionais. A Fiocruz lembra ainda que a Lei 11.794/2008, que regulamenta o uso científico de animais, foi amplamente defendida por sua comunidade.

(Jornal da Ciência)

Leia o documento:

Nota pública: a Fiocruz e o uso de animais em pesquisas científicas

Sim

Não

Sim Não

Page 55: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição que desde 1900 atua a serviço da saúde pública e da população brasileira, frente aos acontecimentos recentes observados no país, vem a público cumprir seu papel de esclarecimento e reafirmar perante a sociedade seu compromisso ético no uso de animais para finalidades científicas.

É fundamental ressaltar que, apesar de muitos esforços em todo o mundo, nas condições atuais, a ciência não pode prescindir do uso de animais em experimentação. Importante pontuar ainda que os medicamentos, vacinas e alternativas terapêuticas disponíveis hoje para uso humano dependeram de fases anteriores de experimentação em animais. As atividades de experimentação animal são necessárias, inclusive, no campo da veterinária.

As pesquisas científicas envolvendo animais são pautadas pelos princípios de bem-estar animal, adotando-se, dentre outros, os critérios de redução, utilizando-se o menor número possível de animais a cada experimento, e de substituição do uso de animais por outra estratégia sempre que tecnicamente viável.

A atividade é regulamentada por dispositivos legais nacionais e internacionais, ao mesmo tempo em que vigoram instâncias regulatórias de diversos níveis, ligadas ao Governo Federal (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - Concea), aos Conselhos de Veterinária e também no âmbito interno das instituições científicas (os Comitê de Ética no Uso de Animais - CEUAs).

A Fiocruz aproveita a oportunidade para informar à sociedade que a Lei 11.794/2008, que regulamenta a Constituição Federal sobre o uso científico de animais, foi amplamente defendida por sua comunidade, inclusive tendo sido relatada pelo então deputado federal Sergio Arouca, sanitarista e ex-presidente da Fiocruz. Além disso, a Fundação foi uma das primeiras instituições a estabelecer uma CEUA no país. Esta instância é responsável por aprovar todos os projetos científicos que incluem o uso de animais, verificando a ética nos procedimentos, a quantidade de animais, entre

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=90187

Page 56: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Site – CNPq Editoria: Pag: Assunto: Inscrições para apoio aos projetos e eventos de Popularização da Ciência

terminam quarta-feira 25

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Inscrições para apoio aos projetos e eventos de Popularização da Ciência terminam quarta-feira 25

Out 2013 14:37:00 -0200Até quarta-feira (30/10), professores e especialistas podem encaminhar projetos de divulgação científica para a chamada MCTI/CNPq/SECIS Nº 90/2013 ¿ Difusão e Popularização da Ciência. A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS).Foram destinados R$ 4,8 milhões para esta chamada. As propostas poderão ter valor em faixas entre R$ 10 mil e R$ 50 mil, dependendo da cidade ou região de abrangência do projeto. O objetivo é apoiar a realização de projetos e eventos de difusão, popularização e educação científica junto à sociedade brasileira.As propostas podem ser realizadas em universidades, instituições de pesquisa e ensino, museus, centros de ciência, planetários e outros espaços científico-culturais, fundações, entidades científicas e instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, atuantes em Ciência, Tecnologia e Inovação.Terão prioridade as propostas a serem realizadas por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano de 2014.Coordenação de Comunicação Social do CNPq

http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/1317748

Sim

Não

Sim Não

Page 57: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Jornal – Jornal do Commercio Editoria: Negócios Pag: B5Assunto: Produtividade em Ciência e Tecnologia

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Sim

Não

Sim Não

Page 58: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Jornal – A Crítica Editoria: Cidades Pag: A11Assunto: Rede para pesquisadores

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Sim

Não

Sim Não

Page 59: CLIPPING FAPEAM - 28.10.2013

Veículo: Jornal – A Crítica Editoria: Vida & Estilo Pag: 6Assunto: Rede para pesquisadores

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/10/2013

Sim

Não

Sim Não