CLIPPING 14.08

60

description

CLIPPING DECON

Transcript of CLIPPING 14.08

Page 1: CLIPPING 14.08
Page 2: CLIPPING 14.08

Veículo: Portal Amazônia Editoria: Pag:

Assunto: Pesquisadora de Iniciação Científica do Amazonas vai para Universidade da Itália

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição(x) Matéria articulada pela assessoria ( X) Publicado no Site da FAPEAM ( ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: (x ) sim ( )nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa: PAIC

Pesquisadora de Iniciação Científica do Amazonas vai para universidade da Itália

Valéria Pacheco, bolsista do Paic/Fapeam, irá para Itália por meio do Programa Ciência sem Fronteiras

MANAUS – A bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Valéria Pacheco, é uma das contempladas pelo Programa ‘Ciência sem Fronteiras’, que levará a estudante a cursar os dois últimos períodos do curso de Enfermagem, na Itália.

Isso levará a estudante da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) a ser inserida em pesquisas científicas desenvolvidas pela Universidade de Estudos de Padova, instituição onde será bolsista da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

A estudante viaja no dia 24 de agosto para Itália, onde irá passar 11 meses. De acordo com a universitária, um dos pontos que fortaleceram para ganhar a bolsa foi o fato de ter desenvolvido

Page 3: CLIPPING 14.08

trabalho na área de Iniciação Científica (IC). “Depois que comecei na IC, a minha curiosidade aumentou tanto na parte da pesquisa, como em conhecer outros projetos. Eu vi um folder na faculdade, que dizia quais eram os pré-requisitos para participar, e um deles era possuir a iniciação científica”, pontuou.

Estudo sobre auto-exame de mamas

Acadêmica do 7° período do curso de enfermagem da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), ela realizou durante a 1ª edição do Paic 2011 e 2012 na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o estudo intitulado ‘O Auto-exame de Mamas e o Tempo para Busca de Serviço de Saúde de Referência no Serviço de Saúde de Referência na Cidade de Manaus-AM’. A pesquisa consistiu em investigar o tempo que a mulher leva para procura assistência, após detectar algo nos seios.

A pesquisa contou com o financiamento do Governo do Estado do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) via Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic).

O trabalho já foi encerrado e esteve em exposição na 1ª Jornada Científica da FCecon realizado na semana passada, com apresentação oral de pesquisadores de IC, exposição de banners. A pesquisa será também levada ao conhecimento do grande público em Manaus, no mês de outubro, durante a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Repercussão nacional

Conforme a estudante, o trabalho realizado no Paic, também será apresentado no Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado no mês de setembro, em Porto Alegre. Pacheco disse ainda que ingressar no programa de iniciação científica é um dos marcos na sua vida acadêmica, e ressaltou que o Paic abre novos horizontes no campo de pesquisa.

“A oportunidade dos alunos em fazer iniciação científica é importante, pois podemos conseguir algo inesperado, além de contribuir com a pesquisa para o desenvolvimento do nosso Estado”, ressaltou.Resultados

Durante a pesquisa foram investigadas 158 mulheres com diagnóstico do câncer de mama. De acordo com a estudante, com idade média de 51 anos, sendo que mais de 41% eram moradoras do interior do Amazonas, e 55% admitiram conhecer o auto-exame, questionadas se os praticavam 82% afirmaram que sim.

O estudo também apontou que 45% das mulheres informaram realizar apenas duas vezes por mês. E a fatia de 58% das entrevistadas foi motivada a procurar o serviço da saúde.

Expectativas para o Programa Ciências sem Fronteiras

A universitária revelou que as expectativas são altas em relação ao Programa ‘Ciência sem fronteiras’. “Os cursos em que eu me inscrevi foram relacionados com o assunto ligado ao câncer. Com essa viagem, eu vou poder me aprofundar mais sobre o assunto, e com certeza nós vamos ter uma fonte valiosa de informações, além da troca de conhecimento”, destacou.

Page 4: CLIPPING 14.08

Sobre o Paic

Financiado pelo Governo do Amazonas por meio da FAPEAM, esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

http://www.portalamazonia.com.br/educacao/graduacao-e-mercado/pesquisadora-de-iniciacao-cientifica-do-amazonas-vai-para-universidade-da-italia/

Page 5: CLIPPING 14.08

Veículo: Portal Amazônia Editoria: Pag:

Assunto: Programa Ciência na Escola é destaque na Bienal Internacional de São Paulo

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição(x) Matéria articulada pela assessoria (X ) Publicado no Site da FAPEAM ( ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: (X ) sim ()nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa: PCE

Programa Ciência na Escola é destaque na Bienal Internacional de São PauloEstudantes do Amazonas apresentaram o projeto ‘Copa do Mundo de Futebol da Fifa e as seleções campeãs de 1958 a 2010’ na Bienal

SÃO PAULO - O Programa Ciência na Escola (PCE) financiado pelo Governo do Estado do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) foi um dos destaques da 22ª edição da Bienal Internacional de Livros, em São Paulo, no período de 10 a 12 de agosto.

O projeto ‘Copa do Mundo de Futebol da Fifa e as seleções campeãs de 1958 a 2010’, levado ao grande público daquele evento, foi realizado por nove alunos da Escola Municipal Manoel Chagas, localizada na Comunidade Ribeira de Bom Sucesso, à margem esquerda do Rio Amazonas e coordenado pelo professor Ademar Lima Lima foi convidado da editora Delicatta para participar do evento.

O projeto que foi executado em uma zona ribeirinha de Manaus, teve duração de seis meses com um resultado bastante promissor, pois vai ser editado em formato de livro. Além de ter um lugar em uma movimentada editora, o PCE também está presente nos principais debates educacionais promovidos pela Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares).

Um dos debates mais importantes do evento aconteceu com a participação do secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), César Callegari, que citou os pontos positivos e negativos da educação básica no País e como o ministério tem agido para melhorar cada vez mais os índices de educação.

Page 6: CLIPPING 14.08

Em relação aos planos do Ministério de Educação (MEC) quanto à iniciação científica na educação básica, Callegari, afirmou que pouco ainda tem sido feito quando se fala de ciência e sala de aula, uma vez que as escolas ainda não estão preparadas para tais pesquisas e experimentos.

“Estamos criando e desenvolvendo ações que possibilitem que o aluno aprenda ciência de forma mais divertida, de forma atrativa para que ele possa a partir do ensino médio ou fundamental se preparar para um carreira acadêmica e passar para um outro nível de educação que o ministério também trabalha que é o superior”, afirmou.

Segundo Callegari, as atenções do MEC estão voltadas agora para o ensino básico, visando a alfabetização escolar. “Pretendemos até 2014 mudar de forma significativa os números e claro incentivar mais a produção da ciência já na escola”, destacou.

Sobre o Projeto

A pesquisa ‘A Copa do Mundo de Futebol da Fifa e as seleções campeãs no período de 1930 a 2010′ foi baseada em referências já publicadas, como por exemplo, a Enciclopédia das Copas do Mundo, A História da Copa do Mundo. Entre os assuntos contemplados se destacam a história do futebol, as regras do jogo, as finais que o Brasil participou e a importância do evento para o país que o recebe.

O projeto permitiu aos alunos abordarem diversos temas envolvidos direta ou indiretamente com o campeonato, noções de ética sobre a abordagem da união dos povos por meio da realização da Copa e o respeito aos costumes e crenças de outros países. O meio ambiente também ganhou destaque na pesquisa, uma vez que os alunos observaram os lugares e as mudanças que aconteciam por causa da Copa, localizaram pontos positivos como, por exemplo, a união das torcidas e os enfeites, e os negativos, entre o quais a sujeira deixada nas ruas depois da festa.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE) é vinculado à FAPEAM e tem por objetivo promover o interesse dos jovens pelo mundo científico. Para isso, o programa apoia, com recursos financeiros e bolsas, sob forma de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados ao desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas de Manaus e do interior do Amazonas. O programa conta com o apoio da Seduc, Semed capital, Semed Itacoatiara e Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

http://www.portalamazonia.com.br/educacao/eventos/programa-ciencia-na-escola-e-destaque-na-bienal-internacional-de-sao-paulo/

Page 7: CLIPPING 14.08

Veículo: Portal/Jamb Verde Editoria: Pag:

Assunto: Fapeam e Sebrae Inovam Design do Polo Moveleiro no Amazonas

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( x ) Publicado no Site da FAPEAM ( X ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:24/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: (x) sim ( )nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa: RH DESDIGN

Fapeam e Sebrae inovam design do polo moveleiro no Amazonas

Criar protótipos com design inovador, agregando valor à produção moveleira do Estado do Amazonas. Esta é a perspectiva do Programa de Apoio à Capacitação de Recursos Humanos em Design (RH-Design), financiado pelo Governo do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).Nesse sentido um grupo de cinco designers do programa esteve em visita técnica em empresas do Polo Moveleiro do município de Novo Airão (distante a 115 quilômetros de Manaus), na última sexta-feira.O analista da Unidade de Acesso à Inovação Tecnológica (UAIT) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), Evanildo Malcher Pantoja, acompanhou os integrantes do programa, mostrando a realidade de quatro empresas moveleiras localizadas naquele município. A finalidade desta atividade é levantar informações para elaboração do diagnóstico inicial que será a base para o desenvolvimento de produtos inovadores.Segundo o analista, a seleção das empresas é proveniente do acordo firmado em edital, cujos critérios perpassam pelas empresas que estejam instaladas no Distrito Industrial de Micro e Pequenas Empresas (Dimpe) e beneficiadas pelo Programa Pappe Subvenção como também as que tivessem participação em projetos junto ao Sebrae.

http://jamboverde.blogspot.com.br/2012/08/fapeam-e-sebrae-inovam-design-do-polo.html

Page 8: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/Agência Gestão CT&I Editoria: Pag:

Assunto: Fapeam lança novo edital para apoiar eventos de CT&I( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM (x) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: (x) sim ( )nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa

Fapeam lança novo edital para apoiar eventos de CT&I

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) receberá até o dia 28 de setembro as inscrições para o edital 7/2012, que apoiará a realização de eventos científicos nos meses de julho a setembro de 2013. O resultado será divulgado em novembro.

Serão contemplados simpósios, seminários, palestras, conferências e oficinas de trabalho. O objetivo é divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

A chamada custeará despesas com passagens aéreas, terrestres e fluviais em território nacional e internacional, diárias, locação de instalações físicas, entre outros. Pode concorrer brasileiro, com título de mestre e vínculo empregatício com instituição de pesquisa, ensino superior, órgão público ou organização não governamental sediada ou com unidade permanente no Estado.

O edital pode ser lido na íntegra neste link.

A Fapeam é uma instituição associada à ABIPTI

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Fapeam)

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2403:fapeam-lanca-novo-edital-para-apoiar-eventos-de-ctai&catid=144:noticias

Page 9: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/A Crítica Editoria: Pag:

Assunto: FVS/AM implanta atividades em parceria com Fapeam( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM (x) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: (x ) sim ( )nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa

FVS/AM implanta atividades em parceria com a FapeamA iniciativa faz parte do Programa Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação nas Fundações Estaduais de Saúde – PECTI/AM Saúde da Fapeam, e tem inicio previsto para o início de agosto

A Fundação de Vigilância em Saúde – FVS/AM, com o objetivo de implantar e consolidar a área da

pesquisa, tecnologia e inovação que contribuam para melhoria da prestação de saúde e possibilite

uma maior efetividade dos programas de vigilância e controle de doenças e agravos, inicia a

implantação de atividades em ciência, tecnologia e inovação em saúde.

A iniciativa faz parte do Programa Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação nas Fundações

Estaduais de Saúde – PECTI/AM Saúde da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do

Amazonas - Fapeam, e tem inicio previsto para o início de agosto.

O apoio pretende viabilizar e facilitar a disseminação de novos conhecimentos e tecnologias que

apresentem alto impacto na solução de problemas de saúde. Além, de garantir um maior

intercâmbio científico entre os pesquisadores e gestores na área da saúde e aumentar a visibilidade

da FVS/AM junto à comunidade científica e tecnológica e à sociedade.

Page 10: CLIPPING 14.08

De acordo com o coordenador do projeto e diretor do Departamento de Vigilância Ambiental e

Controle de Doenças – DVA da FVS, Ricardo Passos, o programa é uma oportunidade de projetar a

FVS como uma Instituição de pesquisa.

O projeto conta com a parceria de instituições reconhecidas no âmbito público de pesquisa, são

elas: Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane – Fiocruz Amazônia, Instituto Nacional de

Pesquisas da Amazônia – Inpa e Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado –

FMT-HVD.

Na opinião do diretor presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a parceria com tais instituições,

além de contribuir para a consolidação da FVS como grupo de pesquisa em vigilância em saúde,

possibilitará também o intercâmbio científico.

http://acritica.uol.com.br/manaus/Manaus-Amazonas-Amazonia-FVS-implanta-atividades-

parceria-Fapeam_0_755324480.html

Page 11: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/A Crítica Editoria: Pag:

Assunto: Trabalho realizando na Bahia pode render frutos que apontam soluções novas para dengue na Amazônia

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM (x) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim ( x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Trabalho realizado na Bahia pode render frutos que apontam soluções novas para dengue na Amazônia

Esperançosos nos resultados da pesquisa realizada no município de Juazeiro, na Bahia, sobre os mosquitos transgênicos, espécimes machos estéreis alterados geneticamente, os pesquisadores aguardam a introdução da técnica na Amazônia

Os cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia(INPA) estão otimistas com trabalhos que apontam soluções novas para dengue, doença causada pelo mosquito Aedes Aegypt.

Esperançosos nos resultados da pesquisa realizada no município de Juazeiro, na Bahia, sobre os mosquitos transgênicos, espécimes machos estéreis alterados geneticamente,os pesquisadores aguardam a introdução da técnica na Amazônia.

Segundo o responsável pelo Laboratório de Malária e Dengue do Inpa, Wanderli Tadei, a novidade vai ajudar no controle da dengue no Brasi. “Com certeza iremos introduzir essa técnica na Amazônia, porque se há um local onde existe uma abundância de vetores (mosquito), é aqui”, disse.

A técnica interrompe a reprodução. “O genes inviabiliza o desenvolvimento das larvas. E não há a possubilidade do macho cruzar com outra fêmea de anophelino, inviável evolutivamente. É uma inovação no controle dos vetores”, avaliou.

Page 12: CLIPPING 14.08

Exame prévios são necessáriosPara a introdução da técnica do mosquito transgênico no Amazonas será necessária a realização de exames prévios. “Alguns experimentos precisam ser feitos para saber o que acontece com o estudo além do aedes aegypt. Talvez fazer experimentos também com outros os anophelinos”, disse Tadei.Tadei relata que o vetor em densidade baixa não transmite a doença. “Quando se consegue uma redução no número de larvas e mosquitos, como ocorreu em Juazeiro, também se consegue controlar o vetor e a doença. O vetor não vai mais existir”.

Mas, o pesquisador esclarece que os custos para o desenvolvimento da pesquisa no Amazonas devem ser levados em consideração. “ Em Juazeiro, houve uma redução de 90% da população do mosquito porque foi criada uma verdadeira fábrica de mosquito transgênico. Temos que ter a produção em massa desses mosquitos em Manaus, que vai demandar a instalação de um laboratório específico, para que a produção seja feita a não dar fôlego para a reprodução normal do mosquito. Mas, tenho certeza que o Ministério da Saúde vai implementar essa técnica nas regiões mais afetadas pela doença”, esclareceu.

CombateEnquanto a técnica do mosquito transgênico não chega a Amazônia, os especialistas apostam em pesquisas de produtos utilizados no combate ao mosquito.A técnica do cal e cloro, resultado de pesquisas realizadas pelo Inpa, é considerada uma medida barata, simples e que apresenta resultados rápidos no controle do mosquito. “Além disso é uma composição biodegradável que mantém, por um ano e meio, o prédio sem o aedes aegypt. O mosquito começa a explorar a construção desde o térreo até os últimos andares. Se for aplicada a composição, a fêmea do mosquito, que não coloca seus ovos em lugar insalubre para a espécie, ele abandona o local inviável para a resprodução”

Em casaNo âmbito doméstico, uma das técnicas desenvolvidas pelo Inpa para afastar o mosquito da dengue é a solução de cravo-da-índia aplicada nos vasos de plantas.Estudos revelaram que o cravo-da-índia é rico em “eugenol”, óleo larvicida, fungicida e antiviral, com propriedades medicinais, que tem ação sobre as larvas do mosquito da dengue .

Basta bater 60 botões do cravo em uma 1/2 xícara de água no liquidificador e aplicá-la, rotineiramente, nos aparadores das plantas. A solução pode ser guardada na geladeira por até um ano.

‘Lira’ sinaliza riscos maiores na Zona LesteO índice de infestação pelo mosquito da dengue, na capital amazonense, caiu de 2,7%, em abril, para 2% em julho, conforme levantamento realizado pela Prefeitura de Manaus, entre os dias 2 e 13 deste mês.

Apesar da redução no índice geral da capital, o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, faz um alerta à população da Zona Leste que, no levantamento, apresenta o maior Índice de infestação predial pelo mosquito transmissor da doença. As áreas com maior

Page 13: CLIPPING 14.08

problema estão, principalmente, nos bairros Tancredo Neves, Jorge Teixeira e Coroado.

Pelos parâmetros do Ministério da Saúde, o resultado apurado pelo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), na capital, é de médio risco para casos de dengue, patamar que vai de 1% a 3,8%. Este foi o terceiro LIRAa do ano, em Manaus. Para realizar o levantamento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inspecionou 26.996 imóveis, distribuídos por todas as zonas da cidade.

De acordo com o secretário, o levantamento mostrou que, na zona Leste, os riscos estão associados, principalmente, aos depósitos de armazenamento de água no nível do chão (como camburões, por exemplo), que são mantidos sem tampa. A água limpa e parada é propícia à proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti. “É muito importante que a população não se descuide desses detalhes. Camburões, tanques e outros depósitos do tipo tê de estar fechados”, orientou.

DicaAs técnicas de Cal e Cloro e do Cravo-da-Índia, criadas pelo laboratório de Malária e Dengue do Inpa, foram destaque durante durante a Expo Brasil Sustentável, feira organizada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) durante a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20.A ciência amazônica demonstrou meios fáceis de se combater a doença no Brasil.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Manaus-Amazonas-Amazonia-realizado-Bahia-tecnica-trazida-Amazonia_0_736726379.html

Page 14: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/Amazonas Notícias Editoria: Pag:

Assunto: FVS implanta atividades de pesquisas, tecnologias e inovação em parceria com Fapeam

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( X ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14 /08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: (x ) sim ( )nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

FVS implanta atividades de pesquisas, tecnologias e inovação em parceria com a Fapeam

Com o objetivo de implantar e consolidar a área da pesquisa, tecnologia e inovação que contribuam para melhoria da prestação de saúde e possibilite uma maior efetividade dos programas de vigilância e controle de doenças e agravos, a Fundação de Vigilância em Saúde – FVS/AM inicia a implantação de atividades em ciência, tecnologia e inovação em saúde.

A iniciativa faz parte do Programa Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação nas Fundações Estaduais de Saúde – PECTI/AM Saúde da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - Fapeam, e tem inicio previsto para o início de agosto.

O apoio pretende viabilizar e facilitar a disseminação de novos conhecimentos e tecnologias que apresentem alto impacto na solução de problemas de saúde. Além, de garantir um maior intercâmbio científico entre os pesquisadores e gestores na área da saúde e aumentar a visibilidade da FVS/AM junto à comunidade científica e tecnológica e à sociedade.

De acordo com o coordenador do projeto e diretor do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças – DVA da FVS, Ricardo Passos, o programa é uma oportunidade de projetar a FVS como uma Instituição de pesquisa. “Contribuir para a melhoria da prestação de serviços de saúde prestados à população amazonense, possibilitando uma maior efetividade dos programas de vigilância e controle de doenças e agravos desenvolvidos pela instituição e o estimulo a estudos e pesquisas aplicadas nas áreas de competência da instituição vai ser nossa principal finalidade”, afirma Passos.

Page 15: CLIPPING 14.08

O projeto conta com a parceria de instituições reconhecidas no âmbito público de pesquisa, são elas: Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane – Fiocruz Amazônia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa e Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado – FMT-HVD.

Na opinião do diretor presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a parceria com tais instituições, além de contribuir para a consolidação da FVS como grupo de pesquisa em vigilância em saúde, possibilitará também o intercâmbio científico. “Através do projeto e com o apoio das instituições parcerias a FVS terá a oportunidade de ser reconhecida como ferramenta indispensável no contexto da prevenção e promoção de saúde, assim também como o aumento da produção científica pela instituição”, destaca Albuquerque.

FVS

A FVS/AM tem por missão buscar a melhoria da qualidade de vida da população do Estado do Amazonas, por meio da promoção e proteção à saúde, mediante ações integradas das vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e laboratorial, em como o controle de doenças e agravos, incluindo educação, capacitação, pesquisa e ações interinstitucionais.

Numa visão mais ampla, pretende ser reconhecida nacionalmente como centro de excelência em vigilância em saúde até 2014, seguindo os valores: ética, compromisso com a sociedade, inovação, integração e sustentabilidade.

http://amazonasnoticias.com.br/component/content/article/2-amazonas/21271-fvs-implanta-atividades-de-pesquisas-tecnologias-e-inovacao-em-parceria-com-a-fapeam.html

Page 16: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/Amazonas Notícias Editoria: Pag:

Assunto: Sono: Dormir bem é essencial para a saúde

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (X)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

SONO: Dormir bem é essencial para a saúde

De acordo com especialistas, um adulto deve dormir de sete a nove horas por dia para manter o bom funcionamento do organismo. Mas grande parte das pessoas não consegue dormir bem. É o caso da técnica de segurança no trabalho, Cristiane Brito.

" É horrível passar a noite olhando para o teto. Ai no outro dia eu tenho séria dor de cabeça, tipo ressaca, mal estar. Depois do almoço não precisa contar comigo mais. E isso me prejudica no trabalho.'

Além de atrapalhar a concentração no trabalho, dormir mal prejudica a saúde. É o que explica o especialista em medicina do sono do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Lucas Lemes.

" O sono tem funções da fisiologia do nosso corpo e se a gente pára de dormir de forma adequada a gente começa a ter depois de alguns anos repercussões clinicas. Hoje em dia a gente sabe que as pessoas que dormem mal, por exemplo, engordam, tendem a ser hipertensas. Tem se associado cada vez mais essas doenças antigas, frequentes e conhecidas aos distúrbios do sono. "

Para dormir melhor, o especialista em medicina do sono, Lucas Lemes, recomenda hábitos simples.

" Você ter um ambiente favorável, com pouca luminosidade, não se estressar, não ficar tendo uma atividade de conversa ou de trabalho próxima ao momento do sono, e alguns macetes que são receitas da vovó funcionam também como tomar um banho morno, um leite quente. Essas coisas hoje em dia tem provas cientificas de que têm função de melhorar a qualidade do sono."

Page 17: CLIPPING 14.08

Caso a pessoa não consiga pegar no sono mesmo com bons hábitos, a recomendação é procurar orientação médica para investigar o problema. O Sistema Único de Saúde oferece tratamento gratuito para pessoas que têm problemas para dormir.

Reportagem, Débora Rocha

http://amazonasnoticias.com.br/esportes-a-saude/28-esportes-a-saude/21253-sono-dormir-bem-e-essencial-para-a-saude.html

Page 18: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/ Em Tempo Editoria: Pag:

Assunto: Natura inaugura núcleo em Manaus e anuncia financiamento de Projeto

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (X)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Natura inaugura Núcleo em Manaus e anuncia financiamento de projetos

A Natura Cosméticos anunciou para a próxima quinta-feira (16) a inauguração do primeiro Núcleo de Inovação Natura Amazônia, em Manaus.

O espaço será parte fundamental da estratégia da empresa para gerar novos negócios e contribuir com o desenvolvimento científico da Amazônia.

Segundo a gerente de Ciência, Tecnologia, Ideias e Conceitos da Natura, Claudia Leo, a medida faz parte de um conjunto de ações que a empresa batizou de Programa Amazônia, projeto lançado em 2011 e que será responsável pela movimentação de cerca de R$ 1 bilhão até 2020 na região.

“Esse programa é uma reafirmação dos valores da Natura e uma retribuição, afinal, muitas das conquistas da empresa e o fortalecimento da marca se deram graças à utilização dos ingredientes oriundos da região”, afirmou a gerente.

Além da inauguração, a marca pretende lançar o edital Natura Campus Amazônia, exclusivo para seleção e financiamento de novos projetos de pesquisa conduzidos por instituições de ciência e tecnologia sediadas na região amazônica.

“Queremos potencializar todas as oportunidades que possam existir na região. A proposta da Natura é que o Núcleo funcione como uma grande alavanca no desenvolvimento do sistema regional de inovação. Faremos parcerias com atores regionais e pretendemos ter pelo menos mil pesquisadores envolvidos em nossa rede até 2020”, complementou Cláudia.

Page 19: CLIPPING 14.08

O evento de inauguração contará com a presença de representantes da Natura, que falarão sobre a importância da região para a empresa e sobre as redes de pesquisa e inovação que a indústria de cosméticos e produtos de higiene e beleza pretende fomentar a partir do lançamento do Núcleo.

A Natura passou a atuar na Amazônia em 2000, a partir do lançamento da linha Ekos. Atualmente, a região representa o principal polo de insumos para as linhas de produtos da fábrica.

http://www.emtempo.com.br/economia/16398-natura-inaugura-nucleo-em-manaus-e-anuncia-financiamento-de-projetos.html

Page 20: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/Em Tempo Editoria: Pag:

Assunto: Inaugurado laboratório que vai ajudar no controle de produtos derivados do tabaco

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (X)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Inaugurado laboratório que vai ajudar no controle de produtos derivados do tabaco

O Laboratório de Tabaco e Derivados (Latab), inaugurado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), vai ser usado pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo no país.

“O Latab passa a ser um laboratório que vai, na prática, verificar se aquilo que está sendo autorizado pela Anvisa de conteúdo [para cigarros, cigarrilhas e charutos] é exatamente o que a indústria do tabaco está colocando nestes produtos. Toda norma, toda regulamentação, que a gente faz tem o sentido de prevenir os efeitos maléficos - principalmente de algumas substâncias que contenham esses produtos”, disse Agenor Alvares, diretor da Anvisa.

Sexto laboratório público do gênero no mundo e o primeiro da América Latina voltado exclusivamente para análises de produtos derivados do tabaco, o Latab teve investimentos de R$ 4 milhões e consolida a liderança mundial do Brasil nas políticas de controle do tabaco, colaborando para a redução dos impactos da epidemia tabagista e das doenças a ela relacionadas, na avaliação do INT.

Para o diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Luiz Santini, a inauguração do laboratório é um grande avanço para o controle do uso do tabaco no Brasil. “Nós do Inca participamos e acompanhamos todo o processo que se constitui em um importante recurso tecnológico para fortalecer a politica nacional de controle de tabaco no país. O laboratório vem acrescentar valor e qualidade à essa política”, declarou.

Page 21: CLIPPING 14.08

Santini disse ainda que a politica nacional antitabagismo vem obtendo êxito na prevenção ao uso do tabaco e o seu êxito pode ser traduzido no fato de o país ter conseguido diminuir forma intensa e reconhecida mundialmente o número de fumantes no Brasil.

http://www.emtempo.com.br/variedades/16434-inaugurado-laboratorio-que-vai-ajudar-no-controle-de-produtos-derivados-do-tabaco.html

Page 22: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/D24 Am Editoria: Pag:

Assunto:Governo Federal vai se Antecipar aos desastres naturais, diz Dilma

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (X)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Governo federal vai se antecipar aos desastres naturais, diz Dilma

De acordo com a presidenta, as ações devem beneficiar populações de todas as regiões do país. Segundo ela, serão mapeadas inicialmente 821 cidades que mais sofreram com desastres naturais nos últimos 20 anos.

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff reiterou hoje (13) que o governo federal pretende se antecipar aos desastres naturais este ano por meio do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais. O conjunto de ações foi lançado na semana passada.“Esse plano é muito importante porque vai nos ajudar a salvar vidas. Com ele, o governo federal vai se antecipar e ajudar as pessoas a se prevenir contra os efeitos dos desastres naturais, das inundações, dos deslizamentos de terra e das secas prolongadas”, ressaltou.

No programa semanal de rádio Café com a Presidenta, Dilma lembrou que a estimativa do governo é investir mais de R$ 18 bilhões no plano até 2014. O dinheiro será destinado à execução de obras, compra de equipamentos e ao monitoramento de áreas em situação de risco.De acordo com a presidenta, as ações devem beneficiar populações de todas as regiões do país. Segundo ela, serão mapeadas inicialmente 821 cidades que mais sofreram com desastres naturais nos últimos 20 anos.

“É como uma radiografia de cada município. A partir dessa radiografia, nós podemos alertar a população sobre o risco de um deslizamento. Assim, essas pessoas podem sair de casa e deixar a área de risco para se proteger”, explicou.

Page 23: CLIPPING 14.08

Segundo Dilma, mais de R$ 15 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão destinados a obras de prevenção aos desastres naturais, feitas em parceria com os estados. Ela citou como exemplo a necessidade de contenção de encostas e de drenagem na região serrana do Rio de Janeiro e na região da Bacia do Paraíba do Sul, na Baixada Campista.

“A tecnologia é importantíssima para acompanhar o clima, mapear, monitorar e avaliar as áreas de risco. Por isso, estamos comprando mais nove radares meteorológicos, 286 estações hidrológicas e 4,1 mil pluviômetros. Assim, teremos informações precisas, para agir antes que os desastres ocorram”, destacou.

http://www.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/governo-federal-vai-se-antecipar-aos-desastres-naturais-diz-dilma/65871

Page 24: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/D24 Am Editoria: Pag:

Assunto:Editais para financiamento de projetos inovadores nas áreas naval e de petróleo serão abertos em setembro

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( X) Publicado no Site da FAPEAM ( X) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (X)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Editais para financiamento de projetos inovadores nas áreas naval e de petróleo serão abertos em setembroSerão destinados inicialmente R$ 3 bilhões em recursos, pelo BNDES e a Finep. À Petrobras caberá o suporte técnico, desde a fase de seleção até o desenvolvimento dos produtos

Rio de Janeiro – A Petrobras, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vão lançar os primeiros editais do Programa Inova Petro, no dia 17 de setembro, em evento do setor de petróleo e gás.Lançado nesta segunda-feira (13), o Inova Petro vai estimular a produção nacional de máquinas e sistemas nas áreas naval, de petróleo e gás. Serão destinados inicialmente R$ 3 bilhões em recursos, pelo BNDES e a Finep. À Petrobras caberá o suporte técnico, desde a fase de seleção até o desenvolvimento dos produtos.

O programa integra a política de tornar a indústria nacional mais competitiva, o Plano Brasil Maior, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). “A cadeia do petróleo e gás, como o pré-sal, essa fronteira que nós estamos desbravando, está para a economia brasileira como esteve a corrida espacial para a economia americana no século passado”, destacou o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, no lançamento do programa.

Definido como um acordo de inovação técnica, o Inova Petro terá investimentos paritários de suas duas fontes e utilizará três mecanismos distintos: o crédito, por meio do qual se fará a grande maioria do aporte; a subvenção, com recursos diretos para projetos de risco, totalizando

Page 25: CLIPPING 14.08

R$ 150 milhões da parte da FINEP; e a participação acionária, como forma de reforço de capital, por parte do BNDES.

“Nós temos o conjunto de instrumentos adequados para apoiar a cadeia produtiva. Temos inclusive a possibilidade de apoiar projetos de risco mais alto com recursos não reembolsáveis, vencendo aquilo que os especialistas chamam de vale da morte do processo de pesquisa e desenvolvimento, que é a conexão dos elos mais difíceis, que vêm desde a concepção teórica dos sistemas até a sua engenharia operacional concreta, que permita criar sistemas eficientes e competitivos de produção”, observou o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Segundo a presidenta da Petrobras, Graça Foster, em 2003, a participação nacional na área de exploração e produção de petróleo estava entre 40% e 55%. Em abastecimento, o percentual ficou em 82% e em gás e energia, 70%. Hoje, revelou, a participação nessas áreas está em cerca de 65%, 92% e 90%, respectivamente. A empresa aumentou também seus investimentos globais no período, de US$ 6 bilhões para US$ 45 bilhões, projetados para este ano.

Nesse cenário, Graça Foster destacou a importância da inovação no setor. “Que haja essa busca pela inovação, essa busca pela tecnologia melhor de ser aplicada. Os números mostram para nós que ainda temos, com a tecnologia atual em nosso mercado, de dar alguns passos a mais em favor de um conteúdo [nacional] maior. O fato é que devemos fazer isso com excelência, manter uma competitividade e trabalhando pelos melhores prazos”, disse.

A presidenta da Petrobras avaliou como viável que, em até dez anos, as empresas nacionais passem a exportar bens e serviços.

Além do suporte técnico, a Petrobras vai deixar à disposição da indústria os sítios de testes. “A Petrobras vai até, se for o caso, usar patentes nisso, para contribuir com a indústria nacional”, disse o gerente executivo do Centro de Pesquisas Leopoldo Miguez (Cenpes), Marcos Assayag.

O Inova Petro prevê também a aplicação de recursos em pesquisas nas universidades, com recursos da subvenção da Finep, de acordo com o presidente da agência de fomento tecnológico, Glauco Arbix. “Os desafios do pré-sal oferecem uma chance única de transformarmos a pauta da pesquisa em nossas universidades. Mais que isso, podemos, na pauta do pré-sal, ampliar e utilizar a pesquisa e o desenvolvimento nas empresas brasileiras, em áreas dominadas por empresas estrangeiras”.

http://www.d24am.com/noticias/brasil/editais-para-financiamento-de-projetos-inovadores-nas-areas-naval-e-de-petroleo-serao-abertos-e m-setembro/65932

Page 26: CLIPPING 14.08

Veículo:Site/D24 Am Editoria: Pag:

Assunto: O empreendedor vai fazer capacitação no Amazonas

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( X) Publicado no Site da FAPEAM (X) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

‘O empreendedor’ vai fazer capacitação no AmazonasProjeto vem atuar na cidade com a proposta de desenvolver as habilidades profissionais e competências específicas ligadas ao empreendedorismo em estudantes com mais de 14 anos de idade

Manaus – A Pearson Brasil – com atuação em mais de 70 países em soluções educacionais – disponibiliza em Manaus o programa ‘O empreendedor’, que agrega padrões internacionais de qualidade ao processo de formação educacional e profissional, contribuindo para a capacitação de jovens e adultos. Por meio do grupo Alliance, centro especializado em língua inglesa, o projeto vem atuar na cidade com a proposta de desenvolver as habilidades profissionais e competências específicas ligadas ao empreendedorismo em estudantes com mais de 14 anos de idade.

A iniciativa surgiu pela a necessidade de as empresas brasileiras despertarem em seus colaboradores competências com foco em inovação e alinhada à estratégia global de melhorar e mudar a vida das pessoas por meio da educação.

Ao participar do programa, os alunos aprovados receberão um certificado internacional que comprova as competências desenvolvidas no curso como Empreendedorismo, Liderança, Solução de Problemas, Conduta no Trabalho, Colocação Profissional, Comunicação, Planejamento e Finanças Pessoais.

http://www.d24am.com/noticias/amazonas/o-empreendedor-vai-fazer-capacitacao-no-amazonas/65947

Page 27: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/G1 Amazonas Editoria: Pag:

Assunto:Ar seco no Am proporciona ambiente favorável para conjutivite

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo( ) Positivo (X) Negativo

Data:14 /08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (X)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Ar seco no AM proporciona ambiente favorável para conjuntiviteSegundo oftalmologista, olhos vermelhos podem ser sinal de conjuntivite.Paciente com infecção conjuntiva na córnea corre risco de perder a visão.

O ar seco resultado do fenômeno climático El Niño está afetando também o número de atendimentos referentes à conjuntivite nos ambulatórios públicos do Amazonas. Com o globo ocular ressecado e o uso contínuo de condicionadores de ar, é necessário redobrar os cuidados para evitar um surto da doença. "O ar resseca o globo ocular e a falta de higiene também facilita o desenvolvimento da patologia”, afirmou o oftalmologista Antonio Fernandes Miranda.Ardor, lacrimejamento, fotofobia, sensação de corpo estranho e secreção de manhã. Os sintomas da conjuntive são bastante conhecidos pela dona de casa Ísis Brito, de 45 anos. Ela foi uma das amazonenses que sentiu as consequências da doença nos últimos dois meses.

Ísis desenvolveu um tipo mais forte de conjuntivite e ficou em tratamento por quase um mês. “Eu peguei uma bactéria que me deu essa infecção no olho. A minha visão ficou 80% embaçada e isso me preocupou muito”, disse ao lembrar da ardência nos olhos que chegou a afetar também quatro familiares em menor intensidade.O tratamento simples para a doença é de dez a 15 dias. A conjuntivite atacou Ísis após uma virose. Com a imunidade baixa, a doença no olho ganhou mais espaço. O rosto dela ficou inchado e foi preciso ir três vezes ao Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus.

“Tive que fazer várias raspagens. O médico disse que era uma bactéria muito rara que eu tinha pegado”, recordou ao afirmar que a doença intensificou os cuidados com a higiene.Lavar as mãos com maior frequência, usar lenço de papel, não esquecer de usar o colírio, além de cuidados extras com a lavagem das mãos são novos hábitos que quem pega conjuntivite precisa

Page 28: CLIPPING 14.08

adquirir, segundo o oftalmologista Antonio Miranda. “É difícil ser imune contra a doença, mas é necessário evitar contato com pessoas infectadas principalmente em locais fechados e com poeira”, orientou.

Segundo o oftalmologista, o hábito de trabalhar diariamente olhando para a tela de computador pode tornar o globo ocular suscetível a doenças. “O ar condicionado aliado ao uso demasiado do computador faz com que esqueçamos de piscar os olhos. Isso causa ressecamento e distúrbio na produção de lágrimas”, ressaltou o médico.A conjuntivite transmitida por vírus é a mais comum. Já a doença com inteferência de bactérias precisam de uma atenção médica especial. Se não tratada, a infecção pode atingir a córnea e causar danos permanentes à visão. “Conjuntivite por vírus tem uma incidência muito alta em Manaus e se fica com a visão embaçada por muito tempo, mas é importante cuidar para não haver perfuração da córnea e perder a visão”, explicou o oftalmologista.O médico Antonio Miranda acredita que os manauenses necessitam de um cuidado especial para evitar a infecção conjuntiva. “Há períodos com mais incidência da doença. São picos estacionais associados ao aumento de temperatura. Mas não tem segredo: é procurar um médico após ter aplicado uma compressa com água fria, não se automedicar e o resto é com o oftalmologista”, finalizou.

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/08/ar-seco-no-am-proporciona-ambiente-favoravel-para-conjuntivite.html

Page 29: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/G1 Ciência e Saúde Editoria: Pag:

Assunto: Nova York aposta em telhados brancos contra aquecimento global

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14 /08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Nova York aposta em telhados brancos contra aquecimento global

Programa existe desde 2009; objetivo é reduzir o consumo de energia e, consequentemente, o impacto ambiental dos edifícios.

Conhecida pela divulgação e promoção de ações de sustentabilidade, a Prefeitura de Nova York criou um programa pelo qual pretende pintar de branco, senão a totalidade, a maior quantidade possível de telhados da cidade.

O objetivo da medida é reduzir o consumo de energia dos moradores e, assim, o impacto que causam no meio ambiente.Isso porque, com os telhados pintados de branco, a temperatura no interior de um edifício pode cair até 30%, diminuindo os gastos com ar-condicionado e, consequentemente, a emissão de gases do efeito estufa, o que, em última análise, ajuda a controlar os efeitos nocivos do aquecimento global.

O programa, chamado de 'Cool Roofs' (ou 'Telhados Frios', em tradução literal), faz parte de um conjunto de medidas tomadas por Nova York com o intuito a reduzir em 30% a emissão de gases causadores do efeito estufa até 2030.

Segundo um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Sistemas Climáticos da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, um telhado pintado na cor branca registrou, no dia mais quente deste ano, uma temperatura até seis graus menor do que a verificada em um tradicional, sem a tinta.

Page 30: CLIPPING 14.08

A explicação é simples e tem origem nas leis da física: enquanto os telhados pretos ou escuros absorvem a energia do sol quase completamente, os brancos refletem os raios solares, dispersando o calor.

Especialistas também indicam que a cobertura branca ajuda na conservação dos telhados das edificações.

Lançado há três anos, o programa já totaliza 260 mil metros quadrados de telhados pintados de branco.

'Estamos trabalhando lentamente e não será possível pintar todos os telhados da cidade, ora pelo material, ora pelas condições de segurança necessárias para pintá-lo. Mas vamos fazer tudo o que pudermos', disse à BBC Tori Edmiston, vice-diretor de Relações Exteriores Comunitárias do Conselho da Cidade de Nova York, a agência da Prefeitura responsável pelo programa.

MobilizaçãoPara concluir tal tarefa, a prefeitura conta com a ajuda de jovens voluntários, que atuam como pintores temporários. 'Aqui em cima faz muito calor, mas o esforço vale a pena, porque conhecemos pessoas e ajudamos nossa comunidade com um projeto sustentável maravilhoso', disse à BBC James Allison, da ONG Inroads, que seleciona voluntários para participar no programa.

Até agora, 3 mil pessoas já subiram no topo dos edifícios de Manhattan para pintá-los de branco. A segurança dos voluntários e a implementação do projeto ficam a cargo de Loreta Tapia, supervisora do programa.

'Em primeiro lugar, aplicamos duas demãos de tinta látex, que, por ser muito densa, se contrai para depois se expandir. A cor, um branco brilhante, transforma completamente os telhados 'fechados' de Nova York, antes cinza, preto e prata', disse ela à BBC.

Qualquer edifício pode participar do programa. A cidade também tem acordos com lojas de tinta, que fornecem o material necessário para o programa.

Apesar dos critérios de elegibilidade serem elásticos, os responsáveis pela iniciativa miram, principalmente, os arranha-céus, onde mais pessoas precisam economizar energia.

Por enquanto, os tetos mais pintados são os de universidades, bibliotecas e edifícios públicos, além de blocos de apartamentos de moradores de baixa renda.

A pintura, entretanto, não prescinde de um detalhado estudo de caso. Nele, calcula-se o consumo de energia do edifício, o valor da economia com a cobertura branca e uma averiguação minuciosa da estrutura do telhado.

No verão, a temperatura registrada nos telhados de Nova York pode superar facilmente 80 graus centíogrados.

Há dias, inclusive, que tal limite é ultrapassado. Termômetros já chegaram a marcar 87 graus Celsius no topo dos edifícios da cidade.

Ao lado do asfalto, os telhados são as estruturas que mais absorvem a energia solar, decorrência do fenômeno chamado 'ilhas de calor', típico das grandes cidades e responsável pela sensação de abafamento.

Page 31: CLIPPING 14.08

'Ilhas de calor'Nova York, por exemplo, sofre consideravelmente deste efeito, registrando uma temperatura média três graus acima do recomendado para uma cidade. Desde 2009, uma lei exige que todos os novos edifícios construídos na 'Big Apple' tenham seus telhados pintados de branco.

Pesquisas mostram que para cada 92 metros quadrados de tinta branca sobre as telhas, uma tonelada de dióxido de carbono deixa de ser jogada na atmosfera.

A atual temporada do programa começou em maio e se estende até outubro, quando os dias ensolarados começam a ceder lugar para o vento frio do começo do outono.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/nova-york-aposta-em-telhados-brancos-contra-o-aquecimento-global.html

Page 32: CLIPPING 14.08

Veículo: Portal Amazônia Editoria: Pag:

Assunto:Rio Amazonas é reconhecido como uma das maravilhas naturais do mundo

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14 /08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Rio Amazonas é reconhecido como uma das maravilhas naturais do mundo

O prêmio é compartilhado com a Bolívia, o Brasil, Equador, Suriname, a Colômbia, Venezuela, Guiana e Guiana Francesa.

BRASÍLIA – O Rio Amazonas, no Peru, ganhará hoje (13) homenagem durante cerimônia em que será reconhecido como uma das Sete Maravilhas do Mundo pelo governo regional de Loreto. O Rio

Amazonas é maior rio do mundo, tanto em extensao, como em volume de água. Ele nasce no Peru e deságua no Brasil. Por meio de telas gigantes colocadas nas sete cidades localizadas na região, os moradores vão acompanhar a solenidade.

O Rio Amazonas tem mais de 7 milhões de quilômetros quadrados em extensão. A nascente dele é o Rio Apurímac, na Cordilheira dos Andes, no Sul do Peru, e a foz no Rio Tocantins, no Norte do Brasil.

O governador de Loreto, no Peru, Yvan Vasquez Valera, disse que o objetivo é que todos da região participem da solenidade. “As atividades serão realizadas nas sete cidades da província. Cada capital, ao mesmo tempo, irá desenvolver vários eventos, mobilizar os estudantes e a população em geral “, disse ele.

Na capital de Loreto, Iquitos, haverá um city tour nas principais áreas turísticas. Na prefeitura de Iquitos será descerrada uma placa de bronze com a certificação oficial do Rio Amazonas como uma das maravilhas naturais do mundo. Para as autoridades peruanas, o reconhecimento representa o respeito pela riqueza em biodiversidade que abriga a Amazônia.

Page 33: CLIPPING 14.08

O prêmio é compartilhado com a Bolívia, o Brasil, Equador, Suriname, a Colômbia, Venezuela, Guiana e Guiana Francesa, países nos quais o Rio Amazonas está presente.

A cada ano há a seleção das sete maravilhas naturais do mundo (em inglês, New 7 Wonders of Nature) pela população, por meio de uma votação global. A iniciativa começou em 2009 com o canadense-suíço Bernard Weber.

http://www.portalamazonia.com.br/editoria/meio-ambiente/rio-amazonas-e-reconhecido-como-uma-das-maravilhas-naturais-do-mundo/

Page 34: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/UEA Editoria: Pag:

Assunto:Programa de Incentivo à Docência Financiará R$ 6 Milhões em Projetos na UEA

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Programa de Incentivo à docência financiará R$ 6 milhões em projetos na UEA

A partir das 9h30 desta terça-feira (14), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza solenidade de lançamento referente ao início das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) 2012/2013. O evento, que acontece no auditório da Escola de Ciências da Saúde (ESA), em Manaus, será transmitido ao vivo para os municípios de Manacapuru, Parintins, Tabatinga, Tefé, Itacoatiara, Coari, Beruri, Manicoré e Maués.

O Pibid tem como objetivo valorizar o magistério e incentivar os estudantes que optam pela carreira docente. Ao participar do programa, os universitários atuam no desenvolvimento de atividades diversas em escolas públicas, superando problemas identificados no processo ensino-aprendizagem, elevando a qualidade do ensino na escola pública. Desta vez, o projeto destinará cerca R$ 6 milhões para os 55 projetos da UEA que serão desenvolvidos até o próximo ano.

De acordo com a Pró-Reitora de Graduação da UEA, professora Elisabete Brocki, cada estudante deve dedicar oito horas semanais para as atividades pertinentes ao Pibid. Por esse trabalho, o aluno recebe bolsa no valor de R$ 400. As atividades são supervisionadas por professores das redes públicas de ensino municipal ou estadual e coordenadas por professores da UEA.

“A grande expectativa é a interiorização do programa. Em breve, também vamos elaborar uma estratégia de acompanhamento, com encontros periódicos com os participantes, em videoconferências, para partilhar experiências e ajustar condutas, por exemplo, para garantir que os projetos transcorram de forma articulada e com sucesso”, disse Elisabete.

Page 35: CLIPPING 14.08

No total, o Pibid UEA 2012/2013 irá conceder 789 bolsas, sendo 651 para alunos da UEA, 101 para professores supervisores (professores da rede estadual ou municipal) e 37 para professores coordenadores. O aluno pode ficar no programa até se formar. “A bolsa tem duração de 12 meses, mas poderá ser renovada até a conclusão do projeto”, finaliza a Pró-Reitora da UEA.

HISTÓRICO – Em 2012, o Pibid UEA inicia um momento importante na história do Amazonas tendo em vista que, em 2009, quando a universidade introduziu sua participação no programa, apenas três projetos das Licenciaturas Biologia, Letras e Pedagogia, em Manaus, faziam parte da ação. Desta vez, com a aprovação da proposta de expansão do programa na UEA, serão beneficiados 10 municípios amazonenses, sendo possível a participação de todas as licenciaturas de Manaus e de outros centros da universidade no interior do Amazonas. Diretamente, 55 escolas serão beneficiadas.

SOBRE O PROGRAMA - O Pibid é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os participantes são alunos dos cursos de Licenciatura que, inseridos no cotidiano de escolas da rede pública, planejam e participam de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.

http://www1.uea.edu.br/noticia.php?notId=22924

Page 36: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/UEA Editoria: Pag:

Assunto:Educação do Campo é tema de palestra da Reamec, nesta quinta-feira

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Educação do Campo é tema de palestra da Reamec, nesta quinta-feira (16)

O programa de doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec) realiza na quinta-feira dia (16), a palestra intitulada “Educação do Campo: uma experiência de formação do educador no Estado do Amazonas”. A sede do evento é a Escola Normal Superior (ENS), a partir das 16h, com entrada franca para os interessados.

Retomando as atividades do segundo semestre, a primeira palestrante será a doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Lucinete Gadelha. Professora da UEA com experiência na área de Educação, Lucinete atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Gestão Educacional, Currículo, Educação Popular e Educação do Campo.

Segundo a coordenadora do projeto, Maria Clara Forsberg, a realização do ciclo das palestras tem como objetivo viabilizar a apresentação e discussão de temas da área de Educação em Ciências e Matemática, com enfoque na abordagem Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS), e com isso, reunir estudantes e profissionais de graduação e pós-graduação e demais interessados em debater o assunto.

SOBRE A REAMEC- A Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec) é um programa de doutorado que visa à formação de 150 doutores em toda a Amazônia Legal até 2020. O programa abrange Instituições de Ensino Superior do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.

Page 37: CLIPPING 14.08

Coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) o Reamec possui polo no Pará, gerenciado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e ainda um polo no Amazonas que abrange os Estados de Acre e Roraima com coordenação UEA.

http://www1.uea.edu.br/noticia.php?notId=22928

Page 38: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/Ufam Editoria: Pag:

Assunto:Abertura do Workshop Ufam-Natura

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Abertura do Workshop UFAM-Natura

Com o intuito de fomentar uma rede de pesquisa entre pesquisadores da UFAM e da Natura, a PROTEC, em parceria com empresa nacional de cosméticos Natura, realiza o Workshop de Integração Acadêmica Científica UFAM-NATURA. Na cerimônia de abertura, houve o lançamento do edital chamada de Projetos Natura Campus 2012.

Compareceram à solenidade a reitora e o vice-reitor da UFAM, professora Márcia Perales e professor Hedinaldo Narciso Lima, respectivamente, a Pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Maria do Perpétuo Socorro Chaves, o Secretário Executivo Adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (SECT), Eduardo Costa Taveira, e o diretor de Ciência, Tecnologia, Idéias e Conceitos da Natura, Victor Fernandes.

A reitora enfatizou o quanto é necessário realizar parcerias, pois estas estabelecem a oportunidade da troca de conhecimentos e de experiências, sendo a interdisciplinaridade um importante elo na ampliação e na difusão de conhecimentos e da inovação. “Este é um momento importante para ambas as instituições, uma vez que há uma articulação entre a área pública e a privada visando a um objetivo mútuo, que é o da inclusão social, permitindo, dessa forma, a acreditar que uma sociedade mais justa é possível. As parcerias só têm sentido quando são de mão dupla, isto é, quando visam a interesses comuns que trarão resultados significativos para o coletivo. E trabalhar com o apoio institucional dessa grande empresa nos leva a cada vez mais a concretizar a excelência acadêmica com o compromisso social”, disse.

Page 39: CLIPPING 14.08

A professora Maria do Perpétuo Socorro Chaves destacou a importância do evento para a comunidade universitária, pois está se consolidando uma parceria que tem o intuito de concretizar políticas de inovação. “A rede de pesquisas é um mecanismo de interação de saberes científicos, onde se supera limites e divergências, estimulando a interdisciplinaridade para que o pesquisador obtenha êxito na pesquisa”, frisou a Pró-reitora da PROTEC.

Para o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, esse processo de aproximação entre a Instituição e a empresa valoriza a atuação dos pesquisadores, incentivando-os a ampliar a pesquisa aplicada na UFAM. “O pesquisador tem um significativo papel social, porque por meio da produção acadêmica tem-se a possibilidade da criação de produtos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e para a geração de renda”.

“O Workshop possibilita uma integração de interesses mútuos, pois a Universidade, por meio dos seus pesquisadores, tem a oportunidade de gerar e aplicar o conhecimento juntamente com a Natura, o que colabora para o fortalecimento do conhecimento científico como ponte para o desenvolvimento de estratégias de inovação. Assim, a Natura, empresa nacional de cosméticos, reconhece a importância de estimular o avanço do saber em diferentes áreas”, declarou Victor Fernandes.

O representante da SECT, Eduardo Taveira, salientou que a parceria entre Natura e pesquisadores não é somente um ganho para a UFAM, mas para todo o estado do Amazonas, uma vez que se está fomentando ações no campo da pesquisa que contribuirão para a criação e consolidação de políticas públicas de inovação tecnológica.

Ao final, os representantes da Natura Bruno Oliveira, coordenador de Redes e Parcerias, Iguatemi Costa, gestor de Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia, e Victor Fernandes, diretor de Ciência, Tecnologia, Idéias e Conceitos, apresentaram à comunidade universitária presente, em sua maioria pesquisadores da UFAM, o edital chamada de Projetos Natura Campus 2012, que objetiva apoiar projetos de inovação, estabelecendo assim, a construção de redes de pesquisa entre a Natura e a comunidade científica.

O edital está aberto à participação de pesquisadores das áreas de ciências exatas, humanas e biológicas.

Informações por meio do site www.naturacampus.com.br

Sobre o Programa Natura Campus

O Programa Natura Campus denomina-se dessa forma por se assemelhar ao ideal dos campi universitários como lócus criativo para se pensar e fazer ciência.

Ele destina-se a todos os pesquisadores ligados a Instituições de Ensino e Pesquisa, e prevê quatro modalidades de interação:

1. Cooperação científica: inclui projetos de cooperação em pesquisa científica básica ou tecnológica e aquisição de tecnologias já desenvolvidas por meio de contratos de transferência de tecnologia.

2. Cadastro de Grupos de Pesquisa: grupos de pesquisa interessados em se tornar parceiros poderão se cadastrar no banco de dados do Programa.

3. Vivência empresarial: prevê o auxílio com bolsas de pesquisa para alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado formalmente engajados em projetos de cooperação em contratação.

4. Prêmio Natura Campus: tem como objetivo reconhecer a contribuição da comunidade científica para o processo de inovação da Natura, premiando os melhores parceiros em pesquisa a cada dois anos.

Page 40: CLIPPING 14.08

Os principais temas de interesse são tecnologias sustentáveis, sentidos e design de experiências, ciências do bem estar, ciências clássicas e de vanguarda de pele e cabelo e gestão estratégica de inovação.

http://portal.ufam.edu.br/index.php/todas-as-noticias/3568-abertura-do-workshop-ufam-natura

Page 41: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/CBN Manaus Editoria: Pag:

Assunto:Seduc e FVS lançam concurso sobre dengue no Amazonas

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Seduc e FVS lançam concurso sobre dengue no Amazonas

14/08/12 – A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), lançaram nesta terça-feira, o 5º concurso escolar sobre a dengue no Amazonas.

Com o tema “Sempre é hora de combater a dengue”, a iniciativa vai premiar, nos 62 municípios do Amazonas, os melhores desenhos, slogans, redações e experiências pedagógicas no combate à proliferação da doença. A ação sócio-educativa planejada pelo Governo do Estado visa sensibilizar a comunidade quanto ao papel que a escola tem na prevenção e no controle da dengue, estimulando alunos, professores e gestores a se tornarem agentes de informação em suas casas e comunidades.

O concurso escolar é realizado anualmente e neste ano será promovido nas categorias: “Desenho” (para os estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental), “Slogan” (para os do 6° ao 9° do ensino fundamental), “Redação” (para os do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos) e “Experiência Pedagógica”, para os professores e gestores de escolas da Educação Básica.

Page 42: CLIPPING 14.08

As inscrições para o concurso estão abertas e poderão ser efetivadas até o dia 19 de outubro no portal www.saude.am.gov.br/fvs

http://cbnmanaus.com.br/site/2012/08/14/seduc-e-fvs-lancam-concurso-sobre-dengue-no-amazonas/

Page 43: CLIPPING 14.08

Veículo: Portal do Governo Editoria: Pag:

Assunto:Governo do Amazonas quer ampliar programa para estimular a formação de engenheiros

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14 /08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: (X) sim ( )nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Governo do Amazonas quer ampliar programa para estimular a formação de engenheiros19:09 - 13/08/2012

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) estão articulando parcerias para ampliar o Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias), que tem por objetivo estimular a formação de profissionais na área de Engenharia.

O secretário de CT&I do Amazonas, Odenildo Sena, e a diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão, estiveram reunidos, na última quinta-feira, dia 9 de agosto, com a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) para apresentar o Pró-Engenharias e buscar apoio da iniciativa privada para a formação de novas turmas do programa.

Ficou acordado entre as instituições que, a partir desta semana, serão realizadas reuniões técnicas entre a Fieam, por meio da Coordenadoria de Relações de Trabalho e Emprego, SECTI-AM e Fapeam para formatar um projeto a ser apresentado às empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

A Fieam formou um grupo de trabalho para identificar as dificuldades que as empresas do PIM estão enfrentando atualmente em relação à contratação de mão de obra especializada para seus diversos processos produtivos e à retenção desses recursos humanos.

Page 44: CLIPPING 14.08

O diagnóstico dessa pesquisa será apresentado para a Fieam e para o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), bem como a proposta de um plano de ações para atuar nesse cenário. Dentre as propostas será apresentado o pró-engenharias.

Articulação – Para o presidente da Fieam, Antônio Silva, o Pró-Engenharias é uma oportunidade para contribuir com o crescimento do PIM.

“A Federação, através da diretoria como um todo, recebeu com maior grau de satisfação a proposta, pois tudo que envolve educação é básico para que possamos atingir o grau de desenvolvimento e de crescimento do nosso PIM. Este programa está focado e voltado para a excelência e vai ser utilizada dentro do Polo. Não podemos perder essa oportunidade de fazer esse acordo para que possamos efetivamente deslanchar nesse programa”, afirmou Silva.

O titular da SECTI-AM, Odenildo Sena, destacou a receptividade da Fieam para a formação de parcerias. “Esta é a segunda apresentação que fazemos do Pró-Engenharias em busca de parcerias. O entusiasmo que a diretoria da Fieam demonstrou pelo programa muito nos alegra. A instituição já se apresentou para articular uma proposta a fim de efetivar um projeto. Sabemos do potencial desse programa e a nossa percepção é que eles perceberam também o potencial para a indústria”, disse Sena.

De acordo com a diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, a estratégia do Governo do Estado do Amazonas é envolver de fato o setor para qual esse programa é direcionado. “Tenho certeza que esse programa vai fazer a diferença no setor produtivo. Estamos em busca de parcerias e aliados para compor os investimentos, dando robustez ao Pró-Engenharias. Dessa forma, o programa terá recursos estaduais, por meio da Fapeam, mas também do setor empresarial, que vai poder dar a esse programa uma capacidade de crescimento”, afirmou Simão.

Iniciativa piloto – O Pró-Engenharias consiste em uma iniciativa do Governo do Amazonas por meio da SECTI-AM, Fapeam e da Secretaria do Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc).

Tem por finalidade estimular estudantes da rede pública de ensino, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreiras acadêmica e profissional nas Engenharias, por meio de aulas reforçadas no contraturno escolar e concessão de bolsa de estudo para apresentar as oportunidades na carreira e prepará-los para o vestibular.

A iniciativa conta com investimento de R$ 800 mil do Governo do Estado do Amazonas para aplicação em três anos. Iniciado em julho de 2012, o projeto-piloto já conta com uma turma de 40 estudantes, os quais estão sendo beneficiados com bolsa mensal de Iniciação Científica Júnior Especial, no valor de R$ 190.

Caso o estudante seja aprovado em cursos ofertados por universidade pública, ele receberá durante o primeiro ano de graduação uma bolsa de R$ 360. As atividades contam com o auxílio de professores da rede pública de ensino, além de um doutor e mais quatro tutores.

http://www.amazonas.am.gov.br/2012/08/governo-do-amazonas-quer-ampliar-programa-para-estimular-a-formacao-de-engenheiros/

Page 45: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/Fuam Editoria: Pag:

Assunto:Cicli de Pelestra discute linhas de pesquisa da FUAM

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: (x ) sim ( )nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Ciclo de Palestras discute linhas de pesquisa da FUAM

Iniciou ontem (13), às 19 horas, no Auditório da Fundação Alfredo da Matta (FUAM), o Ciclo de palestras PAIC/FUAM 2012-2013. A programação segue até o dia 15 de agosto.

O objetivo do evento é apresentar as linhas de pesquisa existentes na FUAM, além de discutir questões científicas e éticas importantes para o desenvolvimento de projetos de pesquisa.

O evento, apesar de fazer parte das atividades propostas pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) da FUAM, não é restrito aos bolsistas do Programa, e sim aberto a quaisquer estudantes e profissionais interessados em pesquisa, em especial nas linhas de pesquisas existentes na instituição.

Iniciação Científica na FUAM

Com linhas de pesquisa voltadas para áreas como Hanseníase, Doenças Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids, câncer de pele, psoríase, dentre outras ligadas à dermatologia tropical, a FUAM oferece bolsas de iniciação científica fomentadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) com o intuito de estimular a vocação científica, a integração entre estudantes de diversas instituições de ensino e os profissionais e pesquisadores da Fundação.

Envolver jovens estudantes em pesquisas que tratem dos temas ligados às áreas de atuação da instituição é também uma forma de fortalecer e disseminar o trabalho científico e clínico desenvolvido com dedicação pelos profissionais e pesquisadores da FUAM, além de estimular os graduandos a prosseguirem seus estudos em uma destas áreas até sua futura vida profissional.

Page 46: CLIPPING 14.08

Inscrições

Os interessados em participar do Ciclo de Palestras ainda podem fazer sua inscrição no Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) da Fundação Alfredo da Matta, no horário de 8 às 11 horas e de 14 às 16 horas ou mesmo antes das palestras. Basta doar 1 kg de alimento não-perecível que será entregue aos pacientes da FUAM.

A Fundação Alfredo da Matta está localizada na Rua Codajás, nº 24, Cachoeirinha. Outras informações pelo telefone: 3632-5853.

http://www.fuam.am.gov.br/noticia.php?cod=299

Page 47: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/ Agência Fapesp Editoria: Pag:

Assunto: Inscrições para Prêmio Econoteen vão até 17 de agosto

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14 /08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Inscrições para o Prêmio Econoteen vão até 17 de agosto

Agência FAPESP – Estão abertas até 17 de agosto as inscrições para a sexta edição do Prêmio de Ensaios Econoteen, uma iniciativa do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

O concurso é voltado a alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas do Estado e tem como objetivo criar canais de comunicação com a sociedade e diminuir a distância entre o ensino de economia e as pessoas que a constroem e a vivenciam.

Segundo a FEA, o Econoteen busca também apresentar o pensamento econômico aos estudantes, estimulá-los a pensar sobre os problemas de natureza econômica, colocá-los em contato com os assuntos abordados pelos economistas, dar-lhes informações sobre a graduação em Economia e sobre os caminhos que o profissional da área pode seguir.

Para participar, cada concorrente deve escrever um ensaio sobre o tema “Educação e desenvolvimento socioeconômico no Brasil”. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela internet.

Page 48: CLIPPING 14.08

Os candidatos terão até 14 de setembro para enviar os ensaios, que serão avaliados por uma comissão de professores do departamento. Os cinco melhores receberão prêmios em dinheiro. O primeiro colocado ganha ainda uma bolsa de estudos no Cursinho FEA-USP.

Mais informações: www.fea.usp.br/feaecon/econoteen e (11) 3091-9858.

http://agencia.fapesp.br/16032

Page 49: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/Consecti Editoria: Pag:

Assunto:Fapemig e Cemig destinam R$ 30 milhões para pesquisas

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14 /08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Fapemig e Cemig destinam R$ 30 milhões para pesquisasMeio ambiente, fontes de energia alternativas e expansão do sistema elétrico estão entre os temas do novo edital.

Financiar pesquisas no setor elétrico que permitam o desenvolvimento de energias limpas, garantindo o desenvolvimento sustentável para o estado. Este é o objetivo principal da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Cemig. O segundo edital, fruto desta iniciativa, acaba de ser lançado e vai destinar R$ 30 milhões para os projetos aprovados.

As linhas de pesquisa que serão apoiadas abrangem as áreas de Meio Ambiente; Fontes Alternativas; Manutenção do Sistema Elétrico; Gestão de Bacias; Gestão, Regulação e Mercado; Operação do Sistema Elétrico; Supervisão e Controle; Segurança; Planejamento e Expansão do Sistema Elétrico e Novas Topologias. Confira mais detalhes no edital disponível em www.fapemig.br.

“No primeiro edital, lançado em 2011 e cujos projetos aprovados foram divulgados em janeiro deste ano,

recebemos 229 propostas, que totalizaram R$ 385 milhões – uma demanda altíssima para um edital de R$ 30 milhões. Devido à alta qualidade de grande parte destas propostas, decidimos por aumentar o valor do edital em R$ 45 milhões no primeiro ano, destinando R$ 75 milhões em recursos para os projetos aprovados”, explicou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, José Policarpo de Abreu. Os 38 projetos aprovados nesta primeira versão já estão em andamento e a expectativa das Instituições é que os recursos da iniciativa sejam aplicados em projetos que tragam benefícios para a sociedade, como maior qualidade, disponibilidade, sustentabilidade e menor custo de energia e contribuam para o progresso e desenvolvimento do estado de Minas Gerais.

Ainda segundo Abreu, em reunião da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), realizada ano passado, diversas empresas do setor elétrico manifestaram interesse em conhecer o programa. Além disso, Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de outros Estados também se interessaram pela parceria inédita. “A intenção da

Page 50: CLIPPING 14.08

Fapemig e da Cemig é realizar em breve um workshop para apresentar para estas empresas e FAPs o Programa e seus resultados”, planeja o diretor.

“A parceria com a Fapemig é uma oportunidade de explorarmos sinergias e complementaridades entre o Programa de P&D da ANEEL e os editais da Fapemig. Procuramos utilizar as oportunidades que cada programa oferece, permitindo construir projetos mais completos, que visam à inovação, a capacitação de pessoas, mais eficiência para a Empresa e qualidade para o cliente, portanto, com maior possibilidade de retorno para Minas”, declarou Arlindo Porto Neto, vice-presidente da Cemig.

Parceria inovadora

O acordo entre a Fapemig e a Cemig foi firmado durante a cerimônia de comemoração dos 25 anos da Fapemig, em maio do ano passado, marcando o início da execução de uma parceria inovadora, assinada em janeiro de 2011. Ao todo, serão destinados R$ 150 milhões em estudos específicos no prazo de cinco anos. Segundo o acordo, a Cemig responderá por R$ 100 milhões e a Fapemig pelo montante de R$ 50 milhões.

O valor será destinado a pesquisas ligadas às áreas de atuação da Cemig (geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica), buscando o desenvolvimento de fontes alternativas renováveis e limpas, como solar, eólica e biomassa. Estão previstos ainda estudos sobre a proteção do meio ambiente, o uso racional da energia e a eficiência operacional da Empresa. “Esses objetivos estão fundamentados nos pilares da sustentabilidade e do melhor atendimento à população e sociedade em geral, através de redução de custos e aumento da qualidade no fornecimento da energia”, destacou o vice-presidente da Cemig.

Fonte: Ascom – Fapemig

http://www.consecti.org.br/2012/08/13/fapemig-e-cemig-destinam-r-30-milhoes-para-pesquisas/

Page 51: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/Consecti Editoria: Pag:

Assunto:Marco Civil da Internet será votado em 19 de setembro

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14 /08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Marco Civil da Internet será votado em 19 de setembro

Após dois adiamentos, a votação do Marco Civil da Internet (PL 2126/11), que estabelece os princípios que devem nortear o uso da rede no Brasil, foi novamente marcada. A comissão especial da Câmara se reunirá no dia 19 de setembro, às 14h30, segundo a assessoria do presidente da comissão, o deputado João Arruda (PMDB-PR).

Por falta de quórum, no dia 11 de julho e 8 de agosto a votação não pode ser realizada. Na primeira data, a ausência de diversos parlamentares ocorreu pelapressão do governo para a retirada do texto a definição de que o Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) – órgão que inclui representantes do governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade científica e tecnológica – fosse o responsável por cuidar da neutralidade da rede.

A alteração foi feita em julho pelo relator do projeto, Alessandro Molon (PT-RJ), e as exceções à neutralidade de rede passam a ser regulamentadas por decreto. O texto final do Artigo 9º ficou assim: “A discriminação ou degradação do tráfego será regulamentada por Decreto, ouvidas as recomendações do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e somente poderá decorrer de I – requisitos técnicos indispensáveis à fruição adequada dos serviços e aplicações, e II – priorização a serviços de emergência”.

Dentre outros tópicos, o Marco Civil da Internet estabelece proteção à privacidade de usuários e isenta de provedores de conteúdo o armazenamento de logs de navegação, atribuídos ao provedor de conexão.

Fonte: TI Inside

Page 52: CLIPPING 14.08

Não é possível prever se, desta vez, a votação será realizada pela presença mínima de deputados. Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em parceria com mais 29 entidades nacionais e 18 internacionais, enviaram uma carta pública dirigida à Câmara pedindo a aprovação imediata do projeto.

http://www.consecti.org.br/2012/08/14/marco-civil-da-internet-sera-votado-em-19-de-setembro/

Page 53: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/Consecti Editoria: Pag:

Assunto: Celulares e Teblets são responsáveis por 2,3 por centro dos acessos à web no Brasil

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Celulares e tablets são responsáveis por 2,3 por cento dos acessos à web no Brasil

A empresa de análises comScore divulgou na última quinta-feira (9) dados interessantes sobre a navegação na Internet por dispositivos móveis no Brasil.

A empresa de análises comScore divulgou na última quinta-feira (9) dados interessantes sobre a navegação na Internet por dispositivos móveis no Brasil. Durante o evento MMA Mobile Day, em São Paulo, foram reveladas as estatísticas da pesquisa Device Essentials, que revelou que smartphones e tablets foram responsáveis por 2,3% da navegação na web no país no mês de maio.

Para Alexander Banks, diretor-gerente da empresa no Brasil, este número deve crescer ainda mais em breve. Segundo ele, a expectativa é de que em dois ou três anos esse número chegue a 10 ou 13%, graças ao enorme crescimento do tráfego neste tipo de aparelho nos últimos meses. Entre os tablets, por exemplo, o acesso à Internet teve aumento de 40% no último ano.

Apesar disso, os celulares ainda lideram a navegação na Internet entre os dispositivos móveis: são 54,6% do total, o que representa 1,3% de todo o tráfego na web brasileira. Vale destacar que, entre os smartphones no Brasil, o Android é o sistema operacional que mais aparece, com 35,10%, pouco à frente do iPhone, que tem 33,20%.

http://www.consecti.org.br/2012/08/13/celulares-e-tablets-sao-responsaveis-por-23-por-cento-dos-acessos-a-web-no-brasil/

Page 54: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/Jornal da Ciência Editoria: Pag:

Assunto: Congresso Abipti 2012 começa amanhã

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14 /08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Congresso Abipti 2012 começa amanhã

Evento da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti) traz como tema central deste ano a "Tecnologia para um Brasil inovador e competitivo".

Começa amanhã (14), em Brasília, o Congresso Abipti 2012. Na abertura, às 19h, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp estará presente para falar sobre a importância das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs) na política de inovação brasileira e possíveis alternativas para fortalecer os institutos responsáveis pela aproximação das empresas com as universidades. Também participarão os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva; do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane; da Abipti, Isa Assef; e a superintendente executiva da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anpei), Sheila Pires. No dia seguinte (15), às 8h30, será a vez do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, participar, como debatedor, da conferência sobre as "Necessidades e potencialidades das EPDIs (entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação) para a inovação". A edição de 2012 do Congresso da Abipti abordará o tema "Tecnologia para um Brasil inovador e competitivo". Além de debates sobre o marco legal da inovação e a importância dos institutos de pesquisa na aproximação das universidades com o setor produtivo, serão apresentados cerca de 40 trabalhos científicos em torno do tema central do evento.

Page 55: CLIPPING 14.08

Com o patrocínio da Finep, MCTI, Sebrae e CNPq - o congresso tem como público-alvo pesquisadores, gestores, empresários e estudantes da área de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Abipti é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne organizações públicas e privadas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, presente nas cinco regiões e 27 unidades da Federação.

Confira a programação completa e mais informações no sitewww.abipti.org.br/congresso2012. (JC com Ascom da Abipti)

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=83674

Page 56: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/Gestão CT&I Editoria: Pag:

Assunto:Inpe lança sistema para estimar emissções na Amazônia

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Inpe lança sistema para estimar emissões na Amazônia

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apresentou, na sexta-feira (10), um novo serviço que fornecerá informações sobre quanto carbono é emitido por causa do desmatamento na Amazônia.

Com o nome Inpe-EM, o sistema traz informações para quantificar os impactos da perda da floresta para o balanço global de gases na atmosfera, assim como para monitorar os efeitos de ações para reduzir as emissões. O novo modelo gera resultados a partir dos dados do Prodes, programa de monitoramento de satélites que calcula quanto a Amazônia perde de floresta primária por ano.

O sistema provê estimativas anuais para a Amazônia brasileira e também por Estado. “Nós estamos começando pela Amazônia, mas a nossa intenção é estender para os outros Estados e biomas, como o Cerrado e a Caatinga. Para isso são necessários mais satélites, mais sistemas e mais tecnologia”, afirma a pesquisadora do Inpe Ana Paula Aguiar.

A exemplo de outros serviços do instituto como o Prodes e o Deter, o novo sistema estará disponível no site do Inpe na internet. Além do lançamento do Inpe-EM, o instituto apresentou a primeira câmera para satélite inteiramente desenvolvida no Brasil, a MUX. Trata-se de uma câmera multiespectral desenvolvida em parceria com a indústria nacional, que já está integrada ao satélite sino-brasileiro CBers-3, cujo lançamento deve ocorrer na China neste ano. (Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do Inpe e do MCTI) http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2393:inpe-lanca-sistema-para-estimar-emissoes-na-amazonia-&catid=1:latest-news

Page 57: CLIPPING 14.08

Veículo: Site/Agência Gestão CT&I Editoria: Pag:

Assunto:Parceria investe R$2,1 milhões em ações voltadas para propriedade intelectual

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Parceria investe R$ 2,1 milhões em ações voltadas para propriedade intelectual

O governo brasileiro e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) anunciaram investimentos da ordem de R$ 2,1 milhões em atividades voltadas para a promoção da propriedade intelectual. Os aportes serão realizados por meio do acordo de cooperação sul-sul. A ideia é incentivar o desenvolvimento econômico e social das nações envolvidas.

Os recursos serão aplicados em ações como missões técnicas e de capacitação, além de outras atividades, que serão conduzidas pela OMPI e pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A parceria terá duração de quatro anos.

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do INPI)

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2397:parceria-investe-r-21-milhoes-em-acoes-voltadas-para-propriedade-intelectual&catid=1:latest

Page 58: CLIPPING 14.08

Veículo: Jornal Diário do Amazonas Editoria: Pag:

Assunto: Am prepara Semana de Ciência e Tecnologia

( X) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( X) sim ()nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Page 59: CLIPPING 14.08

Veículo: Jornal Diário do Amazonas Editoria: SOCIEDADE Pag:17

Assunto: UEA LANÇA PROGRAMA PARA FINANCIAR 55 PROJETOS ATÉ 2013

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa:

Page 60: CLIPPING 14.08

Veículo: Jornal Diário do Amazonas Editoria: SOCIEDADE Pag:17

Assunto: GOVERNO FEDERAL CRIA EMPRESA DE TECNOLOGIA DO SETOR NUCLEAR

( ) Release da assessoria de imprensa ( ) Release de outra instituição( ) Matéria articulada pela assessoria ( ) Publicado no Site da FAPEAM ( x ) Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo(X) Positivo ( ) Negativo

Data:14/08/2012

( ) Pesquisa financiada pela Fapeam Cita a Fapeam: ( ) sim (x)nãoProjeto: Pesquisador(a): Programa: