Cistiano Mascaro

10

Click here to load reader

Transcript of Cistiano Mascaro

Page 1: Cistiano Mascaro
Page 2: Cistiano Mascaro

Cristiano Mascaro

Fernanda Cunha da SilvaFotografia de Arquitetura- 2015/2º semestreCurso Superior de Tecnologia em Fotografia/ULBRA

Professor Luiz Antônio Catafesto de Souza

Page 3: Cistiano Mascaro

Cristiano Alckmin Mascaro , nasceu em 22 de outubro de 1944, em Catanduva, São Paulo.Fotógrafo, professor e arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), é um dos mais importantes fotógrafos daurbe e da arquitetura da capital paulista,que documenta a mais de duas décadas.Atuou como repórter fotográfico na revistaVeja entre 1968 e 1972.Seu primeiro livro A Cidade, 1979, combinaa objetividade do fotojornalismo ao olharde arquiteto, e capta edifícios, praças e monumentos não de maneira a isolá-los de seus habitantes, mas para inseri-los no contexto da profusão de paisagens que constitui uma cidade grande.

Page 4: Cistiano Mascaro

Mascaro é mestre e doutor pela USP, ganhador de uma bolsa vitae de artes e de 3 prêmios abril de fotojornalismo, em 2006,participou como arquiteto homenageado da VI bienal internacional de arquiteturta e design apresentando a exposição O Brasil em X, em Y e em Z, e em 2007 recebeu o prêmio especial Porto Seguro de Forografia pelo conjunto de sua obra.Sem dúvidas, o olhar arquitetônico de Cristiano Mascaro sobre as cidades é um dos motivos pelos quais o fotógrafo está entre os principais expoentes da iconografia paulista.

Page 5: Cistiano Mascaro

Para o fotógrafo, a vivência na cidade foi muito mais determinantedo que a formação acadêmica em si. “ Na verdade, a arquitetura me atrai como cenário,não a arquitetura propriamente dita. E não é preciso, que seja a arquitetura premiada, o grande projeto marcante – O Partenôn, as pirâmides do Egito, os grandes trabalhos de Brasília,diz, lembrando que seu relacionamento com a cidade data de quando era criança ainda”.

Page 6: Cistiano Mascaro

“Cresci em São Paulo e essa aproximação com a cidade vem do tempo de moleque, de quando a gente ainda andava à pé. Isso fazia com que a gente visse a cidade. Esse é o desafio: ver algo que ninguém está vendo”.Talvez por isso ou será essa mais uma estranha coincidência da vida,seu contato inicial com o universo da fotografia é justamente com a descoberta do livro Images `a la Sauvette, francês Henri Cartier-Bresson.Hoje chega aos 70 anos atuante com livro e exposiçoes.

Page 7: Cistiano Mascaro

Entre suas obra podemos citar os livros:

A Cidade Cia. Rhodia do Brasil, 1979Cristiano Mascaro- As melhores fotos/ The Best Photos- SP Sver e Boccato Editores 1989Luzes da Cidade- SP- DBA- 1996São Paulo- SP- Editora Senac,2000Imagens do Rio Grande do Sul. SP Instituto Moreira Salles,2003Cidades Reveladas- SP: Bei, 2006Tiradentes - um olhar para dentro- SP: Bei,2010

Page 8: Cistiano Mascaro

Exposições Individuais:Paisagem Urbana (1974- SP)Bom Retiro e Luz- um roteiro (1976- SP)Vila Penteado- Uma viagem ao Art Noveau (1976- SP)Paisagem Urbana (1977 Washigton D.C Estados Unidos)Ninguém ensina o que não sabe (1980 Cuiabá- MT)

Page 9: Cistiano Mascaro

Exposições Coletivas:

Cinco Arquitetos Fotógrafos (1971- SP)Fotógrafos de São Paulo (1971- SP)6 Fotógrafos (1972- SP)Brás: Uma Documentação Fotográfica (1979- SP)

Page 10: Cistiano Mascaro

Exposições Coletivas:

Cinco Arquitetos Fotógrafos (1971- SP)Fotógrafos de São Paulo (1971- SP)6 Fotógrafos (1972- SP)Brás: Uma Documentação Fotográfica (1979- SP)