Circuito Fump Outubro 2010

4
i lIntercâmbiol Lisboa é o destino de estudantes do ICA de Montes Claros PÁG. 02 i l Auxílio Transportel Estudantes do nível III também podem acessar a bolsa PÁG. 04 ilustração Bruna Caldeira I Saúde em primeiro lugar! Segunda edição do Blitz da Saúde leva ações educativas e preventivas para 6 mil estudantes da UFMG PÁG. 03 i l Bolsa Socioeducacionall Ampliando conhecimentos na área de formação acadêmica PÁG. 04 #53 outubro 2010

description

Jornal circuito Fump outubro 2010

Transcript of Circuito Fump Outubro 2010

i lIntercâmbiol

Lisboa é o destino de estudantes do ICA de Montes Claros Pág. 02

i lAuxílio Transportel

Estudantes do nível III também podem acessar a bolsa Pág. 04

ilustração

Bru

na C

alde

ira

i Saúde em primeiro lugar!

Segunda edição do Blitz da Saúde leva ações educativas e preventivas para 6 mil estudantes da UFMG Pág. 03

i lBolsa Socioeducacionall

Ampliando conhecimentos na área de formação acadêmica Pág. 04

#53

outubro2010

02 www.fump.ufmg.br

i lintercâmbiol

Estudantes do ICA vivem expectativa de viajar para o exterior e desvendar novas culturas

foto

Arq

uivo

pes

soal

”A oportunidade de intercâmbio será uma experiência muito en-riquecedora do ponto de vista acadêmico, profissional e pessoal. Viver em outro país, observar outra cultura, conhecer novas tec-nologias, sem dúvida, servirão de exemplo

para minha trajetória profissional e pessoal. Cursar parte da graduação em uma univer-sidade europeia é um grande diferencial curricular para quem pretende seguir carreira acadêmica, que é o meu objetivo. O custo de um intercâmbio é muito alto. Eu julgava quase impossível fazer um intercâmbio para a Europa. Aliás, se a Fump não fosse me au-xiliar com certeza eu não teria condições de arcar com todas as despesas. O apoio será vital para a realização desta empreitada que espero concretizar com esmero representan-do bem meu país e minha universidade”.

Kellerson Luiz da Silva, 24 anos, estu-dante do 8º período de Zootecnia

”Foi uma surpresa saber que iria fazer o intercâmbio. As expec-tativas são imensas: co-nhecer a cultura de um outro país, enriquecer o conhecimento acadê-mico e abrir portas para novas oportunidades, como um mestrado na instituição acolhedora.

Ter uma experiência no âmbito internacional é de grande valia para minha formação pessoal e profissional. O apoio da Fump é de suma importância para a realização do intercâmbio, contribuindo para a formação complementar de minha carreira acadêmica”.

Bruna Marangon, 22 anos, estudante do 8º período de Agronomia

”Esta será uma oportunidade única de amadurecimento. Terei a chance de conhecer um país de cultura e tecnologias totalmente diferentes das nossas. Pretendo crescer pessoalmente e profis-sionalmente, construir uma mentalidade mais

madura do meu papel na sociedade e voltar ao meu país como um profissional melhor e mais capacitado para o mercado de trabalho. Sem dúvida o apoio da Fump é essencial para a concretização desse sonho. Destaco ainda o apoio que as assistentes sociais da Coordena-doria Montes Claros vêm nos dando durante todo o processo”.

Rodrigo Marques de Almeida, 22 anos, estudante do 8º Período de Agronomia

/ Quer saber mais sobre o Programa de Apoio a Intercâmbio Internacional?

Para ter acesso ao Programa de Apoio a Intercâmbio Internacional, é preciso ser aprova-do, em primeira chamada, na seleção feita pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e ser estudante classificado socioeconomicamente pela Fump.

O recurso disponibilizado varia de acordo com o período de permanência, a cotação da moeda do país de destino, as condições oferecidas pela universidade anfitriã, o custo de vida na cidade onde o estudante vai ficar e as possibilidades de o estudante reunir parte do dinheiro que precisa para a viagem. O programa complementa o que o estudante con-seguiu economizar para cobrir os gastos básicos (passagem aérea, seguro saúde, hospeda-gem, alimentação) e, quando for o caso, também os custos com a documentação.

Mais informações sobre o programawww.fump.ufmg.brTelefones: (31) 3409 8404, 3409 8405 e (38) 3213 9867.

quatro estudantes do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, em Montes Claros, estão prestes a realizar um importante sonho: estudar no exterior e vivenciar novos conhecimentos que irão enriquecer tanto a sua trajetória acadêmi-ca quanto o seu futuro profissional. Eles foram aprovados na seleção feita pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e terão parte da viagem custeada pela Fump, por meio do Programa de Apoio a Intercâmbio Internacional.

Kellerson Luiz da Silva, Sabrina de Souza Sales, Bruna Marangon e Rodrigo Mar-ques de Almeida vão estudar no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal. Bruna e Sabrina embarcam em fevereiro de 2011 e retornam em julho do mesmo ano. Já Kellerson e Rodrigo viajam em setembro do próximo ano e estarão de volta ao Brasil em fevereiro de 2012.

“Sempre tive vontade de estudar em outro país. Fiquei muito feliz quando vi meu número de matrícula na lista dos aprovados. É uma sensação inexplicá-vel. Acho que só vou acreditar realmente que estou alcançando

mais este objetivo quando estiver embar-cando”, conta entusiasmada a estudante do 10º período de Zootecnia, Sabrina de Souza Sales (foto), 25 anos.

Estudante classificada socioeconomi-camente no nível I, Sabrina afirma que não teria a possibilidade de viajar se não fosse pelo auxílio financeiro oferecido pela Fump. A estudante também faz questão de ressaltar o “importante” papel da Fump na formação acadêmica dos estudantes da UFMG. “A Instituição se preocupa com todos os detalhes da formação acadêmica para que nós, seus assistidos, possamos entrar no mercado de trabalho com as mesmas possibilidades que tem um aluno com melhores condições financeiras. Com certeza, se não fosse a Fump, não somente agora na viajem, mas durante toda minha graduação, eu não sairia da UFMG com tanto potencial para o sucesso profissional”, relata.

Kellerson, Bruna e Rodrigo, companheiros de viagem de Sabrina, também deixaram seu depoimento registrado nesta reporta-gem. Leia ao lado:

foto

Arq

uivo

pes

soal

foto

Arq

uivo

pes

soal

foto

Arq

uivo

pes

soal

03 Informativo Institucional

i lPrevençãol

Blitz da Saúde movimenta UFMG

/ Opiniões

”Este evento é interessante pois ajuda a divulgar ainda mais os programas ofereci-dos pela Fump. Às vezes falta ao estudante a curiosidade de conhecer os serviços que a Instituição oferece. A Fump faz a sua parte divulgando e os alunos têm que correr atrás dos benefícios que são oferecidos”.

Marcus Luciano de Oliveira Tavares, estudante do 1º período de Enfermagem

”Desde o início do curso, utilizo os bene-fícios da Fump, inclusive resido na Moradia Universitária Ouro Preto II. Já utilizei o Pro-grama de Assistência Médica para consulta e exames e fui muito bem atendido. A Ins-tituição presta um serviço muito relevante, sem dúvida”.

Enes Francisco Beraldo de Queiroz, estudante do 9º período de Odontologia

”A iniciativa do Blitz da Saúde é bem legal na medida em que promove uma interação maior com o estudante que pode conhecer mais de perto como funciona a Instituição. A Fump presta um serviço essencial. Recorri à Instituição em um mo-mento de dificuldade financeira na minha vida. Se não fosse pelo apoio da Fump naquela época, certamente eu teria que deixar o curso”.

Luciana Alves, estudante do 8º período de Terapia Ocupacional

”A assistência à saúde oferecida pela Fump é ótima. Se não fossem esses progra-mas, eu teria que retornar à minha cidade no interior para realizar os tratamentos que seriam pagos pelos meus pais. Aqui é gratuito e está bem perto”.

Rubens da Silva, estudante do 2º perío-do de Física

”Terminei esta semana o tratamento de canal e estou muito satisfeito. A equi-pe da odontologia é muito profissional. O Blitz é bom para divulgar os progra-mas da Fump. Minha irmã, por exem-plo, estuda na UFMG e não conhecia os serviços da Instituição”.

Dervan Júnior Pereira Duque, estudante do 4º período de Engenharia Civil

a segunda edição do Projeto Blitz da Saúde foi um sucesso. Seis mil estudantes da UFMG, em Belo Horizonte, foram atendidos nos estandes montados nos dias 28 e 29 de setembro, no campus Pampulha, e nos dias 6 e 7 de outubro, no campus Saúde.

Além de promover atividades educativas e preventivas, o projeto divulgou os programas de assistência à saúde oferecidos pela Fump e orientou os estudantes da UFMG sobre como acessar os serviços disponíveis nas áreas médica, odontológica e psicológica, tanto no ser-viço próprio da Instituição quanto na rede conveniada. As atividades que mais chamaram a atenção dos estudantes foram a aferição da pressão arterial e a medição do Índice de Massa Corporal (IMC).

Médicos, psicólogos e dentistas fizeram plantão nos dias do evento para orientar os estudantes sobre os programas da Instituição. Os estudantes foram informados sobre o agendamento com profissionais da Fump e da rede conveniada. “Não conhecia os programas de saúde e nem sabia que poderia usar a rede conveniada, pois não sou aluna assistida. O Blitz é uma forma bem bacana de divulgar os serviços da Fump. Agora tanto eu quanto meu marido poderemos usar a rede conveniada”, comemorou a estudante do 9º período de Engenharia Civil, Kathlyn Avancini.

/ Números do Blitz da Saúde

6.000 estudantes atendidos

Foram distribuídos 6.000 preservati-

vos, 4.000 unidades de cremes dentais

e 3.500 escovas de dente

lBlitz em Montes Clarosl

Os organizadores do Blitz querem repetir, em Montes Claros, o excelente resultado obtido em Belo Horizonte. O evento vai acontecer nos dias 27 e 28 de outubro, das 11 às 15 horas, próximo ao restaurante uni-versitário. Todos os estudantes do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) estão convidados. Participem!

Durante o Blitz, estudantes receberam orientações sobre saúde preventiva e puderam conhecer com mais detalhes os programas de assistência da Fump nas áreas médica, odontológica e psicológica

Medição do Índice de Massa Corporal

(IMC) e aferição da pressão arterial

foto Déborah Gurgel

foto

Fer

nand

a A

rrud

a

foto

Déb

orah

Gur

gel

foto Fernanda Arruda

foto

Déb

orah

Gur

gel

foto Fernanda Arruda

Presidente Prof Seme Gebara Neto · Superintendente Paulo Roberto Manso · Assessora de Comunicação Maria do Rosário Rangel · Jornalista responsável

Déborah Gurgel (MG05360JP) · Revisão Maria do Rosário Rangel e Déborah Gurgel · Projeto gráfico e diagramação Bruna Caldeira · Tiragem 10.000 ·

Fundação Universitária Mendes Pimentel (31) 3409 8464 · [email protected] · Edifício Acaiaca · Av Afonso Pena 867, 21º andar, Centro · CEP 30130-

002 · Belo Horizonte · MG · Brasil · Assessoria de Comunicação Social (31) 3409 8461 · [email protected]

www.fump.ufmg.br

Informativo Institucional04

i lAuxílio Transportel

Bolsa é ampliada para atender estudantes do nível III

o Programa Bolsa Auxílio Transporte foi implantado pela Fump em março de 2010 e inicialmente atendia os estudantes classifica-dos nos níveis I e II. Em agosto deste mesmo ano, foi ampliado para beneficiar os estudan-tes assistidos pela Instituição no nível III, já são 451 beneficiados. Atualmente, o progra-ma contempla um total de 2.153 estudantes com bolsa mensal no valor de R$ 100,00.

Para ter acesso à bolsa, o estudante que re-side em Belo Horizonte ou Região Metropoli-tana e em Montes Claros precisa agendar um horário para atendimento com um assistente social que avaliará o pedido e liberará o seu acesso, segundo os critérios do programa.

Esse agendamento é realizado pessoal-mente ou por telefone nos seguintes locais:

Programa de Medicamentos é retomado

a Fump retomou o Programa de Medica-mentos que já beneficia, desde junho deste ano, 145 estudantes classificados nos níveis I, II e III. São disponibilizados gratuitamente, conforme tabela da Instituição, uma série de medicamentos básicos como anti-inflamató- rios, antibióticos, analgésicos, antitérmicos etc.

O programa funciona da seguinte forma: o estudante consulta com um dos médicos vinculados ao Programa de Assistência à Saú-de em Belo Horizonte ou em Montes Claros. O médico avalia o aluno e, caso necessário, emite a receita. De posse da receita, o estu-dante assistido vai até a Fump, retira a Guia de Autorização e já pode adquirir os medicamentos nas farmácias conveniadas.

Em Belo Horizonte, a Fump mantém convênio com a Vivafarma Drogaria, que fica na Av. Olegário Maciel, 742, Centro. Já em Montes Claros, a farmácia conveniada é a Drogaria Minas Brasil, localizada na Rua Doutor Santos, 50, Centro.

Mais informaçõeswww.fump.ufmg.brTelefones: (31) 3409 8400 e (38) 3213 9867.

/ Ainda não é beneficiado pela bolsa?

Os estudantes classificados socioecono-micamente nos níveis I, II e III que ainda não estão acessando o programa poderão fazê-lo a qualquer momento. Basta ligar para os números de telefone citados nesta reportagem e agendar um horário para atendimento com o assistente social.

Processo seletivo para Bolsa Socioeducacionalos professores da UFMG que querem contar com a participação dos estudantes classifi-

cados socioeconomicamente pela Fump nos projetos que coordenam poderão se inscrever no processo seletivo para o Programa Bolsa Socioeducacional.

A partir de janeiro de 2011, serão concedidas 100 bolsas no valor mensal de R$ 450,00 para 20 horas semanais de atividades. Os estudantes contemplados atuarão em sua área de formação acadêmica.

O edital com as regras para a seleção dos projetos e os documentos necessários para a inscrição estarão disponíveis em breve no portal www.fump.ufmg.br ou pelo e-mail [email protected]. Entre os critérios de seleção, estão a necessidade de a ativida-de contribuir efetivamente para a formação profissional do estudante e a relevância social do projeto. No portal, também estará disponível o cronograma com as etapas do processo seletivo. Fique atento!

Atenção ao prazo de renovação de bolsasse você é beneficiado pelas bolsas Creche, Manutenção, Auxílio Transporte, Auxílio Mora-

dia e Bernardo Álvares (Manutenção), deve ficar atento ao prazo de validade do seu contrato. Para que não haja interrupção no recebimento dos valores das bolsas, o estudante preci-

sa entrar em contato com a Fump e agendar um horário de atendimento com o assistente social de referência do seu curso.

Não deixe para marcar sua entrevista com o profissional em data muito próxima ao ven-cimento do contrato de sua bolsa, pois se a agenda semanal dos assistentes sociais estiver completamente preenchida não haverá possibilidade de atendimento e você correrá o risco de ficar descoberto dos benefícios.

Mais informaçõesTelefones: (31) 3409 8400, 3409 8470 e (38) 3213 9867.

Fump (sede): Av. Afonso Pena, 867, 21º andar, Centro, Belo Horizonte. Tel: (31) 3409 8400.

Unidade campus Pampulha (ao lado do Restaurante Universitário Setorial II): Tel: (31) 3409 3970.

Coordenadoria Montes Claros no Instituto de Ciências Agrárias (ICA): Av. Universitária, 1.000, Bloco B, Bairro Universitário. Tel: (38) 3213 9867.

Quem reside nas moradias universitárias de Belo Horizonte e estuda no campus Pampulha não tem acesso à bolsa pois já utiliza o trans-porte gratuito para o campus, oferecido pela Fump. No entanto, os alunos das moradias que estudam em unidades localizadas fora do

campus Pampulha podem acessar o progra-ma. Os estudantes do ICA de Montes Claros também podem acessar o benefício desde que não residam na moradia universitária.

#53

expediente