Cine Centro - A música vai ao cinema

12
Terças e Quintas, 19h Entrada franca Centro Cultural UFMG Av. Santos Dummont, 174 - esquina com rua da Bahia www.facebook.com/ccult.ufmg - twier.com/ccultufmg Mostra A Música vai ao Cinema

description

 

Transcript of Cine Centro - A música vai ao cinema

Page 1: Cine Centro - A música vai ao cinema

Terças e Quintas, 19h

Entrada franca

Centro Cultural UFMGAv. Santos Dummont, 174 - esquina com rua da Bahia

www.facebook.com/ccult.ufmg - twitter.com/ccultufmg

Mostra A Música vai ao Cinema

Page 2: Cine Centro - A música vai ao cinema
Page 3: Cine Centro - A música vai ao cinema

3

A Música vai ao Cinema

De um lado a inscrição da música no filme, isso desde o acompanhamento dos primeiros pianos às sessões, sempre carregou algo de artificial. De outro lado, pode-se dizer que o som, com sua natureza indicial, pois na relação de escuta, estamos sempre a ligá-lo a uma fonte imaginável, sempre esteve presente pois mesmo ausente como fenômeno, estava inscrito na imagem, o que fez o compositor e estudioso das relações audiovisuais, Michel Chion, dizer que o cinema nunca foi mudo e sim surdo.A Música vai ao cinema é uma mostra composta por filmes que exploram as relações entre Música e Cinema. Para além do seu uso como condutora dos afetos, ilustrativa de determinadas situações filmadas, a música torna-se personagem, núcleo temático das ações fílmicas, instância narrativa, eixo de inscrição do real. Em alguns casos a própria feitura do filme, catalisa o encontro musical e o reencontro entre músicos e mesmo estes, algumas vezes experimentam-se como produtores de imagens, da mesma forma com que o cineasta algumas vezes atua como produtor de sons. Trata-se de um pequeno recorte num oceano a ser navegado. Foram destacados quatro eixos nos quais é possível notar diferentes tipos de relação entre a música e o cinema.

Prof. Marco ScarassattiCurador da Mostra

Page 4: Cine Centro - A música vai ao cinema

4

Primeira Semana: A Música como Personagem

O Silêncio 1998, 76 min., IrãMohsen Makhmalbaf

Numa aldeia na fronteria entre o Irã e o Tadjiquistão, me-nino cego desenvolve um ouvido aguçado para construir o mundo que não consegue enxergar, através dos sons.

Page 5: Cine Centro - A música vai ao cinema

5

Primeira Semana: A Música como Personagem

A Liberdade é Azul1993, 98 min., França, Polônia, SuiçaKrzysztof Kieslowski

Após um trágico acidente em que morrem o marido e a filha de uma famosa modelo ( Juliette Binoche), ela decide por renunciar à sua própria vida. Após uma tentativa fracassada de suicício, ela volta a se interessar pela vida ao se envolver com uma obra inacabada de seu marido, que era um músico de fama internacional.

Page 6: Cine Centro - A música vai ao cinema

6

Segunda Semana: O Reencontro através do Filme

El Gusto2011, 88 min., IrlandaSafinez Bousbia

El Gusto (2011), com direção de Safinez Bousbia, apresenta um grupo de músicos, muçulmanos e judeus, juntos, tocando um estilo musical muito particular. Esse estilo se chama Chaabi, um gênero popular da Argélia e que teve grande desenvolvimento durante os anos 50, ocorrido por causa da mistura de música berber, canções religiosas e cânticos andaluzes. Mas o ponto é que este grupo de músicos se reúne neste documentário porque a guerra os separou ao longo dos anos. Bousbia, que é argelina de nascimento, segue o caminho que marcou Wim Wenders e Nick Gould com Buena Vista Social Club em 1990, e reúne estes antigos músicos de ambas as religiões em um documentário emotivo e profundo, que estava na mente da diretora desde o ano de 2004. Um documentário que combina música chaabi, as histórias dos intérpretes, sua imigração, seu sofrimento ou sorte em outro país e, em geral, a história de casbah, ou o lendário bairro popular argelino daqueles anos em que eles eram jovens.

Page 7: Cine Centro - A música vai ao cinema

7

Segunda Semana: O Reencontro através do Filme

Buena Vista Social Club1999, 105 min., CubaWim Wenders

Em 1996, o premiado músico Ry Cooder reuniu alguns dos maiores nomes da história da música cubana para gravar o álbum Buena Vista Social Club, premiado com o Grammy. Este filme é inspirado neste trabalho e traz as participações de músicos lendários como Ibrahim Ferrer, Rubén González, Eliades Ochoa, Omara Portuondo, Compay Segundo, entre outros, além do próprio Ry Cooder e de seu filho Joachim.

Page 8: Cine Centro - A música vai ao cinema

8

Terceira Semana: Músico na Tela

Step Across The Border1990, 90 min., AlemanhaNicolas Humbert e Werner Penzel

Em 1990, os cineastas alemãs Nicolas Humbert e Werner Penzel filmaram Step Across the Border, um documen-tário sobre a vida de Frith, seu trabalho e sua filosofia em relação ao processo de composição, e de também de várias músicos famosos do East Village de Nova York e do mundo da New Music: Arto Lindsay,Cyro Baptista, Iva Bittova, René Lussier e Tom Cora, entre outros.

Page 9: Cine Centro - A música vai ao cinema

9

Terceira Semana: Músico na Tela Daquele Instante em Diante2011, 110 min., BrasilRogério Velloso

O Nego Dito Itamar Assumpção em um documentário que percorre sua trajetória musical, desde os anos da vanguarda paulista na década de 1980 até a sua morte aos 53 anos. Com depoimentos daqueles que conviveram com o artista, o filme reúne uma seleção de imagens raras garimpadas em acervos e arquivos particulares, mostrando sua presença antológica nos palcos e os momentos de intimidade entre os amigos e familiares....

Page 10: Cine Centro - A música vai ao cinema

10

Quarta Semana: Experimentos em Som e Imagem

Vídeos 2003-20132013, - min., BrasilHenrique Iwao

Auto-defido como um autor que diz fazer “musica experimental e afins”, com um percurso artístico de questionamentos constantes, Henrique Iwao, apresenta a coletânea de suas experiências, construída ao longo de dez anos.

Page 11: Cine Centro - A música vai ao cinema

11

Quarta Semana: Experimentos em Som e Imagem

Carta Sonora2009, 52 min., BrasilSuzana Reck Miranda e Mario Cassettari

Carta Sonora é um documentário, integrante da grade do Doc TV Brasil IV, que aborda a paisagem sonora de São Paulo em um contexto específico: a escuta singular do espaço acústico urbano formatada pela experiência fílmica, com a participação de dois especialistas que vivem relações distintas e de criação com o universo dos sons. O resultado é uma colagem de impressões sonoras que, somada às imagens, ilustra a vivência da equipenos lugares de pesquisa. Paralelamente, o designer de som para filmes, Eduardo Santos Mendes, e o cancionista e crítico musical, Arthur Nestrovski, contribuem para esta reflexão sobre sons da cidade, através de um jogo criativo desenvolvido durante a realização do documentário.

Page 12: Cine Centro - A música vai ao cinema

Mais informações em www.centrocultural.ufmg.br

Coordenação do projeto: Irene Patrícia RibeiroCuradoria: Prof. Marco ScarassattiArte: Carolina MacedoRevisão: João Paulo Diagramação: Carolina Macedo Campos

Mostra A Música vai ao Cinema03-09-13 - O Silêncio Mohsen Makhmalbaf (1998)05-09-13 - A Liberdade é Azul Krzysztof Kieslowski (1993)10-09-13 - El Gusto Safinez Bousbia (2011)12-09-13 - Buena Vista Social Club Wim Wenders (1999)17-09-13 - Step Across The Border Nicolas Humbert e Werner Penzel (1990)19-09-13 - Daquele Instante em Diante Rogério Velloso (2011)24-09-13 - Videos 2003-2013 Henrique Iwao (2013)26-09-13 - Carta Sonora Suzana Miranda e Mario Cassettari (2009)