Cartilha CEUA

53
Saiba como funciona o tripé FÉ – ESPERANÇA – CARIDADE da nossa casa CARTILHA Posto avançado do bem na Terra CENTRO ESPÍRITA UNIÃO E AMOR - CEUA ÁREAS DE ATUAÇÃO: ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL – CONHECIMENTO E CULTURA – AÇÃO SOCIAL

description

Cartilha Instrutiva Ceua

Transcript of Cartilha CEUA

Page 1: Cartilha CEUA

S

aib

a co

mo

fu

nci

on

a o

tri

FÉ –

ESP

ERA

A –

CA

RID

AD

E

da

no

ssa

cas

a

CARTILHA Posto avançado do bem na Terra

CENTRO ESPÍRITA UNIÃO E AMOR - CEUA

ÁREAS DE ATUAÇÃO: ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL – CONHECIMENTO E CULTURA – AÇÃO SOCIAL

Page 2: Cartilha CEUA

OBJETIVO DA CARTILHA O objetivo desta cartilha é de orientar e esclarecer dúvidas de todos os companheiros vinculados ou não ao

Centro Espírita União e Amor. As perguntas mais frequentes aqui são respondidas , além de serem ampliadas com informações instrutivas para que possam se integrar melhor nas atividades do núcleo.

RESUMO DAS PERGUNTAS PARA O ENTENDIMENTO DAS ATIVIDADES DO CEUA – CENTRO ESPÍRITA UNIÃO E AMOR:

1. PERGUNTA SOBRE ÁREAS DE ATUAÇÃO DO CEUA 2. PERGUNTA SOBRE A DIRETORIA 3. PERGUNTA SOBRE PATRIMÔNIO DO CEUA 4. PERGUNTA SOBRE CONTRIBUIÇÕES 5. PERGUNTA SOBRE A INTEGRAÇÃO DO ESPÍRITA 6. PERGUNTA SOBRE AJUDA ESPIRITUAL 7. PERGUNTA SOBRE COMO SER UM ASSOCIADO

DO CEUA 8. PERGUNTA SOBRE O PLANEJAMENTO DO CEUA 9. PERGUNTA SOBRE REALIZAÇÃO DE EVENTOS NO

CEUA 10. 8 PERGUNTAS SOBRE ÁREA DE ASSISTÊNCIA

ESPIRITUAL – ÁREA 01 11. 18 PERGUNTAS SOBRE ÁREA DE CONHECIMENTO

E CULTURA – ÁREA 02 12. 11 PERGUNTAS SOBRE ÁREA DE AÇÃO SOCIAL –

ÁREA 03

A SEGUIR: COMO ENXERGAR UM POSTO AVANÇADO DO BEM NA TERRA?

Page 3: Cartilha CEUA

COMO ENXERGAR UM POSTO AVANÇADO DO BEM NA TERRA?

O plano espiritual da Terra espera dos espíritos encarnados um maior comprometimento com o bem. Para tanto, é preciso que espíritos comprometidos ajam em projetos que realmente modifiquem a vida das pessoas na encarnação, no desenvolvimento evolutivo de cada uma. Espíritos de ontem encarnaram aqui e constituíram núcleos espíritas para cumprimento de projetos espirituais. Devemos muito a essas almas que, mesmo ainda em tenra maturidade da revelação espírita, consagraram programas importantíssimos para hoje continuarmos o serviço no bem na Terra. As unidades na Terra estão instaladas, sendo conduzidas da forma que melhor podem de acordo com os envolvidos, mas prescindimos promover uma maior indagação para melhor ampliação dos serviços à humanidade terrena. Os centros espíritas devem ser verdadeiros postos de libertação. Devemos criar um ambiente mais fraterno e solidário. A modernização da casa espírita para os tempos atuais consolidará conceitos doutrinários que já estavam impressos como revelação divina. O espiritismo é moderníssimo, à frente de quaisquer filosofias do mundo e compatibiliza com a lógica da lei natural. Uma pequena folha espelha em pequena escala as suas grandes estruturas sofisticadas, e retratam na sua aparência a simplicidade. Os núcleos de trabalhos que pensamos e organizamos devem ser também mais elaborados, a exemplo da própria constituição da natureza por Deus. O grande momento para a projeção do pensamento espírita é agora, quando a evangelização deve ser o centro de nossas preocupações. Ao falarmos de evangelização devemos colocar o seu verdadeiro sentido: EVANGELHO + AÇÃO = EVANGELIZAÇÃO. E o serviço deve ser estendido para todas as faixas etárias do ser em evolução na Terra, não somente entender o trabalho com a criança, mas sim, com todos os espíritos inscritos na grande escola (a Terra). Estão crescentes (em grande escala) as síndromes aliadas às depressões e obsessões e o apoio desses postos avançados na Terra será indispensável para o equilíbrio. Portanto, devemos programar o quanto antes as ações imediatas para podermos amparar almas aflitas e solitárias, dando esperança e consolação. A mudança de comportamento será o resultado da libertação.

Page 4: Cartilha CEUA

Pensando em promover um projeto de posto avançado do bem na Terra para

uma casa espírita e, em especial, dedicar o programa para o CEUA, imaginamos um centro de amor e de união:

Entendendo a sua estrutura • O CEUA – Centro Espírita União e Amor se estrutura,

primeiramente, na sua organização administrativa compreendida pelos setores: PLANEJAMENTO (Presidente/Vice Presidente) SECRETARIA (secretário e 2º secretário) – TESOURARIA (tesoureiro e 2º tesoureiro) – PATRIMÔNIO (diretor) – EVENTOS (diretor).

• Já na estrutura de organização do trabalho, há 3 pilares de sustentação, definidos aqui como áreas de atuação. Se inspiram nas três sustentações da base Cristã: FÉ – ESPERANÇA – CARIDADE. Assim se verificam, respectivamente: ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL – CONHECIMENTO E CULTURA – AÇÃO SOCIAL.

• Há ainda o projeto futuro de expansão de núcleo de trabalho: NÚCLEO AVANÇADO DE EDUCAÇÃO ESPÍRITA, que será composto por unidade de trabalho com propostas dinâmicas para libertação espiritual daqueles que buscam a casa espírita como uma fonte libertadora da alma.

Adaptações e Ampliações • Ao longo dos anos o CEUA se projetou com a

experiência de todos aqueles irmãos dedicados e sensíveis com o seu trabalho. Cada um pôde dar na medida de suas forças e condições, contribuições valiosíssimas para a sua constituição.

• PROJETO DE CURTO PRAZO: Será feito um projeto para reforma e adaptações para melhor funcionamento das atividades.

• PROJETO DE MÉDIO PRAZO: Um outro projeto será desenvolvido para ampliações do prédio, com base na projeção futura.

• PROJETO DE LONGO PRAZO: Será um projeto mais amplo e dinâmico, feito com conhecimentos de profissionais com equipe multidisciplinar para a edificação de NÚCLEO AVANÇADO DE EDUCAÇÃO ESPÍRITA

• PROJETOS INTEGRADOS: Os três projetos serão integrados, sincronicamente programados.

Page 5: Cartilha CEUA

RESPONDENDO DÚVIDAS

RESPOSTA 01: Como foi dito no início dessa cartilha, as três áreas de atuação do Centro Espírita União e Amor estão compreendidas por ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL, CONHECIMENTO E CULTURA E AÇÃO SOCIAL. As áreas estão organizadas dentro das necessidades inerentes à uma Casa Espírita, que funciona na trindade inquestionável: FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE. Dentro de cada área se desenvolverá programas e projetos, necessários ao aprendizado e à assistência. Sempre que necessário poderá sofrer alterações ou acréscimos de atividades.

Fé, mãe da esperança e da caridade. JOSÉ

Espírito Protetor, Bordeaux, 1862 A fé, para ser proveitosa, deve ser ativa; não pode adormecer. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus, deve velar atentamente pelo desenvolvimento das suas próprias filhas. A esperança e a caridade são uma consequência da fé. Essas três virtudes formam uma trindade inseparável. Não é a fé que sustenta a esperança de se verem cumpridas as promessas do Senhor; porque, se não tiverdes fé, que esperareis? Não é a fé que vos dá o amor? Pois, se não tiverdes fé, que reconhecimento tereis, e por conseguinte, que amor? A fé, divina inspiração de Deus, desperta todos os sentimentos que conduzem o homem ao bem: é à base da regeneração. É, pois, necessário que essa base seja forte e durável, pois se a menor dúvida puder abafá-la, que será do edifício que construístes sobre ela? Erguei, portanto, esse edifício, sobre alicerces inabaláveis. Que a vossa fé seja mais forte que os sofismas e as zombarias dos incrédulos, pois a fé que não desafia o ridículo dos homens, não é a verdadeira fé. A fé sincera é dominadora e contagiosa. Comunica-se aos que não a possuíam, e nem mesmo desejariam possuí-la; encontra palavras persuasivas, que penetram na alma, enquanto a fé aparente só tem palavras sonoras, que produzem o frio e a indiferença. Pregai pelo exemplo da vossa fé, para transmiti-la aos homens; pregai pelo exemplo das vossas obras, para que vejam o mérito da fé; pregai pela vossa inabalável esperança, para que vejam a confiança que fortifica e estimula a enfrentar todas as vicissitudes da vida. Tende, portanto, a verdadeira fé, na plenitude da sua beleza e da sua bondade, na sua pureza e na sua racionalidade. Não aceiteis a fé sem comprovação, essa filha cega da cegueira. Amai a Deus, mas sabei porque o amais. Crede nas suas promessas, mas sabei por que o fazeis. Segui os nossos conselhos, mas conscientes dos fins que vos propomos e dos meios que vos indicamos para atingi-los. Crede e esperai, sem fraquejar; os milagres são produzidos pela fé.

PERGUNTA SOBRE ÁREAS DE ATUAÇÃO DO CEUA:

Quais são as áreas de atuação do CEUA?

Page 6: Cartilha CEUA

RESPOSTA 02: As ações estão compreendidas por estudos e tomadas de decisões. Os diretores devem estar preparados espiritualmente e serem conhecedores da verdade espírita. A estrutura administrativa está fundamentada pelo PLANEJAMENTO, pela ações de SECRETARIA (dois secretários), pela TESOURARIA (dois tesoureiros), pelo controle de PATRIMÔNIO e pela diretoria de EVENTOS.

ORGANOGRAMA FUNCIONAL DO CEUA

PERGUNTA SOBRE A DIRETORIA:

Como estão organizadas as ações da diretoria?

DIRETORIA

ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL

CONHECIMENTO E CULTURA

ESPERANÇA

AÇÃO SOCIAL

CARIDADE

NÚCLEO AVANÇADO

DE EDUCAÇÃO

ESPÍRITA

PROJETO FUTURO

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 7: Cartilha CEUA

RESPOSTA 03: O bem mais importante de uma casa espírita é o bem espiritual, mas prescinde de uma atenção considerável pela organização do patrimônio físico impessoal que permite toda a manifestação do trabalho espiritual na Terra. Por isso devemos organizá-lo, controlá-lo, mantê-lo, requalificá-lo quando necessário, ampliá-lo e administrá-lo bem, pois é um bem sem vínculos pessoais. O setor de PATRIMÔNIO controla, por meio de inventários, todos os elementos físicos organizados espacialmente.

PERGUNTA SOBRE PATRIMÔNIO DO CEUA:

Como se organiza o patrimônio da casa espírita?

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 8: Cartilha CEUA

RESPOSTA 04: O Centro Espírita União e Amor é uma instituição que possui, como todas as outras organizações, os seus custos operacionais, sua sustentabilidade e custos voltados à ampliação e reformas físicas. Para mantê-la, é necessário formar um quadro permanente de associados e contribuintes de forma mensal ou periódica. Também há contribuições espontâneas para que grupos ou pessoas possam fazê-las sem quaisquer dependências ou vínculos pessoais. Além das formas relacionadas, há as realizações de eventos arrecadativos da entidade, em que podemos contribuir com a compra de ingressos ou colaborando com a venda dos mesmos, além de termos a oportunidade de sermos dedicados trabalhadores. Formas de subvenções poderão ser aceitas dentro de programas sociais organizados.

PERGUNTA SOBRE CONTRIBUIÇÕES:

Quais são as formas de contribuição na casa espírita?

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 9: Cartilha CEUA

PERGUNTA SOBRE INTEGRAÇÃO DO ESPÍRITA

Como posso integrar como um trabalhador da casa espírita?

RESPOSTA 05: É normal, quando começamos a nos vincular a um núcleo espírita, sentirmos uma necessidade imensa de estarmos integrados ao trabalho. Mas quase sempre é muito difícil integrarmos de forma imediata, porque temos ainda um conhecimento restrito da doutrina. A casa espírita deve oferecer tarefas compatíveis com cada estágio em que se encontra o trabalhador, para não se precipitar. Tão logo comecemos a frequentar o núcleo, devemos nos candidatar a uma atividade, buscando também se integrar nos estudos. O Centro Espírita deverá ser sempre aberto e fraterno, um posto avançado no bem. Caso contrário, corremos o risco de termos trabalhadores fora do contexto da Casa durante anos. Reconhecer os valores de todos é a nossa meta. Conheça, através desta cartilha, o que podemos fazer desde o início. Procuremos nos envolver nas atividades que sempre são mencionadas e mantenhamos a frequência às reuniões de Evangelho, estudos de Obras básicas e busquemos a assistência espiritual da casa, além de diferentes atividades que oferece o Centro Espírita União e Amor.

SEJA UM TRABALHADOR DE NOSSA CASA ESPÍRITA

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 10: Cartilha CEUA

RESPOSTA 06: Primeiramente, devemos esclarecer que a ajuda espiritual de uma casa espírita deve ser uma fonte inesgotável sempre. Um centro espírita é um pronto socorro de ajuda mútua. Todos merecem atenção e carinho, tanto aquele que já trabalha assistindo, quanto aquele que está na posição de assistido.

Um templo espírita é um centro de forças magnéticas de trocas incessantes. Em todos os dias de serviço e estudos, há essa interação magnética, então nos envolvamos. Mas há aquelas reuniões específicas de maior ajuda. O passe magnético e o uso da água fluidificada são dois recursos imprescindíveis que o assistido deve buscar. Nas reuniões de sextas-feiras acontece o trabalho de diálogos e passes curativos e é nesse dia que se deve inscrever para a ajuda espiritual.

Estamos buscando incluir na casa mais atividades em seus programas que complementam a assistência, que em breve serão implantadas.

HÁ UM LABORATÓRIO NO MUNDO INVISÍVEL

PERGUNTA SOBRE A AJUDA ESPIRITUAL QUE O CENTRO PODE DAR:

Como é

feito o

atendimento

espiritual na

casa espírita?

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 11: Cartilha CEUA

PERGUNTA SOBRE SER UM ASSOCIADO DO CENTRO:

Como ser um associado na casa espírita?

RESPOSTA 07: Podemos ser um associado do Centro Espírita União e Amor quando estamos de fato inseridos nele, prestando nossas colaborações por algum tempo, e quando um outro associado nos apresenta com uma proposta de inclusão como associado. A proposta será analisada pela diretoria vigente e se considerar favorável à apresentação, poderá efetivá-lo. Compete ao novo integrante conhecer os estatutos da instituição, a fim de verificar os seus deveres e direitos perante à organização. Deverá o associado conhecer todo o programa vigente da casa, bem como conhecer a presente cartilha e o novo regimento aprovado.

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 12: Cartilha CEUA

PERGUNTA SOBRE PLANEJAMENTO DO CENTRO:

Existe

um setor de

planejamento

na casa

espírita?

RESPOSTA 08: Tudo atualiza e a casa espírita não foge a essa realidade. Para atender às necessidades evolutivas de uma sociedade, é preciso que nos adaptemos às realidades alcançadas. Haverá sempre necessidades novas e necessitaremos sempre de atualização. O Centro Espírita União e Amor tem um núcleo constante de planejamento. Dentro da própria diretoria são planejadas e dimensionadas as ações de trabalho, levando em conta a experiência de todos. Os responsáveis diretos por esse dimensionamento estão nas figuras do Presidente e do Vice-Presidente, sempre com a cooperação direta dos membros diretores. Por isso é que se deve reunir, nestes responsáveis, a capacidade doutrinária, a capacidade de gestão e de saber compreender as diferenças individuais de cada um. Quando as ações forem de âmbitos maiores de conformidade estatutárias contará sempre com o apoio da assembleia geral para aprovações e contribuições.

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 13: Cartilha CEUA

PERGUNTA SOBRE A REALIZAÇÃO DE EVENTOS:

Há algum setor que organiza eventos da casa?

RESPOSTA 09: Há sim um setor que organiza as atividades sociais, comemorativas e arrecadativos dentro do núcleo espírita. Será sempre bem-vinda a organização de um calendário anual destas atividades, e é a isso que devemos chegar. Não podemos esquecer de dizer que o fruto desses trabalhos é libertador. Quantos companheiros se reencontram na felicidade de fazer e cooperar, não se sentindo isolados e se sentindo dentro do contexto. A Doutrina é maravilhosa e devemos promover a participação de todos no movimento. Uma criança, um adolescente, um moço e um velho sentem-se libertos e crentes em uma vida sempre melhor quando estão no trabalho. Junto nos estudos e no trabalho está essa necessidade de sermos fraternos e participativos sempre.

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 14: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL E SEUS PROGRAMAS

Como funciona o Programa de Assistência Espiritual à Luz do Evangelho?

RESPOSTA 10: PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL À LUZ DO EVANGELHO.

A reunião atende os irmãos necessitados de amparo espiritual por intermédio do estudo de lições espíritas à luz do Evangelho de Jesus, diálogo cristão e pelo tratamento magnético pelo passe curador, transmitido por equipe espiritual com o auxílio de equipe de médiuns de nossa casa espírita.

Compreende-se como necessitado todo aquele que apresenta qualquer desequilíbrio espiritual afetando a saúde mental, emocional e física.

O atendimento é feito todas as sextas-feiras à partir das 19:00 horas com a inscrição do mesmo para o auxílio, bem como para receber a escala de seu atendimento e recomendações para o devido tratamento.

Esclarecemos que não há nenhuma promessa de cura no tratamento, mas que poderá ocorrer de acordo com o merecimento e necessidade de cada um e com a atuação da espiritualidade maior.

Salientamos também que dependerá muito da iniciativa do assistido em promover a si mesmo as atitudes enobrecedoras da alma.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL para avaliações do PROGRAMA.

2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE ATENDIMENTO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO DE NOVOS TRABALHADORES. / C) – AVALIAÇÃO DA FORMA DE DIÁLOGO ORIENTADOR E INCLUSÃO DE NOVOS COOPERADORES. D) – PREMISSAS PARA AS ESCALAS DAS PALESTRAS. / E) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM OS OUTROS PROGRAMAS DE ASSISTENCIAL ESPIRITUAL, ESTUDOS E PROGRAMAS SOCIAIS. / F) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA.

RESPONDENDO DÚVIDAS

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L Á

RE

A D

E A

SS

IST

ÊN

CIA

ES

PIR

ITU

AL

Page 15: Cartilha CEUA

RESPOSTA 11: PROGRAMA DE ESTUDO, EDUCAÇÃO MEDIÚNICA E DESOBSESSÃO. (TERÇA-FEIRA – PRIVATIVO)

O programa atende, primeiramente, a uma necessidade conjunta do mundo espiritual e do mundo físico. A do mundo espiritual está em integrar os irmãos desencarnados, em dificuldades, em tarefas espirituais; a do mundo material está em integrar os médiuns, que estão em tarefas e estudos, a serviço do bem em prol de irmãos em sofrimentos.

Há uma programação de estudos sobre mediunidade com base no Livro dos Médiuns aberto a todos os interessados (reunião a ser iniciada nos próximos meses). Não há nessa reunião qualquer relação com o trabalho voltado ao estudo e desenvolvimento mediúnico, cuja reunião também será realizada periodicamente

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES: 1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE ORGANIZAÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO DE NOVOS GRUPOS DE DESOBSESSÃO E DESENVOLVIMENTO MEDIUNICO. / C) – AVALIAÇÃO DAS DIRETRIZES DE ESTUDO, DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO E REUNIÃO DE DESOBSESSÃO. D) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA. / E) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM OS OUTROS PROGRAMAS DE ASSISTENCIAL ESPIRITUAL, ESTUDOS E PROGRAMAS SOCIAIS.

PERGUNTAS SOBRE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL E SEUS PROGRAMAS

Como funciona o Programa de Estudo, Educação Mediúnica e Desobsessão?

RESPONDENDO DÚVIDAS

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L Á

RE

A D

E A

SS

IST

ÊN

CIA

ES

PIR

ITU

AL

Page 16: Cartilha CEUA

RESPOSTA 12: PROGRAMA DE ESTUDO, ORIENTAÇÃO DE TERAPIAS MAGNÉTICAS.

Para integrarmos ao trabalho de assistência pela cura, pelo passe ou por outra técnica magnética, é preciso conhecer os fundamentos espíritas e ter dentro de si a vontade de ajudar. Para ser um médium atuante do passe ou terapias magnéticas não é necessário ter um curso em específico para trabalhar na área. Um companheiro que realizou uma preparação específica pode ter menos condições que um que não cursou. Dependerá muito do sentimento e da boa vontade de cada um. Mas é importante sim estudar e participar de programas preparatórios e de conscientização da responsabilidade que a casa oferece temporariamente.

Procure integrar-se nas palestras públicas, inscrever-se nas reuniões de estudos programados na casa e integrar-se nas atividades sociais para que o trabalho seja coerente.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL para avaliações do PROGRAMA.

2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE APLICAÇÃO / B) – COMPOSIÇÃO DE GRUPO DE ORIENTADORES / C) – AVALIAÇÃO DAS DIRETRIZES DOS ESTUDOS D) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA. / E) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM OS OUTROS PROGRAMAS DE ASSISTENCIAL ESPIRITUAL, ESTUDOS E PROGRAMAS SOCIAIS.

PERGUNTAS SOBRE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL E SEUS PROGRAMAS

Como funciona o Programa de Estudo, Orientação de Terapias Magnéticas?

RESPONDENDO DÚVIDAS

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L Á

RE

A D

E A

SS

IST

ÊN

CIA

ES

PIR

ITU

AL

Page 17: Cartilha CEUA

RESPOSTA 13: PROGRAMA DE VISITAS A ENFERMOS ESPIRITUAIS.

Todo trabalhador conhecedor e equilibrado pode exercer a função de colaborador desse programa dentro das atividades espíritas. Esse trabalho é formado por grupos de visitas afinizados que podem atuar nas visitas de curas e passes magnéticos.

O companheiro deve ser orientado para o trabalho e deve-se evitar precipitações. Deve-se evitar, também, a presença de crianças no trabalho acompanhando ou não o trabalhador. Mas podemos encontrar, muitas vezes, crianças a serem assistidas pelos trabalhadores.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL para avaliações do PROGRAMA.

2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE ORGANIZAÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO DE NOVOS COMPONENTES. / C) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA. / D) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM OS OUTROS PROGRAMAS DE ASSISTENCIAL ESPIRITUAL, ESTUDOS E PROGRAMAS SOCIAIS.

A

PERGUNTAS SOBRE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL E SEUS PROGRAMAS

Como funciona o Programa de Visitas a Enfermos Espirituais?

RESPONDENDO DÚVIDAS

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L Á

RE

A D

E A

SS

IST

ÊN

CIA

ES

PIR

ITU

AL

Page 18: Cartilha CEUA

RESPOSTA 14: PROGRAMA DE VISITAS A HOSPITAIS.

É um grupo que se assemelha ao das visitas aos enfermos. Foi criado há mais de 20 anos e vem desenvolvendo um trabalho excepcional aos doentes do Hospital Escola de Medicina de Uberlândia. É um trabalho que pode ter novos colaboradores a qualquer momento. Além de atendermos pelo passe, podemos também conceber ações através da música, melhorando o otimismo na recuperação de cada um dos assistidos.

Para se inscrever é preciso ter boa vontade e conhecer a doutrina espírita, bem como demonstrar as habilidades para compor grupos de conforto através da música, levando a esperança aos assistidos.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL para avaliações do PROGRAMA.

2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE ORGANIZAÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO DE NOVOS COMPONENTES. / C) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA. / D) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM OS OUTROS PROGRAMAS DE ASSISTENCIAL ESPIRITUAL, ESTUDOS E PROGRAMAS

SOCIAIS.

PERGUNTAS SOBRE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL E SEUS PROGRAMAS

Como funciona o Programa de Visitas a Hospitais?

RESPONDENDO DÚVIDAS

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L Á

RE

A D

E A

SS

IST

ÊN

CIA

ES

PIR

ITU

AL

Page 19: Cartilha CEUA

RESPOSTA 15: PROGRAMA DE VISITAS FRATERNAS À LUZ DO EVANGELHO.

Muitas vezes, acontece, em um grupo espírita, de um companheiro sumir da casa espírita por uma questão ou por outra. É neste momento a hora de buscar, com mais atenção, o nosso irmão. Uma visita fraterna em sua casa ou um simples telefonema podem reaquecer os ânimos de irmãos em desconsolos e desestimulados. Este grupo ficará sempre atento aos problemas na casa e buscará, através da visita fraterna e da prece, atender os nossos trabalhadores. Não podemos esperar um irmão entrar em crise para nos aproximarmos dele. Qualquer um, desde que bem orientado e equilibrado, pode participar dando a sua amizade e colaboração.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL para avaliações do PROGRAMA.

2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE ORGANIZAÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO DE NOVOS COMPONENTES, ENVOLVENDO A FAMÍLIA NO CONTATO FRATERNO COM ASSISTIDOS / C) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA. / D) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM OS OUTROS PROGRAMAS DE ASSISTENCIAL ESPIRITUAL, ESTUDOS E PROGRAMAS SOCIAIS.

PERGUNTAS SOBRE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL E SEUS PROGRAMAS

Como funciona o Programa de Visitas Fraternas à Luz do Evangelho?

RESPONDENDO DÚVIDAS

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L Á

RE

A D

E A

SS

IST

ÊN

CIA

ES

PIR

ITU

AL

Page 20: Cartilha CEUA

RESPOSTA 16: PROJETO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL PELA PSICOGRAFIA –

Este é um importantíssimo trabalho da casa espírita, não está ligado à apresentações fenomênicas como muitos pensam, é uma atividade espiritual que acontece no plano físico através de uma mediunidade e que oferece a oportunidade para um desencarnado dar a sua palavra a um familiar ou a trabalhadores do Cristo. A mediunidade é natural e por ela podemos nos aproximar mais do mundo “normal”, a vida espiritual.

Um médium, para desempenhar essa missão, deverá ter a mediunidade devidamente educada e desenvolvida, e que ofereça a credibilidade e a coerência doutrinária, evitando assim um desserviço para a doutrina espírita.

Com o tempo se estruturará um trabalho desse gênero, que poderá contar com contribuições de companheiros de outras entidades, dedicados e reconhecidos na seara espírita.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL para avaliações do PROJETO.

2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA E OBJETIVOS GERAIS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO / B) – FORMAÇÃO DE GRUPO DE TRABALHO COMPOSTO POR ASSISTENTES E CORPO DE MÉDIUNS / C) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA COM AVALIAÇÃO DOS OBJETIVOS / D) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM OS OUTROS PROGRAMAS DE ASSISTENCIAL ESPIRITUAL, ESTUDOS E PROGRAMAS SOCIAIS.

PERGUNTAS SOBRE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL E SEUS PROGRAMAS

Como funcionará o Projeto de Assistência Espiritual pela Psicografia?

RESPONDENDO DÚVIDAS

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L Á

RE

A D

E A

SS

IST

ÊN

CIA

ES

PIR

ITU

AL

Page 21: Cartilha CEUA

RESPOSTA 17: PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DO CULTO DO EVANGELHO NO LAR.

O culto do evangelho no lar é um trabalho que deve ser feito por todos em suas casas. É a proteção espiritual no ninho doméstico e sem a sua realização estamos desguarnecidos. É importante procurar a casa espírita para se orientar a respeito e se não há a realização do mesmo no reduto doméstico, deverá ser urgentemente implantado.

Este é um grupo, conhecedor da matéria, que orienta e implanta o culto na casa de companheiros espíritas ou não, interessados na realização. Busque orientação com o grupo e procure transformar o ambiente doméstico, com muita assistência e evangelização de encarnados e desencarnados vinculados ao nosso lar.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL para avaliações do PROGRAMA.

2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE ORGANIZAÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO DE NOVOS COMPONENTES. / C) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA E ORGANIZAÇÃO DE CAMPANHAS DE ORIENTAÇÃO. / D) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM OS OUTROS PROGRAMAS DE ASSISTENCIAL ESPIRITUAL, ESTUDOS E PROGRAMAS SOCIAIS.

PERGUNTAS SOBRE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL E SEUS PROGRAMAS

Como funciona o Programa de Implantação do Culto do Evangelho no Lar?

RESPONDENDO DÚVIDAS

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L

ÁR

EA

DE

AS

SIS

NC

IA E

SP

IRIT

UA

L

Page 22: Cartilha CEUA

RESPOSTA 18: PROGRAMA SITE UNIÃO E AMOR

http://www.uniaoeamor.com.br/links

O site do Centro Espírita União e Amor está no ar e a sua finalidade é levar os projetos e programações de nossa Casa. Todas as atividades serão divulgadas para que o adepto possa acompanhar, se informar e integrar-se na Casa como um trabalhador espírita. Outros recursos serão também inclusos neste programa, como é o caso da página no facebook, etc. Todas as informações serão passadas mensalmente pelos diferentes programas, coerentemente analisados. Qualquer companheiro que tenha conhecimento espírita e seja dessa área de trabalho poderá ser um trabalhador.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DO FORMATO IDEAL DO SITE / B) – COMPOSIÇÃO DE EQUIPE DE SUSTENTAÇÃO. / C) – PARÂMETROS DE DIVULGAÇÃO NO SITE. / D) – CENTRO DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES. / E) – ARTIGOS – NOTÍCIAS - AGENDA .

PERGUNTAS SOBRE

CONHECIMENTO E CULTURA

Como funciona o Programa Site União e Amor?

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

Page 23: Cartilha CEUA

RESPOSTA 19: PROGRAMA REUNIÃO FRATERNA DO EVANGELHO

(SEGUNDA-FEIRA – 20:00)

As reuniões de segundas-feiras são verdadeiros cultos do Evangelho no Lar na casa espírita, aspecto religioso da doutrina espírita. Nelas são desenvolvidos estudos de O Evangelho Segundo o Espiritismo, com apresentação de forma diferenciada. Cada capítulo é apresentado por tópicos por um ou dois expositores e depois no final de cada capítulo, é feita uma conclusão com um grupo de expositores. O objetivo é levar uma participação maior dos ouvintes, compreendendo e vivenciando os conteúdos.

É importante participar desta reunião, semanalmente, porque fala da necessidade de nossa transformação moral e espiritual com a base da orientação das máximas de Jesus.

As reuniões são todas as segundas-feiras das 20:00 às 21:10 horas, aproximadamente, sendo que os últimos 25 minutos são destinados para aplicação de passes de curas espirituais e terapias magnéticas de água fluidificada. À partir das 19:30, há uma preparação do ambiente para o início das atividades.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO DE NOVOS TRABALHADORES. / C) – AVALIAÇÃO DA FORMA DE EXPOSIÇÃO DO ESTUDO DE O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. D) – PREMISSAS PARA AS ESCALAÇÕES DOS ESTUDOS E DAS PALESTRAS. / E) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM TODOS PROGRAMAS DA CASA. / F) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA. G) – SINOPSE DE ESTUDO DE O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

PERGUNTAS SOBRE CONHECIMENTO E CULTURA

Como funciona o Programa Reunião Fraterna do Evangelho?

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

Page 24: Cartilha CEUA

RESPOSTA 20: PROGRAMA DE ESTUDOS MODULADOS DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS (QUARTA-FEIRA – 20:00)

As reuniões de quartas-feiras são direcionadas para o estudo metódico do arcabouço doutrinário: O Livro dos Espíritos na casa espírita, aspecto filosófico da doutrina espírita. Cada capítulo é apresentado por escala de um grupo de expositores. O objetivo é levar uma participação maior dos ouvintes, compreendendo e vivenciando os conteúdos.

É importante participar desta reunião, semanalmente, porque fala do conhecimento filosófico da doutrina espírita cristã.

As reuniões são todas as quartas-feiras das 20:00 às 21:10 horas, aproximadamente, sendo que os últimos 25 minutos são destinados para aplicação de passes de curas espirituais e terapias magnéticas de água fluidificada. Às 19:30, há apresentação musical para os participantes.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO DE NOVOS TRABALHADORES. / C) – AVALIAÇÃO DA FORMA DE EXPOSIÇÃO DO ESTUDO DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS. D) – PREMISSAS PARA AS ESCALAÇÕES DOS ESTUDOS. / E) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM TODOS PROGRAMAS DA CASA. / F) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA. G) – ESQUEMA DE APRESENTAÇÃO DOS ESTUDOS.

PERGUNTAS SOBRE CONHECIMENTO E CULTURA

Como funciona o Programa de Estudo Modulados de O Livro dos Espíritos?

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 25: Cartilha CEUA

RESPOSTA 21: PROGRAMA BIBLIOTECA ESPÍRITA

O programa da biblioteca espírita em nossa casa é um programa que será ampliado e que será totalmente remodelado com nova proposta de trabalho sincrônica com os programas: Clube do Livro Espírita e Livraria Espírita. O espaço será modernizado com espaço para pesquisa virtual. Serão feitas campanhas de doações de livros de forma direcionada. Uma relação de livros indicados será feita para que sejam organizadas campanhas de arrecadações. O mesmo espaço será dimensionado para os três programas.

O horário de funcionamento será definido mediante elaboração de sua programação.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO DE NOVOS TRABALHADORES. / C) – ORGANIZAÇÃO DE LISTAS DE LIVROS PARA A BIBLIOTECA. D) – PREMISSAS PARA ORGANIZAÇÃO DA BILBIOTECA. / E) – INTERNET, BIBLIOTECA VIRTUAL E VIDEOTECA / F) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA. G) – SISTEMA DE CONTROLE GERAL / H) CAMPANHA PERMANENTE DO LIVRO./ I) – RESTAURAÇÃO / J) – LAYOUT CONFORME PROPOSIÇÃO

PERGUNTAS SOBRE

CONHECIMENTO E CULTURA

Como funciona o Programa Biblioteca Espírita?

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 26: Cartilha CEUA

RESPOSTA 22: PROJETO LIVRARIA E CLUBE DO LIVRO ESPÍRITA

Os programas da livraria espírita e do clube do livro espírita em nossa casa são programas com proposta de trabalhos sincrônicos com o Programa Biblioteca Espírita. O espaço onde os programas serão instalados será moderno e simples, com espaço para pesquisa virtual. O mesmo espaço será dimensionado para os três programas.

O horário de funcionamento será definido mediante elaboração de sua programação.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE / C) – ORGANIZAÇÃO DE LISTAS DE LIVROS PARA A LIVRARIA E PARA O CLUBE DO LIVRO. D) – PREMISSAS PARA ORGANIZAÇÃO DA LIVRARIA E CLUBE DO LIVRO. / E) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA. F) – SISTEMA DE CONTROLE GERAL / G) – LAYOUT CONFORME PROPOSIÇÃO./ H) RECURSOS DE IMPLANTAÇÃO /I) DESTINO DE RENDIMENTOS.

PERGUNTAS SOBRE

CONHECIMENTO E CULTURA

Como funcionará o Projeto Livraria e Clube do Livro Espírita?

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 27: Cartilha CEUA

RESPOSTA 23: PROJETO INFORMATIVO DO CEUA

O programa do informativo espírita em nossa casa tem uma proposta de divulgar as atividades de nossa casa espírita e do movimento espírita em geral, além de trazer artigos importantes para a reflexão. Nele teremos espaço para divulgação dos diferentes programas. O jovem terá aqui um espaço para demonstrar as suas ações dentro do contexto do CEUA.

As edições serão trimestrais e circularão entre todos os trabalhadores da nossa casa.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DO FORMATO IDEAL DO INFORMATIVO / B) – COMPOSIÇÃO DE EQUIPE DE SUSTENTAÇÃO. / C) – PARÂMETROS DE DIVULGAÇÃO NO INFORMATIVO. / D) – CENTRO DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES. / E) – ARTIGOS – NOTÍCIAS - AGENDA

PERGUNTAS SOBRE

CONHECIMENTO E CULTURA

Como funcionará o Projeto Informativo do CEUA?

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 28: Cartilha CEUA

RESPOSTA 24: PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO GRÁFICA

O programa de comunicação gráfica, que representa a comunicação visual, tem a proposta de organizar as formas de comunicação de nossa casa espírita. A identificação da fachada, painéis fixos de divulgação de atividades, sinalizações e informações gerais permanentes é a grande missão desse programa. As programações em cartazes afixados é de responsabilidade do programa de divulgação doutrinária.

Temporariamente serão reavaliadas as formas de sinalização e apresentação gráfica e visual de nossa casa espírita. Trazê-las com ciência e modernidade nas formas naturais é trabalhar bem as expressões do espírito.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) – PROJETO GRÁFICO DE COMUNICAÇÃO VISUAL DE FACHADA, DE INDICAÇÕES E QUADROS INFORMATIVOS / B) – COMPOSIÇÃO DE EQUIPE DE EXECUÇÃO. / C) – PARÂMETROS DE COMUNICAÇÃO GRÁFICA VISUAL. / D) SINCRONIA COM A ARQUITETURA E COM OS OBJETIVOS.

PERGUNTAS SOBRE

CONHECIMENTO E CULTURA

Como funciona o Programa de Comunicação Gráfica?

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 29: Cartilha CEUA

RESPOSTA 25: PROGRAMA OS MENSAGEIROS

O programa ‘Os mensageiros’ tem uma proposta muito interessante. Compreende em organizar e selecionar grupos de mensagens para que sejam impressas e distribuídas em reuniões e ações. Como, por exemplo, a distribuição de mensagens de consolação no dia de finados ou em outras situações que venham a ser necessárias.

Este é um trabalho consolador e atinge uma grande parte da população. Mobiliza jovens, crianças e adultos no trabalho, além de levar reflexões em torno da filosofia espírita.

Serão constituídos grupos de trabalhos para as ações e propostas.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) – SELEÇÃO DE MENSAGENS PARA IMPRESSÃO / B) – COMPOSIÇÃO DE EQUIPE DE SUSTENTAÇÃO. / C) – FORMATOS E PRODUÇÃO / D) – PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO. / E) – RECURSOS DE PRODUÇÃO. .

PERGUNTAS SOBRE

CONHECIMENTO E CULTURA

Como funciona o Programa Os Mensageiros?

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 30: Cartilha CEUA

RESPOSTA 26: PROGRAMA DIFUSÃO DOUTRINÁRIA

O programa de difusão doutrinária é um trabalho que tem a proposta de organizar palestras de divulgação doutrinária e encontros, a serem organizados juntamente com o Setor de Eventos. Os eventos podem ser comemorações em datas especiais ou motivações necessárias em temáticas especiais. Esse programa organiza o calendário anual de atividades da casa. Também tem a tarefa de elaborar cartazes de divulgação de programações em geral e repassam as informações para outros programas como: PROGRAMA INFORMATIVO E PROGRAMA SITE CEUA.

O programa elaborará modalidades de divulgações doutrinárias com conhecimento artístico, utilizando o conhecimento de marketing visual para a produção dos cartazes nos murais.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) – CONTROLE DE MURAIS E DE OUTRAS FORMAS DE DIVULGAÇÃO / B) – COMPOSIÇÃO DE EQUIPE DE SUSTENTAÇÃO. / C) – ESCALAÇÃO DE PALESTRAS E CONFERÊNCIAS DE DIVULGAÇÃO DOUTRINÁRIA / D) – AGENDA GERAL. / E) – EQUIPE EDITORIAL

PERGUNTAS SOBRE

CONHECIMENTO E CULTURA

Como funciona o Programa de Difusão Doutrinária?

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 31: Cartilha CEUA

RESPOSTA 27: PROJETO DE PRODUÇÃO DE FILMES, VÍDEOS E CDs.

O programa de produção de filmes, vídeos e cds é um trabalho que tem a proposta de organizar a produção de filmes espíritas de curta metragem para apresentação em programas e reuniões e para arquivo na biblioteca. Este programa reúne grupos de artistas: crianças, jovens e adultos para as produções. Dessa forma, desde cedo os nossos filhos estarão envolvidos em projetos, garantindo a sua permanência na casa. Serão desenvolvidas oficinas de cinema e desenho animado, estimulando a criança e o jovem.

O programa contará com espíritas conhecedores da arte de cinema a fim de estimularem, com conhecimento, os participantes.

Uma sala conversível de multimídia será constituída para esse programa e outros demais relacionados à arte em geral.

.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL para avaliações do PROGRAMA.

2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE ORGANIZAÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO DE NOVOS COMPONENTES. / C) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA E ORGANIZAÇÃO DE CAMPANHAS DE ORIENTAÇÃO. / D) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM OS OUTROS PROGRAMAS DE ASSISTENCIAL ESPIRITUAL, ESTUDOS E PROGRAMAS SOCIAIS.

PERGUNTAS SOBRE

CONHECIMENTO E CULTURA

Como funciona o Projeto de Produção de Filmes, Videos e CDs?

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 32: Cartilha CEUA

RESPOSTA 28: PROGRAMA DE EVANGELIZAÇÃO DA CRIANÇA (SÁBADO - 9:00) O programa de evangelização da criança é direcionado em seus objetivos. A missão é fazer com que a criança e o pré-jovem possam se integrar nas atividades espíritas da casa. A evangelização é EVANGELHO + AÇÃO e queremos que realmente as nossas crianças sejam envolvidas de fato. Não podemos iludir ninguém neste trabalho. Se a criança não estiver participando de programas sociais no bem, ela não estará sendo evangelizada. A teoria simplesmente não atinge de fato o ser em transformação. Estamos construindo um dia especial para a criança e para os pais educadores. Aos sábados, às 9:00 horas da manhã, estamos juntos trabalhando para isso. Durante a semana os pais podem e devem levar os seus filhos às reuniões públicas. O ambiente das reuniões é favorável a eles, há todo um magnetismo próprio no ambiente que, se adaptado à criança, sua permanência estará garantida na doutrina espírita. Mas os pais são os responsáveis diretos por eles, devem cuidar de seus filhos durante as reuniões – eles esperam o carinho e atenção dos pais, momentos que nem sempre podem fazer durante o seu tempo de trabalho na semana. O momento de estarem juntos é um momento valioso para todos da família. Quando uma criança ficar inquieta é a hora de dar uma ‘voltinha lá fora’, sempre com carinho e atenção. E tão logo puderem, voltem ao estudo novamente.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES: 1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA E CURRICULO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO DE NOVOS TRABALHADORES. / C) – CURSOS E PLANTÕES PARA PREPARAÇÃO DE ORIENTADORES DA INFÂNCIA. / D) – CAMPANHA PERMANENTE DE DIVULGAÇÃO DA ESCOLA ESPÍRITA DE EVANGELIZAÇÃO. / E) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM TODOS OS PROGRAMAS DA CASA. / F) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA. G) – INTEGRAÇÃO DA CRIANÇA NOS PROGRAMAS SOCIAIS E CULTURAIS DA CASA JUNTAMENTE COM O PROGRAMA DE EVANGELHO E FAMÍLIA. / G) – ORGANIZAÇÃO DE FÓRUM DE AVALIAÇÃO SOBRE OS DESAFIOS DA CASA ESPÍRITA FRENTE À EDUCAÇÃO DA CRIANÇA.(JUNTAMENTE COM O PROGRAMA DE JUVENTUDE).

PERGUNTAS SOBRE

CONHECIMENTO E CULTURA

Como funciona o Programa de Evangelização da Criança?

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 33: Cartilha CEUA

RESPOSTA 29: PROGRAMA DE EVANGELHO E FAMÍLIA (SÁBADO - 9:00)

Aos sábados, às 9:00 horas, nos reunimos para o preparo espiritual dos pais, interessados, futuros pais e futuros casais. Estudamos livros relacionados ao preparo espiritual da família, constituindo fundamentos importantíssimos para a nossa mudança de hábito existencial. Essa reunião acontece no mesmo momento do programa evangelização da criança. Enquanto aguardam os seus filhos nas aulas de evangelização, os pais recebem o estudo fundamentado e se integram no trabalho para que também os seus filhos possam se integrar em AÇÃO. Assim, a família está sendo integrada e evangelizada.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA E DOS ESTUDOS / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO DE NOVOS TRABALHADORES. / C) – INTEGRAÇÃO DOS PAIS NOS PROGRAMAS DA CASA. / D) – CAMPANHA PERMANENTE DE DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA EVANGELHO E FAMÍLIA. / E) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM TODOS PROGRAMAS DA CASA. / F) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA. / G) – ORGANIZAÇÃO DE FÓRUM DE AVALIAÇÃO SOBRE OS DESAFIOS DA CASA ESPÍRITA FRENTE À EDUCAÇÃO DA CRIANÇA.(JUNTAMENTE COM O PROGRAMA DE JUVENTUDE).

PERGUNTAS SOBRE

CONHECIMENTO E CULTURA

Como funciona o Programa de Evangelho e Família?

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 34: Cartilha CEUA

RESPOSTA 30: PROGRAMA DE MOCIDADE ESPÍRITA PROF. EURÍPEDES BARSANULFO MEPEB (SÁBADO 16:00)

O programa de Mocidade espírita, conhecida como MEPEB, é fato desde a fundação da nossa casa. É uma reunião em que o jovem se encontra para o estudo e interage com outros jovens na casa espírita. Não pode ser um outro centro dentro de outro centro, mas sim um grupo com oportunidades de se integrar em diferentes programas da casa. Todos os programas estão disponíveis para eles. Os jovens precisam participar das ações da casa espírita junto à madureza e não serem apenas um grupo de jovens modernos e ousados como às vezes são vistos.

As reuniões acontecem aos sábados às 16:00, com um programa pré-analisado pela área de conhecimento. Os coordenadores escalam os estudos e conduzem o trabalho com cooperadores da madureza.

Os jovens podem ocupar encargos em outros programas e serem estimulados sempre a participarem das ações da casa.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA E DOS ESTUDOS / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO DE NOVOS TRABALHADORES. / C) – INTEGRAÇÃO DOS JOVENS NOS PROGRAMAS DA CASA. / D) – CAMPANHA PERMANENTE DE DIVULGAÇÃO DA MOCIDADE ESPÍRITA. / E) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM TODOS PROGRAMAS DA CASA. / F) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA. / G) – ORGANIZAÇÃO DE FÓRUM DE AVALIAÇÃO SOBRE OS DESAFIOS DA CASA ESPÍRITA FRENTE À EDUCAÇÃO DO JOVEM.(JUNTAMENTE COM O PROGRAMA DE INFÂNCIA ).

PERGUNTAS SOBRE CONHECIMENTO E CULTURA

Como funciona o Programa de Mocidade Espírita Prof. Eurípedes Barsanulfo?

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 35: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE CONHECIMENTO E CULTURA

Como funciona o Programa de Estudo Sistematizado da

Doutrina Espírita?

RESPOSTA 31: PROGRAMA DE ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA (QUINTA-FEIRA 20:00)

O programa de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita é um programa aplicado pelo conhecido projeto da FEB, o ESDE. O projeto é antigo na casa e se mantém como um dos primordiais no nosso trabalho. Mas é preciso também integrar os seus participantes que estão sendo evangelizados (lembremos que evangelização é EVANGELHO +AÇÃO).

Os estudos podem variar os seus dias; atualmente são desenvolvidos nas quintas-feiras, às 20:00 e poderão, se necessário, serem desenvolvidos em outros dias não paralelos às reuniões públicas.

As formas de aplicação devem ser constantemente reavaliadas, pois, conforme os estudos vão sendo desenvolvidos no Brasil afora, haverá sempre importantes considerações.

Outros grupos de estudos serão formados com evolução dessas avaliações, e outros cooperadores serão adicionados.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA E DOS ESTUDOS / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO DE NOVOS TRABALHADORES. / C) – INTEGRAÇÃO DOS PAIS NOS PROGRAMAS DA CASA. / D) – CAMPANHA PERMANENTE DE DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA EVANGELHO E FAMÍLIA. / E) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM TODOS PROGRAMAS DA CASA. / F) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA. / G) – ORGANIZAÇÃO DE FÓRUM DE AVALIAÇÃO SOBRE OS DESAFIOS DA CASA ESPÍRITA FRENTE À EDUCAÇÃO DA CRIANÇA.(JUNTAMENTE COM O PROGRAMA DE JUVENTUDE.)

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 36: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE

CONHECIMENTO E CULTURA

Como funciona o Programa de Estudo em Módulos da Obras Básicas?

RESPOSTA 32: PROGRAMA DE ESTUDO EM MÓDULOS DAS OBRAS BÁSICAS –

Este é um programa que vem sendo desenvolvido com muito sucesso na nossa casa espírita. O estudo que está sendo feito é o estudo de ‘O Livro dos Espíritos’ nas quartas-feiras, em reunião pública, às 20:00. O Evangelho merece sempre o seu destaque como fonte inesgotável em muitas das reuniões de nossa casa, em programas diversificados no ensino da moral.

Este programa dará sequência ao projeto com estudos das outras obras básicas, especialmente organizadas em módulos. Os dias dos estudos serão discutidos para juntos definirmos o melhor para todos. Em breve os estudos: LIVRO DOS MÉDIUNS – O CÉU E O INFERNO – A GÊNESE.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE. / C) – AVALIAÇÃO DA FORMA DE EXPOSIÇÃO DOS ESTUDOS MODULADOS DAS DEMAIS OBRAS BÁSICAS. D) – PREMISSAS PARA AS ESCALAÇÕES DOS ESTUDOS. / E) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM TODOS PROGRAMAS DA CASA. / F) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA. G) – ESQUEMA SINÓPTICO DAS DEMAIS OBRAS BÁSICAS..

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A Á

RE

A D

E C

ON

HE

CIM

EN

TO

E C

ULT

UR

A Á

RE

A D

E C

ON

HE

CIM

EN

TO

E C

ULT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 37: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE

CONHECIMENTO E CULTURA

Como funciona o Programa de Estudo das Obras Subsidiárias?

RESPOSTA 33: PROGRAMA DE ESTUDO DAS OBRAS SUBSIDIÁRIAS – (QUINTA-FEIRA 20:00 )

Este estudo vem sendo aplicado já há algum tempo em nossa casa espírita, e é um grande sucesso e já contribuiu muito com quem aplica e com quem participa. Os estudos das obras de André Luiz são um exemplo que devemos continuar ainda mais com maior abrangência. O Estudo sequencial já é comprovado pela própria espiritualidade que definiu assim pela composição dos livros psicografados.

A ideia é ter mais cooperadores para o desenvolvimento dos estudos e disponibilizar as obras de André Luiz e de Emmanuel. As formas de aplicações destes estudos serão dinâmicas e não engessadas, podendo ser discutidas sempre com os grupos de trabalhos e grupos de participantes. Os horários e dias poderão ser dimensionados dentro das necessidades.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE. / C) – AVALIAÇÃO DA FORMA DE EXPOSIÇÃO DOS ESTUDOS MODULADOS DAS OBRAS SUBSIDIÁRIAS . D) – QUADRO GERAL DE OBRAS A SEREM ESTUDADAS COMO MODULOS / E) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM TODOS PROGRAMAS DA CASA. / F) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA. G) – ESQUEMA SINÓPTICO DAS DEMAIS OBRAS BÁSICAS. H) – ESTUDO PROGRAMADO DE OBRAS ROMANCEADAS.

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 38: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE CONHECIMENTO E CULTURA

Como funcionará o Projeto Integrado de Estudos Espíritas e Astronomia?

RESPOSTA 34: PROJETO INTEGRADO DE ESTUDOS ESPÍRITAS E ASTRONOMIA

Kardec e cooperadores clássicos do espiritismo eram astrônomos e puderam alinhar a revelação com a observação. O projeto implantará estudos de astronomia que possam estimular e envolver crianças, jovens e adultos no campo da observação da ciência espírita mantendo sempre o interesse dos aprendizes na confirmação do que se fala a nível tenro de nossos sentidos.

Implementar uma condição de estudos tanto para crianças e adultos servirá como oficina de observação do universo.

Logo implementaremos essa dinâmica.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE. / C) – AVALIAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS . D) – QUADRO GERAL DE OBRAS A SEREM ESTUDADAS NO PROGRAMA / E) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM PROGRAMAS DE ESTUDOS DA CASA. / F) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA. G) – ESQUEMA SINÓPTICO DOS ESTUDOS H) – OBSERVATORIO BASE DE ESTUDO.

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A Á

RE

A D

E C

ON

HE

CIM

EN

TO

E C

ULT

UR

A Á

RE

A D

E C

ON

HE

CIM

EN

TO

E C

ULT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 39: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE

CONHECIMENTO E CULTURA

Como funciona o Programa de Arte e Cultura Espírita?

RESPOSTA 35: PROGRAMA DE ARTE E CULTURA ESPÍRITA

Nesse programa temos várias iniciativas realizadas e várias a serem iniciadas. O programa desenvolve grupos musicais, corais, festivais de músicas, recitais de músicas, teatros, fantoches, etc. Tudo que possa ser útil para o estímulo do ser, da criança, do jovem e do adulto poderá ser pensado, dentro da conduta e avaliação doutrinária.

Quanto mais pessoas envolvidas, mais o programa tem a chance de ir avante. Nossos filhos devem ser envolvidos nestas atividades. São atividades que eliminam a depressão, a tristeza e a solidão.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE CONHECIMENTO E CULTURA para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE. / C) – DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS MUSICAIS, TEATRAIS, CINEMA, ANIMAÇÃO, ETC, À LUZ DO CONHECIMENTO ESPÍRITA . D) – ARQUIVO GERAL DE TODOS OS TRABALHOS / E) – ANÁLISE DE SINCRONISMO COM TODOS PROGRAMAS DA CASA. / F) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA.

ÁR

EA

DE

CO

NH

EC

IME

NT

O E

CU

LT

UR

A Á

RE

A D

E C

ON

HE

CIM

EN

TO

E C

ULT

UR

A Á

RE

A D

E C

ON

HE

CIM

EN

TO

E C

ULT

UR

A

RESPONDENDO DÚVIDAS

Page 40: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE A ÁREA DE AÇÃO SOCIAL

Como funciona o Programa Assistencial Sopa Fraterna?

RESPOSTA 36: PROGRAMA ASSISTENCIAL SOPA FRATERNA

A sopa fraterna no CEUA é tão antiga quanto ele, logo que foi iniciada, a sopa começou a existir. Atualmente a sopa fraterna constitui no trabalho de parceria com o Grupo Espírita Dr. Bezerra de Menezes, o qual tem um espaço no Bairro Integração (Joana D’arc) e que nos concede para desenvolver o Evangelho para adultos, evangelho para crianças, distribuições e sopa fraterna.

O trabalho é iniciado aos sábados, quando são recebidos as verduras e os legumes. Aos domingos na parte da manhã, à partir das 10:00, é iniciado o trabalho com a presença de todos os trabalhadores interessados. Após a conclusão da produção, a sopa é conduzida ao Bairro Integração às 13:30, onde é desenvolvido o trabalho.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE SERVIÇO SOCIAL para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO CONSTANTE DE NOVOS TRABALHADORES. / C) – ADEQUAÇÃO DE UNIDADE COMPARTILHADA . D) – CULTO DO EVANGELHO E EVANGELHO PARA CRIANÇAS - / E) – POSTO DE SERVIÇO E INTEGRAÇÃO NO BEM. / F) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA.

RESPONDENDO DÚVIDAS

ÁR

EA

DE

ÃO

SO

CIA

L

ÁR

EA

DE

ÃO

SO

CIA

L

ÁR

EA

DE

ÃO

SO

CIA

L

ÁR

EA

DE

ÃO

SO

CIA

L Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Page 41: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE A ÁREA DE AÇÃO SOCIAL

Como funciona o Programa de Arrecadação Campanha de Quilo?

RESPOSTA 37: PROGRAMA DE ARRECADAÇÃO CAMPANHA DE QUILO

Este trabalho também existe desde o início da instituição. A campanha de quilo é uma atividade simples mas que permite ao que trabalha, profundas reflexões em torno de si mesmo. A conquista da simplicidade é sua maior conquista, modificamos o nosso interior diminuindo o nosso egoísmo e quebrando o nosso orgulho.

É um momento em que nos colocamos como um ser que deseja mudar, nos candidatando à simplicidade.

A campanha acontece aos sábados, às 14:00, obedecendo um roteiro de coletas no Bairro Saraiva.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE SERVIÇO SOCIAL para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO CONSTANTE DE NOVOS TRABALHADORES. / C) – CONSTITUIÇÃO DE MAPA GERAL DE TRABALHO. D) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA./ E )- ORGANIZAÇÃO DE CONTROLE DE COLETAS.

RESPONDENDO DÚVIDAS Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Page 42: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE A ÁREA DE AÇÃO SOCIAL

Como funciona o Programa de Assistência de Visita Fraterna?

RESPOSTA 38: PROGRAMA ASSISTENCIAL VISITA FRATERNA

Esse é um trabalho importantíssimo para todos nós que somos espíritas. Aqui ajudamos e aprendemos com a dor do próximo. É o antigo trabalho conhecido por peregrinação. É o trabalho para toda a família. Visitar uma família desprovida de condições de igualdade é reconhecer nossos deveres perante ela. Nossos filhos devem, desde cedo, acompanhar esse trabalho, uma oportunidade de se modificarem. Na visita fazemos a leitura de ‘O Evangelho’ e comentário, levamos o conforto espiritual e vemos a necessidade de cada um. Se é um lar que carece de ajuda de alimentação, levamos cestas e buscamos soluções para problemas na medida em que podemos fazer.

A escala de trabalho, que pode ser em diferentes horários, é feita em grupos menores para visitas e obedece um cronograma de acordo com o cadastro.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE SERVIÇO SOCIAL para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO CONSTANTE DE NOVOS TRABALHADORES. / C) – INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA, DO JOVEM E DA CRIANÇA NO TRABALHO. D) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA./ E )- VISITA ASSISTENCIAL À LUZ DO EVANGELHO -. F) – INTEGRAÇÃO COM O PROJETO DE INTEGRAÇÃO COM TRABALHOS SOCIAIS.

RESPONDENDO DÚVIDAS Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Page 43: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE A ÁREA DE AÇÃO SOCIAL

Como funciona o Programa de Arte Manual e Costura?

RESPOSTA 39: PROGRAMA DE ARTE MANUAL E COSTURA

É um grande trabalho da casa espírita. Reúne muitos trabalhadores e dá condições de ser uma terapia ocupacional eficiente. E pode crescer muito em atividades relacionadas, desde que as condições físicas da instituição sejam ampliadas. É grande o trabalho e precisa ser cada vez mais valorizado.

O trabalho está compreendido em produções de artesanatos e vestuários, novos e usados com arte.

Constantemente são feitos bazares de vendas de produções que favorecem o programa assistencial da casa espírita.

O trabalho acontece todas as quartas-feiras, às 14:00, podendo ser analisado a sua ampliação.

Durante o horário é feita uma reunião de estudo de ‘O Evangelho’ e terapia do passe.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE SERVIÇO SOCIAL para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO CONSTANTE DE NOVOS TRABALHADORES. / C) – INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA, DO JOVEM E DA CRIANÇA NO TRABALHO. D) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA./ E )- DISTRIBUIÇÃO E VENDAS -. F) – INTEGRAÇÃO COM O PROJETO DE INTEGRAÇÃO COM TRABALHOS SOCIAIS.

RESPONDENDO DÚVIDAS Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Page 44: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE A ÁREA DE AÇÃO SOCIAL

Como funciona o Programa de Enxoval do Recém-nascido?

RESPOSTA 40: PROGRAMA DE ENXOVAL DO RECÉM-NASCIDO

É um grande trabalho da casa espírita. Reúne muitos trabalhadores e dá condições de ser uma terapia ocupacional eficiente. É grande o trabalho e precisa ser cada vez mais valorizado.

O trabalho é compreendido em ajudar famílias carentes, mães e filhos, na doação de enxovais para recém-nascidos , roupas e acessórios.

O trabalho acontece todas quartas-feiras, às 14:00. Estamos programando a sua ampliação.

Durante o horário é feita uma reunião de estudo de ‘O Evangelho’ e terapia do passe.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE SERVIÇO SOCIAL para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO CONSTANTE DE NOVOS TRABALHADORES. / C) – INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA, DO JOVEM E DA CRIANÇA NO TRABALHO. D) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA./ E )- DISTRIBUIÇÃO E VENDAS -. F) – INTEGRAÇÃO COM O PROJETO DE INTEGRAÇÃO COM TRABALHOS SOCIAIS.

RESPONDENDO DÚVIDAS Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Page 45: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE A ÁREA DE AÇÃO SOCIAL

Como funciona o Programa Faça uma Criança Feliz?

RESPOSTA 41: PROGRAMA FAÇA UMA CRIANÇA FELIZ

Esse programa é recente, mas sempre tivemos campanhas arrecadando brinquedos para serem distribuídos em datas festivas homenageando as crianças. Criamos o programa com a finalidade de mobilizar pessoas a serviço do bem, não apenas para proporcionar a alegria às crianças, mas também transformar a vida de quem doa ou se desprende de um brinquedo, demonstrando sensibilidade e sentimento. Nossas crianças passam a perceber a existência de famílias desfavorecidas na sociedade. Além disso, incluímos nas equipes de trabalho as nossas crianças e nossas famílias, exercendo, com grande alegria, as oficinas de limpeza e recuperação de brinquedos, bem como as embalagens, seleção e distribuição. É um grande movimento.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE SERVIÇO SOCIAL para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE E INCLUSÃO CONSTANTE DE NOVOS TRABALHADORES. / C) – INTEGRAÇÃO DA FAMILIA, DO JOVEM E DA CRIANÇA NO TRABALHO. D) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA./ E )- FORMAS DE DISTRIBUIÇÕES-. F) – INTEGRAÇÃO COM O PROJETO DE INTEGRAÇÃO COM TRABALHOS SOCIAIS.

RESPONDENDO DÚVIDAS Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Page 46: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE A ÁREA DE AÇÃO SOCIAL

Como funciona o Programa Campanha do Agasalho?

RESPOSTA 42: PROGRAMA CAMPANHA DO AGASALHO

O Programa Campanha do Agasalho atende, nas estações frias do ano, carentes assistidos da nossa casa espírita. São de diversas regiões da nossa cidade e inscritos nos levantamentos da área de atuação de Ação Social. O programa é desenvolvido pela mesma equipe do Programa Faça uma Criança Feliz, que organiza um calendário de campanhas e de distribuição anual.

Qualquer um pode participar desde que demonstre vontade e desejo de ajudar. É só procurar os coordenadores.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE SERVIÇO SOCIAL para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE. / C) – INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA, DO JOVEM E DA CRIANÇA NO TRABALHO. D) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA./ E )- FORMAS DE DISTRIBUIÇÕES-. F) – INTEGRAÇÃO COM O PROJETO DE INTEGRAÇÃO COM TRABALHOS SOCIAIS.

RESPONDENDO DÚVIDAS Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Page 47: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE

A ÁREA DE AÇÃO SOCIAL

Como funciona o Programa Festival do Verde?

RESPOSTA 43: PROJETO FESTIVAL DO VERDE

O projeto Festival do Verde é um programa que abrange várias iniciativas. Desde o cultivo de plantas ornamentais até o cultivo de hortaliças na entidade e nas residências de assistidos. É um projeto que tem o caráter de unir mais trabalhadores conhecedores de horticulturas, plantas medicinais e ornamentais. Podem ser realizadas pequenas feiras de vasos ornamentais produzidos por crianças, jovens e madureza para a arrecadação de fundos sociais. O cultivo de hortas hidropônicas ou orgânicas podem abranger motivações nas residências de assistidos ou da própria casa espírita. É um projeto permanente.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE SERVIÇO SOCIAL para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE / C) – INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA, DO JOVEM E DA CRIANÇA NO TRABALHO. D) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA./ E )- FORMAS DE DISTRIBUIÇÕES-. F) – INTEGRAÇÃO COM O PROJETO DE INTEGRAÇÃO COM TRABALHOS SOCIAIS.

RESPONDENDO DÚVIDAS Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Page 48: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE

A ÁREA DE AÇÃO SOCIAL

Como funciona o Programa Bazar do Usado?

RESPOSTA 44: PROGRAMA BAZAR DO USADO

É um programa que vem sendo praticado por nossa casa já há alguns anos. A ideia é arrecadar móveis, roupas e utilitários usados para serem vendidos a preços simbólicos e proporcionar arrecadação para a instituição. Propiciamos que pessoas carentes adquiram, a um baixo custo, e, dessa forma, valorizem a aquisição, já que não será por simples doação. Mas, o programa prescinde maior espaço e não deve comprometer as instalações da casa para realização de outros trabalhos, estudos e atividades em geral. Para tanto, será preciso constituir melhores estudos para a realização do trabalho em ambiente amplo e consolidado. É um projeto que deve ter condições mínimas com oficinas e depósitos com condições de demonstrações dos objetos para a venda. Deve-se estudar a suspensão de feiras e a realização de repasses permanentes de arrecadados, não guardando objetos por períodos longos. O programa deve também estar conectado com o programa SOS sem fronteiras.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE SERVIÇO SOCIAL para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE / C) – INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA, DO JOVEM E DA CRIANÇA NO TRABALHO. D) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA./ E )- FORMAS DE DISTRIBUIÇÕES E VENDAS-. F) – INTEGRAÇÃO COM O PROJETO DE INTEGRAÇÃO COM TRABALHOS SOCIAIS.

RESPONDENDO DÚVIDAS Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Page 49: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE A ÁREA DE AÇÃO SOCIAL

Como funciona o Projeto SOS Sem Fronteira?

RESPOSTA 45: PROJETO SOS SEM FRONTEIRA

O projeto SOS sem fronteira é uma proposta que viabilizará um serviço de coletas de usados por meio de doações , e, em lugar adequado para tanto, os objetos receberão tratamentos especiais para serem distribuídos em paletes a regiões carentes do Brasil .

Parte dessas coletas serão destinadas aos outros programas que atendem a nossa cidade e região de entorno.

O projeto cria uma grande oficina de serviços dando oportunidades para muitos que desejam ajudar o próximo, doando de si mesmo.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE SERVIÇO SOCIAL para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE / C) – INTEGRAÇÃO DA FAMILIA, DO JOVEM E DA CRIANÇA NO TRABALHO. D) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA./ E )- FORMAS DE DISTRIBUIÇÕES . F) – INTEGRAÇÃO COM O PROJETO DE INTEGRAÇÃO COM TRABALHOS SOCIAIS.

RESPONDENDO DÚVIDAS Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Page 50: Cartilha CEUA

PERGUNTAS SOBRE A ÁREA DE AÇÃO SOCIAL

Como funciona o Projeto de Integração com Trabalhos Sociais?

RESPOSTA 46: PROJETO DE INTEGRAÇÃO COM TRABALHOS SOCIAIS

As instituições espíritas têm limites de trabalhos e jamais conseguirão atender todas as necessidades. Esse trabalho é importantíssimo, cujo projeto contempla a organização de parceria de trabalhos em outras instituições. O encaminhamento de necessitados para determinadas assistências demonstra uma conexão para suprir todas as necessidades aparentes. Um cadastro geral de entidades parceiras e as formas de condução serão organizados.

Qualquer interessado em colaborar no projeto ou ser assistido poderá ser inscrito quando for implantado.

RECOMENDAÇÕES PARA OS COORDENADORES:

1 - Reunir frequentemente com a ÁREA DE SERVIÇO SOCIAL para avaliações do PROGRAMA. 2 - Pontos de discussão: A) - AVALIAÇÃO DA FORMA GERAL DE CONDUÇÃO / B) – AVALIAÇÃO DA EQUIPE. C) – PROMOÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHADORES DA ÁREA./ D )- FORMAS DE INTEGRAÇÕES. E)– APOIO A TODOS OS PROGRAMAS SOCIAIS E ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL DO CENTRO.

RESPONDENDO DÚVIDAS Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Á

RE

A D

E A

ÇÃ

O S

OC

IAL

Page 51: Cartilha CEUA

segunda

•20:00 horas – REUNIÃO PÚBLICA FRATERNA DE ‘O EVANGELHO’

•20:50 horas – PASSE MAGNÉTICO

terça

•07:30 horas – REUNIÃO DE EVANGELHO E PASSE MAGNÉTICO CURADOR– ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL – INÍCIO FEVEREIRO 2015

•19:30 horas – REUNIÕES PRIVATIVAS DE GRUPOS : REUNIÕES MEDIÚNICAS

quarta

•14:15 horas – REUNIÃO DE EVANGELHO E PASSE MAGNÉTICO – AÇÃO SOCIAL

•14:00 horas - PROGRAMA CORTE E COSTURA / PROGRAMA ENXOVAL RECÉM-NASCIDO

•20:00 horas – REUNIÃO PÚBLICA: ESTUDO MODULADO DE ‘O LIVRO DOS ESPÍRITOS’. 19:30 – APRESENTAÇÃ0 GRUPO MUSICAL

•20:50 horas – PASSE MAGNÉTICO

quinta

•07:30 horas – REUNIÃO DE EVANGELHO E PASSE MAGNÉTICO CURADOR– ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL – INICIO FEVEREIRO 2015

•20:00 horas – ESTUDO EM MÓDULOS DAS OBRAS DE ANDRÉ LUIZ

•20:00 horas – ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRIINA ESPÍRITA

•20:00 horas – ESTUDO E EDUCAÇÃO MEDIÚNICA

sexta

•19:00 horas - PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL À LUZ DO EVANGELHO: DÍALOGO COM EQUIPE.

•20:00 horas – PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL À LUZ DO EVANGELHO: PALESTRA DE CONSOLAÇÃO

•20:30 horas – PASSE COLETIVO

•20:40 horas – PASSE MAGNÉTICO CURADOR PARA INSCRITOS NA ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL.

sábado

•09:00 horas - MUSICALIZAÇÃO E PROGRAMA DE EVANGELIZAÇÃO DA CRIANÇA

•09:00 horas – MUSICALIZAÇÃO E PROGRAMA DE EVANGELHO E FAMÍLIA

•14:00 horas – MUSICALIZAÇÃO, EVANGELHO E PASSE - AÇÃO SOCIAL

•14:30 horas – CAMPANHA DE QUILO E VISITA ASSISTENCIAL (PEREGRINAÇÃO)

•16:00 horas – REUNIÃO DE MOCIDADE ESPÍRITA - MEPEB

•19:30 horas - REUNIÃO DE DIVULGAÇÃO DOUTRINÁRIA – ESCALAS

domingo

•10:00 horas - CONFECÇÃO SOPA FRATERNA.

•13:30 horas – SAÍDA PARA CASA ESPÍRITA ESPERANÇA – DISTRIBUIÇÃO SOPA, EVANGELHO E EVANGELIZAÇÃO DA CRIANÇA

Page 52: Cartilha CEUA

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO CEUA:

Planejamento (presidente/vice presidente): Daniel Gervásio e Luiz Kardec

Secretaria (secretário e 2º secretário) – Marieta e Célio Peregrini

Tesouraria (tesoureiro e 2º tesoureiro) – Eldre e Paulo Lombardi

Patrimônio (diretor) – Paulo Lombardi

Eventos (diretor) – Regina Lombardi

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO (3 ÁREAS DE ATUAÇÃO E DE SUSTENTAÇÃO):

Assistência espiritual - DIRETORES: André Luiz –Eldre – Luiz Kardec

Conhecimento e cultura – DIRETORES: Daniel – Mario – Vanessa Campos

Ação social – DIRETORES: José Cláudio – Pedro Campos – Rogério Galego

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL À LUZ DO EVANGELHO. (SEXTA-FEIRA) - Coordenadores: VERA/RUBENS

PROGRAMA DE ESTUDO, EDUCAÇÃO MEDIÚNICA E DESOBSESSÃO. (TERÇA-FEIRA – PRIVATIVO - Coordenadores: DANIEL/ELDRE

PROGRAMA DE ESTUDO, ORIENTAÇÃO DE TERAPIAS MAGNÉTICAS. - Coordenadores: ALDA/DANIEL/MÁRIO

PROGRAMA DE VISITAS A ENFERMOS ESPIRITUAIS. Coordenadores: KARDEC/BETE CARVALHO/OLÁVIA

PROGRAMA DE VISITAS A HOSPITAIS. Coordenadores: IEDA/VERÔNICA/ODETE

PROGRAMA DE VISITAS FRATERNAS À LUZ DO EVANGELHO. - Coordenadores: KARDEC/CÉLIO

PROJETO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL PELA PSICOGRAFIA - Coordenadores: DANIEL/ELDRE

PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DO CULTO DO EVANGELHO NO LAR. Coordenadores: SÍLVIA/ KARDEC E ERVANDRO

PROGRAMA SITE UNIÃO E AMOR (EM CONCLUSÃO) Coordenadores: SÉRGIO/RUBENS/KÁTIA BARBOSA

PROGRAMA REUNIÃO FRATERNA DO EVANGELHO (SEGUNDA-FEIRA – 20:00) Coordenadores: DANIEL/MÁRIO/KARDEC/REGINALDO

PROGRAMA DE ESTUDOS MODULADOS DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS (QUARTA-FEIRA – 20:00) Coordenadores: ALDA/MÁRIO/REINALDO/RUBENS

PROGRAMA BIBLIOTECA ESPÍRITA - Coordenadores : MICHELLE/LOURDES/VANESSA MARCHIORI/EMANUELLE

PROJETO LIVRARIA E CLUBE DO LIVRO ESPÍRITA - Coordenadores: MICHELLE/LOURDES/VANESSA MARCHIORI/EMANUELLE

PROJETO INFORMATIVO DO CEUA - Coordenadores: SÉRGIO/RUBENS

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO GRÁFICA - Coordenadores: DANIEL/KÁTIA BARBOSA

PROGRAMA OS MENSAGEIROS - Coordenadores: VANESSA MARCHIORI/KÁTIA BARBOSA

PROGRAMA DIFUSÃO DOUTRINÁRIA - Coordenadores: MÁRIO/DANIEL

PROJETO DE PRODUÇÃO DE FILMES, VÍDEOS E CDs. - Coordenadores: SÉRGIO/CLARA/ALESSANDRO

PROGRAMA DE EVANGELIZAÇÃO DA CRIANÇA (SÁBADO - 9:00) - Coordenadores: LILIAN/REJANE

PROGRAMA DE EVANGELHO E FAMÍLIA (SÁBADO - 9:00) - Coordenadores: DANIEL/MARIA INÊS/SÔNIA/ANIELLO

PROGRAMA DE MOCIDADE ESPÍRITA PROF. EURÍPEDES BARSANULFO - MEPEB (SÁBADO 16:00) - Coordenadores: DALINE/JANAÍNA/JÚLIA

PROGRAMA DE ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA (QUINTA-FEIRA 20:00) - Coordenadores: RUBENS/ELDRE/VANESSA CAMPOS

PROGRAMA DE ESTUDO EM MÓDULOS DAS OBRAS BÁSICAS – Coordenadores: MÁRIO/DANIEL

PROGRAMA DE ESTUDO DAS OBRAS SUBSIDIÁRIAS – (QUINTA-FEIRA 20:00 – A AMPLIAR) Coordenadores: VANESSA CAMPOS/MÁRIO/MALVA

PROJETO INTEGRADO DE ESTUDOS ESPÍRITAS E ASTRONOMIA - Coordenadores: DANIEL/MÁRIO/IRIS/ARNALDO MOREIRA/HAMILTON

PROGRAMA DE ARTE E CULTURA ESPÍRITA -Coordenadores: RUBENS/ALDA/SÉRGIO/SANDRO

PROGRAMA ASSISTENCIAL SOPA FRATERNA – Coordenadores: AMARO/GRACE/MAGNA/TAVARES

PROGRAMA DE ARRECADAÇÃO CAMPANHA DE QUILO - Coordenadores: ROGÉRIO MENDONÇA/DANIEL SOLDI/IRACY

PROGRAMA ASSISTENCIAL VISITA FRATERNA - Coordenadores: JOSÉ CLAUDIO/MALVA

PROGRAMA DE ARTE MANUAL E COSTURA - Coordenadores: TEREZA/ODETE

PROGRAMA FAÇA UMA CRIANÇA FELIZ - Coordenadores: FLÁVIA/ LARISSA/ MARIA INÊS/MARINEZ

PROJETO FESTIVAL DO VERDE - Coordenadores: DENISE/FLAUSINA/LUCIANA

PROGRAMA BAZAR DO USADO - Coordenadores: MARINEZ/ PEDRO /ROGÉRIO GALEGO/GUSTAVO

PROJETO SOS SEM FRONTEIRA - Coordenadores: MARINES/PEDRO

PROJETO DE INTEGRAÇÃO COM TRABALHOS SOCIAIS - Coordenadores: AMARO/BETE TELES/BETE CARVALHO

Page 53: Cartilha CEUA

CEUA – CENTRO ESPÍRITA UNIÃO E AMOR -TERMO DE ADESÃO AO SERVIÇO VOLUNTÁRIO

Nome__________________________________________Nacionalidade:_________Estado_______Civil:__________Identidade:____________________CPF___________

________

Endereço:______________________________________________________________________Bairro:________________Cep:___________________Telefone________

Por intermédio do presente TERMO DE ADESÃO regido pela Lei no. 9608 de 18/02/98, comprometo-me a prestar serviços de natureza voluntária em favor

do CENTRO ESPÍRITA UNIÃO E AMOR, entidade de fins filantrópicos, CNPJMG 25.634.965/0001-67, que consistirão em: 1. Objeto: Toda e qualquer atividade realizada pelo Centro Espírita União e Amor, nas suas dependências ou fora delas.

2. Condições: Os serviços serão prestados em horários estabelecidos de comum acordo e sem controle de freqüência, por prazo indeterminado, ficando as partes dispensadas de qualquer pré-aviso formal, que implique em qualquer

espécie de indenização em caso de desinteresse na continuidade de relação advinda do presente Termo.

3. O voluntário, abaixo assinado, declara que:

•dentro das condições acima estipuladas possui disponibilidade de tempo e capacidade física e emocional para o desempenho das atividades com as quais ora se compromete;

•está ciente de que os serviços acima serão prestados de forma voluntária, sem percepção de remuneração, bem como da inexistência de vínculo empregatício, nem obrigações de natureza trabalhista, previdenciária ou afim:

•está ciente de que o ressarcimento de eventuais despesas, realizadas em razão do desempenho das atividades, somente será feito se as mesmas forem expressamente autorizadas por escrito, pela entidade beneficiada dos serviços, nos limites dessa

autorização e mediante prestação de contas;

•na hipótese de o desempenho das atividades ora compromissadas vierem a acarretar danos a terceiros, se decorrentes do dolo ou culpa, manifesta ciência de que poderá ficar sujeito a arcar com os conseqüentes prejuízos.

4. Local onde o voluntário vai prestar o serviço:

Endereço do Centro Espírita União e Amor – Rua Timbiras, 968 – Saraiva – Uberlândia – MG

Uberlândia,______ de_________________________ Testemunhas:

.

_____________________________________ ______________________________________ 1. ___________________________________

Assinatura do voluntário Nome do responsável (voluntário menor de idade)

____________________________________ ______________________________________ 2. ___________________________________

Responsável pela instituição Assinatura do responsável pelo menor

Atividade ou cargo na Instituição:______________________________________________________________________________________________________________________________

Art.1º Considera-se serviço voluntário, para fins desta Lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a Instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais educacionais,

científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.

Parágrafo único. O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

Art.2º O serviço voluntário será exercido mediante a celebração de Termo de Adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições de seu exercício.

Art.3º O prestador de serviço voluntário poderá ser ressarcido pelas despesas que comprovadamente realizar no desempenho das atividades voluntárias.

Parágrafo único. As despesas a serem ressarcidas deverão estar expressamente autorizadas pela entidade a que for prestado o serviço voluntário.

Art.4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art.5º Revogam-se as disposições em contrário.

(Lei assinada pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, em Brasília, no dia 18 de fevereiro de 1998).

LEI DO SERVIÇO VOLUNTÁRIO -(Lei Nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998).

(Dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências)

Declaração de Renovação do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário

Declaro que estou renovando minha adesão ao Serviço Voluntário no

Centro Espírita União e Amor.

Uberlândia _____ de____________________de 2017 Assinatura do voluntário: ______________________________________

Testemunhas:

1ª_______________________________

2ª_______________________________

Declaração de Renovação do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário

Declaro que estou renovando minha adesão ao Serviço Voluntário no

Centro Espírita União e Amor.

Uberlândia _____ de____________________de 2016 Assinatura do voluntário: ______________________________________

Testemunhas:

1ª_______________________________

2ª_______________________________