Caragua Verao 11/10 de fevereiro de 2011

7

Click here to load reader

Transcript of Caragua Verao 11/10 de fevereiro de 2011

Page 1: Caragua Verao 11/10 de fevereiro de 2011

Boletim CARAGUÁ VERÃO

Número 11 / 10 de fevereiro de 2011

Page 2: Caragua Verao 11/10 de fevereiro de 2011

Boletim CARAGUÁ VERÃO

Número 11 / 10 de fevereiro de 2011

10/02/201110/02/201110/02/201110/02/2011 Carnaval de Antigamente encanta crianças e adultosCarnaval de Antigamente encanta crianças e adultosCarnaval de Antigamente encanta crianças e adultosCarnaval de Antigamente encanta crianças e adultos Há 13 anos, o Carnaval de Antigamente em Caraguá traz para os foliões muita festa e alegria ao som de marchinhas e dança com os bonecões. A folia é repleta de atrações para todos os gostos e idades, como as matinês para as crianças e os bailes populares à noite. O evento é uma realização do Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc). A festa surgiu com a ideia de relembrar e reviver os antigos carnavais, quando todos preparavam suas fantasias e máscaras para os bailes noturnos. A moradora Mainara Zampieri participa do Carnaval de Antigamente há 10 anos, e sempre com uma fantasia diferente. Ela já foi de Sherlock Holmes e Indiana Jones. “Eu prefiro me vestir de homens, pois adoro incomodar as mulheres. Ano passado fui de Dr. Hollywood, levei um alicate pendurado na roupa, e falava a seguinte frase: Se você tem uma verruga, pode deixar que tiro”, disse Mainara. Durante esses anos, o público do Carnaval de Antigamente cresceu, ideias surgiram e atrações foram incrementadas como, por exemplo, os bonecões, confeccionados nas oficinas de artes da Fundacc. No início, eram dois bonecões, o Pierre e a Filó, agora nove prometem alegrar o público, são eles: Acedino, Chico Tanque, Clara, Lili, Djavan, Zulu, Loirão, Maria do Pó e Bagaça.

Para o artista plástico e um dos idealizadores do Carnaval de Antigamente, Jac Costa, a festa é uma maravilha, pois resgata a verdadeira tradição. “Este ano, teremos nove bonecos no Carnaval. Quatro ficarão nos bairros e cinco na Praça Cândido Motta”, completa Costa. Em 2010, cerca de oito mil pessoas agitaram os quatro dias de festa na

praça. Nesta 13º edição, a expectativa é que esse número chegue a 10 mil. Para aquecer os foliões, no dia 26 de fevereiro, às 21h, na Praça Cândido Motta, acontecerá um pré-Carnaval com a final do Concurso de Marchinhas. A banda Feira Livre é a responsável pela diversão da noite.

Page 3: Caragua Verao 11/10 de fevereiro de 2011

Boletim CARAGUÁ VERÃO

Número 11 / 10 de fevereiro de 2011

Para dar início ao Carnaval, na sexta-feira (4 de março), às 20h, o corso, tradicional desfile de carros antigos, promete esquentar os foliões ao lado dos bonecões. Os Bailes Populares acontecem na praça, a partir das 21h, com a animação da banda New Band, resgatando as melhores marchinhas dos carnavais como “Mamãe eu Quero”, “Máscara Negra” e “Bandeira Branca”. A matinê, que antes só acontecia no domingo, este ano, também será realizada na segunda-feira (7), sempre a partir das 16h. O Carnaval de Antigamente também fará a alegria nos bairros Massaguaçu, Olaria, Porto Novo, Tinga e Travessão, com os Bailes Populares, que acontecerão entre os dias 5 e 8 (sábado e terça-feira) de março, a partir das 21h. Veja mais fotos do Carnaval de Antigamente no flickr: http://www.flickr.com/photos/caraguaoficial/sets/72157626003263622 (copie o link e cole em seu navegador)

Page 4: Caragua Verao 11/10 de fevereiro de 2011

Boletim CARAGUÁ VERÃO

Número 11 / 10 de fevereiro de 2011

10/02/2011 Dança e exposições preenchem os eventos culturaisDança e exposições preenchem os eventos culturaisDança e exposições preenchem os eventos culturaisDança e exposições preenchem os eventos culturais Dança e arte marcam a programação cultural desta semana (10 à 16). O público poderá assistir espetáculos de balé e exposições de fotografia e pintura. Confira as datas e reserve o seu ingresso para as atrações. Pela quarta vez na cidade, a ‘São Paulo Companhia de Dança’ retorna para mostrar as novas coreografias: Theme and Variations, de George Balanchine; Prélude à l´après-midi d´un Faune, de Marie Chouinard e Sechs Tänze, de Jíri Kylián. Com 39 bailarinos, a companhia comemora três anos de existência. Nos dias 11 e 12 (sexta e sábado), às 21h, o grupo faz apresentação gratuita no teatro. Ainda no dia 11, às 15h, o grupo oferece um espetáculo aberto para estudantes. Nele, a plateia tem a oportunidade de conhecer o processo de criação e montagem das coreografias, além de assistir a apresentação de alguns trechos da temporada. A cidade também receberá os ‘Programas Educativos’ da companhia, como a ‘Oficina Para Bailarinos’, com uma aula de balé clássico, das 10h às 11h30 e de dança moderna, das 11h30 às 13h, ambos no dia 12 (sábado), no Teatro Mario Covas. A partir de sábado (12) tem início a exposição Osmar Santos. Em sua arte ele utiliza as próprias mãos como pincéis, criando uma pintura rica em cores. A abertura será, às 19h, no Museu de Arte e Cultura de Caraguá (MACC), com a presença do pintor. Até o dia 5 de março permanece no saguão do Teatro Mario Covas, a exposição ‘Qhapap Ñan, Caminho dos Incas”, que reúne 80 fotografias e mapas da Cordilheira dos Andes, percorrida pelos incas. O objetivo da mostra é divulgar o Quapaq Ñan, o principal caminho nos Andes onde os incas aproveitaram as redes viárias construídas por culturas anteriores e desenvolveram uma nova rota. A visitação é de terça a domingo, das 14h às 18h. O projeto Guri abre inscrições a partir do dia 15 (terça-feira). Com vagas para cursos de violino, viola, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, canto e percussão. Mais informações, ligar no Centro Comunitário Poiares (3888 -3881).

Page 5: Caragua Verao 11/10 de fevereiro de 2011

Boletim CARAGUÁ VERÃO

Número 11 / 10 de fevereiro de 2011

09/02/2011 Diversão com segurançaDiversão com segurançaDiversão com segurançaDiversão com segurança Dias quentes, sol e praia. Tudo isso é um convite para horas e horas ao ar livre. As crianças adoram e se divertem. Não há nada melhor do que brincar na praia. Soltar pipa, fazer castelos e muralhas na areia, jogar bola e nadar. Mas é fundamental que os pais estejam atentos às brincadeiras e que nunca deixem as crianças sozinhas. Como acidentes e imprevistos acontecem, assim que chegar à praia mostre à criança algum ponto de referência, como barraca, um guarda-sol ou quiosque, para que ela se localize. Ao entrar no mar, a garotada deve usar boias e coletes salva-vidas e, sempre estar acompanhada por adultos. Os modelos de boias variam e se ajustam ao tamanho e peso da criança. O colete salva-vidas é mais confiável porque não sai do corpo com facilidade. Mas, se os pais optarem pelas boias redondas infláveis é aconselhável usar aquelas de braço, porque se uma escorregar, a outra protege. O comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Rapacci, recomenda aos pais que escolham um lugar adequado para ficar tanto na areia, quanto na água. Rapacci aconselha também que, os pais ensinem e orientem os filhos que, ao se afastarem da beira do mar, não soltem as bóias ou pranchas. “No ato do desespero, a criança pode achar que os acessórios estejam atrapalhando, mas o ideal é segurar o brinquedo que logo um salva-vidas irá ajudar”, afirmou.

Os guarda-vidas atuam há mais de 20 anos, em 283 praias do litoral paulista. Já realizaram cerca de 40 mil salvamentos. No litoral são aproximadamente 800 por ano. Atualmente, Caraguá conta com 45 profissionais espalhados pelas praias da cidade. Soltar pipa é outro exemplo de atividade que os pequenos gostam muito. No entanto, é

preciso tomar alguns cuidados. Ao soltar pipas é importante ficar bem longe da fiação elétrica e, caso caiam nos fios, nunca tentar retirá-las. E, o mais importante, nunca utilizar cerol.

Page 6: Caragua Verao 11/10 de fevereiro de 2011

Boletim CARAGUÁ VERÃO

Número 11 / 10 de fevereiro de 2011

Esta mistura de cola e vidro, proibida no estado de São Paulo, desde 2006 pela lei estadual 12.192, já causou a morte de muitos motociclistas, principais vítimas desta brincadeira perigosa. Mas a linha da pipa com cerol não põe em risco apenas a vida de motoristas. Em época de férias, aumentam os casos de atropelamentos e acidentes com pane na rede elétrica devido à falta de cuidados em soltar pipas. CuidadosCuidadosCuidadosCuidados Se os dias de sol são ideais para as brincadeiras, também são os mais perigosos para a saúde de pele, principalmente nesta época do ano em que os raios solares incidem com mais força. As primeiras precauções são: não permanecer no sol nas horas mais quentes (entre 10h e 16h); usar sempre protetor solar; nos primeiros dias de praia utilizar sempre uma camiseta de algodão; usar chapéu ou boné para proteger as orelhas, e manter a roupa seca para não colar ao corpo. A dermatologista, Cátia Regina Silva, alerta sobre os perigos da exposição ao sol “Quando o indivíduo não se protege, os raios solares podem causar queimaduras e insolação e, em alguns casos até manchas na pele”, afirma. A areia também traz riscos. Um dos motivos para não se levar cachorros na praia é que nas fezes desse animal pode estar o parasita causador do bicho geográfico, ou larva migrans cutânea. A enfermeira especialista em saúde da família, Mirian Cristina dos Santos Almeida, explica que “bicho geográfico” é o nome popular dado ao parasitanematoide Ancylostoma brasiliense ou ao Ancylostoma caninum. É chamado de bicho geográfico, porque as larvas penetram na pele, deixando rastros pelo corpo como um mapa geográfico. “Assim que o indivíduo perceber que está com o bicho geográfico, deve procurar um médico imediatamente, não há necessidade de ser um especialista. Há duas formas de medicação, uma é por meio de cremes e, em casos mais graves é usado medicamento via oral”, explica a enfermeira. Faça deste verão, o melhor. Fique atento às dicas e boa praia!

Page 7: Caragua Verao 11/10 de fevereiro de 2011

Boletim CARAGUÁ VERÃO

Número 11 / 10 de fevereiro de 2011

09/02/2011 Boletim eletrônico ajuda a preservar a naturezaBoletim eletrônico ajuda a preservar a naturezaBoletim eletrônico ajuda a preservar a naturezaBoletim eletrônico ajuda a preservar a natureza Desde o início desta segunda temporada do Boletim Caraguá Verão já preservamos 612 árvores. Encaminhada para um mailing de 120 mil endereços eletrônicos, a publicação leva informações sobre turismo, programação cultural, esportiva, trânsito, enfim, todos os assuntos relacionados às férias de verão. Além da agilidade que a internet proporciona, é impossível negar o quanto as publicações virtuais colaboram na preservação da natureza. Vinte mil folhas A4 são produzidas a partir de uma árvore de Eucalipto com 7 anos. Nas 11 edições do boletim, caso fossem impressos, seriam utilizadas cerca de 12,2 milhões de folhas A4, que resultariam em 612 árvores a menos no planeta. Faça a sua parte! Não imprima e-mails quando não houver necessidade. Apenas repasse-os aos amigos. A natureza agradece!