Capítulo II Uma Vida pela FIEP

6
Na Fédération Internationale d'Education Physique - FIEP, é conhecido mundialmente desde 1949 quando foi nomeado Delegado da FIEP para o Rio Grande do Sul e Região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Em 1951 recebeu da Fédération Internationale de Gymnastique Ling, Certificado Honorífico assinado pelo Presidente Thulin. Em 1961 foi nomeado como Delegado Regional FIEP no Rio Grande do Sul. Foi membro do Conselho Diretor da FIEP Brasil desde 1969, foi Vice-Presidente para a América Latina de 1980 a 1991, eleito em Rabat, Marrocos, para 1984-88. sendo o professor do Brasil que teve maior participação em eventos no Exterior. Em 1951, foi realizado na cidade de Santos/SP o primeiro curso com apoio da FIEP do Brasil e o 2º curso da FIEP do Brasil, em Porto Alegre/RS, ambos coordenado pelo Prof. Jacintho Targa. Inicialmente o grande companheiro de viagens, cursos do Prof. Jacintho F. Targa foi o Gen. Jayr Jordão Ramos que no período de 1971 a 1980 foi Vice Presidente da FIEP para a América Latina e após o seu falecimento o Prof. Jacintho F. Targa assumiu este encargo (1980 a 1991). Foram os primeiros professores a participarem de várias reuniões da FIEP na Europa, levando as noticias, as realizações e os problemas encontrados na América, marcando assim a presença e a representação da nossa Educação Física na então longínqua Europa. O Prof. Targa, como Delegado do Rio Grande do Sul, foi o grande desbravador e interlocutor, fazendo a ligação entre a América e Europa. Esse período durou de 1949 até meados de 1980. Ser Delegado da FIEP é uma conquista pelo trabalho em seu Estado, passa a fazer parte dessa grande família que tem suas responsabilidades, direitos e deveres como em qualquer outra instituição, prof. Targa sempre foi um referencia na história da FIEP. Nas comemorações dos 60 anos da FIEP no Brasil, a Delegacia da FIEP no Brasil, nos agradecimentos, foi lembrado da importância e a história dos pioneiros da FIEP, bem como todos os profissionais que prestaram serviços voluntários para o desenvolvimento da FIEP no Brasil, que não mediram esforços para participar de eventos, reuniões, viagens nestes anos. Com certeza os 284 Delegados que fizeram e fazem parte da História da FIEP, receberam uma homenagem com a inauguração do Memorial, na Casa da Educação Física - FIEP em Foz do Iguaçu, onde consta o nome de todos delegados. Atualmente somos 93 Delegados no Brasil. Em 1959 o Comitê Brasileiro do FIEP estava assim organizado: Professores Sylvio José 010 Capítulo II Uma Vida pela FIEP 1º Certificado de Delegado da FIEP no Brasil de 1951, da FIGL, nomeando o Prof. Jacintho Francisco Targa, de Porto Alegre, como Delegado para o Sul do Brasil. Em 1966 vários professores brasileiros participam do Congresso Luso-Brasileiro em Luanda, inclusive com apresentação de diversos trabalhos científicos. FIEP BULLETIN 2012

Transcript of Capítulo II Uma Vida pela FIEP

Na Fédération Internationale d'Education Physique - FIEP, é conhecido mundialmente desde 1949 quando foi nomeado Delegado da FIEP para o Rio Grande do Sul e Região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Em 1951 recebeu da Fédération Internationale de Gymnastique Ling, Certificado Honorífico assinado pelo Presidente Thulin. Em 1961 foi nomeado como Delegado Regional FIEP no Rio Grande do Sul. Foi membro do Conselho Diretor da FIEP Brasil desde 1969, foi Vice-Presidente para a América Latina de 1980 a 1991, eleito em Rabat, Marrocos, para 1984-88. sendo o professor do Brasil que teve maior participação em eventos no Exterior.

Em 1951, foi realizado na cidade de Santos/SP o primeiro curso com apoio da FIEP do Brasil e o 2º curso da FIEP do Brasil, em Porto Alegre/RS, ambos coordenado pelo Prof. Jacintho Targa.

Inicialmente o grande companheiro de viagens, cursos do Prof. Jacintho F. Targa foi o Gen. Jayr Jordão Ramos que no período de 1971 a 1980 foi Vice Presidente da FIEP para a América Latina e após o seu falecimento o Prof. Jacintho F. Targa assumiu este encargo (1980 a 1991). Foram os primeiros professores a participarem de várias reuniões da FIEP na Europa, levando as noticias, as realizações e os problemas encontrados na América, marcando assim a presença e a representação da nossa Educação Física na então longínqua Europa.

O Prof. Targa, como Delegado do Rio Grande do Sul, foi o grande desbravador e interlocutor, fazendo a ligação entre a América e Europa. Esse período durou de 1949 até meados de 1980.

Ser Delegado da FIEP é uma conquista pelo trabalho em seu Estado, passa a fazer parte dessa grande família que tem suas responsabilidades, direitos e deveres como em qualquer outra instituição, prof. Targa sempre foi um referencia na história da FIEP.

Nas comemorações dos 60 anos da FIEP no Brasil, a Delegacia da FIEP no Brasil, nos agradecimentos, foi lembrado da importância e a história dos pioneiros da FIEP, bem como todos os profissionais que prestaram serviços voluntários para o desenvolvimento da FIEP no Brasil, que não mediram esforços para participar de eventos, reuniões, viagens nestes anos.

Com certeza os 284 Delegados que fizeram e fazem parte da História da FIEP, receberam uma homenagem com a inauguração do Memorial, na Casa da Educação Física - FIEP em Foz do Iguaçu, onde consta o nome de todos delegados. Atualmente somos 93 Delegados no Brasil.

Em 1959 o Comitê Brasileiro do FIEP estava assim organizado: Professores Sylvio José

010

Capítulo II

Uma Vida pela FIEP

1º Certificado de Delegado da FIEP no Brasil de 1951, da FIGL,

nomeando o Prof. Jacintho Francisco Targa, de Porto Alegre, como

Delegado para o Sul do Brasil.

Em 1966 vários professores brasileiros participam do Congresso Luso-Brasileiro em

Luanda, inclusive com apresentação de diversos trabalhos científicos.

FIEP BULLETIN 2012

FIEP BULLETIN2012

Raso, Alfredo Colombo, Antônio Boaventura da Silva e Jacintho Francisco Targa (Boletim FIEP 4/59) Em 1963 o Prof. Alfredo Colombo (Rio de Janeiro/RJ) é nomeado como 1º Delegado Geral da FIEP para

o Brasil, no período de 1963 a 1969 e realizou-se no Rio de Janeiro de 9 para 13 de Agosto, com apoio da FIEP O II Congresso Luso-Brasileiro de Educação Física, com grande sucesso.

O Prof. Aloyr Queiroz de Araújo presidiu uma Reunião histórica com os Diretores das Escolas de Educação Física do Brasil, realizada em Vitória/ES no período de 1ª a 6 de Junho de 1967, patrocinada pela Divisão de Educação Física do Ministério de Educação e Cultura, com a participação da Escola Nacional de Educação Física e Esportes /RJ; Escola de Educação Física de Goiás/GO; Escola de Educação Física de Bauru/SP; Escola de Educação Física de Minas Gerais/MG; Escola de Educação Física de Pernambuco/PE; Escola de Educação Física de Porto Alegre/RS; Escola de Educação Física de São Carlos/SP; Escola de Educação Física de Espírito Santo/ES; Escola de Educação Física e Esportes do Paraná/PR; Escola de Educação Física de São Paulo/SP; Escola de Educação Física do Rio de Janeiro/RJ; Escola de Educação Física das Forças/S.Paulo e Centro de Esportes da Marinha/RJ, também participaram Associações de Educação Física, Associação de Medicina, Departamentos e Divisões de Educação Física, mais os Delegados da FIEP, Gen. Jayr Jordão Ramos, Prof. Antonio Boaventura da Silva, Cel. Jacintho FranciscoTarga, Prof. Sylvio José Raso e Prof. Aloyr Queiroz de Araújo, sendo que o assunto principal foi sobre a Reestruturação da Universidade e seus Programas Curriculares.(Boletim -Portugal nº 3-4 / 1967)

Em 1980 é eleito, no Congresso Mundial de Educação Física - FIEP de Tunísia, o Prof. Jacintho Francisco Targa (Porto Alegre/RS), representou o Brasil durante o período de 1980 a 1991, Vice-Presidente da FIEP para a América do Sul e o Prof. Herbert de Almeida Dutra, de Belo Horizonte/MG, é nomeado o 4º Delegado Geral da FIEP para o Brasil, no período de 1980 a 1991, mantendo a publicação do Boletim da FIEP e o surgimento e participação em vários eventos da FIEP pelo Brasil.

Entre 1981 a 1984 foram realizados na cidade de Cruz Alta/RS, Congressos Regionais de Educação Física, promovidos pela Faculdade de Educação Física de Cruz Alta, - APROCRUZ e Diretório Acadêmico, com a chancela da FIEP do Brasil e do Rio Grande do Sul que sempre com a presença do Prof. Jacintho F. Targa.

Nesta década os principais eventos da FIEP eram realizados em Porto Alegre/RS; Tramandaí/RS; Camboriu/SC; Florianópolis/SC; Cruz Alta/RS; Belo Horizonte/MG e Foz do Iguaçu/PR.

Em 1985 e 1986, realiza-se grandes eventos nas cidades de Florianópolis/SC e Camboriu/SC, através da organização do CEITEC coordenados pelo Prof. Nelson Carvalho Sales. E no evento de Florianópolis/SC, a FIEP

apresenta sua Bandeira para o Brasil. Em julho de 1988 no Congresso

Mundial de Educação Física da FIEP em Porto/Portugal (o último Congresso do exterior em que participou) recebeu um Diploma de Prata de Honra ao Mérito (In appretiation) como reconhecimento pelo trabalho feito em prol da FIEP e da Educação Física, sendo aplaudido em pé por todos os Congressistas presentes, com a presença dos seus amigos da FIEP, Jorge Diaz Otanez (Córdoba/ Argentina), Almir Adolfo Gruhn (Foz do Iguaçu/PR-Brasil) e Herbert Dutra de Almeida (Belo Horizonte/MG - Brasil)).

Participou de vários Congressos Internacional de Educação Física da FIEP em Foz Iguaçu/PR, e foi um

011

Reunião com os diretores de ESEF / Vitória/ES - 1967

Foto em Foz do Iguaçu/PR, Jacintho F. Targa, John Andrews e Herbert D. de Almeida

FIEP BULLETIN 2012

dos grandes incentivadores do Prof. Almir Adolfo Gruhn, sendo o responsável pela indicação do Prof. Almir para a FIEP como Delegado Adjunto em Cruz Alta/RS, também foi o responsável pela indicação do Prof. Vilson Bagatini de Porto Alegre/RS para a FIEP, sendo um dos seus grandes amigos.

Em Janeiro de 1986 realiza-se o 1º Congresso Internacional de Educação Física em Foz do Iguaçu/PR, com uma participação de 996 congressistas vindos de 9 países, a presença do Presidente Mundial da FIEP Prof. John Andrews que veio da Inglaterra; Prof. Jacintho Francisco Targa, vice Presidente da FIEP para a América Latina e Prof. Herbert Dutra de Almeida Delegado Geral da FIEP no Brasil.

A cada ano que se passa, comprova-se a afirmação dos Congressos Internacionais da FIEP em Foz do Iguaçu/PR como o maior Congresso da FIEP, sempre com o prestígio e participação do Presidente Mundial e de várias autoridades da FIEP .

Prof. Targa, Lançou varias obras, entre

elas o livro Teoria da Educação Físico-Desportivo-Recreativa - foi contemplando com o 2º Premio de Literatura Desportiva, organizada pelo DED/MEC.

F o i a g r a c i a d o c o m d i v e r s a s condecorações: em 1972 como PROFESSOR BENEMÉRITO DA EDUCAÇAO FISICA pelo DED/SEC/RS: em 1981 como GRANDE BENEMÉRTIO DA EDUCAÇAO FISICA DO BRASIL, pela Fed. Brasileira da APEFs do Brasil; em 1986 recebeu da Sociedade Brasileira de Psicologia Esportiva, um CARTAO de PRATA como reconhecimento dos brasileiros; em 1988 a FIEP homenageou com o DIPLOMA DE PRATA DE HONRA AO MÉRITO; em 1989 recebeu o CARTAO DE PRATA DA APEF/RS no 15º Encontro de Professores de Educação Física em Tramandaí/RS.

Em uma de suas ultimas cartas de 12 de Setembro de 1990, enviadas para o Professor Almir Gruhn, seu dileto amigo, “cumprimentou Almir, que estava conseguindo realizar seu sonho de Congresso Mundial de Educação Física no Brasil, aspirações velhas do antigos...”, também reclamava que “já não tenho mais confiança ao Presidente que prejudicou minha atuação de Vice Presidente e que não participaria do Congresso e desejava felicidades e sucessos aos amigos fiepianos.”

Em Janeiro de 1992, em Foz do Iguaçu/PR o Delegado Geral da FIEP, Prof. Herbert Dutra de Almeida (1980 a 1991)de Belo Horizonte/MG , passa o Cargo de Delegado Geral no Brasil, para Prof. Almir Adolfo Gruhn (Foz do Iguaçu/PR), sendo apoio pelo Presidente John Andrews e Vice da América Jacintho Francisco Targa (Porto Alegre/RS).

Foi o último congresso de Foz do Iguaçu que teve a participação do Prof. Jacintho Targa

012

Prof. Almir A. Gruhn com Jorge D. Otanez e Jacintho Targa neste evento apresentaram oficialmente a Bandeira da FIEP do Brasil

Certificado do Prof. Targa que recebeu em Portugal.

FIEP BULLETIN2012

O Prof. Jacintho Francisco Targa, faleceu no dia 12 de Abril de 1996, o Prof. Targa, quando estava morrendo, mandou chamar os dois melhores amigos dele., segundo palavras dele e de dona Diná, sua esposa e também manifestação de sua filha. O Prof. Vilson Bagatini e o Prof. Giacomani ( ex-presidente da Associação dos Professores de Educação Física -APEF/RS) e na companhia e nos braços de Vilson Bagatini o prof. Jacintho Targa faleceu. A FIEP esteve representado pelo Delegado Regional Prof. Vilson Bagatini e a bandeira da FIEP cobriu o caixão durante o velório.

Primeiros Delegados da FIEP no Brasil - 1949 Alfredo Colombo - Rio de Janeiro e Leste do BrasilSylvio José Raso - Minas Gerais e Norte do BrasilAntonio Boaventura da Silva - São Paulo e Oeste do BrasilJacintho Francisco Targa - Rio Grande do Sul e Região Sul do Brasil

Delegados da FIEP no RSJacintho Francisco Targa - Porto Alegre/RS - Delegado Geral Região Sul (1949/76)Jacintho Francisco Targa - Porto Alegre/RS - Del. Regional (61/84)

Brasileiros Vice-Presidentes da FIEP na América do Sul1971-1980 - Jayr Jordão Ramos - Rio de Janeiro/RJ 1980-1991 - Jacintho Francisco Targa - Porto Alegre/RS1992-1999 - Manoel José Gomes Tubino - Rio de Janeiro/RJ

Comitê Brasileiro da FIEP1959 - Presidente: Sylvio José Raso - Belo Horizonte/MG

Membros: Alfredo Colombo / RJ ; Antonio B. da Silva / SP; Jacintho F. Targa/RS

1960 - Presidente: Gen. Jayr Jordão Ramos - Rio de Janeiro/RJMembros: Jacintho F. Targa/RS; Aloyr Queiroz de Araújo/ES;

1970 - Presidente: Gen. Jayr Jordão Ramos - Rio de Janeiro/RJMembros: Jacintho F. Targa/RS; Aloyr Queiroz de Araújo/ES;Dr.Ovídio Silveira Sousa (Secretário).

1977 - Presidente: Olavo Amaro da Silveira - Belo Horizonte/MGMembros: Jacintho F. Targa/RS; Antonio B. da Silva/SP;

Manoel José Gomes Tubino/RJ1987 - Presidente: Sylvio José Raso - Belo Horizonte/MG Membros: Antonio B. da Silva/SP; Manoel José Gomes Tubino/RJ1992 - Presidente: Manoel José Gomes Tubino - Rio de Janeiro/RJ Membros: Cláudio Macedo Reis/RJ e Almir Adolfo Gruhn/PR. 2006 a 2012 - Presidente: Almir Adolfo Gruhn - Foz do Iguaçu/PR

013

Prof. Herbert Dutra de Almeida Almir Gruhn e Jacintho Targa no Hotel Salvatti

FIEP BULLETIN 2012

Membros: Vilson Bagatini - Porto Alegre/RS; José Fernandes Filho - Rio de Janeiro/RJ; Marcelo F.Miranda - Campo Grande/MS

Célio José Borges - Porto Velho/RO; Rogério Castelo Branco da Silveira - Teresina/PI

Delegados no Brasil em 1971Este ano a FIEP iniciou a implantação de Delegados nas regiões, em 1977 já tinha delegados em Todos

os Estados do Brasil Nagib Coelho Matni - Belém/PA - Região NorteJosé Eduardo Gomes Barreira - Fortaleza/CE - Região Meio-NorteMajor Noaldo A. Silva - Recife/PE - Região NordesteManoel José Gomes Tubino - Rio de Janeiro/RJ - Região SudesteAntônio Boaventura da Silva - São Paulo/SP - Região Meio-SulJacintho Francisco Targa - Porto Alegre/RS - Região SulInezil Penna Marinho - Brasília/DF - Região Centro-Oeste

014

Prof. Jacintho Targa, com o Prof. Raul Lorda ( Uruguay)

Jacintho Targa, com Jorge Otanez e Almir Gruhn

Jacintho Targa, Jorge Otanez e Vilson Bagatini

Jorge Otanez, Jacintho Targa e Almir Gruhn

FIEP BULLETIN2012

015

Em Tramandai/RS: Almir Gruhn, Jorge Otanez, Jacintho Targa e John Andrews