CAPÍTULO I — DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO · ... GAYPRIX DE VÔLEI é uma das competições do...

17
REGULAMENTO OFICIAL CAPÍTULO I — DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Artigo 1º – GAYPRIX DE VÔLEI é uma das competições do calendário LGBT brasileiro de volei- bol, tendo por finalidade reunir e integrar as equipes de vôlei do país, constituindo-se na mel- hor representatividade LGBT do voleibol brasileiro. § 1º Será disputada de acordo com as Regras Oficiais de Voleibol da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), excetuando-se os ajustes, adequações e condições descritas neste regulamento. Cabe aos participantes a obrigação de conhecê-las e cumpri-las. § 2º Os equipes participantes deverão respeitar, cumprir e fazer cumprir as decisões administrativas da Comissão Organizado, Arbitragem e Conselho Arbitral. § 3º As equipes deverão disputar a competição até o seu final, passível de penalidade em próximas edições do evento. CAPÍTULO II — ORGANIZAÇÃO Artigo 2º – A comissão organizadora deste evento será responsável pela organização e admin- istração, zelando, sempre, pela segurança e pelos trâmites burocráticos. Ademais haverá uma comissão arbitral, que será responsável por diligir eventuais situações indicadas pelo corpo de árbitros que extrapolam regras de boas práticas esportivas dentro e fora de quadra § 1º A comissão organizadora é composta pelos seguintes membros: David Reis – Coordenador Geral Everton Bragamonte – Coordenador Artístico Filipe Carvalho – Coordenador de Mobilização Gabriel Huff – Coordenador Técnico Gian Rodrigues – Coordenador Orçamentário Gilson Rambor – Coordenador Financeiro Henrique Monteiro – Coordenador de Arte e Mídias Ivan Andretti – Coordenador de Comunicação

Transcript of CAPÍTULO I — DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO · ... GAYPRIX DE VÔLEI é uma das competições do...

REGULAMENTO OFICIAL

CAPÍTULO I — DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Artigo 1º – GAYPRIX DE VÔLEI é uma das competições do calendário LGBT brasileiro de volei-bol, tendo por finalidade reunir e integrar as equipes de vôlei do país, constituindo-se na mel-hor representatividade LGBT do voleibol brasileiro.

§ 1º Será disputada de acordo com as Regras Oficiais de Voleibol da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), excetuando-se os ajustes, adequações e condições descritas neste regulamento. Cabe aos participantes a obrigação de conhecê-las e cumpri-las.

§ 2º Os equipes participantes deverão respeitar, cumprir e fazer cumprir as decisões administrativas da Comissão Organizado, Arbitragem e Conselho Arbitral.

§ 3º As equipes deverão disputar a competição até o seu final, passível de penalidade em próximas edições do evento.

CAPÍTULO II — ORGANIZAÇÃO

Artigo 2º – A comissão organizadora deste evento será responsável pela organização e admin-istração, zelando, sempre, pela segurança e pelos trâmites burocráticos. Ademais haverá uma comissão arbitral, que será responsável por diligir eventuais situações indicadas pelo corpo de árbitros que extrapolam regras de boas práticas esportivas dentro e fora de quadra

§ 1º A comissão organizadora é composta pelos seguintes membros:

• David Reis – Coordenador Geral

• Everton Bragamonte – Coordenador Artístico

• Filipe Carvalho – Coordenador de Mobilização

• Gabriel Huff – Coordenador Técnico

• Gian Rodrigues – Coordenador Orçamentário

• Gilson Rambor – Coordenador Financeiro

• Henrique Monteiro – Coordenador de Arte e Mídias

• Ivan Andretti – Coordenador de Comunicação

2

• Jefferson Wolsichck – Coordenador de Eventos

• Luan Wolff – Coordenador Financeiro

• Luiz Affonso – Coordenador Logístico

• Rogério Dervanoski – Coordenador Institucional

• Thiago Bronze – Coordenador de Conteúdo

§ 2º A comissão arbitral é composta por 5 integrantes das 11 equipes inscritas, definida por meio de sorteio dentre os candidatos indicados pelas suas equipes. Ver Anexo IV.

CAPÍTULO III — PREMIAÇÃO

Artigo 3º – Serão oferecidas medalhas de 1º (primeiro), 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugares. Serão oferecidas medalhas de participação aos demais participantes das demais equipes.

Artigo 4º – Às equipes classificadas em 1º (primeiro) e 2º (segundo) lugares na fase final serão atribuídos, respectivamente, os títulos de “CAMPEÔ e “VICE-CAMPEÔ do GayPrix 2018.

CAPÍTULO IV — REGISTRO, INSCRIÇÃO, CONDIÇÃO DE JOGO e CONGRESSO TÉCNICO

Artigo 5º – O GayPrix 2018, será disputado com até 11 (onze) equipes. Terão direito à habili-tação caso cumpram:

• Ter no mínimo, um time formado por 6 jogadores que se identifiquem como pertencentes a comuni-dade LGBT e no máximo 16 jogadores.

• Ficha Cadastral com os dados da equipe;

• Auto Declaração de Aptidão Física;

• Efetuar o pagamento da taxa de inscrição na competição.

Artigo 6º – Somente poderá participar do jogo o atleta amador que seja pertencente a equipe inscrito que irá atuar no campeonato.

Artigo 7º – Cada equipe poderá inscrever no máximo 16 (DESSESEIS) atletas e 2 membros da comissão para o GayPrix 2018 seguindo as diretrizes.

§ 1º Até 15/08/2018, cada equipe deverá registrar no formulário Google Forms disponível no site a listagem de jogadores, bem como cópia dos documentos de identificação dos mesmos.

§ 2º Até 30/08/2018 é permitido retificação de inscrição de atletas, em caso de algum acontecimen-to que impossibilite o comparecimento à competição.

§ 3º Todo time deverá enviar juntamente à listagem de atletas, uma declaração médica de cada par-ticipante, o atestando apto para a prática esportiva até 03/09/2018.

§ 4º As inscrições não poderão ser repetidas entre atletas e membros de comissão.

Artigo 8º – Uma cópia da relação nominal de cada equipe deverá ser enviada, online, através do

3

e-mail [email protected];

Artigo 9º – Os prazos para inscrição e alteração de inscrição são:

• Período de Inscrição das Equipes até 29 de julho de 2018. A inscrição será realizada pelo re-sponsável do time no site do evento. As vagas serão preenchidas pelas primeiras equipes que realiza-rem o pagamento da inscrição;

• Período de Pagamento das Inscrições até 10 de Agosto;

• Período de Inscrição das dos Atletas até 15 de agosto de 2018. Equipes que não inscreverem todos seus atletas até o final do prazo, perderão sua vaga e a primeira equipe da fila de espera será chamada. Alteração nas inscrições de atletas tem data limite 29/08/2018.

• Serão reservadas 10 vagas para equipes de fora do RS, e uma para o anfitrião da casa. As 5 restan-tes serão para times gaúchos. Em caso de que as vagas não sejam preenchidas desta maneira, outras equipes do Estado poderão se inscrever.

Artigo 10º – Todas as equipes participantes do GayPrix 2018 reconhecem e estão de acordo com o direito de imagem deste campeonato em quaisquer meios de comunicação;

CAPÍTULO V — SISTEMA DE DISPUTA DOS JOGOS

Artigo 11º – O torneio será disputado em três fases denominadas: classificatória, semifinal e final. As equipes formarão dois grupos.

§ 1º 1ª Fase: Classificatória: A Fase Classificatória acontecerá no 1º, 2º e 3º dia de jogos, disposta em 2 chaves (A e B). A chave A será composta por 6 times e a chave B será composta por 5 times. Cada time, independente da chave, jogará com 4 equipes diferentes do seu próprio grupo. Serão realizados um total de 22 jogos..

§ 2º 2ª Fase: Semifinal: Será disputada pelas 2 (duas) equipes com mais pontos de cada uma das chaves. Será disputada em cruzamento olímpico obedecendo-se ao seguinte ordenamento:

• 1º lugar Chave A x 2º lugar Chave B (Jogo 23)

• 1º lugar Chave B x 1º lugar Chave B (Jogo 24)

§ 3º 3ª Fase: Jogos Finais: Final, disputa pelo 3º Lugar.

• Disputa pelo 3º Lugar: Perdedor Jogo J5 x Perdedor Jogo J6

• Final: Vencedor Jogo J5 x Vencedor Jogo J6

CHAVE A CHAVE B

Time 1 Time 2 Time 7 Time 8

Time 3 Time 4 Time 9 Time 10

Time 5 Time 6 Time 11

4

DIA 1: Fase Classificatória

JOGO EQUIPES

01 Time 1 Time 2

02 Time 7 Time 8

03 Time 3 Time 4

04 Time 9 Time 10

05 Time 5 Time 6

DIA 2: Fase Classificatória

JOGO EQUIPES

06 Time 11 Time 7

07 Time 4 Time 8

08 Time 8 Time 4

09 Time 2 Time 10

10 Time 10 Time 6

11 Time 1 Time 3

12 Time 7 Time 9

13 Time 1 Time 5

14 Time 8 Time 10

15 Time 3 Time 6

16 Time 9 Time 11

17 Time 2 Time 4

DIA 3: Fase Classificatória, Semi-final e Final

JOGO EQUIPES

18 Time 3 Time 5

19 Time 8 Time 11

20 Time 2 Time 6

21 Time 7 Time 10

22 Time 1 Time 4

23 1º do Grupo A 2º do Grupo B

24 1º do Grupo B 2º do Grupo A

25 Perdedor Jogo 23 Perdedor Jogo 2425 Vencedor Jogo 23 Vencedor Jogo 24

5

Artigo 12º – A bola do evento será a Penalty 7.0, serão disponibilizadas duas (2) bolas idênticas e novas para o campeonato pela Comissão Organizadora do evento. As equipes deverão se responsabilizar por suas bolas para utilização em período de aquecimento.

Artigo 13º – Os sets são disputados até 21 pontos.

Artigo 14º – Vencerá a partida a equipe que vencer 2 (dois) sets.

Artigo 15º – Vencerá um set, exceto o 3o set, por seu caráter decisivo, a equipe que primeiro al-cançar a marca de 21 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos. Em caso de empate em 20 x 20, o jogo continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (23 x 21, 26 x 24; ...).

Artigo 16º – No caso de um empate em sets por 1×1, o 3o set, de caráter decisivo, será jogado até que uma das equipes alcance a marca de 15 pontos, com uma diferença mínima de 2 pon-tos. Em caso de empate em 14 x 14, o jogo continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (16 x 14, 17 x 15; ...).

Artigo 17º – As equipes participantes devem, obrigatoriamente, conhecer, cumprir e fazer cum- prir as Regras Oficiais de voleibol da FIVB.

Artigo 18º – Caso uma equipe, no primeiro jogo de cada dia do campeonato, não esteja em quadra até a hora determinada para o início da partida, será dado um prazo de tolerância de quinze (15) minutos, salvo acordo entre as partes.

Artigo 19º – Antecedendo ao início da partida, ambos os times podem nomear até 12 Atletas de Linha + 2 Líberos e 2 Membros da Comissão Técnica para que possam ingressar à quadra em uma SÚMULA.

Artigo 20º – Todos os intervalos entre os sets têm a duração de 3 (três) minutos. O intervalo en- tre o segundo e terceiro set poderá ser estendido em até 5 (cinco) minutos, por solicitação da equipe técnica.

Artigo 21º – Os jogadores que estiverem na súmula daquele jogo e não estiverem jogando de- vem permanecer sentados no banco ou em sua área de aquecimento. O não cumprimento poderá acarretar em punição.

§ 1º § 1o Os jogadores e membros da Comissão Técnica ou diretores do clube que não estejam nomeados na SÚMULA daquele jogo, não poderão ficar na área de jogo, somente na arquibancada. Só serão permitidos, 12 jogadores, 2 líberos e 2 comissionados para permanecerem dentro de quadra durante os jogos.

Artigo 22º – Poderão atuar na partida e ocupar o banco de reservas, atletas e membros da Comissão Técnica, devidamente uniformizados.

Artigo 23º – O 1º árbitro é a autoridade competente para solicitar ao COORDENADOR GERAL a interrupção ou a suspensão do jogo.

§ 1º A interrupção ou a suspensão só poderão ser determinadas quando ocorrerem os seguintes mo-tivos:

• I - Condições inadequadas das instalações que tornem o jogo impraticável ou perigoso;

6

• II - Falta de iluminação adequada;

• III - Conflitos ou distúrbios graves no ginásio

Artigo 24º – O atleta e/ou membro da Comissão Técnica expulso não poderá participar ou interferir pelo resto do set. Deverá permanecer fora do ginásio até o encerramento daquela partida.

CAPÍTULO VI — CRITÉRIOS PARA ÍNDICE TÉCNICOS

Artigo 25º – Nas competições (independente do sistema de disputa) a pontuação correspon- dente em cada partida será:

• 3 (três) pontos para a equipe vencedora por 2 sets a 0;

• 2 (dois) pontos para a equipe vencedora por 2 sets a 1;

• 1 (um) ponto para a equipe perdedora por 2 sets a 1;

• 0 (zero) ponto para a equipe perdedora por 2 sets a 0.

• 0 (zero) ponto para a equipe perdedora W.O.

Artigo 26º – O critério de desempate, entre duas ou mais equipes, obedecerá aos seguintes critérios pela ordem:

a) Sets average (divisão dos sets vencidos pelos perdidos, classificando-se o maior coeficiente);

b) Pontos average (divisão dos pontos marcados pelos sofridos, classificando-se o maior coeficiente);

c) Sorteio.

Observação 1: Quando o empate for entre 3 ou mais equipes, e continuarem 2 equipes ainda empata-das e houver a necessidade de classificar mais uma equipe, prevalecerá o critério de desempate esta-belecido no item “a”.

CAPÍTULO VII — ARBITRAGEM

Artigo 27º – O Sistema Fecomercio-RS/SESC é responsável pela contratação da equipe de arbi-tragem do jogo. A mesma será composta pelos 1o e 2o árbitros, apontador, assistente e qua-tro (4) juízes de linha.

Artigo 28º – São responsabilidades da equipe de arbitragem:

§ 1º Conferir e observar a correta instalação de todos os equipamentos e acessórios de jogo, apontando eventuais irregularidades, solicitando providências à organização.

§ 2º Observar a correta utilização do uniforme dos atletas e dos membros da Comissão Técnica e suas especificações.

§ 3º Verificar se as marcações da quadra de jogo, as zonas de aquecimento, as áreas de penalidades e as linhas limites para atuação dos técnicos, estão corretamente demarcadas, caso contrário, providen- ciar junto à organização as devidas correções.

7

§ 4º Assegurar e advertir quaisquer manifestações de desrespeito entre os atletas durante os jogos. Comemorações provocativas e demais atitudes de indisciplina.

• Não serão aceitos comentários de baixo calão, LGBTfóbicos, machistas, não serão aceitas ofensas pessoais e gestos obscenos. Não será permitido debochar do erro do adversário, comemorar olhando em direção a quadra do adversário e não serão permitidas provocações na rede.

Artigo 29º – É responsabilidade dos mesários conferir e realizar a contagem dos pontos de cada time, bem como a contagem dos sets.

CAPÍTULO VIII — CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

Artigo 30º – A cerimônia de premiação acontecerá após a disputa do jogo final da competição, no ginásio onde for realizada a partida.

§ 1º Serão entregues as medalhas as equipes classificadas em primeiro, segundo e terceiro e demais atletas no GayPrix 2018.

CAPÍTULO IX — DO COMÉRCIO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Artigo 31º – O comércio de bebidas alcoólicas durante os jogos respeitará as normas do local de realização dos jogos.

§ 2º Não será permitido a comercialização de alimentos e bebidas não autorizados pela Comissão Organizadora.

CAPÍTULO X — DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 32º – As equipes e as pessoas físicas e jurídicas participantes do GayPrix 2018 concordam e se submetem, sem reserva alguma, a todas as disposições deste Regulamento e as conse-quências que delas possam resultar.

Artigo 33º – As taxas devidas pelo time serão cobradas mediante a depósito bancário.

Artigo 34º – O presente Regulamento entra em vigor, nesta data de assinatura e divulgação.

Artigo 35º – Qualquer eventualidade e pontos quem não constarem neste Regulamento, serão definidos pela Comissão Organizadora do Evento e comunicado às equipes através de seus representantes.

8

ANEXO I – GINÁSIOS, INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

Os jogos serão realizados, única e exclusivamente, em ginásios inspecionados, vistoriados e aprovados pela Comissão Organizadora.

Os jogos iniciarão em 07/09/2018 e terminarão em 09/09/2018.

A localização do evento é Avenida Protásio Alves, 6220, Alto Petrópolis, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. SESC Protásio Alves. (051) 33828800.

1º ÁRBITRO

QUADRA A QUADRA B

2º ÁRBITRO

BANCO DE RESERVAS BANCO DE RESERVAS

JUIZ DE LINHA

AUXILIAR APONTADOR

JUIZ DE LINHA

9

ANEXO II – UNIFORMES

1º – Os uniformes das equipes participantes deverão obedecer ao disposto nas Regras Oficiais de Voleibol da FIVB e nas condições estabelecidas neste Regulamento.

1.1 O uniforme dos atletas consiste em camisa, calção, short e meias.

1.2 A cor e o feitio dos calções, shorts, meias e camisas devem ser padronizados – exceto as peças do uniforme do líbero - e estar rigorosamente limpos.

1.3 É proibido o uso de uniformes de cor diferente dos demais jogadores - exceto o líbero - e/ou sem a numeração.

2º – O(s) Líbero(s) deverá(ao) usar a camisa do uniforme de cor totalmente diferente ou colete para seu substituto, contrastante com os outros jogadores da equipe.

3º – Os uniformes de atletas e comissões técnicas poderão ter aplicação de um ou mais patro-cinador (es) e co-patrocinador(es).

3.1 Não é permitida publicidade de produtos que sejam prejudicais à saúde e nem de caráter dis-criminatório ou político.

4º – É permitido jogar com camisa de manga curta ou longa na mesma equipe e no mesmo jogo.

5º – É proibido o uso de objetos que possam causar lesões ou proporcionar alguma vantagem ao jogador, facultando-se o uso de óculos ou lentes, por conta e risco do atleta que estiver usando.

6º – Será permitido o uso de equipamentos auxiliares (conhecidos como segunda pele, meias de compressão, proteção de braços) que tenham função terapêutica ou proporcionam maior conforto aos atletas. Estes equipamentos deverão ser usados sob o uniforme.

10

ANEXO III – CONTATOS COMISSÃO ORGANIZADORA

• Coordenador GeralDavid Reis: 051 991089466

• Coordenador Artístico Everton Bragamonte: 051 992898682

• Coordenador de Mobilização Filipe Carvalho: 051 998303534

• Coordenador Técnico Gabriel Huff: 051 981073231

• Coordenador OrçamentárioGian Rodrigues: 051 993889178

• Coordenador Financeiro Gilson Rambor: 051 982206468

• Coordenador de Arte e Mídias Henrique Monteiro: 051 993935655

• Coordenador de Comunicação Ivan Andretti: 051 999268131

• Coordenador de Eventos Jefferson Wolsichck: 051 996522015

• Coordenador Financeiro Luan Wolff: 051 999306347

• Coordenador Logístico Luiz Affonso: 016 982320000

• Coordenador Institucional Rogério Dervanoski: 051 989390605

• Coordenador de Conteúdo Thiago Bronze: 051 981008817.

11

ANEXO IV – CONSELHO ARBITRAL

• Os uniformes das equipes participantes deverão obedecer ao disposto nas Regras Oficiais de Volei-bol da FIVB e nas condições estabelecidas neste Regulamento.

• O uniforme dos atletas consiste em camisa, calção, short e meias.

• A cor e o feitio dos calções, shorts, meias e camisas devem ser padronizados – exceto as peças do uniforme do líbero - e estar rigorosamente limpos.

• É proibido o uso de uniformes de cor diferente dos demais jogadores - exceto o líbero - e/ou sem a numeração.

• O(s) Líbero(s) deverá(ao) usar a camisa do uniforme de cor totalmente diferente ou colete para seu substituto, contrastante com os outros jogadores da equipe.

• Os uniformes de atletas e comissões técnicas poderão ter aplicação de um ou mais patrocinador (es) e co-patrocinador(es).

• Não é permitida publicidade de produtos que sejam prejudicais à saúde e nem de caráter discrimi-natório ou político.

• É permitido jogar com camisa de manga curta ou longa na mesma equipe e no mesmo jogo.

• É proibido o uso de objetos que possam causar lesões ou proporcionar alguma vantagem ao joga-dor, facultando-se o uso de óculos ou lentes, por conta e risco do atleta que estiver usando.

• Será permitido o uso de equipamentos auxiliares (conhecidos como segunda pele, meias de com-pressão, proteção de braços) que tenham função terapêutica ou proporcionam maior conforto aos atletas. Estes equipamentos deverão ser usados sob o uniforme.

12

ANEXO V – SORTEIO DE CHAVES

1º – Conforme realizado no Sorteio de Chaves, realizado no dia 30 de agosto de 018, o chavea-mento final do campeonato será:

CHAVE A CHAVE B

Time 1: Pampacats Time 7: Sereyos

Time 2: Capivara Time 8: Beescats

Time 3: Bharbixas Time 9: Magia

Time 4: Thunders Time 10: POCs

Time 5: Fireballs Time 11: Maragatos

Time 6: Avalon

13

ANEXO VI – TABELA FINAL DE JOGOS

1º – Conforme acordado com as equipes, a tabela final de jogos será:

DIA 1: Fase Classificatória

JOGO EQUIPES

01 Pampacats Capivara

02 Magia Maragatos

03 Bharbixas Thunders

04 Fireballs Avalon

DIA 2: Fase Classificatória

JOGO EQUIPES

05 Maragatos Sereyos

06 Thunders Avalon

07 Beescats Magia

08 Capivara Fireballs

09 POCs Maragatos

10 Pampacats Bharbixas

11 Sereyos Magia

12 Pampacats Fireballs

13 Beescats POCs

14 Bharbixas Avalon

15 Sereyos Beescats

16 Capivara Thunders

17 Magia POCs

DIA 3: Fase Classificatória, Semi-final e Final

JOGO EQUIPES

18 Bharbixas Fireballs

19 Beescats Maragatos

20 Capivara Avalon

21 Sereyos POCs

22 Pampacats Thunders

23 1º do Grupo A 2º do Grupo B

24 1º do Grupo B 2º do Grupo A

25 Perdedor Jogo 23 Perdedor Jogo 2425 Vencedor Jogo 23 Vencedor Jogo 24

14

ANEXO VII – GUIA DO PARTICIPANTE

15

16

17