Capitulo 5

4

Click here to load reader

Transcript of Capitulo 5

Page 1: Capitulo 5

COCHRAN-SMITH, Marilyn; ZEICHNER, Kenneth M. Executive Summary. In: M. Cochran-Smith & K. Zeichner (Orgs.). Studying Teacher Education: The Report of the AERA Panel on Research and Teacher Education. 2005. p.14-20.

TEMA 5: PESQUISA SOBRE ABORDAGENS PEDAGÓGICAS USADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Pressupostos

Há uma série de abordagens pedagógicas que são amplamente utilizados na formação de professores. A intenção do painel, tendo esta questão foi a revisão da literatura sobre as abordagens pedagógicas na formação de professores, particularmente os métodos de ensino, estratégias, abordagens instrucionais, atribuições e oportunidades de aprendizagem comuns aos programas e projetos de formação de professores em muitas instituições e dentro de muitos tipos de programas. O painel estava interessado nas provas que existiam a respeito das contribuições de particulares estratégias pedagógicas para os resultados de preparação de professores e os contextos e condições em que estes ocorrem.

Questões norteadoras

Quais são os resultados das pedagogias utilizadas na formação de professores (especificamente as diferentes estratégias de ensino e experiências comumente usados em cursos de formação de professores, projetos, e programas) para aprendizagem e conhecimento dos professores e prática profissional e para a aprendizagem dos alunos? Em que condições e em que contextos se estes resultados ocorrem?

O que nós aprendemos sobre o tema

A literatura sobre a pedagogia da formação do professor se concentra em como candidatos a professores são ensinados e como as diversas abordagens afetam o que eles aprendem. As pesquisas revisadas neste capítulo se concentram em cinco abordagens: experiências de laboratório, estudos de caso, vídeo e material de hipermídia, portfólios e pesquisa da prática pedagógica.

Experiências de laboratório Os estudos de experiências de laboratório incluem micro-ensino e simulações de computador, com a maioria dos estudos focalizando o treinamento de futuros professores no uso de habilidades específicas que os pesquisadores estabelecem como relativas ao ensino efetivo. Os estudos nesta área são fortemente enraizados em princípios da psicologia comportamental, refletindo em parte o contexto histórico desses estudos. O modelo comportamental também está subjacente à abordagem pedagógica, com sua ênfase no feedback e direcionamento de habilidades específicas. O resultado primário investigados nesses estudos é o comportamento dos professores, embora alguns estudos mais recentes olhem para a cognição de professores como o resultado. Estudos sugerem que micro-ensino e simulações em computador podem ajudar os alunos a desenvolver habilidades específicas. No entanto, pouca pesquisa analisou como os futuros professores possam usar essas habilidades no contexto real da sala de aula.

Estudos de caso Apesar do entusiasmo por "a idéia de caso," há mais trabalhos descritivos sobre o que as pessoas estão fazendo em sala de aula do que estudos

Page 2: Capitulo 5

sistemáticos como uma pedagogia baseada em casos influencia a aprendizagem dos candidatos a professores. Os estudos disponíveis provam inicialmente que os casos podem ajudar a melhorar as habilidades de raciocínio de futuros professores, permitindo-lhes identificar problemas e analisar um problema educacional mais eficaz. É também claro que as pesquisas em torno da instrução com casos não só focalizam os tipos de caso utilizados, mas também a aprendizagem dos futuros professores. Isso sugere que ele pode ser útil para estudar as interações instrucionais em torno de estudos de caso. Um pequeno grupo de pesquisa analisou o conhecimento que eles obtiveram nos estudos de casos. Finalmente, vários pesquisadores argumentam que a análise baseada em casos e discussões podem revelar o pensamento dos futuros professores, dando uma melhor abertura para os formadores de professores saberem como os alunos pensam. A maioria das pesquisas nesta área focam os resultados cognitivos. Os estudos existentes não têm observado o impacto na prática, o campo evidencia uma lacuna que o uso de uma pedagogia baseada no estudo de casos afeta a prática do futuro professor.

Vídeo e Materiais Hipermídia Uma série de estudos descobriu que futuros professores apresentaram atitudes positivas sobre o uso de vídeo interativo e vários estudos descobriram que ver vídeos pode melhorar a compreensão dos futuros professores de uma estratégia de ensino ou conceito. Poucos estudos tentaram desvendar a diferença entre o que eles aprenderam com vídeos em relação ao que eles aprenderam em outras abordagens, tais como dramatizações (roleplay), observações ao vivo ou materiais escritos. Esses estudos sugerem que os materiais de vídeo podem ser pelo menos tão eficaz como outras abordagens para ajudar os candidatos a professores a aprender sobre as abordagens de ensino. No entanto, os estudos não revelam se os futuros professores eram mais capazes de implementar essas abordagens em sala de aula.

Portfólios A pesquisa sugere que os portfólios utilizados na formação de professores compartilham alguns elementos comuns (planos de aula e momentos reflexivos), e a maioria, pelo menos, servir a dupla finalidade de ajudar os candidatos a professores refletirem sobre sua prática e avaliar seu aprendizado. A pesquisa sugere que a forma como os portfólios são utilizados no contexto de formação de professores influencia o futuro professor na percepção do valor do portfólio. Mesmo dentro do mesmo programa de preparação, os futuros professores têm visões diferentes do valor dos portfólios, que dependem particularmente do formador e da qualidade do feedback oferecido pelo formador. Apesar dos desafios na construção de portfólios, a maioria dos futuros professores aparenta valorizar o processo. No entanto, apesar da alegação de que os portfólios podem contribuir para o desenvolvimento da habilidade de reflexão sobre a sua prática do futuro professor apenas um estudo analisou a forma como a atribuição de portfólios afetou o conteúdo das reflexões de candidatos a professores.

Pesquisa da prática pedagógica Apesar de alguns formadores de professores valorizarem a pesquisa da prática pedagógica, há pouca evidência empírica sobre os resultados do engajamento na pesquisa da prática pedagógica do futuro professor. Estudos sugerem que os futuros professores têm dificuldade em encontrar tempo para se engajar no questionamento fundamentado enquanto estão estudando para se formar professor e a negociação de agendas comuns entre o aluno (futuro professor) e o formador pode ser desafiador.

Colocando os futuros professores com professores pesquisadores mais experientes pode-se aliviar as dificuldades dessas negociações e oferecer aos futuros professores não só suporte, mas também uma perspectiva a partir da sobre o ensino que é a investigação orientada.

Page 3: Capitulo 5

No entanto, há pouca evidência de que o envolvimento na pesquisa sobre a prática pedagógica afeta a prática em sala de aula.

O que nós aprendemos sobre a pesquisa

As pesquisas mais recentes nessa área são quase que exclusivamente qualitativas e grande parte dos estudos são conduzidos pelos professores formadores nos seus próprios programas. Os estudos geralmente examinam apenas uma abordagem pedagógica (métodos, por exemplo, o estudo de caso ou a utilização de portfólios) e raramente comparam a eficácia de diferentes abordagens pedagógicas. Os estudos nesta área geralmente não fornecem informações detalhadas sobre como determinadas abordagens pedagógicas são implementadas, ou como uma abordagem utilizada em um curso específico diz respeito a abordagens usadas em outras partes do currículo. Os resultados examinados nesses estudos vão desde mudanças na percepção, mudanças em conhecimentos e crenças, as mudanças na capacidade de refletir e identificar os problemas - todos os resultados cognitivos de uma forma ou de outra - de atitudes em relação à pedagogia ou sentimentos de auto-eficácia - mais resultados que envolvam sentimentos. Poucos, ou quase nenhum, destes estudos procurou investigar o difícil problema das relações entre a pedagogia utilizada na formação de professores, as práticas de professores iniciantes e a aprendizagem de seus alunos (Wilson, Floden & Ferrini-Mundy, 2001). A natureza mutável dos resultados desta pesquisa faz qualquer tipo de meta-análise ou agregação de resultados difícil, se não impossível. Os estudos não estão simplesmente procurando a mesma coisa. Mas quando temos diferentes pesquisadores focando resultados comuns geralmente usam diferentes instrumentos ou procedimentos analíticos, levando a uma grande variabilidade na metodologia. Nosso campo que ainda não têm uma tradição de usar instrumentos semelhantes, ou formas comuns de análise de dados, e, de fato, existem algumas ferramentas comuns para estudar a aprendizagem dos formadores. Finalmente, a investigação, muito pouco nesta área, além da investigação sobre micro-ensino, é realmente de natureza programática. Alguns pesquisadores têm continuado a estudar as facetas de estudos de caso ao longo do tempo, mas do tema são relativamente poucos exemplos de programas de investigação nesta área.

A pesquisa que nós precisamos

Para construir uma compreensão mais sólida dos resultados das diversas abordagens pedagógicas na formação de professores, vamos precisar de uma investigação mais programática que esteja bem fundamentada na teoria. Os quadros teóricos mais úteis ultrapassariam os elementos de uma abordagem pedagógica específica para nos ajudar a compreender mais amplamente a relação entre as pedagogias da educação profissional e os da prática profissional. Um programa de investigação nesta área deveria ampliar a abrangência da pesquisa do que uma simples abordagem pedagógica - como a utilização de portfólios em um programa de formação de professores - e depois investigar mais profundamente essa abrangência. Por exemplo, a pesquisa emergente sobre a pedagogia baseada em casos pode evoluir para um programa de pesquisa em que pesquisas investigam como diferentes tipos de casos, vídeo-textual, e os casos de hipermídia - usado em diferentes contextos influenciam o que os futuros professores aprendem a respeito de uma variedade de resultados, incluindo resultados cognitivos, tais como capacidade de raciocinar por meio de um dilema em sala de aula, bem como os resultados relativos às práticas de sala de aula. Essa pesquisa também

Page 4: Capitulo 5

poderia investigar as interações entre abordagens pedagógicas e as características de ambos os futuros professores e os contextos programáticos em que as abordagens são utilizadas. Um programa de investigação também pode envolver mais explicitamente o trabalho comparativo, muito pouco do que existe atualmente. Finalmente, pesquisadores da área precisam de melhores ferramentas para estudar os resultados da formação de professores. Para entender mais sobre como as diferentes formas de pedagogia resultam em diferentes tipos de resultados, precisamos de melhores ferramentas para a compreensão de aspectos distintos de aprendizagem do professor. Se os investigadores pudessem se apropriar de um kit de ferramentas comuns (metodologias) para olhar a aprendizagem do professor como um campo de estudo, poderíamos estar trabalhando no mesmo problema em formas que permitiriam mais facilmente estabelecer a relação de um trabalho com o trabalho dos outros. O campo de investigação sobre formação de professores gasta relativamente pouco tempo para desenvolver as ferramentas para definir um padrão comum e coletivizar este tipo de trabalho. No entanto, se os investigadores querem ser capazes de fazer essa coletivização entre os trabalhos de todos, eles também podem precisar usar ferramentas comuns para a coleta e análise de dados.