CADERNO L - EDIÇÃO COMPLETA - SÁBADO 05 DE JULHO 2014

8

description

*Diversão, esporte e tradição; *O bete é nosso; *Sociedade L; *Parabéns;

Transcript of CADERNO L - EDIÇÃO COMPLETA - SÁBADO 05 DE JULHO 2014

Page 1: CADERNO L - EDIÇÃO COMPLETA - SÁBADO 05 DE JULHO 2014
Page 2: CADERNO L - EDIÇÃO COMPLETA - SÁBADO 05 DE JULHO 2014

2 Sábado, 05 de julho de 2014

Editor: Valdir Cezário - Coordenação: Marilson Ottoni e Isabella Alves -

Fotos capa: Isabella Alves - Designer Gráfi co: Paulo Henrique Corsini

Participe! Envie sugestões, opiniões, críticas: [email protected] Contato:35-3299-3883

Por Marilson Ottoni

Segundo variadas fontes, entre livros e sites espe-cializados, todos os jogos

envolvendo um taco e uma bola, descenderiam de um jogo cha-mado “knattleik”, proveniente da Islândia, que lembraria o atual hóquei. Uma dessas variantes seria o “cricket” inglês, do qual derivou o “Jogo de Tacos” ou o chamado Bete.

“Não sabemos exatamente como o bete começou aqui em Alfenas. Em Portugal, na idade média, se jogava o jogo do beto, com um disco feito de cor ça e um galho de árvore. Com a co-lonização portuguesa no Brasil e mais tarde no sul do país, como Santa Catarina e, segundo infor-mações, a par r daí o bete se es-palhou para várias cidades”, con

ta o idealizador do Campeonato de Bete de Alfenas, o Cambeta, Joselito de Souza. Segundo o veterano do bete alfenense, que tem 49 anos, desde criança joga-va em frente da Matriz. “Sempre jogávamos futebol, mas em julho todo mundo se reunia pra jogar bete”, relembra Lito, como é mais conhecido.

Lito conta que eram muitos mes e muitos fi cavam no “bar-

ranco”, gíria que define os times que esperavam para entrar no jogo. Além disto, não exis am muitas regras, o que complicava o jogo. “Eu já organizava eventos diversos na cidade, estava com cerca de 20 anos e pensei em criar um campeonato, mas com regras defi nidas e patrocínio, algo mais profi ssional”. Um jogador, chamado por todos de “Pelé do bete de Alfenas”, Alessandro Or-sini, o Dinho, foi uma das pessoas que colaborou na criação das regras e defi nição das medidas da quadra ou do “betódromo” como

O bete é nossoé chamado pelos jogadores. A primeira edição do Cambeta foi em 1986 e não foi realizado em apenas um ano, em 2012.

JOGADORES - Outro jogador importante na cidade e que coor-dena o Cambeta até hoje é Abdo Zein, também considerado um dos melhores jogadores de bete da cidade, ele foi campeão seis vezes, uma na categoria “infan l” e outras cinco vezes pela catego-ria “livre”. “Sou de uma geração mais nova e quando começou o Cambeta ainda não nha a cate-goria infan l, entre 9 e 14 anos; por isso, não podia par cipar. A organização percebeu que nha muito menino brincando em torno do Cambeta e promoveu a categoria em 1989. Fui campeão em 91 e joguei por vários anos até par cipar da coordenação do

evento, onde estou até hoje”, de-talha o jogador. Para os alfeneses e moradores da cidade, o bete é muito mais que um jogo ou um esporte, é um es lo de vida. “Eu devo muito ao bete. Sempre pra quei e quando ganhei dois campeonatos, patrocinado por um colégio particular, ganhei uma bolsa integral para estudar. Isto mudou minha vida. Depois defendi por vários anos o colégio no Cambeta. Brinco com meu fi lho que só não gosto mais do bete que meu fi lho. Mas é uma paixão”, confessa Abdo Zein. Ele conta também que a paixão era tão grande criança que quando criaram a categoria infan l ele começava a treinar um ano antes e treinava na roça, nos campos de café, para poder correr muito mais e voar na hora do campe-onato.

Outro alfenense apaixonado pelo bete é Frank Orsi, irmão do ‘Pelé do bete’, Alessandro Orsi. “Eu sempre gostei de jogar, mas

minha contribuição no Cambeta foi na parte da sonorização, o que popu-larizou e muito o campe-onato. Nós escolhemos a Garota Cambeta, man-dávamos recadinhos para as meninas, colocávamos música; mudou bastante e atraía muita gente.

O Cambeta virou um local da paqueras, o en-

contro das pessoas bonitas

da cidade”, relembra o jogador locutor, que faz questão de citar a turma do início do Cambeta e grandes jogadores da cidade. “Temos que lembrar do Joselito, Alessandro, Leandro, Carlinho, Waltinho, Dr. Didi, Zacarias e tantos outros”.

TESE DE MESTRADO - A prá- ca do bete em Alfenas é levada

tão à sério que virou objeto de estudo de uma mestranda da Universidade de Coimbra, Por-tugal, em 2004. A estudante Ana Cunha veio com colegas a Alfenas para estudar tanto o bete quanto o Cambeta, estudo que integrou sua tese de mestrado sobre jogos com bola e tacos, par ndo do Jogo do Beto, comum nas ilhas de Açores e Madeira, em Portugal.

A tese traz várias informações importantes, da origem dos jogos com tacos e bolas até a estrutura, regras e organização do Cambeta. “Um estudante de Três Corações foi para Coimbra e lá comentou sobre o bete aqui de Alfenas. Eles se interessaram, já que fazia par-te da tese de mestrado e vieram pesquisar aqui em Alfenas”, conta Joselito de Souza.

Fica claro que o bete está na tradição cultural e espor va do alfenense e é uma a vidade que deve ser preservada, para fi car na história e no cotidiano da população.

Conclui a tese de mestrado de Ana Cunha, “...ao longo do estudo para este trabalho verifi camos

Joselito de Souza foi o criador do Campeonato de Bete de Alfenas (Cambeta)

Abdo Zein foi seis vezes campeão do Cambeta e hoje coordena o campeonato

Além de Abdo e Amuar, outros grandes campeões do Cambeta na década de 90 que o Cambeta está inserido num

grande número de sistemas de compe ção, sendo classifi cado como campeonato com um sis-tema de rodízio simples em que ao correr dos anos se verifi ca um aperfeiçoamento das técnicas, processos, regras e materiais, havendo também mudanças su-cessivas dos locais de prá ca do jogo provocadas por factores de

ordem social. Este jogo torna-se emocionante e ca vante para os seus pra cantes e admiradores devido à constante incerteza de um vencedor antecipado, pois como pudemos verifi car no qua-dro de campeões, não existem pra cantes que tenham sido ven-cedores em muitos anos segui-dos, dando mais oportunidades a possíveis iniciantes... ”.

Cambeta sempre atraiu grande público na Praça Getúlio Vargas

Fotos: Marilson Ottoni, Isabella Alves e Arquivo/JL

Page 3: CADERNO L - EDIÇÃO COMPLETA - SÁBADO 05 DE JULHO 2014

Sábado, 05 de julho de 2014 3

Fotos: Arquivo/JL

Memória

Transformers - Alguns anos após o grande confronto entre Autobots e De-cepticons em Chicago, os gigantescos robôs alienígenas desapareceram. Eles são atual-mente caçados pelos humanos, que não desejam passar por apuros novamente. Quando Cade (Mark Wahlberg) encontra um caminhão abandonado, ele jamais poderia imaginar que o veículo é na verdade Optimus Prime, o líder dos Autobots. Muito menos que, ao ajudar a trazê-lo de volta à vida, Cade e sua fi lha Tessa (Nicola Peltz) entrariam na mira das autoridades americanas.

Page 4: CADERNO L - EDIÇÃO COMPLETA - SÁBADO 05 DE JULHO 2014

A Trupe Ventania de Teatro, de Passos, está em nova turnê com “O Gato Malha-

do e a Andorinha Sinhá” - peça do diretor Maurílio Romão, que já foi premiada como melhor es-petáculo nos Fes vais Nacionais de Teatro de Conselheiro Lafaiete e de Varginha. Depois de São Se-bas ão do Paraíso, Tiradentes e Divinópolis, a Trupe se apresenta amanhã, domingo, dia 6 de julho, em Alfenas.

A peça está em cartaz pelo “Cena Minas” - Prêmio Esta-do de Minas Gerais de Artes Cênicas - criado no sen do de fomentar, incen var e fortalecer as produções cênicas mineiras. A inicia va é da Secretaria de Esta-do de Cultura, realizada através de recursos da Lei Rouanet, em parceria com o Ins tuto Cultural Sérgio Magnani.

“O Cena Minas é um prêmio muito respeitado. Quando es ve em Belo Horizonte com a secre-tária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, pude ver o trabalho

sério e incansável que ela vem fazendo. Ser selecionado para um projeto desse calibre é mo vo de muito orgulho e muita responsa-bilidade. Estamos representando a constante preocupação do Governo Estadual com a cultura e faremos isso da melhor manei-ra, levando um espetáculo ma-ravilhoso, que tem premiações na sua trajetória”, disse Isabella Vieira, representante legal da Adesc Regional (Associação de Desenvolvimento Cultural) e pro-dutora da Trupe Ventania.

“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” foi um dos sete espetácu-los selecionados para turnê em Minas Gerais e ainda vai passar por Poços de Caldas e Pouso Alegre, entre outras.

A apresentação da Trupe Ven-tania com “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” em Alfenas acontece amanhã, no Teatro Municipal, às 19h. A entrada é gratuita para crianças até 12 anos e, para os maiores, os ingressos custam R$ 5.

FICHA TÉCNICABaseada em livro homônimo

de Jorge Amado, publicado em 1976, a peça traz o apelo antigo ao mundo atual, que mesmo ouvindo iguais palavras duran-te todo esse tempo, ainda não conseguiu avançar as barreiras do poder inerte que afasta e condena os diferentes. O Ma-niqueísmo, a divisão do todo entre bom e mau, o preconcei-to, estão presentes aqui, em essência, dramaturgicamente, da mesma maneira que este-ve lá em Romeu e Julieta, de Shakespeare.

A história canta em bom tom a paixão de um Gato por uma Andorinha, que mesmo estando prometida ao afinado Rouxinol, abre seu coração ao felino de poemas e juras de amor. Como todo romance, há um antago-nista e desta vez o vilão não é

Direção e Encenação:Maurílio RomãoElenco:Gato: Guilherme GomesAndorinha: Juliana MotaCoruja: Valdony AmorimPapagaio: Thales Di CarmoCoelho: Thiago RodriguesBurro: Lucas EduardoJoaninho: Rodrigo OliveiraVaca: Vânia SágioBorboleta: Nelma SilvaFigurinos: Luciana Silva CorrêiaCenário: Maurílio RomãoIluminação: Paulo CardosoMaquiagem: Thales Di CarmoMúsicas: Jackson TadeuPreparação Vocal: Viviane Di MarcoSonoplastia: Pedrão DyasAssistência de Produção: Vânia SágioProdução Executiva: Isabella Vieira Comunicação: Kívia Oliveira

A PEÇAo então prometido marido, mas a resistência social, a intolerân-cia dos animais que dividiam o perímetro do parque, cenário do amor na primavera e do sofrimento no frio do inverno.

“O mundo só vai prestar para nele se viver, no dia em que a gente ver um gato maltês casar com uma alegre andorinha, saindo os dois a voar, o noivo e sua noivinha, Dom Gato e Dona Andorinha”. Esse é o mote, a inspiração que vem do original, nunca tão verdadeiro e nunca tão levantado em grandes letras e vozes pela Trupe Ventania, regida pelo diretor Maurílio Romão. Como dito pelo próprio, seu incômodo diante da leitura de Amado norteou sua adapta-ção “identificando a sociedade frágil e contaminada de precon-ceitos, ainda hoje”.

Bandas para o Dia de RockBandas para o Dia de Rock

13 de julho é conhecido no Brasil como Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985, para arrecadar recursos para a E ópia, país africano que sofria com a fome. O evento também fi cou conhecido por contar com grandes ar stas do gênero, como Paul McCartney, Rolling Stones, Elton John, Queen, David Bowie, entre outros.

A data também coincide com o dia da formação do grupo The Rolling Stones, formada em 13

Bandas interessadas em participar do Dia do Rock Alfenas devem enviar, até o dia 7, segunda-feira, seu material para o email: [email protected]

4 Sábado, 05 de julho de 2014

Vá ao teatro

de julho de 1962. Desde o ano de 2005, os ro-

queiros alfenenses e da região comemoram a data. A edição de 2014 do Dia do Rock Alfenas será realizada no dia 19. A par r das 15h, na Pça Emilio da Silveira (An- ga Rodoviária), além de shows

das bandas inscritas (facebook/diadorockalfenas), também será realizada a “Exposição de Rock”, com fotos, cartazes, quadros, discos e exibição de fi lmes. Tam-bém é promovida dentro do Dia de Rock Alfenas o “Rock Social”, espaço para arrecadação de ali-mentos não perecíveis, além de

revistas, quadrinhos ou livros para doação à en dades bene-fi centes de Alfenas.

A banda que deseja par ci-

par do Dia de Rock Alfenas deve enviar, até dia 7, segunda-feira, todo material com música, clipes, fotos para o email artepoesia09@

hotmail.com, com o tulo “Que-ro tocar no Dia do Rock Alfenas 2014”.Informaç ões: facebook/diadorockalfenas

Fotos: Reprodução

Fotos: Reprodução

Page 5: CADERNO L - EDIÇÃO COMPLETA - SÁBADO 05 DE JULHO 2014

5Sábado, 05 de julho de 2014

Fotos: Isabella Alves

Mais um Café Empresarial foi organizado pela ACIA (Associação Comercial e Industrial de Alfenas). O Café reúne vários empresários da cidade e também pessoas interessadas no tema da palestra do dia. É um momento de aprendizado e confraternização entre os presentes. O palestrante do dia 26 de junho foi o analista comercial, Juliano Aparecido Belo, que discorreu sobre e-commerce, as famosas lojas virtuais. Dono da empresa ArtyWeb, Juliano falou da importância de usar a internet para comercializar e como este po de mercado vem crescendo a cada dia. Dois membros do Senac Alfenas também falaram um pouco sobre os cursos oferecidos pela ins tuição. Como tradição, a noite se encerrou com um delicioso café oferecido pela Associação e seus membros.

pausa para o cafépausa para o café

Comemora mais um ano de vida no dia 18 de julho o

cantor Railsson Lemes, da dupla sertaneja João Victor e Railsson. O alfenense tem

muito a comemorar, pois sua dupla tem feito muito sucesso na região. Saúde, paz, alegria,

amor e muita música...Felicidades Railsson!

CCCCCCoov

cccaaddddduueeeeee R

mmmmmmuuddduuppnnaa r

ParabénsReprodução

Data queridaData queridaMuitas felicidades e bençãos

à Valdirene Esteves Orsi,

que completa mais um ano

de vida no dia 7 de julho.

A professora do curso de

Odontologia da UNIFENAS,

com certeza, irá comemorar

muito ao lado de seu

querido marido, Dr. Talles

Dias Orsi, e fi lhas. Que seja

mais um ano repleto de

alegrias e realizações!

Reprodução

Page 6: CADERNO L - EDIÇÃO COMPLETA - SÁBADO 05 DE JULHO 2014

6 Sábado, 05 de julho de 2014

“50 anos se passaram. Padre Rosário quis voltar a esta mesma igreja, para, cercado de seus familiares e amigos, celebrar e agradecer”. Assim se iniciava a celebração do Jubileu de Ouro Sacerdotal do Padre Rosário, alfenense tão querido e respeitado. O padre reuniu família, amigos e religiosos na Igreja Matriz São José e Dores e relembrou doces momentos de sua infância e adolescência na cidade. Rosarinho enfa zou que a vocação é um dom sagrado que Deus nos dá e uma missão que deve ser levada para a vida toda. A missa teve um toque todo especial com a par cipação do Coral Santa Cecília e do Coral Anjos de Deus. Logo depois, padre Rosário recebeu seus convidados no salão paroquial da Matriz São José e Dores para um delicioso almoço preparado pelo buff et Garçom e Cia. Confi ra quem presenciou este importante momento:

Pe. Francisco, Pe. Provincial Manuel, Pe. Rosário e Pe. Ismael

Vocação para a vida todaFotos: Isabella Alves

Page 7: CADERNO L - EDIÇÃO COMPLETA - SÁBADO 05 DE JULHO 2014

7Sábado, 05 de julho de 2014

Viva São João, viva São Pedro!Viva São João, viva São Pedro!Já virou tradição a Barqueata do bairro Barranco Alto, que foi organizada este ano com o apoio do município. Na sua sé ma edição a barqueata reuniu, no dia 29 de junho, os moradores do bairro e diversos visitantes para realizar uma procissão náu ca em louvor a São João e São Pedro. A balsa e os barcos estavam todos enfeitados com bandeirinhas de festa junina e do Brasil. Logo após a procissão foi realizada a santa missa. Um delicioso almoço encerrou a manhã e a par r daí foi só festa com muita música ao vivo.

Fotos: Reprodução

Agora que já Agora que já apresentamos a apresentamos a interessante história interessante história do Cambeta, confi ra do Cambeta, confi ra quem compareceu quem compareceu à edição 2014 do à edição 2014 do campeonato. Torcida campeonato. Torcida animada e de todas animada e de todas as idades!as idades!

Nas arquibancadasNas arquibancadasFotos: Isabella Alves

Page 8: CADERNO L - EDIÇÃO COMPLETA - SÁBADO 05 DE JULHO 2014

8 Sábado, 05 de julho de 2014

Fotos: Reprodução

Gilson Cabral 3 de julho

Pedro Orsi Vieira 6 de julho

Gleice Kelly 7 de julho

Luís Gustavo Fagundes 7 de julho

Ana Maria Leite Carvalho 5 de julho

Márcio Ricci 4 de julho

Danilo Carvalho 5 de julho

Quer ver sua foto ou de seus amigos e parentes aqui na página de aniversariantes?Envie sua foto e nome para: [email protected]

Cília Rossi Costa 7 de julho

Andrea Generoso 6 de julho

Andreza Oliveira 8 de julho

Dayene Luz 11 de julho

Josiane Ferreira 9 de julho

Guilherme Giusto 9 de julho

Mariane Bácolli 11 de julho

Mauri Megda 7 de julho