Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a...

32
CENTRO DE ESTUDOS CENTRO DE ESTUDOS CENTRO DE ESTUDOS CENTRO DE ESTUDOS Leia as Instruções com Atenção: Os Fiscais não estão autorizados a emitir opinião nem prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar a questão e decidir sobre a alternativa correta. Transcreva a resposta para o CARTÃO-RESPOSTA preenchendo todo o círculo. Após o preenchimento não será possí- vel fazer qualquer alteração no CARTÃO-RESPOSTA, pois, se assim fizer, a questão será considerada nula. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Caderno de Questões contendo 88 questões (oitenta e quatro) questões objetivas + Proposta de Redação, sendo 8 (oito) de Língua Portuguesa, 04 (quatro) de Literatura, 12 (doze) de Matemática, 12 (doze) de Química, 08 (oito) de História, 04 (quatro) de Filosofia, 12 (doze) de Geografia, 12 (doze) de Física e 12 (doze) de Biologia. Caso apresente alguma incorreção, comunique imediata mente aos Fiscal, para que seja feita a troca do Caderno de Questões. Não rasure, não amasse, não dobre e/ou rasgue o CARTÃO-RESPOSTA. Utilize apenas , fabricada em material transparente para a marcação do CARTÃO-RESPOSTA. caneta esferográfica na cor preta Ao ser autorizado o início da prova, verifique, no Caderno de Questões, se a numeração das questões e a paginação estão corretas. O candidato da e os das para fazerem as provas. Faça com tranquilidade e controle o seu tempo, o fiscal irá marcar no quadro, o tempo de prova a cada hora. Esse tempo inclui a marcação do CARTÃO-RESPOSTA. 1ª Etapa dispõe de 4 horas 2ª e 3ª Etapas terão 5 horas A desobediência a qualquer determinação contida nestas instruções e o desrespeito à equipe da coordenação e fis- calização podem eliminar o candidato. Será eliminado da prova o candidato cujo celular, que estiver ligado, tocar durante a realização do exame. O candidato que possuir cabelos compridos deve mantê-los presos, deixando as orelhas descobertas. O candidato não poderá usar boné, capacete, chapéu, chaveiro de qualquer tipo, óculos escuros, relógios e similares. Ao final da prova, antes de sair da sala, entregue ao Fiscal o CARTÃO-RESPOSTA, devidamente assinado. 9. 10. 11. 12. Caderno de Questões Simulado 30_SETEMBRO_2018 08h às 13h Tempo de realização da prova: 5 (cinco) horas UEA

Transcript of Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a...

Page 1: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

CENTRO DE ESTUDOSCENTRO DE ESTUDOSCENTRO DE ESTUDOSCENTRO DE ESTUDOS

Leia as Instruções com Atenção:

Os Fiscais não estão autorizados a emitir opinião nem prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas.Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar a questão e decidir sobre a alternativa correta.

Transcreva a resposta para o CARTÃO-RESPOSTA preenchendo todo o círculo. Após o preenchimento não será possí-vel fazer qualquer alteração no CARTÃO-RESPOSTA, pois, se assim fizer, a questão será considerada nula.

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

Caderno de Questões contendo 88 questões (oitenta e quatro) questões objetivas + Proposta de Redação, sendo 8 (oito) de Língua Portuguesa, 04 (quatro) de Literatura, 12 (doze) de Matemática, 12 (doze) de Química, 08 (oito) de História, 04 (quatro) de Filosofia, 12 (doze) de Geografia, 12 (doze) de Física e 12 (doze) de Biologia. Caso apresente alguma incorreção, comunique imediata mente aos Fiscal, para que seja feita a troca do Caderno de Questões.

Não rasure, não amasse, não dobre e/ou rasgue o CARTÃO-RESPOSTA.

Utilize apenas , fabricada em material transparente para a marcação doCARTÃO-RESPOSTA.

caneta esferográfica na cor preta

Ao ser autorizado o início da prova, verifique, no Caderno de Questões, se a numeração das questões e a paginaçãoestão corretas.

O candidato da e os das para fazerem as provas.Faça com tranquilidade e controle o seu tempo, o fiscal irá marcar no quadro, o tempo de prova a cada hora.Esse tempo inclui a marcação do CARTÃO-RESPOSTA.

1ª Etapa dispõe de 4 horas 2ª e 3ª Etapas terão 5 horas

A desobediência a qualquer determinação contida nestas instruções e o desrespeito à equipe da coordenação e fis-calização podem eliminar o candidato.

Será eliminado da prova o candidato cujo celular, que estiver ligado, tocar durante a realização do exame.

O candidato que possuir cabelos compridos deve mantê-los presos, deixando as orelhas descobertas.

O candidato não poderá usar boné, capacete, chapéu, chaveiro de qualquer tipo, óculos escuros, relógios e similares.

Ao final da prova, antes de sair da sala, entregue ao Fiscal o CARTÃO-RESPOSTA, devidamente assinado.

9.

10.

11.

12.

Caderno de

Questões

Simulado 30_SETEMBRO_201808h às 13h

Tempo de realização da prova:5 (cinco) horasUEA

Page 2: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

28

Page 3: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

1 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

REDAÇÃO OS ESTATUTOS DO HOMEM (Ato Institucional Permanente) Artigo I Fica decretado que agora vale a verdade. agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira. Artigo II Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo. Artigo III Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança. Artigo IV Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu. Parágrafo único: O homem, confiará no homem como um menino confia em outro menino. Artigo V Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa. Artigo VI Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaías, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora. Artigo VII Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.

Artigo VIII Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor. Artigo IX Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura. Artigo X Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida, uso do traje branco. Artigo XI Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã. Artigo XII Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela. Parágrafo único: Só uma coisa fica proibida: amar sem amor. Artigo XIII Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou. Artigo Final Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem. Faça um texto dissertativo-argumentativo respondendo a seguinte pergunta: O HOMEM DO SÉCULO XXI VIVE EM PLENA LIBERDADE NO BRASIL?

Page 4: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

2 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

PORTUGUÊS

O que havia de tão revolucionário na Revolução

Francesa? Soberania popular, liberdade civil, igualdade perante a lei – 1as palavras hoje são ditas com tanta facilidade que somos incapazes de imaginar seu caráter explosivo em 1789. Para os franceses do Antigo Regime, 6os homens eram 8desiguais, e a desigualdade era uma boa coisa, adequada à ordem hierárquica que 2fora posta na natureza pela própria obra de Deus. A liberdade significava privilégio – isto é, literalmente, 12“lei privada”, uma prerrogativa 13especial para fazer algo negado a outras pessoas. O rei, como fonte de toda a lei, distribuía privilégios, 3pois havia sido 19ungido como 16o agente de Deus na terra.

Durante todo 17o século XVIII, os filósofos do Iluminismo questionaram esses 9pressupostos, e os panfletistas profissionais conseguiram 14empanar 20a aura sagrada da coroa. Contudo, a desmontagem do quadro mental do Antigo Regime demandou violência iconoclasta, destruidora do mundo, revolucionária.

7Seria ótimo se pudéssemos associar 18a Revolução exclusivamente à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, mas ela nasceu na violência e imprimiu seus princípios em um mundo violento. Os conquistadores da Bastilha 24não se limitaram a destruir 21um símbolo do despotismo real. 4Entre eles, 150 foram mortos ou feridos no assalto à prisão e, quando os sobreviventes apanharam o diretor, cortaram sua cabeça e desfilaram-na por 25Paris 22na ponta de uma lança.

Como podemos captar esses momentos de loucura, quando tudo parecia possível e o mundo se afigurava como uma tábula rasa, apagada por uma onda de comoção popular e pronta para ser redesenhada? Parece incrível que um povo inteiro fosse capaz de se levantar e transformar as condições da vida cotidiana. Duzentos anos de experiências com admiráveis mundos 26novos tornaram-nos 15céticos quanto ao 10planejamento social. 27Retrospectivamente, a Revolução pode parecer um 23prelúdio ao 11totalitarismo.

Pode ser. Mas um excesso de visão 28histórica retrospectiva pode distorcer o panorama de 1789. Os revolucionários franceses não eram nossos contemporâneos. E eram um conjunto de pessoas não excepcionais em circunstâncias excepcionais. Quando as coisas se 29desintegraram, eles reagiram a uma necessidade imperiosa de dar-lhes sentido, ordenando a sociedade segundo novos princípios. Esses princípios ainda permanecem como uma denúncia da tirania e da injustiça. 5Afinal, em que estava empenhada a Revolução Francesa? Liberdade, igualdade, fraternidade. Adaptado de: DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette. In: ____. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Cia. das Letras, 2010. p. 30-39.

Na coluna da esquerda, estão quatro palavras retiradas do texto; na coluna da direita, descrições relacionadas à formação dessas palavras. Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

( ) desiguais (ref. 8) 1. contém sufixo que

forma substantivos a partir de verbos

( ) pressupostos (ref. 9)

2. contém prefixo com sentido de negação

( ) planejamento (ref. 10)

3. contém prefixo que designa anterioridade

( ) totalitarismo (ref. 11)

4. contém sufixo que designa movimentos ideológicos

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) 4 – 2 – 3 – 1. b) 3 – 1 – 2 – 4. c) 2 – 3 – 1 – 4. d) 1 – 4 – 2 – 3. e) 1 – 2 – 3 – 4.

Examine a tira.

O efeito de humor na situação apresentada decorre do fato de a personagem, no segundo quadrinho, considerar que “carinho” e “caro” sejam vocábulos a) derivados de um mesmo verbo. b) híbridos. c) derivados de vocábulos distintos. d) cognatos. e) formados por composição.

AÇÚCAR, O NOVO CIGARRO

1. Há um setor que vende um produto que faz mal à saúde do homem. Uma geração atrás, esse era o setor fumageiro, e o produto era o cigarro. Hoje, é o setor alimentício e o produto é o açúcar. O açúcar adicionado – não o açúcar natural que existe em frutas e legumes –

Page 5: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

3 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

está em tudo. Uma das maiores fontes são bebidas como refrigerantes, energéticos e sucos, mas um passeio pelo supermercado mostra que há açúcar adicionado a pães, iogurtes, sopas, vinhos, salsichas – na verdade, a quase todos os alimentos industrializados.

2. Esse “açúcar invisível” recebe muitos nomes. Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, o consumidor pode encontrar até 83 nomes diferentes para o açúcar adicionado. Sobre esse assunto, Helen Bond, nutricionista da Associação Dietética Britânica, diz: “É um marketing inteligente: palavras como ‘frutose’ fazem pensar que estamos reduzindo o açúcar adicionado, mas o fato é que estamos polvilhando açúcar branco sobre a comida.” Outros especialistas afirmam, ainda, que esse açúcar a mais é completamente desnecessário, pois, ao contrário do que a indústria alimentícia quer que acreditemos, o organismo não precisa da energia de nenhum açúcar adicionado.

3. No Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o açúcar adicionado representa 19% da ingestão total de açúcar do brasileiro. Ainda segundo o Ministério, o excesso de açúcar na dieta é fator de risco para o desenvolvimento da obesidade, embora o perigo para a saúde não seja só o desenvolvimento desse mal: há indícios que ligam o açúcar a doenças hepáticas, diabetes tipo 2, cardiopatias e cáries. Ainda assim, o setor de bebidas e alimentos continua a promover o açúcar, com muita publicidade de seus produtos açucarados. Grandes quantias também são empregadas para se opor à rotulagem mais explícita dos produtos e combater o aumento da tributação de alimentos e bebidas açucarados.

4. Os defensores da saúde pública levantam a ideia de que duas abordagens bem-sucedidas na redução do hábito de fumar são necessárias no combate ao consumo excessivo de açúcar: a educação do consumidor e a tributação. Em janeiro de 2014, o México criou um imposto de 10% sobre bebidas açucaradas, e sua venda caiu 12% no primeiro ano. Na França, um imposto sobre refrigerantes criado em 2012 resultou no declínio gradual do consumo. A Noruega tributa alimentos e bebidas açucarados e divulga informações há muitos anos, com bons resultados. Em março deste ano, o chanceler britânico George Osborne anunciou a criação de um imposto sobre bebidas açucaradas a ser cobrado de produtores e importadores de refrigerantes.

5. Embora tenha havido algum sucesso com a tributação, o setor de alimentos e bebidas continua a fazer pressão contra informar sobre o açúcar adicionado ao consumidor – mais uma vez, exatamente como fizeram as empresas fumageiras ao combaterem as tentativas do governo de pôr nas embalagens de cigarros mensagens alertando para o perigo de fumar (medida adotada também no Brasil). Na esteira das preocupações em relação ao açúcar, o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) anunciaram recentemente que estudam um acordo para reduzir a quantidade de açúcar nos alimentos processados, semelhante ao que

é feito com o sal. A primeira etapa deve começar em 2017, com análise das principais fontes de açúcar na dieta dos brasileiros. ECENGARGER, William. AIKINS, Mary S. Açúcar, o novo cigarro (adaptado). Revista Seleções.

Em relação ao uso do acento grave indicativo da crase, observe os termos destacados e analise as afirmativas a seguir. I. Em “um produto que faz mal à saúde do homem

(...)” (1º parágrafo), o acento grave foi bem empregado, pois há uma palavra feminina determinada pelo artigo definido “a” e um outro termo que exige a preposição “a”.

II. No trecho “são empregadas para se opor à rotulagem mais explícita (...)” (3º parágrafo), houve um equívoco no emprego do acento grave, visto que não há indicação de crase pela utilização dos termos destacados.

III. Em “A Noruega tributa alimentos e bebidas açucarados e divulga informações (...)” (4º parágrafo), o acento grave indicativo da crase deveria ter sido empregado pelo fato de “Noruega” ser um substantivo próprio feminino.

IV. No fragmento “imposto sobre bebidas açucaradas a ser cobrado de produtores e importadores (...)” (4º parágrafo), não foi empregado o acento grave pelo fato de sua utilização antes de verbos ser facultativa.

V. Em “fazer pressão contra informar sobre o açúcar adicionado ao consumidor (...)” (5º parágrafo), se substituíssemos a expressão destacada por “as pessoas”, haveria a ocorrência da crase e o acento grave deveria ser empregado no vocábulo “as”.

Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens a) II e III. b) I e IV. c) II e V. d) III e IV. e) I e V.

Palavras do texto inspiraram as frases que seguem, que devem, entretanto, ser consideradas independentes dele. A frase que está em concordância com a norma-padrão da língua é: a) Deviam haver, naquele tempo, uns três ou quatro

canais, restrito a uma programação de cinco ou seis horas por dia, que passaria, mais tarde a ocupar 24 horas.

Page 6: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

4 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

b) Tendo surgido o celular, o que não tardou foram as mudanças de hábitos, entre eles, bastante notável, a falta de discrição com que as pessoas conversam, em alta voz, em espaços públicos.

c) Muitos jovens que não crêm que existiu um mundo sem TV, dificilmente acreditarão que os celulares podem um dia não existirem.

d) Seja quais forem as formas de entretenimento que a TV propicia, todas, possivelmente sem excessão, têm audiência garantida, o que mantém a publicidade que paga os custos da programação.

e) Se jovens se entreterem com filmes de qualidade, existe grandes possibilidades que venham a se interessar por outras formas de arte.

Assinale o texto que mais se ajusta à norma-padrão escrita. a) Se eu fosse o prefeito de Floripa, iria criar um espaço

novo de lazer e entretimento tipo os que se tem no Parque das Nações, em Lisboa, Portugal, do lado continental da Ilha, onde estão a Capitania dos Portos, o estaleiro Shaefer, uma fábrica de gelo e uma favela.

b) Seria cômico não fosse Lula o que incitaria quando havia ostracismo ou crise no governo jogando nordestino contra sulistas, culpando a elites pela crise, mas isentando seus comparsas e agora que roubaram e repassaram para seu filho e nora 2 milhões, todos como inocentes.

c) Estão pensando em elaborar outra Lei para que comportamento como este do Conselheiro sejam considerados nobres e ao invés de apontar punições, apontem para reconhecimento e valorização, inclusive com afastamento remunerado em dobro até que esteja apto para aposentadoria.

d) Em uma entrevista concedida por Dilma para 4 ou 5 jornalistas da RBS, em resposta a uma pergunta sobre o lazer da Presidente, ela respondeu que gostava de transitar, altas horas da noite, incógnita, pelas ruas quase desertas de Brasília, pilotando uma motocicleta.

CRONISTA SEM ASSUNTO

Difícil é ser cronista regular de algum periódico. Uma crônica por semana, havendo ou não assunto... É buscar na cabeça uma luzinha, uma palavra que possa acender toda uma frase, um parágrafo, uma página inteira – mas qual? 1Onde o ímã que atraia uma boa limalha? 2Onde a farinha que proverá o pão substancioso? O relógio está correndo e o assunto não vem. Cronos, cronologia, crônica, tempo, tempo, tempo... Que tal falar da falta de assunto? Mas isso já aconteceu umas três vezes... Há cronista que abre a Bíblia em busca de um grande tema: os mandamentos, um faraó, o Egito antigo, as pragas, as

pirâmides erguidas pelo trabalho escravo? Mas como atualizar o interesse em tudo isso? O leitor de jornal ou de revista anda com mais pressa do que nunca, 3e, aliás, está munido de um celular que lhe coloca o mundo nas mãos a qualquer momento.

Sim, a internet! O Google! É a salvação. 4Lá vai o cronista caçar assunto no computador. Mas aí o problema fica sendo o excesso: ele digita, por exemplo, “Liberdade”, e 5lá vem a estátua nova-iorquina com seu facho de luz saudando os navegantes, ou o bairro do imigrante japonês em São Paulo, 6ou a letra de um hino cívico, ou um tratado filosófico, até mesmo o “Libertas quae sera tamen*” dos inconfidentes mineiros... Tenta-se outro tema geral: “Política”. Aí mesmo é que não para mais: vêm coisas desde a polis grega até um poema de Drummond, salta-se da política econômica para a financeira, chega-se à política de preservação de bens naturais, à política ecológica, à partidária, à política imperialista, à política do velho Maquiavel, ufa.

Que tal então a gastronomia, mais na moda do que nunca? 7O velho bifinho da tia ou o saudoso picadinho da vovó, receitas domésticas guardadas no segredo das bocas, viraram nomes estrangeiros, sob molhos complicados, de apelido francês. Nesse ramo da alimentação há também que considerar o que sejam produtos transgênicos, orgânicos, as ameaças do glúten, do sódio, da química nociva de tantos fertilizantes. Tudo muito sofisticado e atingindo altos níveis de audiência nos programas de TV: já seremos um país povoado por cozinheiros, quer dizer, por chefs de cuisine?**

Temas palpitantes, certamente de interesse público, estão no campo da educação: há, por exemplo, quem veja nos livros de História uma orientação ideológica conduzida pelos autores; 8há quem defenda uma neutralidade absoluta diante de fatos que seriam indiscutíveis. 9Que sentido mesmo tiveram a abolição da escravatura e a proclamação da República? E o suicídio de Getúlio Vargas? E os acontecimentos de 1964? Já a literatura e a redação andam questionadas como itens de vestibular: mas sob quais argumentos o desempenho linguístico e a arte literária seriam dispensáveis numa formação escolar de verdade?

Enfim, 10o cronista que se dizia sem assunto de repente fica aflito por ter de escolher um no infinito cardápio digital de assuntos. Que esperará ler seu leitor? 11Amenidades? Alguma informação científica? A quadratura do círculo encontrada pelo futebol alemão? A situação do cinema e do teatro nacionais, dependentes de financiamento por incentivos fiscais? Os megatons da última banda de rock que visitou o Brasil? O ativismo político das ruas? Uma viagem fantasiosa pelo interior de um buraco negro, esse mistério maior tocado pela Física? A posição do Reino Unido diante da União Europeia?

12Houve época em que bastava ao cronista ser poético: o reencontro com a primeira namoradinha, uma tarde chuvosa, um passeio pela infância distante, um amor machucado, 13tudo podia virar uma valsa

Page 7: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

5 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

melancólica ou um tango arrebatador. Mas hoje parece que estamos todos mais exigentes e utilitaristas, e os jovens cronistas dos jornais abordam criticamente os rumores contemporâneos, valem-se do vocabulário ligado a novos comportamentos, ou despejam um humor ácido em seus leitores, 14num tempo sem nostalgia e sem utopias.

É bom lembrar que o papel em que se imprimem livros, jornais e revistas está sob ameaça como suporte de comunicação. 15O mesmo ocorre com o material das fitas, dos CDs e DVDs: o mundo digital armazena tudo e propaga tudo instantaneamente. Já surgem incontáveis blogs de cronistas, onde os autores discutem on-line com seus leitores aspectos da matéria tratada em seus textos. A interatividade tornou-se praticamente uma regra: há mesmo quem diga que a própria noção de autor, ou de autoria, já caducou, em função da multiplicidade de vozes que se podem afirmar num mesmo espaço textual. Num plano cósmico: quem é o autor do Universo? Deus? O Big Bang? A Física é que explica tudo ou deixemos tudo com o criacionismo?

Enquanto não chega seu apocalipse profissional, o cronista de periódico ainda tem emprego, o que não é pouco, em tempo de crise. Pois então que arrume assunto, e um bom assunto, para não perder seus leitores. Como não dá para ser sempre um Machado de Assis, um Rubem Braga, um Luis Fernando Veríssimo, há que se contentar com um mínimo de estilo e uma boa escolha de tema. A variedade da vida há de conduzi-lo por um bom caminho; é função do cronista encontrar algum por onde possa transitar acompanhado de muitos e, de preferência, bons leitores.

(Teobaldo Astúrias, inédito)

* Liberdade ainda que tardia. ** chefes de cozinha.

O texto motivou as frases abaixo, que devem ser consideradas independentes dele. A formulação que atende à clareza e à norma-padrão da língua é: a) A multiplicidade de boas ideias para uma crônica

pode até, em certas circunstâncias, ser grande, mas qual, entre tantas, podem ser mobilizadas pelas forças criativas do autor?

b) Muito se deve aos cronistas pelas saborosas cenas que nos oferecem, quer ambientadas em grandes centros urbanos, quer em minúsculas vilas distantes; a eles desejemos, pois, muito estilo e bons assuntos.

c) Muitos vêm grandes possibilidades num tema que, para outros, é absolutamente árido; está em jogo, na verdade, inclinações e expectativas de tal forma pessoais, que é difícil explicá-las.

d) Parece incontável o número de cronistas que reconhece o pavor do tema que não se materializa,

mas é notável, sem sombra de dúvida, as páginas inspiradas que podem advirem dessa experiência.

e) Às vezes, confessa um respeitado cronista, não é exceção que muitos assuntos se apresentem, mas o obstáculo então seria os pontos de vista segundo os quais o bom assunto escolhido pode ser tratado.

Num dos festivais da música popular brasileira, a canção “Disparada”, de Geraldo Vandré, obteve grande repercussão e fez história. Entre seus versos estão estes: (...) gado a gente marca, tange, ferra, engorda e mata, mas com gente é diferente. Se você não concordar não posso me desculpar, não canto pra enganar, vou pegar minha viola, vou deixar você de lado, vou cantar noutro lugar, São versos que, nos anos subsequentes a 1964, a) assinalam uma atitude de protesto e de

engajamento político da arte popular. b) propõem a evasão como reação às intransigências

do regime político. c) inauguram uma nova fase da pesquisa folclórica no

cancioneiro popular. d) constituem um chamado ao bucolismo e à

simplicidade da vida rural. e) convocam o ouvinte a trilhar o caminho do

liberalismo econômico.

LITERATURA

VERBOS A professora pergunta para a Mariazinha: – Mariazinha, me dê um exemplo de verbo. – Bicicreta! – respondeu a menina. – Não se diz “bicicreta”, e sim “bicicleta”. Além disso, bicicleta não é verbo. Pedro, me diga você um verbo. – Prástico! – disse o garoto. – É “plástico”, não “prástico”. E também não é verbo. Laura, é sua vez: me dê um exemplo correto de verbo – pediu a professora. – Hospedar! – respondeu Laura. – Muito bem! – disse a professora. Agora, forme uma frase com este verbo. – Os pedar da bicicreta é de prástico! ABAURRE, Maria Luiza e PONTARA, Marcela. Gramática – Texto: análise e construção de sentido. Volume único. São Paulo: Moderna, 2006, p. 76.

No texto, o discurso da professora apresenta traços marcantes de sua identidade profissional. Linguistica-mente, esses traços são representados pela (o)

Page 8: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

6 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

a) delimitação promovida pelos sinais de travessão. b) linguagem mais formal e pelas sequências injuntivas. c) amplo emprego de verbos de elocução no texto. d) presença de sinais de exclamação ao longo do texto. e) completo apagamento das vozes dos alunos.

APRENDA A CHAMAR A POLÍCIA... Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando 1sorrateiramente no quintal de casa. Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro. Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, 2espiando tranquilamente. Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço. 3Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa. 4Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível. Um minuto depois, liguei de novo e disse com a voz calma: — Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa para estas situações. 5O tiro fez um estrago danado no cara! Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo. Eles prenderam o ladrão em 6flagrante, que ficava olhando tudo com cara de assombrado. Talvez ele estivesse pensando que aquela era a casa do Comandante da Polícia. 7No meio do tumulto, um tenente se aproximou de mim e disse: — Pensei que tivesse dito que tinha matado o ladrão. Eu respondi: — Pensei que tivesse dito que não havia ninguém 8disponível. Luís Fernando Veríssimo Fonte: http://pensador.uol.com.br. Acessado em 21 Set. 2013.

Com base no texto, pode-se afirmar como correto que o texto a) aborda uma questão que acontece comumente nos

grandes centros rurais, que é a invasão da propriedade pública.

b) relata, com muita precisão, a eficiência da polícia em resolver problemas relacionados à violência urbana.

c) apresenta, de forma irônica, um fato contraditório que é a falta de polícia para prender bandidos e o excesso de policiais para prender um cidadão por ele supostamente ter matado um ladrão.

d) narra um fato comum nos dias de hoje, que é as pessoas fazerem justiça com as próprias mãos, como fez a personagem principal.

e) discute, com muita certeza, a relação entre autoridade policial, cidadãos, bandidos e direitos humanos.

O PODER CRIATIVO DA IMPERFEIÇÃO

Já escrevi sobre como nossas teorias científicas sobre o mundo são aproximações de uma realidade que podemos compreender apenas em parte. 1Nossos instrumentos de pesquisa, que tanto ampliam nossa visão de mundo, têm necessariamente limites de precisão. Não há dúvida de que Galileu, com seu telescópio, viu mais longe do que todos antes dele. Também não há dúvida de que hoje vemos muito mais longe do que Galileu poderia ter sonhado em 1610. E certamente, em cem anos, nossa visão cósmica terá sido ampliada de forma imprevisível.

No avanço do conhecimento científico, vemos um conceito que tem um papel essencial: simetria. Já desde os tempos de Platão, 2há a noção de que existe uma linguagem secreta da natureza, uma matemática por trás da ordem que observamos.

Platão – e, com ele, muitos matemáticos até hoje – acreditava que os conceitos matemáticos existiam em uma espécie de dimensão paralela, acessível apenas através da razão. Nesse caso, os teoremas da matemática (como o famoso teorema de Pitágoras) existem como verdades absolutas, que a mente humana, ao menos as mais aptas, pode ocasionalmente descobrir. Para os platônicos, 3a matemática é uma descoberta, e não uma invenção humana.

Ao menos no que diz respeito às forças que agem nas partículas fundamentais da matéria, a busca por uma teoria final da natureza é a encarnação moderna do sonho platônico de um código secreto da natureza. As teorias de unificação, como são chamadas, visam justamente a isso, formular todas as forças como manifestações de uma única, com sua simetria abrangendo as demais.

Culturalmente, é difícil não traçar uma linha entre as fés monoteístas e a busca por uma unidade da natureza nas ciências. Esse sonho, porém, é impossível de ser realizado.

Primeiro, porque nossas teorias são sempre temporárias, passíveis de ajustes e revisões futuras. Não existe uma teoria que possamos dizer final, pois 4nossas explicações mudam de acordo com o conhecimento acumulado que temos das coisas. Um século atrás, um elétron era algo muito diferente do que é hoje. Em cem anos, será algo muito diferente outra vez. Não podemos saber se as forças que conhecemos hoje são as únicas que existem.

Segundo, porque nossas teorias e as simetrias que

Page 9: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

7 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

detectamos nos padrões regulares da natureza são em geral aproximações. Não existe uma perfeição no mundo, apenas em nossas mentes. De fato, quando analisamos com calma as “unificações” da física, vemos que são aproximações que funcionam apenas dentro de certas condições.

O que encontramos são assimetrias, imperfeições que surgem desde as descrições das propriedades da matéria até as das moléculas que determinam a vida, as proteínas e os ácidos nucleicos (RNA e DNA). Por trás da riqueza que vemos nas formas materiais, encontramos a força criativa das imperfeições. MARCELO GLEISER Adaptado de Folha de São Paulo, 25/08/2013.

Marcelo Gleiser, em “O poder criativo da imperfeição”, formula uma tese a respeito da relação entre ciência e realidade. O narrador do conto “O espelho”, de João Guimarães Rosa, estabelece reflexões acerca do conhecimento que dialogam com essa tese. O trecho do conto que melhor sintetiza esse diálogo é: a) porque vivemos, de modo incorrigível, distraídos das

coisas mais importantes. b) a espécie humana peleja para impor ao latejante

mundo um pouco de rotina e lógica, c) primeiro a humanidade mirou-se nas superfícies de

água quieta, lagoas, lameiros, fontes, d) Vejo que começa a descontar um pouco de sua inicial

desconfiança, quanto ao meu são juízo.

Este mês, a reportagem de capa veio do meu umbigo. Ou melhor, veio de um mal-estar que comecei a sentir na barriga. Sou meio italiano, pizzaiolo dos bons, herdei de minha avó uma daquelas velhas máquinas de macarrão a manivela. Cresci à base de farinha de trigo. Aí, do nada, comecei a ter alergias respiratórias que também pareciam estar ligadas à minha dieta. Comecei a peregrinar por médicos. Os exames diziam que não tinha nada errado comigo. Mas eu sentia, pô. Encontrei a resposta numa nutricionista: eu tinha intolerância a glúten e a lactose. Arrivederci, pizza. Tchau, cervejinha. Notei também que as prateleiras dos mercados de repente ficaram cheias de produtos que pareciam ser feitos para mim: leite, queijo e iogurte sem lactose, bolo, biscoito e macarrão sem glúten. E o mais incrível é que esse setor do mercado parece ser o que está mais cheio de gente. E não é só no Brasil. Parece ser em todo Ocidente industrializado. Inclusive na Itália. O tal glúten está na boca do povo, mas não está fácil entender a real. De um lado, a imprensa popular faz um escarcéu, sem no entanto explicar o tema a fundo. De outro, muitos médicos ficam na defensiva, insinuando

que isso tudo não passa de modismo, sem fundamento científico. Mas eu sei muito bem que não é só modismo – eu sinto na barriga. O tema é um vespeiro – e por isso julgamos que era hora de meter a colher, para separar o joio do trigo e dar respostas confiáveis às dúvidas que todo mundo tem. Superinteressante, n. 335, jul. 2014 (adaptado).

O gênero editorial de revista contém estratégias argumentativas para convencer o público sobre a relevância da matéria de capa. No texto, considerando a maneira como o autor se dirige aos leitores, constitui uma característica da argumentação desenvolvida o(a) a) relato pessoal, que especifica o debate do assunto

abordado. b) exemplificação concreta, que desconstrói a

generalidade dos fatos. c) referência intertextual, que recorre a termos da

gastronomia. d) crítica direta, que denuncia o oportunismo das

indústrias alimentícias. e) vocabulário coloquial, que representa o estilo da

revista.

FILOSOFIA

Por governamentabilidade entendo o conjunto consti-tuído pelas instituições, os procedimentos, as análises e reflexões, os cálculos e as táticas que permitem exercer uma forma bem específica, embora muito complexa, de poder que tem, por alvo principal, a população; por principal forma de saber, a economia política; e, por instrumento técnico essencial, os dispositivos de segurança. Segundo, por governamentabilidade entendo a tendência, a linha de força que, em todo o Ocidente, não cessou de conduzir, e desde muito tempo, à preeminência desse tipo de poder que podemos chamar de governo sobre todos os outros: soberania, disciplina, e que, por uma parte, levou ao desenvolvimento de toda uma série de aparelhos específicos de governo. FOUCAULT, M. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008, p. 143-144 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, é correto afirmar que Foucault I. define governo como poder central do Estado

instituído por um regime absoluto. II. define governo pelo princípio de governamen-

tabilidade, pelo qual designa um mecanismo de relações intrínsecas de soberania e disciplina.

III. avalia as formas de governo mediante as noções de participação política e agir comunicativo.

Page 10: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

8 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

IV. define governo como um conjunto de ações que recusam o poder do Estado.

V. avalia as formas de governo pelas linhas de forças que operam nas instituições, com procedimentos e técnicas próprias.

É correto apenas o que se afirma em a) I e II. b) I e III. c) II e V. d) III e IV. e) IV e V.

Segundo o meu modo de ver, que somente a exposição do próprio Sistema deve justificar, tudo depende de apreender e exprimir o verdadeiro não como substância, mas, exatamente na mesma medida, como sujeito. Deve-se igualmente notar que a substancialidade contém em si tanto o universal ou a imediatez do próprio saber, quanto o que é ser ou imediatez para o ser. A substância vivente é também o ser que na verdade é sujeito ou, o que dá no mesmo, é verdadeiramente efetivo somente na medida em que é o movimento do pôr-se-a-si mesma, ou é a mediação consigo mesma do tornar-se outra. HEGEL, F. A Fenomenologia do Espírito. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p.12-13 (adaptado).

Hegel, no trecho acima, afirma que a verdade a) é particularidade imediatamente dada sem

substância universal e apenas sujeito singular. b) é sujeito dinâmico em constante movimento de vir-

a-ser, não sendo substância fixa e imutável. c) contrapõe-se ao sujeito em seu permanente

dinamismo, por não ser substância vivente. d) é imediatez dada sem nenhuma mediação, intuição

pura do sujeito do saber pertencente ao ser. e) é substância efetiva resultante de movimento já

terminado, mas não sujeito em movimento do pôr-se-a-si mesmo.

Mas que lei pode ser então essa, cuja representação, mesmo sem tomar em consideração o efeito que dela se espera, tem de determinar a vontade para que esta se possa chamar boa absolutamente e sem restrição? Uma vez que despojei a vontade de todos os estímulos que lhe poderiam advir de obediência a qualquer lei, nada mais resta do que a conformidade a uma lei universal das ações em geral que possa servir de único princípio à vontade, isto é: devo proceder sempre de maneira que eu possa querer também que a minha máxima se torne

uma lei universal. KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 115 (adaptado).

O texto acima se refere ao imperativo categórico de Kant, que corresponde à seguinte máxima: a) age segundo a máxima que exprime o teu dever. b) age segundo a máxima cuja lei seja escolher o

melhor meio para se atingir um fim. c) age apenas segundo a máxima que esteja em

conformidade com a lei imutável da natureza. d) age apenas segundo a máxima tal que possa, ao

mesmo tempo, querer que ela se torne lei universal. e) age segundo a máxima que, mesmo contrária à tua

vontade, possa ser tomada como lei da natureza.

(...) se a razão só por si não determina suficientemente a vontade, se está ainda sujeita a condições subjetivas (a certos móbiles) que não coincidem sempre com as objetivas; numa palavra, se a vontade não é em si plenamente conforme à razão (como acontece realmente entre os homens), então as ações, que objetivamente são reconhecidas como necessárias, são subjetivamente contingentes, e a determinação de uma tal vontade, conforme a leis objetivas, é obrigação. Kant. Fundamentação da metafísica dos costumes. Coleção Os Pensadores. Segunda Seção, §12.

De acordo com esse texto, é correto afirmar que as inclinações a) tornam a lei moral subjetiva. b) determinam a vontade objetivamente. c) fazem que a lei moral seja vivenciada como uma

obrigação. d) possuem caráter imperativo. e) são parte da natureza humana como ser racional.

HISTÓRIA

Analise o poema abaixo, composto por Fernando Pessoa e disponível em sua obra Mensagem. ‘Screvo meu livro à beiramágoa. Meu coração não tem que ter. Tenho meus olhos quentes de água. Só tu, Senhor, me dás viver. Só te sentir e te pensar Meus dias vácuos enche e doura. Mas quando quererás voltar? Quando é o Rei? Quando é a Hora?

Page 11: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

9 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

Quando virás a ser o Cristo De a quem morreu o falso Deus, E a despertar do mal que existo A Nova Terra e os Novos Céus? Quando virás, ó Encoberto, Sonho das eras português, Tornar-me mais que o sopro incerto De um grande anseio que Deus fez? Ah, quando quererás voltando, Fazer minha esperança amor? Da névoa e da saudade quando? Quando, meu Sonho e meu Senhor? Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pe000004.pdf. Acesso em abril de 2018.

É correto afirmar que o poema de Fernando Pessoa a) retoma uma concepção mítica que, ao remontar ao

desaparecimento de D. Sebastião, no século XVI, possui raízes históricas em Portugal.

b) vincula a resolução das dificuldades, até então enfrentadas pela coroa portuguesa, ao apego ao Cristianismo, adquirindo um caráter messiânico.

c) corrobora a visão, até então predominante em Portugal, de que o retorno de D. João VI para a Europa possibilitaria a superação das dificuldades reinóis.

d) esclarece, sem fundamentos místicos e históricos, os motivos do fim da dinastia e Avis e a ascensão dos Habsburgo ao trono português.

e) enaltece as Grandes Navegações portuguesas, cujo sucesso seria explicado pela união de fatores religiosos e políticos.

No livro Investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações, publicado em 1776, Adam Smith argumentou que um agente econômico, procurando o lucro, movido pelo seu próprio interesse, acaba favorecendo a sociedade como um todo. Esse ponto de vista é um dos fundamentos a) do liberalismo, que dispensou a regulamentação da

economia pelo Estado. b) do utilitarismo, que defendeu a produção

especializada de objetos de consumo. c) do corporativismo, que propôs a organização da

sociedade em grupos econômicos. d) do socialismo, que expôs a contradição entre

produção e apropriação de riqueza. e) do mercantilismo, que elaborou princípios de

protecionismo econômico.

As ideias iluministas começaram a circular no Brasil na segunda metade do século XVIII. Elas refletiram-se em vários campos da atividade e do conhecimento humano. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta um filósofo deste período, cujo pensamento incentivou, de forma relevante, a Inconfidência Mineira. a) Jean-Jacques Rousseau b) Adam Smith c) François Quesnay d) Vicent de Gournay e) Nicolau Maquiavel

Entre os séculos XVI e XVIII, ocorreram diversas transformações culturais na Europa ocidental, muitas delas presentes na sociedade ocidental contemporânea. Sobre essas transformações, leia as seguintes afirmações: I. O Liberalismo econômico, na segunda metade do

século XVIII, criticava o sistema colonial, defendendo a manutenção dos monopólios como geradores de riqueza da sociedade.

II. As grandes revoluções burguesas do século XVIII refletem, em parte, algumas ideias dos filósofos iluministas, dentre elas, a de que o Estado não possui poder ilimitado e nada mais é do que a somatória do poder dos membros da sociedade.

III. A federalização política é compatível com a democracia orgânica, portanto, se não houver centralização e dependência dos poderes ao Executivo, não há paz social.

IV. A fim de proteger a economia nacional, cada governo deve intervir no mercado, estimulando as exportações e restringindo as importações.

V. O Estado, simples guardião da lei, deve interferir pouco, apenas para garantir as liberdades públicas e as propriedades dos cidadãos.

Está correto apenas o que se afirma em a) I, II e IV. b) I, II e V. c) I, II e III. d) II e IV. e) I e III.

Analise as afirmativas seguintes a respeito da promoção do desenvolvimento econômico da Amazônia por meio de instituições governamentais.

Page 12: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

10 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

I. Os governos militares realizaram uma espécie de reforma agrária, distribuindo pequenas propriedades a trabalhadores rurais em parceria com os grandes proprietários.

II. Com a criação de órgãos como Sudam e Suframa, o Estado brasileiro desenvolveu um projeto econômico na Amazônia associando as idéias de ocupação e integração.

III. Desde 1967, na Zona Franca de Manaus instalaram-se indústrias que operam as fases finais de montagem e acabamento de bens de consumo duráveis.

Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se todas as afirmativas estiverem corretas. e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas

“Embora não tenha queimado ninguém nos seis anos que permaneceu no Pará, o Santo Ofício incriminou direta ou indiretamente 485 pessoas, na maioria índios e caboclos acusados de magia negra e rituais satânicos, confundindo o conhecimento milenar dos pajés e de medicina tribal com tais práticas consideradas heréticas” (Santo Ofício: Padre Antonio Vieira - uma síntese da história da Amazônia; Lenilson Melo Coelho. Concorde, Manaus, 2004).

A respeito do Ensino Religioso no Brasil, durante o período acima, pode-se afirmar: a) Neste período convive-se com o fio condutor do

texto da Carta Magna de 1824, onde a religião passa a ser um dos principais aparelhos ideológicos do Estado, concorrendo para o fortalecimento da dependência ao poder político por parte da Igreja.

b) O período fala da posição do documento do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, frente a realidade religiosa no Pará.

c) O que se desenvolve foi a evangelização segundo os esquemas da época, ou seja, a cristianização por delegação pontifícia, autoridade de Roma, como justificativa do poder estabelecido, em decorrência do regime do padroado.

d) Nesse contexto, o ensino da religião passa pelos mais controvertidos questionamentos uma vez tomados como principal empecilho para implantação do novo regime, em que a separação entre Estado e Igreja se dá pelos víeis dos ideais do positivismo.

e) Nesse período ainda não existia a integração entre a escola, igreja e sociedade política e econômica.

A Revolução Farroupilha (1835-1845) no Rio Grande do Sul, inscrita no quadro nacional de revoltas provinciais, apresenta um conjunto complexo de condicionamentos específicos.

Do ponto de vista econômico, é correto apontar como um desses condicionamentos

a) o incentivo do governo central à economia colonial

alemã e italiana, em prejuízo da pecuária. b) as restrições legais do governo central ao ingresso de

escravos nas charqueadas gaúchas. c) a proibição da livre exportação de trigo e gado sul-

rio-grandenses para o Uruguai e a Argentina. d) a falta de estímulo estatal à nascente indústria

gaúcha, que competia desigualmente com o Rio de Janeiro e São Paulo.

e) a importação do charque platino, sem proteção para a produção similar gaúcha no mercado interno brasileiro.

A luta política pela Anistia, expressa nesse cartaz, a) foi encampada pelo general Geisel que a contemplou

em seu programa cujo lema era “abertura lenta, gradual e segura”, responsável pela volta de um grande número de exilados, logo após sua posse como presidente.

b) alcançou suas reivindicações apenas com o fim do regime militar brasileiro, que ocorreu após a vitória da campanha das Diretas Já e a eleição de Tancredo Neves para a presidência.

Page 13: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

11 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

c) contribuiu para que uma Lei de Anistia fosse aprovada durante o governo do general Figueiredo, lei essa que anistiou também os militares envolvidos no desaparecimento de pessoas, em práticas de tortura e em outras ações de repressão política.

d) levou à formação de uma Comissão da Verdade, ativa atualmente uma vez que o governo brasileiro, ao contrário do argentino e os de outros países vizinhos que viveram regimes militares, jamais anistiou os crimes políticos cometidos durante a ditadura.

e) iniciou-se no auge da ditadura no Brasil, em 1968, quando os militares concederam uma limitada liberdade partidária, que garantia a existência de apenas dois partidos: o MDB (partido de oposição) e a Arena (partido da situação).

Pierre A. Renoir, artista francês, ao realizar seu trabalho, Baile no Moulin de la Galete, em 1876, registrou a alegria, otimismo e a intensa movimentação em Paris, no final do século XIX: a Belle Époque. Esse período, marcado por um intenso progresso científico e tecnológico que, de forma acelerada, apontava para um período de prosperidade e paz. Todavia, sob a aparente tranquilidade e segurança desse cenário, desenrolavam-se inúmeros fatores de insatisfação, que acabaram por levar à Grande Guerra de 1914. A respeito dos precedentes que levaram ao conflito mundial, é incorreto afirmar que a) a Alemanha, para combater a concorrência

comercial, adotou uma política de expansão pelo uso da força militar, fechando-se perante qualquer solução diplomática, provocando inúmeros atritos com os demais países, que só foram solucionados por meio da guerra.

b) apesar de persistirem antigas rugas, entre Inglaterra e França, os mesmos se aliaram, junto com a Rússia, em 1907, formando a Tríplice Entente, com o objetivo de combater os interesses imperialistas alemães, sobre os mercados chineses e africanos.

c) mesmo apresentando um cenário tranquilo, várias nações europeias se dedicaram em fortalecer o exército, marinha, e adotar o serviço militar obrigatório. Esse período, de corrida armamentista e ausência de guerras, ficou conhecido como Paz Armada (1870-1914).

d) os países europeus tinham necessidade de expandirem seus mercados consumidores e, na disputa pelos mesmos, fizeram surgir diversas zonas de tensão, além de despertarem o sentimento cívico e patriótico, nas regiões sob o domínio estrangeiro.

e) o atentado de Sarajevo acabou se tornando o estopim para o início da guerra, não tanto pela gravidade do fato em si, mas, sobretudo, devido à série de acordos e alianças, que foram estabelecidos entre vários países, que se comprometiam a se auxiliarem mutuamente.

Leia o texto. O dia 24 de outubro de 1929 marca o início do que muitos historiadores consideram a pior crise econômica da história do capitalismo. Nesse dia, a bolsa de valores de Nova Iorque sofreu a maior baixa de sua história e, devido à centralidade dos Estados Unidos na economia mundial, a crise se espalhou para diversos países. Entre os fatores causadores da crise destacam-se a) a ascensão de regimes nazifascistas, com forte apelo

nacionalista, na Itália e na Alemanha, e a aceleração do crescimento econômico do chamado BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

b) o descompasso entre a produção e o consumo no mercado dos EUA, e a diminuição das exportações desse país para a Europa, o que gerou aumento dos estoques de produtos agrícolas e industrializados e a queda brusca do valor das ações das empresas no mercado financeiro.

c) o endividamento dos Estados Unidos, em consequência da devastação que o país sofreu na Primeira Guerra Mundial, e a falência da França e da Inglaterra, que deixaram de cumprir seus compromissos financeiros com a comunidade internacional.

d) a brusca desvalorização do dólar no mercado internacional, provocada pelo aumento do preço das commodities agrícolas dos países em desenvolvimento, e a política de substituição de importações, adotada pelas economias asiáticas.

e) as medidas protecionistas adotadas pela União Soviética, favorecendo as indústrias dos países do Leste europeu, e as barreiras alfandegárias impostas aos produtos estadunidenses por parte dos integrantes da Zona do Euro.

Page 14: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

12 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

Rosa Luxemburgo, destacada intelectual marxista, escreveu, em 1918, a obra A Revolução Russa. Leia com atenção o trecho a seguir: “A liberdade é sempre a liberdade de quem pensa de maneira diferente (...). A ditadura do proletariado deve ser obra da classe e não de uma pequena minoria dirigente em nome da classe (...). Sem eleições gerais, sem liberdade irrestrita de imprensa, de reunião e discussão (...), algumas dezenas de dirigentes do Partido (...) comandam e governam (...). Entre eles, a direção, na verdade, está nas mãos de uma dúzia de homens, e uma elite, escolhida na classe operária, é de tempos em tempos convocada a aplaudir os discursos dos chefes e votar por unanimidade as resoluções que lhe são apreendidas”. Rosa Luxemburgo. A Revolução Russa. Citado em: Antoine Prost. Gérard Vincent (orgs). História da Vida Privada: Da Primeira Guerra aos nossos dias. v.5. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, pp. 419-420.

É correto afirmar que, para a autora, o processo revolucionário russo a) contribuiu para a imposição das leis proletárias para

o restante da União Soviética. Segunda essa visão, aos soviéticos, por serem a elite socialista, caberia a liderança sobre o restante dos países marxistas.

b) resultou na criação de uma ditadura por parte dos dirigentes do partido, e não do proletariado. Em sua visão, a ditadura do proletariado deveria partir da classe e não de um grupo de dirigentes que fala em seu nome.

c) criou uma elite burocrática semelhante aos demais países capitalistas. Por isso, o governo stalinista deveria ser substituído pela ditadura do proletariado, com ampla participação do operariado urbano na condução do país.

d) resultou de uma coalizão de forças entre o campesinato e o operariado urbano. Daí a necessidade, apontada no texto, de estabelecer um governo centralizador, que fosse capaz de congregar interesses diversos.

e) estabeleceu o comando proletário sobre os dirigentes do partido, razão pela qual o governo se encontrava sem credibilidade. A solução, segundo o texto, seria atentar para os múltiplos interesses envolvidos, e conciliá-los no governo.

A Segunda Guerra Mundial eclodiu quando, no final da década de 1930, Hitler iniciou seu programa de expansão do nazismo pela Europa. Esse conflito durou até o ano de 1945, quando os chamados Aliados (Estados Unidos, União Soviética, França e Inglaterra) derrotaram a Alemanha.

Assinale a alternativa CORRETA sobre esse conflito. a) O Brasil, através da Força Expedicionária Brasileira

(FEB), enviou soldados para combater os Aliados na Europa e, com isso, reafirmou sua posição de apoio aos países do Eixo.

b) Os Estados Unidos não participaram da Guerra desde seu início. Apenas declararam guerra ao Eixo (Alemanha, Itália e Japão) após o ataque à base estadunidense de Pearl Harbor.

c) A participação da União Soviética, na Segunda Guerra Mundial, foi interrompida devido à eclosão de uma revolução socialista, que derrubou o czarismo e levou o operariado ao poder.

d) Durante a Guerra, o envio de judeus para os campos de concentração nazistas recebeu duras críticas da população alemã, que não apoiava a ideia de Hitler de exterminar este povo.

e) Esse conflito desenvolveu-se, basicamente, em solo, sendo bastante raro, na época, o uso de aviões ou de embarcações para fins militares.

GEOGRAFIA

O Brasil atingiu a marca recorde de 59.627 mil homicídios em 2014, uma alta de 21,9% em comparação aos 48.909 óbitos registrados em 2003. A violência tornou-se um fenômeno cotidiano. Observe o mapa para responder à questão.

A leitura do mapa e os conhecimentos sobre a dinâmica demográfica brasileira permitem afirmar que a) as unidades com maior crescimento da violência são

as que apresentam as mais elevadas taxas de urbanização.

Page 15: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

13 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

b) os diferentes níveis de aumento da violência transformaram o país em um arquipélago sem fortes relações entre as partes.

c) regiões com maiores problemas socioeconômicos apresentaram maior crescimento da violência no período.

d) novos estudos têm demonstrado que os indicadores sociais exercem pouca influência sobre o aumento da violência.

e) as diferenças territoriais, como o rural e o urbano ou o centro e a periferia, não chegam a influir no aumento da violência.

As violações dos direitos humanos relacionadas aÌ orientação sexual e à identidade de gênero, que vitimizam fundamentalmente a população LGBT, constituem um padrão que envolve diferentes espécies de abusos e discriminações. Observe os dados do Disque Direitos Humanos (Disque 100) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, para os anos de 2012 e 2013.

A partir dos dados acima, é correto afirmar que a) as maiores quedas percentuais no número de

denúncias ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Amapá.

b) o registro de denúncias diminuiu em todo o país. c) a maior variação percentual ocorreu nos casos de

denúncias coletivas, com vítima difusa, representados na tabela por “NA”.

d) os estados do Nordeste tiveram uma variação percentual inferior à média nacional.

e) os estados do Sul pouco variaram suas taxas, mantendo os mesmos números de denúncias.

Segundo dados do DATALUTA (Banco de Dados da Luta pela Terra), no ano de 2015, havia no Brasil, mais de 38 mil famílias lutando por acesso à terra, organizadas em 21 movimentos sociais. O DATALUTA revela ainda que as áreas ocupadas por latifúndios cresceram 375% nos últimos 30 anos. Já os dados divulgados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) evidenciam que 61 pessoas que estavam lutando pela terra foram assassinadas em 2016. Em 2017, somente nos primeiros cinco meses do ano, 36 pessoas foram assassinadas no campo brasileiro. Em relação à realização da reforma agrária, movimentos e organizações do campo denunciaram que no ano de 2016 nenhuma família foi assentada e nenhuma propriedade que descumpre a função social da terra foi desapropriada para este fim, como determina a Constituição Federal. O relatório “Terrenos da desigualdade: terra, agricultura e desigualdade no Brasil rural”, publicado pela Oxfam (2016), contribui para a compreensão dessas questões. Baseado em dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, o relatório evidencia que 4.013 pessoas físicas e jurídicas detentoras de terra possuem dívidas individuais acima de R$50 milhões o que somadas chegam a R$906 bilhões, uma dívida maior que o PIB de 26 estados, ou da metade do que o Estado brasileiro arrecadou em 2015. As terras pertencentes a esse grupo abrangem mais de 6,5 milhões de hectares, segundo informações cadastradas no Sistema Nacional de Cadastro Rural. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) estima que com essas terras seria possível assentar 214.827 famílias – considerando o tamanho médio do lote de 30,58 há/famílias assentadas. De acordo com a análise do texto e considerando-se a dinâmica da questão agrária brasileira, assinale a afirmação INCORRETA. a) Os grandes proprietários rurais são os responsáveis

pela produção da grande maioria dos produtos alimentícios e pelo sustento das contas públicas do Estado brasileiro. Eles geram a maioria dos empregos no meio rural e riquezas ao País, contraem empréstimos públicos a juros altos e pagam vultosas quantias em Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) na exportação de produtos primários, como a soja.

b) A agricultura familiar representa 90,2% do total das unidades de produção no Brasil, e, embora ocupe a menor quantidade de área, aproximadamente 30% do total destinado à agricultura, é a que mais produz alimentos (cerca de 70%) E, apesar de ser respon-

Page 16: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

14 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

sável por 74,4% dos empregos gerados no campo (12,3 milhões de pessoas) é a menos assistida pelo Estado.

c) Atualmente, menos de 1% dos grandes proprietários concentra 45% de toda a área rural do Brasil, enquanto os pequenos proprietários, com menos de 10 hectares, ocupam menos de 2,3% da área rural, ou seja, a concentração fundiária é um dos principais motivos para a violência no campo.

d) A paralisação das ações da reforma agrária, a conjuntura política do País e as medidas postas em prática nos últimos 02 anos impulsionaram o contexto de violência vivido pelas comunidades camponesas.

e) O crescimento da bancada ruralista no congresso nacional tem agravado a suspensão do conjunto das políticas públicas destinadas às comunidades camponesas e aos trabalhadores/as rurais no Brasil, paralisando ainda a reforma agrária, a demarcação de terras indígenas, quilombolas e unidades de conservação.

A mineração tem provocado acidentes com consequên-cias socioambientais, como é o caso da catástrofe decorrente do rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG). Com base nos conhecimentos sobre a tragédia de Mariana e o meio ambiente, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) A onda de lama, que atingiu populações

ribeirinhas, deslocou-se pelo rio Doce através-sando municípios mineiros e capixabas até alcançar sua foz no oceano Atlântico.

( ) A ruptura da barragem do Fundão à jusante atingiu também a de Santarém à montante, causando-lhe sérias avarias e impactos ambientais.

( ) O mineral de ferro extraído pela mineradora era transportado, na forma pastosa, por minerodutos até o Espírito Santo, dispensando o transporte por estradas ou ferrovias.

( ) O Quadrilátero Ferrífero é uma região localizada no centro-sul de Minas Gerais, cuja estrutura geológica é formada por rochas do período pré-cambriano (era Proterozoica).

( ) A onda de rejeitos que atingiu o distrito de Bento Rodrigues provocou a migração pendular para a Região Metropolitana, com subsídio da empresa mineradora.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) V, F, V, V, F b) V, F, V, F, F

c) V, V, F, F, V d) F, V, F, V, F e) F, F, V, F, V

Examine o mapa.

O mapa apresenta o potencial de exploração da energia a) hidráulica. b) geotérmica. c) termoelétrica. d) eólica. e) solar.

Considere os itens a seguir. I. Entre as principais realizações destacam-se a

estabilização da moeda e a redução da inflação, assim como a abertura do mercado interno e a integração do país no mercado internacional.

II. Entre as consequências negativas destacam-se a recessão econômica, a quebra de bancos e empresas, assim como o aumento das demissões e do desemprego em todos os setores da economia.

Os itens I e II associam-se: a) A política de estabilização de Dilson Funaro que visou

conter a inflação e organizar a economia. b) O Plano Bresser, de reconstrução nacional, que

extinguiu o cruzeiro e criou uma nova moeda. c) A instituição de uma política econômica de caráter

recessivo por Fernando Collor de Mello.

Page 17: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

15 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

d) A mais importante realização econômica para conter a inflação do governo Itamar Franco.

e) O plano econômico do governo de José Sarney que implantou o congelamento de salários.

O resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que flutuações na taxa de desocupação podem ser causadas por “mudanças na probabilidade de um ocupado perder a ocupação, de um desocupado encontrar uma ocupação ou de indivíduos saírem e entrarem na força de trabalho, a População Economicamente Ativa (PEA)”. Observe a tabela abaixo.

Considerando os dados da tabela, assinale a alternativa correta sobre a mudança da taxa de desocupação no RS. a) A transição "da ocupação para a desocupação"

permaneceu inalterada no período entre o primeiro trimestre de 2014 e o primeiro trimestre de 2017.

b) O componente mais representativo, na explicação da mudança da taxa de desocupação para mulheres, foi “da ocupação para a desocupação”, com 32,6%.

c) O percentual da população que apresenta a mudança “de fora da PEA para a ocupação” é maior para mulheres do que para homens.

d) O componente mais representativo, na explicação da mudança da taxa de desocupação para homens, foi “de desocupação para fora da PEA”.

e) O percentual da população que apresenta a mudança “de fora da PEA para a desocupação” é maior para homens do que para mulheres.

Na década de 1990, a abertura da economia brasileira à concorrência internacional trouxe uma nova configuração à economia nordestina, buscando conectar a Região Nordeste aos fluxos de investimentos globalizados e ao mercado mundial. Nessa nova configuração, observa-se que ocorreu I. um redirecionamento dos investimentos para o

setor de indústrias de base, com produção destinada à exportação, incentivados pelos baixos custos da

força de trabalho da Região. II. um engajamento dos governos estaduais nordesti-

nos em diversificar os focos de incentivo ao capital para os mais diferentes setores da economia, contudo não mais com a finalidade de atender às necessidades do mercado do Sudeste, mas ao mercado externo.

III. o surgimento de enclaves econômicos modernos na agropecuária no oeste baiano e no sul do Maranhão e do Piauí, onde é forte a presença das culturas mecanizadas de soja, milho, arroz e feijão, associadas ao fluxo migratório de agricultores do sul do País.

IV. a execução de reformas estruturais no meio rural, como a reforma agrária, a qual suprimiu a hegemonia dos grandes proprietários de terra no Sertão e contribuiu para a redução da pobreza na Região.

V. a diversificação dos focos dos incentivos econômicos, direcionados também para o setor de serviços no qual o turismo recebeu prioridade através da implementação de empreendimentos hoteleiros.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

a) I, II e III b) I, III e IV c) I, III e V d) II, III e V e) II, IV e V

Page 18: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

16 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

O climograma abaixo corresponde a que tipo de clima?

Assinale a alternativa correta. a) Clima Mediterrâneo. b) Clima Subpolar. c) Clima Temperado Oceânico. d) Clima Tropical Litorâneo. e) Clima Temperado Continental.

A distribuição da radiação solar pela superfície terrestre é o principal desencadeador de fenômenos atmosfé-ricos. Nas regiões de maior latitude, a incidência de raios solares é a) difusa, o que promove baixas temperaturas médias. b) dispersa, o que promove áreas de baixa pressão. c) concentrada, o que promove altas temperaturas

médias. d) variável, o que promove estações do ano bem

definidas. e) perpendicular, o que promove áreas de clima seco.

Considerando-se que a Biogeografia “estuda as interações, a organização e os processos espaciais do presente e do passado, dando ênfase aos seres vivos – biocenoses – que habitam determinado local” (TROPPMAIR, H. Biogeografia e Meio Ambiente. Rio Claro: Divisa, 2004, p. 1), analise a alternativa INCORRETA.

a) existência e a distribuição dos seres vivos dependem

de fatores físicos e químicos que, inter-relacionados,

dão características ao ambiente físico. Por isso, é possível afirmar que paisagem é uma herança de processos de atuação antiga, remodelados e modifi-cados por processos de atuação recente.

b) A distribuição espacial das formações e associações vegetais depende de diferentes elementos e fatores, dentre os quais destacam-se o clima e o solo. O fator predominante é o solo, sendo que o clima exerce papel menos importante na distribuição dos biomas.

c) O endemismo de espécies é um bom indicador da extensão do tempo em que uma área ficou isolada, já que cada nova espécie de organismo que evolui em uma área particular e restrita terá sua distribuição limitada por barreiras que circundam a área de origem.

d) Além da abordagem das áreas core ou centrais dos biomas globais, a biogeografia também se preocupa em compreender o que determina as chamadas áreas de transição, as quais, algumas vezes, podem assumir características únicas a partir da junção de duas áreas core adjacentes.

e) Locais com características determinantes que possibilitam grande biodiversidade são conhecidos como “hot-spots de biodiversidade”, os quais ocupam 1,32% e toda a superfície terrestre e contêm cerca de 50% das espécies terrestres.

‘A noção de Cartografia enquanto um conjunto de técnicas utilizadas com finalidade de representar elementos e fenômenos evidenciados no espaço geográfico é tão antiga quanto a própria humanidade. À medida que os grupos humanos passaram a se organizar coletivamente, as representações espaciais foram criadas para demarcar os núcleos de povoamento e os próprios territórios de caça dessas

Page 19: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

17 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

sociedades mais antigas. Ao longo dos séculos, essas representações, os mapas, foram evoluindo bem como seus fins foram se tornando mais complexos’ (Menezes, P. M. L.; Fernandez, M. C. Roteiro de Cartografia, 2013).

Sobre a Cartografia e os temas relacionados, analise as proposições abaixo: I. o sistema horário mundial ou fusos horários

caracterizam-se pela definição de uma grade de meridianos principais com intervalo de 15º entre si. Os fusos horários têm como referência o Meridiano de Greenwich.

II. a escala cartográfica de um mapa é a razão entre uma medida realizada sobre esse e sua medida real. Diferentes áreas do conhecimento e profissionais utilizam o recurso da escala cartográfica, tais como a geografia, a engenharia, a arquitetura, dentre outros.

III. o horário de verão ou horário de aproveitamento da luz diurna é adotado no Brasil e em inúmeros outros países como medida de economia de eletricidade. No Brasil, alguns estados, principalmente do Norte e Nordeste não adotam o horário de verão em função da abundância de energia hidrelétrica, devido à presença das usinas instaladas no Rio São Francisco e nos diversos rios amazônicos.

IV. no sistema de coordenadas geográficas, latitude refere-se ao ângulo e à distância entre o local desejado e o Meridiano de Greenwich, com valores que variam entre 0º e 90º, tanto para Norte, quanto para Sul. Por sua vez, a longitude refere-se ao ângulo e à distância entre a Linha do Equador e o local desejado, com valores que variam entre 0º e 180º, tanto para Leste como para Oeste.

V. o Sistema de Informação Geográfica, o Sensoria-mento Remoto e o Sistema de Navegação Global por Satélite são amplamente utilizados para diferentes fins cartográficos.

Sobre os enunciados acima, assinale a alternativa que apresente os itens CORRETOS. a) Estão corretas as alternativas II, III e V. b) Estão corretas as alternativas III e IV. c) Estão corretas as alternativas I, II e III. d) Estão corretas as alternativas II e IV. e) Estão corretas as alternativas I, II e V.

MATEMÁTICA

A turma de espanhol de uma escola é composta por 20 estudantes. Serão formados grupos de três estudantes para uma apresentação cultural. De quantas maneiras se podem formar esses grupos, sabendo-se que dois dos estudantes não podem pertencer a um mesmo grupo? a) 6.840 b) 6.732 c) 4.896 d) 1.836 e) 1.122

A prova final de Geografia de uma escola é composta de 10 itens com alternativas do tipo “verdadeiro ou falso”. De quantas maneiras diferentes um estudante poderá responder esta prova, de forma que ele só assinale apenas uma alternativa em cada questão? a) 20 b) 64 c) 256 d) 512 e) 1024

Estima-se que o número de clientes C(h) presentes em um supermercado, durante um domingo, das 6:00 até as 22:00, num horário h, é dado pela função C(h) = - 3h2 + 84 - 132 (Considere 6 h 22). Determine o maior número de clientes presentes no supermercado. a) 192 b) 64 c) 456 d) 132 e) 84

O lote onde a casa de Josefina foi construída tem 849 m2. A casa ocupa 24% desse espaço, a garagem, 6,5% e o restante é o jardim. Assinale a alternativa que apresenta quantos metros quadrados tem o jardim. a) 583,8 m2.

Page 20: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

18 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

b) 211,2 m2. c) 54,6 m2. d) 453 m2. e) 276,97 m2.

A loja Bem Barato está com a seguinte promoção: “Na compra de uma geladeira, uma lava-roupa tanquinho e um forno de micro-ondas, todos da marca Elizabeth III, o cliente paga R$1.530,00 em 8 vezes sem juros”. Se a geladeira custa o triplo do forno de micro-ondas e custa 360 reais a mais que a lava-roupa tanquinho, quanto o cliente pagará se comprar apenas a lava-roupa tanquinho e o forno de micro-ondas? a) 840 reais b) 805 reais c) 780 reais d) 750 reais e) 720 reais

Podemos calcular o volume de uma caixa retangular, como na figura abaixo, de dimensões a, b e c fazendo V = a.b.c.

Sabendo que 1 mL = 1 cm3, calcule, em litros, o volume de água necessária para encher um tanque retangular de largura a = 80 cm, profundidade b = 40 cm e altura c = 60 cm. a) 1.920 L b) 192 L c) 19,2 L d) 19.200 L e) 192.000 L

Um tanque no formato de um cilindro circular reto, cujo raio da base mede 2 m, tem o nível da água aumentado em 25 cm após uma forte chuva. Essa quantidade de água corresponde a 5% do volume total de água que cabe no tanque.

Assinale a alternativa que melhor aproxima o volume total de água que cabe no tanque, em m3. a) 57 b) 60 c) 63 d) 66 e) 69

No final do ano de 2005, o número de casos de dengue registrados em certa cidade era de 400 e, no final de 2013, esse número passou para 560. Admitindo-se que o gráfico do número de casos registrados em função do tempo seja formado por pontos situados em uma mesma reta, é CORRETO afirmar que, no final de 2015, o número de casos de dengue registrados será igual a: a) 580 b) 590 c) 600 d) 610

Um triângulo isósceles ABC tem como vértices da base os pontos A = (4, 0) e B = (0, 6). O vértice C está sobre a reta y = x - 4. Assim sendo, a inclinação da reta que passa pelos vértices B e C é a) 7/17 b) 10/23 c) 9/20 d) 12/25

Se uma das raízes do polinômio p(x) = x3 + x2 + 4x + 4 é o número complexo z = -2i, as outras raízes são: a) 1 e –1 b) –1 e 2i c) –1 e 2 d) –1 e 3 e) 2 e 2i

Dada a função f(x) = 2x + 1, sabe-se que f(0) + f(1) + f(2) + ... + f(99) = a.10n. Os valores de a e n podem ser, respectivamente:

Page 21: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

19 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

a) 2 e 3 b) 1 e 5 c) 2 e 4 d) 1 e 4 e) 3 e 4

Considere o conjunto dos 51 primeiros múltiplos positivos de 3. Seja μ sua média e M sua mediana. Podemos afirmar que a) μ = 75 b) M =77 c) μ = M d) | μ – M | = 0,5

e) 2M 1μ

BIOLOGIA

No interior de uma célula mantida a 40 0C ocorreu uma reação bioquímica enzimática exotérmica. O gráfico 1 mostra a energia de ativação (EA) envolvida no processo e o gráfico 2 mostra a atividade da enzima que participa dessa reação, em relação à variação da temperatura.

Se essa reação bioquímica ocorrer com a célula mantida a 360C a energia de ativação (Ea) indicada no gráfico 1 e a velocidade da reação serão, respectivamente, a) a mesma e a mesma. b) maior e menor. c) menor e menor. d) menor e maior. e) maior e maior.

Analise estas figuras, em que estão representadas fases da vida de um organismo encontrado em lagoas hipersalinas:

- O organismo apresenta inúmeras células.

Page 22: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

20 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

- O organismo sem membrana nuclear e com um cromossomo sofre divisão.

- O organismo alimenta-se de matéria orgânica (FONTE: "Journal of Structural Biology", 145, mar. 2004.)

Esse organismo é uma bactéria que, surpreenden-temente, apresenta uma característica não usual ao grupo a que pertence.

É CORRETO afirmar que tal característica consiste no fato de essa bactéria a) ter número haploide de cromossomo. b) alimentar-se de forma heterotrófica. c) ser organismo multicelular. d) possuir DNA disperso no citoplasma.

Os esquemas dos ciclos biogeoquímicos mostram as vias de entrada e saída de diferentes compostos químicos nos seres vivos, entre os seres vivos e entre estes e o ambiente. Na figura abaixo, tem-se uma representação esquemática do ciclo do fósforo, importante elemento químico para os seres vivos.

Analise as proposições em relação a este elemento químico e ao seu ciclo na natureza. I. O fósforo é importante para os seres vivos, na sua

forma de íon fosfato, pois entra na composição química de moléculas como os ácidos nucleicos e de moléculas envolvidas no fornecimento de energia para as células.

II. Podem-se caracterizar dois ciclos do fósforo: um mais curto, feito diretamente entre seres vivos, solo e água. Outro, mais longo, que envolve a sedimen-tação do elemento, formação de rochas, movimentos geológicos e decomposição das rochas.

III. Os seres vivos podem eliminar o fosfato pelas fezes.

IV. O fosfato combinado a um glicerídeo forma os fosfolipídios, principal componente das membranas celulares.

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Em certos países europeus nos quais a produção de energia é baseada na queima de carvão e óleo diesel, as chuvas ácidas têm provocado grandes danos à vegetação PORQUE os gases tóxicos como dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio reagem com o vapor d’água na

Page 23: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

21 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

atmosfera e formam, respectivamente, ácido sulfúrico e nítrico. Sobre essas duas proposições, é correto afirmar que a) a primeira é falsa, e a segunda, verdadeira. b) a primeira é verdadeira, e a segunda, falsa. c) as duas são verdadeiras, mas não estabelecem

relação entre si. d) as duas são verdadeiras, e a segunda é uma

justificativa da primeira.

Analise o processo de divisão celular representado de forma simplificada.

A diferença numérica de cromossomos entre o início e o fim desse processo objetiva a) manter a ploidia da espécie. b) impedir o surgimento de trissomias. c) diminuir o tempo do próximo ciclo celular. d) facilitar a duplicação do material genético. e) favorecer a eliminação de genes indesejáveis.

Leia o texto a seguir: No dia 5 de novembro de 2015, a cidade histórica de Mariana, que fez parte da Estrada Real, criada ainda no século XVII, foi o cenário principal do maior desastre ambiental da História do Brasil, de acordo com o Ibama. Por volta das 16h, a barragem de Fundão, da mineradora Samarco, se rompeu, provocando o vazamento de 62

milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de minério, matando 19 pessoas (entre moradores e funcionários da empresa), destruindo centenas de imóveis e deixando milhares de pessoas desabrigadas. O vazamento, considerado o maior de todos os tempos em volume de material despejado por barragens de rejeitos de mineração, provocou também a poluição do Rio Doce e danos ambientais que se estenderam aos estados do Espírito Santo e da Bahia. Fonte: http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/maior-desastre-ambiental-do-brasil-tragedia-de-mariana-deixou-19-mortos-20208009#ixzz4n2UUJzg0

Quanto aos danos na natureza, é CORRETO afirmar que a) o impacto ecológico é de fácil recuperação,

necessitando se retirar a lama depositada no fundo do Rio Doce.

b) a fauna e a flora podem retornar naturalmente ao ambiente, quando a lama se dispersar por meio da vazão do rio.

c) o dano é irreversível, sendo considerado pelos cientistas como uma área morta após o desastre natural.

d) a Mata ciliar do Rio Doce funcionará como um filtro da poluição presente na lama de rejeitos de minérios, ajudando na recuperação natural do ambiente.

e) a recuperação do leito do rio ocorrerá mediante intervenções de desassoreamento e biorremedia-ção, embora a fauna e a flora se recuperem lentamente.

Leia o texto a seguir:

A Phyllomedusa híbrida, triploide (39 cromossomos): um ser improvável, de acordo com as regras clássicas da evolução. Uma perereca verde, das matas do Sudeste e Sul do Brasil, ganhou o nome de Phyllomedusa tetraploidea por causa de uma característica rara entre vertebrados, a poliploidia. Cada célula somática dessa espécie abriga

Page 24: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

22 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

quatro cópias de cada cromossomo, ou seja, é tetraploide. Haddad e outros biólogos concluíram que a nova espécie deve ser o resultado do cruzamento entre machos e fêmeas de uma espécie diploide (2n = 26). A P. tetraploidea pode cruzar com os parentais, a Phyllomedusa distincta ou um ancestral comum, e formar pererecas híbridas triploides (3n = 39). Isso, em geral, ocasiona a formação de descendentes estéreis, mas, às vezes, o resultado pode ser um animal que Haddad chama de quase estéril, no qual os cromossomos se organizam de modo a permitir a produção de uns poucos gametas viáveis, “desrespeitando as definições clássicas de isolamento reprodutivo entre espécies diferentes”, diz ele. Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/10/17/os-primeiros-passos-de-novas-especies/ (Adaptado)

Sobre ploidia e especiação, assinale a alternativa CORRETA. a) A maioria dos vertebrados, dentre esses, peixes,

anfíbios, aves, répteis e mamíferos, possuem duas cópias de cada cromossomo em seus gametas e, por isso, são denominados diploides.

b) A P. tetraploidea é tetraploide porque os espermato-zoides e óvulos, que a originaram, eram diploides com duas versões de cada um dos 13 cromossomos do conjunto haploide da espécie.

c) Os gametas da perereca triploide formarão descendentes viáveis com 26 cromossomos em cada célula somática, resultantes do mecanismo pós-zigótico por causa das diferenças comportamentais durante o acasalamento.

d) Os descendentes triploides tentam cruzar com os parentais portadores de 52 cromossomos em cada célula somática, mas, em geral, são estéreis por causa da dificuldade do pareamento entre os quatro conjuntos de cromossomos.

e) A espécie tetraploide apresenta mecanismo pré-zigótico de isolamento reprodutivo de inviabilidade do híbrido, no qual os descendentes são vigorosos, porém estéreis.

Hospitais de diferentes regiões do país registram casos de contaminação pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenamase (KPC), que apresenta resistência à maioria dos medicamentos. Acredita-se que o uso inadequado de antibióticos tenha levado à seleção dessas formas mais resistentes. De acordo com as teorias darwinistas e neodarwinistas, o surgimento dessa superbactéria ocorreu por a) aumento da especiação. b) crescimento populacional. c) variações no material gênico.

d) ampliação da irradiação adaptativa. e) potencialização da convergência evolutiva.

Atente às seguintes afirmações sobre vacúolos, e assinale-as com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas: ( ) São estruturas características marcantes das

células vegetais. ( ) Participam da regulação das trocas de água nas

células vegetais. ( ) São essenciais para a manutenção e equilíbrio do

processo de respiração celular. ( ) São cavidades celulares associadas principalmente

à digestão de componentes celulares. A sequência correta, de cima para baixo, é: a) F, V, F, V. b) F, V, V, V. c) V, F, F, F. d) V, F, V, F. e) V, V, F, F.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que os pulmões desempenham um papel muito mais complexo no corpo de mamíferos do que pensávamos. Experimentos com ratos mostraram que esses órgãos produzem mais de 10 milhões de plaquetas por hora, o que equivale à maioria em circulação nesses animais. De acordo com a pesquisa, um conjunto de células-tronco sanguíneas residem no tecido pulmonar, fabricando esses fragmentos celulares. (Disponível em: <http://www.ageracaociencia.com/2017/07/10/foi-descoberta-umanova-funcao-inesperada-dos-pulmoes>. A capacidade de produzir esses elementos figurados do sangue faz com que os pulmões também tenham função na(o) a) síntese de proteínas. b) defesa do organismo. c) transporte de oxigênio. d) coagulação do sangue.

A mosca Drosophila melanogaster é um organismo modelo para estudos genéticos e apresenta alguns fenótipos mutantes facilmente detectáveis em laboratório. Duas mutações recessivas, observáveis nessa mosca, são a das asas vestigiais (v) e a do corpo escuro (e).

Page 25: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

23 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

Após o cruzamento de uma fêmea com asas vestigiais com um macho de corpo escuro, foi obtido o seguinte: F1 - todos os machos e fêmeas com fenótipo selvagem. F2 – 9/16 selvagem; 3/16 asas vestigiais; 3/16 corpo escuro; 1/16 asas vestigiais e corpo escuro. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos resultados obtidos para o cruzamento descrito. ( ) As proporções fenotípicas obtidas em F2 indicam

ausência de dominância, pois houve alteração nas proporções esperadas.

( ) Os resultados obtidos em F2 indicam um di-hibridismo envolvendo dois genes autossômicos com segregação independente.

( ) As proporções obtidas em F2 estão de acordo com a segunda Lei de Mendel ou Princípio da segregação independente dos caracteres.

( ) Os pares de alelos desses genes estão localizados em cromossomos homólogos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) V – V – F – F. b) V – F – V – F. c) V – F – F – V. d) F – F – V – V. e) F – V – V – F.

A cidade de São Paulo, atravessada por dois grandes rios, Tietê e Pinheiros, e seus inúmeros afluentes, é frequentemente assolada por grandes enchentes nos períodos chuvosos. Após as enchentes, seguem-se casos de leptospirose. Um político, em sua campanha, propõe acabar com a doença, adotando as cinco medidas seguintes. I. Exterminar o maior número possível de ratos. II. Aplicar semanalmente inseticidas nas margens dos

rios. III. Multar as famílias que acumulam água nos fundos

dos quintais. IV. Evitar o acúmulo de lixo próximo a residências e

margens dos rios. V. Desenvolver campanha para estimular o uso de

calçados, principalmente em dias de chuva. As medidas que, de fato, podem contribuir para acabar com a leptospirose são a) I e II. b) II e III. c) I e IV.

d) III e V. e) IV e V.

QUÍMICA

Segundo Chang e Goldsby, o movimento quantizado de um elétron de um estado de energia para outro é análogo ao movimento de uma bola de tênis subindo ou descendo degraus. A bola pode estar em qualquer degrau, mas não entre degraus. Essa analogia se aplica ao modelo atômico proposto por a) Sommerfeld. b) Ruterford. c) Heinsenberg. d) Bohr.

Uma determinada quantidade de metano (CH4) é coloca-da para reagir com cloro (Cℓ2) em excesso, a 400 0C, gerando HCℓ(g) e os compostos organoclorados H3CCℓ, H2CCℓ2, HCCℓ3, CCℓ4, cujas propriedades são mostradas na tabela. A mistura obtida ao final das reações químicas é então resfriada a 250C, e o líquido, formado por uma única fase e sem HCℓ, é coletado.

Compos-to

Ponto de

fusão (ºC)

Ponto de ebulição

(ºC)

Solubili-dade em água a

25ºC (g/L)

Densida-de do

líquido a 25ºC

(g/mL) H3CCℓ - 97,4 - 23,8 5,3 - H2CCℓ2 - 96,7 39,6 17,5 1,327 HCCℓ3 -63,5 61,2 8,1 1,489 CCℓ4 - 22,9 76,7 0,8 1,587

A melhor técnica de separação dos organoclorados presentes na fase líquida e o primeiro composto a ser separado por essa técnica são: a) decantação; H3CCℓ . b) destilação fracionada; CCℓ4. c) cristalização; HCCℓ3 d) destilação fracionada; H2CCℓ2. e) decantação; CCℓ4.

O elemento bromo apresenta massa atômica 79,9. Supondo que os isótopos 79Br e 81Br tenham massas atômicas, em unidades de massa atômica, exatamente iguais aos seus respectivos números de massa, qual será a abundância relativa de cada um dos isótopos?

Page 26: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

24 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

a) 75% 79Br e 25% 81Br. b) 55% 79Br e 45% 81Br. c) 50% 79Br e 50% 81Br. d) 45% 79Br e 55% 81Br. e) 25% 79Br e 75% 81Br.

Em temperatura ambiente, adicionou-se uma porção de ácido clorídrico 6 mol L-1 a uma solução aquosa contendo os íons metálicos Co2+, Cu2+, Hg2+ e Pb2+. Assinale a opção que apresenta os íons metálicos que não foram precipitados. a) Co2+ e Cu2+ b) Co2+ e Hg2+ c) Co2+ e Hg2+ d) Co2+ e Pb2+ e) Hg2+ e Pb2+

A exposição ao benzopireno é associada ao aumento de casos de câncer. Observe a fórmula estrutural dessa substância:

Com base na fórmula, a razão entre o número de átomos de carbono e o de hidrogênio, presentes no benzopireno, corresponde a: a) 3/7 b) 6/5 c) 7/6 d) 5/3

Bebidas alcóolicas, como licores artesanais, podem, algumas vezes, apresentar metanol, uma substância tóxica, imprópria para o consumo. Quando exposto a algum agente oxidante, o metanol sofre oxidação. A equação química dessa reação é

a)

b)

c)

d)

A seguir, está representada a estrutura do éster responsável pelo flavor de abacaxi.

Marque a opção que indica corretamente os reagentes que podem ser usados para produzir esse éster via reação de esterificação catalisada por ácido. a) 3 2 2 3 2CH (CH ) COOH CH CH OH

b) 3 2 3 2CH CH COOH CH CH C

c) 3 2 2 2 3CH CH CH CH OH CH COOOH

d) 3 2 2 3 3 2 2 3CH (CH ) COCH CH CH CH CH

e) 3 2 2 3 2CH (CH ) CHO CH CH OH

O luminol é uma substância luminescente utilizada para a identificação de manchas de sangue em cenas de crimes. A sua luminescência pode ser testada utilizando uma série de reagentes, dentre os quais está o hidróxido de sódio aquoso em concentração 10%. Para que um perito possa preparar 250 mL de uma solução de hidróxido de sódio na concentração desejada para análise, quantos gramas de hidróxido de sódio são necessários? a) 2,5 g b) 0,25 g c) 10 g d) 0,10 g e) 25 g

A concentração de cloreto de sódio no soro fisiológico é 0,15 mol/L. Esse soro apresenta a mesma pressão osmótica que uma solução aquosa 0,15 mol/L de a) sacarose, C12H22O11 b) sulfato de sódio, Na2SO4 c) sulfato de alumínio, Aℓ2(SO4)3 d) glicose, C6H12O6 e) cloreto de potássio, KCℓ

Page 27: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

25 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

O hormônio melatonina é responsável pela sensação de sonolência. Em nosso organismo, a concentração de melatonina começa a aumentar ao anoitecer, atinge o máximo no meio da noite e decresce com a luz do dia. A melatonina é sintetizada a partir do aminoácido triptofano, em quatro etapas catalisadas por diferentes enzimas, sendo que a enzima 3 é degradada em presença de luz.

Considere as seguintes afirmações a respeito desse processo: I. Na etapa 2, há perda de dióxido de carbono e, na

etapa 3, a serotonina é transformada em uma amida. II. A manipulação de objetos que emitem luz, como

celulares e tablets, pode interromper ou tornar muito lento o processo de transformação da serotonina em N-acetil-serotonina.

III. O aumento da concentração de triptofano na corrente sanguínea pode fazer com que a pessoa adormeça mais lentamente ao anoitecer.

É correto o que se afirma em a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas. d) III, apenas. e) I, II e III.

O dióxido de nitrogênio é um gás de cor castanha que se transforma parcialmente em tetróxido de dinitrogênio, um gás incolor. O equilíbrio entre essas espécies pode ser representado pela equação:

2 NO2(g) ⇄ N2O4(g) ΔH < 0 Com base nas informações apresentadas e considerando as seguintes condições reacionais: I. Aumento da pressão. II. Aumento da temperatura. III. Adição de N2O4(g). IV. Adição de NO2(g). Marque a alternativa que indica apenas as condições que deslocam o equilíbrio para a direita.

Page 28: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

26 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

a) I, II e III. b) I e IV. c) III e IV. d) I e II. e) II, III e IV.

A seguir, estão representadas algumas substâncias químicas e seus respectivos valores para a constante de ionização ácida (ka), a 25 0C.

Estrutura da Substância Ka

I

6,3x10-5

II

3,8x10-4

III

1,3x10-10

IV

7,2x10-8

V

1,0x10-4

VI

6,5x10-11

Considerando os dados apresentados, é correto afirmar que a) grupos ligados ao anel aromático não influenciam o

caráter ácido. b) a base conjugada mais fraca, entre os fenóis, será a

gerada pela ionização da substância III. c) a substância com maior caráter ácido, de todas as

representadas, é a VI. d) a substância I tem menor caráter ácido do que a

substância II. e) o grupo nitro ligado ao anel aromático diminui o

caráter ácido dos fenóis.

FÍSICA

A figura a seguir mostra uma corda de densidade linear igual a 1 g/m, que passa por uma roldana. A sua extremidade esquerda está presa a um vibrador e, na extremidade direita, pendura-se um corpo de massa M Nessa situação, quando a distância L, entre o vibrador e a roldana, for 0,5 m e a vibração estiver na frequência de 200 Hz, a corda vibrará no modo fundamental. Com base nesses dados, o valor de M deve ser igual a: (g=10m/s2)

a) 3 kg b) 4 kg c) 5 kg d) 6 kg e) 7 kg

Um dos modelos usados na caracterização dos sons ouvidos pelo ser humano baseia-se na hipótese de que ele funciona como um tubo ressonante. Neste caso, os sons externos produzem uma variação de pressão do ar no interior do canal auditivo, fazendo a membrana (tímpano) vibrar. Esse modelo pressupõe que o sistema funciona de forma equivalente à propagação de ondas sonoras em tubos com uma das extremidades fechadas pelo tímpano. As frequências que apresentam ressonância com o canal auditivo têm sua intensidade reforçada, enquanto outras podem ter sua intensidade atenuada.

Page 29: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

27 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

Considere que, no caso de ressonância, ocorra um nó sobre o tímpano e ocorra um ventre da onda na saída do canal auditivo, de comprimento L igual a 3,4 cm. Assumindo que a velocidade do som no ar (v) é igual a 340 m/s, a frequência do primeiro harmônico (frequência fundamental, n = 1) que se formaria no canal, ou seja, a frequência mais baixa que seria reforçada por uma ressonância no canal auditivo, usando este modelo é

a) 0,025 kHz, valor que considera a frequência do

primeiro harmônico como igual a nv/4L e equipara o ouvido a um tubo com ambas as extremidades abertas.

b) 2,5 kHz, valor que considera a frequência do primeiro harmônico como igual a nv/4L e equipara o ouvido a um tubo com uma extremidade fechada.

c) 10 kHz, valor que considera a frequência do primeiro harmônico como igual a nv/L e equipara o ouvido a um tubo com ambas as extremidades fechadas.

d) 2.500 kHz, valor que expressa a frequência do primeiro harmônico como igual a nv/L, aplicável ao ouvido humano.

e) 10.000 kHz, valor que expressa a frequência do primeiro harmônico como igual a nv/L, aplicável ao ouvido e a tubo aberto e fechado.

A figura mostra a seção transversal de dois fios longos e paralelos, cada um conduzindo uma corrente de módulo igual a I, mas em sentidos contrários.

Sobre os módulos do campo magnético resultante, B1, B2 e B3, respectivamente, nos pontos P1, P2 e P3, é correto afirmar:

a) B1 = μi/(3𝜋d), B2 = μi/(𝜋d), B3 = μi/(3𝜋d), b) B1 = μi/(2𝜋d), B2 = μi/(2𝜋d), B3 = μi/(2𝜋d), c) B1 = μi/(3𝜋d), B2 = μi/(3𝜋d), B3 = μi/(3𝜋d), d) B1 = μi/(4𝜋d), B2 = μi/(𝜋d), B3 = μi/(4𝜋d), e) B1 = μi/(4𝜋d), B2 = 0, B3 = μi/(4𝜋d),

Em uma espira retangular condutora, conforme figura ao lado, circula uma corrente i no sentido horário.

Nesse caso, a expressão para o campo magnético total no centro da espira é: a) B = 6 μoi/(πL), entrando na página. b) B = 8 μoi/(πL), saindo do plano da página. c) B = 0. d) B = 6 μoi/(πL), saindo do plano da página. e) B = 8 μoi/(πL), entrando no plano da página.

Duas partículas de massas iguais a m estão localizadas em vértices opostos de um quadrado de lado d. Duas outras partículas, com massas iguais a 2m, estão localizadas nos outros dois vértices desse quadrado. Nessa situação, o módulo da força gravitacional que age sobre uma das partículas de maior massa é dado por: a) Gm2/d2(1 + 2√2) b) 3Gm2/d2

c) Gm2/d2

d) 2√2Gm2/d2

e) (3/2)Gm2/d2

Em um laboratório de Física, um estudante resolve analisar processos envolvendo colisões frontais entre corpos. Para isso prepara a experiência descrita e representada a seguir: • sobre uma mesa lisa e sem atrito, o estudante imprime

a um corpo A de massa M uma velocidade v1; • esse corpo choca-se, de forma perfeitamente

inelástica, com o corpo B em repouso e também de massa M;

• em seguida, o conjunto (corpos A e B) colide com um terceiro corpo C, também em repouso e com massa 2M.

Page 30: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

28 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

Nesse contexto, com relação às velocidades v1, v2 e v3, representadas na figura, identifique as afirmativas corretas: I. v3 corresponde a 25% de v1. II. v2 corresponde a 30% de v1. III. v3 corresponde a 50% de v2. IV. v2 corresponde a 50% de v1. V. v3 é igual a v2. a) II, III e V b) II, IV e V c) I, III, IV e V d) I, III e IV e) V

Sobre um bloco com massa 1,0kg, apoiado sobre uma mesa horizontal (figura ao lado), existe uma força dada pela equação cartesiana F = 1i + 3k, expressa no Sistema Internacional de Unidades (S.I.).

Considerando que o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a mesa é 0,2 e admitindo que, inicialmente, foi fornecida ao bloco uma velocidade de 4 m/s ao longo do eixo , é correto afirmar que o bloco, até parar, percorreu uma distância de: a) 16 m b) 20 m c) 32 m d) 40 m e) 80 m

O filósofo grego Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C) tentou explicar a constituição de todas as substâncias a partir dos elementos terra, ar, fogo e água. Demócrito (546 a.C - 460 a.C), cientista e matemático grego, formulou a ideia de haver um limite para a pequenez das partículas. Dizia ele que elas se tornariam tão pequenas que não mais poderiam ser divididas. Chamou de “átomo” essa partícula. Durante a maior parte do século XIX, foi o Modelo Atômico de Dalton, cientista inglês, que propôs a teoria atômica, que foi muito além do pensamento dos antigos. Essa teoria dizia que todas as substâncias são constituídas de pequenas partículas indivisíveis chamadas átomos. Pesquisas mais recentes descobriram que o átomo é formado por outras pequenas partículas denominadas de subatômicas. Na revista Superinteressante, foi publicado um artigo afirmando que um fio de cabelo de uma pessoa cresce a uma taxa de 0,06 cm ao dia. Sabendo-se que a distância entre duas camadas de átomos desse mesmo fio de cabelo é de 1,0 angstrom (10–10m) aproximada-mente, é correto afirmar que o número de camadas de átomos que surgem, a cada hora, é: a) 2,5 x 105

b) 3,5 x 106

c) 3,0 x 106

d) 4,0 x 105

e) 1,5 x 104

No MCU, o corpo descreve uma trajetória circular, que pode ser uma circunferência ou um arco de circunferência. As características deste tipo de movimento são as seguintes: a velocidade escalar permanece constante e a velocidade vetorial apresenta módulo constante, mas sua direção é variável. Considere dois carros de corrida que percorrem, lado a lado, uma curva circular. O primeiro percorre um semicírculo de raio R1, com velocidades angular w1 e linear v1 e o segundo, um semicírculo de raio R2, com velocidades angular w2 e linear v2. Como os dois carros estão sempre lado a lado, os dois semicírculos são percorridos ao mesmo tempo. Sabendo-se que R1 < R2, pode-se concluir que a) w1 = w2 e v1 < v2

b) w1 = w2 e v1 > v2

c) w1 < w2 e v1 < v2

Page 31: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

29 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

d) w1 > w2 e v1 > v2

e) w1 = w2 e v1 = v2

Dentre todas as aplicações da óptica geométrica, a que mais se destaca pelo seu uso no cotidiano é o estudo das lentes esféricas, seja em sofisticados equipamentos de pesquisa astronômica, ou em câmeras digitais comuns, seja em lentes de óculos ou lupas. Chamamos lente esférica o sistema óptico constituído de três meios homogêneos e transparentes, sendo que as fronteiras entre cada par sejam duas superfícies esféricas ou uma superfície esférica e uma superfície plana, as quais chamamos faces da lente. Nas figuras abaixo, estão representados por “O” os objetos e por “I”, suas respectivas imagens, para lentes convergentes e divergentes. Em cada uma das figuras, identifique com R, quando a imagem for real e com V, quando for virtual.

A sequência correta é: a) RRR b) RRV c) RVV d) VVV e) VVR

Duas cargas elétricas puntiformes estão fixadas nos pontos A e B, indicados na figura. Observa-se que o potencial eletrostático é nulo em C (o potencial também é nulo no infinito) e que, nesse ponto, o campo elétrico resultante E tem a direção e o sentido mostrados na figura.

Com essas informações, é possível expressar as cargas elétricas em termos de uma carga q arbitrária e positiva. Assim, as cargas em A e em B são respectivamente: a) q; –2q b) 2q; –q c) –q; q d) q; –q e) –2q; q

A figura a seguir representa as linhas de campo elétrico de duas cargas puntiformes.

Com base na análise da figura, podemos afirmar que: a) Os sinais das cargas não podem ser determinados b) A tem carga positiva e B tem carga negativa. c) Seria possível às linhas de campo elétrico se cruzarem. d) O módulo de A é oito vezes o módulo de B. e) O módulo de B é duas vezes o módulo de A.

Page 32: Caderno de Questões UEA... · que dá à planta o milagre da flor. ... O rei, como fonte de toda a lei, ... Associe corretamente a coluna da esquerda à da direita.

30 | P á g i n a Acredite na sua aprovação, pois acreditamos em você!

RASCUNHO DA REDAÇÃO Título: ________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________