Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim...

21
Panosaurus Cabeça Panorâmica para Tripé Instruções de Montagem (English Original Version) by Greg Rubottom www.gregwired.com Jan2008 (versão em Português) by Carlos Oliveira Nov2009 ---o--- Dedique algum tempo a ler as instruções de montagem de Panosaurus, a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, na utilização desta cabeça panorâmica para tripé. Muito da precisão e envolvimento dedicados na montagem inicial, tornará mais facil a utilização da sua cabeça panorâmica para tripé, no trabalho de campo que vier a executar ---o--- Pag 1 /21

Transcript of Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim...

Page 1: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

Panosaurus

Cabeça Panorâmica para Tripé

Instruções de Montagem

(English Original Version)by Greg Rubottom

www.gregwired.comJan2008

(versão em Português)by Carlos Oliveira

Nov2009

---o---

Dedique algum tempo a ler as instruções de montagem de Panosaurus,a fim de obter sucesso e uma boa satisfação,

na utilização desta cabeça panorâmica para tripé.

Muito da precisão e envolvimento dedicados na montagem inicial, tornará mais facil a utilização da sua cabeça panorâmica para tripé,

no trabalho de campo que vier a executar

---o---

Pag 1 /21

Page 2: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

Componentes Panosaurus (Parts List)

1 - Bloco de Montagem da Câmara (BMC)2 - Bloco Horizontal Superior (BH)3 - Bloco Rotor e Mesa Giratória (BR)4 - Nível de Bolha (NB)5 - Anilha Metalica Ø(1 1/4”)6 – Cabeça (Porca de Orelha) de Aperto7 – Parafusos (1” 8-32)

8 – Parafusos (1/2”)9 – Prego10 – Anilhas Metalicas Ø(3/4”)11 – Pernos de Aperto (Manipulos)12 - Anilha de Borracha13 – Suporte Metalico Vertical (HV)14 – Cartão Index 3x5 (CI)

Pag 2 /21

1

2

3

4 5 67

89 10

11

1213

14

Page 3: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

PASSO 1 – Montagem da Câmara ou Corpo de Câmara, no Bloco de Montagem da Câmara (BMC)

Caso a sua Câmara tenha o Ponto de Fixação de tripé “alinhado” (INLINE) com o eixo de montagem da Lente (tal como acontece nas “SLR” na figura direita superior) então a montagem (fixação) da sua Câmara deverá ser feita na Furação (A), com um Parafuso de 1/2” sem utilização da Anilha Metálica.Caso a sua Câmara tenha o Ponto de Fixação de tripé “excêntrico” (OFFSET) com o eixo de montagem da Lente (tal como acontece nas “Compact” na figura direita inferior) então a montagem da sua Câmara deverá ser feita no Rasgo de Furação (B), com um Parafuso de 1/2”, com utilização da Anilha Metálica.

Importante: Aperte o Parafuso quer no caso de (A) ou de (B), o suficiente (ajustado) de tal forma que ainda possa fazer o ajuste do posicionamento da Câmara sobre o tapete de borrcha existente no Bloco de Montagem da Câmara (BMC)

Pag 3 /21

Câmara com Ponto de Fixaçãoexcêntrico com eixo da Lente

Câmara com Ponto de Fixaçãoalinhado com o eixo da Lente

Frente da Lente

BMCVista Inferior

Page 4: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

PASSO 2 – Montagem do Braço Horizontal (BH) para a Posição Horizontal (Landscape) da Câmara.

Monte o Bloco de Rotação (BR) do Panosaurus na cabeça do seu tripé ou na mesa da cabeça do tripé utilizando o parafuso standard 1/4” que equipa a maioria dos tripés.A figura acima mostra a rosca de fixação para este parafuso, na face inferior do Bloco de Rotação.Nota: A furação existente na face inferior do Bloco de Rotação, existe para o encaixe do pino de alinhamento existente nas mesas de encaixe rápido dos tripés.

Retire o Nível de Bolha (NB) do Brloco de Rotação e monte o Braço Horizontal Superior (BH) no Bloco de Rotação (BR) utilizando para a sua fixação os dois parafusos 1”8/32.IMPORTANTE: Certifique-se de que o rasgo existente ao longo do Bloco de Rotação (BR) e também de que os furos dos parafusos do Braço Horizontal (BH) estão bem alinhados com os furos do Bloco de Rotação (BR), antes de o fixar com os parafusos.

Depois aponte um parafuso de 3/4” com anilha, roscando-o com 2 voltas na rosca do exterior da parte inferior do Bloco de Montagem da Câmara (BMC).

Pag 4 /21

Page 5: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

PASSO 3 – Montagem da Câmara no Bloco Horizontal (BH)

Agora fixe o Bloco de Montagem da Câmara (BMC) ao Bloco Horizontal (BH). Deslize este Bloco ao longo de todo o percurso do rasgo existente no Braço Horizontal (BH). Deverá garantir ainda um fácil acesso ao ajuste (aperto) da Câmara, por debaixo do Bloco Horizontal (BH), de forma a permitir o fácil deslize do Bloco de Montagem da Câmara (BMC) sobre o (BH). O ajuste a aplicar deverá ser tal que além de permitir o deslizar do (BMC) sobre o (BH), deverá também evitar o colapso acidental de queda da Câmara por deslize. Lembre-se ainda que deverá garantir o afrouxamento necessário na fixação da Câmara ao (BMC), a fim de que possa ajustar o alinhamento correcto da Câmara.

ATENÇÃO:Previna a saída ou queda acidental do Bloco de Montagem da Câmara (BMC) da calha do (BH).

Em seguida deslize o Bloco de Montagem da Câmara (BMC) até ao extremo frontal do Braço Horizontal (BH).A figura à direita mostra uma seta indicadora do alinhamento da Escala frontal. Deverá ajustar a Câmara de modo a garantir o paralelismo entre a face frontal da objectiva e a referida linha, de tal modo a que o eixo da objectiva aponte ao zero “0” da escala existente no Bloco Horizontal (BH).

Nota:Caso a sua Câmara tenha uma objectiva de “zoom” incorporada,

deverá extender o “zoom” de modo a garantir o paralelismo da face exterior da objectiva e a extensão máxima da mesma.

Pag 5 /21

Page 6: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

As figuras acima mostram a utilização do Cartão Index 3x5 (CI), a fim de o ajudar na obtenção do alinhamento da lente com o centro da escala transversal existente no Braço Horizontal (BH). Primeiro ajuste a aresta do cartão ao extremo esquerdo da lente e leia qual a leitura (marca) de escala que lhe corresponde. Em seguida faça o mesmo para a aresta do cartão e extremo da lente direitos. Mantenha a Câmara assente no tapete de borracha do (BMC) e deslize-a até que o zero “0” da escala ocupe a posição central (meio) das duas leituras (distância à direita e à esquerda iguais).Poderá ainda utilizar o Cartão Index 3x5 (CI) para se assegurar do paralelismo da lente em relação à linha de base da escala do (BH).

Nota: Se a sua Câmara tiver o ponto de fixação ao tripé alinhado com o eixo da objectiva (tal como acontece nas Câmaras DSRL) então este é o único passo que tem de fazer, para proceder ao posicionamento correcto da sua Câmara.

A imagem à direita mostra o alinhamento correcto da Câmara.

Nota: No caso a sua Câmara (tipo DSRL) ter o alinhamento central e a objectiva estar paralela à escala, a centragem com o zero “0” da escala é automatica.

Pag 6 /21

Page 7: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

PASSO 4 – Ajuste e Alinhamento da Câmara no Bloco de Montagem da Câmara (BMC)

Caso seja possível, marque (traçe) sobre o apoio (tapete) de borracha, de modo a ser possivel reposicionar a Câmara na mesma posição de montagem, cada vez que volte a reutilizar a Câmara no Bloco de Montagem da Câmara (BMC).

Em seguida deslize o conjunto Câmara interligada ao Bloco de Montagem da Câmara (BMC) com muito cuidado ao longo do Braço Horizontal (BH), actuando o melhor possível, para que a Cãmara não se mova (altere a sua posição de fixação) sobre o apoio de borracha do Bloco de Montagem da Câmara (BMC).

Segurando na Cãmara com segurança e firmeza, nesta posição correcta aperte o parafuso de fixação da Câmara (parafuso de tripé), para que a Câmara fique perfeitamente montada e fixada, garantindo de uma forma segura a sua fixação Bloco de Montagem da Câmara (BMC)

Pag 7 /21

Page 8: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

PASSO 5 – Determinação do Centro Óptico da Lente (Centro de Foco)(Focal Node)(FN)Todas as Lentes de Câmara têm um Centro Óptico designado também por Ponto Nodal (Nodal Point). Este é o ponto fisico, situado sobre o eixo óptico e no interior da Lente, que por efeito de refracção da luz, conduz a que todos os raios luminosos provenientes do infinito (imagem direita) sejam concentrados num só ponto para depois emergirem, reconduzidos à sua projecção invertida na rectaguarda da objectiva (imagem invertida).

Para algumas Lentes pode-se observar facilmente o seu posicionamento no interior da Lente, localizando a posição do Diafragma de Abertura da Lente. Porém há Lentes com comprimentos de focagem variáveis (ex: 35-70mm) designadas por Lentes Zoom, que têm posicionamento do Ponto Nodal variável consoante o zoom aplicado. Assim terão que ser determinados (calibrados) os Pontos Nodais para cada posicionamento de Zoom.

Há vários métodos para determinar o Centro Óptica das Lentes. Na figura da direita mostra-se uma montagem simples para a determinação do Centro Óptico de lentes com comprimento de focagem inferior a 70mm. Utilize um plano horizontall (mesa)(C). Fixe uma agulha vertical num suporte movel (A). Coloque um alvo (papel) com um traço vertical, fixo numa parede(B), à distância de 75-90 cm, na rectaguarda da agulha

Após efectuar os Passos 2,3,4, com o Braço Horizontal (BH) montado no Bloco Rotor (BR) e a Câmara fixada no Bloco de Montagem da Câmara (BH), posicione o tripé em frente da Agulha e alinhe cuidadosamente com a Câmara, posionada no topo do Braço Horizontal (BH), conforme figura. A frente da Lente da Câmara deverá situar-se a cerca de 15-30cm da agulha ou à distância suficiente para conseguir focar e observar o alinhamento da agulha e do traço vertical na parede em simultâneo.

Pag 8 /21

C

A

B

Page 9: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

Passo-A:

Posicione o tripé de tal forma que possa observar no LCD ou na Ocular da Câmara a imagem sobreposta conforme figura.

A agulha deverá estar alinhada com o traço vertical à rectaguarda, no lado EXTREMO esquerdo da imagem observada no visor.

Este é sempre o ponto de partida do procedimento.

Poderá ter que movimentar não só o Braço Rotor do Panosaurus, mas também o Tripé de modo a conseguir obter a posição de partida (inicio).

Em seguida rode o Braço Rotor (BR) do Panosaurus (NÂO MOVA O TRIPÉ) até que observe a agulha e o traço no lado EXTREMO direito da imagem observada no visor.

Agora a agulha e o traço, estarão o mais provavelmente, desalinhadas, possivelmente situando-se a agulha à direita do traço ou a agulha à esquerda do traço.

Se a agulha se situar desalinhada â direita do traço, isto significa que a Câmara dever-se-á deslocar para a frente no Braço de Montagem da Câmara (BMC), a fim de calibrar a sobreposição da agulha com o traço.

No caso contrário, de a gulha se situar à esquerda do traço, dever-se-á deslocar a Câmara para tráz no Braço de Montagem a fim de obter a sobreposição da agulha com o traço.

Pag 9 /21

Page 10: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

A agulha na imagem está deslocada à esquerda do traço, após a rotação do Braço Rotor (BR) da posição extrema à esquerda para a posição extrema à direita, conforme anterior.

Isto significa que a Câmara deverá ser deslocada para tráz no Braço de Montagem (BMC) a fim de se obter a sobreposição da imagem da agulha sobre o traço.

Agora observando a imagem através da Ocular ou do LCD da Câmara, desloque o conjunto, (Câmara solidarizada ao Bloco de Montagem da Câmara), devagar para a frente ou para tráz ,sobre Braço Horizontal (BH), conforme anteriormente dito.

O deslocamento deverá ser feito, até que em ambas as hipóteses referidas, a agulha se desloque apenas metade da distância inicial aonde estava medida para o traço.

Mostra-se ao lado os deslocamentos a fazer.

Nota:Se a agulha tiver ficado á esqerda do traço, desloque à direita metade da distância ao traçoSe a agulha tiver ficado á direita do traço, desloque à esquerda metade da distância ao traço

Agulha à esquerda do Traço:

Agulha à direita do Traço:

Pag 10 /21

Traço

Traço

Agulha (Inicial)

Agulha (Inicial)

Mover Agulha para aqui

Mover Agulha para aqui

Page 11: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

Em seguida faça rodar o Bloco Rotor (BR) do Panosaurus em sentido contrário de modo a que a Agulha e o Traço se situem no lado esquerdo do LCD ou Ocular da câmara.

Se tiver deslocado a Câmara para a posição correcta no Braço Horizontal (BH) a Agulha e o Traço deverão estar agora desalinhados no lado esquerdo da imagem observada com a mesma distância entre eles, que se observa no lado direito da imagem observada.

Acontecendo assim, foi encontrado o Centro Òptico ou Ponto Focal (FN) pretendido para a Objectiva em causa.

Para ter a certeza avance para o Passo-B

Pag 11 /21

Page 12: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

Passo-B:

Finalmente deverá esforçar-se por atingir os resultados observados na figura à direita.

A Agulha está alinhada com o Traço na posição à esquerda da imagem observada no LCD ou na Ocular da Câmara e sempre que deslocar a Câmara à direita, rodando o Bloco Rotor (BR) a Agulha permanece alinhada com o Traço.

Para atingir este objectivo, deverá recorrer ao Passo-A e retornar as vezes necessárias para o mesmo.

Para se certificar que o alinhamento é perfeito, tire as fotografias necessárias à esquerda e á direita de tal modo que verifiquem o objectivo pretendido do alinhamento da Agulha com o Traço.

Para a verificação pretendida recorra a software de tratamento de imagem ou ao zoom no LCD (se a Câmara possuir tal função).

Uma vez determinado a posição da Câmara que conduz à obtenção da Posição Nodal deste conjunto (Câmara+Lente), tome nota das leituras nas Escalas do Panosaurus para futuro reposicionamento desta combinação de (Câmara+Lente) no Panosaurus.

Pag 12 /21

Page 13: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

PASSO 6 – Determinação do Centro Óptico (Focal Node) de Lentes com Longa Distância Focal (Tele)

Para encontrar o Centro Óptico (FN) de uma Lente de Distância Focal Longa (Tele)(acima dos 70mm) terá que proceder com a sua Câmara para focagem longa em exteriores.

A figura à esquerda mostra como se pode apontar a Câmara para alinhar uma linha vertical intermédia e uma linha vertical limite de uma janela mais ao fundo, observados à esquerda da imagem do LCD ou da Ocular de uma Câmara. A linha polar vertical situa-se a cerca de 1,50m da Câmara e a janela de fundo a cerca de 10,00m, isto para uma telelente f:100mmA figura à esquerda mostra como o alinhamento deverá observar-se na imagem quando se deslocar (em rotação angular) horizontal a Câmara para observar a imagem à direita no LCD ou Ocular da Câmara.

Em Lentes de foco longo, para o alinhamento entre a linha polar vertical intermédia e a linha limítrofe vertical da janela, deverá proceder do mesmo modo como actuou para com o procedimento de alinhamento ocorrido entre a Agulha e o Traço (discutido no anterior).

Quando tiver determinado os Centros Ópticos (FN) de toda a sua gama de Lentes (com várias distâncias focais), então poderá ficar apto a fotografar Panoramas com a sua Câmara (ié, sem erros de Paralaxe).

Pag 13 /21

Page 14: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

PASSO 7 – Determinação do Centro Óptico (FN) em Câmaras montadas na Posição Vertical (Portrait)

Antes de montar a Câmara na posição de “Portrait”, deverá deteminar a distância da base da Câmara ao Eixo que contem o Centro Óptico da Objectiva da Câmara. Relativamente à figura a fórmula é [d=(B/2+A)].

Uma boa metodologia para proceder a esta avalaição é a descrita a seguir.

Coloque a Câmara numa superfície plana. Recorrendo ao Cartão Index 3x5 coloque-o na posição vertical encostado à objectiva conforme indicado na figura. Assinale com um (X) a aresta inferior do cartão para lhe lembrar no futuro a sua base de leitura. Assinale com uma marcação os limites superior e inferior da bordadura da objectiva conforme visível na figura. Determine a semi-distância (meio)=(B/2) que separa as duas marcações dos limites. Proceda à marcação do centro da óptica em (B/2). Adicione-lhe a distância (A) e então terá que o Eixo do Centro Òptico (Centro Nodal) é dado por [d=(B/2+A)].

A posição do Eixo Óptico que contém o Centro Óptico ou Ponto Nodal do conjunto (Corpo+Lente) nas DSR ou Compactas é dado relativamente á face inferior de apoio do corpo da Câmara por:

[d=(B/2+A)]

Pag 14 /21

Page 15: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

Monte a Anilha com o Ø(1 1/4”) (diâmetro largo) no parafuso mais longo que se encontra montado na base da Haste Vertical Metálica. (HV)

Em seguida ajuste a Porca de Orelhas a este parafuso de modo a que ele dê incialmente cerca de 2 voltas.

Caso a distância da base da Câmara ao Eixo do Centro Óptico seja inferior a 56mm (cerca de 2 1/4”), então monte o Suporte Metalico Vertical (Haste Vertical) (HV), no rasgo do Braço Rotor (BR), com a haste metálica virada para o interior (lado do eixo de rotação em torno da vertical) tal como mostra a figura à esquerda.

Caso a distância da base da Câmara ao Eixo do Centro Óptico seja superior a 56mm (cerca de 2 1/4”) então monte o Suporte Metalico Vertical (Haste Vertical)(HV) no rasgo do Braço Rotor (BR) com a haste metálica virada para o exterior (lado oposto do eixo de rotação em torno da vertical) tal como mostra a figura à esquerda.

Deslize o Suporte Metalico Vertical (Haste Vertical) (HV) para uma posição de fixação intermédia no rasgo ao longo do Braço Rotor e ajuste o parafuso de fixação.

Pag 15 /21

Page 16: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

Em seguida SEM que a Câmara esteja montada no Bloco de Montagem da Câmara (BMC) aparafuse o Bloco de Montagem da Câmara de tal forma que permita o deslizar deste sobre o Braço Horizontal (BH) até ao fim do rasgo de corrediça. Utilize umparafuso de 1/2” e uma anilha de 3/4” conforme se mostra na figura acima.

Depois monte (aparafuse) o Perno de Aperto com manipulo de aperto plastico, no furo superior da Haste Vertical (HV) e em seguida monte a anilha de borracha pelo interior, não esquecendo de anilha de aperto do lado exterior, que servirá para montar o conjunto Braço Horizontal + Bloco de Montagem de Câmara, com fição e ajuste através do Perno de Aperto.

Pag 16 /21

Page 17: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

Depois fixe o conjunto Braço Horizontal + Bloco de Montagem da Câmara (BH+BMC) na Haste Vertical (HV), recorrendo ao aperto (ajuste) do Perno de Fixação indicado na montagem anterior.

Após executar a fixação anterior, movimente (rodar) o Braço Horizontal (BH) sobre a Haste Vertical (HV) de modo a que o Bloco de Montagem da Câmara (BMC) ocupe a posição vertical mais próxima do Bloco Rotor(BR). Faça deslizar o (BMC) sobre o (BH) ao longo do rasgo, para a posição extrema, conforme figura.

Utilizando o Cartão Index 3x5 (CI), no qual marcou anteriormente a distância do Eixo Óptico à Base da Câmara, desloque o conjunto (HV+BH+BMC) sobre o (BR), de modo a posicionar o plano da superficie de apoio da Câmara (tapete de borracha) em (BMC), até que a marcação da posição do Eixo Óptico coincida com o centro de rotação referente ao eixo vertical de rotação do (BR).

Quando calibrar esta posição, fixe o Manipulo de aperto da Haste vertical (HV) que a liga ao Bloco Rotor (BR). Após esta fixação, volte a horizontalizar o conjunto (BH+BMC) para poder montar a Câmara.

Pag 17 /21

Page 18: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

Agora faça uma marcação no Bloco Rotor (BR) desta calibração para a posição do conjunto (HV+BH+BMC), a fim de a poder repetir em futuras utilizações.

PASSO 8 – Preparar a Câmara no conjunto (BV+BH+BMC) para a posição de montagem vertical (Portrait)

Aliviar o aperto do Perno de Fixação para (BHV+BMC) e calibrar para a posição inicial angular no quadrante de 90º (apontar marca de “0º”). O atrito provocado pela anilha de borracha entre (HV) e (BH) é suficiente para fixar a posição da Câmara. Retirar o (BMC) para montar a Câmara na posição de (FN).

Nota: Mantenha sempre a anilha de borracha em boas condições de limpeza, livre de pós. Há uma marca gravada no topo da (HV) para alinhar às marcações angulares de graus. (No quadrante - marca numérica de 10º e divisão intermédia de 5º).

Pag 18 /21

Page 19: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

Após uma fixação segura da Câmara ao (BMC) deslize o conjunto (Câmara+BMC) ao longo do (BH) até se posicionar na marca de (BH) anteriormente determinada para cada combinação (DSRL)(Corpo+Lente) ou (Compact) do (NF).

Caso o conjunto (Câmara+BMC) esteja suficientemente afastado de (HV) e não seja o seu objectivo fazer fotos panorâmicas esféricas, poderá optar pela fixação com o Perno de manípulo plástico de tal forma que este não interfira com a rotação em torno de (HV).Em posição extrema exterior no (BH) poderá reforçar o aperto com o parafuso de 1/2” com anilha de 3/4”, montados na calha do rasgo em (BH).Caso o conjunto (Câmara+BMC) esteja suficientemente afastado de (HV) e o seu objectivo seja fazer fotos panorâmicas esféricas (incluindo imagem azimutal e zenital), poderá optar pela fixação do (BMC) com o parafuso de 1/2” com anilha de 3/4”, montados na calha do rasgo em (BH) de tal forma que este não interfira com a rotação em torno de (HV) para as imagens azimutal e zenital.

Estará agora preparado para fotografar na Posição Portrait.

Pag 19 /21

Page 20: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

PASSO 9 – Fotografar e Manutenção

A mesa graduada em graus (360º) do Bloco Rotor (BR) está subdividida em intervalos numéricos de (10º) e intermédios de (5º). Utilize como marcador de leitura dos graus a face extrema curva de (BR) a meia distância (faça uma marca para facilitar a sua visualização).

Por exemplo, para fazer uma panorâmica total de 360º, utilizando nove (9) disparos (9xShoot), deverá fazer o primeiro disparo com o (BR) apontando a posição da marca “0” leitura dos (0º) e depois proceder aos disparos nas marcas de “4”, “8”, “12”, “16”, “20”, “24”, “28”, “32” e “0”=“36”, que coresponde em termos de leitura de graus(º) aos seguintes angulos contados a partir do zero inicial (40º,80º,120º,160º,200º,240º,280º,320º e 360º)(ié: 360º/9=40º). Neste caso, cada intervalo deverá assegurar uma sobreposição angular de 20% para cada foto, ou seja (40ºx1,20=48º), ié para uma lente com uma abertura angular de 48º.

O Nível de Bolha (NB) que vem com o Panosaurus é muito sensível. De facto, se se aprumar o Tripé de suporte ao Panosurus e fizer uma rotação de 180º ao Bloco Rotor (BR), verificará que possívelmente a bolha do (NB) se desloca. Desde que este deslocamento da bolha, se situe dentro da marca de círculo exterior do (NB), pode-se dizer que se encontra dentro da tolerância de nivelamento necessária à obtenção de boas panorâmicas, de tal forma que o tratamento informático das fotos da panorâmica não sofre com o desnivelamento introduzido pela rotação da cabeça panorâmica Panosaurus.

Pag 20 /21

Page 21: Cabeça Panorâmica para Tripé - The Art of Greg Rubottom ...gregwired.com/PanoPort.pdf · a fim de obter sucesso e uma boa satisfação, ... com um Parafuso de 1/2” sem utilização

No entanto para o primeiro nivelamento dever-se-à sempre nivelar o (NB) de modo a que a bolha se situe dentro da marca de círculo interior.

Notas: O Nível de Bolha (NB) é colocado na sua posição central de nivelamento dentro do alvéolo largo existemte no (BR) da Cabeça Panorâmica. Para se fixar o (NB), este tem um íman que assegura a sua fixação ao Panosaurus para transporte e montagem.

A pressão que permite a prisão do movimento de rotação do Bloco Rotor (BR) em torno da mesa graduada angular é determinada pelo grau de aperto do parafuso central existente debaixo do (NB). Deverá ajustar esta pressão com uma chave de fendas tipo “Phillips”. Note que no entanto essa pressão poder-se-á tornar muito sensível a qualquer toque lateral inadvertido no (BR).Apertar no sentido directo (clockwise) aumenta a pressão.Afrouxar no sentido indirecto (counterclockwise) diminui a pressão.

Boas Fotos !!! Happy Shooting !!!

Pag 21 /21