Cabeça na lua! - Pequeno Principe

24
www.pequenoprincipe.com.br ANO XVI Nº 33 GOIÂNIA, 2º SEMESTRE/2015 Comunicação COMPORTAMENTO A linguagem oral é a maneira mais usada para as pessoas se comunicarem . Mas, vimos também que a comunicação pode acontecer através de sons, imagens, cores e formas Cabeça na lua! Espaço sideral, lua, estrelas... Tudo isso encanta e habita o nosso imaginário e, principalmente, o imaginário infantil, não é mesmo? Os alunos do 1º ano da professora Irlandes, através do projeto “Crianças pensantes, heranças brilhantes”, conversaram bastante e têm muitas ideias e opiniões sobre esse assunto. | 2 | 11 Os perigos silenciosos da internet Palestra na Comunidade Educacional “O Pequeno Príncipe” para os alunos do Ensino Fundamental, sobre o mau uso das redes sociais e celulares e a consequência na vida deles. | 22 Quá! Quá! Miau! Miau! Os animais têm forte presença no dia a dia das crianças, seja através de músicas, desenhos animados ou jogos. E, para que haja uma maior conscientização sobre a importância da preservação dos animais, nada melhor do que conhecer e vivenciar! GLOBALIZAÇÃO: Refugiados da Síria MANDARIM: Alfabeto chinês LIXO: Uma questão que deve ser levada à sério COTIDIANO: A interdependência campo X cidade | 17 | 4 | 5 | 6 | 8 Homenagem aos 80 anos Diretora e mantenedora da Comunidade Educacional “O Pequeno Príncipe”/Studium. MUNDO ANIMAL E AINDA... | 12

Transcript of Cabeça na lua! - Pequeno Principe

www.pequenoprincipe.com.br

ANO XVI Nº 33GOIÂNIA, 2º SEMESTRE/2015

Comunicação

COMPORTAMENTO

A linguagem oral é a maneira mais usada para as pessoas secomunicarem . Mas, vimos também que a comunicação podeacontecer através de sons, imagens, cores e formas

Cabeça na lua!Espaço sideral, lua, estrelas... Tudo isso encanta e habita o nosso imaginário e, principalmente, o imaginárioinfantil, não é mesmo? Os alunos do 1º ano da professora Irlandes, através do projeto “Crianças pensantes,heranças brilhantes”, conversaram bastante e têm muitas ideias e opiniões sobre esse assunto. | 2

| 11

Os perigos silenciosos da internetPalestra na Comunidade Educacional “O Pequeno Príncipe”para os alunos do Ensino Fundamental, sobre o mau uso dasredes sociais e celulares e a consequência na vida deles. | 22

Quá! Quá! Miau! Miau!Os animais têm forte presença no dia a dia das crianças, sejaatravés de músicas, desenhos animados ou jogos. E, para que hajauma maior conscientização sobre a importância da preservaçãodos animais, nada melhor do que conhecer e vivenciar!

GLOBALIZAÇÃO: Refugiados da SíriaMANDARIM: Alfabeto chinêsLIXO: Uma questão que deve ser levada à sérioCOTIDIANO: A interdependência campo X cidade| 17

| 4| 5

| 6| 8

Homenagemaos 80 anos

Diretora e mantenedora da ComunidadeEducacional “O Pequeno Príncipe”/Studium.

MUNDO ANIMAL E AINDA...

| 12

NOVEMBRO 20152

Cabeça na lua!DE OLHO NO CÉU!

Espaço sideral, lua, estrelas...Tudo isso encanta e habita onosso imaginário e,principalmente, o imaginárioinfantil, não é mesmo? Os alunosdo 1º ano da professora Irlandes,através do projeto “Criançaspensantes, heranças brilhantes”,conversaram bastante e têmmuitas ideias e opiniões sobreesse assunto. Veja:

“As estrelas não têm pontas.São redondas!”

“A lua é mais leve que a terra. Ena lua não tem ar apropriado pararespirar.”

“No capacete dos astronautastem um cano que fica ligadonuma mochilinha, que fica nascostas e leva o ar para ele poderrespirar no espaço.”

“O universo é gelado.” “Às vezes tem pessoas que

pensam que a lua é de queijo, masa lua é feita de gelo, rocha e gás.”

“A lua é um asteroidegigante.”

“A gravidade é o que deixa ascoisas no chão. Na lua não temgravidade, as coisas flutuam.”

E você? O que sabe sobre alua, as estrelas e o espaço? Tudoisso é um mistério que desafia ohomem a buscar cada vez maisconhecer o universo que noscerca. Por isso os alunos do 1ºano, que conheceram umpouco sobre a vida doastronauta Neil Armstrong,pesquisaram, discutiram eaprenderam coisas interessantessobre a lua. Confira!

O século XX entrou parahistória como "o século em que ohomem saiu da terra e alcançou oespaço". Antes disso o homemnunca tinha pensado em ir tãolonge!

No dia 16 de julho de 1969 a

FIQUE POR DENTRO

nA lua é o satélite natural da terra.nEla não tem brilho próprio. A luz que

vemos nela é a do sol, refletida nasuperfície lunar.

nDependendo de sua posição noespaço, temos diferentes aspectos,que são conhecidos como fases dalua. Quando apenas a face da luavoltada para o sol é iluminada,temos a lua nova. Sete dias depois,vem a quarto crescente. Quando osol bate de frente e ilumina a face dalua voltada para a terra, chegamos àlua cheia. Após uma semana,aparece a quarto minguante.

nSua luz demora 1,25 segundo parachegar à Terra.

nAo redor da Terra a lua faz omovimento de translação, que dura27 dias, 7 horas e 43 minutos. Omovimento de rotação (em voltadela mesma) dura o mesmo tempo.

nDurante o dia a temperatura é de100ºC na lua. Lá não há chuva nemvento, mas o frio chega a -175ºC ànoite.

nO diâmetro médio da lua é de 3.476km.

nChama-se de "lua azul" a segunda luacheia de um mês. Esse fenômeno érelativamente raro, ocorrendo acada 2 ou 3 anos. Como há umamédia de diferença de 29,53 diasentre uma lua cheia e outra, elapode ocorrer no início e no fim domesmo mês. Só no mês de fevereiroque isso é impossível de acontecer.O nome "lua azul" foi dado por umastrônomo norte-americano noséculo XIX. Curiosamente, ele não éuma referência à cor azul. Aexpressão "blue moon", em inglês,significa "coisa rara". Portanto,diferentemente do que diz a crençapopular, a lua azul não tem umacoloração azulada ou um brilhodiferenciado.

nA lua tem 4,5 bilhões de anos deidade.

nEla está a 385 mil quilômetros da terra.De carro esse percurso demoraria130 dias para ser concluído. Defoguete, 13 horas. E, à velocidade daluz, 1 segundo e meio.

(fontes: www.smartkids.com.br /www.guiadoscuriosos.com.br)

Saiba mais algumascuriosidades sobre a lua:

1º ANO vespeRTINOpROf.ª IRLANDes

primeira espaçonave tripuladasaiu da terra a caminho da lua.Depois desse evento, a forma dohomem entender o mundo etudo que o cerca nunca mais foi amesma. O nome da espaçonaveera Apolo 11 e alcançou a órbitaterrestre após 11 minutos de seulançamento.

A chegada ao destino

aconteceu quatro dias depois eNeil Armstrong foi o primeiro serhumano a ter essa experiência.Deve ter sido incrível!

Na lua não existe atmosfera.Isso ocorre porque a força dagravidade por lá é muito baixa edificulta a retenção dos gases quecostumam se formar em volta deum corpo celeste.

3 NOVEMBRO 2015

4° ANO C. pROf.ª sANDRA

TeATROs eM GOIâNIA

conhecimento,é construção, é expressão

Apesar de muitas das vezesnão receber o seu devidovalor, o teatro é fundamentalna formação cultural dequalquer pessoa, já que eletambém nos faz conhecer umpouco mais sobre a nossaprópria cultura.

O teatro é uma simplesapresentação, mas que podetrazer muito conhecimentopara o público que o assiste,pois este procura transmitir amelhor mensagem possível.

Sempre que houver aoportunidade de vocêconhecer ou até mesmoassistir a peças de teatro, nãoperca, pois essa pode seruma grande experiência detoda a sua vida, onde vocêpode aprender muito.

n A origem do teatro remonta aohomem primitivo e a todas as suasformas de rituais (associados à caça,colheita, morte, etc.), danças,imitações de animais, culto aosdeuses e práticas lúdicas.

nA etimologia da palavra teatroprovém do grego théatron (“thea”,olhar com interesse; e “tron”,donde, ou seja, o local de onde sevê). Mas não significa ver no sentidocomum, e sim ter uma experiênciaintensa, profunda.

nAcredita-se que a ideia de teatro talcomo conhecemos hoje surgiu naGrécia Antiga, no séc. IV a.C., emdecorrência dos festivais anuais emconsagração a Dionísio, o deus dovinho e da alegria.

nFoi por meio de um homemchamado Téspis que o teatrosurgiu.

nNo Brasil o teatro surgiu no séculoXVI através das composiçõesteatrais escritas pelos padresJesuítas nas ações de divulgação dafé religiosa entre os índios.

nA palavra teatro significa umadeterminada arte, bem como olocal físico em que tal arte seapresenta.

nDá-se o nome de dramaturgia à artede escrever peças de teatro, sendoo dramaturgo a pessoa responsávelpela composição dos textos.

nExistem muitos gêneros de teatro,dentre os quais se destacam:comédia, drama, fantoche, ópera,musical, revista, tragédia etragicomédia.

nEm uma encenação podem sertransmitidos conhecimentosculturais, históricos, científicos oumorais.

nO contato com a linguagem teatralajuda crianças e adolescentes aperder continuamente a timidez, adesenvolver e priorizar a noção dotrabalho em grupo, a se sair bem desituações onde é exigido oimproviso e a se interessar mais portextos e autores variados.

nO teatro ajuda a desenvolver umvasto conhecimento literário,tornando a leitura um motivo dediversão e não uma obrigação.

nCom o passar do tempo, aaproximação entre escolas egrupos teatrais e o crescimento doscursos de graduação em ArtesCênicas pelo país contribuírampara o aumento e a valorização doteatro.

SAIBA MAIS

QUER SABER MAIS?

BIBLIOGRAfIA Cem Anos de Teatro em São Paulo, SábatoMagaldi e Maria Thereza Vargas, 454 págs.,Ed. Senac.Jogos Teatrais, Ingrid Dormien Koudela,155 págs., Ed. Perspectiva. Quando Anchieta Chegou ao Brasil(Coleção Eu Era Criança), Leandro Karnal,32 págs., Ed. FTD.

FONTE DE PESQUISA

INTeRNeT http://revistaescola.abril.com.br/ http://www.brasilescola.com/www.emgoiania.com/aonde-ir/www.teatro.noradar.com

Teatroé...

CULTURA

TeATRO GOIâNIAO Teatro Goiânia é o mais tradicionalespaço cultural de Goiânia. Inauguradoem 12 de junho de 1942, ele integra oconjunto arquitetônico de estilo art decóprojetado pelo arquiteto Jorge Félix. Suaconstrução teve início em 1940.AveNIDA TOCANTINs COM AveNIDA ANhANGueRA, QD. 67 LT.32, seTOR CeNTRAL.

TeATRO RIO veRMeLhOCom capacidade para 2700 pessoas, oTeatro Rio Vermelho foi fundado em1992. É o mais moderno da cidade, compalco removível e oito cabines detradução simultânea.RuA 30 COM RuA 4, seTOR CeNTRAL, CeNTRO De CuLTuRA eCONveNÇões.

TeATRO MADRe espeRANÇA GARRIDOConstruído dentro dos mais modernospadrões das salas de espetáculos, tem785 lugares, plateias inferior e superior,poltronas para portadores denecessidades e obesos, rampas eelevador para acessibilidade.AveNIDA CONTORNO, 63, seTOR CeNTRAL.

TeATRO sesI O espaço dispõe de espaços para todasas expressões artísticas: teatro, dança,música, circo, exposições de artesplásticas, lançamentos literários e oficinasintegradas às atividades de lazer eentretenimento do tradicional SESI ClubeAntônio Ferreira Pacheco, onde o centrocultural foi construído.AveNIDA JOÃO LeITe, Nº 1.013, seTOR sANTA GeNOvevA.

TeATRO MARTIM CeReRêAs dependências do teatro sãocompostas por dois pequenos teatros('Ygua' e 'Pygua'), um teatro de arena,uma área aberta e um bar. O teto ganhoupintura de Siron Franco, um dos maisconhecidos artistas plásticos goianos.RuA 94-A áReA INTeRNA, seTOR suL

TeATRO OTAvINhOARANTes (TeATRO INACABADO) O Teatro InAcabado é um patrimôniocultural da cidade de Goiânia. Desde adécada de 1950 vem desenvolvendoatividades culturais. Av. ANhANGueRA C/ Av. p2, Nº 1.750, seTOR DOsfuNCIONáRIOs.

TeATRO De AReNA – puC GOEspaço da Pontifícia UniversidadeCatólica de Goiás (UCG).pRAÇA CívICA, seTOR uNIveRsITáRIO

TeATRO DA esCOLA TéCNICA feDeRAL (CefeT-GO)Espaço para apresentações de gruposteatrais da escola ténica e comunidadeRuA 75, N.º 46, seTOR CeNTRAL.

TeATRO ZABRIskIeO Grupo Zabriskie atua no estado deGoiás desde 1993. Desenvolve suainvestigação e criação teatralfundamentadas na cultura do teatro degrupo, na pesquisa de linguagem e nanecessária relação do teatro com asociedade e com a cidadania.ALAMeDA ANTôNIO MARTINs BORGes, QD. 89, LT. 26, seTORpeDRO LuDOvICO.

ARAuTO 5º ANOpROf.ª fLávIA

Refugiados da SíriaGLOBALIZAÇÃO

Desde 26 de janeiro de 2011a Síria está em guerra civil, oque quer dizer que os própriossírios estão lutando entre si. Jámorreram mais de 70 milpessoas e um milhão saíram do

país, fugindo da guerra.Uma parte da população

desse país está lutando contraseu líder, um ditador quecomanda o país desde 2000.O governo reagiu usando oexército. Então, grupos daoposição também se

armaram e começaram acombater o governo.

Provavelmente a guerra sóvai ter fim quando um doslados perder. Enquanto isso,tem bastante gentemorrendo e tendo que fugir.

A maioria desses

refugiados busca abrigo empaíses vizinhos, como Turquia,Líbano e Jordânia. Essespaíses estão fazendo umimenso gesto desolidariedade, apoiando váriasfamílias que fogem deconflitos.

Veja quais são os países e o que eles estão fazendo para ajudar os sírios.

ALeMANhAA Alemanha já abriga 800 milrefugiados, quatro vezes mais do queem 2014 e 10 vezes mais do que aFrança, que está sendo muito egoísta.A Alemanha está ajudando bastante,dando abrigo, água e comida aosrefugiados. Mas, mesmo assim, nãoestá sendo suficiente para abrigartodos. Nós temos que ser solidários enos colocar no lugar das pessoas queestão precisando de ajuda. (GRupO: ClaraDias, Ana sophia, Augusto e Luiz Neto)

TuRQuIAAbrigou exatamente 1.938.999refugiados. Ela construiu cerca de 25acampamentos para refugiados,onde estão abrigadas 275 milpessoas. Oferece também serviços desaúde. Recentemente o mundo sechocou com o caso de Aylan, de 3anos, que morreu afogado quandotentava atravessar o Mediterrâneo emuma embarcação precária. Foiencontrado em uma praia da Turquia.(GRupO: Nathália, Julia Cardoso, Carolina e Thiago)

SAIBA MAIS

Conselho editorial:Arlete, Flávia, Fabíola, Márcia, Isabela e TatyanaRepórteres: alunos e professores.Colaboradores: Gilda, Lizandra, Lívia, Adriany,Patrícia, Flávia Pinheiro, Flávia Alencastro,Iramar, Sandra Mendes, Luciana, Sandra Marra,Soraya, Kamylla, Maria Fernanda, Adriana,Naná, Roberta, Paula, Valéria

Flávia Lacerda, Vivianne, Ana Carolina Passani,Ana Paula, Ana Carolina Ferraz, Irlandes, AlineGarcia, Aline Taveira, LudmillaFotos e ilustrações: Alunos e professoresDiagramação: Flávio ComunicaçãoRevisão: Amanda P. PaulaImpressão: Tiragem: 1.500 exemplares

Órgão de divulgação da Comunidade Educacional “O Pequeno Príncipe” Ano XVI, 33, segundo semestre de 2015

Rua 30, nº 55, Setor Marista - Goiânia-GO, Tel: (62) 3241-6871ww.pequenoprincipe.com.br - email: [email protected]

Fique ligado no que está acontecendo no mundo!!! ARAuTO 5º ANOpROf.ª fLávIA

NOVEMBRO 20154

BRAsIL -1O Brasil já acolheu mais de 2.000refugiados sírios, eles estão indo paraas regiões Sul e Sudeste. Esse númerojá é superior ao dos Estados Unidos(1.243) e ao de países no sul daEuropa, que recebem grande númerode imigrantes ilegais. (GRupO: ClaraBandeira, Luca, Julia Caldas e Jordana)

BRAsIL - 2O Brasil tem colaborado para oscidadãos sírios virem para cá, ele temfacilitado os vistos e isso faz com queo país seja escolhido cada vez mais

para fugir de guerras, perseguições epobreza. (GRupO: Lídia Luiza, Melissa, henriquefaria e Matheus)

suéCIAO país destaca-se na Europa por suaspolíticas liberais de imigração erecebeu cerca de 15 mil sírios quesolicitaram asilo desde o ano passado.Antes, apenas metade dos sírios quepediam asilo à Suécia obtinha odireito de residência permanente.Além disso, a autorização era válidapor apenas três anos. (GRupO: Mariaeugenia, Luiz felipe Lobo, Daniel e Larissa)

LíBANO O povo libanês demonstrou umagenerosidade admirável, mas elesestão lutando para dar conta. O Líbanoabriga a maior concentração derefugiados da história recente. 70% dasfamílias vivem abaixo da linha dapobreza. Esse percentual aumentouem 50% só em 2014. O Líbano, um paíscom cerca de quatro milhões dehabitantes, acolhe atualmente 1,2milhões de sírios fugitivos da guerracivil que arrasa o país desde 2011.(GRupO: Maria fernanda, Luiz felipe Albuquerque,Júlia siqueira e Rafaela)

Mandarim

Os alunos do 5º ano C estãoconhecendo melhor a China como projeto " Histórias Chinesas" eleram também o livro da escritoraAna Maria Machado que tem omesmo nome do projeto.

Com a leitura do livro,despertou na turma a vontade depesquisar e descobrir mais coisassobre a China.

Fazendo pesquisas,descobriram o que o mandarim(alfabeto chinês) é a língua maisfalada no mundo, com mais deum bilhão de falantes nativos.Língua oficial da RepúblicaPopular da China e da Repúblicada China, o chinês tem muitosdialetos diferentes, muitos dosquais não são mutuamenteinteligíveis.

“Mandarim” refere-se a umgrupo de dialetos faladosprincipalmente no norte e nosudoeste da China e é também onome do chinês padrão, quederiva em grande parte do dialetode Pequim.

A língua chinesa tem mais de20.000 caracteres, mas a maioriados chineses aprende apenas

GLOBALIZAÇÃO

Alfabeto chinês

ARAuTO 5º ANO CpROf.ª pAuLA

cerca de 5.000 durante a vida. Umconhecimento de 3.000 a 4.000 éo suficiente para ler o jornal.

A gramática chinesa falada érelativamente simples emcomparação com línguas latinas elínguas baseadas no grego. Nãohá conjugação de verbos e osverbos não são modificados portempo. Além disso, ossubstantivos não são de gênero –a palavra “eles” denota ambos ossexos e a palavra chinesa “ta”indica tanto “ele” quanto “ela”.

O mandarim (chinês) é umalíngua tonal. Ela tem 4 tonsbásicos: plano, elevado, recaído eelevado, e recaído. O significadode uma palavra pode mudardrasticamente dependendo dotom. Por exemplo, dizendo “ma”de maneiras diferentes, você podeperguntar: “Sua mãe repreendeu ocavalo?” (mā mà mă ma?)

Com o crescimento econômicoda China, verificado a partir dadécada de 1990, o mandarimganhou grande importância nocenário econômico mundial. Asrelações comerciais entre a China ecentenas de países do mundotornaram quase que obrigatório oentendimento do mandarim por

profissionais que atuam em áreascomerciais com a China. Por isso,muitas escolas que ensinam omandarim surgiram em várioslocais do mundo todo. No Brasilexistem várias escolas queensinam essa língua.

A professora Fabiana, nasaulas de informática, possibilitou

a ampliação desse conhecimentocontando a história e a evoluçãodo mandarim. Os alunos assistiramvídeos de algumas aulas dessalíngua e se divertiram muito.

Cada criança escreveu seupróprio nome em mandarim,visualizando a escrita evalorizando a cultura chinesa.

a b c d e

f g h i j

k l m n o

p q r s t

u v w x z

Aula no laboratório com Professora Fabiana - Informática

5NOVEMBRO 2015

LixoUma questãoque deve serlevada a sério

A questão do lixo estádiretamente ligada ao modelo dedesenvolvimento com o qualvivemos - do incentivo aoconsumismo -, pois muitas vezesadquirimos coisas que não são

Abaixo, algumas das descobertas feitas pelos alunosSAIBA MAIS

pROBLeMAs CAusADOs peLO LIXOUm dos principais problemas causadosnas cidades, especialmente nas grandes, éo lixo sólido, resultado de uma sociedadeconsumista. Esse processo decorre daacumulação de dejetos que nem semprepossuem um lugar e tratamentoadequado. O lixo acumulado,denominado chorume, possui uma corescura e um cheiro desagradável. (GRupO:

Amanda Brun, paulo Ayres e Rafaella Baiotto)

pARA ONDe vAI O LIXO QuANDO NÃO é ReCICLADO?Aprendemos que o lixo não recicladogeralmente vai para o aterro sanitário, masparte dele é levado para lugares distantes,onde o lixo é enterrado e queimado.Todos os anos 250 mil toneladas demateriais, que poderiam ser utilizadoscomo matéria prima para produção deenergia e adubo orgânico, vão para oaterro sanitário de Goiânia, contribuindopara alimentar o problema da destinaçãode resíduos sólidos na nossa capital. (GRupO:

Guilherme Guimarães, Rafael Campos e ulisses fontoura)

eNeRGIA Que veM DO LIXODescobrimos que o lixo pode setransformar em uma fonte de energiaelétrica, esse processo acontece quando olixo queimado esquenta e vira uma fontede eletricidade. Utilizando o lixo comofonte de energia elétrica, além demodificar o modo de descarte, tambémdiminui os impactos causados pelos gasesque são eliminados pelo lixo. (GRupO: Carlos

eduardo, Isabela Meirelles e Letícia Bianco).

ReuTILIZANDO MATeRIAIsNós aprendemos que sempre podemosreutilizar o lixo para fazer vários objetoscomo potes, cadeiras, brinquedos, vasos,etc. Uma das coisas que temos que fazerpara viver melhor é reduzir o impacto denossa sociedade consumista sobre o meioambiente. Para isso, é preciso reduzir aquantidade de lixo que jogamos fora,reaproveitando e reciclando-o. (GRupO: Lara

saad, Lia Yano e Ashley ferreira)

COLeTA seLeTIvAA coleta seletiva de lixo é um processoque consiste na separação e recolhimentodos resíduos descartados por empresas epessoas. A coleta seletiva é muitoimportante, pois, além de gerar emprego,significa grande vantagem para o meioambiente, diminuindo a poluição do soloe dos rios. Você e sua família separam olixo para a reciclagem? (GRupO: Mariana

schabbach, paulo Otávio e valentina Tartule).

QuANTIDADe De LIXO Que pRODuZIMOsNo Brasil são produzidas diariamente cercade 250 mil toneladas de lixo. O nordeste é aregião brasileira em que há a maiorquantidade de lixo sem destinaçãoadequada, sendo que a cidade de São Pauloé a que produz mais lixo no país, com cercade 19 mil toneladas por dia. Uma pessoaproduz aproximadamente 1 kg de lixo pordia. O que será do nosso planeta se aspessoas não se conscientizarem em relaçãoao lixo? (GRupO: Rafael Giordani, Rafael Moura e silvio Neto)

ReApROveITANDO O LIXOAprendemos que a reutilização é a melhorforma de diminuir o lixo, aproveitandoembalagens, vidros e até objetos. Umagarrafa pet pode virar um vaso de flores ouum brinquedo. Uma camiseta velha podevirar um pano de chão. Tambémpodemos usar o verso de folhas que jáforam usadas. Os aparelhos eletrônicospodem ser vendidos para o ferro velho ouentregues em lojas de consertos paraserem desmontados e reaproveitadas aspeças. Quando reutilizamos, o planetaagradece!!! (GRupO: Arthur Novais, Isabela veloso)

COMO ApROveITAR O LIXO ORGâNICOAprendemos que o lixo orgânico podeser reutilizado. Ex.: cascas de frutaspodem ser utilizadas para fazer chá,bolos, etc. Existem vários tipos de receitasque aproveitam as cascas e sementes dealimentos. Também é feito adubo comrestos de alimentos. A solução eficaz paraa reciclagem do lixo orgânico, acompostagem doméstica, é uma práticade múltiplos benefícios. (GRupO: Ana Clara

Araujo e Bruno sardinha)

QuANDO ReCICLAMOs, pOupAMOs eNeRGIAA melhor forma de poupar energia é evitaro desperdício. Temos que utilizar os trêserres por dia, eles são:Reciclar - transformar certos materiaiscomo plástico, vidro, metal e papel emmatérias-primas para novos produtos.Reduzir - produzimos por dia muito maislixo do que a natureza pode suportar,

então devemos usar o verso das folhasimpressas para rascunhos e anotações, porexemplo.Reutilizar - é usar materiais recicláveisnovamente, como potes de sorvete, demargarina, etc. (GRupO: Laura perillo e pedro paulo)

MATeRIAIs Que pODeM seR ReCICLADOsPara reciclar um material é necessárioseparar o lixo comum em papel, vidro,metal, plástico e orgânico.Vários materiais podem ser reciclados,como papéis, vidros, metais, plásticos,isopores e óleo de cozinha. Para seremreciclados esses materiais devem serhigienizados antes de serem separados. (GRupO: Mariana schabbach, paulo Otávio e valentina Tartule).

TeMpO De DeCOMpOsIÇÃO DO LIXODescobrimos que o lixo demora muitotempo para se decompor na natureza.Veja a seguir.

Material Tempo de decomposiçãoPapel 3 a 6 meses

Tecido 6 meses a 1 ano

Chicletes e filtro de cigarro 5 anos

Madeira pintada 13 anos

Nylon Mais de 30 anos

Plástico e metal Mais de 100 anos

Vidro 1 milhão de anos

Borracha Tempo indeterminado

(Grupo:Laura sebba, Luiza sousa e pedro henrique)

MEIO AMBIENTE

ARAuTO – 3º ANO “B”pROf.ª IRAMAR

necessárias e tudo o queconsumimos produz impacto. Como crescimento da população, aquantidade de lixo gerada tambémé muito maior que há 40 anos.

Os alunos do 3º ano Bassistiram alguns vídeos sobre otema “lixo”, fizeram pesquisas,divulgaram e realizaram umacampanha na escola, onde, desala em sala, partilharam asdescobertas sobre o tema ereforçaram a ideia sobre o lixoreciclável, a coleta seletiva,levando as outras crianças apensarem sobre a forma correta eadequada de reutilizar o lixo.Através dessa conscientização emudança de hábitos desdepequenos, poderemos reverter osproblemas causados pelo lixoatualmente. Alunos do 3º ano B

NOVEMBRO 20156

mundomelhorUm por todos e todos por um

MEIO AMBIENTE

Muito tem se falado sobrelixo, reciclagem e reutilização demateriais, pois sabemos que ofuturo da sociedade depende darelação estabelecida entre anatureza e o uso que o homemfaz dos recursos naturaisdisponíveis. No projeto“Pequenos reparos, grandesconsertos”, desenvolvido pelasturmas de 1º período,procuramos conscientizar nossos alunos sobre a necessidade do reaproveitamento demateriais e também sobre os valores e atitudes que devemos ter em nosso dia a dia paraque o nosso mundo se torne cada vez melhor.

Reciclar para melhorar!

Os alunos aprenderam que muitascoisas que consumimos e jogamosfora podem ser reaproveitadas.Veja alguns exemplos.

SAIBA MAIS

AROMATIZANTe De AMBIeNTeQuer ficar com a casa perfumada semgastar 1 centavo? Jogue no fogo cascassecas de frutas cítricas, como limão elaranja.

eNfeITe BRILhANTeAs luzes decorativas de natal não precisammofar na caixa o resto do ano. Envolva umagarrafa de vidro com elas, começando pelotopo, e coloque na estante ou na mesinhade centro da sala. Vira um enfeite lindo.

LeMBRANÇA De ANIveRsáRIOCOMesTíveLGuarde as latinhas usadas de milho, ervilha ecreme de leite durante o mês. Lave e sequebem. Unte o interior de cada uma delas com

manteiga e despeje metade da massa debolo de sua preferência. Para tirar as bolhas dear, bata o fundo do recipiente com jeitinho nabancada. Leve ao forno normalmente eescolha um papel de presente colorido paraencapar o lado de fora.

JOGO AMeRICANOTeve churrasco no fim de semana? Que talreaproveitar os palitos? Limpe 30 deles edeixe secar bem. Enfileire-os e prenda asextremidades com um barbante de suacor favorita, fazendo um zigue-zague.

pOTes feITOs COM RevIsTAs: Separe as folhas de uma revista velha e façacanudinhos. Enrole o primeiro canudinhocomo se fosse um caracol, apertando omáximo possível, para servir de base. Emtorno dele, cole os outros canudinhos,deixando sempre um pedaço sobrando naparte de cima. Pare quando achar que otamanho do pote está legal. Cubra a peçainteira com cola diluída em água.

Muito se discute sobre o futuro doplaneta e, sobre esse tema, encontramosdiscursos pessimistas e otimistas. E você?Acredita que o mundo pode melhorar?

As turmas do 1º período acreditamque pode sim e aprenderam formasde melhorar o futuro do nossoplaneta. Como? Partindo dopressuposto que as crianças são ofuturo da humanidade, torna-seessencial ensinarmos valores econdutas que favorecerão a formaçãode um mundo melhor para todos.

É notório em nossa sociedade oconsumo exagerado, seja por parte decrianças ou por parte dos adultos. Afacilidade de aquisição, a baixa vida útilde alguns produtos e a dificuldade demanutenção de outros fazem com queas pessoas optem por estar sempreadquirindo novos produtos. Mas é doconhecimento de todos que esseconsumo exagerado causa grandestranstornos para o planeta.

Pensando nesses dois aspectos - queas crianças são responsáveis pelo próprio

futuro e o atual consumo exageradopela população - desenvolvemos oprojeto “Pequeno reparos, grandesconsertos”. Esse projeto visou ajudar acombater o consumo exacerbado dealguns produtos, ensinou as crianças acuidarem dos seus pertences paraampliar a vida útil dos mesmos eapresentou alguns profissionais quepodem nos auxiliar nos reparos dealguns pertences, substituindo assim, anecessidade de sempre estar adquirindoum novo produto quando o anteriorsofre algum dano.

Mas será que somente combatendoo consumismo iremos consertar omundo? Com certeza os problemas domundo são bem maiores, entretanto,precisamos começar com pequenasatitudes e acreditar que essas, mesmoque pequenas, poderão colaborar comum mundo melhor. Enquantopensarmos que somente a nossa atitudenão significa nada perante o todo queprecisa mudar, não teremos progresso.Vamos nos unir para garantir um futuromelhor para nós.

E você? O que tem feito paracolaborar para um mundo melhor?

1º peRíODO MATuTINO pROf.ª ROBeRTA

1º peRíODO vespeRTINOpROf.ª ALINe GARCIA

1º peRíODO vespeRTINO pROf.ª vIvIANNe

VOCÊ SABIA?

uM uRuBu pODe DeRRuBAR ATé uM AvIÃO!Além de poluir o meio ambiente, o acúmulode lixo pode gerar danos drásticos comoquedas de aviões. Isso mesmo! Depósitosde lixo atraem uma grande quantidade deurubus. Quando uma ave como o urubucolide com helicópteros, pode destruir opara-brisa e atingir o piloto. No caso deaviões, pode atingir uma turbina, danificar omotor e até derrubá-los.

CuIDAR DO LIXO é COIsA séRIA!Cada habitante do Brasil produz, em média,1,1kg de lixo por dia. São resíduos sólidoscomo papel, latas de alumínio, plásticos eresíduos orgânicos, como restos dealimentos. Apesar da grande competênciada natureza ao realizar o processo debiodegradação (no qual bactérias, leveduras,fungos e outros micróbios se alimentam damatéria orgânica do lixo, transformando-a

em compostos mais simples, que sãodevolvidos ao meio ambiente), ela nãoconsegue decompor com facilidade certostipos de materiais. Vidros, latas e algunsplásticos não são biodegradáveis e levammuitos anos para serem absorvidos.

pODeMOs fAZeR ALGO?A redução de resíduos seria uma ótima

saída para diminuir a quantidade de lixoproduzido. Ao fazer compras, porexemplo, devemos ficar atentos ao lixoque o produto adquirido pode produzire escolher o menos poluente. Legumese frutas que vêm em bandeja de isopore são cobertos por plástico PVC podemparecer mais modernos e higiênicos,porém geram lixo desnecessário. Outra

opção é reaproveitar os materiais jáutilizados. Plástico, vidro, papel e metaispodem ser reciclados e transformadosem produtos novos, com um custo bemmais baixo ao consumidor. Cuidar dolixo que a gente joga fora é algo vitalpara o mundo!

COM peQueNOs RepAROs pODeMOsReALIZAR GRANDes CONseRTOs! Reaproveite sobras e não jogue fora oque puder aproveitar. Doe roupas que possam ser reformadasou consertadas. Doe livros para bibliotecas ou instituiçõesbeneficentes. Use produtos biodegradáveis ou recicláveis. Deixe o óleo usado do motor no postopara ser reciclado. Leve pneu sem uso para os borracheiros. Evite jogar lixo na rua. Jogue o lixo na lixeira. Embale o lixo corretamente e, sempre quepossível, encaminhe plásticos, vidros e papelpara a reciclagem. O planeta agradece!

7 NOVEMBRO 2015

O 1º peRíODO eM AÇÃONo 1º período latas desorvete, tampinhas eoutros materiais queiriam para o lixo, setransformam emrecursos didáticos:Esses recursoscolaboram na aquisição de saberesmatemáticos, na ampliação da linguagem oral, nadiversificação de experiências com a leitura, nasocialização e também geram momentos divertidos noambiente familiar, pois as crianças levam as maletaspara casa em forma de rodízio.

campo X cidadeCOTIDIANO

A interdependência

Durante estebimestre tivemos aoportunidade deestudar, pesquisar econhecer mais sobre osespaços que formam asnossas paisagens (árearural e área urbana) epudemos compreendera importância de cadaum, valorizando essesespaços e entendendoa necessidade dacomplementação umdo outro. A partir denossas descobertaselaboramos o texto aseguir. Boa leitura!

Nas terras brasileirasidentificamos grandespaisagens, tanto de florestasquanto de áreas de plantaçõese grandes regiões comdiversos tipos de construções.Essas paisagens se modificampor fenômenos naturais oupelo modo como o homemreorganiza o espaço por meiode seu trabalho e constróimoradias, cultiva alimentos,cria animais ou instalaindústrias.

As cidades começaram acrescer e o campo também éinfluenciado por essecrescimento. Hoje, o campo émuito dependente dosinteresses urbanos; a cidade,por sua vez, investe muito no

A vida no campo écheia de liberdade, não setem muitas preocupaçõescomo na cidade. A boaalimentação é umacaracterística importantedo campo, pois grandeparte dos alimentos éproduzida semagrotóxicos. Lá o melhorde tudo é a facilidade docontato com a natureza.

A vida urbana tem suasvantagens, pois temosacesso a escolas, trabalhos,produtos e muitosserviços. Muitas pessoasdeixam a vida no campoem busca disso e umagrande maioria encontraapenas problemas, como afalta de segurança e apoluição. Há uma correriadiária e a falta de tempopara tudo, inclusive paraconversar, visitar aspessoas e se importar comelas.

Quais asdiferenças deviver no campoou na cidade?

3° ANO A MATuTINOpROf.ª ANA pAuLA

campo. Nas cidadesencontramos muitas indústriase o campo é o fornecedor dematérias-primas para elas.Contudo, o campo, a cidade ea industrialização sãointerdependentes; as matérias-primas que abastecem asindústrias e os alimentos para apopulação que mora nacidade são produzidos nocampo e a população quemora no campo compra bens

de uso e de consumoproduzidos na cidade, de ondetambém recebe a prestaçãode serviços.

Cidade e campo possuem oque se chama “relação decomplementaridade”.Enquanto o campo produz osalimentos que serãoconsumidos na cidade, noscentros urbanos sãoproduzidos os maquinários, osfertilizantes e os insumos que

permitem a melhoria dascondições de produção nocampo, ou seja, possuemfunções diferentes, porém secomplementam.

Tanto a cidade precisa docampo, quanto o campoprecisa da cidade. Contudo, aspessoas no campoconseguem viver sem acidade, enquanto as pessoasna cidade não conseguemsobreviver sem os produtos docampo.

Muitas pessoas saem docampo e vão para as cidadesem busca de trabalho eeducação. Alguns profissionaisse formam nas cidades paratrabalhar no campo:veterinários, agrônomos ezootecnistas.

NOVEMBRO 20158

entrar pelo canoLOGíSTICA

Saiba que

pode não ser tão ruim 4º ANO "B" pROf.ª ANA CAROLINA

Sabia que a maior riqueza donosso país pode estar entrandopelo cano neste exato momento?Calma, não é o nosso dinheiro.Trata-se de uma modalidade detransporte que desloca as riquezasproduzidas por nós brasileiros, otransporte dutoviário. Leia econheça um pouco mais.

Durante as aulas de geografia, nosmeses de agosto e setembro, osalunos dos 4º ano "B" aprenderam umpouco mais sobre os meios detransporte. Recordamos aimportância de cada um edescobrimos mais sobre o modelode transporte dutoviário.

O transporte dutoviário éutilizado normalmente paratransportar produtos através decondutos tubulares, normalmentepetróleo e gás natural. Estima-seque, no Brasil, 500.000.000 de litrosde hidrocarbonetos sejamtransportados diariamente atravésde oleodutos.

Esse tipo de transporte égeralmente operado pelasgrandes empresas petrolíferas epetroquímicas de cada país, pelofato delas deterem os processosindustriais e comerciais das duaspontas desse processo, quepodem ser: exploração,exportação, importação, refino epontos de distribuição. A recenteabertura desse mercado, emdiversos países, fez com que amalha dutoviária passasse a sergerida como uma modalidade detransporte "comercial", com tarifasespecíficas e exigências cada vezmaiores.

No Brasil, a primeira linha deque se tem registro foi construídana Bahia e hoje ela tem a extensãode 22 mil km.

n Dutoviário é um tipo de meio detransporte que utiliza "dutos".

n Dutos são tubos interligadosentre si.

n Podem transportar petróleo,água, gás natural, produtosquímicos, álcool e minérios.

n Oleodutos são dutos quetransportam os petróleos ealguns de seus derivados.

n Uma vantagem dessamodalidade de transporte é quepermite que grandesquantidades de produtos sejamdeslocadas de maneira segura,diminuindo o tráfego de cargasperigosas.

n É uma forma muito segura detransportar, mas quandoacontece algo errado,geralmente o maior prejudicadoé o meio ambiente.

n É um meio de transporte poucousado por ter um custo muitoalto para ser construído.

n Os dutos não necessitam demão de obra intensiva, o custooperacional é baixo após aconstrução.

n No Brasil também se transportasuco de laranja pelos dutos.

n As primeiras tubulações foramconstruídas na China em 500a.C..

n Os primeiros oleodutos surgiramnos Estados Unidos por volta de1885.

n Dutos podem ser aquáticos,terrestres, aéreos, subterrâneos,aparentes e marítimos.

n Os dutos têm uma classificaçãoem relação ao meio queatravessam, podendo serclassificados como dutos detransporte ou de transferência.

n A água tratada só chega até asua casa porque existem osdutos.

n O transporte dutoviário éconsiderado o mais consistente

e frequente de todos. Issoocorre porque o tempo detransporte é mínimo (maiorconsistência) e as dutoviasfuncionam 24 horas por dia(frequência).

n Apresenta menor velocidade emenor capacidade, uma vezque transporta pequenavariedade de produtos e menordisponibilidade, afinal, estápresente em poucas regiões.

n Os dutos operam 24 horas, setedias por semana com restriçõesde funcionamento apenasdurante manutenção emudança de produtotransportado.

n Em países onde há atuaçãoterrorista, a malha dutoviária éum dos alvos comumenteescolhidos, pois é praticamenteimpossível vigiar,continuamente, todos os dutospor toda sua extensão.

Veja algumas curiosidades sobre essa modalidade de transporte que descobrimos.

SAIBA MAIS

Injeção inicialdo produto

Distribuiçãoparcial

Bombacompressor

Válvula debloqueio

Entregafinal

9NOVEMBRO 2015

malhas viáriasbrasileiras

RODOVIAS

Os problemas das

Dentre os conteúdostrabalhados pelos alunos do 4ºano, o assunto MALHA VIÁRIAfoi tema de estudo do 4º ano A.Leiam e fiquem maisinformados sobre o que osalunos pesquisaram.

O Brasil tem deficiência em

rodovias, hidrovias e ferrovias.Temos apenas 11.000quilômetros de estradasduplicadas, a maioriaconcentrada no centro-sul dopaís. Apenas o estado de SãoPaulo conta com autoestradasque se aproximam do modeloamericano, que é consideradosatisfatório.

n Nove estados brasileirosnão têm nenhumquilômetro sequer deciclovia.

n No total, a malha brasileiraé de 212.000 quilômetrosde vias pavimentadas.

n Estudos revelam quesomente 12% das estradasbrasileiras são pavimentadase que, desses trechos,muitos apresentam algumtipo de problema comodesgastes, trincas,remendos, afundamentos,ondulações, buracos etambém pistas destruídas.

SAIBA MAIS

Vamos conhecer agora, um pouco sobre asmodalidades da malha viária brasileira.

FIQUE POR DENTRO

E A BICICLETA...

TRANspORTe RODOvIáRIO: Apesar do alto custo e dasdeficiências das estradas, é oprincipal meio de transporte do país,mas infelizmente as rodoviasapresentam falhas estruturais, comoo predomínio de pistas simples emregiões de topografia acidentada, eainda falta muito investimento paramanutenção e pavimentação denovos trechos. Com a transferênciadas rodovias para o setor privado,cresce o número de pedágios e ovalor das tarifas. Entretanto, ascondições de segurança, sinalizaçãoe estado do piso são realmente bemsuperiores à média nacional e deoutras rodovias que não dispõem dosistema de pedágios, visto que osvalores ali arrecadados são paramanutenção da sua própria malhaviária.

TRANspORTe feRROvIáRIO: Atualmente o Brasil conta com 29,8mil quilômetros de ferrovias e apenas25% do que é produzido nos camposchega aos portos por trilhos. O Brasilprecisaria de uma malha ferroviáriade 52 mil quilômetros para atender àdemanda atual de transporte deprodutos no país, ou seja,praticamente dobrar o tamanho quetem hoje. Mas o investimento para aconstrução de ferrovias é muito alto ea falta de planejamento para esse fimacaba dificultando esse tipo de

transporte. A única opção de viagensde longo percurso ferroviário noBrasil está em Minas Gerais. Além detransportar nossos minérios, duasferrovias operadas pela Vale no Brasiloferecem as principais opções detrem de passageiros do país.

TRANspORTe AéReO: O transporte aeroviário teve umenorme crescimento na últimadécada. Empresas antigas etradicionais como a VARIG, VASP,Cruzeiro e Transbrasil simplesmentedesapareceram e outras empresasaéreas acabaram expandindo etornaram-se potências. Osaeroportos brasileiros, apesar dealgumas melhorias, não suportammais o crescimento do setor.

TRANspORTe hIDROvIáRIO: Responsável por 12,75% domovimento de transporte de cargaregistrado no país, divide-se emfluvial e marítimo. Existem 44 portosno território nacional. Nos últimosanos, o transporte hidroviário passoua ser utilizado em maior escala noBrasil como forma de baratear opreço final de produtos,principalmente os de exportação,tornando-os mais competitivos. Ocusto por quilômetro é duas vezesmenor que o da ferrovia e cincovezes mais baixo que o da rodovia.

n Em meio à crescentefrota de automóveisnas grandes cidades dopaís, as bicicletas lutampara conquistar espaço.Levantamento feitopelo G1 junto àsprefeituras das 26capitais do Brasilmostra que, juntas, elaspossuem 1.118 km deciclovias – o querepresenta apenas 1%do total da malha viáriadas cidades.

n O Brasil tem hoje cercade 70 milhões debicicletas, mas quasenão há lugaresexclusivos e segurospara se trafegar,especialmente nasmetrópoles.

n Apesar dos números,há municípios que têmdado uma atençãomaior a esse meio detransporte. A cidadecampeã em ciclovias éo Rio de Janeiro (RJ). Elaé a que tem o maiornúmero de vias: são361 km, com previsãode chegar aos 450 kmaté 2016, ano dosJogos Olímpicos.

n A bicicleta passou afazer parte de ummovimento demodernização comoum meio de transportede curtas distâncias,servindo comoalimentador das redesde transporte demassa. Por ser 100%não poluente, tambémcontribui para aredução dos gases doefeito estufa.

4º ANO “A” pROf.ª ADRIANY

NOVEMBRO 201510

ComunicaçãoESPECIAL

Além da oralidade

No nosso estudo de ciências,sobre os cinco sentidos,aprendemos que a linguagem oral éa maneira mais usada para aspessoas se comunicarem umas comas outras e que quando noscomunicamos, estamostransmitindo uma mensagem. Mas,vimos também, que a comunicaçãopara alguns pode ir além da fala.

Essa comunicação podeacontecer através de sons, imagens,cores, formas, palavras e gestos.Gestos?

Sim, gestos! Os alunosaprenderam que há uma maneirainteressante de se comunicar pormeios de gestos. Mas não qualquergesto, e sim gestos combinados queauxiliam a comunicação de pessoas

que, por alguma eventualidade, nãopodem se comunicar oralmente.

Esse conjunto de gestos queencantou os alunos é chamado deLIBRAS (Linguagem Brasileira deSinais), que é uma linguagem ondesão usados a visão e os gestos aoinvés da fala.

A língua de sinais se desenvolveutilizando as mãos, cabeça e outraspartes do corpo, porque aqueles quea utilizam são, por algum motivo,privados da audição.

Os alunos aprenderam o alfabetoem libras, alguns sinais e comandos.E o que eles mais amaram foi umacanção muito conhecida, “ABC daXuxa”, mas, ao invés da voz, utilizaramgestos, direcionados pela nossamonitora Mariane Oliveira, quefinalizou recentemente um curso deLibras.

Confira alguns gestos que os alunos aprenderam duranteos momentos que tiveram voltados para a Libras:

As crianças também opinaram sobre a importância da linguagem Braille

SAIBA MAIS

O QUE ELES PENSAM

Durante a ampliação deconhecimento na disciplina deCiências, ao vivenciarem algumasatividades sobre os cinco sentidos,surgiu entre os alunos o seguintequestionamento: “Se alguém tem suavisão comprometida, como podeestudar? Ele nunca poderá ler? ”

Então, eles conheceram um poucoda história do Alfabeto Braille, umcódigo utilizado há séculos. O genialinventor foi Louis Braille, na França. Aostrês anos, em uma brincadeira comuma ferramenta do pai, Louis Brailleacidentalmente acertou o seu olhoesquerdo e logo uma infecção tomouo seu olho direito, ficando entãocompletamente cego. Braille inventouo sistema de leitura para cegos,inspirando-se num método do capitãoreformado da artilharia, Charles Barbier,para ler mensagens no escuro.

Os alunos encontraram na

Braille – uma maneiradiferente de se ler

2° ANO vespeRTINO pROf.ª kAMYLLA

“Aprender o Braille nos ensinoucomo ele é importante. A genteexperimentou as dificuldades queum cego enfrenta, aprendemos o‘abc’ e a contagem dos números.Achamos que em todos osprodutos e principalmente nasnotas de dinheiro deveria ter essaescrita, pois assim os cegos nuncapegariam notas erradas.Descobrimos vários produtos quetrazem essa escrita e queríamosque o Braille estivesse em tudo. ”(sarah e Maria Clara)

“Achamos importante o Braille porqueele facilita a vida dos cegos.” (MarcellaBoraschi e Gabriel)“O Braille é importante para os cegos etambém para a gente aprender, parapodermos ajudar alguém que sejacego. ” (valentina e Luiza)“Nós achamos muito importante oBraille porque nos ensinou as letrasque os cegos usam para ler. ” (Marcelasouza e Maria Luiza)“Eu achei importante aprender arespeitar as pessoas que são cegas etambém aprender as letras e os

números em Braille. O Braille éimportante, ele não é só algunspontinhos, ele é tudo que um cegotem para poder ler como a gente. ”(Lorenzo e Leonora)“Vimos como é difícil aprender essecódigo, mas sabemos como ele éimportante para os cegos. ” (Marhessa eNatália)“Achamos importante, porque todosprecisam aprender a ler, e comoalgumas pessoas são cegas, precisamdo Braille. ” (Guilherme e Luiz felipe)“É importante para os cegos

aprenderem o Braille, porque assimpoderão ler. ” (victor e Théo)“É importante para os cegos o alfabetoBraille, porque senão eles nãopoderiam ler nada. (Beatriz e pedro) “Nós achamos que a leitura éimportante e, como os cegos nãoconseguem ver, precisam dessaleitura de pontinhos chamada Braille. ”(Lucas e Mariana) “Achamos importante o Braille, aspessoas que aprendem podem vivermelhor. Deveria ter Braille em todolugar. ” (Júlia e Bruna)

biblioteca da escola diversos livroscontendo o sistema Braille e seencantaram com a perfeição domesmo. Descobriram que emelevadores, bem como em caixas deremédio, existe esse sistema de escrita.Refletiram um pouco mais sobre suaimportância para muitas pessoas ederam ideias de outros lugares quedeveriam conter esse código tãoespecial.

Em uma das aulas, os alunosrealizaram uma pequena experiênciade como é aprender esse alfabeto.Com os olhos vendados sentiram os“pontinhos”, que foram representadospor tampinhas. Em seguida, com umaficha em mãos, puderam aprendertodo o alfabeto.

Alunos do 2º Ano B

11 NOVEMBRO 2015

2º ANO B pROfessORA kAMYLLA

Homenagemaos 80 anos

Nasceu no município deDiamantina, Minas Gerais,no dia 08 de setembro de

1935. Desde criança já mostravaseu temperamento criativo,dinâmico e determinado. Fez oEnsino Fundamental 1 e 2 e ocurso normal em ConselheiroMata – MG. Com 17 anos foiestudar em Belo Horizonte e tevea oportunidade de formar-se nocurso superior de EducaçãoFísica e na Escola deAperfeiçoamento paraProfessores. Complementouseus estudos no Rio de Janeirofrequentando a escola de Arte eTeatro Infantil.

Trabalhou como professorana escola de EnsinoFundamental em ConselheiroMata e Diamantina e depois deum tempo foi contratada peloMinistério de Educação e Cultura(MEC) pelo estado de MinasGerais, para trabalhar comoprofessora dos Centros deTreinamento de Professores.

Chegou a Goiânia em 1964,recentemente casada com AldiAlves Bezerra, professor demedicina pela UniversidadeFederal de Goiás. Frutos dessecasamento, nasceram os filhosDenise, Flávia e Aldi Filho. Aindaera funcionária do MEC emMinas Gerais, à disposição doGoverno do Estado de Goiáscomo professora do Centro deTreinamento em Inhumas – GO.

Com o apoio de seu maridocriou a Escolinha de Artes “OPequeno Príncipe”, na AvenidaParanaíba. Era uma casinhapequena, adaptada, com poucascrianças, mas cheia de sonhos etrabalho. O nome “PequenoPríncipe” foi inspirado na obrahomônima do autor francêsAntoine de Saint – Exupéry.

D. Arlete percebendo queGoiânia era uma cidade emcrescimento, muito jovem,carente de escolas, logoexpandiu suas atividadestransformando a Escolinha

HOMENAGEM

ARLeTe NATIvIDADe ROsA BeZeRRADiretora e mantenedora da Comunidade

Educacional “O Pequeno Príncipe”/Studium.

4º A vespeRTINO pROfª GILDA

Comunidade Educacional "OPequeno Príncipe".

Em 2008 nossa escolacompletava 40 anos de existência,e os alunos do “Pequeno Príncipe“não deixavam dúvidas quequeriam dar continuidade aosseus estudos em nossa escola. D.Arlete, mais uma vez, decidida aestender à 2ª fase do EnsinoFundamental sua experiência efilosofia de educação, resolveuenfrentar o desafio de organizá-la.Assim surgiu o Studium EnsinoFundamental.

Aqui está um pouco datrajetória de vida da nossa queridaTia Arlete e do trabalho que vemrealizando há mais de 50 anoscomo educadora comprometidacom uma educação de qualidade,que forma cidadãos e cidadãsmais conscientes.

de Artes em Escola deEducação Infantil .

Na década de 70, o bomtrabalho desenvolvido naEducação Infantil levou a escola aampliar o trabalho desenvolvido,instituindo a 1ª fase do Ensino

Fundamental, de faixa etária de 7a 10 anos.

Em 1974, sentindo anecessidade de expandir seuespaço físico, a escola transferiu-se para sua sede própria no SetorMarista, passando a se chamar

NOVEMBRO 201512

uma homenagemespecial aos 80anos de vidae de muitashistórias da Tia Arlete!Durante as aulas, o

4º ano “A” vespertinoouviu e assistiuhistórias sobre a vidada tia Arlete. Os alunosficaram alegres esurpresos do quanto D.Arlete lutou paraconseguir o que queria. Acreditaram que o

seu sonho de construiruma escola foiabençoado e por issoela comemorou 80ANOS da sua vidarodeada de todos osalunos e funcionáriosda nossa escola, commuito amor, dedicaçãoe alegria. Todosvibraram com essacomemoração repletade muito carinho.Em homenagem ao

seu aniversário, e portudo que souberam aseu respeito, os alunosproduziram um livrocom vários gênerostextuais parapresenteá-la nesse dia,demonstrando ocarinho, o amor e orespeito que todos têmpor essa pessoa tãoespecial!Nesses textos

colocaram umpouquinho dossentimentos de cadaum...

Leiam estes textostão afetuosos erepletos de amor ecarinho!

JORNALDO BRAsIL

eXTRA! eXTRA!

Hoje, dia 08 de setembro,

aniversário de Arlete

Natividade Rosa Bezerra,

uma pessoa especial na vida

de todos da Comunidade

Educacional “o Pequeno

Príncipe”, de Goiânia, Goiás.

Todos estão em festa!

Nicolle Rodrigues Teles

NOTíCIA

Tia Arlete Para mim a senhora é muito especial e amorosa.Gosto muito quando a senhora

está aqui na escola.Desejo à senhora um felizaniversário! Muitos anos de

vida, saúde, amor e carinho! Asenhora mora no meu coração !

Obrigada por esta escola! Beijos e abraços,Athina Mulser Nucci

BILHETE

Tudo de muito bom para a senhora.Imagino a senhora sempre com muita saúde.A sua vida será sempre de muita paz!

Admiro-a muito!Risonha com todos!Luz para todos,educada sempre,Toda felicidade do mundo para a senhora!eternamente gratos somos nós!

Mário Lúcio Carvalho Oliveira filho

ACRóSTICO

POEMA

RECEITA

POEMA

Dia especialHoje o dia amanheceu em festa!A senhora comemora seus 80anos como queria.Festejar com todos que a amam e com harmonia!E comemorando rodeada deamigos, com muita alegria!

Seja feliz e tenha muita luz,para nunca deixar de brilhar.Seu coração é grande e sabe amar,por isso, tem sempre amor a ofertar.

Muitos anos repletos de muita felicidade.Acompanhados de solidariedade,e também muita amizade!Parabéns, Tia Arlete Natividade!

Gustavo Oliveira Guimarães vazIngredientesMuito amor;Carinho eterno;Harmonia em excesso;Saúde infinita;Alegrias, amizades, solidariedade, prosperidade e paz sem limites!

Modo de Preparo Misture todos esses ingredientes dentro do seu coração e deixe guardado, aquecendo–o para sempre!

Rendimento: Para todos da sua família de sangue e da sua família de coração, que são as pessoas da nossa escola.

Isabela figueiredo pedroso de Moraes

Receita para 80 e muitomais anos de vida!

Querida Tia ArleteTia Arlete, parabéns pelo seu dia!A senhora é muito especial!E também sensacional!Não há ninguém igual!

Parabéns pelo seu trabalho nessa escola!É uma pessoa muito dedicadae por nós muito amada!Não a esqueceremos por nada!

Te amamos de montão!Está em nosso coração! É cheirosa como uma rosa e muito amorosa!

pedro henrique Torres

13 NOVEMBRO 2015

Tia Arlete, pesquiseiduas piadas porquequero vê-la sorrindosempre!

GuerrasA professoraperguntou ao aluno:- Pedro, o que vocêsabe sobre aSegunda GuerraMundial?- O bastante paranão querer umaterceira!!!

haja coração!A professorapergunta:- Quantos coraçõesnós temos?- Temos dois,professora!- Dois?- Sim: o meu e o seu!

fernando esmeraldino de sousa filho

Recado do Coração Tia Arlete, olhe bem dentro dosolhos e veja quem é a pessoa maisespecial para nós: a senhora!eduarda Cristina Bastos Oliveira

Esta é a capade um livroque criei paraa senhora!Maria Bárbara LocatelliMendonça

Matheus perdigão Daud

Querida Tia ArleteEstou escrevendo esta cartinha para parabenizá-la peloseu aniversário de 80 anos. São 80 anos de muitashistórias para contar e uma vida para comemorar.Quero desejar à senhora, Tia Arlete, um feliz aniversário,cheio de alegrias, amor e muita paz!Todos aqui são muito agradecidos pela bela escola quea senhora construiu! Ela é muito importante para nós!Desejo que a senhora tenha muitos anos de vida,cheios de carinho, solidariedade, companheirismo,amor, saúde e fé. Que seja sempre essa pessoamaravilhosa e especial. Muitas felicidades e que Deus aproteja. Beijos e abraços, Bianca Oliveira

pedro henrique velosode Assis Jordão

Criei essa cruzadinhacom seu nome, tiaArlete, parademonstrar tudo quedesejo à senhora!

Marcello Caiado A. van Der Broocke

a) O que todos sentem pela senhora: b) A senhora é muito ____________________________ c) Está sempre muito ____________________________ d) Desejo a senhora muitas ________________________ e) Sinto muita ________________________ pela linda escola que a senhora construiu.f ) Desejo também muita _______________________ em todos os dias da sua vida.

CARTA

CARTÃO

CARTÃO

CRUZADINHA

CAPA DE LIVRO CAPA DE REVISTA

RECADO

HUMOR

Tia Arlete, parabéns!Que Deus conceda todos os desejos do seucoração e proporcione à senhora uma vidalonga e repleta de alegria, realizações, paz emuito amor! Felicidades hoje e sempre emsua vida! pedro Carneiro Borges

Respostas: amor – risonha – elegante –felicidades – gratidão - saúde

NOVEMBRO 201514

Registro da homenagemA diretora Arlete foi homenageada em evento especial para lembrar 80º aniversário da educadora

15NOVEMBRO 2015

O projeto “De olho na Amazônia– conhecer para preservar” tempropiciado aos alunos do 2º períodoum rico conhecimento sobre umacultura que é desconhecida pormuitos de nós. Eles conheceramalgumas manifestações folclóricasda região e se encantaram pelamaioria delas. Agora é a sua vez deconhecer um pouquinho maissobre a cultura do estado doAmazonas, que é tão rica!

O boi-bumbá é uma

manifestação folclórica que chegoudo Nordeste e foi adotada pelopovo amazônico. Basicamente, oenredo gira em torno do boi mortopor Pai Francisco para satisfazer odesejo de sua mulher, Mãe Catirina,que estava grávida. O dono dafazenda fica desesperado e, por isso,quando consegue reavivar o boi,todos ficam muito alegres eresolvem comemorar.

A lenda inspirou várias festas eapresentações. A mais famosaocorre em homenagem a dois bois,Garantido (cor: vermelha; símbolo:coração) e Caprichoso (cor: azul;

Garantido ou Caprichoso?Faça sua escolha!

Rio Amazonas MEIO AMBIENTE

O maior do mundo

Pequenas atitudes que fazem a diferença

Os alunos do 2º período,através do projeto “De olho naAmazônia - conhecer parapreservar”, estudaram toda abiodiversidade da Amazônia ecompreenderam a importância e anecessidade da preservação pormeio de diversas informações queobtivemos, foi constatado pelosalunos o quanto as atitudes

inadequadas do homem para anatureza e têm refletido nodesequilíbrio entre os seres vivos eo meio ambiente. Entre essasatitudes estão os desmatamentos,a extinção de animais e plantas, oaumento da temperatura e asqueimadas.

O estudo também despertou anossa atenção sobre o quanto arecuperação do meio ambientepode demorar anos ou décadas.Por isso, é necessário que cada um

faça a sua parte para contribuir coma preservação ambiental. Os alunosdo 2º período têm algumas dicasde “pequenas” atitudes que fazemmuita diferença. Veja:n Use somente duas folhas de papel

para secar as mãos. Você nãoprecisa de mais que isso!

n Quando for ao supermercado, usesacolas ecologicamente corretas.

n Participe da coleta seletiva do lixo.Recicle, reutilize, reduza e repense!

n Tome banhos rápidos.n Deixe a torneira fechada enquanto

escova os dentes.n Denuncie o tráfico de animais.n Respeite a época da desova dos

peixes.n Consuma mais alimentos

orgânicos.n Ligue a máquina de lavar só

quando estiver totalmente cheia ereutilize a água da lavagem paralavar calçadas e quintais.

Pense: preservar a Amazônia é umdos caminhos para a preservaçãodo planeta e depende de todos.Começar depende de você!

As crianças do 2º períodoestudaram e pesquisaram muitodurante o projeto “De olho naAmazônia – conhecer parapreservar”. E sabe umainformação que elasdescobriram? Que o RioAmazonas é considerado o maiorrio do mundo, tanto em volumede água, quanto em extensão.

Há algum tempo acreditava-seque o Rio Nilo era o maior domundo em extensão, maspesquisadores descobriram que oRio Amazonas é maior tanto em

2º peRíODO MATuTINO pROf.ª LuCIANA

2º peRíODO vespeRTINO pROf.ª MARIA feRNANDA

volume de água, quanto emextensão.

O Rio Amazonas atravessa amaior floresta tropical do mundo,a Floresta Amazônica. Ele nasceem um país da América do Sulchamado Peru, recebendo váriosnomes até chegar ao nosso país.Quando chega ao Brasil échamado de Solimões até oencontro com o Rio Negro,passando assim, a ser chamadode Rio Amazonas. As águas dosrios Negro e Solimões não semisturam quando se encontram.O Rio Negro tem as águas escurase o Rio Solimões, águas claras.

Esse grandioso rio é muito

NOVEMBRO 201516

2º peRíODO MATuTINO pROfessORA sANDRA.

símbolo: estrela), na cidade deParintins, no mês de junho. A festamistura teatro, dança e muitamúsica para encenar a lenda.

As celebrações ocorrem ao ar livre,no Bumbódromo, construído com aforma de uma cabeça de boi, capazde abrigar pelo menos 35 mil pessoas.

As equipes dançam e cantampor um período de duas horas emeia. As músicas resgatam opassado de mitos e lendas dafloresta amazônica.

Este ano a festa completou 50anos e o vencedor foi o boiCaprichoso.

importante para a região. Ele énavegável, facilitando assim, otransporte e o comércio atravésdos barcos, além de ser fonteprincipal de alimento para apopulação ribeirinha pela riquezade sua fauna.

O Rio Amazonas possui muitosfenômenos naturais, como, porexemplo, a conhecida pororoca,que é o encontro violento daságuas do rio com as do mar. Apalavra pororoca é de origemindígena (tupi) e significaestrondo (forte barulho da

natureza). Acontece,principalmente, no mês deoutubro, pois nesse período onível do rio está baixo e a maréalta. Surfistas do mundo inteirovão surfar nas ondas formadasnesse encontro, que chegam aatingir até 3 metros de altura.

Viram que riquezas temos emnosso país? Agora, cada um denós deve fazer sua parte,preservando o meio ambiente,para que o Rio Amazonas e aFloresta Amazônica não sejamdestruídos!

Miau!Miau!

Crianças puderam entrar em contato com o patinho. “ Ele foi uma sensação”

O fruto do guaraná tem formato semelhante ao olho humano

Você sabe que o Brasil é umpaís muito rico culturalmente,não é mesmo? Principalmenteno que diz respeito às lendas.Sabendo disso, o 2º períodosaiu do “convencional”, deixouas lendas mais comuns de lado(como a do Curupira, Saci-pererê, Boitatá, Iara, etc.) paraler, conhecer, interpretar e sedivertir com outras lendastambém importantes, porém,pouco conhecidas. Uma daslendas que os alunosconheceram foi a do Guaraná,um fruto originário daAmazônia que hoje é muitocultivado.

Eles ficaram fascinadoscom a história! Demonstrarammuito interesse, curiosidade eaumentaram o repertóriocultural.

Segundo a lenda, um casalde índios pertencente à triboMaués vivia junto por muitosanos sem ter filhos. Um dia elespediram a Tupã para dar a elesuma criança para completarsuas vidas. Tupã, sabendo queo casal era bondoso, lhes

atendeu o desejo, dando a elesum lindo menino.

O tempo passou e omenino cresceu bonito,generoso e querido por todosna aldeia. No entanto, Jurupari,o Deus da escuridão e do mal,sentia muita inveja do meninoe decidiu matá-lo.

Certo dia, o menino foicoletar frutos na floresta eJurupari se aproveitou daocasião para lançar suavingança. Ele se transformouem uma serpente venenosa,que atacou e matou o menino.

A triste notícia se espalhourapidamente. Nesse momentotrovões ecoaram e fortesrelâmpagos caíram pela aldeia.A mãe, que chorava emdesespero, entendeu que ostrovões eram uma mensagemde Tupã, dizendo quedeveriam plantar os olhos dacriança e que deles uma novaplanta cresceria, dandosaborosos frutos.

Assim foi feito e os índiosplantaram os olhinhos dacriança. Nesse lugar cresceu oguaraná, cujas sementes sãonegras rodeadas por umapelícula branca, e são muitosemelhantes a um olhohumano.

A lenda do Guaraná2º peRíODO vespeRTINO –pROf.ª LuDMILLA

MATeRNAL 1 vespeRTINOpROf.ª NANá

Quá! Quá! Os animais têm forte presença

no dia a dia das crianças, seja deforma física ou através de músicas,desenhos animados, jogos,histórias e brinquedos. Além disso,possuem um importante caráterde identificação de suas vivênciaspessoais e sociais.

Um dos nossos objetivos aodesenvolver o projeto “Animais dafazenda” com as turmas dematernal 1 foi o de sensibilizarnossos alunos e também seusfamiliares para as questõesreferentes aos cuidados que

devemos ter com os animais, bemcomo para a aquisição de hábitose atitudes necessários naconstrução e na preservação doambiente em que vivemos.

E, para que haja uma maiorconscientização sobre a importânciada preservação dos animais, nadamelhor do que conhecer e vivenciar!Uma dessas vivências aconteceucom um patinho, que foi levado atéa escola pela professora. Com todoo cuidado e carinho, as criançasinteragiram bastante com o animal eaprenderam muito sobre ele,respeitando o tempo todo suasnecessidades, já que estava fora deseu habitat natural.

O fascínio dascrianças pelo mundoanimal é bastanteevidente,principalmente com ascrianças menores. Elas gostam detocar nos animais, ver os filhotes,saber como vivem... Enfim, seencantam com tantasdescobertas!

Com as turmas do maternal 1não foi diferente. Elasdesenvolveram o projeto “Animaisda fazenda” e a cada semana umanimal foi até a escola “visitar” ascrianças, levando muito carinho eaprendizado. O encantamento foigeral, principalmente com a visitade uma linda gatinha e seus cinco

MATeRNAL 1 MATuTINO –pROf.ª NANá

filhotes. Uma mistura desentimentos tomou conta daturma: risadas, gritos, palmas emuitos suspiros. Foi uma manhãmuito divertida e prazerosa, pois ascrianças puderam observar ascaracterísticas físicas desse animal,perceber o som emitido por ele(miado) e presenciar o momentoda amamentação. A euforia dascrianças foi tanta que elas queriampegar, abraçar, apertar e sentir opelo macio. O difícil foi deixar essas“visitas” tão ilustres irem embora!

Alunos encantaram-se com a presença dos animais

17NOVEMBRO 2015

DICAS PARA OS PAIS

Alimente-se bem! Já!SAÚDE

Sempre lemos ou ouvimos comotem crescido a obesidade entre ascrianças, e não somente a obesidade,mas também os índices de colesterolou glicemia estão elevados. Taisreflexões também fazem parte docotidiano da nossa sala de aula, poisobservamos como os alunos estão sealimentando.

Neste bimestre iniciamos o estudosobre alimentação saudável erealizamos uma pesquisa paraconstatar que tipo de alimentação asfamílias estão inserindo no seu dia adia. Os alunos participaram fazendo apesquisa com seus pais. Tivemos

também o prazer de saboreardeliciosos e saudáveis bolinhos, feitospela mãe do Antônio (Ângela).

A entrevista foi feita com 22 alunos.Veja os resultados.

• 60% comem verduras elegumes enquanto 40% consomemsomente alguns tipos ou nenhumaverdura e legume.

• 90% comem frutas e 10% nãogostam de frutas.

• 70% comem guloseimasdiariamente e os outros 30% somentenos finais de semana.

• Em relação ao refrigerante,70% das crianças não bebem. Emalgumas famílias apenas os pais têm ohábito de consumir.

• Na opinião de 80% dos pais, a

alimentação dos filhos poderia sermelhor se comessem mais verduras,legumes e frutas.

Nessa pesquisa constatamos queos pais se preocupam com aalimentação dos filhos e estãobuscando oferecer uma alimentaçãomais saudável.

Adote 5 dicas para uma boaalimentação infantil:

n Comer sentado à mesa;n Comer sem distrações;n Comer sozinho;n Ter 5 cores diferentes no prato;n Experimentar novos alimentos.

FAÇA E EXPERIMENTE!

Bolinho da ângelaIngredientesn 2 ovos;n 80 ml de óleo;n 1 xícara de farinha integral;n 1\2 xícara de açúcar mascavo;n 3 bananas nanicas amassadas;n 1 colher de chá de fermento em pó;n 2 colheres de sopa de gotas de chocolate

meio amargo.

Modo de fazer1. Pré aqueça o forno a 180º.2. Misture os ingredientes secos em uma

tigela.3. Em outra tigela, bata ligeiramente os ovos

e acrescente o óleo.4. Despeje a mistura líquida sobre os sólidos

e mexa o suficiente para agregar todos osingredientes.

5. Acrescente as bananas amassadas emexa mais uma vez, colocando algumasgotas de chocolate dentro da massa.

6. Coloque a massa em formas de Muffin edeixe assar por 30 minutos ou até dourar.

Os alunos adoraram!!!

Que delícia de sopa!

É verdura ou é legume?Raramente paramos para pensar oque é, mas quando a pergunta surge,a dúvida pode ser grande. Você sabequal é a diferença?

A resposta está na botânica dasplantas. Podem ser chamadas deverduras as hortaliças ou plantasfolhosas (coentro, alface, acelga,repolho, couve, espinafre, entre outras)e as flores (alcachofra, brócolis e couve-flor). Já os legumes são os frutos(abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu,pepino, pimentão, tomate, entreoutros), os caules (aipo, aspargo epalmito), os tubérculos (batata) e asraízes (beterraba, cenoura, mandioca,nabo, rabanete, entre outras). Caso vocêse esqueça disso, tente pensar na cor

verde. Verde remete a folhas e lembra apalavra verdura. Já ajuda, não é?

E por que não ensinar para ascrianças essa diferença entre verdurase legumes? Foi o que as professorasdo maternal 2 fizeram! Já que oprojeto desenvolvido é sobrealimentação, nada mais apropriado,certo? Assim, em sala de aula, ascrianças tiveram a oportunidade dever, pegar, conhecer e identificarvários tipos de verduras e legumes,aprendendo então a diferença entreeles.

Foi um momento bastanteprodutivo e significativo. Veja a fala dealgumas crianças:

- “O alface, eu adoro!”- “O milho é uma delícia!”- “O brócolis mamãe joga caldinho

de limão por cima!”- “O rabanete é amargo, não

gostei.”E assim, dia após dia, vamos

mostrando para as crianças aimportância de se alimentaremadequadamente, incentivando-as acomer alimentos mais saudáveis.

verdura oulegume? Qualé a diferença?

2º C MATuTINO pROfª LívIA

MATeRNAL 2 vespeRTINO pROf.ª fLAvINhA

MATeRNAL 2 MATuTINO pROf.ª fLAvINhA

Você já tomou sopa? Com certeza já!Presente na alimentação humana desdeque o homem pré-histórico encontrouum meio de aquecer a água para cozeralimentos, a sopa foi, provavelmente, aprimeira comida elaborada e criativa dahistória, já que resulta da mistura deingredientes e estes são praticamenteinfindáveis. Afinal, diz a lenda que,havendo água, até de pedra se podefazer uma sopa.

As turmas de maternal 2, através doprojeto “Tudo de bom” (que visaprincipalmente ao conhecimento eincentivo para uma alimentação maissaudável), resolveram colocar a “mão namassa” e fizeram uma deliciosa sopa!

Após explorarem a música “Sopa”, dogrupo Palavra Cantada, as professoraspropuseram que fosse feita uma sopa na

escola. As crianças ficaram eufóricas coma ideia! Cada uma trouxe um ingredientee foi um momento de descobertas, ondepuderam ver, pegar e sentir o cheiro dosalimentos. Observaram atentas eajudaram na preparação da sopa, desde ahigienização dos alimentos até omomento em que os mesmos foramlevados à cozinha para serem cozidos.Detalhe: as crianças estavam vestidas acaráter, isto é, de cozinheiras!

A espera pela sopa pronta gerougrande expectativa nas crianças. Juntos,deixamos as mesas da sala postas paraaguardarmos o momento desaborearmos esse delicioso e saudávelalimento que preparamos.

A sopa ficou pronta! Todas as criançasexperimentaram e algumas chegaram arepetir, pois estava deliciosa!

E, assim, fizemos do aprendizado ummomento divertido em sala de aula eliteralmente delicioso.

NOVEMBRO 201518

Alunos ajudaram a preparar a sopa

Os alunos fizeram pesquisas, discutiram sobre o tema e seguem algumas dicas de reaproveitamento de alimentos. Veja a experiência.

SAIBA MAIS

O Brasil é o quarto produtormundial de alimentos e o sexto emnúmero de habitantes que estãovivendo em condição de insegurançaalimentar. Pesquisa realizada pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística) apontou que 14 milhões debrasileiros vivem em insegurançaalimentar grave. Essa condição écaracterizada pela falta de acessoeconômico à alimentação suficiente,adequada, nutritiva e segura, quesatisfaça, portanto, as necessidades doindivíduo no que se refere àmanutenção de sua saúde. Aoanalisarmos esses números, surge aseguinte pergunta: Se produzimostantos alimentos (quantidade evariedade), como há tantas pessoassem acesso a eles? Infelizmente ocorreum imenso desperdício. Essedesperdício começa no campo etermina na mesa do consumidor.

No campo, de cada 100 caixas

n A uva para fazer vinho. (kauan Rocha)n O limão para limpar a gordura na cozinha. (Manuela Cunha)n A casca da batata para fazer sopa ou comer frita. (Guilherme Mattos)n A casca da banana e melancia para fazer vitaminas. (Arthur Nascente)n A casca da laranja para fazer repelentes de insetos. (Manuela parreira)n A casca da banana para fazer bolo. (João paulo Locatelli, Maria Luiza Xavier e Giovana Abdala)n As sobras do arroz para fazer bolinhos de arroz. (Isabela Martins)n Cascas de limão e laranja para fazer raspadinha. (Gabriel Abrão)n O milho para fazer doces, bolos e lavagem para animais. (Leonora Melo)n A casca de manga para fazer sucos e sorvetes. (Ana Beatriz pereira)n O feijão para fazer bolinhos, tutu e tropeiro. (Ana Carolina)n A casca da laranja com mel serve como esfoliante para a pele. (Laura Teixeira)n A maçã triturada para fazer farinha. (Matheus ávila)n O tomate para fazer molho de tomate. (Alexandra Andrade)n A cana-de-açúcar para fazer álcool de combustível. (felipe Martins)n Restos de legumes diversos triturados para fazer adubos. (Breno Garcia) n Sementes de frutas e legumes triturados para fazer farofa. (Daniel de Mello)n A casca da laranja para fazer chá. (sophia Martins) n A carne para fazer molhos e farofas. (Marcos Gonçalves)n A berinjela para fazer remédios, tinturas e decoração. ((henrique Nunes)n A casca do abacaxi para fazer um delicioso suco, remédio ou chá. (sofia de pina,

Aurora Montalvão, Miguel Lemos, Geovana Brant, Laura figueiredo, Giovanni Isaque, Bruna Magalhães) n A casca da laranja para fazer suco. (Carolina salomão)n A casca da banana para fazer doce. (Laura Martins)n Arroz e feijão para fazer risoto e bolinho (Anna Beatriz ferreira)n A polpa da banana verde, gengibre e casca da manga para fazer chá e suco.

(Murilo ferreira filho)

O reaproveitamento do alimentoSAÚDE

Durante o desenvolvimento doprojeto “Tudo de bom” os alunos domaternal 2 tiveram a oportunidadede ver, pegar, cheirar e provar váriosalimentos. Com isso, descobriram quena alimentação todos os nossossentidos são estimulados: o paladar, oolfato, a visão, o tato e até a audição.Descobriram também que dá paravivenciar todas essas sensaçõesatravés de uma alimentação saudável.Como? Saiba agora!

TatoNossa pele é coberta de

receptores. Os dedos e a boca são osmais sensíveis. Tocar a comidapermite que seu corpo a conheçamelhor. Além de prazeroso, éimportante para sentir texturas,consistências e definir o modo depreparo. Você prefere a “crocância” dacenoura crua ou a maciez daabobrinha cozida?

visãoComer com os olhos é a ideia!

Escolha ingredientes bem coloridos,corte ou molde formatos que lheagradem. Trabalhe para que o pratoseja um verdadeiro banquete para osseus olhos. Parte do prazer em comerestá em se encantar com o que se vê!

OlfatoNada melhor do que o cheiro de

comida sendo preparada! O olfato éfundamental na sensação de prazerque a comida nos traz. Conheça osperfumes dos temperos eingredientes e faça questão deselecionar os melhores para o seuprato. O prazer é garantido!

AudiçãoDesfrute dos sons! Seja ele da

“crocância” da maçã, do chiado dorefogado na panela ou do borbulharde um cozido. Ouvir também fazparte da experiência prazerosa que acomida nos traz!

paladarPor fim, curta o sabor da sua

própria comida. Você saberáreconhecer cada um dos diferentesgostos que contribuíram para o saborfinal. A sensação de prazer serácompleta e você se sentirá satisfeitosem abusar na quantidade!

3º ANO “A” vespeRTINO pROfª vALéRIA

MATeRNAL 2 MATuTINO pROf.ª pATRíCIA

Alunos do 3º ano Vespertino.

que contêm algum tipo de alimento,apenas 61 chegam ao mercado! Paraonde foram as 39 caixas restantes? Parao lixo. Afirma a nutricionista GiselePontaroli Raymundo.

Os alunos do 3º ano vespertino,preocupados com essa situação,resolveram pesquisar o modo de diminuiro desperdício de comida e descobriramque é possível aproveitar, ou seja, utilizarcascas, folhas e talos na alimentação e nãosimplesmente descartá-los como lixo.Essa atitude de aproveitamento integraldos alimentos ajuda promover adiminuição do lixo, melhorar a qualidadenutricional da dieta e a ampliar avariedade de preparos de pratos quecompõem uma refeição. Um exemplobem comum é o aproveitamento dacasca do abacaxi para obter suco, que édelicioso e bastante nutritivo, muitomelhor que oferecer aos nossos filhossucos em pó, que são artificiais e nem umpouco saudáveis. Os alunos adoraramessa experiência de tomar sucogeladinho, nutritivo e saudável.

Os cincosentidos e aalimentação

19 NOVEMBRO 2015

EXPERIÊNCIAS DA TURMA

(ANA MARIA MAChADO)

gostar de ler!COMPORTAMENTO

Nunca é tarde para

Sempre é tempo de criar ohábito da leitura e também inspirarquem está do nosso lado a ler!

Se você terminou de ler um livro,chegue na escola ou em casa e corrapara compartilhar a experiência comos colegas ou a sua família. Fale sobreos conflitos do personagem (sementregar o fim da história, é claro) ecomente o que achou dosquestionamentos narrados nahistória. Assim, você instigará osoutros a lerem também!

"Um mesmo livro nunca é omesmo para duas pessoas", já disse opoeta Ferreira Gullar. Essa experiênciaé tão rica porque nos permite darasas à nossa imaginação!

por que ler?O leitor lê por diversas razões: rir,

refletir, investigar, conhecer,relembrar, inspirar, criar etc. Lêporque mergulha no que autores epersonagens pensam e sentem, emlugares distantes ou que nem sequerexistem. Lê porque as obras literáriaso ajudam a ter um vocabulário maior

e consequentemente uma redaçãomelhor.

Como virar um leitor?Não existe um só caminho para

se tornar um leitor. Nós podemoscomeçar por textos simples doponto de vista linguístico e depoispassar para os mais complexos.

Um bom caminho paraaumentar o gosto pelos livros éprocurar gente que goste de ler. Aocompartilharmos as impressõessobre uma leitura, passamos a saberos significados que a obra tem paraos outros, o que enriquece nossoconhecimento. Através do diálogo,também trocamos indicações delivros e autores.

O livroPerceber as relações entre os

livros e outras linguagens é tambémum caminho interessante. Ver umfilme, ouvir uma música ou assistir auma peça de teatro baseados emobras literárias e depois ler o textooriginal é ótimo para entender comouma história é contada de maneirasdiferentes.

“Ela (a literatura) permite sonhar, enfrentarmedos, vencer angústias, desenvolver aimaginação, viver outras vidas e conheceroutras civilizações. Além disso, nos dá acesso a uma parte da herança cultural dahumanidade...”

Reserve um tempo diário para lerGostar de ler é treino, e, por isso, precisa de bastante empenho,

dedicação e vontade. Se você quer gostar de ler, primeiro precisa fazerda leitura um hábito. Reserve algum tempo todos os dias para se dedicaràquele livro. Nós reservamos o tempo mínimo de vinte minutos por dia,por exemplo. Você pode ler do jeito que quiser: ler em casa; ler nointervalo das aulas; ler até no banheiro. O importante é estabelecer essarotina e o tempo que você dedica a ela, seja vinte minutos, meia hora,seja uma ou mais horas. Você também não deve desistir se ficar compreguiça, porque esse é um exercício de persistência!

Desde o início do ano, nós, alunos do 5º ano A, lemos várias obras e para cada obra, fizemos um trabalho diferente.

“Um dos maiores passatempos do mundoé a leitura. Com ela, podemos descobrirnovos mundos, aumentar o vocabulário eaprender brincando. Os maiores filósofosaprenderam com a leitura, refletindo sobrea vida. O primeiro passo para aprender a lerde verdade é gostar. Começamosbasicamente com livros simples e depoisavançamos para os complexos. E assimviramos grandes leitores.” (pedro Alvarenga Caixeta

e Danilo Gomes souza saad sabino)

“Neste ano, em nossa sala, estipulamos umameta de lermos 20 livros. Até agora já lemostrinta e cinco livros em média. No começo,todos nós achávamos que nãoconseguiríamos, mas quase todo mundo dasala já leu mais de vinte. Quando lemos umlivro, sentimos que estamos na história,ficamos entretidas e em todo momento livreque temos, queremos ler mais e mais.” (Laura

Macedo Lima e Lavínia Zactiti franqueiro)

“Para nós, ler é importante, pois viajamosno mundo da leitura, nos divertimos,descobrimos curiosidades sobre culturas,religiões e costumes de diferentes países.Estamos lendo os livros ‘HistóriasChinesas’ e ‘Scherazade’, ambos nosensinam sobre a civilização, a religião e acultura da China e da Arábia Saudita.”(Gabriela santos de Castro e Beatriz do Lago Costa)

“Ler é uma coisa que todo mundo faz desdepequeno. Se você tem o hábito da leitura,desenvolve seu sistema nervoso. Quandoleio, nem vejo o tempo passar.” (victor)

“A leitura é essencial para nossas vidas. Nóslemos todo dia. Não lemos só livros, lemosrevistas, jornais e letras de música também.”(Ariel de sousa Almeida)

“Desde quando começamos a ler,melhoramos o nosso vocabulário. O livro quemais gostamos foi ‘Harry Potter’, mas o livroque nos inspirou mesmo e que nos fez darvalor à leitura foi a série de ‘Frankie Pickle’ e ‘Aameaça Matemática’. Na minha escola,estamos aprendendo sobre as culturaschinesa e árabe através da literatura. Em cada

trabalho que realizamos sobre essas obras,nos emocionamos muito, pois vivemosaventuras.”(heitor elias Daud e Cauã suguri de Domenicis)

“Para nós, o hábito de ler melhora a nossafala, a escrita e nos ajuda a ter um raciocíniológico. O livro que nos incentivou foi o ‘Diáriode um banana’. Neste ano traçamos umameta de ler no mínimo 20 livros. Agora que játemos o hábito da leitura, ultrapassamos essameta, já lemos mais de 30 livros. Nósesperamos alcançar uma meta maior, pois,ao lermos, vimos que a nossa mente fluiquando analisamos qualquer assunto.”(Bernardo Lemos Monteiro Belem e frederico Tapxure Catharino)

“Através da leitura, trabalhamos com aimaginação e conseguimos superar asnossas dificuldades. Nós começamos agostar de ler quando lemos o livro deaventura ‘Vinte mil léguas submarinas’.” (felipe

setmaier piccelli, Rodrigo Albernaz Costa Resende e Alexandre

santos Machado)

“A leitura, para nós, é vida. Por meio dela,aprendemos muitas coisas que nos ajudam avencer os desafios.” (Lucas Teodoro, Ananias fernandes da

Cunha filho e André de Oliveira Alvarenga Moura)

“Neste ano tivemos a meta de ler no mínimo20 livros. No começo do ano achamos quenão conseguiríamos, que era muito. Mas,com a forma descontraída que trabalhamosa leitura em casa e em sala, conseguimos lermuito mais. É assim que vamosaperfeiçoando nosso conhecimento. Temosque estar dispostos a aprender. Atualmenteestamos lendo livros sobre a literaturachinesa, através do livro ‘Histórias Chinesas’ ea literatura árabe, com o livro ‘Scherazade’.(Larissa pellicione Balestra vieira sulz e Angélica franco e Araújo)

“Através da leitura, podemos adquirir ummelhor conhecimento. Aprendemos aredigir melhor um texto, pontuando-o eacrescentando detalhes nos argumentos.Este ano tivemos o compromisso de ler maisde vinte livros com qualidade. Ao ler esseslivros aprendemos muito, principalmente acultura de outros países.” (Ana Luiza Lira silva pinheiro e

Ana paula pereira pimenta)

5º ANO vespeRTINO pROfessORA LIZANDRA

NOVEMBRO 201520

10Benefícios da leitura

em sua vida!

A leitura é a base do processo dealfabetização e também da formação dacidadania. Ao ler, a criança desenvolvetodo um potencial crítico: pensa, duvidae questiona. É uma experiência pessoal, aqual não depende somente dadecodificação de símbolos gráficos, masde todo o contexto ligado à história devida de cada indivíduo.

As crianças e as famílias chegam ao1º ano com muita expectativa emrelação à leitura, por isso, a rotina da sérieé planejada cuidadosamente.Propiciamos diariamente momentospara que os alunos desenvolvam a leiturae percebam que o hábito de ler é defundamental importância, pois a leiturase faz presente em nossas vidas desde omomento em que começamos a“compreender” o mundo à nossa volta.Mas como podemos incentivar o hábitoe a fluência da leitura? Lendo! É isso que aturma do 1º ano da professora Sorayatem feito bastante. Os alunos jáperceberam e compreenderam aimportância da leitura e estão setornando excelentes leitores.

Para incentivá-los ainda mais, aprofessora propôs a eles quecomeçassem na sala a “academia daleitura”. Assim como em algumasmodalidades esportivas, na academia da

leitura os alunos trocam a cor da faixa àmedida que forem ganhando fluênciana leitura. Todos iniciaram na cor brancae o objetivo é passar pela cor amarela,pela cor vermelha, até chegar à cor preta.A graduação das faixas só acontece como treino e a prática da leitura em sala etambém em casa!

Aprender tem que ser divertido e oresultado não poderia ser diferente: osalunos estão lendo muito bem! Com aacademia da leitura eles perceberamque precisam de muita força de vontadee treino para chegarem à faixa preta(excelente leitor), que é o objetivo detodos. Mas como deve ser esseexcelente leitor? O excelente leitor éaquele que lê com fluência, comentonação e respeita a pontuação. Eleconvence o ouvinte de que a leitura éinteressante. O corpo de quem lê precisapassar segurança a quem está ouvindo.

E você? Tem praticado sua leitura?Em qual faixa se encontra? Siga oexemplo do 1º ano e embarque naviagem da leitura! Com ela estamosdescobrindo o mundo sem sair do lugar!

CORES ESIGNIFICADOS

Branca: bom leitor!Amarela: muito bom leitor!vermelha: ótimo leitor!preta: excelente leitor!

Academia da leitura

Ontem a carta, hoje o e-mail

De olho nas cores!

1º ANO MATuTINO pROf.ª sORAYA

Alunos aprendem sobre aevolução da comunicação

COMPORTAMENTO

Quem de nós (adultos) nãoaguardou a chegada do carteiro quetrazia uma carta com notícias de umapessoa querida?

Desde que o homem teve anecessidade de se comunicar àdistância, a carta tornou-se o meio decomunicação visual mais relevante dahistória.

Com o passar do tempo e aevolução tecnológica, o e-mailpassou a ser um meio comum decomunicação entre as pessoas. Maisrápido e ágil, acabou tornando-semuito comum.

“E-mail” é um termo em inglês esignifica “eletronic mail”, ou seja,correio eletrônico.

O 2º ano “A”, estudando os diversosgêneros literários e as variadas formas decomunicação, entre elas o e-mail,

Utilizaremos aqui um pouco doque aprendemos em sala de aulae em nossas deliciosas aulas deinformática. Vamos lá!

SAIBA MAIS

DICA N° 1Fique atento na hora de digitar o e-mail do destinatário, uma letra erradae o e-mail não será enviado, oupoderá ser enviado para outra pessoa. (Ana Luiza, Augusto, Nicole e vitor)

DICA N° 2Não se usa acento nem espaço noendereço de e-mail.(Clara, Diogo, Maria Luiza e Matheus Azevedo)

DICA N° 3Leia sempre a mensagem antes deenviá-la(Isabela, helena, Davi Rios e Matheus vilela)

DICA N° 4Nunca abra mensagens de pessoasdesconhecidas, muito menosarquivos anexados, pois podemconter vírus.(Joaquim, Luigi, Davi D’angelis, Júlia e Gustavo santos)

DICA N° 5Quando terminar de usar o e-mail, não se esqueça de clicar nobotão sair.(Laura, Gustavo peixoto, felipe e Luiz eduardo)

21 NOVEMBRO 2015

2º ANO “A” | pROfºANA CAROLINApAssANI - eM pARCeRIA COM A pROfªADe INfORMáTICA: fABIANA fARIA

aprendeu muitas coisas interessantessobre esse meio de comunicação e vemagora deixar algumas dicas para que ouso dessa ferramenta tão importanteseja agradável e seguro para você.

Agora que você, assim como nós do maternal 2, já sabe da importância das cores em nossa alimentação, quetal começar a observar e cuidar mais dos alimentos que coloca em seu prato? Com certeza só terá benefícios!

ALIMENTAÇÃO

Vermelho, branco, laranja, verde, roxo... Você já paroupara observar como os alimentos que ingerimos em nossodia a dia são ricos em cores? Os alunos do maternal 2,através do projeto “Tudo de bom”, estão aprendendo quequanto maior a diversidade de cores no prato, maisnutrientes estamos ingerindo. Eles já sabem também que éimportante ingerirmos alimentos de cinco cores diferentesao dia para garantirmos uma alimentação mais saudável.

É muito importante que todas as pessoas tambémsaibam disso e conheçam as propriedades de cada corpresente nos alimentos, pois, além de colorir, elas podemser grandes aliadas da saúde, por desempenharem umpapel importante na prevenção e na proteção doorganismo contra diversas doenças.

MATeRNAL 2 vespeRTINO pROf.ª ALINe TAveIRA

SAIBA MAIS Entenda o que as cores representam em sua alimentação:

Atuam contraprocessosinflamatórios ealergias, fortalecemos sistemasimunológico ecirculatóriio eprotegem contradoenãs crônicasassociadas aoenvelhecimento

Auxilia nocrescimento e namanutenção dapele, cabelo, ossose visão, contribuipara os sistemasdigestivos,nervoso,imunológico esexual e reduz ocolesterol

Age para o bomfuncionamento dosistemaimunológico esexual e a proteçãocontra doençascardíacas e certostipos de câncer.Melhora a visão e apela

Reduz o risco decâncer,manutenção dasaúde da pele, dagingivas e vasossanguíneos,formação decolágeno, reduçãode colesterl e riscode arterosclerose

Presença deantocianina, compropriedadesanticancerígenasque também atualna preservação damemória eprotegem ocoração

Os perigos da internetCOMPORTAMENTO

Dia 17 de setembro de 2015, Dr.Thiago Cordeiro Jácomo, graduadoem direito e jornalismo pela PUC-GO,Mestre em Comunicação eJornalismo e pós-graduado emdireito da Comunicação Social,ambos pela Universidade de Coimbra(Portugal), realizou uma palestra naComunidade Educacional “OPequeno Príncipe” para os alunos dos5ºs aos 9ºs anos do EnsinoFundamental, sobre o mau uso dasredes sociais e celulares e aconsequência na vida deles, dosfamiliares ou terceiros.

O objetivo dessa palestra foidiscutir, através de reflexões eexemplos de casos reais, os perigos dainternet e dar sugestões paramelhorar os comportamentosindividuais e coletivos no universovirtual, que é fundamental tanto paraos alunos, como para pais eeducadores.

Os temas de alguns assuntos

O QUE ELES PENSAM...!

“A palestra foi muito interessante! Dr.Thiago explicou muito bem os perigos dainternet. Agora sabemos como utilizá-lacorretamente. O que mais chamounossa atenção foram as críticas feitas nasredes sociais. Descobrimos que isso podecausar vários problemas. Somos muitogratas pelo alerta que ele nosproporcionou.” (Gabriela, valentina e Laura)“Nós achamos que a palestra foi muitointeressante, pois nos incentivou a tomarcuidado com a internet e nos mostrou osperigos que ela pode causar. O Dr. Thiagoapresentou acontecimentos virtuais reaisque prejudicaram várias pessoas através deatos ruins e maldosos, o que nos alertousobre o quanto isso é perigoso.” (pedrohenrique simões e victor hugo)“Nós achamos a palestra boa e interessante,pois foi bem elaborada pelo Dr. ThiagoJácomo. Teve muitos exemplos reais e bemdetalhados. Ele também mostrou fotos,vídeos, slides, animações e charges que nosajudaram a interpretar melhor os perigos dainternet. O que nos chamou mais atençãona palestra foi: o cyberbullying, os hackers efotos pessoais que vazam na internet.” (felipesantana e pietro salles)“A palestra do Dr. Thiago Jácomo foi muito

divertida, educativa e interessante, porqueele falou sobre perigos ao usar a internet,que é um assunto muito sério. Ele usouótimas ferramentas para entendermosmelhor o assunto tratado. O que achamosmais importante nessa palestra foi quandoaprendemos a não conversar comqualquer pessoa da internet que nãoconhecemos, não falar das pessoas e nemser racista porque poderemos terproblemas judiciários. O Dr. também falousobre o perigo de expor fotos pessoais emredes sociais, porque muitas pessoaspodem fazer o que quiserem com essaimagem, pois um manda para outro e esseoutro vai passando e acaba mandandopara milhões de pessoas. Isso é muito sério.”(Guilherme e pedro henrique Aires)“Essa palestra foi muito produtiva, pois o Dr.Thiago explicou muito bem. Ele usouformas interativas para ensinar aos alunoscomo lidar com pessoas da internet.Aprendemos que não podemos marcarencontro e nem dar nosso endereço apessoas que não conhecemos. E tambémficamos sabendo que se fizermoscyberbullying com pessoas, podemos nosdar mal. Não devemos postar fotospessoais em redes sociais, pois é difícilapagá-las depois e muitas pessoas podemfazer o que quiserem com elas.” (André Aires eJorge elias)“Nós achamos que a palestra foi muito legale interessante. Ela nos passou os cuidados

que devemos tomar ao usar a internet. Etambém nos ensinou como devemos agirse formos alvos de algum tipo dediscriminação.” (Caio Lacerda e João Gabriel)“Essa palestra foi muito interessante, poisaprendemos que há muitos perigos aousarmos a internet, como: vazar fotosinadequadas nas redes sociais, acontecercyberbullying e julgar fotos postadas. Épreciso ter cuidado!” (Bruna, Thays e hânnia)“Nós achamos a palestra excelente, poisnós aprendemos os cuidados quedevemos ter com a internet. Nós gostamosquando ele apresentou vídeos com fatosreais porque pudemos observar o que ainternet traz de ruim para nós. O advogadoque apresentou a palestra é muito bom,pois ele falou de uma maneira fácil deentender.” (João pedro e Leonardo)“Nós achamos que a palestra foi muitointeressante e útil no dia a dia das pessoas.Foi muito importante para quesoubéssemos que além do lado bom dainternet (pesquisar, jogar, comunicar,comprar, etc.), existe também o lado ruim(enganar, roubar, sequestrar; através de sitesde conversa, de jogos e o cyberbullying).Aprendemos também como nos prevenir,evitando e tomando cuidado com oslugares onde tiramos selfies, pois podemser perigosos.” (Aline, sarah e Mayara)“Nós aprendemos várias coisas com apalestra sobre os perigos da internet. Elatem um lado bom e outro ruim e nós

devemos sempre usar esse lado bom commuita sabedoria para não nosprejudicarmos no futuro. O que nósachamos mais interessante na palestraforam as demonstrações das pessoas quese passam por outras para enganar omundo virtual.” (Amanda, Carolina e Mellaine)“Gostamos muito de assistir à palestra, pois foieducativa e interessante. O fato que maischamou nossa atenção foram os vídeos quefalavam sobre os perigos da internet, adistribuição de dados pessoais, cyberbullyinge vazamento de fotos. O Dr. Thiago tambémcolocou em sua palestra exemplos de casosreais que aconteceram na internet. A palestrafoi muito útil.” (Maria Julia, Laís e Luiza vaz)“Aprendemos com a palestra os perigos dainternet e os seus pontos positivos enegativos. E que nem todas as pessoas douniverso virtual são boas, pois podem falarque são crianças e ser alguém perigoso. Oadvogado e jornalista Dr. Thiago nos ensinoucom slides, vídeos, fotos e animações que ainternet é legal, mas o mau uso dela pode serperigoso!” (Théo e Caio henrique)“Aprendemos que a internet pode serperigosa ao ser utilizada semresponsabilidade, mas que podemosutilizá-la para nosso bem. Gostamos muitoda palestra e aprendemos que nossocomportamento na internet pode interferirmuito em nossas decisões, como nasentrevistas de emprego e outras coisas.”(Gabriel pesconi e João frederico)

5º ANO “B” MATuTINO pROf.ª GILDA

abordados foram: 1. Espaço público e espaço privado;2. Intimidade e privacidade;3. Publicações, curtidas,

compartilhadas e comentáriosirresponsáveis;

4. Direito de imagem;5. Como você quer ser lembrado

pela sua exposição no mundo virtual?6. Liberdade de expressão e

manifestação do pensamento;7. Responsabilidade civil e criminal

dos menores;8. Direito à honra para pessoas

públicas;9. Publicações ofensivas às

coletividades;10. Cyberbullying;11. Criação de perfis fakes;12. Compras pela internet;13. Manifestação dos consumidores

na internet;14. Vazamento de fotos e vídeos

íntimos;

15. Nomofobia;16. Celular em escolas e faculdades;17. Aplicativos problemáticos.

Esses assuntos foram abordadosatravés de slides, vídeos, fotos charges,animações, etc. Com essasferramentas, Dr. Thiago contribuiu paraque todos compreendessem o quantoé necessário o cuidado ao usar ainternet.

Os alunos foram alertados que acada dia surgem novos problemas apartir do mau uso das redes sociais ecelulares pelas crianças, adolescentes eadultos. Em relação aos jovens, sãomuitos os problemas, tais comocyberbullying, vazamento de fotos,vídeos e excessos nas manifestaçõesatravés das redes sociais (publicaçõesracistas e outras).

Foi extremamente importantepara que todos os alunos ficassemsabendo mais sobre esse assunto, poiso uso das ferramentas digitais se tratade um caminho sem volta, que afeta eafetará ainda mais o comportamento eo futuro da nossa geração.

Leia os comentários feitospelos alunos.

Alunos assistem palestra sobre comportamento digital na era das redes sociais

NOVEMBRO 201522

"Vou pintar aquela gente."

Estudando sobre a vida e aobra do pintor brasileiro CandidoPortinari, os alunos do 1º anoaprenderam um pouco sobre oexpressionismo, um movimentoartístico e cultural presente emsuas obras.

O expressionismo surgiu nofinal do século XIX comcaracterísticas que ressaltam asubjetividade. No expressionismopinta-se com técnica livre eviolência dramática, ressaltandosempre a emoção. As cores, assimcomo as formas e as pinceladas,são exageradas e distorcidas, para

enfatizar ainda mais as emoçõespretendidas pelo artista, deixandode ser naturalistas para setornarem expressão desentimentos.

Assim foi a pintura de Portinari,que valorizou em suas telas ossentimentos e as reaçõeshumanas diante da realidade dosfatos. Retratou o sofrido, trágico esóbrio, mostrando não apenas odrama do homem, mas dasociedade.

No quadro “O lavrador de café”,1934, o modelo aparece bem maismusculoso do que o normal. Afigura deformada com pés e mãosenormes é o que aproxima opintor ao expressionismo.

Aumentar o tamanho do corpo deseus personagens era o jeito que oartista usava para mostrar aimportância do trabalhadorbrasileiro.

No quadro “Os Retirantes”,produzido em 1944, Portinariexpõe o sofrimento dosmigrantes, representados porpessoas magérrimas e comexpressões que transmitemsentimentos de fome e miséria.

Através de sua obraexpressionista, CandidoPortinari conseguiu retratar odia a dia do brasileiro comumdaquela época, procurandodenunciar os problemas sociaisdo nosso país.

Frase de carta que Portinari escreveu em Paris,1930, sentindo saudade de sua terra e sua gente

CANDIDO PORTINARI

O projeto “Crianças pensantes,heranças brilhantes” propiciou aosalunos do 1º ano o conhecimentoacerca de algumas personalidades esuas profissões. No Brasil temosvários artistas plásticos conhecidosmundialmente, entre eles CandidoPortinari. Você já ouviu falar nele?Conhece um pouco da sua história?Os alunos do 1º ano conheceram ese encantaram com a história desua infância e suas obras. Agora é asua vez de saber um pouco sobreesse artista brasileiro!

Candido Portinari nasceu emBrodósqui, no dia 30 de dezembrode 1903, e logo foi apelidado deCandinho por ser bem pequenino.Foi alimentado com leite de cabra,pois sua família acreditava queassim ele cresceria forte e saudável.

Foi um garoto alegre ebrincalhão, mas tambémprovocador e briguento.

Sua infância foi simples, viviacorrendo entre os lavradores decafé da fazenda Santa Rosa,observando aquele povo forte etrabalhador, porém foi cheia deboas recordações. Brincava depula-carniça, pião, balanço,gangorra e adorava soltar pipa ejogar futebol.

Pouca gente sabe, masCandinho tinha uma perna menorque a outra e isso o ajudava a ser omelhor garoto no futebol, pois eleconseguia usar sua perna menorpara driblar os adversários.

Desde pequeno tinha comopaixão os desenhos. Inicialmentedesenhava usando uma vareta naterra, que encontrava debaixo dasárvores, depois passou a desenharnos papéis que seu pai enrolava asmercadorias que vendia em seu

mercado, na escola fazia belosdesenhos e trocava com seuscolegas por algum tipo de lancheque lhe interessasse. Com apenas 9anos ajudou a pintar a parede dacapela de Brodósqui, foiencarregado de pintar as estrelas.

A infância de Candinhotambém foi marcada por algunsmedos, como os espantalhos e o

terror vividopelos retirantes.

Como seupai percebeu oamor e a grandehabilidade deCandido aopintar,contratou umprofessor deartes para lheensinar, maslogo elesuperou o seumestre e aos 15anos foi estudar

no Rio de Janeiro, onde, depois deestudar bastante, ganhou umaviagem para Paris. A partir daí suasobras ganharam a admiração domundo.

Portinari pintou sua infância,seus medos, a cultura, osproblemas e os sonhos do povobrasileiro.

O Menino Candinho FamíliaPortinari,1908.

1º ANO vespeRTINO pROf.ª ADRIANA

1º ANO MATuTINO pROf.ª fLávIA pINheIRO

23 NOVEMBRO 2015

Coroando o Conhecimento

e a Educação infanto-juvenil

Trabalhar o conhecimento científico e os valoreshumanos como pilares para a formação docidadão do futuro, esse é o nosso objetivo.

Rua 30 , n º 55 , S e t o r Ma r i s t a - Go i ân i a -GO , Te l : ( 62 ) 3241 -6871