Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em...

31
Prof. Dr. Luiz Fernando Scheibe Sarandi, 16 de maio de 2015 Brilho da Água, Brilho da Vida www.rgsg.org.br

Transcript of Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em...

Page 1: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

Prof. Dr. Luiz Fernando Scheibe

Sarandi, 16 de maio de 2015

Brilho da Água, Brilho da Vida

www.rgsg.org.br

Page 2: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

O BRILHO METÁLICO

Page 3: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

Rio Paraná, 3.780 km; Paraguai, 2.620 km; Uruguai, 1.600 km.

O BRILHO VÍTREO

Page 4: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

O BRILHO DA ÁGUA

Page 5: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

Trópico do Capricórnio

Por que não um deserto?

Trópico do Câncer

Page 6: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

Rios Voadores...

Page 7: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

Contudo, conforme demonstram assituações de crise hídrica hojevivenciadas, não mais apenas nonordeste do Brasil, mas em váriaspartes da região do Mercosul,vivemos um contexto em que o ciclonatural das águas não vem dandoconta da reposição das águasutilizadas, nem da renovação da suaqualidade: cresce cada vez mais ouso das águas subterrâneas, e daí aimportância de bem conhecê-las,para melhor utilizá-las.

Page 8: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.
Page 9: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

Bacia do Prata

Sistema Aquífero Integrado Guarani/Serra Geral

BaciaAmazônica

Page 10: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.
Page 11: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

Diferentemente das águas superficiais, quese renovam contínua e rapidamente a cadaprecipitação atmosférica, o processo derenovação das águas subterrâneas(descarga e recarga dos aquíferos) é muitolento:

As águas de um rio com velocidade médiade 1m/seg se deslocariam 31.536.000m/ano. Ou seja, as águas do rio Amazonaspodem se renovar integralmente 5 vezesnum ano, enquanto as do aquífero situadologo abaixo dele (o Alter do Chão) sedeslocariam apenas 1 a 10m de sua posiçãonesse mesmo período.

Page 12: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

,

Assim, em períodos de estiagem, osrios são imediatamente afetados, esua regularidade passa a dependerquase exclusivamente das fontes quealimentam suas nascentes: as águassubterrâneas. Estas passam aconstituir reservas estratégicas, nãoapenas como recursos para nossouso, como também do ponto devista de sua função ecológica.

Page 13: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

Funções da água a considerar:

a) A AGUA_VIDA: a dimensão daagua_vida está vinculada aosdireitos humanos. Está relacionadadiretamente com as necessidadesvitais do ser humano e deve serdisponibilizada gratuitamente emfunções da sobrevivência, tanto dosseres humanos, como dos demaisseres vivos. Por outro lado, nessadimensão deve ser asseguradatambém a sustentabilidade dosecossistemas.

(VER NO YOU TUBE: AGUA_VIDA)

Page 14: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

O aumento da exploração daságuas subterrâneas, comoalternativa à deterioração daqualidade das águassuperficiais, baliza anecessidade de uma gestãointegrada das águas, inclusiveaquelas provindas diretamenteda chuva: Trata-se de aplicar aGESTÃO INTEGRADA DOSRECURSOS HÍDRICOS (GIRH).

Page 15: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

b) A ÁGUA-ECONOMIA: a maior parte daágua utilizada é destinada à agricultura,seguida da indústria. Nesta dimensão,enfrenta-se uma situação limite, e a águautilizada em funções produtivas ressalta acrise da relação homem/natureza.

Page 16: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

O desenvolvimento, naperspectiva do crescimentoeconômico, levou ahumanidade a uma crise global,mostrando que é impossívelmanter esse modelo com osaltos padrões de consumo quelevarão o planeta ao colapso.Aqui se trata da passagem dasociedade do consumo (brilhometálico?) para a sociedade doBuen Vivir (brilho da água,brilho da vida!).

Page 17: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

Como afirma Maude Barlow, grandescorporações já controlam os serviçosde abastecimento público em muitascomunidades pobres. Milhões depessoas no Sul global não têmacesso à água limpa, por que nãopodem pagar por ela, e muitassofrem ainda de limitações doacesso à água quando companhiasde água engarrafada conseguemdireitos de extração de longo prazosobre suprimentos locais de água.Ex: Nestlé x São Lourenço.

Page 18: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

Para Maude Barlow, o problemana questão da água engarrafadaé a desigualdade: as pessoasque têm condição de pagar porela não lutarão por água boapara todos: mais uma vez, ospobres estão sendo segregados,à medida em que muitos de nósabdicamos do nosso direitocidadão por uma água de boaqualidade, para todos.

Page 19: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

Quando os interesses privadoscontrolam as fontes de água, asupervisão pública é perdida, assimcomo a possibilidade de gerenciar eproteger as bacias hidrográficas. Aprivatização da água coloca a saúdeda bacia em risco. A commodizaçãoda água torna inatingível uma visãocentrada na Terra para as baciashidrográficas e os ecossistemas.

(Ver posição do povo Uruguaio)

(Maude Barlow, in NATUREZA: UM ECOSSISTEMAVIVO DO QUAL BROTA TODA A VIDA)

Page 20: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.
Page 21: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.
Page 22: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

c) A AGUA_CIDADANIA: a água,nesta dimensão, está relacionadaaos serviços públicos de interessegeral, por exemplo, os serviços deabastecimento de água potável esaneamento. Vinculam-se aosdireitos e deveres da cidadaniaconectar a água com direitos sociais."As instituições públicas, ao mesmotempo em que garantem os direitosde cidadania, devem estabelecer oscorrespondentes deveres cidadãos"

Page 23: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

O desafio é mudar a cultura doconsumo e do desperdício (ver“Pegada Ecológica”), e oentendimento de que a água éum recurso inexaurível,ressaltando-se, nesse contexto,a importância estratégica daságuas subterrâneas e a gestãocolaborativa, entre países,quando esses recursos foremtransnacionais;

Page 24: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

... e restaurar saberestradicionais na promoção demodelos eficientes e justos degestão que salvaguardem asfontes e os cursos de água,envolvendo diretamente acidadania, numa governançademocrática que permita, coma criação de novos espaços, aparticipação e o controle social.

Page 25: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

Em 2008, dois terços dos cidadãosdo Equador votaram a favor de umanova Constituição que diz:

“Os ecossistemas e comunidadesnaturais possuem o direitoinalienável de existir, prosperar eevoluir dentro do Equador. Estesdireitos são autoaplicáveis, e serádever e direito de todos osgovernos, comunidades e indivíduosdo Equador fazer valer estesdireitos.”

Page 26: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

Essas mudanças estão baseadasna cosmovisão andina, quecompõe o paradigmacomunitário orientado para oBem Viver. Esta “visão andina”visa uma concepção dacomunidade em harmonia,respeito e equilíbrio com todasas formas de vida, entendendoque na vida tudo estáinterconectado e éinterdependente.

Page 27: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

O Estado do Equador assumiuum papel estratégico, junto comos povos originários e cidadãos,na conservação do patrimônionatural, assim como naedificação de um modelo dedesenvolvimento que valoriza"[...] as raízes milenares,forjadas por mulheres ehomens, celebrando a natureza,a Pachamama, da qual somosparte e que é vital para nossaexistência"

Page 28: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.

A água pertence a umecossistema vivo, aPachamama, e sua gestãodeve ser ecossistêmica,buscando a plenitude do serna resignificação da naturezacomo espaço onde se

valorize o BRILHODA

Page 29: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.
Page 30: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.
Page 31: Brilho da Água, Brilho da Vida · uso, como também do ponto de ... de abastecimento público em muitas ... sobre suprimentos locais de água. Ex: Nestlé x São Lourenço.