BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

16
“— Ismael, manda o meu coração que doravante sejas o zelador dos patrimônios imortais que constituem a Terra do Cruzeiro. Recebe-a nos teus braços de trabalhador devotado da minha seara, como a recebi no coração, obedecendo a sagradas inspirações do Nosso Pai. Reúne as incansáveis falanges do infinito, que cooperam nos ideais sacrossantos de minha doutrina, e inicia, desde já, a construção da pátria do meu ensinamento. Para aí transplantei a árvore da minha misericórdia e espero que a cultives com a tua abnegação e com o teu sublimado heroísmo. Ela será a doce paisagem dilatada do Tiberíades, que os homens aniquilaram na sua voracidade de carnificina. (...)

Transcript of BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

Page 1: BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

“— Ismael, manda o meu coração que doravante sejas o zelador dos patrimônios imortais que constituem a Terra do Cruzeiro. Recebe-a nos teus braços de trabalhador devotado da minha seara, como a recebi no coração, obedecendo a sagradas inspirações do Nosso Pai. Reúne as incansáveis falanges do infinito, que cooperam nos ideais sacrossantos de minha doutrina, e inicia, desde já, a construção da pátria do meu ensinamento. Para aí transplantei a árvore da minha misericórdia e espero que a cultives com a tua abnegação e com o teu sublimado heroísmo. Ela será a doce paisagem dilatada do Tiberíades, que os homens aniquilaram na sua voracidade de carnificina. (...)

Page 2: BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

Guarda este símbolo da paz e inscreve na sua imaculada pureza o lema da tua coragem e do teu propósito de bem servir à causa de Deus e, sobretudo, lembra-te sempre de que estarei contigo no cumprimento dos teus deveres, com os quais abrirás para a humanidade dos séculos futuros um caminho novo, mediante a sagrada revivescência do Cristianismo.”

Page 3: BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

O Espírito Humberto de Campos, no seu livro psicografado por Chico Xavier e que tem como título estas palavras: "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", nos afirma que Jesus transportou a árvore do Evangelho, da Palestina para o Brasil. Por que Jesus fez isso? Terá sido privilégio nosso? O que fizemos para merecê-lo? Se não foi privilégio, o que aconteceu, para que essa árvore plantada inicialmente na Palestina, não permanecesse lá, e viesse para cá? 

Page 4: BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

Inicialmente, foi a Palestina, a Terra escolhida para espalhar a semente do seu Evangelho. Mas, grande número dos que ali habitavam, estavam dominados pelo orgulho, pela ambição, pela sede de poder e grandezas, a ponto de não o aceitarem como o Messias Prometido, só por não ter nascido no seio da nobreza. 

Page 5: BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

Ele se apresentou ao Mundo, como filho de um humilde carpinteiro. Ali, as suas lições tiveram pouco eco. Poucos o ouviram e poucos O seguiram. Então, Ele escolheu outra Terra, para novamente semear o Seu Evangelho. Não havendo eco na Palestina, Jesus escolheu o Brasil para porta-voz das Suas lições.

Page 6: BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

Fomos nós os escolhidos, mas, não por privilégio. Por missão. Foi-nos confiada a tarefa de aprender, vivenciar, e espalhar os seus ensinamentos. Então. repetiu-se no Brasil, o que aconteceu na Palestina, quando se aproximou o momento da Sua vinda. Houve naquela ocasião, todo um preparo, para o bom êxito do Seu nascimento.

No Brasil, aconteceu o mesmo.

Page 7: BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

Verificando o nosso Mestre que havia chegado a época para transplantar a sua árvore, tendo já escolhido a Terra que iria recebê-la, mais uma vez uma grande equipe espiritual foi convocada. Não se tem conhecimento, mas, é possível que tenha sido a mesma que tudo fez na Palestina; e tomou todos os cuidados para que novamente, tudo saísse a contento. Essa equipe cuidou da nossa Terra a partir da forma geográfica, semelhante a um coração; cuidou também da sua estrutura. Aqui, não temos as grandes catástrofes, tais como: terremotos, vulcões, maremotos, furacões, ciclones. Isso foi privilégio nosso? Não, pois Deus não privilegia ninguém. Em nenhum ponto merecemos mais que os nossos irmãos de outras Terras que sofrem essas calamidades.

Page 8: BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

Tudo isso foi porque esta Terra se transformaria mais tarde na Pátria do Evangelho e como tal, faziam-se necessários todos esses cuidados, para que o seu povo, não estando às voltas com as grandes catástrofes, pudesse se dedicar mais à árvore que para cá seria transportada.

Page 9: BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

Humberto de Campos no seu livro nos faz um relato do nascimento do Brasil. Não um relato histórico. Ele apresenta o aspecto espiritual desse fato. Ele fala das providências tomadas, desde muito antes da viagem de Cabral e, à medida que mostra o trabalho e o cuidado dos Espíritos que acompanharam e participaram de cada episódio, nos esclarece também sobre a missão evangélica do Brasil. O seu relato é muito cheio de beleza e poesia. Em muitas ocasiões, ele nos mostra o diálogo de Jesus, no mundo espiritual, com os Seus mensageiros, à medida que vai traçando planos e tomando decisões, quanto ao nosso destino de filhos da Pátria do Evangelho. 

Page 10: BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO
Page 11: BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

877. Da necessidade que o homem tem de viver em sociedade, nascem-lhe obrigações especiais?

Page 12: BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

“Certo e a primeira de todas é a de respeitar os direitos de seus semelhantes. Aquele que respeitar essas diferenças procederá sempre com justiça. No vosso mundo, porque a maioria dos homens não pratica a lei da justiça, cada um usa de represálias. Essa a causa da perturbação e da confusão em que vivem as sociedades humanas. A vida social outorga direitos e impõe deveres recíprocos.”

Page 13: BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

879.Qual seria o caráter do homem que praticasse a justiça em toda a sua pureza?

Page 14: BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

“O do verdadeiro justo, a exemplo de Jesus, porquanto praticaria também o amor do próximo e a caridade, sem os quais não há verdadeira justiça.”

Page 15: BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

— Brasileiros, ensarilhemos, para sempre, as armas homicidas das revoluções!...

Consideremos o valor espiritual do nosso grande destino. Engrandeçamos a pátria no

cumprimento do dever pela ordem, e traduzamos a nossa dedicação mediante o

trabalho honesto pela sua grandeza! Consideremos, acima de tudo, que todas as suas realizações hão de merecer a luminosa

sanção de Jesus, antes de se fixarem nos bastidores do poder transitório e precário dos

homens!

Page 16: BRASIL PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO

Nos dias de provação, como nas horas de venturas, estejamos irmanados

numa doce aliança de fraternidade e paz indestrutível, dentro da qual

deveremos esperar as claridades do futuro. Não nos compete estacionar, em nenhuma circunstância, e sim

marchar, sempre, com a educação e com a fé realizadora, ao encontro do

Brasil, na sua admirável espiritualidade e na sua grandeza imperecível!

Humberto de Campos (Espírito)