boro

8

Click here to load reader

Transcript of boro

Page 1: boro

(Química) elemento químico de símbolo B, possui o número atômico 5 e massa atômica relativa 11 u. É encontrado associado com outros minérios. É um semi-metal ou metalóide. É utilizado como antisséptico, detergente e na produção de vidros resistentes ao calor.( b orax )

Elemento: BoroSímbolo:B

Nº Atômico:5Massa Atômica: 10.81

Densidade (g/cm³): 2.34Ponto Fusão (ºC): 2.300

Ponto Ebulição (ºC): 2.580Eletronegatividade: 2.0Config. Eletrônica:2p¹

Estado Físico (25ºC/1ATM): Sólido

:Não Metais 

Família/Período: 13/2

é um elemento químico não metálico, de número atômico 5, de símbolo B. Por suas características especiais de ligação, seu comportamento assemelha-se muito ao elemento silício. Não encontrado em estado puro na natureza, aparece sob a forma de ácido bórico e de boratos, como o bórax, o tincal e a kernita, e integra numerosos compostos minerais.

condutividade elétrica aumenta com a elevação da temperatura, proporcionando-lhe a característica de semicondutor. Ao ser queimado (aquecido) apresenta chama esverdeada, é um elemento tóxico, mas não cumulativo.

humanos são expostos aos boro pelo consumo de frutas e legumes, pela água, pelo ar e pelos produtos em geral que são consumidos diariamente. Todos nós temos uma entrada diária e regular de cerca de 2 mg de boro no corpo. 

Quando o consumo diário é muito elevado, as concentrações de boro podem subir a níveis prejudiciais que podem causar problemas à saúde. O boro pode infectar o estômago, o fígado, os rins e o cérebro, se consumido em grande escala, e pode conduzir eventualmente a morte, além disso, a exposição em pequenas quantidades podem ocasionar irritação no nariz, na garganta ou nos olhos. Apenas 5g de ácido de

pode fazer uma pessoa ficar doente e 20 gramas ou mais, ocasiona risco de O boro não é um elemento acumulativo nos tecidos e nos corpos dos animais.

No Brasil não são conhecidas jazidas de boratos, mas ocorreram borossilicatos, na formação das turmalinas, porém não são considerados minérios.

Fabrica-se um nitreto de boro conhecido como borazon, de alta dureza e que é aplicado na fabricação de abrasivos e peças de grande importância na tecnologia nuclear, como

Page 2: boro

absorvente. A extração é possível por redução de fase vapor de tricloreto de boro com hidrogênio sobre filamentos eletricamente aquecidos. O boro amorfo pode ser obtido por redução do trióxido com pó de magnésio.

No mundo, o boro é explorado, em minas de borato, nos Estados Unidos, Tibet, Chile e Turquia, com produção mundial anual aproximada de 2 milhões de toneladas

Propriedades do Elemento

Grande estabilidade, Muito duro, com dureza próxima ao diamante, Alta resistência, dentre inúmeras outras propriedades 

Aplicações do Elemento

 Antioxidante, Anticorrosivo, Elemento protetivo superficial, Excelente elemento para revestimento superficial, Semicondutor, Esmaltes, Vidros, Sabão, Óculos, dentre inúmeras outras aplicações 

Fatos sobre a definição do elemento boro O elemento boro é definida como ... A suave, marrom ou cristalina elementos metálicos amorfo, extraído principalmente de quernite e bórax e usado em foguetes, misturas carburantes, controle do reator nuclear elementos, abrasivos, ligas metálicas e duro. O mais comum utiliza do boro estão em ligas resistentes ao calor. Fatos interessantes sobre a origem eo significado do nome do elemento Boro Quais são as origens da palavra "Boro? O nome se origina de uma combinação de palavras tiradas do bórax e de carbono Fatos sobre a classificação do elemento boro O boro é classificado como um "elemento" Semimetal e está localizado nos Grupos 13, 14,15, 16 e 17 da Tabela Periódica. Um elemento classificado como um metalóide tem propriedades de ambos os metais e não-metais. Algumas são semi-condutores e pode transportar uma carga elétrica torná-los úteis para calculadoras e computadores. Fatos breves sobre a descoberta e História do elemento boro Jons Jacob Berzelius boro identificado como um elemento em 1824. Foi isolado por Sir Humphrey Davy, Gay Lussac e LJ Thenard em 1808. boro puro foi produzido pelo químico americano W. Weintraub em 1909. Ocorrência do elemento Boro na Atmosfera Obtidos a partir de quernite, ácido bórico, colemanita, ulexita e boratos e produzidos em E.U.A. e Turquia. O ácido bórico é encontrado em águas de nascente vulcânica.

Page 3: boro

Os usos comuns de boro ligas resistentes ao calor

O boro em seu estado natura

O boro tem bastante utilização na indústria de lubrificantes em função de seu baixo custo e alta eficiência para inibir a proliferação de microorganismos nos fluidos solúveis.

O boro, na sua forma combinada de bórax (Na2B4O7. 10H2O) é utilizado desde tempos imemoriais. Um dos primeiros usos foi como antiséptico e detergente. Posteriormente, foi usado como fluxo de soldadura e fluxo cerâmico devido à sua capacidade de dissolução de óxidos metálicos. Atualmente, o bórax é usado como matéria-prima na produção de vidro de borosilicato, resistente ao calor, para usos domésticos e laboratoriais, familiarmente conhecido pela marca registada Pirex; bem como na preparação de outros compostos de boro.

O ácido bórico é um antiséptico pouco forte, vastamente utilizado em lavagens oculares. Também é empregue em reatores   nucleares tipo piscina, como absorvente de nêtrons, e em banhos eletrolíticos tais como na niquelagem. O seu óxido é usado como fonte de boro no método de eletrólise de sais fundidos, para a preparação de boro elementar.

O gás trifluoreto de boro (enriquecido em mais de 90 % de boro-10) é produzido em grandes quantidades para detecores de radiação gasosos, aplicados na monitorização dos níveis de radiação na atmosfera terrestre e no espaço. Algumas organizações usam estes dispositivos para assegurar a melhor localização das perfurações petrolíferas. Também é um importante catalisador industrial em muitas reações orgânicas, de que são exemplo algumas polimerizações. Tem um papel importante nas reações de electrodeposição do níquel, do chumbo e do estanho.

O boreto de alumínio (AlB12) tem encontrado vasta aplicação como substituto da poeira de diamante em polimentos. Idêntico uso tem o carboneto de boro, que também é usado em pontas de jacos de areia.

O boro elementar é duro e quebradiço, como o vidro, e portanto tem aplicações semelhantes a este. Pode ser adicionado a metais puros, ligas ou outros sólidos, para aumentar a sua resistência plástica, aumentando, assim, a rigidez do material.

Isótopos

A coluna % natural indica o teor encontrado no elemento natural. Valor nulo indica produção artificial. Símbolos para tempos de meia vida: s (segundo), m (minuto), h (hora), d (dia), a (ano). A tabela contém os principais isótopos do elemento. Não são necessariamente todos.

Sim % Massa Meia Decaimento

Page 4: boro

b natural vida

8B 0 8,0246 0,770 s

CE p/ 8BeCE + α p/ 4HeCE + 2α p/ n

9B 0 9,0133 8 10-19 s2α p/ 1Hp p/ 8Be

10B 19,910,0129

Estável -

11B 80,111,0093

Estável -

12B 012,0144

0,0202 s

β- p/ 12Cβ- + 3α p/ n

13B 013.0178

0,0174 s

β- p/ 13C

Grandeza Valor UnidadeMassa específica do sólido 2460 kg/m3

Ponto de fusão 2076 °CCalor de fusão 50,2 kJ/molPonto de ebulição 3927 °CCalor de vaporização 507 kJ/molTemperatura crítica s/ dado ºCEletronegatividade 2,04 PaulingEstados de oxidação +3 -Resistividade elétrica 1,8 1012 10-8 Ω mCondutividade térmica 27 W/(m°C)Calor específico 1026 J/(kg°C)Coeficiente de expansão térmica

0,83 10-5 (1/°C)

Velocidade do som 20ºC 16200 m/s

Estrutura cristalina romboédrica

-

Ponto de Fusão : 2573 K

Page 5: boro

Ponto de Ebulição : 3931 K

Densidade (/ cm 3 g) [12] [13] [14] [15] 2.46 2,46

2.35 2,35

2.52 2,52

2.36 2,36

Compostos químicos,

Boron forms a full range of compounds where boron has the formal oxidation state III. Boron faz uma ampla gama de compostos de boro onde tem o estado formal de oxidação III. These include oxides, sulfides, nitrides, and halides. Estes incluem óxidos, sulfetos, nitretos, e halogenetos. A large number of organoboron compounds have also been described, eg . Um grande número de compostos organoboron também têm sido descritas, por exemplo, triphenylboron . In its halides, boron can form compounds whose formal oxidation state is less than three, such as in the highly unstable boron fluorides BF and B 2 F 4 . Na sua halogenetos, boro pode formar compostos cujo estado de oxidação formal é inferior a três, como é o boro altamente instável fluoretos BF e B 2

F 4. Greenwood, Norman N.; Earnshaw, A. (1997), Química dos Elementos (2 ª ed.), Oxford: Butterworth-Heinemann, ISBN 0080379419

The most distinctive chemical compounds of boron are its hydrides, which adopt structures not commonly seen with other elements. Os compostos químicos mais distintiva de boro são os seus hidretos, que adotam as estruturas que normalmente não são vistos com outros elementos. Included in this series are (B 2 H 6 ), (B 10 H 14 ), and the (eg, C 2 B 10 H 12 ). Incluem-se nesta série são diborano (B 2 H 6), decaborano (B 10 H 14), e os Carboranos (por exemplo, C 2 B 10 H 12). Like many elements that form highly covalent bonds, oxidation states are often have little meaning in the hydrides of boron, eg the polyhedral boranes. Como muitos elementos que formam ligações covalentes fortemente, estados de oxidação são muitas vezes têm pouco significado no hidretos de boro, por exemplo, o boranos poliédrico.

Isótopos Main article: Ver artigo principal: Os isótopos de boro

Boron has two naturally occurring and stable , 11 B (80.1%) and 10 B (19.9%). O boro tem dois naturais e estável isótopos , 11 B (80,1%) e 10 B (19,9%). The mass difference results in a wide range of δ 11 B values, which are defined as a fractional difference between the 11 B and 10 B and traditionally expressed in parts per thousand, in natural waters ranging from -16 to +59. A massa diferença resulta em uma ampla gama de valores de δ 11 B, que são definidas como a diferença entre as frações 11 e 10 B e B, tradicionalmente expressa em partes por mil, em águas naturais variam de -16 a 59. There are 13 known isotopes of boron, the shortest-lived isotope is 7 B which decays through and . Existem 13 isótopos de boro, o isótopo de vida mais curta é de 7 B que decai com emissão de prótons e de decaimento alfa . It has a of 3.5×10 −22 . Tem uma meia-vida de 3,5 × 10 -22 s . Isotopic fractionation of boron is controlled by the exchange reactions of the boron species B( ) 3 and B(OH) 4 . Fracionamento isotópico de boro é controlada pelas reações de troca das espécies de boro B ( O H ) 3 e B (OH) 4. Boron

Page 6: boro

isotopes are also fractionated during mineral crystallization, during H 2 O phase changes in systems, and during hydrothermal alteration of . isótopos de boro também são fracionadas durante a cristalização mineral, durante o H 2 O, em mudanças de fase hidrotermal sistemas, e durante a alteração hidrotermal da rocha . The latter effect results in preferential removal of the 10 B (OH) 4 onto clays. Este último efeito resulta na remoção preferencial do B 10 (OH) 4 íon em argilas. It results in solutions enriched in 11 B (OH) 3 and therefore may be responsible for the large 11 B enrichment in seawater relative to both crust and crust; this difference may act as an . The exotic 17 B exhibits a , ie its radius is appreciably larger than that predicted by the . Isso resulta em soluções enriquecidas com 11 B (OH) 3 e, portanto, podem ser responsáveis para o B 11 de enriquecimento grande na água do mar em relação a ambos os oceânica e crosta continental da crosta, esta diferença pode agir como uma assinatura isotópica . [22] Os 17 exóticas B exibe um halo nuclear , ou seja, seu raio é sensivelmente maior do que o previsto pelo modelo de gota líquida