Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do...

16
Boletim informativo semanal www.cothn.pt 262 507 657 8 a 14 de Maio 2016 Semana 19 Ficha Técnica: Presidente: Paulo Águas Textos: Ana Paula Nunes, Maria do Carmo Martins e Catarina Ribeiro. Plano de abertura de candidaturas ao PDR2020; pág.: 2 Insetos que realizam fotossíntese são descobertos; pág.: 3 e 4 Errata: corrigido link para o catálogo de formação COTHN/CTIC; pág.: 15 Ainda o Glifosato; pág.: 6 ASAE fiscaliza comercialização de produtos fitofarmacêuticos de uso profissional; pág.: 9 Comissão aprova 39 substâncias para serem usadas na agricultura biológica; pág.: 5 Nova funcionalidade do boletim: Clique na notícia para ir diretamente para a página correspondente. Patrocinador oficial: EVENTOS; pág.: 13 e 14 SmartAgriFor – Centro de Excelência no setor agroalimentar e florestal; pág.: 7 Produtores dizem que culturas estão atrasadas e temem impacto no setor; pág.: 8 Hamburgo recebe Conferência dedicada à pera e à maçã; pág.: 10 Estratégia de embalagens inovadoras para reduzir as perdas de produtos alimentares frescos; pág.: 11 Afrucat grava spot televisivo para promover o consumo de frutas; pág.: 12

Transcript of Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do...

Page 1: Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.

Boletim informativo semanal

www.cothn.pt

262 507 657

8 a 14 de Maio 2016Semana 19

Ficha Técnica:

Presidente:Paulo ÁguasTextos:Ana Paula Nunes, Maria do Carmo Martins e Catarina Ribeiro.

Plano de abertura de candidaturas ao PDR2020; pág.: 2

Insetos que realizam fotossíntese são descobertos; pág.: 3 e 4

Errata: corrigido link para ocatálogo de formação COTHN/CTIC;pág.: 15

Ainda o Glifosato; pág.: 6

ASAE fiscaliza comercialização de produtos fitofarmacêuticos de uso profissional; pág.: 9

Comissão aprova 39 substâncias para serem usadas na agricultura biológica;pág.: 5

Nova funcionalidade do boletim:Clique na notícia para ir diretamentepara a página correspondente.

Patrocinador oficial:

EVENTOS; pág.: 13 e 14

SmartAgriFor – Centro de Excelência no setor agroalimentar e florestal; pág.: 7

Produtores dizem que culturas estão atrasadas e temem impacto no setor; pág.: 8

Hamburgo recebe Conferência dedicada à pera e à maçã; pág.: 10

Estratégia de embalagens inovadoras para reduzir as perdas de produtos alimentares frescos; pág.: 11

Afrucat grava spot televisivo para promover o consumo de frutas;pág.: 12

Page 2: Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.

Plano de abertura de candidaturas ao PDR2020:

Pag. 2Semana 19 www.cothn.pt [email protected]

Foi publicado a nova calendarização do plano de abertura das candidaturas às várias medidas do PDR 2020:

http://www.pdr-2020.pt/site/Centro-de-informacao/Noticias/PDR-2020-Plano-de-abertura-de-candidaturas-2016

Pode consultar o plano no fim do boletim em anexo.

Fonte: PDR

Voltar

Page 3: Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.

Foi confirmada a capacidade da superfamília dos afídeos de realizar fotossíntese de acordo com o artigo “Light- induced electron transfer and ATP synthesis in a carotene synthesizing insect” publicado na revista Nature desta semana pelos pesquisadores franceses Jean Christophe Valmalette, Aviv Dombrovsky, Pierre Brat, Christian Mertz, Maria Capovilla e Alain Robichon.

Como antecipado no Hypescience em maio de 2010, a superfamília dos afídeos, que incluem os pulgões apresentam características no mínimo desconcertantes. Além dessa suspeição de captar DNA de outros seres, são capazes de realizar partenogênese. Em outras palavras as fêmeas dessa superfamília procriam sem precisar de machos que as fecundem. Assim, as fêmeas podem nascer grávidas e depois parir essas crias que também nascem grávidas, e assim sucessivamente.

Agora, essa insólita superfamília figura também na galeria dos seres autotróficos. Em outras palavras são capazes de realizar a elaboração de nutrientes, de maneira análoga a das plantas, por meio de um processo muito similar ao da fotossíntese.

De acordo com o citado artigo da Nature esses insetos são os únicos entre os animais capazes de sintetizar pigmentos chamados carotenoides. Pigmentos esses, típicos de vegetais, responsáveis pela regulação do sistema imunológico e também pela elaboração de grupos de vitaminas, tais como a vitamina A, por exemplo.

A continuar na próxima página.

Pag. 3www.cothn.pt [email protected] 19

Insetos que realizam fotossíntese são descobertos:

Fonte: Hypescience.com

Voltar

Page 4: Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.

Sem dúvida é uma adaptação singular do fenótipo dessa espécie de afídeo denominada Pisum acyrthosiphon, com comportamento selecionado em condições de baixa temperatura e caracterizada por uma aparição notável de uma cor esverdeada que se altera para o amarelo-avermelhado.

A produção desses pigmentos carotenoides envolvem genes bem específicos responsáveis, por exemplo, pela ação de cloroplastos típicos dos vegetais e surpreendentemente presente no genoma do pulgão, provavelmente por transferência lateral durante a evolução. A síntese abundante desses carotenoides em pulgões sugere um papel fisiológico importante e desconhecido muito além de suas clássicas propriedades antioxidantes.

O artigo relata a captura de energia luminosa durante o processo metabólico por meio da foto transferência de elétrons induzida a partir de cromóforos excitados. Os potenciais de oxirredução das moléculas envolvidas neste processo seriam compatíveis com a redução do NAD + coenzima. Em, outras palavras, um sistema fotossintético – que mesmo sendo rudimentar – é capaz de utilizar esses elétrons foto-emitidos no mecanismo mitocondrial a fim de sintetizar moléculas de ATP, ou seja, fornecer energia útil para sustentar o organismo em seu ciclo vital.

Pag. 4www.cothn.pt [email protected] 19

Insetos que realizam fotossíntese são descobertos (continuação):

Fonte: Hypescience.com

Voltar

Page 5: Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.

Comissão aprova 39 substâncias para serem usadas na agricultura biológica:

A Comissão Europeia publicou, no dia 29 de Abril, uma lista com as substâncias que podem ser utilizadas para produzir produtos biológicos.

À lista já existente, foram adicionados mais 39 produtos, dos quais fazem parte, por exemplo, o vinagre para a produção de produtos vegetais, a levedura de celiano como aditivo alimentar, as fibras vegetais para ajudar à transformação de produtos e a goma de gelano como aditivo alimentar.

Entretanto, o Comissário Phil Hogan, afirmou que, devido ao crescimento que o sector tem vindo a ter nos últimos anos, é muito importante que a legislação que o rege seja actualizada e adaptada à realidade actual.

A aprovação destas substâncias é considerada um marco importante para apoiar o desenvolvimento do sector bio e a Comissão quer simplificar as regras de funcionamento e de aprovação de novos produtos que, actualmente, devido à burocracia, chegam a levar dois anos.

Segundo o Comissário é necessário introduzir no sector, tecnologia inovadora que promova o seu desenvolvimento, mas que respeite sempre as normas da produção biológica.Neste momento, estão em curso negociações entre o Conselho e o Parlamento Europeu, com vista à aprovação da nova legislação sobre a produção bio.

Pag. 5

Fonte: Comissão Europeia

www.cothn.pt [email protected] 19

Voltar

Page 6: Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.

Ainda o Glifosato:

A EPA (United States Environmental Protection Agency) publicou os resultados da sua avaliação oficial do glifosato - (Cancer Assessment Review Committee - CARC). O relatório inclui a classificação do glifosato como "não tendo potencial cancerígeno para os seres humanos”.

Depois da EFSA (European Food Safety Authority) e das autoridades reguladoras do Canadá, da Austrália (Australia Pesticides & Veterinary Medicines Authority) e do Japão (Food Safety Commission of Japan), a EPA é a quinta entidade reguladora que classifica o glifosato como Não tendo potencial Cancerígeno.

No relatório publicado pela EPA, são mencionadas múltiplas falhas na avaliação efetuada pelo IARC (Internacional Agency for Research on Cancer), das quais são exemplos algumas das conclusões abaixo indicadas, extraídas do relatório do CARC ( http://src.bna.com/eai )De acordo com as diretrizes para avaliação do risco carcinogéneo, baseada no peso da evidência, o glifosato é classificado como "Não cancerígeno para os seres humanos". Esta classificação é baseada nas seguintes evidências: A evidência epidemiológica neste momento não oferece suporte a uma relação causal entre a exposição ao glifosato e tumores sólidos. Não há também nenhuma evidência para apoiar uma relação causal entre a exposição ao glifosato e os seguintes tumores não-sólidos: linfoma de Hodgkin, mieloma múltiplo ou leucemia…; Em animais experimentais, não há nenhuma evidência de carcinogenicidade…

A Anipla congratula-se com os resultados dos inúmeros estudos efetuados em diversos cantos do mundo, cujos resultados confirmam o que Indústria fitofarmacêutica defende desde o inicio do processo de avaliação desta substância ativa, que o glifosato não é cancerígeno e como tal, deverá ser reautorizado.

Pag. 6

Fonte: Anipla

www.cothn.pt [email protected] 19

Voltar

Page 7: Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.

SmartAgriFor – Centro de Excelência no setor agroalimentar e florestal:

O projeto foi apresentado no workshop “Setting a unique Portugal - Wageningen Research Agenda for Innovation and Sustainability”, realizado no dia 4 de março de 2016, no Porto.

Este projecto com o título “Colaboração para desenvolver um plano de negócios para um Centro de Excelência no setor agroalimentar e florestal” tem como objectivo a criação de um Centro de Excelência em Portugal, através do estabelecimento de uma parceria com instituições europeias de referência, que permitirá alavancar a investigação e a inovação no setor agroalimentar e florestal em estreita ligação às empresas.

Os parceiros deste projecto são a FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia (coordenador), Universidade de Wageningen (Holanda), Stichting Dienst Landbouwkundig Onderzoek - DLO Research Center (Holanda), Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P., Universidade de Aveiro, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O custo total do projecto é de 500.000 € a ser financiado pelo Horizonte 2020.

Pag. 7

Fonte: Smartagrifor

www.cothn.pt [email protected] 19

Voltar

Page 8: Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.

Produtores dizem que culturas estão atrasadas e temem impacto no setor:

Produtores agrícolas do Ribatejo receiam que a forte pluviosidade, que está a atrasar as culturas de primavera, vá ter um impacto significativo no setor, afirma Gonçalo Escudeiro, dirigente da Torriba, Organização de Produtores de Hortofrutícolas.«A instalação de culturas primavera-verão está atrasadíssima», disse, referindo os casos do arroz, do milho, do tomate, este com 50% da plantação feita, quando já deveria ir nos 70%. Uma situação agravada pela necessidade de retirar água dos campos, nas zonas já semeadas.«É uma situação muito difícil», porque se associa uma «situação pavorosa do ponto de vista meteorológico - só sábado choveram 70 milímetros por hora, o que não é normal - aos mercados agrícolas, que já estão maus», refere, adiantando que este é «um dos piores anos de sempre» para a cultura do arroz.

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, realça estar a acompanhar a situação, adiantando que foi já incorporada no Programa de Desenvolvimento Rural uma medida sobre seguros agrícolas.«Há um conjunto de medidas que são cofinanciadas por dinheiros nacionais e comunitários que visam precisamente comparticipar no custo do prémio dos seguros, que pode variar entre 40, 50, 60 e até 80% do custo do prémio, para permitir que situações ditadas pelas aleatoriedades climatéricas possam ter uma compensação, se for o caso», declarou o ministro.Capoulas Santos afirmou que este está a ser um ano «muito bom para as pastagens e a atividade pecuária», esperando que ainda venha a ser possível conciliar com «um bom ano para outras culturas».

«A agricultura é aquela atividade em que o ditado popular refere que sol na eira e chuva no nabal nunca é possível. O que está a ser muito bom para as pastagens e a atividade pecuária - estas chuvas de primavera têm feito deste ano um ano de abundância de pastagens como não há memória - tem depois este inconveniente que é o atraso nas culturas de primavera», vincou.Para o ministro, «a atividade agrícola está sujeita a estas aleatoriedades climatéricas e é com elas que temos que conviver».

Pag. 8

Fonte: Lusa

www.cothn.pt [email protected] 19

Voltar

Page 9: Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.

ASAE fiscaliza comercialização de produtos fitofarmacêuticos de uso profissional:

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou recentemente uma operação de fiscalização, a nível nacional, no âmbito das suas competências de fiscalização das atividades de distribuição, venda e aplicação de produtos fitofarmacêuticos para uso profissional e de adjuvantes de produtos fitofarmacêuticos bem como verificação dos procedimentos de monitorização à utilização dos referidos produtos. «A ação incidiu na matéria da comercialização deste tipo produtos fitofarmacêuticos, essencialmente, nos aspetos relativos aos requisitos gerais de exercício da atividade de distribuição de venda, instalações e procedimentos operativos, existência de técnico responsável, venda responsável, registos de venda e distribuição bem como as condições e procedimentos de segurança no âmbito dos sistemas de gestão de resíduos de embalagens e de resíduos de excedentes de produtos fitofarmacêuticos», explica a ASAE, em comunicado. Como resultado da ação foram fiscalizados cerca de 72 operadores económicos tendo sido instaurados 9 processos por contraordenação, destacando-se como principais infrações a falta de afixação da autorização para o exercício da atividade e da identificação do técnico responsável, a falta de apresentação da mera comunicação prévia e a falta de registo das informações de venda e manutenção dos mesmos, tendo sido apreendidas cerca de 800 unidades de produto num valor global que ronda os 4 000 euros.

Esta matéria faz parte integrante do Plano de Ação Nacional (PAN) elaborado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e no qual a ASAE está envolvida enquanto autoridade de fiscalização do mercado, que tem como objetivo «a redução dos riscos e dos efeitos da utilização dos produtos fitofarmacêuticos na saúde humana e no ambiente, mantendo a viabilidade económica da produção agrícola e um eficaz controlo dos inimigos das culturas».

Pag. 9

Fonte: Agronegócios

www.cothn.pt [email protected] 19

Voltar

Page 10: Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.

Hamburgo recebe Conferência dedicada à pera e à maçã :

Pag. 10www.cothn.pt [email protected] 19

Hamburgo, na Alemanha, recebe entre 3 e 5 de agosto de 2016, a quarta edição da Prognosfruit, uma conferência que irá debater as culturas da maçã e da pera.

As tendências destes mercados na área de frescos e processados mas também as expectativas da colheita para a próxima campanha serão alguns dos principais temas em destaque.Irá ter lugar, no âmbito do evento, uma visita técnica a Niederelbe, inserida numa importante de produção de fruta, perto de Hamburgo.

O evento é organizado pela Associação Mundial da Pêra e da Maçã (WAPA) e pela Copa-Cogeca e conta com o apoio da União Alemã de Organizações de Produtores de Frutas e Legumes e do Comité Alemão Federal de Frutas e Legumes.

Fonte: WAPA

Voltar

Page 11: Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.

Estratégia de embalagens inovadoras para reduzir as perdas de produtos alimentares frescos:

Prejuízos económicos e perdas suportadas por todos os agentes económicos associados aos produtos alimentares, são todos os dias relatados quer por produtores, quer por distribuidores quer pelos próprios consumidores.

Doenças caracterizadas pelo desenvolvimento necroses devido a podridões, ou outros danos em frutas e vegetais frescos são geralmente causadas por microorganismos saprófitas (bactérias e fungos), mas também muitas vezes por agentes patogénicos proveniente dos campos de produção.

Estes aspectos são a base de uma parceria entre as equipas de investigação italiana no Dep. Universidade DICA de Perugia (Terni) e pelo Dep. Universidade DAFNE de Tuscia (Viterbo), que desenvolveram materiais inovadores e amigos do ambiente (filmes para serem usados na indústria de alimentos), utilizando polímeros biodegradáveis reforçados com aditivos naturais com atividade antimicrobiana.

Entre os vários estudos os dois grupos de pesquisa investigaram as propriedades de filmes ternários poliméricos baseados em poli (ácido láctico) (PLA), contendo nanocristais de celulose (CNC) e nanopartículas de lignina (LNP), em diferentes conteúdos.

Neste sentido, alguns resultados foram recentemente publicados em revistas internacionais (European Polymer Journal (2016) 79 1-12. "Efeito sinérgico de celulose e lignina nanoestrutural em sistemas baseados em PLA para embalagens antibacterianas de alimentos ", e International Journal of macromoléculas biológicas (2016) , www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27126170, "Efeito de celulose e lignina na desintegração, propriedades antimicrobianas e antioxidantes de filmes PLA activos", Autores: W Yang, e Fortunati, Dominici F, G Giovanale, A. Mazzaglia, GM Balestra, JM Kenny, D Puglia), ganhando considerável interesse para desenvolvimentos industriais.

Ler mais em: http://www.freshplaza.com/article/157598/Innovative-packaging-strategies-to-reduce-losses-of-fresh-food-products

Pag. 11

Fonte: Freshplaza

www.cothn.pt [email protected] 19

Voltar

Page 12: Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.

Afrucat grava spot televisivo para promover o consumo de frutas:

www.cothn.pt [email protected] Pag. 12Semana 19

Os 5 vencedores do concurso de vídeo-selfie "Eu e a fruta", de 2 meninos e 3 meninas, gravaram um spot televisivo, no último fim de semana em Barcelona para promover o consumo de frutas. Tem sido uma iniciativa da Afrucat, desenvolvido no âmbito do Plano de consumo de frutas para as escolas e será mostrado este mês na TV3 (canal de TV pública da Catalunha), em RAC1, e algumas das principais estações de televisão e redes locais, bem como na internet.

Cintia de seis anos de idade, de Cambrils, Angélica de oito anos, de Calaf; Adriana de nove anos, de Mataró; Gerard, também nove, de Lleida, e Aranau de onze anos de idade de Dosrius, foram os vencedores selecionados pelo júri, formado pelo diretor criativo da Agencia Talkom, o director do produtor Trébol e diretor de marketing da Afrucat. Os vencedores foram selecionados entre os mais de 300 participantes que enviaram suas vídeo-selfies durante os meses de março e abril.

O concurso foi aberto a alunos de 1.200 escolas em Catalunha participantes do Plano Consumo de fruta nas escolas organizadas pelo Governo da Catalunha e da União Europeia através da Afrucat. Este plano envolve dar às crianças três peças de fruta cada mês em cada escola para consumo no local.

A ideia é incentivar o consumo de frutas entre as crianças. Além disso, as escolas têm de organizar atividades educacionais adicionais relacionados com o consumo de frutas e estilos de vida saudáveis. O plano é complementado por uma série de oficinas educativas sobre o consumo de frutas, organizado pela Afrucat e o Governo da Catalunha.

Fonte: Freshplaza

Voltar

Page 13: Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.

Eventos:

www.cothn.pt [email protected] Pag. 13Semana 19

Proença-a-Nova recebe Festival da Cereja apesar do atraso na maturação do fruto:

As chuvas das últimas semanas atrasaram o amadurecimento do fruto, tendo mesmo danificado as qualidades de maturação mais precoce, pelo que nos cerejais das freguesias de Montes da Senhora, Sobreira Formosa e Alvito da Beira ainda só há cerejas em fase de crescimento. A organização, a cargo do Município, de associações e da Junta de Freguesia de Montes da Senhora, decidiu manter a data do Festival tendo em conta o amplo leque de atividades que estão previstas.«Lamentavelmente o tempo não esteve do lado dos produtores este ano, mas o Festival da Cereja é muito mais do que a venda de cereja, pelo que mantemos o convite para que visitem o concelho no próximo fim de semana, até porque as previsões meteorológicas apontam para bom tempo», salienta o presidente do Município de Proença-a-Nova.«Os produtores terão oportunidade de vender as cerejas durante a Festa do Município, de 9 a 13 de junho, onde haverá uma área dedicada a este produto que é já uma referência em termos de qualidade», afirma João Lobo.Licor de cereja, doce de cereja e filhoses de cereja são apenas algumas das formas em que a cereja se fará presente no Festival que, além da vertente de animação, terá venda de artesanato e de outros produtos regionais.O programa completo pode ser consultado em www.cm-proencanova.pt.

Ciclo de Seminários em Hortofruticultura – Universidade do Algarve:

“CONTROL BIOLÓGICO EN EL CULTIVO SIN SUELO DE FRESÓN ” é o título do último Seminário, integrado no Ciclo de Seminários em Hortofruticultura, que terá como oradora a Prof.ª Fátima Martinez, da Universidad de Huelva. A sessão realizar-se-á no dia 12 de maio às 17h00, no Auditório Verde do edifício 8, Campus de Gambelas.

Estes Seminários estão incluídos no âmbito das unidades curriculares de “Sistemas hidropónicos” da licenciatura em Agronomia e de “Seminários” do Mestrado de Hortofruticultura.

A entrada é livre e para mais informações consulte:https://www.facebook.com/174891305902954/photos/a.175920075800077.45216.174891305902954/1091186560940086/?type=3&theater

Voltar

Page 14: Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.

Eventos (continuação):

www.cothn.pt [email protected] Pag. 14Semana 19

Dia do Agricultor – INIAV – Polo de Elvas:

A 23 de maio o INIAV – Polo de Elvas vai promover o Dia do Agricultor tendo como temática, neste ano internacional das leguminosas, o autoaprovisionamento em culturas arvenses (Programa anexo)O Dia do Agricultor / 2016, contará com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Conferência sobre Biopesticidas, dias 8 e 9 de Junho, Barcelona:

http://www.wplgroup.com/aci/event/biopesticides-europe/

Feira Agrícola da EPADRC:

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister/Alcobaça (EPADRC) tem irá realizar a IV Feira Agrícola EPADRC de 27 de maio a 29 de maio de 2016.Poderá visualizar as fotos e vídeos das edições anteriores na página oficial do evento: www.fb.com/feira.agricolaepadrc

Voltar

Page 15: Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.

Errata:

www.cothn.pt [email protected] Pag. 12Semana 19

Por lapso no último boletim informativo, na noticia relativa ao catálogo de formação do COTHN e CTIC para 2016, o link estava errado. Assim para aceder ao respectivo catálogo deverá utilizar o seguinte link devidamente actualizado: http://www.cothn.pt/files/18_formacao%20COTHN%20CTIC%20(3_5721d006be920.pdf

Voltar

Page 16: Boletim informativo semanal Semana 19 - COTHN 19 fina_573465dbea755.pdfdo Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.