B1.Hardware

13
Hardware Prof.: Marcelo Rios 1. ág.1/6 EDUCANDUS TOTAL - Aula B1 HARDWARE O QUE É UM COMPUTADOR É uma máquina eletrônica que pode receber informações, processá-Ias (armazenar, executar, organizar, combinar, etc) e emitir uma resposta em curto espaço de tempo, desde que ele tenha sido programado para executar uma dessas operações. PC Em 1981, a empresa IBM desenvolveu o padrão PC (Personal Computer - Computador pessoal), que se tornou muito popular, pois possui arquitetura aberta, onde vários fabricantes desenvolvem seus próprios componentes baseados em padrões já definidos e compatíveis entre si. Um sistema computacional é formado por 3 partes fundamentais: 1. Hardware: É a parte física do computador, sendo constituído por três subsistemas básicos: processador, memória, dispositivos de entrada e saída. Estes subsistemas, também chamados unidades funcionais, estão presentes em todo computador digital. 2. Software: Conjunto de instruções lógicas que o computador deve executar. São os programas, como: sistema operacional, processador de texto, jogos, etc. 3. Peopleware: São os usuários que utilizam o computador. CPU Central Processing Unit (Unidade Central de Processamento UCP), é o processador ou microprocessador, sendo considerado o componente mais importante do computador, pois tem como função principal unificar todo o sistema, controlando as funções realizadas por cada unidade funcional. Também é responsável pela execução de todos os programas, que deverão estar armazenados na memória principal. Os principais fabricantes de microprocessadores atualmente no mercado são a INTEL e a AMD. 2. Página 1 de 13

Transcript of B1.Hardware

Page 1: B1.Hardware

Hardware Prof.: Marcelo Rios1.

ág.1/6

EDUCANDUS TOTAL - Aula B1

HARDWARE

O QUE É UM COMPUTADOR

É uma máquina eletrônica que pode receber informações, processá-Ias (armazenar, executar, organizar, combinar, etc) e emitir uma resposta em curto espaço de tempo, desde que ele tenha sido programado para executar uma dessas operações.

PC Em 1981, a empresa IBM desenvolveu o padrão PC

(Personal Computer - Computador pessoal), que se tornou muito popular, pois possui arquitetura aberta, onde vários fabricantes desenvolvem seus próprios componentes baseados em padrões já definidos e compatíveis entre si.

Um sistema computacional é formado por 3 partes fundamentais: 1. Hardware: É a parte física do computador, sendo constituído por três subsistemas básicos: processador, memória, dispositivos de entrada e saída. Estes subsistemas, também chamados unidades funcionais,

estão presentes em todo computador digital. 2. Software: Conjunto de instruções lógicas que o computador deve executar. São os programas, como: sistema operacional, processador de texto, jogos, etc.

3. Peopleware: São os usuários que utilizam o computador.

CPU Central Processing Unit (Unidade Central de

Processamento UCP), é o processador ou microprocessador, sendo considerado o componente mais importante do computador, pois tem como função principal unificar todo o sistema, controlando as funções realizadas por cada unidade funcional. Também é responsável pela execução de todos os programas, que deverão estar armazenados na memória principal. Os principais fabricantes de microprocessadores atualmente no mercado são a INTEL e a AMD.

2.

Página 1 de 10

Page 2: B1.Hardware

Hardware Prof.: Marcelo Rios

-

• Clock: é um dispositivo que emite pulsos elétricos, onde a quantidade de vezes que este pulso se repete em um segundo define a frequência do clock. A freqüência também pode ser utilizada como unidade de desempenho entre diferentes processadores, pois quanto maior a freqüência, mais instruções podem ser executadas em um mesmo intervalo de tempo. Atualmente, os processadores utilizam a unidade gigahertz (GHz), como 1.9 GHz ou 2.8 GHz, onde GHz significa um bilhão de pulsos por segundo.

RAM (Random Access Memory)

Memória de acesso randômico ou aleatório, é a Memória Principal (MP) do computador onde todos os dados e instruções são armazenados antes de serem utilizados pelo processador. A RAM é um dispositivo do tipo v olát il , pois seu conteúdo (dados e instruções) é perdido quando a máquina é desligada. OBS: A capacidade da memória RAM limita o tipo de tarefa que o computador pode executar.

ROM (Read Only Memory)

Memória apenas de leitura, é um chip integrado à Placa-mãe que já vem com informações gravadas de fábrica.

A ROM é do tipo não voláti l , ou seja, os dados nela gravados NÃO são perdidos ao desligar o computador. OBS : Na memória ROM dos computadores, temos o BIOS, POST e SETUP que são softwares gravados durante o processo de fabricação da memória, por isso, são também chamados de Firmware.

CACHE É uma memória volátil de alta velocidade,

interposta entre a UCP e a RAM, que armazena os dados mais usados pelo processador, evitando na maioria dos casos, que ele precise perder tempo buscando dados na memória RAM. Embora permita a melhoria do desempenho do sistema, geralmente possui baixa capacidade em função do seu alto custo.

PLACA-MÃE (Mainboard ou Motherboard)

É a placa principal (tipo bandeja) considerada a espinha dorsal do computador onde são conectados os componentes integrantes do computador, como UCP, Chipset, ROM, RAM, portas de teclado, serial, paralela. • Onboard: Refere-se a componentes que estão embutidos na placa-mãe, como placas de vídeo, som, modem ou rede, sem a necessidade de instalação de placas de expansão para cada item. • Offboard: Não está embutido na placa mãe, há necessidade de se instalar o hardware em um Slot da placa mãe.

PLACAS DE EXPANSÃOSão placas que podem ser instaladas para

aumentar as funções do computador:

1. Placa de vídeo É o dispositivo responsável pela geração da

imagem exibida no monitor. A quantidade de memória utilizada pela placa de vídeo influi diretamente na velocidade de construção das telas e na resolução da Imagem. OBS: Quando a placa de vídeo é Onboard será utilizada uma parte da RAM como memória compartilhada para o vídeo.

2. Placa de som É um circuito impresso que, instalado no

computador, converte os sinais de áudio em sinais digitais.

Página 2 de 10

Page 3: B1.Hardware

Hardware Prof.: Marcelo Rios3.4.

O zero pela ausência de corrente elétrica (0) e o segundo pela presença de corrente (1). Com isso, dizemos que o computador é uma máquina binária {O, 1}, sendo os números O e 1 conhecidos por Bit (Binary Digit ou Dígito Binário). O Bit é a menor unidade de informação armazenável em um computador.

BYTE Criado pela empresa IBM e adotado como um

padrão mundial, é um conjunto de 8 bits, que equivale à 1 caractere (letra, número, símbolo), possibilitando formar até 256 Bytes diferentes. OBS: O tamanho da memória é um indicador da capacidade de armazenamento de Bytes. Portanto, quanto mais bytes a memória comportar, maior o número de informações que guardará.

4. Placa de fax/modem O modem é um dispositivo que transforma os

sinais digitais do computador em sinais analógicos que podem ser transmitidos a longas distâncias pela rede telefônica pública.

'.

DRIVER

É um software que funciona como uma espécie de intérprete, que converte os comandos usados pelo Sistema Operacional nos comandos entendidos pelo periférico.

PLUG ANO PLAY Conjunto de especificações desenvolvidas pela

Intel para permitir que um Sistema Operacional detecte automaticamente um dispositivo e instale os drivers apropriados com pouca ou nenhuma intervenção do usuário.

USB Universal Serial Bus (Barramento Serial

Universal), é uma porta de conexão com o computador que permite conectar dispositivos como teclado, mouse, impressora, scanner, câmera digital, entre outros, sem a necessidade de reinicializar o sistema. OBS: Por meio de uma única porta USB é possível conectar até 127 dispositivos (é preciso utilizar um periférico de expansão chamado de HUB USB).

SISTEMA BINÁRIOToda e qualquer operação a ser executada num

computador é feita por meio da transmissão de sinais elétricos, pois o computador é um equipamento eletrônico.

Página 3 de 10

3. Placa de rede Também chamada de Interface de rede, é um

dispositivo que converte os dados que vêm do barramento interno do computador para o formato serial da rede local, e vice-versa.

Page 4: B1.Hardware

Hardware Prof.: Marcelo RiosÉ justamente o uso do sistema binário que torna os computadores confi

áveis, pois este sistema de numeração trabalha apenas com os valores 0 (zero) e 1 (um), sendo a possibilidade de um valor 1 ser alterado para o valor 0, oMÚLTIPLOS DO BYTE

Medida Descrição

1 Kilobyte (Kbvte ou KB) 1024 Bvtes - 210 Bytes1 Megabyte (Mbyte ou MB) 1024 KB - 220 Bytes1 Gigabyte (Gbvte ou GB) 1024 MB - 230 Bytes

1 Terabyte (Tbvte ou TB) 1024 GB - 240 Bytes

MEMÓRIAS SECUNDÁRIAS OU AUXILIARES Também chamada de memória de massa, é uma

alternativa rápida, de baixo custo e alta capacidade de armazenamento que possibilita salvar as informações com caracteres permanente (não-volátil) ou, pelo menos, de longo período de armazenamento.

Entre os tipos mais conhecidos, temos:

a) Disco Rígido: também chamado de Winchester ou HD (Hard Disk), é um dispositivo magnético de alta capacidade, que geralmente fica localizado no interior do gabinete (por isso, também conhecido como d i sco fi x o ), sendo utilizado para armazenar os programas instalados pelo usuário e seus arquivos. Permite armazenar e acessar dados muito mais rapidamente do que em um disquete,

atualmente com capacidade acima de 500 GB.

b) Disco Flexível: também chamado de Disquete ou Floppy Disk, é um disco magnético removível. O mais popular possui tamanho de 3 '12 (3,5) polegadas e capacidade de 1,44 MB.

c) Fita magnética: é utilizada geralmente em ambientes corporativos para backup (cópia de segurança) de arquivos. O tipo mais comum é a fita DAT (Digital Áudio Tape) podendo armazenar 4 GB ou acima.

d) CD: Compact Disc, é um disco óptico com capacidade de 650 MB (74 min) ou 700 MB (80 min). Tipos: CD-ROM (apenas de leitura), CD-R (Gravável) e CD-RW (Regravável).

e) DVD: Digital Vídeo Disc, é equivalente ao CD, porém sua capacidade é bem superior, de 4,7 a 17 GB. T i p o s: DVD-ROM, DVD-R e DVD-RW.

f) Blu-Ray: é o sucessor do DVD, com capacidade de 25 e 50 GB, é indicado para armazenar áudio e vídeo em alta definição (HD - High Definition).

g) Pen-drive: dispositivo de memória Flash portátil que é conectado na porta USB (Não necessita de drive), tendo uma fisionomia semelhante à de um chaveiro. Atualmente com capacidade de até 64GB.

Página 4 de 10

Page 5: B1.Hardware

Hardware Prof.: Marcelo Rios

DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA OS dispositivos de entrada e saída (E/S) ou

Input/Output (I/O), também chamados de PERIFÉRICOS do computador, são equipamentos acoplados ao sistema de computação que ajudam a entrada e saída de dados.

Os periféricos podem ser classificados em três categorias:

1) SOMENTE ENTRADA São os periféricos que permitem apenas a entrada de informações.

a) Teclado: periférico padrão de entrada de dados utilizado para digitação de textos e outros comandos.

b) Mouse: dispositivo apontador utilizado em ambientes gráficos que ao ser movimentado desloca um ponteiro na tela do monitor de vídeo e permite selecionar elementos gráficos e executar comandos. OBS: o mouse óptico possui na sua parte inferior, ao invés da bolinha de borracha, um pequeno sensor óptico.

c) Touchpad: é um sistema apontador, que é usado geralmente em notebooks, onde ao invés da bolinha, é usada uma pequena superfície sensível ao toque. Ao invés de movimentar o mouse, basta deslizar os dedos sobre a superfície para mover o cursor.

d) Trackball: é um tipo de mouse que não precisa ser movimentado, pois basta passar o dedo sobre a esfera na sua parte superior para movimentar o ponteiro na tela.

e) Scanner: permite digitalizar imagens e textos, ou seja, é utilizado um processo óptíco que captura a imagem do papel e transfere para a memória do sistema.

f) Microfone: permite captar o som externo convertendo em sinais digitais através da placa de som.

g) Drive de leitura apenas: permite somente leitura do conteúdo armazenado, como drive de CD-ROM e de DVD- ROM.

h) Webcam: dispositivo que captura imagens em movimento e transfere para a memória do computador.

i) Câmera digital: é uma máquina fotográfica moderna que não necessita de filme, pois possui um dispositivo de memória para armazenar as informações, podendo ser conectada ao computador através da porta USB para transferir as fotos.

j) Joystick: aparelho utilizado para controle de jogos.

2) SOMENTE SAÍDA São os periféricos que permitem apenas a saída de informações.

a) Monitor de vídeo: periférico utilizado para exibir informações para o usuário. O tipo mais comum é o CRT (Catodic Ray Tube), os monitores de raios catódicos, ou seja, que utilizam tubo de imagem. Porém os monitores LCD (Liquid Crital Display - tela de cristal líquido) estão ganhando cada vez mais popularidade.

b) Impressora: dispositivo utilizado para impressão de informações em papel. Entre as mais comuns podemos citar Matricial, Jato de tinta e Laser.

c) Plotter: é um dispositivo de impressão de altíssima qualidade e precisão que utiliza canetas especiais para o desenho de figuras extremamente detalhadas, sendo geralmente utilizado por profissionais de engenharia e arquitetura, pois permite a utilização de papéis variando de tamanho A4 até AO. Os plotters também são conhecidos como traçadores gráficos.

d) Caixas de som: são caixas acústicas que emitem som.

3) ENTRADA/SAÍDA Os periféricos considerados de entrada e saída são aqueles que permitem passar informações para o sistema e também podem ser utilizados em operações de saída.

a) Modem: equipamento utilizado para conectar o computador à Internet através da linha telefônica. A velocidade de transmissão dos modems atuais é de 56 Kbps (kilobits por segundo).

b) Monitor Touch Screen: normalmente utilizado em caixas eletrônicos de banco e quiosques multimídia. Estes monitores possuem uma película sensível ao toque.

c) Multifuncional/: equipamento que inclui diversas funções, entre elas: impressora, scanner, copiadora.

d) Placa de rede: dispositivo capaz de permitir o envio e o recebimento de informações através de uma rede de computadores.

e) Unidade (Drive) de Leitura e Gravação: permite a leitura e gravação de dados, como drive de disquete, de fita magnética, de CD-RW, de DVD-RW, disco rígido.

f) Tablet:  é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos. Apresenta uma tela sensível ao toque (touchscreen) que é o dispositivo de entrada principal.

Página 5 de 10

Page 6: B1.Hardware

Hardware Prof.: Marcelo Rios

.

EXERCÍCIOS

01. (AGU 2006) Em um computador, o elemento de hardware mais relacionado às atividades de cálculo, execução de instruções e controle de fluxo de informações é: (A) interface de vídeo; (B) memória de massa; (C) memória principal; (D) placa mãe; (E) processador.

02. (TRE/RJ 2001) Uma das finalidades da memória principal do computador, popularmente conhecida como memória DRAM, SDRAM ou simplesmente RAM, é: (A) armazenar temporariamente dados e programas para uso da CPU; (B) armazenar definitivamente dados e programas para uso da CPU; (C) servir como dispositivo de entrada e saída de informações; . (D) Fornecer uma interface consistente para o usuário humano; (E) servir como uma unidade de backup para arquivos de programas e dados.

03. (IDAF/ES 2006) Observe a descrição a seguir: "Memória rápida, com relativamente pouca capacidade de armazenamento, localizada próximo ao processador do computador, desenvolvida para armazenar as informações que provavelmente serão utilizadas em um curto espaço de tempo" O item que melhor se encaixa nesta descrição é: (A) memória cache; (B) memória paginada; (C) memória principal; (D) memória secundária; (E) memória virtual.

04. (Ass Legis-ES 2006) O processador de um computador do tipo PC é muitas vezes erroneamente confundido com outro item de um computador. Na realidade um processador é: (A) exatamente a mesma coisa que um computador; (B) o gabinete e o monitor;

(C) um circuito integrado responsável pela execução das instruções; (D) um conjunto formado pela placa mãe, placa de vídeo e teclado; (E) uma espécie de caixa de aço ou ferro que pode estar localizada ao lado ou abaixo do monitor.

05. (TRT IPA 2004) Uma placa de hardware, tal como placa de vídeo, placa de som ou placa de rede, por exemplo, que fica "dentro" da placa mãe e não pode ser retirada é uma placa (A) Host. (B) Slave. (C) Offboard. (D) Onboard. (E) Guest. 06.( FDRH - 2010 - BANRISUL - Escriturário )

Analise as afirmações a seguir sobre noções básicas de hardware e software. 

I. A memória RAM é volátil e é usada para armazenar os programas que estão sendo executados pelo computador. 

II. A BIOS contém o software básico responsável por inicializar a placa-mãe, verificar os dispositivos instalados e realizar a carga do sistema operacional para a memória principal. 

III. O tempo de acesso da memória RAM, que e o tempo necessário para localizar uma informação e iniciar sua transferência, é bem mais alto do que o de um disco rígido. 

Quais estão corretas?

a) Apenas a I.

b) Apenas a II.

c) Apenas a III.

d) Apenas a I e a II.

e) Apenas a II e a III.

Página 6 de 10

Page 7: B1.Hardware

Hardware Prof.: Marcelo Rios07. (AFRE/MG 2005) As memórias internas de um computador são de dois tipos básicos: (A) a memória ROM, representada basicamente pelos CDs, e a memória RAM, que é composta pelos discos rígidos. (B) a memória

RAM, baseada em chips semicondutores, que é volátil e compõe a memória principal do microcomputador, e a memória ROM, que não é volátil e que normalmente armazena o BIOS (Basic Input-Output System). (C) as memórias estáticas ou RAM e as memórias dinâmicas ou discos rígidos. (D) o BIOS (Basic Input-Outpui System) e os discos magnéticos. (E) os arquivos e os programas utilitários.

08. (TRE/SE 2007) As configurações de Setup da placa- mãe são gravadas numa área de memória volátil, alimentada por bateria, denominada (A) CMOS. (B) CACHE. (C) BOOT. (D) BIOS. (E) RAM.

09. (IBGE 2006) Em relação à memória cache em processadores, assinale a afirmativa correta. (A) É não volátil, permitindo a persistência de dados. (B) Permite criar arquivos ocultos no sistema operacional. (C) Tem como objetivo aumentar o desempenho do computador. (D) Por ser somente de leitura (ROM), seu custo é baixo. (E) Tornou possível a compatibilidade entre diferentes sistemas operacionais.

10. (TRE/SE 2007) Um programa ou software aplicativo no momento de sua execução em um microcomputador normalmente tem que estar carregado (A) na memória RAM. (B) na memória Flash. (C) na memória ROM. (D) no processador. (E) no disco rígidO.

11. (FURP 2009) Qual das siglas abaixo identifica a porta para conexão de dispositivos no computador que, por ser universal, permite conectar uma variedade de periféricos, substituindo a função de muitas outras portas individuais? (A) URL (B) USB (C) UDP (D) UML (E) UTP

Página 7 de 10

Page 8: B1.Hardware

Hardware Prof.: Marcelo Rios

Com relação a itens de hardware de computadores pessoais e a periféricos desse tipo de computador, julgue os itens que se seguem. 12. ( ) Ao ser salvo, um documento do Word é armazenado na memória ROM. 13. ( ) O processador, principal componente de hardware, controla as outras partes do computador. 14. ( ) A ampliação da capacidade de memória ROM melhora a velocidade do computador, pois torna possível a utilização de diversos programas ao mesmo tempo. 15. ( ) As planilhas eletrônicas e os processadores de texto são alguns dos hardwares mais utilizados na elaboração de relatórios e gráficos.

16. (CADEP /DF 20075) Corresponde a hardware (A) o antivírus, a CPU e a leitora de CD. (B) o disco rígido, o sistema operacional e o pen drive. (C) o disquete, a leitora de DVD e programa de backup. (D) a CPU, o barramento de memória e o modem. (E) o barramento de memória, o browser e o disco rígido.

17. (MEC 2008) Atualmente, tanto em ambiente corporativo como no doméstico, a realização de backup tem se tornado uma atividade de elevada importância, tendo em vista a garantia da segurança lógica dos dados. Nessa atividade, tem sido utilizado os seguintes dispositivos de armazenamento: (A) FLOPPY DISK, FLASH RAM, CACHE e ROM-BIOS. (B) DVD/RW, CACHE, ROM-BIOS e FLASH RAM. (C) USB, FIREWIRE, CD-R e FLOPPY DISK. (D) HD, USB, PENDRIVE e FIREWIRE. (E) CD-R, PENDRIVE, HD e DVD/RW.

18.(UFBA - 2012 - UFBA - )O dispositivo Touch Pad é utilizado para conectar dispositivos móveis ao computador.

( ) Certo      ( ) Errado

19. (TCE/RO 2007) Que tecnologia, disponível em alguns scanners atuais, permite, por meio de reconhecimento de caracteres, a transformação de documentos impressos (livros, por exemplo) em arquivos-texto editáveis? (A) FireWire (B) SATA (C) CAPTCHA

(O) OPI (E) OCR

20. (UFBA - 2012 - UFBA - Técnico de Tecnologia da Informação)

Uma placa de rede Wi-Fi é um dispositivo de entrada e saída.

( ) Certo ( ) Errado salvar um arquivo de 2MB em uma unidade de armazenamento. As opções disponíveis para ele são: I. um disquete vazio II. um CD-RW onde nada foi ainda gravado III. um CD-R virgem IV. um moderno pen-drive ainda vazio V. um DVD-RW ainda vazio Dentre essas opções, o número de dispositivos onde é 24. ( CESPE - 2012 - PC-AL - Agente de Polícia / Noções de Informática / Hardware; )A respeito de conceitos básicos relacionados à informática e detecnologias de informação, julgue os itens a seguir.

Caso o sistema operacional, ao se instalar um hardware em um computador, não reconheça automaticamente esse dispositivo, o problema será sanado ao se instalar o driver correspondente ao dispositivo, o que permitirá que o sistema operacional utilize o hardware em questão.( ) Certo ( ) Errado

25. ( FCC - 2013 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ))

Maria estava interessada em comprar um computador e leu no jornal o seguinte anúncio:

PC com processador Intel Core i7 3,8 GHz, 8 GB de RAM, 1 TB de HD, Cache L3 de 8 MB, monitor LCD de 18,5", placa de rede de 10/100 Mbps. Estão inclusos o mouse, o teclado e as caixas de som.

Por apenas R$ 1.349,10.

Página 8 de 10

21.(CESPE - 2013 - TJ-DF - Técnico Judiciário )

Nobreak é um equipamento que mantém, durante determinado tempo, em caso de falta de energia elétrica na rede, o funcionamento de computadores que a ele estiverem conectados.

( ) Certo ( ) Errado

22. ( FGV - 2013 - FBN - Assistente Administrati )Analise a citação a seguir.

"No ambiente de microinformática, um dispositivo utilizado na configuração de um microcomputador intel i5, é caracterizado como um que emprega tecnologia SATA e possui capacidade de armazenamento de 500 GB."

A citação faz referência ao seguinte componente de hardware:a) disco óptico.b) zipdrive.c) pendrive.d) disco rigido.

23. (DEPEN 2009) Qual, dentre os dispositivos periféricos listados abaixo, é o único que serve apenas como dispositivo de entrada? (A) Alto falante (B) Impressora (C) Monitor (D) Pen drive (E) Teclado

Page 9: B1.Hardware

Hardware Prof.: Marcelo Rios

A definição de alguns dos termos presentes nessa configuração é apresentada a seguir:

I. É uma memória volátil para gravação e leitura que permite o acesso direto a qualquer um dos endereços disponíveis de forma bastante rápida.

II. É um sistema de armazenamento de alta capacidade que, por não ser volátil, é destinado ao armazenamento de arquivos e programas.

III. É normalmente o componente mais complexo e frequentemente o mais caro do computador. Apesar de realizar, dentre outras operações, os cálculos e comparações que levam à tomada de decisão, necessita de diversos outros componentes do computador para realizar suas funções.

Os itens I, II e III definem, respectivamente,

a) RAM, HD e processador Intel Core i7.

b) Cache L3, RAM e processador Intel Core i7.

c) HD, RAM e Cache L3.

d) HD, Cache L3 e RAM.

e) RAM, placa de rede de 10/100 mbps e Core.

26. (FGV - 2013 - FBN - Assistente Técnico )

Na integração de dispositivos a um microcomputador, existem as seguintes categorias:

• Categoria I: dispositivos que só funcionam na entrada de dados para processamento;

• Categoria II: dispositivos empregados somente na saída enquanto a categoria;

• Categoria III: dispositivos que atuam na entrada ou na saída de dados, dependendo do momento em que são utilizados.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, exemplos de dispositivos das categorias I, II e III.

a) Blu-ray, impressora matricial e zipdrive

b) Scanner, impressora laserjet e joystick.

c) Mouse óptico, impressora deskjet e pendrive.

d) D\/D/RW, impressora térmica e plotter.

Com relação a itens de hardware de computadores pessoais e a periféricos desse tipo de computador, julgue os itens que se seguem. 27. ( ) Atualmente, a capacidade máxima de memória RAM desses computadores é igual a 32 MB. 28. ( ) Caso o usuário deseje, por meio de mídia removível, transferir um arquivo de 300 MB de seu computador para um outro computador de seu escritório, ele poderá fazê-lo utilizando um dispositivo do tipo pen-drive que tenha capacidade adequada.

29. ( ) Diversos discos rígidos atuais têm a capacidade de armazenamento de dados superior a 40 milhões de bytes. 30. ( ) O disco de vídeo digital (DVD) é um dispositivo de armazenamento de dados semelhante a um compact disc no que tange à leitura óptica, mas pode armazenar uma quantidade maior de dados que este último.

Página 9 de 10

Page 10: B1.Hardware

Hardware Prof.: Marcelo Rios

GABARITO:

1-E 2-A 3-A 4-C 5-D 6-D 7-B 8-A 9-C 10-A 11-B 12-E 13-C 14-E 15-E 16-D 17-E 18-E 19-E 20-C 21-C 22-D 23-E 24-C 25-D 26-C 27-E 28-C 29-C 30-C

Página 10 de 10