AZUL NOTICIAS - joomla.esmoita.comjoomla.esmoita.com/attachments/AzulNoticias_02.pdf · até se...

4
AZUL NOTICIAS ABRIL /2018. Edição nº 2. Escola EB, nº2/ JI— Agrupamento de Escolas MOITA FUMAR FAZ MAL Visita ao Museu do Oriente As histórias são um grande Tesouro.

Transcript of AZUL NOTICIAS - joomla.esmoita.comjoomla.esmoita.com/attachments/AzulNoticias_02.pdf · até se...

Page 1: AZUL NOTICIAS - joomla.esmoita.comjoomla.esmoita.com/attachments/AzulNoticias_02.pdf · até se transformar em borboleta. A metamorfose é quando o bicho ... nos a história da “Orelhas

AZUL NOTICIAS ABRIL /2018. Edição nº 2. Escola EB, nº2/ JI— Agrupamento de Escolas MOITA

FUMAR

FAZ MAL

Visita ao Museu do Oriente As histórias são um grande Tesouro.

Page 2: AZUL NOTICIAS - joomla.esmoita.comjoomla.esmoita.com/attachments/AzulNoticias_02.pdf · até se transformar em borboleta. A metamorfose é quando o bicho ... nos a história da “Orelhas

Aprendemos uma palavra nova:

Metamorfose

Descobrimos o que era uma trama

“Ganhámos um tesouro: uma história”

Aprendemos uma palavra nova: Trama. O senhor do Museu mos-trou-nos uns tapetes e uns vesti-dos que tinham uma trama. A trama é quando se cruzam vários fios num tear e assim consegui-mos ter um pano grande para fazer roupas ou tapetes.

______________ Ema Monteiro

Ana Silva

A nossa visita ao Museu foi muito divertida e inte-ressante. O senhor que nos estava a contar a história mostrou-nos um fio para podermos sentir a seda. O fio de seda era muito macio e fini-nho. Descobrimos que exis-tem vários tipos de fios: a lã vem das ovelhas, o algodão vem de uma flor e o fio de seda vem do casulo dos bichos da seda.

O bicho da seda deita uma baba que faz um fio muito fininho e é com esse fio que ele constrói o casulo. O casulo é a casa do bi-cho da seda e ele fica lá dentro até se transformar em borboleta. A metamorfose é quando o bicho da seda se transforma em borbo-leta. Depois, a borboleta sai do casulo e põe mais ovos e depois nascem mais bichos da seda. Os casulos, quando já não têm as borboletas lá dentro, servem para fazer o fio de seda.

______________ Maria De La Rosa

Leonor Fernandes

Fomos visitar o Museu do Oriente. Saímos de autocar-ro da nossa escola e atra-vessámos uma ponte para chegar a Lisboa. O Museu do Oriente tem his-tórias sobre países distantes, daqueles que ficam no Ori-ente… A China, a Índia ou a Tailândia. Foi um senhor que nos acompanhou na visita ao Museu. Ele falou-nos das histórias e de como elas são importantes. A nossa história chamava-se “Do Casulo à Seda” e era uma história da China .

Há muito tempo atrás uma imperatriz andava a passear e parou para descansar e beber um chá. Ela encostou-se de-baixo de uma árvore… a amoreira. Quando ela estava a beber o chá caiu para den-tro da chávena um casulo de bicho da seda. A imperatriz tirou o casulo que se come-çou a desfiar e ela descobriu um fio muito fino. Ela gostou tanto do fio que mandou as suas costureiras fazer vesti-dos para ela só com este fio. As roupas da imperatriz eram muito bonitas e coloridas e tinham dragões e fenix borda-dos.

Descobrimos que existem muitos tesouros na nos-sa vida: a família, as histórias, os animais, as joias e as moedas. O tesouro que estava mesmo ao nosso lado são os amigos.

___________ Texto: Sala Azul

Page 3: AZUL NOTICIAS - joomla.esmoita.comjoomla.esmoita.com/attachments/AzulNoticias_02.pdf · até se transformar em borboleta. A metamorfose é quando o bicho ... nos a história da “Orelhas

Atividade Experimental: Cromatografia

Comemorámos o Dia da Mulher

Oferecemos flores

às mulheres da

escola

Em Março comemorámos o dia da Mulher. Fizemos pesquisa na Internet e descobrimos que há muitos anos atrás as mulhe-res não podiam trabalhar, só podiam ficar em casa a tomar conta dos filhos. Os homens achavam que elas não pensa-vam e por isso eram menos inteligentes. As mulheres não podiam votar ou usar calças. Descobrimos que há muitos anos atrás um grupo de mulhe-res que trabalhava numa fábri-ca resolveu fazer uma greve.

Para comemorar o Dia Inter-nacional da Mulher e para falarmos um pouco com os meninos e meninas do 1º ciclo sobre o que tínhamos aprendido e descoberto, fi-zemos visitas a todas as sa-las e oferecemos uma flor a cada uma das professoras. As senhoras que trabalham na cozinha também tiveram direito a uma flor. Ficaram todas muito felizes e gostaram da história que contámos. _______________________

Texto: Sala Azul

Para fazermos umas flores pa-ra oferecer às mulheres impor-tantes da escola e da nossa família fizemos uma atividade experimental que se chama Cromatografia. Num filtro de café pintámos com diferentes cores e a mar-cador. Depois, com um pincel molhado em água, molhámos o filtro do café. Descobrimos que as tintas se diluem no papel quando o filtro fica molhado. Descobrimos também que as cores que usá-mos têm muitas outras cores.

Por exemplo, o preto quando se dilui fica azul e rosa, ou o castanho que tem amarelo e azul. Foi muito divertido desco-brir todas as cores que fazem só uma cor e as nossas flores ficaram mui-to bonitas.

_________________ Ângela Santos

Tiago Costa

Os patrões das fábricas não deixavam as mulheres irem à casa de banho ou terem filhos senão despediam-nas. E foi depois desta gre-ve que elas conseguiram ter mais direitos e por isso é que se comemora o Dia In-ternacional da Mulher todos os anos.

_____________ Matilde Jorge

Simão Pinheiro

Page 4: AZUL NOTICIAS - joomla.esmoita.comjoomla.esmoita.com/attachments/AzulNoticias_02.pdf · até se transformar em borboleta. A metamorfose é quando o bicho ... nos a história da “Orelhas

Ficha Técnica Semana da Leitura

Semana do Agrupamento

Jornal elaborado pelos alu-

nos da Sala Azul:

ANA SILVA

ÂNGELA SANTOS

BEATRIZ AMARAL

DINIS CALDEIRA

EMA MONTEIRO

GONÇALO MARTINS

LEONARDO PRAIAS

LEONOR FERNANDES

MARIA DE LA ROSA

MARIAM MONTEIRO

MATILDE JORGE

MARTA GUERREIRO

MIGUEL SANTOS

NICOLE SILVA

RODRIGO REGUEIRA

RÚBEN SANTOS

SAAD ZEESHAN

SIMÃO PINHEIRO

TIAGO CALHEIROS

TIAGO COSTA

Educadora : Sónia Pacheco

menina que tinha algumas coisas diferentes dos outros meninos da sua escola. Durante esta semana, nós também criámos a nossa his-tória para o concurso “Conta-nos uma História”. Foi muito divertido porque a história é diferente e tivemos de gravar a nossa voz num gravador, e era estranho porque a voz ficava diferente. A História chama-se “O cara-col foi a Marte”.

_______________ Mariam Monteiro

Rodrigo Regueira

A Semana do Agrupamento é muito importante, porque a nos-sa escola é muito importante. Aproveitámos e comemorámos o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, o Dia Mundial da Água, fizemos um passeio pela vila da Moita, falámos com o senhor João Gregório e ainda fizemos muitos jogos divertidos. Conseguimos fazer tantas coisas, plantámos a nossa bolota no recreio da escola porque ela já tinha germinado. Aprendemos que devemos poupar água e ouvimos a história da gotinha de água. No nosso passeio pela Moita, descobrimos coisas que víamos todos os dias mas não sabíamos o que significavam. Foi muito divertido. ______________________

Nicole Silva Beatriz Amaral

A nossa escola tem uma sema-na muito importante, a Semana da Leitura. Durante estes dias foram pessoas diferentes que nos contaram algumas histórias. Foram-nos visitar a mãe da Ema, a Cristina, e o professor João Lopes. A Cristina contou-nos 2 histórias, “A Casa da Mosca Fosca” e “Um bicho es-tranho”, foi muito divertido por-que ela fazia vozes diferentes e as histórias eram mesmo muito giras. O professor João contou-nos a história da “Orelhas de Borboleta”, que era sobre uma